Como as cidades acolhem a infância

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 24 มิ.ย. 2024
  • Do posto de saúde à creche, os municípios têm participação fundamental no atendimento das demandas da infância, com impactos não só na formação desses cidadãos, mas também no bem-estar de mães, pais e responsáveis. Qual é o papel das gestões locais nesse aspecto? Quais são os principais gargalos a serem enfrentados? Há exemplos de políticas públicas exitosas nessa área? Como é a relação dos municípios com estado e União?
    Debatedores:
    Renato Godoy é gerente de relações governamentais do Instituto Alana, é mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), cientista social, formado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Faculdade Cásper Libero e especialista em Advocacy e Políticas Publicas pela FGV-EAESP. Atualmente, é membro da equipe executiva do movimento Agenda 227, conselheiro titular do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e conselheiro suplente do Conselho de Comunicação Social (CCS) do Congresso Nacional.
    Teresa Surita foi prefeita de Boa Vista (RR), em cinco mandatos. Durante sua gestão, ela implementou o programa Família Que Acolhe (2013) e o primeiro currículo infantil do Brasil (2019). Como deputada federal, foi relatora da lei que inibe os maus tratos e violência física contra crianças - a Lei Menino Bernardo, que ficou conhecida como Lei da Palmada, e uma das responsáveis por traçar o Plano Nacional de Educação. Foi Secretária Nacional de Programas Urbanos do Governo Federal, no Ministério das Cidades (2008-2010). É Conselheira do Mayors Migration Council, integra a Rede de Líderes para a Primeira Infância na América Latina e Caribe; é parceira da Bernard Van Leer Foundation e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal; e foi Comissária da Lancet-Chatham House Commission 2020-2022. É autora do livro “A Primeira Infância é para sempre”.
    Clélia Prestes é coordenadora de Formação no AMMA Psique e Negritude. Co-coordenadora do projeto “Saúde, Infâncias e Relações Raciais”. Participou do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, na Harvard University - Center on the Developing Child. Pós-Doutoranda no Diversitas/FFLCH (USP). Doutora e mestre em Psicologia Social (USP). Especialista em Psicologia Clínica Psicanalítica (UEL).
    Mediação:
    Marina Arilha Silva é Coordenadora de Programas na Fundação Van Leer, responsável pela implementação e avaliação dos investimentos para a primeira infância. Anteriormente, coordenou o Programa Formar na Fundação Lemann, apoiando a gestão de secretarias de educação.
    __________________________________________________________________
    O poder político municipal é formado pelo prefeito e sua equipe, assim como pelos vereadores. Há, porém, uma estrutura burocrática responsável por manter o poder público em funcionamento. Quem são essas pessoas? Que cargos exercem? Como elas auxiliam no dia a dia dos cidadãos? Há diferenças na estrutura de metrópoles, grandes, médias e pequenas cidades? O que é preciso fazer para modernizar a gestão dessas pessoas?

ความคิดเห็น •