Olá alberto bacelar , tenho meu aquario montado a 2 anos , uso sal veromar corais desde o inicio, e numca tive poblema " a quem fala que nao presta" nao tenho do que reclamar , faço tpa de 10% mensal , agora nao posso negar que estava fazendo uso da minha luminaria de forma errada , tenho uma luminaria caseira de led 3w , e fazia uso de 90% da potencia azul e 30% da potencia do branco , e sempre achei que meus corais crescia de forma bem lenta , vendo esses ultimos video , acabei elevando a luz branca para 50% de sua potencia , a melhora foi surpreendente , e pretendo subir mais , estou fazendo isso gradativamente ate atingir a potencia maxima , agradeço pelos seus video e seus conhecimento passado de forma gratuita , forte abraço que Deus te abençoe .
Alberto.. quem sou eu para parabenizar você.. mas que aula .. que paciência.. que didática.. tudo isso pelo amor ao aquarismo que é nítido que você tem.. muito obrigado pelos vídeos.. continue sim falando de sua filosofia de vida... dos bate papos.. etc.. forte abraço
Agora sobre sal, moro em Goiás, no interior e tenho que ir pra Goiânia para comprar os peixes e corais, e olha é bem precário o aquarismo em Goiás tanto marinho quando de água doce. Uso sal veromar, e por incrível que pareça não me toquei que tinha ele para corais e para peixes, e descobri que estou usando veromar peixes no meu reef e tá indo tudo bem, meus corais são fáceis lps e softs.
9:13 Isso aí, Alberto! Só ignora a morte de tantos corais em cativeiro por causa de negligência no plano de iluminação do sistema quem quer ganhar dinheiro em cima, ou quem quer se enganar, se não for leigo. Infelizmente a falta de conhecimento e até as propagandas enganosa$$$ em todo o mundo são como uma bola de neve mortal! Triste! Não vou nem escrever mais... fico tão triste com isso tudo! Paz a todos!
admiro muito você alberto, espero um dia poder conhecê-lo pessoalmente. com tantos tropeços na caminhada com o aquarismo marinho, o que não me deixa desistir são suas dicas. obrigado sempre!
Sempre usei Red Sea, já cheguei a trocar pelo Aquaforest, fiz a troca bem aos poucos, mas senti uma diferença nos corais durante os meses, e voltei para o Red Sea. Pra alguem conseguir definir que o problema e o sal, em algum aquário, principalmente via whatsapp, cara tem que ter muito auto confiança kkkk existem tantas variáveis pra um aquario dar errado e, normalmente, o cara que pede ajuda, quando ele fez alguma M, ele nunca fala as Ms que fez kkk
Eu uso só produto nacionais, excessão qndo montei meu aquário que foi sal americano USA,instant ocean que diga se de passagem um sal muito bom,a biota na ciclagem bombou de mais os vidros do aquário parecia um formigueiro de tanta microvida e os corais que coloquei cresceram muito rápido
Bom dia Alberto, excelente vídeo, isso só vem enriquecer nosso conhecimento. Uma dúvida: esse cálculo de 0,7 pra cada litro de água aplica tbm com leds Cree?
Sim. Na verdade, essa conta, para softs, traz uma relação suficiente de quantidade de luz adequada. A questão da marca, muda em relação à durabilidade e, sim, o Cree tem uma eficiência "melhor". Porém essa diferença é pequena no que diz respeito quantidade de luz. Ou seja, melhor qualidade, porém, com muito menos quantidade. Grande abraço.
Alberto eu tenho uma bomba que tem esse sensor de luminosidade, o referido amigo que disse que ela baixa o fluxo se equívocou, pois a mesma tira o modo wave maker ( simulador de ondas) e deixa em um fluxo constante e em oscilação entre períodos fortes e fracos. Acho que foi questão de observar o produto e até mesmo ler as especificações....
Gosto muito do seu trabalho de democratizar o Hobby trazendo informações de qualidade sobre diversos assuntos. Contudo, não posso deixar de me "incomodar" com algumas afirmações como quando você diz que na época de grandes aquaristas como Sprung, Basso, Pantaleão, etc. Não existia testes e outras tecnologias e ainda assim produziam excelente resultados. Todos sabemos que de fato estes aquaristas conseguiram excelentes resultados não só uma mas diversas vezes. Considero que o mais correto seria abordar a questão dos testes como mais uma tecnologia para benefício do próprio aquarista. Até a década de 80 não se fazia apendicectomia por vídeolaparoscopia e diversos médicos realizaram cirurgias de apendicectomia por meios convencionais com sucesso, mas qual método é menos invasivo, trás menos desconforto para o paciente, proporciona menor tempo de internação e recuperação, menor risco de infecção?? Guardadas as proporções (e que proporções hein..kkk) acho que no caso dos testes é a mesma história. Estamos tratando de um paciente e TD que nos auxiliar no diagnóstico e tratamento deste paciente é bem vindo. Concordo que para o SEU método com os SEUS produtos pode ser que (e eu de fato acredito que) funcione mas nem todas as marcas tem profissionais tão próximos de seus clientes. Enfim, acho de extrema importância que pessoas como você passem adiante suas experiências de um aquarismo "Old School" mais simples e por vezes tão funcional quanto métodos mais modernos. Mas o novo não é ruim, é apenas uma outra forma de se fazer o mesmo, por vezes mais rápido e de forma mais segura.
Concordo plenamente com tudo exposto. Tanto que não sou contra fazer testes. Sou contra a inverdade divulgada pelas lojas de que não é possível resultados maravilhosos sem que o aquarista seja OBRIGADO a fazer testes. Os testes "ajudam" o hobbysta a entender que ele está poluindo seu aquário com excesso ou falta de algo que, se ele estudar a forma correta de dosar, não vai ter problema. Ou seja: não se ensina que , por exemplo, o cloreto de cálcio, deve ser administrado numa posologia não maior que 8 gramas para cada 100 litros de água da vitrine por semana. É ensinado que ele só vai conseguir dosar se testar antes. É nesse ponto que a minha indignação começa. Elitização desnecessária e maléfica ao Aquarismo. É nisso que me "incomodo". Mas, você está correto nas colocações. Grande abraço.
@@albertobacelaraquashowaqua1108 Concordo. Algumas marcas trazem sim em sua bula a quantidade mínima e a dose máxima recomendada (vide Tropic Marin) contudo aconselham o uso de testes para determinar o consumo dado que diferentes marcas e produtos utilizam diferentes químicos em sua composição, alguns produtos utilizam, por exemplo, o Formato de Cálcio (Ca(HCOO)₂) na composição o que por vezes atrasa a disponibilidade biológica do cálcio para os animais e isso sem acompanhamento pode resultar na dosagem inadequada desses compostos. E correto afirmar que é possível um aquário de sucesso sem o uso de testes com certos produtos e instruções de profissionais como você que com muita experiência e propedêutica ensinam a trabalhar com tais produtos e métodos Sem isso, o uso de testes é fundamental como proposto por tais marcas e lojas.
@@davimonteirogomes6324 isso seria verdade, se não houvessem muitos, MUITOS MESMO, Aquários mantidos fora dessa afirmação. Nos rótulos e bulas dos suplementos Aquashow, também tem a "observação" sobre o uso de testes. Isso é uma norma de segurança internacional, pois protege o produtor dos usuários que não prestam atenção às informações sobre as diversas formas de uso dos produtos. Não. Em NENHUMA hipótese, o uso de testes é ama condição única de sucesso. O teste, assim como os raios -x, a ultrassonografia, o ultrassom e tantos outros fatores, "ajudam" o diagnóstico. Mas, diferente desses,no caso do Aquarismo, a média ponderada serve de amparo para a manutenção de qualquer tipo de aquário de Coral. Eu tenho o conhecimento de dezenas, ou seriam centenas?, de tanques maravilhosos, com biotas das mais variadas, onde o uso de testes de cálcio, magnésio ( que nem era dosado antes dos anos 2000), e reserva alcalina nunca foram usados. E como fazia? MÉDIA PONDERADA. Há um limite, atrelado à física, que diz: dois corpos não ocupam o mesmo lugar ao mesmo tempo, que impõe a capacidade de habitantes num tanque. E é nesse ponto que a "indústria conveniente" não quer que os hobbystas conheçam. Sim, o teste informa, apenas imforma aquilo que a média ponderada diz. Quer um exemplo? Teste de amônia, nitrito e nitrato. É um ciclo de quantidade e tempo definido e conhecido. No Google tem milhares de gráficos montando. E mesmo assim, se gasta com teste desses 3 compostos. Pq? Pq dá dinheiro. Percebe? Fazer testes é apenas confirmar algo que você está fazendo de forma errada pq teve "preguiça" de aprender a fazer certo. Ou, por ser mais lucrativo à indústria, não te ensinar as coisas que eu ensino. Só por isso é preciso fazer testes. Faça um teste: use e aplique o que eu ensino. E depois de 6 meses, sem ter tido nenhum gasto com testes ou TPAs, me chama. Ai, vai entender melhor o que eu ensino. Mas, para continuarmos esse EXCELENTE papo, me chama no WhatsApp. Rs. Grande abraço.
A água da mar é uma só, no mar é assim, a mesma água estão todos os corais juntos sps, lps e softs, estão todos juntos independentemente dos parâmetros.
independente do tamanho do sistema, o que interessa é a aplicação da iluminação para adequadamente suprir as necessidades daquele sistema. É bem difícil dar alguma coisa errada usando HQI. Tenha certeza de que, se você adaptar os organismos direitinho, não vai se arrepender não!
Sobre iluminação vc fala p observar a natureza então luz do sol o pico não e entre meio dia e uma hora da tarde vejo toda mundo falar p agente evitar tomar sol esse horário pois o mesmo está muito forte ou ele nasce e ja com meia hora está em 100% q nem vc falou no vídeo ? Achava q com o passar das horas ele fosse ficando mais forte ate uma hora e meia da tarde e depois desse horário fosse diminuindo sua intensidade luminosa?!
Procura pesquisar sobre nível de insolação Na linha do Equador. Resumido: das 9 às 15 horas, a intensidade luminosa é intensa. Das 11 às 13, MÁXIMA. Baseado nisso, são 6 horas onde se deve fornecer aqueles tais 1w/l para o aquário. O que vem antes, é o que eu explico nos vídeos. Grande abraço.
Quanto ao sal sintético... Eu normalmente não me interesso muito por esses tipos de comentários negativos (que na verdade sempre tem uma pessoa pra falar negativamente de qualquer coisa na aquariofilia), arrumei um tempinho para dar umas dicas aqui... O fato de termos inúmeras variáveis nos nossos sistems fechados simplesmente já não dá para criticar marcas de sal usando-as num tempo relativamente curto, para compará-las. Ponto. Por favor mantenha essa fraze na mente o tempo todo, pois isso é a base para se entender muita coisa na aquariofilia. Bem, na verdade exitem também diferenças ("variáveis") na produção de cada leva de sal sintético da mesma marca. Existem diferenças que nunca poderemos medir precisamente por causa da mistura não ser completamente (100%) homogênea numa embalagem de sal. Assim, quando se faz algum teste com uma marca a gente só está testando aquela mistura de sais fabricados naquela leva que foi feita utilizando especificamente aquela porção de sal daquela embalagem. Mesmo assim, por haver uma base de percentagem na mistura de cada marca, por mais simples e barata que seja, se a percentagem dos componentes daquela marca de sal for feita seriamente e com os componentes básicos, não haverá muito o que errar, pois a mistura é relativamente fácil de se fazer. Eu não tenho experiência com sais brasileiros e só houvi falar do sal Veromar. Pelo que eu saiba, aquaristas renomados no Brasil utilizaram esse sal e elogiam muito a qualidade. A CONSISTÊNCIA do uso dos componentes na produção do sal é muito importante e isso vai determinar a qualidade desse sal. Isso previne a introdução de contaminantes e uma relativa cosntância nos parâmetros da mistura para que os resultados sejam os mesmos todas as vezes que misturamos. Pelo que eu saiba a Veromar mantem esse ritmo com profissionalismo e seriedade. Ninguém é perfeito nessa vida a não ser Deus! Na Alemanha tivemos um grande problems já com a produção de algumas marcas de sal no passado, como por exemplo a Tropic Marin. Erros acontecem. Ficar se preoculpando com marcas de sal vai tirar o nosso sono e acabar nos matando de estresse. LOL! Minha sugestão é de escolhermos uma marca e manter a SALINIDADE constante para melhor funcionar nas tocas, o que não é altamente crítico também!!! O mais importante é mesmo entender mais sobre a água que estamos utilizando para misturar o sal, pois aquela água poderá introduzir altas taxas de elementos prejudiciais ao sistema como cobre, silica, fosfatos, ferro, e outras contaminantes mais... Bem como o Alberto disse. A introdução de elementos traços e amino ácidos no sistema, quando feita com bom senso irá auxiliar e muito na formação de tecido e pigmentos nos corais. Quanto mais diversificado o oferecimeno (diferentes marcas) melhor os resultados na minha experiência pessoal de anos e anos, pois cada organismos tem suas próprias necessidades desses elementos para o metabolismo deles. Poquíssima quantidade é o que recomendo até mesmo para aquários com alta percentagem de bioload ("corais por espaço cúbico"), porém. Quanto menos, melhor. O skimmer irá retirar o excesso com o tempo. Bom senso! Isso é um grande auxílio/complemento ao sal sintétio e na alimentação osmotrófica dos corais, já provado cientificamente. É extremamente necessário? Não! Mas uma grande ferramenta no mantimento dos corais em cativeiro a longo prazo, QUANDO outos fatores como a iluminação, movimento de água, temperatura, controle de nutrientes e minerais, e tudo mais... já estejam sendo administrados de acordo. O conjunto de qualidades do sistema funciona como uma máquina de relógio, com dependência mútua e temporária, apresentando um conjunto de variáveis a cada instante no fotoperíodo. Não estressem muito com isso senão a atenção será voltada a produção de sal sintètico e outras coisas muito mais importantes se tornarão irrelevantes/ secundárias. Vou parar, senão vira atigo. :) Dá uma olhadinha nesse vídeo do Denadai que tem coisas interessantes sobre a comparação de sais. th-cam.com/video/RxNdC6W3_jg/w-d-xo.html Espero que tenha contribuído. Aloha.
@@albertobacelaraquashowaqua1108 Eu só escrevo aqui por enquanto, meu querido. Pelo menos isso... Hehe. Muito obrigado pela força Alberto! Sempre um imenso prazer paticipar do seu canal! Grande abraço! Aloha.
@@albertobacelaraquashowaqua1108 Esse foi talvez o maior elogio que já recebi na aquariofilia, Alberto. Ainda bem que eu sei que estás brincando Haha!! Bricadeiras a parte, o Julian é o exemplo que todos nós deveríamos seguir! Ele é um dos melhores professores que esse hobby já teve. Grande abraço, amigo!
Alberto deverias ter revelado a marca do sal que deu problema pro cara, sinceramente, se for verdade que possivelmente houve um lote defeituoso que é o mais provável, as pessoas deveriam saber a marca para evitar comprar desse lote. Se você viu veracidade na história do rapaz, deveria compartilhar.
Alberto, meu querido é por isso que uso o Sal Cisne, quando está muito caro, uso o Sal Lebre. kkk Brincadeiras à parte, o problema relatado pelo rapaz é recorrente, muitas empresas ignoram os consumidores, principalmente quando se trata de consumidores brasileiro, é uma pena, mas ... Não posso fazer comentários sobre sal, pois há décadas só uso água natural. Mas sempre mantenho 2kg de sal para uma possível emergência, há um ano me surpreendi com um sal brasileiro, pois comprei ele para testar na minha tpa semestral, pois é, faço 2 tpas por ano (matei muitos aqui por infarto do miocárdio kkk). Mais uma vez, parabéns pelo vídeo. Grande abraço!
Olá, meu amigo. Minhas TPAs, em Aquários com mais de 2 a 3 anos, é por aí. O de casa, de sps, até completar o primeiro ano de vida 10% mês. Grande abraço...
Vou falar uma verdade, eu tenho de experiência desde meu aquário de água doce, Não Precisa de rampa de iluminação, isso é frescura, basta ter um timer analógico e acender e apagar nas horas certas.
É só uma questão de amar os antepassados, aos meus pais e assim por diante. Sem esse povo que me torna um ridículo caricato, eu não existiria. A propósito, você também não. Por isso, Agradeça. Agradeça a todss as coisas do céu e da terra. Muito obrigado e Grande abraço 👍🏻🤗
Acho um verdadeiro desrespeito, ignorância, prepotência e burrice os caras que só criticam produtos nacionais sem nem mesmo terem usado os produtos. Aí os brasileiros ( esses que criticam ) reclamam dos preços dos produtos importados. Não usam os nacionais, assim não conseguem dar respaldo à indústria, sendo assim, melhorando os nossos produtos BR
Alberto, boa tarde. Estou te seguindo a um mês. Montei um aquário recentemente de 200 l e estou fazendo conforme as suas instruções. Você entende muito do assunto. Mestre! Já fui criticado por te seguir, mas continuo firme nas suas dicas. Me mande o whatsapp pra eu pedir suplementos para o meu aquário 👍🐟🐠
Olá alberto bacelar , tenho meu aquario montado a 2 anos , uso sal veromar corais desde o inicio, e numca tive poblema " a quem fala que nao presta" nao tenho do que reclamar , faço tpa de 10% mensal , agora nao posso negar que estava fazendo uso da minha luminaria de forma errada , tenho uma luminaria caseira de led 3w , e fazia uso de 90% da potencia azul e 30% da potencia do branco , e sempre achei que meus corais crescia de forma bem lenta , vendo esses ultimos video , acabei elevando a luz branca para 50% de sua potencia , a melhora foi surpreendente , e pretendo subir mais , estou fazendo isso gradativamente ate atingir a potencia maxima , agradeço pelos seus video e seus conhecimento passado de forma gratuita , forte abraço que Deus te abençoe .
Eu quem agradeço pela confiança no meu trabalho ☺️
Alberto...estes últimos vídeos estão fazendo a diferença no meu aquário. Parabéns
Alberto.. quem sou eu para parabenizar você.. mas que aula .. que paciência.. que didática.. tudo isso pelo amor ao aquarismo que é nítido que você tem.. muito obrigado pelos vídeos.. continue sim falando de sua filosofia de vida... dos bate papos.. etc.. forte abraço
Muito bom seu trabalho, quando estou com problema eu venho aqui no seu canal.
Alberto... dou risada com seus vídeos kkkkk você é muito engraçado kkkk abraço
Veromar dá muito certo no meu aquário. Tenho corais softs, sps, anêmonas etc
Uso Veromar Corais
Pois é 🤣👍
Agora sobre sal, moro em Goiás, no interior e tenho que ir pra Goiânia para comprar os peixes e corais, e olha é bem precário o aquarismo em Goiás tanto marinho quando de água doce. Uso sal veromar, e por incrível que pareça não me toquei que tinha ele para corais e para peixes, e descobri que estou usando veromar peixes no meu reef e tá indo tudo bem, meus corais são fáceis lps e softs.
Usei veromar e não tenho o que reclamar. Usei mbreda sps e nada a reclamar. Uso agora por último aquaforest e não tenho o que reclamar.
Veromar dá muito certo no meu aquário. Tem corais softs, sps, anêmonas etc
9:13 Isso aí, Alberto! Só ignora a morte de tantos corais em cativeiro por causa de negligência no plano de iluminação do sistema quem quer ganhar dinheiro em cima, ou quem quer se enganar, se não for leigo. Infelizmente a falta de conhecimento e até as propagandas enganosa$$$ em todo o mundo são como uma bola de neve mortal! Triste! Não vou nem escrever mais... fico tão triste com isso tudo! Paz a todos!
admiro muito você alberto, espero um dia poder conhecê-lo pessoalmente. com tantos tropeços na caminhada com o aquarismo marinho, o que não me deixa desistir são suas dicas. obrigado sempre!
Muito bacana a forma que explica e exemplifica a questão . Sucesso .
AQUASHOW DE BOLA ALBERTO!!! SHOW DE AULA COMO SEMPRE!!! saúde para todos nós!!!🍺😎👍
Sempre usei Red Sea, já cheguei a trocar pelo Aquaforest, fiz a troca bem aos poucos, mas senti uma diferença nos corais durante os meses, e voltei para o Red Sea.
Pra alguem conseguir definir que o problema e o sal, em algum aquário, principalmente via whatsapp, cara tem que ter muito auto confiança kkkk existem tantas variáveis pra um aquario dar errado e, normalmente, o cara que pede ajuda, quando ele fez alguma M, ele nunca fala as Ms que fez kkk
Como sempre, maravilha
Muita paz
Mais uma aula 👏👏👏👏👍🏽
Grande alberto .me ajudou muito essa semana sergio aki de montes claros Mg heheh
Opa 😃👍🏻🙏🏻
Mais uma boa aula do mestre
Eu uso só produto nacionais, excessão qndo montei meu aquário que foi sal americano USA,instant ocean que diga se de passagem um sal muito bom,a biota na ciclagem bombou de mais os vidros do aquário parecia um formigueiro de tanta microvida e os corais que coloquei cresceram muito rápido
Vídeo top como sempre mto bem explicado
Bom dia Alberto, excelente vídeo, isso só vem enriquecer nosso conhecimento. Uma dúvida: esse cálculo de 0,7 pra cada litro de água aplica tbm com leds Cree?
Sim. Na verdade, essa conta, para softs, traz uma relação suficiente de quantidade de luz adequada. A questão da marca, muda em relação à durabilidade e, sim, o Cree tem uma eficiência "melhor". Porém essa diferença é pequena no que diz respeito quantidade de luz. Ou seja, melhor qualidade, porém, com muito menos quantidade. Grande abraço.
Alberto eu tenho uma bomba que tem esse sensor de luminosidade, o referido amigo que disse que ela baixa o fluxo se equívocou, pois a mesma tira o modo wave maker ( simulador de ondas) e deixa em um fluxo constante e em oscilação entre períodos fortes e fracos. Acho que foi questão de observar o produto e até mesmo ler as especificações....
Kkkkkkkkkk. Aí faz mais sentido. Valeu pela informação. Grande abraço.
Isto aí Bacelar!
Pura verdade... infelizmente ainda tem alguns logista...quer saber toda sua vida...antes de ter vender.... pergunta até região que vc mora
Só falta eu ir aí e me cobrarem em dolar. Haha!!! Que absurdo!
Kkkk
Mais um vídeo maravilhoso
Gosto muito do seu trabalho de democratizar o Hobby trazendo informações de qualidade sobre diversos assuntos. Contudo, não posso deixar de me "incomodar" com algumas afirmações como quando você diz que na época de grandes aquaristas como Sprung, Basso, Pantaleão, etc. Não existia testes e outras tecnologias e ainda assim produziam excelente resultados. Todos sabemos que de fato estes aquaristas conseguiram excelentes resultados não só uma mas diversas vezes. Considero que o mais correto seria abordar a questão dos testes como mais uma tecnologia para benefício do próprio aquarista.
Até a década de 80 não se fazia apendicectomia por vídeolaparoscopia e diversos médicos realizaram cirurgias de apendicectomia por meios convencionais com sucesso, mas qual método é menos invasivo, trás menos desconforto para o paciente, proporciona menor tempo de internação e recuperação, menor risco de infecção??
Guardadas as proporções (e que proporções hein..kkk) acho que no caso dos testes é a mesma história. Estamos tratando de um paciente e TD que nos auxiliar no diagnóstico e tratamento deste paciente é bem vindo.
Concordo que para o SEU método com os SEUS produtos pode ser que (e eu de fato acredito que) funcione mas nem todas as marcas tem profissionais tão próximos de seus clientes.
Enfim, acho de extrema importância que pessoas como você passem adiante suas experiências de um aquarismo "Old School" mais simples e por vezes tão funcional quanto métodos mais modernos.
Mas o novo não é ruim, é apenas uma outra forma de se fazer o mesmo, por vezes mais rápido e de forma mais segura.
Concordo plenamente com tudo exposto. Tanto que não sou contra fazer testes. Sou contra a inverdade divulgada pelas lojas de que não é possível resultados maravilhosos sem que o aquarista seja OBRIGADO a fazer testes. Os testes "ajudam" o hobbysta a entender que ele está poluindo seu aquário com excesso ou falta de algo que, se ele estudar a forma correta de dosar, não vai ter problema. Ou seja: não se ensina que , por exemplo, o cloreto de cálcio, deve ser administrado numa posologia não maior que 8 gramas para cada 100 litros de água da vitrine por semana. É ensinado que ele só vai conseguir dosar se testar antes. É nesse ponto que a minha indignação começa. Elitização desnecessária e maléfica ao Aquarismo.
É nisso que me "incomodo".
Mas, você está correto nas colocações. Grande abraço.
@@albertobacelaraquashowaqua1108 Concordo.
Algumas marcas trazem sim em sua bula a quantidade mínima e a dose máxima recomendada (vide Tropic Marin) contudo aconselham o uso de testes para determinar o consumo dado que diferentes marcas e produtos utilizam diferentes químicos em sua composição, alguns produtos utilizam, por exemplo, o Formato de Cálcio (Ca(HCOO)₂) na composição o que por vezes atrasa a disponibilidade biológica do cálcio para os animais e isso sem acompanhamento pode resultar na dosagem inadequada desses compostos.
E correto afirmar que é possível um aquário de sucesso sem o uso de testes com certos produtos e instruções de profissionais como você que com muita experiência e propedêutica ensinam a trabalhar com tais produtos e métodos
Sem isso, o uso de testes é fundamental como proposto por tais marcas e lojas.
@@davimonteirogomes6324 isso seria verdade, se não houvessem muitos, MUITOS MESMO, Aquários mantidos fora dessa afirmação. Nos rótulos e bulas dos suplementos Aquashow, também tem a "observação" sobre o uso de testes. Isso é uma norma de segurança internacional, pois protege o produtor dos usuários que não prestam atenção às informações sobre as diversas formas de uso dos produtos.
Não. Em NENHUMA hipótese, o uso de testes é ama condição única de sucesso.
O teste, assim como os raios -x, a ultrassonografia, o ultrassom e tantos outros fatores, "ajudam" o diagnóstico. Mas, diferente desses,no caso do Aquarismo, a média ponderada serve de amparo para a manutenção de qualquer tipo de aquário de Coral. Eu tenho o conhecimento de dezenas, ou seriam centenas?, de tanques maravilhosos, com biotas das mais variadas, onde o uso de testes de cálcio, magnésio ( que nem era dosado antes dos anos 2000), e reserva alcalina nunca foram usados. E como fazia? MÉDIA PONDERADA.
Há um limite, atrelado à física, que diz: dois corpos não ocupam o mesmo lugar ao mesmo tempo, que impõe a capacidade de habitantes num tanque. E é nesse ponto que a "indústria conveniente" não quer que os hobbystas conheçam.
Sim, o teste informa, apenas imforma aquilo que a média ponderada diz. Quer um exemplo? Teste de amônia, nitrito e nitrato. É um ciclo de quantidade e tempo definido e conhecido. No Google tem milhares de gráficos montando. E mesmo assim, se gasta com teste desses 3 compostos. Pq? Pq dá dinheiro. Percebe?
Fazer testes é apenas confirmar algo que você está fazendo de forma errada pq teve "preguiça" de aprender a fazer certo. Ou, por ser mais lucrativo à indústria, não te ensinar as coisas que eu ensino. Só por isso é preciso fazer testes. Faça um teste: use e aplique o que eu ensino. E depois de 6 meses, sem ter tido nenhum gasto com testes ou TPAs, me chama. Ai, vai entender melhor o que eu ensino. Mas, para continuarmos esse EXCELENTE papo, me chama no WhatsApp. Rs.
Grande abraço.
Haha verdade 🤣
A água da mar é uma só, no mar é assim, a mesma água estão todos os corais juntos sps, lps e softs, estão todos juntos independentemente dos parâmetros.
No meu aquario, quando aumento muito a intensidade do branco, dá alga até nas rochas 😢
Provavelmente o seu led branco deve ser abaixo de 10000k. Grande abraço.
Substitui os Leds por uma HQI 20000k aquario de 70cm para melhorar as anêmonas
independente do tamanho do sistema, o que interessa é a aplicação da iluminação para adequadamente suprir as necessidades daquele sistema. É bem difícil dar alguma coisa errada usando HQI. Tenha certeza de que, se você adaptar os organismos direitinho, não vai se arrepender não!
Filma o aquario a noite com as luzes apagadas, mostrando a diferença do aquario e a micro vida.
Posso tentar. Grande abraço.
Avatas foi explendido.kkk
Sobre iluminação vc fala p observar a natureza então luz do sol o pico não e entre meio dia e uma hora da tarde vejo toda mundo falar p agente evitar tomar sol esse horário pois o mesmo está muito forte ou ele nasce e ja com meia hora está em 100% q nem vc falou no vídeo ? Achava q com o passar das horas ele fosse ficando mais forte ate uma hora e meia da tarde e depois desse horário fosse diminuindo sua intensidade luminosa?!
Procura pesquisar sobre nível de insolação Na linha do Equador. Resumido: das 9 às 15 horas, a intensidade luminosa é intensa. Das 11 às 13, MÁXIMA. Baseado nisso, são 6 horas onde se deve fornecer aqueles tais 1w/l para o aquário. O que vem antes, é o que eu explico nos vídeos. Grande abraço.
@@albertobacelaraquashowaqua1108 vlw muito obrigado pela resposta um grande abraço p vc também!
Quanto ao sal sintético...
Eu normalmente não me interesso muito por esses tipos de comentários negativos (que na verdade sempre tem uma pessoa pra falar negativamente de qualquer coisa na aquariofilia), arrumei um tempinho para dar umas dicas aqui...
O fato de termos inúmeras variáveis nos nossos sistems fechados simplesmente já não dá para criticar marcas de sal usando-as num tempo relativamente curto, para compará-las. Ponto. Por favor mantenha essa fraze na mente o tempo todo, pois isso é a base para se entender muita coisa na aquariofilia.
Bem, na verdade exitem também diferenças ("variáveis") na produção de cada leva de sal sintético da mesma marca. Existem diferenças que nunca poderemos medir precisamente por causa da mistura não ser completamente (100%) homogênea numa embalagem de sal.
Assim, quando se faz algum teste com uma marca a gente só está testando aquela mistura de sais fabricados naquela leva que foi feita utilizando especificamente aquela porção de sal daquela embalagem. Mesmo assim, por haver uma base de percentagem na mistura de cada marca, por mais simples e barata que seja, se a percentagem dos componentes daquela marca de sal for feita seriamente e com os componentes básicos, não haverá muito o que errar, pois a mistura é relativamente fácil de se fazer.
Eu não tenho experiência com sais brasileiros e só houvi falar do sal Veromar. Pelo que eu saiba, aquaristas renomados no Brasil utilizaram esse sal e elogiam muito a qualidade. A CONSISTÊNCIA do uso dos componentes na produção do sal é muito importante e isso vai determinar a qualidade desse sal. Isso previne a introdução de contaminantes e uma relativa cosntância nos parâmetros da mistura para que os resultados sejam os mesmos todas as vezes que misturamos. Pelo que eu saiba a Veromar mantem esse ritmo com profissionalismo e seriedade.
Ninguém é perfeito nessa vida a não ser Deus! Na Alemanha tivemos um grande problems já com a produção de algumas marcas de sal no passado, como por exemplo a Tropic Marin. Erros acontecem. Ficar se preoculpando com marcas de sal vai tirar o nosso sono e acabar nos matando de estresse. LOL!
Minha sugestão é de escolhermos uma marca e manter a SALINIDADE constante para melhor funcionar nas tocas, o que não é altamente crítico também!!! O mais importante é mesmo entender mais sobre a água que estamos utilizando para misturar o sal, pois aquela água poderá introduzir altas taxas de elementos prejudiciais ao sistema como cobre, silica, fosfatos, ferro, e outras contaminantes mais... Bem como o Alberto disse.
A introdução de elementos traços e amino ácidos no sistema, quando feita com bom senso irá auxiliar e muito na formação de tecido e pigmentos nos corais. Quanto mais diversificado o oferecimeno (diferentes marcas) melhor os resultados na minha experiência pessoal de anos e anos, pois cada organismos tem suas próprias necessidades desses elementos para o metabolismo deles. Poquíssima quantidade é o que recomendo até mesmo para aquários com alta percentagem de bioload ("corais por espaço cúbico"), porém. Quanto menos, melhor. O skimmer irá retirar o excesso com o tempo. Bom senso! Isso é um grande auxílio/complemento ao sal sintétio e na alimentação osmotrófica dos corais, já provado cientificamente. É extremamente necessário? Não! Mas uma grande ferramenta no mantimento dos corais em cativeiro a longo prazo, QUANDO outos fatores como a iluminação, movimento de água, temperatura, controle de nutrientes e minerais, e tudo mais... já estejam sendo administrados de acordo. O conjunto de qualidades do sistema funciona como uma máquina de relógio, com dependência mútua e temporária, apresentando um conjunto de variáveis a cada instante no fotoperíodo.
Não estressem muito com isso senão a atenção será voltada a produção de sal sintètico e outras coisas muito mais importantes se tornarão irrelevantes/ secundárias.
Vou parar, senão vira atigo. :)
Dá uma olhadinha nesse vídeo do Denadai que tem coisas interessantes sobre a comparação de sais.
th-cam.com/video/RxNdC6W3_jg/w-d-xo.html
Espero que tenha contribuído.
Aloha.
Você PRECISA escrever um livro. EM PORTUGUÊS ☺️☺️☺️
@@albertobacelaraquashowaqua1108 Eu só escrevo aqui por enquanto, meu querido. Pelo menos isso... Hehe. Muito obrigado pela força Alberto! Sempre um imenso prazer paticipar do seu canal! Grande abraço! Aloha.
@@Alex_Correa qualquer hora eu vou plagiar o REEF NOTES do J.Sprumg e usar seus comentários kkkkkkk. Bom descanso meu amigo.
@@albertobacelaraquashowaqua1108 Esse foi talvez o maior elogio que já recebi na aquariofilia, Alberto. Ainda bem que eu sei que estás brincando Haha!! Bricadeiras a parte, o Julian é o exemplo que todos nós deveríamos seguir! Ele é um dos melhores professores que esse hobby já teve. Grande abraço, amigo!
Muito grande, vou aguardar virar filme... rs.. brincadeira!
Alberto deverias ter revelado a marca do sal que deu problema pro cara, sinceramente, se for verdade que possivelmente houve um lote defeituoso que é o mais provável, as pessoas deveriam saber a marca para evitar comprar desse lote. Se você viu veracidade na história do rapaz, deveria compartilhar.
@@paulo_girao A história não foi verdadeira. Assiste o vídeo sobre o assunto
@@paulo_girao th-cam.com/video/uiXU94qNsqA/w-d-xo.htmlsi=0rNn35gbwBEJANSO
O sal é o veromar e o aquarista citado é o Denadai
Pode separar o meu exemplar do novo livro aí. Rs… 👁 👁
Só me chamar no WhatsApp. Grande abraço.
Alberto, meu querido é por isso que uso o Sal Cisne, quando está muito caro, uso o Sal Lebre. kkk
Brincadeiras à parte, o problema relatado pelo rapaz é recorrente, muitas empresas ignoram os consumidores, principalmente quando se trata de consumidores brasileiro, é uma pena, mas ...
Não posso fazer comentários sobre sal, pois há décadas só uso água natural. Mas sempre mantenho 2kg de sal para uma possível emergência, há um ano me surpreendi com um sal brasileiro, pois comprei ele para testar na minha tpa semestral, pois é, faço 2 tpas por ano (matei muitos aqui por infarto do miocárdio kkk).
Mais uma vez, parabéns pelo vídeo. Grande abraço!
Olá, meu amigo. Minhas TPAs, em Aquários com mais de 2 a 3 anos, é por aí. O de casa, de sps, até completar o primeiro ano de vida 10% mês. Grande abraço...
Vou falar uma verdade, eu tenho de experiência desde meu aquário de água doce, Não Precisa de rampa de iluminação, isso é frescura, basta ter um timer analógico e acender e apagar nas horas certas.
Sim. Com HQI e T5, nunca existiu isso. Mas, com leds, é possível. E se é assim na natureza, por quê não usar? Grande abraço.
Obrigado meus antepassados, minha mãe, meu pai??? Vc é ridiculamente caricato.
É só uma questão de amar os antepassados, aos meus pais e assim por diante. Sem esse povo que me torna um ridículo caricato, eu não existiria. A propósito, você também não. Por isso, Agradeça.
Agradeça a todss as coisas do céu e da terra.
Muito obrigado e Grande abraço 👍🏻🤗
Acho um verdadeiro desrespeito, ignorância, prepotência e burrice os caras que só criticam produtos nacionais sem nem mesmo terem usado os produtos. Aí os brasileiros ( esses que criticam ) reclamam dos preços dos produtos importados. Não usam os nacionais, assim não conseguem dar respaldo à indústria, sendo assim, melhorando os nossos produtos BR
Eu uso tudo nacional sal veromar luminária Doled eskimer ny bomba salorbet elemento aquachou
MADE IN BRAZIL ☺️☺️☺️
Alberto, boa tarde. Estou te seguindo a um mês. Montei um aquário recentemente de 200 l e estou fazendo conforme as suas instruções. Você entende muito do assunto. Mestre! Já fui criticado por te seguir, mas continuo firme nas suas dicas. Me mande o whatsapp pra eu pedir suplementos para o meu aquário 👍🐟🐠
Tem o número da descrição dos vídeos. Fico no aguardo. Grande abraço.