O Nintendo 64 foi pioneiro em alguns recursos que só a era 128 bits passou a usar com frequência : *Personagens com mãos e dedos *Canários tridimensionais com mundo aberto e sensação de distância *Sombras dinâmicas, além de sombreamento e efeitos de iluminação *Transparência na água e distorções provocadas por calor *Diferenças entre superfícies e locais submersos, estar mergulhado ou na superfície possuía uma diferença, e imerso, as distorções de profundidade. * Movimento labial dos personagens sincronizado com o áudio dublado. * Efeitos de neblina sincronizados com o passar dos dias e noites, criando efeitos atmosféricos e não simplesmente artifícios para esconder falhas * Possibilidade de aumentar ou diminuir a resolução em alguns jogos. E se com tudo isso, não houvessem alguns problemas de frame rate, o console teria tido um custo impagável. Com pouca ou muita memória rápida, algumas coisas impressionam, e a memória geral do aparelho com certeza auxiliava na execução de todos esses efeitos simultaneamente.
Eu ficava puto com ele, toda vez que eu ia alugar Zelda MM, o cara da locadora cobrava o aluguel do expasion como o aluguel de um jogo, e todas as locadoras faziam isso kkkkkkkk, pagava por dois mas eu só levava 1, me sentia o pica pau sendo tapeado kkkkkkkk.
Na real, é uma questão de investimento. A locadora comprou a expansão e não pode alugar? O valor da expansão não era muito diferente do valor dos próprios games na época.
@@sujirukifuja3459 concordo que eles investiram e deveriam alugar o cartão, mas cobrar o preço de um jogo era muito zoado, todas da minha região faziam isso, se cobrassem um valor simbólico, sei lá, já que na verdade o cartão vinha junto com o jogo, e como o próprio Ed falou poucos jogos exigiam a expansão para rodar, mas enfim cada um é cada um.
Ed, a memoria utilizada no N64 era a RAMBUS, como padrão ela exigia um fechamento de circuito, nas placas mães que utilizavam esse tipo de memória vendidas na época, vinham "JUMPERS" para fechar o circuito e vc encaixava no slot de memória vazio, por isso no N64 foi feito assim, era uma limitação da tecnologia da memória RAMBUS.
@@aperte eu queria muito que Jumper Pack fosse toshiragrm da Nintendo, pq aí se somaria a mais uma das tantas que ela já fez...kkkkkkk, mas infelizmente era uma "deficiencia" da tecnologia da memória.
@@lobodosmares007 a Rambus existe até hoje, mas não sei exatamente onde utilizam ela, acredito que seja mais para venda de patentes, pois não vejo suas memórias em computadores , vídeo games, etc. Lembro que na época havia problemas de alto custo na implantação, eu cheguei a montar Pentium 4 com RDRAM, mas o P4 eram um lixo e as RDRAM não faziam milagre, os Athlon eram bem melhores.
Nunca tive um, mas tinha jogos que precisavam dele como o Zelda: Majora's Mask e Perfect Dark, por isso eu sempre pegava o Expansion Pak emprestado com meus amigos. Eu lembro que realmente achei notável a melhora gráfica nesses dois jogos, até arrisco a dizer que são os jogos mais bonitos do console... Perfect Dark foi o jogo que mais gastei horas no meu N64.
aahh,aqui tbm com o PD foi o game que eu mais gastei horas jogando e até hj eu jogo,ainda ta no meu top 5 FPS favoritos haha bom que lançaram um "emulador custom" destinado somente pro 007 GE e PD chamado GEPD 1964 ou algo assim,que permite vc jogar ambos os games como se fosse um FPS moderno com mouse e teclado rs
um dia jogue o Goldeneye X mano o/ é bom pra carai,basicamente é o 007 GE com as mecânicas do PD na qual sem dúvidas o game fica bem melhor,tem armas novas e talz tbm além de vc poder jogar com as armas do PD haha
@@nisoyl , esse eu consigo jogar em emulador também? Perfect Dark só me traz boas lembranças, 007 GoldenEye também... na verdade a Rare estava muito inspirada nessa época. Quando eu joguei o Perfect Dark Zero foi uma enorme decepção, mas estou animado com o novo Perfect Dark que está em produção pela Microsoft com a ajuda da Crystal Dinamics.
Na verdade um Jumper Pack não era só um jumper comum e inútil, ele era um "módulo de continuidade". O Nintendo 64 usava 4MB de Memória Rambus (RDRAM). Uma das características dessa tecnologia é que os módulos trabalhavam em pares iguais. Caso não houvesse um par igual, um módulo de continuidade sem nenhuma capacidade era instalado só para fechar circuito. No final das contas, aquele pequeno slot ocupado pelo Jumper Pack servia realmente para o que estava escrito na tampinha: Memory Expansion. Eles poderiam ter soldado o módulo de continuidade na mainboard, mas engenhosamente eles deixaram o slot para fora, permitindo os famosos upgrades que a Nintendo ama. E foi o que aconteceu. Com o Expansion Pak, mais 4MB de RDRAM foram adicionados. Era como espetar mais um módulo DIMM em um PC e fazer um upgrade.
Muito massa sua explicação mais técnica Antonio. 👊❤ Para mim Jumper Pak continua sendo uma tremenda gambiarra, outros consoles usam expansão de memória sem precisar de um pak, que se perder o console deixa de funcionar. Por que a Nintendo escolheu usar rambus e fazer essa gambi? Imagino que por questão de custo. Mas enfim, obrigado pelo textão, curti muito 👊
O primeiro bundle de jogo + Expansion Pack no Brasil foi o Star Wars Rogue Squadron. Não consegui encontrar outros comentários a respeito disso na Internet mas eu sei porque, na época, eu já comprava os jogos com meu próprio dinheirinho. Outra memória que tenho deste jogo é que ele foi lançado antes do filme A Ameaça Fantasma. Alguns meses depois da estréia dele, divulgaram um cheat code que liberava a Naboo Starfighter! Era um "DLC" em uma época em que consoles e Internet ainda nem haviam sido apresentados!
Joguei esse game na época tmbm e tive que alugar o Expansion pack junto pra melhorar o gráfico dá diferença mesmo, curtia muito o jogo, aluguei várias vezes kkk
Infelizmente ele errou ao dizer que o Expansion Pack era obrigatório em DK64 por causa de um bug. Essa história já foi desmentida pelo artista Mark Stevenson em uma entrevista de novembro de 2019 para o site Nintendo Life. Seria interessante que isso fosse corrigido aqui no canal.
A Nintendo desde do anos 90 "inovando". Se pensar bem esse expansion pack foi uma das primeiras DLC obrigatorias. Seria equivalente a hoje a sony ou a MS obrigar os proprietarios dos consoles bases a comprar um acessorio para rodar jogos que apenas rodariam no PS4PRO e no X. Algo que seria DETONADO na midia. Sera que isso aconteceu na epoca?
@@ayssars.j.g.venancio7365 ela quem? O artista Mark Stevenson relatou ao Nintendo Life, em novembro de 2019, que utilizaram o Exansion Pack para melhorar a renderização de objetos à distância e tornar o desempeno do jogo mais estável. Inclusive, o uso obrigatório do acessório foi uma decisão da administração da Rare e ocorreu bem no início do desenvolvimento do jogo, portanto, nada tem a ver com o tal bug. Tem outros erros grotescos neste vídeo, como por exemplo chamar o Jumper Pack de gambiarra, pois era uma característica comum da memória RAMBUS, utilizada no N64 e em PCs da época. Já corrigiram essa informação aqui nos comentários com informações bem detalhadas. Dá uma olhada.
O expansion pak do N64 melhorava os gráficos de alguns jogos como *Star Wars Episode 1 Racer* e era obrigatório pro jogos como *Zelda Majora's Mask, Donkey Kong 64* e *Perfect Dark* . É um produto legítimo.
Nintendo 64 teve um hardware impressionante no meio de sua vida ele fez uma façanha até então não imaginada, ele tinha a capacidade de rodar jogos que foram desenvolvidos para 128bits e mesmo utilizando o jumper pak. Foi um console maravilhoso. O Expansion Pak servia para consertar bugs em um momento em que atualizações não eram possíveis como hoje em dia, por exemplo Cyberpunk 2077. Donkey Kong 64 foi desenvolvido em um período mais curto onde a solução foi usar mais 4mb de RAM para corrigir essas falhas, visto que Donkey Kong 64 é um jogo grande com muitos coletáveis durante a game play, o jogo era maior que Conker bad fur day e Banjo Kazooie.
@@murder047 Ele quis dizer que numa geração de games em 32 bits, por exemplo o psx, não tinha a capacidade de mundo aberto, somente o n64, essa foi a ideia do comentário, um video game com a capacidade de jogos em 128bits, ou seja, próxima geração.
@@alexandrecaboski, não sei o que entende como conceito de mundo aberto, mas em 1994 tinha o King's Field, que era um RPG 3D em 1ª pessoa que tinha exploração num mundo aberto. Além dele tem a franquia Driver que permitia explorar o jogo de forma livre, a própria franquia GTA que teve dois jogos pro console (claro, naquela visão de cima, mas era mundo aberto), Megaman Legends - que era meio aberto, mas tá valendo também. Sinceramente, no meu ver, o N64 só aprimorou essa experiência. O próprio SNES tinha um joguinho com experiência em mundo aberto, um RPG chamado Dragon View, onde você se locomovia no mapa com visão em 1ª pessoa, mas batalhava em visão de 3ª pessoa - o jogo te permitia andar livremente até onde a visão alcançava e entrar em qualquer lugar que não estivesse bloqueado por alguma coisa. E vamos lá, o hardware do N64 só era bom mesmo para jogos desenvolvidos pela Nintendo e seus estúdios filiados! Afinal, quem aí esquece como foi a versão capada de RE 2 para o console? Agora, a verdadeira contribuição, experiência da próxima geração de fato, foi o joypad com o analog stick do N64.
Eu tenho o Nintendo 64 com Expasion Pak e na época eu ja reparava que ao usar ele pra aumentar a resolução em jogos que tinham essa opção os frames caiam bastante, no Rayman 2, Perfect Dark e Turok 2 isso acontecia quando escolhia a opção Hi-rez. Já no Resident Evil 2 ele até que funcionava bem o modo Hi-rez. Mas no caso da melhora era apenas na resolução as texturas continuavam opacas tudo borrado. O N64 ao contrário do Saturn e do PlayStation tinha Anti-aliasing pra suavizar os pixels das texturas dos cenários mas o problema era que as texturas dos jogos dos N64 tinha os pixels estourados muito grandes então ficava é um borrão nas texturas. Então esses 4 kilobytes é o responsável pela baixa qualidade das texturas nos jogos do 64. O PlayStation 2 também passa por algo parecido em jogos multiplataforma. Se comparar todos os jogos de Dreamcast que foram portados para o PlayStation 2 com exceção do Resident Evil Code Veronica a resolução e texturas são inferiores. Oque teve mais perda foi o Test Drivre Le Mans 24 hours
Tenho um N64 com Flashcard e Edpansion Pack e sim, ele melhora os gráficos de diversos jogos, porém, em muitos casos, o fps cai... Mas enfim, jogos como Rayman 2 e Resident Evil 2 são bons exemplos, tendo seus gráficos melhorados e o Fps não fica inconstante.
Depois de velho a gente não se impressiona mais com teorias. Se o N64 tinha pouca memória rápida, ainda assim conseguiu as melhores texturas da época. Banjo K foi um jogo lindo e impressiona justo nas texturas que são obras de arte, o próprio Ocarina Of Time tinha uma transparência na água muito bonita, distorções na imagem em cenários quentes, sempre percebi bastante relevo nas texturas embora borradas em alguns cenários. Perfect Dark conseguiu representar texturas bastante realistas, e são jogos que envelheceram muito bem, que quando emulados em alta definição, ficam bonitos, bem diferentes dos jogos das concorrentes, que nem rodados em FHD no emulador perdem os cerrilhados, as texturas tremidas. Não sei se a coisa era tão limitada como a teoria diz, na prática não foi bem assim, um console bem satisfatório no quesito texturas, o problema é que somente os jogos exclusivos conseguiam chegar num bom nível, justamente porque o Nintendo 64 exigia um nível gráfico que as terceirizadas não tinham recursos pra oferecer ou ainda não estavam preparadas, até o Dreamcast sofreu com isso por ser um console precoce, pq o problema não era capacidade de hardware nessa época, mas sim a capacidade de produzir jogos com tecnologias mais avançadas, era o fim da era 2d e o 3d já era um desafio grande.
Esse Expansion Pak virou mosca branca! Quase não se acha mais, e quando acha, geralmente é mais caro do que o N64 completo com controle e jogo! Bem que os chineses podiam fazer um genérico pra suprir a falta deste no mercado!
Sim, tive que pagar R$ 270 por esse cartucho no meio do ano, pelo que pesquisei até existem alternativos de outras marcas, mas também estão fora de catalago.
O expansion pack foi bem útil em jogos como resident evil 2 que deixava o gráfico em HD e Star soccer 2000 que deixava o gráfica em HD também no Turok 2 o gráfico ficou em HD,
COMPREI ELE RECENTEMENTE, ajudou muito a jogar alguns jogos do n64, principalmente o DK 64, mas não é todo jogo que precisa e são pouquissimos que precisam.
Sim, mas ele dá um bom upgrade gráfico em games como shadow Man,Rayman 2, Turok 2, Perfect dark,Star Wars rogue squadron,etc ..se tiver a opção de usar eu sempre uso.
@@sheltontristania o problema é que praticamente não existe um alternativo no mercado, até existiu um da Retro Bit e outras marcas, mas faz anos que sumiram.
Que vídeo! Estava precisando de mais um vídeo do Ed pra fechar o ano com chave de ouro. Realmente o marketing cantou alto nesse produto, era uma época onde o modelo que conhecemos de videogame ainda estava se formando.
Ja acompanho o canal a meses, mas nunca comentei. A qualidade da produção e do conteúdo feito aqui é incrível. É muito prazeroso sempre que sai um video novo. Parabéns!
Não é gambiarra, são chamados "terminadores" varias interfaces da época usavam eles, como o SCSI; o terminador serve pra " refletir" um sinal, ou aterrar uma linha de sinal sem uso, evitando interferências, ou permitindo que o sinal volte pro host em caso de uma interface vazia, no caso do 64 ele usava memorias RAMBUS e essas precisavam da placa terminadora no slot vazio. Quanto a memoria, o N64 usava uma arquitetura de memoria unificada, os 4MB eram compartilhados com video, CPU e som, igual é nos consoles de hoje, a memoria RAMBUS tinha taxa de transferência muito mais altas que as memorias SDRAM da época, porem a latência alta atrapalhava o FPS, pra se ter uma ideia, era mais rápido carregar as texturas direto do cartucho do que usar a RAM, O uso de texturas pequenas era pra salvar espaço no cartucho, já que não se tinha os 700MB de um CD pra encher de texturas de "alta resolução", som sem compressão, e finais em videos, o desenvolvedor tinha que espremer tudo em um cartucho de 16 ou 32MB.
E corrigindo outro tópico (se o Ed não insistir em apagar meu comentário, como tem feito). O uso obrigatório do Expansion Pak em DK64 não se deu por causa de um bug. Em 23 de novembro de 2019, para o site Nintendo Life, Mark Stevenson, artista envolvido no desenvolvimento do jogo, afirmou que essa história não passa de uma lenda urbana, um mito. Segundo ele, a decisão foi tomada pela área executiva, não pelos desenvolvedores, e foi feita no início do desenvolvimento. Eis um trecho da entrevista que Stevenson concedeu ao Nintendo Life: "No final do desenvolvimento havia um bug que travava o jogo, mas o Expansion Pak não foi introduzido para lidar com isso e não era a solução para o problema. Àquela altura tínhamos algo como 3 revisões diferentes do N64, o hardware interno e o bug eram exclusivos de apenas uma dessas versões. Acabamos descobrindo e corrigindo o bug, mas já bem tarde."
Na verdade, o jumper pak faz parte de uma limitação das memórias Rambus, usadas no N64. Na época do pentium IV, as primeiras placas-mãe para P4 usavam somente RDRAM (ou memórias Rambus). Nenhum slot de memória podia ficar sem nada, como acontecia com memorias DDR da época, e mesmo hoje em dia. Junto com essas placas, vinham jumpers para serem colocados nos slots de módulo de memória que não estivessem sendo utilizados.
@@mi88ful Mas o PS2 não tinha expansão de memória/slot vazio, a não ser que eu esteja enganado. Além do mais, o PS2 veio alguns anos depois do N64 e as memórias Rambus podem ter evoluído nesse tempo ao ponto de não precisar.
Desejo a todos nós que tenhamos um 2022 cheio de esperanças de momentos bons e que transformemos em realidade tais expectativas. Que não soframos mais do que já sofremos nesses 2 tristes anos . Se cuidem e boa sorte.
13:00 pior que essa parada do Perfect Dark é real Ed,eu quando tinha meu N64 sempre quis jogar o PD que meu pai e os amigos dele sempre falavam que era um game foda,realmente eu curti pra carai assim que meu pai comprou mas percebi algo de estranho,saquei que eu não conseguia jogar o modo história na qual eu zerei faz poucos anos atrás via emulador e que também os bots do Combat Simulator não tinham skin e eram tudo igual por falta desse Expansion Pak pensei até que o meu pai me tinha dado uma fita pirata do PD ou que o meu jumper pack tava sem memória de tanto salvar os jogos,mas agr entendi melhor o que realmente aconteceu kkkkkkk
O jumper pack era necessário devido à arquitetura da memória usada no N64. Era a memória Rambus, que necessita de terminação nos slots não utilizados. O jumper pack cumpria essa função. Por mais que pareça, não está lá à toa.
Seu canal foi a melhor descoberta desse fim de ano pra mim! Parabéns pela qualidade! Vou ver todos os vídeos anteriores e seguir acompanhando a partir de agora xD
Tive o prazer de acompanhar o N64 desde o começo até a chegada de seu sucessor e nesta caminhada posso dizer que joguei games que sem o cartucho de expansão ficam completamente diferentes perdendo não só em resolução mas também em quantia de inimigos ou coisas na tela e até a inteligência artificial era afetada então creio que em alguns games como Turok2,Shadowman, Star Wars Rogue Squadron,Rayman 2 ,Rush 2049,Hidro Thunder ,Star Wars Racer e nos já citados Perfect Dark,DK64 e mais alguns outros a memória foi bem usada e utilizada o ideal é que fosse usada ainda mais por inúmeros outros games mas infelizmente não foi ,ótimo vídeo Ed
Cara, excelente vídeo. Eu não sabia de absolutamente nada a respeito da história do expansion pack do 64. Eu só lembro que no Resident Evil 2 eu senti uma melhora significativa. Mas eu acho que devia ser um caso isolado. Parabéns pelo excelente trabalho que você realiza aqui no canal. Um fortíssimo abraço!!!
Vídeo muito bom. Tenho meu N64 até hoje, com a expansão. No meu caso foi super válido, porque Perfect Dark e Majora's Mask foram os jogos que mais joguei no console, por meses a fio. 🙂
Espectáculo de vídeo, eu vivi essa época tanto jogando em casa o N64 em meados de 1999 quanto vendo ele rodando os jogos com esse cartucho de memória e babando com a melhoria gráfica realmente significativa para época, porém o que curti mais nesse vídeo foi finalmente saber do pq o N64 tem aquela maldita textura borrada e estranha em grande maioria dos jogos, 4 kb de memória para textura é um tiro no pé que realmente só podia ter o selo " nãointendo" de qualidade, parabéns pelo vídeo !
Melhor descoberta nesse fim de ano! Ver esses vídeos bate uma nostalgia forte, época em que via o comercial do Zelda na globo e ficava louco, sonhando com o N64.
Eu tive um N64, e como não tinha muito dinheiro pra comprar jogos eu os alugava (quando saía o salário, depois passava o resto do mês sem jogar nada novo). Haviam algumas poucas locadoras onde morava, e o Expansion Pack vinha junto na locação desses três jogos, Majora's, DK64 e Perfect Dark. Não notava grandes mudanças não. Mas sabia que os jogos não rodavam sem ele. Pra mim o DK64 sempre foi muito under rated, era um jogo muito bom pra sua época, tinha muitos mundos, muitas e muitas horas de duração. Majora's realmente tinha um ótimo sistema de posicionamento de personagens em função de uma agenda. Sempre ficava abismado em como tudo funcionava, até pq, na época, imaginar NPCs se movendo de lugar era muito absurdo. Nenhum outro jogo daquela época (que eu lembre) tinha isso. E digo mais, apesar das texturas do N64 serem meio borradas (e isso só notamos hoje em dia), não era uma coisa ruim, afinal o PlayStation tinha todas as suas texturas altamente pixeladas e o mipmap era muito tosco, anti-alias nem existia direito, enquanto que as do N64 pareciam mais "suaves" e tinha os metais reluzentes e as transparências que enchiam os olhos. A única diferença era o tipo dos jogos... Enquanto que a Nintendo sempre foi mais infantil os jogos de PS1 eram mais 'maduros'. Nas locadoras da vida também cheguei a jogar algo de DreamCast (embora ninguém tivesse um em casa, era muito raro), joguei também no 3DO e num Sega Saturn (já era mais velho esse último). Ah, cheguei a ficar com um GameGear emprestado por uns dias. Nunca vi nem peguei num Gameboy/GBC nem num GameBoy Advance.
O Henrique está certíssimo. Poucas pessoas comentam sobre a queda absurda em frame-rate na imensa maioria dos games "otimizados" para o Expansion Pak. Existem exceções, alguns jogos ficam legais com o Expansion, perdendo pouco fps (coisa de 3 ou 4 de média). Mas a maioria dos jogos perde MUITO, coisa de 15 fps a menos. Muitos são injogáveis no modo high-res, como Vigilante 8, Vigilante 8 2nd offense, International 2000, Aidyn Chronicles, Castlevania Legacy of Darkness, Duke Nukem Zero Hour, Hybrid Heaven, Revolt, 007 The World is Not Enough, Top Gear Hyperbike, Top Gear Overdrive, etc. A real é: em 98% dos games com Expansion Pak, existe piora no frame-rate. A maioria desses 98% piora muito, e alguns pioram só um pouco. Em resumo, não compensa a melhora gráfica pra perder tanto fps. Quem tem everdrive com um expansion pak pode testar todos os jogos que citei acima e conferir o que estou falando. Tem vários outros ruins também, não citei todos.
Eu só lembro da saga que foi conseguir esse expansion pack pra jogar Zelda Majoras Mask. Tinha um cara da feira do rolo aqui que sempre trazia jogos de PS1, N64 e etc. Ele ficou de me arrumar um desse, e demorou quase 1 mês pra conseguir. Antes pra jogar o cartucho eu tinha que ir na locadora pegar o cartucho de expansão.
Nós anos 90 eu tinha um snes e com frequência ia nas bancas ver as revistas de games e adorava quando podia comprar uma, correr para casa e ler as matérias. O tempo passou e aquelas revistas se foram com aqueles bons anos. E já a um bom tempo o canal aperte start se tornou aquelas revistas que me traz a mesma boa sensação e ao ver um vídeo novo me faz colocar os fones e me sentir de volta nos anos 90. Parabéns Ed pelo trabalho que tem feito com o canal.
O n64 foi o melhor console da 5° geração, apesar de ter poucos jogos bons e um analógico horrível, ele é mais bonito e tem mais qualidade que o ps1 que tbm é lindo no modelo quadrado😌
Eu tive na época. E jogos como Star Wars Rogue Squadron e World Driver Championships ganhavam uma melhora significativa. Bom pelo menos aos meus olhos rss agora depois do vídeo não tenho tanta certeza. Feliz ano novo .
Meu era isso mesmo que acontece aqui com o meu Castlevania Legacynof Darkness. O expansion da uma melhoradinha de leves nos graficos mas o game claramente cai pra menos de 20fps!
Ótimo vídeo, Ed. Eu comprei o Expansion Pak em 2007. Dobrar a memória ram nativa de um console é algo sempre bem-vindo. Percebi, sim, a diminuição da queda na taxa de quadros nos jogos, mas nada gritante. Os jogos lançados depois do lançamento do acessório já vinham na caixa que funcionavam melhor se o tivesse. Jogos como Resident Evil 2, World Driver Championship, Megaman 64, Beetle Adventure Racing e Conker's Bad Fur Day funcionam melhor com ele (todos de 1999 em diante) com menos lags e/ou pequenas melhorias gráficas. Já nos jogos de 1998 para trás praticamente não faz diferença alguma usá-lo. No Star Fox 64 (1997) até que eu senti uma fluidez melhor... Sei lá. Mas nada demais também, pois os lags continuaram.
Este N64 e uma fria, gosto da nintendo tenho SNES ate hoje, ate vendi meu PS 1 na época e comprei um N64 foi a pior burrada que fiz, na minha opinião o ps1 mesmo com hard inferior da de relho no N64
Senti a diferença no Resident Evil 2, no caso com o acessórios, eventualmente quando o zumbi segurava o personagem, era possível arrancar o braço do zumbi e a qualidade gráfica melhorava um pouco.
Lembro que vinha no DK64 alugado. Testei sem, não rodou. Mas também testei a expansão em outros jogos. Lembro que uma ou outra coisa melhorava, mas era algo que ficávamos garimpando. Como já tínhamos a ideia que melhoraria alguma coisa, ficávamos procurando. Talvez até tinha coisa que nem melhorava, mas achávamos que sim. Lembro ter testado no Army Men e os gráficos parecem ter ficados mais nítidos. Talvez não também. Resumindo, tirando os jogos que não rodavam sem ele, viveria perfeitamente sem o conhecer. Agora um acessório que achava interessante na época era o rumble pack. Aquele que fazia o controle vibrar. Para mim, o melhor controle para se jogar tiro em primeira pessoa era o do N64. Vibrando então, era uma experiência bem legal.
O World Driver Championship ficava lindo com a opção de aumentar resolução disponível com o uso do Expansion Pak. Para mim aquilo era tipo o Gran Turismo do Nintendo 64 rs. No Donkey Kong 64 acho que foi só para corrigir bugs mesmo, pois graficamente o Banjoo Kazooie, que nem precisa do expansor, é tão bonito graficamente quanto ele. O Zelda Majora's Mask é uma obra de arte, só ele já justificaria o Expansion Pak, Perfect Dark também é lindo e tem uma ótima jogabilidade,( recentemente comprei um controle de nintendo 64 com o analógico original só para jogar ele rs, pois o meu controle com analógico padrão Gamecube é péssimo para FPS, alías, o analógico do controle do nintendo 64 ficando molenga para os lados foi outra de uma bela toshiragem da nintendo kkk) sobre o Perfect Dark, sem o expansor o modo história não fica acessível. Penso que o Expansion Pak é algo legítimo, mas o preço atualmente é uma dor de cabeça, mais caro que o próprio console kkk, não sei se o custo benefício compensava quando o jogo já vinha com ele junto, como o caso do Donkey Kong 64. Ótimo vídeo Ed, seu canal é incrível🎮❤
Olá, Amanda! No caso de DK64, o que se diz oficialmente é que o Expansion Pak foi utilizado para melhor renderização de objetos à distância e melhor performance. A história da correção de bugs é apenas uma lenda de internet, isso foi desmentido pelo artista Mark Stevenson em entrevista para o site Nintendo Life em novembro de 2019. Excelente comentário o seu, você é uma grande conhecedora do console.
Normal, a maioria que jogou N64 era jovem e jovem que jogava videogame só questionava quem era melhor como SF vs MK, Top Gear vs Lamborghini, Mega Drive vs SNES e por aí vai...
Salve Ed expansion Pack esse é raiz no quesito melhoria gráfica. Só quem tem, ou já fez uso sabe do que se trata! FELIZ ANO NOVO ED, PRA VOCE , FAMÍLIA E O CANAL APERTE START ❤️🎮
Eu comprei o Perfect Dark e o Expansion Pak não veio junto. Precisei comprar separado, porque eu havia alugado o jogo uma vez antes de comprá-lo e o acessório não vinha junto, possibilitando jogar apenas o modo Multiplayer. Ele deu algum upgrade em jogos como Turok e Resident Evil 2. Uma pena o acessório não ter sidoexplorado e utilizado ao máximo pelas desenvolvedoras, a Nintendo mais uma vez seria pioneira, dessa vez em um conceito semelhante ao DLC. Feliz Ano Novo, Ed! Mais um vídeo incrível e mais uma dúvida dos nintendistas que foi sanada!
Há exatos 20 anos atrás passei as férias da 8 série sem meu N64 por um mal contato no Jumperpack. Até ver o vídeo pensei que fosse algum defeito passageiro, pois voltou a funcionar.
Tive um mais porque alguns jogos necessitavam dele para ter todos os recursos do que por outra coisa. Na época não tinha muito conhecimento sobre essas questões técnicas e o acesso à informação era muito escasso. Sobre os gráficos, para mim eram lindos sempre, para quem tinha o Snes e Mega Drive de parâmetro, os gráficos refletiam a realidade aos meus olhos hehehe.
A grande pergunta é: Quem foi o engenheiro Toshiro que achou que 4KB seriam suficientes para a memória gráfica? Seria o Bill Gates que um dia perguntou também "Quem precisa mais de 640KB de memória convencional?". Infelizmente o Expansion custa uma pequena fortuna hoje em dia e os chinas só vendem o jumper pack, não sei pq não vendem o expansion.
Mercado tá muito inflacionado e agora todo mundo é colecionador, a uns anos atras eu comprei o expansion pak por 80 pilas, hj tem gente cobrando até 500
no momento em que você disse memória RAM e meteu uma rã na tela eu dei um berro. Era 6hs da manhã e minha esposa veio me agredir. Teu canal é o melhor canal de conteúdo gamer do TH-cam nacional, Ed! O Expansion pack fazia diferença visual nos gráficos sim, mas na sua época a gente não tinha essa preocupação como temos hoje com as telas 4k, 1080p, full HD, super ultra cataplasma de telas... E não era tão evidente a melhora. Hoje, com o grau de exigência que temos, ligando o N64 numa TV de tubo com cabo AV, comparando os games com e sem o Expansion pack, é bem evidente a melhora nos gráficos. Grande abraço!
meu irmão tinha o N64 com expansion pack. Saudade dessa época. GoldenEye, Perfect Dark, jogos sensacionais. Agora vou ter q contentar com emuladores. Msm assim estou sendo feliz
A resposta é simples, se foi útil para rodar o Majoras que é uma obra de arte já foi necessário 🤣🤣🤣🤣 mas realmente a Nintendo sempre da uma trollagem lá galera kkk
Na época, eu tinha um Super Nintendo e o PS1 me impactou muito mais que o N64. Quem viveu a época, a "década de ouro" sabe que : você olhava o PS1 e você via o futuro, vc via um console futurista com CD, áudio de cinema, dublagens, CGs, dava pra ouvir CDs de música nele. Já o N64 só tinha cartuchos e esse pequeno cartucho chamada expansion Pack e mais nada. De 1996 a 2001 foi uma época muito mas muito complicada pra BIG N.
Eu lembro que na época eu fiquei doente, literalmente, quando eu vi o comercial de Zelda MM na TV. Lembro que o expanssion pack fez parte de toda a magia de trocar porque ele era mais poderoso, e de jogar o jogo que precisava dele. Não é atoa que o Zelda MM é o meu preferido, mesmo depois de ter jogado o BoTW.
Jumper Pack serve para ligar os pontos da memória, as memórias Rambus precisam ser "jumpeadas" para funcionar, computadores que usam memórias RAMBUS possui pentes de "Jumper" nos Slots vazio, por este motivo o Jumper Pack vem no N64... Outro ponto interessante que ninguém explora ou comenta, é a possibilidade de expansão para 16MB ou mais... nos jogos disponíveis não mudaria nada, mas para Homebrew faria diferença.
O jogo que usou melhor o expansion pack foi o Zelda Majoras Mask sem dúvida, pra mim é o jogo com os gráficos mais bonitos do N64, acho que aquele foi o ápice desse console.
Mas o engraçado é q a rareware tirou leite de pedra com o incrível conkers bad fur Day mesmo sem o expansion Pack. Sin and punishiment da treasure tb é outro grande exemplo
Tenho ele no meu N64, mais por necessidade dos jogos que são obrigatórios. Digo que o Road Rash 64 utilizando a opção "Hi-Res" pra melhorar a resolução, dá uma diferença sim, mas acaba caindo um pouco o fps em certas horas, não tem jeito, o jogo é frenético xD feliz 2022 Ed!! Esse ano é 100k no canal o/
Meu humilde parabéns, você me "conquistou" dês de que vi pela primeira vez um vídeo seu em que você fala "um lugar para quem sabe que vídeo game é uma das melhores coisas da vida", dês de então me aproximei do seu excelente trabalho, topzeira!🍀🙌🤝
🎮Este Jumper Pack e a coisa +idiota🤦🏻♂️,será q a Nintendo ñ pensou na possibilidade,q agm pode tirar ele e acabar quebrando/perdendo/danificanfo etc....e ia dar merda💩💩💩se eu tivesse um,tenho certeza q isso ia acontecer comigo😫😫😫.....
Eu amo teu canal cara, vo entrar de ferias e vou dissecar esse canal e viva a nintendo e o retro games, cara a nintendo e cara mas so ela entrega experiências como as dos anos 90
Da uma olhadinha nos títulos relacionados a Nintendo e esse vídeo se vc tivesse jogado N64 saberia que a principal fator do expapasion pack era aumentar o frames dos jogos e não a resolução dos jogos Mas virou moda atacar a Nintendo hoje em dia continua não quero atrapalhar só não assisto mais
Conteúdo de qualidade topzera da bilonga com selo de qualidade da Nintendo!!! Valeu ED, o like monstro é mais que certo! Um bom final de ano irmão, tmj e que venha 2022 com mais sucesso ainda
Lembro que nos jogos de Star Wars tipo Rogue Squadron e Ameaça Fantasma racing, o cartucho de expansão melhorava muito os gráficos. Tirava muito os serrilhados.
Eu tive, comprei na época pq a Nintendo falou que tinha que ter para rodar alguns games. Como Perfect Dark, que é ótimo. Lembrando que naquele tempo esse tipo de informação não estava disponível facilmente. O que tinha disponível era revistas de games.
Eu ganhei junto com o Donkey Kong. Um amigo me deu Perfect Dark pois não rodava no N64 dele. Também comprei Zelda Majoras baratinho pois ninguém tinha o expansion Pack, e o jogo estava encalhado na loja. Eu me dei bem com ele 🤣
Se formos comparar as texturas do N64 com os outros videogames da época, elas era muito superiores. Nos consoles da Sega e da Sony, as texturas eram bem mais simples e os objetos, ao aproximarem da tela, ficavam todos quadriculados e pixelados, coisa que não acontecia no N64. Esse efeito de borrar um pouco a imagem (em objetos próximos) era um artifício usado na época para atenuar essa pixelação que acontecia no Sega Saturn, Sony Playstation e computadores da época.
Olá, Ed. Tudo bem? Seu canal é sensacional e sempre assisto. Gostaria de sugerir uma matéria sobre outro erro da Nintendo: a falta de processador exclusivo para a parte sonora do N64. Até o SNES teve um processador exclusivo para o som e esse chip de som era muito elogiado. Sei que um dos motivos foi o custo. Seria interessante destrinchar essa história de outro equívoco (falta de um processador sonoro) da Nintendo sobre o N64. Obrigado e sucesso.
Jogos como 007 Contra Gonden Eye e Turok eram incríveis, imagino como seriam se o N64 tivesse uma configuração decente, sem essas "gambiarras". Te desejo um excelente 2022 Ed, com muita saúde, sucesso e ainda mais criatividade. Que seu canal ultrapasse o Gigaton. Abraço!
RE2 fica lindo com o Exp. Pack....Perferct Dark , pelo uso do Exp. Pack é lindo demais, comparado a Goldeneye. Turok 2 tb, era muito bonito com o Exp. Pack
Feliz Ano Novo! Nintendo Toshirizando de novo! Hehehehehe! Tenho o Expansion Pack do N64 junto ao console aqui até hoje e tenho que admitir que me foi muito útil para rodar o Zelda´s Majore Mask. E fazia toda a diferença no Perferct Dark, além disso o Star Wars Racer era praticamente outro jogo com ele, o jogo vinha MUITO capado, era uma vergonha. Mesmo sendo 200% melhor com o acessório, ainda era pior que o jogo no PC ou Dreamcast, mas pra quem tinha o console valia a pena o expansor nesse jogo. Tirando esses aí, acho que Resident Evil 2, ainda que a diferença é bem sutil. O resto é perfumaria, devo ter uns 40 jogos do N64 e só lembro desses (não tenho o DK64), então é meio aquela porcentagem que você disse mesmo. Um abraço e parabéns pelo vídeo!
N64 nunca me enganou com seus gráficos"nebuloso". Na época eu comprei um psx usado, fui muito feliz. Os fanboy's nintendistas zombaram muito, criticavam os estouros de sprites no psx e tal.
Cara, só passando para parabenizar a evolução do seu canal. Já acompanho a algum tempo e hoje você consegue mais de 10 vezes em conteúdo de views por vídeo publicado. Isso reflete a qualidade do seu trabalho e empenho. Parabéns.
e pensar que vendi o meu por menos de 35 e um amigo ganhou um na época de outro que não sabia pra que servia. Hoje procuro um por menos de 200 e não acho tá mais caro que o console em si
Eu tinha Quake 2 n64. A única coisa que melhorou com o expansor foram os gráficos em relação às cores que ficaram muito mais vivas. Não senti diferença nas texturas,mas o grande diferencial é que foram adicionadas novas fases
Mais um excelente vídeo, meus parabéns! Meu N64 foi o Jungle Set, já com o DK64 e o Expansion Pak, ru era uma exceção entre os amigos haha. Quando emprestava os jogos emprestava o Expansion Pak junto.
Zelda Majora's era um absurdo de bonito e conteúdo, era até difícil acreditar que n64 sem o expansion pack conseguiria fazer algo igual, mas acho que foi o único jogo mesmo
Qual jogo usou melhor o Expansion Pak? Bora chegar nos 90k? Se você ainda não está inscrito, toma o link para se inscrever 👉 bit.ly/canalapertestart
100k 🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉
Rayman 2 e Resident Evil 2 ficaram bons!! A resolução foi melhorada, e o Fps não fica inconstante!
Perfect Dark, sem o acessório o jogo era limitadíssimo. Com a peça acoplada o jogo ficava muito melhor.
@@Pedro-jr9st RE2 é um dos casos bacanudos Pedro ❤
Pra mim foi o Zelda
O Nintendo 64 foi pioneiro em alguns recursos que só a era 128 bits passou a usar com frequência :
*Personagens com mãos e dedos
*Canários tridimensionais com mundo aberto e sensação de distância
*Sombras dinâmicas, além de sombreamento e efeitos de iluminação
*Transparência na água e distorções provocadas por calor
*Diferenças entre superfícies e locais submersos, estar mergulhado ou na superfície possuía uma diferença, e imerso, as distorções de profundidade.
* Movimento labial dos personagens sincronizado com o áudio dublado.
* Efeitos de neblina sincronizados com o passar dos dias e noites, criando efeitos atmosféricos e não simplesmente artifícios para esconder falhas
* Possibilidade de aumentar ou diminuir a resolução em alguns jogos.
E se com tudo isso, não houvessem alguns problemas de frame rate, o console teria tido um custo impagável.
Com pouca ou muita memória rápida, algumas coisas impressionam, e a memória geral do aparelho com certeza auxiliava na execução de todos esses efeitos simultaneamente.
Eu ficava puto com ele, toda vez que eu ia alugar Zelda MM, o cara da locadora cobrava o aluguel do expasion como o aluguel de um jogo, e todas as locadoras faziam isso kkkkkkkk, pagava por dois mas eu só levava 1, me sentia o pica pau sendo tapeado kkkkkkkk.
huahuahuahua mano que zoado ♥️♥️😂😂
No final todo mundo explorou junto com a Nintendo pra tirar o seu $$$ hauhshah
Na real, é uma questão de investimento.
A locadora comprou a expansão e não pode alugar?
O valor da expansão não era muito diferente do valor dos próprios games na época.
@@sujirukifuja3459 concordo que eles investiram e deveriam alugar o cartão, mas cobrar o preço de um jogo era muito zoado, todas da minha região faziam isso, se cobrassem um valor simbólico, sei lá, já que na verdade o cartão vinha junto com o jogo, e como o próprio Ed falou poucos jogos exigiam a expansão para rodar, mas enfim cada um é cada um.
@@TheRaul2727 Até me recordo do rumble pack ser vendido junto com alguns games, mas o expansion pack não lembro de ver.
Ed, a memoria utilizada no N64 era a RAMBUS, como padrão ela exigia um fechamento de circuito, nas placas mães que utilizavam esse tipo de memória vendidas na época, vinham "JUMPERS" para fechar o circuito e vc encaixava no slot de memória vazio, por isso no N64 foi feito assim, era uma limitação da tecnologia da memória RAMBUS.
que legal mano esse detalhe da rambus ♥️👊
@@aperte eu queria muito que Jumper Pack fosse toshiragrm da Nintendo, pq aí se somaria a mais uma das tantas que ela já fez...kkkkkkk, mas infelizmente era uma "deficiencia" da tecnologia da memória.
essa RAMBUS era pika das pikas.
@@lobodosmares007 a Rambus existe até hoje, mas não sei exatamente onde utilizam ela, acredito que seja mais para venda de patentes, pois não vejo suas memórias em computadores
, vídeo games, etc. Lembro que na época havia problemas de alto custo na implantação, eu cheguei a montar Pentium 4 com RDRAM, mas o P4 eram um lixo e as RDRAM não faziam milagre, os Athlon eram bem melhores.
@@LuisCarlosCarvalho mas só não entendi pq não fecharam o circuito ao invés de fazer um acessório pra algo que não deveria ser removido?
Nunca tive um, mas tinha jogos que precisavam dele como o Zelda: Majora's Mask e Perfect Dark, por isso eu sempre pegava o Expansion Pak emprestado com meus amigos.
Eu lembro que realmente achei notável a melhora gráfica nesses dois jogos, até arrisco a dizer que são os jogos mais bonitos do console... Perfect Dark foi o jogo que mais gastei horas no meu N64.
sim mano,eu sou a prova viva disso :x
fui experienciar o PD completo faz poucos anos atrás via emulador kkkk
aahh,aqui tbm com o PD foi o game que eu mais gastei horas jogando e até hj eu jogo,ainda ta no meu top 5 FPS favoritos haha
bom que lançaram um "emulador custom" destinado somente pro 007 GE e PD chamado GEPD 1964 ou algo assim,que permite vc jogar ambos os games como se fosse um FPS moderno com mouse e teclado rs
um dia jogue o Goldeneye X mano o/
é bom pra carai,basicamente é o 007 GE com as mecânicas do PD na qual sem dúvidas o game fica bem melhor,tem armas novas e talz tbm além de vc poder jogar com as armas do PD haha
@@nisoyl , eu não conhecia esse emulador não, vou dar uma olhada, obrigado pela dica!
@@nisoyl , esse eu consigo jogar em emulador também?
Perfect Dark só me traz boas lembranças, 007 GoldenEye também... na verdade a Rare estava muito inspirada nessa época.
Quando eu joguei o Perfect Dark Zero foi uma enorme decepção, mas estou animado com o novo Perfect Dark que está em produção pela Microsoft com a ajuda da Crystal Dinamics.
seu canal é maravilhoso, eu realmente torço muito que eu veja vc com 1 milhão de inscritos ano que vem s2
feliz ano novo ed
YOOOOO ZAUNITASSS
YOOOOO ZAUNITAS
Você aqui dark hehehehe
Na verdade um Jumper Pack não era só um jumper comum e inútil, ele era um "módulo de continuidade".
O Nintendo 64 usava 4MB de Memória Rambus (RDRAM). Uma das características dessa tecnologia é que os módulos trabalhavam em pares iguais. Caso não houvesse um par igual, um módulo de continuidade sem nenhuma capacidade era instalado só para fechar circuito.
No final das contas, aquele pequeno slot ocupado pelo Jumper Pack servia realmente para o que estava escrito na tampinha: Memory Expansion. Eles poderiam ter soldado o módulo de continuidade na mainboard, mas engenhosamente eles deixaram o slot para fora, permitindo os famosos upgrades que a Nintendo ama.
E foi o que aconteceu. Com o Expansion Pak, mais 4MB de RDRAM foram adicionados. Era como espetar mais um módulo DIMM em um PC e fazer um upgrade.
Muito massa sua explicação mais técnica Antonio. 👊❤ Para mim Jumper Pak continua sendo uma tremenda gambiarra, outros consoles usam expansão de memória sem precisar de um pak, que se perder o console deixa de funcionar. Por que a Nintendo escolheu usar rambus e fazer essa gambi? Imagino que por questão de custo. Mas enfim, obrigado pelo textão, curti muito 👊
O primeiro bundle de jogo + Expansion Pack no Brasil foi o Star Wars Rogue Squadron. Não consegui encontrar outros comentários a respeito disso na Internet mas eu sei porque, na época, eu já comprava os jogos com meu próprio dinheirinho.
Outra memória que tenho deste jogo é que ele foi lançado antes do filme A Ameaça Fantasma. Alguns meses depois da estréia dele, divulgaram um cheat code que liberava a Naboo Starfighter! Era um "DLC" em uma época em que consoles e Internet ainda nem haviam sido apresentados!
Eu tive esse jogo, ele melhorava bastante a qualidade da imagem usando o expansion pack.
Joguei esse game na época tmbm e tive que alugar o Expansion pack junto pra melhorar o gráfico dá diferença mesmo, curtia muito o jogo, aluguei várias vezes kkk
Gambiarra é apelido pra isso aí kkkkk, feliz ano novo manolo que 2022 seja repleto de conquistas
Infelizmente ele errou ao dizer que o Expansion Pack era obrigatório em DK64 por causa de um bug. Essa história já foi desmentida pelo artista Mark Stevenson em uma entrevista de novembro de 2019 para o site Nintendo Life.
Seria interessante que isso fosse corrigido aqui no canal.
@@cannibale2145 eu realmente sou totalmente leigo nesse assunto
A Nintendo desde do anos 90 "inovando". Se pensar bem esse expansion pack foi uma das primeiras DLC obrigatorias. Seria equivalente a hoje a sony ou a MS obrigar os proprietarios dos consoles bases a comprar um acessorio para rodar jogos que apenas rodariam no PS4PRO e no X. Algo que seria DETONADO na midia. Sera que isso aconteceu na epoca?
@@cannibale2145 ela só colocou o negócio junto com o jogo pra desencalhar o acessório mesmo então né? Kkkkk
@@ayssars.j.g.venancio7365 ela quem?
O artista Mark Stevenson relatou ao Nintendo Life, em novembro de 2019, que utilizaram o Exansion Pack para melhorar a renderização de objetos à distância e tornar o desempeno do jogo mais estável.
Inclusive, o uso obrigatório do acessório foi uma decisão da administração da Rare e ocorreu bem no início do desenvolvimento do jogo, portanto, nada tem a ver com o tal bug.
Tem outros erros grotescos neste vídeo, como por exemplo chamar o Jumper Pack de gambiarra, pois era uma característica comum da memória RAMBUS, utilizada no N64 e em PCs da época. Já corrigiram essa informação aqui nos comentários com informações bem detalhadas. Dá uma olhada.
O expansion pak do N64 melhorava os gráficos de alguns jogos como *Star Wars Episode 1 Racer* e era obrigatório pro jogos como *Zelda Majora's Mask, Donkey Kong 64* e *Perfect Dark* .
É um produto legítimo.
Legítimissimo! 😂
Nintendo 64 teve um hardware impressionante no meio de sua vida ele fez uma façanha até então não imaginada, ele tinha a capacidade de rodar jogos que foram desenvolvidos para 128bits e mesmo utilizando o jumper pak. Foi um console maravilhoso. O Expansion Pak servia para consertar bugs em um momento em que atualizações não eram possíveis como hoje em dia, por exemplo Cyberpunk 2077. Donkey Kong 64 foi desenvolvido em um período mais curto onde a solução foi usar mais 4mb de RAM para corrigir essas falhas, visto que Donkey Kong 64 é um jogo grande com muitos coletáveis durante a game play, o jogo era maior que Conker bad fur day e Banjo Kazooie.
Os jogos do N64 não foram desenvolvidos para 64bits? 128 bits é a geração PS2, Cube, Dreamcast e XBox.
@@murder047 Ele quis dizer que numa geração de games em 32 bits, por exemplo o psx, não tinha a capacidade de mundo aberto, somente o n64, essa foi a ideia do comentário, um video game com a capacidade de jogos em 128bits, ou seja, próxima geração.
@@alexandrecaboski, não sei o que entende como conceito de mundo aberto, mas em 1994 tinha o King's Field, que era um RPG 3D em 1ª pessoa que tinha exploração num mundo aberto. Além dele tem a franquia Driver que permitia explorar o jogo de forma livre, a própria franquia GTA que teve dois jogos pro console (claro, naquela visão de cima, mas era mundo aberto), Megaman Legends - que era meio aberto, mas tá valendo também. Sinceramente, no meu ver, o N64 só aprimorou essa experiência. O próprio SNES tinha um joguinho com experiência em mundo aberto, um RPG chamado Dragon View, onde você se locomovia no mapa com visão em 1ª pessoa, mas batalhava em visão de 3ª pessoa - o jogo te permitia andar livremente até onde a visão alcançava e entrar em qualquer lugar que não estivesse bloqueado por alguma coisa.
E vamos lá, o hardware do N64 só era bom mesmo para jogos desenvolvidos pela Nintendo e seus estúdios filiados! Afinal, quem aí esquece como foi a versão capada de RE 2 para o console?
Agora, a verdadeira contribuição, experiência da próxima geração de fato, foi o joypad com o analog stick do N64.
pq a versão do RE2 foi capada? eu joguei no N64 e no PS1 e no N64 eu achei infinitamente melhor 🤔
@@juninhoplyr3 acho que o gráfico era um pouco pior e tinha mais queda de frame no N64
Eu tenho o Nintendo 64 com Expasion Pak e na época eu ja reparava que ao usar ele pra aumentar a resolução em jogos que tinham essa opção os frames caiam bastante, no Rayman 2, Perfect Dark e Turok 2 isso acontecia quando escolhia a opção Hi-rez.
Já no Resident Evil 2 ele até que funcionava bem o modo Hi-rez.
Mas no caso da melhora era apenas na resolução as texturas continuavam opacas tudo borrado.
O N64 ao contrário do Saturn e do PlayStation tinha Anti-aliasing pra suavizar os pixels das texturas dos cenários mas o problema era que as texturas dos jogos dos N64 tinha os pixels estourados muito grandes então ficava é um borrão nas texturas.
Então esses 4 kilobytes é o responsável pela baixa qualidade das texturas nos jogos do 64.
O PlayStation 2 também passa por algo parecido em jogos multiplataforma.
Se comparar todos os jogos de Dreamcast que foram portados para o PlayStation 2 com exceção do Resident Evil Code Veronica a resolução e texturas são inferiores.
Oque teve mais perda foi o Test Drivre Le Mans 24 hours
Tenho um N64 com Flashcard e Edpansion Pack e sim, ele melhora os gráficos de diversos jogos, porém, em muitos casos, o fps cai... Mas enfim, jogos como Rayman 2 e Resident Evil 2 são bons exemplos, tendo seus gráficos melhorados e o Fps não fica inconstante.
esse expansion pack foi produzido pelo Edie? kkkkk
@@cronomme Sim mano, por isso funciona 😂😂😂😂😂😂😂.
@@Pedro-jr9st kkkkkkkk boa!
Diria que na gigante maioria dos jogos o fps cai ao ponto de ser injogável, e isso era irritante até mesmo quando eu era criança em 1998!
Depois de velho a gente não se impressiona mais com teorias. Se o N64 tinha pouca memória rápida, ainda assim conseguiu as melhores texturas da época. Banjo K foi um jogo lindo e impressiona justo nas texturas que são obras de arte, o próprio Ocarina Of Time tinha uma transparência na água muito bonita, distorções na imagem em cenários quentes, sempre percebi bastante relevo nas texturas embora borradas em alguns cenários. Perfect Dark conseguiu representar texturas bastante realistas, e são jogos que envelheceram muito bem, que quando emulados em alta definição, ficam bonitos, bem diferentes dos jogos das concorrentes, que nem rodados em FHD no emulador perdem os cerrilhados, as texturas tremidas. Não sei se a coisa era tão limitada como a teoria diz, na prática não foi bem assim, um console bem satisfatório no quesito texturas, o problema é que somente os jogos exclusivos conseguiam chegar num bom nível, justamente porque o Nintendo 64 exigia um nível gráfico que as terceirizadas não tinham recursos pra oferecer ou ainda não estavam preparadas, até o Dreamcast sofreu com isso por ser um console precoce, pq o problema não era capacidade de hardware nessa época, mas sim a capacidade de produzir jogos com tecnologias mais avançadas, era o fim da era 2d e o 3d já era um desafio grande.
Como jogo opcional eu utilizei no Turok 2, e da pra dizer que fazia diferença nos gráficos, bem perceptível. Não notei diferença em FPS (pra menor).
Tenho o Cartucho do Turok 2 e realmente com o expansion pack fica lindo o jogo, também não notei diferença em FPS.
Eu também
Turok 2 com expansor chega a níveis de slide show. Nas fases finais, chega a 5 ou 3 quadros por segundo. Horrível.
Perfect Dark sem expansão era uma merda
@@fabiorebelato que exagero...
O port milagroso do StarCraft 1 para Nintendo 64 é obrigatório o uso do Expansion Pak.
Esse Expansion Pak virou mosca branca! Quase não se acha mais, e quando acha, geralmente é mais caro do que o N64 completo com controle e jogo! Bem que os chineses podiam fazer um genérico pra suprir a falta deste no mercado!
Dá uma pesquisada, achei até com 8 mega a alguns anos...
Sim, tive que pagar R$ 270 por esse cartucho no meio do ano, pelo que pesquisei até existem alternativos de outras marcas, mas também estão fora de catalago.
@@Giuseppe01-g2x Achou o que? o expacion Pak tem 4mega.
@@andersoneliascarvalho8149 Mas tinha versão paralela com 8 mega... Mas como vc mesmo citou estão fora de catálogo.
Tenho meu 64 aqui com um, mas estou pensando em comprar o everdrive pq não tenho coragem de comprar cartucho separado pra ele
O expansion pack foi bem útil em jogos como resident evil 2 que deixava o gráfico em HD e Star soccer 2000 que deixava o gráfica em HD também no Turok 2 o gráfico ficou em HD,
COMPREI ELE RECENTEMENTE, ajudou muito a jogar alguns jogos do n64, principalmente o DK 64, mas não é todo jogo que precisa e são pouquissimos que precisam.
Sim, mas ele dá um bom upgrade gráfico em games como shadow Man,Rayman 2, Turok 2, Perfect dark,Star Wars rogue squadron,etc ..se tiver a opção de usar eu sempre uso.
comprou onde e quanto (2) KKKK Tá o zóio das nádegas o preço.
Comprei esse ano também (R$270,00 na santa Efigênia), tá ficando cada vez mais caro esse assessório.
@@sheltontristania o problema é que praticamente não existe um alternativo no mercado, até existiu um da Retro Bit e outras marcas, mas faz anos que sumiram.
@@sheltontristania Ok, mas não encontrei esse chines nem no Aliexpress.
Que vídeo! Estava precisando de mais um vídeo do Ed pra fechar o ano com chave de ouro. Realmente o marketing cantou alto nesse produto, era uma época onde o modelo que conhecemos de videogame ainda estava se formando.
Ja acompanho o canal a meses, mas nunca comentei.
A qualidade da produção e do conteúdo feito aqui é incrível. É muito prazeroso sempre que sai um video novo.
Parabéns!
Muito obrigado Fragrance ♥️👊
eu acompanho antes dos 20k de inscritos acho,o Ed faz um trampo foda e uma edição muito satisfatória o/
É um conteúdo de qualidade premium com certeza!
Não é gambiarra, são chamados "terminadores" varias interfaces da época usavam eles, como o SCSI; o terminador serve pra " refletir" um sinal, ou aterrar uma linha de sinal sem uso, evitando interferências, ou permitindo que o sinal volte pro host em caso de uma interface vazia, no caso do 64 ele usava memorias RAMBUS e essas precisavam da placa terminadora no slot vazio.
Quanto a memoria, o N64 usava uma arquitetura de memoria unificada, os 4MB eram compartilhados com video, CPU e som, igual é nos consoles de hoje, a memoria RAMBUS tinha taxa de transferência muito mais altas que as memorias SDRAM da época, porem a latência alta atrapalhava o FPS, pra se ter uma ideia, era mais rápido carregar as texturas direto do cartucho do que usar a RAM,
O uso de texturas pequenas era pra salvar espaço no cartucho, já que não se tinha os 700MB de um CD pra encher de texturas de "alta resolução", som sem compressão, e finais em videos, o desenvolvedor tinha que espremer tudo em um cartucho de 16 ou 32MB.
E corrigindo outro tópico (se o Ed não insistir em apagar meu comentário, como tem feito).
O uso obrigatório do Expansion Pak em DK64 não se deu por causa de um bug.
Em 23 de novembro de 2019, para o site Nintendo Life, Mark Stevenson, artista envolvido no desenvolvimento do jogo, afirmou que essa história não passa de uma lenda urbana, um mito.
Segundo ele, a decisão foi tomada pela área executiva, não pelos desenvolvedores, e foi feita no início do desenvolvimento.
Eis um trecho da entrevista que Stevenson concedeu ao Nintendo Life:
"No final do desenvolvimento havia um bug que travava o jogo, mas o Expansion Pak não foi introduzido para lidar com isso e não era a solução para o problema. Àquela altura tínhamos algo como 3 revisões diferentes do N64, o hardware interno e o bug eram exclusivos de apenas uma dessas versões. Acabamos descobrindo e corrigindo o bug, mas já bem tarde."
Na verdade, o jumper pak faz parte de uma limitação das memórias Rambus, usadas no N64. Na época do pentium IV, as primeiras placas-mãe para P4 usavam somente RDRAM (ou memórias Rambus). Nenhum slot de memória podia ficar sem nada, como acontecia com memorias DDR da época, e mesmo hoje em dia. Junto com essas placas, vinham jumpers para serem colocados nos slots de módulo de memória que não estivessem sendo utilizados.
curiosamente o ps2 usou essa mesma memoria Rambus e nao precisou de jumper pak
@@mi88ful Mas o PS2 não tinha expansão de memória/slot vazio, a não ser que eu esteja enganado. Além do mais, o PS2 veio alguns anos depois do N64 e as memórias Rambus podem ter evoluído nesse tempo ao ponto de não precisar.
Ele também é necessário para o modo multiplayer de gauntlet, o jogo cresce muito!
Melhor canal de história dos games no Brasil! Parabéns, vídeos excelentes sempre! 😁👍
O POEIRA GAMES também é muito bom
@@angelodoreto683 é bom mas eu já percebi vários erros, sem querer ser chato 😉 o Aperte Start é muuuuito melhor!
Isso não tem nem o que discutir!!!
@@angelodoreto683
Verdade. Queria ver um crossover dos dois.
Desejo a todos nós que tenhamos um 2022 cheio de esperanças de momentos bons e que transformemos em realidade tais expectativas. Que não soframos mais do que já sofremos nesses 2 tristes anos . Se cuidem e boa sorte.
13:00 pior que essa parada do Perfect Dark é real Ed,eu quando tinha meu N64 sempre quis jogar o PD que meu pai e os amigos dele sempre falavam que era um game foda,realmente eu curti pra carai assim que meu pai comprou mas percebi algo de estranho,saquei que eu não conseguia jogar o modo história na qual eu zerei faz poucos anos atrás via emulador e que também os bots do Combat Simulator não tinham skin e eram tudo igual por falta desse Expansion Pak
pensei até que o meu pai me tinha dado uma fita pirata do PD ou que o meu jumper pack tava sem memória de tanto salvar os jogos,mas agr entendi melhor o que realmente aconteceu kkkkkkk
O jumper pack era necessário devido à arquitetura da memória usada no N64. Era a memória Rambus, que necessita de terminação nos slots não utilizados. O jumper pack cumpria essa função. Por mais que pareça, não está lá à toa.
Não é a toa, sem ele o console não funciona 😀
Seu canal foi a melhor descoberta desse fim de ano pra mim! Parabéns pela qualidade! Vou ver todos os vídeos anteriores e seguir acompanhando a partir de agora xD
Tive o prazer de acompanhar o N64 desde o começo até a chegada de seu sucessor e nesta caminhada posso dizer que joguei games que sem o cartucho de expansão ficam completamente diferentes perdendo não só em resolução mas também em quantia de inimigos ou coisas na tela e até a inteligência artificial era afetada então creio que em alguns games como Turok2,Shadowman, Star Wars Rogue Squadron,Rayman 2 ,Rush 2049,Hidro Thunder ,Star Wars Racer e nos já citados Perfect Dark,DK64 e mais alguns outros a memória foi bem usada e utilizada o ideal é que fosse usada ainda mais por inúmeros outros games mas infelizmente não foi ,ótimo vídeo Ed
Cara, excelente vídeo. Eu não sabia de absolutamente nada a respeito da história do expansion pack do 64. Eu só lembro que no Resident Evil 2 eu senti uma melhora significativa. Mas eu acho que devia ser um caso isolado.
Parabéns pelo excelente trabalho que você realiza aqui no canal. Um fortíssimo abraço!!!
Vídeo muito bom.
Tenho meu N64 até hoje, com a expansão.
No meu caso foi super válido, porque Perfect Dark e Majora's Mask foram os jogos que mais joguei no console, por meses a fio. 🙂
ED é muito Phoda!!! Parabens pelo trabalho fantástico, pura nostalgia!!!
👊👊
Espectáculo de vídeo, eu vivi essa época tanto jogando em casa o N64 em meados de 1999 quanto vendo ele rodando os jogos com esse cartucho de memória e babando com a melhoria gráfica realmente significativa para época, porém o que curti mais nesse vídeo foi finalmente saber do pq o N64 tem aquela maldita textura borrada e estranha em grande maioria dos jogos, 4 kb de memória para textura é um tiro no pé que realmente só podia ter o selo " nãointendo" de qualidade, parabéns pelo vídeo !
Melhor descoberta nesse fim de ano! Ver esses vídeos bate uma nostalgia forte, época em que via o comercial do Zelda na globo e ficava louco, sonhando com o N64.
Eu tive um N64, e como não tinha muito dinheiro pra comprar jogos eu os alugava (quando saía o salário, depois passava o resto do mês sem jogar nada novo). Haviam algumas poucas locadoras onde morava, e o Expansion Pack vinha junto na locação desses três jogos, Majora's, DK64 e Perfect Dark. Não notava grandes mudanças não. Mas sabia que os jogos não rodavam sem ele. Pra mim o DK64 sempre foi muito under rated, era um jogo muito bom pra sua época, tinha muitos mundos, muitas e muitas horas de duração. Majora's realmente tinha um ótimo sistema de posicionamento de personagens em função de uma agenda. Sempre ficava abismado em como tudo funcionava, até pq, na época, imaginar NPCs se movendo de lugar era muito absurdo. Nenhum outro jogo daquela época (que eu lembre) tinha isso. E digo mais, apesar das texturas do N64 serem meio borradas (e isso só notamos hoje em dia), não era uma coisa ruim, afinal o PlayStation tinha todas as suas texturas altamente pixeladas e o mipmap era muito tosco, anti-alias nem existia direito, enquanto que as do N64 pareciam mais "suaves" e tinha os metais reluzentes e as transparências que enchiam os olhos. A única diferença era o tipo dos jogos... Enquanto que a Nintendo sempre foi mais infantil os jogos de PS1 eram mais 'maduros'. Nas locadoras da vida também cheguei a jogar algo de DreamCast (embora ninguém tivesse um em casa, era muito raro), joguei também no 3DO e num Sega Saturn (já era mais velho esse último). Ah, cheguei a ficar com um GameGear emprestado por uns dias. Nunca vi nem peguei num Gameboy/GBC nem num GameBoy Advance.
Esse é o meu canal favorito de games, não pare nunca ed, tu é mt foda cm um conteúdo bem feito e escrito !!!
Abraços 🤘
Top video eu nunca joguei um game 64 mas quem sabe ainda terei oportunidade de poder jogar
Curioso que boa parte dos jogos compatíveis até ficam mais bonitos, mas perdem performance geral Toshiro fez a festa nesse 64
@@sheltontristania o resident evil 2 ficava mais polido cores mais vivas e menos serrilhado
@@sheltontristania como eu disse, boa parte perde.
O Henrique está certíssimo. Poucas pessoas comentam sobre a queda absurda em frame-rate na imensa maioria dos games "otimizados" para o Expansion Pak. Existem exceções, alguns jogos ficam legais com o Expansion, perdendo pouco fps (coisa de 3 ou 4 de média). Mas a maioria dos jogos perde MUITO, coisa de 15 fps a menos. Muitos são injogáveis no modo high-res, como Vigilante 8, Vigilante 8 2nd offense, International 2000, Aidyn Chronicles, Castlevania Legacy of Darkness, Duke Nukem Zero Hour, Hybrid Heaven, Revolt, 007 The World is Not Enough, Top Gear Hyperbike, Top Gear Overdrive, etc.
A real é: em 98% dos games com Expansion Pak, existe piora no frame-rate. A maioria desses 98% piora muito, e alguns pioram só um pouco. Em resumo, não compensa a melhora gráfica pra perder tanto fps.
Quem tem everdrive com um expansion pak pode testar todos os jogos que citei acima e conferir o que estou falando. Tem vários outros ruins também, não citei todos.
@@TalesBarros e pedem 500 conto numa porcaria de Expansion Pak
Eu só lembro da saga que foi conseguir esse expansion pack pra jogar Zelda Majoras Mask. Tinha um cara da feira do rolo aqui que sempre trazia jogos de PS1, N64 e etc. Ele ficou de me arrumar um desse, e demorou quase 1 mês pra conseguir. Antes pra jogar o cartucho eu tinha que ir na locadora pegar o cartucho de expansão.
Nós anos 90 eu tinha um snes e com frequência ia nas bancas ver as revistas de games e adorava quando podia comprar uma, correr para casa e ler as matérias. O tempo passou e aquelas revistas se foram com aqueles bons anos.
E já a um bom tempo o canal aperte start se tornou aquelas revistas que me traz a mesma boa sensação e ao ver um vídeo novo me faz colocar os fones e me sentir de volta nos anos 90.
Parabéns Ed pelo trabalho que tem feito com o canal.
O jogo vigilante 8 melhora os frames com o expansion pak
No jogo 007 Goldeneye melhora os frames também
O n64 foi o melhor console da 5° geração, apesar de ter poucos jogos bons e um analógico horrível, ele é mais bonito e tem mais qualidade que o ps1 que tbm é lindo no modelo quadrado😌
Eu nem sei como comparam Nintendo 64 com PS1.
O 64 é infinitamente melhor.
Eu tive na época. E jogos como Star Wars Rogue Squadron e World Driver Championships ganhavam uma melhora significativa. Bom pelo menos aos meus olhos rss agora depois do vídeo não tenho tanta certeza. Feliz ano novo .
Meu era isso mesmo que acontece aqui com o meu Castlevania Legacynof Darkness. O expansion da uma melhoradinha de leves nos graficos mas o game claramente cai pra menos de 20fps!
Ótimo vídeo, Ed.
Eu comprei o Expansion Pak em 2007.
Dobrar a memória ram nativa de um console é algo sempre bem-vindo.
Percebi, sim, a diminuição da queda na taxa de quadros nos jogos, mas nada gritante. Os jogos lançados depois do lançamento do acessório já vinham na caixa que funcionavam melhor se o tivesse.
Jogos como Resident Evil 2, World Driver Championship, Megaman 64, Beetle Adventure Racing e Conker's Bad Fur Day funcionam melhor com ele (todos de 1999 em diante) com menos lags e/ou pequenas melhorias gráficas.
Já nos jogos de 1998 para trás praticamente não faz diferença alguma usá-lo.
No Star Fox 64 (1997) até que eu senti uma fluidez melhor... Sei lá. Mas nada demais também, pois os lags continuaram.
Este N64 e uma fria, gosto da nintendo tenho SNES ate hoje, ate vendi meu PS 1 na época e comprei um N64 foi a pior burrada que fiz, na minha opinião o ps1 mesmo com hard inferior da de relho no N64
Senti a diferença no Resident Evil 2, no caso com o acessórios, eventualmente quando o zumbi segurava o personagem, era possível arrancar o braço do zumbi e a qualidade gráfica melhorava um pouco.
Como sempre, vídeos excelentes que pra mim são novidades misturado com nostalgia.
Lembro que vinha no DK64 alugado. Testei sem, não rodou. Mas também testei a expansão em outros jogos.
Lembro que uma ou outra coisa melhorava, mas era algo que ficávamos garimpando. Como já tínhamos a ideia que melhoraria alguma coisa, ficávamos procurando. Talvez até tinha coisa que nem melhorava, mas achávamos que sim.
Lembro ter testado no Army Men e os gráficos parecem ter ficados mais nítidos. Talvez não também.
Resumindo, tirando os jogos que não rodavam sem ele, viveria perfeitamente sem o conhecer.
Agora um acessório que achava interessante na época era o rumble pack. Aquele que fazia o controle vibrar.
Para mim, o melhor controle para se jogar tiro em primeira pessoa era o do N64. Vibrando então, era uma experiência bem legal.
O World Driver Championship ficava lindo com a opção de aumentar resolução disponível com o uso do Expansion Pak. Para mim aquilo era tipo o Gran Turismo do Nintendo 64 rs. No Donkey Kong 64 acho que foi só para corrigir bugs mesmo, pois graficamente o Banjoo Kazooie, que nem precisa do expansor, é tão bonito graficamente quanto ele. O Zelda Majora's Mask é uma obra de arte, só ele já justificaria o Expansion Pak, Perfect Dark também é lindo e tem uma ótima jogabilidade,( recentemente comprei um controle de nintendo 64 com o analógico original só para jogar ele rs, pois o meu controle com analógico padrão Gamecube é péssimo para FPS, alías, o analógico do controle do nintendo 64 ficando molenga para os lados foi outra de uma bela toshiragem da nintendo kkk) sobre o Perfect Dark, sem o expansor o modo história não fica acessível. Penso que o Expansion Pak é algo legítimo, mas o preço atualmente é uma dor de cabeça, mais caro que o próprio console kkk, não sei se o custo benefício compensava quando o jogo já vinha com ele junto, como o caso do Donkey Kong 64.
Ótimo vídeo Ed, seu canal é incrível🎮❤
Olá, Amanda! No caso de DK64, o que se diz oficialmente é que o Expansion Pak foi utilizado para melhor renderização de objetos à distância e melhor performance.
A história da correção de bugs é apenas uma lenda de internet, isso foi desmentido pelo artista Mark Stevenson em entrevista para o site Nintendo Life em novembro de 2019.
Excelente comentário o seu, você é uma grande conhecedora do console.
Nunca encontrei utilidade para o expansion pack. Um ótimo 2022 para este maravilhoso canal!
Agora entendi o porquê o expansion pack foi tão subutilizado no N64, sempre percebi isso mas nunca me questionei muito a respeito.
Normal, a maioria que jogou N64 era jovem e jovem que jogava videogame só questionava quem era melhor como SF vs MK, Top Gear vs Lamborghini, Mega Drive vs SNES e por aí vai...
Salve Ed expansion Pack esse é raiz no quesito melhoria gráfica. Só quem tem, ou já fez uso sabe do que se trata! FELIZ ANO NOVO ED, PRA VOCE , FAMÍLIA E O CANAL APERTE START ❤️🎮
Eu comprei o Perfect Dark e o Expansion Pak não veio junto. Precisei comprar separado, porque eu havia alugado o jogo uma vez antes de comprá-lo e o acessório não vinha junto, possibilitando jogar apenas o modo Multiplayer. Ele deu algum upgrade em jogos como Turok e Resident Evil 2. Uma pena o acessório não ter sidoexplorado e utilizado ao máximo pelas desenvolvedoras, a Nintendo mais uma vez seria pioneira, dessa vez em um conceito semelhante ao DLC.
Feliz Ano Novo, Ed! Mais um vídeo incrível e mais uma dúvida dos nintendistas que foi sanada!
Vídeo de ótima qualidade, como sempre Ed, parabéns.
Há exatos 20 anos atrás passei as férias da 8 série sem meu N64 por um mal contato no Jumperpack. Até ver o vídeo pensei que fosse algum defeito passageiro, pois voltou a funcionar.
Seus videos tão cada dia melhor, obrigado por trazer informações novas porque o que mais tem no mundo retro é video preguiçoso e repetido
Tive um mais porque alguns jogos necessitavam dele para ter todos os recursos do que por outra coisa. Na época não tinha muito conhecimento sobre essas questões técnicas e o acesso à informação era muito escasso. Sobre os gráficos, para mim eram lindos sempre, para quem tinha o Snes e Mega Drive de parâmetro, os gráficos refletiam a realidade aos meus olhos hehehe.
A grande pergunta é: Quem foi o engenheiro Toshiro que achou que 4KB seriam suficientes para a memória gráfica? Seria o Bill Gates que um dia perguntou também "Quem precisa mais de 640KB de memória convencional?". Infelizmente o Expansion custa uma pequena fortuna hoje em dia e os chinas só vendem o jumper pack, não sei pq não vendem o expansion.
4KB é muito pouco, é surreal mesmo.
Pra época isso não era muito? ( Eu não era nascido na época, aliás estava muito longe de nascer skskskskksks)
Mercado tá muito inflacionado e agora todo mundo é colecionador, a uns anos atras eu comprei o expansion pak por 80 pilas, hj tem gente cobrando até 500
@@aperte só uma pergunta quanto o ps1 tinha para as texturas?
@@lucas57ization Num era não cara. As placas de vídeo da época mais fracas tinham em torno de 1MB de Ram. Olha o tamanho da diferença...
no momento em que você disse memória RAM e meteu uma rã na tela eu dei um berro.
Era 6hs da manhã e minha esposa veio me agredir.
Teu canal é o melhor canal de conteúdo gamer do TH-cam nacional, Ed!
O Expansion pack fazia diferença visual nos gráficos sim, mas na sua época a gente não tinha essa preocupação como temos hoje com as telas 4k, 1080p, full HD, super ultra cataplasma de telas... E não era tão evidente a melhora.
Hoje, com o grau de exigência que temos, ligando o N64 numa TV de tubo com cabo AV, comparando os games com e sem o Expansion pack, é bem evidente a melhora nos gráficos.
Grande abraço!
na verdade o expansion pack melhora o fps em muitos jogos, tenho hoje 140 jogos originais de n64 , e sinto a diferença na fluidez em dezenas de jogos
Provavelmente seja placebo, porque só vai haver mudança em jogos que conseguem alocar essa memória adicional, o que são poucos.
@@jefersoncordeiro6889 sim, dobrar o fps é placebo
Eu lembro que o perfect dark tinha uma diferença absurda de performance e qualidade usando o expansion pack
Imagina se a pessoa perde o jumper pack
Seria bye-bye N64 kkkkkk
meu irmão tinha o N64 com expansion pack. Saudade dessa época. GoldenEye, Perfect Dark, jogos sensacionais. Agora vou ter q contentar com emuladores. Msm assim estou sendo feliz
A resposta é simples, se foi útil para rodar o Majoras que é uma obra de arte já foi necessário 🤣🤣🤣🤣 mas realmente a Nintendo sempre da uma trollagem lá galera kkk
Na época, eu tinha um Super Nintendo e o PS1 me impactou muito mais que o N64. Quem viveu a época, a "década de ouro" sabe que : você olhava o PS1 e você via o futuro, vc via um console futurista com CD, áudio de cinema, dublagens, CGs, dava pra ouvir CDs de música nele. Já o N64 só tinha cartuchos e esse pequeno cartucho chamada expansion Pack e mais nada. De 1996 a 2001 foi uma época muito mas muito complicada pra BIG N.
Essa parada de escolher entre gráficos e desempenho tá parecendo o Playstation 5 kkkkkkk... Nintendo já estava na frente hein kkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não é só o ps5 o Xbox séries também tem que escolher
A Microsoft fez um marketing enganoso no Xbox séries X como a Nintendo fez no n64 mas vai fala isso pra Fanboy de Xbox
Eu lembro que na época eu fiquei doente, literalmente, quando eu vi o comercial de Zelda MM na TV.
Lembro que o expanssion pack fez parte de toda a magia de trocar porque ele era mais poderoso, e de jogar o jogo que precisava dele.
Não é atoa que o Zelda MM é o meu preferido, mesmo depois de ter jogado o BoTW.
Sempre me perguntei e se o nintendo 64 tivesse um expansion pack com mais potencia
Quais seriam as possibilidades
@@ViniciusOliveira-ny4yt memória RAM é sinônimo de velocidade. Essa parada de gráficos é mais da parte da placa de vídeo.
Teu canal é uns dos melhores, e poxa, vc mora praticamente do lado de casa kkkk que massa isso! Abç!
Tem informação que não bate ai.
pego da melhor fonte de todas, a "bunda" hehe
Jumper Pack serve para ligar os pontos da memória, as memórias Rambus precisam ser "jumpeadas" para funcionar, computadores que usam memórias RAMBUS possui pentes de "Jumper" nos Slots vazio, por este motivo o Jumper Pack vem no N64... Outro ponto interessante que ninguém explora ou comenta, é a possibilidade de expansão para 16MB ou mais... nos jogos disponíveis não mudaria nada, mas para Homebrew faria diferença.
O jogo que usou melhor o expansion pack foi o Zelda Majoras Mask sem dúvida, pra mim é o jogo com os gráficos mais bonitos do N64, acho que aquele foi o ápice desse console.
Mas o engraçado é q a rareware tirou leite de pedra com o incrível conkers bad fur Day mesmo sem o expansion Pack.
Sin and punishiment da treasure tb é outro grande exemplo
Tenho ele no meu N64, mais por necessidade dos jogos que são obrigatórios. Digo que o Road Rash 64 utilizando a opção "Hi-Res" pra melhorar a resolução, dá uma diferença sim, mas acaba caindo um pouco o fps em certas horas, não tem jeito, o jogo é frenético xD feliz 2022 Ed!! Esse ano é 100k no canal o/
toshiragem pack.
Meu humilde parabéns, você me "conquistou" dês de que vi pela primeira vez um vídeo seu em que você fala "um lugar para quem sabe que vídeo game é uma das melhores coisas da vida", dês de então me aproximei do seu excelente trabalho, topzeira!🍀🙌🤝
🎮Este Jumper Pack e a coisa +idiota🤦🏻♂️,será q a Nintendo ñ pensou na possibilidade,q agm pode tirar ele e acabar quebrando/perdendo/danificanfo etc....e ia dar merda💩💩💩se eu tivesse um,tenho certeza q isso ia acontecer comigo😫😫😫.....
Eu amo teu canal cara, vo entrar de ferias e vou dissecar esse canal e viva a nintendo e o retro games, cara a nintendo e cara mas so ela entrega experiências como as dos anos 90
Caramba só tem coisas negativas sobre a Nintendo nesse canal
Vc assistiu esse vídeo Allison?
Os podres da Nintendo tem q aparecer em alguma hora e lugar, né? Kkkkkkkk
Da uma olhadinha nos títulos relacionados a Nintendo e esse vídeo se vc tivesse jogado N64 saberia que a principal fator do expapasion pack era aumentar o frames dos jogos e não a resolução dos jogos
Mas virou moda atacar a Nintendo hoje em dia continua não quero atrapalhar só não assisto mais
@@lancelnce seria bom ver de outras de vês em quando né ou só a Nintendo tem podres na indústria dos games ?
Aqui só se fala mal dela
Conteúdo de qualidade topzera da bilonga com selo de qualidade da Nintendo!!! Valeu ED, o like monstro é mais que certo!
Um bom final de ano irmão, tmj e que venha 2022 com mais sucesso ainda
Lembro que nos jogos de Star Wars tipo Rogue Squadron e Ameaça Fantasma racing, o cartucho de expansão melhorava muito os gráficos. Tirava muito os serrilhados.
Cara, na época nem sabia que existia esse acessório! Mais um vídeo de grande valor! Feliz 2022, Ed!
Eu tive, comprei na época pq a Nintendo falou que tinha que ter para rodar alguns games. Como Perfect Dark, que é ótimo.
Lembrando que naquele tempo esse tipo de informação não estava disponível facilmente. O que tinha disponível era revistas de games.
Eu ganhei junto com o Donkey Kong. Um amigo me deu Perfect Dark pois não rodava no N64 dele. Também comprei Zelda Majoras baratinho pois ninguém tinha o expansion Pack, e o jogo estava encalhado na loja. Eu me dei bem com ele 🤣
O mais engraçado é que um dono de locadora daqui perto, nintendista relugioso, tava radiante que ia sair X-MEN VS STREET FIGHTER.. ..kkkkkkkkkkkkkkkkk
Se formos comparar as texturas do N64 com os outros videogames da época, elas era muito superiores. Nos consoles da Sega e da Sony, as texturas eram bem mais simples e os objetos, ao aproximarem da tela, ficavam todos quadriculados e pixelados, coisa que não acontecia no N64. Esse efeito de borrar um pouco a imagem (em objetos próximos) era um artifício usado na época para atenuar essa pixelação que acontecia no Sega Saturn, Sony Playstation e computadores da época.
Olá, Ed. Tudo bem? Seu canal é sensacional e sempre assisto. Gostaria de sugerir uma matéria sobre outro erro da Nintendo: a falta de processador exclusivo para a parte sonora do N64. Até o SNES teve um processador exclusivo para o som e esse chip de som era muito elogiado. Sei que um dos motivos foi o custo. Seria interessante destrinchar essa história de outro equívoco (falta de um processador sonoro) da Nintendo sobre o N64. Obrigado e sucesso.
Eu tinha um N64 e tinha também o Star Wars Racer e com o Expansion Pack os gráficos do jogo melhoravam bastante.
Nossa .... Muito interessante ... Parabéns pelo vídeo !!!! Compartilhei com o minha comunidade n64 no Facebook ... 👏👏👏
Jogos como 007 Contra Gonden Eye e Turok eram incríveis, imagino como seriam se o N64 tivesse uma configuração decente, sem essas "gambiarras".
Te desejo um excelente 2022 Ed, com muita saúde, sucesso e ainda mais criatividade.
Que seu canal ultrapasse o Gigaton.
Abraço!
RE2 fica lindo com o Exp. Pack....Perferct Dark , pelo uso do Exp. Pack é lindo demais, comparado a Goldeneye. Turok 2 tb, era muito bonito com o Exp. Pack
Feliz Ano Novo! Nintendo Toshirizando de novo! Hehehehehe! Tenho o Expansion Pack do N64 junto ao console aqui até hoje e tenho que admitir que me foi muito útil para rodar o Zelda´s Majore Mask. E fazia toda a diferença no Perferct Dark, além disso o Star Wars Racer era praticamente outro jogo com ele, o jogo vinha MUITO capado, era uma vergonha. Mesmo sendo 200% melhor com o acessório, ainda era pior que o jogo no PC ou Dreamcast, mas pra quem tinha o console valia a pena o expansor nesse jogo. Tirando esses aí, acho que Resident Evil 2, ainda que a diferença é bem sutil. O resto é perfumaria, devo ter uns 40 jogos do N64 e só lembro desses (não tenho o DK64), então é meio aquela porcentagem que você disse mesmo. Um abraço e parabéns pelo vídeo!
Simplesmente passado com toda essas informações!
Eu tenho um N64 e ainda me falta esse acessório
Também me falta 😭 Mas hj em dia só se conseguir um xing ling.
N64 nunca me enganou com seus gráficos"nebuloso".
Na época eu comprei um psx usado, fui muito feliz.
Os fanboy's nintendistas zombaram muito, criticavam os estouros de sprites no psx e tal.
Cara, só passando para parabenizar a evolução do seu canal.
Já acompanho a algum tempo e hoje você consegue mais de 10 vezes em conteúdo de views por vídeo publicado.
Isso reflete a qualidade do seu trabalho e empenho.
Parabéns.
e pensar que vendi o meu por menos de 35 e um amigo ganhou um na época de outro que não sabia pra que servia. Hoje procuro um por menos de 200 e não acho tá mais caro que o console em si
Eu tinha Quake 2 n64. A única coisa que melhorou com o expansor foram os gráficos em relação às cores que ficaram muito mais vivas. Não senti diferença nas texturas,mas o grande diferencial é que foram adicionadas novas fases
Mais um excelente vídeo, meus parabéns! Meu N64 foi o Jungle Set, já com o DK64 e o Expansion Pak, ru era uma exceção entre os amigos haha. Quando emprestava os jogos emprestava o Expansion Pak junto.
Zelda Majora's era um absurdo de bonito e conteúdo, era até difícil acreditar que n64 sem o expansion pack conseguiria fazer algo igual, mas acho que foi o único jogo mesmo