História dos Brinquedos - Perna-de-pau

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 27 ต.ค. 2024
  • Olá! No podcast de hoje, vamos conhecer como a origem da perna-de-pau está na relacionada com a natureza e o homem como parte dela. Um brinquedo da Antiguidade que continua a encantar e divertir crianças e adultos no mundo todo.
    ***
    Alguns brinquedos surgiram como ferramenta de adaptação aos fenômenos da natureza e como suporte na agricultura e criação de animais. Um deles é a perna-de-pau, que foi inventada pelos romanos para atravessar terrenos alagados. Há registros que mostram que a perna-de-pau também era usada por agricultores na colheita de frutas, principalmente na Itália. Na França, ajudava os pastores a terem uma visão melhor do seu rebanho.
    A partir da Idade Média, a perna-de-pau se tornou um divertimento popular e foi incluída nas artes circenses. Durante os festejos, nas danças, desfiles ou nos combates era comum os participantes se apresentarem sobre as pernas de pau. Na Espanha, até o final do século passado, eram realizadas corridas nas quais as pessoas enfrentavam touros usando a perna de pau. No Mali, país do continente africano, os rituais do povo Dogon incluem figuras mascaradas em vestes coloridas que andam com as pernas de pau.
    No Brasil, as crianças da etnia indígena Xavante, no Mato Grosso, adoram mostrar o quanto são grandes e fortes. Vivem fazendo gestos que aumentam seus tamanhos e forças. Quando sentem vontade de andar nas pernas de pau, saem em grupos para o mato levando consigo seus facões. Precisam encontrar o brinquedo que está pronto e escondido em alguma árvore da mata, somente aguardando a vinda de alguém.
    Procuram por horas um tronco longo e reto, e que tenha uma bifurcação nem muito curva, nem muito aberta, para se apoiar o pé. Encontrado o tronco com essas características, logo surge mais um desafio: achar o par para ele. Essa “caçada” às pernas escondidas na mata pode durar uma manhã toda.
    Construído o brinquedo, o desafio seguinte é conferir quem consegue andar a maior distância possível sem cair. Um dia inteiro se passa sem que as crianças busquem uma nova atividade. Para elas, uma brincadeira por dia é suficiente.
    ***
    Gostaram dessa história? No próximo podcast do Museu dos Brinquedos vamos descobrir mais curiosidades como essa. Ciao ciao!
    ***
    Créditos:
    :: Trilha de áudio ::
    Free Music Archive: David Szesztay - Smiling Cars
    Free Music Archive: David Szesztay - Welcome Home
    :: Criação, voz, roteiro, edição ::
    Paula Lanza
    :: Idealização::
    Museu dos Brinquedos

ความคิดเห็น •