Essa carreira me chamou muito atenção, estou terminando a faculdade de administração, e o concurso TJ exige muito conhecimento em leis, já comecei a estudar em casa a algum tempo e vou fazer um pós graduação em direito público: constitucional, administrativo e tributário. Na qual acredito que vai me ajudar muito que são três matérias principalmente constitucional e administrativo que são de peso. Eu adoro atender prestar atendimento, e se a carreira permite o teu crescimento lá dentro melhor ainda. Parabéns pelo vídeo muito explicativo.
Esclareceu muitas dúvidas. Farei a prova de analista do TRF, mas pra área administrativa. Gostei das funções que vc mencionou, desde carregar processos à assessor de juiz. Pagando aquilo tudo limpo até janela 😂😂😂
Estagiei em um gabinete de Tribunal, foi horrível. Ali vi que eu não quero ser analista, o trabalho é muito árduo, mas acho que vai do que cada um gosta mesmo. Pelo que entendi, se eu passar num concurso pra analista judiciário area judiciária eu posso atuar na parte administrativa?
A afirmação de que Técnico e Analista exercem atribuições iguais pode ser uma realidade da Justiça Federal, não é, pelo menos do TJ-MA, sou Analista e meu trabalho é fazer minuta de sentença, aliás, onde está escrito "minuta", leia-se "sentença" que o magistrado, naturalmente, concorda ou não. O técnico fica na Secretaria, nos Tribunais Estaduais, o Analista é uma espécie de Assessor concursado, inclusive, no PJE é assim que aparece.
+Hebert Castro conta sim! Para tjaa, se vc tiver nível superior em direito e trabalhar na atividade-fim, também é contado como atividade jurídica (mas neste caso você precisa de certidões da chefia e algumas outras coisas, tem uma burocracia maior). Abraços
Me esclareça uma coisa. Uma vez se tornando assistente de Juiz ou Assessor de Desembargador (acho que são esses os nomes) o cargo é para sempre? Ou seja, caso este referido Juiz ou Desembargador saia da vara ou tribunal por algum motivo qualquer (remoção, promoção, aposentadoria, morte, etc), o servidor continua automaticamente como assistente/assessor do sucessor do magistrado?
Ser assistente ou assessor são funções e cargos comissionados, de livre nomeação. Então, eles não viram direito adquirido não! Você fica na função ou cargo enquanto o Juiz o mantiver ali. Mas na prática quando há mudança de lotação do Juiz, ou você vai junto com ele, ou fica dependente do novo juiz aceitar você naquela função (o que na maioria das vezes é o que acontece). Mas, cara, sinceramente, se vc for bom nesta função, os juízes brigam para que você trabalhe com eles kkkk sério mesmo, há uma certa falta de servidores que exerçam com qualidade essas funções. Então, se você trabalhar bem nestas minutas de sentenças e votos, você tem grandes chances de ficar nela até deus sabe quando rs. Abraços e força nos estudos!
Nossa, muito bom saber. Achei que mesmo qualificado (e pretendo estar muito bem) ainda teria que brigar muito por uma vaga dessa. Pois este é meu objetivo (pelo menos até o momento). Depois de muito analisar a mim mesmo e aos concursos de todo tipo de tribunal eu decidi, quero ser analista do TRT e exercer a função de assistente ou assessor. Principalmente depois de ouvir um depoimento de uma servidora do TRT-2 lotada na quinta vara de Barueri que é assistente do Juiz, como lá é uma vara nova (após os processos eletrônicos) ela trabalha 100% home office (meu sonho). Muito obrigado mesmo pelas dicas (principalmente dos bastidores rs), saiba que a maior carência não é de conteúdo, pois isso tem aos montes na internet, mas sim de saber esses "por menores" tanto de benefícios quanto de atividades que exerceremos após a nomeação. Só quem estar dentro para saber e nos passar essas informações que, ao menos pra mim, são muito relevantes pra decidir o que quero pro meu futuro.
Bitolei! Agora com as novas informações me surgiu outra dúvida. Quais diferenças entre os cargos de assistente de Juiz e assessor de desembargador? Tanto em relação a remuneração quanto as atividades exercidas por esses servidores no auxílio desses magistrados.
@@emanuelmarkus Como Assistente de Juiz vc é responsável pela elaboração de todas ou quase todas as sentenças. Pode ou não receber uma Função Comissionada FC5 (R$ 2.232,00 brutos). Como assistente de gabinete, vc faz as minutas de voto em grau recursal. Pode receber uma FC tbm, a depender da disponibilidade.
Eu queria saber se precisa ter algum curso ou no concurso eles fala se precisa ou n? Tipo lá tem vagas para ensino médio aí n fala se precisa de curso ou ser formado e tal me explica isso?😓
@@Bitolei tbm tenho essa mesma dúvida, no caso para as áreas que qualquer formação pode esta exercendo a função, ou somente as que tem curso de direito.?
Noa tarde Gustavo e Natasha. Parabéns pelo trabalho. recentemente assisti seu vídeo com dicas e um plano de estudos para o TJSP. Meu primeiro concurso será o TJ Litoral, gostaria de saber se posso aplicar o mesmo plano de estudo, caso sim, poderia enviar-me? Prsciso muito passar neste concurso, pelo menos terei mais tempo para estudar para os demais concursos, inclusive os que pedem redação. Abraços e sucesso. att,
Você aprende na prática mesmo, não tem jeito. Mas sempre há servidores mais experientes que passam o que for preciso 😍📚🏁 olhe nossa playlist "depois do concurso" que falamos mais sobre isso
Estou estudando para tecnico e pretendo no segundo semestre iniciar um curso superior a distancia para tentar o cargo de analista. Na sua opinião, essa seria uma boa opção ou o ideal seria técnico e uma faculdade de direito depois analista?
Depende dos seus objetivos. O bom de direito é que abre um leque maior de cargos, e vc pode fazer para AJAJ que chama bem mais do que os cargos da área administrativa
Muito legal o assunto do vídeo, parabéns! Mas tenho uma dúvida, pois desejo fazer concurso futuramente que exige os 03 anos de P. Jurídica então, minha questão é: 1° Eu sou formado em Contabilidade e cursando Direito, pretendo inicialmente fazer concurso para Técnico ou Analista Judiciário da área administrativa, portanto, será que após minha formação em Direito, mesmo exercendo um cargo administrativo dentro do orgão (Técnico ou Analista Adm.) poderei conseguir uma certidão de "prática jurídica" exercida em um cargo não privativo de bacharel em direito? 2° Exercendo o cargo de Analista Judiciária - Área Administrativa sendo bacharel em Direito, posso ocupar uma função de gabinete? Pois assim, estaria realmente exercendo uma função que usa preponderadamente de conhecimentos jurídicos.
+Brandon Olinda Olá, Obrigada! 1)A prática jurídica de 3 anos em AJAA (analista judiciário área adm) poderá valer dependendo da sua atividade (por exemplo se for em gabinete). 2) Sim, pois inclusive técnicos com formação em direito podem exercer função em gabinete. Também terá a prática jurídica dependendo da função que exercer claro, assim como no cargo de AJAA. Até mais, Abraço.
Vc sabe se o analista do judiciário, área administrativa, vale como prática jurídica? E qual seria a média salarial líquida que ganha um analista hj em dia? Muito obrigado e parabéns pelos vídeos.
Só vale como prática juridica analista judiciário - area judiciária, uo téc judiciário, já formado, que atue especificamente em Direito, funções específicas (como assistente de desembargador, de juiz ), dependendo da função não conta =)
@@Bitolei Oficial conta como prática? Pergunto porque é uma atividade externa, o servidor não lida diretamente com processos, apenas cumpre mandados, então tenho essa dúvida.
Olá Gustavo, tudo bom? Me fala mais dessa parte que você disse que em em todo o órgão sobra vaga, pois não tem mão de obra qualificada que queira trabalhar. Pela sua experiência, você acha que isso é exclusivo do TRT2 por ser o maior do país? Ou isso acontece em todos os TRTs? Visto que você já trabalhou em outro como o de Minhas.
Isso é geral em todos lugares viu... A maioria das pessoas se acomodam e não buscam o aprendizado constante, e isso abre sempre oportunidades para quem deseja trabalhar nessas funções de assistência e assessoramento 😊
no trt minas eu ja entrei como assistente de desembargador (fc3), sem ter experiencia previa, justamente porque eles nao tiveram como preencher a vaga antes, tiveram que esperar a leva de nomeaçoes na qual eu entrei.
@@Bitolei Gustavo, tive uma ótima colocação no trt2 e estou aguardando nomeação. Meu sonho é ser assessor de desembargador. Você poderia me dar umas dicas do que fazer, quem procurar, o que dizer e como me portar nos primeiros dias de trabalho para acelerar meus passos até este cargo? Na minha posse, devo pedir para ser lotado no tribunal ou deixo eles decidirem sem falar nada?
@@maiabh Como fez pra conseguir isso Leonardo? Sou advogado e atualmente fazendo pós em D. do Trabalho. Tive uma boa colocação no trt2 e aguardo convocação. Tem alguma dica pra mim do que fazer no dia da posse para acelerar meus passos até este cargo? Devo pedir lotação no tribunal ou deixo a cargo deles decidirem? Você tem algum curso ou especialização que chamou a atenção deles ou foi na conversa mesmo? Me ajude, por favor !!!
@@emanuelmarkus Emanuel, foi o seguinte... quando a gente entra no tribunal eles pedem que nós preenchamos um currículo com nossas experiencias e competências. Eu apenas escrevi la que tenho boa redacao. E ai, dentre os varios servidores nomeados, eles foram com a cara do meu curriculo porque era o que eles desejavam: alguem do sexo masculino (porque so havia exclusivamente mulheres ate entao, e eles queriam equilibrar), com boa redacao, e SEM experiencia, porque desejavam ensinar do zero. Tambem olharam meu colegio e universidade, que sao bons. É meio na sorte, eles te puxam pra onde eles acham que você vai dar mais certo. Vc nao pode escolher. Mas no futuro, se der errado é possivel trocar Quanto a função comissionada, eu nao conheço ninguem no tribunal que nao tenha uma!
É sim Renato, depende muito de seu esforço e da sua produtividade no trabalho. Sempre há vagas para bons locais, e se você aprender o trabalho corretamente e ser pró-ativo, aparecerá uma vaga. Abraços!
@@Bitolei trabalho na prefeitura de BH há 8 anos, sou considerado um ótimo servidor (um dos melhores) e jamais tive alguma oportunidade. Escolhem sempre os piores...Doido para trabalhar em um lugar que dê oportunidade.
Só para me esclarecer: antes eu achava que existiam atribuições de técnicos e atribuições de analistas, e talvez fosse o mais adequado. Afinal, nas carreiras jurídicas, isso não poderia caracterizar desvio de função? E também pelo fator diferença salarial. Não seria uma injustiça com os técnicos, ainda que tenham graduação em Direito, terem atribuições de analistas pelo fato de ganharem menos? Ou entendi tudo errado?
+Martha Lucia Sim, concordo com vc, aparentemente isso confunde, porém essas atribuições geralmente são vinculadas às funções de confiança (FC), é um "plus" no salário por ser uma atribuição mais complexa, tanto para técnicos quanto para analistas, isso é bem comum no tribunal. Espero que tenha esclarecido, Abraço.
Vc acha q existe muito discriminação cm quem não é formado em direito? Digo cm relação a tudo mesmo...relações interpessoais, oportunidades de cargos em comissão...
Não se trata de discriminação, mas muitos cargos comissionados tem como requisito a formação em Direito. Apenas esta questão que facilita o acesso de quem é formado aos cargos comissionados ;)
Bom video, muito esclarecedor. A rotina dentro de um tribunal é monótona? Sou concurseiro das carreiras policiais e tenho essa duvida. Da para pegar as "manhas" no curso de formação(5 dias eu acho) ou a rotina se aprende no dia a dia? forte abraço!
+Doubert guimaraes depende do que você entende por monótono rsrs. É um trabalho na maioria das vezes de "portas fechadas", grande parte dos servidores trabalha sem contato com audiências, com o público em geral. Por este lado pode ser entendido como monótono para quem faz esses trabalho internos. No caso das carreiras policiais existe tbm este trabalho de escritório, mas uma % bem maior está nas ruas, e tem mais ação né? Mas mesmo nesses trabalhos existe sempre muito aprendizado, e a atuação interfere diretamente na vida de milhares ou milhões de jurisdicionados, e se vc pensar desta forma, fazer um bom trabalho é muito gratificante E vc só vai aprender a rotina com a prática mesmo viu. A maioria dos tribunais nem curso de formação tem. Eu fiz o curso apenas no TRT-MG, e foi bem teórico e pouco real na verdade kkk ainda mais no meu caso, que antes já era técnico judiciário e já tinha experiência. Eles basicamente só falam da parte administrativa do tribunal, benefícios, direitos e deveres gerais.... Mas pode ficar tranquilo que assim que vc entrar em exercício vc pega as manhas bem fácil. Abraços!
+renato cosme por permuta não há fila, vc deve apenas encontrar alguém que queira trocar de lotação com vc, e solicitar nos dois órgãos a troca. E ai o prazo para deferimento varia muito de órgão para órgão. Abraços
Tenho uma dúvida, gostaria que me esclarecesse. Estou no primeiro período de direito, e queria saber a diferença entre analista judiciário - área judiciária e analista judiciário - execução de mandatos, desde já obrigado!
+Caio Santos analista judiciário execução de mandados tem o trabalho análogo ao "oficial de justiça" dos Tribunais de Justiça. Eles cumprem determinações dos juízes fora do tribunal, fora do processo, lá no "mundo real" rs. Eles cumprem diligências, citam ou intimam as partes, e assim por diante. O analista judiciário - área judiciária faz o trabalho interno, nos mais diversos sentidos. Atendimento ao público, análise processual, criação de minutas de despacho, sentenças e votos, andamento processual, apoio às audiências, etc. Esclareceu? Abraços e força nos estudos aí!
Eu não sabia que o cargo de técnico, e de analista que não faz parte da área fim do órgão poderia exerce um cargo em comissão de assessor de desembargador, sei que é um cargo privativo de bacharel em direito, mais pensava que esses cargos comissionados, quem exercia era o AJAJ pq demanda um conhecimento jurídco.
Olá! vc faz os exames e leva seus documentos (tudo isso consta no edital) e assina o termo de posse, basicamente isso, se vc passou em primeiro claro que vão chamar mais rápido, porém não tem regra nem prazo definido...varia de acordo com o interesse da administração e a disponibilidade financeira do órgão ou da saída de alguém para abertura de vaga...se vc passou em uma colocação mediana pode ser que demore mais... mas se baseie no prazo de validade do concurso previsto no edital, esse é o que vale, se eles não te chamarem dentro daquele prazo não chamarão mais. bjs
Eu trabalho no Tribunal mesmo Eduardo, na capital. Minha lotação é em gabinete de desembargador. Mas moro em Mogi das Cruzes, que é na Grande São Paulo tbm é da jurisdição do TRT-02. Abraço, Gustavo
quanto tempo por dia vcs gastam pra fazer os votos (como assistente de desembargador)? estou ouvindo umas historias desanimadoras de pessoas que fazem teletrabalho e ralam muito mais do que se batessem ponto
É mto relativo isso. Eu consigo produzir muito bem em casa, mais do que no TRT. Mas mtos realmente se enrolam em casa, conheço alguns casos rsrs. Aí vai da produtividade de cada um, e da forma como se adaptam a novas situações . Mas se você rende bem nos estudos, com uma produtividade alta, vai se adaptar bem ao trabalho. A metodologia do Aprovação Ágil, por exemplo, usando uma analogia, me ajuda muito no trabalho 😍
Muito legal os esclarecimentos! Vlw! Só uma dúvida: então é necessário, imprescindível ter curso universitário na área jurídica para trabalhar nos gabinetes? Quer dizer, um técnico não tem chance (sem curso de Direito) de ir trabalhar num gabinete, por exemplo?
oi Kelly! Não é requisito para trabalhar em gabinete como assistente ou como secretário. Mas para ser assessor, chefe de gabinete, ou mesmo para substituir este, é preciso ser formado em direito sim. Tem norma do próprio TRT daqui dispondo sobre isso.
Olá Gustavo, vc sabe qual concurso de tribunal nomeia mais candidato ? Estou pensando em fazer concurso de tribunais, só que eu pretendo focar somente em um órgão específico de tribunal, (TRTs, TREs, TRFs ou TJs) e não em qualquer um que sair o edital, vc acredita que assim terei mais chance para ser nomeado ?
+jose esoj TRTs e TJs de grandes estados chamam mais viu. Eles tem uma carga de processos mto maior, e por isso precisam de mais servidores. Força aí nos estudos, abraços!
Olá , pode me esclarecer uma dúvida ? Para ser analista judiciário para área administrativa , precisa ter faculdade sobre , ou só um curso técnico basta ?
Estou entrando agora no terceiro ano do ensino médio, e irei fazer concurso do TRF para técnico judiciário. Minha grande dúvida é, preciso ser formada em Direito? ou mesmo sem experiência e saindo do ensino médio tudo bem
Para técnico precisa apenas de nível médio Aline, fique tranquila! E não precisa de nenhuma experiência, apenas o certificado de conclusão do ensino médio na hora da posse. Só analista que exige nível superior, bjos!
Oi. Tira uma dúvida. Eu sou formado em contabilidade. Se eu prestar para analista contabilidade no TRT, eu vou trabalhar no setor contábil ou poderei correto risco de trabalhar com o desembargador?
+Thiago Max Sampaio normalmente cada tribunal organiza seu próprio concurso. Então vc já sabe em qual tribunal será nomeado. E aí, dependendo da sua colocação, vc escolhe o local que será lotado, dentro do tribunal. Alguns tribunais fazem concursos por pólos, ou seja, vc já presta especificamente para determinado local (uma cidade ou região). Abraços!
Boa noite, primeiro me desculpe pela pergunta. Mas gostaria saber se é verdade isso que falam que o horario do analista é da 12:00 as 8:00, ou q em algumas comarcas trabalham apenas de manhã. Obrigado e desculpe pela pergunta um tanto quanto indelicada. abc. Canal muito bom só tem a evoluir.
Olá Rodrigo tudo certo? O horário do TRTé das 11 às 19h00, e este é o horário padrão de trabalho lá. Mas isso pode ser flexibilizado pela chefia. Atualmente alguns servidores trabalham em home office, e com o Pje a tendência é que cada vez mais haja esta forma trabalho. Alguns Tribunais inclusive já estão regulamentando isto (o TRT-04, do RS, já tem norma sobre isso, salvo engano). Abraço!
Parabéns pelo vídeo! Conheci teu canal por acaso, pois estou procurando esclarecer dúvidas que ainda tenho. Eu gostaria de saber uma diferença mais clara sobre o trabalho de Analista Judiciário na área judiciária e o da área administrativa, pois mesmo lendo as atribuições no edital do concurso que quero fazer ainda fico na dúvida sobre o trabalho de cada um. Se você puder me esclarecer ficarei muito agradecido, uma vez que sou formado em Direito e no concurso em questão posso prestar pra ser AJAJ ou AJAA, mas ainda persiste a dúvida sobre qual área (setores que cada um trabalha) se encaixaria mais no meu perfil. Obrigado desde já e sucesso!
+Robson Martins não se preocupe mto com as descrições dos cargos nos editais, pois na prática elas só servem para ocupar espaço nas folhas kkkk depois de nomeado, você vai perceber que não há diferença pelo cargo em si, mas sim pela sua formação, experiência e vontade de aprendizado. Isso vale inclusive para TJAA e analistas. Então acho que vale mais a pena vc pensar em qual que nomeia mais ou qual vc tem mais chances de conseguir uma nota de nomeação. Vou fazer um vídeo sobre isso em breve aqui blz? Abraços!
Para ser analista judiciário - área judiciária só é necessário ser bacharel em Direito , não é preciso experiência não. Apenas para trabalhar em áreas de assessoramento a juizes, desembargadores e etc. que na prática normalmente eles acabam exigindo uma certa experiência, mas não é um requisito formal não. Abraços!
Tenho 30 anos e estou começando a estudar para concursos de tribunais, gostaria que tirasse uma dúvida minha. quando você de fato é efetivado no corcurso existe alguem que vai ensinar como você deve trabalhar no seu cargo dentro do tribunal? tem algum tempo de experiencia pra você efetivar? tipo se você não conseguir realizar o trabalho eles podem não contratar você? esqueci de mencionar que meu nome é Bruno, este nome que aparece aqui foi minha filha que pegou meu celular e alterou kkkk se poder responder minhas perguntas fico agradecido.
+Esther Maluca na prática ninguém ensina formalmente nada sobre seu trabalho não viu. Eles até tem alguns cursos de formação, mas falam sobre carreira, benefícios, aposentadoria e outras coisas. Agora aprender o trabalho mesmo só "na raça". Mas fique tranquilo que sempre tem alguns servidores mais experientes que vão ajudar, sempre é assim. E quando vc se torna um servidor vc passa pelo estágio probatório. São três anos de avaliações periódicas até vc se tornar estável. Mas fique tranquilo que tbm é muito difícil alguém não se tornar estável (o que, aliás, na minha opinião não é algo realmente bom, pois vejo mtos servidores que não tem o menor perfil para o serviço público ficarem estáveis, e depois se "encostarem" com seus contracheques garantidos). Abraços!
+Esther Maluca na prática ninguém ensina formalmente nada sobre seu trabalho não viu. Eles até tem alguns cursos de formação, mas falam sobre carreira, benefícios, aposentadoria e outras coisas. Agora aprender o trabalho mesmo só "na raça". Mas fique tranquilo que sempre tem alguns servidores mais experientes que vão ajudar, sempre é assim. E quando vc se torna um servidor vc passa pelo estágio probatório. São três anos de avaliações periódicas até vc se tornar estável. Mas fique tranquilo que tbm é muito difícil alguém não se tornar estável (o que, aliás, na minha opinião não é algo realmente bom, pois vejo mtos servidores que não tem o menor perfil para o serviço público ficarem estáveis, e depois se "encostarem" com seus contracheques garantidos). Abraços!
+Esther Maluca na prática ninguém ensina formalmente nada sobre seu trabalho não viu. Eles até tem alguns cursos de formação, mas falam sobre carreira, benefícios, aposentadoria e outras coisas. Agora aprender o trabalho mesmo só "na raça". Mas fique tranquilo que sempre tem alguns servidores mais experientes que vão ajudar, sempre é assim. E quando vc se torna um servidor vc passa pelo estágio probatório. São três anos de avaliações periódicas até vc se tornar estável. Mas fique tranquilo que tbm é muito difícil alguém não se tornar estável (o que, aliás, na minha opinião não é algo realmente bom, pois vejo mtos servidores que não tem o menor perfil para o serviço público ficarem estáveis, e depois se "encostarem" com seus contracheques garantidos). Abraços!
vc que ja passou por varios setores, poderia descrever como é o serviço administrativo? se é mais dinamico, menos complexo, mais ou menos maçante que elaborar votos? quais sao suas impressoes? sei que é questao de perfil, mas eu nao me dei bem fazendo votos, entao quero estudar uma eventual recolocaçao, mas sem ir no escuro. entendem minha questao? (eu nao me importo de perder a fc, so quero fazer algo que traga mais satisfaçao para mim)
Varia muito de acordo com seu perfil mesmo Leonardo, e "serviços administrativos" engloba uma gama muito grande de funções. Há algumas mais maçantes e outras mais dinâmicas. No Tribunal tem desde o setor de comunicação, educação a distância, licitações e até trabalhos de lançamento de dados no sistema apenas rsrs. Varia muito mesmo, não tem como dar uma resposta única para isso. O ideal é você pesquisar as funções do setor e encontrar aquele que mais se adéqua ao seu perfil ;)
@@csshotgunprodemos3045 Era muito chato. Você chegar no gabinete e ter processos extensos e complexos na sua mesa é de desanimar, pelo menos pra mim. Tinha gente que gostava, o meu perfil já não gosta. Tem que ser tudo minucioso, fazer o resumo daquele processo grande e depois entrar no mérito. Alguns era de boa fazer, outros não. Fora que vc tem que encher muita linguiça, eu sou mais objetivo. Tem a questão também da minha inexperiência, eu era estagiário e as pessoas que faziam voto já eram pessoas experientes, ninguém começa fazendo voto sem antes ter passado por outros setores. Mas na medida do possível me saí bem. Se é o que você quer vá em frente, foi só minha experiência.
@@csshotgunprodemos3045 dependia muito. Tinham alguns menores, outros com uns 6 anexos. Dependia do tanto que o processo já tinha rodado também. Tem modelos prontos sim, mas o que vi nesse 1 ano que passei lá é que nunca existe um processo idêntico kkk. Sempre tinha um detalhe a mais, uma situação nova. Nunca era só substituir. E lá eu tinha que sanar todo o processo. Atacar cada ponto que a parte tinha levantado no processo. Teve um processo que eu fiz que deu 22 páginas. Mas na média era de 12 a 15 páginas.
Muito bom o vídeo 👏🏼👏🏼
❤️
Essa carreira me chamou muito atenção, estou terminando a faculdade de administração, e o concurso TJ exige muito conhecimento em leis, já comecei a estudar em casa a algum tempo e vou fazer um pós graduação em direito público: constitucional, administrativo e tributário. Na qual acredito que vai me ajudar muito que são três matérias principalmente constitucional e administrativo que são de peso. Eu adoro atender prestar atendimento, e se a carreira permite o teu crescimento lá dentro melhor ainda. Parabéns pelo vídeo muito explicativo.
Na pratica o inportante é o salario
Na pratica,o importante é a competência.
geralmente , qual a diferença de salário de analista adm e um analista judiciáro??
Temos vídeos aqui no canal sobre a diferença de salários de técnicos e analistas.
@@Bitolei obg
@@wellingtonlima8076 De nada! 😉
Esclareceu muitas dúvidas. Farei a prova de analista do TRF, mas pra área administrativa. Gostei das funções que vc mencionou, desde carregar processos à assessor de juiz. Pagando aquilo tudo limpo até janela 😂😂😂
É isso ai, aqui no tribunal mesmo as funções muitas vezes são iguais, ser técnico ou analista só muda o salário mesmo rs... bjo
Arrego!
Oie precisa ter que nivel superior pra prestar o concurso
Os nível médio não!! 🥰
Irei trabalhar em um Tribunal Gustavo, com fé em Deus.
Vai siim, foco nos estudos 📚📚
Tô estudando pra analista judiciário, espero muito passar.
Só pode fazer quem é formado em direito ou qualquer diploma superior posso está fazendo?
@@camilaraissa3217 somente nível superior, mas tem pra nível médio, o salário é praticamente o mesmo.
@@diemersonvendas então posso está fazendo o concurso sem ser formado em direito?tendo formação em qualquer outra área?
@@diemersonvendas nível médio é só pra quem já terminou o ensino médio?
Oi, vc poderia falar sobre o cargo analista judiciário/administraçao? É verdade q esse cargo vai deixar d existir nos trt e trf??
Não creio que ele deixará de existir, mas é fato que não convocam mais tantos analistas dessa área 😁
É bom ter esse esclarecimento. Obrigado!
Por nada imagina! =)
Muito obrigada pelos esclarecimentos! Muito bom entender o que acontece depois da aprovação num cargo deste. Obrigada mesmo!
Olá Tamara, que bom que gostou. Não se esqueça de se inscrever no canal, bjo!
Bitolei! to inscrita! :D parabéns pelo canal! Deus abençoe vc e seus estudos!
Estagiei em um gabinete de Tribunal, foi horrível. Ali vi que eu não quero ser analista, o trabalho é muito árduo, mas acho que vai do que cada um gosta mesmo. Pelo que entendi, se eu passar num concurso pra analista judiciário area judiciária eu posso atuar na parte administrativa?
@@csshotgunprodemos3045 árduo na quantidade de processos e complexidade deles.
Também estou buscando essa resposta. Gosto mais de cartório do que gabinete. Será que passando para analista poderia atuar no cartório?
A afirmação de que Técnico e Analista exercem atribuições iguais pode ser uma realidade da Justiça Federal, não é, pelo menos do TJ-MA, sou Analista e meu trabalho é fazer minuta de sentença, aliás, onde está escrito "minuta", leia-se "sentença" que o magistrado, naturalmente, concorda ou não. O técnico fica na Secretaria, nos Tribunais Estaduais, o Analista é uma espécie de Assessor concursado, inclusive, no PJE é assim que aparece.
o trabalho de analista conta como atividade jurídica ?
+Hebert Castro conta sim! Para tjaa, se vc tiver nível superior em direito e trabalhar na atividade-fim, também é contado como atividade jurídica (mas neste caso você precisa de certidões da chefia e algumas outras coisas, tem uma burocracia maior). Abraços
Me esclareça uma coisa. Uma vez se tornando assistente de Juiz ou Assessor de Desembargador (acho que são esses os nomes) o cargo é para sempre? Ou seja, caso este referido Juiz ou Desembargador saia da vara ou tribunal por algum motivo qualquer (remoção, promoção, aposentadoria, morte, etc), o servidor continua automaticamente como assistente/assessor do sucessor do magistrado?
Ser assistente ou assessor são funções e cargos comissionados, de livre nomeação. Então, eles não viram direito adquirido não! Você fica na função ou cargo enquanto o Juiz o mantiver ali. Mas na prática quando há mudança de lotação do Juiz, ou você vai junto com ele, ou fica dependente do novo juiz aceitar você naquela função (o que na maioria das vezes é o que acontece). Mas, cara, sinceramente, se vc for bom nesta função, os juízes brigam para que você trabalhe com eles kkkk sério mesmo, há uma certa falta de servidores que exerçam com qualidade essas funções. Então, se você trabalhar bem nestas minutas de sentenças e votos, você tem grandes chances de ficar nela até deus sabe quando rs. Abraços e força nos estudos!
Nossa, muito bom saber. Achei que mesmo qualificado (e pretendo estar muito bem) ainda teria que brigar muito por uma vaga dessa. Pois este é meu objetivo (pelo menos até o momento). Depois de muito analisar a mim mesmo e aos concursos de todo tipo de tribunal eu decidi, quero ser analista do TRT e exercer a função de assistente ou assessor. Principalmente depois de ouvir um depoimento de uma servidora do TRT-2 lotada na quinta vara de Barueri que é assistente do Juiz, como lá é uma vara nova (após os processos eletrônicos) ela trabalha 100% home office (meu sonho). Muito obrigado mesmo pelas dicas (principalmente dos bastidores rs), saiba que a maior carência não é de conteúdo, pois isso tem aos montes na internet, mas sim de saber esses "por menores" tanto de benefícios quanto de atividades que exerceremos após a nomeação. Só quem estar dentro para saber e nos passar essas informações que, ao menos pra mim, são muito relevantes pra decidir o que quero pro meu futuro.
Bitolei! Agora com as novas informações me surgiu outra dúvida. Quais diferenças entre os cargos de assistente de Juiz e assessor de desembargador? Tanto em relação a remuneração quanto as atividades exercidas por esses servidores no auxílio desses magistrados.
@@emanuelmarkus Como Assistente de Juiz vc é responsável pela elaboração de todas ou quase todas as sentenças. Pode ou não receber uma Função Comissionada FC5 (R$ 2.232,00 brutos). Como assistente de gabinete, vc faz as minutas de voto em grau recursal. Pode receber uma FC tbm, a depender da disponibilidade.
Super esclarecedor.
+Alvaro Araujo Valeu! Não se esqueça de se inscrever no canal. Hoje tem vídeo novo, bjo
Eu queria saber se precisa ter algum curso ou no concurso eles fala se precisa ou n? Tipo lá tem vagas para ensino médio aí n fala se precisa de curso ou ser formado e tal me explica isso?😓
Vc diz para executar as funções? Lá vc aprende tudo na prática, fique tranquilo que muitos servidores mais antigos irão passar tudo para vc
@@Bitolei Humm 😓 q bom vlw pela dica ajudou muito fofo.
@@Bitolei tbm tenho essa mesma dúvida, no caso para as áreas que qualquer formação pode esta exercendo a função, ou somente as que tem curso de direito.?
bom dia!o cargo de analista do TRF é bom para seguir de modo definitivo, digo sem ser como trampolim?
Sim, na verdades todos os cargos, se for o que você deseja!
Noa tarde Gustavo e Natasha. Parabéns pelo trabalho.
recentemente assisti seu vídeo com dicas e um plano de estudos para o TJSP. Meu primeiro concurso será o TJ Litoral, gostaria de saber se posso aplicar o mesmo plano de estudo, caso sim, poderia enviar-me?
Prsciso muito passar neste concurso, pelo menos terei mais tempo para estudar para os demais concursos, inclusive os que pedem redação. Abraços e sucesso.
att,
Pode sim Hudson! Muito provavelmente o edital terá o conteúdo programático praticamente igual ao último concurso!
Bitolei! valewww... Deus abençoe grandemente
Quando se é aprovado no concurso, precisa já saber fazer tudo? Ou eles ensinam como é?
Boa pergunta haha
Tem alguém pra pelo menos te orientar ou eles te colocam sentado numa cadeira e te entregam o trabalho e dizem: Faça isso!
???
Boa pergunta mesmo
!
R.I.P
Você aprende na prática mesmo, não tem jeito. Mas sempre há servidores mais experientes que passam o que for preciso 😍📚🏁 olhe nossa playlist "depois do concurso" que falamos mais sobre isso
Olá me tira uma dúvida que ñ estou encontrando em nenhum lugar, para ser um Analista judiciario tem que ser formado em direito??
analista judiciário - area judiciária precisa de formação em Direito, analista judiciário area administrativa - formação superior em qualquer área =)
@@Bitolei na formação em direito,vale para ensino médio?
Estou estudando para tecnico e pretendo no segundo semestre iniciar um curso superior a distancia para tentar o cargo de analista. Na sua opinião, essa seria uma boa opção ou o ideal seria técnico e uma faculdade de direito depois analista?
Depende dos seus objetivos. O bom de direito é que abre um leque maior de cargos, e vc pode fazer para AJAJ que chama bem mais do que os cargos da área administrativa
Muito legal o assunto do vídeo, parabéns!
Mas tenho uma dúvida, pois desejo fazer concurso futuramente que exige os 03 anos de P. Jurídica então, minha questão é:
1° Eu sou formado em Contabilidade e cursando Direito, pretendo inicialmente fazer concurso para Técnico ou Analista Judiciário da área administrativa, portanto, será que após minha formação em Direito, mesmo exercendo um cargo administrativo dentro do orgão (Técnico ou Analista Adm.) poderei conseguir uma certidão de "prática jurídica" exercida em um cargo não privativo de bacharel em direito?
2° Exercendo o cargo de Analista Judiciária - Área Administrativa sendo bacharel em Direito, posso ocupar uma função de gabinete? Pois assim, estaria realmente exercendo uma função que usa preponderadamente de conhecimentos jurídicos.
+Brandon Olinda Olá, Obrigada!
1)A prática jurídica de 3 anos em AJAA (analista judiciário área adm) poderá valer dependendo da sua atividade (por exemplo se for em gabinete).
2) Sim, pois inclusive técnicos com formação em direito podem exercer função em gabinete. Também terá a prática jurídica dependendo da função que exercer claro, assim como no cargo de AJAA.
Até mais, Abraço.
+Bitolei! Muito obrigado! Essa informação é de grande valia para mim. Sucesso para vocês, abraço.
Para ser secretário de Juiz, eu devo ingressar em Analista judiciário área jurídica, correto?
Vc sabe se o analista do judiciário, área administrativa, vale como prática jurídica? E qual seria a média salarial líquida que ganha um analista hj em dia? Muito obrigado e parabéns pelos vídeos.
Só vale como prática juridica analista judiciário - area judiciária, uo téc judiciário, já formado, que atue especificamente em Direito, funções específicas (como assistente de desembargador, de juiz ), dependendo da função não conta =)
@@Bitolei Oficial conta como prática? Pergunto porque é uma atividade externa, o servidor não lida diretamente com processos, apenas cumpre mandados, então tenho essa dúvida.
Oficial de tribunais federais exige bacharelado em direito, então creio que conte como pratica jurídica, assim como Ajaj 😁
@@Bitolei Ok, obrigado.
Olá Gustavo, tudo bom? Me fala mais dessa parte que você disse que em em todo o órgão sobra vaga, pois não tem mão de obra qualificada que queira trabalhar. Pela sua experiência, você acha que isso é exclusivo do TRT2 por ser o maior do país? Ou isso acontece em todos os TRTs? Visto que você já trabalhou em outro como o de Minhas.
Isso é geral em todos lugares viu... A maioria das pessoas se acomodam e não buscam o aprendizado constante, e isso abre sempre oportunidades para quem deseja trabalhar nessas funções de assistência e assessoramento 😊
no trt minas eu ja entrei como assistente de desembargador (fc3), sem ter experiencia previa, justamente porque eles nao tiveram como preencher a vaga antes, tiveram que esperar a leva de nomeaçoes na qual eu entrei.
@@Bitolei Gustavo, tive uma ótima colocação no trt2 e estou aguardando nomeação. Meu sonho é ser assessor de desembargador. Você poderia me dar umas dicas do que fazer, quem procurar, o que dizer e como me portar nos primeiros dias de trabalho para acelerar meus passos até este cargo? Na minha posse, devo pedir para ser lotado no tribunal ou deixo eles decidirem sem falar nada?
@@maiabh Como fez pra conseguir isso Leonardo? Sou advogado e atualmente fazendo pós em D. do Trabalho. Tive uma boa colocação no trt2 e aguardo convocação. Tem alguma dica pra mim do que fazer no dia da posse para acelerar meus passos até este cargo? Devo pedir lotação no tribunal ou deixo a cargo deles decidirem? Você tem algum curso ou especialização que chamou a atenção deles ou foi na conversa mesmo? Me ajude, por favor !!!
@@emanuelmarkus Emanuel, foi o seguinte... quando a gente entra no tribunal eles pedem que nós preenchamos um currículo com nossas experiencias e competências. Eu apenas escrevi la que tenho boa redacao. E ai, dentre os varios servidores nomeados, eles foram com a cara do meu curriculo porque era o que eles desejavam: alguem do sexo masculino (porque so havia exclusivamente mulheres ate entao, e eles queriam equilibrar), com boa redacao, e SEM experiencia, porque desejavam ensinar do zero. Tambem olharam meu colegio e universidade, que sao bons.
É meio na sorte, eles te puxam pra onde eles acham que você vai dar mais certo. Vc nao pode escolher. Mas no futuro, se der errado é possivel trocar
Quanto a função comissionada, eu nao conheço ninguem no tribunal que nao tenha uma!
No cargo, vcs também fazem serviço externo?
Não. Fazemos home office apenas 😊
É relativamente fácil surgir oportunidades para cargo de confiança ou comissionado? E assim aumentar os rendimentos...
É sim Renato, depende muito de seu esforço e da sua produtividade no trabalho. Sempre há vagas para bons locais, e se você aprender o trabalho corretamente e ser pró-ativo, aparecerá uma vaga. Abraços!
@@Bitolei trabalho na prefeitura de BH há 8 anos, sou considerado um ótimo servidor (um dos melhores) e jamais tive alguma oportunidade. Escolhem sempre os piores...Doido para trabalhar em um lugar que dê oportunidade.
Só para me esclarecer: antes eu achava que existiam atribuições de técnicos e atribuições de analistas, e talvez fosse o mais adequado. Afinal, nas carreiras jurídicas, isso não poderia caracterizar desvio de função? E também pelo fator diferença salarial. Não seria uma injustiça com os técnicos, ainda que tenham graduação em Direito, terem atribuições de analistas pelo fato de ganharem menos? Ou entendi tudo errado?
+Martha Lucia Sim, concordo com vc, aparentemente isso confunde, porém essas atribuições geralmente são vinculadas às funções de confiança (FC), é um "plus" no salário por ser uma atribuição mais complexa, tanto para técnicos quanto para analistas, isso é bem comum no tribunal. Espero que tenha esclarecido, Abraço.
Analista da área jurídica e analista da área administrativa trabalham 6 hrs? Mesmo nos editais constando 8 hrs?
Eles tem a jornada que está no edital!
@@Bitolei se eu for analista jurídico,já é um bom caminho para me tornar promotor?obs: tenho 14 anos.
Vc acha q existe muito discriminação cm quem não é formado em direito? Digo cm relação a tudo mesmo...relações interpessoais, oportunidades de cargos em comissão...
Não se trata de discriminação, mas muitos cargos comissionados tem como requisito a formação em Direito. Apenas esta questão que facilita o acesso de quem é formado aos cargos comissionados ;)
Bom video, muito esclarecedor. A rotina dentro de um tribunal é monótona? Sou concurseiro das carreiras policiais e tenho essa duvida.
Da para pegar as "manhas" no curso de formação(5 dias eu acho) ou a rotina se aprende no dia a dia?
forte abraço!
+Doubert guimaraes depende do que você entende por monótono rsrs. É um trabalho na maioria das vezes de "portas fechadas", grande parte dos servidores trabalha sem contato com audiências, com o público em geral. Por este lado pode ser entendido como monótono para quem faz esses trabalho internos. No caso das carreiras policiais existe tbm este trabalho de escritório, mas uma % bem maior está nas ruas, e tem mais ação né?
Mas mesmo nesses trabalhos existe sempre muito aprendizado, e a atuação interfere diretamente na vida de milhares ou milhões de jurisdicionados, e se vc pensar desta forma, fazer um bom trabalho é muito gratificante
E vc só vai aprender a rotina com a prática mesmo viu. A maioria dos tribunais nem curso de formação tem. Eu fiz o curso apenas no TRT-MG, e foi bem teórico e pouco real na verdade kkk ainda mais no meu caso, que antes já era técnico judiciário e já tinha experiência. Eles basicamente só falam da parte administrativa do tribunal, benefícios, direitos e deveres gerais.... Mas pode ficar tranquilo que assim que vc entrar em exercício vc pega as manhas bem fácil. Abraços!
como é a questão da remoção para outro estado? é difícil? há uma filha?
+renato cosme por permuta não há fila, vc deve apenas encontrar alguém que queira trocar de lotação com vc, e solicitar nos dois órgãos a troca. E ai o prazo para deferimento varia muito de órgão para órgão. Abraços
VALEU!
Tenho uma dúvida, gostaria que me esclarecesse. Estou no primeiro período de direito, e queria saber a diferença entre analista judiciário - área judiciária e analista judiciário - execução de mandatos, desde já obrigado!
+Caio Santos analista judiciário execução de mandados tem o trabalho análogo ao "oficial de justiça" dos Tribunais de Justiça. Eles cumprem determinações dos juízes fora do tribunal, fora do processo, lá no "mundo real" rs. Eles cumprem diligências, citam ou intimam as partes, e assim por diante. O analista judiciário - área judiciária faz o trabalho interno, nos mais diversos sentidos. Atendimento ao público, análise processual, criação de minutas de despacho, sentenças e votos, andamento processual, apoio às audiências, etc.
Esclareceu? Abraços e força nos estudos aí!
Eu não sabia que o cargo de técnico, e de analista que não faz parte da área fim do órgão poderia exerce um cargo em comissão de assessor de desembargador, sei que é um cargo privativo de bacharel em direito, mais pensava que esses cargos comissionados, quem exercia era o AJAJ pq demanda um conhecimento jurídco.
+Ygor Franca pode sim, eu tbm quando entrei pensava q não podia. Mas a única exigência realmente é que o servidor tenha formação em direito. Abraços!
Gostaria de saber se passando para AJAJ, consigo trocar para AJAA lá dentro? Abraços
AJAJ pode fazer funções administrativas.
Gostaria de saber como que é a para toma posse , eles demoram a chamar ou chama logo ?
Olá! vc faz os exames e leva seus documentos (tudo isso consta no edital) e assina o termo de posse, basicamente isso, se vc passou em primeiro claro que vão chamar mais rápido, porém não tem regra nem prazo definido...varia de acordo com o interesse da administração e a disponibilidade financeira do órgão ou da saída de alguém para abertura de vaga...se vc passou em uma colocação mediana pode ser que demore mais... mas se baseie no prazo de validade do concurso previsto no edital, esse é o que vale, se eles não te chamarem dentro daquele prazo não chamarão mais. bjs
Olá Gustavo me desculpe em perguntar mas qual é a sua a unidade de trabalho?
e em mogi das cruzes faz parte do trt?
Grato
Eu trabalho no Tribunal mesmo Eduardo, na capital. Minha lotação é em gabinete de desembargador. Mas moro em Mogi das Cruzes, que é na Grande São Paulo tbm é da jurisdição do TRT-02. Abraço, Gustavo
+Bitolei! Vlw msm Gustavo
quanto tempo por dia vcs gastam pra fazer os votos (como assistente de desembargador)? estou ouvindo umas historias desanimadoras de pessoas que fazem teletrabalho e ralam muito mais do que se batessem ponto
É mto relativo isso. Eu consigo produzir muito bem em casa, mais do que no TRT. Mas mtos realmente se enrolam em casa, conheço alguns casos rsrs. Aí vai da produtividade de cada um, e da forma como se adaptam a novas situações . Mas se você rende bem nos estudos, com uma produtividade alta, vai se adaptar bem ao trabalho. A metodologia do Aprovação Ágil, por exemplo, usando uma analogia, me ajuda muito no trabalho 😍
Muito legal os esclarecimentos! Vlw!
Só uma dúvida: então é necessário, imprescindível ter curso universitário na área jurídica para trabalhar nos gabinetes?
Quer dizer, um técnico não tem chance (sem curso de Direito) de ir trabalhar num gabinete, por exemplo?
oi Kelly! Não é requisito para trabalhar em gabinete como assistente ou como secretário. Mas para ser assessor, chefe de gabinete, ou mesmo para substituir este, é preciso ser formado em direito sim. Tem norma do próprio TRT daqui dispondo sobre isso.
Olá Gustavo, vc sabe qual concurso de tribunal nomeia mais candidato ?
Estou pensando em fazer concurso de tribunais, só que eu pretendo focar somente em um órgão específico de tribunal, (TRTs, TREs, TRFs ou TJs) e não em qualquer um que sair o edital, vc acredita que assim terei mais chance para ser nomeado ?
+jose esoj TRTs e TJs de grandes estados chamam mais viu. Eles tem uma carga de processos mto maior, e por isso precisam de mais servidores. Força aí nos estudos, abraços!
Olá , pode me esclarecer uma dúvida ? Para ser analista judiciário para área administrativa , precisa ter faculdade sobre , ou só um curso técnico basta ?
Para analista judiciário área administrativa basta a graduação em qualquer curso de nível superior
Qual a jornada de trabalho p analista?
7 horas por dia!
Estou entrando agora no terceiro ano do ensino médio, e irei fazer concurso do TRF para técnico judiciário. Minha grande dúvida é, preciso ser formada em Direito? ou mesmo sem experiência e saindo do ensino médio tudo bem
Para técnico precisa apenas de nível médio Aline, fique tranquila! E não precisa de nenhuma experiência, apenas o certificado de conclusão do ensino médio na hora da posse. Só analista que exige nível superior, bjos!
Muito obrigada, mesmo!
Oi. Tira uma dúvida. Eu sou formado em contabilidade. Se eu prestar para analista contabilidade no TRT, eu vou trabalhar no setor contábil ou poderei correto risco de trabalhar com o desembargador?
Muitooooo provável que você seja direcionado ao setor de contabilidade João! Fique tranquilo ;)
Olá, como é feita a escolha do tribunal que você ira depois de empossado, você escolhe por classificação?
+Thiago Max Sampaio normalmente cada tribunal organiza seu próprio concurso. Então vc já sabe em qual tribunal será nomeado. E aí, dependendo da sua colocação, vc escolhe o local que será lotado, dentro do tribunal. Alguns tribunais fazem concursos por pólos, ou seja, vc já presta especificamente para determinado local (uma cidade ou região). Abraços!
Boa noite, primeiro me desculpe pela pergunta. Mas gostaria saber se é verdade isso que falam que o horario do analista é da 12:00 as 8:00, ou q em algumas comarcas trabalham apenas de manhã. Obrigado e desculpe pela pergunta um tanto quanto indelicada. abc. Canal muito bom só tem a evoluir.
Olá Rodrigo tudo certo? O horário do TRTé das 11 às 19h00, e este é o horário padrão de trabalho lá. Mas isso pode ser flexibilizado pela chefia. Atualmente alguns servidores trabalham em home office, e com o Pje a tendência é que cada vez mais haja esta forma trabalho. Alguns Tribunais inclusive já estão regulamentando isto (o TRT-04, do RS, já tem norma sobre isso, salvo engano). Abraço!
Obrigado pela resposta! grande abraço.
O AJAA pode trabalhar em gabinete? Ou apenas o AJAJ? O msm serve p tecnico?
Sim Caio, na maioria das vezes o que importa é se a pessoa tem formação em Direito 😊😊
@@Bitolei quanto tempo leva o curso de analista judiciário?posso me inscrever com quantos anos?
Parabéns pelo vídeo! Conheci teu canal por acaso, pois estou procurando esclarecer dúvidas que ainda tenho. Eu gostaria de saber uma diferença mais clara sobre o trabalho de Analista Judiciário na área judiciária e o da área administrativa, pois mesmo lendo as atribuições no edital do concurso que quero fazer ainda fico na dúvida sobre o trabalho de cada um. Se você puder me esclarecer ficarei muito agradecido, uma vez que sou formado em Direito e no concurso em questão posso prestar pra ser AJAJ ou AJAA, mas ainda persiste a dúvida sobre qual área (setores que cada um trabalha) se encaixaria mais no meu perfil. Obrigado desde já e sucesso!
+Robson Martins não se preocupe mto com as descrições dos cargos nos editais, pois na prática elas só servem para ocupar espaço nas folhas kkkk depois de nomeado, você vai perceber que não há diferença pelo cargo em si, mas sim pela sua formação, experiência e vontade de aprendizado. Isso vale inclusive para TJAA e analistas. Então acho que vale mais a pena vc pensar em qual que nomeia mais ou qual vc tem mais chances de conseguir uma nota de nomeação. Vou fazer um vídeo sobre isso em breve aqui blz? Abraços!
Pra eu fazer analista judiciário e só preciso ter ensino médio nada mais?
analista precisa de ensino superior
@@Bitolei O que eu consigo na área de direito com apenas o ensino médio?
Oi Gustavo, é mais vantagem concorrer para técnico ou analista adm, para aprovação?
Em termo de nomeação, a chance é maior no cargo de TJAA, pois sempre tem mais vagas e a lista "roda" mais. Abraços!
Bom dia. Para ser assessor: Seria formação em Direito + registro ou não precisa ter feito/passado no exame?
Penso em fazer TRF-RJ 2 região .
Esse vídeo se adequa a situação ?
Obrigado !
Sim sim sem dúvida... as tarefas / cargos dos tribunais são parecidos ( trf / tre / trt)!
+Bitolei! Obrigado !
Técnico em judiciário só precisa do ensino médio técnico .
Me diz uma coisa , é necessário ter experiência ?
Para ser analista judiciário - área judiciária só é necessário ser bacharel em Direito , não é preciso experiência não. Apenas para trabalhar em áreas de assessoramento a juizes, desembargadores e etc. que na prática normalmente eles acabam exigindo uma certa experiência, mas não é um requisito formal não. Abraços!
Muito esclarecedor seu video, mas estou em duvida se faço a prova de AJAJ ou OJAF. AJAJ chamam mais? Qual cargo tenho maiores chances de ser nomeada?
AJAJ chama mais, com certeza! A lista roda mais também, então se for para pensar apenas em probabilidades de nomeação, AJAJ é melhor!
Olá!! Gostaria de saber qual a maior chance de passar, sendo AJAJ OU AJAA ? Abraços e sucesso sempre!
O TRF 3 tem algum plano de Assistência médica para os funcionários?
tem sim! mas não sei te dizer qual é
Muito bom
=)
Tenho 30 anos e estou começando a estudar para concursos de tribunais, gostaria que tirasse uma dúvida minha.
quando você de fato é efetivado no corcurso existe alguem que vai ensinar como você deve trabalhar no seu cargo dentro do tribunal?
tem algum tempo de experiencia pra você efetivar? tipo se você não conseguir realizar o trabalho eles podem não contratar você?
esqueci de mencionar que meu nome é Bruno, este nome que aparece aqui foi minha filha que pegou meu celular e alterou kkkk
se poder responder minhas perguntas fico agradecido.
+Esther Maluca na prática ninguém ensina formalmente nada sobre seu trabalho não viu. Eles até tem alguns cursos de formação, mas falam sobre carreira, benefícios, aposentadoria e outras coisas. Agora aprender o trabalho mesmo só "na raça". Mas fique tranquilo que sempre tem alguns servidores mais experientes que vão ajudar, sempre é assim.
E quando vc se torna um servidor vc passa pelo estágio probatório. São três anos de avaliações periódicas até vc se tornar estável. Mas fique tranquilo que tbm é muito difícil alguém não se tornar estável (o que, aliás, na minha opinião não é algo realmente bom, pois vejo mtos servidores que não tem o menor perfil para o serviço público ficarem estáveis, e depois se "encostarem" com seus contracheques garantidos). Abraços!
+Esther Maluca na prática ninguém ensina formalmente nada sobre seu trabalho não viu. Eles até tem alguns cursos de formação, mas falam sobre carreira, benefícios, aposentadoria e outras coisas. Agora aprender o trabalho mesmo só "na raça". Mas fique tranquilo que sempre tem alguns servidores mais experientes que vão ajudar, sempre é assim.
E quando vc se torna um servidor vc passa pelo estágio probatório. São três anos de avaliações periódicas até vc se tornar estável. Mas fique tranquilo que tbm é muito difícil alguém não se tornar estável (o que, aliás, na minha opinião não é algo realmente bom, pois vejo mtos servidores que não tem o menor perfil para o serviço público ficarem estáveis, e depois se "encostarem" com seus contracheques garantidos). Abraços!
+Esther Maluca na prática ninguém ensina formalmente nada sobre seu trabalho não viu. Eles até tem alguns cursos de formação, mas falam sobre carreira, benefícios, aposentadoria e outras coisas. Agora aprender o trabalho mesmo só "na raça". Mas fique tranquilo que sempre tem alguns servidores mais experientes que vão ajudar, sempre é assim.
E quando vc se torna um servidor vc passa pelo estágio probatório. São três anos de avaliações periódicas até vc se tornar estável. Mas fique tranquilo que tbm é muito difícil alguém não se tornar estável (o que, aliás, na minha opinião não é algo realmente bom, pois vejo mtos servidores que não tem o menor perfil para o serviço público ficarem estáveis, e depois se "encostarem" com seus contracheques garantidos). Abraços!
vc que ja passou por varios setores, poderia descrever como é o serviço administrativo? se é mais dinamico, menos complexo, mais ou menos maçante que elaborar votos? quais sao suas impressoes? sei que é questao de perfil, mas eu nao me dei bem fazendo votos, entao quero estudar uma eventual recolocaçao, mas sem ir no escuro. entendem minha questao? (eu nao me importo de perder a fc, so quero fazer algo que traga mais satisfaçao para mim)
Varia muito de acordo com seu perfil mesmo Leonardo, e "serviços administrativos" engloba uma gama muito grande de funções. Há algumas mais maçantes e outras mais dinâmicas. No Tribunal tem desde o setor de comunicação, educação a distância, licitações e até trabalhos de lançamento de dados no sistema apenas rsrs. Varia muito mesmo, não tem como dar uma resposta única para isso. O ideal é você pesquisar as funções do setor e encontrar aquele que mais se adéqua ao seu perfil ;)
Eu tbm leonardo, achei horrível elaborar votos num estágio que fiz, ia trabalhar infeliz todo dia.
@@csshotgunprodemos3045 Era muito chato. Você chegar no gabinete e ter processos extensos e complexos na sua mesa é de desanimar, pelo menos pra mim. Tinha gente que gostava, o meu perfil já não gosta. Tem que ser tudo minucioso, fazer o resumo daquele processo grande e depois entrar no mérito. Alguns era de boa fazer, outros não. Fora que vc tem que encher muita linguiça, eu sou mais objetivo. Tem a questão também da minha inexperiência, eu era estagiário e as pessoas que faziam voto já eram pessoas experientes, ninguém começa fazendo voto sem antes ter passado por outros setores. Mas na medida do possível me saí bem. Se é o que você quer vá em frente, foi só minha experiência.
@@csshotgunprodemos3045 dependia muito. Tinham alguns menores, outros com uns 6 anexos. Dependia do tanto que o processo já tinha rodado também. Tem modelos prontos sim, mas o que vi nesse 1 ano que passei lá é que nunca existe um processo idêntico kkk. Sempre tinha um detalhe a mais, uma situação nova. Nunca era só substituir. E lá eu tinha que sanar todo o processo. Atacar cada ponto que a parte tinha levantado no processo. Teve um processo que eu fiz que deu 22 páginas. Mas na média era de 12 a 15 páginas.
@@csshotgunprodemos3045 tinha que ver documentos que eram anexados também. Muitos detalhes. Mas não desanima não, foi só minha experiência.
falo falo e nao disse nada
+macaco brasileiro acontece às vezes né, quem sabe melhoro nos próximos vídeos. Valeu por assistir