Seus vídeos são muito bons, ótimo trabalho,planto morango orgânico e estão com carência ,como posso resolver sem química? Gratidão amigo , percebi que você responde todos os comentários.
@@AgrodeRespeito vou dar uma olhadinha no seu canal e ver se tem alguma rede social que eu possa tirar algumas dúvidas sobre estudar Agronomia e trabalho depois de formado!
Muito bom,uso a braquiaria ruziziensis no pomar de citrus e ja estou notando a diferença em relaçao ás outras braquiarias ,quando faço comparaçao com meus vizinhos é bem visivel a difença,a unica coisa que me deixa encucado é que eu evito ao maximo usar o glifosato e meus visinhos usam com força ,mas a parte que nao entendo é que quando se faz o uso do mesmo,as plantas ficam mais verdes ,mais visosas ,na regiao o pessoal ate chama o glifosato de adubo por essa caracteristica intrigante,mesmo assim estou insistindo na braquiaria ruziziensis,vamos ver no que dá,
Show Eduardo! Obrigado por compartilhar sua experiência com a gente! Pois é, não é muito minha área mas já ouvi falar de um efeito associado ao uso dos herbicidas que aumenta a eficiência produtiva das plantas, algo fisiológico. Vou buscar relembrar aqui. Se alguém aí lembrar... A braquiária vai bem na entrelinha de citros, a ruziziensis eu não conheço muito bem, mas aqui em são paulo usam decumbens... brizantha.. e aproveitam para fazer a roçada ecológica jogando para debaixo da saia das plantas, ajudando a manter a umidade... é uma tática interessante. Mas a longo prazo tem que adubar a entrelinha também pois vai perdendo fertilidade!
Grato! PRa ser bem prático aqui, posso considerar então que: 1. Analiso o material orgânico 2. o N que mostrar lá, eu reduzo a % de umidade 3. o resultado do 2, eu reduzo de 40-60% que é a "taxa de de eficiência da mineralização" Assim, terei o N mais próximo possível que realmente será incorporado pela planta. Estar atento à C/N apenas é importante pra saber a VELOCIDADE da mineralização do item 3, mas não afeta na QUANTIDADE?
Fala Cesar! Obrigado pelo comentário! Se enterrar, o efeito é melhorado, se for por cima, perde um pouco a eficiência, o que pode ser atenuado com uma chuva ou a irrigação (desde que misture com um pouco da terra superficial o adubo orgânico)!
Oi Giuliana! A adubação quanto mais parcelada, melhor, pois a planta come de pouco, como a gente... mas não pode exagerar! Depende também do que está produzindo. Acredito que no seu caso em frutíferas pode adubar uma vez por mês nos meses mais quentes -para adubo orgânico - (e sempre que adubar precisa chover ou molhar, caso suas plantas não estejam em área aberta). Vai da sua sensibilidade também, a resposta estará nos frutos e nas folhas. Se está produzindo bem com folhas bem verdes e viçosas, não adube... agora se não estiver produzindo e as folhas estiverem amareladas, torne a adubar... é um trabalho de observação e conhecimento =]
Qual a forma correta de aplicar o adubo químico NPK? Devo fazer um sulco ao redor da projeção da copa,aplicar e cobrir ,sempre em dias chuvosos? Se não estiver chovendo devo jogar água ? Muito obrigado por sua dedicação em ensinar temas tão importantes,! Gosto demais do canal! Não perco um vídeo!
Amigo boa noite. Tenho uma lavoura de café com 8 meses de idade. E apesar de estarem bastante vigorosas as plantas algumas estão tombando. Sabe me dizer o por que isso acontece? E como corrigir isso.
Fala Anderson! Não é muito minha área, mas pelo que está falando parece ser alguma praga ou doença de raiz, se não da pra ver nada de estranho na parte aérea! Chame um agrônomo para averiguar a campo! Você fez a análise de solo e a correção/adubação com base na mesma?
Fala Jederson! O N está presente na MOS como N-orgânico em diferentes formatos. Após mineralizar pela ação de microrganismos decompositores vira NH4+, que vira NO3- com a ação de microrganismos nitrificadores! Se a planta absorve o NH4+ antes ele não vira... se ele fica no solo, ele acaba se transformando! O NO3- ou é absorvido pela planta, ou perde por lixiviação, ou, em caso de falta de oxigênio se transforma em óxido nitroso e vai para a atmosfera causar o aquecimento global kkk. Mais ou menos por aí o resumo da história! Espero ter ajudado! Grande abraço!
Ótima aula, o que faço agora? ?estou relutante em usar adubo químico (NPK) , pois muitas pessoas dizem que além de ser mais agressivo, ele traz poucos benéficos para cultura. Porém o adubo orgânico e muito caro e além do mais tem que esperar curtir ( no caso do esterço). Estou percebendo que meus citrus estão começando a sentir falta de nutrientes porém não tenho nenhum orgânico? Posso usar o adubo químico durante esses primeiros anos e depois alternar para o orgânico? O adubo químico pode prejudicar meu pomar? Muito obrigado!
Roberto, muito obrigado pelo comentário. Mas deixa eu te fazer uma pergunta para você refletir: "muitas pessoas" são produtores de sucesso de citros? Pela experiência que eu tenho não tem melhor resposta produtiva do citros que no uso do Nitrato de Cálcio, e em complemento adubações foliares. Participei de um projeto de 6 anos de transição do convencional para o orgânico de pomar comercial, e o que o pomar mais sentiu em produtividade foi a retirada da adubação mineral química para o uso do esterco. O citros tem maior aproveitamento do N na forma de nitrato, e o N do esterco demora para chegar nessa forma, perdendo eficiência. Se deseja fazer um manejo com menos adubo químico, acredito que é melhor você fazer isso de forma gradual, vendo até que ponto pode fazer a substituição, para ficar rentável, além do que o esterco vai ter bom efeito, mas a longo prazo de vários anos de uso. Agora não usar adubo químico já de início é realmente um desafio para citros. Espero ter ajudado, grande abraço!
Na ocasião do projeto o solo era muito rico em fósforo e potássio também, por isso não era costumeiramente aplicado, mas é preciso estar atento pelas análises de solo para o suplemente necessário desses nutrientes, juntamente com Ca (um dos mais exportados pelo Citros) e Mg que é super importante também para Citros.
Muito obrigado! Vc tirou um peso da minha consciência. Vi também um palestrante no.youtube , dizendo que eles tentaram trocar a adubação convencional pela adubação orgânica nos citrus . E foi praticamente inviável fazer tal substituição,
Saudasdes dos seus vídeos, Um vendedor me disse que euros devo aplicar o NPK em dia de chuva! Esse informação procede? Como devo fazer a aplicação do NPK, sigo a projeção da copa? Faço uma cova pequena e aplico e depois jogo terra? E se não estiver chovendo vai funcionar? Muito obrigado!
Fala Kelly! Que bom que gostou da volta dos vídeos, e continua participando aqui com a gente! =] Para o NPK solubilizar, ou seja, ficar disponível precisa de água! Se estiver seco ele não funciona, mas também se a chuva for muito, muito forte, ele pode perder bastante também, ainda mais se o solo for descoberto! A projeção da copa é uma boa para citros! Se tiver umidade no solo, ele será disponibilizado! Se estiver misturado à terra, dependendo da fonte de N, ele é melhor aproveitado também! Mas para citros é melhor nitrato, que não tem esse problema! Espero ter ajudado! Grande abraço!
Fala Jair! Depende da cultura e de como está decomposto o adubo orgânico. Se estiver bem curtido dificilmente causará problemas. Claro que grandes excessos nem sempre é positivo! Com culturas mais sensíveis como hortaliças e frutas é preciso ter cuidado. Se for pastagem é muito difícil ter algum problema.. Tome cuidado com farinha de penas se estiver usando! É um adubo excelente, com alto teor de N, mas em excesso pode dar fitotoxidez em algumas culturas dependendo da dose... em milho por exemplo acima de 800 kg/ha já foi identificado esse problema, já em pastagem acima de 4000 kg/ha desse adubo e apenas respondeu de forma positiva. O ideal é testar as doses do material que não conhece ainda e aumentar gradativamente. A longo prazo poderá usar menos pois a decomposição de boa parte dos adubos orgânicos fica para anos posteriores! Espero ter ajudado! Grande abraço!
Então Axel, o P-orgânico também precisa mineralizar, e ele não mineraliza por completo, da mesma forma que o N! Além disso existe a imobilização do P-mineralizado nos colóides do solo, assim como no P-mineral solúvel! Sua adubação em cobertura pode ser eficaz se faltar P no solo, e for em um sistema de manejo que mantenha-se boa umidade em superfície quase sempre, pois então as raízes ficarão mais superficiais e aproveitarão esse P, do contrário não será bem aproveitado! O melhor é misturar no solo em pré-plantio ou plantio!
Seus vídeos são muito bons, ótimo trabalho,planto morango orgânico e estão com carência ,como posso resolver sem química? Gratidão amigo , percebi que você responde todos os comentários.
Ah estou mui animado com o retorno dos vídeos!!!
Show Roger! Tamo junto!
@@AgrodeRespeito cheguei hoje no seu canal... Já ganhou mais um inscrito!
@@AgrodeRespeito vou dar uma olhadinha no seu canal e ver se tem alguma rede social que eu possa tirar algumas dúvidas sobre estudar Agronomia e trabalho depois de formado!
JA VALE LIKE ANTES DO VIDEO COMEÇAR!!! NOTA 10
Tamo junto!!!!
Sou tecnico agricola e produtor d verduras em primavera d leste,mt,n perco uma aula sua.
Muito bom,uso a braquiaria ruziziensis no pomar de citrus e ja estou notando a diferença em relaçao ás outras braquiarias ,quando faço comparaçao com meus vizinhos é bem visivel a difença,a unica coisa que me deixa encucado é que eu evito ao maximo usar o glifosato e meus visinhos usam com força ,mas a parte que nao entendo é que quando se faz o uso do mesmo,as plantas ficam mais verdes ,mais visosas ,na regiao o pessoal ate chama o glifosato de adubo por essa caracteristica intrigante,mesmo assim estou insistindo na braquiaria ruziziensis,vamos ver no que dá,
Show Eduardo! Obrigado por compartilhar sua experiência com a gente! Pois é, não é muito minha área mas já ouvi falar de um efeito associado ao uso dos herbicidas que aumenta a eficiência produtiva das plantas, algo fisiológico. Vou buscar relembrar aqui. Se alguém aí lembrar... A braquiária vai bem na entrelinha de citros, a ruziziensis eu não conheço muito bem, mas aqui em são paulo usam decumbens... brizantha.. e aproveitam para fazer a roçada ecológica jogando para debaixo da saia das plantas, ajudando a manter a umidade... é uma tática interessante. Mas a longo prazo tem que adubar a entrelinha também pois vai perdendo fertilidade!
MUITO BOM. ALIÁS, EXCELENTE.
Grato!
PRa ser bem prático aqui, posso considerar então que:
1. Analiso o material orgânico
2. o N que mostrar lá, eu reduzo a % de umidade
3. o resultado do 2, eu reduzo de 40-60% que é a "taxa de de eficiência da mineralização"
Assim, terei o N mais próximo possível que realmente será incorporado pela planta.
Estar atento à C/N apenas é importante pra saber a VELOCIDADE da mineralização do item 3, mas não afeta na QUANTIDADE?
Show
Valeu Alex, meu amigo! Tamo junto e vamo que vamo!
Ótimos seus vídeos! Muita coisa que vejo aqui que não é passado em aula! Parabéns!
Show Atos! Tamo junto parceiro! Grande abraço e boa semana!
bom demais!! conteúdo incrível!!
Show! Obrigado Ingrid! =]
Bom D+
Show Marcio! Obrigado pelo comentário!
Sensacional
To gostando muito do seu canal. Fale mais sobre adubos orgânicos.
Abraços
Show demais Valmir! Pode deixar, vou trazer mais sobre esse conteúdo esse ano aqui no canal! Grande abraço!
Fale tbm sobre os adubos organominerais, abraço.
Ótimo tema, Eduardo! Realmente ainda estou devendo por aqui! Vou programar para esse ano! Grande abraço!
tô gostando muito de seus vídeos.este ano vou de intensificar mais a adubação verde orgânica no sitio
Show Jair! Adubação verde é uma boa alternativa! Ajuda bastante!
Muito explicativo gostei, mas gostaria de saber qual a maneira correta de aplicar adubos organicos em café, se é enterrado ou por cima do solo.
Fala Cesar! Obrigado pelo comentário! Se enterrar, o efeito é melhorado, se for por cima, perde um pouco a eficiência, o que pode ser atenuado com uma chuva ou a irrigação (desde que misture com um pouco da terra superficial o adubo orgânico)!
Não sei se tem vídeo sobre isso, mas qual o tempo certo o adubar..a cada mês, a cada três meses??..tenho frutíferas em vasos
Oi Giuliana! A adubação quanto mais parcelada, melhor, pois a planta come de pouco, como a gente... mas não pode exagerar! Depende também do que está produzindo. Acredito que no seu caso em frutíferas pode adubar uma vez por mês nos meses mais quentes -para adubo orgânico - (e sempre que adubar precisa chover ou molhar, caso suas plantas não estejam em área aberta). Vai da sua sensibilidade também, a resposta estará nos frutos e nas folhas. Se está produzindo bem com folhas bem verdes e viçosas, não adube... agora se não estiver produzindo e as folhas estiverem amareladas, torne a adubar... é um trabalho de observação e conhecimento =]
Qual a forma correta de se aplicar o adubo NPK, devo abrir uma cova na projeção da copa e aplicar somente em dias chuvosos?
Oi Kelly! Pode jogar por cima do solo, e molhar. Na cova apenas antes do transplantio das mudas!
Qual a forma correta de aplicar o adubo químico NPK? Devo fazer um sulco ao redor da projeção da copa,aplicar e cobrir ,sempre em dias chuvosos?
Se não estiver chovendo devo jogar água ? Muito obrigado por sua dedicação em ensinar temas tão importantes,! Gosto demais do canal! Não perco um vídeo!
Show Kelly! Acho que já respondi na anterior! Se ficou alguma dúvida me escreva, eu tardo mas não falho aqui kkk!
Amigo boa noite. Tenho uma lavoura de café com 8 meses de idade. E apesar de estarem bastante vigorosas as plantas algumas estão tombando. Sabe me dizer o por que isso acontece? E como corrigir isso.
Fala Anderson! Não é muito minha área, mas pelo que está falando parece ser alguma praga ou doença de raiz, se não da pra ver nada de estranho na parte aérea! Chame um agrônomo para averiguar a campo! Você fez a análise de solo e a correção/adubação com base na mesma?
@@AgrodeRespeito foi feito análise depois de plantado. E assim depois foi feito a correção e adubação conforme a análise.
Parece ser algum fator de doença de raiz então!
Oi
Oi Kevin! Tudo bem por aí?
Acabei de notar que fiquei quase um ano sem acompanhar o canal... kkk
kkkkk volte meu amigo!
@@AgrodeRespeito é certo que voltei meu camarada kkkkk
O NH4+ e o NO3- estão presentes na MOS, ou esta diferenciação ocorre de acordo com a fonte e o tipo de microrganismo atuante?
Fala Jederson! O N está presente na MOS como N-orgânico em diferentes formatos. Após mineralizar pela ação de microrganismos decompositores vira NH4+, que vira NO3- com a ação de microrganismos nitrificadores! Se a planta absorve o NH4+ antes ele não vira... se ele fica no solo, ele acaba se transformando! O NO3- ou é absorvido pela planta, ou perde por lixiviação, ou, em caso de falta de oxigênio se transforma em óxido nitroso e vai para a atmosfera causar o aquecimento global kkk. Mais ou menos por aí o resumo da história! Espero ter ajudado! Grande abraço!
Ótima aula, o que faço agora?
?estou relutante em usar adubo químico (NPK) , pois muitas pessoas dizem que além de ser mais agressivo, ele traz poucos benéficos para cultura. Porém o adubo orgânico e muito caro e além do mais tem que esperar curtir ( no caso do esterço). Estou percebendo que meus citrus estão começando a sentir falta de nutrientes porém não tenho nenhum orgânico? Posso usar o adubo químico durante esses primeiros anos e depois alternar para o orgânico? O adubo químico pode prejudicar meu pomar?
Muito obrigado!
Roberto, muito obrigado pelo comentário. Mas deixa eu te fazer uma pergunta para você refletir: "muitas pessoas" são produtores de sucesso de citros? Pela experiência que eu tenho não tem melhor resposta produtiva do citros que no uso do Nitrato de Cálcio, e em complemento adubações foliares. Participei de um projeto de 6 anos de transição do convencional para o orgânico de pomar comercial, e o que o pomar mais sentiu em produtividade foi a retirada da adubação mineral química para o uso do esterco. O citros tem maior aproveitamento do N na forma de nitrato, e o N do esterco demora para chegar nessa forma, perdendo eficiência. Se deseja fazer um manejo com menos adubo químico, acredito que é melhor você fazer isso de forma gradual, vendo até que ponto pode fazer a substituição, para ficar rentável, além do que o esterco vai ter bom efeito, mas a longo prazo de vários anos de uso. Agora não usar adubo químico já de início é realmente um desafio para citros. Espero ter ajudado, grande abraço!
Na ocasião do projeto o solo era muito rico em fósforo e potássio também, por isso não era costumeiramente aplicado, mas é preciso estar atento pelas análises de solo para o suplemente necessário desses nutrientes, juntamente com Ca (um dos mais exportados pelo Citros) e Mg que é super importante também para Citros.
Muito obrigado! Vc tirou um peso da minha consciência. Vi também um palestrante no.youtube , dizendo que eles tentaram trocar a adubação convencional pela adubação orgânica nos citrus . E foi praticamente inviável fazer tal substituição,
Saudasdes dos seus vídeos,
Um vendedor me disse que euros devo aplicar o NPK em dia de chuva! Esse informação procede? Como devo fazer a aplicação do NPK, sigo a projeção da copa? Faço uma cova pequena e aplico e depois jogo terra? E se não estiver chovendo vai funcionar?
Muito obrigado!
Fala Kelly! Que bom que gostou da volta dos vídeos, e continua participando aqui com a gente! =] Para o NPK solubilizar, ou seja, ficar disponível precisa de água! Se estiver seco ele não funciona, mas também se a chuva for muito, muito forte, ele pode perder bastante também, ainda mais se o solo for descoberto! A projeção da copa é uma boa para citros! Se tiver umidade no solo, ele será disponibilizado! Se estiver misturado à terra, dependendo da fonte de N, ele é melhor aproveitado também! Mas para citros é melhor nitrato, que não tem esse problema! Espero ter ajudado! Grande abraço!
quando vc fala de aporte maior de N.nao teria problemas em usar o adubo orgânico em excesso.?
Fala Jair! Depende da cultura e de como está decomposto o adubo orgânico. Se estiver bem curtido dificilmente causará problemas. Claro que grandes excessos nem sempre é positivo! Com culturas mais sensíveis como hortaliças e frutas é preciso ter cuidado. Se for pastagem é muito difícil ter algum problema.. Tome cuidado com farinha de penas se estiver usando! É um adubo excelente, com alto teor de N, mas em excesso pode dar fitotoxidez em algumas culturas dependendo da dose... em milho por exemplo acima de 800 kg/ha já foi identificado esse problema, já em pastagem acima de 4000 kg/ha desse adubo e apenas respondeu de forma positiva. O ideal é testar as doses do material que não conhece ainda e aumentar gradativamente. A longo prazo poderá usar menos pois a decomposição de boa parte dos adubos orgânicos fica para anos posteriores! Espero ter ajudado! Grande abraço!
Em Diego eu estou com uma dúvida numa conta vc poderia me ajudar mano
Fala Lukyan! Me manda um e-mail em agroderespeito@yahoo.com que eu vejo se consigo te ajudar! Grande abraço!
Para fósforo de fonte orgânica (farinha de ossos) também ocorre essa perda? E sua utilização como adubo de cobertura tem eficácia?
Então Axel, o P-orgânico também precisa mineralizar, e ele não mineraliza por completo, da mesma forma que o N! Além disso existe a imobilização do P-mineralizado nos colóides do solo, assim como no P-mineral solúvel! Sua adubação em cobertura pode ser eficaz se faltar P no solo, e for em um sistema de manejo que mantenha-se boa umidade em superfície quase sempre, pois então as raízes ficarão mais superficiais e aproveitarão esse P, do contrário não será bem aproveitado! O melhor é misturar no solo em pré-plantio ou plantio!