CULTNE - Margareth Menezes & Olodum - 1987 - Eu Falei Faraóoooo!!
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 21 พ.ย. 2024
- Êeeeeh Faraó! É!
Eu clamo Olodum Pelourinho
Êeeeeh Faraó! É!
Pirâmide base do Egito
Êeeeeh Faraó! É!
Eu clamo Olodum Pelourinho
A Enugbarijô de Vik e Adauto registraram o desfile do Olodum no carnaval de Salvador em 1987 com o tema Faraó. Margareth Menezes comandou a festa no Pelourinho.
Fundado como bloco afro carnavalesco em Salvador em 1979, o Olodum é atualmente um grupo cultural, considerado uma organização não-governamental reconhecida como de utilidade pública pelo governo da Bahia. Depois da estréia no carnaval de 1980, o grupo conquistou dois mil associados e passou a abordar temas históricos relativos às culturas africana e brasileira. O primeiro LP, "Egito, Madagascar", foi gravado em 1987 e estourou na Bahia com a música "Faraó". Pouco depois, o Olodum passou a ser conhecido internacionalmente como grupo de percussão afro-brasileira e excursionou pela Europa, Japão e América do Sul. Um dos momentos de maior exposição foi em 1990, quando o grupo participou da faixa "The Obvious Child", do disco "The Rhythm of the Saints", de Paul Simon, cujo videoclipe foi gravado no Pelourinho e exibido em mais de cem países. Depois disso o Olodum passou a gravar com outros músicos consagrados, como Wayne Shorter, Michael Jackson, Jimmy Cliff, Herbie Hancock e Caetano Veloso, divulgando sua mistura de ritmos que inclui batuques africanos, reggae, samba e ritmos latinos. Paralelamente ao sucesso artístico, o grupo Olodum milita em movimentos sociais contra o racismo e pelos direitos civis e humanos.
Margareth Menezes nasceu em Salvador no dia 13 de outubro de 1962. É uma cantora, compositora, produtora, atriz e empresária brasileira ganhadora de dois troféus Caymmi, dois troféus Imprensa, quatro troféus Dodô e Osmar, além de ser indicada para o GRAMMY Awards e GRAMMY Latino. Conhecida por interpretar a canção "Dandalunda", a cantora soma 21 turnês mundiais, e é considerada pelo jornal estadunidense Los Angeles Times, como a "Aretha Franklin brasileira".
Ainda pequena, Margareth, começou a cantar no coral da igreja local e, após conhecer Silas Henrique inicia sua carreira artísticas, inicialmente como atriz, ganhando em 1985, o prêmio de "melhor intérprete", em "Banho de Luz". Posteriormente, a cantora começou a se envolver com a música, apresentando-se em bares da cidade, até que é ovacionada por um público de 1 500 pessoas pessoas, ao lado da Orquestra do maestro Vivaldo da Conceição. Em 1987, grava o seu primeiro single, lançado como LP, ao lado de Djalma de Oliveira, "Faraó (Divindade do Egito)", vendendo mais de 100 mil cópias. Após isso, Menezes deu início a sua carreira bem-sucedida, lançando quatorze álbuns, sendo que dois desses, Ellegibô e Kindala, alcançaram o topo da Billboard Word Albums, enquanto Pra Você e Brasileira Ao Vivo: Uma Homenagem Ao Samba-Reggae, receberam indicações ao GRAMMY Latino e GRAMMY Awards, respectivamente. Lançou recentemente Naturalmente Acústico, álbum que mostra um lado mais pop da cantora. Ela ainda lidera o movimento "Afropop Brasileiro", que visa preservar e promover a cultura afro-brasileira, e criou a "Fábrica Cultural", uma organização não-governamental que ajuda crianças e adolescentes carentes. Todos os anos, a cantora leva sua trio elétrico, um dos mais tradicionais, às ruas de Salvador.
Deus abençoe sempre todos nós 🙌🙏
Maravilhosa Margareth Menezes
Lindo demais. Salve @Margarete Menezes, Luciano Faraó e Bloco Afro Olodum (Neguinho do Samba, Mestre Jackson)
Que benção assistir esse video, obrigado do meu coração!
Que negra divina !!!! Meu sonho conhecer essa mulher !!!
Meu deus tanto tempo e essa música ainda vive na minha bahia é cultura é negro é a porta toda amoooo minha energia q vem desse povo orgulhooooo. Muito axé pra vcs
Um dia desço aquele pelorim cantando OLODUM e dançando. Orgulho de ser neta de negra. Tá no sangue meu povo
Isso ai sim, é musica baiana!!!!!!
Alguém tem vídeo do Beto do Carmo?