Quem analisa a economia de um país olhando só crescimento do PIB pode estar cometendo um grande erro
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 20 พ.ย. 2024
- Jornais, TVs, radios e economistas renomados costumam fazer uma análise simplista e simplória da economia resumindo seu sucesso ao crescimento do PIB. Isto pode esconder uma realidade trágica e triste para a maior parte da população, que ironicamente celebra o tal “crescimento do PIB” que em nada muda sua vida...
Esse vídeo é tão importante que deveria ser ensinado nas escolas.
Com ctz.
Plenamente De acordo !
TEM RAZÃO. Devemos ensinar educação financeira. A população NÃO FAZ IDÉIA de como a riqueza é gerada. Quando a população entender que ao produzir riqueza, ela é beneficiada, é natural que nos tornemos um país muito rico.
Concordo!
Esses governantes jamais aceitariam isso, pois eles querem pessoas que os sirvam e não pessoas que pensa e sejam concorrentes deles .
Esse cara é demais , OBRIGADO
qualquer um: saiu uma reportagem sobre a economia do Brasil
eu: deixa eu ver o que o Eduardo Moreira ta falando sobre isso
kkkkkk bem isso e o cara é humilde
Eu faço o mesmo. Kkkkkkk
Eduardo , parabéns por este belo trabalho de nós tirar da ignorância e o conhecimento a consciência nós ajuda a mudar. Vamos vencer esta guerra.
Bom dia, obrigada pelas informações tão claras.
Agora eu quero ver qual o discurso o Eduardo vai repetir: o da Gangue do Lula ou o Falso Coronel Ciro. Assista:
th-cam.com/video/nKWSiorjmtQ/w-d-xo.html
Falácia. Se o pib cresce, e o PIB é quanto se produz de riqueza, consequentemente ocorre a geração de emprego, visto que não se produz riqueza sem mão de obra. Logo, a parcela pobre é afetada positivamente com o crescimento do PIB SIM! Tem que ser muito burro para não enxergar isso. Tanto que em 2018 (Dilma presidente) com a recessão economica (2 trimestres de baixa do PIB) gerou 11 milhoes de desempregados e hoje temos 1 milhão de postos de emprego criados com tendencia de crescimento para os próximos anos! (Não sou Bolsonaro mas também não sou idiota ao ponto de achar ruim o crescimento do PIB)
@@marcosadrianiroucas452 ouça novamente, TD está automatizado no campo, cada menos a mão de obra humana é necessária, poucos empregos são gerados. Ainda mais agora qdo o trabalhador está perdendo tantos direitos...
O importante são os índices de desenvolvimento humano e social. O Brasil é muito rico, mas a maior parte do povo é pobre ou miserável e mantida ignorante e alienada propositalmente, pois desta forma é mais fácil de ser explorada.
Eduardo, fale sobre como o “livre mercado” da ganância dos frigoríficos brasileiros com o dólar alto (+China) fez com que houvesse um desabastecimento de carne no Brasil, e aumento nos preços, prejudicando o povo!
Parece que é simplesmente isso mesmo que você colocou: "ganância dos frigoríficos brasileiros com o dólar alto (+China) fez com que houvesse um desabastecimento de carne no Brasil". Não tem muito o que acrescentar...
Obrigada eduardo!!!! Continue libertando a mente do povo brasileiro!!!
Obrigada, Eduardo! Queria mesmo ouvir seus comentários com relação ao crescimento do PIB. Sempre uma aula! :) Seguimos!
Sempre uma explicação incrível!!👏
Didático!!!
Muito bom!!!!
Parabéns!!!!!
bomm dia. ótimo conteúdo. agradecido
Crescimento econômico não significa desenvolvimento.
Pois é...
com certeza não, o brasil cresceu com os militares ampliando as desigualdades, cresceu para os que ja eram grandes.
Cresceu em desigualdade social, cresceu a violência, cresceu a má qualidade de ensino, cresceu...
O Brasil Cresceu para todas as classes sociais a ponto de todos os pobres poderem fazer "churrasco de CARNE" DE 1a ... ... HOJE A "CRASSE MÉRDIA" SÓ TÁ COMENDO OVO, E POR ENQUANTO ... ... ... Seus Bolsomínions Trouxas ...
E o que as depressões na distribuição de renda e no desenvolvimento?
Tenho certeza que os caras que estao ai na midia possando de economistas,faltaram muitas aulas ou colaram na prova,eles só falavam de reforma da previdencia e ai vem o Eduardo e dar esta aula,parabens Eduardo,tu es um Brasileiro de grande caráter e acima de tudo um grande Homem
Eduardo , tenho profunda admiração por sua pessoa ! 👍🌟💎👏👏👏 ...
Você é uma pessoa de valores muito RAROS ; parabéns meu amigo ! 🙏🙏🙏 ...
Um forte abraço ! ...
Obrigada eduardo por continuar espalhando esse conhecimento fundamental pra população.
Que análise! EM é um profissional incrível! Nota 1000! Se pudesse dava 100 likes neste vídeo!
Muito bom, muito claro... você tem uma capacidade de tornar palpável e simples as nuances da economia. Sem percepção dessas nuances, o cidadão comum se torna muito manipulável. Obrigado pela sua contribuição!
Obrigada Eduardo por nos manter sempre informados!
Carne de primeira a partir de 38, 00 reais, gasolina 5,00 reais, gás de cozinha 76, 00 reais, energia elétrica, água, alimentação. Custo de vida subindo assustadoramente !
Excelente! A classe média apoia tudo isso e muito mais contanto que o pobre e o preto sejam escorraçados.
Eduardo que aula de economia!!! Só posso lhe dizer uma coisa: MUITO OBRIGADO !!!
Como diria o Ciro, não é problema de estoque, mas de fluxo. Não adianta acumular na mão de poucos, a riqueza tem que ser distribuída (através de impostos, obras públicas ou até mesmo transferência direta de renda). Pra mim o maior pecado da esquerda que passou tantos anos no poder e não aproveitou para fazer as verdadeiras reformas
Qual esquerda esteve no poder?
PT nunca foi e nem nunca será esquerda, são no máximo centro direita.
@@eliassoares1986 exatamente, 14 anos com o apoio político que tinham, poderiam ter aumentado a taxação de grandes fortunas e lucro e dividendos.
Mais uma vez parabéns Eduardo
Excelente a aula. A informação de qualidade faz a diferença na capacidade de compreensão e leitura da realidade econômica, política e social do seu país.
Ghiraldelli chegando em 3,2,1... pra dizer que o conceito de PIB está errado ! Obrigado Eduardo; sempre trazendo um pouco de "Luz" ao povo brasileiro !
Boa tarde, obrigada por todas as informações e esclarecimentos.
Sensacional! Aula gratuita para os exaltados e os incautos de plantão. Certamente, seguidores do atual governo irão exaltar e comemorar o aumento e os contrários alegaram que na época do autointitulado "homem mais honesto do Brasil" o PIB cresceu muito mais que o atual. Obrigado Eduardo! Muitíssimo obrigado por me libertar dos antolhos da ignorância!
Sempre um grande aprendizado com o vídeos do Eduardo.
Ótima explicação! Que bom ter informação dessa qualidade! Nos ajuda e muito. 👍👏👏👏
Problema é a propaganda feita em cima disso. PIB, dólar, bolsa de valores e etc. Citam-se esses dados como se o país estivesse uma maravilha, mas não é o que se verifica na prática.
Esse nome e essa foto fazem parte de um grande deboche? Porque conservador, em regra, ou é o tiozão que possui todos os defeitos de caráter possíveis, ou o moleque ( às vezes aos 40 anos) virgem que tem medo de mulher.
@@biltreopiadista7235 não entendi o porquê do deboche. É um foto do Enéas Carneiro, conservador nos costumes e de ideias econômicas nacionalistas. E por que alguém que fala em respeito a valores familiares e religiosos teria defeito de caráter? ou ainda, o que isso tem a ver com virgindade e medo de mulher? Sobre o seu nickname, é bem apropriado, fala sobre o que não conhece, sem o mínimo de graça.
@@nacionalistanacionalistaco1900 vc ficou chateado, ferinha? Então eu te explico: o tiozão conservador é aquele que moraliza a sociedade com base em preceitos religiosos que nem ele, nem a Madre Tereza, seguem. No popular, fala do outro e enrola o rabo.
O menininho adolescente que se julga conservador, é aquele que, mesmo com os hormônios à flor da pele, fala em '' castidade, família e blá, blá, blá''. No popular, um virgenzinho de prédio.
Quanto ao Enéias, era um palhaço de sua época, que discutia, em debates, bomba atômica, sendo que a disputa era para a prefeitura de São Paulo.
Se vc ainda não entendeu, me manda seu email que eu faço desenhos explicando.
@@nacionalistanacionalistaco1900 Imagino que tenhas se doido pois deves se encaixar em alguma das categorias, como nos exemplos elencados abaixo:
Leonardo Bruno (Conde Loppeux) Mais de 40 anos, fala de como deve ser uma família, com papai e mamãe, mas ele mesmo nunca formou uma família. Não é casado, não tem filhos e, aparentemente, nem namorada.
Bernardo Kuster: Mais de 30 com as mesmas características do acima. Possivelmente chegará a esta idade com estas características.
Márcio Castro Alves: Na casa dos 60, cheio de preconceitos, embasado em ''religiãoee e flerta com o terraplanismo.
Estes são os ''conservadores''.
E nem precisam ter a cara caricatural horrenda do Enéias para serem ridículos.
@@nacionalistanacionalistaco1900 vixi reacinha dps dessa fingia dor de barriga e ia embora kkkkkkk
Excelente esclarecimento, parabens obrigada por compartir.
Excelente vídeo!
Uma coisa que sempre era dita contra o governo o PT era que o dólar iria disparar. Agora, quando chega a esses níveis, ou nada se fala, ou se chega a insanidade de atribuir isso ao Lula ter saído da prisão (sem, contudo, apresentar qualquer evidência consistente de tal causalidade). Onde está a crítica à política econômica corrente? Ou se dólar alto é positivo para aumentar a competitividade das exportações (ideia que o Eduardo eficazmente contestou), porque era tratado antes como grande risco?
A pergunta maior é: até quando vai se atribuir a "culpa" da crise, que o Brasil atualmente ainda vive, exclusivamente aos "governos do PT" (sem se diferenciar mudanças entre Lula e Dilma e cada um dos mandatos)? Não é meu compromisso defender o PT aqui. Se trata de parar de jogar a culpa no outro e passar a olhar para potenciais soluções. Já são já quase 5 anos de aplicação de uma política econômica de caráter majoritariamente "ortodoxo" - sim, as medidas de Joaquim Levy já marcaram definitivamente essa virada. Quais foram os resultados obtidos? Até quando vão poder usar a desculpa de que tudo é culpa do PT (ignorando a dinâmica da economia mundial, balança comercial, ciclos internos de endividamento, etc). E ainda que fosse, qual solução consistente foi apontada até agora?
Se a resposta for "é que ainda não foi suficiente, precisamos de mais neoliberalismo, mais cortes, menos direitos, mais austeridade, etc.", isso não pode (ou não deveria) convencer mais - foram 5 anos!! E isso teria que ser embasado em argumentos concretos, dados empíricos, experiências históricas rais, e não numa fé religiosa na mágica do "mercado".
Cada vídeo é uma AULA. Parabens pelo trabalho de informação, pois a mídia só traz a desinformação. Isso porque a informação gera a ação e a desinformação leva a conformação.
Boa Eduardo! Análise perfeita !!
Muito esclarecedor, como todo conteúdo do Eduardo.
Excelente aula sobre Economia 👏👏👏👏👏
Excelente.
Mais didático impossível. Obrigado pela aula.
"São Francisco" do século XXI! Obrigada, Eduardo!
O ideal seria que tivéssemos capacidade para produzirmos tudo de que os brasileiros precisam aqui mesmo dentro do país.
Obrigado amado.
Se me permite, esse vídeo deveria ser reprisado aqui nesse canal e nos canais parceiros! 2022 está aí, e esse conhecimento deveria ser de domínio público!
Muito ótimo! Sempre pensei que o PIB não deveria ser o melhor modo de avaliar o desenvolvimento de um país. Agora entendi ainda mais certo disso.
O PIB só é útil à maioria da população se gerar riqueza ou investimentos produtivos a nivel local. Do contrário, servirá somente como retórica contra ou a favor de determinado político. Parabéns ao Eduardo pela clareza e exatidão da sua análise; só os torcedores mais entusiasmados.irão discordar.
Caramba... Que aula!!!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Oy seja: não adianta um bolo gigante se poucos comem muito e muitos quase não comem...
Ótima aula! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾.
Quem precise ver esse video infelizmente nao vai assistir,pecado.
Valeu Eduardo!
só você mesmo Eduardo, para explicar economia e sociologia nacional de maneira simples e de fácil entendimento. 9º PIB do mundo e IDH 79º .
Prof. Paulo Ghiraldelli também teve uma explicação excelente para esse aumento do PIB. Estamos em excelentes canais, para não sermos enganados pelo governo.
Esse cabra tem uma didática incrível!!!! Gosto muito❤️
Talvez eu tenha idade para ser sua avó. E cada dia admiro mais seus vídeos e seu trabalho de esclarecer as pessoas. De abrir olhos os olhos e ajudar a raciocinar. Eu gostaria muito de saber se você conhece, e qual sua opinião sobre o prof. Nildo Ouriques e as idéias do mesmo. já viu este vídeo ( por ex.:)? "Nildo Ouriques: como combater a ameça do fascismo". Por favor, diga-me sua opinião. Você e o Nildo , são diferentes, mas tem algo importante em comum: cada qual traz uma idéia-raiz que é muito forte e muito boa.Eu fico imaginando uma entrevista, um papo entre vocês. Será excepcional! Um abraço de vovó para você, viu?
Cara. Eu mal sei expressar o quão rico foi esse vídeo. Foram muitos fatos sobre os quais eu jamais tive informações. Deu gosto ser seguidor desse canal. Muito obrigado!
Desvendando as engrenagens da economia. Valeu.
excelente explicação eduardo, meu amigo de profissao. adoro seus video. parabens.
Eduardo Moreira, você é uma peça importante na construção do nosso país. Espero que você tenha espaço nas diretrizes das políticas econômicas do nosso Brasil.
Um excelente assunto que foi esclarecido de forma inteligente, não sei se o fator cultural ou a própria falta de uma educação de base do povo contribue para isso. E o pior ainda não veio, pois competir com um mundo mais automatizado, vai ser um problemão.
Qd cheguei nesse canal era tudo mato... Agora daqui a pouco já tem 300 mil!!
👏👏👏👏👏👏muito bem explicado.
Eduardo seus vídeo são ótimos, aprendi muito e já consegui argumentar em algumas conversas sobre esse assunto ... Continue nos ensinando
Boas reflexões!
Parabéns
Falou, Eduardo! Já percebi as besteiras que a Rede Bobo de Alienação tem divulgado junto com a TV Gravação e o SBSteira... Prefiro ainda o El País e a BBC. Valeu!
Ótimo vídeo. Parabéns!
Eduardo, pra embasar mais na sua argumentação, acho que faltou um outro dado muito importante, que é o quanto esse setor primário, que se dá tanto enfoque, representa de verdade na economia: apenas 5%. Setor secundário (indústrias): 20%. Setor terciário (comércio): 70%. Quaternário (P&D e inovação): 5%. E esses números são para a maioria dos países. Eu acho até engraçado quando vem o Trump fazer esse teatro de reclamar que o Brasil está desvalorizando propositalmente a moeda prejudicando as exportações de primários deles (no mínimo deve ser pra fingir que o Bolsonaro é um competidor, quando na verdade tá mais pra um laranja do próprio Trump).
Resumindo, toda essa discussão em torno de beneficiar o setor primário realmente é pra praticamente 5% da população, a qual o governo lambe botas. Fora que é um grupo que tenta convencer a todos de que é mega importante (inclusive através da mídia), quando na verdade é a própria sociedade, os 70%, que é importante.
Boa aula.
Bom trabalho Edu.
Riqueza para uns poucos e miséria para a imensa maioria.
Que desgoverno desgraçado e entreguista.
Abraços e saudações nordestinas
BrasilLivreTrabalhistas
Ciro2022
Obrigado
Esclarecedor!
Muito bom esse vídeo explicando as minhas dúvidas
Eu já estou convicto que o Edu Moreira é o melhor economista e brasileiro patriota do pais! Se o povo quiser viver melhor e garantir a vida dos seus filhos ou netos deveriam fazer o mesmo e tomar este brasileiro de valor como referência. Vamos espalhar, sem dó!
Exelente explicação!
Muito bom! Fico a me perguntar como alguém que viu este vídeo pode marcar que "não gostou". Ou não entendeu nada ou está entre aqueles que se beneficiam do aumento ou da manutenção da desigualdade social.
A distribuição de riqueza deve ser em todos os setores, entendido, porem como podemos trabalhar para que isso aconteça? O que devemos fazer ? Parabéns EMoreira !!!!
Que aula de PIB qualitativo 👏👏📚
Se eu fosse o presidente trocava imediatamente de posto,ou seja, substituía o Ipiranga que não é muito confiável pelo Petrobrás Eduardo Moreira. Admiro demais sua pessoa e sua inteligência tão fenomenal, pois quem de fato sabe transmite conhecimento em tudo que fala. Parabéns!!!
aí o Bolsonaro não durava mais nem um dia no cargo... ele está lá até agora só porque está fazendo todas as reformas dos neoliberais!
O Brasil exporta alimentos mas o povo brasileiro passa fome...
Eduardo é Economista sim, muito mais dq muitos que se graduam e colam grau em Bacharelado mas não praticam a profissão não estudam não leem não entendem e nem aprofundam os conceitos do curso. Eduardo viveu anos de experiencia no mercado financeiro, construiu sua fortuna, e todo dia estuda coisas novas convive a economia na pratica. Pessoal não ataquem a pessoa, debatam ideias.
Eduardo, faz analisa sobre o desemprego de funcionários concursados em empresas privatizadas com BR Distribuidora, embraer e outras que virão
👏👏👏👏👏👏👏👏
Desde 2014 o governo gasta mais do que arrecada ou seja ele tem deficit primário. Se ele não tem dinheiro nem para pagar as contas, não sobra para construir estradas, construir linha de energia, etc.. O setor privado seria uma alternativa, o problema é que ninguém está disposto a colocar a mão no bolso por causa do alto nível de incerteza. Apesar da inflação baixa e os juros também o desemprego não cede e os empresários não vão reforçar a produção se não vislumbrarem um aumento no consumo.
"quando tínhamos pleno emprego e carne na mesa dos brasileiros":
Isso aconteceu quando o Brasil tinha superavit na balança comercial (quando exporta mais do que importa). Isso aconteceu de forma quase contínua durante o chamado super ciclo de comodities entre 2003 e 2011 quando o Brasil vendeu muita soja e minério de ferro para os chineses e o dólar chegou a custar menos de 2 reais. O cenário agora é o oposto, com a desaceleração da economia chinesa o preço das matérias primas no mundo caiu e mais recentemente a guerra comercial entre China e Estados Unidos mostrou que tem potencial pra esfriar ainda mais o comércio a nível global. O Brasil poderia ocupar o espaço dos Estados Unidos vendendo mais soja para a China, mas se Estados Unidos e China compram menos o Brasil vende menos portanto recebe menos dólares.
Por isso o Bolsonaro fez as viagens para China, Emirados Àrabes, etc. atrás de vendas, serviços, para vender e receber dólares.
O problema todo mundo já conhece ....agora só falta a solução .....
Distribuição de renda! A única coisa que os grandes não fazem.
#Psol50
Peço a Deus por você Eduardo Moreira, continue neste caminho. Pois estamos tão desacreditado de pessoas do meio político, e se você for por esse caminho será de grande importância, mais não esqueça do povo, precisamos de gente como você de visão humano e sensata.
Claro quem analisa são os entendidos jornalistas chapa branca... Estes caras são fim de carreira grande Eduardo!!!
Será que poderíamos aguardar um vídeo falando sobre o economista polonês Michal Kalecki?
Eu vejo primeiro IDH e paridade de compra.
Bonito o Macbook no fundo.
Curte e comenta para ranquear!
Olá, Eduardo. Parabéns por mais um vídeo super didático e esclarecedor. Gostaria que num outro vídeo vc explicasse melhor como funciona o mecanismo de compra de títulos da dívida pública. Os juros que os títulos da dívida rendem são os mesmo da taxa selic?
👏🏿👍🏿👏🏿
Eduardo, deixa a dica de quais seriam os parâmetros que deveríamos levar em conta para avaliar o real crescimento do país!
Parabéns pelo belo trabalho!
São as perguntas que devem ser feitas sempre "Cresceu para quem? Está bom para quem?" ,no Brasil há uma desconexão entre o jornalismo econômico e o cidadão,as pessoas não são levadas em conta por quem "forma" a opinião pública,entrando dinheiro para remunerar o patrocinador o resto não interessa depois o ar de espanto com a violência,com a incapacidade da mão de obra,com a educação esfarrapada e com o atraso tecnológico. Este governo que aí está é o governo dos sonhos dos jornalistas liberais que nunca administraram negócio nenhum,Mirian Leitão, Sardenberg e outros menos importantes são fãs de Guedes e de sua frieza genocida.
Maravilha como sempre Edu! Um outro cara que fala coisas muito parecidas com você é o Paulo Gala, troca uma idéia com ele, o canal dele tá bem no começo e ia ganhar uma força interessante tendo contato com você.
Sugestão de tema: Por quê o ouro está tão valorizado no mercado mundial? Por quê alguns países estão preferindo acumular reservas em ouro e menos em dólar?
💚💚💚💚
E agora que o Pato Tramp quer taxar produtos brasileiros, isso terá um impacto ainda mais no PIB.
Bom mesmo é queda do PIB! É ótimo quando o PIB diminui quase 8% em dois anos.
O programa é ótimo; o som é que está um pouco baixo.