Meu amigo , tente saber sobre santo Agostinho e santo tomas de Aquino e tantos outros , como também santo Anselmo , que provaram que fé e razão não são contrárias umas as outras como muitas pessoas pensam .
@@jaym8927 Aristóteles diz que o homem naturalmente deseja conhecer, mas essa coisa não pode ser o bem passageiro ,o que claramente não sacia a alma humana,(Platão provou a alma) , este bem deve ser eterno porque a alma é eterna e este, seria a felicidade, ora felicidade eterna é exatamente o que chamamos Deus. Outra coisa, a fé está fundada na razão sem a qual dificilmente seria uma fé profunda.
@@fmonteir Conversa pra boi dormir essa sua. Eu não tou falando sobre trocar "MANEL" com letra maiúscula pra "manel' com letra minúscula. Eu tou falando em substituir "raíz por terra". Se liga!
Não. Existem muitas referências de livros e histórias ao longo da Bíblia que os historiadores não têm acesso. Até porque é esperado mesmo que não tenhamos acesso já que esses documentos se perdem facilmente com o tempo.
Para fazer um Tratado obviamente que seja preciso fazer uma coleta de dados. Lucas era um historiador. Obviamente que ele precisava hostoricizar os fatos. No entanto, a inspiração existe, visto que Lucas se valeu das Ecrituras de Marcos e Paulo. E ele por andar nas missões com Paulo, relatou muitos fatos também.
Pelo que eu li na Bíblia ele não era historiador, era médico. E ele não léu escrituras de Paulo, só de Marcos e da fonte Q. De Paulo, supostamente, ele coletou relatos. Com esse material teria escrito o Evangelho e os Atos.
Primeiro que não fazemos a menor ideia de quem escreveu o texto atribuído a Lucas. Segundo que Marcos também não foi inspirado. Foi um registro das tradições orais que circulavam na época.
@@fabianoescher149o texto atribuído a Lucas não menciona o autor em absolutamente nenhum momento. Qualquer tentativa de atribuição é especulação pura.
Mas no livro de atos, que é a continuação do evangelho de Lucas, algumas passagens são narradas em 1ª pessoa, sendo necessário que fosse alguém que estivesse com ele e descobrimos em Colossenses e Filemon que o nome provável era Lucas.
Seria possível, vocês analisarem o necronomico, são Cipriano e etc. Livros e religiões ou seitas, que tecnicamente possuam rituais nos quais você teria contato com seres de outros planos, e se possível executar os tais rituais de invocação. Seria uma experiência interessante na minha opinião e também trazer aí mais informações sobre outras crenças.
Igual a história do ET de Varginha... Um monte de versões sobre o suposto fato mas ET que é bom nada. Mas é a Bíblia inteira em si é sem dúvida uma boa leitura, contém muitos concelhos sensatos e práticos para os dias atuais, além de uma fonte de ânimo e esperança pra quem à encara como tal. Assim como outras obras não cristãs. É claro que uma dose de sensatez e bom discernimento cai bem.
É, o problema está na definição de inspiração utilizada. O cristianismo vai crer em um "ambiente de inspiração", ou seja, crê que Deus guiou a história para que o livro seja escrito. O pessoal da live explica muito bem e falam muita coisa verdadeira, mas tem um espantalho na parte em que dizem "Deus preferiu preservar Lucas para escrever"
a história do evangelho de lucas foi escrita pelos pais da igreja católica Romana,mas tudo que passou na história do mundo inteiro foi escrita por Deus o criador desde da criação do mundo, até o nosso Dias que estão passando hoje dia!!!!!!!!❤❤❤❤😢😢😢😢😮😮😮😮😂😂😂😂😅😅😅😅❤❤❤❤❤❤❤❤
O Evangelho de Lucas é fantástico, ele relata que foi atrás das testemunhas oculares para fazer uma narrativa mais detalhada da história,em nenhum fala de inspiração, ele disse"os fatos que recentemente aconteceram"partes dele é do Evangelho de Mateus, isso não tem nenhum problema,o novo testamento ou testemunho é cheio de locais,lugares,muito detalhado,o livro de atos também, escrito por Lucas também.
@@Alessandro-fb3ii em nenhum evangelho há uma nota do autor prometendo entregar um material inspirado ao ponto de se igualar com a Torah (pentateuco). O novo testamento foi sendo reconhecido como inspirado ao ponto de ser costurado junto do pentateuco, escritos (salmos, proverbios, eclesiastes...) e profetas muito depois da morte dos seus autores
@joaopmatos7791 Não entendi seu comentário com relação ao que escrevi! Tanto o Evangelho de Lucas e o livro de Atos dos apóstolos são obras primas do Cristianismo, agora, inspirados pelo espírito santo vai da fé de cada um ,eu acredito!
Vocês não observam que Henrique é historiador, e de repente a visão teológica dele esteja errada? A visão dele é de historiador. Falta de prova não quer dizer que tal coisa não exista. A grande questão é que a pessoa precisa investigar mais. Outra coisa: muita coisa não temos domínio no século XXI. Outra coisa: entender a Bíblia em perspectiva somente Ocidental é bem perigoso.
De forma prática sim, mas para quem crê ela foi inspirada sim. Não significa que foi psicografia, mas que o autor sagrado quando foi motivado a escrever, sua inspiração, veio de Deus ainda que isso não esteja explicitado no texto. Pois relatam a história da salvação.
A Bíblia é "um" livro com mais originais de qualquer outro livro ou documentação. É o livro mais impresso. É o livro mais escrutinado. Todo mundo fala dele... Fiquem a vontade de darem o foco em o que se quiser dar o foco.
@diegopinheiro8860 Nossa que incrível, muda muito este meu erro... O foco foi dizer que aqui "tem um erro incrível"... E não tem nada a ver, se tá escrito assim ou assado. Entendeu ou quer desenhinho?
Tudo que existe nesse livro Bíblia, foi escrito por homens perturbados em seu tempo, confusos em suas necessidades, e sofrendo de crises existenciais por não ter nada pra fazer 🖐🏿
Acompanho os canais TH-cam de ambos. Instruídos e bem informados. Só que agora é moda de ateísmo nas redes sociais... Religião tem história. Fé não se debate, temos fé ou não. Cada autor de texto bíblico tem época e estilo. A Inspiração Divina é a mesma.
@@hazok4351 conheço a modinha do ateísmo. Fui ateu durante duas décadas.... Perdi meu tempo.... Hoje superei esta fase. O Eterno teve paciência comigo. Não me preocupo com religião. Pois religião nenhuma salva. É isso. Paz!
@@leonardodemagalhaensliteratura só quis apontar que as duas são modas e o argumento é inválido. Algo pode ser moda e ser verdade e algo pode ser moda e ser falso. Boa sorte na sua vida, o importante é você estar bem acreditando em Deus, deuses, nenhum deus, espíritos, astrologia, unicórnios ou duendes.
O que está em debate não é fé e sim a origem dos documentos. Uma coisa é teologia, outra é história. Aliás religiosos odeiam debates que os contrariem.
Não creio que duas pessoas inteligentes não consigam enxergar o motivo de se dizer que a Bíblia é inspirada... Mas foi feito assim, assado, de um jeito, de outro jeito... Qual o impacto disso na mensagem da Bíblia?? Nenhum.
Precisa ser inteligente pra entender que a bíblia não é inspirada ? 😂😂 Ninguém tem a intenção de "impactar" a mensagem da bíblia seja ela qual for, entende!!
@@mdls_kid o seu comentário é super coerente né ? O senhor da coerência, fala da inteligência das pessoas para perceber a tal inspiração, depois já fala.de impactos em.mensagem. super coerente 😁😁
Nada disso é novidade para nenhum seminarista de teologia. A teologia explicitamente sabe que as fontes dos autores bíblicos foram documentos, testemunhos orais, registros históricos, entre outros. A inspiração é no acontecimento, na mensagem e nas idéias do evangelho, desta forma, o texto em si não é tão importante.
Como o texto não importa se ele é a única base dos ensinamentos? Não há registro histórico de Jesus nem da maioria dos personagens bíblicos exceto a própria bíblia
Creio que Deus existe e que a bíblia é um conjunto de relatos imperfeitos, poemas e reflexões, porque feita por humanos, que narra acontecimentos históricos sobre um povo que chegou perto de contactar o eterno. Ademais, é o compilado de mensagens do verbo (logus) do eterno, o qual visitou a sua própria criação. O texto em si não é importante, o que é verdadeiramente importante é a mensagem: algo tão supremo e soberano se manifestou, entre diversos povos, também para os hebreus, depois o seu logus (verbo) eterno visitou a terra, habitou entre nós, manifestou o evangelho humanista e divino do amor e graça.
Fui pastor evangélico por 30 anos na Igreja do Evangelho Quadrangular, e na minha experiência vi um Deus imaginário da Bíblia, fantasioso, lerdo, injusto, que não controla a natureza, que deixa crianças nascerem aleijadas, que não proteje e não livra ninguém, que existiu apenas um Jesus histórico, e que existem muitas contradiçoes na bíblia. Me cansei de procurar e confiar nesse Deus. Hoje sou ateu e vivo muito mais feliz.
Triste relato. Creio que Deus existe e que a bíblia é um relato imperfeito, porque humano, que narra acontecimentos históricos sobre um povo que chegou perto de contactar o eterno, bem como acerca das mensagens do verbo (logus) do eterno, o qual visitou a sua própria criação.
O primeiro erro talvez seja pensar em Deus agindo como um homem, que precisa explicar e dar sentido pra tudo. A forma como Deus pensa e age somos incapazes de entender.
Deus não existe Nenhum religioso percebi mas na bíblia não fala de uns Deus e sim varios Deus Passagem nossa semelhança Etc Cada um tem direito de acreditar no quiser Mas pra mim é difícil acreditar nessas coisas não tem nada haver Na bíblia diz Se vc precisar de qualquer coisa apenas tenha fé me pessa que farei para glorificar o nome do pai qualquer coisa Então isso não acontece No máximo oq acontece alguma conhecidencia que o religioso ja acha que é Deus mas não passa conhecidencia Pois tenta um cego um alejado etc Pedi pra ver não acontece nada Varias pessoas que sabe que a bíblia é falha diz que é falha pq foi homem que escreveu Então ai pergunto Não é inspiração de Deus o homem pode ser falho mas se Deus existe e inspirou o homem não era pra ser falha era pra ser perfeito pois seria um tal Deus escrevendo pela mão de alguns homens desculpa os religiosos mas pra mim não cola
ONÉSIMO ERA O ESCRAVO, Filemom era o senhor. Fico até envergonhado em citar essa referência, mais os brilhantes narradores de determinadas histórias esquecem mesmo de alguns pormenores, e isso é normal .
Que dupla! Ambos com uma mistura de serenidade, firmeza e ao mesmo tempo doçura. É um deleite ouvi-los.
Henrique é fera!
Parabéns pelo convidado Professor.
🪷✨
A forca do Cristianismo está na fé incondicional, a racionalidade passa longe.
Excelente vídeo !!!
Meu amigo , tente saber sobre santo Agostinho e santo tomas de Aquino e tantos outros , como também santo Anselmo , que provaram que fé e razão não são contrárias umas as outras como muitas pessoas pensam .
@@Custodia_Joseph além disso no judaísmo tem o Maimônides que conciliou de e razão usando lógica aristotélica no livro guia dos perplexos.
@@Custodia_JosephSão sim, provaram nada. A gente consegue pensar por conta própria ao invés de sacarlizar o que qualquer um desses tenha escrito.
@@jaym8927 Aristóteles diz que o homem naturalmente deseja conhecer, mas essa coisa não pode ser o bem passageiro ,o que claramente não sacia a alma humana,(Platão provou a alma) , este bem deve ser eterno porque a alma é eterna e este, seria a felicidade, ora felicidade eterna é exatamente o que chamamos Deus.
Outra coisa, a fé está fundada na razão sem a qual dificilmente seria uma fé profunda.
Amei a explicaçao, muito inteligente o Henrique é maravilhoso e junto com o Daniel que eu tbem admiro muitooo
Isso é só a ponta do iceberg, vai chegar um dia em que toda a bíblia será adaptada aos gostos dos cobradores de dízimo.
Teve tempo que era normal ter servos, a Bíblia até ensina como devem ser tratados. É natural que o entendimento da Bíblia se altere com o tempo
@@fmonteir Conversa pra boi dormir essa sua. Eu não tou falando sobre trocar "MANEL" com letra maiúscula pra "manel' com letra minúscula. Eu tou falando em substituir "raíz por terra". Se liga!
@@fmonteirUsaram a Bíblia até o século XIX para justificar a escravidão. E cristãos hoje parecem fingir que isso não ocorreu.
Vocês se preocupam demais com a bíblia, se ela for proibida , vocês irão continuar falando dela kkkkkk
@@marceliooliveira e isso já aconteceu?
No caso dos Livros e Anais que serviram de fonte para o Antigo Testamento, eles já foram encontrados pela arqueologia? Fica a pergunta.
Não. Existem muitas referências de livros e histórias ao longo da Bíblia que os historiadores não têm acesso. Até porque é esperado mesmo que não tenhamos acesso já que esses documentos se perdem facilmente com o tempo.
Para fazer um Tratado obviamente que seja preciso fazer uma coleta de dados. Lucas era um historiador. Obviamente que ele precisava hostoricizar os fatos. No entanto, a inspiração existe, visto que Lucas se valeu das Ecrituras de Marcos e Paulo. E ele por andar nas missões com Paulo, relatou muitos fatos também.
Pelo que eu li na Bíblia ele não era historiador, era médico. E ele não léu escrituras de Paulo, só de Marcos e da fonte Q. De Paulo, supostamente, ele coletou relatos. Com esse material teria escrito o Evangelho e os Atos.
Primeiro que não fazemos a menor ideia de quem escreveu o texto atribuído a Lucas.
Segundo que Marcos também não foi inspirado. Foi um registro das tradições orais que circulavam na época.
@@fabianoescher149o texto atribuído a Lucas não menciona o autor em absolutamente nenhum momento. Qualquer tentativa de atribuição é especulação pura.
Mas no livro de atos, que é a continuação do evangelho de Lucas, algumas passagens são narradas em 1ª pessoa, sendo necessário que fosse alguém que estivesse com ele e descobrimos em Colossenses e Filemon que o nome provável era Lucas.
Seria possível, vocês analisarem o necronomico, são Cipriano e etc.
Livros e religiões ou seitas, que tecnicamente possuam rituais nos quais você teria contato com seres de outros planos, e se possível executar os tais rituais de invocação.
Seria uma experiência interessante na minha opinião e também trazer aí mais informações sobre outras crenças.
Igual a história do ET de Varginha... Um monte de versões sobre o suposto fato mas ET que é bom nada.
Mas é a Bíblia inteira em si é sem dúvida uma boa leitura, contém muitos concelhos sensatos e práticos para os dias atuais, além de uma fonte de ânimo e esperança pra quem à encara como tal. Assim como outras obras não cristãs. É claro que uma dose de sensatez e bom discernimento cai bem.
É, o problema está na definição de inspiração utilizada. O cristianismo vai crer em um "ambiente de inspiração", ou seja, crê que Deus guiou a história para que o livro seja escrito. O pessoal da live explica muito bem e falam muita coisa verdadeira, mas tem um espantalho na parte em que dizem "Deus preferiu preservar Lucas para escrever"
As três maiores invenção do ser humano são:
1-Política
2-futebol
3- religião
Muito bom,
a história do evangelho de lucas foi escrita pelos pais da igreja católica Romana,mas tudo que passou na história do mundo inteiro foi escrita por Deus o criador desde da criação do mundo, até o nosso Dias que estão passando hoje dia!!!!!!!!❤❤❤❤😢😢😢😢😮😮😮😮😂😂😂😂😅😅😅😅❤❤❤❤❤❤❤❤
O Evangelho de Lucas é fantástico, ele relata que foi atrás das testemunhas oculares para fazer uma narrativa mais detalhada da história,em nenhum fala de inspiração, ele disse"os fatos que recentemente aconteceram"partes dele é do Evangelho de Mateus, isso não tem nenhum problema,o novo testamento ou testemunho é cheio de locais,lugares,muito detalhado,o livro de atos também, escrito por Lucas também.
@@Alessandro-fb3ii em nenhum evangelho há uma nota do autor prometendo entregar um material inspirado ao ponto de se igualar com a Torah (pentateuco). O novo testamento foi sendo reconhecido como inspirado ao ponto de ser costurado junto do pentateuco, escritos (salmos, proverbios, eclesiastes...) e profetas muito depois da morte dos seus autores
@joaopmatos7791
Não entendi seu comentário com relação ao que escrevi!
Tanto o Evangelho de Lucas e o livro de Atos dos apóstolos são obras primas do Cristianismo, agora, inspirados pelo espírito santo vai da fé de cada um ,eu acredito!
Nenhum livro da bíblia foi inspirado por Deus. Foram inspirados pelas tradições de povos antigos.
Então é mentira quando diz: Toda Escritura é divinamente inspirada por Deus? Paulo escrevendo a Timóteo?
Vocês não observam que Henrique é historiador, e de repente a visão teológica dele esteja errada? A visão dele é de historiador.
Falta de prova não quer dizer que tal coisa não exista. A grande questão é que a pessoa precisa investigar mais. Outra coisa: muita coisa não temos domínio no século XXI. Outra coisa: entender a Bíblia em perspectiva somente Ocidental é bem perigoso.
@@franciscoalves9476 Sim. É mentira, mitologia. Papel aceita tudo.
De forma prática sim, mas para quem crê ela foi inspirada sim. Não significa que foi psicografia, mas que o autor sagrado quando foi motivado a escrever, sua inspiração, veio de Deus ainda que isso não esteja explicitado no texto. Pois relatam a história da salvação.
E outra parte inspirada na necessidade de controle de reis e sacerdotes.
Não acredito em nada q homem escreveu pior a 2000 anos atrás
A Bíblia é "um" livro com mais originais de qualquer outro livro ou documentação. É o livro mais impresso. É o livro mais escrutinado. Todo mundo fala dele... Fiquem a vontade de darem o foco em o que se quiser dar o foco.
Gostei, é isso mesmo.
Não há originais da bíblia 😅😅.
Se vc tem compartilhe conosco😂😂.
Ninguém dá o "foco" ele aparece a medida que a burrice sai 😅😅😂
@diegopinheiro8860 Nossa que incrível, muda muito este meu erro... O foco foi dizer que aqui "tem um erro incrível"... E não tem nada a ver, se tá escrito assim ou assado. Entendeu ou quer desenhinho?
Fica realmente a dúvida. Inspiração Divina? Ou ideias de homens cultos daquela época?
Nenhum autor sagrado rinha consciência de que estavam sendo inspirados por Deus... Nenhum!
Tudo que existe nesse livro Bíblia, foi escrito por homens perturbados em seu tempo, confusos em suas necessidades, e sofrendo de crises existenciais por não ter nada pra fazer 🖐🏿
Acompanho os canais TH-cam de ambos. Instruídos e bem informados. Só que agora é moda de ateísmo nas redes sociais... Religião tem história. Fé não se debate, temos fé ou não. Cada autor de texto bíblico tem época e estilo. A Inspiração Divina é a mesma.
Religião também é moda, só que essas grandes que tinham poder político (cristianismo, islã, etc) e influencia duram centenas de anos.
@@hazok4351 conheço a modinha do ateísmo. Fui ateu durante duas décadas.... Perdi meu tempo.... Hoje superei esta fase. O Eterno teve paciência comigo. Não me preocupo com religião. Pois religião nenhuma salva. É isso. Paz!
@@leonardodemagalhaensliteratura só quis apontar que as duas são modas e o argumento é inválido. Algo pode ser moda e ser verdade e algo pode ser moda e ser falso. Boa sorte na sua vida, o importante é você estar bem acreditando em Deus, deuses, nenhum deus, espíritos, astrologia, unicórnios ou duendes.
🙏🙏🙏,graças a Deus.
O que está em debate não é fé e sim a origem dos documentos. Uma coisa é teologia, outra é história. Aliás religiosos odeiam debates que os contrariem.
Não creio que duas pessoas inteligentes não consigam enxergar o motivo de se dizer que a Bíblia é inspirada... Mas foi feito assim, assado, de um jeito, de outro jeito... Qual o impacto disso na mensagem da Bíblia?? Nenhum.
Precisa ser inteligente pra entender que a bíblia não é inspirada ? 😂😂
Ninguém tem a intenção de "impactar" a mensagem da bíblia seja ela qual for, entende!!
Precisa ser inteligente para ter bom senso até nas críticas.
@@diegopinheiro8860 E você não precisar acreditar que é, mas precisa ter coerência no que se critica.
@@mdls_kid o seu comentário é super coerente né ? O senhor da coerência, fala da inteligência das pessoas para perceber a tal inspiração, depois já fala.de impactos em.mensagem. super coerente 😁😁
@@diegopinheiro8860 Ah, Diego, entrastes na fila dos inteligentes que não enxergam?
Nada disso é novidade para nenhum seminarista de teologia. A teologia explicitamente sabe que as fontes dos autores bíblicos foram documentos, testemunhos orais, registros históricos, entre outros. A inspiração é no acontecimento, na mensagem e nas idéias do evangelho, desta forma, o texto em si não é tão importante.
Como o texto não importa se ele é a única base dos ensinamentos? Não há registro histórico de Jesus nem da maioria dos personagens bíblicos exceto a própria bíblia
Sim,mas eles acham que estão refutando tudo e a todos dizendo que "escondem"isso dos alunos kkkkkkkk
😂😂😂😂 falou coisa com coisa.
A imbecilidade nos comentários é incrível. Sei lá.
top Daniel, like like
Creio que Deus existe e que a bíblia é um conjunto de relatos imperfeitos, poemas e reflexões, porque feita por humanos, que narra acontecimentos históricos sobre um povo que chegou perto de contactar o eterno. Ademais, é o compilado de mensagens do verbo (logus) do eterno, o qual visitou a sua própria criação. O texto em si não é importante, o que é verdadeiramente importante é a mensagem: algo tão supremo e soberano se manifestou, entre diversos povos, também para os hebreus, depois o seu logus (verbo) eterno visitou a terra, habitou entre nós, manifestou o evangelho humanista e divino do amor e graça.
Se o texto não importa como saber dessas visitas divinas? Quem testemunhou E registrou?
Fui pastor evangélico por 30 anos na Igreja do Evangelho Quadrangular, e na minha experiência vi um Deus imaginário da Bíblia, fantasioso, lerdo, injusto, que não controla a natureza, que deixa crianças nascerem aleijadas, que não proteje e não livra ninguém, que existiu apenas um Jesus histórico, e que existem muitas contradiçoes na bíblia. Me cansei de procurar e confiar nesse Deus. Hoje sou ateu e vivo muito mais feliz.
Acho que você foi um pastor ateu, que sempre acreditou em si.
Triste relato. Creio que Deus existe e que a bíblia é um relato imperfeito, porque humano, que narra acontecimentos históricos sobre um povo que chegou perto de contactar o eterno, bem como acerca das mensagens do verbo (logus) do eterno, o qual visitou a sua própria criação.
O primeiro erro talvez seja pensar em Deus agindo como um homem, que precisa explicar e dar sentido pra tudo. A forma como Deus pensa e age somos incapazes de entender.
@@fmonteirmas então a história de que fomos feitos "a sua imagem e semelhança é outra balela"?
Ser a imagem de Deus não significa ser Deus, ou como Deus.
@@_LuizClaudio
Tem um vídeo do rabino Ron Chaya que se chama prova irredutível de que a Torah é de origem divina.
Que prova? Ele entrevistou Deus e o levou num podcast pra todo mundo ver?
@@stefanogatti7108 vai lá e veja. É uma profecia que se concluiu com riqueza de detalhes
coragem
Ele entrevistou Moisés? 😂
Deus não existe
Nenhum religioso percebi mas na bíblia não fala de uns Deus e sim varios Deus
Passagem nossa semelhança
Etc
Cada um tem direito de acreditar no quiser
Mas pra mim é difícil acreditar nessas coisas não tem nada haver
Na bíblia diz
Se vc precisar de qualquer coisa apenas tenha fé me pessa que farei para glorificar o nome do pai qualquer coisa
Então isso não acontece
No máximo oq acontece alguma conhecidencia que o religioso ja acha que é Deus mas não passa conhecidencia
Pois tenta um cego um alejado etc
Pedi pra ver não acontece nada
Varias pessoas que sabe que a bíblia é falha diz que é falha pq foi homem que escreveu
Então ai pergunto
Não é inspiração de Deus o homem pode ser falho mas se Deus existe e inspirou o homem não era pra ser falha era pra ser perfeito pois seria um tal Deus escrevendo pela mão de alguns homens desculpa os religiosos mas pra mim não cola
ONÉSIMO ERA O ESCRAVO, Filemom era o senhor. Fico até envergonhado em citar essa referência, mais os brilhantes narradores de determinadas histórias esquecem mesmo de alguns pormenores, e isso é normal .
Segundo o Espírito de Porco não foi o Espiriti Santo...
🤔
Vai chegar o dia da prestação contas e muitos vão lamentar, só que vai ser tarde demais.
essa história de juizo final foi inventada pelos reinos antigos pra meter medo na população e obedecerem calados
Vasco
1:04 👌😏