O Problema do Male Gaze
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 11 ก.พ. 2025
- Hoje, debateremos sobre a predominância do Male Gaze ("Olhar Masculino") nas produções artísticas, e como essa perspectiva, quando não detectada, pode ser extremamente nociva e degradante à figura feminina.
Gostou do vídeo? Considere se inscrever e deixar o like, me ajudaria demais!
TORNE-SE UM MEMBRO! :)
OUTRAS REDES:
Inst: laur4lua
Tktok: lauraluaa
REFERÊNCIAS:
Artigo "Prazer Visual e Cinema Narrativo", de Laura Mulvey
Artigo "A mulher e o silêncio nas peças de Shakespeare", de Peonia Viana Guedes
Artigo "Ofélia morta - do discurso à imagem", de Márcia Tiburi
thenewbev.com/...
/ the_virgin_suicides_th...
Livro "Semiótica E Estética Cinematrográfica", por Carolina Lara Kallas
#análise #filmes #movies
Esse vídeo me fez lembrar de uma teoria que eu vi sobre o porquê de tantos protagonistas serem orfãos de mãe e terem uma madrasta má.
O argumento é que a mãe representa esse ideal de mulher: a divina, intocável e infinitamente bondosa. E o que a torna tão perfeita é justamente estar morta, porque assim, ela não pode cometer erros. Do outro lado temos a madrasta: a impostora, impura e, portanto, má.
Cara nunca parei pra refletir isso.
acho que tem esse lado tbm, mas eu sinto que o lado que mais toca o protagonista eh o fato que a mae eh sempre o porto seguro, vc nao tem mae ja diz que vc nao tem nada pra se segurar que vc nao ta fazendo algo pq quer e sim pq precisa, tipo impossivel um protagonista fazer tudo aquilo que faz sem uma mae pra dizer pra nao fazer pq eh perigoso
eu não vi tantas obras com isso pra me lembrar , o que lembro é do esterótipo de mãe super protetora.... , também tem a mãe do penguin daquela série Gotham , também tem a mãe do Norman Bates que é bem bizarra também.... , enfim , eu acho legal mães iconicas e com personalidade.
@@Suga_argEssa premissa é bem mais comum em contos de fadas(principalmente os antigos)tipo a Cinderela e a branca de neve,seguir esse caminho da madrasta má.
@@RaquelRodrigues-pw8yw po , mas nesse também teve o Froulo com o corcunda de notre dame , mas ainda assim a minha memória tá bem ruim pra lembrar desses contos da disney.
tudo que vc falou no vídeo me lembra o conceito de "manic pixie dream girl": a garota incrível que, no fim, só serve para ajudar o herói a evoluir em sua própria jornada.
esse seria uma versão mais "alternativa" da dream girl?
Exato! Tipo a Ramona Flowers...
primeira q lembrei tbm foi Ramona Flowers rs
Tem tudo a ver mesmo, recomendo esse vídeo sobre o assunto th-cam.com/video/bgPNYq4-9b4/w-d-xo.htmlsi=9o_6oMSn5tMLgN2b
@@kitt3ncooki33 sim!, como a própria Laura disse, a Ramona Flowers é um exemplo desse tipo de personagem
Uma coisa que eu notei muito enquanto assisti o filme é como na visão deles, elas não tinham nenhuma personalidade porque eles nunca se importaram em realmente conhecer cada uma das cinco, todas elas pareciam a mesma pessoa porque para eles isso nunca importou ele só se importavam com a ideia delas.
Vendo elas como objetos.
A única q tinha uma personalidade era a Lux mas acho q era devido por ela ser mais ousada no estilo, trejeitos e depois q ela ficou rebelde se destacou mais entre as irmãs. Assistir o filme e fiquei bem incomodada pq o filme só ficava nela, e um pouco na Cecília.
Exato, tanto que eles nem se importavam com qual delas eles iriam sair contanto que fosse uma delas, eles não gostavam de nenhuma garota específica por se interessar na personalidade dela
NOSSA SIM, eu fiquei meio decepcionada com o filme por isso
ué... mas é isso mesmo... quem liga pra personalidade de uma mulher?
14:51 no livro é ainda mais específico, ele diz: “Naquela noite eu voltei pra casa a pé. Nem quis saber como ela ia voltar. Simplesmente fui embora.” Então: “É estranho. Quer dizer, eu gostava dela. Gostava mesmo. Só que naquela hora fiquei com nojo”.
Acho que usar "nojo" foi um baque muito forte pra mim no livro, eu ainda tava envolvida em toda aquela magia do livro, poesia e metáforas, mas quando li isso percebi que não se tratava de uma imagem poética sobre as irmãs, se tratava de uma imagem fetichista
Caramba, a versão do livro deixa bem mais direto...
Pós é fiquei sem entender
eu tomei o mesmo baque quando tava lendo porque o "romance" deles tava tão envolvente que simplesmente ele expressou isso, eu levei um balde de água fria
"Fiquei com nojo" prr, parece que depois dele ter a consumido era impura e nojenta, que só era atrativa quando era intocável e distante. No final eu interpreto que ela era uma figura turva dispertando o desejo, cobiça. Quando a conheceu, a tocou, se tornou sem valor. Minha vó sempre me disse sobre ser uma mulher "difícil" pq mulheres "fáceis" se torna a sem valor pq perde a magia.
O nome disso é objetificacao, objetos só tem valor quando são novos e sem uso. Homens não vem valor humano nas mulheres, mas sim um valor objetificado. O objeto perde valor sempre que é usado.
Sou homem, e mesmo eu sempre fiquei incomodado como o "mocinho" sempre ganhava a moça no final, só por ser um "cara legal". Inicialmente achava clichê, irrealista e batido, com o tempo fui percebendo como esse conceito é bizarro.
isso é muito real,posso perguntar qual seu Instagram moço?temos poucos homens com o pensamento assim atualmente,e eu sou um deles
Agora é so esperar....😈
@@max_4914é tão difícil acreditar q tem homem q não é tão arrogante e imbecil ao ponto de só enxergar as coisas pelo próprio ponto de vista? vcs são nojentos
@@max_4914KKKKKKKKKKKKK
@@max_4914 nojento virjola
A discussão em torno do male gaze é importantíssima dentro dos debates sobre cinema. Muito bom vc trazer o assunto para o canal. Recomendo tbm o livro de bell hooks Olhares Negros para quem gostar do tema.
Muito obrigada pela recomendação! :)
Laura, você me fez lembrar que temos duas princesas que representam exatamente o que você disse como a Aurora de A Bela Adormecida e a Branca de Neve ( única diferença é que elas não morrem) mas são consideradas como "belezas adormecidas" como a Ofélia.
Perfeito! A Márcia Tiburi, filósofa que citei, comenta sobre essas princesas, inclusive, em seu artigo :)
Lembrando que a Branca de neve é a história mais bizarra do mundo kkk quem em sã consciência vai beijar um ser humano que parece estar morto? 😢
14:51 na minha perspectiva, esta frase reprensenta completamente a tal frase "comer e abandonar". Após ele, supostamente, tirar a virgindade a pureza dela, ele perdeu aquela visão mágica de uma garota pura e inocente, que agora já entrou em contato sexualmente com ele.
É aquilo de que "Os garotos só irão te querer se você parecer impossível"
Essa questão do desejo pelo feminino inalcançável que permeia o inconsciente coletivo masculino se deve aos primórdios da humanidade onde a mulher por dar à luz e sangrar todo mês era vista como algo divino, perdurando na antiguidade (Afrodite mesmo sendo uma deusa do sexo, não deixava de ser deusa, eis o aspecto divino) e ganhando um caráter ainda mais rígido atualmente (Virgem Maria).
Esse feminino inalcançável é também inalcançável no sentido da palavra até pelo próprio feminino porque ele simplesmente não existe, ele é antibiologico, antiquimico, antievolutivo e sobretudo antinatural. A mulher erroneamente pode até se fazer parecer inalcançável, impossível para atrair o masculino, mas logo suas vontades, necessidades, desejos e impulsos surgirão a flor da pele para se desmitificar ao masculino e principalmente para si própria.
@@y2llowhyo que tbm pode ser quebrado,por que vejo várias garotas desejadas aí e ficam com vários meninos
Tadinha, ela foi enganada... era só ela não ser uma vadia e não ter dado pra ele.
@@y2llowhy
"Garotos só irão te querer se você for bonita"
Eles a culparam pelo declínio automobilístico não tô acreditando kkkkkk
Gosto como ela explica as coisas de um jeito meio complexo mas fácil de entender
Ela explica o simples da forma mais difícil possível e eu não entendi o pq até agr
Eu acho que o que dá a sensação de ser difícil de entender, seja a quantidade de repertório que ela usa pra embasar a tese dela. As vezes penso em uma redação do Enem, se você lê algumas nota 1000, são na verdade muito simples em argumentos e intervenção, mas com repertório e boa escrita (ou oratória no caso do vídeo) parece difícil de entender.
Um professor meu de Cinema disse uma frase um dia "Pra um filme dar certo precisa só de 2 coisas, uma arma e uma mulher" frase essa que n é dele, e daí ele a explicou: a arma representa a ação, e a mulher (que ñ precisa ser mulher) representa o romance, ent é algo comum em todo filme essa visão
Todo esse imaginário da Ofélia, aliás, aparece constantemente em livros do século 19/ínicio do século 20. Por exemplo, uma personagem no livro "O Retrato de Dorian Gray", que surge como uma figura idealizada para o protagonista, sendo um interesse romântico dele justamente por isso. Mas a partir do momento que ela se mostra mais como uma pessoa de verdade do que apenas um conceito, ele deixa de "amá-la", o que faz com que a mesma se s*icide depois... E o pior é que um dos amigos desse protagonista zomba dessa situação, dizendo o quão honrado era para um homem uma mulher "terminar como Ofélia" por causa de um amor não correspondido da parte dele
Sei que o livro não se baseia apenas nisso, e que ele mesmo quebra muitos tabus da época em que foi escrito, mas ainda assim achei interessante pontuar o quão presente todo esse imaginário irrealista e extreamente idealizado de uma mulher é na literatura, e claro que isso se estendendo também aos dias atuais em outras mídias
Enfim, um ótimo video, como todos os seus, e com um tema muito interessante ❤
@@8789-v1u porque no caso desse livro em específico, o protagonista literalmente terminou seu relacionamento com ela porque ela tinha atuado mal em uma peça, enfim, tem todo o contexto, mas se vc ler o livro, fica muito claro que ELE idealizava ela completamente e quando ela se desviou disso, ele simplesmente descartou ela como lixo o que acabou causando o su*cidio dela. O livro é antigo, então as atitudes acabam sendo mais exageradas mesmo, mas isso não muda o fato dele ter perdido o interesse nela por ter saído de suas expectativas irreais
@@8789-v1u amg, leia o livro que você vai ver as atitudes saudáveis do Dorian Gray 😘😘😘
No contexto do livro, a personagem sofre SIM de um male gaze por parte dele, mas acho que já deu de falar disso, veja o filme leia o livro, enfim, se informe um pouco sobre a história e daí sim venha me criticar por ter feito uma análise de um ponto bem específico, caso você não concorde
Que informação interessante! Essa seria uma obra interessante de se analisar :)
@@lauralua_ nossa, eu gosto MUITO desse livro e de todo o contexto em que ele foi escrito ksksksk, então para mim seria muito legal ver um vídeo sobre no seu canal.
Seus roteiros e sua dicção são simplesmente perfeitos, então sei que caso você fizesse um vídeo falando sobre "O Retrato de Dorian Gray", com certeza não iria decepcionar ☺️
@@lauralua_ meu livro favorito! Amaria uma analise
7:05 eu estou chocada pois acabou de cair a ficha pra mim! Sou fotógrafa e durante o curso os fotógrafos da minha sociedade tinham uma supervalorização do nu artístico na fotografia, eu ia na onda de achar bonito, profundo... Depois por uma questão religiosa comecei a ser incentivada a não enxergar dessa maneira e vivo ponto de vista de Deus, e por mais que eu aceitasse isso, eu não entendia isso, eu ainda concordava no meu coração que era lindo... Até agora, em perceber a quantidade de nuances que se passa nessa construção do nu artístico dentro da fotografia e como ele é encarado de uma forma crítica pelos fotógrafos, realmente tem muito mais por trás, vejo as falas daqueles homens, senhores q exaltavam o nu e de quanto dessa simbologia tinha em suas opiniões... Isso é bizarro! Na verdade, minha própria mente é bizarra! Vou começar a analisar de forma diferente esse tipo de expressão... Também, agora tudo faz real sentido e eu posso ENTENDER.
você falou tanto, e foi tão necessário. a sociedade está sujeita, mesmo que involuntariamente, ao machismo, a objetificação de uma própria pessoa, de uma mulher. estamos fadados a seguir isso e presenciar em nosso dia a dia.
Um ponto!
Foi o homem também que criou a "friendzone", o que não existe.
Se você foi legal foi pq quis?se tinha intenção a mais,as mulheres não eram obrigadas a retribuir a malícia, o homem que lide com a rejeição e frustração
(E mais! Amigos devem ser legais com amigas, é o mínimo,não precisa de recompensa,orás)
Rejeição é um processo natural.
e homem não aceita tão bem...,muitos
só olhar os " Nice Guy"
eles basicamente acham que a mulher só deve ser tratada minimamente bem se for retribuir com sexo, e ainda conseguem a façanha de se achar vitima nessa situação.
Tem razão num ponto: que a mulher não deve nada.
Porém, porém... homem não deve nada para mulher nenhuma, também. Não custa lembrar
Junto con esse conceito bizarro, o brutal e romántico meio que andaram lado a lado, como o canib4lismo, onde sempre é representado de uma maneira romántica, sexu4l e sempre brutal, de certa forma. As pessoas que cometem, em certas midias, são representadas como pessoas tão elegantes e misteriosas. Isso me incomoda
Silêncio dos Inocentes o psicopata é um personagem amado para quem assistiu o filme.
@@alineesmero6646 na série, Hannibal é retratado de forma estranhamente sedutora mano
@@kitt3ncooki33Porque o mal, que era o que ele representava, é sedutor, ora essa.
@@dimitrivegas6258assisti um filme onde a moça se apaixona pelo canibal que sequestrou ela
@@dimitrivegas6258esse filme é doente 🤢
Eu nunca tinha achado um canal brasileiro desse estilo e NOSSSSAAAA QUE OBRA DE ARTE PERFEITA!!!
Tem outro canal brasileiro que acho que pelo menos pra mim tem análises tão profidas com obras de culturas tão profundas quando chama "o intermediador"
no livro brasileiro "Noite na Taverna" um classico ultra romantico/gótico de Alvares de Azevedo, a exploração desse campo da "beleza da morte feminina" é extremamente explícita como um fetiche mesmo. como se na morte a mulher alcançasse o auge da pureza e feminilidade, totalmente vulnerável. é dificílimo ler o livro justamente pelas partes detestáveis de n3crof1lia etc...
Fui obrigada a ler esse livro no Ensino Médio, li com desprezo kk mas n lembro dessas partes de necrofilia
Todo dia me bate uma tristeza desde que percebi que a minha existência é um acessório e extremamente passageira, sempre vista como um pedaço de carne e com data de validade, queria poder enxergar as coisas com bons olhos novamente mas só me vem a realidade na cabeça
Me sinto da mesma forma, sinto que uma parte da minha depressão vem por causa do meu gênero. Sou mulher cis mas as vezes desejo ter nascido como homem.
A vida sem Deus não tem sentido
@@VelhaRaposa Isso não tem nada a ver com Deus. Tem a ver com a injustiça de como as mulheres são tratadas neste mundo. Até mesmo na bíblia mulheres não tem espaço.
@@moonamoonz Tem espaço sim, o pastor Rodrigo Silva fala do assunto, pesquisa ai no yt q tem video
assim é a vida. Conforme-se
Sempre me impressiona o quão profundo e embasado é seu olhar sobre as coisas, e como isso se traduz num discurso organizado e rico. Parabéns! O único canal brasileiro que iguala a qualidade do seu conteúdo é da senhorita Bira. Espero que alcance cada vez mais gente!!!
Muitíssimo obrigada, Priscilla, significa muito 🤍
essa make ficou super fofinha, combinou demais com o tom de rosa da roupa e o arquinho. arrasou diva
🥰
Em velozes e furiosos "desafio em tokyo" (filme direcionado pra o masculino) tem uma cena bem no comecinho, onde o prota, sean, propõe uma corrida a seu colega de escola. Nessa aposta ele diz que quem ganhar fica com o carro do outro, mas seu adversário diz que não quer pq o carro de sean está um lixo. Estão a garota(namorada do colega de sean) propõe que ela seja a recompensa e nenhum dos dois discorda. Outra personagem fenina do filme é neela, namorada de seu rival, que depois se torna par romântico de sean. Durante o filme vemos como neela esta sempre entre os dois de forma simbolica e possessiva, onde eles tem que competir pra ficar com a garota. Nenhuma delas é importante no filme são apenas retratadas cono trofeis e poder aos homen ao protagonista masculino.
Cara,vc merecia mais reconhecimento.❤
🥰
faz um vídeo sobre filmes antigos de ação e faroeste, onde a mulher só existe no roteiro como "deusa sex#al" do protagonista, e acaba sem motivo algum sempre usando roupas desnecessariamente provocativas, como uma forma de fetiche masculino. (isso quando não tem cenas de estr#po explícito e romantizado"
Também tem o tema de que existem filmes onde uma mulher jovem e bonita sem motivo aparente resolve se prostituir e se diverte com isso, assim romantizando a prostituição e parecendo que é algo extremamente simples de decidir fazer da sua vida, como se quem fizesse isso não ficasse com conflitos internos ou fizesse por necessidade.
Querendo ou não, nesses tempos isso era comum. Não é necessário desconstruir as obras que tentam ser fiéis à história.
@@nathaliamaria344as que entram por necessidade são a minoria. Usuárias de drogas, garotas sem alfabetização, pobres... De outro lado temos a imensidão da luxúria, mulheres que tiram 400 ou mais por dia e tem tudo que o dinheiro dispõe
@@Sr.Z-00 pesquise melhor, você está imaginando prostitutas de luxo, a realidade é a maioria se prostituindo pra ter um prato de comida e um teto minimamente confortável pra viver
@@nathaliamaria344sim, nessa questão de luxo, você está certa, só que as que passam necessidade são a minoria. Vejo essa realidade aqui mesmo, na própria vida real.
São três grupos. As de luxo, as comuns e as mais pobres.
A maioria são as comuns, que ficam na rodovia e ou em pontos de madrugada, outras em sites. Depois vem as mais pobres e acompanhantes
Eu tive a mesma sensação assistindo esse filme, mas não conseguia colocar em palavras. Vc é incrível
🥰
Laura, por que seu videos são tão perfeitos? Faz eu me sentir mal por não poder divulgala aos 4 ventos, mas se dependece de mim, você teria um programa na televisão em horário nobre
Hahaha, valeu mesmo!!
Laura ouvir você falar da personagem Ofélia da tragédia de Hamlet me fez lembrar um filme que é uma releitura da obra de Shakespeare onde a protagonista da história é a própria Ofélia. O filme que tem como título o nome da personagem conta a história através da perspectiva da Ofélia, não é uma obra fiel a obra original de Shakespeare mas acho ela incrível. Ouvir uma análise sua do filme com sua excelente oratória seria um dos melhores vídeos que existe em seu canal.
Link do filme no TH-cam:th-cam.com/video/C1Q6vl_3tMU/w-d-xo.htmlsi=XvVb-lMuQTMXZUrz th-cam.com/video/C1Q6vl_3tMU/w-d-xo.htmlsi=XvVb-lMuQTMXZUrz
Valeu pela recomendação, Lucas! Darei uma olhada :)
Verdade
Escrevi dois livros com protagonistas femininas e agora to com medo de ter projetado esse olhar nelas. Deu até vontade de fazer aquela revisão e fazer nova edição hahaha
Ótimo vídeo como sempre
Você ja chegou a publicar? Tem como eu ler de alguma forma? Gostaria de ver a visão de artistas independentes sobre protagonistas femininas pois ja tenho uma história de uma protagonista estruturada, só falta escrever mesmo. Se puder, seria ótimo conhecer suas obras
@@ErickMitadas esses dois em especial eu fiz publicação independente na Amazon. Os nomes deles são Erzebeth, e Todas As Cores de Bárbara, por Pablo G.D. Carvalho!
Fico feliz que tenha se interessado! ☺️
@@caodebune boa mano vou dar uma pesquisada. Da uma olhada na resposta que eu dei no comentário com mais likes que eu falo um pouco da minha visão sobre personagens femininas (não levei em conta as protagonistas, e sim personagens mais secundárias) em resposta a uma discussãozinha que o pessoal tava tendo lá
Vai ver quantos livros existem onde o par romantico da protagonista é um macho bonitão e idealizado... relaxa não se preocupa com isso.
Uau. Esse vídeo apareceu pra mim "do nada". Estou me sentindo com um bálsamo de cultura e inteligência. Que vídeo maravilhoso. Mais uma inscrita.
Assistindo "As Virgens Suicidas" , não deu, eu senti muito nojo e incomodo, simplesmente o filme era uma incógnita na minha mente. Agora compreendo!
Muito triste saber q muitos homens crescem sem nem ter noção do quão problemático isso é, já q pre entender isso, é preciso sair da própria zona de conforto (ou privilégio), ter empatia e enfim refletir sobre o assunto. Por isso q vídeos como esse são tão importantes, se as pessoas n furam suas próprias bolhas, q mais alguém fure.
Não existe privilégio masculino
@@Canal_Abandonado_0923( vc tem que avisar isso pra 99% da população masculina pobre que tem uma esposa para dividir as contas e assumir o trabalho domestico e o cuidado dos filhos sozihha. Eu adoraria que as fanfics vitimistas de vocês fossem verdade e que as mulheres só aceitassem se relacionar com homens caso fossem muito bem pagas para isso. Mas a realidade da maioria esmagadora é de mulheres sendo exploradas por pobre e chamando isso de amor.
Este é o primeiro vídeo seu que assisto, e posso dizer que fiquei impressionada com sua dicção e inteligência. Parabéns por ser tão eloquente e coerente!
Conheci recentemente o canal e já maratonei tudo, o roteiro é muito bem produzido, assuntos profundos e complexos sendo tratados com tanta simplicidade ao mesmo tempo em que enriquece... Parabéns Laura, arrisco a dizer que você é uma das melhores criadoras de conteúdo dessa plataforma ❤
Muitíssimo obrigada!
Amo quando entro no YT e tem vídeo novo da Laura
Toda vez que eu tô em uma crise de ansiedade ou passando por um momento de reflexão, eu gosto de fingir que a Laura tá narrando a minha vida como se fosse um filme. É estranho? Sim, mas terapêutico! Me faz pensar melhor, às vezes é preciso ter uma visão de terceiros para você ter uma boa noção do que está fazendo.
Amei esse vídeo! Agora entendi porque detestei esse filme, achei tão triste que fiquei enjoada... Amei principalmente o fato de você não rotular nada como machismo! Isso foi genial e deixou o assunto limpo e simples, como deve ser.
acabei de conhecer seu canal! gostei demais menina 🫶🏼🫶🏼 já aproveito pra deixar minha sugestão... o que diria do novo filme de sucesso indicado ao oscar POBRES CRIATURAS e sua relação (pelo menos em parte) com o male gaze? não assisti ainda, e só vejo elogios, mas a unica parte q me deixa com o pé atrás é o fato de haver aquele clichê bizarro: a menina super inocente pq "nasceu ontem" mas no corpo de mulher q se expõe à sexualização. me incomoda muito, mas n tem ngm falando sobre isso nas críticas
Pelo que entendi é literalmente um bebê, eu acho que a crítica deveria falar sobre o fato literal de ser um bebê no corpo adulto. 😅
Amg, eu sinceramente não recomendo se você tem gatilhos com abuso. Como disse em outro comentário, fui convidada por uma amiga e aceitei, mas não sabia doq se tratava e muito menos que o filme foi feito pelo Yorgos (que dispensa comentários). Chorei a sessão inteira e o sentimento de mal estar persistiu. Vi pessoas falando tão bem e me questionei “Será que o problema sou eu?”. Durante horas tentei encontrar a mensagem ‘feminista'’ que tanto diziam ter no filme.
Bella é usada por todos os homens ao redor dela da pior maneira possível, e ela nunca se questiona ou contesta os abusos sofridos. Acredito se o filme fosse na visão feminina, teriam vários questionamentos sobre pautas femininas como pelos, menstruação, gravidez etc. Mas não, é apenas o ato violento que agrada o olhar masculino.
Emma Stone estar como produtora não tira o fato do filme ter male gaze sim! Pra mim foi apenas uma desculpa de ‘ei, não é machista, foi uma mulher que fez’, sendo que era apenas ela em uma equipe com mais de quatro homens. E pelas falas da própria Emma, aparentemente oq ela defende é o famigerado ‘feminismo’ liberal. Pra mim é repugnante a Emma Stone e o Mark Ruffalo que são pais de meninas e dizem tanto lutar contra o tal machismo aceitarem um filme podre mascarado de liberdade. Sim, eu até compraria a narrativa 'filosófica' do filme se o tal não fosse totalmente dirigido e escrito por homens, e principalmente, por Yorgos que parece amar assuntos pedófilos e retratar as mulheres como ingênuas.
Basicamente, a descoberta da mulher gira em torno de sexo? E pior, o sexo da visão masculina. Além do mais a única forma da Bella ganhar dinheiro é se prostituindo, e o pior, ela transparece amar, como se várias mulheres não fossem forçadas a se prostituir. O pessoal diz que o filme seria uma sátira, então tudo faria sentido, mas o próprio Yorgos disse não há nada feminismo ali, o que ele queria na verdade é acabar com o ‘puritanismo’ de Hollywood, em outras palavras, ele ter o direito de fazer os filmes dele repleto de pedófilia e abuso sem ser processado. E pasmem, ele conseguiu! O filme possivelmente ganhará o Oscar com sua ‘filosofia’ e ‘metáforas’ mastigadas que ‘fazem’ uma ‘crítica contra’ a sociedade patriarcal, justificando as duas horas e meia de puro abuso sexual e pedófilia no filme.
Em minha opinião foi apenas um: ‘Como podemos fazer um filme de duas horas com a Emma Stone pelada sem sofrer hate?’. Me senti muito mal dps do filme e ainda não consegui esquecer, além dos gatilhos de abuso, a personagem Bella tem trejeitos de pessoas com TEA, e os outros zombam a chamando de ‘retardada’ entre outras coisas, oq me incomodou muito pois sou autista e sempre as pessoas nos vêem como alguém ingênuo e fácil de se tirar proveito.
Desculpa o texto grande, mas esse filme passar como uma mensagem feminista me dói muito e ver as pessoas aplaudindo isso me corrói por dentro :/
(Detalhes: Todo mundo elogiando o filme supostamente ‘feminista’ mas criticaram horrores Barbie. E o irônico também é que o coadjuvante era pra ter sido o Leonardo DiCaprio mas ele recusou SKKSKSK.)
@@TaekookvConcordo com vc,aliás no seu último comentário eu tbm acho irônico,pq Barbie tem várias pautas femininistas e melhor eu diria.
O machismo é isso, ele está solidamente enraizado, formando pequenas veias que é até difícil de identificar, mas essas nuances no comportamento social e na arte resultam em todas as pequenas e grandes dificuldades que as mulheres passam nessa sociedade. Parabéns pelo vídeo muito bem feito
Analisando o filme, percebi um fato que me deixou pensativo durante toda a narrativa e relata como as irmãs eram semelhantes uma a outra e até como era difícil notar uma a outra. Em determinada cena, os meninos estão lendo o diário da Cecília, em que comenta sobre como Mary havia perdido um dente e havia colocado outro que poderia ser retirado. Posteriormente, após a cena do Trip ir olhar Tv com a família Lisbon. A cena do beijo no carro do Trip nos leva a crer que Lux foi quem o beijou. Entretanto, após a menina ir embora, ele tira de sua boca um material não muito identificável por conta da fotografia do cena. Além disso, a roupa vestida por “Lux” é diferente ao qual vimos ela mesma na cena anterior. Isso me leva a crer que a irmã que beijou Trip aquela noite foi na realidade, Mary.
Fiquei pensando sobre isso e não consegui chegar a conclusão do porquê Sofia Coppola colocaria essa cena tão específica no filme. Será que seria alguma crítica de que os homens na realidade não notavam q diferenças das irmãs e as viam apenas como uma pessoa?
Mds, que vídeo!! Parece um documentário, mas curto e dinâmico. Amo suas reflexões e análises♡ Não pare nuncaaaa
🤍
Sua eloquência é simplesmente viciante.
meu deus, você fala tão, tão bem. você é muito linda e tão elegante. eu estou encantada com a forma como você desnudou essa faceta sociológica acerca do filme. 💌
Fico feliz que tenha gostado! :)
mais uma vez arrasou com o tema Laura, vou colocar na minha lista de filmes para assistir, vc tá linda como sempre 🩷
Obrigada, Bianca!!
Assisti ao filme e o que mais me chamava atenção era justamente a beleza mística, fantasiosa e completamente irreal, teve muitos momentos que eu so dava risada pq era tão óbvio o sofrimento que elas viviam naquela casa completamente autoritária e mesmo assim eles ficavam se perguntando, "mas o que houve?" Sinceramente, o que você disse é apenas um fato, ninguém de fato se importava, Alisson dilaurentis mostrou isso quando virou um mito na cidade, "uma mentira é muito mais atraente do que uma dolorosa verdade " e isso é real, pouco importa o que aconteceu pq pra eles foi lindo.
Gostei muito da menção da Alison, tudo acerca dessa personagem me fascina.
Sim
Esse foi um dos melhores ensaios sobre male gaze que já vi! Um trabalho primoroso, Laura ♥ Espero que esse vídeo chegue em cada vez mais pessoas. Sucesso pra vc!
É a primeira vez que eu agradeço por um vídeo que me causou tanto incômodo (por conta do tema, tá? Sua explicação é sempre maravilhosa) Obrigada por falar sobre isso de uma forma tão clara, levantou muitas reflexões (e revoltas) por aqui
Menina, que vídeo MARAVILHOSO. Eu estudo isso e achei sua abordagem, referências e escolha de palavras simplesmente magistral! Parabéns
LAURA!!! veja a serie primal, e uma serie animada de 20 episodios (2 temporadas com 10 ep cada um), é do genndy tartakovsky e conta a história de um homem primitivo e um dinossauro fazendo amizade, é uma premissa boba e irreal, mas a maneira como eles interagem, as situacoes que sobrevivem e a ambientacao da serie são extremamente cativantes, eu recomendo que voce veja e traga uma pequena review que aborde justamente sobre as qualidades que eu mencionei. Amo seu conteúdo e adoraria que voce falasse sobre Primal, mesmo que seja um conteúdo que nao pareça semelhante com os outros conteudos abordados nos seus videos, mas fica aqui meu apelo!
Laura eu sou totalmente fanática por assuntos como esse , relacionados a isso o male gaze queria que se possível indicasse algo para ler ou intender melhor sobre esse assunto , acho muito difícil encontrar coisas sobre para ler sobre ou intender a fundo , o seu vídeo está deveras bom e me cativou muito a pesquisar mais sobre esse assunto ! 💕
Vc fala TÃO bem!! É mt satisfatório
Cara que vídeo INCRÍVEL eu estou simplesmente sem palavras, comecei a olhar de uma forma completamente diferente diversos produtos culturais que eu já consumi na minha vida. Esse vídeo foi simplesmente um dos mais importantes da minha vida eu estou completamente em choque
Primeiro video que vi e adorei,estava procurando canais nesse estilo por mulheres ❤
E esse tipo de escrita ainda é frequente nos dias de hoje, a mulher sendo apenas o prêmio, a conquista inalcançável, a garota perfeita... Amo filmes dos anos 2000 mas eu me baseio apenas naqueles com uma temática bem mais, como posso dizer... Com uma visão diferente do que ver uma mulher em um filme para ser escrita apenas como um tipo de fetiche.
(Ficou confuso? Sim. Desabafei? Claro)
Sim, e o foda é que por serem criadas com apenas essa perspectiva, as mulheres crescem se enxergando apenas pelo olhar masculino. É só ver esses filmes/livros de romance modernos (crepúsculo, after, através da minha janela, minha culpa...). A era moderna se gaba da suposta liberdade sexual das mulheres, mas ainda sim todo o prazer está submetido a uma visão masculina, sexo é o que os homens gostam. Às vezes isso chega a se repetir até em relações homoafetivas.
@@8789-v1u sexo é natural, a interação de machos e fêmeas, com o objetivo de fecundação é natural. A noção de homem e mulher, os papéis de gênero, e a forma como esses constructos interagem é construção social.
@@8789-v1uVc realmente n consegue enxergar o do pq a mulher "Ser o prêmio" ( Como vc msm disse), é algo ruim? Mds, mn!
Vc fala q o feminismo deturpou a ideia original das pessoas mas vc n percebe como a sua própria visão é deturpada da realidade q foi criada por sociedades q foram adotando sistemas patriarcais e extinguindo os sistemas matriaecais.
@@8789-v1umulheres não querem ser prêmio cabeção, só as burras com necessidade de aprovação
@@8789-v1uporra cara chato,vai pros canal redpill que vc vai achar gnt igual você,para de encher o saco
Finalmente uma brasileira falando do male gaze! Só vejo esse conteúdo em canais gringos, tem que ser um assunto mais debatido no Brasil
Amo a estética desse canal e o fato de que vc sempre faz uma produção visual que harmoniza perfeitamente com o tema
A ideia de que o encanto do relacionamento acaba após a relação sexual é completamente factível até os dias de hoje. Quantas meninas não ouviram da mãe para se guardar? Pois é, não era totalmente bobagem machista essa fala. A realidade é uma só, homens, por muitas vezes, sentem um "amor" muito grande por algo que eles ainda não tem, porém, depois de ter, esse amor acaba, como um filme novo que já não é mais tão especial. Isso ocorre principalmente com moças virgens
E devido a isso, como proteção, a mulher deve se guardar. É uma ilusão pensar que mulheres e homens respondem de igual maneira ao sexo. Mulheres são mais vulneráveis e a castidade é uma forma de proteção. A mulher quando não se guarda, acaba por incentivar esse comportamento desenfreado dos homens e colecionar traumas e decepções para si mesma. Não adianta fugir da realidade, as coisas são como são.
@@lydiaandrade4266Nossa essa é a desculpa mais idiota que eu já ve na minha vida pra obriga mulheres contra sua vontade ser puritanas,puro sexismo,óbvio homens e nossa estrutura sexista nunca leva responsabilidade disso só as mulheres,é triste ver mulheres que devem reprimi seus próprios desejos e experiências sexuais e preferências e não explora seus próprio corpos por teorias bosta como esse seu comentário,irmão acorda o mundo não é preto e branco,existe sim um fato de mulheres e homens pode agir assim de forma igualitária,ilusão e nega a realidade é vc agredita nessa porcaria achando que mulheres se guardando e sendo puritanas não vai geral esses mesmos problemas que vc citou,sendo que eu conheço VÁRIOS EXEMPLOS de mulheres que se casaram virgem e se guardaram,tendo várias frustrações emocional e sexual,traumas,decepção,arrependimentos por não ter aproveitado a juventude,e nunca tendo uma boa satisfação sexual com o marido,pra vc ter uma ideia tem mulheres que são CASADAS que nem sabe e nunca tiveram orgasmos nas suas relações sexuais,tem mulheres puritanas que tem mais esses problema que mulheres que são ativas na vida,eu sou puritana contra minha vontade deste os 20 anos,então vai por me eu sei do que eu tou falando,então não vem com esse papinho misógino.
Isso é machismo queridona,isso é consequências da estrutura sexista da mentalidade dos homens que ver a mulher incocientimente as vezes como propriedade sexual,fazer alguém ser puritano contra sua vontade mais prejudica do que ajuda,e tenho MUITOS EXEMPLOS e até dados.
@@lydiaandrade4266Que desculpa esfarrapada pra justificar mulheres ser puritanas contra sua vontade,Óbvio nunca é culpa da estrutura sexista que por consequências fazem homens que atribui esses comportamentos problemático de ver a mulher como "propriedade sexual",não que isso,a culpa é da mulher por ter sua liberdade sexual,é cada uma viu,ou idiota quem tá negando a realidade e agreditando nessa ilusão que vc descreveu no seu comentário é vc próprio,pq sim existe fatos de mulheres e homens ser tratados por igual,vc acha mesmo que mulheres ser puritanas e tendo sua castidade contra sua vontade não vai ter esses mesmos problemas que vc citou?vc é muito ingênuo,eu conheço VÁRIOS EXEMPLOS(e eu sou uma delas)de mulheres que casaram virgem e se guardaram pra se "proteger" tendo traumas,frustrações emocionais e sexual,decepção,reprmição,arrependimentos de não ter aproveitado a juventude ou ter casado cedo,desinteresse com o parceiro no casamento,mano tem mulheres que são CASADAS que nem sabe e nunca tiveram orgasmos nas suas relações sexuais,tem mais mulheres puritanas com esses problemas do que mulheres ativas sexualmente,então inventa outra desculpa pra sua misoginia.
@@lydiaandrade4266Nossa essa é a desculpa mais idiota pra justificar mulheres ser puritanas contra sua vontade,puro sexismo,óbvio nunca é culpa dos homens e da estrutura sexista que trata a mulher como propriedade sexual,ou idiota mulheres e homens podem sim ser tratados como iguais,isso que vc citou o que mais tem é mulheres puritanas e que guarda sua castidade(e eu sou uma delas)contra sua vontade tendo:traumas,reprimisão,frustrações emocionais e sexuais,arrependimentos de não ter aproveitado a juventude ou ter casado,decepção,desinteresse pelo parceiro,tem mulheres que são CASADAS que nem sabe e nunca tiveram orgasmos nas suas relações sexuais,quem tá negando a realidade e acreditando nessa ilusão que vc descreveu é vc próprio,tem mais mulheres puritanas com esses problemas do que mulheres ativas sexualmente,então inventa outra desculpa pra sua misoginia.
A descrição que você me dêu me lembrou de uma tipo de comunidade aqui perto onde a maioria são pessoas loiras super puritana de um nível que as garotas só usam longos vestidos.
Dever ser triste a vida delas,eu tbm sou puritana contra a minha vontade a única diferença que não sou loira.
Onde é?
@@felipelima8261 cara estranho
@@RaquelRodrigues-pw8yw
Você é puritana obrigada, pelo jeito vc é menor de idade e ainda é sustendada pelos pais.
Se preocupar não assim que tu acha um homem que tu achar que ele vai te sustentar tu larga tudo para transar com ele talvez ele seja um merda e tu só será mais uma mulher que ele dormiu aí tu vai enfiar o pé na jacá e ter vários parceiros mas relembrando tu só vai sair da vida de puritana se não ser mais sustentada pelos pais tem pai e mãe que aceita uma filha com vida sexual ativa em sua casa mas como sua família é puritana talvez eles te expulsem de casa😂😂😂
Meu sonho ser puritana
Amo ver seus vídeos Laura, além de uma oratória impecável (cuja mesma imagino prover-se de um intenso treinamento) seu sorriso ao longo do vídeo é encantador!
Suas análises e divagações são apaixonadamente reflexivas reunindo dois universos que eu amo, a arte e filosofia!
a dicção dela cara... prendeu minha atenção do inicio ao fim! EXCELENTE conteúdo! +1 inscritA
Você fala tão bem, com tanta eloquência. Amei seu canal, já me inscrevi!
E eu li o livro e vi o filme e gostei bastante, mas senti algo estranho que não sabia o que era e agora depois de ouvir tudo que você disse eu entendi o que eu senti.
Esse vídeo merecia um Oscar! Não sei para qual categoria (talvez TODAS elas)!!
Ah, que gentileza a sua! Muitíssimo obrigada pelo carinho 🥰
Que vídeo incrível! Acabei de te conhecer e já digo com segurança que você tem uma das melhores construções de vídeo na internet. Seu roteiro é simplesmente lindo, você fala com uma dicção perfeita e forte.
Descobri seu canal hoje, estou encantada! Obrigada pelo conteúdo!
É triste como existe muito pouco conteúdo pra mulheres. Mesmo se for dirigido por uma mulher, ainda sim muitas vezes é para o olhar masculino, pois a mesma não tem permissão de criar algo pro público feminino ou se sente culpada por fazer. Todo mundo dessa época foi criado com filmes apenas pra o olhar dos homens. Felizmente já estão acontecendo algumas mudanças, e mulheres já tem um pouco mais de espaço, mas ainda não é o suficiente. Espero que continuamos progredindo pra um mundo onde mulheres são vistas como ser humano, e não um objeto.
Mulheres nunca foram vistas como objeto desejo e sexualização são diferentes de objetificação
mds eu te admiro tanto, sua forma de falar é uma inspiração pra mim, obrigado por produzir esse conteúdo incrível
Recém descobri seu canal e eu já AMEI você e as pessoas nos comentários ❤❤
Que vídeo espetacular! Como o TH-cam não me recomendou este canal, antes?
Muito feliz em conhecer o canal, que vídeo maravilhoso de bom. Não me lembro de ter visto uma análise tao profunda sobre o male gaze em lugar nenhum
Muito obrigada, Paulo! Bem-vindo :)
Muito obrigada por ter atendido as minhas preces, o vídeo tá incrível, como sempre 💓💓
Realmente, durante toda a história do cinema houve essa predominância masculina nas narrativas. Mas no caso do Hitchcock, quem escrevia os roteiros era sua esposa Alma. Todo mundo que já leu uma biografia do Hitchcock sabe que ele não tomava nenhuma decisão sem consultá-la. Claro que ele tinha autonomia como diretor e a palavra final sempre era dele, mas a esposa roteirista teve um papel fundamental na criação desse clima hitchcockiano, que até hoje é genial em muitos aspectos. Penso que, no caso do filme Virgens Suicidas, se a narração fosse feita do ponto de vista das meninas, ou de uma delas, ou de uma outra mulher, o filme estaria mais próximo de uma proposta existencialista, teria um clima mais melancólico, seria uma coisa mais Bergman, seria uma drama psicológico barra pesada. Mas a intenção não era essa. Como a história é narrada por homens mais velhos lembrando fatos da juventude, a narrativa (que tinha tudo pra ser densa e angustiante) ficou mais "leve e poética". E mais falsa também, mas foi uma escolha deliberada da direção.
É necessário apontar essa predominância do olhar masculino no cinema, e todas as consequências negativas que isso acarretou, por outro lado, dentro dessa perspectiva, sobra bem pouca coisa, porque a maioria dos grandes diretores e produtores ao longo do século XX foi composta por homens e quase que a totalidade dos maiores filmes de todos os tempos foi feita sob a perspectiva masculina (Poderoso Chefão, Chinatown, Casablanca, Blade Runner, Cidadão Kane, Sunset Boulevard, O Falcão Maltês (e todos os filmes Noir dos anos 40 e 50), Amarcord, Era uma vez no Oeste, Taxi Driver, etc...) Mas isso foi resultado de um processo histórico e acredito que a tendência é haver cada vez mais filmes que mostrem olhares femininos sobre questões atuais.
Gostei, muito nojento e problemático esse tema. Não sei porque lembrei de um caso hediondo recente de uma gravação de um curso para futuros policiais em que um cara falava sobre necr0f1li4 em relação a um cadáver de uma mulher atraente aos seus olhos e todos riam 🤮
vídeo maravilhoso e necessário. Tenho discutido muito sobre isso ultimamente e não sabia da existência do termo ''Male gaze''. Me incomoda muito a forma como as mulheres são retratadas em muitas obras, como as personagens em filmes/séries são objetificadas. Obras feitas por homens e para homens. Eu já tô tão cansada disso.
As obras são feitas por homens e para homens... e nós, em sua maioria, vemos mulheres como objetos sexuais, tudo simples, direto e objetivo... que as mulheres produzam obras para mulheres e ponto final!
@@luizeduardogomespinto5599difícil é encontrar alguma obra feminina boa. Tem até as próprias mulheres que não gostam de ver
Conheci a pouco dias seu canal e seus vídeos são excelentes.
seu video ficou incrível, contexto histórico impecável, adorei a maneira como você apresentou o tema, parabéns! ✨🌼
Eu senti exatamente isso quando assisti Blade Runner 2049, fiquei tão mal e incomodada pela forma com que as personagens femininas eram apenas retratadas como "coisas", umas eram objetificadas (como na cena do "you look lonely, I can fix that" ou algo assim), outras morriam e não tinham personalidade ou história alguma ou apenas serviam como um empurrão para o personagem do Ryan Gosling fazer o que deveria ser feito. Me chocou TANTO que quase ninguém viu aquilo da mesma forma que eu enxerguei o rumo que a narrativa tomava, tanto que abandonei o filme faltando 30 minutos para acabar, sinceramente não estava aguentando mais assistir aquilo, foi uma tortura psicológica para mim
acho que nesse caso foi proposital, tem até uma cena onde a moça ruiva fala que ele não gosta de garotas "reais"
@@niuonMDS que doce, fresco
Fraca
Tô apaixonada na forma que vc explica, que comunicadora incrível
o male gaze pode ser visto na obra ´´declinio de um homem`` do Osamu Dazai, quando o protagonista Yozo fica obsecado com a Yoshiko,uma garota de 17/18 anos.O Yozo projeta nela uma inseguança dele,quando ela apenas advertia ele sobre beber muito,ele apenas via nela uma garota virgem.´´A expressao de Yoshi-chan,entretanto,era a de uma moça que ainda não havia sido maculada por ninguem``.´´A virgindade imaculada é algo tão precioso. Eu nunca dormi com uma moça virgem,mais jovem que eu.Vou casar com ela``E quando,mais tarde, ele se casa com a Yoshiko,e a garota é molestada por um comerciante, ele não faz nada.Ele não reage.Simplismente trata isso como algo normal.A confiança dele que foi traida, e isso era o que mais lhe incomodava, e que lhe tirava as noites de sono.
Cara bizarro.....não sabia que meu personagem favorito de Dazai era inspirado nesse cara.
fiquei muito incomodada com algumas partes do filme “pobres criaturas” e encontrei a seguinte tradução do meu incômodo:
Com o seu filme, Lanthimos elucidou uma das grandes perguntas que tenho me feito desde que reli o clássico de Mary Shelley:
"se o monstro de Frankenstein fosse uma mulher, ele seria abusado, prostituído e encontraria um suposto empoderamento após tudo isso?". Hoje sei que a resposta seria "sim", pois temos Bella Baxter.
Afinal, em uma sociedade pautada na ordem patriarcal, a ingenuidade feminina encontra muito mais violência do que açúcar.
(@vulvanegra)
Como eu não conhecia esse canal? Muito incrível 😮 sério 👏👏
Que vídeo espetacular, adorei tua forma de contar histórias
seu conteúdo é incrível!! amo seu trabalho, vc é demais🦋
Tem uma dicção e clareza incríveis,já pensou em fazer áudiolivros?
É realmente diferenciada,não duvido ouvi-la numa Alexa ou outra amiguinha logo menos kkkkkk.
Cai de paraquedas nesse vídeo, mas já agradeço ao algoritmo. Que comunicação eficaz e enriquecedora! Parabéns pelo conteúdo 🙏
Parabéns por mais um video impecavel Laura,muito interessante e explicado de maneira didática como tem que ser👏🏻
Obrigada pelo caprico,tudo de bom pra ti❤
Acabei de conhecer o canal, e que video maravilhoso! Sua narrativa e voz são excepcionais.
Muuuito obrigada!!
eu fico conversando com a laura enquanto assisto o vídeo que nem uma maluca, então não sei ao certo qual, de todas as ideais que tive durante o vídeo, compartilhar
então tá aqui um comentário para ajudar com o engajamento. :)
Gostaria de uma análise sobre "pobres criaturas". Vi alguns comentários falando sobre o filme conter Male Gaze.
querida, acho que vc vai amar teresa de lauretis, "the gender tecnolody" e "alice doesn't" vão bem a fundo na construção aparática em que esses dispositivos florecem. dps de ler dá até um nervoso assistir qualquer coisa passando na televisão.
Anotado :)
Amo seus vídeos! Muito obrigada por seus vídeos! É de uma profundidade incrível! Você deveria ter mais reconhecimento!!
Laura, que vídeo maravilhoso!! Como você contextualiza e explica muito bem! Fiquei pensando na Capitu desde o começo do vídeo e você a citou no final, foi perfeito rs Amo os seus vídeos e admiro a sua sabedoria! Agradeço muito pelo seu canal existir! Vim aqui por causa do clipe da banda "The Last Dinner Party". Tô viciado nesta banda! Obrigado mais uma vez.
Q video fantástico! Te descobri agora e ja virei fã
Sou escritor e seus vídeos servem de base para que eu possa criar personagens femininas mais reais e distantes desses estereótipos e conceitos tradicionais.
pqp... lamentável o seu comentário... espero que essa mentalidade, pelo menos, te ajude a pegar algumas mulheres por aí
@@luizeduardogomespinto5599 no alto de sua ignorância você não entendeu nada que eu escrevi. Sou escritor e por sinal não sou feminista como talvez você tenha pensado que eu fosse.
Quanto a "pegar mulheres" eu estou mais interessado em me edificar como homem, familiar, amigo e profissional, as mulheres não estão em minhas prioridades, quando eu quiser uma mulher vou atrás se não estiver com preguiça, pois boa parte das mulheres atuais são um porre e raras mulheres me atraem num contexto mais amplo. Homem que vive em função de desejos primitivos não passa de um macaco falante, e para a minha sorte já evolui e me tornei um humano pensante.
@@luizeduardogomespinto5599lamentável é você que quer permanecer na ignorância.
"pegar?"
Que palavra ultrapassada
mona! Estamos em 2024
Se atualize, parece um velho boomer nojento😊
Isso é ótimo!!
sucessos para seu livro ❤
tenho certeza que suas personagens vai inspirar muitas leitoras e escritoras também!!
@@VitarinCess2C eu escrevo para homens, mas é importante saber como retratar mulheres de uma forma mais madura e realista evitando clichês e conceitos arcaicos.
ai seu conteúdo é tao bom. eu estudo artes visuais e ja to no quase no final, perdendo um pouco de interesse pela arte.
Mas seus vídeos me fazem voltar a gostar de estudar arte❤
Que bom ler isso, Sky!
A sua risada no minuto 5:35 kkkkkkkkk, certeza que não teve uma mulher que não deu no mínimo um sorriso de canto kkkkkk
Achei o seu roteiro incrível, sua dicção maravilhosa, que vídeo! Adorei conhecer o seu canal hoje, já vou começar a maratonar 😊
foda! mto boa a analise, fiqei com vontade de ver o filme sob esse olhar critico
Não costumo ver filmes, mas achei o vídeo muito interessante.
Laurinha te acompanho do tiktok e sempre me impressiona a sua didática maravilhosa, parabéns!
Laura, acho que seria incrível um vídeo seu sobre a análise de Encontros e Desencontros(tbm da Sofia Coppola)
acho que a ideia mais assustadora de tudo isso, é como as representações em que nós mulheres conseguimos ter identificação normalmente não são vistas como algo tão "agradável" para os homens. imaginar que, ao menos na maior parte das vezes, somos tidas como apenas um objeto de desejo em especial em uma situação de uma dita pureza e vulnerabilidade é chocante
Quando são desejadas, se sentem objetos. Quando são rejeitadas, reclamam.
@@Sr.Z-00 Amigo, todo mundo gosta de ser desejado independente de gênero, porém muitos homens não sabem a diferença de desejar uma pessoa e objetificar ela. Acredite ou não, existe sim uma diferença.
eu confesso... mulheres que não são do meu círculo familiar ou de amizades longas eu objetifico 100%. Para mim, todas as mulheres que vejo ou conheço por aí, e que eu julgue atraentes fisicamente, são objetos sexuais, não tenho o menor interesse em saber nada sobre aspectos de personalidade ou características subjetivas das mesmas, só penso em "consumi-las" sexualmente, e me importando somente com os meus desejos (ressalto que não obrigo e não constranjo ninguém a fazer nada)... e não vejo absolutamente nada errado nisso. Assim é a vida, assim são os homens e assim são as mulheres!
@@luizeduardogomespinto5599fiquei em choque ao ler isso
@@luizeduardogomespinto5599Uau...,olha o friozão bambam uau
Laura tu és tão linda , minha inspiração 😊💗 , amo o seu jeitinho de falar e como tu contas as coisas amo o teu canal , um beijinho de portugual 😘🇵🇹
Muito obrigada pelo carinho! Beijos!
@@lauralua_ 😭💗💗