Atividades físicas tendo fibromialgia é quase impossível, até porque todo movimento repetitivo no outro dia torna se uma dor no corpo, como se estivesse apanhado de pau, então eu acho esse relato que precisa ter atividade física, o Dr. Precisa sentir na pele essa dor pra indicar tal atividade
Só pra constar, tô com Dr Drauzio e não abro! O Dr é a voz da razão nesse país cheio de figura pública maluca e inconsequente. Continue se pronunciando sempre!
Drauzio só é herói até o dia que ele errar aí vão cair mantando o cara, por isso que não acredito nesse povo que idólatra muito alguém pq ficam cegos pra certas coisas. Obs: gosto muito do Drauzio e acho super importante os vídeos dele mais não acho a voz da razão, ele é humano e erra como qualquer um.
Ñ era sedentária, isso ñ impediu a fibromialgia na minha vida. Sofro com muitas dores e qdo tento me exercitar pior o mais. Sinto câimbra pelo corpo todo. E dormir uma noite inteira é luxo.
Eu a mesma coisa. Fazia pilates e dança, tive que parar pq não suportava mais. Não tinha energia e vivia com dores, pensei que fosse só cansaço pelo excesso de atividades.
A alguns anos não sei o que é acordar sem dor. Não fui diagnosticada com fibromialgia. Parei até de dizer que tenho dores, é cansativo ter alguém por perto sempre com dor.
Muito bom esse vídeo! Já cansei de ouvir que eu preciso "tratar a minha cabeça" se eu quero melhorar. Que eu preciso ter mais fé em Deus...que não é tanto assim...só quem sente dor é esse cansaço extremo sabem o que é.
"Alongamentos é menos eficiente" com certeza só na opinião dele porque alogamentos e mobilizações passivas são muitos bem recebidas. Façam mais massagem também para alívio das dores e incômodos. Recomendo massagem clássica, pedras quentes e an-má.
Minha mãe tem essa doença há anos! Ela disse que sente muitas dores e no tempo frio é pior! Tem época que ela fica de cama! Eu e meu pai falamos muitas vezes que é exagero, ela diz que ninguém a entende, porém só quem sente sabe ... Sucessos! Parabéns pelo vídeo! Já encaminhei no grupo da família! 🙋🏻♀️😘👏💪🥰💖💎
VOCÊ SENTE DOR NO PEITO? SE N SENTE PEÇO PARA VOCÊ NÃO RECLAMAR, NÃO É NEM A DOR EM SI É A SENSAÇÃO DE QUE VAI MORRER, PIOR QUE JÁ FIZ ATÉ ELETROCARDIOGRAMA PENSANDO QUE ERA O CORAÇÃO.
Eu sinto td isso , dps q tive o covid os sintonas pioram , mas ainda nao viu diagnostigada todas as veses q vou ao clinico eles passam analgesicos. E mendan pra casa
Maravilhoso o vídeo, se puderem façam mais sobre Fibromialgia pois é um tema novo e até desconhecido por muitos médicos. Tenho aprendido muito pesquisando e falando com outros pacientes. Eu acredito que tenho desde criança e ninguém descobria o que era. Fiz vários exames a vida toda, achavam que era anemia, coração e nada dava. Sempre fui considerada uma menina preguiçosa e cansada por causa dos sintomas. Aos 24 anos descobri que não tava pirando e sim era Fibromialgia. Obrigada Dr Drauzio por sempre inovar.
Eu sinto uma dor estranha desde criança, eu achava q era dor de crescimento( comum em crianças) mas agora com 20 anos continuo sentindo essa msm dor. Ai fica a dúvida, dps de adulta não era pra eu sentir essa “ dor de crescimento” pq ocorre em crianças. Oq eu sinto é uma dor enjoadinha, ela é suportável mas parece n ter fim. Mas eu não sinto pelo corpo todo, as vzs são nas pernas, ou então em algum dos meus braços e na lombar. Com você é assim tbm?
Tenho essa doença infernal, diagnosticada já há alguns meses, e ouvir informação de qualidade é muito tranquilizador, especialmente depois de passar anos "no escuro" até descobrir finalmente o que era. Excelente entrevista.
Muito esclarecer! Tive o diagnóstico de fibromialgia em 2009. Levei um tempão para aceitar. Hj, com exercícios, consigo viver sem medicação. Além dos exercícios, a psicanálise me ajudou a compreender meus gatilhos de dor. Nas crises, hidroterapia é o que me salva. Não é fácil, mas dá para seguir a vida com a doença.
Só quem tem sabe o q e a fibromialgia...😭 Tenho uma dor nos pés que já fiz tudo enquanto é exame,não dá nada,e quando trabalho muito ,tenho apagão e sensação de febre.tenho q descansar 3 dias p voltar a trabalhar.
Há leis trabalhistas (ainda) que te garantem tratamento diferenciado se de fato esse problema te tira tanta produtividade. Sugiro procurar saber e tentar levá-las a prática.
É difícil mesmo, a família não entendi que eu estou sentindo dor porque não dar nada nos exames, falam que é psicólogo, resolvi ignorar pra poder seguir com a vida, e ignorar muitas até a dor, tento fazer de conta que não estou sentindo nada pra poder trabalhar. .Mas tem dias que até choro de tanta dor e tenho que sofrer escondido porque a família não está nem aí pra mim mesmo, faço de tudo pra melhorar, aí tenho que tomar remédio não tem jeito.
Às vezes, pensamos em desistir de algo que queremos por essas coisas serem cheias de obstáculos, mas a vida é feita de superações e conquistas. No meio de cada conquista vêm as decepções, as brigas, os problemas, as dores e o sofrimento, mas é necessário passar por todos esses obstáculos. Seja forte e enfrente seus problemas, abandoná-los não vai resolver nada. A fraqueza é a desculpa dos covardes!
*Ótimo tema, Dr. DRAUZIO VARELLA, para que os pacientes lembrem que DORES NO CORPO têm várias possíveis causas e inúmeros fatores associados e não apenas infecção por coronavírus. Também para lembrar que MANTER ATIVIDADE FÍSICA e SONO ADEQUADO é muito importante SEMPRE.* Obrigada. Abraços democráticos solidários, 📖 Sônia 🕊
Sofro de fibromialgia desde a infância. Sempre que paro a medicação acabo voltando, pois fico muito mal. Além das dores no corpo, do sono ruim, tive durante toda vida sonhos nos quais estou incapacitada de me manter em pé e andar por dores e fraqueza muscular. Horrível.
Tomo venlafaxina para as dores e outro antidepressivo para angústia. Doses baixas. Como meu sono só fez piorar com o tempo, e já tenho sessenta anos, tomo ainda uma dose tbm pequena de indutor. Não resolvem, mas ajudam. Agora, sem sair de casa, não tenho feito todo o exercício de que necessito, mas faço limpeza na casa e relaxamento induzido . Dá para seguir bastante bem. Sem os medicamentos fica impossível.
@@julierock1980 eu também me recusei no início mas vi que era necessário, porque não aguentava tanta dor . Estou tomando ante depressivo a quase 1 mês!
Olá Dr. Drauzio e Dr. Roberto. Sou portadora dessa condição há aproximadamente um ano e meio. Tive situações variadas que foram de tratamentos medicamentosos, fisioterapia, pilates, massoterapia, acupuntura sem sucesso. A melhora mais significativa foi obtida com uma nutricionista funcional baseada nos meus exames fizemos alterações alimentares, a exclusão fármaco do tratamento (tramol, paracetamol, pregabalina e amitriptilina), e a inclusão da suplementação, além da atividade física acompanhada por um profissional que tem conhecimento de recondicionamento nesta condição. Um dia após o outro.. tendo consciência do caminho que percorri até aqui sei o que a fibromialgia é 30% fármaco ou suplementação dependendo do que surtir efeito e 70% de você (fazer exercícios, se alimentar corretamente, e procurar recondicionar a mente a uma situação de paz).
Muito obrigada pelo teu comentário! Tb tenho fibromialgia e não quero utilizar a medicação, pois tanto a minha mãe quanto a tia dela, tb diagnosticadas, hj são pessoas com dependência à medicação. Mas não sabia se estava correta na minha resistência ao uso de medicações. E vc me mostrou k é possível. Vou procurar esse caminho.
É difícil, né, quando os parentes confiam mais num médico na tv do que na própria parente que tem a doença já diagnosticada. Eu vivo explicando os sintomas, as sensações, limitações, etc., mas às vezes os parentes fazem comentários que me dão a certeza de que tudo o que eu expliquei sobre a fibro não serviu para nada... :/
@@lucianas.ribeiro TENHO 15 ANOS, TENTO NÃO RECLAMAR MAIS É INEVITÁVEL SAI DO NADA, DIZEM QUE EU SÓ VIVO COM DOR QUE É FRESCURA, NEM TRISTE EU FICO, FICO LOGO PUTO.
Apresentou ótimas explicações, bem didático, fácil de entender. Só pecou no quesito Fisioterapia, dizer: "fisioterapia nem tanto" aí não. Se esse médico ler mais sobre fisioterapia verá que está enganado, pois existem recursos que aumentam o limiar de dor do paciente, sem contar na mais famosa atuação da fisio no quesito melhorar as dores desses pacientes quando é trabalhado na hidroterapia em água aquecida. Vários pacientes relatam melhora de suas dores e conseguem realizar muito mais exercícios quando trabalhado dentro da água aquecida.
É possível ter episódios de fibromialgia espaçados, tenho essa dor que anda pelo corpo, a primeira vez que senti tinha 9 anos e foi diagnosticado como desidratação. Isso continuou acontecendo na adolescência era bem esporádico 1, 2 vezes no ano. Agora doí várias vezes ao mês.
Eu sinto as dores no corpo todo , fisgadas dolorosas , e dores horríveis na coluna. Sempre acontece quando estou em crise de ansiedade, tem meses que não sinto nada mas quando tô em crise e horrível
Tenho certeza que tenho essa doença, fui diagnosticada com a Atm e no exame deu que a causa e uma doença crônica, agora vou passar no reumatologista para saber a causa das dores, só Deus sabe o quanto que sofro com essas dores, mas ainda assim não desisto, faço musculação de segunda a sábado, faço levantamento de pesos básicos e não vou me render para essas doenças
Eu tenho, e sou um daqueles casos em que a atividade física faz muita diferença, medicação nunca me deu nenhuma melhora, e meu estado emocional pesa muito no meu estado. Eu tinha muita fadiga e descobri que minha B12 era baixíssima, e depois que tratei senti melhora também das dores. Eu lido em com a fibromialgia, tem dias piores, mas eu sei que eles passam, e tento me manter saudável.
Tenho dor meses pontos, distúrbios sim emocionais e dor que só Jesus pode mim ajudar, pois tomo remédios que termina ocasionando outros problema, f ui diagnostica em 2013 de impor diante tem dias que estou bem tem dias q nem da cama consigo levantar.
Meu Deus doutor muito obrigado vc falou te o que eu sinto e o que minha família precisa fazer muito obrigada...E obrigado Dr Dráuzio Varella por esse assunto no seu canal isso é muito importante..pra todos nós que sofremos essa doença
Olá sou paciente com fibromialgia sinto dores diárias minha muscula são muito dolorosas a fadiga então nem se fala mais o q me deixa mais doente é a falta de sono não durmo e quando levanto meu Deus parece q algo tão pesado passou por cima de mim é complicado conviver com tantas dores fora o caso emocional, tem dia q os pontos principais de dores são terríveis é muito complicado fora é o preconceito q sentimos de outras pessoa q olham pra vc e diz essa aí sente tudo isso com esse corpo com essa cara é muito triste só quem sabe de dores somos nós portadores da fibromialgia.
Gostei do vídeo Dr Drauzio mas faltou perguntar o mais básico: O que é e quais os sintomas da Fibromialgia. A fibromialgia é uma doença relativamente nova e muitos não a conhecem ou tem dúvidas sobre oq realmente ela é. Sugiro editar o vídeo esclarecendo no começo o q é e quais os sintomas gerais da doença.
Você me desculpe mas isso de "não tem motivo pra ta numa cadeira de rodas" é ridículo! Apesar de ser "especialista" na reumatologia e na doença claramente falta realmente ouvir seus pacientes e a comunidade de pessoas com fibromialgia como um todo. Sim, a fibromialgia "não causa deformidade muscular", mas a dor e a fadiga são de um nível que podem diminuir e muito sua mobilidade! Posso lhe garantir que meu corpo não se importa se meus musculos não estão realmente deformados quando não consigo ficar em pé por mais de 1 minuto sem resultar em muita dor e desconforto, além da maravilhosa fadiga! Para contexto já sou diagnosticada a 5 anos e tenho apenas 21 anos, e , apesar de jovem sofro muito com problemas de energia e dor. Apesar de ainda não utilizar por enquanto, no futuro uma bengala por exemplo, ou até uma cadeira de rodas caso seja necessário (!), pode se mostrar muito útil e me ajudar com minha dor e cansaço. Pessoas com fibromialgia, assim como várias outras pessoas que também sofrem com outras doenças crônicas, utilizam essas ferramentas como cadeiras de rodas para poupar energia que seria gastada ao andar e ficar em pé na esperança de restar o bastante para as outras atividades do dia, além de sim, tem várias horas que também simplesmente não conseguimos andar por causa da dor. Por favor, não diminua nossas experiências enquanto pessoas que sofrem com essa doença. Não precisamos de mais pessoas dizendo que estamos exagerando, muito menos da boca de um especialista num canal em que eu considerava tão confiável como o do Dráuzio Varella.
Oi, tudo bem? meu nome é Miqueias e eu estou sentindo uns sintomas estranhos e queria conversar com alguém que tem essa doença pra mim ver se tenho ela. Se puder conversar cmg, me passa seu whats ou instagran por favor
Concordo com você plenamente e o pior é que olham pra você e vêem uma pessoa que parece saudável e pensam que o que vc tem é preguiça e falta de vontade, quando na verdade se está fazendo um esforço enorme para funcionar durante o dia. Eu descobri a minha doença quando voltando do horário do almoço para o trabalho eu tinha uma fadiga tão grande e as dores generalizadas estavam no seu auge. Não pude voltar ao trabalho. E eu adoro o meu trabalho. Depois eu percebi que fazia um tempo que tinha cansaço e dor. As vezes tenho que tomar diclofenaco com codeína para levantar da cama. Na verdade, as dores generalizadas e crônicas me causam uma depressão. É terrível!!
Eu creio que minha dor da fibramalgia e na cabeça, quando me estresso. É boto problemas na cabeça negativa. As vezes tenho muito sono quando relaxo os músculos.
Oi Dráuzio! Será que um dia vou ver um vídeo seu sobre espondiloartrite? Tenho espondilite anquilosante e sinto muita falta de informações sobre a doença. Abraços e continue com o ótimo trabalho!
Geralmente sinto mais dor nas mudanças climáticas e quando está mais quente me sinto mais inchada/pesada e fica difícil ate andar as pernas principalmente doem muito; quando está mais frio sinto meu corpo mais enrijecido e fica difícil andar também as pernas ficam bem fracas. A dor é suportável mas constante, em alguns momentos essas dores se intensificam me deixando bem mais fraca, isso acontece geralmente quando não estou muito bem comigo mesma. Convivo com a fibro há 9 anos, o laudo saiu aos 14 anos de idade, e ainda hoje é muito difícil ouvir algumas pessoas desinformadas dizendo que isso não existe ou que "ah eu tenho mas só dor na mão". É muito bom e importante conhecer um pouco mais sobre a síndrome e entender que você não está sozinho nessa jornada e saber também que a fibromialgia reage de formas diferentes de pessoa pra pessoa, os sintomas aparecem de forma gradativa em alguns e em outros nem aparecem. Que o mundo possa ter mais empatia com os fibromiálgicos, não é fácil conviver mas é possível! Obrigada por uma explicação plausível e confortante!
Cara, que bom ver um homem falando sobre a fibromialgia, a maioria esmagadora de pessoas com fibromialgia são mulheres... Estou sofrendo a muitos anos e acabei de ser diagnosticado... Primeiro apareceu um hipotireoidismo e desde então, com o passar do tempo a fibromialgia... Estou querendo muito "virar a chave" e tentar sair do sedentarismo e viver melhor. Quanto a dieta carnívora, você é a segunda pessoa que vejo falar sobre, onde posso me informar melhor? Sucesso pra ti!
No pré menstrual passo uma semana na cama com dores na lombar e parestesia nas mãos. Felizmente descobri em 2008 depois de uma peregrinação. Mas tem períodos em q estou melhor. Depois do início do período pandêmico, a Fibro chegou bombardeando.
Passei por clínico, ortopedista, neuro, mas foi o psiquiatra que me diagnosticou com fibromialgia. Vou iniciar as medicações prescritas, e estou muito esperançosa em relação ao tratamento. Não aguento mais viver com dor!
@@Sosolinda-4910 estou com sindrome do intestino irritavel, que segue essa linha de fibromialgia. Sinto dores diárias, já tentei de tudo que é coisa, e nada resolve. Falta só o remédio psiquiátrico. Vou partir pra ele, seu comentário me deu esperança. Você toma qual antidepressivo? Obrigado por responder
Lana! Concordo com seu comentário. O profissional foi infeliz na colocação de suas palavras! Ano passado,fiquei por 03 dias sem consegui caminhar por conta de perda de força da lombar e pernas ,a dor se intensificou de tal forma ,que pareceu ter dado um forte no nos músculos impedindo o trânsito de energia. Temos que nos preparar psicologicamente, pois ,ainda ouviremos de muita gente ,inclusive médicos, o que ouvimos nesse vídeo.sabemos que , a dor é subjetiva, só quem sofre sabe o quanto está sofrendo!estudos e consultório, jamais farão com que o profissional sinta a dor que está nos atormentando. E pode ser que alguém tenha quadro de dor e não sinta tanto quanto "eu",daí que pessoa vai anunciar por aí, que sou exagerada!sim !repito,a dor é subjetiva!
Doi o tempo todo, una doença que tira até a nossa autoestima, tudo dói, tenho sensibilidade a tudo, até um tempo com braço levantado(10segundos) ja sinto dor 😢. Uma faxina pra mim é tormento, levo uma semana pra limpar (faxina) na minha casa, pq preciso de tempo
Estou muito bem com a vida, e até a fibromialgia eu suportaria melhor se não fosse a espondilite que os médicos demoraram muito pra diagnosticar. Dr. Dráuzio, eu já disse que te amo hoje? 😍 Um ótimo dia para o senhor. ❤
Tenho dores desde criança me falavam q era a dor do crescimento, quando virei adulta os médicos diziam q não tinha nada, até q recebi o diagnóstico de fibromialgia, de uns tempos pra cá a dor está ficando pior, mas não me imcapacita em nada, não deixo isso me dominar.
Isso é uma afirmação ou pergunta? Pq já li tudo pra ve se alguém falava nas dores osseas, sem ser articulações e não via ninguém falando a não ser vc. Eu sinto muito dos sintomas da fibromialgia, incluindo dores no crânio, tipo aperto, dores nos ossos do meu corpo em qualquer parte. Dor no osso mesmo, e não no musculo. Inclusive trmho medo de ser até coisa pior do que a fibro...
Tenho dor continua e fortes me impede de tudo 😢faço todo esforço impossível para fazer tudo que preciso 😢só diz que dá saber quem sofre 😢pior outros não entendem é pior que uma ferida exposta 🥹 todos crêem pq vê 😢😭😭
É conhecendo esses problemas que eu descubro o quanto sou privilegiado, sou quase 100% saudável, só uma rinite e uma enxaqueca de vez em nunca, me afetam, não vou num hospital desde os 9 anos por causa da asma que tinha, tudo bem que tenho um histórico familiar que ajuda, mas meu privilégio é ser tão saudável não fazendo por onde, tenho que pensar em começar a fazer...
Está dor é só prá quem passa mesmo uma coisa sem explicação eu tenho... já tomei medicação fez exames não deu nada.. Más é uma coisa que só prá quem passa mesmo..
Eu já tive isso. Ocorre quando a pessoa faz muito exercício durante muito tempo, depois a pessoa pára de fazer o exercício durante alguns meses, ai num belo dia o músculo decide doer. Eu senti pontadas de dor bem forte na perna poucos meses depois que parei de ir na academia.
Exatamente, fui diagnosticada aos 40 anos, porém sempre tive muita sensibilidade a dor, ao simples toque, meus pontos cruciais qdo estou na crise: cervical, escapula, antebraço, e joelhos, só por Deus
É muito difícil! Tentei começar ir para o trabalho de bicicleta, 30 minutos, bem devagar. Mas a minha lombar, que era uma área que não sentia dor tão intensa passou a parecer estar deslocada 😭. Não aguentei continuar. Já fiz 2 sessões de liberação miofacial, e nada! Fui uma semana e estou há uns 5 dias tentando me recuperar.
Sinto dores progressiva de menor intensidade para maior intensidade, meu peito é músculo fica rígido e começa apertar é doer demais todos os movimentos , mas descobri por acidente que o remédio calmasym no terceiro dia de uso a dor vai embora , incrível, ao parar de tomar esse remédio a dor volta em torno no sétimo dia , mas se eu mantenho o uso do calmasym diario tenho uma qualidade de vida incrível.
Olá Dr. Dráuzio. Tive há alguns meses o diagnóstico de polimialgia reumática. É , também um sofrimento indescritível.. Achei muito parecido com a fibromialgia, ao ver o vídeo. Mas é uma doença rara, com pouquíssimos estudos, e crônica. Gostaria de ver um vídeo seu sobre o assunto. se for possível. Obrigada
Dr. Aconselho a colocar data e hora em seus vídeos para que assistir, saiba quando foi gravado. Nesse cenário em que as informações podem ficar obsoletas rapidamente, acredito que seria importante. Parabéns pelo trabalho.
Drauzio o Sr. é maravilhoso, meus pais te acompanham desde que eu era pequeno! O que também me conforta é saber que a Fibromialgia pode ser amenizada com excelente Alimentação 🍌🥑🍠🍎🍐
Oi, tudo bem? meu nome é Miqueias e eu estou sentindo uns sintomas estranhos e queria conversar com alguém que tem essa doença pra mim ver se tenho ela. Se puder conversar cmg, me passa seu whats ou instagran por favor
Boa doutror Dráuzio eu tenho fibromialgia e alguns anos e preciso deixar de comer muitas coisas que eleva a gordura no corpo principalmente carne de porco e produtos embutidos. Fiquei quase um ano sem senti muita dor mas agora ta doendo muito. E uma dor que anda pelo corpo e terrivel
Eu estava bem o dia todo, do nada a noite começou a esfriar, está 23 graus. Me deu uma fraqueza, não foi nem dores, foi fraqueza, no corpo todo. Será que é fibromialgia
Sinto umas dores intramusculares como uma espécie de queimaçao. Sempre tem início na região do músculo do ombro. Como se um pedaço de brasa estivesse dentro do músculo, bem perto do osso. Acontece nos dois ombros e vem descendo pela parte detrás do braço pelo cotovelo até o antebraço. Junto a dor tive também uma sensação de hipersensibilidade. Normalmente a dor fica só nos ombros, mas nos casos mais fortes desce pelo braço e um vezes senti como se toda a área esquerda do peito estivesse queimando. Achei até estava infartando ou algo assim. Momentos depois passou. Nesse mesmo período comecei e ter uma sensação de fraquesa nas pernas e braço esquerdo embora na prática (andando e pegando coisas) nada acontecesse que confirmasse. Apenas uma sensação persistia. Achei que estivesse com alguma doença degenerativa, mas os médicos que consultei me disseram que não, embora a razão das dores e sensação não houvessem determinado. Fui no clínico geral, fui no reumatologista e num neurologista que me receitara um remédio, acho um tioo de vitamina. Nesse momento as dores e sensação de fraqueza já estava mais brandas então não sei dizer se o remédio teve algum efeito no momento, mas tudo passou. Nem sei a quanto tempo tenho isso, mas sei que já faz uns bons anos. Acho que nunca tive momentos como os vim a ter agora, mas uma coisa que é constante são essas idas e voltas.
@@marianalopes6967 Oi! Sério mesmo? Já chegou a receber algum diagnóstico? Da vez em fui no médico as dores haviam passado. Como disse, tenho isso já faz um bom tempo, mas as dores haviam passado não corri mais atrás. Sei lá, tenho isso a tanto tempo... As são muito fortes as vezes, incomoda muito, mas não chega a ser algo que debilite e é sempre o mesmo. Vai e volta. Só procurei médico, pois foi a primeira vez que tive um ataque forte como o me fez pensar que ia infartar, tinha pesquisado esse sintoma está associado. Quero logo do que se trata e ver se há algum tratamento. Cheguei a marcar um consulta logo começou quarentena e preferi não ir. Teria uma sala de espera com muita gente. Sei lá, chegar com uma doença e sair com duas. Tenho isso a mil anos. Se fosse pra morrer já teria morrido. Talvez nem seja tão má idéia.
@@marianalopes6967 Minha amiga dê uma olhada nessa "Síndrome de fasciculação benigna". Na Wiki, foi o que o neurologista falou muito provavelmente é o que eu tenho já os testes clínicos não apontaram nada sério.
Tenho hipotireoidismo de Hashimoto a minha reumatologista mandou fazer exame de sangue para ver se é por isso que as crises estão tão intensas. Por quê isso acontece?
Atividades físicas tendo fibromialgia é quase impossível, até porque todo movimento repetitivo no outro dia torna se uma dor no corpo, como se estivesse apanhado de pau, então eu acho esse relato que precisa ter atividade física, o Dr. Precisa sentir na pele essa dor pra indicar tal atividade
Concordo contigo é dor o tempo todo sem parar
Eles falam pra fazer atividades físicas, eu já tentei. Tive uma crise horrível. Nem os médicos sabem como nós ajudar
Eu fiz fisioterapia um dia,levei uma semana para me recuperar.Nao conseguia esticar o braço 😢
Infelizmente é surreal essa doença, eu também não aguento nem fazer caminhada 😢
@@nanni8701les dixem que ajuda, mas agora agor eu to é parando de fazer, por quenso sinto dor.
Só quem sente a dor, que sabe! Doe a alma 🙏🏻
Só pra constar, tô com Dr Drauzio e não abro! O Dr é a voz da razão nesse país cheio de figura pública maluca e inconsequente. Continue se pronunciando sempre!
Será?
Poxa como vc é lucida concordo com vcs genero numero e frau 😘
@@marluceroque7436 Será?
Drauzio só é herói até o dia que ele errar aí vão cair mantando o cara, por isso que não acredito nesse povo que idólatra muito alguém pq ficam cegos pra certas coisas.
Obs: gosto muito do Drauzio e acho super importante os vídeos dele mais não acho a voz da razão, ele é humano e erra como qualquer um.
@@valeriasaldanha4015 Perfeito.
Ñ era sedentária, isso ñ impediu a fibromialgia na minha vida. Sofro com muitas dores e qdo tento me exercitar pior o mais. Sinto câimbra pelo corpo todo. E dormir uma noite inteira é luxo.
Também nunca fui sedentária e também estou com essa doença
Eu também, eu malhava todo dia, quando desenvolvi essa doença do nada.Por isso não acredito que fibromialgia se resolve malhando
Tbm
Eu a mesma coisa. Fazia pilates e dança, tive que parar pq não suportava mais. Não tinha energia e vivia com dores, pensei que fosse só cansaço pelo excesso de atividades.
A alguns anos não sei o que é acordar sem dor. Não fui diagnosticada com fibromialgia. Parei até de dizer que tenho dores, é cansativo ter alguém por perto sempre com dor.
Vc sente muita dor na coluna? Tipo uma dor enjoativa? E tipo, tem meses que não sente nada tipo um ciclo que vai e passa ?
Vai no médico rapaz! Reumatologista ou cínico geral.
@@lidianecoelho8374😊85😊
@@lidianecoelho8374😊85
É uma doença bem chata e realmente , a gente acaba ouvindo " é frescura" ou " nossa vc só reclama de dor "...
É O que mais ouvi.
Minha namor tem
Bem aasim
Muito bom esse vídeo!
Já cansei de ouvir que eu preciso "tratar a minha cabeça" se eu quero melhorar. Que eu preciso ter mais fé em Deus...que não é tanto assim...só quem sente dor é esse cansaço extremo sabem o que é.
"Alongamentos é menos eficiente" com certeza só na opinião dele porque alogamentos e mobilizações passivas são muitos bem recebidas. Façam mais massagem também para alívio das dores e incômodos. Recomendo massagem clássica, pedras quentes e an-má.
Minha mãe tem essa doença há anos! Ela disse que sente muitas dores e no tempo frio é pior! Tem época que ela fica de cama! Eu e meu pai falamos muitas vezes que é exagero, ela diz que ninguém a entende, porém só quem sente sabe ... Sucessos! Parabéns pelo vídeo! Já encaminhei no grupo da família! 🙋🏻♀️😘👏💪🥰💖💎
Meu marido diz que não sou forte o suficiente...
@@RamosCintia só quem sente sabe, só quem está passando por isso na pele sabe! Desejo melhoras. 🙋🏻♀️😘
Pra mim, a dor não é forte. Ela é suportável. Mas ela não para. É o tempo todo. Isso que me acaba.
Be Melo sim, eu também acho isso uó. faz mais de um ano que tô sentindo dores sem parar. e o diagnóstico ainda veio depois que começou.
Be melo, onde você sente dor exatamente ❓
Você sente alteração na temperatura corporal ❓
@@_PENSAMENTOS Principalmente no trapézio, lombar, costelas, braços e mãos. Temperatura normal.
VOCÊ SENTE DOR NO PEITO? SE N SENTE PEÇO PARA VOCÊ NÃO RECLAMAR, NÃO É NEM A DOR EM SI É A SENSAÇÃO DE QUE VAI MORRER, PIOR QUE JÁ FIZ ATÉ ELETROCARDIOGRAMA PENSANDO QUE ERA O CORAÇÃO.
@@capitaolampiao9534 Sinto há quase uma década. Mas a causa não é a fibro. É depressão e ansiedade.
Sou fisioterapeuta e a hidroterapia é fantástica para estes pacientes
Muito obrigada pela dica. Sofro há mais de decada
vou pesquisar, valeu
Infelizmente não tem em todos os lugares e quando tem fica a dúvida se é mesmo hidroterapia ou apenas hidroginástica normal.
Meu sonho é acordar um dia e perceber q ñ tenho mais dor. Só quem sofre é q sabe o quanto é difícil ter fibromialgia.
Vc encontrou um caminho ? Me sinto perdida eu nao tomo nada do vitamina D nao aguento mais tanta dor
Muito obrigado! Não é fácil conviver com a fibromialgia e a informação é algo valioso para nós...
Eu sinto td isso , dps q tive o covid os sintonas pioram , mas ainda nao viu diagnostigada todas as veses q vou ao clinico eles passam analgesicos. E mendan pra casa
Eu sofro muito cara,vejo o preconceito com nós homens muito grande.Quem quiser conversar manda aí.
@@RenatoOliveira-eh9fc tenho 20 anos. E é horrível isso
@@RenatoOliveira-eh9fc vamos fazer um grupo de whats,
@Eduardo Matos eu acho que não é pq é rara, mas as vezes nós homens nao procuramos ajuda médica. Preconceito...
Maravilhoso o vídeo, se puderem façam mais sobre Fibromialgia pois é um tema novo e até desconhecido por muitos médicos. Tenho aprendido muito pesquisando e falando com outros pacientes. Eu acredito que tenho desde criança e ninguém descobria o que era. Fiz vários exames a vida toda, achavam que era anemia, coração e nada dava. Sempre fui considerada uma menina preguiçosa e cansada por causa dos sintomas. Aos 24 anos descobri que não tava pirando e sim era Fibromialgia. Obrigada Dr Drauzio por sempre inovar.
Eu sinto uma dor estranha desde criança, eu achava q era dor de crescimento( comum em crianças) mas agora com 20 anos continuo sentindo essa msm dor. Ai fica a dúvida, dps de adulta não era pra eu sentir essa “ dor de crescimento” pq ocorre em crianças. Oq eu sinto é uma dor enjoadinha, ela é suportável mas parece n ter fim. Mas eu não sinto pelo corpo todo, as vzs são nas pernas, ou então em algum dos meus braços e na lombar. Com você é assim tbm?
Dr Heymann,trabalhei 10 anos com seu pai e sua mãe, você tinha 18 anos , parabéns pelo seu desenvolvimento profissional.
Tenho essa doença infernal, diagnosticada já há alguns meses, e ouvir informação de qualidade é muito tranquilizador, especialmente depois de passar anos "no escuro" até descobrir finalmente o que era. Excelente entrevista.
Muito esclarecer! Tive o diagnóstico de fibromialgia em 2009. Levei um tempão para aceitar. Hj, com exercícios, consigo viver sem medicação. Além dos exercícios, a psicanálise me ajudou a compreender meus gatilhos de dor. Nas crises, hidroterapia é o que me salva. Não é fácil, mas dá para seguir a vida com a doença.
É uma dor que não tem fim.
Só quem tem sabe o q e a fibromialgia...😭
Tenho uma dor nos pés que já fiz tudo enquanto é exame,não dá nada,e quando trabalho muito ,tenho apagão e sensação de febre.tenho q descansar 3 dias p voltar a trabalhar.
Claudia Vieira Cruz sou igual. Trabalho 50 min, descanso 40... e por aí vai.
@@joycefontan3643 te entendo....😔
Há leis trabalhistas (ainda) que te garantem tratamento diferenciado se de fato esse problema te tira tanta produtividade. Sugiro procurar saber e tentar levá-las a prática.
@@alancosta4760 sei não viu...sou empreendedor individual e acho muito difícil conseguir alguma coisa...☹️
Também tenho essa dor crônica no pé, mas existe um problema nas minhas articulações...mas a fibromialgia piora a dor
Causa fraqueza muscular, sim🤔
Um cansaço esgotador 🤔
Parace uma gripe forte🤔
Nesse exato momento estou assim😥
Exatamente
É difícil mesmo, a família não entendi que eu estou sentindo dor porque não dar nada nos exames, falam que é psicólogo, resolvi ignorar pra poder seguir com a vida, e ignorar muitas até a dor, tento fazer de conta que não estou sentindo nada pra poder trabalhar. .Mas tem dias que até choro de tanta dor e tenho que sofrer escondido porque a família não está nem aí pra mim mesmo, faço de tudo pra melhorar, aí tenho que tomar remédio não tem jeito.
Eu sinto muito
espero que vc esteja sendo mais acolhida(o)
Às vezes, pensamos em desistir de algo que queremos por essas coisas serem cheias de obstáculos, mas a vida é feita de superações e conquistas. No meio de cada conquista vêm as decepções, as brigas, os problemas, as dores e o sofrimento, mas é necessário passar por todos esses obstáculos. Seja forte e enfrente seus problemas, abandoná-los não vai resolver nada.
A fraqueza é a desculpa dos covardes!
*Ótimo tema, Dr. DRAUZIO VARELLA, para que os pacientes lembrem que DORES NO CORPO têm várias possíveis causas e inúmeros fatores associados e não apenas infecção por coronavírus. Também para lembrar que MANTER ATIVIDADE FÍSICA e SONO ADEQUADO é muito importante SEMPRE.*
Obrigada.
Abraços democráticos solidários,
📖 Sônia 🕊
Momento que o Drauzio falou meu nome quase cai da cama 🧡🧡😱😱😱😱
Bom, graças a Deus nos fios de cabelo eu ainda não senti dor, porém começando pelo couro cabeludo até o couro dos pés 😭😭😭😭😭😭
Sofro de fibromialgia desde a infância. Sempre que paro a medicação acabo voltando, pois fico muito mal. Além das dores no corpo, do sono ruim, tive durante toda vida sonhos nos quais estou incapacitada de me manter em pé e andar por dores e fraqueza muscular. Horrível.
Pode ser falta de ferro ... Melhor ver um nutricionista
O que vc toma?
Porque o remédio que o médico me receitou, me recuso a tomar
Tomo venlafaxina para as dores e outro antidepressivo para angústia. Doses baixas. Como meu sono só fez piorar com o tempo, e já tenho sessenta anos, tomo ainda uma dose tbm pequena de indutor. Não resolvem, mas ajudam. Agora, sem sair de casa, não tenho feito todo o exercício de que necessito, mas faço limpeza na casa e relaxamento induzido . Dá para seguir bastante bem. Sem os medicamentos fica impossível.
@@julierock1980 eu também me recusei no início mas vi que era necessário, porque não aguentava tanta dor . Estou tomando ante depressivo a quase 1 mês!
Obrigada aos Doutores por tantos esclarecimentos. Eu como portadora de Fibromialgia, fico muito grata!!! 🙏
Olá Dr. Drauzio e Dr. Roberto.
Sou portadora dessa condição há aproximadamente um ano e meio.
Tive situações variadas que foram de tratamentos medicamentosos, fisioterapia, pilates, massoterapia, acupuntura sem sucesso.
A melhora mais significativa foi obtida com uma nutricionista funcional baseada nos meus exames fizemos alterações alimentares, a exclusão fármaco do tratamento (tramol, paracetamol, pregabalina e amitriptilina), e a inclusão da suplementação, além da atividade física acompanhada por um profissional que tem conhecimento de recondicionamento nesta condição.
Um dia após o outro.. tendo consciência do caminho que percorri até aqui sei o que a fibromialgia é 30% fármaco ou suplementação dependendo do que surtir efeito e 70% de você (fazer exercícios, se alimentar corretamente, e procurar recondicionar a mente a uma situação de paz).
Muito obrigada pelo teu comentário! Tb tenho fibromialgia e não quero utilizar a medicação, pois tanto a minha mãe quanto a tia dela, tb diagnosticadas, hj são pessoas com dependência à medicação. Mas não sabia se estava correta na minha resistência ao uso de medicações. E vc me mostrou k é possível. Vou procurar esse caminho.
Obg Dr. Mostrei o vídeo pra minha mãe e ela finalmente acreditou😅 e olha que já sou diagnosticada.
É difícil, né, quando os parentes confiam mais num médico na tv do que na própria parente que tem a doença já diagnosticada.
Eu vivo explicando os sintomas, as sensações, limitações, etc., mas às vezes os parentes fazem comentários que me dão a certeza de que tudo o que eu expliquei sobre a fibro não serviu para nada... :/
@@lucianas.ribeiro TENHO 15 ANOS, TENTO NÃO RECLAMAR MAIS É INEVITÁVEL SAI DO NADA, DIZEM QUE EU SÓ VIVO COM DOR QUE É FRESCURA, NEM TRISTE EU FICO, FICO LOGO PUTO.
Apresentou ótimas explicações, bem didático, fácil de entender. Só pecou no quesito Fisioterapia, dizer: "fisioterapia nem tanto" aí não. Se esse médico ler mais sobre fisioterapia verá que está enganado, pois existem recursos que aumentam o limiar de dor do paciente, sem contar na mais famosa atuação da fisio no quesito melhorar as dores desses pacientes quando é trabalhado na hidroterapia em água aquecida. Vários pacientes relatam melhora de suas dores e conseguem realizar muito mais exercícios quando trabalhado dentro da água aquecida.
Dr. Drauzio. Muoto obrigada pelos esclarecimentos que o reumatologista nos trouxe. Deus o ilumine sempre!
Nossa, que medico simplista sobre o problema!
É possível ter episódios de fibromialgia espaçados, tenho essa dor que anda pelo corpo, a primeira vez que senti tinha 9 anos e foi diagnosticado como desidratação. Isso continuou acontecendo na adolescência era bem esporádico 1, 2 vezes no ano. Agora doí várias vezes ao mês.
Descobriu o que era?
Drauzio nosso héroe!!! Te amamos
Eu sinto as dores no corpo todo , fisgadas dolorosas , e dores horríveis na coluna. Sempre acontece quando estou em crise de ansiedade, tem meses que não sinto nada mas quando tô em crise e horrível
Perfeito
Tenho certeza que tenho essa doença, fui diagnosticada com a Atm e no exame deu que a causa e uma doença crônica, agora vou passar no reumatologista para saber a causa das dores, só Deus sabe o quanto que sofro com essas dores, mas ainda assim não desisto, faço musculação de segunda a sábado, faço levantamento de pesos básicos e não vou me render para essas doenças
Dr Drauzio, excelente.
Muito obrigado pela orientação.
Exatamente assim! É mto triste!!!... 😭
Eu tenho, e sou um daqueles casos em que a atividade física faz muita diferença, medicação nunca me deu nenhuma melhora, e meu estado emocional pesa muito no meu estado. Eu tinha muita fadiga e descobri que minha B12 era baixíssima, e depois que tratei senti melhora também das dores. Eu lido em com a fibromialgia, tem dias piores, mas eu sei que eles passam, e tento me manter saudável.
Ola! Poderia me ajudar ? Qual B12 vc tomou ?
Tenho dor meses pontos, distúrbios sim emocionais e dor que só Jesus pode mim ajudar, pois tomo remédios que termina ocasionando outros problema, f ui diagnostica em 2013 de impor diante tem dias que estou bem tem dias q nem da cama consigo levantar.
Meu Deus doutor muito obrigado vc falou te o que eu sinto e o que minha família precisa fazer muito obrigada...E obrigado Dr Dráuzio Varella por esse assunto no seu canal isso é muito importante..pra todos nós que sofremos essa doença
Olá sou paciente com fibromialgia sinto dores diárias minha muscula são muito dolorosas a fadiga então nem se fala mais o q me deixa mais doente é a falta de sono não durmo e quando levanto meu Deus parece q algo tão pesado passou por cima de mim é complicado conviver com tantas dores fora o caso emocional, tem dia q os pontos principais de dores são terríveis é muito complicado fora é o preconceito q sentimos de outras pessoa q olham pra vc e diz essa aí sente tudo isso com esse corpo com essa cara é muito triste só quem sabe de dores somos nós portadores da fibromialgia.
Gostei do vídeo Dr Drauzio mas faltou perguntar o mais básico: O que é e quais os sintomas da Fibromialgia. A fibromialgia é uma doença relativamente nova e muitos não a conhecem ou tem dúvidas sobre oq realmente ela é. Sugiro editar o vídeo esclarecendo no começo o q é e quais os sintomas gerais da doença.
Ele falou no final do vídeo. Que é uma sindrome de amplificação da dor.
Você me desculpe mas isso de "não tem motivo pra ta numa cadeira de rodas" é ridículo! Apesar de ser "especialista" na reumatologia e na doença claramente falta realmente ouvir seus pacientes e a comunidade de pessoas com fibromialgia como um todo. Sim, a fibromialgia "não causa deformidade muscular", mas a dor e a fadiga são de um nível que podem diminuir e muito sua mobilidade! Posso lhe garantir que meu corpo não se importa se meus musculos não estão realmente deformados quando não consigo ficar em pé por mais de 1 minuto sem resultar em muita dor e desconforto, além da maravilhosa fadiga! Para contexto já sou diagnosticada a 5 anos e tenho apenas 21 anos, e , apesar de jovem sofro muito com problemas de energia e dor. Apesar de ainda não utilizar por enquanto, no futuro uma bengala por exemplo, ou até uma cadeira de rodas caso seja necessário (!), pode se mostrar muito útil e me ajudar com minha dor e cansaço. Pessoas com fibromialgia, assim como várias outras pessoas que também sofrem com outras doenças crônicas, utilizam essas ferramentas como cadeiras de rodas para poupar energia que seria gastada ao andar e ficar em pé na esperança de restar o bastante para as outras atividades do dia, além de sim, tem várias horas que também simplesmente não conseguimos andar por causa da dor.
Por favor, não diminua nossas experiências enquanto pessoas que sofrem com essa doença. Não precisamos de mais pessoas dizendo que estamos exagerando, muito menos da boca de um especialista num canal em que eu considerava tão confiável como o do Dráuzio Varella.
Perfeito!
Obrigado pelo seu relato
E algo inexplicavel ...triste
Oi, tudo bem? meu nome é Miqueias e eu estou sentindo uns sintomas estranhos e queria conversar com alguém que tem essa doença pra mim ver se tenho ela. Se puder conversar cmg, me passa seu whats ou instagran por favor
Concordo com você plenamente e o pior é que olham pra você e vêem uma pessoa que parece saudável e pensam que o que vc tem é preguiça e falta de vontade, quando na verdade se está fazendo um esforço enorme para funcionar durante o dia.
Eu descobri a minha doença quando voltando do horário do almoço para o trabalho eu tinha uma fadiga tão grande e as dores generalizadas estavam no seu auge. Não pude voltar ao trabalho. E eu adoro o meu trabalho.
Depois eu percebi que fazia um tempo que tinha cansaço e dor.
As vezes tenho que tomar diclofenaco com codeína para levantar da cama.
Na verdade, as dores generalizadas e crônicas me causam uma depressão.
É terrível!!
Muito obrigado, doutores! Ótimas questões.
Eu creio que minha dor da fibramalgia e na cabeça, quando me estresso. É boto problemas na cabeça negativa. As vezes tenho muito sono quando relaxo os músculos.
Obrigada aos doutores!!
Oi Dráuzio!
Será que um dia vou ver um vídeo seu sobre espondiloartrite?
Tenho espondilite anquilosante e sinto muita falta de informações sobre a doença.
Abraços e continue com o ótimo trabalho!
Geralmente sinto mais dor nas mudanças climáticas e quando está mais quente me sinto mais inchada/pesada e fica difícil ate andar as pernas principalmente doem muito; quando está mais frio sinto meu corpo mais enrijecido e fica difícil andar também as pernas ficam bem fracas. A dor é suportável mas constante, em alguns momentos essas dores se intensificam me deixando bem mais fraca, isso acontece geralmente quando não estou muito bem comigo mesma.
Convivo com a fibro há 9 anos, o laudo saiu aos 14 anos de idade, e ainda hoje é muito difícil ouvir algumas pessoas desinformadas dizendo que isso não existe ou que "ah eu tenho mas só dor na mão".
É muito bom e importante conhecer um pouco mais sobre a síndrome e entender que você não está sozinho nessa jornada e saber também que a fibromialgia reage de formas diferentes de pessoa pra pessoa, os sintomas aparecem de forma gradativa em alguns e em outros nem aparecem.
Que o mundo possa ter mais empatia com os fibromiálgicos, não é fácil conviver mas é possível!
Obrigada por uma explicação plausível e confortante!
Você está idêntica a mi
😢
Muito esclarecedor doutor!!! 👏🏻👏🏻👏🏻
Adorei as perguntas muito bom
Obrigada pelos exclarecimentos Dr. muito válido pra mim 🙏🏼
Fiz uma consulta com um clínico geral,e quando relatei que tinha recebido diagnóstico de fibromialgia,ele disse “não acredito em fibromialgia “
nao doi nele ne kkkkk se tivesse um dia de fibro ia acreditar rapidinho
Dieta carnívora me ajudou! Estou longe de estar curado, mas o peso da existência está mais suportável.
Cara, que bom ver um homem falando sobre a fibromialgia, a maioria esmagadora de pessoas com fibromialgia são mulheres... Estou sofrendo a muitos anos e acabei de ser diagnosticado... Primeiro apareceu um hipotireoidismo e desde então, com o passar do tempo a fibromialgia... Estou querendo muito "virar a chave" e tentar sair do sedentarismo e viver melhor. Quanto a dieta carnívora, você é a segunda pessoa que vejo falar sobre, onde posso me informar melhor? Sucesso pra ti!
No pré menstrual passo uma semana na cama com dores na lombar e parestesia nas mãos. Felizmente descobri em 2008 depois de uma peregrinação. Mas tem períodos em q estou melhor. Depois do início do período pandêmico, a Fibro chegou bombardeando.
Nem sempre quem tem fibromialgia é sedentário, conheço pessoas muito dadas a exercícios físicos e contrariam a fibromialgia
Eu sou uma...treino a quase 10 anos e acabei de ser diagnosticada.
entrevista muito esclarecedora!! obrigada por trazer a informação pra "fora" do âmbito acadêmico ❤
Bom dia Dr obrigado pela explicação adorei este vídeo
Passei por clínico, ortopedista, neuro, mas foi o psiquiatra que me diagnosticou com fibromialgia. Vou iniciar as medicações prescritas, e estou muito esperançosa em relação ao tratamento. Não aguento mais viver com dor!
Você melhorou?
@@GregorydeAlmeida muito!!! 100%? Não! Mas confesso que estou muito bem e estou com uma vida "quase normal"!
@@Sosolinda-4910 estou com sindrome do intestino irritavel, que segue essa linha de fibromialgia. Sinto dores diárias, já tentei de tudo que é coisa, e nada resolve. Falta só o remédio psiquiátrico. Vou partir pra ele, seu comentário me deu esperança. Você toma qual antidepressivo? Obrigado por responder
Não conhecia essa doença o Dr. prestando serviço para nós 🌍🌎🌏🏁🇧🇷🚥🚦
Lana! Concordo com seu comentário. O profissional foi infeliz na colocação de suas palavras!
Ano passado,fiquei por 03 dias sem consegui caminhar por conta de perda de força da lombar e pernas ,a dor se intensificou de tal forma ,que pareceu ter dado um forte no nos músculos impedindo o trânsito de energia.
Temos que nos preparar psicologicamente, pois ,ainda ouviremos de muita gente ,inclusive médicos, o que ouvimos nesse vídeo.sabemos que , a dor é subjetiva, só quem sofre sabe o quanto está sofrendo!estudos e consultório, jamais farão com que o profissional sinta a dor que está nos atormentando. E pode ser que alguém tenha quadro de dor e não sinta tanto quanto "eu",daí que pessoa vai anunciar por aí, que sou exagerada!sim !repito,a dor é subjetiva!
Doi o tempo todo, una doença que tira até a nossa autoestima, tudo dói, tenho sensibilidade a tudo, até um tempo com braço levantado(10segundos) ja sinto dor 😢. Uma faxina pra mim é tormento, levo uma semana pra limpar (faxina) na minha casa, pq preciso de tempo
Estou muito bem com a vida, e até a fibromialgia eu suportaria melhor se não fosse a espondilite que os médicos demoraram muito pra diagnosticar. Dr. Dráuzio, eu já disse que te amo hoje? 😍 Um ótimo dia para o senhor. ❤
A menstruação é a pior parte da minha vida ...mas com o meu esforço tenho fé que isso vai passar
A corrida é o meu remédio para FM. Virei maratonista. Amo correr agora.
Vi bastante perguntas interessantes nós comentários.Podia nós responder...
Tenho dores desde criança me falavam q era a dor do crescimento, quando virei adulta os médicos diziam q não tinha nada, até q recebi o diagnóstico de fibromialgia, de uns tempos pra cá a dor está ficando pior, mas não me imcapacita em nada, não deixo isso me dominar.
As suas dores são sentidas nos ossos ou no musculo?
Aa dores são também no crânio, na parte posterior do corpo, nas mãos e pés, nos ossos do tórax etc...
Eu sinto muita dor de cabeça e dormência na cabeça e na face tbm, uma dor em queimação e pontadas
Isso é uma afirmação ou pergunta? Pq já li tudo pra ve se alguém falava nas dores osseas, sem ser articulações e não via ninguém falando a não ser vc. Eu sinto muito dos sintomas da fibromialgia, incluindo dores no crânio, tipo aperto, dores nos ossos do meu corpo em qualquer parte. Dor no osso mesmo, e não no musculo. Inclusive trmho medo de ser até coisa pior do que a fibro...
Sinto pontadas tipo agudas, e fincadas, ardência tbm em estilo pontada no corpo todo. Sai de um lugar, vai p outro.
Tenho dor continua e fortes me impede de tudo 😢faço todo esforço impossível para fazer tudo que preciso 😢só diz que dá saber quem sofre 😢pior outros não entendem é pior que uma ferida exposta 🥹 todos crêem pq vê 😢😭😭
É conhecendo esses problemas que eu descubro o quanto sou privilegiado, sou quase 100% saudável, só uma rinite e uma enxaqueca de vez em nunca, me afetam, não vou num hospital desde os 9 anos por causa da asma que tinha, tudo bem que tenho um histórico familiar que ajuda, mas meu privilégio é ser tão saudável não fazendo por onde, tenho que pensar em começar a fazer...
PARABÉNS AMIGO, TENHO APENAS 15 ANOS SINTO DORES A CADA MINUTO, PRINCIPALMENTE NO PEITO E TÓRAX, É HORRÍVEL.
Está dor é só prá quem passa mesmo uma coisa sem explicação eu tenho... já tomei medicação fez exames não deu nada..
Más é uma coisa que só prá quem passa mesmo..
Fale sobre a doença de Lúpus, por favor! Conheço pessoas que tem e não entendo muito bem o que é
Eu já tive isso. Ocorre quando a pessoa faz muito exercício durante muito tempo, depois a pessoa pára de fazer o exercício durante alguns meses, ai num belo dia o músculo decide doer. Eu senti pontadas de dor bem forte na perna poucos meses depois que parei de ir na academia.
Concordo
Boa noite Dr Drauzio, gostaria de agradecer seu trabalho porque ele é excelente.
Exatamente, fui diagnosticada aos 40 anos, porém sempre tive muita sensibilidade a dor, ao simples toque, meus pontos cruciais qdo estou na crise: cervical, escapula, antebraço, e joelhos, só por Deus
@@mariacristinasousa6369 Desejo muita saúde pra vc, um abraço.
Parabéns e muito obrigado, Dr. Drauzio.
Eu acordo com dor, durmo com dor,😥sou melhorou n decorrer do dia , cuando começo circular meu dia dia
Vídeo incrível!!!Muito obrigado!
Só conheci essa doença em 2017 com uma idosa que trabalhei,mais uma que pa exames são um absurdo $$$$$
Essa doença é horrível, minha mãe sofre horrores com isso, o pior são as pessoas que acham ser exagero da parte dela.
É muito difícil! Tentei começar ir para o trabalho de bicicleta, 30 minutos, bem devagar. Mas a minha lombar, que era uma área que não sentia dor tão intensa passou a parecer estar deslocada 😭. Não aguentei continuar. Já fiz 2 sessões de liberação miofacial, e nada! Fui uma semana e estou há uns 5 dias tentando me recuperar.
Sinto dores progressiva de menor intensidade para maior intensidade, meu peito é músculo fica rígido e começa apertar é doer demais todos os movimentos , mas descobri por acidente que o remédio calmasym no terceiro dia de uso a dor vai embora , incrível, ao parar de tomar esse remédio a dor volta em torno no sétimo dia , mas se eu mantenho o uso do calmasym diario tenho uma qualidade de vida incrível.
Olá Dr. Dráuzio. Tive há alguns meses o diagnóstico de polimialgia reumática. É , também um sofrimento indescritível.. Achei muito parecido com a fibromialgia, ao ver o vídeo. Mas é uma doença rara, com pouquíssimos estudos, e crônica. Gostaria de ver um vídeo seu sobre o assunto. se for possível. Obrigada
Excelente esses dois médicos.
Dr. Aconselho a colocar data e hora em seus vídeos para que assistir, saiba quando foi gravado. Nesse cenário em que as informações podem ficar obsoletas rapidamente, acredito que seria importante.
Parabéns pelo trabalho.
Drauzio o Sr. é maravilhoso, meus pais te acompanham desde que eu era pequeno!
O que também me conforta é saber que a Fibromialgia pode ser amenizada com excelente Alimentação 🍌🥑🍠🍎🍐
Oi, tudo bem? meu nome é Miqueias e eu estou sentindo uns sintomas estranhos e queria conversar com alguém que tem essa doença pra mim ver se tenho ela. Se puder conversar cmg, me passa seu whats ou instagran por favor
Me ajudou muito
A Fadiga é pra mim bem mais difícil que a dor , porque fico sem energia pra nada , então fico tensa é claro a dor piora .
Dr Drauzio por favor fala sobre ESPONDILITE ANQUILOSANTE. Obrigada
Boa doutror Dráuzio eu tenho fibromialgia e alguns anos e preciso deixar de comer muitas coisas que eleva a gordura no corpo principalmente carne de porco e produtos embutidos. Fiquei quase um ano sem senti muita dor mas agora ta doendo muito. E uma dor que anda pelo corpo e terrivel
Eu estava bem o dia todo, do nada a noite começou a esfriar, está 23 graus. Me deu uma fraqueza, não foi nem dores, foi fraqueza, no corpo todo. Será que é fibromialgia
É horrível, só quem tem sabe!
Bom dia doutor Drauzio manda um abraço para Mg!!!
Vídeo muito esclarecedor !!
Obrigado pelo vídeo.
E verdade so quem sente a dor que sabe!
Obrigada. Muito bom o vídeo. Esclarecedor
A dor já faz parte da minha rotina
Sinto umas dores intramusculares como uma espécie de queimaçao. Sempre tem início na região do músculo do ombro. Como se um pedaço de brasa estivesse dentro do músculo, bem perto do osso. Acontece nos dois ombros e vem descendo pela parte detrás do braço pelo cotovelo até o antebraço. Junto a dor tive também uma sensação de hipersensibilidade. Normalmente a dor fica só nos ombros, mas nos casos mais fortes desce pelo braço e um vezes senti como se toda a área esquerda do peito estivesse queimando. Achei até estava infartando ou algo assim. Momentos depois passou. Nesse mesmo período comecei e ter uma sensação de fraquesa nas pernas e braço esquerdo embora na prática (andando e pegando coisas) nada acontecesse que confirmasse. Apenas uma sensação persistia. Achei que estivesse com alguma doença degenerativa, mas os médicos que consultei me disseram que não, embora a razão das dores e sensação não houvessem determinado. Fui no clínico geral, fui no reumatologista e num neurologista que me receitara um remédio, acho um tioo de vitamina. Nesse momento as dores e sensação de fraqueza já estava mais brandas então não sei dizer se o remédio teve algum efeito no momento, mas tudo passou. Nem sei a quanto tempo tenho isso, mas sei que já faz uns bons anos. Acho que nunca tive momentos como os vim a ter agora, mas uma coisa que é constante são essas idas e voltas.
Eu sei exatamente do que você está falando
@@marianalopes6967 Oi! Sério mesmo? Já chegou a receber algum diagnóstico? Da vez em fui no médico as dores haviam passado. Como disse, tenho isso já faz um bom tempo, mas as dores haviam passado não corri mais atrás. Sei lá, tenho isso a tanto tempo... As são muito fortes as vezes, incomoda muito, mas não chega a ser algo que debilite e é sempre o mesmo. Vai e volta. Só procurei médico, pois foi a primeira vez que tive um ataque forte como o me fez pensar que ia infartar, tinha pesquisado esse sintoma está associado.
Quero logo do que se trata e ver se há algum tratamento. Cheguei a marcar um consulta logo começou quarentena e preferi não ir. Teria uma sala de espera com muita gente. Sei lá, chegar com uma doença e sair com duas. Tenho isso a mil anos. Se fosse pra morrer já teria morrido. Talvez nem seja tão má idéia.
As suas palavras são as minhas, você conseguiu amenizar ou se curar meu amigo?
@@marianalopes6967 Minha amiga dê uma olhada nessa "Síndrome de fasciculação benigna". Na Wiki, foi o que o neurologista falou muito provavelmente é o que eu tenho já os testes clínicos não apontaram nada sério.
Eu sinto isso 😢
Tenho hipotireoidismo de Hashimoto a minha reumatologista mandou fazer exame de sangue para ver se é por isso que as crises estão tão intensas.
Por quê isso acontece?
Obrigado DR DRAUSIO vc me representa 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏