*Ficou confuso❓* *Para entender como funciona o IDR é imprescindível entender de aterramento e equipotencialização.* *Saiba mais 👉 **eletricity.com.br/site/curso-aterramento-e-equipotencializacao*
Como sempre, um show de didática! Parabéns professor! Eu trabalho no ramo, e costumo dizer para os clientes que "o DR não está preocupado com curto circuito nem sobrecarga quem cuida disso é o disjuntor" 😉
Me dá muito orgulho ver um canal com tamanho conhecimento e qualidade como esse. Simplesmente excelente. Na minha opinião é o melhor canal de conteudos de eletricidade no TH-cam. Parabens!
Ótimo, o Dr só desarma por fuga de corrente já vi trocarem por disjuntor normal pra nao ficar desarmado por fuga de corrente.tem profissiomal que não que se atualizar, parabéns professor
Excelente explicação, obrigado por nos ensinar! 👍🏼 Só uma pergunta, se nada acontece com o IDR numa sobrecarga, então por que a existência de deferentes amperes? Ex. 25A, 40A, 63A... Qual a razão lógica? Eu achava que ele ia queimar, derreter ou pegar fogo, como os cabos. Por favor, poderia nos esclarecer? Obrigado! 🙏🏼
Meu querido boa noite sou concursado pelo Senai pela Escola Itaipu estou maravilhado explicações adquirida contigo com todo respeito as escolas que já estudei mais mais esclarecimentos serão muito melhor eletricista residencial comercial industrial mas tenho aprendido muito contigo desejaria tirar uma dúvida e o Dr ou IDR não atua no caso de sobrecarga ou de curto porque que ele marca amperagem não seria só a mileamper que deveria ser marcado
Olá Gilmar, Toda a corrente do circuito passa pelo IDR, seja ela normal, em sobrecarga ou curto, então seus contatos devem ter certa capacidade para suportar essas correntes. Por isso existe a regra que diz que a corrente do IDR deve ser igual ou superior à do disjuntor.
ÓTIMA AULA AMIGO ADONIRAN.COMO EXISTEM UMA GAMA DE DISPOSITIVO DR,IDR,DDR,UMA MISCELÂNEA, VENDIDO NO MERCADO LIVRE ,SITES ETC.. ENTÃO COMO IDENTIFICAR QUEM É QUEM.QUAIS OS DIZERES DESCRITO NO CORPO DO DISPOSITIVO.?
bom conteúdo. sempre tive um pouco de dúvida a respeito disso. vivendo e aprendendo. afinal nessa vida nós sempre temos que ter a humildade de aprender e de ensinar. pelo menos au aprendi assim, e gosto muito de seguir esse trajeto de vida! forte abraço Adoniran. tmj!!!
Muito bom o teste, demonstrando a atuação do disjuntor em conjunto com o IDR, o bom seria se pudessemos sempre usar um DDR E não o IDR, porém é quase impossível comprá-los na maioria do território Brasileiro, tirando as grandes metropoles.....
Excelente aula, professor. Sobre essa curva do disjuntor; vejo que demorou muito para atuar. Disjuntor de 25 mas só atuou com 40A! Dessa forma, não correria o risco de causar incêndio nos cabos elétricos? considerando que já estariam trabalhando acima de sua capacidade. Abraço
Se o cabo estiver devidamente coordenado com o disjuntor, não. Corrente de atuação de disjuntores DIN é 1,45 vezes a corrente nominal, então um disjuntor de 25A tem corrente de disparo de quase 37A.
Boa professor parabéns,uma dúvida posso usar um DR de 63 nessa explicação junto com disjuntor de 25 amperes já que ele só pega corrente de fuga desde já obrigado.
Ola professor, bom dia! trabalho há mais de trinta anos como eletricista autônomo e nunca passei por uma situação dessa: gostaria se possível pudesse me ajudar de alguma forma; em uma residencia com dois QDC's há instalados: disjuntores, idr's e dps's; o cliente me relatou que em sua residencia tudo estava desarmado: disjuntores e também os idr's. chegando no local, já verifiquei o mal deimensionamento dos condutores, comentei ao cliente e ele me respondeu que há dois anos funcionou perfeitamente. Ao verificar os Qdcs,s, todos os disjuntores estavam (bobos, livre), nenhum deles rearmava; isso nos dois qdcs, nem geral, nem idr. depois de várias tentativas, eles rearmaram do nada. Cliente pediu que trocasse todos os disjuntores, idrs e dps's por uma de melhor qualidade, pois os que lá estavam eram de uma qualidade bem inferior . disse-me ele que não queria mexer na fiação, pois já havia gastado muito há dois anos para esse serviço. Fiz o que ele pediu, já alertando da troca dos condutores; tudo ligado nos dois QDC's, IDR e disjuntores funcionando durante o dia. Chegou a noite, o dia amanheceu o cliente me ligou que ao acordar todo o QDC in ferior estava novamente tudo desarmado, mesma situação de anteriormente. somente o QDC superior funcionando. Na residência há uns dois anos foi instalado energia solar; pode ser algo referente ao inversor ou uma sobrecarga? o cliente diz que o único equipamento que fica ligado a noite é o freezer. Obrigado desde já e um grande abraço!
Faltou comentar sobre algumas informações que algumas marcas trazem na parte frontal dos IDRs, por exemplo, a STECK apresenta a seguinte informação de um IDR de 63A tetrapolar: Im = I/\m = 630A Inc = I/\c = 6000A
Olá eletricity, ha pouco tempo vi um vídeo de vocês falando de um aterramento mal feito, dai você disse que iriam fazer uma série de vídeos fazendo e explicando como executar um aterramento eficiente de verdade. Ainda espero ansiosamente. Espero que cumpram o prometido.
Faz um vídeo falando se pode usar idr como geral ou não. Já vi pessoas dizendo que não pode, já vi um projetista dizendo que a norma cobra um disjuntor antes do idr e como no padrão tem um, poderia usar. Seria um bom vídeo. Abraço.
Existem basicamente 2 tipos de dispositivos DR. O IDR (Interruptor Diferencial Residual) que só detecta correntes residuais ou de fuga e o DDR (Disjuntor Diferencial Residual) que acumula as funções de disjuntor e de dispositivo diferencial. Se você está usando um IDR ele pode ser usado como geral ou por circuitos, porém sempre em conjunto com um disjuntor. Se você está usando um DDR ele pode ser usado como geral ou por circuitos e não precisa do disjuntor, porque já tem as duas funções.
Bom dia! Meu Dr está desarmado depois de um tempo em funcionamento, ele está ligando em série com disjuntor geral com a mesma potencia do geral. Mas está desarmado depois de um tempo ligado. Obrigado.
Meu caro. Fiz uma instalação bifásica com dps e idr. O neutro que vem do padrão eu fiz um bep com o terra da casa com hastes antes de chegar no qdc ou seja antes do idr, e após o bep liguei o neutro direto no idr e o terra no barramento de terra e após o idr liguei o neutro no barramento de neutro. Está certo desta maneira ou tem que vir direto pro idr o neutro sem o bep? Pq no teste prático com jumper o idr não está desarmando até acontece o curto mas não desarma. Tem alguma coisa de errado na instalação?
Mas a regra de idr com corrente igual ou superior a do dj geral não seria apenas se o idr também fosse geral? NO caso eu uso j de 63 idr de 25, mas eu tenho um idr para cada circuito que não utrapassa os 25a
Amigo, deixa te fazer uma pergunta, um pouco fora do assunto O dps eu ligo junto na entrada do disjuntor, Ou ligo depois que passar pelo disjuntor geral?
Olá, Informe para ele que se você tem um disjuntor geral de 40A por exemplo e usa um IDR de 25A, se sua corrente chegar a 40A, os contatos do seu disjuntor suportam, mas os do IDR não.
Ola tudo bem...me desculpa sei que nao tem nada a ver com o assunto...mais tira uma duvida pra mim por favor. Ja vi em outros videos que devemos considerar uma potencia de 100w para pontos de iluminação para a execução de um calculo de demanda.Porém hj em dia só são instaladas em sua maioria lampadas de led de no maximo 25w...entao não deveriamos reconsiderar essa regra de potência para pontos de iluminação?
Opa, tenho um problema em meu condomínio de casas que é trifásico e quando acaba a energia cada fase fica com um pouco de energia dando uns 50 e pouco volts no total e algumas luzes funcionam fracas e algumas tomadas tb funcionam! Posso colocar um DR antes de geral para quando a energia cair a DR desarmar e assim quando estabelecer a energia eu ligaria manualmente retornando a energia com segurança para dentro de casa? Gostaria de uma solução para isso, pois tenho medo que essa pouco voltagem possa danificar meus eletrodomésticos (alguns) que são 220V. Obrigado.
A corrente do IDR tem que ser igual ou superior ao disjuntor. Se o disjuntor é 63A, o IDR deve ser de 63 ou mais. Se usar um disjuntor de 80A, o IDR deverá ser de corrente maior que 80A.
IDR é apenas um interruptor, e como tal, n tem proteção contra sobrecorrentes ( tem função, apenas, de manobra manual). Já o DDR, sim, tem proteção contra sobrecorrentes ( tem função de manobra, tanto manual, como automática).
Meu nobre, ficou uma dúvida: o que faz um "IDR" SUPORTAR SOBRECORRENTES como um DISJUNTOR, já que este (IDR) tem a mesma característica de, apenas, manobra???!!!! Assim eu n teria o" DDR" e o "IDR", já que o IDR tem as mesmas funções do "DDR".
Por isso o DDR não é muito ultilizado,pois como ele atua também em sobrecargas cria uma dúvida sobre o motivo de sua atuação,se foi por sobrecargas ou por fuga!
*Ficou confuso❓*
*Para entender como funciona o IDR é imprescindível entender de aterramento e equipotencialização.*
*Saiba mais 👉 **eletricity.com.br/site/curso-aterramento-e-equipotencializacao*
Grande Adoniran, fazendo o trabalho que temos preguiça de fazer kkkk
muito bom.
Esse canal é muito bom mesmo.
Mestre Adoniram.
Muito bom a explicação
Um SHOW de aula professor parabéns um abraço
Ótimo vídeo
Como sempre, um show de didática! Parabéns professor!
Eu trabalho no ramo, e costumo dizer para os clientes que "o DR não está preocupado com curto circuito nem sobrecarga quem cuida disso é o disjuntor" 😉
Ótima aula e dica gostei
Boas explicações Adoniran
Parabéns Adoniran muito top o vídeo.
Parabéns pelo trabalho!
Faz um vídeo especificando os dados que tem no corpo do contator as letras os códigos a corrente elétrica etc.
Me dá muito orgulho ver um canal com tamanho conhecimento e qualidade como esse. Simplesmente excelente. Na minha opinião é o melhor canal de conteudos de eletricidade no TH-cam. Parabens!
Excelente
Muito bom excelente aula
OBRIGADO
Muito bom esse canal
Excelente !
Na prática, ninguém esquece !
Ótimo, o Dr só desarma por fuga de corrente já vi trocarem por disjuntor normal pra nao ficar desarmado por fuga de corrente.tem profissiomal que não que se atualizar, parabéns professor
Show ótimo video 👏👏👏👏
Bem esclarecido
Sem dúvida o melhor canal de elétrica! Show!
Excelente explicação, obrigado por nos ensinar! 👍🏼
Só uma pergunta, se nada acontece com o IDR numa sobrecarga, então por que a existência de deferentes amperes? Ex. 25A, 40A, 63A... Qual a razão lógica? Eu achava que ele ia queimar, derreter ou pegar fogo, como os cabos. Por favor, poderia nos esclarecer? Obrigado! 🙏🏼
Capacidade de corrente dos contatos.
Muito obrigado!
Muito bom essa explicação! Muitos mitos sobre Elétrica!
Show eletricity
Passando para deixar o meu like!
Excelente.
Boa noite Adoniran. Ótima explicação sobre esse assunto. Parabéns pelo vídeo. Deus continue abençoando esse trabalho...
Bem.explucado !!! Bom !!!!
Parabéns professor pela aula!
Que isso, nunca tinha pensado nisso!!! Valeu mestre por nos mostrar aquilo que não nos atentamos!
Muito bom, só aprendo.
So fan desse canal sempre trazendo coisa boa
Meu querido boa noite sou concursado pelo Senai pela Escola Itaipu estou maravilhado explicações adquirida contigo com todo respeito as escolas que já estudei mais mais esclarecimentos serão muito melhor eletricista residencial comercial industrial mas tenho aprendido muito contigo desejaria tirar uma dúvida e o Dr ou IDR não atua no caso de sobrecarga ou de curto porque que ele marca amperagem não seria só a mileamper que deveria ser marcado
Olá Gilmar,
Toda a corrente do circuito passa pelo IDR, seja ela normal, em sobrecarga ou curto, então seus contatos devem ter certa capacidade para suportar essas correntes. Por isso existe a regra que diz que a corrente do IDR deve ser igual ou superior à do disjuntor.
Ótima experiência professor! Vendo assim, na prática, o aprendizado fica melhor. 👏👏👍👍 Obrigado!
Graças a vcs ai melhorei muito obrigado que Deus abençoe todos vcs e por favor continue com ótimos videos like sempre
Valeu José.
ÓTIMA AULA AMIGO ADONIRAN.COMO EXISTEM UMA GAMA DE DISPOSITIVO DR,IDR,DDR,UMA MISCELÂNEA, VENDIDO NO MERCADO LIVRE ,SITES ETC.. ENTÃO COMO IDENTIFICAR QUEM É QUEM.QUAIS OS DIZERES DESCRITO NO CORPO DO DISPOSITIVO.?
Cada dia impressiono mais com a qualidade do conteúdo. Vocês são demais.
Um prazer ter vocês por aqui.
Ótima aula professor
bom conteúdo.
sempre tive um pouco de dúvida a respeito disso.
vivendo e aprendendo.
afinal nessa vida nós sempre temos que ter a humildade de aprender e de ensinar.
pelo menos au aprendi assim, e gosto muito de seguir esse trajeto de vida!
forte abraço Adoniran.
tmj!!!
Muito bom o teste, demonstrando a atuação do disjuntor em conjunto com o IDR, o bom seria se pudessemos sempre usar um DDR E não o IDR, porém é quase impossível comprá-los na maioria do território Brasileiro, tirando as grandes metropoles.....
desses ddr tem é no aliexpress, da marca tomzn
Muito bom professor, obrigado pela dica, aula excelente.
Como sempre mais um vídeo de excelente qualidade
Muito bem explicado. Professor nota 10.
Excelente aula, professor. Sobre essa curva do disjuntor; vejo que demorou muito para atuar. Disjuntor de 25 mas só atuou com 40A! Dessa forma, não correria o risco de causar incêndio nos cabos elétricos? considerando que já estariam trabalhando acima de sua capacidade. Abraço
Se o cabo estiver devidamente coordenado com o disjuntor, não. Corrente de atuação de disjuntores DIN é 1,45 vezes a corrente nominal, então um disjuntor de 25A tem corrente de disparo de quase 37A.
É like na certa!😉
Obrigado pela aula
Massa! Estou aguardando fusível em serie com disjuntor, quem atua primeiro?!
Como sempre mais um vídeo que vem enriquecer nosso conhecimento.
Vlw Adoniran. Parabéns
Como sempre vídeos de muito valor para o aprendizado.
like sempre
muito boa explicação! show
Boa professor parabéns,uma dúvida posso usar um DR de 63 nessa explicação junto com disjuntor de 25 amperes já que ele só pega corrente de fuga desde já obrigado.
Pode. A capacidade de corrente do IDR deve ser igual ou maior que o disjuntor.
Ola professor, bom dia! trabalho há mais de trinta anos como eletricista autônomo e nunca passei por uma situação dessa: gostaria se possível pudesse me ajudar de alguma forma; em uma residencia com dois QDC's há instalados: disjuntores, idr's e dps's; o cliente me relatou que em sua residencia tudo estava desarmado: disjuntores e também os idr's. chegando no local, já verifiquei o mal deimensionamento dos condutores, comentei ao cliente e ele me respondeu que há dois anos funcionou perfeitamente. Ao verificar os Qdcs,s, todos os disjuntores estavam (bobos, livre), nenhum deles rearmava; isso nos dois qdcs, nem geral, nem idr. depois de várias tentativas, eles rearmaram do nada. Cliente pediu que trocasse todos os disjuntores, idrs e dps's por uma de melhor qualidade, pois os que lá estavam eram de uma qualidade bem inferior . disse-me ele que não queria mexer na fiação, pois já havia gastado muito há dois anos para esse serviço. Fiz o que ele pediu, já alertando da troca dos condutores; tudo ligado nos dois QDC's, IDR e disjuntores funcionando durante o dia. Chegou a noite, o dia amanheceu o cliente me ligou que ao acordar todo o QDC in ferior estava novamente tudo desarmado, mesma situação de anteriormente. somente o QDC superior funcionando. Na residência há uns dois anos foi instalado energia solar; pode ser algo referente ao inversor ou uma sobrecarga? o cliente diz que o único equipamento que fica ligado a noite é o freezer. Obrigado desde já e um grande abraço!
Faltou comentar sobre algumas informações que algumas marcas trazem na parte frontal dos IDRs, por exemplo, a STECK apresenta a seguinte informação de um IDR de 63A tetrapolar:
Im = I/\m = 630A
Inc = I/\c = 6000A
Olá eletricity, ha pouco tempo vi um vídeo de vocês falando de um aterramento mal feito, dai você disse que iriam fazer uma série de vídeos fazendo e explicando como executar um aterramento eficiente de verdade. Ainda espero ansiosamente. Espero que cumpram o prometido.
Faz um vídeo falando se pode usar idr como geral ou não. Já vi pessoas dizendo que não pode, já vi um projetista dizendo que a norma cobra um disjuntor antes do idr e como no padrão tem um, poderia usar. Seria um bom vídeo. Abraço.
Existem basicamente 2 tipos de dispositivos DR. O IDR (Interruptor Diferencial Residual) que só detecta correntes residuais ou de fuga e o DDR (Disjuntor Diferencial Residual) que acumula as funções de disjuntor e de dispositivo diferencial.
Se você está usando um IDR ele pode ser usado como geral ou por circuitos, porém sempre em conjunto com um disjuntor.
Se você está usando um DDR ele pode ser usado como geral ou por circuitos e não precisa do disjuntor, porque já tem as duas funções.
Bom dia!
Meu Dr está desarmado depois de um tempo em funcionamento, ele está ligando em série com disjuntor geral com a mesma potencia do geral.
Mas está desarmado depois de um tempo ligado.
Obrigado.
Meu caro.
Fiz uma instalação bifásica com dps e idr.
O neutro que vem do padrão eu fiz um bep com o terra da casa com hastes antes de chegar no qdc ou seja antes do idr, e após o bep liguei o neutro direto no idr e o terra no barramento de terra e após o idr liguei o neutro no barramento de neutro.
Está certo desta maneira ou tem que vir direto pro idr o neutro sem o bep?
Pq no teste prático com jumper o idr não está desarmando até acontece o curto mas não desarma.
Tem alguma coisa de errado na instalação?
Ótima explicação. Bem elaborada. Porem fiquei com uma duvida. Se meu disjuntor geral é de 63A e o IDR de 25A neste seu esquema. O que aconteceria?
Se o disjuntor é de 63A, o IDR deve ser de 63A ou mais.
Caso contrário danifica os contatos do IDR.
Mas a regra de idr com corrente igual ou superior a do dj geral não seria apenas se o idr também fosse geral?
NO caso eu uso j de 63 idr de 25, mas eu tenho um idr para cada circuito que não utrapassa os 25a
Amigo, deixa te fazer uma pergunta, um pouco fora do assunto
O dps eu ligo junto na entrada do disjuntor, Ou ligo depois que passar pelo disjuntor geral?
Amigo me de uma orientação tem vários apartamentos que o dr fica desligando somente no período da tarde! o que pode ser
Dr são de 63 amp
Bom dia
prof. Se um cliente perguntar porque devo comprar um IDR com corrente igual ou maior que a do DISJUNTOR, o que eu responderia?
Olá,
Informe para ele que se você tem um disjuntor geral de 40A por exemplo e usa um IDR de 25A, se sua corrente chegar a 40A, os contatos do seu disjuntor suportam, mas os do IDR não.
@@eletricityeletrica Show! muito obrigado!
👍👍
O DDR tem curva tbm?
Tem sim.
Ola tudo bem...me desculpa sei que nao tem nada a ver com o assunto...mais tira uma duvida pra mim por favor.
Ja vi em outros videos que devemos considerar uma potencia de 100w para pontos de iluminação para a execução de um calculo de demanda.Porém hj em dia só são instaladas em sua maioria lampadas de led de no maximo 25w...entao não deveriamos reconsiderar essa regra de potência para pontos de iluminação?
Iluminação LED, de baia potência é algo muito recente, certamente é um ponto a ser revisado nas normas em breve.
A "curva" do IDR é B ou C?
Opa, tenho um problema em meu condomínio de casas que é trifásico e quando acaba a energia cada fase fica com um pouco de energia dando uns 50 e pouco volts no total e algumas luzes funcionam fracas e algumas tomadas tb funcionam! Posso colocar um DR antes de geral para quando a energia cair a DR desarmar e assim quando estabelecer a energia eu ligaria manualmente retornando a energia com segurança para dentro de casa? Gostaria de uma solução para isso, pois tenho medo que essa pouco voltagem possa danificar meus eletrodomésticos (alguns) que são 220V. Obrigado.
existe equipamento digital que faria isso ?
Like.
Pessoal IDR atua por curto circuito?
Na verdade o IDR não atua em sobrecargas apenas em fuga! Por isso deve-se sempre usar um dijuntor antes para protege-lo!
O meu disjuntor geral é 32 a e o idr de 63 isso pode???
Sim, IDR sempre igual ou maior que o disjuntor.
Estou trabalhando com geral de 70A e DR de 63A.algum pobrema?
O correto seria disjuntor geral também de 63A.
@@eletricityeletrica ok.vou trocar ....vou colocar meu din de 80A e o DR...pois meu cabo de entrada é de 35mm .obrigado.
A corrente do IDR tem que ser igual ou superior ao disjuntor. Se o disjuntor é 63A, o IDR deve ser de 63 ou mais. Se usar um disjuntor de 80A, o IDR deverá ser de corrente maior que 80A.
IDR é apenas um interruptor, e como tal, n tem proteção contra sobrecorrentes ( tem função, apenas, de manobra manual). Já o DDR, sim, tem proteção contra sobrecorrentes ( tem função de manobra, tanto manual, como automática).
Não mencionamos nada diferente disso no vídeo.
Meu nobre, ficou uma dúvida: o que faz um "IDR" SUPORTAR SOBRECORRENTES como um DISJUNTOR, já que este (IDR) tem a mesma característica de, apenas, manobra???!!!! Assim eu n teria o" DDR" e o "IDR", já que o IDR tem as mesmas funções do "DDR".
Mesmas características com relação a suportar correntes além da nominal. Não mencionamos em nenhum momento que o IDR iria atuar, apenas SUPORTAR.
@@eletricityeletrica , A DÚVIDA ERA MAIS SOBRE COMO O MESMO PODE SUPORTAR SOBRECORRENTES, E QUAL SERIA O LIMITE DESSA OCORRÊNCIA SOBRE O
...SOBRE O IDR.
Por isso o DDR não é muito ultilizado,pois como ele atua também em sobrecargas cria uma dúvida sobre o motivo de sua atuação,se foi por sobrecargas ou por fuga!
Só uma coisa que eu não gostei! Só posso dá um like! Vídeo de excelente qualidade!
Convide um migo para se inscrever e dar o segundo LIKE! 😁
Segue meu like ..
Falando carioquês:
Vocês são sinistros!
KKK é!
A não ser, que eu esteja desatualizado...
Abraço!!!!