Muitíssimo Obg professor, parabéns pela didática incrível e por todo o trabalho de gravação e edição dos vídeos, fiz toda a sequencia de vídeos para baixar e trabalhar as imagens mapbiomas e consegui gerar os produtos (mapas e tabelas de uso de solo) para a minha área de estudo dentro da APA da Escarpa Devoniana. Grande Abraço!
Boa tarde, Prof. José! Parabéns pelo conteúdo disponibilizado de forma gratuita e de muitíssima qualidade. O Sr. possui a metodologia aplicada na série de vídeos que abordam esse tema ? Algum documento, artigo e etc. Agradeço antecipadamente pela atenção e consideração.
ปีที่แล้ว
O vídeo em sí é aplicação de ferramentas de ferramenta básica de estatística de paisagem. Porém o uso da metodologia depende do objetivo do estudo. Não tem como te recomendar uma metodologia específica em um cenário tão amplo. Recomendo procurar material (artigos, livros, teses, dissertações, etc) sobre métricas de paisagem que pode encontrar algo que se aplique ao seu objeto de estudo.
Ótima explicação professor, obrigada! Eu só estou com um problema, quando que recorto o raster da classificação da coleção do mapbiomas para uma máscara específica (um shapefile de um buffer), ele perde a classificação após o recorte e eu não consigo calcular as métricas. Saberia me dizer o que eu posso estar fazendo de errado? Obrigada!!
2 ปีที่แล้ว
Você fez reprojeção dos dados? Se fez, pode ser que na reprojeção tenha usado método de reamostragem diferente de vizinho mais próximo. Se for o caso, é isso que está acontecendo... pois a classificação está relacionada a um valor específico DN, se esse valor é reamostrado (e criam-se calores decimais), a classificação está perdida mesmo. Falo sobre isos neste vídeo aqui: th-cam.com/video/qqUsR2DUkJM/w-d-xo.html
Quando eu rodo o landcover aparece esse erro: MemoryError: Unable to allocate 12.5 GiB for an array with shape (39859, 42049) and data type float64, o que poderia ser?
3 ปีที่แล้ว
A mensagem em sí diz que não tem memória (12.5 gb) para executar a operação. Ou está usando um raster muito grande, ou selecionou estatisticas demais (lembrando que esta Euclidian Nearest Neighbor distance não pode ser seleiconada). Tente refazer usando apenas uma estatistica para ver se roda. Se rodar, o problema é na quantidade de estatísticas (aí pode ir fazendo uma da cada vez), se não rodar pode ser o tamanho da área (raster) ou alguma configuração no seu computador.
Professor, dá pra calcular distância média entre os fragmentos de vegetação nativa?
ปีที่แล้ว +1
O LECOS (usado nesse vídeo) calcula a métrica euclidean nearest-neighbor distance que pode atender o que você precisa (também dá para tentar ver isso no FRAGSTATS). Porém, é necessário preparar a camada de uso da terra antes. Precisa reclassificar o uso da terra para ter apenas uma classe (Vegetação Nativa) identificada como 1 e todas as outras classes precisa reclassificar como 0 (neste vídeo mostro como usar a reclassificação, só precisa ajustar os valores das classes para o resultado ser 0 para todas que não sejam vegetação nativa e um para a vegetação nativa - th-cam.com/video/zRIyCrzs5VE/w-d-xo.html)
ปีที่แล้ว +1
Uma opção também seria usar a ferramenta Matriz de distâncias (no menu Vetor), e daria a distancia do centroide dos fragmentos e não para a borda. Mas para isso teria que reclassificar para ter uma única classe, depois poligonizar o raster de uso, aí extrair os centroides, para só então calcular a matriz de distâncias. A matriz daria o reusltado de cada centroide para os demais, precisaria então tirar a média desse valor. Aí teria a distância média.
@ Prof. eu reclassifiquei tudo o que era veg. nativa em 1 e o que não era em 0, mas mesmo assim não deu certo usar a métrica euclidean nearest-neighbor
saudações professor. gostaria muito de usar a técnica q vc demonstra em meu tcc, vc pode recomendar uma bibliografia q possa ser citada como explicação do processo? muito obrigado e parabéns pela iniciativa!
Como definir número inteiro e não decimais nas projeções de dados do MapBiomas no Qgis?
ปีที่แล้ว
Os dados originais mapbiomas vem em uma projeção com unidades em grau decimal (EPSG 4326). Na parte final do vídeo em que mostro como obter esses dados (th-cam.com/video/YspQPvBqxP0/w-d-xo.html) eu faço reprojeção para um sistema que usa projeção equivalente (mantém as áreas) e usa unidade em metros, mantendo os pixels com o tamanho nominal do mapbiomas (30x30 metros).
Já tentei fazer e a tabela gerada sempre sai sem dados. Pode me dizer como resolver isso, por favor?
หลายเดือนก่อน
Retornou uma mensagem de erro python? Se sim, tem algum problema entre o Lecos e o python no momento em que vai gravar no arquivo csv. Se no lugar de marcar "Save results as csv", marcar "Direct value output", vai processar normalmente e abrir uma janela com o resultado em uma tabela. Aí é só copiar os dados.
Professor, estou precisando de ajuda para concluir um trabalho, você ministra aula particular? Obrigado!
ปีที่แล้ว
Não ministro aulas particulares. Porém, posso tirar dúvidas em relação ao seu problema (se for dentro do que trabalho). Se quiser me mandar e-mail explicando o problema, podemos ocnversar.
Para aplicar as métricas é necessário reclassificar?
3 ปีที่แล้ว +1
Depende do que você que buscar. Se quer usar apenas para ver qual a área ocupada por cada classe, pode fazer sem reclassificar. Porém, no estudo que apresento no vídeo, busco uma análise do ponto de vista da biodiversidade. Separando a vegetação natural do que sofreu alterações antrópicas, nesse caso, precisa reclassificar antes sim. De todo jeito, o exemplo que dou, considera essa reclassificação, feita no vídeo anterior.
Professor aparece essa mensagem na hora de usar "Landscape Statistics" - "Advertência: A célula na camada Sudoeste_Repro_2010_Conic não são quadradas. Os valores calculados serão incorretos". Como resolver isso?
ปีที่แล้ว
Tem que fazer reprojeção da camada antes de usa-la para métricas. Não só para "resolver" o tamanho dos pixels, como também para mudar para um SRC com unidades em métros (e projeção equivalente). Pode usar projeção UTM, se sua área de estudo estiver inteira dentro de um mesmo fuso UTM, ou usar a projeção equivalente de Albers para o Brasil adaptada pelo IBGE. Neste vídeo mostro como configurar essa projeção no QGIS: th-cam.com/video/lzzvVxNhJu0/w-d-xo.html
Boa noite professor! Estou com um problema no LecoS e não consigo a solução, acho que vc pode me ajudar...quando marco para salvar em Csv ele trava mas quando marco para mostrar na tela ele roda . Já tentei de tudo , será que poderia me ajudar ? Desde já agradeço!
3 หลายเดือนก่อน
Tive o mesmo problema esta semana, tentei algumas coisas, verificar as bibliotecas instaladas e o que está funcionando em um e outro computador, e em um pc mais antigo que o QGIS (3.22) e o Plug in não tinham sido atualizados funcionou então parece que é um bug dessa versão. Sendo um bug, as opções são relatar e esperar que seja corrigida ou tentar instalar a versão 3.22 do QGIS e o plugin e ver se com essa versão funciona (eu não cheguei a testar desinstalar e instalar a versão antiga, em um computador que já estava com a versão atualizada, apenas testei o plugin no pc que ainda tinha a versão antiga).
Olá, boa note. Parabéns pela aula. Muito intrutiva. Gostaria de tirar uma duvida, o que faço caso meu pixel esteja com valores de 29.55972388882441848,-29.55972388652025984? Não está funcionando quando uso o plugin e acredito que esse seja o problema.
7 หลายเดือนก่อน
Isso ocorreu por ter utilizado os valores automáticos para a resolução espacial, na hora em que fez a reprojeção. Para usar o Lecos, tem que usar valores inteiros, nesse caso, na reprojeção tem que usar o tamanho de pixel nominal do mapemanto (no caso 30). Neste vídeo mostro como fazer reprojeção de raster: th-cam.com/video/qqUsR2DUkJM/w-d-xo.html
Professor, o que fazer quando o tamanho do pixel dá: 29.99999999999998934,-30 ?
ปีที่แล้ว +1
Basicamente isso ocorre por a terra não ser plana (se fosse não seria um problema). Os meridianos são arcos não paralelos, cuja distância entre sí tende a 0 quanto menor for a latitude (ou seja, quanto mais próximo dos polos). Por isso, pixels "quadrados" em SRC com unidades em graus, tendem a asumir formato trapezoidal quando reprojetado para projeções equivalentes. Uma forma de resolver isso é, ao fazer a reprojeção, assumir o valor nominal do tamanho do pixel. No vídeo "Obtendo dados MapBiomas para uma área de estudo", aproximadamente aos 11 minutos coloco como fazer a reprojeção para uma projeção equivalente, com unidade em metros e recomendo a usar a resolução padrão do mapbiomas (30 metros). th-cam.com/video/YspQPvBqxP0/w-d-xo.html
No caso, pode ser um problema na instalação das bibliotecas na máquina que está utilizando. Caso não tenha feito a instalação avançada do QGIS, eu recomendaria uma instalação limpa: desinstalar todas as versões do QGIS e python existentes na máquina e fazer a instalação expressa utilizando o instalador em rede. Veja sobre a instalação expressa neste vídeo: th-cam.com/video/cvh0naQMUTQ/w-d-xo.html
Quando aplico a formula, não da certo, e aparece #VALOR! Mas segui igualzinho
2 ปีที่แล้ว +1
A notação #VALOR, no libreoffice calc aparece quando você tenta aplicar uma fórmula em valores que não são numéricos (texto por exemplo). Precisa verificar se, está usando o separador decimal (vírgula ou ponto, de acordo com o que está configurado no seu editor de planilhas). No vídeo eu substituo o separador original que é ponto, por vírgula, porque o padrão no Brasil é usar a vírgula como separador, e a maioria dos editores de planilha vem assim. Porém, se o seu editor estiver considerando o ponto como separador, se substituir, vai dar esse erro.
aparace esse erro TypeError: "quotechar" must be a 1-character string
5 หลายเดือนก่อน
Preciso de algumas informações para tentar te auxiliar. Em que momento da execução deu esse erro? Os dados foram reprojetados para um SRC com unidades em metros, e o tamanho do pixel está com valor 30 (na janela Landcover Analysis, campo Cellsize)? Entre as multiplas métricas foi selecionada a métrica "Euclidean Nearest-Neighbor?
eu tive que voltar pra versão mais antiga do Qgis o bietonieza, rodou normal, os mais atuais não roda como Prizen. Eu selecionei as mesmas variáveis que vc utilizou, o pixel está com 30, e o SRC com unidades em metros, fiz tudo como vc fez. Agora estou trabalhando na versão mais antiga, as atuais não roda, pois aparece TypeError: "quotechar" must be a 1-character string
5 หลายเดือนก่อน
Ok... entendi. Bem, uso na versão 3.24 e funciona. E, normalmente os complementos são atualizados para funcionar nas versões mais atuais (LTR) deixando de funcionar nas antigas
Baixei os dados do plugin do mapbiomas para o qgis, conforme a minha camada de interesse. Porém a Projeção e o tamanho do pixel estavam errados. Fiz a reprojeção como sugerido aqui no comentário, porém o Tamanho do Pixel ficou assim: 29.27362140385449507,-29.27362140385449507 posso prosseguir com as análises?
2 ปีที่แล้ว +2
No vídeo que demonstro como obter os dados mapbiomas (th-cam.com/video/YspQPvBqxP0/w-d-xo.html) , a partir do minuto 11, mostro como fazer reprojeção em lote (para várias camadas ao mesmo tempo) e durante esse processo, ajustar o tamanho do pixel para o tamanho padrão do mapbiomas (30 metros), usando o método de reamostragem "Vizinho mais próximo". Caso, quando fez a reprojeção, tenha usado outro método de reamostragem, recomendo descartar o seu resultado e reprojetar a camada original de novo, pois os valores das classes foram reamostrados e terá valores diferentes dos inteiros para cada classe (Por ex. 10,1 no lugar de 10 o que invalida a classificação). Caso tenha usado vizinho mais próximo na reprojeção, ainda pode usar essa camada, mas tem que lembrar que, no lugar de 900m2, cada pixel terá 856,944910096208, aí para calcular a área precisa multiplicar o número de pixels por este valor e não por 900.
agora eu não sei se tudo que eu já tinha feito antes ta certo ou errado😭
หลายเดือนก่อน
No primeiro vídeo desta série, a partir de 9:40 minutos, reprojeto as camadas mapbiomas no QGIS, para uma projeção equivalente, com unidades em metros setando para o valor de 30 metros => th-cam.com/video/7QIYFRgx4oo/w-d-xo.html (a partir de 9:40)
หลายเดือนก่อน
Se já reclassificou os seus dados, e mesmo fez a reprojeção, não tem problema realizar a reprojeção novamente agora setando o valor de X e de Y para 30 metros.
Obrigada! Adoro os seus vídeos. Parabéns pela didática.
Didática incrível
Muitíssimo Obg professor, parabéns pela didática incrível e por todo o trabalho de gravação e edição dos vídeos, fiz toda a sequencia de vídeos para baixar e trabalhar as imagens mapbiomas e consegui gerar os produtos (mapas e tabelas de uso de solo) para a minha área de estudo dentro da APA da Escarpa Devoniana. Grande Abraço!
Que bom, fico feliz em ajudar
Excelente vídeo. Amei a didática! Ganhou uma inscrita!
Muito obrigado
Parabéns por nos disponibilizar material de tamanha qualidade, obrigado!
Eu que agradeço pelo comentário, e pela divulgação que puder fazer do canal.
Excelente explicação, direto ao ponto!
Ótimo vídeo professor, mt bem explicado e detalhado, agradeço
Excelente aula.
Obrigado 😃
Ótima aula. Muito obrigada.
Disponha!
vc = anjo!!
Muito obrigada, professor!! o senhor poderia recomendar leitura para fundamentação teorica?
Boa tarde, Prof. José! Parabéns pelo conteúdo disponibilizado de forma gratuita e de muitíssima qualidade. O Sr. possui a metodologia aplicada na série de vídeos que abordam esse tema ? Algum documento, artigo e etc.
Agradeço antecipadamente pela atenção e consideração.
O vídeo em sí é aplicação de ferramentas de ferramenta básica de estatística de paisagem. Porém o uso da metodologia depende do objetivo do estudo. Não tem como te recomendar uma metodologia específica em um cenário tão amplo. Recomendo procurar material (artigos, livros, teses, dissertações, etc) sobre métricas de paisagem que pode encontrar algo que se aplique ao seu objeto de estudo.
Ótima explicação professor, obrigada! Eu só estou com um problema, quando que recorto o raster da classificação da coleção do mapbiomas para uma máscara específica (um shapefile de um buffer), ele perde a classificação após o recorte e eu não consigo calcular as métricas. Saberia me dizer o que eu posso estar fazendo de errado? Obrigada!!
Você fez reprojeção dos dados? Se fez, pode ser que na reprojeção tenha usado método de reamostragem diferente de vizinho mais próximo. Se for o caso, é isso que está acontecendo... pois a classificação está relacionada a um valor específico DN, se esse valor é reamostrado (e criam-se calores decimais), a classificação está perdida mesmo. Falo sobre isos neste vídeo aqui: th-cam.com/video/qqUsR2DUkJM/w-d-xo.html
Muito bom
Obrigado
Quando eu rodo o landcover aparece esse erro: MemoryError: Unable to allocate 12.5 GiB for an array with shape (39859, 42049) and data type float64, o que poderia ser?
A mensagem em sí diz que não tem memória (12.5 gb) para executar a operação. Ou está usando um raster muito grande, ou selecionou estatisticas demais (lembrando que esta Euclidian Nearest Neighbor distance não pode ser seleiconada). Tente refazer usando apenas uma estatistica para ver se roda. Se rodar, o problema é na quantidade de estatísticas (aí pode ir fazendo uma da cada vez), se não rodar pode ser o tamanho da área (raster) ou alguma configuração no seu computador.
Olá professor, bom dia!! Por acaso, vc teria algum vídeo mostrando como rodar a análise de Euclidean Nearest-Neighbor?
Bom dia. Não tenho vídeo mostrando essa análise.
Professor, dá pra calcular distância média entre os fragmentos de vegetação nativa?
O LECOS (usado nesse vídeo) calcula a métrica euclidean nearest-neighbor distance que pode atender o que você precisa (também dá para tentar ver isso no FRAGSTATS). Porém, é necessário preparar a camada de uso da terra antes. Precisa reclassificar o uso da terra para ter apenas uma classe (Vegetação Nativa) identificada como 1 e todas as outras classes precisa reclassificar como 0 (neste vídeo mostro como usar a reclassificação, só precisa ajustar os valores das classes para o resultado ser 0 para todas que não sejam vegetação nativa e um para a vegetação nativa - th-cam.com/video/zRIyCrzs5VE/w-d-xo.html)
Uma opção também seria usar a ferramenta Matriz de distâncias (no menu Vetor), e daria a distancia do centroide dos fragmentos e não para a borda. Mas para isso teria que reclassificar para ter uma única classe, depois poligonizar o raster de uso, aí extrair os centroides, para só então calcular a matriz de distâncias. A matriz daria o reusltado de cada centroide para os demais, precisaria então tirar a média desse valor. Aí teria a distância média.
@ Muito obrigada Professor.
@ Prof. eu reclassifiquei tudo o que era veg. nativa em 1 e o que não era em 0, mas mesmo assim não deu certo usar a métrica euclidean nearest-neighbor
saudações professor. gostaria muito de usar a técnica q vc demonstra em meu tcc, vc pode recomendar uma bibliografia q possa ser citada como explicação do processo? muito obrigado e parabéns pela iniciativa!
Olá, Gabriel. Tudo bem? Você conseguiu encontrar a bibliografia? Também achei interessante para as minhas análises
Como definir número inteiro e não decimais nas projeções de dados do MapBiomas no Qgis?
Os dados originais mapbiomas vem em uma projeção com unidades em grau decimal (EPSG 4326). Na parte final do vídeo em que mostro como obter esses dados (th-cam.com/video/YspQPvBqxP0/w-d-xo.html) eu faço reprojeção para um sistema que usa projeção equivalente (mantém as áreas) e usa unidade em metros, mantendo os pixels com o tamanho nominal do mapbiomas (30x30 metros).
Já tentei fazer e a tabela gerada sempre sai sem dados. Pode me dizer como resolver isso, por favor?
Retornou uma mensagem de erro python? Se sim, tem algum problema entre o Lecos e o python no momento em que vai gravar no arquivo csv. Se no lugar de marcar "Save results as csv", marcar "Direct value output", vai processar normalmente e abrir uma janela com o resultado em uma tabela. Aí é só copiar os dados.
Muito obrigada! Forte abraço!
Professor, estou precisando de ajuda para concluir um trabalho, você ministra aula particular? Obrigado!
Não ministro aulas particulares. Porém, posso tirar dúvidas em relação ao seu problema (se for dentro do que trabalho). Se quiser me mandar e-mail explicando o problema, podemos ocnversar.
Para aplicar as métricas é necessário reclassificar?
Depende do que você que buscar. Se quer usar apenas para ver qual a área ocupada por cada classe, pode fazer sem reclassificar. Porém, no estudo que apresento no vídeo, busco uma análise do ponto de vista da biodiversidade. Separando a vegetação natural do que sofreu alterações antrópicas, nesse caso, precisa reclassificar antes sim. De todo jeito, o exemplo que dou, considera essa reclassificação, feita no vídeo anterior.
Professor aparece essa mensagem na hora de usar "Landscape Statistics" - "Advertência: A célula na camada Sudoeste_Repro_2010_Conic não são quadradas. Os valores calculados serão incorretos". Como resolver isso?
Tem que fazer reprojeção da camada antes de usa-la para métricas. Não só para "resolver" o tamanho dos pixels, como também para mudar para um SRC com unidades em métros (e projeção equivalente). Pode usar projeção UTM, se sua área de estudo estiver inteira dentro de um mesmo fuso UTM, ou usar a projeção equivalente de Albers para o Brasil adaptada pelo IBGE. Neste vídeo mostro como configurar essa projeção no QGIS: th-cam.com/video/lzzvVxNhJu0/w-d-xo.html
Boa noite professor! Estou com um problema no LecoS e não consigo a solução, acho que vc pode me ajudar...quando marco para salvar em Csv ele trava mas quando marco para mostrar na tela ele roda . Já tentei de tudo , será que poderia me ajudar ? Desde já agradeço!
Tive o mesmo problema esta semana, tentei algumas coisas, verificar as bibliotecas instaladas e o que está funcionando em um e outro computador, e em um pc mais antigo que o QGIS (3.22) e o Plug in não tinham sido atualizados funcionou então parece que é um bug dessa versão.
Sendo um bug, as opções são relatar e esperar que seja corrigida ou tentar instalar a versão 3.22 do QGIS e o plugin e ver se com essa versão funciona (eu não cheguei a testar desinstalar e instalar a versão antiga, em um computador que já estava com a versão atualizada, apenas testei o plugin no pc que ainda tinha a versão antiga).
Olá, boa note. Parabéns pela aula. Muito intrutiva.
Gostaria de tirar uma duvida, o que faço caso meu pixel esteja com valores de 29.55972388882441848,-29.55972388652025984?
Não está funcionando quando uso o plugin e acredito que esse seja o problema.
Isso ocorreu por ter utilizado os valores automáticos para a resolução espacial, na hora em que fez a reprojeção. Para usar o Lecos, tem que usar valores inteiros, nesse caso, na reprojeção tem que usar o tamanho de pixel nominal do mapemanto (no caso 30). Neste vídeo mostro como fazer reprojeção de raster: th-cam.com/video/qqUsR2DUkJM/w-d-xo.html
Professor, o que fazer quando o tamanho do pixel dá: 29.99999999999998934,-30 ?
Basicamente isso ocorre por a terra não ser plana (se fosse não seria um problema).
Os meridianos são arcos não paralelos, cuja distância entre sí tende a 0 quanto menor for a latitude (ou seja, quanto mais próximo dos polos). Por isso, pixels "quadrados" em SRC com unidades em graus, tendem a asumir formato trapezoidal quando reprojetado para projeções equivalentes. Uma forma de resolver isso é, ao fazer a reprojeção, assumir o valor nominal do tamanho do pixel. No vídeo "Obtendo dados MapBiomas para uma área de estudo", aproximadamente aos 11 minutos coloco como fazer a reprojeção para uma projeção equivalente, com unidade em metros e recomendo a usar a resolução padrão do mapbiomas (30 metros). th-cam.com/video/YspQPvBqxP0/w-d-xo.html
Meus pixels da imagem constam que estão: 0.0002694945868946031255, -0.000269494584415581797.
o que fazer para alterar e deixar números inteiros?
achei nos comentários a resposta que precisava. Parabéns pelo trabalho
Por questões diversas estive ofline nos últimos dias. Que bom que achou a resposta, isso pode ser feito na reprojeção dos dados.
JEsus e quando ocorre o erro Phyton
No caso, pode ser um problema na instalação das bibliotecas na máquina que está utilizando. Caso não tenha feito a instalação avançada do QGIS, eu recomendaria uma instalação limpa: desinstalar todas as versões do QGIS e python existentes na máquina e fazer a instalação expressa utilizando o instalador em rede. Veja sobre a instalação expressa neste vídeo: th-cam.com/video/cvh0naQMUTQ/w-d-xo.html
Parece que substitui o Fragstats
Calcula as mesmas métricas que o fragstats, mas não é necessariamente um substituto, é mais para uma alternativa, dentro do QGIS.
Quando aplico a formula, não da certo, e aparece #VALOR!
Mas segui igualzinho
A notação #VALOR, no libreoffice calc aparece quando você tenta aplicar uma fórmula em valores que não são numéricos (texto por exemplo). Precisa verificar se, está usando o separador decimal (vírgula ou ponto, de acordo com o que está configurado no seu editor de planilhas). No vídeo eu substituo o separador original que é ponto, por vírgula, porque o padrão no Brasil é usar a vírgula como separador, e a maioria dos editores de planilha vem assim. Porém, se o seu editor estiver considerando o ponto como separador, se substituir, vai dar esse erro.
@ Era esse mesmo o problema.
Muuuito obrigado
aparace esse erro
TypeError: "quotechar" must be a 1-character string
Preciso de algumas informações para tentar te auxiliar. Em que momento da execução deu esse erro? Os dados foram reprojetados para um SRC com unidades em metros, e o tamanho do pixel está com valor 30 (na janela Landcover Analysis, campo Cellsize)? Entre as multiplas métricas foi selecionada a métrica "Euclidean Nearest-Neighbor?
eu tive que voltar pra versão mais antiga do Qgis o bietonieza, rodou normal, os mais atuais não roda como Prizen. Eu selecionei as mesmas variáveis que vc utilizou, o pixel está com 30, e o SRC com unidades em metros, fiz tudo como vc fez. Agora estou trabalhando na versão mais antiga, as atuais não roda, pois aparece TypeError: "quotechar" must be a 1-character string
Ok... entendi. Bem, uso na versão 3.24 e funciona. E, normalmente os complementos são atualizados para funcionar nas versões mais atuais (LTR) deixando de funcionar nas antigas
Baixei os dados do plugin do mapbiomas para o qgis, conforme a minha camada de interesse. Porém a Projeção e o tamanho do pixel estavam errados. Fiz a reprojeção como sugerido aqui no comentário, porém o Tamanho do Pixel ficou assim: 29.27362140385449507,-29.27362140385449507
posso prosseguir com as análises?
No vídeo que demonstro como obter os dados mapbiomas (th-cam.com/video/YspQPvBqxP0/w-d-xo.html) , a partir do minuto 11, mostro como fazer reprojeção em lote (para várias camadas ao mesmo tempo) e durante esse processo, ajustar o tamanho do pixel para o tamanho padrão do mapbiomas (30 metros), usando o método de reamostragem "Vizinho mais próximo". Caso, quando fez a reprojeção, tenha usado outro método de reamostragem, recomendo descartar o seu resultado e reprojetar a camada original de novo, pois os valores das classes foram reamostrados e terá valores diferentes dos inteiros para cada classe (Por ex. 10,1 no lugar de 10 o que invalida a classificação). Caso tenha usado vizinho mais próximo na reprojeção, ainda pode usar essa camada, mas tem que lembrar que, no lugar de 900m2, cada pixel terá 856,944910096208, aí para calcular a área precisa multiplicar o número de pixels por este valor e não por 900.
fui ver como tava o pixel do meu e tava 28.37756789878872965, -28.37968352869723176 misericórdia😳
agora eu não sei se tudo que eu já tinha feito antes ta certo ou errado😭
No primeiro vídeo desta série, a partir de 9:40 minutos, reprojeto as camadas mapbiomas no QGIS, para uma projeção equivalente, com unidades em metros setando para o valor de 30 metros => th-cam.com/video/7QIYFRgx4oo/w-d-xo.html (a partir de 9:40)
Se já reclassificou os seus dados, e mesmo fez a reprojeção, não tem problema realizar a reprojeção novamente agora setando o valor de X e de Y para 30 metros.
Muito bom