Gostei da apresentação da diferença na utilização de disjuntores para as duas correntes. Trabalhei muito tempo com isso e sei bem da dificuldade de interromper corrente contínua. Só uma correção na sua apresentação. Corrente contínua é utilizada em linhas de transmissão de alta e extra alta tensão, em circuitos de longa distância exatamente por ter menor perda. Só não é mais utilizada devido ao alto custo de transformação. Existem no Brasil linhas de 800 e 600 kv...em operação.
corrente alternada tem perda maior por qual motivo? sempre achei q corrente alternada tinha melhor redimento por se tratar de frequência eletromagnética
@@FWnatanzin Varios motivos: 1- efeito skin, traduzindo: a corrente em CA tende a ficar nas extremidades do condutor. 2- Não tem indutancia/capacitancia quando usa corrente continua O motivo real da transmissão ser feita majoritariamente em corrente alternada é porque a melhor/unica forma de aumentar e diminuir a tensão a 100-150 anos atrás era por transformadores. Para transmissão a coisa mais importante é usar tensões muito altas para poder reduzir as perdas. Diferente de 100 anos atras, hoje ja temos tecnologia para aumentar e diminuir a tensão em corrente continua.
@@FWnatanzin A CC é mais eficiente que alternada, porém por outros fatores ( os consumidores usam basicamente alternada...) é mais econômoco usar CC para distancias kilométricas ( linhas de transmissão de centenas de km prá lá ) distancias menores usa alternada mesmo. porque o custo de ficar toda hora usando equipamentos para converter de cc para alternada não fica economico... pode ver que dentro da cidade a transmissão é alternada.. e somante linhas de transmissão kilométricas para muito longe é CC
Trabalho no ramo telecomunicações, e nossas centrais telefônicas são sustentadas por tensão contínua e por conseguinte corrente contínua. Temos FCC's Fontes de Corrente Contínua, que cumprem transformação da CA em CC. O assunto, é extenso, interessante, e cheios de particularidades que proporcionam conhecimento de alto nível, e que traz muita satisfação de envolvimento por parte dos técnicos que atuam ness a linha do ramo da eletricidade.
ESTA VALIOSA INFORMAÇÃO _ Sobre a diferença dos Disjuntores FOTOVOLTAICOS para Cc e os fabricados para Corrente Alternada, COM CERTEZA muitos não tem ; seja por NEGLIGENCIA PROFISSIONAL ou desconhecimento. ( OBRIGADO )
Quando trabalhei em uma multinacional me divertia muito com os engenheiros formados e que não sabiam o caminho das pedras ao resolver um problema simples e hoje falo sempre com meu filho pra formar em engenharia , porém, dominar o máximo da matéria abordada.
Muito bom o vídeo, eu sabia sim que teria uma diferença entre disjuntores, isso porque eu fiz um curso com vocês e ja instalei o meu primeiro sistema sozinho essa semana e ja foi homologado com sucesso de primeira sem erros e sem o Zé faísca por perto kkk.
@@brunomarcos6966 A uma pequena diferença entre os disjuntores automotivo e os de energia solar fotovoltaica. Geralmente os automotivo tem uma tensão baixa e corrente alta e os da energia solar são de alta tensão e baixa corrente, lógico que vai depender da potência do sistema.
Eu não trabalho com painéis. Mas monto é conserto inversores . E nunca tinha me tocado deste pequeno mas importante detalhe . Valeu pelo toque e obrigado
caraka André não sabia disso eu achava que o disjuntor era tudo igual, quando for coloca energia fotovoltaica em casa prestarei atenção nesse detalhe. parabéns andrezao
Tudo bem André eu não sabia da diferenca da corrente alternada e da continua que os dejuntor são diferente suas aulas são ótima tô aprendendo muito obrigado por vc existir
Já havia "aprendido" na prática.🙈🙉🙊 Trabalho com conversor CA/CC e motores CC. Os disjuntores mal aguentavam 1 ou 2 sobrecarga/desarme. Entendi tudo agora. ➕ 1 like e 1 inscrito. Parabéns!
Fazem isso porque 12V é uma tensão muito baixa para provocar arco grande a ponto de não poder ser extinto pela câmara do disjuntor AC já que é preparado para uma tensão AC entre 10 a 20 vezes maior, e sendo assim não vai pegar fogo com 12V, porém é melhor usar o DC.
@@dschannel1171 isso depende das características do dispositivo que usar, pois um disjuntor dito de CA pode sim ser usado em CC, desde que respeitadas as limitações de catálogo do mesmo.
Muito boa a explicação, mas, só uma observação... A corrente continua parte do negativo para o positivo, aja vista que são os elétrons que se movem no condutor.
Na verdade em CC a perda de energia é menor que em CA, pois nesta última a corrente se concentra nas extremidades do condutor, de modo que a densidade de corrente é maior. Além disso, em CC a queda de tensão é menor porque deixa de existir o elemento reativo do circuito. Mas quanto ao disjuntor ser diferente está corretíssimo, só por essa contribuição já merece nosso like!
Exato, tanto é que nas minhas instalações fotovoltaicas eu faço duas redes, uma 220v alternada e outra DC 12v só pra ligar iluminação e equipamentos de baixo consumo como modem, roteador de Internet.
AC DC vejo tanto engenheiro que não serviria nem pra Engenho de Vinagre qnt mais pra ELETRICA. Andre, vejo este TABU, ter que provar aos Senhores da Senzala que o conhecimento é a base do sucesso. PARABÉNS esta aula mexeu com ossada de TESLLA.👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Se estivesse assistido esse vídeo, tinha respondido ao professor do curso de energia fotovoltaica, 😂. Quero agradecer por vcs passarem o conhecimento.admiro muito o canal. Parabéns.
A linha SX da Siemens, no manual (tem no site) fala sobre o uso em CC a 24V. Sim, há certificação. Mas há o alerta justamente para as correntes de curto circuito. Digo porque eu já usei muito disjuntor SX em sistemas 12V, mas nunca com mais de uma bateria. Justamente pra ficar abaixo de 1KA de corrente de curto.
Em aplicação em DC há apenas a atuação por sobrecarga a atuação eletromagnética não será sensibilizada. Toda via a corrente de curto circuito é limitada, logo você pode dimensionar o cabo para atender esse limite até que ocorra o seccionamento por sobrecarga.
@@gustavotrepin então, voltando ao manual dos minidisjuntores siemens... tá na tabela, capacidade de interrupção em CA, e de interrupção de curto circuito em CC com 4ms de atuação. Tem tabela tanto pra CA quanto pra CC, e nenhuma observação sobre o sistema magnético deixar de atuar! Então fica claro que até 60VDC, no caso deles, eles estão perfeitamente indicados para operar em corrente contínua, garantido pelo fabricante. Quanto à proteção magnética deixar de atuar, já ouvi por outras pessoas, mas isto está parecendo mais um mito de quem acha que bobina não magnetiza em corrente contínua, porque transformador precisa de CA. Só esquecem que a maioria dos relês do mercado são CC, e não CA.
Entendo muito de eletricidade graças às dicas de vocês e hoje aprendi mais uma coisa que eu não sabia sobre o disjuntores de corrente continua e alternada. Nunca imaginei que eram diferentes, apesar de saber sobre as duas correntes elétricas.
Sou arquiteto, gosto muito do canal, e acho importantíssimo conhecer pra entender quando estou com o profissional eletricista. E saber o que recebo nos projetos. Mais um conteúdo TOP!!!!!!!!!
Para corrente continua utilizando dijuntor AC, se colocar um filtro snubber não a arco, colocar um diodo zener para corrente indutiva 250v ligado a entrada e saida do dijuntor no positivo resolve seu problema, normalmente é utilizado em relés de automóveis p evitar o arco Se for dijuntor de CA e se assim mesmo tiver arco colocar um sistema RC resistor capacitor na faze ja este tem p venda pesquisar no google Ambos eliminam por completo arcos voitaicos em reles e interruptores, a um tempo atrás estava com problemas no arranque da minha motocicleta, o relé original não durava 1 ano por causa do arco, ai coloquei um diodo zener 250v e resolveu os meus problemas, não ocasionando mais carbonizacão nos contatos do relé danificando-o. Sou técnico em eletrônica Joinville SC
Vídeo muito bom👏🏼👏🏼👏🏼 eu já sabia a diferença, mas vejo empresas vendendo instalações com disjuntores CA, sem nenhum constrangimento 🤔 meu sogro comprou e a empresa instalou disjuntores CA e cabeamentos subdimencionados... Recalculamos tudo e corrigimos os problemas.... A empresa já havia fechado as portas quando fomos cobrar as correções 🤔🤔🤔
Excelente explicação. Ressalto porém que há disjuntores que possuem capacidade de proteção tanto em CA quanto CC, só verificar o datasheet/manual dos mesmos.
Eu sabia que existia esses tipos de dijuntores, e que era obrigatório seguir a norma, mas esses riscos por causa do arco elétrico gerado eu confesso que não sabia. Parabéns Andrezão.
Andre, eu desconhecia, também, que os disjuntores são diferentes para cada tipo de corrente e hoje descobri que existe a transmissão de energia em corrente continua a longa distância, e é usada também no Brasil, através da Live de hoje 10/02/2023 do Instituto NCB Newton C Braga: Falando de geração de energia - A mesma água
Não sabia que existia djuntores para CC, tinha um problema em um veículo que constantemente derretia o borner e a queima dos fusíveis, instalei um djuntor CA porém de curva B. Nunca mais tive problema. Mas sabendo agora da existência desse djuntor vou fazer a substituição pro modelo correto.
👉 LINK de INSCRIÇÃO: ce.engehalleletrica.com.br/o-novo-eletricista/?ORGANICO&TH-cam&CANAL_ENGEHALL&LINK_COMENTARIO&YT1-6nIMu8BnOII&gestor=
------
✅ Gostou desse vídeo?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
✍ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ engehall.com.br/links
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Faz um vídeo explicando o porque é mais barato transmitir a energia que compramos do paraguai a longa distância em CC do que em CA.
Tive mais um conhecimento
Opa
Tirando o preço é possível usar cabos CC em CA, cabos CC suportam mais Amperagem que os CA e a seção deles é menor
Muito bom
Não conhecia a existência de disjuntor AC e DC,muito show a aula,aprendi mais uma vez com vocês.
tenho 67 anos estou aposentado, porém gosto de aprender, pois sou eterno aprendiz. E, confesso hoje aprendi mais um pouco com este video. VLW
Parabéns pelo dinamismo, é assim que se vive, aprender sempre.
Sim, André,mas sempre é bom ouvir de novo.
Não sabia afinal não sou da área, muito menos "engenheiro". Kkk demais esclarecedora sua aula. Parabéns.
Show de bola, mas na corrente continua o sentido da corrente e do polo negativo para o positivo
O conhecimento não ocupa espaço, obrigado André por reforça a informação, aqui o Zé Faisca não tem espaço.
Parabéns, vc está certíssimo, esse engereco lhe deve uma carta de desculpa!
Gostei da apresentação da diferença na utilização de disjuntores para as duas correntes. Trabalhei muito tempo com isso e sei bem da dificuldade de interromper corrente contínua. Só uma correção na sua apresentação. Corrente contínua é utilizada em linhas de transmissão de alta e extra alta tensão, em circuitos de longa distância exatamente por ter menor perda. Só não é mais utilizada devido ao alto custo de transformação. Existem no Brasil linhas de 800 e 600 kv...em operação.
corrente alternada tem perda maior por qual motivo? sempre achei q corrente alternada tinha melhor redimento por se tratar de frequência eletromagnética
@@FWnatanzin Varios motivos: 1- efeito skin, traduzindo: a corrente em CA tende a ficar nas extremidades do condutor. 2- Não tem indutancia/capacitancia quando usa corrente continua
O motivo real da transmissão ser feita majoritariamente em corrente alternada é porque a melhor/unica forma de aumentar e diminuir a tensão a 100-150 anos atrás era por transformadores. Para transmissão a coisa mais importante é usar tensões muito altas para poder reduzir as perdas. Diferente de 100 anos atras, hoje ja temos tecnologia para aumentar e diminuir a tensão em corrente continua.
@@TheDaniolip ata, agora faz sentido, obg pela resposta
Pensei exatamente a mesma coisa! Mas entendi o que o André quis dizer. Ele se referiu a proposta de Édison de transmissão.
@@FWnatanzin A CC é mais eficiente que alternada, porém por outros fatores ( os consumidores usam basicamente alternada...) é mais econômoco usar CC para distancias kilométricas ( linhas de transmissão de centenas de km prá lá ) distancias menores usa alternada mesmo. porque o custo de ficar toda hora usando equipamentos para converter de cc para alternada não fica economico... pode ver que dentro da cidade a transmissão é alternada.. e somante linhas de transmissão kilométricas para muito longe é CC
Trabalho no ramo telecomunicações, e nossas centrais telefônicas são sustentadas por tensão contínua e por conseguinte corrente contínua. Temos FCC's Fontes de Corrente Contínua, que cumprem transformação da CA em CC.
O assunto, é extenso, interessante, e cheios de particularidades que proporcionam conhecimento de alto nível, e que traz muita satisfação de envolvimento por parte dos técnicos que atuam ness a linha do ramo da eletricidade.
Sho de bola, e já sabia da diferença só não mensurava a dimensão.
Obrigado.
ESTA VALIOSA INFORMAÇÃO _ Sobre a diferença dos Disjuntores FOTOVOLTAICOS para Cc e os fabricados para Corrente Alternada, COM CERTEZA muitos não tem ; seja por NEGLIGENCIA PROFISSIONAL ou desconhecimento. ( OBRIGADO )
Quando trabalhei em uma multinacional me divertia muito com os engenheiros formados e que não sabiam o caminho das pedras ao resolver um problema simples e hoje falo sempre com meu filho pra formar em engenharia , porém, dominar o máximo da matéria abordada.
Muito bom o vídeo, eu sabia sim que teria uma diferença entre disjuntores, isso porque eu fiz um curso com vocês e ja instalei o meu primeiro sistema sozinho essa semana e ja foi homologado com sucesso de primeira sem erros e sem o Zé faísca por perto kkk.
Que ótima aula. Não sabia. Não vejo a hora de poder fazer um curso com vc
O pessoal do som automotivo usa esse disjuntores será que devido a baixa tensão dá para usar assim mesmo
@@brunomarcos6966 A uma pequena diferença entre os disjuntores automotivo e os de energia solar fotovoltaica. Geralmente os automotivo tem uma tensão baixa e corrente alta e os da energia solar são de alta tensão e baixa corrente, lógico que vai depender da potência do sistema.
Eu vi o Zé faísca q fez isso a alguns dias kkkkkkk aq no TH-cam e ainda por cima fico famoso.
Nao sabia nao to aprendendo aqui agora
Parabéns Andre você é um anjo abençoe da elétrica só nós ajudar 🙏🙏🙏😇
Eu não trabalho com painéis.
Mas monto é conserto inversores .
E nunca tinha me tocado deste pequeno mas importante detalhe .
Valeu pelo toque e obrigado
caraka André não sabia disso eu achava que o disjuntor era tudo igual, quando for coloca energia fotovoltaica em casa prestarei atenção nesse detalhe. parabéns andrezao
boa tarde André , faz uma aula instalação walbox, com todos protetoes, carregador veicular. valeu obrigado!
Tudo bem André eu não sabia da diferenca da corrente alternada e da continua que os dejuntor são diferente suas aulas são ótima tô aprendendo muito obrigado por vc existir
Não André, aprendi mais uma coisinha top nessa aula
Essas informações são importantes até para quem não e da área..
Já havia "aprendido" na prática.🙈🙉🙊
Trabalho com conversor CA/CC e motores CC.
Os disjuntores mal aguentavam 1 ou 2 sobrecarga/desarme.
Entendi tudo agora.
➕ 1 like e 1 inscrito.
Parabéns!
Esse vídeo é bom para os instaladores de som automotivo
Fazem isso porque 12V é uma tensão muito baixa para provocar arco grande a ponto de não poder ser extinto pela câmara do disjuntor AC já que é preparado para uma tensão AC entre 10 a 20 vezes maior, e sendo assim não vai pegar fogo com 12V, porém é melhor usar o DC.
@@dschannel1171 isso depende das características do dispositivo que usar, pois um disjuntor dito de CA pode sim ser usado em CC, desde que respeitadas as limitações de catálogo do mesmo.
Obrigado pela excelente aula de eletricidade.
Muito boa a explicação, mas, só uma observação... A corrente continua parte do negativo para o positivo, aja vista que são os elétrons que se movem no condutor.
Na verdade em CC a perda de energia é menor que em CA, pois nesta última a corrente se concentra nas extremidades do condutor, de modo que a densidade de corrente é maior. Além disso, em CC a queda de tensão é menor porque deixa de existir o elemento reativo do circuito. Mas quanto ao disjuntor ser diferente está corretíssimo, só por essa contribuição já merece nosso like!
Depende do comprimento do condutor. A perda ôhmica na distância faz com que a CA seja descartada mais facilmente
Exato, tanto é que nas minhas instalações fotovoltaicas eu faço duas redes, uma 220v alternada e outra DC 12v só pra ligar iluminação e equipamentos de baixo consumo como modem, roteador de Internet.
AC DC vejo tanto engenheiro que não serviria nem pra Engenho de Vinagre qnt mais pra ELETRICA.
Andre, vejo este TABU, ter que provar aos Senhores da Senzala que o conhecimento é a base do sucesso.
PARABÉNS esta aula mexeu com ossada de TESLLA.👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Não sabia dessa diferença. Aprendi mais uma com vcs.
Já ouvi em outras aulas que ele DC a energia sai do - e vai para o +. Parabéns pela aula obrigado.
Esses professores estão cada dia melhor🎉
Se estivesse assistido esse vídeo, tinha respondido ao professor do curso de energia fotovoltaica, 😂. Quero agradecer por vcs passarem o conhecimento.admiro muito o canal. Parabéns.
Então André nisto também não sabia desta informação. Eu aprendi aqui com vocês. Tope de maís viu.
Vivendo e aprendendo, show de elétrica
Nem passava na minha cabeça mas nunca nistalei disjuntor pra continua.
Parabéns 👏👏👏👏
Muito bom aprender ANDRE
Bom dia.
Muito bom mesmo,seu conhecimento e sabedoria ajuda tirar aquilo que nos atrapalha de enxergar a verdade.
A linha SX da Siemens, no manual (tem no site) fala sobre o uso em CC a 24V. Sim, há certificação. Mas há o alerta justamente para as correntes de curto circuito. Digo porque eu já usei muito disjuntor SX em sistemas 12V, mas nunca com mais de uma bateria. Justamente pra ficar abaixo de 1KA de corrente de curto.
Em aplicação em DC há apenas a atuação por sobrecarga a atuação eletromagnética não será sensibilizada. Toda via a corrente de curto circuito é limitada, logo você pode dimensionar o cabo para atender esse limite até que ocorra o seccionamento por sobrecarga.
@@gustavotrepin então, voltando ao manual dos minidisjuntores siemens... tá na tabela, capacidade de interrupção em CA, e de interrupção de curto circuito em CC com 4ms de atuação. Tem tabela tanto pra CA quanto pra CC, e nenhuma observação sobre o sistema magnético deixar de atuar! Então fica claro que até 60VDC, no caso deles, eles estão perfeitamente indicados para operar em corrente contínua, garantido pelo fabricante. Quanto à proteção magnética deixar de atuar, já ouvi por outras pessoas, mas isto está parecendo mais um mito de quem acha que bobina não magnetiza em corrente contínua, porque transformador precisa de CA. Só esquecem que a maioria dos relês do mercado são CC, e não CA.
Interessante saber isso, não conhecia a existência de disjuntores DC.
Olá André,puxa vida as vezes pensamos sabemos,na realidade não sabemos nada viu, parabéns por essa dica e muito buscar conhecimentos
Eu Não sabia que tinha essa diferença entre disjuntores
Sim, André recebi mais umas informações preciosas sobre disjuntores!!!!!!!!
Cada dia aprendendo com vcx... nem sabia que tinha dinjuntor de cc
Cada dia aprendendo mais nesse canal.
Toda vez que vejo seus vídeos aprendo mais
Muito bom saber. Obrigado pela sua aula assim estarei fazendo as devidas proteções na instalação 12 volts continua na minha camper.
Aprendi algo muito importante...
Nem sabia que tinha disjuntor voltado para instalação de fotovoltaica, mais um aprendizado com os melhores. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Gostei, fiquei muito impressionado com o arco
Entendo muito de eletricidade graças às dicas de vocês e hoje aprendi mais uma coisa que eu não sabia sobre o disjuntores de corrente continua e alternada. Nunca imaginei que eram diferentes, apesar de saber sobre as duas correntes elétricas.
Sou arquiteto, gosto muito do canal, e acho importantíssimo conhecer pra entender quando estou com o profissional eletricista. E saber o que recebo nos projetos. Mais um conteúdo TOP!!!!!!!!!
Muito bom o conteúdo. Sou Técnico em Eletrotécnica, fiz o NR 10 na Engehall o conteúdo do curso é excelente...
Não André não sabia só vocês mesmo. Sempre com novidades
Aprendi mais uma sobre esse mundo da elétrica. Parabéns.!!!
Para corrente continua utilizando dijuntor AC, se colocar um filtro snubber não a arco, colocar um diodo zener para corrente indutiva 250v ligado a entrada e saida do dijuntor no positivo resolve seu problema, normalmente é utilizado em relés de automóveis p evitar o arco
Se for dijuntor de CA e se assim mesmo tiver arco colocar um sistema RC resistor capacitor na faze ja este tem p venda pesquisar no google
Ambos eliminam por completo arcos voitaicos em reles e interruptores, a um tempo atrás estava com problemas no arranque da minha motocicleta, o relé original não durava 1 ano por causa do arco, ai coloquei um diodo zener 250v e resolveu os meus problemas, não ocasionando mais carbonizacão nos contatos do relé danificando-o. Sou técnico em eletrônica Joinville SC
Sim, André, eu sabia dessas diferenças. Mas mesmo assim está aí meu like. O canal merece.
Muito bom
Não sabia.
Obrigado por compartilhar conosco👍
Por essas e outra é que assisto seus vídeos, ainda não sabia dessa diferença entre disjuntores.
André cara fiquei de boca aberta com essa dica das diferenças entre disjuntor CC e ac valeu
Muito bom , 👏👏 !
Tirando a " gastança " do vernáculo , somente utilizará o mais barato quem não se importa com as consequências.
Sou um Zé faísca com orgulho 😍
Muito boa aula não tinha conhecimento desse tipo de disjuntor.
Agradecido aprendi muito com essa super aula.
Duas respostas em.uma. Sabia não! Obrigado!
Eu não sabia.
Obrigado por uma aula tão explicativas.
Eu sabia mas não esclarecido dessa forma. Parabéns.
Salve! Nem sabia que existia disjuntor DC... Obrigado!!
André, na corrente contínua os elétrons circulam do negativo para o positivo.
Não sábia muito bom mesmo parabéns e obrigado tamos juntos
BOA ANDRÉ,ESTA EU NÃO SABIA,POS NÃO TRABALHO COM ENERGIASOLAR
Muito fera essa maneira de conduzir as aulas. Eu não sabia desse detalhe tão importante. Muito obrigado. Continue nessa pegada. Parabéns!
Muito obrigado André! Eu desconhecia o disjuntor de corrente contínua. Valeu pelos ensinamentos, seus vídeos são show!
Eu aprendi agora sobre esses disjuntores ,e muito bom assistir seus vídeos eu aprendi muitas coisas
Show de aula André, no exato momento não tinha conhecimento desse tipo de disjuntor. A cada vídeo da Engerrall um aprendizado a mais.
Abraços a todos.
Gostei,bom demais
Já tinha visto sobre corrente continua que poderia ser perigoso mas achei a aula muito boa
Eu nem sonhava que tinha essa diferença
Obrigado por mais essa.
igual eu ja sabia que não era, mas porem toda via, o vídeo do experimento 220ca, e 220cc foi satisfatório e muito explicativo, ficou top!
Não sabia, aprendi com você.
Mais um conhecimento absorvido no canal
Meus parabéns pela explicação. Aprendi muito já com vcs.
Vídeo muito bom👏🏼👏🏼👏🏼 eu já sabia a diferença, mas vejo empresas vendendo instalações com disjuntores CA, sem nenhum constrangimento 🤔 meu sogro comprou e a empresa instalou disjuntores CA e cabeamentos subdimencionados... Recalculamos tudo e corrigimos os problemas.... A empresa já havia fechado as portas quando fomos cobrar as correções 🤔🤔🤔
Aprendi hoje com nosso amigo André valeu 👍
Excelente explicação. Ressalto porém que há disjuntores que possuem capacidade de proteção tanto em CA quanto CC, só verificar o datasheet/manual dos mesmos.
Eu sabia que existia esses tipos de dijuntores, e que era obrigatório seguir a norma, mas esses riscos por causa do arco elétrico gerado eu confesso que não sabia. Parabéns Andrezão.
Nunca pensei nisso, aprendi mais uma. Mas já vi disjuntor CA em veiculos, para proteger módulos de som, muuuuito potentes com a corrente bem alta...
Um video muito interessante, eu saiba que CC era diferente de CA mas não sabia qual a diferença nos disjuntores utilizados em cada circuito.
Eu não sabia dessa informação ,valeu André ,show
Vocês deveriam criar um curso técnico em eletrotécnica EaD seria muito massa
Compartilhado com as turmas do SENAI-DF
Não André, aprendi muito com essa aula vc e o cara
Aprendi mais uma André valeu!!!!
André o canal dele é muito top em experimentos! Mais o seu é muito melhor . Kkk!! o cara não fala!
Bom dia Eng° André, para mim é novidade, sempre aprendedo com a Enghalls.
Boa noite essa não sabia e gostaria de saber mais
Não tinha conhecimento e fico muito agradecido
Andre, eu desconhecia, também, que os disjuntores são diferentes para cada tipo de corrente e hoje descobri que existe a transmissão de energia em corrente continua a longa distância, e é usada também no Brasil, através da Live de hoje 10/02/2023 do Instituto NCB Newton C Braga: Falando de geração de energia - A mesma água
Não sabia que existia djuntores para CC, tinha um problema em um veículo que constantemente derretia o borner e a queima dos fusíveis, instalei um djuntor CA porém de curva B. Nunca mais tive problema.
Mas sabendo agora da existência desse djuntor vou fazer a substituição pro modelo correto.
Existe disjuntor automotivo que trabalha com 12 volts
Aprendendo cada dia mais com vocês.
Obrigado.
Vou até conferir se colocaram o disjuntor certo na instalaçao aqui de casa. Mt bom o vídeo.
Não André,eu nem sabia que existia essa diferença nos disjuntores,top essa aula