Quer migrar para o Banco do Brasil? Conheça o Código BB, que já está em pré-venda: primoconcursos.com/codigo-bb Cupom 30% off: SOUBB, válido até 22/12. Corre!
Meu primeiro concurso tive pouco tempo para estudar... sou bem fraca em matemática e português e vi se eu tivesse tido mais tempo para focar nas minhas fraquezas... eu teria ído bem... porque nas outra matérias fui bem... mas vou tentar outros concurso e estudar mais Português e matemática... eu só estou começando e não desistirei jamais
Eu estudei pouquíssimo e achei q a prova estava realmente fácil, porém devemos considerar q tem pessoas q tem mais dificuldade em entender as coisas. Não é pq estava fácil p/ vc q será assim p/ tds
2:56 - eu pensei “narrativa”, mas por falta de atenção, assinalei na prova e marquei no gabarito “descritiva”. Só percebi o meu “erro” na hora da correção.
É descritiva sim! Pois a banca menciona claramente: O PRIMEIRO PERÍODO DO TEXTO, no qual ele descreve o personagem. Sem chance de anulação, quem errou foi por falta de atenção ao enunciado.
Tem elementos tanto narrativos quanto descritivos no primeiro período, inclusive eu entrei com recurso: O trecho em questão menciona "Seu Manéu", descrevendo-o e destacando sua função na rua onde moravam ele e o narrador. Apesar de haver uma caracterização do personagem, o objetivo do trecho não é detalhar suas características físicas ou psicológicas, mas sim relatar uma observação pessoal, temporal e espacial do narrador: "Seu Manéu (personagem) ERA (tempo) o carroceiro da NOSSA RUA (espacial) e também o único carroceiro que EU (narrador) CONHECIA (memória, tempo)". O trecho vai além de uma simples descrição e foca na percepção do narrador sobre o personagem, o que caracteriza uma narrativa, não uma descrição estática. Embora a questão contenha elementos que poderiam ser relacionados a uma descrição, ela possui características claras de narrativa, pois envolve um relato de uma situação com base na vivência do narrador, que descreve uma experiência pessoal em relação ao personagem. A questão gera ambiguidade ao misturar elementos descritivos (como a identificação de “Seu Manéu” como carroceiro) com narrativos (a descrição do contexto e a percepção do narrador sobre o personagem). A ênfase está na experiência do narrador, pois a ideia das características de "Seu Manéu" subentende-se que vem diretamente da perspectiva do narrador e não da descrição pura do personagem. Por isso, a alternativa correta seria "narrativo", já que o trecho trata de uma ação e experiência do narrador em relação ao personagem. Em razão disso, solicito a revisão e a alteração de gabarito ou anulação da questão.
*O concurso tem validade de 2 anos.O último concurso dos correios foi feito há mais de 10 anos.Muita gente vai se aposentar.Certeza que vai chamar muita gente,quem fez a pontuação mínima pode ficar esperançoso sim.*
Acertei 51 pontos, sou de Fortaleza CE, nesses dias fiquei muito triste a ansioso por causa da nota, mas consegui ja me livrar desse sentimento e ficar feliz pelo meu primeiro bom desempenho em um concurso que será ensinamento pros próximos
Compartilho do mesmo sentimento. Fiz 49,5 pontos e sei que para Natal é uma nota muito baixa. Por outro lado, também foi minha melhor nota, estou feliz e motivada para continuar estudando.
O SER HUMANO É UM BICHO TÃO COMPLICADO, QUE NEM ELE MESMO CONSEGUE SE VALORIZAR, SE VC ACHOU A PROVA FÁCIL PARABÉNS PRA VC QUE CONSEGUIU ESTUDAR, VC NÃO ACHOU FACIL SEM NENHUM ESFORÇO, TUDO QUE AGENTE NÃO TEM CONHECIMENTO É DIFÍCIL, ATE PULAR CORDA, ENTÃO VALORIZE O A BUSCA DO SEU CONHECIMENTO.
A técnica de chute me fez perder uma 5 questões ou mais. Juntando insegurança e medo . Gastei dinheiro com cursinho pra na hora TENTAR técnicas de chute 🤦🏾♀️ achei uma porção de vídeo de técnicas de chute e a burra foi Eu mesmo
gente, é uma prova pra ser carteiro!! não analista dos correios. Esse é o nivel mesmo de prova. Quem quer fazer uma prova mais dificil presta pra PRF e depois vem aqui mostrar as notas
Realidades diferentes meu caro. Eu saí da escola há trinta anos já. Minha vida foi baseada na minha área técnica. Essa afirmação que português estava fácil, é para quem faz uso da matéria ao longo da vida, ou está ativo nos estudos. Ninguém usa essas regras no dia a dia, salvo quem trabalha com isso mesmo. Sobre a matemática, ressalvo também, que carteiro não vai construir bomba atômica, então pra que fórmula exagerada. Quando analisamos o trabalho em si, vemos que é muito mais físico do que intelectual. O carteiro não vai precisar interpretar sujeito e predicado de nada, ele tem que saber pra quem ele deve entrega a carta. Ele não vai precisar realizar contas exageradas pra saber quantas correspondências ele vai entregar, é somatória direta. Por isso achei bem distante do perfil profissional necessário. O rapaz que trabalha na coleta de lixo, tem totais condições de realizar a tarefa, mas não passa nessa prova. Me desculpe tá, mas foi fácil pra quem de estudar e ainda é jovem. Nós que estamos acima dos 40 e já vivemos a vida que o mercado de trabalho impõe. Saberíamos passar em outro tipo de prova, mas não essa.
No TH-cam o que mais tem são aulas e resolução de questões em português. Hoje em dia todos tem acesso, não se limite pela a sua idade ou seu passado escolar, faça uso do que tem e irá conseguir 🙏
Prof. vejo uma grande possibilidade desse numero de vaga ser bem maior, eu vi uma reportagem que do pessoal do ultimo concurso de 2011, mais de 30% já pediram para sair do telégrafos, ou seja. CR vai ser enorme.
Não é nem CR, eu acho. Os que atingiram a nota mínima estão aprovados. Correios tem 2 anos de validade do curso (+ 2 se prorrogar, o que normalmente acontece) para chamar quantas pessoas ele precisar que atingiram a nota mínima. Vão chamar mais gente sim, afinal de contas, precisa de mão de obra.
Professor, a única questão que errei em português foi justamente essa número 2(Narrativa ou descritiva). Na hora fiquei em dúvida, e decidi marcar como "narrativa" porque considero que o período do texto mencionado no comando da questao tem sim, ao meu ver, bem meis aspectos narrativos do que descritivos. Ainda não engoli o gabarito dessa questão como sendo "descritivo"; não tem quem me convença do contrário. Já a alisei calmamente por varias vezes, e só chego à conclusão de que esse período do texto contém predominância de aspecto narrativo. Acho que vou impor recurso. Poderia ter sido minha pontuação hoje 59/60; por causa dessa questão, ficou 57/60(microrregiao sao paulo-SP).
Vou entrar também com base num modelo de uma professora. Tem que modificar umas partes para não copiar: Respeitosa banca examinadora, O candidato pede a reanálise da questão de número 2 da prova de Língua Portuguesa, a qual considerou o primeiro período do texto em questão como sendo predominantemente descritivo. No entanto, no referido período, claramente, não há predominância de uma única tipologia textual. Nota-se, respeitosa banca, que em todo o período há uma equilibrada mistura tipológica (descritiva e narrativa). A narração no período é evidente pela presença de um narrador-personagem e da ação - representada pelo uso do verbo “conhecer”. Esses elementos são indispensáveis na narrativa, consoante afirma Othon Garcia, que diz que nem todos os elementos da narração estão presentes, salvo quem (personagens) e o que (o fato, a ação) (GARCIA, 2020, p.255) e essa ausência de elementos não altera a tipologia. Além disso, “A matéria da narração é o fato. [...] qualquer acontecimento de que o homem participe direta ou indiretamente.” (GARCIA, 2020, p.254). O fato constante no período é evidenciado pelo carroceiro como morador da rua do narrador e como a única pessoa que o personagem conhecia naquelas condições. Outro fator marcante no excerto é a presença de verbos no pretérito imperfeito, condição bem presente em sequências narrativas. Ademais, também se observa, no mesmo período, a presença de um trecho descritivo, recurso utilizado para singularizar o personagem “Seu Manéu”. O autor diz: “Seu Manéu era o carroceiro da nossa rua”. “A descrição é a apresentação verbal de um objeto, ser, coisa, paisagem, através da indicação dos seus aspectos mais característicos, dos seus traços predominantes, dispostos de tal forma e em tal ordem, que o conjunto deles resulte uma impressão singularizante da coisa descrita, isto é, do quadro, que é a matéria da descrição.” (GARCIA, 2020, p. 246). Dessa forma, resta claro que não há predominância tipológica no período referenciado pela questão, uma vez que o trecho é igualmente marcado pelas tipologias descritivas e narrativas. Assim, como não é possível afirmar categoricamente qual é a sequência textual do período e pela ausência de gabarito, solicita-se a anulação da questão.
Sobre a segunda questão: Não adianta pedir recurso, é uma questão relativamente simples. O próprio enunciado afirma que um texto pode ter diferentes características tipológicas, tanto que ele pergunta apenas sobre o primeiro período, que com certeza é descritivo. Sua afirmação foi dizer que um texto narrativo começa com uma descrição. Já não deu a resposta???! Normalmente textos ou partes de textos descritivos apresentam verbos no pretérito imperfeito do modo indicativo , e é justamente o verbo que nos é apresentado no início do mesmo.
14/15 português 9/10 matemática 10/10 informática 10/10 conhecimentos gerais 5/5 Ética e conduta dos correios 56,5 pontos, Imperatriz - MA Fiz pra cotas, Eu ia gabaritar, mas eu errei por conta em uma interpretação incorreta na 11 e na 20 fiz o cálculo errado e não o refiz.
Eu sou da mesma região que você,fiz la na Urbis 4 . Fiz 54 pontos para cotas,estou ansioso,mas se for da vontade de Deus vai ser possível passar com essa nota.
3:00 Pode, pq ele fala no PRIMEIRO PERIODO, "Seu Manéu era o carroceiro da nossa rua e também o único carroceiro que eu conhecia." ESSE PRIMEIRO PERIODO é descritivo, o texto é narrativo. nenhum erro nessa questão.
quase isso texto descritivo tem como objetivo descrever " tornar imaginável ou clara a imagem do que é falo " e apenas dizer que manel era o carroceiro que ele conhece deixou nada claro ou imaginável digamos assim
Primo, enviei recurso sobre a questão 12 e a questão 6 da prova B. Sobre a questao 12: Definição de Gerúndio: forma nominal dos verbos que caracteriza ações verbais prolongadas ou aquelas que ainda estão em desenvolvimento, em andamento; em português percebido pela terminação -ndo: amando do verbo amar; dizendo do verbo dizer; partindo do verbo partir etc. Ou seja a opção A também estaria correta. O Gerúndio indica continuidade, inclusive ações que estão ocorrendo no presente. Sobre a questão 6: Registro de linguagem regional é caracterizada por uso de palavras específicas de um dialeto local. Manéu e Malvadeza não são vocábulos de um dialeto local. Acontece em todo o Brasil. São vocábulos informais mas não regionais.
Oxe cara. A questão 6 você errou? A resposta é a letra A (Informal mas também regional) porque não tem como ser as outras, tava na cara. E a resposta da 12 é a que fala sobre continuidade mesmo siow. Particípio - Ação passada. Infinitivo - Verbos sem conjugação. Gerúndio - Ação contínua, algo que está acontecendo.
@@wellingtonaraujo2689 a 6 eu coloquei literário por eliminação...não consigo entender Manéu e Malvadeza como vocábulos regionais, é algo que se diz em todos os cantos do Brasil. Não é por exemplo um "uai" que só se diz em minas, ou um oxente que se diz no nordeste. Como eu não tinha claro na minha mente o que seria gênero literário eu fui na linha de que Malvadeza é um neologismo. Sobre a questão 12 você mesmo falou...indica continuidade, inclusive essa continuidade pode estar ocorrendo agora. Verbos no Gerúndio indica uma ação que começou no passado e tá ocorrendo no presente.
@@mike9856 Pode sim ser uma proparoxítona eventual. Não é típico da IBFC cobrar desta forma. Não recordo nenhuma questão neste gênero. É algo mais comum para a FGV. Todavia a questão pedia a mesma regra de uma palavra, não me recordo neste momento, que era uma paroxítona terminada em ditongo. "Incrível" é uma paroxítona? Sim. No entanto acentuada por terminar em "L" e não por terminar com ditongo (idêntico a própria).
Vacilei na primeira questão de português por ter feito a prova de traz pra frente eu comecei achar a prova moleza e isso me deixou mais relaxado e na hora de passar a letra C de matemática da questão 16 pro gabarito eu acabei pintando foi a questão 1 de português q ainda tava na esperança de q fosse a letra C e eu nem tinha visto português ainda, na hora q comecei a ler a questão 1 de português vi q não tinha nada haver com a letra C q eu tinha começado a marcar por descuido meu,na prova marquei B, no gabarito marquei C, porém, na hora q comecei a pintar , ficou somente o meio da bolinha pintada e não cheguei a pintar a bola por completa,pois dizem q corre o risco da máquina não ler a bola metade pintada e eu arrisquei pintando a letra correta, letra B, aí ficou uma bola pintada mas bem pintada mesmo,passei uns 3 minutos pintando ela pra ver se a máquina vai considerar a mais pintada, já a letra C não tava 100% pintada,tava em torno de 40%,nem a metade,pq na hora q trinques a caneta na folha eu puts vacilei, aí resolvi pintar a correta. Total fiquei com 49 pontos, se a máquina considerar a questão 1 de português q marquei duas aí vou pra 51, fora q ainda tem essa questão 2 tbm q errei,ainda fiquei em dúvida se era descritivo ou narrativa e marquei narrativa,já entrei com recursos.
A prova de 2011 dos correios foi mais fácil que essa. A diferença é que os concurseiros estão especialistas com a tecnologia, sites de questões, chat GPT entre outros. Vale lembrar, que para o cargo não exige tanto, pois é pra carteiro. Com isso, eu creio que vão chamar mais pessoas o nível de prova é tranquilo pra justamente não eliminar candidatos inclusive com o mínimo exigido em cada disciplina. Muitos candidatos gabaritam e nem assumem às vagas.
também fiquei com esse sentimento! Estudei tanto, muitas coisas bem específicas e não caiu nada, prova muito fácil! e pra complicar eu errei essa do tipo textual (coloquei narrativo). enfim, a peneira podia se mais fina
Eu fiz 400 perguntas de português e essa pergunta sobre tipologia textual é recorrente na prova do ibfc, aparentemente a banca considera um texto narrativo apenas se ele tiver sucessão de eventos (começo, meio e fim) oque não foi o caso daquela questão, ou seja, acho muito difícil eles anularem aquela questão.
A questão 2 está correta, a pergunta se refere ao primeiro período apenas. Não ao texto todo. Não se esqueçam que o (.) separa os períodos e não apenas frase ou parágrafo.
Eu não acredito em nada disso. Mas eu torço pra que quem gabaritou vire carteiro e se aposente nessa profissão. Castigo por ser mais inteligente e estudar mais que eu
15/15 português 8/10 matemática 8/10 conhecimentos gerais 8/10 informática 5/5 código de ética 55/60 pontos, cotista. Entretanto, Salvador-BA só ofertou 3 vagas (2 ampla e 1 cota), dependendo do local, haverá injustiça conforme a pontuação, mesmo que seja alta; como é o caso da minha localidade, fiz a minha parte.
Sobre a questão da informática, no próprio site da Microsoft é ctrl A, e isso nem é baseado na questão da língua, mas a base da programação da versão do office.
Ajuda - me a passar em primeiro lugar no INSS! Eu ja terminei as matérias de direito, já estou revendo pelo segunda vez , todas de direito. Janeiro quero comprar um curso de português, pois estou tendk dificuldades com o português da banca Cespe ( sendo que eu amo) Em janeiro quero incluir nos meus estudos português e informática. * Meu foco é apenas INSS. Sou sua" vizinha" 😅😅 moro em Santa Maria da Vitória - Ba
Funçao tem no edital, porem Equaçao nao esta explicito no edital como conteúdo.tem de ser o que diz o edital, por que se for o candidato fazer tal coisa que nao esteja explicito ele é penalizado.
Apesar de não ter estudado para o concurso dos correios e nem ter participado da revisão de véspera, consegui acertar 41 questões e obter 48,5 pontos aqui pra Mossoró no Rio Grande do Norte.
RECURSO QUESTÃO 10 VERSÃO A faça alterações!! Não é só copiar e colar. Eu mesmo fiz, quem quiser usar fique à vontade. A questão pergunta sobre a percepção da situação do carroceiro com base na frase “ele não tem muita escolha de sustento”. A alternativa "limitação" é inadequada, pois o fragmento e o texto todo não sugerem qualquer limitação física ou mental que impeça o carroceiro de exercer outra atividade. Essa frase em questão, não se refere a uma limitação de capacidade, mas à precariedade de suas opções de trabalho, decorrente de sua vulnerabilidade econômica e social. Essa condição de fragilidade e dependência caracteriza a fraqueza de sua posição socioeconômica, conceito que melhor se alinha ao sentido completo da frase e ao texto na totalidade. A “fraqueza”, portanto, reflete a falta de poder e de alternativas do carroceiro em sua situação de trabalho, e não uma limitação pessoal.
Fiz 56,5 pontos de 60. Marquei como sendo narrativa. Entrei com recurso, caso mude o gabarito, minha nota sobe para 58,5 pontos. Isso me coloca numa situação favorável a figurar entre os primeiros colocados! 🚀🚀
Não é narrativa... narração é uma sequencia cronológica de coisas acontecendo, oque não é o caso do primeiro período, onde claramente temos uma tipologia predominante de descrição...
Essa de portugues o enunciado ja afirma que existe outra tipologia e ja subtende que de fato o gabarito é letra A: descritivo. Quando ele afirma: assinale a alternativa que apresenta COMO O PRIMEIRO PERIODO do texto dever ser entendido. Sinceramente, nao sei qual é a dificuldade de entender que para ser narrativo, deve apresentar sucessões cronologicas, texto narrativo se resume a ação e o desenrolar de toda trama. O que não ocorre nesse periodo, onde predomina muitos verbos no passado, como também detalhes de toda a cena, como se fosse um quadro, uma tela: portanto considero que essa questao nao será anulada.
eles queriam mesmo uma prova fácil e assim ter mais pessoas para chamar como excedentes, poderiam pesar a mão, sim, mas ai e não preencheriam nem as vagas, quem dirá ter excedentes. estou com 55/60 (afro) para Itabuna-BA, e no olho na vaga, tem somente 170 que passaram de 30 pontos ou n zeraram, e minha cidade tem 27 vagas* + 3 de PCD, acredito eu, que é para ter margem para chamar mais pessoas.
A nota de corte vai nas alturas. Haverá, provavelmente, muitos empates e consequentemente critério de desempate. Fiz 51/60 pra Teresina, mas sem esperanças de passar. Na minha humilde opinião as questões foram mal elaboradas, mas enfim...
Sou de Parnaíba, prestei pra Teresina e fiz 56,5, a ampla eu desisti mas me inscrevi nas cotas. Espero que consiga nem que seja na última classificação.
@@gabrielmelo3599 olha, se vc foi nas cotas acho q tem uma boa chance, sua nota não foi das melhores mas ta ótima, e eles devem chamar mais do que anunciaram, só q vai demorar, se vc ainda quiser e precisar talvez daqui uns anos te chamem.
@@gabrielmelo3599 vai ter uma alta rotatividade, muita gente que passou não vai, vão chamar mais gentes, então não perca a esperança mas mantenha o estudo pro proximo.
Corrigi minha prova e consegui 29 pontos, mas no gabarito mudei umas 10. Então, só aguardando mesmo pra ver meus conhecimentos. De repente, acertei mais algumas.
Eu perdi uma questão de português por vacilo GRANDE. Assisti o seu vídeo sobre dicas de execução da prova e uma das dicas que você deu foi justamente NÃO TROCAR a afirmativa na hora de passar as resposta para o gabarito (a menos que tenha extrema certeza), visto que eu analisei a questão para responder. Como a 5° questão tinham duas alternativas paroxítonas, escorreguei na possibilidade de que a palavra "própria" pudesse ser uma proparoxítona eventual e acabei marcando "incrível". Porém, a palavra "família" também pode ser uma proparoxítona eventual, para além de ser uma paroxítona terminada em ditongo crescente. Foram dois pontos a menos que eu poderia ter conquistado, mas estou feliz com meu resultado. Obtive 44 pontos e esse foi o meu segundo concurso. Estou construindo a minha escada para o concurso do INSS. Passei pelos Correios, passarei pelo Banco do Brasil e que venham os próximos até a nomeação.
1:18 falou tudo! meu Deus, como podem ter deixado matemática financeira, regra de 3 composta e trigonometria fora da prova? MDS! Isso baixaria consideravelmente a nota de corte, e são assuntos que só quem estudou de verdade saberia desenvolver...
Discordo da questão de português porque a questão pede o 1º período e no comando da questão ainda dá uma dica quando diz que mesmo o texto sendo de um tipo, pode acabar sendo mesclado com outro. Ele utiliza o trecho para iniciar a história, mas o trecho em si apenas descreve quem era o Manéu para o autor
Acho que ta certo de discordar, mas se existem vários professores dizendo que é narração e vários dizendo que é descrição no mínimo alguma coisa de certa não está errada kkk , cada um defende o seu e que vença o melhor kkk
Cara, tô vendo muita gente falando dessa questão sobre tipologia textual, mas acredito que vocês estejam considerando o texto inteiro ao invés de considerar apenas a parte que a questão pede, que seria o primeiro período do texto. Nele, é muito claro que contém apenas uma DESCRIÇÃO sobre quem era Seu Manel, não tem nada de Narrativo nisso, até pq, para ser narrativo, é preciso que contenha alguns outros elementos, como sucessão de eventos, personagens, enfim, o primeiro período não tem nada a ver com NARRATIVO. Só seria NARRATIVO se o objeto da questão fosse o texto inteiro. 😉
É prova pra ser carteiro e o pessoal tá querendo nível alto, pelo amor né? Esse tipo de concurseiro que foi lá e fez 57pts a 60pts nem vão assumir, foram só pra fazer conteúdo e tirar onda.
Eles realmente deveriam ter especificado. A verão que usa Ctrl + A é a versão em inglês mano. Mas sem possibilidade de anulação, da pra brigar com a banca não. Afinal de contas, estamos no Brasil.
A questão do windows tem também a ver com a documentação do microsoft que dá como ctrl + a o atalho. Além disso, na versão ONLINE do Word o atalho é sim Crtl + A
Eu não Estudei e Tirei 29.5 pontos só que tem essa questão de informática que pode me deixar na média dos 30 pontos. Até que achei que fui bem Sem Estudar nada e testando o conhecimento...
Fiz 57,5, na macro de fortal, se anularem a questão 2 de pt vou para 59,5. Se não anularem, creio que com meus 57,5 consiga ainda ser um dos primeiros no Cadastro da Reserva. A macro de fortaleza abrange várias cidades no entorno, porém só em fortaleza tem umas 30 agências, e tem centros de distribuição perto. Logo, creio que vão chamar bastante gente.
Estudei bem pra português, infelizmente só acertei 10 questões, poderia ter acertado mais, pelo menos 12 questões, perdi 4 pontos de graça por não prestar bem atenção no enunciado.
@diegorodrigues4887 o meu problema foi que não dormir nada na noite anterior, simplesmente tive uma crise de ansiedade na hora de marcar as questões de português acabei não prestando atenção no enunciado das questões, sem falar que de última hora eu mudei o gabarito e errei as questões que estavam certas. 🤡
@@gustavolneri eu fiz isso, na questão de tipologia textual eu num momento tinha colocado descritivo aí depois eu resolvi mudar pra narrativo. E teve outra que estava certa e eu mudei também, só de lembrar me dá até raiva.
O gabarito q vcs deram depois da prova estava constando a questão dois de português como letra B, Narrativa. Mas a banca deu letra A, descritiva. Vcs vão recorrer?
ÉTICA ACERTEI 4 QUESTÕES, ERREI UMA Q ME DEIXOU CONFUSO ENTRÉ LEGALIDADE OU INTEGRIDADE,QUASE A CORRETA,MAS PENSEI MAIS UM POUCO e FUI PELA LÓGICA,A LEI REPUDIA,A LEI PROIBE TANTO A FRAUDE COMO TAMBEM PROÍBE CORRUPÇÕES, ENTÃO SO PODE SER LEGALIDADE OU ENTÃO DEVE TER DUAS OPCOES CORRETAS, PENSEI ISSO NA HORA DA PROVA.
Primo, completei um 50% de uma bolinha no gabarito, depois que percebi que marquei errado e completei a bolinha certa. Será que minha questão vai ser anulada? 😢😢😢😢😢😢
Lamento amigo mais seu achamos e equivocado tem mais duas questões de informática que da concurso não interessa o país que está oque vale eo edital e o enunciado da questão.
Nas capitais o ponto de corte vai ser a idade. Relatos de muita gente fechando a prova. Vale ressaltar que não havia detector de metais e os 3 últimos não saíram juntos. Fraudar esse concurso estava fácil
A única que eu errei foi essa 2 de português, justamente a matéria que não podia errar. Foda. 58,5;59;59,5 e 60 ficam na minha frente, ainda mais com a concorrência do RJ haha
@@cristtianosca questão não pediu pra analisar o parágrafo, nem o texto todo, mas sim apenas o primeiro período, eu acho que não cabe recurso, pois me pareceu clara
@@cristtianosc primeiro período tem duas orações, e pareciam uma mistura de descritiva com narrativa. Segue um modelo de recurso feito por uma professora: Respeitosa banca examinadora, O candidato pede a reanálise da questão de número 2 da prova de Língua Portuguesa, a qual considerou o primeiro período do texto em questão como sendo predominantemente descritivo. No entanto, no referido período, claramente, não há predominância de uma única tipologia textual. Nota-se, respeitosa banca, que em todo o período há uma equilibrada mistura tipológica (descritiva e narrativa). A narração no período é evidente pela presença de um narrador-personagem e da ação - representada pelo uso do verbo “conhecer”. Esses elementos são indispensáveis na narrativa, consoante afirma Othon Garcia, que diz que nem todos os elementos da narração estão presentes, salvo quem (personagens) e o que (o fato, a ação) (GARCIA, 2020, p.255) e essa ausência de elementos não altera a tipologia. Além disso, “A matéria da narração é o fato. [...] qualquer acontecimento de que o homem participe direta ou indiretamente.” (GARCIA, 2020, p.254). O fato constante no período é evidenciado pelo carroceiro como morador da rua do narrador e como a única pessoa que o personagem conhecia naquelas condições. Outro fator marcante no excerto é a presença de verbos no pretérito imperfeito, condição bem presente em sequências narrativas. Ademais, também se observa, no mesmo período, a presença de um trecho descritivo, recurso utilizado para singularizar o personagem “Seu Manéu”. O autor diz: “Seu Manéu era o carroceiro da nossa rua”. “A descrição é a apresentação verbal de um objeto, ser, coisa, paisagem, através da indicação dos seus aspectos mais característicos, dos seus traços predominantes, dispostos de tal forma e em tal ordem, que o conjunto deles resulte uma impressão singularizante da coisa descrita, isto é, do quadro, que é a matéria da descrição.” (GARCIA, 2020, p. 246). Dessa forma, resta claro que não há predominância tipológica no período referenciado pela questão, uma vez que o trecho é igualmente marcado pelas tipologias descritivas e narrativas. Assim, como não é possível afirmar categoricamente qual é a sequência textual do período e pela ausência de gabarito, solicita-se a anulação da questão.
@@marceloleandro4107 po irmão, eu concordo com vc! Ela pediu uma análise pontual do período. Por mais que o período tenha traços narrativos, ele por si só, isoladamente, é mais descritivo! Além disso, esse tipo de questão é comum na IBFC
A 2 tá corretíssima, a letra A é a melhor opção, pois a questão deixa bem claro que é o primeiro período. Isso não anula o fato do texto ser predominantemente narrativo, só destaca o trecho que foi descritivo, por fim vale ressaltar que não existe um texto que seja utilizada apenas uma tipologia textual.
Quer migrar para o Banco do Brasil? Conheça o Código BB, que já está em pré-venda:
primoconcursos.com/codigo-bb
Cupom 30% off: SOUBB, válido até 22/12. Corre!
Você tem como disponibilizar a prova em PDF na descrição do vídeo?
Meu primeiro concurso tive pouco tempo para estudar... sou bem fraca em matemática e português e vi se eu tivesse tido mais tempo para focar nas minhas fraquezas... eu teria ído bem... porque nas outra matérias fui bem... mas vou tentar outros concurso e estudar mais Português e matemática... eu só estou começando e não desistirei jamais
Parabéns 👏
Cara, você é fera! nem estudou e tirou 57! eu tirei 56,5 estudando 3 meses.
Claro que estudou,matéria de nível médio,a gente estuda 12 anos ,essas matérias
Cara como calcula em
Vc sabe a tabela eu tou por fora
Eu estudei pouquíssimo e achei q a prova estava realmente fácil, porém devemos considerar q tem pessoas q tem mais dificuldade em entender as coisas. Não é pq estava fácil p/ vc q será assim p/ tds
Essa prova foi fácil demais! Eu nem estudei e acertei bastante.
O código de conduta so errei pq marquei legalidade ao invés de integridade 🤡
😂 eu também vc tá certo
n estudei e tirei 51,5 kk
Não estudei e acertei 49/50@@gggggggggggggggggggggggggg26
A resposta tava na questão seguinte. Kkkkk
@@gggggggggggggggggggggggggg26eu também fiz essa pontuação sem estudar
Acertei todas! 50/50 acertos, macrorregião Natal, RN 🙌🏻🙌🏻🏆
@@lukasmorais9651 ah Lukão vei brabo!!! Parabéns, meu mano! Fala que tu foi meu aluno! 🤣🤣 abração!!
boa pae
Você tem a prova em PDF para disponibilizar?
2:56 - eu pensei “narrativa”, mas por falta de atenção, assinalei na prova e marquei no gabarito “descritiva”. Só percebi o meu “erro” na hora da correção.
No site da IBFC tem o gabarito e a prova.@@edu9028
É descritiva sim! Pois a banca menciona claramente: O PRIMEIRO PERÍODO DO TEXTO, no qual ele descreve o personagem. Sem chance de anulação, quem errou foi por falta de atenção ao enunciado.
Aceitei essa sem nem pensar ,só li o parágrafo no início !
Pois é
Sim e para ser narrativa teria que ter uma sequência de eventos, o que não acontece no primeiro período
Tem elementos tanto narrativos quanto descritivos no primeiro período, inclusive eu entrei com recurso: O trecho em questão menciona "Seu Manéu", descrevendo-o e destacando sua função na rua onde moravam ele e o narrador. Apesar de haver uma caracterização do personagem, o objetivo do trecho não é detalhar suas características físicas ou psicológicas, mas sim relatar uma observação pessoal, temporal e espacial do narrador: "Seu Manéu (personagem) ERA (tempo) o carroceiro da NOSSA RUA (espacial) e também o único carroceiro que EU (narrador) CONHECIA (memória, tempo)". O trecho vai além de uma simples descrição e foca na percepção do narrador sobre o personagem, o que caracteriza uma narrativa, não uma descrição estática. Embora a questão contenha elementos que poderiam ser relacionados a uma descrição, ela possui características claras de narrativa, pois envolve um relato de uma situação com base na vivência do narrador, que descreve uma experiência pessoal em relação ao personagem. A questão gera ambiguidade ao misturar elementos descritivos (como a identificação de “Seu Manéu” como carroceiro) com narrativos (a descrição do contexto e a percepção do narrador sobre o personagem). A ênfase está na experiência do narrador, pois a ideia das características de "Seu Manéu" subentende-se que vem diretamente da perspectiva do narrador e não da descrição pura do personagem. Por isso, a alternativa correta seria "narrativo", já que o trecho trata de uma ação e experiência do narrador em relação ao personagem. Em razão disso, solicito a revisão e a alteração de gabarito ou anulação da questão.
Também marquei descritiva sem sombra de dúvidas.
*O concurso tem validade de 2 anos.O último concurso dos correios foi feito há mais de 10 anos.Muita gente vai se aposentar.Certeza que vai chamar muita gente,quem fez a pontuação mínima pode ficar esperançoso sim.*
Tu acha q com 52 pontos posso ser chamado algum dia?
@VictorHugoFortes-c9e acredito que sim.
Também penso assim
penso assim também, vi um comentário de um funcionário dos Correios e ele disse que 2011 chamou todos do cadastro reserva
Exatamente.
Acertei 51 pontos, sou de Fortaleza CE, nesses dias fiquei muito triste a ansioso por causa da nota, mas consegui ja me livrar desse sentimento e ficar feliz pelo meu primeiro bom desempenho em um concurso que será ensinamento pros próximos
Homi, aí abri concurso direto. Tem PM ano que vem.
Foi meu segundo, mas considerando q eu nao estudei pro primeiro, entao esse foi meu primeiro
Compartilho do mesmo sentimento. Fiz 49,5 pontos e sei que para Natal é uma nota muito baixa. Por outro lado, também foi minha melhor nota, estou feliz e motivada para continuar estudando.
Sou de Fortaleza e fiz 51 pontos também... Dependendo do gabarito definitivo pode ser que melhore ou piore
O SER HUMANO É UM BICHO TÃO COMPLICADO, QUE NEM ELE MESMO CONSEGUE SE VALORIZAR, SE VC ACHOU A PROVA FÁCIL PARABÉNS PRA VC QUE CONSEGUIU ESTUDAR, VC NÃO ACHOU FACIL SEM NENHUM ESFORÇO, TUDO QUE AGENTE NÃO TEM CONHECIMENTO É DIFÍCIL, ATE PULAR CORDA, ENTÃO VALORIZE O A BUSCA DO SEU CONHECIMENTO.
A maioria é mentiroso e só diz isso pra se gabar.
Obrigado, João vc me deu esperanças, porque achei a prova difícil, meu primeiro concurso e mal conseguia pensar direito.
Irmão, fui pela tua técnica de chute. 2111 e 2210 e banca mudou totalmente kkkkk
2111 ferrou muita gente!!!
Não cai nessa de chute, pois a banca assiste tudo no TH-cam. 😂😂😂 Correto é estudar e lê com atenção as questões.😊
A técnica de chute me fez perder uma 5 questões ou mais. Juntando insegurança e medo . Gastei dinheiro com cursinho pra na hora TENTAR técnicas de chute 🤦🏾♀️ achei uma porção de vídeo de técnicas de chute e a burra foi Eu mesmo
Chute nessa prova era no máximo 5. De resto era certeza.
gente, é uma prova pra ser carteiro!! não analista dos correios. Esse é o nivel mesmo de prova. Quem quer fazer uma prova mais dificil presta pra PRF e depois vem aqui mostrar as notas
É isso! Disse tudo 👏🏻 povo chato
Booooom
Nossa primo, vc é mt sensato, eu acho a mesma coisa que vc sobre a questão dois
Realidades diferentes meu caro. Eu saí da escola há trinta anos já.
Minha vida foi baseada na minha área técnica.
Essa afirmação que português estava fácil, é para quem faz uso da matéria ao longo da vida, ou está ativo nos estudos.
Ninguém usa essas regras no dia a dia, salvo quem trabalha com isso mesmo.
Sobre a matemática, ressalvo também, que carteiro não vai construir bomba atômica, então pra que fórmula exagerada.
Quando analisamos o trabalho em si, vemos que é muito mais físico do que intelectual. O carteiro não vai precisar interpretar sujeito e predicado de nada, ele tem que saber pra quem ele deve entrega a carta. Ele não vai precisar realizar contas exageradas pra saber quantas correspondências ele vai entregar, é somatória direta.
Por isso achei bem distante do perfil profissional necessário. O rapaz que trabalha na coleta de lixo, tem totais condições de realizar a tarefa, mas não passa nessa prova.
Me desculpe tá, mas foi fácil pra quem de estudar e ainda é jovem. Nós que estamos acima dos 40 e já vivemos a vida que o mercado de trabalho impõe. Saberíamos passar em outro tipo de prova, mas não essa.
No TH-cam o que mais tem são aulas e resolução de questões em português. Hoje em dia todos tem acesso, não se limite pela a sua idade ou seu passado escolar, faça uso do que tem e irá conseguir 🙏
Ótimo seus vídeos irmão. Parabéns! Didática boa e explica bem
Muito obrigado!
Onde tiver prova da IBFC eu vou fazer a prova rsrsrs
acha mesmo que é sempre mel na chupeta ? haha faz PCBA , e ai sim vc conhecerá quem é a IBFC . 🤡
@@rangelfernandes2207é verdade. Fiz EBSER área de saúde IBFC não foi fácil nível superior. Depende muito do tipo de função e salário.
@@rangelfernandes2207 faço sem problemas! Pra quem encara Cebraspe é FGV! Beleza! Boa sorte! Não nada a temer!
Sem problemas. Pra quem encara Cebraspe é FGV beleza! Maravilha bom encarar!
Prof. vejo uma grande possibilidade desse numero de vaga ser bem maior, eu vi uma reportagem que do pessoal do ultimo concurso de 2011, mais de 30% já pediram para sair do telégrafos, ou seja. CR vai ser enorme.
Vai sim!
Não é nem CR, eu acho. Os que atingiram a nota mínima estão aprovados. Correios tem 2 anos de validade do curso (+ 2 se prorrogar, o que normalmente acontece) para chamar quantas pessoas ele precisar que atingiram a nota mínima. Vão chamar mais gente sim, afinal de contas, precisa de mão de obra.
Lukito, te admiro.❤
@@filipedouglas7384 obrigado, Filipãaao!!
Professor, a única questão que errei em português foi justamente essa número 2(Narrativa ou descritiva). Na hora fiquei em dúvida, e decidi marcar como "narrativa" porque considero que o período do texto mencionado no comando da questao tem sim, ao meu ver, bem meis aspectos narrativos do que descritivos. Ainda não engoli o gabarito dessa questão como sendo "descritivo"; não tem quem me convença do contrário. Já a alisei calmamente por varias vezes, e só chego à conclusão de que esse período do texto contém predominância de aspecto narrativo. Acho que vou impor recurso. Poderia ter sido minha pontuação hoje 59/60; por causa dessa questão, ficou 57/60(microrregiao sao paulo-SP).
Entra com recurso!
É descritiva, ele falou periodo e não paragrafo.
Não encontrei o insta da professora para copiar o recurso.
Estou na mesma. Muito p com essa questão. Já entrei com recurso. Faça você tbm.
Vou entrar também com base num modelo de uma professora. Tem que modificar umas partes para não copiar:
Respeitosa banca examinadora,
O candidato pede a reanálise da questão de número 2 da prova de Língua
Portuguesa, a qual considerou o primeiro período do texto em questão como sendo
predominantemente descritivo. No entanto, no referido período, claramente, não há
predominância de uma única tipologia textual.
Nota-se, respeitosa banca, que em todo o período há uma equilibrada mistura
tipológica (descritiva e narrativa). A narração no período é evidente pela presença de um
narrador-personagem e da ação - representada pelo uso do verbo “conhecer”. Esses
elementos são indispensáveis na narrativa, consoante afirma Othon Garcia, que diz que
nem todos os elementos da narração estão presentes, salvo quem (personagens) e o que
(o fato, a ação) (GARCIA, 2020, p.255) e essa ausência de elementos não altera a
tipologia. Além disso, “A matéria da narração é o fato. [...] qualquer acontecimento de
que o homem participe direta ou indiretamente.” (GARCIA, 2020, p.254). O fato
constante no período é evidenciado pelo carroceiro como morador da rua do narrador
e como a única pessoa que o personagem conhecia naquelas condições. Outro fator
marcante no excerto é a presença de verbos no pretérito imperfeito, condição bem
presente em sequências narrativas.
Ademais, também se observa, no mesmo período, a presença de um trecho
descritivo, recurso utilizado para singularizar o personagem “Seu Manéu”. O autor diz:
“Seu Manéu era o carroceiro da nossa rua”. “A descrição é a apresentação verbal de um
objeto, ser, coisa, paisagem, através da indicação dos seus aspectos mais característicos,
dos seus traços predominantes, dispostos de tal forma e em tal ordem, que o conjunto
deles resulte uma impressão singularizante da coisa descrita, isto é, do quadro, que é a
matéria da descrição.” (GARCIA, 2020, p. 246).
Dessa forma, resta claro que não há predominância tipológica no período
referenciado pela questão, uma vez que o trecho é igualmente marcado pelas tipologias
descritivas e narrativas. Assim, como não é possível afirmar categoricamente qual é a
sequência textual do período e pela ausência de gabarito, solicita-se a anulação da
questão.
Sobre a segunda questão: Não adianta pedir recurso, é uma questão relativamente simples. O próprio enunciado afirma que um texto pode ter diferentes características tipológicas, tanto que ele pergunta apenas sobre o primeiro período, que com certeza é descritivo.
Sua afirmação foi dizer que um texto narrativo começa com uma descrição. Já não deu a resposta???! Normalmente textos ou partes de textos descritivos apresentam verbos no pretérito imperfeito do modo indicativo , e é justamente o verbo que nos é apresentado no início do mesmo.
14/15 português
9/10 matemática
10/10 informática
10/10 conhecimentos gerais
5/5 Ética e conduta dos correios
56,5 pontos, Imperatriz - MA
Fiz pra cotas, Eu ia gabaritar, mas eu errei por conta em uma interpretação incorreta na 11 e na 20 fiz o cálculo errado e não o refiz.
Eu sou da mesma região que você,fiz la na Urbis 4 . Fiz 54 pontos para cotas,estou ansioso,mas se for da vontade de Deus vai ser possível passar com essa nota.
Eu também fiquei revoltada com essa questão 2 de português
OBSERVE: PRIMEIRO PERÍODO DO TEXTO
3:00 Pode, pq ele fala no PRIMEIRO PERIODO, "Seu Manéu era o carroceiro da nossa rua e também o único carroceiro que eu conhecia." ESSE PRIMEIRO PERIODO é descritivo, o texto é narrativo. nenhum erro nessa questão.
quase isso texto descritivo tem como objetivo descrever " tornar imaginável ou clara a imagem do que é falo " e apenas dizer que manel era o carroceiro que ele conhece deixou nada claro ou imaginável digamos assim
@gabrieldossantosdasilva6571 Tá certo. Hehehe vamos aguardar o gabarito definitivo.
Pergunta sobre o primeiro parágrafo e não primeiro período.
@@AllanyOliveira-kp5fv Tá certo, pois vai ler a prova novamente. Hehehe está bem claro, primeiro período, ou seja, só até onde coloquei.
Primo, enviei recurso sobre a questão 12 e a questão 6 da prova B.
Sobre a questao 12:
Definição de Gerúndio: forma nominal dos verbos que caracteriza ações verbais prolongadas ou aquelas que ainda estão em desenvolvimento, em andamento; em português percebido pela terminação -ndo: amando do verbo amar; dizendo do verbo dizer; partindo do verbo partir etc.
Ou seja a opção A também estaria correta. O Gerúndio indica continuidade, inclusive ações que estão ocorrendo no presente.
Sobre a questão 6:
Registro de linguagem regional é caracterizada por uso de palavras específicas de um dialeto local. Manéu e Malvadeza não são vocábulos de um dialeto local. Acontece em todo o Brasil.
São vocábulos informais mas não regionais.
Oxe cara. A questão 6 você errou? A resposta é a letra A (Informal mas também regional) porque não tem como ser as outras, tava na cara. E a resposta da 12 é a que fala sobre continuidade mesmo siow. Particípio - Ação passada. Infinitivo - Verbos sem conjugação. Gerúndio - Ação contínua, algo que está acontecendo.
@@wellingtonaraujo2689 a 6 eu coloquei literário por eliminação...não consigo entender Manéu e Malvadeza como vocábulos regionais, é algo que se diz em todos os cantos do Brasil. Não é por exemplo um "uai" que só se diz em minas, ou um oxente que se diz no nordeste. Como eu não tinha claro na minha mente o que seria gênero literário eu fui na linha de que Malvadeza é um neologismo.
Sobre a questão 12 você mesmo falou...indica continuidade, inclusive essa continuidade pode estar ocorrendo agora. Verbos no Gerúndio indica uma ação que começou no passado e tá ocorrendo no presente.
Boa primo, desanimei um pouco, fiz 53, ia gabaritar matemática mas passei uma errada kkkk ao menos consegui gabaritar conhecimentos gerais
Kkkkkkkkkk😅
Muito bom. Está preparado para ser carteiro? kkkkkkkkkkkkkkk
O texto como um todo é narrativo, porém o primeiro período com certeza é descritivo.
Exatamente. Há outras questões da IBFC idênticas. Tenho certeza que nenhuma questão será anulada ou alterada.
@@az.eluf.leandrosei não, própria é paroxítona, mas também pode ser entendida como proparoxítona, logo a opção mais viável seria incrível.
@@mike9856 Pode sim ser uma proparoxítona eventual. Não é típico da IBFC cobrar desta forma. Não recordo nenhuma questão neste gênero. É algo mais comum para a FGV. Todavia a questão pedia a mesma regra de uma palavra, não me recordo neste momento, que era uma paroxítona terminada em ditongo. "Incrível" é uma paroxítona? Sim. No entanto acentuada por terminar em "L" e não por terminar com ditongo (idêntico a própria).
@@mike9856Errei esse questão por não ter me antentado ao enunciado. Era pra ter tirado 59,5.
Acertei 55.5 Santa Maria RS. Mas acredito que a nota de corte para as 18 vagas vai ser maior que essa nota. Prova tranquila
Você será aprovado. Não tenho dúvidas. Sou aqui de SM tbm.
Aqui no RJ 20 vagas tô estimando em 57 a nota de corte
@@gabrieldutra966 Obrigado Gabriel, espero que você também! Importante agora é aproveitarmos o embalo para continuar os nossos estudos!
@@juniorcarvalho8988 Para mim garro. Fiz 45 pontos. Huehue
Porto Alegre com 3 vagas, nota de corte vai ser o gabarito
Vacilei na primeira questão de português por ter feito a prova de traz pra frente eu comecei achar a prova moleza e isso me deixou mais relaxado e na hora de passar a letra C de matemática da questão 16 pro gabarito eu acabei pintando foi a questão 1 de português q ainda tava na esperança de q fosse a letra C e eu nem tinha visto português ainda, na hora q comecei a ler a questão 1 de português vi q não tinha nada haver com a letra C q eu tinha começado a marcar por descuido meu,na prova marquei B, no gabarito marquei C, porém, na hora q comecei a pintar , ficou somente o meio da bolinha pintada e não cheguei a pintar a bola por completa,pois dizem q corre o risco da máquina não ler a bola metade pintada e eu arrisquei pintando a letra correta, letra B, aí ficou uma bola pintada mas bem pintada mesmo,passei uns 3 minutos pintando ela pra ver se a máquina vai considerar a mais pintada, já a letra C não tava 100% pintada,tava em torno de 40%,nem a metade,pq na hora q trinques a caneta na folha eu puts vacilei, aí resolvi pintar a correta. Total fiquei com 49 pontos, se a máquina considerar a questão 1 de português q marquei duas aí vou pra 51, fora q ainda tem essa questão 2 tbm q errei,ainda fiquei em dúvida se era descritivo ou narrativa e marquei narrativa,já entrei com recursos.
+ de 1 milhão de inscritos, prova extremamente facil, a briga pelas vagas vai ser para quem gabaritou ou errou Max 1 ou 2, a depender da matéria
A prova de 2011 dos correios foi mais fácil que essa. A diferença é que os concurseiros estão especialistas com a tecnologia, sites de questões, chat GPT entre outros. Vale lembrar, que para o cargo não exige tanto, pois é pra carteiro. Com isso, eu creio que vão chamar mais pessoas o nível de prova é tranquilo pra justamente não eliminar candidatos inclusive com o mínimo exigido em cada disciplina. Muitos candidatos gabaritam e nem assumem às vagas.
Fiz 59 pontos, macrorregião de Juiz de fora, errando 2 de informática. Treinei com os seus simulados e so tinha conseguido 57,5 la como maior nota.
Essa prova foi injusta, n valorizou quem estudou muito, tinha muito conteúdo mais "difícil" no edital para ser cobrado
Concordo
Verdadeira sua sentença
também fiquei com esse sentimento! Estudei tanto, muitas coisas bem específicas e não caiu nada, prova muito fácil! e pra complicar eu errei essa do tipo textual (coloquei narrativo). enfim, a peneira podia se mais fina
Eu fiz 400 perguntas de português e essa pergunta sobre tipologia textual é recorrente na prova do ibfc, aparentemente a banca considera um texto narrativo apenas se ele tiver sucessão de eventos (começo, meio e fim) oque não foi o caso daquela questão, ou seja, acho muito difícil eles anularem aquela questão.
Realmente, eu soube mesmo que a IBFC considera assim.
O texto era narrativo, mas a pergunta se referiu apenas ao primeiro período, é claramente uma descrição
O que vc falou é muito importante considerando o perfil da banca parabéns 👏 ganhou uma fã
@@lucaszimerer Pois é. Tem muita gente confundindo período com parágrafo 🤦♂️🤦♂️
Realmente Lucas você tem razão
A questão 2 está correta, a pergunta se refere ao primeiro período apenas. Não ao texto todo. Não se esqueçam que o (.) separa os períodos e não apenas frase ou parágrafo.
Eu não acredito em nada disso. Mas eu torço pra que quem gabaritou vire carteiro e se aposente nessa profissão. Castigo por ser mais inteligente e estudar mais que eu
15/15 português
8/10 matemática
8/10 conhecimentos gerais
8/10 informática
5/5 código de ética
55/60 pontos, cotista. Entretanto, Salvador-BA só ofertou 3 vagas (2 ampla e 1 cota), dependendo do local, haverá injustiça conforme a pontuação, mesmo que seja alta; como é o caso da minha localidade, fiz a minha parte.
Acertei 40/50.
Eu tbm
Acertei 43 ,entretanto só fiz 46 pontos.
essa 2 de portugues ta extranha hein
fiz 40 pontos, não fui bem, mas fiquei feliz pela experiencia 😁
Sobre a questão da informática, no próprio site da Microsoft é ctrl A, e isso nem é baseado na questão da língua, mas a base da programação da versão do office.
Ajuda - me a passar em primeiro lugar no INSS!
Eu ja terminei as matérias de direito, já estou revendo pelo segunda vez , todas de direito.
Janeiro quero comprar um curso de português, pois estou tendk dificuldades com o português da banca Cespe ( sendo que eu amo)
Em janeiro quero incluir nos meus estudos português e informática.
* Meu foco é apenas INSS.
Sou sua" vizinha" 😅😅 moro em Santa Maria da Vitória - Ba
Funçao tem no edital, porem Equaçao nao esta explicito no edital como conteúdo.tem de ser o que diz o edital, por que se for o candidato fazer tal coisa que nao esteja explicito ele é penalizado.
Dava pra responder essa questão sem saber equação
Eu respondi essa de cabeça
Apesar de não ter estudado para o concurso dos correios e nem ter participado da revisão de véspera, consegui acertar 41 questões e obter 48,5 pontos aqui pra Mossoró no Rio Grande do Norte.
RECURSO QUESTÃO 10 VERSÃO A
faça alterações!! Não é só copiar e colar.
Eu mesmo fiz, quem quiser usar fique à vontade.
A questão pergunta sobre a percepção da situação do carroceiro com base na frase “ele não tem muita escolha de sustento”.
A alternativa "limitação" é inadequada, pois o fragmento e o texto todo não sugerem qualquer limitação física ou mental que impeça o carroceiro de exercer outra atividade. Essa frase em questão, não se refere a uma limitação de capacidade, mas à precariedade de suas opções de trabalho, decorrente de sua vulnerabilidade econômica e social.
Essa condição de fragilidade e dependência caracteriza a fraqueza de sua posição socioeconômica, conceito que melhor se alinha ao sentido completo da frase e ao texto na totalidade. A “fraqueza”, portanto, reflete a falta de poder e de alternativas do carroceiro em sua situação de trabalho, e não uma limitação pessoal.
Fiz 56,5 pontos de 60. Marquei como sendo narrativa. Entrei com recurso, caso mude o gabarito, minha nota sobe para 58,5 pontos. Isso me coloca numa situação favorável a figurar entre os primeiros colocados! 🚀🚀
Para mim Narrativa tb não existe descritiva ali
Fala sobre a questão 06 variação linguística que não estava no edital .
Não é narrativa... narração é uma sequencia cronológica de coisas acontecendo, oque não é o caso do primeiro período, onde claramente temos uma tipologia predominante de descrição...
Ele não descreveu
Essa de portugues o enunciado ja afirma que existe outra tipologia e ja subtende que de fato o gabarito é letra A: descritivo. Quando ele afirma: assinale a alternativa que apresenta COMO O PRIMEIRO PERIODO do texto dever ser entendido. Sinceramente, nao sei qual é a dificuldade de entender que para ser narrativo, deve apresentar sucessões cronologicas, texto narrativo se resume a ação e o desenrolar de toda trama. O que não ocorre nesse periodo, onde predomina muitos verbos no passado, como também detalhes de toda a cena, como se fosse um quadro, uma tela: portanto considero que essa questao nao será anulada.
eles queriam mesmo uma prova fácil e assim ter mais pessoas para chamar como excedentes, poderiam pesar a mão, sim, mas ai e não preencheriam nem as vagas, quem dirá ter excedentes. estou com 55/60 (afro) para Itabuna-BA, e no olho na vaga, tem somente 170 que passaram de 30 pontos ou n zeraram, e minha cidade tem 27 vagas* + 3 de PCD, acredito eu, que é para ter margem para chamar mais pessoas.
Boa teoria. Tbm foi assim pra Aft
A nota de corte vai nas alturas. Haverá, provavelmente, muitos empates e consequentemente critério de desempate. Fiz 51/60 pra Teresina, mas sem esperanças de passar. Na minha humilde opinião as questões foram mal elaboradas, mas enfim...
Sou de Parnaíba, prestei pra Teresina e fiz 56,5, a ampla eu desisti mas me inscrevi nas cotas. Espero que consiga nem que seja na última classificação.
@@gabrielmelo3599 olha, se vc foi nas cotas acho q tem uma boa chance, sua nota não foi das melhores mas ta ótima, e eles devem chamar mais do que anunciaram, só q vai demorar, se vc ainda quiser e precisar talvez daqui uns anos te chamem.
@@gabrielmelo3599 vai ter uma alta rotatividade, muita gente que passou não vai, vão chamar mais gentes, então não perca a esperança mas mantenha o estudo pro proximo.
mas pode ser q vc seja chamada no banco de reserva né.
Eu fiz 56/60 pra Teresina também
O primeiro periodo é descritivo sim, o texto completo q é predominantemente narrativo.
Essa 2, eu julgo descritiva, pois se refere ao 1° período. Porém foi complexa.
Banco do Brasil vem aí, acho que a parte de matemática vai ser difícil que essa dos correios
33 pontos meu primeiro concurso da vida
30,5 pontos meu primeiro concurso 😅
12 pontos na primeira vez😅@@zeusplays1
Corrigi minha prova e consegui 29 pontos, mas no gabarito mudei umas 10. Então, só aguardando mesmo pra ver meus conhecimentos. De repente, acertei mais algumas.
57,5. Meu primeiro concurso, mas estudei bastante. Era pra ser 59,5 se não tivesse vacilado em um de português.
Eu perdi uma questão de português por vacilo GRANDE. Assisti o seu vídeo sobre dicas de execução da prova e uma das dicas que você deu foi justamente NÃO TROCAR a afirmativa na hora de passar as resposta para o gabarito (a menos que tenha extrema certeza), visto que eu analisei a questão para responder. Como a 5° questão tinham duas alternativas paroxítonas, escorreguei na possibilidade de que a palavra "própria" pudesse ser uma proparoxítona eventual e acabei marcando "incrível". Porém, a palavra "família" também pode ser uma proparoxítona eventual, para além de ser uma paroxítona terminada em ditongo crescente.
Foram dois pontos a menos que eu poderia ter conquistado, mas estou feliz com meu resultado. Obtive 44 pontos e esse foi o meu segundo concurso. Estou construindo a minha escada para o concurso do INSS. Passei pelos Correios, passarei pelo Banco do Brasil e que venham os próximos até a nomeação.
A versão online do 365, mesmo em PT-BR, o atalho é Crtl + A.
58 pontos no RJ e to com medo de ficar fora dos 100. Sinistro! Mas, estou esperançoso de ser chamado até o fim da vigência.
Tao falando que pelo nível so passa quem gabaritou, fiz 54,5 to triste mas vai que... ne?
Pq aí, muita gente fez esse concurso. Mas tenha esperança.
fiz 55 dos 60 pontos possíveis e estou com medo de não ter sido suficiente para a minha região de caxias-MA.
Ampla concorrência ou cotas ? Também fiz pra caxias. Só 48 pontos
Eu também fiz para Caxias, 56 pontos. E no site olho na vaga a nota de corte só aumentando.
1:18 falou tudo! meu Deus, como podem ter deixado matemática financeira, regra de 3 composta e trigonometria fora da prova? MDS! Isso baixaria consideravelmente a nota de corte, e são assuntos que só quem estudou de verdade saberia desenvolver...
Eu creio que fiz só 31,5 pontos, a fiz a prova A, é metade da pontuação total, mas não sei se vou conseguir entrar!
Será que consigo passar?
Infelizmente é muito difícil 😕
Mesma situação que eu, fiz todas as médias talvez de pra sonhar com um cadastro reserva a longo prazo
Fiz 56 pontos. Errei uma de ética por bobeira, mas outras erradas em português (1) e conhecimentos gerais (2), realmente eu não sabia.
BH/MG
Na 2 vc nao se atentou para o comando da questão Primo. O comando pede pra analisar o primeiro período e responder.
Tmj
Eu entendi, mas ainda não concordo kkkkk mas tá de boa
@oprimoconcursado ah sim. Entendi. Agora ficou tudo mais claro
Poderia muito bem ter trocado essa questão de Tipologia por Colocação Pronominal.
Na versão 365, mesmo em português, os atalhos ainda são em inglês. Então no Word 365, mesmo em português é CTRL A
41 pontos em Barreiras-BA. Vamos aguardar 🙏🏻🙏🏻
tbm fiz nota parecida, em Barreiras, acha q temos chances?
faz um video falando sobre cadastro de reserva plxxx
Discordo da questão de português porque a questão pede o 1º período e no comando da questão ainda dá uma dica quando diz que mesmo o texto sendo de um tipo, pode acabar sendo mesclado com outro. Ele utiliza o trecho para iniciar a história, mas o trecho em si apenas descreve quem era o Manéu para o autor
Acho que ta certo de discordar, mas se existem vários professores dizendo que é narração e vários dizendo que é descrição no mínimo alguma coisa de certa não está errada kkk , cada um defende o seu e que vença o melhor kkk
@@elieveltonverdade concordo
Infelizmente a gente fica refém não do que está certo ou errado, mas do que a banca considera certo ou errado
Cara, tô vendo muita gente falando dessa questão sobre tipologia textual, mas acredito que vocês estejam considerando o texto inteiro ao invés de considerar apenas a parte que a questão pede, que seria o primeiro período do texto. Nele, é muito claro que contém apenas uma DESCRIÇÃO sobre quem era Seu Manel, não tem nada de Narrativo nisso, até pq, para ser narrativo, é preciso que contenha alguns outros elementos, como sucessão de eventos, personagens, enfim, o primeiro período não tem nada a ver com NARRATIVO. Só seria NARRATIVO se o objeto da questão fosse o texto inteiro. 😉
É prova pra ser carteiro e o pessoal tá querendo nível alto, pelo amor né? Esse tipo de concurseiro que foi lá e fez 57pts a 60pts nem vão assumir, foram só pra fazer conteúdo e tirar onda.
Questão 26 resposta depende se a versão cobrada é em português ou inglês. Normalmente se cobra versão português. Deve tá no edital.
50/50 fortalezas 🙏🙏
Se eu não me engano em versões antigas do word era CTRL+A.
Eu tenho instalado em minha máquina a versão Microsoft 365 e para selecionar tudo é CTRL+T.
Eles realmente deveriam ter especificado. A verão que usa Ctrl + A é a versão em inglês mano. Mas sem possibilidade de anulação, da pra brigar com a banca não. Afinal de contas, estamos no Brasil.
A questão do windows tem também a ver com a documentação do microsoft que dá como ctrl + a o atalho. Além disso, na versão ONLINE do Word o atalho é sim Crtl + A
Crtl + T = Seleciona tudo. Sem conversa.
*PRIMEIRO PERIODO*: O PRIMEIRO PERIODO, DESCREVE O CARROCEIRO, O RESTO É NARRATIVO. SE LIGA!
Olá professor, tudo bem?
Minha nota foi 42,5 . Você acha que tenho chances de ser chamado na validade do concurso?
Abraço, obrigado
Fiz 40/50
46 pontos
Macrorregião Caxias-MA
vou pedir recurso em 2
Acho que Ctrl+ A seleciona tudo, além de texto, como imagens e tabelas.
Eu não Estudei e Tirei 29.5 pontos só que tem essa questão de informática que pode me deixar na média dos 30 pontos.
Até que achei que fui bem
Sem Estudar nada e testando o conhecimento...
no de olho na vaga de fortaleza ce, fiz 54 e já tô na colocação 150 kkkkkkkkkkk (36 vagas)
Paia demais
Como que olha isso amigo? Não estou achando
@@jocianoporto7632 é um site mano, vc registra sua conta e coloca seu gabarito, pesquisa aí "de olho na vaga"
Faça o favor veja o meu filho Fernando Eduardo Fernandes Dantas Juazeiro CE. Só se der.@@jocianoporto7632também não tive acesso.
Fiz 57,5, na macro de fortal, se anularem a questão 2 de pt vou para 59,5. Se não anularem, creio que com meus 57,5 consiga ainda ser um dos primeiros no Cadastro da Reserva. A macro de fortaleza abrange várias cidades no entorno, porém só em fortaleza tem umas 30 agências, e tem centros de distribuição perto. Logo, creio que vão chamar bastante gente.
aquela tatica do 2 1 1 1 realmente funcionou kkkkkk 54 pontos
na questão de português não foi perguntado sobre o texto e sim sobre o primeiro período e pra mim o período é descritivo
Fui mal demais em português. Detalhe eu foquei mais em português e mesmo assim errei quase tudo. 🤡
Estudei bem pra português, infelizmente só acertei 10 questões, poderia ter acertado mais, pelo menos 12 questões, perdi 4 pontos de graça por não prestar bem atenção no enunciado.
@diegorodrigues4887 o meu problema foi que não dormir nada na noite anterior, simplesmente tive uma crise de ansiedade na hora de marcar as questões de português acabei não prestando atenção no enunciado das questões, sem falar que de última hora eu mudei o gabarito e errei as questões que estavam certas. 🤡
@@gustavolneri eu fiz isso, na questão de tipologia textual eu num momento tinha colocado descritivo aí depois eu resolvi mudar pra narrativo. E teve outra que estava certa e eu mudei também, só de lembrar me dá até raiva.
@diegorodrigues4887 eita cara no meu caso foi a questão 4 era sujeito a reposta eu mudei de última hora e tava certo kkkkk
@@gustavolneri foi essa que eu mudei tbm
51 pontos pra 3 vagas e 35 mil concorrentes. Meses jogados fora
Consegui 39,5 , agora é acreditar que terei uma vaga pelo CR
O gabarito q vcs deram depois da prova estava constando a questão dois de português como letra B, Narrativa. Mas a banca deu letra A, descritiva. Vcs vão recorrer?
Fiz 55,5 no Rio de Janeiro, fiquei todo animado no inicio mas ja desanimei. No olho na vaga eu to em 20° da lista de cotista PPP
ÉTICA ACERTEI 4 QUESTÕES,
ERREI UMA Q ME DEIXOU CONFUSO ENTRÉ LEGALIDADE OU INTEGRIDADE,QUASE A CORRETA,MAS PENSEI MAIS UM POUCO e FUI PELA LÓGICA,A LEI REPUDIA,A LEI PROIBE TANTO A FRAUDE COMO TAMBEM PROÍBE CORRUPÇÕES, ENTÃO SO PODE SER LEGALIDADE OU ENTÃO DEVE TER DUAS OPCOES CORRETAS, PENSEI ISSO NA HORA DA PROVA.
Primo, completei um 50% de uma bolinha no gabarito, depois que percebi que marquei errado e completei a bolinha certa. Será que minha questão vai ser anulada? 😢😢😢😢😢😢
Provavelmente. A minha de Conhecimentos Gerais foi assim tb.
Poxa, acho q sim
Pq dizem q a máquina nem lê quando tem duas marcadas
£acgo q tá escrito na prova dps verifica lá
Lamento amigo mais seu achamos e equivocado tem mais duas questões de informática que da concurso não interessa o país que está oque vale eo edital e o enunciado da questão.
UM PINGO DE TINTA JÁ ERA. E LEITOR OPTICO.
Eu perdi 2 pontos pq marquei a primeira de português errado no gabarito🥲
E eu que passei duas erradas pro gabarito, e era logo uma de Português e uma de Matemática, ainda acertei 8 de matemática, só errei a primeira.
acertei 36/50
9/15 portugues
7/10 matematica
9/10 informatica
6/10 Conhec. gerais
5/5 etica
na pontuação ficou 41/60
fiz pra imperatriz maranhao. 15 mil inscritos. 30 vagas
Nas capitais o ponto de corte vai ser a idade. Relatos de muita gente fechando a prova. Vale ressaltar que não havia detector de metais e os 3 últimos não saíram juntos. Fraudar esse concurso estava fácil
E essa questão 22 , tem recurso pq no anuciado da questão diz antes da promoção então sem o calculo da promoção dá 4000
A única que eu errei foi essa 2 de português, justamente a matéria que não podia errar. Foda. 58,5;59;59,5 e 60 ficam na minha frente, ainda mais com a concorrência do RJ haha
galera abri recurso contra essa questão 2 ai por favor ajudem ai e abram recurso também
Abri também, português são 2 pontos e não podemos ser penalizado por algo que a banca não demonstrou clareza
pra mim essa questão não cabe recurso, pois ficou bem claro que era pra analisar aquele parágrafo.
@@cristtianosca questão não pediu pra analisar o parágrafo, nem o texto todo, mas sim apenas o primeiro período, eu acho que não cabe recurso, pois me pareceu clara
@@cristtianosc primeiro período tem duas orações, e pareciam uma mistura de descritiva com narrativa. Segue um modelo de recurso feito por uma professora:
Respeitosa banca examinadora,
O candidato pede a reanálise da questão de número 2 da prova de Língua
Portuguesa, a qual considerou o primeiro período do texto em questão como sendo
predominantemente descritivo. No entanto, no referido período, claramente, não há
predominância de uma única tipologia textual.
Nota-se, respeitosa banca, que em todo o período há uma equilibrada mistura
tipológica (descritiva e narrativa). A narração no período é evidente pela presença de um
narrador-personagem e da ação - representada pelo uso do verbo “conhecer”. Esses
elementos são indispensáveis na narrativa, consoante afirma Othon Garcia, que diz que
nem todos os elementos da narração estão presentes, salvo quem (personagens) e o que
(o fato, a ação) (GARCIA, 2020, p.255) e essa ausência de elementos não altera a
tipologia. Além disso, “A matéria da narração é o fato. [...] qualquer acontecimento de
que o homem participe direta ou indiretamente.” (GARCIA, 2020, p.254). O fato
constante no período é evidenciado pelo carroceiro como morador da rua do narrador
e como a única pessoa que o personagem conhecia naquelas condições. Outro fator
marcante no excerto é a presença de verbos no pretérito imperfeito, condição bem
presente em sequências narrativas.
Ademais, também se observa, no mesmo período, a presença de um trecho
descritivo, recurso utilizado para singularizar o personagem “Seu Manéu”. O autor diz:
“Seu Manéu era o carroceiro da nossa rua”. “A descrição é a apresentação verbal de um
objeto, ser, coisa, paisagem, através da indicação dos seus aspectos mais característicos,
dos seus traços predominantes, dispostos de tal forma e em tal ordem, que o conjunto
deles resulte uma impressão singularizante da coisa descrita, isto é, do quadro, que é a
matéria da descrição.” (GARCIA, 2020, p. 246).
Dessa forma, resta claro que não há predominância tipológica no período
referenciado pela questão, uma vez que o trecho é igualmente marcado pelas tipologias
descritivas e narrativas. Assim, como não é possível afirmar categoricamente qual é a
sequência textual do período e pela ausência de gabarito, solicita-se a anulação da
questão.
@@marceloleandro4107 po irmão, eu concordo com vc! Ela pediu uma análise pontual do período. Por mais que o período tenha traços narrativos, ele por si só, isoladamente, é mais descritivo! Além disso, esse tipo de questão é comum na IBFC
A prova foi fácil, os primeiros lugares gabaritaram com certeza. O critério pra ficar dentro das vagas vai ser a idade.
Rapaz, geral dizendo que a nota de corte vai ser 60 pontos, mas aí até agora eu vi poucos que gabaritaram a prova kllkkkkkkk
podia fazer um video detalhando passo a passo o pedido de recurso
A 2 tá corretíssima, a letra A é a melhor opção, pois a questão deixa bem claro que é o primeiro período. Isso não anula o fato do texto ser predominantemente narrativo, só destaca o trecho que foi descritivo, por fim vale ressaltar que não existe um texto que seja utilizada apenas uma tipologia textual.