Em resumo, webhooks criam um tipo de conexão entre dois sistemas, para que um sistema possa receber informações do outro assim que uma determinada ação ocorrer.
Isso mesmo irmão, ai tu estuda websocket, como o socketio por favor exemplo, que faz requisições bidirecional atualizando tua página automaticamente sem precisa ficar atualizando a pagina para ver novas informações..
que loucura, vc descreveu exatamente o que eu fiz kkkkkkkkkkkkk abri mais duas abas com videos no yt com o scroll e esse foi o terceiro e abri na mesma aba da pesquisa, e geralmente vejo esse primeiro. Nesse caso, não preciso assistir os outros tbm, foi muito claro hahahaha
Ótima explicação. Um uso bastante comum de webhooks é com gateways de pagamento, como o Stripe por exemplo. São através desses webhooks que nosso sistema saberá quando e quais transações foram feitas.
Essa explicação foi muito boa!!! Estava lendo e vi que webhooks são realmente úteis, mas, ainda não havia entendido 100%. Agora esclareceu bastante, valeu!
Parabéns!!! Muito boa sua didática, sou da área do direito e busco maior performance nas minhas consultorias. Sucesso. A analogia da oficina foi top...... simplificou bem o entedimento. ..
Achei fantástico a explicação e gostei muito desse novo conceito incorporada ao uso das APIs. Gostaria muito de um exemplo prático como por exemplo: numa loja virtual ligada aos correios, a API correios avisar meu site quando o pacote teve movimentação. Gostaria dessa explicação em PHP onde programo. Valeu
É só isso webhooks? Excelente explicação. Uma dúvida, quanto a autenticação da rota da api interna, a api oficina teria que ter configuração para isso?
Depende da necessidade, mas geralmente sim. No caso do exemplo, a API da oficina, ao enviar o evento pra API interna, além dos dados, envia também um token. A API interna, por sua vez precisa conhecer esse token (a API da oficina deveria disponibilizar o token na hora da configuração do webhook). Assim, a API interna sabe que a mensagem é realmente da oficina e não de qualquer outra fonte
Amigo obrigado pelo video, me surgiu a seguinte dúvida. Utilizo uma plataforma de rastreamento veicular que disponibiliza a configuração de webhooks, la tem o campo para que eu entre com um URL e há possibilidades de escolher qual tipo de evento para que eu receba ok! Minha dúvida é, onde obter a URL correta, no caso eu gostaria de receber as notificações via whatsapp.
Ótima explicação, mas Ficou um pouco confuso porque não entendi bem como funciona na prática... por exemplo: O formulário de uma Ísca Digital feito no Elementor, como faria para Webook enviar o .PDF automaticamente para o e-mail do Lead cadastrado no formulário? Gratidão pela ajuda!
gostei muito da explicação, minha dúvida é, se um aplicativos de mensagens tipo o whatsApp também são utilizados webhooks para atualizar o outro lado de uma conversa que chegou uma mensagem?
Não, webhooks são exclusivos para você ser notificado de eventos de sistemas que você não controla. Para sistemas que você controla (whatsapp controla tanto uma ponta quanto a outra), você pode programar diretamente no código essa comunicação (no caso do whats, mensagens em tempo real, existem várias alternativas pra isso, no Node podemos usar Sockets)
Valeu pela explicação. Me ajudou bastante a entender o que é e como funciona os Webhooks. Agora vou tentar integrar (não sei se é esse e termo certo) a comunicação de boleto e pix gerado da Kiwify ao RD Station, para que o sistema de e-mail marketing entre em contato com o possível cliente. + 1 inscrito no canal! Abraço. Obs: faça mais vídeos explicando como se estivesse falando com uma criança de 6 anos, creio que vai ajudar bastante a galera que está tentando aprender sobre programação. Valeu!!!!
O que não entendo, é se a URL informada para onde o Webhook posta o acontecimento do evento, precisa ser de um webservice que vai tratar o evento, ou seja ficar escutando a chegada do evento para executar alguma ação.
Faz tempo esse post heheh .. Mas vamos la Quando o mecanico avisa que esta pronto ele envia alguma informacao para o servico interno ou so uma request simples? Quando o servico interno recebe a requisicao do mecanico avisando que está pronto ele é obrigado a invocar o serviço do mecanico novamente para pegar o retorno ?
Pensa que não tem regra. Quem fornece webhook (a oficina no nosso e exemplo) define como ele vai ser, se vai ser um get, um post, se vai ter todos os dados necessários, ou se vai ter só um id. Um webhook bem construído, envia para o consumidor todos os dados relevantes ao evento em questão, mas não é incomum vc ter que bater em outra api depois de receber um evento pra pegar outros dados.
Oii, Prof! Busquei seu vídeo para entender o funcionamento de um webhook que existe no meu setor de trabalho e que eu estava tendo dificuldade para compreender como funcionava hehe Me ajudou a enteder o conceito. Agora deixa eu te perguntar, as configurações normalmente dependem de quem realizou os processos ali né? Por exemplo: a hora que o evento for "Meu carro pronto", já é enviado um aviso para o telefone de que isso ocorreu no mesmo momento? (usando o exemplo do vídeo) Ou isso demora um pouco normalmente? Ouuu isso é configurado?
Depende muito de como o sistema foi feito. Pode ser rápido ou pode demorar, geralmente é rápido se a a arquitetura do sistema foi bem feita, e quem é responsável por isso, é o sistema que emite o evento.
ficou claro, só que ainda não entendi uma coisa. fiz um pagamento e a api externa chamou minha api interna que o pagamento foi realizado mas como isso remete no front? o front vai saber disso como?
uma vez que você tem essa informação na sua API (no seu banco de dados), ai você tem o controle. A partir dai você pode fazer de várias formas, o mais comum é o front fazer uma chamada pra sua api pedindo os dados novos.
Eu pensava que no webhook, o socket não desconectava nunca, assim não precisaria de existir servidor dos dois lados! Eu pensei errado ou existe serviço de webhook que permanece conectado e os eventos do servidor chegariam ao cliente por uma conexão permanente?
Você tá confundindo websocket com webhook. São coisas totalmente diferentes. Websocket é uma forma de conectar servidor e cliente, e manter uma via de comunicação aberta para que o servidor possa enviar informações para o cliente sem o cliente pedir. Webhook, é uma forma de comunicação servidor x servidor, onde, dado um evento no servidor que você não tem controle, ele faça uma chamada para um servidor que você tem controle, como eu explico no vídeo
Pode passar, mas isso depende da ferramenta onde você ta querendo usar webhook, e geralmente essas ferramentas tem documentação. Por exemplo, se você estiver adicioando um webhook no github para cada novo repositório criado, muito provavelmente o github vai te enviar o nome e o link do repositório. Mas só da pra ter certeza lendo a documentação, ou esperando um webhook chegar pra ver o que ele manda.
Estou a tempos procurando como receber esses callbacks no meu servidor, como tratar e imprimir uso uma plataforma de envio de sms e ja cadastrei minha URL no plaforma deles porem não sei como receber esses dados, plataforma diz que faz um callback via GET para minha URL pudesse da umas dicas de como receber, uso php puro
Excelente vídeo, eu tenho uma dúvida referente a como seria o fluxo de criação de um Webhook nosso mesmo sabe, tipo o Stripe, a qual registramos uma URL do nosso endpoint no sistema deles, ai quando ocorrer algum evento ele chamar esse nosso endpoint, qual seria um fluxo mais adequado para isso? eu criei um fluxo no Whimsical para tentar simular, você poderia dar uma olhada para ver se é nessa linha de ideia mesmo? i . ibb. co /RjVDZtG/webhook.png
Não sei se entendi muito bem, mas, basicamente, não existe fluxo. O cadastro do webhook é muito simples, você acessa a plataforma do Stripe, e cadastra sua URL lá. O fluxo de fato, acontece dentro da sua própria API, uma vez que quem controla o fluxo de chamada dela é o próprio Stripe. Qualquer coisa, manda lá na comunidade que a gente troca uma ideia codar.me/discord
Excelente, nunca mais vou esquecer o que é webhook . Didática monstra
eu tinha desistido de aprender esse assunto pq achei muito complexo, mas sua didática facilitou demais.
Em resumo, webhooks criam um tipo de conexão entre dois sistemas, para que um sistema possa receber informações do outro assim que uma determinada ação ocorrer.
Tipo a de pagamento e transações
Isso! 😁
Isso mesmo irmão, ai tu estuda websocket, como o socketio por favor exemplo, que faz requisições bidirecional atualizando tua página automaticamente sem precisa ficar atualizando a pagina para ver novas informações..
Excelente explicação.
Com certeza a melhor explicação que obtive, obrigado. Ganhou um novo seguidor.
👊
Simplesmente fantástico
que aula top, cara sensacional sua didática, não tem como não entender, parabéns!!!
Mais claro que isso impossível. Eu tinha até separado mais dois vídeos para ver, mas nem precisa eu assistir. Obrigado por compartilhar 👍
🚀🚀🚀
que loucura, vc descreveu exatamente o que eu fiz kkkkkkkkkkkkk
abri mais duas abas com videos no yt com o scroll e esse foi o terceiro e abri na mesma aba da pesquisa, e geralmente vejo esse primeiro. Nesse caso, não preciso assistir os outros tbm, foi muito claro hahahaha
Ótima explicação.
Um uso bastante comum de webhooks é com gateways de pagamento, como o Stripe por exemplo.
São através desses webhooks que nosso sistema saberá quando e quais transações foram feitas.
boa! excelente exemplo!
Maratonei muitos vídeos nenhum foi mais claro que esse, obrigado pela didática.
boooa! Fico feliz que tenha ajudado!
Impossível não seguir o canal após ter essa AULA, que didática sensacional, parabéns pelo trabalho e por compartilhar conosco o conhecimento!!
Obrigado! Fico feliz que tenha sido útil!
Top demais brigadão. Só faltou mostrar na prática com algum exemplo de uso como faz
Cara. Mto Top. Adorei a didatica simples demais, mais funcionou
Essa explicação foi muito boa!!! Estava lendo e vi que webhooks são realmente úteis, mas, ainda não havia entendido 100%. Agora esclareceu bastante, valeu!
Excelente explicação parabéns
Obrigado! 👊
Melhor vídeo que assisti sobre webhook até agora , muito obrigada!!
🙏
Excelente aula! Parabéns!
Parabéns!!! Muito boa sua didática, sou da área do direito e busco maior performance nas minhas consultorias. Sucesso. A analogia da oficina foi top...... simplificou bem o entedimento. ..
Boa Augusto! Que bom que curtiu e muito obrigado pelo feedback! 👊
Melhor mentor na área de Programação
Oloco! 🤩 👊
Muito boa essa explicação do carro/oficina. Obrigado.
Cara, que didática excelente! Parabéns!
Obrigado!!
Muito top! Parabéns pela explicação!
realmente foram 9 min muito proveitosos
Achei fantástico a explicação e gostei muito desse novo conceito incorporada ao uso das APIs. Gostaria muito de um exemplo prático como por exemplo: numa loja virtual ligada aos correios, a API correios avisar meu site quando o pacote teve movimentação. Gostaria dessa explicação em PHP onde programo. Valeu
Top sua explicação 🎉 parabéns
Obrigado 😃
+1 inscrito... cara que massa, obrigado pela explicação!
Sensacional, sua explicação !! Primeira vez que vejo com essa didatica a explicação sobre Webhooks
🚀 Boa Vagner, que bom que curtiu!
Muito top a explicação, parabens
Muito obrigado 👊
Fantástico vídeo, parabéns!
Obrigado 😃
Ótima explicação, simples e didática, parabéns!
Obrigado 👊
Bom, sempre e bom aprender com analogias .
🚀
Explicação perfeita
Que bom que curtiu!🎉
Mais didático q isso impossível!
🤩
Ótima explicação! Obrigada pelo vídeo.
Explicação excelente...
🎉
Só conseguir entender webhooks contigo, muito obrigado, vc nem utilizou linguagem de programção.
👊
Ótima explicação
Que bom que curtiu!
Obrigado meu caro. Ideia bastante simples e objetiva de entender os conceito de api, chamadas de eventos e Webhooks. Parabéns!!!!
Valeu Rafael! 👊
Abriu minha mente demais, show de bola, que didática!
Boa Elivandro, que bom que ajudou! 🎉
É só isso webhooks? Excelente explicação. Uma dúvida, quanto a autenticação da rota da api interna, a api oficina teria que ter configuração para isso?
Depende da necessidade, mas geralmente sim. No caso do exemplo, a API da oficina, ao enviar o evento pra API interna, além dos dados, envia também um token.
A API interna, por sua vez precisa conhecer esse token (a API da oficina deveria disponibilizar o token na hora da configuração do webhook). Assim, a API interna sabe que a mensagem é realmente da oficina e não de qualquer outra fonte
Explicação excelente!
Ficou TOP a explicação! Obrigado!
tmj mano
Boa explicação
Ótima aula!
Fico feliz que curtiu Lucas! 👊
boa explicação!
Muito bom!
🔥
Ganhou meu subscribe. Valew por compartlhar!
boooa! valeu 🎉
Muito bom, explicou muito bem!!
Obrigado 😃
Muito bom
👊
Nota 10 !!!
Amigo obrigado pelo video, me surgiu a seguinte dúvida. Utilizo uma plataforma de rastreamento veicular que disponibiliza a configuração de webhooks, la tem o campo para que eu entre com um URL e há possibilidades de escolher qual tipo de evento para que eu receba ok! Minha dúvida é, onde obter a URL correta, no caso eu gostaria de receber as notificações via whatsapp.
Ótima explicação, mas Ficou um pouco confuso porque não entendi bem como funciona na prática... por exemplo:
O formulário de uma Ísca Digital feito no Elementor, como faria para Webook enviar o .PDF automaticamente para o e-mail do Lead cadastrado no formulário?
Gratidão pela ajuda!
obrigado!
Cara, muito show!!
Obrigado por compartilhar
tmj! 👊
Ótima didática, obrigado!
Obrigado! 👊
Então um webhook é tipo um callback que é chamado em um controller junto a requisição
Obrigado amigo
Boa didatica bro!
muito bom! tks
tmj 👊
gostei muito da explicação, minha dúvida é, se um aplicativos de mensagens tipo o whatsApp também são utilizados webhooks para atualizar o outro lado de uma conversa que chegou uma mensagem?
Não, webhooks são exclusivos para você ser notificado de eventos de sistemas que você não controla.
Para sistemas que você controla (whatsapp controla tanto uma ponta quanto a outra), você pode programar diretamente no código essa comunicação (no caso do whats, mensagens em tempo real, existem várias alternativas pra isso, no Node podemos usar Sockets)
Muito bommm
Muito legal cara a explicação. Parabéns, sucesso.
Obrigado! 👊
brabo!! easy to understand
🙏👊
Obrigado amigo, ótimo conteúdo. Sua didática é incrível.
Obrigado! 👊
Ótimas analogias. O mesmo pensamento se minha arquitetura fosse front > bff > api > api externa?
Sim, sempre que você interage com uma API externa, a melhor forma de receber info em "tempo real" e reagir à eventos, é utilizando webhooks
Valeu pela explicação. Me ajudou bastante a entender o que é e como funciona os Webhooks. Agora vou tentar integrar (não sei se é esse e termo certo) a comunicação de boleto e pix gerado da Kiwify ao RD Station, para que o sistema de e-mail marketing entre em contato com o possível cliente.
+ 1 inscrito no canal! Abraço.
Obs: faça mais vídeos explicando como se estivesse falando com uma criança de 6 anos, creio que vai ajudar bastante a galera que está tentando aprender sobre programação.
Valeu!!!!
haha, valeu! Precisando de qualquer coisa só mandar um alô lá na comunidade codar.me/discord 👊
Voce da aula de VUEJS...???
show esta analogia.
👊
otimo
eu queria usar a kiwify para receber os pagamentos da minha área de membros no WP... será que tem como integrar por webhook?
muito bom!!!
Então é tipo web socket, só q invés de abrir conexão com o navegador ele bate em um endpoint da minha api?
Isso!
O que não entendo, é se a URL informada para onde o Webhook posta o acontecimento do evento, precisa ser de um webservice que vai tratar o evento, ou seja ficar escutando a chegada do evento para executar alguma ação.
Faz tempo esse post heheh .. Mas vamos la
Quando o mecanico avisa que esta pronto ele envia alguma informacao para o servico interno ou so uma request simples?
Quando o servico interno recebe a requisicao do mecanico avisando que está pronto ele é obrigado a invocar o serviço do mecanico novamente para pegar o retorno ?
Pensa que não tem regra. Quem fornece webhook (a oficina no nosso e exemplo) define como ele vai ser, se vai ser um get, um post, se vai ter todos os dados necessários, ou se vai ter só um id.
Um webhook bem construído, envia para o consumidor todos os dados relevantes ao evento em questão, mas não é incomum vc ter que bater em outra api depois de receber um evento pra pegar outros dados.
@@CodarMe boua entendi
Salve ! Webhooks funcionam com e-mails ?
Mas como eu integro no meu crm ou RDstation?
Então é a mesma coisa como websockets ?
👏👏👏👏
Oii, Prof! Busquei seu vídeo para entender o funcionamento de um webhook que existe no meu setor de trabalho e que eu estava tendo dificuldade para compreender como funcionava hehe Me ajudou a enteder o conceito. Agora deixa eu te perguntar, as configurações normalmente dependem de quem realizou os processos ali né? Por exemplo: a hora que o evento for "Meu carro pronto", já é enviado um aviso para o telefone de que isso ocorreu no mesmo momento? (usando o exemplo do vídeo) Ou isso demora um pouco normalmente? Ouuu isso é configurado?
Depende muito de como o sistema foi feito. Pode ser rápido ou pode demorar, geralmente é rápido se a a arquitetura do sistema foi bem feita, e quem é responsável por isso, é o sistema que emite o evento.
ficou claro, só que ainda não entendi uma coisa.
fiz um pagamento e a api externa chamou minha api interna que o pagamento foi realizado
mas como isso remete no front? o front vai saber disso como?
uma vez que você tem essa informação na sua API (no seu banco de dados), ai você tem o controle. A partir dai você pode fazer de várias formas, o mais comum é o front fazer uma chamada pra sua api pedindo os dados novos.
Eu pensava que no webhook, o socket não desconectava nunca, assim não precisaria de existir servidor dos dois lados! Eu pensei errado ou existe serviço de webhook que permanece conectado e os eventos do servidor chegariam ao cliente por uma conexão permanente?
Você tá confundindo websocket com webhook. São coisas totalmente diferentes. Websocket é uma forma de conectar servidor e cliente, e manter uma via de comunicação aberta para que o servidor possa enviar informações para o cliente sem o cliente pedir.
Webhook, é uma forma de comunicação servidor x servidor, onde, dado um evento no servidor que você não tem controle, ele faça uma chamada para um servidor que você tem controle, como eu explico no vídeo
@@CodarMe, Obrigado pela resposta!
O Webhook passa parâmetro para recebermos no nosso backend? Como testar isso?
Pode passar, mas isso depende da ferramenta onde você ta querendo usar webhook, e geralmente essas ferramentas tem documentação. Por exemplo, se você estiver adicioando um webhook no github para cada novo repositório criado, muito provavelmente o github vai te enviar o nome e o link do repositório. Mas só da pra ter certeza lendo a documentação, ou esperando um webhook chegar pra ver o que ele manda.
Sou leigo, então me desculpe a pergunta. É possível via Webhook mandar qualquer informação para um número de WhatsApp?
Qual o nome da ferramenta de design?
excalidraw.com
clara como aguá!
🙏
Estou a tempos procurando como receber esses callbacks no meu servidor, como tratar e imprimir
uso uma plataforma de envio de sms e ja cadastrei minha URL no plaforma deles
porem não sei como receber esses dados, plataforma diz que faz um callback via GET para minha URL
pudesse da umas dicas de como receber, uso php puro
Você precisa criar uma API que receba essa requisição. Qualquer coisa manda lá na comunidade que a galera ajuda codar.me/discord
Explicação Tier 1, mesmo
Cumprimentos 🇵🇹
🎉
1:13
Estou procurando uma pessoa para me ajudar a finalizar um projeto, falta apenas algumas conexoes com a Stripe, estou disposto a pagar
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👍🏻
bem didático mas o atraso na voz me da um nervoso hahahaha
obrigado pelo ensinamento. Mas muito prolixo.
Vou melhorar
Excelente vídeo, eu tenho uma dúvida referente a como seria o fluxo de criação de um Webhook nosso mesmo sabe, tipo o Stripe, a qual registramos uma URL do nosso endpoint no sistema deles, ai quando ocorrer algum evento ele chamar esse nosso endpoint, qual seria um fluxo mais adequado para isso? eu criei um fluxo no Whimsical para tentar simular, você poderia dar uma olhada para ver se é nessa linha de ideia mesmo? i . ibb. co /RjVDZtG/webhook.png
Não sei se entendi muito bem, mas, basicamente, não existe fluxo. O cadastro do webhook é muito simples, você acessa a plataforma do Stripe, e cadastra sua URL lá.
O fluxo de fato, acontece dentro da sua própria API, uma vez que quem controla o fluxo de chamada dela é o próprio Stripe.
Qualquer coisa, manda lá na comunidade que a gente troca uma ideia codar.me/discord
boa explicação!
Muito bom!