Brasil é um fazendão, a indústria compõe menos de 15% do PIB. Não há desenvolvimento de hardware nacional, tudo é importado. Muito difícil conseguir emprego na área de imediato. O melhor a se fazer é começar por desenvolvimento de software pra adquirir experiência de trabalho, aprender inglês e ir trabalhar com hardware fora do brasil.
@@edigartorres7Quem fez engenharia da computação gostaria de trabalhar com hardware. Pelo que sei não existe nenhuma estatal que desenvolve hardware. O mais próximo do hardware seria trabalhar com desenvolvimento de software até conseguir migrar pra área de hardware. Pra concurso público basta fazer um EAD aleatório só pra ter o diploma mesmo.
Não vejo motivo alguém em engenharia de computação não se dar bem com programação, até porque o curso comtempla as duas áreas. Além do mais, existe outro curso caso a pessoa se forme e queira trabalhar com programação, que é engenharia de software. Fico triste que na minha faculdade a parte de hardware na computação é bem capenga e é justamente a área que eu me enquadro. Assim que me formar provavelmente vou seguir para algum trabalho voltado a eletrônica, controle e automação...
pelo que eu to vendo, isso é um padrão das universidades pelo brasil...kkkkkk faço engenharia de computação na UFGD e por aqui também a parte de hardware é bem fraca, acho q o principal motivo disso é a falta de investimento geral do país nessa área e também a falta de verba das universidades, pq o material é beeeem caro kkkkk
Programação na faculdade é bem básica, se quiser evoluir na área é bom fazer cursos focados na linguagem que deseja aprender, no youtube o que não falta são canais ensinando no 0800!
Uma dica pros coleguinhas. Pesquisem as vagas e veja se vc se enquadra naquele conteúdo e se te AGRADA Exemplo: engenharia de dados, quais as atribuições e o que o mercado de trabalho quer que vc faça. E assim por diante... Opções: analista de telecom, engenharia de telecom, analista de dados, Eng. De dados. Uma dica a área bancária é muita boa e sem pressão pra área de dados e software.... Há, tem a parte da manutenção das máquinas: bancárias, empresáriais...tem até manutenção de impressoras. Enfim tem vários...além do software. Mas, foquem em acompanhar e perguntar pra pessoas que atuem nas áreas.
Vídeo muito bom, teria me ajudado bastante 6 meses atrás. Atualmente estou trabalhando com sistemas embarcados, mas essas dicas, principalmente sobre o portifólio, são ouro fino.
@@dannielskylarck8174 Cara eu sei como é, demorou uns meses comigo, e a sensação foi bem ruim. A noticia boa é que não tem muito segredo, tem que aparecer e se vender. Busque as vagas que mais se assemelham com a profissão ou a area que voce busca trabalhar e façam um bom perfil no linkedIn, destacando as habilidades que voce domina voltadas aquela profissão, se possivel para aquela vaga. Demonstre, se possivel, se voce teve alguma experiência real com as habilidades ou conhecimentos que voce destacou no seu perfil, projetos de extensão, melhor se for extracurricular, estágio ou outra experiência profissional. (Projetos de disciplinas da faculdade não não contam muito). Enquanto você não está trabalhando, comece a estudar um idioma, e/ou algum assunto mais específico que aparecem com mais frequência nas descrição das vagas que voce busca. (O ingles hoje é muito requisitado, buscar a fluencia em uma segunda ou terceira lingua abre muitas portas) Tem que lembrar que os recrutadores do RH, estão buscando pessoas para resolverem problemas, e são contratados as pessoas que possuem domínio nas habilidades que eles buscam. Outra coisa, talvez mais importante do que eu escrevi acima é ir atrás das vagas com vontade e se candidatar sem medo, eu sei que a gente se sente mal e fica ansioso para encontrar um emprego logo, mas mostre vontade e dedicação. Nas entrevistas não precisa falar que é dedicado, isso e aquilo, fale objetivamente e de forma sincera e com entusiamos sobre você e o que pode contribuir com a empresa baseado nas suas experiências. (Não é pra forçar entusiasmo, é pra voce mostrar que é aquilo que voce realmente busca) Se você mostrar o que conhece, se ja teve experiência e que isso te faz feliz e tem vontade de se desenvolver na area e na profissão, nao vai ficar muito tempo sem emprego. Comigo demorou 6 meses, mas eu ja tive uma experiencia profissional na area anteriormente e depois um estagio na area de engenharia, continue estudando, se candidate as vagas e tenha paciência. Meu linkedIn ta desatualizado mas meu perfil é esse: www.linkedin.com/in/murilomarquesdossantos Qualquer coisa so chamar!
Me formei aos 33, não fiz o estágio, faculdade vacalhou e uma amiga assinou pra me ajudar e não reprovar na "matéria", hoje com 35 continuo perdido hahah, odeio programação, sério, não consigo, entupiram a gente de Java na faculdade, quando entrei na facul fui focado em HW também, aprendi 3 coisinhos só e o resto foi balela pra mim, hoje, perdido do jeito que estou, sinto que joguei no lixo 5 anos da minha vida.
Pq entrou em comp e passou 5 anos odiando programação? Não era melhor mudar pra outra eng mais mão na massa tipo mecânica? Mas agora já era, o que vc pode fazer é usar esse conhecimento pra concurso ou como vc curte hardware foca em se especializar em pcb e pegar projetos. Pra mais dicas me chama kkkkkkkkkkk
@@victornas91 cara, juro que fiquei na esperança de melhorar e pegar gosto lá, e outra, ja tinha muita grana investida ali, sair era simplesmente perder o que ja tinha investido, ai preferi continuar
@@victornas91 Justamente porque na computação tem a parte de hardware. Eu estou na mesma ideia de ter entrado em computação, quase me formando agora mas odiando programação, até porque se eu quisesse programação eu escolheria Engenharia de Software.
Cara a solução é entrar no mercado pelo desenvolvimento de software e depois buscar trabalho em hardware. O brasil não desenvolve hardware, vai ser difícil encontrar emprego na área.
da pra ser engenheiro de hardware sem programar nada ? como assim ? sou desenvolvedor e oque acho mais fda e programar direto no hardware que tu mesmo pode fazer e soldar tudo. Sao milhores de possibilidades de coisas que da para contruir. pqp. queria muito fazer essa faculdade, porem faço analise de sistemas e mais rapida, quero terminar logo.
Engenharia de computação é um termo bem novo em relação às outras engenharias, para encontrar vagas na área tem de buscar vagas que envolvam elétrica, eletrônica e tecnologia embarcada! Lá vai estar o que você aprendeu e colocar em prática! Eu trabalho em Engenharia de Processos faltando apenas o TCC para me formar atuando como analista (já tenho graduação em Sistemas de Informação e MBA em gestão de Projetos) e dentro de uma multinacional automobilística há muita informação e experiências que envolve a área!
@@JosePedro-bn7kf Não amigo! Estou fazendo virtual pela Uninter, na minha região não tem o curso! Mas recebe kit de laboratórios e tudo para fazer em casa, então nesse ponto, achei bastante dinâmico!
@@CarlosSilva-yc2zl ahh sim entendi. Saberia me dizer ae tem como iniciar a trabalhar em EC (estágio por exemplo) com conhecimentos de Redes de Computadores e IoT?
@@JosePedro-bn7kf No linkedin se fizer uma filtragem em sua região pode ser que apareça sim! Procure por estágio em TI, pois a EC é bem ampla e para o estágio tem de ser algo relacionado à hardware ou software!
Sim. 1 empresa, será que absorve as centenas de novos graduados em enganharia da computação todos os anos? A maioria dos graduados acaba trabalhando apenas com desenvolvimento de software.
@@heraldo623 bom, aqui no brasil vale mais a pena ser PJ por conta da clt e impostos que o governo te rouba na mão limpa, e espanta qualquer big tech. Mas você pode pegar um nicho de produtos e ir fundo na produção e divulgação deles. como religadores de subestação, compensadores estáticos(da pra contar nos dedos as empresas que os produzem, logo o valor agregado é bem acima da média). ou algo que seja mais rentável e menos arriscado financeiramente pra vc. ninguém nasce grande.
Eu quero termina faculdade de engenharia da computacao, mas nao dependo da engenharia para emprego, mas nao estuda area de tecnologia da informacao que abre conhecimento na engenharia a pessoa ta perdida mesmo.
A idéia de hardware é justamente construir um circuito digital programável. É bem estranho o cara não curtir programação. Na real ele curte programação de controladores, mais próximo ao hardware. Isso é diferente da engenharia de software onde o hardware é totalmente abstraído.
Entre as faculdades de T.I engenharia da computação foi quem chamou minha atenção, quero ter esse contato mais aprofundado com matemática e outras matérias. Mas tenho uma pergunta, no curso de engenharia tem alguma parte voltada para segurança ofensiva? É a área que eu quero me especializar. É possível estudar segurança ofensiva no curso?
Brasil é um fazendão, a indústria compõe menos de 15% do PIB. Não há desenvolvimento de hardware nacional, tudo é importado. Muito difícil conseguir emprego na área de imediato. O melhor a se fazer é começar por desenvolvimento de software pra adquirir experiência de trabalho, aprender inglês e ir trabalhar com hardware fora do brasil.
Será mesmo?
Ou fazer concurso público, amigo.
@@edigartorres7Quem fez engenharia da computação gostaria de trabalhar com hardware. Pelo que sei não existe nenhuma estatal que desenvolve hardware. O mais próximo do hardware seria trabalhar com desenvolvimento de software até conseguir migrar pra área de hardware.
Pra concurso público basta fazer um EAD aleatório só pra ter o diploma mesmo.
@@heraldo623 Estou me referindo a quem já se formou e não consegue colocação no mercado. Qualquer engenheiro se dá muito bem em concursos.
Não vejo motivo alguém em engenharia de computação não se dar bem com programação, até porque o curso comtempla as duas áreas. Além do mais, existe outro curso caso a pessoa se forme e queira trabalhar com programação, que é engenharia de software. Fico triste que na minha faculdade a parte de hardware na computação é bem capenga e é justamente a área que eu me enquadro. Assim que me formar provavelmente vou seguir para algum trabalho voltado a eletrônica, controle e automação...
pelo que eu to vendo, isso é um padrão das universidades pelo brasil...kkkkkk faço engenharia de computação na UFGD e por aqui também a parte de hardware é bem fraca, acho q o principal motivo disso é a falta de investimento geral do país nessa área e também a falta de verba das universidades, pq o material é beeeem caro kkkkk
Programação na faculdade é bem básica, se quiser evoluir na área é bom fazer cursos focados na linguagem que deseja aprender, no youtube o que não falta são canais ensinando no 0800!
Vc pode ir pra redes e infra tbm, e um mercado q o povo esquece muito e vale muito a pena
Legal Julia, fazendo Cortes das Lives muito bom!
Uma dica pros coleguinhas. Pesquisem as vagas e veja se vc se enquadra naquele conteúdo e se te AGRADA
Exemplo: engenharia de dados, quais as atribuições e o que o mercado de trabalho quer que vc faça. E assim por diante... Opções: analista de telecom, engenharia de telecom, analista de dados, Eng. De dados. Uma dica a área bancária é muita boa e sem pressão pra área de dados e software.... Há, tem a parte da manutenção das máquinas: bancárias, empresáriais...tem até manutenção de impressoras. Enfim tem vários...além do software. Mas, foquem em acompanhar e perguntar pra pessoas que atuem nas áreas.
agora é fazer um curso de corte e costura.
Vídeo muito bom, teria me ajudado bastante 6 meses atrás. Atualmente estou trabalhando com sistemas embarcados, mas essas dicas, principalmente sobre o portifólio, são ouro fino.
Como e onde tu conseguiu? Me formei bem engenharia de computação no final de 2023 e tô desempregado, desesperado e perdido...
@@dannielskylarck8174 Cara eu sei como é, demorou uns meses comigo, e a sensação foi bem ruim.
A noticia boa é que não tem muito segredo, tem que aparecer e se vender.
Busque as vagas que mais se assemelham com a profissão ou a area que voce busca trabalhar e façam um bom perfil no linkedIn, destacando as habilidades que voce domina voltadas aquela profissão, se possivel para aquela vaga.
Demonstre, se possivel, se voce teve alguma experiência real com as habilidades ou conhecimentos que voce destacou no seu perfil, projetos de extensão, melhor se for extracurricular, estágio ou outra experiência profissional. (Projetos de disciplinas da faculdade não não contam muito).
Enquanto você não está trabalhando, comece a estudar um idioma, e/ou algum assunto mais específico que aparecem com mais frequência nas descrição das vagas que voce busca. (O ingles hoje é muito requisitado, buscar a fluencia em uma segunda ou terceira lingua abre muitas portas)
Tem que lembrar que os recrutadores do RH, estão buscando pessoas para resolverem problemas, e são contratados as pessoas que possuem domínio nas habilidades que eles buscam.
Outra coisa, talvez mais importante do que eu escrevi acima é ir atrás das vagas com vontade e se candidatar sem medo, eu sei que a gente se sente mal e fica ansioso para encontrar um emprego logo, mas mostre vontade e dedicação.
Nas entrevistas não precisa falar que é dedicado, isso e aquilo, fale objetivamente e de forma sincera e com entusiamos sobre você e o que pode contribuir com a empresa baseado nas suas experiências. (Não é pra forçar entusiasmo, é pra voce mostrar que é aquilo que voce realmente busca)
Se você mostrar o que conhece, se ja teve experiência e que isso te faz feliz e tem vontade de se desenvolver na area e na profissão, nao vai ficar muito tempo sem emprego.
Comigo demorou 6 meses, mas eu ja tive uma experiencia profissional na area anteriormente e depois um estagio na area de engenharia, continue estudando, se candidate as vagas e tenha paciência.
Meu linkedIn ta desatualizado mas meu perfil é esse:
www.linkedin.com/in/murilomarquesdossantos
Qualquer coisa so chamar!
Me formei aos 33, não fiz o estágio, faculdade vacalhou e uma amiga assinou pra me ajudar e não reprovar na "matéria", hoje com 35 continuo perdido hahah, odeio programação, sério, não consigo, entupiram a gente de Java na faculdade, quando entrei na facul fui focado em HW também, aprendi 3 coisinhos só e o resto foi balela pra mim, hoje, perdido do jeito que estou, sinto que joguei no lixo 5 anos da minha vida.
Pq entrou em comp e passou 5 anos odiando programação? Não era melhor mudar pra outra eng mais mão na massa tipo mecânica? Mas agora já era, o que vc pode fazer é usar esse conhecimento pra concurso ou como vc curte hardware foca em se especializar em pcb e pegar projetos. Pra mais dicas me chama kkkkkkkkkkk
@@victornas91 cara, juro que fiquei na esperança de melhorar e pegar gosto lá, e outra, ja tinha muita grana investida ali, sair era simplesmente perder o que ja tinha investido, ai preferi continuar
@@victornas91 Justamente porque na computação tem a parte de hardware. Eu estou na mesma ideia de ter entrado em computação, quase me formando agora mas odiando programação, até porque se eu quisesse programação eu escolheria Engenharia de Software.
Cara a solução é entrar no mercado pelo desenvolvimento de software e depois buscar trabalho em hardware. O brasil não desenvolve hardware, vai ser difícil encontrar emprego na área.
bizu é tu ir pro mercado financeiro entao, faz uma CPA-20 da vida e tenta algo em bancão. Adoram engenheiros.
da pra ser engenheiro de hardware sem programar nada ? como assim ? sou desenvolvedor e oque acho mais fda e programar direto no hardware que tu mesmo pode fazer e soldar tudo. Sao milhores de possibilidades de coisas que da para contruir. pqp. queria muito fazer essa faculdade, porem faço analise de sistemas e mais rapida, quero terminar logo.
Engenharia de computação é um termo bem novo em relação às outras engenharias, para encontrar vagas na área tem de buscar vagas que envolvam elétrica, eletrônica e tecnologia embarcada! Lá vai estar o que você aprendeu e colocar em prática! Eu trabalho em Engenharia de Processos faltando apenas o TCC para me formar atuando como analista (já tenho graduação em Sistemas de Informação e MBA em gestão de Projetos) e dentro de uma multinacional automobilística há muita informação e experiências que envolve a área!
estudou no CIn UFPE?
@@JosePedro-bn7kf Não amigo! Estou fazendo virtual pela Uninter, na minha região não tem o curso! Mas recebe kit de laboratórios e tudo para fazer em casa, então nesse ponto, achei bastante dinâmico!
@@CarlosSilva-yc2zl ahh sim entendi. Saberia me dizer ae tem como iniciar a trabalhar em EC (estágio por exemplo) com conhecimentos de Redes de Computadores e IoT?
@@JosePedro-bn7kf No linkedin se fizer uma filtragem em sua região pode ser que apareça sim! Procure por estágio em TI, pois a EC é bem ampla e para o estágio tem de ser algo relacionado à hardware ou software!
Na WEG existe a produção de inversores, circuitos de potência e microeletrônica. Os componentes são importados mas lá existe sim produção de hardware.
Sim. 1 empresa, será que absorve as centenas de novos graduados em enganharia da computação todos os anos? A maioria dos graduados acaba trabalhando apenas com desenvolvimento de software.
@@heraldo623 bom, aqui no brasil vale mais a pena ser PJ por conta da clt e impostos que o governo te rouba na mão limpa, e espanta qualquer big tech. Mas você pode pegar um nicho de produtos e ir fundo na produção e divulgação deles. como religadores de subestação, compensadores estáticos(da pra contar nos dedos as empresas que os produzem, logo o valor agregado é bem acima da média). ou algo que seja mais rentável e menos arriscado financeiramente pra vc. ninguém nasce grande.
Eu quero termina faculdade de engenharia da computacao, mas nao dependo da engenharia para emprego, mas nao estuda area de tecnologia da informacao que abre conhecimento na engenharia a pessoa ta perdida mesmo.
Video mt importante!!
Eu não iria sugerir embarcados pra quem não curte programar mas vai q a paixão comece daí né.
A idéia de hardware é justamente construir um circuito digital programável. É bem estranho o cara não curtir programação. Na real ele curte programação de controladores, mais próximo ao hardware. Isso é diferente da engenharia de software onde o hardware é totalmente abstraído.
Entre as faculdades de T.I engenharia da computação foi quem chamou minha atenção, quero ter esse contato mais aprofundado com matemática e outras matérias. Mas tenho uma pergunta, no curso de engenharia tem alguma parte voltada para segurança ofensiva? É a área que eu quero me especializar. É possível estudar segurança ofensiva no curso?
Mto bom Ju, então vc realmente fez oq tinha dito...
Fala pra ele programar um arduino pra piscar um led!
Virar uber ....é melhor coisa que um pós universitário pode fazer
Agora senta e chora SHUSHAUHSUAHSHA'
Top
Ih, fui o primeiro