@@moniqueribeiro2155quem paga pouco imposto? Já ouviu falar em repasse de imposto? É isso que acontece com a roupa que você compra, e a comida que você come. Ninguém paga pouco imposto no Brasil.
Se o Brasil (na verdade não é o Brasil, mas sim as empresas brasileiras) suportam ou não, é só fazer uma conta básica de padaria. Pega por exemplo uma pequena Metalúrgica com 10 funcionários, cada um apertando parafusos 44 horas por semana cada. Se de uma hora para outra eles passarem a apertar parafusos somente 36 horas por semana, a empresa terá uma redução na sua produção de 80 horas por semana. Aí o pequeno empresário seria obrigado a contratar mais 2 ou 3 funcionários apenas para manter a mesma produção e honrar os seus clientes. Isso aumentaria a folha de pagamento em 22%, sem nenhuma contra partida. Nessa situação, quantas empresas iriam quebrar? Ou aumentar o preço para compensar o aumento do custo fixo? Ou seja, uma imposição do governo obrigando as empresas a aumentarem seus quadros de funcionários em 22% sem nenhuma redução nos impostos seria um desastre total na economia. Isso só dá certo em países ricos ou com pouca burocracia. No Brasil, os culpados pelo regime 6x1 não são os empresários que são malvados, é a carga tributária absurda e justamente as leis trabalhistas da década de 40 que forçam a isso. Se querem diminuir a carga horária dos trabalhadores, primeiro arrumem uma forma de isso não quebrar as empresas e gerar inflação, desemprego e caos geral.
@@mdejoinville Na Suécia levam a sério educar sua população e investimentos em infraestrutura. Aqui gastamos com dinheiro com filha de militar e com penduricalhos pro pessoal do Judiciário
Escala 5x2 é o ideal, pois já existe em alguns segmentos. Porque não torná-la padrão, pois ajudaria as pessoas no descanso aos sábados e domingos. E caso o patrão necessite de trabalhar aos finais de semana, basta negociar com o funcionário a viabilidade e pagamento de horas extras.
Era assim sem precisar de intervenção do Estado, o problema é que não vale a pena contratar ninguém mais, com o salário mínimo alto e os altos impostos de direitos trabalhistas.
5x2 é o ideal, a meu ver. Digo isso já tendo trabalhado 6x1 e até 7x0 (venda de folga, que não pode, mas tem empresa que faz, especialmente no ramo do varejo).
Fui empresário no Brasil durante muitos anos até sair do país. Creio que mais opções são boas, pois muitas vezes gostaria de ter funcionários que pudessem fazer essa escala, uma coisa não anula a outra. O ideal é que não houvesse regulamentação.
@victorgustavo4366 Pensamento divergente da realidade dos países sem regulamentação, tem que sair da teoria errônea e ver a prática. O mais "forte" é o responsável pela liderança, condução e riscos assumidos.
@@victorgustavo4366 O que ocorre na prática é que a ausência de regulamentação aumenta a quantidade de portas abertas ao empregado, até o ponto que a balança inverte e o empregador passa a ser a parte mais fraca, porque a quantidade de vagas explode e esse empregador precisa da mão de obra. A canetada é fácil burlar, agora o que realmente protege o trabalhador é a quantidade de vagas abertas similares a seu cargo, quando o empregador tem que fazer muito mais do que seguir um monte de leis. Basta ver como são tratadas as pessoas com habilidades raras no mercado.
Sou 6x1. Pra mim, o problema é inflação e impostos acima de impostos e uma maquina extremamente, ineficiente e insegura. Isso ninguém se mobiliza, bizarro! Claro que 5x2 é o ideal, mas não quero o Estado me obrigando a folgar ou trabalhar 6x1. Até porque eu tenho mania de fazer bicos e gosto de independência.
Acabar com o FGTS e a CSLL seria um bom começo, e depois, bastava aplicar a contratação por horas trabalhadas, como acontece no resto do mundo civilizado!
Marcelo na hora que você falou sobre o Brasil ser como uma bóia eu pensei " isso é verdade, e tem muita gente achando que vai surgir um político liberal que vai fazer o Brasil decolar, vão quebrar a cara."
Pior é ver o estudo em q essa proposta foi baseada. Marcelo...Faça um vídeo analisando esse estudo, e as resoluções dele, comparando à uma aplicação dele no Brasil. Seria muito elucidativo.
Sempre trabalhei escala 6x1 (hospital), desde do meu primeiro emprego. É triste e desgastante, perde festas de família, nunca poder sair com os amigos, quando chega a folga vc tem que escolher, descansar, limpar a casa, ir para igreja, ou ir ver a família. Tenho consciência que a escala 4x3 não seria bom para o Brasil. Mas seria bom para o trabalhador que faz a escala 6x1 ter uma uma folga a mais na semana.
Por que o pessoal de direita é contra aquilo que vai favorecer a família? Não estou entendendo esse pessoal. EU ESTOU SAINDO FORA DESSA DIREITA FALSA, ESSA ATITUDE DE SER CONTRA A REDUÇÃO DA ESCALA PRA MIM É O FIM
Porque eles acham que são ricos, no meu serviço é assim é bando pobres, defendendo as causas do patrão, chega ser cômico o modo como eles acham que são ricos.
6x1 é ruim, mas não da maneira que estão querendo fazer. Um projeto desse tipo precisa ser mais bem fundamentado e deve incluir uma mudança gradual, alinhada à nossa economia. Existem dezenas de reformas que precisam ser feitas antes de alcançar um nível em que possamos consolidar produtividade, geração de riqueza, tecnologia e renda. Só assim será possível reduzir a carga horária sem comprometer o poder de compra de todos. Da forma como está sendo proposto, o trabalhador acabará fazendo muitos "bicos" para complementar sua renda. A diminuição real da carga horária depende de um aumento de riqueza na economia, o que ainda não temos. Infelizmente, hoje a alternativa para que o trabalhador ganhe mais ainda está ligada à quantidade de horas trabalhadas. Portanto, mesmo que essa proposta seja aprovada sem gerar um colapso, o trabalhador ainda precisará recorrer a trabalhos adicionais para complementar a renda, pois nossa economia ainda é baseada no tempo de trabalho, e não na geração de riqueza em larga escala.
Esse assunto é muito mais delicado do que parece. Eu ja estive dos dois lados. Ja fui 6x1 e hoje sou empregador. Na minha empresa, é 5x2 e nao abro mão de jeito nenhum. Eu sei o que é nao ter um sabado pra descansar e por isso nao quis submeter ninguem a isso. 4x3 ja é exagero, mas 5x2 eu acho mais facil.
O 6x1 é uma desgraça completa! pessoas insatisfeitas, improdutivas, estressadas. Minha experiência como funcionário e hoje como empregador é a de que a melhor escala é o 5x2. As pessoas tendem a trabalhar mais satisfeitas, descansadas e motivadas, msm se o salario for um pouco menor.
O problema é que as pautas de redução de carga da esquerda não incluem redução de salario. 😂 Hoje pra quem não abre sábado é permitido não fazer 6x1, problema: depende de sindicatos pelegos a permissão de redução a 40 h. Ou da bondade do funcionario de receber 4 horas diluidas na semana e não colocar no pau por fazer mais de 8 diarias. O mais interessante é que os caras protocolaram uma proposta de emenda com impossibilidade lógica, pelo erro de cálculo.
@RenatoGluchowski Típica política pública da esquerda. É sempre uma promessa maravilhosa e um resultado desastroso. O nível de incompetência desses caras é incrível.
O brasileiro trabalha muitas horas e ganha pouquissimo. O que enriquece uma naçao é justamente a liberdade de agir do trabalhador fora do contexto profissional. Ele pode sim adotar a escala de 4x3 e organizar melhor sua vida pessoal e até profissional, se formando, se educando mais ou montando seu projeto pessoal para empreender. A qualidade de entrega do profissional melhora muito, porque há oxigênio na carga horária. Na Escandinávia ninguém é escravo de escritório e a escala é de 4 dias na Suécia. As empresas recebem grandes vantagens fiscais que as permitem empregar mais funcionarios se for o caso. Eles cuidam melhor dos entes queridos, sao excelentes profissionais pois nao existe a opressao da carga de trabalho tampouco do tempo de transporte que no Brasil é bem pesado.
Ok, e a burocracia lá? A tributação? É livre acordo entre patrão e empregado ou tem regulamentação pesada do Estado? Tudo isso tem de ver também, além do que você falou, em vez de só achar que se o Brasil simplesmente copiar o que deu certo na Suécia, necessariamente vai dar certo no Brasil igual que na Suécia, simples assim.
4x3 pode até funcionar em alguns setores, como o de tecnologia, mas para 90% dos casos, o 5x2 é a melhor opção! agr, 6x1 é uma merda, tem que acabar msm!
Eu acho que tem que ser negociado, eu uma vez no ano faço escala 6x1 durante 1 mês , é bom para empresa e bom para mim que preciso de mais grana nesse período…
Já trabalhei 5x1, 6x1 e 5x2, em funções semelhantes, e posso afirmar que não existe regime melhor para a produtividade que o 5x2! Todos os funcionários das empresas onde trabalhei em 5x2 voltavam descansados e animados dps de dois dias de descanso. Trabalhei em um laboratório no regime 5x1 onde os funcionários eram extremamente insatisfeitos, mau humorados, reclamavam o dia inteiro. Já na escala 5x2 era exatamente o contrario, e a remuneração era quase 30% INFERIOR!
A alguns anos atrás, a caixa de sabão em pó tinha 1 quilo e a indústria queria aumentar o preço, mas não tinha motivo, visto que a inflação era de 1 dígito. Sendo assim, a fabricante do sabão diminuiu a quantidade dentro da caixa, passando para 800 gramas. A industria conseguiu o aumento de preço que ela queria e ninguém reclamou. Também ninguém deixou de comprar sabão em pó.
O porquê elas aumentaram, você não disse, como sempre... Elas aumentaram, pois a inflação monetária aumentou (causada pelo governo) e para disfarçar, as empresas diminuiram o peso real dos produtos. Para que o consumidor continuasse comprando no mesmo valor sem que eles sentissem a carestia... Essa foi a forma que as empresas encontraram para mitigar a inflação em seus produtos. Claro, as espertas, as outras aumentaram o valor dos produtos, e faliram...
Professor agora trouxe para si a mira dos amigos de trincheira. É incrível como tantas pessoas compraram essa ideia tão simplista para um assunto tão complexo que não poderia de forma alguma ser resolvido na base de canetada.
@@Marc-f3z E aqui no Brasil, então, é o paraíso da oligofrenia. Em outros lugares talvez a esquerda seja derrotada. Aqui isso beira o impossível. O brasileiro tem um nível muito baixo.
A reforma trabalhista foi aprovada. A reforma da previdência foi aprovada. A taxação da blusinha foi aprovada. A gente está aguentando tudo calado pow.
Não sou comunista nem de esquerda e sou a favor da redução da jornada. A questão econômica nunca vai resolver porque o Brasil não é soberano. O país vive pra enriquecer o mundo não seu povo.
não sou esquerda tão pouco essa direita nojenta,falsa conservadora,elitista e escravagista,o cristão nunca deveria se associar a essas merdas,o cristão é conservador é e a favor de toda justiça
@@marcosrafael5189ele é tão canalha que não diz que o que está se pensando é na escala 5x2. Lugar de liberal é no inferno, junto com nazist... e comunista.
Não necessariamente, se for de segunda a sábado não atrapalha o domingo, do contrário eu que sou católico não trabalharia em uma escala que tenho que trabalhar no domingo, se o cara é ateu ou não é católico e não vê problema em trabalhar no domingo eu não posso obrigar ele a fazer algo que não seja voluntário.
Isso não é pauta de direta nem de esquerda estamos trabalhando de domingo a domingo não vemos nossas famílias não tomamos contas de nosso filhos , vamos para o meio termo 5.2
@@manoelitosantanajunior4480Se você quer trabalhar no 5x2 trabalhe no 5x2, não impeça quem quer trabalhar no 6x1 ou quem quer contratar no 6x1 que tá tudo certo, cada um cuidando da sua vida e não prejudicando o próximo as coisas funcionam.
Se não tivéssemos de pagar tantos impostos nos produtos, iríamos comprar mais, a economia iria melhorar, empresas iriam contratar, com mais procura de trabalhadores, mais poderíamos selecionar onde trabalhar. Mas desse jeito que está sendo feito, é o contrário.
Nuca trabalhei aos sábados, sempre 5x2, hoje sou funcionário público, mas antes eu trabalhava 9h de segunda a quinta e na sexta trabalhava 8h, é muito melhor do que perder o sábado. Chega de 6x1!
Sem ideologia, a escala 6x1 com salários míseros é uma escravidão positivada! Muito melhor uma escala 5x2 com possibilidade de pagamento de hora extra com valores realmente compensatórios também para o trabalhador. A CLT é uma lei bizarra que consegue engessar o patrão e ferrar o trabalhador! Flexibilidade na contratação sem vínculo seria uma boa, ao menos para cobrir folga do contratado!
Trabalhando 6×1 muito desgastante. Você não arruma tempo para família, quem dirá para evoluir estudar, cursos até parar ler alguns livros para crescimento é complicado.
Me emociona ver um professor de história usar o mesmo argumento histórico "a economia vai quebrar" :argumento este que foi utilizado quando se tentou abolir a escravidão no período colonial, quando se criou as leis trabalhistas, quando se criou o 13o salário, quando se criou a Lei das empregadas domésticas ...porém estamos aqui!! A economia continua e os ricos permanecem muito, muito ricos!!!
Não são tão ricos assim não. Nos EUA são muito mais ricos, assim como os trabalhadores de lá são mais ricos também. O 13° salário não aumenta o custo. O salário é anual, se você dividir por 12 ou por 13, ou por 2 ou por 24 tanto faz. Só faz sentido para quem recebe o salário mínimo (que poderia ser facilmente solucionado com um ajuste ao acabar com o 13°; na verdade não deveria haver salário mínimo mas já é outra história). A lei das empregadas domésticas é obviamente muito específica e não vai quebrar o Brasil porque é serviço doméstico obviamente, além de que os dados mostra que a contratação das domésticas hoje é altamente informal, ou seja não funcionou.
Sobre as leis trabalhistas. Ora, a mão de obra tem um custo determinado pela produtividade, oferta e demanda. Ao adicionar cargos trabalhistas o custo não muda, o que acontece é que o que ia para o trabalhador agora vai pro governo.
Comparação totalmente forçada. Emotiva também. Bem Esquerda. Mas vamos lá. O que aconteceu com os escravos depois da abolição? Foram substituidos por colonos e ficaram jogados com subempregos que não exigiam qualificação e com o Estado dando as costas para eles(e expulsando em alguns casos do centro da cidade para as favelas). O que tu pensa que vai acontecer com os pequenos empresários que não derem conta de pagar pela nova escala? Esse é o mundo real.
@@kauareis9590não é. Os caras se deixando pautar em um debate por uma pessoa que tá cagando pra família, inclusive o que ela quer pro "filhe" dela eles não querem. O problema está bem além disso.
Você...com certeza... nunca precisou trabalhar 6x1 na vida, então nem precisa comentar. O Brasil não vai quebrar, ate porque um pais só se mantém por causa do povo...quem vai quebrar é os grandes empresários. É claro que eles irão precisar contratar mais gente! Para o desespero deles!!!
O povo aí desse Brasil merece um Alexandre de Morais,ficam falando contra a escala 6x1 só pensando no seu próprio umbigo, parabéns vocês merecem os políticos e os ministros do stf bem do geito que está e vai piorar , porque esse povo merece .
5 por 2 é a melhor situação, eu por exemplo que sou agricultor autonomo, trabalho de domingo à domingo, mas pra quem recebe um salário definido pelo patrão e clt, 5x2 é mais justo.
Trabalhar a semana mais o sábado é demais. Acho que 5×2 é o correto. A rede privada é muito dura. E Trabalhar muito nesse país só para enriquecer os políticos. Não temos educação, não temos saúde que presta...segurança só em sonho.
Sem CLT funciona onde o povo é realmente educado. Aqui, ficamos a mercê dos empresários, que não respeitam os empregados, compram os sindicatos etc. O povo não tem formação para negociar salários, férias, hora extras, periculosidade, rescisão de contrato... assim, sem CLT, o povo seria escravo. O que está pra acontecer no Brasil, novamente!!!
Nesse país é assim discutir economia e produtividade é ser contra trabalhador.😅 6x1 é cruel para varias pessoas principalmente o mais pobres, ela ocorre não por vontade dos empresarios, existem fatores como de alta carga tributário, excesso de leis na CLT e falta controle da inflação que prejudica o salario. A escala 6x1 só vai muda quando o estado assumir que ele principal responsável pela má qualidade de vida das pessoas e não empresarios
A mentalidade do empresário é realmente muito boa. Basta ver na Revolução Industrial, 16 horas por dia, inclusive crianças. Não fosse a luta da esquerda tinha jornada de 24 horas por dia!
Quem fomentou a revolução industrial foram os pais da "esquerda" na revolução francesa. Então, a sua "esquerda" não fez nada pelos trabalhadores, aliás fez, ajudaram que eles chegassem a está como hoje no Brasil, recebendo quase nada e trabalhando como animais. Nem os escravos do Brasil colônia na época do Império trabalhavam tanto.
Quem inventou a CLT foi o Getúlio Vargas baseada na "Carta del Lavoro" do Mussolini.Vcs latem dizendo que a direita é "fascista",por essa lógica a direita é que fez muito pelo trabalhador.😂😂
"Muito inteligente",fazer isso num país com uma economia f**dida igual do Brasil,com uma avalanche de impostos e sem o liberdade econômica,além de não ter planejamento para industrialização ou mesmo fortalecimento do Real,"jênia".
Perfeito seu comentário. Sou da sua opinião isto já há muito tempo. Trabalhei em países onde há respeito pelas leis e pelos ganhos sempre privilegiando a meritocracia.
Esses projetos, como toda regulamentação, são pensados e produzidos nos bastidores por grandes empresas e grandes varejistas para quebrar os médios e pequenos, que não conseguem se adaptar. Depois, em terra arrasada, as grandes desfrutam do monopólio.
Quem disse que no Brasil é praticada a jornada 6 x 1 ? Essa jornada era exercida na antiga jornada de 48 horas semanais trabalhava-se seis dias 08 horas por dia, hoje com a jornada de 44 horas pratica-se 5,5x 1,5.
Já trabalhei na escala 6x1, o mais comum, pelo menos no comércio, é trabalhar 7 horas por dia, o que dá 42 horas, e essas últimas duas horas se coloca em dias de grande movimento, evidentemente na maioria dos casos sábado e domingo. Trabalhar 4h no sábado é mais comum em consultório/escritório, o que não deixa de ser ruim, pois você perde metade do dia.
Há uns 15 anos atrás no horário político do PCO, eles lançavam uma ideia de que caso fossem eleitos aumentariam o salário mínimo para 5.000 reais. Nao época o salário mínimo não era nem 600 reais.
Se os comentários do pessoal que acompanha o professor Marcelo estão ruins assim, não tem jeito mesmo. Pode vir a lei que quiser, nada vai mudar o fato que o brasileiro tem QI 83 e é improdutivo, por isso que a gente é pobre. Que venha essa porcaria, venha o contrario, folga 4 e trabalha 3, quebra logo essa porcaria pra gente recomeçar do zero.
A CLT não é um atraso de vida, conheça o dia a dia de um trabalhador. O problema não é a CLT , o problema é a mentalide do povo brasileiro. Existe uma tributação horrenda para todos.😊
Montem o negócio de vocês, assumam o risco, contratem quem vocês quiserem na escala que vocês quiserem e vejam o resultado, a matemática não fecha. As pessoas devem trabalhar para conseguir o sustento, é simples.
@@arn5348 sim. Mas quem escolheu tudo isso foram as próprias pessoas. Nem os escravos trabalhavam 6x1 no século XVI como é hoje. Em breve teremos escalas 15x1. Aguardem.
ABRE SEU NEGOCIO QUEM QUER OU O ACEFALO NAO SABE QUANTO CUSTA UM EMPREGADO OS IMPOSTOS QUE TEM QUE PAGAR ESTUDE ANTES DE ABRIR O FUNCIONARIO NAO TEM NADA HAVER COM ISSO A ISSO NAO DESSE GOVERNO QUANTOS ANOS EXISTE ISSO
@@edgardealmeidacabral3383 em alguns mercados algumas áreas já trabalham em 4x3 mas com contrato Horista. O salário? Uma miséria... Me diga, como você pode garantir que os patrões não fugirão para esse tipo de contrato que seria até mais vantajoso para eles??
Precisamos trabalhar mais pra sustentar o Estado Cleptocratico com seus 12,5 miilhoes de funças, sendo metade marajás ganhando de 70.000 (judiciario )a 1.800.000 (roraima) . Só se salvam os policiais, bombeiros, enfermeiros, e alguns agentes sociais... Claro que todo brasileiro sonha em ser funça e danem-se as classes trabalhadoras e pagadoras de impostos...
O monopólio das indústrias reunidas para diminuir os produtos nas embagens e tambem qualidade que esta cada vez inferior.E sendo assim ,o consumidor final é que se lasca enquanto eles vão faturando cada vez mais em cima da enganação.
@RRLONES olá curioso o seu argumento, se a pessoa tem a experiência da escala ela nao esta apta a opinar mas uma pessoa como esse senhor e provavelmente voce estão?eu nunca trabalhei nessa escala e sim 5x2. Creio que a escala 4x3eh é inviável, mas nas querer q uma pessoa tenha soh um único dia na semana livre pra cuidar de casa, família, ir a médico e lazer eh desumano demais.
@@DeborahPiccoliessa foi a "escolha" de vocês. Agora aguenta. Não tem volta. O Brasil não tem condições nenhuma de mudar isso na base da caneta. O fato de você trabalhar 6x1 é uma questão sua, se ele trabalha ou não 6x1 isso não muda a realidade.
Não sou só empregadora mas empregada também. Trabalho junto com minhas funcionárias até sábado. Se essa nova escala vigorar sem baixar salários e outros impostos, corro o risco de fechar as portas. Daí todo mundo sem emprego vai poder usufruir todos os dias em casa, contudo, sem receber nada. Que tal?
@@felipebr01 primeiro, não trabalho e nunca trabalhei nessa escala. O Brasil tem sim condições de mudar isso, está na hora dos empresários pararem de achar que os funcionários são burros de carga, pagando 1,4k por seis dias de trabalho semanais.
Parece que não dá? As inovações tecnológicas nos bancos, por exemplo, se transformaram em lucros para os banqueiros, diminuição drástica de bancários e utilização da mão de obra dos clientes nas operações online. Pela falta de funcionários nos bancos, os clientes foram obrigados a desempenhar as funções de caixas de banco online, enfrentando um exército de golpistas de todos os tipos e respondendo pelos prejuízos decorrentes. Tudo isto enriquecendo mais ao banqueiro e aos golpistas. O problema do Brasil não é falta de recursos, mas seu destino. Estou admirado com certas visões, que se dizem cristãs, mas usam o pensamento da Revolução Industrial do século XVIII, quando se trata da questão trabalho. A minha única preocupação seria com a pequena empresa que, para se adequar, poderia receber mais vantagens fiscais. Por fim, penso ainda que seria mais interessante a redução da jornada para 5 ou 6h, durante 5 dias por semana. Também, a adoção do teletrabalho deveria ser muito mais incentivada. Minhas ponderações buscam apenas uma reflexão, sem o intuito de desmerecer qualquer pessoa.
Boa tarde. Essa e a "Cleptocracia Tupiniquim". No final as grandes empresas vão se adaptar, as pequenas vão fechar, o custo adicional ao final vai ser refletido em preços de produtos e serviços e suas conseqüências.
Professor tudo bem? Diz uma coisa. A pandemia ferrou e muito com a Econômica, porém o mundo "tirando guerras" meio que conseguiu absorver. Realmente empresário com uma má administração quebrou outros conseguiram se adaptar e reinventar. Bom onde gostaria de chegar. Seria extremo a 4×3 , mais nao seria interessante a 5×2 (o revezamento seria entres os funcionários sábado, feriados)? . 1 dia somente de descanso é escravidão no ponto de vista. O governo tem que saber corta custos e da suporte para os empregados e empresários e em contra partida da um vida mais digna e saudável para todos.
Só não concordei com a parte da revolução industrial. Antes era miséria, depois um pouco menos de miséria... as pessoas preferiam ir às fábricas trabalhar e ganhar pouco do que morrer de fome no campo. Houve abusos... mas no geral a qualidade de vida de todos aumentou com o tempo
Uma correção: ninguém "preferia" ir às fábricas trabalhar, o que aconteceu foi que houve o cercamento das terras comuns, os camponeses foram expulsos de suas terras, ficaram sem recursos e sem ter como trabalhar. Isso gerou um contingente de desesperados, mendigos e miseráveis nas cidades. Chegando lá, eram forçados a se enfurnar nas fábricas, caso contrário eram ainda sujeitos às leis contra a vadiagem, que permitiam até mesmo a um denunciante escravizar pessoas que fossem pegas vagando nas ruas sem trabalho.
Não há relação de aumento da qualidade de vida com a mera existencia de uma revolução industrial. Você entra no erro de que a revolução industrial foi um mero avanço da técnica, quando na verdade foi uma mentalidade.
No Estado Integral proposto pelos Integralistas essa discussão ocorreria internamente nas corporações de ofício ou em sindicatos sérios, respeitando empregador e empregado de cada profissão. Só o Integralismo pode ajudar o Brasil a crescer verdadeiramente tanto economicamente como espiritualmente.
Esse papo de quebrar empresa é papo de liberaleco, o povo tem sim que ter um final de semana, não vai quebrar nada, 4x3 é um exagero, a 5x2 é ideal no momento, com o avanço de uma escala humana provavelmente em seguida venha uma regulamentação de imposto a pedido dos empresários pra que nao tenha impacto econômico
Tem que flexibilizar para o trabalhador e aliviar para o empresário, ou seja, diminuir o roubo (imposto) e desburocratização, todos ganham, inclusive o estado, mas o estado quer outra coisa...
Se colocarem essa escala de 4 por 3 o que vai ter de empregado fazendo horas extras em dois dias de folga vai ser grande. E horas extras feitas e pagas por baixo dos panos, sem o governo ficar sabendo e recebendo.
Promoção de Black Friday imperdível na Beway, menos de 30 reais por mês: edzz.la/P3BAZ?a=59946485
Para sair do Brasil: toledoeassociados.com.br/
*Prezado professor Marcelo: porque seus livros sobre a revolução francesa não constam dessa lista? Obrigado*th-cam.com/video/bEPSJO5jMhs/w-d-xo.html
5 por 2 é totalmente possível. Concordo em diminuir os tributos, porém nada justifica essa exploração contra o trabalhador...
@@verginio-o9l Precisa perguntar para ele hahaha
Gênesis 1 tem seis dias.
Gênesis 2 tem um dia.
João 1 tem quatro dias.
João 2 tem três dias.
Imagine !
@@gabriel.depaulab foi o que eu fiz, mas ele não responde. Os livros que ele vendeu e eu comprei, devem ser uma merda
Cara, pq não tem essa mobilização pra diminuir impostos?
Deve ser pq o trabalhador nem tem ideia do quanto de imposto ele paga, mas a escala 6x1 ele sente na pele…
Isso porque a grande mídia não quer. Eles ditam o pensamento da massa...
dependen, diminuir pra quem? pq tem muita gente que paga pouco imposto
@@moniqueribeiro2155 Fala alguns que você conhecê que pagam pouco...
@@moniqueribeiro2155quem paga pouco imposto? Já ouviu falar em repasse de imposto? É isso que acontece com a roupa que você compra, e a comida que você come. Ninguém paga pouco imposto no Brasil.
A economia está na escala 6x1 a anos e continua péssima.
Não é a escala dos políticos brasileiros? Começa a trabalhar na terça e termina na quinta-feira.
Ir tomar café, almoçar e bater papo não é trabalho...
A escala 6x1 tem que acabar.
Se o Brasil (na verdade não é o Brasil, mas sim as empresas brasileiras) suportam ou não, é só fazer uma conta básica de padaria. Pega por exemplo uma pequena Metalúrgica com 10 funcionários, cada um apertando parafusos 44 horas por semana cada. Se de uma hora para outra eles passarem a apertar parafusos somente 36 horas por semana, a empresa terá uma redução na sua produção de 80 horas por semana. Aí o pequeno empresário seria obrigado a contratar mais 2 ou 3 funcionários apenas para manter a mesma produção e honrar os seus clientes. Isso aumentaria a folha de pagamento em 22%, sem nenhuma contra partida. Nessa situação, quantas empresas iriam quebrar? Ou aumentar o preço para compensar o aumento do custo fixo? Ou seja, uma imposição do governo obrigando as empresas a aumentarem seus quadros de funcionários em 22% sem nenhuma redução nos impostos seria um desastre total na economia. Isso só dá certo em países ricos ou com pouca burocracia. No Brasil, os culpados pelo regime 6x1 não são os empresários que são malvados, é a carga tributária absurda e justamente as leis trabalhistas da década de 40 que forçam a isso. Se querem diminuir a carga horária dos trabalhadores, primeiro arrumem uma forma de isso não quebrar as empresas e gerar inflação, desemprego e caos geral.
Exatamente.
Na Suécia a escala é de 4x3 porém houve vantagens fiscais e uma incrivel melhoria do padrao familiar e social da naçao.
Nem desenhando o povo entende , se fosse possível, quem em sã consciência não iria querer ?
Pois é, não dá para comparar Brasil com Suécia
@@mdejoinville Na Suécia levam a sério educar sua população e investimentos em infraestrutura. Aqui gastamos com dinheiro com filha de militar e com penduricalhos pro pessoal do Judiciário
Escala 5x2 é o ideal, pois já existe em alguns segmentos. Porque não torná-la padrão, pois ajudaria as pessoas no descanso aos sábados e domingos. E caso o patrão necessite de trabalhar aos finais de semana, basta negociar com o funcionário a viabilidade e pagamento de horas extras.
5x2 não necessário sábado e domingo, já trabalhei nessa escala
Vocês sonham que o sábado vai virar domingo ? O que vai ter de trabalho informal não está escrito, vai geral para a informalidade kk
O problema é 44h.
Vc fica devendo 4h do sabado q precisa ser compensada nos dias uteis.
@@BAKUSAIGA22justamente, o que adianta folga se não tem dinheiro pra aproveitar
Era assim sem precisar de intervenção do Estado, o problema é que não vale a pena contratar ninguém mais, com o salário mínimo alto e os altos impostos de direitos trabalhistas.
5x2 é o ideal, a meu ver. Digo isso já tendo trabalhado 6x1 e até 7x0 (venda de folga, que não pode, mas tem empresa que faz, especialmente no ramo do varejo).
Não existe ideal, o erro é querer padronização em tudo, já basta CLT pra ferrar todo mundo
Fui empresário no Brasil durante muitos anos até sair do país. Creio que mais opções são boas, pois muitas vezes gostaria de ter funcionários que pudessem fazer essa escala, uma coisa não anula a outra. O ideal é que não houvesse regulamentação.
Se não houvesse regulamentação o mais forte ia subir no mais fraco, ou o empregado pode exigir isso do patrão? Geralmente não, né?
@victorgustavo4366 Pensamento divergente da realidade dos países sem regulamentação, tem que sair da teoria errônea e ver a prática. O mais "forte" é o responsável pela liderança, condução e riscos assumidos.
@@victorgustavo4366 O que ocorre na prática é que a ausência de regulamentação aumenta a quantidade de portas abertas ao empregado, até o ponto que a balança inverte e o empregador passa a ser a parte mais fraca, porque a quantidade de vagas explode e esse empregador precisa da mão de obra. A canetada é fácil burlar, agora o que realmente protege o trabalhador é a quantidade de vagas abertas similares a seu cargo, quando o empregador tem que fazer muito mais do que seguir um monte de leis. Basta ver como são tratadas as pessoas com habilidades raras no mercado.
O ideal é que não houvesse Estado.
Sou 6x1. Pra mim, o problema é inflação e impostos acima de impostos e uma maquina extremamente, ineficiente e insegura. Isso ninguém se mobiliza, bizarro! Claro que 5x2 é o ideal, mas não quero o Estado me obrigando a folgar ou trabalhar 6x1. Até porque eu tenho mania de fazer bicos e gosto de independência.
Acabar com o FGTS e a CSLL seria um bom começo, e depois, bastava aplicar a contratação por horas trabalhadas, como acontece no resto do mundo civilizado!
Boa tarde professor! Gosto muito de suas aulas, vc é inteligente e falando sempre a verdade!! Cândida, Macaé RJ!!
Marcelo na hora que você falou sobre o Brasil ser como uma bóia eu pensei " isso é verdade, e tem muita gente achando que vai surgir um político liberal que vai fazer o Brasil decolar, vão quebrar a cara."
Desde 1987 já tem essa cortina de fumaça
Para de acreditar no Nando Moura, se cretino.
Pior é ver o estudo em q essa proposta foi baseada.
Marcelo...Faça um vídeo analisando esse estudo, e as resoluções dele, comparando à uma aplicação dele no Brasil. Seria muito elucidativo.
Sempre trabalhei escala 6x1 (hospital), desde do meu primeiro emprego. É triste e desgastante, perde festas de família, nunca poder sair com os amigos, quando chega a folga vc tem que escolher, descansar, limpar a casa, ir para igreja, ou ir ver a família.
Tenho consciência que a escala 4x3 não seria bom para o Brasil. Mas seria bom para o trabalhador que faz a escala 6x1 ter uma uma folga a mais na semana.
6X1
Gênesis 1 tem seis dias.
Gênesis 2 tem um dia.
João 1 tem quatro dias.
João 2 tem três dias.
Imagine !
Por que o pessoal de direita é contra aquilo que vai favorecer a família? Não estou entendendo esse pessoal. EU ESTOU SAINDO FORA DESSA DIREITA FALSA, ESSA ATITUDE DE SER CONTRA A REDUÇÃO DA ESCALA PRA MIM É O FIM
@@sabrinasouza6863 quem escolheu trabalhar foi você. Se você for casada, era para está em casa cuidando dos filhos.
Abra a sua empresa e vai entender……
Porque eles acham que são ricos, no meu serviço é assim é bando pobres, defendendo as causas do patrão, chega ser cômico o modo como eles acham que são ricos.
6x1 é ruim, mas não da maneira que estão querendo fazer. Um projeto desse tipo precisa ser mais bem fundamentado e deve incluir uma mudança gradual, alinhada à nossa economia. Existem dezenas de reformas que precisam ser feitas antes de alcançar um nível em que possamos consolidar produtividade, geração de riqueza, tecnologia e renda. Só assim será possível reduzir a carga horária sem comprometer o poder de compra de todos.
Da forma como está sendo proposto, o trabalhador acabará fazendo muitos "bicos" para complementar sua renda. A diminuição real da carga horária depende de um aumento de riqueza na economia, o que ainda não temos. Infelizmente, hoje a alternativa para que o trabalhador ganhe mais ainda está ligada à quantidade de horas trabalhadas. Portanto, mesmo que essa proposta seja aprovada sem gerar um colapso, o trabalhador ainda precisará recorrer a trabalhos adicionais para complementar a renda, pois nossa economia ainda é baseada no tempo de trabalho, e não na geração de riqueza em larga escala.
Esse assunto é muito mais delicado do que parece. Eu ja estive dos dois lados. Ja fui 6x1 e hoje sou empregador. Na minha empresa, é 5x2 e nao abro mão de jeito nenhum. Eu sei o que é nao ter um sabado pra descansar e por isso nao quis submeter ninguem a isso. 4x3 ja é exagero, mas 5x2 eu acho mais facil.
Bom que você pode fazer isso. Mas nem todos podem. Criar um regra geral e ignorar cada caso é o que socialistas fazem.
6x1 é uma desgraça mesmo
O 6x1 é uma desgraça completa! pessoas insatisfeitas, improdutivas, estressadas. Minha experiência como funcionário e hoje como empregador é a de que a melhor escala é o 5x2. As pessoas tendem a trabalhar mais satisfeitas, descansadas e motivadas, msm se o salario for um pouco menor.
O problema é que as pautas de redução de carga da esquerda não incluem redução de salario. 😂
Hoje pra quem não abre sábado é permitido não fazer 6x1, problema: depende de sindicatos pelegos a permissão de redução a 40 h. Ou da bondade do funcionario de receber 4 horas diluidas na semana e não colocar no pau por fazer mais de 8 diarias.
O mais interessante é que os caras protocolaram uma proposta de emenda com impossibilidade lógica, pelo erro de cálculo.
@RenatoGluchowski Típica política pública da esquerda. É sempre uma promessa maravilhosa e um resultado desastroso. O nível de incompetência desses caras é incrível.
Tem q ter flexibilidade,eu trabalho 5x2 porém trabalho 1 hora a mais durante a semana e recebo o mesmo,a rotina n fica tão pesada.
Você falam de salário como que se quem trabalhasse no 6x1 tivesse alto salário, quando na verdade, a grande maioria recebe o mínimo mesmo.
@@RenatoGluchowski😂😂😂ah sim 6x1 ganha super salários, ai amg, vc parece ser contra aumento sa produtividade né
O brasileiro trabalha muitas horas e ganha pouquissimo. O que enriquece uma naçao é justamente a liberdade de agir do trabalhador fora do contexto profissional. Ele pode sim adotar a escala de 4x3 e organizar melhor sua vida pessoal e até profissional, se formando, se educando mais ou montando seu projeto pessoal para empreender. A qualidade de entrega do profissional melhora muito, porque há oxigênio na carga horária.
Na Escandinávia ninguém é escravo de escritório e a escala é de 4 dias na Suécia. As empresas recebem grandes vantagens fiscais que as permitem empregar mais funcionarios se for o caso.
Eles cuidam melhor dos entes queridos, sao excelentes profissionais pois nao existe a opressao da carga de trabalho tampouco do tempo de transporte que no Brasil é bem pesado.
Falou bem: Suecia , o Brasil tem mais a ver com a Somalia...
Ok, e a burocracia lá? A tributação? É livre acordo entre patrão e empregado ou tem regulamentação pesada do Estado? Tudo isso tem de ver também, além do que você falou, em vez de só achar que se o Brasil simplesmente copiar o que deu certo na Suécia, necessariamente vai dar certo no Brasil igual que na Suécia, simples assim.
4x3 pode até funcionar em alguns setores, como o de tecnologia, mas para 90% dos casos, o 5x2 é a melhor opção!
agr, 6x1 é uma merda, tem que acabar msm!
No setor de tecnologia que não funciona mesmo. No setor de tecnologia poucas pessoas fazem 8h dia, a média é 9h de trabalho dia.
eu trabalho pra fora com tecnologia e faço em média 10-11 horas por dia.
@felipebr01 Então realmente é uma escala idiota kkkk
Eu acho que tem que ser negociado, eu uma vez no ano faço escala 6x1 durante 1 mês , é bom para empresa e bom para mim que preciso de mais grana nesse período…
@BAKUSAIGA22 O foda é q o Estado brasileiro quer ditar todos os aspectos da vida dos cidadãos. Brasileiro n tem liberdade de decidir nada!
Já trabalhei 5x1, 6x1 e 5x2, em funções semelhantes, e posso afirmar que não existe regime melhor para a produtividade que o 5x2!
Todos os funcionários das empresas onde trabalhei em 5x2 voltavam descansados e animados dps de dois dias de descanso. Trabalhei em um laboratório no regime 5x1 onde os funcionários eram extremamente insatisfeitos, mau humorados, reclamavam o dia inteiro. Já na escala 5x2 era exatamente o contrario, e a remuneração era quase 30% INFERIOR!
Trabalhei na escala 6x1 e agora trabalho na escala 5x2. Você foi certeiro em tudo
O que você acha da escala 12x36?
@@Matheus180ify Nunca trabalhei nesse regime, mas se for longe de casa é foda. Já vi muita gente perdendo o casamento por conta disso.
Melhor é escala 5x3
@@rogeriopimenta6247 12×36 não é referente a dias, mas a horas. Trabalha um dia e folga outro...
A alguns anos atrás, a caixa de sabão em pó tinha 1 quilo e a indústria queria aumentar o preço, mas não tinha motivo, visto que a inflação era de 1 dígito. Sendo assim, a fabricante do sabão diminuiu a quantidade dentro da caixa, passando para 800 gramas. A industria conseguiu o aumento de preço que ela queria e ninguém reclamou. Também ninguém deixou de comprar sabão em pó.
O porquê elas aumentaram, você não disse, como sempre...
Elas aumentaram, pois a inflação monetária aumentou (causada pelo governo) e para disfarçar, as empresas diminuiram o peso real dos produtos. Para que o consumidor continuasse comprando no mesmo valor sem que eles sentissem a carestia...
Essa foi a forma que as empresas encontraram para mitigar a inflação em seus produtos. Claro, as espertas, as outras aumentaram o valor dos produtos, e faliram...
Perfeito. O problema do Brasil é o estamentamento burocrático.
Professor agora trouxe para si a mira dos amigos de trincheira. É incrível como tantas pessoas compraram essa ideia tão simplista para um assunto tão complexo que não poderia de forma alguma ser resolvido na base de canetada.
A maioria das pessoas é OLIGOFRÊNICA, é usual que ocorra isto.
@@Marc-f3z exatamente
@@Marc-f3z E aqui no Brasil, então, é o paraíso da oligofrenia. Em outros lugares talvez a esquerda seja derrotada. Aqui isso beira o impossível. O brasileiro tem um nível muito baixo.
A reforma trabalhista foi aprovada.
A reforma da previdência foi aprovada.
A taxação da blusinha foi aprovada.
A gente está aguentando tudo calado pow.
Perfeito teu comentário!
Não sou comunista nem de esquerda e sou a favor da redução da jornada. A questão econômica nunca vai resolver porque o Brasil não é soberano. O país vive pra enriquecer o mundo não seu povo.
Só uma correção que eu faria no que você falou, é que o País vive para enriquecer o estado e não o seu povo.
Gênesis 1 tem seis dias.
Gênesis 2 tem um dia.
João 1 tem quatro dias.
João 2 tem três dias.
Imagine !
@@LuizSouza-h7wshiu calado
Não importa se você é comunista ou não. O que importa que você sendo um peão deles. Está é uma proposta do PSOL, seu JUMENTTTO!
não sou esquerda tão pouco essa direita nojenta,falsa conservadora,elitista e escravagista,o cristão nunca deveria se associar a essas merdas,o cristão é conservador é e a favor de toda justiça
A escala 6x1 é tão nefasta que impede os fiéis de irem à Santa Missa aos Domingos. Na minha concepção, a escala 5x2 é a mais ponderada e justa.
E vc acha que esse canal é católico? Sinto te dizer, não é não. Também caí na mesma conversa que vc.
Marcelo Andrade virou liberal, não adianta.
@@marcosrafael5189ele é tão canalha que não diz que o que está se pensando é na escala 5x2. Lugar de liberal é no inferno, junto com nazist... e comunista.
@@AnaPy80 eita achei que ele era católico
Não necessariamente, se for de segunda a sábado não atrapalha o domingo, do contrário eu que sou católico não trabalharia em uma escala que tenho que trabalhar no domingo, se o cara é ateu ou não é católico e não vê problema em trabalhar no domingo eu não posso obrigar ele a fazer algo que não seja voluntário.
Vindo do psol, pode esperar que não é nada bom!
Verdade.
Isso não é pauta de direta nem de esquerda estamos trabalhando de domingo a domingo não vemos nossas famílias não tomamos contas de nosso filhos , vamos para o meio termo 5.2
@@manoelitosantanajunior4480Se você quer trabalhar no 5x2 trabalhe no 5x2, não impeça quem quer trabalhar no 6x1 ou quem quer contratar no 6x1 que tá tudo certo, cada um cuidando da sua vida e não prejudicando o próximo as coisas funcionam.
Se não tivéssemos de pagar tantos impostos nos produtos, iríamos comprar mais, a economia iria melhorar, empresas iriam contratar, com mais procura de trabalhadores, mais poderíamos selecionar onde trabalhar. Mas desse jeito que está sendo feito, é o contrário.
@@manoelitosantanajunior4480reduzir em oito horas a carga semanal e obrigar pequeno empresario a dobrar o custo? Isso é causa do quê?
Nuca trabalhei aos sábados, sempre 5x2, hoje sou funcionário público, mas antes eu trabalhava 9h de segunda a quinta e na sexta trabalhava 8h, é muito melhor do que perder o sábado. Chega de 6x1!
Logo vai ser 0x7 para muita gente.
Ah tem o seu garantido como funcionário e o resto que se dane. Perguntou-me se vocês veem o vídeo, na boa.
@@joelsonlimadeoliveiraolive9924
Pois é, mas como servidor público não afetará ele, então....
Sem ideologia, a escala 6x1 com salários míseros é uma escravidão positivada! Muito melhor uma escala 5x2 com possibilidade de pagamento de hora extra com valores realmente compensatórios também para o trabalhador. A CLT é uma lei bizarra que consegue engessar o patrão e ferrar o trabalhador! Flexibilidade na contratação sem vínculo seria uma boa, ao menos para cobrir folga do contratado!
É verdade, é escravidão, então cadê o movimento pra abolir a CLT?
Não é. Escravidão é a CLT e trabalhar mais de quatro meses por ano para sustentar o Estado e seus parasitas. Se revolte com isso.
Pois é, é 6x1 e ainda se paga miséria
Você já leu a CLT ? Fiz um vídeo explicando um pouco sobre a CLT.
Trabalhando 6×1 muito desgastante. Você não arruma tempo para família, quem dirá para evoluir estudar, cursos até parar ler alguns livros para crescimento é complicado.
Não vai ter tempo pra ler livro nenhum que ele lançar. 😂
É incrível como a esmagadora maioria dos bostileiros são IMBECIS rss nem se desenhar entenderiam.
Esse cara é um idiota saiam do canal dele nunca que trabalhou em uma 6x1 na vida dele NUNCA
Me emociona ver um professor de história usar o mesmo argumento histórico "a economia vai quebrar" :argumento este que foi utilizado quando se tentou abolir a escravidão no período colonial, quando se criou as leis trabalhistas, quando se criou o 13o salário, quando se criou a Lei das empregadas domésticas ...porém estamos aqui!! A economia continua e os ricos permanecem muito, muito ricos!!!
Não são tão ricos assim não. Nos EUA são muito mais ricos, assim como os trabalhadores de lá são mais ricos também.
O 13° salário não aumenta o custo. O salário é anual, se você dividir por 12 ou por 13, ou por 2 ou por 24 tanto faz. Só faz sentido para quem recebe o salário mínimo (que poderia ser facilmente solucionado com um ajuste ao acabar com o 13°; na verdade não deveria haver salário mínimo mas já é outra história).
A lei das empregadas domésticas é obviamente muito específica e não vai quebrar o Brasil porque é serviço doméstico obviamente, além de que os dados mostra que a contratação das domésticas hoje é altamente informal, ou seja não funcionou.
Sobre as leis trabalhistas. Ora, a mão de obra tem um custo determinado pela produtividade, oferta e demanda. Ao adicionar cargos trabalhistas o custo não muda, o que acontece é que o que ia para o trabalhador agora vai pro governo.
Concordo plenamente.@@Mateus.007
Comparação totalmente forçada. Emotiva também. Bem Esquerda. Mas vamos lá. O que aconteceu com os escravos depois da abolição? Foram substituidos por colonos e ficaram jogados com subempregos que não exigiam qualificação e com o Estado dando as costas para eles(e expulsando em alguns casos do centro da cidade para as favelas). O que tu pensa que vai acontecer com os pequenos empresários que não derem conta de pagar pela nova escala? Esse é o mundo real.
@@Mateus.007Vai para o consumidor. Será repassado.
A pessoa se dizer defensora da família e ser contra o fim da escala 6x1 é uma grande contradição.
Acho que o real problema não é a escala 6x1...
@@kauareis9590não é. Os caras se deixando pautar em um debate por uma pessoa que tá cagando pra família, inclusive o que ela quer pro "filhe" dela eles não querem. O problema está bem além disso.
pq vocês são tão burros assim?
Você...com certeza... nunca precisou trabalhar 6x1 na vida, então nem precisa comentar. O Brasil não vai quebrar, ate porque um pais só se mantém por causa do povo...quem vai quebrar é os grandes empresários. É claro que eles irão precisar contratar mais gente! Para o desespero deles!!!
Cada um fala o que quiser, você tem o direito de discordar .
O povo aí desse Brasil merece um Alexandre de Morais,ficam falando contra a escala 6x1 só pensando no seu próprio umbigo, parabéns vocês merecem os políticos e os ministros do stf bem do geito que está e vai piorar , porque esse povo merece .
5 por 2 é a melhor situação, eu por exemplo que sou agricultor autonomo, trabalho de domingo à domingo, mas pra quem recebe um salário definido pelo patrão e clt, 5x2 é mais justo.
Justo é não ter a CLT roubando o trabalhador.
@joelsonlimadeoliveiraolive9924 eu concordo, porém essa realidade é utópica.
Professor de Deus. Então a Rev. Industrial foi ruim? Caramba!
Trabalhar a semana mais o sábado é demais. Acho que 5×2 é o correto. A rede privada é muito dura. E Trabalhar muito nesse país só para enriquecer os políticos. Não temos educação, não temos saúde que presta...segurança só em sonho.
Eu trabalho nessa merda de escala 6x1 é desumano, poderia ser 5x2.
Sem CLT funciona onde o povo é realmente educado. Aqui, ficamos a mercê dos empresários, que não respeitam os empregados, compram os sindicatos etc. O povo não tem formação para negociar salários, férias, hora extras, periculosidade, rescisão de contrato... assim, sem CLT, o povo seria escravo. O que está pra acontecer no Brasil, novamente!!!
Só defende a escala 6x1 quem nao trabalha nela.
Exato
Nesse país é assim discutir economia e produtividade é ser contra trabalhador.😅
6x1 é cruel para varias pessoas principalmente o mais pobres, ela ocorre não por vontade dos empresarios, existem fatores como de alta carga tributário, excesso de leis na CLT e falta controle da inflação que prejudica o salario.
A escala 6x1 só vai muda quando o estado assumir que ele principal responsável pela má qualidade de vida das pessoas e não empresarios
a subserviência aos interesses americanos e ao dólar inviabiliza qualquer tipo de melhoria para nós.
Metade da nossa população adulta não consegue ler e entender uma página e a culpa é do dólar?
@@yyz320 ele ainda está em 1.880
5x2 seria razoável. A questão é a economia suportar
A mentalidade do empresário é realmente muito boa. Basta ver na Revolução Industrial, 16 horas por dia, inclusive crianças. Não fosse a luta da esquerda tinha jornada de 24 horas por dia!
Não estamos na revolução industrial, o dono de uma loja com 10 empregados não é um burgues de cartola, a maioria não é, e é a maioria impactada.
Quem fomentou a revolução industrial foram os pais da "esquerda" na revolução francesa. Então, a sua "esquerda" não fez nada pelos trabalhadores, aliás fez, ajudaram que eles chegassem a está como hoje no Brasil, recebendo quase nada e trabalhando como animais. Nem os escravos do Brasil colônia na época do Império trabalhavam tanto.
Quem inventou a CLT foi o Getúlio Vargas baseada na "Carta del Lavoro" do Mussolini.Vcs latem dizendo que a direita é "fascista",por essa lógica a direita é que fez muito pelo trabalhador.😂😂
Sou caminhoneiro, na minha opinião trabalhar todos os dias 24 horas , esta cansado va dormir e volta novamente. esse eo melhor sistema.
6x1 vs 4x3 não se compara, o que precisa ser discutido é os efeitos na família da escala 6x1.
Érica sempre muito inteligente. Pede o fim da 6 x 1, sugere o 4 x 3 para conseguir o 5 x 2 . Avante, na luta, trabalhadores!
"Muito inteligente",fazer isso num país com uma economia f**dida igual do Brasil,com uma avalanche de impostos e sem o liberdade econômica,além de não ter planejamento para industrialização ou mesmo fortalecimento do Real,"jênia".
@@renatoferreiradearaujo4693 pelego. Vai te catar.
Perfeito seu comentário. Sou da sua opinião isto já há muito tempo. Trabalhei em países onde há respeito pelas leis e pelos ganhos sempre privilegiando a meritocracia.
Concordo com tudo. Sempre ouvi falar que éramos o país do futuro… 40 anos depois, o futuro nunca chegou!
A Erika Hilton deu uma entrevista para o Gerson Camarotti e a resposta dela foi icônica: esclareceu tudo…
O Gerson pergunta quais os impactos nos preços dos remédios, por ex?
Ao que a gênia responde: Nós não fizemos um estudo assim específico…
Pra cabeça do psolista simplório mundo se resume em agradar o jovem gay trabalhando de domingo no McDonalds...
Esses projetos, como toda regulamentação, são pensados e produzidos nos bastidores por grandes empresas e grandes varejistas para quebrar os médios e pequenos, que não conseguem se adaptar. Depois, em terra arrasada, as grandes desfrutam do monopólio.
@@A.Santos1E ai depois dos esquerdistas ajudarem bilionários, a culpa é nossa
O Erika*
Quem disse que no Brasil é praticada a jornada 6 x 1 ?
Essa jornada era exercida na antiga jornada de 48 horas semanais trabalhava-se seis dias 08 horas por dia, hoje com a jornada de 44 horas pratica-se 5,5x 1,5.
Já trabalhei na escala 6x1, o mais comum, pelo menos no comércio, é trabalhar 7 horas por dia, o que dá 42 horas, e essas últimas duas horas se coloca em dias de grande movimento, evidentemente na maioria dos casos sábado e domingo. Trabalhar 4h no sábado é mais comum em consultório/escritório, o que não deixa de ser ruim, pois você perde metade do dia.
Professor, quais são seus diplomas? Seu caminho de formação? Se importa em me responder?
me parece que ele é advogado e formado em historia e mais algumas outras coisas.
@@enzomateus3139 advogado e rico.
Tá aí o cara que tem um monte de vídeos relativizando a ESCRAVIDÃO no Brasil... qual a renda percapita do país?
Economistas que não tem rabo preso já confirmaram que não quebra a economia a extinção da escala 6x1.
Há uns 15 anos atrás no horário político do PCO, eles lançavam uma ideia de que caso fossem eleitos aumentariam o salário mínimo para 5.000 reais. Nao época o salário mínimo não era nem 600 reais.
Da mesma forma que diziam, em 1962, wue o Décimo Terceiro Salário iria quebrar o Brasil.
Será que um Historiador tão qualificado não sabe disso?
Boa tarde patriotas muito do bem.❤🎉.
Ótimo ótimo professor.
Agradeço muito.
Obrigado
Pior é 24x48, 12x36 sem hora extra, viva o respeito aos policiais e enfermeiros.
Nunca vi policial reclamando. Eles fazem acordos entrem eles. As vezes folgam 5 dias seguidos. Melhor que isso, só se receber sem trabalhar.
Dizer que 24x48 é pior que 6x1 é muita ignorância, aind mais policial que não é serviço "braçal" ou altamente desgastante
@@Oboriun Falou tudo, tem esse detalhe de não ser um serviço braçal, tipo o policial com certeza deve descansar nessa escala de 24x48.
Você está equivocado. Na verdade, o desemprego tende a cair. E ainda digo mais. Trabalhador que descansa bem tende a produzir mais.
Dilma é.você ??
@@ValbsonSilvama tirou isso da onde amigo? Da sua cabeça?
O Marcelo Andrade é sempre contra o trabalhador. Ele nunca precisou trabalhar no regime 6X1.
É isso nunca precisou trabalhar 6 dias na semana e ainda é contra a gente fala sério
Se os comentários do pessoal que acompanha o professor Marcelo estão ruins assim, não tem jeito mesmo. Pode vir a lei que quiser, nada vai mudar o fato que o brasileiro tem QI 83 e é improdutivo, por isso que a gente é pobre. Que venha essa porcaria, venha o contrario, folga 4 e trabalha 3, quebra logo essa porcaria pra gente recomeçar do zero.
A CLT não é um atraso de vida, conheça o dia a dia de um trabalhador. O problema não é a CLT , o problema é a mentalide do povo brasileiro. Existe uma tributação horrenda para todos.😊
Montem o negócio de vocês, assumam o risco, contratem quem vocês quiserem na escala que vocês quiserem e vejam o resultado, a matemática não fecha.
As pessoas devem trabalhar para conseguir o sustento, é simples.
Ué... e as pessoas que trabalham na 6x1 não trabalham muito ?
Exato.
@@arn5348 sim. Mas quem escolheu tudo isso foram as próprias pessoas. Nem os escravos trabalhavam 6x1 no século XVI como é hoje. Em breve teremos escalas 15x1. Aguardem.
ABRE SEU NEGOCIO QUEM QUER OU O ACEFALO NAO SABE QUANTO CUSTA UM EMPREGADO OS IMPOSTOS QUE TEM QUE PAGAR ESTUDE ANTES DE ABRIR O FUNCIONARIO NAO TEM NADA HAVER COM ISSO A ISSO NAO DESSE GOVERNO QUANTOS ANOS EXISTE ISSO
Meu sonho. Você vai me emprestar dinheiro? Estou precisando R$270000
Quem é contra,nunca trabalhou nessa escala.
Ja trabalhei e alterar na canetada so vai prejudicar o trabalhador.
@RRLONES Todas as conquistas dos trabalhadores: férias, décimo terceiro foram na canetada. O fim da escravidão foi na canetada também.
@@edgardealmeidacabral3383você acha mesmo que recebe um 13º salário? Coitado.
@@felipebr01 É um analfabeto funcional, não adianta discutir.
@@edgardealmeidacabral3383 em alguns mercados algumas áreas já trabalham em 4x3 mas com contrato Horista. O salário? Uma miséria... Me diga, como você pode garantir que os patrões não fugirão para esse tipo de contrato que seria até mais vantajoso para eles??
Marcelo , outra pergunta : isso é a nova ordem (a velha de novo, sendo escrita) sim ou nao?
Precisamos trabalhar mais pra sustentar o Estado Cleptocratico com seus 12,5 miilhoes de funças, sendo metade marajás ganhando de 70.000 (judiciario )a 1.800.000 (roraima) . Só se salvam os policiais, bombeiros, enfermeiros, e alguns agentes sociais... Claro que todo brasileiro sonha em ser funça e danem-se as classes trabalhadoras e pagadoras de impostos...
Excelente análise
O monopólio das indústrias reunidas para diminuir os produtos nas embagens e tambem qualidade que esta cada vez inferior.E sendo assim ,o consumidor final é que se lasca enquanto eles vão faturando cada vez mais em cima da enganação.
O senhor alguma vez já trabalhou na escala 6x1?
E voce consegue pensar em todos os aspectos envolvidos pra tambem opinar? Ou so a sua experiencia na 6x1 ja basta?
@RRLONES olá curioso o seu argumento, se a pessoa tem a experiência da escala ela nao esta apta a opinar mas uma pessoa como esse senhor e provavelmente voce estão?eu nunca trabalhei nessa escala e sim 5x2. Creio que a escala 4x3eh é inviável, mas nas querer q uma pessoa tenha soh um único dia na semana livre pra cuidar de casa, família, ir a médico e lazer eh desumano demais.
@@DeborahPiccoliessa foi a "escolha" de vocês. Agora aguenta. Não tem volta. O Brasil não tem condições nenhuma de mudar isso na base da caneta. O fato de você trabalhar 6x1 é uma questão sua, se ele trabalha ou não 6x1 isso não muda a realidade.
Não sou só empregadora mas empregada também. Trabalho junto com minhas funcionárias até sábado. Se essa nova escala vigorar sem baixar salários e outros impostos, corro o risco de fechar as portas. Daí todo mundo sem emprego vai poder usufruir todos os dias em casa, contudo, sem receber nada. Que tal?
@@felipebr01 primeiro, não trabalho e nunca trabalhei nessa escala. O Brasil tem sim condições de mudar isso, está na hora dos empresários pararem de achar que os funcionários são burros de carga, pagando 1,4k por seis dias de trabalho semanais.
Parece que não dá? As inovações tecnológicas nos bancos, por exemplo, se transformaram em lucros para os banqueiros, diminuição drástica de bancários e utilização da mão de obra dos clientes nas operações online. Pela falta de funcionários nos bancos, os clientes foram obrigados a desempenhar as funções de caixas de banco online, enfrentando um exército de golpistas de todos os tipos e respondendo pelos prejuízos decorrentes. Tudo isto enriquecendo mais ao banqueiro e aos golpistas. O problema do Brasil não é falta de recursos, mas seu destino. Estou admirado com certas visões, que se dizem cristãs, mas usam o pensamento da Revolução Industrial do século XVIII, quando se trata da questão trabalho. A minha única preocupação seria com a pequena empresa que, para se adequar, poderia receber mais vantagens fiscais. Por fim, penso ainda que seria mais interessante a redução da jornada para 5 ou 6h, durante 5 dias por semana. Também, a adoção do teletrabalho deveria ser muito mais incentivada. Minhas ponderações buscam apenas uma reflexão, sem o intuito de desmerecer qualquer pessoa.
Gosto muito de seu canal!
Lamentável! Eu não quero sair do meu país, mas concordo. Espero que um dia o Brasil seja o que pode e dever ser, muito grande
Senhooooooooorrr... para tudo que eu quero sair correndo!!!
Cada loucura nessa Câmara de Deputados!!!
Boa tarde. Essa e a "Cleptocracia Tupiniquim". No final as grandes empresas vão se adaptar, as pequenas vão fechar, o custo adicional ao final vai ser refletido em preços de produtos e serviços e suas conseqüências.
Professor tudo bem? Diz uma coisa. A pandemia ferrou e muito com a Econômica, porém o mundo "tirando guerras" meio que conseguiu absorver. Realmente empresário com uma má administração quebrou outros conseguiram se adaptar e reinventar. Bom onde gostaria de chegar. Seria extremo a 4×3 , mais nao seria interessante a 5×2 (o revezamento seria entres os funcionários sábado, feriados)? . 1 dia somente de descanso é escravidão no ponto de vista. O governo tem que saber corta custos e da suporte para os empregados e empresários e em contra partida da um vida mais digna e saudável para todos.
Só não concordei com a parte da revolução industrial. Antes era miséria, depois um pouco menos de miséria... as pessoas preferiam ir às fábricas trabalhar e ganhar pouco do que morrer de fome no campo. Houve abusos... mas no geral a qualidade de vida de todos aumentou com o tempo
Uma correção: ninguém "preferia" ir às fábricas trabalhar, o que aconteceu foi que houve o cercamento das terras comuns, os camponeses foram expulsos de suas terras, ficaram sem recursos e sem ter como trabalhar. Isso gerou um contingente de desesperados, mendigos e miseráveis nas cidades. Chegando lá, eram forçados a se enfurnar nas fábricas, caso contrário eram ainda sujeitos às leis contra a vadiagem, que permitiam até mesmo a um denunciante escravizar pessoas que fossem pegas vagando nas ruas sem trabalho.
Não há relação de aumento da qualidade de vida com a mera existencia de uma revolução industrial. Você entra no erro de que a revolução industrial foi um mero avanço da técnica, quando na verdade foi uma mentalidade.
Engraçado que quando se trata de organização do Mercado os "tradicionais" ficam eempre do lado dos liberais..
No Estado Integral proposto pelos Integralistas essa discussão ocorreria internamente nas corporações de ofício ou em sindicatos sérios, respeitando empregador e empregado de cada profissão. Só o Integralismo pode ajudar o Brasil a crescer verdadeiramente tanto economicamente como espiritualmente.
TEM COMO CONVIDAR A MÁRCIA ROHR NO CARAVELAS PODCAST?
O certo é nunca ter que trabalhar 😂😂😂😂😂
6X1 é brutamente liberal e ateu
Gênesis 1 tem 6 dias.
Gênesis 2 tem 1 dia.
João 1 tem 4 dias.
João 2 tem 3 dias..
Imagine !
Escala 5 X 2 já é mas ideal
E diminui os impostos
Eu não quero 6x1
Um homem que se veste de mulher nem deveria ser levado a sério quanto mais ser deputado.
Nunca sairia do meu país, sobretudo para os EUA , por conta desses políticos...
Mellhor aula Professor
Esse papo de quebrar empresa é papo de liberaleco, o povo tem sim que ter um final de semana, não vai quebrar nada, 4x3 é um exagero, a 5x2 é ideal no momento, com o avanço de uma escala humana provavelmente em seguida venha uma regulamentação de imposto a pedido dos empresários pra que nao tenha impacto econômico
Que quebre, mas faça essa escala escrava cair, o povo quer a escala 5x2.
Isso não tem nada a ver com direita ou esquerda,isso é uma questão humana!
Pq não escala 5x2?
Sou a favor da escala 4x3!!!!!!! sou eu que trabalho, quero mais folgas!!!
Essa tribulação é um desrespeito ao cidadão.
Tem que flexibilizar para o trabalhador e aliviar para o empresário, ou seja, diminuir o roubo (imposto) e desburocratização, todos ganham, inclusive o estado, mas o estado quer outra coisa...
O estado não deveria regular esse tipo de coisa. Deveria apenas regular a fabricação de artigos com miçangas. Ponto final.
Não é o Estado não. É o povo. O Estado vai apenas executar a vontade soberana do povo.
@cosmodradek kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Se colocarem essa escala de 4 por 3 o que vai ter de empregado fazendo horas extras em dois dias de folga vai ser grande. E horas extras feitas e pagas por baixo dos panos, sem o governo ficar sabendo e recebendo.
Professor, mas antes de ir para os EUA, precisa combinar com o Trump, né?
Vcs combinam com o Maduro para ir pra Venezuela?Esqueci...a ralé esquerdotonta prefere país capitalista kkk.
@@renatoferreiradearaujo4693 Trump não tem nada contra imigrantes legais. Tem contra gente da sua laia.
Faltou uma analise. Esse é um passo para a renda basica universal. 👀
@@juquinha3181 exato, os banqueiros por trás do PSOL sabem oque estão fazendo.
Boa noite!!