CULTNE - Margareth Menezes & Olodum - 1987 - Eu Falei Faraóoooo!!

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 21 พ.ย. 2024
  • Êeeeeh Faraó! É!
    Eu clamo Olodum Pelourinho
    Êeeeeh Faraó! É!
    Pirâmide base do Egito
    Êeeeeh Faraó! É!
    Eu clamo Olodum Pelourinho
    A Enugbarijô de Vik e Adauto registraram o desfile do Olodum no carnaval de Salvador em 1987 com o tema Faraó. Margareth Menezes comandou a festa no Pelourinho.
    Fundado como bloco afro carnavalesco em Salvador em 1979, o Olodum é atualmente um grupo cultural, considerado uma organização não-governamental reconhecida como de utilidade pública pelo governo da Bahia. Depois da estréia no carnaval de 1980, o grupo conquistou dois mil associados e passou a abordar temas históricos relativos às culturas africana e brasileira. O primeiro LP, "Egito, Madagascar", foi gravado em 1987 e estourou na Bahia com a música "Faraó". Pouco depois, o Olodum passou a ser conhecido internacionalmente como grupo de percussão afro-brasileira e excursionou pela Europa, Japão e América do Sul. Um dos momentos de maior exposição foi em 1990, quando o grupo participou da faixa "The Obvious Child", do disco "The Rhythm of the Saints", de Paul Simon, cujo videoclipe foi gravado no Pelourinho e exibido em mais de cem países. Depois disso o Olodum passou a gravar com outros músicos consagrados, como Wayne Shorter, Michael Jackson, Jimmy Cliff, Herbie Hancock e Caetano Veloso, divulgando sua mistura de ritmos que inclui batuques africanos, reggae, samba e ritmos latinos. Paralelamente ao sucesso artístico, o grupo Olodum milita em movimentos sociais contra o racismo e pelos direitos civis e humanos.
    Margareth Menezes nasceu em Salvador no dia 13 de outubro de 1962. É uma cantora, compositora, produtora, atriz e empresária brasileira ganhadora de dois troféus Caymmi, dois troféus Imprensa, quatro troféus Dodô e Osmar, além de ser indicada para o GRAMMY Awards e GRAMMY Latino. Conhecida por interpretar a canção "Dandalunda", a cantora soma 21 turnês mundiais, e é considerada pelo jornal estadunidense Los Angeles Times, como a "Aretha Franklin brasileira".
    Ainda pequena, Margareth, começou a cantar no coral da igreja local e, após conhecer Silas Henrique inicia sua carreira artísticas, inicialmente como atriz, ganhando em 1985, o prêmio de "melhor intérprete", em "Banho de Luz". Posteriormente, a cantora começou a se envolver com a música, apresentando-se em bares da cidade, até que é ovacionada por um público de 1 500 pessoas pessoas, ao lado da Orquestra do maestro Vivaldo da Conceição. Em 1987, grava o seu primeiro single, lançado como LP, ao lado de Djalma de Oliveira, "Faraó (Divindade do Egito)", vendendo mais de 100 mil cópias. Após isso, Menezes deu início a sua carreira bem-sucedida, lançando quatorze álbuns, sendo que dois desses, Ellegibô e Kindala, alcançaram o topo da Billboard Word Albums, enquanto Pra Você e Brasileira Ao Vivo: Uma Homenagem Ao Samba-Reggae, receberam indicações ao GRAMMY Latino e GRAMMY Awards, respectivamente. Lançou recentemente Naturalmente Acústico, álbum que mostra um lado mais pop da cantora. Ela ainda lidera o movimento "Afropop Brasileiro", que visa preservar e promover a cultura afro-brasileira, e criou a "Fábrica Cultural", uma organização não-governamental que ajuda crianças e adolescentes carentes. Todos os anos, a cantora leva sua trio elétrico, um dos mais tradicionais, às ruas de Salvador.

ความคิดเห็น • 9

  • @marcelosoaresdreis
    @marcelosoaresdreis 8 หลายเดือนก่อน

    Deus abençoe sempre todos nós 🙌🙏

  • @heitormiguel519
    @heitormiguel519 ปีที่แล้ว

    Maravilhosa Margareth Menezes

  • @DeeJayNovato
    @DeeJayNovato ปีที่แล้ว

    Lindo demais. Salve @Margarete Menezes, Luciano Faraó e Bloco Afro Olodum (Neguinho do Samba, Mestre Jackson)

  • @webmeview9202
    @webmeview9202 3 ปีที่แล้ว +2

    Que benção assistir esse video, obrigado do meu coração!

  • @pablopsiquiatria1087
    @pablopsiquiatria1087 3 ปีที่แล้ว +2

    Que negra divina !!!! Meu sonho conhecer essa mulher !!!

  • @marketingdigital7392
    @marketingdigital7392 4 ปีที่แล้ว +2

    Meu deus tanto tempo e essa música ainda vive na minha bahia é cultura é negro é a porta toda amoooo minha energia q vem desse povo orgulhooooo. Muito axé pra vcs

  • @midianmidian6811
    @midianmidian6811 4 ปีที่แล้ว +5

    Um dia desço aquele pelorim cantando OLODUM e dançando. Orgulho de ser neta de negra. Tá no sangue meu povo

  • @harenogueira3086
    @harenogueira3086 5 ปีที่แล้ว +4

    Isso ai sim, é musica baiana!!!!!!

  • @rafaelanos9088
    @rafaelanos9088 3 หลายเดือนก่อน

    Alguém tem vídeo do Beto do Carmo?