COMO EU CONTROLO A MINHA GAGUEIRA? | Amanda Medeiros
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 5 ก.พ. 2025
- INSCREVA-SE NO CANAL _ bit.ly/inscreva...
⇉ Assine a NEWSLETTER _ bit.ly/RecebaDi...
SITE _ www.amandamedei...
FACEBOOK _ / amandamedeirosconsultora
INSTAGRAM _ @CdEAmandaMedeiros
FALE COMIGO _ amanda@amandamedeiros.com
►► Minha história com a gagueira _ bit.ly/Gagueira
►►► Livros que me ajudam (e ajudam) no controle da gagueira
The How-to Guide to Control Your Stuttering | Bourdin LeBock
Speak Without Fear: A How-to-Stop-Stuttering Guide | Will Clark
Stuttering: A Self-Help Guide | Mylott M.S. CCC-SLP
Out With It: How Stuttering Helped Me Find My Voice Paperback | by Katherine Preston
From Stuttering to Fluency: Manage Your Emotions and Live More Fully Paperback | by Gunars K. Neiders Psy.D.
►►► Depoimentos do escritor, José Saramago
"O meu problema foi, e continua a ser, o tartamudeio, a gagueira. Aqueles que gozam da sorte de uma palavra solta, de uma frase fluida, não podem imaginar o sofrimento dos outros, esses que no mesmo instante em que abrem a boca para falar já sabem que irão ser objeto da estranheza ou, pior ainda, do riso do interlocutor. Com a passagem do tempo acabei por criar, sem ajuda, pequenos truques de elocução, usar os bloqueios leves como pausas propositadas, perceber com antecipação a sílaba onde irei ter dificuldades e mudar a construção da frase, etc. Curiosamente, se tiver de falar para cinco mil pessoas estarei mais à vontade do que a falar com uma só. Salvo em situações de extremo cansaço nervoso, hoje sou capaz de controlar adequadamente o meu débito verbal. A gagueira, no meu caso, passou a ser uma pálida sombra do que foi na infância e na adolescência. Aprendi à minha própria custa."
Tem vídeo novo no canal sobre gagueira: bit.ly/GagueiraYT2
Eu queria gaguejar igual vc .
Eu agora além de gago tô ficando invejoso😁
@@homemsigma.brasil q
@@homemsigma.brasil qq
@@homemsigma.brasil qq
@@homemsigma.brasil q
Olá, sou gago, e minha principal dificuldade era falar ao telefone, hoje gosto muito de falar.
O truque é trocar palavras, busquem conhecê-las.
Sofria muito só de pensar em apresentar trabalhos na faculdade. Mas, com o truque de respirar e trocar palavras, deu muito certo. Não desistam, encarem o desafio e me contem se deu certo.
Falar devagar/ observar o plural /respirar corretamente / articular as palavras. E estar siente dos movimentos do corpo ao falar . Seguindo essas regras ajuda bastante.
Obrigada por compartilhar dicas tão preciosas. Parece simples, mas sem dúvida deve fazer TODA diferença.
Exato
@@Anndree1000 lindo
Amanda achei mto bons seus vídeos abordando este tema. Sou gaga desde criança, e no meu caso é genético. Já cheguei a ir em um fono, porém tive experiências ruins, pois não soube como lidar com meu problema. Então estou tentando controlar sozinha, mas eu percebi que meu estado emocional, e também depende da pessoa que falo a minha gagueira piora ou melhora. já passei por mtos momentos constrangedores, eu PRECISO Realmente mudar isso em mim. Faço faculdade, e sempre que vou apresentar um trabalho eu sofro MUITO. No meu trabalho riram de mim enquanto falava no telefone enfim ... parabéns pela coragem, é bom sabermos que não estamos sozinhos !!!! obrigada
Luana, entendo exatamente do que você está falando. Meu estado emocional também influencia demais... mesmo hoje que já consigo me comunicar melhor. Não é fácil, né? Mas com o tempo a gente vai descobrindo maneiras de conviver com a gagueira. Bjs e boa sorte!
Luana Oliveira tamujunto tanbem sofro desse mal
aí, meninas... sofro disso tb! e isso diminui tanto a minha estima que me limita. tenho duas faculdades, mestrado, quero mais pra mim... mas a gagueira é algo muito limitador. Obrigada por esse vídeo, amanda
Rachel, acho que a gente merece mais, né? Já perdi tanta oportunidade por ter medo de gaguejar na hora importante que não quero mais viver com esse arrependimento. Vai com tudo e brilha!!!
Também sofro com isso. Esses dias mesmo fui apresentar um trabalho na faculdade, e tiveram dois momentos em que eu gravei e gaguejei. Minha vontade era de sumir!
Parabéns pelo vídeo.
Tenho 29 anos e gaguejo desde a infância. Vou compartilhar a minha teoria sobre a gagueira de desenvolvimento (que é o meu caso e da maioria das pessoas que gaguejam), mas gostaria de deixar claro que não sou médico nem fonoaudiólogo, apenas uma pessoa com a própria experiência de auto-observação e de passar por diversos fonoaudiólogos com as mais diversas abordagens.
É praticamente unânime, entre as pessoas que gaguejam, relatos de não gaguejar ao falar sozinho, com um animal ou uma criança (bem pequena). Eu mesmo tenho o hábito de “palestrar” sozinho para treinar antes de falar em público, ou antes de uma reunião de trabalho. Durante esses momentos de fala espontânea, porém sem qualquer ouvinte, não há a presença da gagueira. Ou quando há, menos de 1% do que se expressa em uma situação de fala comum.
Percebo que ao falar sozinho, não apenas a fala é totalmente fluente, como também o pensamento “flui” muito melhor, sendo possível dizer todas as palavras que estão em minha mente, sem qualquer dificuldade.
Basta adicionar um ouvinte na situação descrita acima, que o “processo” da gagueira se instaura. Não porque eu não tenha coordenação motora para produzir todas aquelas sílabas, e não por quê eu tenha um processamento cerebral lento, mas alguma coisa dentro da mente simplesmente “trava”.
Vou fazer uma rápida analogia com pessoas que já sofreram traumas na vida, por exemplo, alguém que tenha sofrido um trauma muito forte dentro de um elevador, pode desenvolver uma forte dificuldade em entrar novamente em elevadores, ainda que fisicamente esteja totalmente apta a fazê-lo (bastando caminhar para dentro). Entretanto, algum processo traumático dentro da mente lhe impede de executar tais movimentos.
A forma que entendo a gagueira é exatamente assim. Durante o processo da infância em que estamos aprendendo a falar é comum que muitas crianças gaguejem, não porque seus cérebros estejam defeituosos, mas assim como uma criança começa a andar engatinhando e tropeçando, para alguns o começo da fala também pode ser difícil. Nesse processo, a rejeição social, ainda que pequena, pode desencadear o fator traumático, que com o passar dos anos irá desenvolver o “medo” de fala nessa pessoa, ainda que em um nível inconsciente. O corpo, como mecanismo de defesa, irá começar a “travar” a fala dessa pessoa, para que ela, literalmente, não fale.
Entretanto, todos nós somos dotados de racionalidade, e sabemos que precisamos falar, e queremos falar. Instaura-se, portanto, uma dualidade entre o trauma inconsciente (que não temos qualquer controle), que não quer que você fale na presença de um ouvinte pelo medo da rejeição, e a nossa racionalidade, que deseja falar. Por consequência temos os processos conhecidos como bloqueios, repetições, etc.
Assim como muitos, tenho familiares gagos e acredito sim que haja uma maior predisposição genética nessas famílias. Entretanto, precisamos entender que a predisposição genética é de desenvolver o trauma, ou um maior tempo necessário durante a infância para “aperfeiçoar” o processo de fala, o que, por consequência acaba aumentando a probabilidade de desenvolver o trauma.
Enfim, sei que ficou grande a explicação, mas vejo que a cura da gagueira realmente não será descoberta enquanto continuarem entendendo sob uma ótica neurológica (problema físico no cérebro). Quem gagueja sabe do que eu estou falando e com certeza vai se identificar com o texto acima.
Muito bom. Concordo 100%. Obrigada pela sua explicação.
A melhor explicação que já vi até hoje.
Vc acabou de me descrever! O que mais me entristece é que sou justamente um estudante da línguagem que sofre com essa disfluência. Irônico isso, não?
Isso é muito real! Aliás, tem uma fonoaudióloga chamada "Silvia Friedman" que trabalha com a gagueira por essa ótica, sua abordagem é tudo que você descreveu e os resultados do trabalho dela sao muito bons
Tem um fono americano que ele é super respeitado que não lembro muito bem o nome mas o sobrenome é Scott, e ele trabalha a gagueira não por um trauma, mas sim como um problema de sincronia entre o pensamento e a fala. É como se fosse uma esteira de produção e ela tem robôs trabalhando pra ela. o robô q inicia a esteira é responsável por colocar a caixa, o outro é responsável por pegar palavras que vão ser usadas no pensamento e colocar na caixa, outro vai justamente colocar essas palavras numa posição que elas tenham sentido e sejam coerentes e o último é responsável por colocar fonemas nas sílabas, nas letras, enfim, na palavra inteira. Então assim, creio q n seja somente uma questão de trauma, claro q alguns casos poderiam ser, mas como tem todo um processo pra formulação de um pensamento e a execução dele, é algo neurológico realmente. Mas só pq é neurológico não significa que o cérebro nao possa aprender novas coisas e driblar a gagueira pra tornar ela menos frequente ou até menos inexistente.
Eu leio , faço leitura livre em voz alta. Os resultados começam a partir de um mês .
Boa ideia! Obrigada.
R Ribeiro boa noite Qt tempo vc ler por dia?
Boa
E quando você não mora sozinho e tem vergonha de ficar "falando sozinho"? kkkk
@@luanvitorss se vc sentir vergonha de ler próximo aos seus parentes, amigos, etc tire um tempo do seu dia e vá até algum local com baixa incidência de pessoas e faça a leitura...
Eu me surpreendi com os resultados que obtive com a leitura em voz alta! É um ótimo meio de tratamento!!!!
Geralmente as pessoas gaguejam mais quando fala com parentes .
Outra que eficaz ! Peça com fé para Jesus Cristo lhe curar deste mal ! Pois na Bíblia sagrada existe personagens que foram curados deste mal !
Moisés acho que foi também.
Moisés morreu gago .....imagine nós
vocês são normais como qualquer um, boa tarde.
@@adeilzasilva1792 kkkkkkkkkkkkkkk
Crente não perde a oportunidade de passar vergonha...
CARALHO...
Até na gagueira dos outros Jesus vai se meter agora...
gosto qndo vc fala so esse tema ser gago e mto dificil.TEM PESSOAS Q NAO ENTENDEM
Thamires santos procure um hipnólogo e ele pode te ajudar!
As pessoas riem e ficamos constrangidos e triste
nem raparei sua gagueira você fala mega bem
=) sozinha, no quarto, com a câmera, tudo fica muito fácil. rs
@@AmandaMedeirosAlbuquerque vc já procurou o fono Simon Wajntraub acesse o no TH-cam, e entre em contato com Ele
@@AmandaMedeirosAlbuquerque Não perca tempo consulte- o mais rápido possível se vc puder...
Outro exercício é falar o alfabeto completo em voz alta ou baixa nisso seu cérebro vai formulando e melhorando a dicção !
Acredito, sim, que a gagueira tem muito a ver com o lado emocional e psicológico.
Eu treino leitura de trava - línguas na frente do espelho com um pano na boca. Dps q leio vários percebo a diferença bem rápido
Nunca experimentei, mas vou tentar! Boa ideia. Obrigada pela dica.
Leva um tempo pra se acostumar com o pano, tem gente q põe bolinha de ping pong só q tenho medo de me engasgar kk
quando eu tinhas uns 8 anos fiz fono com uma profissional que me fazia prender a língua no céu da boca para falar algumas palavras... e eu não entendi a lógica daquilo, me sentia mal, triste, humilhada... talvez porque eu era muito criança, não sei, mas tenho péssimas lembranças. Talvez agora o exercício teria mais lógica.
Eu acho q maioria desses exercícios servem pra relaxar a língua ou coisa assim, são mto estranhos
Só q a fono q eu fui me passava mais exercícios de respiração
Fui extremamente gago, gaguejava até cantando, pensando tinha lapso de gagueira. O que não nos destrói nos fortalece, fiz vários cursos de hipnose, hoje se não fosse as cicatrizes tão visíveis .... , mas quem vai pra guerra e não trás cicatrizes esse se acovardou, se você é gago, parabéns isso é um convite de Deus para nos fortalece o espírito é uma luta constante, somos todos escolhidos por Deus
Boaa
É horrível a gagueira, tem dias que ataca de forma que até desanima. Mas aí sempre faço a técnica da respiração e falando de uma forma lenta, que aí melhora . E o que tem ajudado muito é criar vídeos e assistir !
Jornalista?! Meu Deus como você é corajosa! Parabéns você é um exemplo!
Amanda.... vou te contar uma coisa, eu também sou gago, e nunca vi uma coisa pra atrapalhar tanto a vida duma pessoa! Você tem uma dicção quase normal já, você está muito bem. Nossa, a gagueira me tornou uma pessoa sem alma! Eu me sinto muuuuito solitário por isso.
Adilson, entendo você... não é nada fácil! Pense que hoje temos a internet, como uma forma de conversar com pessoas de todos os jeitos! Aproveite ao máximo essa plataforma. Não precisa se sentir sozinho, aqui nos meus vídeos há muita gente na mesma situação que você. Boa sorte!
@@AmandaMedeirosAlbuquerque Agradeço sua palavra de apoio, bom seria se todos tivessem uma palavra assim. Mas as vezes as pessoas mais próximas são aqueles que nos deixam a desejar um apoio. Assim como você encontrei muitas pessoas legais, estranhos. Mas,mesmo ao longe, escrevendo eu consegui diminuir muito o vazio na alma. E, por incrível que pareça,a dificuldade me ensinou a ser uma pessoa melhor, enxergar as pessoas mais profundamente, e aprender a respeitar e ajudar aqueles que como eu,sente solidão. Deus é incrível ! Em toda prova que Ele põe em nosso caminho, sempre há algo de bom a se guardar.
É muito constrangedor , até fazer uma pergunta a alguém ou pedir informações na rua eu travo não consigo falar , da uma raiva , vontade chorar e vergonha .
Eu fui gago e gagueira tem cura. Não foi o meu caso, mas a hipnose e PNL podem resolver esse problema. Parabéns pelo vídeo!
como curou a sua gagueira?
@@Fabioandre2012 eu era criança ainda, descobri mais tarde que tinha adquirido a gagueira por espelhamento devido a um personagem da TV. Eu recomendo um bom profissional de hipnose ou PNL.
@@ronaldaohipnose1285 ja li muitos artigos científicos que dizem que a gagueira nao tem cura.. pode atenuar mas nunca curar infelizmente...
@@ronaldaohipnose1285 obrigado pelas dicas de qualquer forma, irei pesquisar
@@Fabioandre2012 nenhum ser humano pode dizer que algo é incurável. Deus pode curar tudo e sou prova disso.
A minha dica é só orar mesmo. Já que não tem cura 🙌.
Eu me curei da gagueira.
Eu e Deus.
Como?
@@ninavarela3798 Veja a resposta que dei a Camila Cecon , aqui abaixo.
Tbm tenho gagueira, tem dias que tá pior e tem dias que tá melhor
Ouvindo musica pra conversar pra o gago e muito bom pra mim funciona legal
N sou gago falo normal mais tem palavras q n repito só n sai..aí automáticamente improviso outra palavra pra dá certo noq eu tava falando
Boa noite por que será quando eu tou lendo sozinho eu não gagejo mas quando falo cm alguém já não sai nada
Sou gago
Fico travado no momento emocional, momentos de pressão , nó , esquece kkk , entrevista de emprego , pedir alguma informação pra alguém ou na hora que tenho que dar alguma informação , na paquera , ter que me apresentar pra uma gatinha, ligação , é complicado , gago não se sente confiante. Salvo raríssimas excessões .
Travo na troca espontânea de verbos . Gago tem medo de se expor . Comigo é assim infelizmente.
OLÁ, INFELIZMENTE , SOU GAGO , ISSO ME CONSTRANGE MUITO , VIVO UMA SUPERAÇÃO TODOS OS DIAS .
Meu filho é como vc não é gago por regra apenas em alguns momentos...quando se sente precionado ele guagueja bastante...e as vzs até desiste do que ia falar...mas com alguns vídeos que tenho visto estou o ajudando e tem dado um resultado satisfatório...uma noite estávamos no quarto e passei a fazer alguns exercícios com ele usando o diafragma...exercícios com a língua e alguns outros...ele conseguiu ler sem guaguejar...ficou muito feliz e me pediu para fazer mais vzs...Parabéns pela iniciativa de ajudar a outros.
Que ótimo! Você é uma super mãe. Esse apoio é fundamental. Vou buscar também esses exercícios... :) Bjs e boa sorte.
Bom dia
Me chamo Valdone e sou de Teresina Piauí sou gago desde pequeno, acredito que minha gagueira vem da forma que meu pai me tratava ele era bruto e eu tinha muito medo dele e minha mãe eu sou chateado porque ela percebeu e não fez nada pra melhorar isso, sou casado tenho duas filhas e ambas falam muito bem, e eu canto muito bem também! Porém essa situação ainda me causa muito mais muitos problemas.
Meu pai e meu irmão são gagos, eu desenvolvi a gagueira depois dos meus 7 anos mas mesmo assim busquei levar uma vida normal tanto na escola como nas amizades. Porém depois da minha ansiedade afetou minha gagueira de um jeito profundo onde eu não chego nem a gaguejar eu literalmente travo mesmo. O meu medo de gaguejar tá me afetando tanto q eu desistir de algumas entrevistas de emprego e faculdade. Eu falando sozinho eu não gagueijo mas quando fico nervoso ou preciso falar com gente ao redor minha ansiedade ataca junto a gagueira.
Sentir o seu corpo enquanto fala ajuda pra mim pq dessa forma nao sinto que as palavras é algo que tenho que expulsar da minha boca e sim.uma extensão de mim mesmo, e algo meio filosofico mas seila pra mim ajuda.
eu sou ao contrário sou mais gago com pessoas próximas do que com pessoas desconhecidas.
exato! eu tambem
Eu tambem sou assim
Tenho uma filha gaga, e muito complicado porque não quero que ela sofra, tento passar para ela que isso é uma característica dela e que não tem problema algum nisso. Confesso que é bem complicado porque fico triste com a maneira que os coleguinhas agem com ela ... Cheguei aqui na verdade em busca de dicas para ajudá-la, mas acredito que além da fono que ela faz semanalmente não há o que se fazer, além de esperar que a maturidade chegue e a ajude a aprender a lidar com essa questão dela. Muito legal ver como lidou com isso e eu JAMAIS imaginaria que você sofreu com gagueira em algum momento na sua vida. Parabéns pelo vídeo e iniciativa. Beijos
meu deus amanda, vc praticamente me definiu o vídeo inteiro. Eu também tenho o vício de fala "tipo". Eu chamo de palavra auxiliar kkkkk pq justamente me ajuda a nao gaguejar na hora das palavras. Tenho isso desde pequena e tem dias q consigo falar melhor mas outros não. Eu cresci, tenho 19 anos e agora preciso enfrentar minha gagueira de frente pq alguns trabalhos q faço precisam eu ir lá na loja das pessoas e conversar com elas, e isso meio q me assombra kkkkk mas eu viu vencer sim, nem q eu nao pare total de gaguejar e apenas gagueje menos, já é uma vitória
Sou gago e entendo que sendo um fator adequerido com novos hábitos agente consegue diminuir a frequência do gaguejar.
Oi amanda, tudo bem? Legal seus vídeos e parabéns pelo seu progresso. Eu tambem sou gago, mas gaguejo 50%. Ja fui muito gago e colocava a língua pra fora parafalar. Tive que me autoconhcer e cuidar de meu piscologico. A PNl me ajudou bastante.Hoje eu controlo meus impulsos e parei de achar que tudo em minha vida se resumia em gagueira. Os artigos Fono Silvia friedman me ajudou muito. Tenha da uma olhada em hpnose. Parabéns
Olá Amanda. Nesses últimos meses estou tendo acompanhamento de uma psicóloga e de uma psiquiatra. Foi difícil dizer para a psicóloga q tenho esse problema( preferi não dizer q sou gago pq essa palavra me atormenta rsrs e sim q tenho defluência na fala, mas ela entendeu) pq foi a primeira vez da minha vida q desabafo com alguém sobre isso. Desde então, sei lá, pelo simples fato de abrir com ela sobre o assunto fiquei mais confiante, menos ansioso e menos tímido ao falar com uma pessoa seja pessoalmente ou pelo telefone, pq antes não conversava muito com medo de travar e quando o telefone tocava o meu coração acelerava a milhão rsrs ... Sim, li esses livros q vc recomendou no 1º video e gostei muito. Aos poucos estou dominando a minha fala. Obrigado!
Josiah, meu coração também acelera quando tenho que atender uma ligação - se sei que é alguém com quem não tenho intimidade, sabe? Já fico tensa de medo de gaguejar muito. E eu também era assim. Não conseguia falar sobre minha gagueira... Eu sentia vergonha, me sentia mal, afinal falar é uma coisa tão banal, né. Acho que acompanhamento psicológico é ótimo... Faz toda diferença. Quero muito voltar pra terapia. Tudo de bom pra você e obrigada por compartilhar sua história.
Qual livro?
Eu gaguejo quando estou nervosa,nem eu mesma entendo o que falo kkkkkkkkkkkkk... É muito constrangedor!!!
Como cada um é diferente, né? Quando eu fico nervosa, brava com alguém, eu disparo a falar sem gaguejar nenhuma vez! Outro dia fui pedir uma fatia de pizza no pizza hut e gaguejei na hora de falar o sabor. A atendente começou a rir. Sem pensar eu já fui perguntando pra ela qual era a graça. Que não tinha graça... e isso sem gaguejar. kkkk vai saber.
mesma coisa comigo kkkkkkk
35 99429019 wats para ajuda de um hipnologo!
Eu curso ensino superior, justamente o que precisa de uma de dicção boa, serei professor de biologia ... Mas tô confiante em mim e sei que vai dar tudo certo.
Eu tb kkkkkkk
Olá Amanda, eu também tenho gagueira. E, eu vendo você falar. Não dar para perceber que você tem gagueira. Incrível!
Eu gaguejo, mas não me considero um gago
Que vídeo incrível! Quando eu era criança, eu gaguejava, mas era muito pouco, quase imperceptível. No entanto, depois dos meus 16 anos, a gagueira voltou com muita força, e eu não sei mais o que fazer. Já fui para a fonoaudióloga, mas parece que não ajudou muito. Atualmente, faço faculdade de Direito e sempre tenho seminários e debates, o que se torna uma luta constante.
Você identifica não o que desencadeou após os 16 anos? Se teve um estopim, é bom trabalhar nele. Diferente seu caso, voltar assim já jovem e piorar. ... E ainda por ser mulher. E reconheço a corajem da escolha do curso.
Eu travo com a letra R. Falo rarádio, reregina, etc. Não consigo controlar
Eu já sou ao contrário eu já travo com o letra L, até q eu melhorei bastante da minha cagueira mas as vezes eu tenho recaídas e gaguejo bastante, antigamente para eu atender o telefone era horrível,tentava falar alô e a palavra não saia da minha boca,era horrível.
Meu exercício que a professora me ensinou na 3 série e ler qualquer texto na frente do espelho, quando estou ansiosa eu lei na frente do espelho da certo.
Eu tenho problemas com gagueira desde pequena. Hoje com 36 anos, ainda sofro muito com isso! Sou empreendedora e tenho contato direto com clientes, isso é muito complicado pra mim.
Tem horas que tenho vontade de cavar um buraco e me enfiar dentro kkkkkk
Vou seguir seus conselhos, e ler em voz alta todos os dias pra ver se tenho alguma melhora.
Sou muito ansiosa, e percebo que quando levanto da cama já falando e falando, fico o dia todo enroscando kkkk tenho que acordar com calma, sem falar demais, aí parece que a fala flui melhor no decorrer do dia, mas não é fácil, dá uma vergonha enorme :(
Pra quem é gago falar no telefone com estranhos é cruel!!!Travo demais,minha irmã também é um pouco gaga mas ela consegue falar com estranhos no telefone muito bem,mas eu não!!!😢
Sou gaga também, sofro muito com isso, deixei de fazer muitas coisas por causa da gagueira. Hoje, sou secretaria escolar. Me ajuda por favor, a controlar a minha gagueira. Quando estou muita nervosa, ansiosa e preocupada, eu gaguejo muito .
Me encontrado agora.. sou Gaga, mas expor é UM TABU, sou mãe de 4 crianças, as 2 mas novas vem apresentando gagueira, como Mãe luto e corro atrás do melhor para elas, não passar pelo q passei, consegui tratamento com uma Fono especialista em gagueira, tô muito feliz e resolvi corre atrás, pesquisa a fundo sobre gagueira, ai encontrei seu Vidéo Amanda, vi q não estou sozinha!
Verônica, engraçado o seu comentário porque eu estou grávida e já tenho pensado muito nisso! Avaliando se a minha maneira de falar pode prejudicar o desenvolvimento da fala da criança... Acabei decidindo só preocupar com isso daqui um tempo.
Bom, uma coisa é fato, você está fazendo o correto. Fazendo a sua parte. Então vai dar tudo certo.
Eu brinco que gravei esse vídeo mais pra mim mesmo, porque o retorno que tive fez eu me sentir menos isolada, menos esquisita.
Amanda, quando tive minha 1°filha (hoje ela tem 13 anos ) também fiquei aflita, à fono q me acompanhava disse q se ela apresenta- se gagueira, iria se uma fase, foi isso q aconteceu deu passou por causa do início da fala dela, meu 2° filho também deu e passou, só as mas novas q persistem mas creio q elas tem cura com a terapia são muito pequenas nem sabe o q acontece esse é o segredo pra lidar com elas não tão nem aí, kkkk são uma gracinha falando!
Muito bom me sentir acompanhada nessa batalha,obrigada pelo Carinho A manda, Deus abençoe vc!
Estou te acompanhando no face !
Muito obrigada por compartilhar isso comigo. =) Não vou me esquecer do que você falou, até pra não ficar ansiosa antes da hora, ou sem necessidade. Bjs e amém. Deus te abençoe também! =D
Esse esquema do barulho tbm me ajuda a falar ao telefone
Eu também tenho gagueira,a minha gagueira melhorou bastante mas mesmo assim as vezes eu tenho recaída e gaguejo bastante,tem momentos quando alguém pergunta o nosso nome e quando a gente vai responder o nosso nome dá aquela travada,as vezes acontece isso comigo,isso é horrível.
@Minha Conta do Google verdade, é muito triste sim a gente não conseguir falar o nosso próprio nome,vc também é gago?
@Minha Conta do Google desculpa,me perdoa,agora q eu vi a sua notificação e q vc me respondeu dias atrás,vou ficar mais atento aqui,vou te responder agora
@Minha Conta do Google eu não gaguejo muito mas tem horas q eu tenho bloqueios na fala,quando eu vou falar certas palavras tem horas q a voz trava e a palavra demora um pouco a sair, é horrível isso
Preciso de ajuda,eram só algumas falhas e hoje estou me sentindo constrangido e não consigo controlar essa gagueira
Eu leio sozinha bem
Canto sem travar
Mas quando é pra conversar com alguém pela fé 😀😂
eu comecei a gaguejar quando eu tinha 7 anos, bem na época que eu comecei minha mãe já me mandou pra uma fonoaudióloga, ela me falou que eu tinha Disfunção de Fala, eu não consigo falar o “tr” por exemplo: trabalho, três, contra... na época deu certo e eu fala super bem mas ainda era bem zoada na escola por esse motivo, até hoje eu gaguejo, agora tenho 14 anos e parece que está cada vez pior, eu travo quando vou falar QUALQUER coisa que tenha r depois, tipo problema, braço, crase...eu fico bem deprimida porque as pessoas olham pra mim meio que com dó, e mesmo que algumas respeitem, outras tiram sarro e tal, adorei teu vídeo, obrigada mesmo ❤️
passei por isso até por volta dos meus 30 anos. Sim eu falava q nem o cebolinha!!!! o meu marido sem conhecimento algum , me disse pra eu treinar a posição da lingua ao tentar falar "tr" forçava a lingua na posição correta, e depois tentava falar primeiro o t...res...em poucos dias como mágica destravei e consiguia falar qualquer palavra que exigia TR...ou DR: EX: tRES / Andre....Não sei até hoje se era alguma trava emocional ou simplesmente meu cerebro acustumou a falar assim.
Wau, jornalista com problemas de gagueira, gostei, eu sonhava em ser professora ou docente, daí lembro da minha condição e me frustro, lembro do bullying e tal💔a sua história me inspirou
Me identifiquei muitoooooo com a mania de falar "tipo assim", preciso me livrar disso kkkkkkkk
Amei seu vídeo, me deixou até um pouco mais relaxada.
Sofro com isso desde de criança mas, de uns anos pra cá só tem piorado, quero procurar ajuda médica mas não sei se vou ter condições, mas de qualquer forma quero tratar meu problema. Isso vem me machucando muitos, me impedindo de me expressar e é horrível a sensação. É muito bom saber que tem pessoas que passam pelo mesmo problema que eu e isso tem me deixado menos triste com tudo isso. Muito obrigada 💖
Oi Amanda prazer conhece é muito interessante eu assisti seu vídeo eu sou gago de criança adolescência também sou criticado pela meus familiares meus amigos eu não estou aguento mais gagueira 😭😭😭😭😭😭
parabens amanda!!!! obrigada pelo apoio. minha diccao é muito parecida com a sua. falo pausado e um pouco picado... e isso muitas vezes me causa constrangimento. ja fiz tratamento fonoaudiólogo e psicologico. e nao me abalo!!! mesmo com muitas dificuldades, fiz faculdade, pos graduacao e por incrível que pareça dou aulas também!!!!! vida que segue! parabéns mais uma vez
Que bacana!! Lecionar, sendo gago, é uma super vitória. Fico muito feliz por você.
Antes eu tinha medo de falar pq sou gaga hj to falando tudo se rirem de mim problema mais sei isso e uma caracteristicas minha e ponto. mais qndo viro mutivo de piadinha.😠 ai respondo: FAZER OQ NE SOU GAGA.😅
Thamires, eu também!! Eu tinha MUITA vergonha de falar que eu gaguejava. Então não enfrentava o problema. E só ficava calada pra não correr risco de gaguejar. rsrsrs E minha família sempre colocou panos quentes... sempre falando "mas você não gagueja sempre", "em casa você não é gaga", o que me deixava sem entender o que acontecia comigo. Hoje tô aí enfrentando com uma voadora por dia. kkkkk É muito difícil mesmo, mas a gente é forte.
Thamires santos tbm sou gago agora comecei a trabalhar como segurança quero melhorar isso tira isso de min
faz um video falando de como foi na faculdade, os seminários, eu estudo licenciatura em Quimica e tem bastante seminários, o meu primeiro consegui apresentar tudo (nem eu entendia o que falava rs) mas terminei e sai da sala chorando e tremendo, pensei até em desistir do curso, mas é como me dizem, tenho que enfrentar.
Liria, nossa, não gosto nem de lembrar. Na minha primeira faculdade apresentei o TFG super bem. Na pós também. Quando fui pra segunda faculdade foi um desastre a apresentação do meu TCC. Sorte que meu conteúdo era muito bom, tirei a nota total acho que pelo conjunto, e nada pela apresentação que foi uma gagueira só. Me sinto péssima até hoje ao lembrar. Não desiste não! Tem que enfrentar. Não tem jeito. A gente tem altos e baixos, né? Uns dias mais fáceis, fluentes, outros mais difíceis.
Amanda bom dia! sinto que vc ainda não tá cem por cento, talvez 95 por cento, respiração diafragmática é tudo, gago só é gago por falta de ar , respiração incorreta, me curei assim, pratique e seja feliz!
Warley, obrigada pelo comentário.
Vou pesquisar sobre o assunto. Tentar aprender mais e praticar.
Valeu pela dica.
Como você curou a sua gagueira? Me ajude!
@@jaquelineoliveirasilva8824 veja meu comentário.
Gagueira não é só respiração controlada. É um bloqueio na fluência da fala.
Quando era mais novo eu gaguejava muito e na hora de falar eu me tremia. E a lingua travava.ficava ate cansado. Depois de alguns anos eu fiz tratamento neurolinguistica e melhorei bastante. Mais ainda gaguejo com menos frequencia.
Parabéns pela evolução. Hoje foi um dia péssimo por aqui nesse sentido, mas amanhã é outro dia. rs
Vi que não sou a única. Traço às vezes o que me deixa um tanto constrangida.. e só acontece quando fico nervosa ou ansiosa... E as pessoas não entendem, e até acham engraçado. Mais é algo que me incomoda de mais ... Um amigo meu disse que melhora a fala quando você começa a ler um livro ,em voz alta e estou praticando .
Adrielle, de fato melhora mesmo! Faça esse exercício. Sem vergonha.
Verdade Amanda eu tinha mania de colocar mais na frente das palavras sofri muito no serviço que trabalhei muitos amigos tirava sarro de mim ..
Muito bom, seu exemplo de vida parabéns , Deus te abençoe
olá! Obrigado pelas dicas. Eu não sei o que acontece comigo, mas já fui em duas fonos e nenhuma das duas percebeu o meu problema. Não gaguejo em apresentação de seminários, entrevista de emprego, só em conversas com amigos e sozinho em casa, quando estou praticando a fala...
Amanda Medeiros também sofro demais com o maldito telefone, meus parentes fala q eu não gaguejo tanto mais eu sei q eles falam isso só pra mim não fica chateado isso muuuuito ruim já estou com quase trinta anos essa gagueira atrapalha demais a minha vida.
É, Lucas, com minha família também é um pouco assim. Quando falo sobre minha gagueira sempre rola um "você gagueja pouco", "é bobagem", mas faz parte. Telefone tem sido o meio maior desafio! Vou até falar sobre isso em um próximo vídeo. Boa sorte.
Trocar as palavras não resolve, e manina do tipo assim eu tbm, a minha mania era é é é, é tipo e mais é kkk
Eu passo por isso, não gagueijo o tempo inteiro mas na faculdade quando vou apresentar um trabalho é muito difícil porque querendo ou não a gagueira aparece e ai os colegas besta começam rindo de mim... É mto triste 😢 no ensino médio faltava a escola por vergonha e o mais engraçado é que todo gago é super inteligente e uso isso ao meu favor e hoje consigo lidar melhor com a gagueira
Rosa, sinto muito! Foque no seu potencial. Tente não se deixar abalar. Bjs e boa sorte.
Minha Gagueira tá uma coisa muito seria, Eu preciso parar ela urgentemente as vezes eu me sinto até com vergonha falando com as pessoas tento falar devagar mais não consigo são raras as vezes que eu não Gaguejo.
Eu infelizmente sofro muito com esse assunto. Realmente eu travo quando vou falar ao telefone ou em momentos de uma simples conversa com qualquer pessoa. Atualmente estou desempregado, e quando passo por entrevistas, entro em pânico e muitas vezes fica difícil eu me expressar sem demonstrar o que os avaliadores entendem como fraqueza. Enfim, gostei das suas dicas e vou tentar levar adiante. Não é fácil, mas valeu.
Parabéns pelo vídeo gostei muito Amanda eu também so gago
Amanda, tenho mesmo problema que você, mas tenho visto que com pessoas estranhas minha gagueira é praticamente imperceptível, mas qdo tenho que fazer ler um texto ou com familiares tenho tendência a gaguejar mais, mas com suas dicas tenho melhorado, grata querida 😘
Vc é uma boa médica eu sou muito gago
Olá sou nova no seu canal bom o meu filho e eu temos gagueira até q eu controlo um pouco mais o meu filho gagueja muito nos não temos muita condição financeira pra ter uma consulta com um fonodiologolo sei q tem pelo sus mais é muito demorado já tentei conseguir mais nunca consegui
Eu também sou gago, e falo esse "tipo assim" hahaha aiii meu Deuuusss
Eu também sou gago, as vezes chega a travar o maxilar, a algum tempo estou tentando me controlar ao falar, e é como os colegas acima disseram, bom saber que nao estamos sozinhos.foco na melhora....
Oi, fiquei feliz por sua conquista, parabéns. Sofro desse problema, hj descobri que não sou gago por "regra" RS. Deixei muitas oportunidades na vida, mas aprendi que precisamos saber quem nós somos e onde queremos chegar. me encontrei no artesanato e projetos sociais dos quais tive de encarar a gagueira de frente( a gagueira faz parte de mim) mas não me define. Muito obrigado, boa sorte
Eu tô fazendo tratamento c a fono EA psicóloga. Porém eu n faço todos os dias os exercícios eu sento q piorei ... Os exercícios e um pouco chata preciso ter força de vontade eu n aguento mas gaguejar
Amiga muito bom esse tema meu filho tá sofrendo muito com a gagueira😔😔
Muito bom também sou gago .sei como é difícil, pensar antes de falar ajuda um pouco
Eu sou igual a voce, quando eu estou falando e ta sla tocando um som ou fazendo algum barulho eu nao gaguejo
É um assunto bastante delicado mesmo, mas com determinação chegamos lá! Estou trabalhando agora e preciso da minha fala mais que tudo, tem dia que estou bem, mas outros que só Deus rsrsrs. Parabéns Amanda! você arrasa
Obrigada, Juliana. Acho que o negócio é focar nos dias melhores, tentar entender o que de diferente aconteceu pra fala sair mais fluida, e superar os dias ou situações chatas. E lógico, tentar falar, conversar, mesmo quando bate o medo de gaguejar. Bjs!!
Fala super bem, parabéns
Depois eu posto o link de um livro gratuito com as técnicas de como controlar a gagueira. Baixei de um site e foi recomendado por um canal no TH-cam. Adorei o livro.
Eduardo, vc pode me passar o link do livro, por favor?
@@vidaliterata Claro! Assim que eu chegar à minha casa eu lhe passo o link do livro.
@@vidaliterata www.gagueira.org.br/home.asp. Faça o download gratuito do livro no site. Li o livro inteiro e garanto q ajuda muito.
@@EduardoSantos-cx7wx muito obrigado! Parece bom.
@@vidaliterata É bom sim!
Achei muito bom o seu vídeo. É muito importante essa iniciativa quanto a esse assunto tão pouco conhecido. Eu também venho enfrentando dificuldades na comunicação devido à gagueira e sei que é muito importante ter pessoas, assim como você, em quem podemos nos espelhar para igualmente superar as nossas dificuldades. Valeu !
Sim, Rodrigo. Tenho que ser sincera que eu me sentia muito sozinha. Depois que vi o tanto de vídeo legal que tem aqui no YT sobre o assunto as coisas melhoraram. =)
E eu que agradeço pelo seu comentário.
Oi , amo conversar, mas sou gago tbm.Nunca prestei concurso por esse motivo.
Igualzinho eu!
Hoje e possível vc adquirir um aparelho anti gagueira que faz o efeito coro.Este aparelho e comercializado pela empresa microsson e o preço e de 10.000 mil reais.
sou gago desde q me conheço por gente, no tempo do colegio sofria bastante com brincadeiras e vergonha, agora depois de adulto aceitei q sou gago e ate uso como caracteristica minha, mas nos ultimos dias o problema tem se agravado demais a ponto de ser ate dificil uma simples troca de palavras, venho procurando ajuda em videos no youtube e encontrei esse teu, com toda ctza vou utilizar algumas das tecnicas e vc falou, e parar de tomar café, tomo muito café preto e como mto chocolate, obrigado, infelizmente vejo q seu canal nao tem nada a ver com meus gostos, apenas esse video sobre gagueira, acredito q se vc fizesse outro canal sobre esse assunto em especifico eu viria a me inscrever, abraço
Oi, Leo.
Como não sou profissional da área e tenho um conhecimento bem limitado (só pela minha experiência) não me sinto confortável para falar sobre o assunto em um canal específico... mas, estou me organizando para gravar um vídeo com um profissional da área e falar sobre alguns tópicos. Acho que vai ser bem legal.
Acho que a gagueira tem fases. Ao menos é isso que sinto na minha vida. Por épocas fica mais evidente (e a gente sofre mais), depois fica mais controlada... espero que você consiga superar essa fase. E não deixe o medo de falar te travar. A nossa gagueira não nos define. E nem faz de nós piores do que os demais.
Boa sorte!!
LeoChemim28 r
Amanda parabéns pela sua coragem e atitude em ajudar muitos.
Eu também fui gago.
Sabe como me curei?
Enganando o cérebro.
Quem sabe não posso ajudar muitos amigos....
De algumas dica pfv tenho um filha com 12 anos já fez vários tratamento q não surtiram efeitos obg
@@camilaceccon1353 , bom dia.
Eu era gago desde meus 13 anos.
Na faculdade aos 20 ainda era gago, e um dia eu disse: "Se eu fosse meu amigo Demétrius eu não seria gago."
Dito isso, tempo depois , eu atinei de criar um personagem.
Saia do meu trabalho e encarnava um personagem surfista que eu criei na minha cabeça.
Me dirigia a camelôs e jornaleiros nas bancas de jornal.
O que eu fazia?
Pedia informação sobre destino dos ônibus, mas qualquer papo furado serviria.
Eu encarnei um jeito diferente de falar, com gestos e entonaçoes próprias de um surfista (o personagem que eu criei).
Ninguém me conhecia naquele ponto da cidade. Por isso podia ousar e criar sem ter vergonha. Ninguém sabia que eu não era eu, mas sim um personagem.
É uma coisa corajosa e solitária sim. Sua filha se quer mesmo deixar de ser gaga, DEVE se encher de coragem, CRIAR SIM um personagem, que em breve ela nao gaguejara mais.
O cerebro ficará confuso com esse padrão comportamental inédito pra ele.
O Marcos gaguejava e muito.
O personagem jamais gaguejou.
(O personagem não conhece as razões ocultas que fizeram do Marcos um gago. O personagem desconhece traumas. Ele nasceu ontem rsrs) .
As pessoas que eu conversava não prestavam mais atenção em mim, (que era gago), mas sim no que eu falava.
Foi libertador!!!
Passei a ter alegria e mais coragem para ser mais eu.
A confiança passa a tomar a cabeça da gente, e com o tempo, o personagem vai deixando de existir e ficou o Marcos descontraído e falante até hoje.
Repito.
Requer desejo forte em se libertar da gagueira, coragem e deixar a timidez de lado.
É uma atitude solitária.
Uma experiência única.
É libertador!!!
Não convém ter nenhum conhecido por perto monitorando. Isso pode gerar acanhamento, e pra interpretação, a pessoa tem que ser notada apenas pelo interlocutor e seu próprio cérebro, que estará tentando entender esse comportamento e fala até então desconhecidos.
Foi assim que vi minha gagueira sumir.
😀😀😀😀😀😀
Deixo meu zap com vocês caso queiram conversar por melhores explicações.
Me coloco a disposição.
Vai dar tudo certo.
Deus continue abençoando vocês.
Paz.
😃22 988442777
@@camilaceccon1353 escrevi um monte pra nada??? Você nem comentou.
@@marcosfernandes5774 KKKKKKKKKKKK poxa
Verdade....
Hoje tem terapia hipnose para a gagueira. Li que muitos se curaram..não sei se é vdd..
Oi Amanda.Parabéns.Tenho a mesma questão que vc.Gaguejo em situações de medo e insegurança, mas tb decidi olhar para isso com mais amor e sem vergonha de mim.Assumi e procurar me tratar para amenizar.
Quando fico nervosa eu gaguejo mt
Oi Amanda me identifiquei totalmente sou gago parcialmente e isso me atrapalha muito em muitas coisas na minha vida , agradeço demais pelo seu relato e pelas dicas
Nossa,amay o vídeo! Obg pelo compartilhamento. Lido com a gagueira desde a infância e foi muito bom ouvir seu relato! Compartilho de muitas estratégias que vc utiliza para lidar com a gagueira.
Oii conheço um amigo que pode ajudar, ele é ex gago e foi curado e agora ele ajuda algumas pessoas com esse problema o perfil dele é @leocoachdafala dá uma olhadinha garanto que ele pode ajudar!!
Tenho esse problema de dicção! Porém o exercício da leitura em voz média ou alta tem me ajudado muito ! Outra respirar fundo !
não sou gago, só gaguejo quando estou nervoso ou muito avontade, quando fui na fono, passei muito tempo conversando com ela pra ver a minha gagueira, acabei não gaguejando nada, não sei oque é isso
yury alberto sei bem. aconteceu o mesmo comigo =/
é muito do psicológico né, é tipo uma coisa era pra ser gago na frente de todos , aí a gente acaba não gaguejando , só em certas horas 🙄
Adorei o vídeo, ainda mais sua coragem de se abrir assim, sou gago e isso me prejudica muito, mas é bom saber que tem pessoas como você que lutam contra isso, estou mais encorajado 😍
Ficou muito feliz, de coração.
Preciso de ajudar parA fala o cá de casa
Eu gravo vídeo sózinho e eu não gaguejo mas quando eu tô não frente das pessoas eu gaguejo muito
sou gago desde criança e cara nunca nos meus 23 anos encontrei uma mulher gaga pessoalmente ... é muuuito raro.
Trabalho com uma cara! os caras ficam zuando ela... Mas ela não tá nem aí, troca mó ideia kkkk
Eu sou gago desde criança, mas houve um tempo ou anos que eu não gagueijava eu parei de gaguejar falava normalmente, mas um dia.a minha gagueira piorou! Fazia gestos para falar, e eu me sentia envergonhado perante os meus amigos! Mas quando eu falo sozinho eu não gagueijo, canto normalmente sem gaguejar!!
Quem gago me entende na escola principalmente o professor faz uma pergunta pra mim e eu fico com medo de começar a gaguejar e os colegas se rirem de mim.
Principalmente em defesas quando é pra defender um trabalho eu fico logo a imaginar como vou defender será que eu vou gaguejar?!
Ola gente é muita depressão e nervosismo ao mesmo tempo!!
Antigamente quando eu era pequeno tinha uns 8 anos , eu gaguejava muito eu tinha que bater na perna para a palavra sair , eu só queria ter a liberdade de falar oq eu quiser