Me lembro quando meu pai caiu da árvore ( mais de 4 metros de altura) ele rachou a coluna, e umas das enfermeiras foi dar banho nele e achei que ela foi tão indiferente ao estado dele. Ela jogava ele de um lado para o outro e ele gritava de dor. Aquilo acabou comigo, fui ao responsável e pedi que não fizessem mais a higiene dele. Eu passei a fazer de uma forma onde ele não tinha tanto desconforto.
Somos todos feitos da mesma matéria, hoje estamos bem, amanhã podemos estar numa unidade intensiva, vamos cuidar das pessoas como gostaríamos de ser cuidado . Deixo aqui a minha admiração e respeito por todas as pessoas de decidem dedicar suas vidas ao próximo, abraçando profissões tão valorosas.
Quando eu estava com a minha mãe no hospital, ela estava num estado bem grave, aguardando vaga pra UTI, inclusive faleceu nesta noite. Lembro que eu e minha irmã estávamos com ela e precisamos trocar a fralda. Nossa...ela desestabilizou totalmente. Nem pudemos terminar o trabalho. Apenas limpamos e deixamos sem fralda pq não dava nem pra colocar ela de lado que a saturação caía muito. Foi terrível viver isso. Imagina um banho que é algo mais demorado... Agora uma dica aos profissionais da saúde: expliquem as coisas aos pacientes ou familiares. Sinto que as vezes somos subestimados, os médicos ou quem é da enfermagem não explicam algumas coisas e esperam que os familiares entendam e sejam compreensivos. Para nós é complicado ver um familiar tendo que fazer ou não fazer certas coisas, mas com uma boa dose de empatia e uma explicação bem feita (adequada ao nível intelectual de casa um) nós vinculamos com o profissional e passamos a confiar nele. E pra complementar: adoro o canal! não sou da saúde, apenas vivi experiências difíceis e venho aqui aprender.
Concordo com você plenamente. Tive a experiência de ficar muitos dias com minha mãe internada. Como precisávamos fazer trocas de acompanhantes, para que ficássemos todos bem informados, fizemos um grupo para colocarmos todas as informações, todas mesmo. Sabíamos de tudo e cada um ,ficava atento a tudo e cobrávamos tudo que deveria ser feito. Devido ao nosso comprometimento, a equipe médica e de enfermagem passaram ter muito mais empatia que antes.
Até que enfim encontrei outro profissional que pensa como eu, ensina como eu. Achei que eu era E.T.enfermeira... Já trabalhei com gente que achava que um banho naquele bebê prematuro extremo, pra tirar "aquela meleca" do parto, era tudo de bom...E nenhuma explicação científicamente comprovada convencia o ser... Ou aquele que acha que td bem virar pra lá e pra cá o paciente com pressão intracraniana nas alturas, mega instável... ah, e tem tb aqueles que defendem que banho é tudo de bom e tem que ser todo dia (lá no hospital).
Verdade banho no leito pode matar, e já vi isso acontecer durante meu estágio na UTI, após o banho o paciente ficou instável e evoluiu para o óbito, foi bem traumático.😏😏 obrigada pelo video esclarecedor 👏👏👏
Sou técnica e já briguei com outro técnico pq não quis dar banho no paciente pq ele tava instável! Infelizmente tem muitos técnicos onde eu trabalho que prioridade é dar banho pra terminar os procedimentos rápido pra poder conversar 🙄
Quando estava internada pra retirada de tiroide....dona Francisca que estava ao meu lado ,dois enfermeiros estavam lavando ela..quando de repente vi os olhos dela virarem pra cima..nem eles perceberam..continuaram conversando...mas ali eu senti que ela estava indo embora 😔quando eles viram chamaram a chefe da UTI..tentaram reanimar...mas não conseguiram...foi muito triste 😢 😢
Quando minha mãe esteve internada , além do seu estado instável , num dos banhos a dieta interal ficou ligada durante todo o tempo. Só no final , percebi que a técnica não havia desligado. Logo depois de um tempo ela teve uma forte pneumonia, agravando mais ainda o seu estado e necessitando de ser transferida para UTI. Graças a Deus depois de 20 dias, ela se recuperou e teve alta.
Dei banho no leito da minha paciente graças a Deus nunca aconteceu nada , depende de como da o banho no paciente. Nada é simples tudo é feito com consciência e responsabilidade.
Excelente orientação, já fui auxiliar de enfermagem nunca tive uma explicação dessa sobre o banho de leito, já trabalhei em um hospital que as enfermeiras encarregadas quase que obrigava as auxiliares darem banho nos pacientes acamados,independente do seu estado...muita das vezes o paciente estava com a p.a baixa, apático,bradicardico,mas não podia deixar o paciente sem o banho....pois as enfermeiras chefes fazia questão que o procedimento fosse realizado.
Sempre que fiz a higiene dos pacientes, claro com cuidados, nunca me alertaram sobre esse risco, cautela sim, devemos sempre ter. Com certeza, algo que parece simples, é tão fundamental, ser ágil, prático, eficiente. Gratidão mais uma vez..🎉💙
Já fiquei na UTI e minha colega do lado ,foi a óbito depois do banho no leito. Apesar do susto,me tornei técnica,pq fui MT bem tratada enquanto eu era paciente.
Tenho o dia todo para dar banho no paciente, não dou preferência dar banho pela Manhã, prefiro antes do almoço ou a tarde... claro, levando em consideração o estado geral do paciente.
eu também não sou, mas tanto eu como minha esposa já fomos pacientes internados e fomos vítimas de serviço mal feito e extremo desconforto na hora do banho de leito, leia meu comentário nesse vídeo.
Tenho uma mãe com Alzheimer, cuido dela e sempre penso nisso. O importante é manter a região genital limpa para evitar demais infecções, de resto, nada é tão imediato.
Minha mãe também tinha Alzheimer e várias vezes eu evitei dar banho e depois mudava as formas de dar banho por caisa da condição dela. Cheguei até a me sentir culpada por achar q eu estava dando "banho de gato" nela, p não deixá-la ainda mais secretiva. Minha mamis faleceu no dia: 02/03/2022. Sei que ela descansou de 3 longos anos de sofrimento com o avanço rápido do Alzheimer, mas ainda assim sinto muita falta dela. Que ela esteja em paz, junto de Deus.
Explique isso para os enfermeiros, familiares chatos, trabalhei vinte e três anos numa UTI Adulto, e tive muita discussão com as enfermeiras pois sou técnica , quando o paciente que estava grave eu passava um pano no rosto, em baixo dos braços e partes íntimas e trocava com cuidado lençol e acabou o banho
Eu tive covid 90% dos pulmoes afetados, fiquei 12 dias entubada e cogitaram cortar meu cabelo, como eu nao conseguia falar fiquei sentida, porque eu tenho xodó pelo meu cabelo. E na utI ia uma dentista escovar meus dentes depois que tiraram o tubo. Detalhe chegava 4h da madruga iam me dar banho...complicado
Nunca tinha passado isso pela minha cabeça, essas informações são muito importantes, em cada parte do nosso corpo, uma informação, vendo assim, se percebe, o quanto é delicado o banho e m um paciente, gostei de ver, é vivendo e aprendendo!...
Infelizmente tive o desprazer de ter essa experiência. Em uma determinada UTI q trabalhei uma paciente com covid pediu q não queria tomar banho. Mais o médico é a infemeira disse q ela tinha q tomar o banho ela desestabilizou e tivera q intubar ela mais antes de terminar ela veio a oito e isso me deixou arrasada.
Lembro que estava no hospital com minha mãezinha e a enfermeira me chamou para eu ajudar dá banho nela , fiquei bem atenta e quando ela chegou no outro dia eu já tinha terminado o banho sozinha , fiquei tão feliz e ela me deu parabéns pelo trabalho , eu quis ajudá-la pra sobrar mas tempo para os outros pacientes, aprendi mudar os lençóis com o paciente no leito, trocar fraudas, gostei muito da experiência, graças a Deus quando ela voltou pra casa eu não sofri muito pois oque eu aprendi no hospital me ajudou bastante, Deus abençoe todos esses profissionais, da área de saúde que são pessoas especiais que Deus colocou para cuidar dos nossos anti querido, eu sei que tem muitos que não prestam pra nada ,mas esses daí , deixa na mão de Deus.
Nossa! Passei alguns meses acompanhando familiares em UPA's e hospitais, vi horrores, tudo menos higienização. Se não estivesse atenta minha mãe e irmã sairiam com escaras e teriam sofrido quedas do leito.
Minha mãe faleceu, após o banho. Ela descompesou. Abaixaram o leito dela todo, sendo que ela estava com água na pleura. E tinha que ficar na posição de flower. A técnica teimou que só podia trocar o lençol abaixando o leito. Ela reclamou e depois 10 min entrou em sofrimento. Não conseguia respirar. E não resistiu.
Se o paciente esta mto grave lógico que não será realizado o banho no leito apenas uma higiene mto bem feita para que o paciente não fique mal cheiro e para que o paciente se sinta limpo o paciente se sentindo limpo ajuda a melhora o quadro do paciente. Não sou contra o banho no leito desde que possa ser feito sem danos ao paciente. Sei que ninguém quér perde um paciente queremos que todos saiam vivo do hospital mas infelizmente quando se chegar a hora de morrer pode acontecer até mesmo quando se está dormindo. Não é facil perde um paciente para morte nem para os profissionais de saúde e nem para família é algo triste .
Nossa nunca tinha pensado nisso parabéns por compartilhar todos esses conhecimentos ,eu hj nao estou na enfermagem mas espero que os nossos enfermeiros (a) e futuros se atentem a isso !
Pior quando vc está num home care com paciente de alta complexidade e a família como sempre fica em cima querendo que dê o banho no paciente como prioridade e isso acaba tendo problrmas sério !
acredito que, com carinho, se explicar as razões técnicas de não dar o banho a família entenderia. O problema é que muitas vezes alguns profissionais subestimam a inteligência de quem não é da saúde e acham que não precisam explicar as coisas tecnicamente. Eu já passei por isso e achava humilhante saber que a minha mãe na UTI não estava tomando banho. Achava os profissionais preguiçosos, se alguém tivesse me explicado eu teria entendido. Fui aprender aqui.
O banho não e uma emergência,mas se o paciente está com odor fetido de eliminações fisiológicas temos que dar o banho e infelizmente já aconteceu comigo,mesmo eu e a cuidadora dando banho com maior cuidado ao terminal a paciente veio a óbito, paciente já estava em quadro gravíssimo
O problema é que se o paciente está grave, a equipe multi deveria auxiliar no banho, fisio, enfermeiro... Mas sempre sobra pro coitado do técnico de enfermagem que é a parte mais fraca da história em caso de B.O só vai sobrar pro pobre, e geralmente os pacientes graves tem um cheiro forte e se não dá um banho bem dado vão dizer que a " enfermagem" não está dando banho no paciente, complicado.
E verdade enfermagem não quer dar banho fazem tudo com muita má vontade pelo menos do hospital público tive bb cesaria foi maltratada em todos os âmbitos
@Alicia Branco Não. É CC mesmo. Na boca há proliferação de bactérias e acúmulo de secreção que causa muito mau cheiro. Mau cheiro de urina, e fezes na região intima.
Dezembro fez 1 ano q minha mãe faleceu d cancer. Ela ficou 15 dias internada. Me lembro do banho no leito cm sonda urina dreno no pulmão. No ultimo dia d vida mesmo tava mto mal vieram p dar banho falei els não aguenta. E mesmo assim a cavala veio virando d lado p outro. Cm oxigênio. Mto sofrimento
E então trabalho em hospital e vejo tbem ..tudo isso é demais eu vou estudar tbem enfermagem..eu quero so ver do jeito que gosto de tudo certo e principalmente quando se trata de higiene ..
e mesmo ja tendo " aprendido " esta assunto anteriormente, como vc disse foi de forma superficial, eu por exemplo sou contra, trocar fralda, e dar banho, junta aquela água, sujidade, fezes, é aquela coisa todas, mas mesmo assim, ah esta forma é a tècnica, vc pode fazer um video como se um paciente estivesse em estado grave, com diversas drogas, VM, etc, como higienizar este paciente sem levar " bronca "
Parabéns Prof Éder, explicação excelente seria bom se todos profissionais da Saúde aplicassem no seu dia a dia, passei por uma internação por Covid e aconteceu um fato parecido com que o Sr descreveu foram me dar um banho no leito 2 horas da manhã e comecei a passar muito mal só devido a traqueostomia que ainda estava em mim e muitos medicamentos graças a Deus minha filha estava comigo e percebeu e conseguiu que parassem o banho.
Aconteceu com meu pai no hospital São Francisco no ES. Ele estava com pneumonia, respirando com aquela mangueirinha. O cara tirou o respirador e ficou dando o banho, puxa daqui e dali com minha ajuda e meu pai sentindo dor e gemendo. Pensei no momento " não aguento ver meu pai poassar por isso novamente". Após o banho, daí alguns minutos ele morreu.
Muito obrigada pelas dicas e esclarecimentos sobre banho no leito, faço isso já a dois anos em minha filha, ela fez uma apendicite e me devolveram ela assim , tetraplégica, sonda gástrica , agora ela é uma bebê de 16 anos. 😢
Vdd minha mãe quebrou o demo femural tem alzaimer e água no pulmão,mas andava normalmente, teve uma queda e quebrou o fêmur , bom não sabia trocar uma fralda afinal minha mãe andava , mas depois de dois dias no hospital com minha mãe percebi o quanto ela gritava de dor devido o fêmur quebrado que tomei a frente e dei banho nela antes e depois da cirurgia , fiquei no SUS por 46 dias dormindo sentada sem ir pra casa de forma nenhuma resulmildo trouxe minha mãe pra casa ,salva e com uma esperiencia enorme
A minha mãe na UTI com pneumonia em estado grave, ele queriam lavar a cabeça. Eu disse pra quê? Ela está quieta só limpar as partes íntimas...A minha mãe tinha o cabelo curtinho eu cuidava dela e já deixava o cabelo curtinho e bem cuidado, pra caso ela ficasse internada não da trabalho!!!
Sabe o que eu percebi, que o banho no leito se tornou o pior momento do plantão p os técnicos. Fazem correndo, deixam sabão, a água é quente demais ou fria demais, não enxugam bem. A troca dos lençóis e das roupas e fralda e outro terror. Alegam, que tem os outros pacientes p dar banho, tem as medicações p fazer, tem que evoluir etc, etc, etc. Não olham p o paciente p ver como ele está, se ele for idoso pior ainda, é um desprezo só. Desumano!
Eu não sou técnica de enfermagem, mas vou aqui defender a categoria, os hospitais de modo geral, público ou particular, não contratam profissionais suficientes, tenho muitos amigos na área e todos falam da escravidam que os hospitais fazem com eles, muitas vezes tem um técnico pra 20 leitos ( um exemplo), humanamente impossível fazer procedimentos bons e corretos com tantos para atender.
@@Cris_vida mesmo tendo poucos profissionais contratos pelos hospitais, não justifica negligenciar o procedimento com o paciente. Fazer o seu melhor com ética, humanização e respeito a vida do paciente e ponto fina. Quando as famílias começarem a filmar e abrirem Boletim de ocorrência em delegacias e depois no Coren a coisa mudará.
Nossa 😨 nunca pensei nisso, nem soube disso 😱 meu esposo foi internado e veio a falecer, não sabia disso senão teria perguntado, obrigado por nos dizer, to chocada
Terminei meu curso uma semana tô muito feliz e vou fazer estágio logo sempre sonhei ser cuidadora de idosos amo os idosos e minha missão que Deus me Deu
Meu filho ficou na UTI por 14 dias , o banho era só no leito , mas os enfermeiros esperavam eu chegar pra mexer nele pois ele estava entubado. Sentia o cuidado deles pra não machucar meu filho , cabelo eles lavam bem com água e uma vasilha pra não cair água nele .. eram muito cuidadosos . Já o corpo, era passado panos com água quentinha , parte íntima era colocado uma proteção pra não molhar muito a cama . Meu filho foi muito bem cuidado pelos profissionais da UTI. Meu filho faleceu na UTI por estar muito debilitado devido às doenças adquiridas no UTI. Meningite , bactérias.
Verdade, minha mãe foi pra UTI, fui visita lá ela tinha tomado banho e sussurrou que estava frio com ,pq não conseguia falar seu estado era grave ela tinha tido AVC 😢, aí eu falei pra enfermeira que falou que ela não estava não que os aparelhos estavam monitorando a temperatura dela😡. Aí deu pneumonia e ela acabou falacendo!😢😢
Meu pai faleceu logo após o banho, ele tinha trombose, sofreu um acidente de transito, fez cirurgia de amputação de um dedo da mao, e o osso do joelho dele esmagou (na perna q tinha teombose) provavel q teria q fazer amputaçao naquela perna. Na madrugada depois da cirurgia deu uma parada e tiveram q colocar em coma induzido, nao tinha vaga na uti entao ele estava em um quarto mas com os aparelhos. De manha qndo deram o banho nele, uns 30 mint depois, ele faleceu, deu uma parada. No laudo do iml deu tromboembolismo pulmonar. Eu sei q foi pq mexeram nele, eu estava la e vi tudo.
Minha mãe descompensava total só em mudar o decúbito,caia a saturação.eu pedia para só higienizar só de leve e trocar a fralda.Ela já estava bem grave e eu não queria maltratar ainda mais.
Muito bem. Vc é um excelente profissional. Estou aposentado desta profissão, e concordo com tudo que vc colocou. Fico feliz por saber que entre tantos pouco se importando, vejo um verdadeiramente preocupado em ajudar, ensinar, pelo bem de um doente completamente dependente. Parabéns, vc é um orgulho para a profissão. Muita saúde !! ABS.
Vivi momentos terríveis na UTI, era mais de 10 horas da noite, me apareceu dois enfermeiros dizendo que iam me dá banho, estava com pneumonia, eu falei que não ia tomar banho naquela hora, ficaram dizendo piadinhas, não me deram o lanche e só vieram depois pra dá o remédio e sumiram, fui dormir sem lanche e sem escovar os dentes...chorei muito.
Quando acontece esse tipo de coisa o paciente, precisa chamar o enfermeiro responsável e reclamar. Nunca fique quieta, nem se sinta humilhada por precisar de cuidados médicos, pois isso é algo que pode acontecer com qualquer pessoa.
A minha avó teve uma parada cardíaca durante a higienização. Ela perdeu a cor natural imediatamente. Minha mãe ficou muito nervosa. Tiveram que fazer massagem cardíaca e choque. Ela tinha passado por uma cirurgia de ponte de safena.
Caso os enfermeiros ou médicos deveriam colocar no prontuário se esse paciente precisa ou não dá higiene e o caso de paciente com acesso deveria ter um médico do lado?
concordo o que você está falando,a minha irmã estava internada no quarto foram dar banho ela não queria tomar banho no leito queria ir tomar no banheiro mesmo assim sem ela querer , pois a mesma estava com problema cardíaco após o banho ela ficou muito nervosa com falta de ar depois desse banho ela piorou muito e foi evoluindo para o óbito .
Melhor Paciente vivo sujo, do que paciente limpo morto!!!! Vc é otimooooo
Me lembro quando meu pai caiu da árvore ( mais de 4 metros de altura) ele rachou a coluna, e umas das enfermeiras foi dar banho nele e achei que ela foi tão indiferente ao estado dele. Ela jogava ele de um lado para o outro e ele gritava de dor. Aquilo acabou comigo, fui ao responsável e pedi que não fizessem mais a higiene dele. Eu passei a fazer de uma forma onde ele não tinha tanto desconforto.
muita falta de respeito e consideração , agora como está seu paizinho tá melhor ?
????? Uma pessoa a fazer a higiene de um doente com traumatismo?
@@cleusaeufrosino5219 graças a Deus está bem 😊
@@patriciafalves5196 que notícia boa graças a Deus que ficou tudo bem com o seu paizinho 🙏🙏🙌🙌
@@cleusaeufrosino5219 🥰🥰
Somos todos feitos da mesma matéria, hoje estamos bem, amanhã podemos estar numa unidade intensiva, vamos cuidar das pessoas como gostaríamos de ser cuidado . Deixo aqui a minha admiração e respeito por todas as pessoas de decidem dedicar suas vidas ao próximo, abraçando profissões tão valorosas.
Quando eu estava com a minha mãe no hospital, ela estava num estado bem grave, aguardando vaga pra UTI, inclusive faleceu nesta noite. Lembro que eu e minha irmã estávamos com ela e precisamos trocar a fralda. Nossa...ela desestabilizou totalmente. Nem pudemos terminar o trabalho. Apenas limpamos e deixamos sem fralda pq não dava nem pra colocar ela de lado que a saturação caía muito. Foi terrível viver isso. Imagina um banho que é algo mais demorado...
Agora uma dica aos profissionais da saúde: expliquem as coisas aos pacientes ou familiares. Sinto que as vezes somos subestimados, os médicos ou quem é da enfermagem não explicam algumas coisas e esperam que os familiares entendam e sejam compreensivos. Para nós é complicado ver um familiar tendo que fazer ou não fazer certas coisas, mas com uma boa dose de empatia e uma explicação bem feita (adequada ao nível intelectual de casa um) nós vinculamos com o profissional e passamos a confiar nele.
E pra complementar: adoro o canal! não sou da saúde, apenas vivi experiências difíceis e venho aqui aprender.
Ótima observação!
E meus pêsames! Que Deus conforte o coração de todos da família!
Muito útil relatar sua experiência. Meu pai viveu 8 anos no leito, em minha casa, no sistema HomeCare. Graças a Deus nunca aconteceu nada.
@@elianarodriguesaraujo567 é que o problema dela era respiratório. Ja estava bem dispineica.
Concordo com você plenamente. Tive a experiência de ficar muitos dias com minha mãe internada. Como precisávamos fazer trocas de acompanhantes, para que ficássemos todos bem informados, fizemos um grupo para colocarmos todas as informações, todas mesmo. Sabíamos de tudo e cada um ,ficava atento a tudo e cobrávamos tudo que deveria ser feito. Devido ao nosso comprometimento, a equipe médica e de enfermagem passaram ter muito mais empatia que antes.
@@fatimapignati4684 isso é ótimo e funciona mesmo. Nós tbm tínhamos um grupo no wats só dos 4 filhos.
Até que enfim encontrei outro profissional que pensa como eu, ensina como eu. Achei que eu era E.T.enfermeira...
Já trabalhei com gente que achava que um banho naquele bebê prematuro extremo, pra tirar "aquela meleca" do parto, era tudo de bom...E nenhuma explicação científicamente comprovada convencia o ser...
Ou aquele que acha que td bem virar pra lá e pra cá o paciente com pressão intracraniana nas alturas, mega instável... ah, e tem tb aqueles que defendem que banho é tudo de bom e tem que ser todo dia (lá no hospital).
Verdade banho no leito pode matar, e já vi isso acontecer durante meu estágio na UTI, após o banho o paciente ficou instável e evoluiu para o óbito, foi bem traumático.😏😏 obrigada pelo video esclarecedor 👏👏👏
Era seu paciente?
Banho em UTI é complicado mas dá como professor falou a hemodinâmica tem que colaborar .
@@OliVieR-O-K não, nesse dia a outra turma do estágio estava com ele, mas presenciei o fato 😔
Sou técnica e já briguei com outro técnico pq não quis dar banho no paciente pq ele tava instável! Infelizmente tem muitos técnicos onde eu trabalho que prioridade é dar banho pra terminar os procedimentos rápido pra poder conversar 🙄
Quando estava internada pra retirada de tiroide....dona Francisca que estava ao meu lado ,dois enfermeiros estavam lavando ela..quando de repente vi os olhos dela virarem pra cima..nem eles perceberam..continuaram conversando...mas ali eu senti que ela estava indo embora 😔quando eles viram chamaram a chefe da UTI..tentaram reanimar...mas não conseguiram...foi muito triste 😢 😢
Quando minha mãe esteve internada , além do seu estado instável , num dos banhos a dieta interal ficou ligada durante todo o tempo. Só no final , percebi que a técnica não havia desligado. Logo depois de um tempo ela teve uma forte pneumonia, agravando mais ainda o seu estado e necessitando de ser transferida para UTI. Graças a Deus depois de 20 dias, ela se recuperou e teve alta.
Nunca me ensinaram a enxergar o banho, dessa forma. Obrigada, Éder!
Nossa
Nem a mim.
Dei banho no leito da minha paciente graças a Deus nunca aconteceu nada , depende de como da o banho no paciente. Nada é simples tudo é feito com consciência e responsabilidade.
Excelente orientação, já fui auxiliar de enfermagem nunca tive uma explicação dessa sobre o banho de leito, já trabalhei em um hospital que as enfermeiras encarregadas quase que obrigava as auxiliares darem banho nos pacientes acamados,independente do seu estado...muita das vezes o paciente estava com a p.a baixa, apático,bradicardico,mas não podia deixar o paciente sem o banho....pois as enfermeiras chefes fazia questão que o procedimento fosse realizado.
Após um acidente, fiquei hospitalizada.
Todos que fizeram a minha higiene, aprenderam com você 🙏
Foram maravilhosas 😍.
Deus abençoe a todos 🙌
Incrível conteúdo , sou caminhoneiro e tenho total admiração por essa profissão !!!!
Sempre que fiz a higiene dos pacientes, claro com cuidados, nunca me alertaram sobre esse risco, cautela sim, devemos sempre ter. Com certeza, algo que parece simples, é tão fundamental, ser ágil, prático, eficiente. Gratidão mais uma vez..🎉💙
Já fiquei na UTI e minha colega do lado ,foi a óbito depois do banho no leito. Apesar do susto,me tornei técnica,pq fui MT bem tratada enquanto eu era paciente.
Tenho o dia todo para dar banho no paciente, não dou preferência dar banho pela Manhã, prefiro antes do almoço ou a tarde... claro, levando em consideração o estado geral do paciente.
Eu nem sou da área da saúde mas ,estou amando, vale apena aprender, parabéns 👏👏👏👏
eu também não sou, mas tanto eu como minha esposa já fomos pacientes internados e fomos vítimas de serviço mal feito e extremo desconforto na hora do banho de leito, leia meu comentário nesse vídeo.
Tenho uma mãe com Alzheimer, cuido dela e sempre penso nisso. O importante é manter a região genital limpa para evitar demais infecções, de resto, nada é tão imediato.
Minha mãe também tinha Alzheimer e várias vezes eu evitei dar banho e depois mudava as formas de dar banho por caisa da condição dela. Cheguei até a me sentir culpada por achar q eu estava dando "banho de gato" nela, p não deixá-la ainda mais secretiva. Minha mamis faleceu no dia: 02/03/2022. Sei que ela descansou de 3 longos anos de sofrimento com o avanço rápido do Alzheimer, mas ainda assim sinto muita falta dela. Que ela esteja em paz, junto de Deus.
Explique isso para os enfermeiros, familiares chatos, trabalhei vinte e três anos numa UTI Adulto, e tive muita discussão com as enfermeiras pois sou técnica , quando o paciente que estava grave eu passava um pano no rosto, em baixo dos braços e partes íntimas e trocava com cuidado lençol e acabou o banho
Eu tive covid 90% dos pulmoes afetados, fiquei 12 dias entubada e cogitaram cortar meu cabelo, como eu nao conseguia falar fiquei sentida, porque eu tenho xodó pelo meu cabelo. E na utI ia uma dentista escovar meus dentes depois que tiraram o tubo. Detalhe chegava 4h da madruga iam me dar banho...complicado
Nunca tinha passado isso pela minha cabeça, essas informações são muito importantes, em cada parte do nosso corpo, uma informação, vendo assim, se percebe, o quanto é delicado o banho e m um paciente, gostei de ver, é vivendo e aprendendo!...
Infelizmente tive o desprazer de ter essa experiência. Em uma determinada UTI q trabalhei uma paciente com covid pediu q não queria tomar banho. Mais o médico é a infemeira disse q ela tinha q tomar o banho ela desestabilizou e tivera q intubar ela mais antes de terminar ela veio a oito e isso me deixou arrasada.
e você denunciou o que seus colegas de trabalho fizeram, ou fez vistas grossas também ?
Parabéns pelo esse amor ao próximo e ensinamentos ,porque quem trabalha com vidas tem q ter amor a vida se não tem procure outra profissão.
Que maravilha esse vídeo sou técnica em enfermagem amo a minha profissão.
Lembro que estava no hospital com minha mãezinha e a enfermeira me chamou para eu ajudar dá banho nela , fiquei bem atenta e quando ela chegou no outro dia eu já tinha terminado o banho sozinha , fiquei tão feliz e ela me deu parabéns pelo trabalho , eu quis ajudá-la pra sobrar mas tempo para os outros pacientes, aprendi mudar os lençóis com o paciente no leito, trocar fraudas, gostei muito da experiência, graças a Deus quando ela voltou pra casa eu não sofri muito pois oque eu aprendi no hospital me ajudou bastante, Deus abençoe todos esses profissionais, da área de saúde que são pessoas especiais que Deus colocou para cuidar dos nossos anti querido, eu sei que tem muitos que não prestam pra nada ,mas esses daí , deixa na mão de Deus.
Vc falou a verdade. Eu era cuidadora de uma paciente no hospital as técnicas deram um banho no leito e de repente foi levada imediatamente pra uti
Parabéns professor aprendi muita coisas profissional com você
Parabens , vc confirmou varias coisas que eu falava sobre o banho e temperatura do ambiente e sempre criticas .estado do paciente.👏👏👏
Muito bom essa explicação,sou cuidadora de pessoas, gratidão ❤️
Nossa! Passei alguns meses acompanhando familiares em UPA's e hospitais, vi horrores, tudo menos higienização. Se não estivesse atenta minha mãe e irmã sairiam com escaras e teriam sofrido quedas do leito.
Não sabia disso até ver seu vídeo, muito obrigado 🤗
A utei é muito gelada.
Prof mais um vídeo de utilidade pública!
Correto , ja dei banho bem caprichado e quase deu paciente limpo morto.parabens.
Não sou da área médica mas gostei de saber está informação.achei muito util
Nunca havia pensado nisso. Mas critério é tudo mesmo,em qualquer situação.
Verdade Eder.
Meu irmão presenciou um óbito de uma senhora idosa quando ele estava internado. Muito triste.
Minha mãe faleceu, após o banho. Ela descompesou. Abaixaram o leito dela todo, sendo que ela estava com água na pleura. E tinha que ficar na posição de flower. A técnica teimou que só podia trocar o lençol abaixando o leito. Ela reclamou e depois 10 min entrou em sofrimento. Não conseguia respirar. E não resistiu.
Se o paciente esta mto grave lógico que não será realizado o banho no leito apenas uma higiene mto bem feita para que o paciente não fique mal cheiro e para que o paciente se sinta limpo o paciente se sentindo limpo ajuda a melhora o quadro do paciente. Não sou contra o banho no leito desde que possa ser feito sem danos ao paciente. Sei que ninguém quér perde um paciente queremos que todos saiam vivo do hospital mas infelizmente quando se chegar a hora de morrer pode acontecer até mesmo quando se está dormindo. Não é facil perde um paciente para morte nem para os profissionais de saúde e nem para família é algo triste .
Parabéns pela excelente explicação!!!
Não sou da área de saúde, mas gostei muito de assistir o seu vídeo.
Obrigado pelas suas aulas
Parabéns por essa aulas , minha admiração
Nossa nunca tinha pensado nisso parabéns por compartilhar todos esses conhecimentos ,eu hj nao estou na enfermagem mas espero que os nossos enfermeiros (a) e futuros se atentem a isso !
Pior quando vc está num home care com paciente de alta complexidade e a família como sempre fica em cima querendo que dê o banho no paciente como prioridade e isso acaba tendo problrmas sério !
acredito que, com carinho, se explicar as razões técnicas de não dar o banho a família entenderia. O problema é que muitas vezes alguns profissionais subestimam a inteligência de quem não é da saúde e acham que não precisam explicar as coisas tecnicamente. Eu já passei por isso e achava humilhante saber que a minha mãe na UTI não estava tomando banho. Achava os profissionais preguiçosos, se alguém tivesse me explicado eu teria entendido. Fui aprender aqui.
Eu mesma já pedi pra dar banho no meu pai só que NÃO SABIA destes riscos. Normalmente eles não explicam pra gente.
O banho não e uma emergência,mas se o paciente está com odor fetido de eliminações fisiológicas temos que dar o banho e infelizmente já aconteceu comigo,mesmo eu e a cuidadora dando banho com maior cuidado ao terminal a paciente veio a óbito, paciente já estava em quadro gravíssimo
É verdade eu fiz estágio em ctl após o banho o paciente vinha a óbito isso acontecia todas as vezes que dávamos banho isso em paciente entubado
O problema é que se o paciente está grave, a equipe multi deveria auxiliar no banho, fisio, enfermeiro... Mas sempre sobra pro coitado do técnico de enfermagem que é a parte mais fraca da história em caso de B.O só vai sobrar pro pobre, e geralmente os pacientes graves tem um cheiro forte e se não dá um banho bem dado vão dizer que a " enfermagem" não está dando banho no paciente, complicado.
E verdade enfermagem não quer dar banho fazem tudo com muita má vontade pelo menos do hospital público tive bb cesaria foi maltratada em todos os âmbitos
@Alicia Branco Não. É CC mesmo. Na boca há proliferação de bactérias e acúmulo de secreção que causa muito mau cheiro. Mau cheiro de urina, e fezes na região intima.
@@claudiamariarodriguesdonas1079 Que pena Claudia, os pacientes devem ser tratados com respeito principalmebte quando estão doentes.
Verdade 👍🧐
E bem assim mesmo ! Nunca agradaremos a todos ! Nem Deus agradou!
Dezembro fez 1 ano q minha mãe faleceu d cancer. Ela ficou 15 dias internada. Me lembro do banho no leito cm sonda urina dreno no pulmão. No ultimo dia d vida mesmo tava mto mal vieram p dar banho falei els não aguenta. E mesmo assim a cavala veio virando d lado p outro. Cm oxigênio. Mto sofrimento
Nossa...quanta informação importante para desenvolver essa prática de maneira mais correta possível...Excelente
Ótima explicação, professor 👏🏼👏🏼
Ótima aula muito cuidado com os dispositivos e o corpo do paciente ótima aula verdade 🙏🙏👏👏👏❤️❤️😘😘🙌🙌
Parabéns!Vc é ótimo.Informações preciosas.
Estou passando por esse processo trabalhando em UTI , mto difícil um banho no leito , Obg Éder 🙏👏🏻
E então trabalho em hospital e vejo tbem ..tudo isso é demais eu vou estudar tbem enfermagem..eu quero so ver do jeito que gosto de tudo certo e principalmente quando se trata de higiene ..
Gostei das suas dicas. Algo também para ser avaliado: é paciente neurológico? Como higienizar sem mover muito a cabeça.
Nossa parabéns isto significa respeito
Obrigada pela aula, sempre um grande aprendizado
Obrigado pelas explicação,,,
Excelentes abordagens, adoro sua didática, parabéns professor!
Professor, sobre higienização oral de paciente intubado, poderia fazer um vídeo sobre?
Verdade eu já pacei.pôr isso quando me virava a saturação caia muinto
Eder,amei sua explicação é muito bom agente estar sempre aperfeiçoando e apreendendo mais,parabéns vc é 10
Verdade! A gente aprende muito com ele.
e mesmo ja tendo " aprendido " esta assunto anteriormente, como vc disse foi de forma superficial, eu por exemplo sou contra, trocar fralda, e dar banho, junta aquela água, sujidade, fezes, é aquela coisa todas, mas mesmo assim, ah esta forma é a tècnica, vc pode fazer um video como se um paciente estivesse em estado grave, com diversas drogas, VM, etc, como higienizar este paciente sem levar " bronca "
Cada vídeo que assisto me apaixono aínda mais ❤️❤️❤️
Parabéns Prof Éder, explicação excelente seria bom se todos profissionais da Saúde aplicassem no seu dia a dia, passei por uma internação por Covid e aconteceu um fato parecido com que o Sr descreveu foram me dar um banho no leito 2 horas da manhã e comecei a passar muito mal só devido a traqueostomia que ainda estava em mim e muitos medicamentos graças a Deus minha filha estava comigo e percebeu e conseguiu que parassem o banho.
Tengo aprendido muito comseus vídeos
Estudo pelo governo o tc em enfermagem. Mais com poucos conteudos
Aconteceu com meu pai no hospital São Francisco no ES. Ele estava com pneumonia, respirando com aquela mangueirinha. O cara tirou o respirador e ficou dando o banho, puxa daqui e dali com minha ajuda e meu pai sentindo dor e gemendo. Pensei no momento " não aguento ver meu pai poassar por isso novamente". Após o banho, daí alguns minutos ele morreu.
Muito obrigada pelas dicas e esclarecimentos sobre banho no leito, faço isso já a dois anos em minha filha, ela fez uma apendicite e me devolveram ela assim , tetraplégica, sonda gástrica , agora ela é uma bebê de 16 anos. 😢
Força mãe!
Foi um erro médico né? Como ficou tetraplégica sendo q a cirurgia era apendicite?
OBRIGADA PELO APREDIZADO DE EXCELENTE QUALIDADE.
Excelente essa sua iniciativa. Parabéns
Exatamente !!!!! É necessário disseminar está visão.
Professor é verdade. Há casos que o banho por mais rápido que for, após o paciente desestabilizou. 😞
Vdd minha mãe quebrou o demo femural tem alzaimer e água no pulmão,mas andava normalmente, teve uma queda e quebrou o fêmur , bom não sabia trocar uma fralda afinal minha mãe andava , mas depois de dois dias no hospital com minha mãe percebi o quanto ela gritava de dor devido o fêmur quebrado que tomei a frente e dei banho nela antes e depois da cirurgia , fiquei no SUS por 46 dias dormindo sentada sem ir pra casa de forma nenhuma resulmildo trouxe minha mãe pra casa ,salva e com uma esperiencia enorme
Maravilha que benção
Maravilhoso , grande professor
Caramba 😲😲😲 não sabia disso
Fiz estágio 👨🏻⚕️😅 💉💊 algumas semanas atrás : clínica médica
Onde dei muito banho no leito
Nossa não imagina quão perigoso o banho inadequado,amei essa aula ❤
A minha mãe na UTI com pneumonia em estado grave, ele queriam lavar a cabeça. Eu disse pra quê? Ela está quieta só limpar as partes íntimas...A minha mãe tinha o cabelo curtinho eu cuidava dela e já deixava o cabelo curtinho e bem cuidado, pra caso ela ficasse internada não da trabalho!!!
Sabe o que eu percebi, que o banho no leito se tornou o pior momento do plantão p os técnicos. Fazem correndo, deixam sabão, a água é quente demais ou fria demais, não enxugam bem. A troca dos lençóis e das roupas e fralda e outro terror. Alegam, que tem os outros pacientes p dar banho, tem as medicações p fazer, tem que evoluir etc, etc, etc. Não olham p o paciente p ver como ele está, se ele for idoso pior ainda, é um desprezo só. Desumano!
Verdade fizeram isso no meu pai. Cruel ver como os auxiliares e técnicos jogavam ele que nem boneco.
Eu não sou técnica de enfermagem, mas vou aqui defender a categoria, os hospitais de modo geral, público ou particular, não contratam profissionais suficientes, tenho muitos amigos na área e todos falam da escravidam que os hospitais fazem com eles, muitas vezes tem um técnico pra 20 leitos ( um exemplo), humanamente impossível fazer procedimentos bons e corretos com tantos para atender.
Concordo plenamente com vc, passei por isso com minha mãe, a displicência é palpável, fazem bem malfeito.
@@Cris_vida mesmo tendo poucos profissionais contratos pelos hospitais, não justifica negligenciar o procedimento com o paciente. Fazer o seu melhor com ética, humanização e respeito a vida do paciente e ponto fina. Quando as famílias começarem a filmar e abrirem Boletim de ocorrência em delegacias e depois no Coren a coisa mudará.
@@lauraartud o certo a fazer com a gente tá fazendo, expondo esses fatos absurdos!
Que explicação top.
Mudou a minha maneira de pensar
O seu comentário, ajuda na valorização da categoria..! 🙌 Mostra a real realidade do profissional..! Parabéns pelo vídeo..! 👏👏👏
Nossa 😨 nunca pensei nisso, nem soube disso 😱 meu esposo foi internado e veio a falecer, não sabia disso senão teria perguntado, obrigado por nos dizer, to chocada
Terminei meu curso uma semana tô muito feliz e vou fazer estágio logo sempre sonhei ser cuidadora de idosos amo os idosos e minha missão que Deus me Deu
Vídeo muito importante, vou pra estágio em janeiro 2022, minha professora já avisou sobre os riscos no banho.
Excelente conteúdo professor!
PARABÉNS e OBRIGADA Edy.
Meu filho ficou na UTI por 14 dias , o banho era só no leito , mas os enfermeiros esperavam eu chegar pra mexer nele pois ele estava entubado. Sentia o cuidado deles pra não machucar meu filho , cabelo eles lavam bem com água e uma vasilha pra não cair água nele .. eram muito cuidadosos . Já o corpo, era passado panos com água quentinha , parte íntima era colocado uma proteção pra não molhar muito a cama . Meu filho foi muito bem cuidado pelos profissionais da UTI. Meu filho faleceu na UTI por estar muito debilitado devido às doenças adquiridas no UTI. Meningite , bactérias.
Verdade, minha mãe foi pra UTI, fui visita lá ela tinha tomado banho e sussurrou que estava frio com ,pq não conseguia falar seu estado era grave ela tinha tido AVC 😢, aí eu falei pra enfermeira que falou que ela não estava não que os aparelhos estavam monitorando a temperatura dela😡. Aí deu pneumonia e ela acabou falacendo!😢😢
Isso é vdd qdo minha mãe estava intubada. Toda vez que ia dar banho ela desestabilizava.
Agora entendi..
Mto bom esse conteúdo, Prof.
Meu pai faleceu logo após o banho, ele tinha trombose, sofreu um acidente de transito, fez cirurgia de amputação de um dedo da mao, e o osso do joelho dele esmagou (na perna q tinha teombose) provavel q teria q fazer amputaçao naquela perna. Na madrugada depois da cirurgia deu uma parada e tiveram q colocar em coma induzido, nao tinha vaga na uti entao ele estava em um quarto mas com os aparelhos. De manha qndo deram o banho nele, uns 30 mint depois, ele faleceu, deu uma parada. No laudo do iml deu tromboembolismo pulmonar. Eu sei q foi pq mexeram nele, eu estava la e vi tudo.
Corto.depilo .e o banho sempre no mesmo horário. 7:30 da manhã criar uma rotina .e fundamental sou cuidadora a 11anos de profissão
Muito bom o vídeo
Nossa...vivendo e aprendendo...
Minha mãe descompensava total só em mudar o decúbito,caia a saturação.eu pedia para só higienizar só de leve e trocar a fralda.Ela já estava bem grave e eu não queria maltratar ainda mais.
Muito bem. Vc é um excelente profissional. Estou aposentado desta profissão, e concordo com tudo que vc colocou. Fico feliz por saber que entre tantos pouco se importando, vejo um verdadeiramente preocupado em ajudar, ensinar, pelo bem de um doente completamente dependente. Parabéns, vc é um orgulho para a profissão. Muita saúde !! ABS.
Vivi momentos terríveis na UTI, era mais de 10 horas da noite, me apareceu dois enfermeiros dizendo que iam me dá banho, estava com pneumonia, eu falei que não ia tomar banho naquela hora, ficaram dizendo piadinhas, não me deram o lanche e só vieram depois pra dá o remédio e sumiram, fui dormir sem lanche e sem escovar os dentes...chorei muito.
Essas criaturas não deviam cuidar de pessoas, não pensam q somos todos iguais, amanhã poderá ser eles a precisar de cuidados.
Fiquei triste ao ler isso. Receba meu abraço! Por outro lado, fico feliz por vc estar bem! Feliz Ano Novo!
Quando acontece esse tipo de coisa o paciente, precisa chamar o enfermeiro responsável e reclamar. Nunca fique quieta, nem se sinta humilhada por precisar de cuidados médicos, pois isso é algo que pode acontecer com qualquer pessoa.
Verdade já vi paciente morre após o banho no leito
A minha avó teve uma parada cardíaca durante a higienização. Ela perdeu a cor natural imediatamente. Minha mãe ficou muito nervosa. Tiveram que fazer massagem cardíaca e choque.
Ela tinha passado por uma cirurgia de ponte de safena.
Com certeza tivermos esse conhecimento quando cuidamos do meu vô no leito domiciliar.
Cortar o cabelo ??? Acham que é o maior desrespeito
Sou obrigada a fazer um coque , que atrapalha até pra posicionar no travesseiro
No estágio tinha um paciente paliativo, e ele entrou em óbito durante o banho 😥
Caso os enfermeiros ou médicos deveriam colocar no prontuário se esse paciente precisa ou não dá higiene e o caso de paciente com acesso deveria ter um médico do lado?
concordo o que você está falando,a minha irmã estava internada no quarto foram dar banho ela não queria tomar banho no leito queria ir tomar no banheiro mesmo assim sem ela querer , pois a mesma estava com problema cardíaco após o banho ela ficou muito nervosa com falta de ar depois desse banho ela piorou muito e foi evoluindo para o óbito .
Obrigada pela informação 🙏🤗