Estou há alguns dias tentando entender Obsidian e o Zettelkasten e percebi uma coisa: dos vários vídeos que vi, você foi a única que entendeu e melhor aplicou até agora. Eu vi tanta gente ensinando de formas diferentes que comecei a ficar mais perdido. E percebi que não fazia sentido, pois alguns até complicavam demais o que era pra ser simples. Imagine procurar uma forma definitiva pra organizar o próprio cérebro e só encontrar mais confusão? pois é, tem muita gente que parece que nem entendeu Zettelkasten ainda fazendo videos no youtube ensinando como se fossem especialistas. Parabéns pelo conteúdo, você simplificou tudo e fez muito mais sentido.
Que maravilha, pode dar uma olhada na playlist de Obsidian que tem muito material lá. Além disso tenho um curso completo de Obsidian: jessikarocha.com/magosdoobsidian/
Conheci o Obsidian hoje e cai no seu canal e adorei . aprendi muito e vou maratonar os videos . adorei a forma como voce montou toda a sua estrutura no obsidian. Excelente video
Dois anos depois, retorno para afirmar que, em língua portuguesa, este é, se não o melhor, um dos melhores vídeos sobre o método Zettelkasten. Gostaria, ainda, de levantar uma questão que talvez não tenha compreendido completamente: as notas de bibliografia se transformam em notas permanentes ou não? Além disso, caso não se transformem, as notas permanentes podem estabelecer conexões com as notas de literatura? Agradeço pelo excelente conteúdo, Jessika.
Na variação do Zettelkasten que eu modifiquei para minhas necessidades, não necessariamente uma nota de literatura vira permanente, geralmente eu pego algum conceito daquela nota que vale a pena ser isolado e transformado em algo permanente. E sim eu faço links de absolutamente tudo que faz sentido. Mas lembrando que eu fiz vária pequenas adaptações no Zettelkasten e alguns puristas vão discordar de como eu faço
Adorei a explicação Jessika! Acabei de ler o livro sobre o método mas estava em dúvida em como "preparar" o software para colocar em prática o que aprendi. Foi muito útil!
Parabéns pelo vídeo explicou seu workflow de maneira simples e objetiva! Ao invés de usar mocs eu uso backlinks, ou seja se eu tenho uma nota sobre futebol eu coloco um link pra uma nota chamada esportes e ele já funciona como um nó no grafo.
Jessika, seu conteudo é muito bom! Obrigado por compartilhar. Eu estou usando o obsidian faz um tempo, mas ainda n comecei a conectar as notas. Obrigado!
Quando você passa da curva de aprendizado e começa a ver o potencial do Obsidian, ele vira uma ferramenta incrível. Recentemente eu lancei um curso completo, pode dar uma olhadinha nele se tiver interesse: go.hotmart.com/N85597896N
Olá, o meu template no Obsidian está disponível para os alunos do meu curso ( jessikarocha.com/magosdoobsidian/ ) ou você pode entrar em contato para adquirir somente o template via jess@jessikarocha.com
Também não sabia que dava para deixar uma tag raiz e outras sub tags. Acabou que usou o raciocínio das pastas nas tags. Eu só não entendi direito o porquê disso, digo qual é a utilidade prática.
@@criscox conexão de pensamento. Criar pastas estruturando minhas anotações além de ser tedioso e meio perfeccionista no início (o que eu sou mas tento evitar) não contribui para eu saber qual a relação entre as anotações. Elas simplesmente ficam guardadas em pastas. Mas as tags aparecem no gráfico do Obsidian e eu posso usar isso para ver relação entre notas diferentes. O fato de estruturar as tags em grupos é também uma forma de filtro para mim. Por exemplo, eu trabalho com criatividade, mas também sou criativa como uma característica pessoal, a criatividade que eu me refiro no meu trabalho é por vezes extremamente diferente da criatividade que eu uso nos meus hobbies e passa tempos. Muitas tags minhas não tem “grupo” e está tudo bem, outras têm para não chocar com áreas diferentes ou porque faz sentido a a diferenciação dentro das minhas anotações. :)
@@felipeschlecht2740 Eu uso geralmente o Concepts App, mas de vez em quando faço algumas no Paper ou no Procreate (esses 2 últimos só tem no iOS,mas o Concepts tem para windows e Android)
@@JessikaRocha to querendo entender um pouco como criar o layout de pastas e # para estudar na faculdade por exemplo com materias diferentes, e fazes de conclusões diferente do tipo tema entendido ou tema a revisar. vc teria algumas dicas nesse sistema de Zettelkasten mais adaptado pra Materias?? Agradeço desde ja.
Muito bom seu conteúdo, achei bem detalhista, consegui fazer o meu e adaptar. Então uma coisa que não entendi, foi a pasta de projetos, tem algum vídeo explicando?
Não tem porque eu desfiz essa pasta e modifiquei um pouco o ranjo do meu sistema. Mas em breve tem um vídeo novo onde eu vou mostrar meu zettelkasten e tirar algumas dúvidas
Bom dia, Jessika! Inicialmente, parabéns pelo teu conhecimento, bem como pela didática em demonstrar e ensinar o uso do progrma, ainda mais para mim, que estou iniciando o meu zettelkasten. Ao assistir o vídeo (aula), percebi que no meu não há vários dos ícones que aparecem no teu. Há possibilidade de inseri-los nas barras? Se sim, como fazer? Desde já te agradeço. Abraço!
Oi, os ícones extra são resultado de certos plugins, quando você instala esses plugins, os ícones aparecem. Alguns que eu uso são: file cleaner, excalidraw, fantasy calendar, Workspaces plus
@JessikaRocha, sempre venho por aqui ver seus vídeos. Gosto muito, como disse não precisamos guardar tudo, memorizar. Vejo muitos cursos, no trabalho tenho várias coisas que quero ter como referência e de alguma forma quero escrever utilizando conceitos diferentes e encontrei a forma. O curso já está pronto? Parabéns pelo seu trabalho.
Ótimo vídeo, vou assistir a playlist. Qual programa você usou para fazer o skecthnote que aprece no começo do vídeo na nota sobre zettelkasten? Obrigado.
Eu uso principalmente um app chamado Concepts App, tem disponível tanto para Android quanto para iOS. Eu falo mais das anotações visuais nesse vídeo: th-cam.com/video/XwESiTJ-ho0/w-d-xo.html E lancei meu curso completo de Obsidian recentemente, tem um vídeo mostrando como ele está estruturado aqui: th-cam.com/video/-bmyQS6ZYbw/w-d-xo.html
Olá Jessica e muito obrigada pelos conteúdos!! Duas dúvidas que, se me puder elucidar, ficarei muito grata: 1 - Depois de as tags estarem criadas é possível link-las a outras, do modo que você faz? 2 - MOCs - como são criadas as tabelas? Já vi dois dos seus vídeos sobre elas, mas ainda assim não estou conseguindo fazê-lo :/ Muito obrigada!!
O que você. quer dizer com "ligar tags a outras"? Eu uso o plugin Dataview, tem alguns vídeos meus mostrando como usá-lo. Ele coleta informações de tags ou pastas e organiza em uma tabela, lista, calendário.
Desculpe a minha ignorância, atualmente eu uso o Anki como ferramenta de estudos e acabei de saber sobre a existência do obsidian e o método zettelkasten. Já assisti alguns vídeos a respeito e acho que ainda não peguei bem a ideia. Daí tenho duas dúvidas, e ficaria muito grato se alguém pudesse me ajudar com isso. 1° Depois de se adaptar a esse sistema, você consegue viver sem ele? (Digo, você não vai acabar escravizado tendo que configurar e sustentar o aplicativo o tempo todo sob risco de perder o controle da sua vida, ou precisando recorrer ao aplicativo pra se lembrar das coisas?) 2° Me parece que o sistema zettelkasten está mais voltado a promover criatividade do que a retenção de conhecimento (apesar de que uma depende da outra), estou errado? Grato desde já!
eu ainda uso o anki para estudar coisas que eu quero memorizar (línguas), o obsidian é uma base de informações, um segundo cérebro, eu não tenho interesse em ganhar nenhum campeonato de memorização e o cérebro humano não é necessariamente projetado para memorizar tudo na vida. então ter uma base de referências para onde eu possa voltar e recuperar uma receita, os detalhes de uma aula de programação que eu fiz na faculdade e não pratiquei por alguns anos mas quero reinvestir nisso é extremamente útil. Quanto à manutenção, o obsidian gera arquivos de texto que se eu quiser eu abro no bloco de notas, acontece de EU gostar de investir tempo em deixar ele bonito, mas eu já passei dias, semanas, sem criar conteúdo lá, ele é meio segundo cérebro quando eu acho que tem algo relevante para ser guardado. Não precisa ser algo que eu vou estar checando diariamente para memorizar feito uma doida. É uma segurança de que você não precisa sobrecarregar sua cabeça com informação que não é constantemente usada e então você libera espaço para seu cérebro trabalhar sem sobrecarga.
@@JessikaRocha Muito obrigado Jessika, eu vou tentar aprender a usar esse negócio preciso dar uma chance, ou seja, vou assistir mais alguns dos seus vídeos pra entender melhor rsrs.
Vídeo excelente! Mas estou com dúvidas, e acho que você pode me ajudar. Notei que seu zettel não é dividido por pastas/categorias. Estava pensando em usar um formato bem dividido. Por exemplo, se eu escrever sobre Feudalismo, penso que o ideal seja ter uma pasta somente para esse assunto. E aí, ali dentro, criar todas as notas de literatura e permanentes. Acha que dá certo assim? Porque é como minha mente funciona. Se eu tiver mais de 10 arquivos que falam sobre assuntos diferentes num mesmo local, eu posso ficar perdido, hahaha! E mais uma dúvida, se eu fizer assim, será que pode ser um problema na hora de gerar links entre assuntos diferentes e que normalmente não se conectam?
Não é problema na hora de gerar links não, você pode criar 100 pastas uma dentro da outra e tudo vai funcionar normalmente. Eu não gosto de perder tempo criando essas estruturas pois as tags e os links do obsidian me permitem deixar tudo catalogado e criar listas automaticas desses assuntos relacionados. Mas você pode usar a forma de estrutura que você quiser
Muito obrigado pelo conteúdo. Umas pergunta: fui a um congresso e fiz toda a anotação num texto único, como coloco isso no OBISIDIAN, tenho que fazer uma nota para cada anotação, ou coloco o texto inteiro e certo links dentro deste texto?
O que eu costumo fazer em casos desse tipo é manter em uma anotação cada conteúdo de temas/palestras diferentes. Dentro da anotação eu faço link para outras ou até extraio partes que mereçam ter uma anotação própria e serem exploradas mais, aí eu só faço o link caso eu extraia algum pedaço ou crie uma anotação mais completa de certa parte
Muito bom o vídeo! Tô adaptando minhas notas físicas no software e implementando no método Zettelkasten. Agora só uma dúvida, na hora de você criar seu template (15:18) você coloca o nome da sua nota na barra em cima e cria um título dentro da nota com # {{title}}. Eu não sei se é atualização recente, mas não tô conseguindo fazer isso, pois o programa já define que o nome e o título são iguais e não consigo colocar esse comando. Tem alguma sugestão de arrumar isso?
Eu ainda não consegui entender qual benefício em usar o Obsidian? Ok, vou ter todas as notas conectadas e centralizadas em um software. Mas como isso pode me ajudar em algo? Tem um exemplo de uso na vida real? Não consegui entender como essas notas conectadas entre si podem ser útil no dia a dia.
Gente uma pergunta, cada tipo de nota eu faço separado? Tipo, uma ora referência, outra pra permanentes. Ou eu tenho aue tentat fazer tudo na mesma nota
Uma coisa que estou com dificuldade é que montando o bloco de metadata ele não está reconhecendo o status como uma tag. Estou lutando com isso mas, ainda Não consegui resolver.
No metadata ele ˜ não reconhece mesmo não como tag, é só uma propriedade ëxtra que você criou. Eu costumava usar como tag mas era fora do metadata (fora do bloquinho dos trapinhos - - -). Mas percebi que não queria meus status de zettelkasten usando tags, só queria a indicação mesmo, por isso coloquei dentro do bloco. Mas para reconhecer as tags tem que ser em tags se colocar em qualquer outro lugar não vai rolar. Se você quiser mesmo que seja tag o seu status, coloca fora do bloco, sei lá depois do titulo da anotação, mas ai tem que usar dois (:), assim: status:: Ahh e colocar com a # status:: #fleeting
pode me tirar uma dúvida, por gentileza? No Obsidian tem como mover notas e tarefas para determinadas pastas, como no todoist? Ex.: no todoist eu crio uma nota aleatória na "caixa de entrada", coloco a tag de "ideias" e ela vai automaticamente para a caixa de ideias. No caso, no Obsidian, eu crio uma pasta "caixa de entrada" para novas notas e elas são movidas da pasta após eu adicionar uma tag?
Jéssika, Nao sei se é oedir muito, mas eu sou autista, tdah e tenho altas habilidades, estou confuso com a maneira como devo organizar & Extruturar o Zettelkasten, quero muito aprender, teria como voce me enviar suas anotações sobre o funcionamento do zettelkasten para que eu possa me basear? eu gosto da ideia de utilizar Tags & Metadados mas deixar tudo solto em uma unics pasta me deixa agoniado, porque de certa forma, tudo chega a uma abstração em algum momento, por exemplo a matemática, que é um conceito abstrato... Deixar junto, todos os conteudos da faculdade e conteudos de jogos onlines ou receitas de culinária, me agoniza sabe? sei que é algo que o zettelkasten abomina mas sei lá, sabe? voce poderia me ajudar a compreender?
As minhas anotações estão primariamente em inglês, mas se não se importar, eu posso tentar criar um download no meu site para essa anotação de zettelkasten como exemplo. Eu também fiquei um pouco agoniada com isso das pastas no início, mas para ser sincera depois que eu comecei a criar listas automaticas com o dataview e usar as funções de pesquisa do Obsidian junto com meus dashboards de atalhos, eu nem sequer entro nas pastas mais, então virou algo tipo "O que os olhos não veem, o coração não sente" hahaha Nos dashboards eu tenho as listas automaticas (que funcionam meio que como pastas) e ai ta tudo certo hehe
@@JessikaRocha Oii Eu Agradeceria Muito! se pudesse fazer isso, Eu sei inglês então para mim, Esse Detalhe não será Um Problema... Inclusive, Agora que você mencionou, pretendo dar uma olhada nos seus videos sobre dashboards e tudo mais, MOCs Foi Algo que me interessou bastante...
Eu trabalho a maior parte do meu dia em inglês, e pelo menos 90% do conteúdo que eu consumo (livros, video, filmes, artigos, tudo) é em inglês. Eu tenho anotações em Português e em chinês também, eu geralmente crio a anotação no idioma que eu consumi aquele conteúdo ou no que está mais confortável no momento. Como eu trabalho em inglês eu passo grande parte do dia pensando em inglês e aí é mais natural para mim.
Fiquei curioso: qual seria a diferença do que tu chamas de Árvore de Conhecimento para um Sumário? Para que fosse uma árvore parece-me que deveria ser ao menos um diagrama ou sua representação linear. Parece que aquilo é um mero Sumário. Eu pergunto: dar nomes inadequados pode atrapalhar a ordenação do teu conteúdo? Já te aconteceu perceber que a nomeação das categorias escolhidas não foram bem feitas e isso te estava atrapalhando, criando problemas ou até bloqueando o avanço do teu conhecimento?
Os nomes eu peguei emprestado de diversos métodos e livros sobre gerenciamento de conhecimento pessoal, além de serem meio que a "norma" na comunidade que fala desse conteúdo. Na prática, um sumário é também um "diagrama", só que no formato de lista (itens, subitens, subsubitens, etc.). No meu caso eu separo a "árvore" de conhecimento inteira em vários arquivos que são listas de certos tópicos. Se você já usou um app de mapa mental, que faz justamente o arranjo mais parecido com árvore/diagrama, você pode já ter se deparado com a opção de exportar um mapa como texto, ai ele vira justamente uma "lista" de itens e subitens. Então os conceitos não me atrapalham, eu consigo visualizar a eficiencia deles em qualquer formato (texto, lista, tabela, mapa, diagrama). Em relação a acontecer de não fazer a ordenação de forma "adequada" e perceber isso depois, sim isso é possível. Mas a ideia do Obsidian é ser orgânico, então se eu perceber que algo está "errado" ou inadequado para mim é menos um erro e mais uma mudança pessoal de entendimento e conceitos. EU apenas edito a tag que usei, ou simplesmente sigo em frente com o "novo" sistema e novas tags. Não deixo isso me impedir de continuar consumindo e criando.
@@JessikaRocha , concordo parcialmente. Questão: *"A representação gráfica de um sumário pode ser chamada de árvore?"* Resposta: "Em certa medida sim já que podem ser bidirecionalmente convertidos." *"Conversão de Sumário e Árvore e vice-vers" o problema da codificação.* A conversão não é bidirecionalmente perfeita pois só pode ser perfeita num único sentido; no outro sentido ela é parcial, incompleta a depender a complexidade do modelo. Explicação: Uma árvore tem forma espacial, topologia e topografia: os ramos são representados por cores, por espessuras de linha, por tipos de linhas, os nós de tem corde texto, forma e cor do controno, cor de fundo, fonte de texto, ícones e tantas outras características que podem se perder na conversão de uma Árvore para um sumário. Dito de outra forma, a conversão da árvore para um sumário é possível porém não universalmente, não para todos os casos sem haver perda de informações codificadas. Essa conversão só é possível universalmente na ordem inversa, do sumário para a árvore. A conversão de Árvore em Sumário só poderia ser perfeita se os dados representados pela topologia e topografia assim como outras codificações fossem convertidas em codificações de texto que fizessem a transducção através de conceitos e valores, ou seja, através de declaração de qualidades e quantidades codificadas diretamente na estrutura do sumário criando então uma segunda forma de sumário, analogamente ao que seria converter um sumário em texto corrido; um exemplo desse tipo de conversão é visto no texto formatado por linguagem do tipo _Markdown_. O que eu quis dizer mas não fui competente suficientemente para fazê-lo é que no exemplo dado por ti mesma há um sumário e não uma árvore de conhecimento, embora, como acima afirmado, eles sejam conversíveis não são a mesma coisa, não são sinônimos perfeitos. Conclusão: Só seria correcto usar o termo *_Sumário_* ao invés do termo _Árvore de Conhecimento_ para descrever o caso particular, na verdade deveria ser expresso como: *"O Sumário da Árvore de Conhecimento".* Agradeço pela longa atenção dispensada.Eu não poderia deixar de dispensar atenção semelhante. Muito obrigado!
Esse método não me agradou muito não. Ele meio que cria uma estrutura a ser seguida enquanto que o método natural do Obsidiam mimifica o cérebro de uma criança, simplesmente fazendo links com todas as coisas que pareçam estar envolvidas ou apontem para outra, sem essa estrutura definida. A ideia de MOCs apresentada pelo Nik Milo me parece mais fluida, ao menos no meu momento atual. Tô inscrito no canal. Aqui tem muita dica boa.
Estou um pouco confuso porque até onde sei, o Zettelkasten consiste em notas permanentes, notas de índice e bibliografia e aqui você mostra diário, projetos, etc... Interessante que você mostra na prática como funciona o obsidian, mas não vi a lógica do Zettelkasten funcionando. Parece que você misturou com seu método pessoal. Desculpe se fui eu quem não entendeu, mas no fim, o vídeo não me ajudou a entender como implementar o Zettelkasten no obsidian.
No início eu explico o Zettelkasten (o sistema clássico) e depois eu vou para o Obsidian para mostrar como EU uso o meu, eu até comento que o meu Zettelkasten é apenas a pasta ZETTELS e falo de como eu uso as outras pastas e porque coloquei elas para complementar o sistema.
Péssima didática. Teve o dom de complicar o que é bem mais simples. A aula está mais apropriada para explicar a um estrangeiro que domina o inglês do que para à realidade brasileira, onde a dificuldade de interpretação das pessoas se dá até com o português.
Que pena que não consegui suprir suas necessidades, mas durante o vídeo inteiro eu falo em português e acho que dá para entender os conceitos do método. Eu só mostrei a tela para apresentar as informações que eu tinha aprendido. Mas a boa notícia é que existem outros criadores de conteúdo que você pode acompanhar que falam do app também e provavelmente usam a interface em português 😃: th-cam.com/users/results?search_query=introdu%C3%A7%C3%A3o+ao+Obsidian
Estou há alguns dias tentando entender Obsidian e o Zettelkasten e percebi uma coisa: dos vários vídeos que vi, você foi a única que entendeu e melhor aplicou até agora. Eu vi tanta gente ensinando de formas diferentes que comecei a ficar mais perdido. E percebi que não fazia sentido, pois alguns até complicavam demais o que era pra ser simples. Imagine procurar uma forma definitiva pra organizar o próprio cérebro e só encontrar mais confusão? pois é, tem muita gente que parece que nem entendeu Zettelkasten ainda fazendo videos no youtube ensinando como se fossem especialistas. Parabéns pelo conteúdo, você simplificou tudo e fez muito mais sentido.
Obrigada =)
O sistema não é super complicado, mas não é super trivial, o que eu fiz foi pegar a essencia (modificar um pouco) e usar.
Parabéns pelo conteúdo, único no Brasil que achei que realmente me ajudou, EXTREMAMENTE ÚTIL para colocar em práticar. Agora, mãos a obra! 🤑
obrigada pelo apoio
O vídeo mais esclarecedor de como usar o Obsidian para fazer os Zettels. Muito Obrigado Jessika. Continue nos ajudando.
Obrigada você pelo apoio
Melhor vídeo de como usar o obsidian... já estava desistindo do app
Parabéns
obrigada
Parabéns pela sua didática, agora estou começando a compreender como gerenciar esse software Obsidian🙏
Que maravilha, pode dar uma olhada na playlist de Obsidian que tem muito material lá. Além disso tenho um curso completo de Obsidian: jessikarocha.com/magosdoobsidian/
milhes de pessoas falando do obsidian mas esse video foi o mais completo ate agora, soh preciso assistir tudo kkkkk
Obrigada, meus vídeos acabam ficando mais longos mas eu tendo deixar os detalhes claros para ajudar quem tenha interesse na minha forma de organização
Sem dúvidas a melhor explicação prática sobre o uso do sistema usando o zettelkasten.
Obrigada :)
Você é uma verdadeira Deusa. Muito obrigado pelo tutorial, vai ajudar muito nos meus estudos
que bom, fico feliz em ajudar. obrigada pelo apoio
Conheci o Obsidian hoje e cai no seu canal e adorei . aprendi muito e vou maratonar os videos . adorei a forma como voce montou toda a sua estrutura no obsidian. Excelente video
Obrigada, esse foi só um dos meus primeiros vídeos, nos demais eu mostro muitos avanços :)
Parabéns pelo conteúdo! Comecei a utilizar esse método semana passada e seu vídeo caiu como uma luva.
Que bom, fico feliz com isso
Gostei demais desse video, agora tenho que aprender a criar a arvore e a usar o data view. Obsidian é demais! Muito obrigado pelo video!
Obrigada você pelo apoio :)
Dois anos depois, retorno para afirmar que, em língua portuguesa, este é, se não o melhor, um dos melhores vídeos sobre o método Zettelkasten. Gostaria, ainda, de levantar uma questão que talvez não tenha compreendido completamente: as notas de bibliografia se transformam em notas permanentes ou não? Além disso, caso não se transformem, as notas permanentes podem estabelecer conexões com as notas de literatura? Agradeço pelo excelente conteúdo, Jessika.
Na variação do Zettelkasten que eu modifiquei para minhas necessidades, não necessariamente uma nota de literatura vira permanente, geralmente eu pego algum conceito daquela nota que vale a pena ser isolado e transformado em algo permanente. E sim eu faço links de absolutamente tudo que faz sentido. Mas lembrando que eu fiz vária pequenas adaptações no Zettelkasten e alguns puristas vão discordar de como eu faço
Muito bom Jessika, dicas práticas. Valeu
Obrigada você pelo apoio
Vídeo muito bom e completo, parabéns pela estrutura!
Obrigada
Muito legal, sem dúvida adotarei e irie acompanhar as próximas modificações.
obrigada pelo apoio
Vídeo incrível. Consegui configurar meu sistema. Obrigada. Continue nos ajudando!!!
🙏 Obrigada pelo feedback
Tive várias ideias de melhorar o meu sistema. Muito obrigado, Jessika!
De nada, fico feliz em ajudar
Adorei a explicação Jessika! Acabei de ler o livro sobre o método mas estava em dúvida em como "preparar" o software para colocar em prática o que aprendi. Foi muito útil!
Obrigada pelo feedback, fico feliz em ajudar.
Nossa, perfeito, segui tudo e tentarei implementar o sistema, o vídeo foi extremamente útil, muito obrigadooo ✨
Parabéns pelo vídeo explicou seu workflow de maneira simples e objetiva! Ao invés de usar mocs eu uso backlinks, ou seja se eu tenho uma nota sobre futebol eu coloco um link pra uma nota chamada esportes e ele já funciona como um nó no grafo.
ótimo, já vi várias pessoas usando esse sistema, funciona bem no visual do gráfico
Amei o conteúdo! Parabéns!
Me apaixonei pelo tema do obsidian!
Obrigada, meu curso completo está disponível se tiver interesse: jessikarocha.com/magosdoobsidian/
Jessika, seu conteudo é muito bom! Obrigado por compartilhar. Eu estou usando o obsidian faz um tempo, mas ainda n comecei a conectar as notas. Obrigado!
Obrigada pelo apoio, fico feliz em ajudar
Parabéns! Além de ser linda é uma excelente professora:)
obrigada
Parabéns pelo vídeo, muito completo e simples de entender! 👏
obrigada
Obrigado, ficou ótimo o vídeo. Só de ver um Obsidian com cor diferente já impactou, hehe
Quando você passa da curva de aprendizado e começa a ver o potencial do Obsidian, ele vira uma ferramenta incrível. Recentemente eu lancei um curso completo, pode dar uma olhadinha nele se tiver interesse: go.hotmart.com/N85597896N
Parabéns, gostei muito! Agradeço!
Fico feliz em ajudar
Seus vídeos são incríveis! parabéns pelo seu trabalho e muito obrigado por compartilhar esse conhecimento
Obrigada :)
Muito legal jessika, estou começando agora a usar o obsidian e os seus videos ajudam muito. !!Obrigada.
😊
excelente video, valeu ! inscrito aqui para assistir os outros !
maravilha, sempre tem video novo saindo
agora sim consegui entender o obsidian melhor!!!! obrigadaaaa! sucesso 💗
Eu que agradeço pelo apoio
gostei muito.
obrigado por compartilhar
Obrigada pelo feedback, fico muito feliz em ajudar
Que vídeo maravilhoso, muito didático! Vou começar a usar o programa e foi muito útil!
Que bom, ele é ótimo. tem uma curva de aprendizado mas vale a pena
perfeição esse seu cabelo
muito obrigada :)
aula gringa!!!!!!!!!!!!! mto top!
:)
excelente vídeo
obrigada
Oi sensacional seu conteúdo pode disponibilizar templat por favor je
Olá, o meu template no Obsidian está disponível para os alunos do meu curso ( jessikarocha.com/magosdoobsidian/ ) ou você pode entrar em contato para adquirir somente o template via jess@jessikarocha.com
muito bom seu vídeo, principalmente a questão de listar as tags de uma vez só, não sabia que dava pra fazer isso! vai me ajudar demais 😁
:) Que bom, fico feliz que tenha gostado
Também não sabia que dava para deixar uma tag raiz e outras sub tags. Acabou que usou o raciocínio das pastas nas tags. Eu só não entendi direito o porquê disso, digo qual é a utilidade prática.
@@criscox conexão de pensamento. Criar pastas estruturando minhas anotações além de ser tedioso e meio perfeccionista no início (o que eu sou mas tento evitar) não contribui para eu saber qual a relação entre as anotações. Elas simplesmente ficam guardadas em pastas. Mas as tags aparecem no gráfico do Obsidian e eu posso usar isso para ver relação entre notas diferentes. O fato de estruturar as tags em grupos é também uma forma de filtro para mim. Por exemplo, eu trabalho com criatividade, mas também sou criativa como uma característica pessoal, a criatividade que eu me refiro no meu trabalho é por vezes extremamente diferente da criatividade que eu uso nos meus hobbies e passa tempos. Muitas tags minhas não tem “grupo” e está tudo bem, outras têm para não chocar com áreas diferentes ou porque faz sentido a a diferenciação dentro das minhas anotações. :)
muito bom o vídeo. obrigado
Eu que agradeço pelo apoio
geniaal, muito bom vlw pelas dicas..
obrigada pelo feedback
@@JessikaRocha Qual programa pra scketnote vc usa?
@@felipeschlecht2740 Eu uso geralmente o Concepts App, mas de vez em quando faço algumas no Paper ou no Procreate (esses 2 últimos só tem no iOS,mas o Concepts tem para windows e Android)
@@JessikaRocha valeu pela dica, vou testar aqui.
@@JessikaRocha to querendo entender um pouco como criar o layout de pastas e # para estudar na faculdade por exemplo com materias diferentes, e fazes de conclusões diferente do tipo tema entendido ou tema a revisar. vc teria algumas dicas nesse sistema de Zettelkasten mais adaptado pra Materias??
Agradeço desde ja.
Muito bom seu conteúdo, achei bem detalhista, consegui fazer o meu e adaptar. Então uma coisa que não entendi, foi a pasta de projetos, tem algum vídeo explicando?
Não tem porque eu desfiz essa pasta e modifiquei um pouco o ranjo do meu sistema. Mas em breve tem um vídeo novo onde eu vou mostrar meu zettelkasten e tirar algumas dúvidas
Bom dia, Jessika! Inicialmente, parabéns pelo teu conhecimento, bem como pela didática em demonstrar e ensinar o uso do progrma, ainda mais para mim, que estou iniciando o meu zettelkasten. Ao assistir o vídeo (aula), percebi que no meu não há vários dos ícones que aparecem no teu. Há possibilidade de inseri-los nas barras? Se sim, como fazer? Desde já te agradeço. Abraço!
Oi, os ícones extra são resultado de certos plugins, quando você instala esses plugins, os ícones aparecem. Alguns que eu uso são: file cleaner, excalidraw, fantasy calendar, Workspaces plus
Estou maratonando o seus videos, muito obrigado pelo compartilhamento de conhecimento. #vidalonga
Obrigada pelo apoio
Agora eu aprendi! Obrigado! ✌🏼
Eba, que bom
vídeo ficou perfeito, parabens!
muito obrigada ❤️
Jessika faz um vídeo sobre o sketchnotes por favor 😢 comprei mas tenho dificuldades em usar
Nesse vídeo eu falo sobre como eu crio anotações visuais: th-cam.com/video/XwESiTJ-ho0/w-d-xo.html que são as sketchnotes
@@JessikaRocha mtooooo obrigada!!!!
Muito bom! Consegui iniciar meu Obsidian
Top d+!!! Obrigado!
Parabéns pelo vídeo! Qual ferramenta tu utilizou para fazer aquele sketch note?
Eu comento mais sobre minhas notas visuais e ferramentas aqui: th-cam.com/video/XwESiTJ-ho0/w-d-xo.html
Parabens pelo video.
Muito obrigada :)
Podia fazer um curso do zero ao avançado no obisdian hein ir pegando vídeos soltos é cansativo ksksksk
Estou fazendo esse curso, em breve será lançado :)
Acabei de lançar o curso: th-cam.com/video/-bmyQS6ZYbw/w-d-xo.html
@JessikaRocha, sempre venho por aqui ver seus vídeos. Gosto muito, como disse não precisamos guardar tudo, memorizar. Vejo muitos cursos, no trabalho tenho várias coisas que quero ter como referência e de alguma forma quero escrever utilizando conceitos diferentes e encontrei a forma. O curso já está pronto? Parabéns pelo seu trabalho.
Oi, ainda está em produção o curso, obrigada pelo apoio, em breve sai :)
@@JessikaRocha aguardo então. Bom trabalho!
Acabei de lançar o curso de Obsidian: th-cam.com/video/-bmyQS6ZYbw/w-d-xo.html
Comprei!!!! Obrigada
Eu que agradeço pelo apoio@@adrianabelintaniadv
Video top demais
Obrigada
Ótimo vídeo, vou assistir a playlist. Qual programa você usou para fazer o skecthnote que aprece no começo do vídeo na nota sobre zettelkasten? Obrigado.
Oi Bruno, eu uso um app de desenho chamado ConceptsApp. tem Android, iOS e windows.
teria algum video ensinando fazer a árvore de conhecimento ?
Pode checar os seguintes vídeos:
- th-cam.com/video/SRM1ExL1WhA/w-d-xo.html
- th-cam.com/video/lWF8kRgOLJU/w-d-xo.html
Olá, tudo bom? Conhecendo agora este mundo e parei aqui. Adorando!
Fiquei curioso. Qual ferramenta você usa para o sketch notes?
Eu uso principalmente um app chamado Concepts App, tem disponível tanto para Android quanto para iOS. Eu falo mais das anotações visuais nesse vídeo: th-cam.com/video/XwESiTJ-ho0/w-d-xo.html
E lancei meu curso completo de Obsidian recentemente, tem um vídeo mostrando como ele está estruturado aqui: th-cam.com/video/-bmyQS6ZYbw/w-d-xo.html
Olá Jessika! O que acha de montar um vídeo montando o notecard system do Ryan Holiday no Obsidian?
vou anotar aqui para ver a possibilidade, obrigada pela sugestão
Video maravilhoso, eu tenho uma dúvida, como faz para deixar a contagem de notas em cada pasta como está o seu? É algum plugin?
Usando um código do Dataview inline
Uma dúvida. Como voce cria essas circunferências maiores? De onde saiem todas as outras
No gráfico? Elas são automáticas, baseado em quantos arquivos estão ligados a um arquivo ou tag, a bolinha desse arquivo/tag vai ficando maior
Vendo esse vídeos e olhando o Obsidian hoje com ele está diferente hahahaha
Sim, e eu também mudo muito meu tema conforme vou descobrindo coisas novas.
Olá Jessica e muito obrigada pelos conteúdos!!
Duas dúvidas que, se me puder elucidar, ficarei muito grata:
1 - Depois de as tags estarem criadas é possível link-las a outras, do modo que você faz?
2 - MOCs - como são criadas as tabelas? Já vi dois dos seus vídeos sobre elas, mas ainda assim não estou conseguindo fazê-lo :/
Muito obrigada!!
O que você. quer dizer com "ligar tags a outras"?
Eu uso o plugin Dataview, tem alguns vídeos meus mostrando como usá-lo. Ele coleta informações de tags ou pastas e organiza em uma tabela, lista, calendário.
Onde consigo esses templates que você criou? Parecem muito bons
Os templates de Obsidian você pode comprar falando comigo via jess@jessikarocha.com
Mandou bem!
obrigada
Desculpe a minha ignorância, atualmente eu uso o Anki como ferramenta de estudos e acabei de saber sobre a existência do obsidian e o método zettelkasten. Já assisti alguns vídeos a respeito e acho que ainda não peguei bem a ideia.
Daí tenho duas dúvidas, e ficaria muito grato se alguém pudesse me ajudar com isso.
1° Depois de se adaptar a esse sistema, você consegue viver sem ele? (Digo, você não vai acabar escravizado tendo que configurar e sustentar o aplicativo o tempo todo sob risco de perder o controle da sua vida, ou precisando recorrer ao aplicativo pra se lembrar das coisas?)
2° Me parece que o sistema zettelkasten está mais voltado a promover criatividade do que a retenção de conhecimento (apesar de que uma depende da outra), estou errado?
Grato desde já!
eu ainda uso o anki para estudar coisas que eu quero memorizar (línguas), o obsidian é uma base de informações, um segundo cérebro, eu não tenho interesse em ganhar nenhum campeonato de memorização e o cérebro humano não é necessariamente projetado para memorizar tudo na vida. então ter uma base de referências para onde eu possa voltar e recuperar uma receita, os detalhes de uma aula de programação que eu fiz na faculdade e não pratiquei por alguns anos mas quero reinvestir nisso é extremamente útil.
Quanto à manutenção, o obsidian gera arquivos de texto que se eu quiser eu abro no bloco de notas, acontece de EU gostar de investir tempo em deixar ele bonito, mas eu já passei dias, semanas, sem criar conteúdo lá, ele é meio segundo cérebro quando eu acho que tem algo relevante para ser guardado. Não precisa ser algo que eu vou estar checando diariamente para memorizar feito uma doida. É uma segurança de que você não precisa sobrecarregar sua cabeça com informação que não é constantemente usada e então você libera espaço para seu cérebro trabalhar sem sobrecarga.
@@JessikaRocha Muito obrigado Jessika, eu vou tentar aprender a usar esse negócio preciso dar uma chance, ou seja, vou assistir mais alguns dos seus vídeos pra entender melhor rsrs.
oi Jessika, como voce faz para deixar seu obsidian com essa interface redonda? queria personalizar o meu mas sem ter que usar um tema já pronto...
Nessa época aí eu usava o tema PRISM ou Primary. Hoje eu uso o Minimal e edito ele usando o plugin Style Settings
Vídeo excelente! Mas estou com dúvidas, e acho que você pode me ajudar. Notei que seu zettel não é dividido por pastas/categorias. Estava pensando em usar um formato bem dividido. Por exemplo, se eu escrever sobre Feudalismo, penso que o ideal seja ter uma pasta somente para esse assunto. E aí, ali dentro, criar todas as notas de literatura e permanentes. Acha que dá certo assim? Porque é como minha mente funciona. Se eu tiver mais de 10 arquivos que falam sobre assuntos diferentes num mesmo local, eu posso ficar perdido, hahaha!
E mais uma dúvida, se eu fizer assim, será que pode ser um problema na hora de gerar links entre assuntos diferentes e que normalmente não se conectam?
Não é problema na hora de gerar links não, você pode criar 100 pastas uma dentro da outra e tudo vai funcionar normalmente. Eu não gosto de perder tempo criando essas estruturas pois as tags e os links do obsidian me permitem deixar tudo catalogado e criar listas automaticas desses assuntos relacionados. Mas você pode usar a forma de estrutura que você quiser
Muito obrigado pelo conteúdo. Umas pergunta: fui a um congresso e fiz toda a anotação num texto único, como coloco isso no OBISIDIAN, tenho que fazer uma nota para cada anotação, ou coloco o texto inteiro e certo links dentro deste texto?
O que eu costumo fazer em casos desse tipo é manter em uma anotação cada conteúdo de temas/palestras diferentes. Dentro da anotação eu faço link para outras ou até extraio partes que mereçam ter uma anotação própria e serem exploradas mais, aí eu só faço o link caso eu extraia algum pedaço ou crie uma anotação mais completa de certa parte
Muito bom o vídeo! Tô adaptando minhas notas físicas no software e implementando no método Zettelkasten. Agora só uma dúvida, na hora de você criar seu template (15:18) você coloca o nome da sua nota na barra em cima e cria um título dentro da nota com # {{title}}. Eu não sei se é atualização recente, mas não tô conseguindo fazer isso, pois o programa já define que o nome e o título são iguais e não consigo colocar esse comando. Tem alguma sugestão de arrumar isso?
que estranho, o meu está atualizado e não vi isso acontecer. Olha nas configurações do editor para ver se aparece algo para ativar ou desativar
Eu ainda não consegui entender qual benefício em usar o Obsidian? Ok, vou ter todas as notas conectadas e centralizadas em um software. Mas como isso pode me ajudar em algo? Tem um exemplo de uso na vida real? Não consegui entender como essas notas conectadas entre si podem ser útil no dia a dia.
Qual o benefício do #Obsidian Parte 1
Qual o benefício do #Obsidian Parte 2
Qual o benefício do #Obsidian Parte 3
@@JessikaRocha Obrigado pela atenção em responder minha pergunta. Muito esclarecedor seu vídeo, gratidão.
Gente uma pergunta, cada tipo de nota eu faço separado? Tipo, uma ora referência, outra pra permanentes. Ou eu tenho aue tentat fazer tudo na mesma nota
Eu sempre separo tudo, mas tem gente que tem anotação que começa solta, vira referência e depois permanente. é o que funcionar melhor para você
Uma coisa que estou com dificuldade é que montando o bloco de metadata ele não está reconhecendo o status como uma tag. Estou lutando com isso mas, ainda Não consegui resolver.
No metadata ele ˜ não reconhece mesmo não como tag, é só uma propriedade ëxtra que você criou. Eu costumava usar como tag mas era fora do metadata (fora do bloquinho dos trapinhos - - -). Mas percebi que não queria meus status de zettelkasten usando tags, só queria a indicação mesmo, por isso coloquei dentro do bloco. Mas para reconhecer as tags tem que ser em tags se colocar em qualquer outro lugar não vai rolar. Se você quiser mesmo que seja tag o seu status, coloca fora do bloco, sei lá depois do titulo da anotação, mas ai tem que usar dois (:), assim: status::
Ahh e colocar com a #
status:: #fleeting
@@JessikaRocha Obrigado pela resposta :D
pode me tirar uma dúvida, por gentileza? No Obsidian tem como mover notas e tarefas para determinadas pastas, como no todoist?
Ex.: no todoist eu crio uma nota aleatória na "caixa de entrada", coloco a tag de "ideias" e ela vai automaticamente para a caixa de ideias.
No caso, no Obsidian, eu crio uma pasta "caixa de entrada" para novas notas e elas são movidas da pasta após eu adicionar uma tag?
você pode checar o plugin templater para ver possíveis automações, eu nunca tentei fazer essa
@@JessikaRocha Obrigada. Eu consegui fazer isso com o plugin Auto Note Mover.
Jéssika, Nao sei se é oedir muito, mas eu sou autista, tdah e tenho altas habilidades, estou confuso com a maneira como devo organizar & Extruturar o Zettelkasten, quero muito aprender, teria como voce me enviar suas anotações sobre o funcionamento do zettelkasten para que eu possa me basear? eu gosto da ideia de utilizar Tags & Metadados mas deixar tudo solto em uma unics pasta me deixa agoniado, porque de certa forma, tudo chega a uma abstração em algum momento, por exemplo a matemática, que é um conceito abstrato...
Deixar junto, todos os conteudos da faculdade e conteudos de jogos onlines ou receitas de culinária, me agoniza sabe? sei que é algo que o zettelkasten abomina mas sei lá, sabe?
voce poderia me ajudar a compreender?
As minhas anotações estão primariamente em inglês, mas se não se importar, eu posso tentar criar um download no meu site para essa anotação de zettelkasten como exemplo.
Eu também fiquei um pouco agoniada com isso das pastas no início, mas para ser sincera depois que eu comecei a criar listas automaticas com o dataview e usar as funções de pesquisa do Obsidian junto com meus dashboards de atalhos, eu nem sequer entro nas pastas mais, então virou algo tipo "O que os olhos não veem, o coração não sente" hahaha
Nos dashboards eu tenho as listas automaticas (que funcionam meio que como pastas) e ai ta tudo certo hehe
@@JessikaRocha Oii Eu Agradeceria Muito! se pudesse fazer isso, Eu sei inglês então para mim, Esse Detalhe não será Um Problema... Inclusive, Agora que você mencionou, pretendo dar uma olhada nos seus videos sobre dashboards e tudo mais, MOCs Foi Algo que me interessou bastante...
@@JessikaRocha a
como deixar meu Obsidian igual ao teu , procurei na aparência e não consegui, desculpe o off topic
Eu uso o tema Prism, mas tem o tema Primary que é bem parecido também. Estou bolando um vídeo mostrando a customização que eu fiz.
Só uma dúvida.
Porque você faz tudo em inglês? Mora fora do país?
Eu trabalho a maior parte do meu dia em inglês, e pelo menos 90% do conteúdo que eu consumo (livros, video, filmes, artigos, tudo) é em inglês. Eu tenho anotações em Português e em chinês também, eu geralmente crio a anotação no idioma que eu consumi aquele conteúdo ou no que está mais confortável no momento. Como eu trabalho em inglês eu passo grande parte do dia pensando em inglês e aí é mais natural para mim.
@@JessikaRocha oto patamá, rs. Obrigado pela resposta e parabéns :)
Moça do ano do galo, eu sou do ano da cabra. Eu estou interessado no assunto de astrologia chinesa e ocidental, gostaria de falar com você sobre
Entra em contato pelas redes sociais @jessikarochas
Oque seria esse Status?
É a minha propriedade para usar minha versão de um Zettelkasten. Eu explico no vídeo fleeting, literatura e permanente.
Zettel = nota, Kasten = caixa.
Zettelkasten = caixa de notas
👏
Fiquei curioso: qual seria a diferença do que tu chamas de Árvore de Conhecimento para um Sumário? Para que fosse uma árvore parece-me que deveria ser ao menos um diagrama ou sua representação linear. Parece que aquilo é um mero Sumário. Eu pergunto: dar nomes inadequados pode atrapalhar a ordenação do teu conteúdo? Já te aconteceu perceber que a nomeação das categorias escolhidas não foram bem feitas e isso te estava atrapalhando, criando problemas ou até bloqueando o avanço do teu conhecimento?
Os nomes eu peguei emprestado de diversos métodos e livros sobre gerenciamento de conhecimento pessoal, além de serem meio que a "norma" na comunidade que fala desse conteúdo. Na prática, um sumário é também um "diagrama", só que no formato de lista (itens, subitens, subsubitens, etc.). No meu caso eu separo a "árvore" de conhecimento inteira em vários arquivos que são listas de certos tópicos. Se você já usou um app de mapa mental, que faz justamente o arranjo mais parecido com árvore/diagrama, você pode já ter se deparado com a opção de exportar um mapa como texto, ai ele vira justamente uma "lista" de itens e subitens. Então os conceitos não me atrapalham, eu consigo visualizar a eficiencia deles em qualquer formato (texto, lista, tabela, mapa, diagrama).
Em relação a acontecer de não fazer a ordenação de forma "adequada" e perceber isso depois, sim isso é possível. Mas a ideia do Obsidian é ser orgânico, então se eu perceber que algo está "errado" ou inadequado para mim é menos um erro e mais uma mudança pessoal de entendimento e conceitos. EU apenas edito a tag que usei, ou simplesmente sigo em frente com o "novo" sistema e novas tags. Não deixo isso me impedir de continuar consumindo e criando.
@@JessikaRocha , concordo parcialmente.
Questão: *"A representação gráfica de um sumário pode ser chamada de árvore?"*
Resposta: "Em certa medida sim já que podem ser bidirecionalmente convertidos."
*"Conversão de Sumário e Árvore e vice-vers" o problema da codificação.*
A conversão não é bidirecionalmente perfeita pois só pode ser perfeita num único sentido; no outro sentido ela é parcial, incompleta a depender a complexidade do modelo.
Explicação:
Uma árvore tem forma espacial, topologia e topografia: os ramos são representados por cores, por espessuras de linha, por tipos de linhas, os nós de tem corde texto, forma e cor do controno, cor de fundo, fonte de texto, ícones e tantas outras características que podem se perder na conversão de uma Árvore para um sumário. Dito de outra forma, a conversão da árvore para um sumário é possível porém não universalmente, não para todos os casos sem haver perda de informações codificadas. Essa conversão só é possível universalmente na ordem inversa, do sumário para a árvore.
A conversão de Árvore em Sumário só poderia ser perfeita se os dados representados pela topologia e topografia assim como outras codificações fossem convertidas em codificações de texto que fizessem a transducção através de conceitos e valores, ou seja, através de declaração de qualidades e quantidades codificadas diretamente na estrutura do sumário criando então uma segunda forma de sumário, analogamente ao que seria converter um sumário em texto corrido; um exemplo desse tipo de conversão é visto no texto formatado por linguagem do tipo _Markdown_.
O que eu quis dizer mas não fui competente suficientemente para fazê-lo é que no exemplo dado por ti mesma há um sumário e não uma árvore de conhecimento, embora, como acima afirmado, eles sejam conversíveis não são a mesma coisa, não são sinônimos perfeitos.
Conclusão:
Só seria correcto usar o termo *_Sumário_* ao invés do termo _Árvore de Conhecimento_ para descrever o caso particular, na verdade deveria ser expresso como: *"O Sumário da Árvore de Conhecimento".*
Agradeço pela longa atenção dispensada.Eu não poderia deixar de dispensar atenção semelhante. Muito obrigado!
Esse método não me agradou muito não. Ele meio que cria uma estrutura a ser seguida enquanto que o método natural do Obsidiam mimifica o cérebro de uma criança, simplesmente fazendo links com todas as coisas que pareçam estar envolvidas ou apontem para outra, sem essa estrutura definida.
A ideia de MOCs apresentada pelo Nik Milo me parece mais fluida, ao menos no meu momento atual.
Tô inscrito no canal. Aqui tem muita dica boa.
O importante é usar um método que funcione para você :)
Estou um pouco confuso porque até onde sei, o Zettelkasten consiste em notas permanentes, notas de índice e bibliografia e aqui você mostra diário, projetos, etc...
Interessante que você mostra na prática como funciona o obsidian, mas não vi a lógica do Zettelkasten funcionando. Parece que você misturou com seu método pessoal. Desculpe se fui eu quem não entendeu, mas no fim, o vídeo não me ajudou a entender como implementar o Zettelkasten no obsidian.
No início eu explico o Zettelkasten (o sistema clássico) e depois eu vou para o Obsidian para mostrar como EU uso o meu, eu até comento que o meu Zettelkasten é apenas a pasta ZETTELS e falo de como eu uso as outras pastas e porque coloquei elas para complementar o sistema.
VIXE, RUIM DEMAIS
Tem outras formas de organizar também, além do Zettelkasten, qual você costuma usar para suas anotações?
Péssima didática. Teve o dom de complicar o que é bem mais simples. A aula está mais apropriada para explicar a um estrangeiro que domina o inglês do que para à realidade brasileira, onde a dificuldade de interpretação das pessoas se dá até com o português.
Que pena que não consegui suprir suas necessidades, mas durante o vídeo inteiro eu falo em português e acho que dá para entender os conceitos do método. Eu só mostrei a tela para apresentar as informações que eu tinha aprendido.
Mas a boa notícia é que existem outros criadores de conteúdo que você pode acompanhar que falam do app também e provavelmente usam a interface em português 😃: th-cam.com/users/results?search_query=introdu%C3%A7%C3%A3o+ao+Obsidian