Sem qualquer instrumento elétrico, Violões acústico e bombo leguero Cantor a dois metros do microfone, vozeirão, trezoitão na cinta Apresentador fumando palheiro, Na plateia, um vivente com as fuças do Hugo Deleon, uma véia mascando um nervo de murcilha sem ter a menor noção de que estava presente numa obra prima da cultura gaúcha Ah, Deus, nos devolva a década de 80 e 90.
Nessa época a cultura era cultuada pela maioria dos gaucho( época que gostaria de ter vivenciado), mas agora é a minoria... a cultura está morrendo poìs os pais não ensinam mais seus filhos a cultuar uma belíssima tradição... tenho 25 anos, sei tocar algumas musicas na gaita mas hoje em dia a gurizada so querem funk...
Sou goiano nato, do pé rachado, nascido na região da estrada de ferro, mas não deixo de apreciar a boa música regional. Esta aí é uma das minhas favoritas. A música gaúcha é universal. Parabéns!
Sou filho de catarinense e neto de gaúcho e apesar de ter nascido no norte do Brasil sinto um orgulho imenso da minhas raízes nos pampas! A musica gaúcha mexe muito cmg.
O interior de SP, berço da música caipira, ama as músicas gaúchas, assim como eu; Essa relação vem desde os tempos dos tropeiros, passando pela Estrada de Ferro SP-RG, até os dias atuais, com a migração gaúcha para o interior e Sul de SP.
@@gustavo1297 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 PIADA PRONTA . TRI REBAIXADO 🅱️🅱️🅱️ . MÚSICA GAÚCHA NÃO TEM NADA HÁ VER MESMO COM O GRE🅱️🅱️🅱️IO . SABE NADA INOCENTE 🤦🤦🤦🤦🤦🤦
Conheci o Leopoldo através do meu marido que era amigo dele, os dois de Pelotas. Que saudades desse tempo. Saudades do Leopoldo e do meu marido que já estão nos Galpões do Céu!
Tchê,precisamos fazer o povo apreciar esse tipo de música. Num mundo cheio de músicas atuais com putaria,continuo a ouvir a pura representação de nossa vasta cultura.
Seja bem vinda a nossa cultura, e se um dia quiseres as portas do Rio Grande estarão abertas pra você, aqui no Rio Grande somos muito receptivos e adoramos o povo baiano e de todo o Brasil! Abraço de um Gaúcho Tchê
Esse 20 de Setembro de 2024 vai ter um sabor especial. Vai ter um sabor bem próximo ao sabor que tivemos no 20 de Setembro daquele ano de 1835. Em 1835 descobrimos que para sermos livres, precisamos ser fortes. Em 2024, entendemos o nosso propósito, por causa dessa tragédia. Sou gaúcho e isso me basta! Viva o gaúcho!
Como Maranhense, filho de gaúchos, sinto meu coração ferver quando ouço este tesouro da música regional dos pampas! Deus abençoe a nossa gente do Sul, povo valente e valoroso, orgulho do Brasil!!
@@linguapatria-diegoabreu2271nao ligue irmao nordestino,sou do Paraná estado que recebeu tantos nordestinos e digo todoa tem direito de apreciar a cultura gaucha e a musica do RS que é algo muito maior do que uma opiniao preconceituosa,todos somos irmãos.
O cenário sem frescura, tudo simples e a música um luxo, época que o galpão crioulo era lindo de ver, hoje os cantores que estão chegando vão ter que cantar muito pra chegar aos pés destes músicos que já nos deixaram.
O interior de SP, berço da música caipira, ama as músicas gaúchas, assim como eu; Essa relação vem desde os tempos dos tropeiros, passando pela Estrada de Ferro SP-RG, até os dias atuais, com a migração gaúcha para o interior e Sul de SP.
De todas as gravações que ouvi dessa música essa é disparada a melhor, um som super potente, cada instrumentista tirou o máximo dos instrumentos e o cantor cantou de modo muito enérgico
03 de junho de 2024, em plena tragédia das chuvas no meu amado estado do Rio Grande do Sul, que com certeza irá se reerguer e será maior que antes. Renovo as minhas forças e esperanças escutando o que é para mim o maior clássico da música gauchesca e quase um segundo hino do Rio Grande. Viva o Rio Grande do Sul 🙏👏🫶🤜🤛
se não estivesse filmado, seria até difícil de acreditar que foi tudo gravado ao vivo. O gaiteiro acertou tudo, os violeiros não erraram uma nota e o cantor não desafinou em nenhum momento.
Sou americano e amo country music and I admiro o povo que ama sua terra. Este musica de Rassier expressa muito bem o que e de verdadi o gaucho o mais admiravel cowboy do mundo
A minha irmã que mora em Pelotas conheceu ele a minha irmã trabalhava num cartorio e ele aparecia algumas vezes para registrar as letras e composiçoes das musicas que fazia e eles passavam as tardes conversando. A minha irma dizia que ele era gente finissima pessoa de grande valor e muito humilde apesar de vir de uma familia de origem nobre e muito abastada era de uma simplicidade e cordialidade com as outras pessoas.
Temos um breve tempo na história e depois só resta a história de alguns,mas não haverá ninguém com intelecto para as contemplar e meditar,o mundo agoniza.
Sou carioca de nascimento e gaúcho de coração. Cultivo a cultura do meu pago e sou missioneiro de alma de coração. Leopoldo Rassier, Luiz Marenco e Joca Martins legendas que me marcam. 🙏🙏🙏🙏
Adorei encontrar este canal. Gratidao por fazer com que Cenair seja perpetuado. Sou de Sao Paulo e minha mae era a propria embaixadora do RGS Conheci Cenair e familia e tive o prazer de hospeda-los em casa em diversas ocasioes em SP e tive o prazer de ouvir seu cantar de forma muito especial verdadeira audição particular. Eramos todos felizes e sabiamos.
Vou comentar, para manter viva essa linda melodia. Ganhou a 10.ª Califórnia da Canção Nativa, com muito mérito. Foi defendida por Leopoldo Rassier e Os Serranos.
Dedico esta canção ao meu pai Ernesto, natural de Santo Ângelo e criado no Alegrete, faleceu aos 68 anos no último dia 30 do mês passado. Saudades eternas, meu pai!
Veterano Leopoldo Rassier Está findando o meu tempo, a tarde encerra mais cedo, Meu mundo ficou pequeno e eu sou menor do que penso. O bagual tá mais ligeiro, o braço fraqueja às vezes, Demoro mais do quero, mas alço a perna sem medo! Encilho o cavalo manso, mas boto o laço nos tentos, Se a força faltar no braço, na coragem me sustento! (Se lembro os tempos de quebra, a vida volta pra trás. Sou bagual que não se entrega assim no más!) Nas manhãs de primavera, quando vou para rodeio, Sou menino de alma leve voando sobre o pelego. Cavalo do meu potreiro mete a cabeça no freio, Encilho no parapeito, mas não ato nem maneio! Se desencilho o pelego cai no banco onde me sento, Água quente de erva buena para matear em silêncio! (Se lembro os tempos de quebra, a vida volta pra trás. Sou bagual que não se entrega assim no más!) Neste fogo onde me aquento, remôo as coisas que penso, Repasso o que tenho feito para ver o que mereço. Quando chegar meu inverno, que me vem branqueando o cerro, Vai me encontrar venta aberta, de coração estreleiro, Mui carregado dos sonhos que habitam o meu peito E que irão morar comigo no meu novo paradeiro! (Se lembro os tempos de quebra, a vida volta pra trás. Sou bagual que não se entrega assim no más!) Compositor: Antônio A. Ferreia - Ewerton Ferreira
Isso sim é uma poesia, uma obra prima da música gaúcha. Que mensagem magnífica, cada verso, sem contar a instrumental tradicionalista, de arrepiar. Isso lembra meu avô, na minha infância, tomando mate na frente do fogo de chão, escutando rádio regiona gaúcha.
Linda canção do imortal e brilhante Leopoldo Rassier. Quando escuto essa música, lembro-me de meu pai gaúcho e da cidade de Viamão, onde passei minha infância e quando tocava muito essa música linda. Aqui em Minas, na Biblioteca Tarcília Paiva de Sá, em Camanducaia/MG, onde trabalho como Professora, as crianças mineiras, apreciam a música nativa do Rio Grande comigo e aprendem muito com a coragem e o talento do povo gaúcho. Um grande abraço a todos os gaúchos e às crianças gaúchas também, com muita saudade de Porto Alegre, minha terral natal. Anamaria
A musica tradicional gaúcha sempre exaltando o trabalho duro, a gratidão pela terra e tratando dos desafios do sol escaldante ou do vento minuano nunca como desgraça, mas como estes não são suficientes para parar um bagual valente. Meu avô de encruzilhada do sul que criou 5 filhos honestos e trabalhadores, todos colocados na lida desde cedo (homens e mulheres), nem que fosse para alimentar as galinhas ou dar mamadeira para um terneiro abandonado pela mãe. Espero um dia poder criar meus filhos assim e não rendido nessa cultura preguiçosa que assola o país aonde quem trabalha demais é tido como ganancioso e quem ostenta o que não pode pagar no instagram é "famosinho". POVO QUE TEM VIRTUDE NÃO SE DEIXA ESCRAVIZAR, Trabalho é a virtude sulista que o fez quem é hoje, que isso não morra!
Não existe em nenhum lugar no mundo uma cultura forte de música com respeito sem pornografia ou apologia ao crime só contos de história e vivência verdadeira . Que maravilha ser gaucho !!!
Um gaúcho da fronteira aqui. Cresci ouvindo essa música tocando na rádio local, mas não lembrava o cantor. Eis que por acaso, depois de quase 30 anos, reencontrei esse clássico gauchesco. Grande Rassier... legado que não se perde no tempo
@@josegilneiaurelioporto9189 nunca home do céu aqui a gente usava garrucha e digo mais remington quando chegou aqui foi primeiro em espingarda. É uma garrucha de ferro branco to dizendo pode ver o cabo é redondinho. Nos revolver remington é plano a ponta do cabo
Sou catarinense filho e gaúchos (pai e mãe). Não tem como não amar músicas gauchescas. Simplesmente são máximas em letras, melodias, bem tocadas e etc. Músicas gauchescas além de contar histórias, são bem cantadas e bem tocadas. São verdadeiras histórias e melodias.
Músicas gaúchescas são tão nostalgicas, me lembra da minha infância eu e meu falecido avô ouvindo essas melodias lindas, meu avô foi um gaúcho. Também adoro o fato de ter nascido numa cidade que faz fronteira com o RS
Maravilha. Vejam, gravado ao vivo. E que qualidade, de todos os músicos, dos violeiros, do gaiteiro, do cajon... O Rassier com sua interpretação perfeita. Assisti hoje e já compartilhei para que mais pessoas possam se lembrar e outras conhecer esses maravilhosos. Pena que o Rassier já se foi.
Lindaaaaaaaaaa essa canção do Leopoldo Rassier, Veterano. Ele não morreu, vive no coração dos que amam a Poesia e as canções nativistas do grande Rio Grande.
Amo esta música ! Lembro meu pai acordando cedo (ligando o rádio de manhazita), para curtir Leopoldo Rassier ! Aprendi a amar essa voz e suas lindas músicas . Atingem direto meu coração ! Traz momentos de intensa felicidade. Muita saudade ...
As musicas sendo feitas da forma mais sublime e natural possível sem pretensões grandiosas se tornaram referência em todo o Brasil!!! Grande performance desses grandes artistas em especial Destaque à LEOPOLDO RASSIER e EDSON DUTRA!!..
Dedico essa música ao meu amigo Black e ao Bob e sua nobre família, em Canoa Quebrada CE. Um pouquinho da poesia Gaúcha para celebrarmos a vida. Um forte abraço meus nobres amigos!
Isto mexe com a gente...letra bem feita...com dicção perfeita....melodia gostosa de se ouvir.parabéns aos gaúchos.....aprendam sertanejos universitários.....
Leopoldo não canta, ele declama! Por gestos e expressões interpreta a letra, está em harmonia com a musica, e Edson dutra com a banda? Sem palavras, uma cultura rica que precisa ser cultivada e mantida... 👏👏👏
Sem qualquer instrumento elétrico,
Violões acústico e bombo leguero
Cantor a dois metros do microfone, vozeirão, trezoitão na cinta
Apresentador fumando palheiro,
Na plateia, um vivente com as fuças do Hugo Deleon, uma véia mascando um nervo de murcilha sem ter a menor noção de que estava presente numa obra prima da cultura gaúcha
Ah, Deus, nos devolva a década de 80 e 90.
Viva o Partido Comunista.
Viva stalin kkkkkkkkk@@eduardoalmeida61
@@anderson660 VIVA! 🙌🏼
😂 amém! 38tao já!
Comunista da época era mais macho que esse pessoal de calça apertada do MBL kkkk
Sou sertanejo do sertão nordestino, e é impossível não me empolgar com o espírito do sul. Abraços de um irmão do semi-árido.
Abraço quebra costela direto do Rio Grande para os Irmãos do sertão, terra de gente guerreira.
Venha conhecer o sul amigo..
Será muito bem vindo, amamos a cultura do nordeste também..
Saudações de um piucho(filho de gaucho e piauiense).
Sinal q vc tem ótimo gosto para música. Não só do sul. Mas, regionalistas d qqr região. Parabéns.
Tu és mais gaúcho que muito Riograndense
Não é apenas uma música, é um hino!
enche os olhos de lágrimas quando ouço "se falta força no braço, na coragem me sustento".
Exatamente isso que eu queria dizer.
É vero
kkkkkkkkkkkkk que frescura
eu tbm :')
" Sou bagual que não se entrega assim no mais!"
A plateia não fazia ideia de que estava presenciando um momento ímpar na cultura riograndense.
Verdade... aquela moça mascando o chiclete estraga o vídeo.
tava mascando um charque!
Mascando um nervo de salame!
Alberto Rosa vdd
Marcelo Gaiteiro , Carra To rindo até agora.
Que música maravilhosa, sou um paulista que espero ter a chance de conhecer o Rio Grande do Sul algum dia. Viva o Brasil !
Nessa época a cultura era cultuada pela maioria dos gaucho( época que gostaria de ter vivenciado), mas agora é a minoria... a cultura está morrendo poìs os pais não ensinam mais seus filhos a cultuar uma belíssima tradição... tenho 25 anos, sei tocar algumas musicas na gaita mas hoje em dia a gurizada so querem funk...
Gratidão a Deus por está vós abençoada do Leopoldo ❤
Mês Farroupilha, ano 2024, quem curtindo essa Marca!
Eu escutando Leopoldo rassier chega a arrepiar ser gaúcho. O povo mais aguerrido e bravo do Brasil
Sou goiano nato, do pé rachado, nascido na região da estrada de ferro, mas não deixo de apreciar a boa música regional. Esta aí é uma das minhas favoritas. A música gaúcha é universal.
Parabéns!
Obrigado irmão. Goiás também produziu muitos artistas
Sou filho de catarinense e neto de gaúcho e apesar de ter nascido no norte do Brasil sinto um orgulho imenso da minhas raízes nos pampas! A musica gaúcha mexe muito cmg.
👏👏👏👏👏👏😀
O interior de SP, berço da música caipira, ama as músicas gaúchas, assim como eu; Essa relação vem desde os tempos dos tropeiros, passando pela Estrada de Ferro SP-RG, até os dias atuais, com a migração gaúcha para o interior e Sul de SP.
Ele era o cara , não dava a mínima para a fama só queria restaurar a cultura riograndense , o índio tinha culhoes
Sou de SP , amo a música gaúcha, além de ser gremista.
Música gaúcha não depende do Grêmio 😂😂😂
@@EliseuSoaresdesouza-fh4cx Sempre depende, gaúcho que é gaúcho torce pro Grêmio!
@@gustavo1297 vai te deitar jaguara ,com esse lixo de clube racista
@@gustavo1297 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 PIADA PRONTA . TRI REBAIXADO 🅱️🅱️🅱️ . MÚSICA GAÚCHA NÃO TEM NADA HÁ VER MESMO COM O GRE🅱️🅱️🅱️IO . SABE NADA INOCENTE 🤦🤦🤦🤦🤦🤦
@@gustavo1297gaúcho que é gaúcho torce pro inter, tem azul na bandeira do rio grande do sul ?
Foi o maior representante da cultura gaúcha. Um lord de educação e sobretudo um poeta com força masculina.
Que linda definição! Poeta com força masculina.
E não é machista. É da linguagem!
se essa música não fizer o coração bater mais forte pode deitar q está morto!!!
Exatamente Tatiana falou tudo...
tatiana antonio realmente é uma linha canção não tem como não bater o coração
melhor descrição xinoca .
Belíssimo!
verdade
Conheci o Leopoldo através do meu marido que era amigo dele, os dois de Pelotas. Que saudades desse tempo. Saudades do Leopoldo e do meu marido que já estão nos Galpões do Céu!
Eu conheci o Leopoldo. Pessoa honrada.
O único defeito era ser de esquerda!
Sou prima do compositor da música, o Everton dos Anjos Ferreira.
No novo paradeiro, como diz a música❤
Sou gaúcho. Essa introdução introdução instrumental é das coisas mais lindas que tem.
Bao de mais
Sim,também sou gaúcha,um clássico que arrepia ❤
Antigamente p ser artista tinha que ter talento, forte abraço ao povo gaúcho!👍👍👍🇧🇷
Obrigado.
Tchê,precisamos fazer o povo apreciar esse tipo de música.
Num mundo cheio de músicas atuais com putaria,continuo a ouvir a pura representação de nossa vasta cultura.
Posso até ser tratado de exagerado, fanático, mas cá entre nós, a música gaúcha é única, tem letra, tem história.
Sinto-me orgulhoso de ser gaúcho!!!
Mas é claro meu irmão que a verdadeira música gaúcha é a melhor não só no Brasil mas no planeta inteiro.
🤣😅😂@@sergiopinto1368
@@sergiopinto1368😂👍
Navegando pelos videos do TH-cam, acabei parando aqui. Sou baiana. Mas posso lhe garanti que me encantei pela tradição gaúcha ao ouvir essa música.
Seja bem vinda a nossa cultura, e se um dia quiseres as portas do Rio Grande estarão abertas pra você, aqui no Rio Grande somos muito receptivos e adoramos o povo baiano e de todo o Brasil! Abraço de um Gaúcho Tchê
Meus olhos se encheram de orgulho agora...a gente não chora.
Obrigada, Bel Nogueira!
Oi guria prazer seja bem vinda aqui no sul bj linda e bj povo bahiano
@@fabiodiasribeiro5924 obrigada
A canção, para ele, era tão natural, parecia que ele estava simplesmente conversando, contando uma história!!!
Esse 20 de Setembro de 2024 vai ter um sabor especial.
Vai ter um sabor bem próximo ao sabor que tivemos no 20 de Setembro daquele ano de 1835.
Em 1835 descobrimos que para sermos livres, precisamos ser fortes.
Em 2024, entendemos o nosso propósito, por causa dessa tragédia.
Sou gaúcho e isso me basta!
Viva o gaúcho!
Emocionante. Minha falecida avó era de Uruguaiana, me falava muito sobre sua Terra. Forca Rio Grande do Sul! Voces irão se reerguer.
Como Maranhense, filho de gaúchos, sinto meu coração ferver quando ouço este tesouro da música regional dos pampas! Deus abençoe a nossa gente do Sul, povo valente e valoroso, orgulho do Brasil!!
Rio Grande do Sul não é e nunca será brasil, nada temos a ver com esse povo brazuca e funkeiro
Pouco menos piá kkkkkk
@@alexandrebertoldi4777 Como se também não tivesse cheio de rolezeiro, vileiro e funkeiro em Porto Alegre...Cada D01do que aparece🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Se seus pais são gaúchos, você também é, apenas nasceu em outro estado. Assim como um filho de casal carioca nascer aqui no RS não faz dele gaúcho.
@@linguapatria-diegoabreu2271nao ligue irmao nordestino,sou do Paraná estado que recebeu tantos nordestinos e digo todoa tem direito de apreciar a cultura gaucha e a musica do RS que é algo muito maior do que uma opiniao preconceituosa,todos somos irmãos.
Sou gaúcho, hj tenho 50 anos de idade e nunca fez tanto sentido a frase " se a força falta no braço na coragem me sustento "
Exatamente.
O cenário sem frescura, tudo simples e a música um luxo, época que o galpão crioulo era lindo de ver, hoje os cantores que estão chegando vão ter que cantar muito pra chegar aos pés destes músicos que já nos deixaram.
Estás com toda certeza meu compadre
Hoje só bosta.
O quadrado na cintura do home, as véia mascando um nervo cozido, o Edson Dutra com 10 dedo em cada mão... Que apresentação!
Kkkkk viva o Brasil e o RIO GRANDE DO SUL 👏👏👏👏💚❤💛
O interior de SP, berço da música caipira, ama as músicas gaúchas, assim como eu; Essa relação vem desde os tempos dos tropeiros, passando pela Estrada de Ferro SP-RG, até os dias atuais, com a migração gaúcha para o interior e Sul de SP.
Tens razão eu sou de Bagé RS, e amo sertanejo raiz
-Assim como nós gaúchos amamos a boa música caipira.
Sempre um privilégio ouvir música gaúcha de altíssima qualidade. Verdadeira poesia aos VETERANOS!!
De todas as gravações que ouvi dessa música essa é disparada a melhor, um som super potente, cada instrumentista tirou o máximo dos instrumentos e o cantor cantou de modo muito enérgico
O Edson Dutra toca demais.
03 de junho de 2024, em plena tragédia das chuvas no meu amado estado do Rio Grande do Sul, que com certeza irá se reerguer e será maior que antes. Renovo as minhas forças e esperanças escutando o que é para mim o maior clássico da música gauchesca e quase um segundo hino do Rio Grande. Viva o Rio Grande do Sul 🙏👏🫶🤜🤛
Pleno 2023 escutando essa perfeição! ❤
Sou gaúcho, hj em dia moro em Alter do Chão no Pará, qdo ouço uma música assim da uma saudade que aperta o peito
Qualquer gaúcho arrepia o pelo escutando essa obra prima, nessa voz ímpar
se não estivesse filmado, seria até difícil de acreditar que foi tudo gravado ao vivo. O gaiteiro acertou tudo, os violeiros não erraram uma nota e o cantor não desafinou em nenhum momento.
E cantando quase 1 metro longe do microfone
A gauchada é fogo
Quantas saudades do meu Rio Grande do Sul... ha 30 anos moro fora do Brasil e este cantor maravilhoso me faz chorar... foi se muito cedo...
Coisa mais linda a cultura gaúcha, sou catarinense que viveu 16 anos no Rs, mas não por isso, desde sempre gostei dessa cultura
Sou americano e amo country music and I admiro o povo que ama sua terra. Este musica de Rassier expressa muito bem o que e de verdadi o gaucho o mais admiravel cowboy do mundo
David Stewart ao mentiroso
Mentiroso por que?
Pq pode ser q seja só um cara zoando mesmo kkkkk
Meu Deus, gaúcho é muito bobo mesmo.
Maurício Alejándro
A minha irmã que mora em Pelotas conheceu ele a minha irmã trabalhava num cartorio e ele aparecia algumas vezes para registrar as letras e composiçoes das musicas que fazia e eles passavam as tardes conversando. A minha irma dizia que ele era gente finissima pessoa de grande valor e muito humilde apesar de vir de uma familia de origem nobre e muito abastada era de uma simplicidade e cordialidade com as outras pessoas.
Natural de Encruzilhada do Sul...
@@Deocler Educação é tudo.
Como ouvir e não se emocionar!!!essa letra representa a força do povo gaúcho !!!!RS estamos com vocês!!
Essa música é narrada por um homem no fim da vida é muito bonita e faz o cara pensar como será nosso futuro quando tivermos velhos. ❤️
Temos um breve tempo na história e depois só resta a história de alguns,mas não haverá ninguém com intelecto para as contemplar e meditar,o mundo agoniza.
Sou carioca de nascimento e gaúcho de coração.
Cultivo a cultura do meu pago e sou missioneiro de alma de coração.
Leopoldo Rassier, Luiz Marenco e Joca Martins legendas que me marcam. 🙏🙏🙏🙏
Agora até a cultura voce vai roubar....
Joca Martins é nosso vizinho de frente a secretaria de obras 👍👍👍
Usei como tema na minha formatura em administração de empresas. Agora usarei na formatura de direito!!!Sensacional
Parabéns devomos nos orgulhar por sermos fortes somos caúchos
Parabéns! ✍️👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Bagual persistente nos estudos, mas o que chama atenção é não refugar as tradições.
@@marceloharlei3753 n...,ok,m,,,9?9
..9,,
Eu tambem usei essa música na minha fortura em Letras.
Uma das mais belas canções nativistas!!!!!tenho orgulho de ser Gaúcho!!!!!o Sul é o meu país!!!!!
Nativista...isto. exatamente!
barbaridade! Cantar é isso: a 1 metro do microfone, e a potencia vocal fazendo o serviço!
Verdade
Pura cachaça
Gaiteiro também não tocava nada credo .
Bombo leguero pegado na abertura.
@@petersonsilvadasilvapeters3704 gaiteiro é Edson Dutra
Essa música me motiva a trabalhar, estudar, viver, ir pra frente, não desistir, bela música, excelente...
Adorei encontrar este canal. Gratidao por fazer com que Cenair seja perpetuado.
Sou de Sao Paulo e minha mae era a propria embaixadora do RGS
Conheci Cenair e familia e tive o prazer de hospeda-los em casa em diversas ocasioes em SP e tive o prazer de ouvir seu cantar de forma muito especial verdadeira audição particular.
Eramos todos felizes e sabiamos.
letra y música ejemplar, son de las que cuanto más pasa el tiempo más significado y valor tienen. hermanos música es cultura, sea del estilo que sea.
Enrique Aristimunho Graciás,hermanito.
O Rio Grande minha patria
Vou comentar, para manter viva essa linda melodia. Ganhou a 10.ª Califórnia da Canção Nativa, com muito mérito. Foi defendida por Leopoldo Rassier e Os Serranos.
Saudade dos festivais:tertúlia e outros...
Gaúcho que não se emociona revendo já está morto por dentro!
Dedico esta canção ao meu pai Ernesto, natural de Santo Ângelo e criado no Alegrete, faleceu aos 68 anos no último dia 30 do mês passado. Saudades eternas, meu pai!
Força. Bela homenagem. Com certeza foi uma grande pessoa.
@@FrancisNovello Obrigada 🙏
Veterano
Leopoldo Rassier
Está findando o meu tempo, a tarde encerra mais cedo,
Meu mundo ficou pequeno e eu sou menor do que penso.
O bagual tá mais ligeiro, o braço fraqueja às vezes,
Demoro mais do quero, mas alço a perna sem medo!
Encilho o cavalo manso, mas boto o laço nos tentos,
Se a força faltar no braço, na coragem me sustento!
(Se lembro os tempos de quebra, a vida volta pra trás.
Sou bagual que não se entrega assim no más!)
Nas manhãs de primavera, quando vou para rodeio,
Sou menino de alma leve voando sobre o pelego.
Cavalo do meu potreiro mete a cabeça no freio,
Encilho no parapeito, mas não ato nem maneio!
Se desencilho o pelego cai no banco onde me sento,
Água quente de erva buena para matear em silêncio!
(Se lembro os tempos de quebra, a vida volta pra trás.
Sou bagual que não se entrega assim no más!)
Neste fogo onde me aquento, remôo as coisas que penso,
Repasso o que tenho feito para ver o que mereço.
Quando chegar meu inverno, que me vem branqueando o
cerro,
Vai me encontrar venta aberta, de coração estreleiro,
Mui carregado dos sonhos que habitam o meu peito
E que irão morar comigo no meu novo paradeiro!
(Se lembro os tempos de quebra, a vida volta pra trás.
Sou bagual que não se entrega assim no más!)
Compositor: Antônio A. Ferreia - Ewerton Ferreira
Esse vai pro ceu
Obrigado 🙏
É de chorar
Lindo demais a letra
@@raneismSim , é de chorar da lindeza dessa música 😍
Isso sim é uma poesia, uma obra prima da música gaúcha. Que mensagem magnífica, cada verso, sem contar a instrumental tradicionalista, de arrepiar.
Isso lembra meu avô, na minha infância, tomando mate na frente do fogo de chão, escutando rádio regiona gaúcha.
Essa música eu devo ter escutado maís de mil vezes e sempre me emociono.... Leopoldo Rassier um baita bagual !!!!
Linda canção do imortal e brilhante Leopoldo Rassier. Quando escuto essa música, lembro-me de meu pai gaúcho e da cidade de Viamão, onde passei minha infância e quando tocava muito essa música linda. Aqui em Minas, na Biblioteca Tarcília Paiva de Sá, em Camanducaia/MG, onde trabalho como Professora, as crianças mineiras, apreciam a música nativa do Rio Grande comigo e aprendem muito com a coragem e o talento do povo gaúcho. Um grande abraço a todos os gaúchos e às crianças gaúchas também, com muita saudade de Porto Alegre, minha terral natal. Anamaria
Música de Antônio Augusto Ferreira
A musica tradicional gaúcha sempre exaltando o trabalho duro, a gratidão pela terra e tratando dos desafios do sol escaldante ou do vento minuano nunca como desgraça, mas como estes não são suficientes para parar um bagual valente.
Meu avô de encruzilhada do sul que criou 5 filhos honestos e trabalhadores, todos colocados na lida desde cedo (homens e mulheres), nem que fosse para alimentar as galinhas ou dar mamadeira para um terneiro abandonado pela mãe.
Espero um dia poder criar meus filhos assim e não rendido nessa cultura preguiçosa que assola o país aonde quem trabalha demais é tido como ganancioso e quem ostenta o que não pode pagar no instagram é "famosinho".
POVO QUE TEM VIRTUDE NÃO SE DEIXA ESCRAVIZAR, Trabalho é a virtude sulista que o fez quem é hoje, que isso não morra!
Falou a pura verdade 👏👏💛💚❤
Daqui a 40 anos ainda estarei cantando esta marca !
Se o Patrão Velho permitir!
C é doido?
Não existe em nenhum lugar no mundo uma cultura forte de música com respeito sem pornografia ou apologia ao crime só contos de história e vivência verdadeira . Que maravilha ser gaucho !!!
Um gaúcho da fronteira aqui. Cresci ouvindo essa música tocando na rádio local, mas não lembrava o cantor. Eis que por acaso, depois de quase 30 anos, reencontrei esse clássico gauchesco. Grande Rassier... legado que não se perde no tempo
A grandeza dessa música é ímpar, um dos poucos que cantou com sentimentos, um verdadeiro hino, cada vez que ouço, arrepio.
O Leopoldo sabia o que era presença de palco!!! ele tinha muito garbo pra cantar, da orgulho de ver ele interpretar essa música!!! grande gaúcho...
CARA ELE CARREGA UM 38 NA CINTURA....QUE LOUCURA ISTO MEU....ANO 82 NA TV ....ISTO SIM E COISA DE GAUCHO....SÓ ACONTECE AQUI NO MEU RIO GRANDE
no século passado....
é uma garrucha 22
Não é Garrucha, é uma Remington 22. Eu acho, pelo que dá pra ver.
@@josegilneiaurelioporto9189 nunca home do céu aqui a gente usava garrucha e digo mais remington quando chegou aqui foi primeiro em espingarda. É uma garrucha de ferro branco to dizendo pode ver o cabo é redondinho. Nos revolver remington é plano a ponta do cabo
Pode ser sim. Tem razão. Sei que usamos na Revolução (93-95), mas acho que foi espingarda mesmo!
Sou catarinense filho e gaúchos (pai e mãe). Não tem como não amar músicas gauchescas. Simplesmente são máximas em letras, melodias, bem tocadas e etc. Músicas gauchescas além de contar histórias, são bem cantadas e bem tocadas. São verdadeiras histórias e melodias.
Os anseios de um homem velho na mais bela interpretação de todas.
Só quem chora de saudade do nosso estado ouvindo essa música sabe a dor que é ficar longe da nossa terra
Eterno orgulho de ser gaúcha ❤❤❤ orgulho de minha cultura e tradição
Tempos bons da verdadeira música nativista.
Músicas gaúchescas são tão nostalgicas, me lembra da minha infância eu e meu falecido avô ouvindo essas melodias lindas, meu avô foi um gaúcho. Também adoro o fato de ter nascido numa cidade que faz fronteira com o RS
Estive lendo que ele era de família abastada, e todo cachê que ganhou repassava aos músicos. Que baita exemplo
Essa música é um absurdo, a letra é carregada de signifcado. Um pilar de nossa cultura, narrando os últimos momentos de um gaúcho.
Estamos aqui para apreciar a musica tradicionalista gaúcha
Salve terra ar sol sul .
Maravilha. Vejam, gravado ao vivo. E que qualidade, de todos os músicos, dos violeiros, do gaiteiro, do cajon... O Rassier com sua interpretação perfeita. Assisti hoje e já compartilhei para que mais pessoas possam se lembrar e outras conhecer esses maravilhosos. Pena que o Rassier já se foi.
Lindaaaaaaaaaa essa canção do Leopoldo Rassier, Veterano.
Ele não morreu, vive no coração dos que amam a Poesia e as canções nativistas
do grande Rio Grande.
De chorar de emoção! Coisa linda meu RS! E o 38 na cintura! Tempo que homem era homem!
Hoje é geração de cristal.
Obra prima. Absolutamente atemporal.
Enfrentei pandemia, enchentes, desemprego, frustações sentimentais. Sou bagual que não se entrega não!!
Isto sim era galpão criolo, nao esta porcaria que tem hoje!
Amo esta música ! Lembro meu pai acordando cedo (ligando o rádio de manhazita), para curtir Leopoldo Rassier ! Aprendi a amar essa voz e suas lindas músicas . Atingem direto meu coração ! Traz momentos de intensa felicidade. Muita saudade ...
Isso sim é música!!! Viva a cultura gaúcha
Leopoldo rasier . Gaúcho nato não canso de ouvir presente do rio Grande do Sul. ❤❤❤ obrigado
Na verdade toda vez que vejo essa interpretação do Leopoldo Rassier é de arrepiar e orgulha a gente de ser gaucho
Até as músicas gauchescas de antigamente eram boas, já hoje em dia. Tem q voltar mesmo aqueles tempos bons.
As musicas sendo feitas da forma mais sublime e natural possível sem pretensões grandiosas se tornaram referência em todo o Brasil!!! Grande performance desses grandes artistas em especial Destaque à LEOPOLDO RASSIER e EDSON DUTRA!!..
Amo essa música e nem sou tradicionalista. Pra mim é um HINO.
Sou uma gaúcha apaichonada pela nossa cultura
ESSA MÚSICA, TODA VEZ QUE EU A ESCUTO, E ESCUTO DESDE PIÁ! ME FAZ VIBRAR! TER VONTADE DE VIVER! DE CONQUISTAR !!! QUE MUSICA !!! ALTO PADRÃO !!!!
“Se a força faltar no braço, na coragem me sustento” não há que não se arrepie...
Dedico essa música ao meu amigo Black e ao Bob e sua nobre família, em Canoa Quebrada CE. Um pouquinho da poesia Gaúcha para celebrarmos a vida. Um forte abraço meus nobres amigos!
Hermoso el sonido del bombo rugiendo
QUE LINDO SERIA SE TODO O RESTO DO BRASIL CANTASSE SUA TERRA COM AUTENTICIDADE E RESPEITO
Rafael Passi boaaaaa
Como assim??? Os nordestinos tambem fazem e sempre fizeram isso.
Os nativos fazem isso, os nordestinos fazem ainda melhor. Tu é um bobão
Nordestinos fazem isso brincando!HahahaOxi...
@@guilhermesimonett838 e porque se ofendeu? Em nenhum momento ele falou mal dos Nordestinos
QUE SAUDADES DO LEOPOLDO RASSIER E DO CÉSAR PASSARINHO,QUE SAUDADES.....................
táta Gitano eu também
Isso escutava em uma rádio AM aqui em Passo Fundo junto com meu pai, que saudades do meu velho
Orgulho ser Gaúcho!
Gracias , muy hermosa.
Isto mexe com a gente...letra bem feita...com dicção perfeita....melodia gostosa de se ouvir.parabéns aos gaúchos.....aprendam sertanejos universitários.....
Galpão Crioulo - assiti ao vivo pela TV, quando tinha 15 anos. Guardo pra sempre. Perfeita canção campeira.
Do tempo que pra fazer sucesso precisava ter TALENTO, e não algoritmo.
Boa essa. Verdade
Impressionante momento da música nativista !
Que musica maravilhosa, mesmo não sendo rio grandense não consigo não me emocionar ouvindo musicas desta cultura tão rica.
Ser gaucho é uma coisa .rio grandense é quem mora no Rio grande os gaucho são aonde estiverem. O sul inteiro e Matogrosso também tem gaucho
Paranaense! Mais amoooo o Rio grande e suas belas canções
Que tempo bom tchê abraços de Joinville SC Brasil
E o Edson Dutra, quase não sabe toca gaita....mestre é mestre!!!
Cara, do caralho a interpretação do Rassier e o gaiteiro me faz invejar tanto talento pra tocar uma gaita. escuto infinito está obra de arte.
Mestre dos gaiteiros👏👏👏👏👏👏❤💛💚
tudo que ele faz fica bem feito 👏👏👏👏👏
Genialidade que esta em falta hoje, que tempo lindo que não volta mais!
Leopoldo não canta, ele declama! Por gestos e expressões interpreta a letra, está em harmonia com a musica, e Edson dutra com a banda? Sem palavras, uma cultura rica que precisa ser cultivada e mantida... 👏👏👏