Eu e meu companheiro íamos passar o réveillon no Bateau Mouche. Pedimos para nossa secretária reservar, e, quando saíssemos do trabalho, passaríamos lá para pagar. Na época, nós contribuíamos para uma instituição de acolhimento a meninos de rua, chamado Casa da Acolhida, dos padres maristas. No caminho para fazer o pagamento, começamos a avaliar a quantidade de dinheiro que iríamos gastar, por apenas algumas horas. A Casa da Acolhida estava precisando de um fogão industrial que seria quase o valor dos ingressos. Decidimos então abrir mão do réveillon para comprar o fogão dos meninos. Fomos passar o réveillon no morro da Urca, e só depois soubemos que o barco naufragou. Tivemos um livramento.
@@anapaulapereira2669 oi Ana,realmente não era pra vcs estarem la Nao foi a compra do fogao que os salvou,e sim uma atitude humana.parabens pela suas vidas bem vividas.
O elevado Paulo de Frontin caiu em 1971 e até hoje as pessoas não receberam indenização, é boate Kiss, é Bateau Mouche, Brumadinho, Mariana...só perde quem morre e sua familia.
Essa gatinha mega linda fofucha roubou meu coração na primeira aparição dos vídeos 🤩😍❤❤coisa mais fofucha amo😍❤E o melhor de tudo é ver o Beto abraçando e beijando essa fofura 🐱😍 Abraços Beto adoro seus vídeos 😘😘❤
Beto, sigo seu canal desde o início e te admiro muito. Na época deste acidente eu tinha 11 anos, mas me lembro bem das reportagens. Sou casada com um capitão fluvial (civil) que já trabalhou em barcos de turismo no início da carreira. Ele me disse que os capitães são praticamente forçados a navegarem com um número maior de passageiros sob o risco de perderem os empregos caso se recusem a isso. Inclusive ele me relatou que certa vez, pediu para um capitão da concorrência denunciar o barco em que ele trabalhava porque o próprio patrão tinha a conivência do sargento da capitania. Aliás, hoje meu marido trabalha na Amazônia e disse que lá sempre, sempre, sempre ocorrem acidentes com barcos de passageiros e que não são nem noticiados. Trocando em miúdos, este acidente de 1988 não ensinou nada a quem realmente precisava aprender. As vítimas seguirão sem justiça, os parentes dos mortos continuarão sem os seus e muitos outros seguem vendo a tragédia ser repetida quase que diariamente.
Tá um troço que não deveria existir fogos com estampidos. Todos os anos eu fico como o meu marido natal e ano novo como os nossos filhos gatos. Não deixamos eles sozinhos de jeito nenhum. Feliz Ano novo para todos vcs 😻😻😻😻😻
Triste esse caso, a Yara Amaral também levou sua mãe, que também faleceu, e que os filhos desistiram para ir a festas de amigos. Disseram que a Yara, foi ao banheiro, e ao ver a água subindo, teve um infarto. A história foi trágica, em todos os sentidos.
Detalhe sobre o “ conjunto de ritimistas”: Conhecia eles, grupo de pagode e samba , eles me contaram do desespero pra sobreviver o afundamento, eles só não morreram porque estavam tocando no terraço do barco. Foi uma tragedia!
Me lembro perfeitamente desse triste episódio...e assim como o Beto fiquei meio " traumatizada " com barcos por conta justamente do Bateau Mouche . O desastre foi em dezembro de 1988 e em janeiro de 1989 eu fui a um passeio de saveiro pelas ilhas de Itacuruça , no retorno o barco pegou uma tempestade e quase naufragou , só me lembrava do Bateau Mouche ..assim como no Bateau não havia coletes suficientes pra todos , foi uma loucura e eu não parava de pensar q aconteceria a mesma coisa. Um cara do barco desceu pro andar de baixo e simplesmente jogava os salva vidas pra cima e era um salve-se quem puder ..as garrafas do bar quebravam com o balanço do barco . Eu estava c uma amiga e nós não sabíamos nadar (não sei até q ponto isso nos ajudaria mas nos agarramos nisso , q não teríamos chance pq não sabíamos), fizemos uma promessa de que se sobrevivêssemos faríamos juntas aula de natação. Me lembro da sensação que tive ao pisar em terra ...inexplicável. e como prometemos fizemos natação juntas na piscina olímpica da extinta Universidade Gama Filho .
Ninguém conta casos tão pesados de uma maneira tão leve,e por vezes extrovertidas como o Beto.Que em 2023,você possa continuar a nos dar cada vez mais o prazer de acompanhar este canal.❤❤❤
O melhor de ouvir toda a narrativa é estar sendo contada por alguém que não entende nada de barco e navegação, assim como nós. Eu me senti sentada com um amigo que contava uma história curiosa, com detalhes que jamais imagianaríamos. Parabéns por ir buscar tantos "pormenores" para nos contar!
Um ano antes, eu com 15 anos, fui arrastado pela minha mãe para passar a virada em um barco de um amigo dela com um bando de gente. Lembro de ter visto um barco parecido com o Bateau Mouche. Problema foi que, na saida da B. de Guanabara com a entrada no mar aberto as ondas estavam enormes e o mar agitado. Todo o barco passou mal menos minha mãe e o "piloto". Quando voltamos eu jurei que nunca mais andava em nada na agua e, até hoje, nem em pedalinho eu fui mais! Na virada do ano seguinte soube do acidente e lembrei do mar exatamente naquele local. Imagino o desespero das pessoas ali e a irresponsabilidade dos organizadores. Parabéns por mais um excelente vídeo!!
Eu tinha um vizinho que estava num iate ao lado e ajudou a salvar muitas pessoas, ele ficou traumatizado e muito tempo depois ainda ele chorava qdo entrava no assunto. Muito triste
Eu tinha 9 anos e lembro como se fosse hoje um casal vizinho estava lá e sobreviveu, ainda me lembro do olhar traumatizado deles ao retornar pra casa 🥺🥺🥺🥺🥺
A minha sogra que na época jã morava em copa , nem pensava que iríamos ser parentes , mas ela sempre contou que achava esse passeio como sempre dizia " um horror! Cafona! Uma coisa horrorosa!" . Meu marido que foi comandante da Marinha Mercante conta detalhes dessa situação .Foi algo inacreditável . Bom , eu devo ter a única no planeta que detesto ir no calçadão no dia 31, imagina entrar em barco? Sua narrativa está espetacular !!!!
Assisti esse caso no canal LER ATÉ AMANHECER , duas pessoas contam essa história verídica de formas únicas Beto e Joici, Beto de uma forma mais descontraída e Joici de uma forma mais profunda .
Era criança mas lembro de ver na Veja fotos dos corpos vestidos de branco inclusive crianças. Nao podemos deixar esse crime cair no esquecimento. Valeu, Beto!
Gente, estou passada com a estória que o Bateau Mouche era um barco pesqueiro do Ceará. Eu tinha ouvido falar que era um barco da linha Bateau Mouche de Paris… Passada no Cristal…
Eu tinha 7 anos e lembro bem dessa tragédia. Eu, na minha inocência, achei que a Yara Amaral morreu porque foi má na novela (Fera Radical), por sinal, amo essa novela, a Malu Mader maravilhosa naquela moto, sendo disputada pelos gatos, o saudoso Thales Pan Chacon e o José Mayer. Mudando de assunto: amo quando a lindeza da Odete participa.
eu não conhecia esse caso, me lembrou o naufrágio do sewol ferry em 2014, uma outra tragédia anunciada. foram mais de 300 vítimas e em sua maioria estudantes numa excursão com a escola, eles gravaram muitos vídeos durante o acidente que podem ser encontrados até hoje e há um documentário chamado "in the abscence". seria interessante ter esse caso comentado por vc, beto!
as vítimas e familiares lidaram com uma enorme negligência por parte do governo e órgãos responsáveis. o acidente deixou a coreia em luto e todo ano a data é lembrada com homenagens.
A família do pai do meu filho estava no barco, inclusive ele. Perdeu sua mãe neste trágico acidente. Até hoje não receberam a indenização, e num país como nosso, nunca receberão. Triste. 😢
Eu ODEIO com todas as minhas forças MULTIDÃO…. Quando vejo uma certa aglomeração me da fobia Deus me livre Beto como sempre arrasando nos casos e deixando um assunto sério em um assunto leve.❤
Eu lembro desse CRIME horrível. "Jeitinho brasileiro" é o termo bonito que encontraram pra corrupção. Excelente narrativa, Beto. Perfeitas pontuações, concordo com todo o seu ponto de vista. Excelente 2023. P.S.: Também tenho pavor de multidão
O Bateau Mouche estava em um estaleiro em Niterói, quem vinha da Região dos Lagos para o Rio podia ver ele da BR 101, pouco antes de subir a ponte Rio-Niterói, mais ou menos na altura de onde é hoje o mercado Assaí.
Inclusivé em Portugal, essas telenovelas 'clássicas' eram consumidas e sumamente apreciadas. O leque de actores era de uma qualidade monstruosa! Muitos eram actores de teatro, com dicções perfeitas e um imenso talento. O Brasil era uma especie de Hollywood! Marcaram uma época aquém e além mar.
Não canso de admirar este excelente comunicador. Que pessoa educada, culta, elegante. Feliz Ano Novo, Beto, Aru e Odete! Ansiosa pra acompanhar o conteúdo de 2023. Beijos ❤️
Eu vivi esta tragédia de forma intensa. Soube no mesmo dia e desde então passei a acompanhar todos os detalhes. Sofri por eles, fiquei com mta raiva de ver que a ganância se sobrepôs à segurança e diversão pura e simples. Perdas de vida não sensibilizaram aqueles que eram os donos do negócio. Eu já não lidava bem.com o negócio de andar de barco. Mas depois do Bateau, fiquei traumatizada....só consegui embarcar num ferryboat 1 vez. Beto, Parabéns por ter trazido o caso!!
Lembro bastante deste caso. Era muito criança que morava na região da Bela Vista, em São Paulo, capital. Um dos meus ex vizinhos de lá foram um dos sobreviventes deste naufrágio. Era um casal. O homem era alemão, naturalizado brasileiro, se não me engano. A mulher, brasileira. Haviam mudado do prédio recentemente e estavam morando no Rio de Janeiro. Acho que o nome dele era Karl. A da esposa não me recordo, pois era muito criança. Inclusive, estávamos comentamos sobre este casos há umas duas semanas atrás. Ambos sobreviveram.
Estava tudo mal nesse barco. Havia pessoas a mais lá dentro. Eu sou Portuguesa e vivo em Portugal, lembro- me muito bem desse acidente com o barco, talvez porque morreu essa atriz e a sua mãe. Eu detesto multidões e tenho medo do mar, jamais entraria dentro desse barco... Tenha um bom ano cheio de saúde e muito próspero.
Fui vítimas de um naufrágio, quase perdi meu irmão que na época era recém nascido e minha mãe. De lá pra cá fiquei traumatizada, quando viajo é um tormento, muitas crises de ansiedade etc. E posso dizer com propriedade o povo ainda faz muita coisa errada.
Muito triste. Eu perdi um amigo muito querido, Seu Ramom, dono do Restaurante Âncora, lá no Pontal, perto da Praia da Macumba. Por ironia do destino seus patrícios espanhóis foram os responsáveis e fugiram sem responderem pelo crime. No dia 2 dei a luz na Santa Casa e foram muitos corpos para lá e foi um impacto muito grande nas nossas vidas. Eu não tenho problemas em entrar em navios, mas tenho muito respeito e cuidado com isso. Que as almas dessas pessoas que se formam, famosas ou não, sejam iluminadas pela face de Cristo. 🙏
Eu tinha nove anos, mas me recordo da vinheta e da notícia sobre o acidente e a morte da atriz . Eu amava assistir Fera Radical! Feliz ano novo para todos!
Tinha 7 anos a época,jamais me esqueci do nome da atriz e nem do barco. Foi tristíssimo,no entanto não soube desses detalhes, talvez pela pouca idade... Isso realmente nos faz pensar no quanto somos vulneráveis... Estar sensível a sinais... Beto, uma vez mais Parabéns!
Eu tinha 12 anos na época. Me lembro de ter ficado em choque diante da televisão. A Rede Globo transmitiu todo o resgate dos corpos. Aquelas imagens ficaram por anos, bem vivas, na minha mente. Um horror!!
Me lembro bem..eu tinha 13 anos. Yara Amaral..a atriz vilã de fera radical...assisti a novela. Ótimo vídeo como sempre você faz Beto...eu nunca soube direito o q aconteceu de fato. Agora sim
Perfeita interpretação dos fatos. Eu tinha 28 anos no dia da tragédia, lembro perfeitamente do caso. Uma tragédia anunciada, e que nunca foi nem, infelizmente, será devidamente responsabilizada e punida...
Ownnn Odete linda pensando "Lá vem ele" hahaha demais, amo gatos e suas expressões. Beto lindo tanta dedicação a ela ... Ouvir essa história pelo seu olhar é muito bom.
O trauma de quem sobreviveu deve ser inimaginável. É como você bem falou; No momento do apagar das luzes, o sentimento de morte iminente deve ter vindo na cabeça de todos ali. Tenho lá minhas dúvidas de que algum sobrevivente ainda consiga subir numa embarcação.
Um grande ano a vc Beto e equipe .... Só para lembrar a grande Yara Amaral estava nessa tragédia com sua mãe .... O passeio foi um presente que ela ofereceu a mesma ... Triste , mas infelizmente o Brasil não tira lição das tragédias ... Diga - se Brumadinho .... Bjs a toda equipe .
Brumadinho, Boate Kiss e tantos outros. Infelizmente no Brasil as autoridades (poder público), não são penalizados. Se, o fossem, os demais tbm seriam... Começar pelo topo da pirâmide diminuiria e mto essas tragédias, difícil de engolir, esquecer 😔
Você tem uma leveza para comentar essas tragédias que não altera em nada o nosso psicológico, eu nunca assistia nada disso, assisto tudo fico de boa tem casos comoventes mas e normal, parabéns Beto ❤
Estou ouvindo em 16/01/23, e ainda estou no minuto 42. Tô passada, não consigo conter as lágrimas... muitos absurdos juntos. Nosso país padece com esta cultura de impunidade. A barbárie.
Que revolta em toda essa história a ganância, falta de amor ao próximo e impunidade de todos os envolvidos! Esses detalhes sórdidos e horríveis com o próximo eu desconhecia! Beto parabéns por contar uma história tão horrível mas com leveza! 🥺❤️
Naquela época ninguém tinha noção do perigo, a gente netinha informação, tudo era diversão, não exigia capacetes, contos de segurança, nada! A gente era doido SEM TOMAR NADA! Sério! Eu mesma passei cada situação… agradeço a minha mãe que vivia de joelhos no chão rezando pelo anjo da guarda me e dos meus irmãos!
Voltei novamente para lhe agradecer por ter feito meu 2022 mais animado,, Honestamente, venho lhe acompanhando desde do início do meu tratamento e vc sempre colocava um sorriso no meu rosto em seus casos comentados, sua alegria me contagia e seu trabalho me inspira pois nunca vi tanta dedicação e tanto esforço para trazer apenas o melhor conteúdo possível pra gente,, Feliz Ano Novo Beto e que seu 2023 seja um ano cheio de momentos e seguirei mais um ano lhe acompanhando! ✨ Dia 30/12 fez 3 meses que estou em tratamento da Anorexia e seus vídeos tem me ajudado muito, obrigada por tudo! 💕
Nossa como é bom saber que tem um vídeo novo pra assistir todos os dias!!! Eu lembro desse caso justamente pela perda da atriz Yara Amaral.. Foi uma grande tragédia.. Assisti esse ano o vídeo da Joice no Ler até Amanhacer sobre essa tragédia.
Lembro demais desta tragédia. Minha madrinha morava em Niterói e eu sempre a visitava nas férias de janeiro, nesse ano, não fui porque Mamãe sabia que eu adorava atravessar de balsa e ela confundiu os nomes. Infelizmente precisou de um nome famoso no Bateau Mouche para o caso ao menos ser investigado, porém nada a aconteceu. É o Brasil sendo o Brasil, mas não podemos desistir de lutar.
Beto vc e meu companheiro de faxina. Sou diarista e faxineira e passo meu tempo ouvindo vc. Quando as patroas escutam ja falam olha a doida das tragédias. Kkkk. Bj no seu coracao
Ai gente.....conheço essa história mas Beto narrando vai me dando um desespero. Deve ter sido horrível estar nesse barco. Bom. Feliz ano novo pra vc Beto. Que continue esse trabalho incrível q vc faz. Pra frente e vamos q vamos com muitas histórias em 2023. Bjo para todos aí.
Eu lembro dessa tragédia e da morte da atriz. Foi muito triste. Lembrei também da tragédia da boate Kiss, onde vários jovens morreram queimados, também por causa da ambição e ganância
Eu perdi duas amigas nessa desgraça. Eu não fui ao passeio por falta de grana porque tinha já duas crianças na época. Agradeço a Deus até hoje essa escassez de dinheiro 😤
Que agonia,estou imaginando esse banheiro com água e tudo percorrendo na naturalidade, que descaso absurdo, história triste e podia ter sido completamente evitada. Obrigada por nos entregar conteúdo maravilhoso no seu descanso.
Sensaciona! Pra mim os melhores episódios são com vc comentando. Nada supera esse jeito sarcástico e irônico. Simplemente AMO. Feliz ano novo, Beto. 💫✨
Beto vc com a Odete é como eu com a Lua( minha cachorrinha pincker) uma filha pra mim. Amoooo essas criaturas, q nos ama incondicionalmente. Bom rever esse caso narrado por vc. Bjs🌻🥰
Beto, seu trabalho é incrível. Este de fato foi um incidente terrível e lamentável, um tragédia anunciada e você conta com uma leveza e um respeito que admirável. Que Deus te abençoe hoje e sempre ❤️🙏🏾
Que interessante você trazer esse caso, Beto. Eu era criança e lembro-me bem o quanto foi chocante. Eu não morava no Rio, mas passava minhas férias nas casas dos meus tios/tias. Então eu estava no Rio na época. Foi muito impactante.
Boa noite Beto, me lembro muito desse caso tinha 18 anos, foi uma comoção mesmo. Não te lembra a boate Kiss? Órgãos públicos irresponsáveis, não fazendo a sua parte. Depois "justiça" falhando tbm. Mais de 30 anos e quase nada mudou🥺
Tive minha perna quebrada em alto mar na praia de ponta negra RN . eu estava na banana explit com mais 15 pessoas sendo puxada por um jet-ski em alta velocidade e veio uma onda e virou a banana, enfim estou aqui,gratidão !
BETO, SEUS VÍDEOS COMENTADOS SÃO ENCANTADORES POR CAUSA DAS SUAS EXPRESSÕES FACIAIS E GESTOS DE INDIGNAÇÃO, INCREDULIDADE, COMPAIXÃO E REPUGNÂNCIA AOS FATOS DE CADA CASO QUE VC COMENTA. PARABÉNS CARA, VC É TOP, A GENTE SENTE O SEU AMOR PELAS ARTES, PELA VIDA E PELAS PESSOAS. OBRIGADA DE TODO CORAÇÃO, POIS MARATONAR SEUS VÍDEOS ESTÃO ME AJUDANDO A SAIR DE UM LUTO PROLONGADO. VIDA LONGA PRA VC E SEU COMPANHEIRO ARU.
O caso é muito triste, mas eu ri por varios momentos com o Beto cantando "se essa budega não virar olé olé... E Sobre a situação de ter 1 banheiro, inacreditavél
É triste pensar que as pessoas queiram lucrar sem pensar no outro, segurança, bom atendimento não interessam " o que importa é quantidade e não qualidade" É triste pensar que ás vezes a pessoa não quer enfrentar o "dono do negócio" e acaba perdendo a vida e tirando de outras pessoas É triste pensar na falta de solidariedade.. O que me consola é que há muitas pessoas boas nesse mundo, sempre há os Betos, Carlos, Arus, Rosangelas para ver luz no caminho Quem em 2023 encontremos mais pessoas boas lindas por dentro e por fora para encantar nossa caminhada
Ouvindo Beto narrar me vem flashs da reportagem da época. Era desesperador assistir e imaginar o que passaram. Como sempre Beto é mestre em contar e nos transportar pro acontecido, fazer sentir a dor do outro. O making off é de morrer de rir, os devaneios do Beto nos representa kkkkkk
Eu e meu companheiro íamos passar o réveillon no Bateau Mouche. Pedimos para nossa secretária reservar, e, quando saíssemos do trabalho, passaríamos lá para pagar. Na época, nós contribuíamos para uma instituição de acolhimento a meninos de rua, chamado Casa da Acolhida, dos padres maristas. No caminho para fazer o pagamento, começamos a avaliar a quantidade de dinheiro que iríamos gastar, por apenas algumas horas. A Casa da Acolhida estava precisando de um fogão industrial que seria quase o valor dos ingressos. Decidimos então abrir mão do réveillon para comprar o fogão dos meninos. Fomos passar o réveillon no morro da Urca, e só depois soubemos que o barco naufragou. Tivemos um livramento.
Que história! Não era para vcs estarem lá....
😱😱 Gente, passada! Que livramento, hein?! Parabéns pela ótima escolha em comprar o fogão. Isso com certeza salvou vocês!
Feliz 2023! 🎉
Foram generosos, o bem fez o retorno!
@@anapaulapereira2669 oi Ana,realmente não era pra vcs estarem la
Nao foi a compra do fogao que os salvou,e sim uma atitude humana.parabens pela suas vidas bem vividas.
Oi Beto escuto vc todos os dias.Aprendo muito,sobre esses assuntos.
Não entendo como essa festa brega e esse barco horroroso era considerado chique.
Isso é a cara do Brasil. Ostentação baseada no preço do ingresso, não na qualidade do passeio.
O elevado Paulo de Frontin caiu em 1971 e até hoje as pessoas não receberam indenização, é boate Kiss, é Bateau Mouche, Brumadinho, Mariana...só perde quem morre e sua familia.
Essa gatinha mega linda fofucha roubou meu coração na primeira aparição dos vídeos 🤩😍❤❤coisa mais fofucha amo😍❤E o melhor de tudo é ver o Beto abraçando e beijando essa fofura 🐱😍
Abraços Beto adoro seus vídeos 😘😘❤
Tive uma colega de trabalho que perdeu toda família neste acidente. Ela entrou em depressão e nunca mais voltou ao trabalho.
vcs trabalhavam em quê?
Rindo alto com Beto falando que está ficando um velho medroso. Velho onde gente????
Meu último réveillon em Copacabana. Cheguei em casa e fiquei arrasada. Eu feliz e outros sofrendo a poucos metros. Nunca mais esqueci.
Beto, sigo seu canal desde o início e te admiro muito. Na época deste acidente eu tinha 11 anos, mas me lembro bem das reportagens. Sou casada com um capitão fluvial (civil) que já trabalhou em barcos de turismo no início da carreira. Ele me disse que os capitães são praticamente forçados a navegarem com um número maior de passageiros sob o risco de perderem os empregos caso se recusem a isso. Inclusive ele me relatou que certa vez, pediu para um capitão da concorrência denunciar o barco em que ele trabalhava porque o próprio patrão tinha a conivência do sargento da capitania. Aliás, hoje meu marido trabalha na Amazônia e disse que lá sempre, sempre, sempre ocorrem acidentes com barcos de passageiros e que não são nem noticiados. Trocando em miúdos, este acidente de 1988 não ensinou nada a quem realmente precisava aprender. As vítimas seguirão sem justiça, os parentes dos mortos continuarão sem os seus e muitos outros seguem vendo a tragédia ser repetida quase que diariamente.
Triste essa situação dos capitães.
Continuarão lucrando ...sem minino respeito à vida das pessoas, né? 😓
Isso é o capitalismo! 🤨😠🤬😡
😢😢😢😢
@@edilenemarx2913 Não é o capitalismo , é a falta de respeito e a certeza da impunidade que o judiciário se envolveu através da corrupção.
Tá um troço que não deveria existir fogos com estampidos. Todos os anos eu fico como o meu marido natal e ano novo como os nossos filhos gatos. Não deixamos eles sozinhos de jeito nenhum. Feliz Ano novo para todos vcs 😻😻😻😻😻
Triste esse caso, a Yara Amaral também levou sua mãe, que também faleceu, e que os filhos desistiram para ir a festas de amigos. Disseram que a Yara, foi ao banheiro, e ao ver a água subindo, teve um infarto.
A história foi trágica, em todos os sentidos.
Pelo livro ela faleceu afogada quando o barco virou . Ela não conseguiu sair
@@melcarolina8316deve ter desmaiado e se afogou. Pelo laudo eles sabem quem teve infarto ou afogamento.
Estava no Rio! Bem triste essa noticia....
Coragem dessas pessoas que sabiam o tanto de pessoas,para um só banheiro.
Gente eu conheço a história narrada por várias pessoas.
Mais na voz do Beto me da até arrepios.
Você é maravilhoso
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A melhor voz do youtube
Detalhe sobre o “ conjunto de ritimistas”: Conhecia eles, grupo de pagode e samba , eles me contaram do desespero pra sobreviver o afundamento, eles só não morreram porque estavam tocando no terraço do barco. Foi uma tragedia!
Me lembro perfeitamente desse triste episódio...e assim como o Beto fiquei meio " traumatizada " com barcos por conta justamente do Bateau Mouche . O desastre foi em dezembro de 1988 e em janeiro de 1989 eu fui a um passeio de saveiro pelas ilhas de Itacuruça , no retorno o barco pegou uma tempestade e quase naufragou , só me lembrava do Bateau Mouche ..assim como no Bateau não havia coletes suficientes pra todos , foi uma loucura e eu não parava de pensar q aconteceria a mesma coisa. Um cara do barco desceu pro andar de baixo e simplesmente jogava os salva vidas pra cima e era um salve-se quem puder ..as garrafas do bar quebravam com o balanço do barco . Eu estava c uma amiga e nós não sabíamos nadar (não sei até q ponto isso nos ajudaria mas nos agarramos nisso , q não teríamos chance pq não sabíamos), fizemos uma promessa de que se sobrevivêssemos faríamos juntas aula de natação. Me lembro da sensação que tive ao pisar em terra ...inexplicável. e como prometemos fizemos natação juntas na piscina olímpica da extinta Universidade Gama Filho .
Jesus!! Que desespero!! Ainda bem que tudo deu certo!
Barcos? Nem transatlânticos!!
Ninguém conta casos tão pesados de uma maneira tão leve,e por vezes extrovertidas como o Beto.Que em 2023,você possa continuar a nos dar cada vez mais o prazer de acompanhar este canal.❤❤❤
Melhor do que um cinema!
Sim! A Joice Magalhães, o Freak Tv e ele são meus favoritos.
Concordo muito!
Assino embaixo!
O Beto é criminalista?
Exatamente
Leve mas muito respeitosa diga se de passagem. Muito bom
O TH-cam me indicou o canal há poucos dias, mas tenho que dizer: que trabalho sensacional, Beto!!!! Tudo na medida certa.
❤️
Eu o encontrei através do Marcos ( Insólito) 😍
O melhor de ouvir toda a narrativa é estar sendo contada por alguém que não entende nada de barco e navegação, assim como nós. Eu me senti sentada com um amigo que contava uma história curiosa, com detalhes que jamais imagianaríamos. Parabéns por ir buscar tantos "pormenores" para nos contar!
Sim
Um ano antes, eu com 15 anos, fui arrastado pela minha mãe para passar a virada em um barco de um amigo dela com um bando de gente. Lembro de ter visto um barco parecido com o Bateau Mouche. Problema foi que, na saida da B. de Guanabara com a entrada no mar aberto as ondas estavam enormes e o mar agitado. Todo o barco passou mal menos minha mãe e o "piloto". Quando voltamos eu jurei que nunca mais andava em nada na agua e, até hoje, nem em pedalinho eu fui mais! Na virada do ano seguinte soube do acidente e lembrei do mar exatamente naquele local. Imagino o desespero das pessoas ali e a irresponsabilidade dos organizadores. Parabéns por mais um excelente vídeo!!
Eu tinha um vizinho que estava num iate ao lado e ajudou a salvar muitas pessoas, ele ficou traumatizado e muito tempo depois ainda ele chorava qdo entrava no assunto. Muito triste
Eu tinha 9 anos e lembro como se fosse hoje um casal vizinho estava lá e sobreviveu, ainda me lembro do olhar traumatizado deles ao retornar pra casa 🥺🥺🥺🥺🥺
😭😭😭
A minha sogra que na época jã morava em copa , nem pensava que iríamos ser parentes , mas ela sempre contou que achava esse passeio como sempre dizia " um horror! Cafona! Uma coisa horrorosa!" . Meu marido que foi comandante da Marinha Mercante conta detalhes dessa situação .Foi algo inacreditável . Bom , eu devo ter a única no planeta que detesto ir no calçadão no dia 31, imagina entrar em barco? Sua narrativa está espetacular !!!!
Cintya, eu também acho extremamente cafona ir para o calçadão ano novo !
@@WallacedeMoraesOficial😂
Assisti esse caso no canal LER ATÉ AMANHECER , duas pessoas contam essa história verídica de formas únicas Beto e Joici, Beto de uma forma mais descontraída e Joici de uma forma mais profunda .
Joici arrasa mesmo. Pra mim a dama maior desse segmento.
Também tinha visto no canal LER ATÉ AMANHECER
Eu tbm, pessoal!!! Até fiquei pensando num encontro desses dois grandes contadores de histórias, seria muito interessante.
Tmb tinha visto com a Joici.
Era criança mas lembro de ver na Veja fotos dos corpos vestidos de branco inclusive crianças. Nao podemos deixar esse crime cair no esquecimento. Valeu, Beto!
Gente, estou passada com a estória que o Bateau Mouche era um barco pesqueiro do Ceará. Eu tinha ouvido falar que era um barco da linha Bateau Mouche de Paris… Passada no Cristal…
Eu tinha 7 anos e lembro bem dessa tragédia. Eu, na minha inocência, achei que a Yara Amaral morreu porque foi má na novela (Fera Radical), por sinal, amo essa novela, a Malu Mader maravilhosa naquela moto, sendo disputada pelos gatos, o saudoso Thales Pan Chacon e o José Mayer.
Mudando de assunto: amo quando a lindeza da Odete participa.
eu não conhecia esse caso, me lembrou o naufrágio do sewol ferry em 2014, uma outra tragédia anunciada. foram mais de 300 vítimas e em sua maioria estudantes numa excursão com a escola, eles gravaram muitos vídeos durante o acidente que podem ser encontrados até hoje e há um documentário chamado "in the abscence". seria interessante ter esse caso comentado por vc, beto!
as vítimas e familiares lidaram com uma enorme negligência por parte do governo e órgãos responsáveis. o acidente deixou a coreia em luto e todo ano a data é lembrada com homenagens.
morro de medo de navios, me dá uma agonia só de pensar em entrar
Up
A família do pai do meu filho estava no barco, inclusive ele. Perdeu sua mãe neste trágico acidente. Até hoje não receberam a indenização, e num país como nosso, nunca receberão. Triste. 😢
Sinto muito.
E nem vai,o Brasil não tem lei !
Por descaso, ganância, falta de conhecimento e segurança, quantos e quanto se perde. Meus sentimentos mesmo...
Eu ODEIO com todas as minhas forças MULTIDÃO…. Quando vejo uma certa aglomeração me da fobia
Deus me livre
Beto como sempre arrasando nos casos e deixando um assunto sério em um assunto leve.❤
Somos duas. Fui passar o revelion na praia e fiquei traumatizada. Nunca mais quero ir
Eu também ,Tamires detesto aglomerações .
@@tallitasantos57 fui uma vez…pra nunca mais 😖…só de pensar me dá arrepio.
Eu tbm me dá fobia passo mal em muvuca.
Imagine eu que ia "carregada" porque virou quase uma instituição, ainda mais morando perto. Minha casa virava point na época.
Eu lembro desse CRIME horrível. "Jeitinho brasileiro" é o termo bonito que encontraram pra corrupção. Excelente narrativa, Beto. Perfeitas pontuações, concordo com todo o seu ponto de vista. Excelente 2023. P.S.: Também tenho pavor de multidão
"Jeitinho Brasileiro" com protagonistas espanhóis.
O Beto tem razão, as novelas dos anos 70, 80 e 90 eram maravilhosas, as atuais são lamentáveis
O Bateau Mouche estava em um estaleiro em Niterói, quem vinha da Região dos Lagos para o Rio podia ver ele da BR 101, pouco antes de subir a ponte Rio-Niterói, mais ou menos na altura de onde é hoje o mercado Assaí.
Inclusivé em Portugal, essas telenovelas 'clássicas' eram consumidas e sumamente apreciadas. O leque de actores era de uma qualidade monstruosa! Muitos eram actores de teatro, com dicções perfeitas e um imenso talento. O Brasil era uma especie de Hollywood! Marcaram uma época aquém e além mar.
Arrepiante a falta de responsabilidade dos empresários da época… parabéns pelo canal!
Não canso de admirar este excelente comunicador. Que pessoa educada, culta, elegante. Feliz Ano Novo, Beto, Aru e Odete! Ansiosa pra acompanhar o conteúdo de 2023. Beijos ❤️
Beautiful girl!!!
P
Eu vivi esta tragédia de forma intensa. Soube no mesmo dia e desde então passei a acompanhar todos os detalhes. Sofri por eles, fiquei com mta raiva de ver que a ganância se sobrepôs à segurança e diversão pura e simples. Perdas de vida não sensibilizaram aqueles que eram os donos do negócio. Eu já não lidava bem.com o negócio de andar de barco. Mas depois do Bateau, fiquei traumatizada....só consegui embarcar num ferryboat 1 vez. Beto, Parabéns por ter trazido o caso!!
Lembro bastante deste caso. Era muito criança que morava na região da Bela Vista, em São Paulo, capital.
Um dos meus ex vizinhos de lá foram um dos sobreviventes deste naufrágio. Era um casal.
O homem era alemão, naturalizado brasileiro, se não me engano. A mulher, brasileira. Haviam mudado do prédio recentemente e estavam morando no Rio de Janeiro. Acho que o nome dele era Karl. A da esposa não me recordo, pois era muito criança. Inclusive, estávamos comentamos sobre este casos há umas duas semanas atrás. Ambos sobreviveram.
Beto você é tão chique que essas histórias bizarras quando contadas por você ficam até leve de ouvir. Parabéns pelo excelente trabalho!
EU CONCORDO, E ACHO QUE É POR CAUSA DAS EXPRESSÕES FACIAIS QUE ELE FAZ AO NARRAR.
Verdade
Beto, vc está uma máquina de produzir documentários. PARABÉNS!!!!
Estava tudo mal nesse barco. Havia pessoas a mais lá dentro. Eu sou Portuguesa e vivo em Portugal, lembro- me muito bem desse acidente com o barco, talvez porque morreu essa atriz e a sua mãe. Eu detesto multidões e tenho medo do mar, jamais entraria dentro desse barco... Tenha um bom ano cheio de saúde e muito próspero.
Me sinto ai na sala do Beto e com a Odete no meu colo, como é bom ouvir e ver o Beto nos contando essas histórias tristes, porém reais. Parabéns, Beto
Fui vítimas de um naufrágio, quase perdi meu irmão que na época era recém nascido e minha mãe. De lá pra cá fiquei traumatizada, quando viajo é um tormento, muitas crises de ansiedade etc. E posso dizer com propriedade o povo ainda faz muita coisa errada.
Isso me lembra o caso do barco SOBRAL SANTOS, que ocorreu no Pará. Seria muito bom Beto ver você contato esse caso no canal.
Realmente, seria bom ver Beto contando a história do Sobral Santos também. Um desastre, salvo engano o maior desastre naval do Brasil
Up
Up
Up
Up
Beto tem muitos canais criminais, a maioria amadores, mas o seu é profissional demais 🥰
❤️
Lembro de ver a notícia no jornalismo da Globo. Eu tinha 18aninhos e fiquei bem impressionada. Nunca esqueci.
Eu também tinha 18 e lembro muito bem das notícias da época!!!
Eu também com 18 e fiz 19 em Dezembro...fiz 53 anos esse mês 😘
Muito triste. Eu perdi um amigo muito querido, Seu Ramom, dono do Restaurante Âncora, lá no Pontal, perto da Praia da Macumba. Por ironia do destino seus patrícios espanhóis foram os responsáveis e fugiram sem responderem pelo crime.
No dia 2 dei a luz na Santa Casa e foram muitos corpos para lá e foi um impacto muito grande nas nossas vidas.
Eu não tenho problemas em entrar em navios, mas tenho muito respeito e cuidado com isso.
Que as almas dessas pessoas que se formam, famosas ou não, sejam iluminadas pela face de Cristo. 🙏
Eu tinha 20 anos nessa época e gostava muito da Yara Amaral. Todos os acontecimentos dessa virada de ano são inesquecíveis para quem acompanhou.
Um vídeo do Beto de cerca de 1h é tudo que eu preciso pra terminar meu croche numa noite de domingo ❤️ muito obrigado Beto!
Lembro até hoje dessa tragédia, foi assustador.
Eu tinha nove anos, mas me recordo da vinheta e da notícia sobre o acidente e a morte da atriz . Eu amava assistir Fera Radical!
Feliz ano novo para todos!
Tinha 7 anos a época,jamais me esqueci do nome da atriz e nem do barco. Foi tristíssimo,no entanto não soube desses detalhes, talvez pela pouca idade... Isso realmente nos faz pensar no quanto somos vulneráveis... Estar sensível a sinais... Beto, uma vez mais Parabéns!
Eu tinha 12 anos na época. Me lembro de ter ficado em choque diante da televisão. A Rede Globo transmitiu todo o resgate dos corpos. Aquelas imagens ficaram por anos, bem vivas, na minha mente. Um horror!!
Me lembro bem..eu tinha 13 anos. Yara Amaral..a atriz vilã de fera radical...assisti a novela. Ótimo vídeo como sempre você faz Beto...eu nunca soube direito o q aconteceu de fato. Agora sim
Tenho as mesmas lembranças....da atriz, dos meus pais falando do barco, da chuva forte....estava na casa do meu vô.
Perfeita interpretação dos fatos. Eu tinha 28 anos no dia da tragédia, lembro perfeitamente do caso. Uma tragédia anunciada, e que nunca foi nem, infelizmente, será devidamente responsabilizada e punida...
Ownnn Odete linda pensando "Lá vem ele" hahaha demais, amo gatos e suas expressões. Beto lindo tanta dedicação a ela ... Ouvir essa história pelo seu olhar é muito bom.
O trauma de quem sobreviveu deve ser inimaginável. É como você bem falou; No momento do apagar das luzes, o sentimento de morte iminente deve ter vindo na cabeça de todos ali. Tenho lá minhas dúvidas de que algum sobrevivente ainda consiga subir numa embarcação.
Um grande ano a vc Beto e equipe .... Só para lembrar a grande Yara Amaral estava nessa tragédia com sua mãe .... O passeio foi um presente que ela ofereceu a mesma ... Triste , mas infelizmente o Brasil não tira lição das tragédias ... Diga - se Brumadinho .... Bjs a toda equipe .
Brumadinho, Boate Kiss e tantos outros.
Infelizmente no Brasil as autoridades (poder público), não são penalizados.
Se, o fossem, os demais tbm seriam...
Começar pelo topo da pirâmide diminuiria e mto essas tragédias, difícil de engolir, esquecer 😔
Que homenagem linda. Eu tive minha primeira amigdalite emocional nesta época, foi bem sofrido. Me adoeceu demais.
Na epoca eu tinha 22 anos e acompanhei pelos noticiarios da TV , foi muito triste e abalou o Brasil inteiro.
Você tem uma leveza para comentar essas tragédias que não altera em nada o nosso psicológico, eu nunca assistia nada disso, assisto tudo fico de boa tem casos comoventes mas e normal, parabéns Beto ❤
Estou ouvindo em 16/01/23, e ainda estou no minuto 42. Tô passada, não consigo conter as lágrimas... muitos absurdos juntos. Nosso país padece com esta cultura de impunidade. A barbárie.
O jeito que o Beto conta o caso é fantástico.....simplesmente de mais....não perco um caso.
Eu tinha 12 anos e fiquei muito chocada com esse caso… Obrigada por trazê-lo e feliz ano novo ❤
Nossa! Minha idade tbm. Me lembro vividamente deste episódio. 🙏✨️
Amo o Beto ❤️ "Deus tá comigo. Tô na fé'
Que revolta em toda essa história a ganância, falta de amor ao próximo e impunidade de todos os envolvidos!
Esses detalhes sórdidos e horríveis com o próximo eu desconhecia!
Beto parabéns por contar uma história tão horrível mas com leveza! 🥺❤️
Naquela época ninguém tinha noção do perigo, a gente netinha informação, tudo era diversão, não exigia capacetes, contos de segurança, nada! A gente era doido SEM TOMAR NADA! Sério! Eu mesma passei cada situação… agradeço a minha mãe que vivia de joelhos no chão rezando pelo anjo da guarda me e dos meus irmãos!
É bom deixar claro que a empresa que cuidava do Bateau Mouche é a mesma que cuida da das barcas Rio Niterói.
Voltei novamente para lhe agradecer por ter feito meu 2022 mais animado,, Honestamente, venho lhe acompanhando desde do início do meu tratamento e vc sempre colocava um sorriso no meu rosto em seus casos comentados, sua alegria me contagia e seu trabalho me inspira pois nunca vi tanta dedicação e tanto esforço para trazer apenas o melhor conteúdo possível pra gente,, Feliz Ano Novo Beto e que seu 2023 seja um ano cheio de momentos e seguirei mais um ano lhe acompanhando! ✨
Dia 30/12 fez 3 meses que estou em tratamento da Anorexia e seus vídeos tem me ajudado muito, obrigada por tudo! 💕
Que você tenha sucesso nesse tratamento 🙏🏻
@@IsabelaLacerda81 Obrigada! 💕
Muitas melhoras em 2023!
Deus abençoe sua vida meu anjo
Vc irá vencer td isso! Feliz ano novo pra vc!
Minha avó tem 90 anos. Até hoje ela tem esse costume de passar o ano novo vendo 📺
Conheci o principal sócio desse barco, nao deu em nada
Beto, você é de uma elegância e carisma que não tem como não estarmos sempre aqui. Amo este canal e estou sempre aqui maratonando seus vídeos. ❤
Muito obrigado 😊
Beto…. A vida é o maior dos presentes….. Deus no coração,,,, beijos ….😘💕🙏🏿🍀
Nossa como é bom saber que tem um vídeo novo pra assistir todos os dias!!!
Eu lembro desse caso justamente pela perda da atriz Yara Amaral..
Foi uma grande tragédia..
Assisti esse ano o vídeo da Joice no Ler até Amanhacer sobre essa tragédia.
Eu tinha 8 anos de idade na época. O jornal Nacional falou tanto desse acidente que eu tenho a impressão que falou todos os dias por mais de um ano!
Verdade. Lembro bem desse triste dia. Eu tinha 9 anos.
Eu estava em praia de Copacabana neste dia! Foi triste quando veio a notícia, lembro demais. Eu tinha 18 anos.
Lembro demais desta tragédia. Minha madrinha morava em Niterói e eu sempre a visitava nas férias de janeiro, nesse ano, não fui porque Mamãe sabia que eu adorava atravessar de balsa e ela confundiu os nomes. Infelizmente precisou de um nome famoso no Bateau Mouche para o caso ao menos ser investigado, porém nada a aconteceu. É o Brasil sendo o Brasil, mas não podemos desistir de lutar.
Beto vc e meu companheiro de faxina. Sou diarista e faxineira e passo meu tempo ouvindo vc. Quando as patroas escutam ja falam olha a doida das tragédias. Kkkk. Bj no seu coracao
Me lembro das notícias na época, eu tinha 19 anos....Foi chocante, triste o ocorrido. Obrigada Beto pelo vídeo! Abraço
Ai gente.....conheço essa história mas Beto narrando vai me dando um desespero. Deve ter sido horrível estar nesse barco. Bom. Feliz ano novo pra vc Beto. Que continue esse trabalho incrível q vc faz. Pra frente e vamos q vamos com muitas histórias em 2023. Bjo para todos aí.
Eu lembro dessa tragédia e da morte da atriz. Foi muito triste. Lembrei também da tragédia da boate Kiss, onde vários jovens morreram queimados, também por causa da ambição e ganância
Na Boate Kiss os jovens morreram principalmente por conta da fumaça tóxica...
Eu perdi duas amigas nessa desgraça. Eu não fui ao passeio por falta de grana porque tinha já duas crianças na época. Agradeço a Deus até hoje essa escassez de dinheiro 😤
Beto você é um fofo. Feliz 2023
Que agonia,estou imaginando esse banheiro com água e tudo percorrendo na naturalidade, que descaso absurdo, história triste e podia ter sido completamente evitada. Obrigada por nos entregar conteúdo maravilhoso no seu descanso.
O Beto como sempre UM HOMEM LINDO, CHARMOSO , INTELIGENTÍSSIMO 🥰 GATO DEMAIS ❤️ Obrigada por conteúdos de qualidade.⭐
Ele tem mãos lindas
E uma gata linda tbm😍 se bem que é ela quem o tem🤣🤣
Sensaciona! Pra mim os melhores episódios são com vc comentando. Nada supera esse jeito sarcástico e irônico. Simplemente AMO.
Feliz ano novo, Beto. 💫✨
Beto vc com a Odete é como eu com a Lua( minha cachorrinha pincker) uma filha pra mim. Amoooo essas criaturas, q nos ama incondicionalmente. Bom rever esse caso narrado por vc.
Bjs🌻🥰
Beto, seu trabalho é incrível. Este de fato foi um incidente terrível e lamentável, um tragédia anunciada e você conta com uma leveza e um respeito que admirável. Que Deus te abençoe hoje e sempre ❤️🙏🏾
Muito, muito obrigado! ❤️
Que interessante você trazer esse caso, Beto. Eu era criança e lembro-me bem o quanto foi chocante. Eu não morava no Rio, mas passava minhas férias nas casas dos meus tios/tias. Então eu estava no Rio na época. Foi muito impactante.
Eu lembro desse caso! Tinha 18 anos! Foi horrível! Feliz 2023 para vc e seu marido! ❤️❤️❤️
Boa noite Beto, me lembro muito desse caso tinha 18 anos, foi uma comoção mesmo. Não te lembra a boate Kiss? Órgãos públicos irresponsáveis, não fazendo a sua parte. Depois "justiça" falhando tbm. Mais de 30 anos e quase nada mudou🥺
Pensei a mesma coisa!!
Eu tb pensei a mesma coisa
Tive minha perna quebrada em alto mar na praia de ponta negra RN . eu estava na banana explit com mais 15 pessoas sendo puxada por um jet-ski em alta velocidade e veio uma onda e virou a banana, enfim estou aqui,gratidão !
Eu tinha 6 anos. Mas me lembro vividamente da minha família incrédula comentando a notícia e fazendo oração pelas vítimas . Me marcou mto .
Já tinha ouvido este relato antes, mas o Beto conseguiu torná -lo marcante. Quase me senti dentro daquele barco. Parabéns!
Adorei resgatar o que vivemos na década de 80, para contar pra os mais novos ❤️
Eu era bem criança mas lembro do pavor dos comentários dos adultos neste ano novo. Horrível 😖. Excelente trabalho Beto, como sempre.
BETO, SEUS VÍDEOS COMENTADOS SÃO ENCANTADORES POR CAUSA DAS SUAS EXPRESSÕES FACIAIS E GESTOS DE INDIGNAÇÃO, INCREDULIDADE, COMPAIXÃO E REPUGNÂNCIA AOS FATOS DE CADA CASO QUE VC COMENTA. PARABÉNS CARA, VC É TOP, A GENTE SENTE O SEU AMOR PELAS ARTES, PELA VIDA E PELAS PESSOAS. OBRIGADA DE TODO CORAÇÃO, POIS MARATONAR SEUS VÍDEOS ESTÃO ME AJUDANDO A SAIR DE UM LUTO PROLONGADO. VIDA LONGA PRA VC E SEU COMPANHEIRO ARU.
❤️
Não tenha dúvidas, foi só por dinheiro, pena que não observaram antes!!! Quê comentário perfeito 👏👏👏❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Que tristeza tudo isso! Eu tenho muito pânico de lugares aglomerados assim, igual você Beto, sempre penso que algo errado pode acontecer 😔
Nossa... 😔 Lembrei na hora dessa tragédia...
O caso é muito triste, mas eu ri por varios momentos com o Beto cantando "se essa budega não virar olé olé... E Sobre a situação de ter 1 banheiro, inacreditavél
É triste pensar que as pessoas queiram lucrar sem pensar no outro, segurança, bom atendimento não interessam
" o que importa é quantidade e não qualidade"
É triste pensar que ás vezes a pessoa não quer enfrentar o "dono do negócio" e acaba perdendo a vida e tirando de outras pessoas
É triste pensar na falta de solidariedade..
O que me consola é que há muitas pessoas boas nesse mundo, sempre há os Betos, Carlos, Arus, Rosangelas para ver luz no caminho
Quem em 2023 encontremos mais pessoas boas lindas por dentro e por fora para encantar nossa caminhada
Ouvindo Beto narrar me vem flashs da reportagem da época. Era desesperador assistir e imaginar o que passaram. Como sempre Beto é mestre em contar e nos transportar pro acontecido, fazer sentir a dor do outro. O making off é de morrer de rir, os devaneios do Beto nos representa kkkkkk