Li esse livro há 8 anos e gostei MUITO. Merece ser um clássico e também fiquei impressionada pelo tempo em que ele passa no Brasil, mas diferente de você, eu simpatizei com o protagonista.
O interesse de trazer livros clássicos é que sua paixão pela leitura nos remete prazer em ler.. diferentemente das inúmeras reclamações que vemos por aí.. Parabéns novamente!!! 👏👏👏👏👏 Agradeço essa nova perspectiva!!! Havia deixado esse maravilhoso mundo de lado... Mas agora voltei a me sentir cativada!! 😊😊😊😊😊
Adriana Rodrigues Pessoa Hahahaha O povo reclama mesmo, né? :(E eu estou lendo alguns clássicos muito bacanas. Obrigada, de verdade! E que bom que voltou à ativa. A literatura realmente encanta! rs Bjs!
Se vc for lê um livro de mais de 200 anos ou de época e querer comparar e julgar o personagem nos dias atuais, é melhor não lê o livro, pq é outra época e a história é compatível com essa época e não com século 21 e sucessores.
Exatamente, amigo. Meu ponto de vista em relação a Robinson Crusoé é muito diferente das análises que vejo por aí. Tenho algumas críticas em relação ao personagem, mas como leitor tenho que entender época em que obra foi lançada. Em vários momentos do livro me identifiquei com Robinson, em outros senti empatia pelo personagem. Robinson Crusoé é um dos meus livros preferidos.
Acabei de ler esse livro e não achei nada cansativo, muito pelo contrário, achei foi empolgante. Eu simpatizei com o personagem, apenas entendendo o lado dele como um aventureiro inglês pelas colônias.
Terminei de lê-lo agora há pouco. Havia ouvido à respeito dele numa longínqua aula de história do ensino médio e, por um acaso do destino (ou seria da Divina Providência?) comprei o dito cujo na Amazon quando menos me ocorrera a cabeça. Após a leitura, devo admitir que foi de longe, um dos melhores livros que li nesses últimos anos. A descrição que muitos acham cansativa conseguiu me deslumbrar com a riqueza de detalhes e com a gloriosa escrita de Defoe. Por consequência, descordo de você na parte da entediante narrativa que afirmas no vídeo, este, feito com muito esmero e digno dos meus parabéns. Assim finalizando, um must-read para qualquer pessoa que pretende possuir conhecimento no mínimo básico de literatura. Esplêndido.
Todos nós sabemos simpatizar com robson Crusoé, pela história de Defoe. Foi uma obra incrível, bem detalhada, e com uma história ótima de se ler, Crusoé e sexta-feira, forão os meus reis, em pensamentos, e literatura, e também poeticos. Essa história tirar "orgasmos" de todos os leitores, vale apena ler. Capítulo por capítulo
Não sei porque, mas sempre que eu ouço falar em Robinson Crusoé, eu me lembro dos Robinsons Suíços, que eu adoro e que eu li quando tinha uns 10 anos!!!!!!! hehehehe
Gosto e admiro muito personagem Crusoe. De maneira nenhuma ele é preconceituoso. Nao podemos julgar o personagem de 1700 com nossa cultura de hoje, é preciso aceitar o contexto da época. Otimo livro de aventuras. Um dos meus favoritos.
Concordei totalmente com sua visão sobre o livro. Li qd criança uma versão resumida. E voltei a ler agora... Já li 70% do livro. Apesar de realmente achar arrastado a parte descritiva, vale a pena a leitura!
Juliana Bragança hahahaha Acho isso sensacional! :D Obrigada pela confiança. Tente ler já sabendo que algumas partes são descritivas, que provavelmente gostará da leitura. É um livro muito importante na literatura também. Espero que goste :D Dps, se ler, venha me falar o que achou dele ;) Bjs!
Adorei a resenha, Mell! Gosto bastante do filme Náufrago e fiquei muito interessada na leitura! Entrou para a lista de próximas leituras rsrs. A citação no início de vídeo ficou incrível :) bjos
Michelle Maciel Acredita que faz tanto tempo que assisti que preciso rever? Não lembro de quase nada do filme :( Mas lembro que gostei bastante! rsQue bom que gostou, fico feliz! Beijão
Não li ainda, mas está na minha lista de clássicos. Achei que você fosse falar do Sexta-feira.Pois sempre se fala desse personagem quando essa história é citada. Porém a abertura com Drummond foi muito legal. E análise foi ótima. E também reparei (assisti ao vídeo da TAG sobre frases, que você indicou) sua leitura, sua forma de ler é muita boa. Gostei muito.:)
Alex Souza Bom que gostou, Alex! :) E eu não falei do Sexta-Feira (personagem que amo!) porque não quis dar muitos detalhes sobre a história. Algo como não dar muitos spoilers, a minha surpresa foi maior assim :)Abraços!
Interessante sua resenha sobre o livro e análise ao personagem Robson Crusoé. Eu li esse livro quando criança, por isso minha experiência foi bem mais para aventura do que absorção da personalidade do personagem. Depois, quando mais velho eu resolvi reler como uma espécie de nostalgia, e me surpreendi com o personagem, é exatamente como você mencionou. Robson Crusoé pode realmente ter existido com o nome de Alexander Selkirk. Creio que Daniel Defoe descreveu bastante da personalidade do Selkirk para o romance. Dizem que Daniel Defoe era conhecido como O Cavalheiro Domingo na época em que fez amizade com um "selvagem". Tal selvagem era Selkirk.
Fernando A. Ah, entendo ter sido uma experiência mais voltada para o entretenimento, não tinha como ser diferente com a idade, né? rsSim, sim, ele se baseou em alguns fatos verídicos mesmo. E que engraçado o selvagem ser, na verdade, o que inspirou a criação de Crusoé, não é mesmo? Adorei! Abraços!
eu tô lendo drummond e por isso tentando entender crusoé. Eu acho que o que drummond ta querendo dizer é que, Crusoé nasce repudiando a vida monótona e morre vivendo uma vida monótona. Ele não nasceu. Ele morre sem nascer, por isso a vida dele não acaba. Nem começa
Não acredito que Crusoé era preconceituoso, mas ele era apenas fruto da sociedade da época (ótimo ponto de vista para entendermos como era a mentalidade do europeu). O livro é muito bom, concordo que as partes descritivas são longas demais... Isso faz com que o livro seja um pouco cansativo.
André Colombo Pimenta Claro, claro, ele é preconceituoso para a nossa época. Uma coisa muito linda da literatura é testemunhar a sua época, e Crusoé é o típico colonizador da sua época, como eu disse...Faz com que seja cansativo. Mas é incrível como isso também faz parte da experiência. Já parou para pensar que ser cansativo e longo transmite o passar do tempo e as dificuldades do Crusoé no início de sua permanência na ilha? Na medida em que ele se habitua, isso decai :) Abraços!
Eu li esse livro ano passado e foi uma leitura super cansativa e nada fluída pra mim, mas gostei muito da sua resenha, o que me fez pensar nos pontos positivos e sim, eu gostei da história, é uma aventura bem legal apesar de cansativa rsrsrs. Gosto muito das suas resenhas!! Continue assim!! Desejo muito sucesso para vc!!
Aline Meilsmit Eu acho que a única coisa negativa do livro é a parte descritiva, e ainda assim, com paciência, dá para entender o porquê de estar ali. Mas tem que ler num bom momento rs Fico muito feliz em saber que gosta das resenhas, Aline, muito obrigada por me acompanhar! E te desejo sucesso igualmente :D Bjs!
Nossa, que legal, não sabia que o Robinson Crusoé esteve no Brasil e todas essas outras coisas hehehe Também sempre achei que era só uma história sobre o náufrago. Muito bom o vídeo!
Mundo da Lidi Esteve sim, por anoos, e obteve um engenho aqui. Ele naufragou porque foi "buscar" negros como escravos para sua terra rs Bom que gostou do vídeo, fico feliz! Beijos!
Tenho essa mesma edição, e já peguei ele pra ler duas vezes, e não ia pra frente... Não li nem 50 páginas. Sua resenha me surpreendeu bastante, sobre a história e coisas que eu desconhecia. Quem sabe da próxima vez que eu pegar esse livro pra ler, termine ele de uma vez?
Antonio Carlos Vieira Caetano Júnior Ahhh, isso é normal, ele é bem cansativo mesmo, principalmente no meio da história. Bom saber que te surpreendi, espero que tenha te mostrado um outro lado do livro :) Quando sabemos mais sobre uma obra, a leitura fica mais fluida e nos preparamos melhor para ela. Se eu não soubesse que o livro é descritivo já de antemão, eu teria muitos problemas durante a leitura rs Abraços!
Oi, Mell! Adorei seu canal e, principalmente, o tipo de livro que você discute. Acabei de montar um canal literário, ficaria feliz em te ver por lá! Você tem caixa postal? Gostaria de te mandar um livro! Abraços!
Ânsia na fala Que bom que gostou, fico feliz por isso!Vou te visitar, sim podeixar ;) E que bacana, qual livro? A caixa postal deixo sempre no box de descrição dos vídeos o/ Beijão!
Posso-lhe garantir que Robinson Crusoé, que o verdadeiro nome era Fernão Lopes . Foi um Português que viveu sozinho na Ilha de Santa Helena. Está tudo documentado, Inclusivé foi recebido pelo Papa. O animal de estimação dele era um galo e não um papagaio. Além da documentação oficial tem um livro escrito por Abdul Rahman Azzam, doutorado pela universidade de Oxford. Ma
Tive as mesmas impressões. É um livro que reflete a mentalidade colonizadora da época. O desejo de dominar e escravizar o outro é evidente no personagem-título. Ainda assim, vale muito a pena a leitura.
O livro é ótimo. Ele realmente é muito detalhista principalmente no diário. O que falta agora é um filme mais atual, Como a produção de "No coração do mar". Que conta a historia de um outro livro fantástico, o famoso Moby Dick de Herman Melville.
Eu li uma adaptação de Robinson Crusoé, mas faz tanto tempo que a única coisa que recordo é que gostei muito do livro. Mel, sua resenha fez crescer a vontade de ler a obra completa, já que além de não lembrar, livros adaptados perdem muito, então quero saber se realmente gosto da narrativa. Bj.
Daniele Freire Ahhh isso é muito comum. E eu que não tenho uma memória boa tenho vários livros "esquecidos" rs Se chegar a ler o original, me conta o que achou? :) Bjs!
Oi Mell, tudo bem? Quando li esse livro tinha mais ou menos 12 anos, não me lembro de absolutamente nada da história, só lembro que foi o meu primeiro favorito da vida... preciso reler ele, quero muito nessa edição tbm!! Beijos
Maria Eduarda Que bacana que foi seu favorito. Mas isso acontece muito mesmo, tenho vários livros desse tipo, que li qnd menor e agora esqueci rs Dá vontade de reler mesmo. Bjs!
É assustador como jovens tem horror de europeus que colonizaram, deveriam viver em tribos para entender as leis e suas crenças para checar se eram tão pacíficas quanto os professores pintam tal fantasia para seus alunos.
Pronto. Agora é pra omitir a parte que os politicamente corretos não gostam? Meu Deus, daqui a pouco terá censura nos trechos dos livros. A que ponto chegamos.
Sinceramente.... analisar um livro de 1700 e lá vai fumaça com um viés "atual" sobre o que é certo e errado... não é legal. Por outro lado, ainda por cima, se o aspecto "colonizador" do personagem (que sim, é real) sobresaiu mais aos olhos do leitor do que as reflexões sobre a vida feitas por ele, acho que o foco da leitura talvez não estivesse tão bem alinhado assim. Prá mim, o único defeito do livro é o trecho final logo depois da saída da ilha. Me pareceu "apenas" um filler. Desnecessário.
Estou lendo no momento e cheguei à conclusão que é um livro essencialmente sobre a formação de sociedades humanas. E não simpatizei com o Robinson Crusoé, que se acha no direito de posse de toda a ilha e de criar impostos e divisão de terras. Tipo um bom tirânico.
Interessante pra caramba analisar por essa ótica. Eu dropei o livro por alguns meses, na metade dele, pela descrição ser ENORME e me causou exaustão demais e me entendiou, de verdade. Entretanto gostei de diversos outros pontos, especialmente os conflitos dele em certos pensamentos dele, sobre a filosofia que ele acaba solidificando ao longo da história.
Diferente de você eu gostei do personagem,o problema é a época na qual a história foi produzida. Comparar as atitudes dele com o tempo em que estamos não seria justo.
Não é falando sobre exatamente a questão de escravos, mas os pensamentos dele de poder, dominação e pelo fato dele ser uma pessoa bastante arrogante em diversos momentos. Para mim, achei ele um personagem interessante, mas bastante reprovável, mesmo pensando do ponto de vista da época.
Engraçado q li 20 mil leguas submarinos de 400 páginas muito mais rápido que robinson crusoe. Achei também mais legal, pois há mais diálogos e o livro é bem dinâmico.
Juliana Duvi Ahhhh, que fofa! Isso é muito difícil de encontrar. Eu também gosto, mas ainda assim encontro dificuldades em alguns livros rsQue bom que gostou da abertura, fico feliz! :D Bjs!
Eu estou lendo o livro e sinceramente não estou gostando muito, não é uma leitura que está me prendendo. Enfim eu vou terminar de ler o livro, mas definitivamente não vai entrar pra minha lista de livros favoritos ou que eu recomendaria para alguém.
Parabéns pela sua capacidade de análise crítica, reflexão e leitura! Você fundamentou e argumentou muito bem sobre seu ponto de vista e isso incomodou algumas pessoas. Estranho. Continue
Uma típica análise anacrônica e carente de compreensão a respeito do contexto histórico da Inglaterra dos séculos XVII e XVIII. As afirmações a respeito da religiosidade do personagem em momento algum mencionam o protestantismo inglês, apenas superficialmente a noção de tábula rasa, sem qualquer indicativo a John Locke, que é um expoente da filosofia britânica assim como um exemplo importante para o protestantismo. Essas questões enriqueceriam muito mais a resenha, em vez da reprodução do lugar comum da suposta “mentalidade colonizadora preconceituosa”…
Parabéns pelo blog. Mas não pode falar mal de clássicos. Na leitura nós devemos entrar no personagem, não critica-lo. Parei na metade do seu vídeo. Não consegui assistir mais.
A minha edição é enorme (384 págs.). Quero ver literatos não turbinarem seus argumentos e diálogos "absorvendo" (lendo) umas 10, 15 páginas. Achei cansativo o detalhismo do cara; fora a linguagem formal. Quem é lerdo ou sonolento pode levar um tempão pra terminar ele.
Eu tô há uns 3 meses aí tentando terminando, três meses porque parei na metade, descrição realmente me deixou exaurido, muitas repetições sobre coisas das quais já era claro. E olha que minha edição é a mais resumida possível (330 páginas), tem gente aí com a completa de 500 e não sei quantas páginas. Coragem.
Cumprida porque foi uma missão cumprida do autor e não acaba mais porque fica eternamente na nossa memória. É uma obra imortal
Li esse livro há 8 anos e gostei MUITO. Merece ser um clássico e também fiquei impressionada pelo tempo em que ele passa no Brasil, mas diferente de você, eu simpatizei com o protagonista.
Como não tenho tempo pra ler muito,ouço em áudios ,ouvi esse hoje e gostei bastante.
O interesse de trazer livros clássicos é que sua paixão pela leitura nos remete prazer em ler.. diferentemente das inúmeras reclamações que vemos por aí..
Parabéns novamente!!!
👏👏👏👏👏
Agradeço essa nova perspectiva!!!
Havia deixado esse maravilhoso mundo de lado... Mas agora voltei a me sentir cativada!!
😊😊😊😊😊
Adriana Rodrigues Pessoa Hahahaha O povo reclama mesmo, né? :(E eu estou lendo alguns clássicos muito bacanas.
Obrigada, de verdade! E que bom que voltou à ativa. A literatura realmente encanta! rs Bjs!
Meu Deus do céu!! Que intenso esse livro.
Parabéns pelo vídeo.
Lendo esse livro em 2024 e curtindo bastante.
Se vc for lê um livro de mais de 200 anos ou de época e querer comparar e julgar o personagem nos dias atuais, é melhor não lê o livro, pq é outra época e a história é compatível com essa época e não com século 21 e sucessores.
Exatamente, amigo. Meu ponto de vista em relação a Robinson Crusoé é muito diferente das análises que vejo por aí. Tenho algumas críticas em relação ao personagem, mas como leitor tenho que entender época em que obra foi lançada. Em vários momentos do livro me identifiquei com Robinson, em outros senti empatia pelo personagem. Robinson Crusoé é um dos meus livros preferidos.
digo o mesmo para Monteiro Lobato
Acabei de ler esse livro e não achei nada cansativo, muito pelo contrário, achei foi empolgante. Eu simpatizei com o personagem, apenas entendendo o lado dele como um aventureiro inglês pelas colônias.
Falou tudo
Terminei de lê-lo agora há pouco. Havia ouvido à respeito dele numa longínqua aula de história do ensino médio e, por um acaso do destino (ou seria da Divina Providência?) comprei o dito cujo na Amazon quando menos me ocorrera a cabeça.
Após a leitura, devo admitir que foi de longe, um dos melhores livros que li nesses últimos anos. A descrição que muitos acham cansativa conseguiu me deslumbrar com a riqueza de detalhes e com a gloriosa escrita de Defoe. Por consequência, descordo de você na parte da entediante narrativa que afirmas no vídeo, este, feito com muito esmero e digno dos meus parabéns.
Assim finalizando, um must-read para qualquer pessoa que pretende possuir conhecimento no mínimo básico de literatura. Esplêndido.
Todos nós sabemos simpatizar com robson Crusoé, pela história de Defoe. Foi uma obra incrível, bem detalhada, e com uma história ótima de se ler, Crusoé e sexta-feira, forão os meus reis, em pensamentos, e literatura, e também poeticos. Essa história tirar "orgasmos" de todos os leitores, vale apena ler. Capítulo por capítulo
Adorei a citação no começo do vídeo, uma ótima chamada!
Não sei porque, mas sempre que eu ouço falar em Robinson Crusoé, eu me lembro dos Robinsons Suíços, que eu adoro e que eu li quando tinha uns 10 anos!!!!!!! hehehehe
Eu li esse livro qdo era novinha e lembro até hoje de ter amado... Tenho que reler, pra ver se tenho outra visão rs
Gosto e admiro muito personagem Crusoe. De maneira nenhuma ele é preconceituoso. Nao podemos julgar o personagem de 1700 com nossa cultura de hoje, é preciso aceitar o contexto da época. Otimo livro de aventuras. Um dos meus favoritos.
Cara... já curti o vídeo logo de cara, pois adorei a referência ao poema do Drummond!!!!!!
muito legal
Concordei totalmente com sua visão sobre o livro. Li qd criança uma versão resumida. E voltei a ler agora... Já li 70% do livro. Apesar de realmente achar arrastado a parte descritiva, vale a pena a leitura!
Quem nasceu sexta feira, não chega a Crusoé.
Análise muito legal!! Parabéns
Nunca tive interesse em ler esse livro, mas agora você aguçou minha curiosidade! Quero ler.
Juliana Bragança hahahaha Acho isso sensacional! :D Obrigada pela confiança. Tente ler já sabendo que algumas partes são descritivas, que provavelmente gostará da leitura. É um livro muito importante na literatura também. Espero que goste :D Dps, se ler, venha me falar o que achou dele ;) Bjs!
Tô aqui pq tenho prova hj é não li o livro . Obrigada ❤️✅🦋
kkkk
Que gorrinho fofo! Estou louca para ler este livro!
monteiro y hahaha Obrigada! Dps me conte o que achou? :)
Taí uma leitura que sempre ouvi falar, nunca pensei em ler e acabei de mudar de opinião , deve ser interessantíssimo!
Sui Generis Literário Aeee, que bom! Obrigada pelo voto de confiança rs Abraços
Like. Gostei da resenha.
quem eh o mlhr amg dele?
Adorei a resenha, Mell! Gosto bastante do filme Náufrago e fiquei muito interessada na leitura! Entrou para a lista de próximas leituras rsrs. A citação no início de vídeo ficou incrível :) bjos
Michelle Maciel Acredita que faz tanto tempo que assisti que preciso rever? Não lembro de quase nada do filme :( Mas lembro que gostei bastante! rsQue bom que gostou, fico feliz! Beijão
Não li ainda, mas está na minha lista de clássicos. Achei que você fosse falar do Sexta-feira.Pois sempre se fala desse personagem quando essa história é citada. Porém a abertura com Drummond foi muito legal. E análise foi ótima. E também reparei (assisti ao vídeo da TAG sobre frases, que você indicou) sua leitura, sua forma de ler é muita boa. Gostei muito.:)
Alex Souza Bom que gostou, Alex! :) E eu não falei do Sexta-Feira (personagem que amo!) porque não quis dar muitos detalhes sobre a história. Algo como não dar muitos spoilers, a minha surpresa foi maior assim :)Abraços!
Ótimo vídeo. Pra quem acha o livro com capítulos extensos demais, recomendo a edição de Werner Zotz, bem bacana.
Parabéns pela análise! Muito inteligente!
Adorei, quero ler.
Eu vim pela música do Dean,um cantor coreano que cita ele em sua música..nossa,que legal. Gostei.
Cantor coreano... interessante adoro coreanos ^^
Interessante sua resenha sobre o livro e análise ao
personagem Robson Crusoé.
Eu li esse livro quando criança, por isso minha experiência foi bem mais para aventura do que absorção da personalidade do personagem. Depois, quando mais velho eu resolvi reler como uma espécie de nostalgia, e me surpreendi com o personagem, é exatamente como você mencionou.
Robson Crusoé pode realmente ter existido com o nome de Alexander Selkirk. Creio que Daniel Defoe descreveu bastante da personalidade do Selkirk para o romance.
Dizem que Daniel Defoe era conhecido como O Cavalheiro Domingo na época em que fez amizade com um "selvagem". Tal selvagem era Selkirk.
Fernando A. Ah, entendo ter sido uma experiência mais voltada para o entretenimento, não tinha como ser diferente com a idade, né? rsSim, sim, ele se baseou em alguns fatos verídicos mesmo. E que engraçado o selvagem ser, na verdade, o que inspirou a criação de Crusoé, não é mesmo? Adorei!
Abraços!
eu tô lendo drummond e por isso tentando entender crusoé. Eu acho que o que drummond ta querendo dizer é que, Crusoé nasce repudiando a vida monótona e morre vivendo uma vida monótona. Ele não nasceu. Ele morre sem nascer, por isso a vida dele não acaba. Nem começa
Gostei !
Não acredito que Crusoé era preconceituoso, mas ele era apenas fruto da sociedade da época (ótimo ponto de vista para entendermos como era a mentalidade do europeu). O livro é muito bom, concordo que as partes descritivas são longas demais... Isso faz com que o livro seja um pouco cansativo.
André Colombo Pimenta Claro, claro, ele é preconceituoso para a nossa época. Uma coisa muito linda da literatura é testemunhar a sua época, e Crusoé é o típico colonizador da sua época, como eu disse...Faz com que seja cansativo. Mas é incrível como isso também faz parte da experiência. Já parou para pensar que ser cansativo e longo transmite o passar do tempo e as dificuldades do Crusoé no início de sua permanência na ilha? Na medida em que ele se habitua, isso decai :)
Abraços!
adorei a resenha e concordo com tudo rs
Eh uma leitura fácil?
Nunca li o Robinson Crusoé. Vou colocar na minha "lista de desejos".
aninha lins Coloque, sim, e espero que goste :))
Eu li esse livro ano passado e foi uma leitura super cansativa e nada fluída pra mim, mas gostei muito da sua resenha, o que me fez pensar nos pontos positivos e sim, eu gostei da história, é uma aventura bem legal apesar de cansativa rsrsrs.
Gosto muito das suas resenhas!! Continue assim!! Desejo muito sucesso para vc!!
Aline Meilsmit Eu acho que a única coisa negativa do livro é a parte descritiva, e ainda assim, com paciência, dá para entender o porquê de estar ali. Mas tem que ler num bom momento rs
Fico muito feliz em saber que gosta das resenhas, Aline, muito obrigada por me acompanhar! E te desejo sucesso igualmente :D Bjs!
Parabéns!Ótima resenha.
*Comprido é Moby Dick* - kkk Robinson Crusoé tem + ou - 350 páginas.
Nossa, que legal, não sabia que o Robinson Crusoé esteve no Brasil e todas essas outras coisas hehehe Também sempre achei que era só uma história sobre o náufrago. Muito bom o vídeo!
Mundo da Lidi Esteve sim, por anoos, e obteve um engenho aqui. Ele naufragou porque foi "buscar" negros como escravos para sua terra rs Bom que gostou do vídeo, fico feliz! Beijos!
Qual foi a mensagem deixa para vc? EXPLIQUE
Eu já fiquei puto com ele quando matou o Leão por nada, já vi que era uma pessoa que não presta. Mas o livro é bom!
Moço, eu NÃO precisava desa informação 😢
*dessa
Adorei essa resenha da moça da faculdade haha! Cada dia mais incrível seu canal! Beijos Mel!😘
Guilherme Lima hahahaha Obrigada, de verdade! :D Bjs
Tenho essa mesma edição, e já peguei ele pra ler duas vezes, e não ia pra frente... Não li nem 50 páginas.
Sua resenha me surpreendeu bastante, sobre a história e coisas que eu desconhecia.
Quem sabe da próxima vez que eu pegar esse livro pra ler, termine ele de uma vez?
Antonio Carlos Vieira Caetano Júnior Ahhh, isso é normal, ele é bem cansativo mesmo, principalmente no meio da história. Bom saber que te surpreendi, espero que tenha te mostrado um outro lado do livro :) Quando sabemos mais sobre uma obra, a leitura fica mais fluida e nos preparamos melhor para ela. Se eu não soubesse que o livro é descritivo já de antemão, eu teria muitos problemas durante a leitura rs Abraços!
Mell,eu ja li esse livro na minha escola,mas eu li em uma versão adaptada,resumido.O livro tinha umas 48 páginas.Muito legal mesmo.
Nossa, eu já li, a minha tem 527 páginas 😃😀😄
Quando começa a historia de Robinson Crusoe
Oi, Mell! Adorei seu canal e, principalmente, o tipo de livro que você discute. Acabei de montar um canal literário, ficaria feliz em te ver por lá! Você tem caixa postal? Gostaria de te mandar um livro!
Abraços!
Ânsia na fala Que bom que gostou, fico feliz por isso!Vou te visitar, sim podeixar ;)
E que bacana, qual livro? A caixa postal deixo sempre no box de descrição dos vídeos o/
Beijão!
vou ler esse livro
Alguém sabe onde estar o filme do Robinson Crusoé 1997 legendado?
Eu vi um dos filmes com o Pierce Brosnan, muito diferente do livro.
Posso-lhe garantir que Robinson Crusoé, que o verdadeiro nome era Fernão Lopes . Foi um Português que viveu sozinho na Ilha de Santa Helena. Está tudo documentado, Inclusivé foi recebido pelo Papa. O animal de estimação dele era um galo e não um papagaio. Além da documentação oficial tem um livro escrito por Abdul Rahman Azzam, doutorado pela universidade de Oxford. Ma
Tive as mesmas impressões. É um livro que reflete a mentalidade colonizadora da época. O desejo de dominar e escravizar o outro é evidente no personagem-título. Ainda assim, vale muito a pena a leitura.
O livro é ótimo. Ele realmente é muito detalhista principalmente no diário.
O que falta agora é um filme mais atual, Como a produção de "No coração do mar". Que conta a historia de um outro livro fantástico, o famoso Moby Dick de Herman Melville.
Santa helena ( onde morreu napoleão ) . Ascensão e Tristão da Cunha eram ilhas descobertas por Portugueses
Eu li uma adaptação de Robinson Crusoé, mas faz tanto tempo que a única coisa que recordo é que gostei muito do livro.
Mel, sua resenha fez crescer a vontade de ler a obra completa, já que além de não lembrar, livros adaptados perdem muito, então quero saber se realmente gosto da narrativa.
Bj.
Daniele Freire Ahhh isso é muito comum. E eu que não tenho uma memória boa tenho vários livros "esquecidos" rs Se chegar a ler o original, me conta o que achou? :) Bjs!
Oi Mell, tudo bem?
Quando li esse livro tinha mais ou menos 12 anos, não me lembro de absolutamente nada da história, só lembro que foi o meu primeiro favorito da vida... preciso reler ele, quero muito nessa edição tbm!! Beijos
Maria Eduarda Que bacana que foi seu favorito. Mas isso acontece muito mesmo, tenho vários livros desse tipo, que li qnd menor e agora esqueci rs Dá vontade de reler mesmo.
Bjs!
É assustador como jovens tem horror de europeus que colonizaram, deveriam viver em tribos para entender as leis e suas crenças para checar se eram tão pacíficas quanto os professores pintam tal fantasia para seus alunos.
Cala a boca, tia.
muito bom
nao achei esse livro com essa capa, qual a editora
Penguin www.companhiadasletras.com.br/titulos.php?selo=Penguin
Pela capa eu jamais compraria! Mas pela história dele, achei super interessante. E a abertura do vídeo ficou ótima, Mell !
Abraços :)
Robinson, certinho
Não Acho que ele seja mau. Era um homem de seu tempo. Ótima analize
Pronto. Agora é pra omitir a parte que os politicamente corretos não gostam? Meu Deus, daqui a pouco terá censura nos trechos dos livros. A que ponto chegamos.
Trabalhei esse livro ano passado na escola haha.
Larissa Costa Que bacana! :D Gostou?
Larissa Costa Peraí, você deu para a sala ou você teve aula dele? hahaha Agr fiquei confusa ;)
Tive aula dele Mel, e sim gostei bastante, assistimos o filme e fiquei morrendo de medo na parte dos canibais lá kkkkk bj!
mell adorei a resenha, já tinha lido, e eu amo esse tema "naufrago"... o frio tmb chegou por ai ? aqui no interior chegou tmb
wesley silva Chegou sim hahaha :)) Sei sim, tive em aula, mas aqui nós abrasileiramos para essa pronúncia mesmo... Abraços
Mell Ferraz Literature se sim kkkkkkkkk aqui é BR AHUAHUHUAHUAHUAHU
Ganhou mais de 100 views de graça.
Ué, por que?
@@gabrielleal1955 Porque professora falou para a gente ver esse vídeo e separar os topicos
@@onicx2974 professor nota 11/10
Muito interessante o texto
me vende esse
Francisco Marcio Vc consegue encontrar facilmente para comprar. É a Companhia das Letras que publica
Valeu linda obrigado pela antecao.
Obg mi salvou tinha um trabalho de inglês e o livro tava em inglês e tradudir o livro todo é fogo viu🔥
Amanhã tenho prova sobre Robison Crusoé
Quantas páginas tem esse livro por favor?
Nova fronteira tem 500 páginas
Já li, só que a minha versão é outra (a maior, com 527 páginas).
Que versão seria essa? Qual editora?
@@rosane1419 escritor: Daniel Defoe
Editora: Companhia Editora Nacional
@@Bruna-vi5et agradeço.
Sinceramente.... analisar um livro de 1700 e lá vai fumaça com um viés "atual" sobre o que é certo e errado... não é legal. Por outro lado, ainda por cima, se o aspecto "colonizador" do personagem (que sim, é real) sobresaiu mais aos olhos do leitor do que as reflexões sobre a vida feitas por ele, acho que o foco da leitura talvez não estivesse tão bem alinhado assim.
Prá mim, o único defeito do livro é o trecho final logo depois da saída da ilha. Me pareceu "apenas" um filler. Desnecessário.
Meu marido disse que foi obrigado a ler esse livro na escola na década de 80 kkkk diz ele que não consegui chegar nem já metade 🤦♀️🤦♀️
Oi, vc poderia colocar o link para a compra pelo literature-se, pois eu vou comprar o livro e podia ajudar o canal.
Estou lendo no momento e cheguei à conclusão que é um livro essencialmente sobre a formação de sociedades humanas. E não simpatizei com o Robinson Crusoé, que se acha no direito de posse de toda a ilha e de criar impostos e divisão de terras. Tipo um bom tirânico.
Rico, Inglês que luxo. Tanta bajulação. Afinal não era nada
n achei cansativo, tanto q li ele em um dia
Quando nasce um marinheio
Legal...Leiture-se hasuhaushahusash :)
Livro bom só é longo pra quem não sabe ler
Como assim
Saudades de vídeos bons assim de livros interessantes...
Poxa =(
A descrição é uma forma de colonizar a partir da linguagem.
Interessante pra caramba analisar por essa ótica. Eu dropei o livro por alguns meses, na metade dele, pela descrição ser ENORME e me causou exaustão demais e me entendiou, de verdade. Entretanto gostei de diversos outros pontos, especialmente os conflitos dele em certos pensamentos dele, sobre a filosofia que ele acaba solidificando ao longo da história.
Alguém sabe me
diser pq Robinson Crusué e um ser social baseado na história dele
Por favor
York não yorkshire
Minha amada York fica em North Yorkshire. Não está errado ;)
Diferente de você eu gostei do personagem,o problema é a época na qual a história foi produzida. Comparar as atitudes dele com o tempo em que estamos não seria justo.
Não é falando sobre exatamente a questão de escravos, mas os pensamentos dele de poder, dominação e pelo fato dele ser uma pessoa bastante arrogante em diversos momentos. Para mim, achei ele um personagem interessante, mas bastante reprovável, mesmo pensando do ponto de vista da época.
MUITO BOM, A RESENHA AINDA MAIS COM A MAMAE NOEL.
Francisco Marcio rs
manda o link do blog, adoro todos os seus videos fascinante e sua estante de livros e magnifica com mais de quinetos livros.
lí 300 páginas do livro e larguei. pra mim a história poderia ter terminado quando ele consegue retornar pra Inglaterra
A minha edição tem 500 páginas, to na metade ainda, quando ele volta pra Inglaterra. Parece interminável o livro kkkkkkk
Engraçado q li 20 mil leguas submarinos de 400 páginas muito mais rápido que robinson crusoe. Achei também mais legal, pois há mais diálogos e o livro é bem dinâmico.
Um dos meus livros da vida, sem dúvida.
Juliana Duvi Ahhhh, que fofa! Isso é muito difícil de encontrar. Eu também gosto, mas ainda assim encontro dificuldades em alguns livros rsQue bom que gostou da abertura, fico feliz! :D Bjs!
+Mell Ferraz Literature vc sabe me dizer quais foram as culturas que Robinson Crusué trouxe da sua origem pra ilha
+Mell Ferraz Literature vc sabe me dizer quais foram as culturas que Robinson Crusué trouxe da sua origem pra ilha
Eu estou lendo o livro e sinceramente não estou gostando muito, não é uma leitura que está me prendendo. Enfim eu vou terminar de ler o livro, mas definitivamente não vai entrar pra minha lista de livros favoritos ou que eu recomendaria para alguém.
Eu achava que essa história era real afff
Kkkkkkkk
Parabéns pela sua capacidade de análise crítica, reflexão e leitura! Você fundamentou e argumentou muito bem sobre seu ponto de vista e isso incomodou algumas pessoas. Estranho. Continue
Adorei esse livro! Ao contrário do que dizem, terminei a leitura rapidinho rsrs
Universos de Papel Livros É, eu li em uma semana, achei bem tranquilo. A descrição é que pega/cansa muita gente, né? rsAbraços
Uma típica análise anacrônica e carente de compreensão a respeito do contexto histórico da Inglaterra dos séculos XVII e XVIII. As afirmações a respeito da religiosidade do personagem em momento algum mencionam o protestantismo inglês, apenas superficialmente a noção de tábula rasa, sem qualquer indicativo a John Locke, que é um expoente da filosofia britânica assim como um exemplo importante para o protestantismo. Essas questões enriqueceriam muito mais a resenha, em vez da reprodução do lugar comum da suposta “mentalidade colonizadora preconceituosa”…
Parabéns pelo blog.
Mas não pode falar mal de clássicos. Na leitura nós devemos entrar no personagem, não critica-lo.
Parei na metade do seu vídeo. Não consegui assistir mais.
@ovo
A minha edição é enorme (384 págs.). Quero ver literatos não turbinarem seus argumentos e diálogos "absorvendo" (lendo) umas 10, 15 páginas. Achei cansativo o detalhismo do cara; fora a linguagem formal. Quem é lerdo ou sonolento pode levar um tempão pra terminar ele.
Eu tô há uns 3 meses aí tentando terminando, três meses porque parei na metade, descrição realmente me deixou exaurido, muitas repetições sobre coisas das quais já era claro. E olha que minha edição é a mais resumida possível (330 páginas), tem gente aí com a completa de 500 e não sei quantas páginas. Coragem.