Voces, como especialistas, precisam citar com maior frequência os nomes dos responsáveis por estes "estresses" e crises, Professor Gala. Quais pessoas estão trabalhando mal (ou nem trabalhando) para que essas coisas estejam acontecendo? Quem está fazendo bobagem? De quem é a culpa? Fica parecendo que as coisas acontecem do absoluto NADA. Que um fantasma é que causa tudo isso... E nao preciso nem dizer né? No fim do dia, é o mais pobre que se ferra...
obrigado pelas respostas, colegas @galerinha, @humbertbrito e @vncsgn3869. nao sei se algum de voces está correto ou se tem como os 3 estarem kkkkjk mas agradeço por pelo menos citarem alguém ou algo. porque ultimamente está complicado demais viu? o povo, com o perdão da palavra, SE FUDENDO, a vida vai seguindo, análises são feitas sem responsabilizar ninguém.. eu acho isso complicado demais.
Se fosse somente o pacote de cortes anunciado, ainda o mercado não estaria satisfeito, pediriam para aumentar cortes... Mas é isso né, o que tá certo é o mercado. E corte no lombo do povo, bpc, abono, salário... O desespero do mercado é para elevar a taxa de desemprego e frear crescimento. Autofagia do governo com o então novo teto de gastos que comprometem no médio/longo prazo políticas sociais, saúde educação.
Paulo, te acompanho faz tempo. Gostaria de fazer uma pergunta. Nesse vídeo, quem falou foi o economista-chefe do Banco Máster ou o professor da FGV? Fiquei com a impressão de que foi o primeiro. Não te julgo. Sei que o dinheiro vale à pena. Mas aqui vai uma dica. Na vida, nem tudo é dinheiro. Sua credibilidade acadêmica vale mais que isso. Abraço de alguém que te admira como professor.
Certeza que ele falou como uma pessoa honesta. O PT cagou na economia de novo! O problema não era a Dilma, ficou provado que era a politica do PT. A Dilma era só o fantoche deles que levou a culpa. O bode expiatório que certamente nem sabia o que estava fazendo lá. Que em 2026 não tenha outra eleição binária.
@@vitao9737 então, paulo gala é desenvolvimentista, keynesiano, é centro esquerda. O cara tem noção que comunismo é tragédia e ultraliberalismo é infantil. Eu sou libertário de coração mas sei que é algo irreal, então sei que nem eu nem ninguém é dono da verdade.
Por quê o Mercado e a Faria Lima não reclamou do controle fiscal, quebra do teto de gastos, e da gastança do estado, quando o Bolsonaro quebrou o caixa do país gastando 500 BI em apenas 2 meses tentando a reeleição? 500 BI é o valor do PIB de muitos países. O Mercado ficou em silêncio. O montante dessa dívida e o Juros, caiu no colo do Haddad e do Lula. Chegando hoje a trilhões. Eles herdaram o déficit, não criaram o déficit.
Durante o governo Bolsonaro o dólar chegou a 5 pela primeira vez na história.... Agora, com Lula, chegou a 6... Não adianta chorar, o governo tem que fazer o que deve ser feito (ética da responsabilidade). Lula se acovardou ante o ônus político dos cortes, agora está colhendo uma fuga de capitais... Valeu a pena?
Fico me perguntando, assim como manifestado pelo colega abaixo, por que o mercado não cobra do congresso o corte (ou pelo menos a moralização) das emendas parlamentares, por que não manifesta apoio público ao projeto de lei do Boulos, que limita as remunerações extrapoladas do judiciário, MP, etc.; enfim, se é para cobrar do executivo federal, que cobre a mais rápida reversão dos investimentos nas carências que o Brasil tem em infraestrutura, energia e industrialização limpas, etc. Na verdade, não importa o pacote. O que o governo fizer, acharão pelo em ovo. Não gostam do Lula e do PT e ponto final. 6:45
Poha veio,boulos só fez essa PAC para tentar "demonstrar" q está preocupado com o exagero das regalias q o próprio judiciário tem e ao qual ele defende,no fundo boulos e aquele q entendi por si só q gasto e vida,ainda não vi ele demonstra nenhum apoio sobre a PAC do kim q tbm combate privilégios do judiciário.
Isso aí era visto que iria acontecer, ainda mais com a saída do Campos Neto e entrada do Trump. As previsões do Elias acontecendo! "Nada que o Lula fizer vai ter destaque, além das negativas provocadas por eles mesmo"
@@JonJon-pj9lyvão falar que foi a herança maldita do Bolsonaro pela próxima década. Se em 2014 ainda estavam falando de FHC… imagina a gastança e estelionato eleitoral que o PT vai fazer na eleição de 2026…
Kkkkkkkk mano vc acha q alguém ta investindo comprando dolar nesse preço??? O q tá acontecendo é fuga de capital. Com o risco fiscal brasileiro nao vale a pena investir aqui. Outros paises q pagam o mesmo, tem risco fiscal menor.
O governo criou um PIB baseado em gasto governamental sem nem uma previsão de controle tu não lembra de 2013 2014 2015 eu lembro muito bem. me faz rir desemprego as mínimas com 44 milhoes de pessoas fora do mercado de trabalho com 12 estados com mais gente recebendo bolsa familia que com carteira assinada
Paulo Gala, você é muito diferente do que eu imaginava, por esse seu discurso. Você como economista sério, sabe que existe uma queda de braço entre governo (interesse do povo) e mercado. Você sabe do mau caratismo do mercado querendo expelir lula a qualquer preço, a verdade é que a economia tá crescendo e o desemprego diminuindo. A renda aumentando e isso que a população precisa. Austeridade fiscal é sua mão no meu paul meu chapa. Quem vai comprar a briga contra o mercado para que possamos ter uma sociedade menos desigual? Você é como todos os outros e se tornou refém do mercado que outrora criticava, por medo, dos seus clientes, dos seus investimentos, azedarem. A verdade é uma só, ou você aposta no governo ou aposta contra ele. De que lado você está?
O que gera inflação é selic quebrando empresa. Como vai ter investimento com empresa fechando e empresário aplicando em título do governo em vez de investir?
@@humbertbrito muita gente não entende desse assunto aí que você se refere então né rapaz. Não tem relação com entender ou não. O problema é dizer que o salário mínimo tava crescendo muito rápido e precisa de moderação fiscal quando o salário mínimo é menos de 1.500 reais.
4:11 Ataque ao BPC é muito mais que moderação fiscal e foi anunciado, limitar o crescimento do salario minimo é mais que moderação fiscal e foi anunciado, mas ai quando anuncia isenção de IR pra pobre e taxação pra rico, que nem se sabe se vai ser aprovada, ai não, ai o mercado da xilique, ai estressa o mercado, kkkkkkkk
Como a gente faz pra crescer mais? A gente vai ficar preso ao mercado? A solução é criar mais empresas estatais em áreas que os preços estão muito altos? O Brasil está condenado a ser fazenda e nunca vai poder crescer como a China?
Para crescer mais precisa de investimento, que torna-se inviável dada a baixa taxa de retorno o (TIR), fruto de um juro alto que responde a uma política fiscal absolutamente descompromissada
Primeiro, temos que mudar o congresso, estamos refens do legislativo, infelizmente. Tem que haver uma articulação polícia pra reverter isso daí, se não num tem chance nenhuma de alguma coisa mudar, infelizmente pelo contrário.
Não tenta justificar, Paulo! O mercado não quer moderação fiscal! O mercado queria sangue e o governo de joelho! Vc mesmo disse que a economia vai bem e que o déficit é pequeno. Ora, são os juros que destroem as contas públicas!
E a única solução é a piora da vida da imensa maioria. O mercado gosta de recessão. Os tubarões lucram mais. Aliás, a taxa de lucro média da burguesia brasileira é a única coisa que interessa pro mercado. Se vai ter desemprego, fome, nada importa.
O problema da economia brasileira nunca teve nada a ver com politica ou governo, mas sim com sistema financeiro. A maior parte do déficit público se deve a despesas financeiras, que foram contraídas em grande medida durante a epidemia para socorrer essas instituiçoes mesmas, por meio da compra de seus ativos financeiros. A elevaçao de 14 porcento do déficit publico se deu com esse tipo de despesa, mas não com aumento de gasto fiscal. Não existe descalabro com despesas correntes do governo, que gasta com saúde, por exemplo, 250 bilhoes, para atender 80 porcento da população, 4 vezes menos que a saúde privada, que atende apenas 20 porcento da sociedade. Enquanto os juros eram rolados a 2 porcento durante a epidemia, não havia problema com contas públicas, mas quando chegaram a 15 porcento, com déficit de 1 trilhão, as instituiçoes financeiras passam a cobrar juros mais altos. Chantageiam o governo exigindo corte de despesas sociais, que já são muito contraídas, mas esse tipo de corte não apenas estrangula a população mais necessitada como tbm asfixia o crescimento e a arrecadação, agravando ainda mais o déficit com parasitas arquitrilionários do capital financeiro. A elevação da selic tbm contrai a atividade económica, o que aumenta ainda mais a sanha do rentismo ppr juros elevados. Para o brasil dar certo, o ajuste não deve ser feito pela sociedade e pelo governo, mas sim pelos sanguessuga do capital financeiros. A ética das instituiçoes não é apenas individualista. Ela é irracional, perversa, cínica, dissimulada, diabólica. Ninguem na sua vida privada aturaria conviver com uma pessoa que adotasse essa lógica de comportamento. Um mundo assim não tem como dar certo, e o destino da espécie humana é o abismo de sua autodestruição.
Um mundo assim não tem condições de dar certo. Você fez uma frase boa, mas teu texto é exemplo da ignorância que permeia a sociedade quando o assunto é economia. O Gala sempre foi otimista e até mesmo lulista. Escute o que ele disse no vídeo, está tudo correto, descreve a situação como ela é.
@@PedroPortelli Quase tudo. Dê uma olhada em www.tesourotransparente.gov.br Alguns pontos: Os BCs no mundo inteiro compraram ativos financeiros na COVID. Mas não para socorrer bancos e sim as empresas em geral. Comprando os ativos, os bancos ficaram com dinheiro para emprestar para as empresas que obviamente entraram em dificuldades . Obviamente não foi doação, seria imoral e ilegal. Na COVID a dívida/PIB subiu com a ajuda social, mas depois caiu! Como? Com os juros baixos de 2% e melhoria da arrecadação. O patrimônio do ITAU, maior banco é de apenas R$ 201 bilhões. Banco não investena dívida pública. Sao intermediários. O maior detentor da dívida são os fundos de pensão.
Eu não acho que o Paulo mereça alguns dos comentários aqui. Eu acho que o que ele quis dizer, se eu entendi corretamente, é que o timing dos cortes foi ruim. Acredito que ele conhece os agentes econômicos com o qual o governo tem de lidar. Que qualquer garoa com o governo eles são capazes de transformar numa tormenta e não imagino que seja este o desejo dele. Sabendo disto, o cenário ideal seria evitar ruídos para evitar um desgaste. Infelizmente jogamos com o que temos; com o tal mercado que temos, com o congresso que temos, com a mídia que temos. Ainda acho que temos sorte de poder escutar a opinião de um dos poucos agentes econômicos que parece demonstrar boa vontade com o governo. Discordo totalmente da postura terrorista do mercado, mas considero as opiniões do Paulo Gala de grande valia. Através dele é possível entender como pensam os financistas e o porquê países se tornam refém deles.
infelizmente eu acho q os comentários estão certos a respeito do Paulo Gala. Ele disse "moderação fiscal" sem explicar o q isso significa, O governo está moderado até demais! O que Gala propõe com essa moderação é ceder e ceder
@@MateusAlvesN Na verdade, reduzir um pouco os gastos com os pobre sim, o problema é que o governo vem gastando (impulso fiscal) com a economia aquecida. Seria um redução da intensidade do gasto, fazer ele crescer menos de forma que a arrecadação crescendo mais acabaria com o défct. O governo fez uma política kenesiana, mas ele funciona muito bem quando a economia esta fraca e sem força, o impulso fiscal (almento de gasto) dá vigor a economia nacional, mas quando os fatores de produção já estão perto do limíte de utilização, ou acima do limite de utilização (hiato do produto positivo) há uma forte tendência de produzir inflação e no Brasil com a nossa memória inflacionária é muito fácil para as empresas aumentar os preços, e se o empresário está na dúvida entre aumentar 5% ou 10% ele simplesmente aumenta mais, os 10% do exemplo e a inflação aumenta. Não precisava reduzir os gastos, era só reduzir o rítmo de crescimento dos aumentos dos gastos que a conta fecheria, mas não é isto que os agentes do mercado estão vendo. Enfim, se o gasto crescesse em rítimo menor não teríamos o stress financeiro de hoje que com o aumento do dólar pode levar há uma crise de fato, sem a menor necesside.
Seria mostrar que consegue atingir superavit ou reduzir o défict primário, a fim de ter que rolar uma quantidade menor da dívida pública e assim reduzir a velocidade do endividamento. A proposta do Haddad era que isso daria pra ser feito aumentando a arrecadação, mantendo o preço das estatais exportadoras (Petrobrás) indexado ao dólar e limitando o aumento das despesas pelo PIB, mas acho que agora dá pra ver que ele estava errado. Precisa então reduzir despesas, principalmente a previdenciária e a de bem estar social (onde está concentrado a maior parte das despesas primárias). Também poderia ser feito acabando com as emendas parlamentares, mas esse gov. nunca faria isso.
Quem vê suas aulas, sobre como os países se desenvolveram e o Brasil se desindustrializou e te vê fazendo esses comentários nesse espaço, se pergunta: o que aconteceu com esse cara?
Acompanho o Paulo Gala há anos e esse é o primeiro comentário que eu faço aqui. Hoje ele fez uma das críticas mais duras à política econômica do governo Lula. Como o público aqui é majoritariamente de esquerda, ele tem que pisar em ovos ao fazer essas críticas. É por isso que ele usou o termo 'as pessoas' no tempo 3:46. É importante sair da polarização nesse momento e entender a profundidade dessa análise. Nas palavras dele: "Vamos abortar um ciclo de crescimento no Brasil porque não se quis fazer uma moderação fiscal. Essa é a realidade que a gente tem hoje. Já está contratada uma desaceleração para o ano que vem. Já está contratada uma inflação indo para 5%. Pode piorar. Se não vier ajuste pelo lado fiscal, virá pelo lado monetário".
Ok, tentemos sair da polarização. O termo "moderação fiscal", que vc citou, é bonito, mas o que significa? VocÊ não acha que o governo já está sendo bastante moderado na economia? Pra mim essa proposta (pressão) dele é por ceder mais
Olá @@vitao9737 Como o próprio Paulo Gala tem comentado ultimamente, o governo não precisava se endividar tanto para tentar aquecer ainda mais uma economia que já está aquecida. Isso gera um aumento temporário do PIB, mas com qualidade ruim, pois é pelo aumento da demanda. Gera inflação com consequente aumento das taxas de juros e subsequente desaquecimento da economia. O site do Tesouro Nacional mostra claramente esse exagero de gastos: www.tesourotransparente.gov.br/ Sobre a moderação fiscal, neste vídeo o Paulo Gala cita, por exemplo, o combate às fraudes no benefício de prestação continuada (BPC) e nas políticas sociais (ex.: programas de transferência de renda). Eu entendo a angústia do Paulo Gala ao fazer essas críticas. Não deve ser nada fácil para ele. Depois de sofrermos muito com o Bolsonaro, que foi pior presidente da história do Brasil, foi contra a vacinação durante a pandemia e tentou um golpe de Estado, a gente finalmente poderia ter uma perspectiva positiva no Brasil. Mas, em vez de poder dizer com entusiasmo que as políticas de aumento do gasto público do governo Lula estão funcionando, com aumento da industrialização, da produtividade e do valor agregado dos produtos, ele está tendo que criar uma série de vídeos que mostram que as coisas estão piorando, pois o governo está gastando demais.
Olá @@vitao9737 Como o próprio Paulo Gala tem comentado ultimamente, o governo não precisava se endividar tanto para tentar aquecer ainda mais a nossa economia que já está aquecida. Isso gera um aumento temporário do PIB, mas com qualidade ruim, pois é pelo aumento da demanda. Gera inflação com consequente aumento das taxas de juros e subsequente desaquecimento da economia. O site do Tesouro Nacional mostra claramente esse exagero de gastos: www.tesourotransparente.gov.br/ Sobre a moderação fiscal, neste vídeo o Paulo Gala cita, por exemplo, o combate às fraudes no benefício de prestação continuada (BPC) e nas políticas sociais (ex.: programas de transferência de renda). Eu entendo a angústia do Paulo Gala ao fazer essas críticas. Não deve ser nada fácil para ele. Depois de sofrermos muito com o Bolsonaro, que foi pior presidente da história do Brasil, foi contra a vacinação durante a pandemia e tentou um golpe de Estado, a gente finalmente poderia ter uma perspectiva positiva no Brasil. Mas, em vez de poder dizer com entusiasmo que as políticas de aumento do gasto público do governo Lula estão funcionando, com aumento da industrialização, da produtividade e do valor agregado dos produtos, ele está tendo que criar uma série de vídeos que mostram que as coisas estão piorando, pois o governo está gastando demais.
Olá @@vitao9737 Como o próprio Paulo Gala tem comentado ultimamente, o governo não precisava se endividar tanto para tentar aquecer ainda mais a nossa economia que já está aquecida. Isso gera um aumento temporário do PIB, mas com qualidade ruim, pois é pelo aumento da demanda. Gera inflação com consequente aumento das taxas de juros e subsequente desaquecimento da economia. O site do Tesouro Nacional mostra claramente esse exagero de gastos: www.tesourotransparente.gov.br/ Sobre a moderação fiscal, neste vídeo o Paulo Gala cita, por exemplo, o combate às fraudes no benefício de prestação continuada (BPC) e nas políticas sociais (ex.: programas de transferência de renda). Eu entendo a angústia do Paulo Gala ao fazer essas críticas. Não deve ser nada fácil para ele. Depois de sofrermos muito com o Bolsonaro, que foi pior presidente da história do Brasil, a gente finalmente poderia ter uma perspectiva positiva. Mas, em vez de poder dizer com entusiasmo que as políticas de aumento do gasto público do governo Lula estão funcionando, com aumento da industrialização, da produtividade e do valor agregado dos produtos, ele está tendo que criar uma série de vídeos que mostram que as coisas estão piorando, pois o governo está gastando demais.
Olá@@vitao9737 Como o próprio Paulo Gala tem comentado ultimamente, o governo não precisava se endividar tanto para tentar aquecer ainda mais a nossa economia que já está aquecida. Isso gera um aumento temporário do PIB, mas com qualidade ruim, pois é pelo aumento da demanda. Gera inflação com consequente aumento das taxas de juros e subsequente desaquecimento da economia. Sobre a moderação fiscal, neste vídeo o Paulo Gala cita, por exemplo, o combate às fraudes no benefício de prestação continuada (BPC) e nas políticas sociais (ex.: programas de transferência de renda). Eu entendo a angústia do Paulo Gala ao fazer essas críticas. Não deve ser nada fácil para ele. Depois de sofrermos muito com o Bolsonaro, que foi pior presidente da história do Brasil, a gente finalmente poderia ter uma perspectiva positiva. Mas, em vez de poder dizer com entusiasmo que as políticas de aumento do gasto público do governo Lula estão funcionando, com aumento da industrialização, da produtividade e do valor agregado dos produtos, ele está tendo que criar uma série de vídeos que mostram que as coisas estão piorando, pois o governo está gastando demais.
Crescendo via gasto público e transferência de renda. Igual nos outros governos do PT. Tem hora e data pra esse crescimento parar e virar recessão. Igual foi da outra vez. E vai ser bem rápido, parece.
Acorda cara. Mercado não gosta é de perder dinheiro. Olha os dados em detalhe. Desemprego continua aumentando para vagas que pagam mais de 2 sm. Metade da força de trabalho não tem carteira assinada (isso é bem mais que no passado), nossa indústria é um arremedo do que já foi. Nacional comunismo, sem planos de investimento de longo prazo em áreas estratégicas sempre vai dar nisso aí. O mercado só não é bobo e está na posição de dizer que não vai pagar a conta.
@@JonJon-pj9ly pelo visto vc está bem mal informado. Não tem visto os investimentos bilionários que foram anunciados nós 2 últimos anos, como por exemplo das indústrias automobilística??? E sim, o governo voltou a ser o propulsor da economia e isso automaticamente escoa para todos os setores da economia, ou vc acha que esse dinheiro gasto pelo governo vai para o além??? Agora, o mercado resolveu explodir o dólar, subir a taxa de juros... aí é fácil profetizar que vai dar ruim e culpar o governo né.
@@JonJon-pj9ly transferência de renda para o povo vc acha ruim meu caro?? Então vc prefere concentração de renda?? Se vc for um milionário ou um bilionário eu concordo com vc, caso contrário, não faz nenhum sentido o seu posicionamento.
Não não, nós vamos abortar o crescimento pq o mercado tá nervosinho. Não pq não está fazendo corte de gastos. A cara nem queima . Kkkkkkkk como é bom ver que conexão Xangai não passava de um farsa, cada dia mais explícito.
O pacote fiscal do governo esta em linha com o que era necessário, se não está andando tem que cobrar do congresso. E sejamos honesto Paulo, o mercado financeiro não está correto em fazer essas especulações. Fico triste ouvir você falar essas coisas. Antes seus comentários eram bem mais completos e abrangentes, hoje você só vê o lado da Faria Lima e sempre dá razão pra o que quer que aconteça no mercado.
Desculpa Paulo tu e o adulto olhe para a realidade será que eu tenho de ensinar você sobre as base econômicas primarias aposto com voce que vamos estar na quebradeira em no máximo 1 ano... mas tem solução gasta so uns 5% a mais que arrecada que ja ajuda kkkkkkkkk
Adoro. Especulação agora virou stress kkkkkkkkkk
Fala sabidão, explica a especulação aí. Vc não sabe de nada. Ouviu em alguma lugar de um to0l0 qualquer e vem aqui repetir feito papagaio.
Quero ver o mercado cobrar do congresso, que gasta sem critério, que mantém perse, isenções. Mas não, o ataque é no executivo desses dois entes.
Janja
Agora talvez o senhor poderia começar a perceber a brutal canalhice do mercado financeiro.
Como o governo cortou R$70 bi do orçamento, o mercado exigiu mais 2% na SELIC para ficar com isso para ele.
Voces, como especialistas, precisam citar com maior frequência os nomes dos responsáveis por estes "estresses" e crises, Professor Gala. Quais pessoas estão trabalhando mal (ou nem trabalhando) para que essas coisas estejam acontecendo? Quem está fazendo bobagem? De quem é a culpa? Fica parecendo que as coisas acontecem do absoluto NADA. Que um fantasma é que causa tudo isso... E nao preciso nem dizer né? No fim do dia, é o mais pobre que se ferra...
Quem tá causando é o governo. Dia sim dia sim faz besteira ou fala besteira.
Fazueli
Investidor estrangeiro tirando o dinheiro daqui por nao confiar que o governo irá honrar seus compromissos.
obrigado pelas respostas, colegas @galerinha, @humbertbrito e @vncsgn3869. nao sei se algum de voces está correto ou se tem como os 3 estarem kkkkjk mas agradeço por pelo menos citarem alguém ou algo. porque ultimamente está complicado demais viu? o povo, com o perdão da palavra, SE FUDENDO, a vida vai seguindo, análises são feitas sem responsabilizar ninguém.. eu acho isso complicado demais.
@@galerinha se fosse o burro do Guedes, podia fazer a merda q fosse q vcs iam estar aplaudindo
Se fosse somente o pacote de cortes anunciado, ainda o mercado não estaria satisfeito, pediriam para aumentar cortes... Mas é isso né, o que tá certo é o mercado. E corte no lombo do povo, bpc, abono, salário... O desespero do mercado é para elevar a taxa de desemprego e frear crescimento. Autofagia do governo com o então novo teto de gastos que comprometem no médio/longo prazo políticas sociais, saúde educação.
sim sim. isso n tem nd a ver com a irresponsabilidade do governo Lula q torra dinheiro como se n houvesse amanhã ne.
Stress é meu pirú, ataque especulativo a todo vapor !
O pessoal aqui ta put## com o Paulo gala kkkk caramba to rachando 😂
Paulo, te acompanho faz tempo. Gostaria de fazer uma pergunta. Nesse vídeo, quem falou foi o economista-chefe do Banco Máster ou o professor da FGV? Fiquei com a impressão de que foi o primeiro. Não te julgo. Sei que o dinheiro vale à pena. Mas aqui vai uma dica. Na vida, nem tudo é dinheiro. Sua credibilidade acadêmica vale mais que isso. Abraço de alguém que te admira como professor.
Certeza que ele falou como uma pessoa honesta. O PT cagou na economia de novo! O problema não era a Dilma, ficou provado que era a politica do PT. A Dilma era só o fantoche deles que levou a culpa. O bode expiatório que certamente nem sabia o que estava fazendo lá. Que em 2026 não tenha outra eleição binária.
O canal eh ótimo, grande prof com ótimas análises.
Mas os comentários só por Deus kkk 😂
Cheio de comunista aqui irmao.
@@humbertbrito é nóis. Paulo Gala foi participar do Conexão Xangai e agora a gente acha q ele é de esquerda, mas tá mais neoliberal q o Haddad
@@vitao9737 ele deve se arrepender amargamente por isso !! kkkkkk
@@humbertbrito kkkkkkkkkkk
@@vitao9737 então, paulo gala é desenvolvimentista, keynesiano, é centro esquerda. O cara tem noção que comunismo é tragédia e ultraliberalismo é infantil. Eu sou libertário de coração mas sei que é algo irreal, então sei que nem eu nem ninguém é dono da verdade.
Por quê o Mercado e a Faria Lima não reclamou do controle fiscal, quebra do teto de gastos, e da gastança do estado, quando o Bolsonaro quebrou o caixa do país gastando 500 BI em apenas 2 meses tentando a reeleição? 500 BI é o valor do PIB de muitos países. O Mercado ficou em silêncio. O montante dessa dívida e o Juros, caiu no colo do Haddad e do Lula. Chegando hoje a trilhões. Eles herdaram o déficit, não criaram o déficit.
Sempre quero mexer tirar direitos dos mais pequenos mas não querem mexer nos grandes
Durante o governo Bolsonaro o dólar chegou a 5 pela primeira vez na história.... Agora, com Lula, chegou a 6... Não adianta chorar, o governo tem que fazer o que deve ser feito (ética da responsabilidade). Lula se acovardou ante o ônus político dos cortes, agora está colhendo uma fuga de capitais... Valeu a pena?
Simplesmente porque o Bolsonaro NÃO gastou R$ 500 bilhões em2 meses. Fonte:
www.tesourotransparente.gov.br
q déficit mongolóide? Bolsonaro deixou o país com supervat
Fico me perguntando, assim como manifestado pelo colega abaixo, por que o mercado não cobra do congresso o corte (ou pelo menos a moralização) das emendas parlamentares, por que não manifesta apoio público ao projeto de lei do Boulos, que limita as remunerações extrapoladas do judiciário, MP, etc.; enfim, se é para cobrar do executivo federal, que cobre a mais rápida reversão dos investimentos nas carências que o Brasil tem em infraestrutura, energia e industrialização limpas, etc. Na verdade, não importa o pacote. O que o governo fizer, acharão pelo em ovo. Não gostam do Lula e do PT e ponto final. 6:45
Poha veio,boulos só fez essa PAC para tentar "demonstrar" q está preocupado com o exagero das regalias q o próprio judiciário tem e ao qual ele defende,no fundo boulos e aquele q entendi por si só q gasto e vida,ainda não vi ele demonstra nenhum apoio sobre a PAC do kim q tbm combate privilégios do judiciário.
Moralizar o 1 trilhão em juros da dívida Paulo gala moraliza as isenções fiscais Paulo gala o grande problema agora BPC
Isso aí era visto que iria acontecer, ainda mais com a saída do Campos Neto e entrada do Trump. As previsões do Elias acontecendo!
"Nada que o Lula fizer vai ter destaque, além das negativas provocadas por eles mesmo"
BC falou com antecedência a intervenção, isso tá certo? pq aí acho que tira o efeito da intervenção no mercado, não?
poise
e coincidência que só começaram a intervir depois que noticiaram que interviram centenas de vezes com o Bolsonaro e quase nenhuma com o Lula
Paulo, vc acredita mesmo que o problema é o fiscal? Rs o déficit primário?
que o mercado realmente quer é a privatizaçao da saude,previdencia,educação.Pois se fosse cortar,tem mais de 600 bilhoes
@@ProfetaDaCiencia7163 500 bi de isenções tributárias, 1 trilhão de juros, etc etc
Deficit primario com dolar a seis conto? vai vendo.
Um conjunto de governo inconsequente com piora nas condições fiscais.
A PF tem que tocar a porta do Campos Neto...esse cara tem que ser preso
Só por ele fazer um excelente trabalho?
@@Residente.do.bananil bandido detectado
@@Residente.do.bananil e boicotar a economia brasileira é excelente desde quando?
@@vitao9737 quem faz isso é o governo que não faz um corte de gastos decente
😂😂😂😂 aí é brabo stress Paulo gala ??
BCB: Olha, não especulem, pois vou intervir ein! Vou intervir!
Paulo gala culpar o governo pelo caos do mercado .
Tá todo mundo vendo. Tá ficando cada vez mais claro. O rombo tá vindo. Vão culpar o ar, ou talvez ate a FIFA por isso.
@@JonJon-pj9lyvão falar que foi a herança maldita do Bolsonaro pela próxima década. Se em 2014 ainda estavam falando de FHC… imagina a gastança e estelionato eleitoral que o PT vai fazer na eleição de 2026…
Ja foi melhor Paulo Gala. Stress financeiro é querer forçar a barra demais. Não tem que ceder pro mercado. Sem covardia.
tem q ir pra cima dessa galera q vive do rentismo
Imagina o monte de multinacional que atuam aqui vendo seus ganhos sendo obliterados porque o setor financeiro não gosta do governo.
sim sim
a culpa é do mercado financeiro. nunca é culpa das gastanças do Lula ne kkkk
Nessas horas os militares não põe tanque na farinha lima
Notícia como esta deve ser investigada pelo MP manipulação é crime ..
Tem que "moralizar" o BPC? Eh "moralizar" criar criterios que na pratica vao cortar milhoes de beneficiarios?
Sim
Pois é, pergunta oque o "mercado" acha de moralizar as renuncias fiscais e taxas de juros dos rentistas
Quem escolheu cortar no BPC foi o governo.
Os investidores decidiram quebrar o país para derrubar o governo.
Meu deus, como esse governo é coitadinho kkkk. A culpa é do mercado malvadao, né?
Kkkkkkkk mano vc acha q alguém ta investindo comprando dolar nesse preço???
O q tá acontecendo é fuga de capital. Com o risco fiscal brasileiro nao vale a pena investir aqui. Outros paises q pagam o mesmo, tem risco fiscal menor.
@@andresampaio4425E seria de quem? Do governo? Por quê?
O governo criou um PIB baseado em gasto governamental sem nem uma previsão de controle tu não lembra de 2013 2014 2015 eu lembro muito bem. me faz rir desemprego as mínimas com 44 milhoes de pessoas fora do mercado de trabalho com 12 estados com mais gente recebendo bolsa familia que com carteira assinada
@@ze7256 Irresponsabilidade fiscal. Nem é tanto sobre gastar muito... Mas é sobre n ter nem previsibilidade.
Vamos exportar então.
Paulo Gala, você é muito diferente do que eu imaginava, por esse seu discurso. Você como economista sério, sabe que existe uma queda de braço entre governo (interesse do povo) e mercado. Você sabe do mau caratismo do mercado querendo expelir lula a qualquer preço, a verdade é que a economia tá crescendo e o desemprego diminuindo. A renda aumentando e isso que a população precisa. Austeridade fiscal é sua mão no meu paul meu chapa. Quem vai comprar a briga contra o mercado para que possamos ter uma sociedade menos desigual? Você é como todos os outros e se tornou refém do mercado que outrora criticava, por medo, dos seus clientes, dos seus investimentos, azedarem. A verdade é uma só, ou você aposta no governo ou aposta contra ele. De que lado você está?
Hoje o morning call quem entrou em cena foi o economista chefe do banco Master
O que gera inflação é selic quebrando empresa. Como vai ter investimento com empresa fechando e empresário aplicando em título do governo em vez de investir?
Queria ver o Paulo vivendo com um salário mínimo, até dois, e defender essa "moderação fiscal"
Alguém que entende do assunto não vai ganhar salário mínimo
@@humbertbrito muita gente não entende desse assunto aí que você se refere então né rapaz. Não tem relação com entender ou não. O problema é dizer que o salário mínimo tava crescendo muito rápido e precisa de moderação fiscal quando o salário mínimo é menos de 1.500 reais.
@@pesadeloperiferico7731 mas não entendi a relação entre salario mínimo com defict fiscal
4:11 Ataque ao BPC é muito mais que moderação fiscal e foi anunciado, limitar o crescimento do salario minimo é mais que moderação fiscal e foi anunciado, mas ai quando anuncia isenção de IR pra pobre e taxação pra rico, que nem se sabe se vai ser aprovada, ai não, ai o mercado da xilique, ai estressa o mercado, kkkkkkkk
Compre na baixa, venda na alta.😉
aviso a essa galera que quer sabotar o país: comprem dolar agora q tá baixo! Daqui a 72h vai ter um pacote do governo, o dólar vai disparar
Chegamos ao cambio de equilíbrio?
Que venha a moeda dos brics. Pode estressar
Inflação a 5% é pouco. Com esse Dólar e gastos a tendência é a inflação subir muito.
Como a gente faz pra crescer mais? A gente vai ficar preso ao mercado? A solução é criar mais empresas estatais em áreas que os preços estão muito altos? O Brasil está condenado a ser fazenda e nunca vai poder crescer como a China?
Para crescer mais precisa de investimento, que torna-se inviável dada a baixa taxa de retorno o (TIR), fruto de um juro alto que responde a uma política fiscal absolutamente descompromissada
O Paulo vem todo dia desenhar pra vcs o problema e mesmo assim não entendem. bizarro
@@juninhor009 o problema é flagrantemente a condução fiscal
@@juninhor009o Paulo virou a casaca faz tempo. Aderiu a narrativa da terra plana liberal.
Primeiro, temos que mudar o congresso, estamos refens do legislativo, infelizmente. Tem que haver uma articulação polícia pra reverter isso daí, se não num tem chance nenhuma de alguma coisa mudar, infelizmente pelo contrário.
O próprio governo destruindo o Real. Deus nos ajude 😢
A mesa do BC manda bem no fibonacci . Dolar bateu todos os alvos.
Parece que o Paulo está defendendo a maturidade do mercado... o mesmo q torce pela morte de um ser humano (o Lula).
2% do salario muito só é muita coisa para quem não tem que viver com salario mínimo rsrsr
Isso é tudo por causa do Trump e do anúncio de taxação de dividendos :)
Paulo. Dizem que o BACEN esta atuando demais.
O pacote anunciou tudo isso que o Paulo falou. Ou seja, o dólar foi a 6,20 pro cara que ganha 5k continuar pagando IR? É isso?
Bem-vindo a década de 80
A saga brasileira: inflação
Mercado está rushando a política econômica.... O governo está aumentando a dívida, porque essa selic aumenta o juros (brutal choque de juros).
Não tenta justificar, Paulo! O mercado não quer moderação fiscal! O mercado queria sangue e o governo de joelho! Vc mesmo disse que a economia vai bem e que o déficit é pequeno. Ora, são os juros que destroem as contas públicas!
E a única solução é a piora da vida da imensa maioria. O mercado gosta de recessão. Os tubarões lucram mais. Aliás, a taxa de lucro média da burguesia brasileira é a única coisa que interessa pro mercado. Se vai ter desemprego, fome, nada importa.
o ajuste fiscal foi apresentado quem nao aceitou foi o congresso e o marcado kkkkk
O ajuste do governo tem resistência do próprio PT, da base do governo e demais congressistas mesmo , o corte do BPC e pesado .
O problema da economia brasileira nunca teve nada a ver com politica ou governo, mas sim com sistema financeiro. A maior parte do déficit público se deve a despesas financeiras, que foram contraídas em grande medida durante a epidemia para socorrer essas instituiçoes mesmas, por meio da compra de seus ativos financeiros. A elevaçao de 14 porcento do déficit publico se deu com esse tipo de despesa, mas não com aumento de gasto fiscal. Não existe descalabro com despesas correntes do governo, que gasta com saúde, por exemplo, 250 bilhoes, para atender 80 porcento da população, 4 vezes menos que a saúde privada, que atende apenas 20 porcento da sociedade. Enquanto os juros eram rolados a 2 porcento durante a epidemia, não havia problema com contas públicas, mas quando chegaram a 15 porcento, com déficit de 1 trilhão, as instituiçoes financeiras passam a cobrar juros mais altos. Chantageiam o governo exigindo corte de despesas sociais, que já são muito contraídas, mas esse tipo de corte não apenas estrangula a população mais necessitada como tbm asfixia o crescimento e a arrecadação, agravando ainda mais o déficit com parasitas arquitrilionários do capital financeiro. A elevação da selic tbm contrai a atividade económica, o que aumenta ainda mais a sanha do rentismo ppr juros elevados. Para o brasil dar certo, o ajuste não deve ser feito pela sociedade e pelo governo, mas sim pelos sanguessuga do capital financeiros. A ética das instituiçoes não é apenas individualista. Ela é irracional, perversa, cínica, dissimulada, diabólica. Ninguem na sua vida privada aturaria conviver com uma pessoa que adotasse essa lógica de comportamento. Um mundo assim não tem como dar certo, e o destino da espécie humana é o abismo de sua autodestruição.
Um mundo assim não tem condições de dar certo. Você fez uma frase boa, mas teu texto é exemplo da ignorância que permeia a sociedade quando o assunto é economia. O Gala sempre foi otimista e até mesmo lulista. Escute o que ele disse no vídeo, está tudo correto, descreve a situação como ela é.
@@sergiomardinefraulob9803 em qual ponto vc acha minha análise equivocada?
@@PedroPortelli Quase tudo. Dê uma olhada em www.tesourotransparente.gov.br Alguns pontos: Os BCs no mundo inteiro compraram ativos financeiros na COVID. Mas não para socorrer bancos e sim as empresas em geral. Comprando os ativos, os bancos ficaram com dinheiro para emprestar para as empresas que obviamente entraram em dificuldades . Obviamente não foi doação, seria imoral e ilegal. Na COVID a dívida/PIB subiu com a ajuda social, mas depois caiu! Como? Com os juros baixos de 2% e melhoria da arrecadação. O patrimônio do ITAU, maior banco é de apenas R$ 201 bilhões. Banco não investena dívida pública. Sao intermediários. O maior detentor da dívida são os fundos de pensão.
Eu não acho que o Paulo mereça alguns dos comentários aqui. Eu acho que o que ele quis dizer, se eu entendi corretamente, é que o timing dos cortes foi ruim. Acredito que ele conhece os agentes econômicos com o qual o governo tem de lidar. Que qualquer garoa com o governo eles são capazes de transformar numa tormenta e não imagino que seja este o desejo dele. Sabendo disto, o cenário ideal seria evitar ruídos para evitar um desgaste. Infelizmente jogamos com o que temos; com o tal mercado que temos, com o congresso que temos, com a mídia que temos. Ainda acho que temos sorte de poder escutar a opinião de um dos poucos agentes econômicos que parece demonstrar boa vontade com o governo. Discordo totalmente da postura terrorista do mercado, mas considero as opiniões do Paulo Gala de grande valia. Através dele é possível entender como pensam os financistas e o porquê países se tornam refém deles.
infelizmente eu acho q os comentários estão certos a respeito do Paulo Gala. Ele disse "moderação fiscal" sem explicar o q isso significa, O governo está moderado até demais! O que Gala propõe com essa moderação é ceder e ceder
Sério, Paulo? Esse ano o ipca vai ficar em 5%? Que dados você está olhando?
A caisa mas legal disso tudo é que chamar a alta do dólar de "especulação" nao faz o preço dessa moeda baixar. 😂
Como leigo, o que seria essa moderação fiscal? Não entendi direito
É um eufemismo para reduzir gastos.
É que era so pra cortar dos pobres, mas o governo quis governar...
Vai acabar com a isenção fiscal dos ricos? Isso eles não falam
@@MateusAlvesN Na verdade, reduzir um pouco os gastos com os pobre sim, o problema é que o governo vem gastando (impulso fiscal) com a economia aquecida. Seria um redução da intensidade do gasto, fazer ele crescer menos de forma que a arrecadação crescendo mais acabaria com o défct. O governo fez uma política kenesiana, mas ele funciona muito bem quando a economia esta fraca e sem força, o impulso fiscal (almento de gasto) dá vigor a economia nacional, mas quando os fatores de produção já estão perto do limíte de utilização, ou acima do limite de utilização (hiato do produto positivo) há uma forte tendência de produzir inflação e no Brasil com a nossa memória inflacionária é muito fácil para as empresas aumentar os preços, e se o empresário está na dúvida entre aumentar 5% ou 10% ele simplesmente aumenta mais, os 10% do exemplo e a inflação aumenta. Não precisava reduzir os gastos, era só reduzir o rítmo de crescimento dos aumentos dos gastos que a conta fecheria, mas não é isto que os agentes do mercado estão vendo. Enfim, se o gasto crescesse em rítimo menor não teríamos o stress financeiro de hoje que com o aumento do dólar pode levar há uma crise de fato, sem a menor necesside.
Seria mostrar que consegue atingir superavit ou reduzir o défict primário, a fim de ter que rolar uma quantidade menor da dívida pública e assim reduzir a velocidade do endividamento. A proposta do Haddad era que isso daria pra ser feito aumentando a arrecadação, mantendo o preço das estatais exportadoras (Petrobrás) indexado ao dólar e limitando o aumento das despesas pelo PIB, mas acho que agora dá pra ver que ele estava errado. Precisa então reduzir despesas, principalmente a previdenciária e a de bem estar social (onde está concentrado a maior parte das despesas primárias). Também poderia ser feito acabando com as emendas parlamentares, mas esse gov. nunca faria isso.
Quem vê suas aulas, sobre como os países se desenvolveram e o Brasil se desindustrializou e te vê fazendo esses comentários nesse espaço, se pergunta: o que aconteceu com esse cara?
Acompanho o Paulo Gala há anos e esse é o primeiro comentário que eu faço aqui.
Hoje ele fez uma das críticas mais duras à política econômica do governo Lula.
Como o público aqui é majoritariamente de esquerda, ele tem que pisar em ovos ao fazer essas críticas.
É por isso que ele usou o termo 'as pessoas' no tempo 3:46.
É importante sair da polarização nesse momento e entender a profundidade dessa análise.
Nas palavras dele:
"Vamos abortar um ciclo de crescimento no Brasil porque não se quis fazer uma moderação fiscal. Essa é a realidade que a gente tem hoje. Já está contratada uma desaceleração para o ano que vem. Já está contratada uma inflação indo para 5%. Pode piorar. Se não vier ajuste pelo lado fiscal, virá pelo lado monetário".
Ok, tentemos sair da polarização. O termo "moderação fiscal", que vc citou, é bonito, mas o que significa? VocÊ não acha que o governo já está sendo bastante moderado na economia? Pra mim essa proposta (pressão) dele é por ceder mais
Olá @@vitao9737
Como o próprio Paulo Gala tem comentado ultimamente, o governo não precisava se endividar tanto para tentar aquecer ainda mais uma economia que já está aquecida. Isso gera um aumento temporário do PIB, mas com qualidade ruim, pois é pelo aumento da demanda. Gera inflação com consequente aumento das taxas de juros e subsequente desaquecimento da economia.
O site do Tesouro Nacional mostra claramente esse exagero de gastos: www.tesourotransparente.gov.br/
Sobre a moderação fiscal, neste vídeo o Paulo Gala cita, por exemplo, o combate às fraudes no benefício de prestação continuada (BPC) e nas políticas sociais (ex.: programas de transferência de renda).
Eu entendo a angústia do Paulo Gala ao fazer essas críticas. Não deve ser nada fácil para ele.
Depois de sofrermos muito com o Bolsonaro, que foi pior presidente da história do Brasil, foi contra a vacinação durante a pandemia e tentou um golpe de Estado, a gente finalmente poderia ter uma perspectiva positiva no Brasil.
Mas, em vez de poder dizer com entusiasmo que as políticas de aumento do gasto público do governo Lula estão funcionando, com aumento da industrialização, da produtividade e do valor agregado dos produtos, ele está tendo que criar uma série de vídeos que mostram que as coisas estão piorando, pois o governo está gastando demais.
Olá @@vitao9737
Como o próprio Paulo Gala tem comentado ultimamente, o governo não precisava se endividar tanto para tentar aquecer ainda mais a nossa economia que já está aquecida. Isso gera um aumento temporário do PIB, mas com qualidade ruim, pois é pelo aumento da demanda. Gera inflação com consequente aumento das taxas de juros e subsequente desaquecimento da economia.
O site do Tesouro Nacional mostra claramente esse exagero de gastos: www.tesourotransparente.gov.br/
Sobre a moderação fiscal, neste vídeo o Paulo Gala cita, por exemplo, o combate às fraudes no benefício de prestação continuada (BPC) e nas políticas sociais (ex.: programas de transferência de renda).
Eu entendo a angústia do Paulo Gala ao fazer essas críticas. Não deve ser nada fácil para ele.
Depois de sofrermos muito com o Bolsonaro, que foi pior presidente da história do Brasil, foi contra a vacinação durante a pandemia e tentou um golpe de Estado, a gente finalmente poderia ter uma perspectiva positiva no Brasil.
Mas, em vez de poder dizer com entusiasmo que as políticas de aumento do gasto público do governo Lula estão funcionando, com aumento da industrialização, da produtividade e do valor agregado dos produtos, ele está tendo que criar uma série de vídeos que mostram que as coisas estão piorando, pois o governo está gastando demais.
Olá @@vitao9737
Como o próprio Paulo Gala tem comentado ultimamente, o governo não precisava se endividar tanto para tentar aquecer ainda mais a nossa economia que já está aquecida. Isso gera um aumento temporário do PIB, mas com qualidade ruim, pois é pelo aumento da demanda. Gera inflação com consequente aumento das taxas de juros e subsequente desaquecimento da economia.
O site do Tesouro Nacional mostra claramente esse exagero de gastos: www.tesourotransparente.gov.br/
Sobre a moderação fiscal, neste vídeo o Paulo Gala cita, por exemplo, o combate às fraudes no benefício de prestação continuada (BPC) e nas políticas sociais (ex.: programas de transferência de renda).
Eu entendo a angústia do Paulo Gala ao fazer essas críticas. Não deve ser nada fácil para ele.
Depois de sofrermos muito com o Bolsonaro, que foi pior presidente da história do Brasil, a gente finalmente poderia ter uma perspectiva positiva.
Mas, em vez de poder dizer com entusiasmo que as políticas de aumento do gasto público do governo Lula estão funcionando, com aumento da industrialização, da produtividade e do valor agregado dos produtos, ele está tendo que criar uma série de vídeos que mostram que as coisas estão piorando, pois o governo está gastando demais.
Olá@@vitao9737
Como o próprio Paulo Gala tem comentado ultimamente, o governo não precisava se endividar tanto para tentar aquecer ainda mais a nossa economia que já está aquecida. Isso gera um aumento temporário do PIB, mas com qualidade ruim, pois é pelo aumento da demanda. Gera inflação com consequente aumento das taxas de juros e subsequente desaquecimento da economia.
Sobre a moderação fiscal, neste vídeo o Paulo Gala cita, por exemplo, o combate às fraudes no benefício de prestação continuada (BPC) e nas políticas sociais (ex.: programas de transferência de renda).
Eu entendo a angústia do Paulo Gala ao fazer essas críticas. Não deve ser nada fácil para ele.
Depois de sofrermos muito com o Bolsonaro, que foi pior presidente da história do Brasil, a gente finalmente poderia ter uma perspectiva positiva.
Mas, em vez de poder dizer com entusiasmo que as políticas de aumento do gasto público do governo Lula estão funcionando, com aumento da industrialização, da produtividade e do valor agregado dos produtos, ele está tendo que criar uma série de vídeos que mostram que as coisas estão piorando, pois o governo está gastando demais.
E o Brasil batendo recorde de investimento estrangeiro, que grande crise kkkkk
PIB crescendo a 4%, desemprego na mínima histórica e o mercado decide criar uma crise financeira.
Crescendo via gasto público e transferência de renda. Igual nos outros governos do PT. Tem hora e data pra esse crescimento parar e virar recessão. Igual foi da outra vez. E vai ser bem rápido, parece.
Acorda cara. Mercado não gosta é de perder dinheiro. Olha os dados em detalhe. Desemprego continua aumentando para vagas que pagam mais de 2 sm. Metade da força de trabalho não tem carteira assinada (isso é bem mais que no passado), nossa indústria é um arremedo do que já foi. Nacional comunismo, sem planos de investimento de longo prazo em áreas estratégicas sempre vai dar nisso aí. O mercado só não é bobo e está na posição de dizer que não vai pagar a conta.
@@JonJon-pj9ly pelo visto vc está bem mal informado. Não tem visto os investimentos bilionários que foram anunciados nós 2 últimos anos, como por exemplo das indústrias automobilística??? E sim, o governo voltou a ser o propulsor da economia e isso automaticamente escoa para todos os setores da economia, ou vc acha que esse dinheiro gasto pelo governo vai para o além??? Agora, o mercado resolveu explodir o dólar, subir a taxa de juros... aí é fácil profetizar que vai dar ruim e culpar o governo né.
@@JonJon-pj9ly transferência de renda para o povo vc acha ruim meu caro?? Então vc prefere concentração de renda?? Se vc for um milionário ou um bilionário eu concordo com vc, caso contrário, não faz nenhum sentido o seu posicionamento.
@@ederfmartins mercado está na posição de não querer a reeleição do Lula.
Só tem esquerdopata nos comentários.. olha o público que o Gala cultivou.. merece!
se o lula morrer o dólar abaixa 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
o mercado é fascista
Bah.
Faria lima estressadinha então?
Mas não é o cara do Lulinha da sorte?? 😂😂😂
Não não, nós vamos abortar o crescimento pq o mercado tá nervosinho. Não pq não está fazendo corte de gastos. A cara nem queima . Kkkkkkkk como é bom ver que conexão Xangai não passava de um farsa, cada dia mais explícito.
Deram uma prensa no Paulo Gala. Ou defende os bandidos da Faria Lima ou perde o emprego.
O pacote fiscal do governo esta em linha com o que era necessário, se não está andando tem que cobrar do congresso. E sejamos honesto Paulo, o mercado financeiro não está correto em fazer essas especulações. Fico triste ouvir você falar essas coisas. Antes seus comentários eram bem mais completos e abrangentes, hoje você só vê o lado da Faria Lima e sempre dá razão pra o que quer que aconteça no mercado.
Tem que parar de chamar especulador e bandido de "investidor".
Vingança dos bolsonaristas pela prisão do “mito “
Desculpa Paulo tu e o adulto olhe para a realidade será que eu tenho de ensinar você sobre as base econômicas primarias aposto com voce que vamos estar na quebradeira em no máximo 1 ano... mas tem solução gasta so uns 5% a mais que arrecada que ja ajuda kkkkkkkkk
kkkkkkkkk tá bom, senta lá agora
Ô Mané, falaram que o Brasil quebraria em 6 meses, e aí????
Pessoal falou que ia tudo quebrar em 2023, depois em 2024, agora em 2025, pessoal nao tem mais o que fazer, kkkkkk
Você não consegue nem usar a pontuação corretamente e quer ensinar economia ao Paulo? Pqp, a burrice orgulhosa é uma praga mesmo.
@@klingermichel5737 EM 2013 também havia muitas discordância e risadas e conheci gente que tirou a própria vida nesta época...
Lula tem que sair. Cade a porra do impeachment?