É amigo esse é o Brasil quê vivemos tenho um amigo também no Facebook Eduardo De Jesus batera mais conhecido como dudu batera de jesus quê têm canal no TH-cam dele tocando bateria quê me falou quê tudo isso podia acontecer com nós asperguers
@@jornalistarenatarosa4205 É isso mesmo que precisamos: Ponderação. E não cada um querer enfiar guela baixo o que pensa, ou como dizem hj em dia: A verdade particular dele.
Eu no meu caso conheço escola especial e a aba, infelizmente muita gente critica aba ou escola especial por não terem experiéncia e critica sem conheçer informações. Dê like no meu comentário, pq gosto do seu canal
4 ปีที่แล้ว +53
Finalmente um posicionamento deixando claro como esse assunto é complexo, exige a análise de diversas variáveis e precisa ir muito além de uma frase de efeito em rede social. Sei nem o que dizer. Obrigada!
digo o mesmo sheila....hoje minha opinião é a mesma que a do willian e tenho medo que me achem um "defensor" do bolsonaro só pq discordo dessa visão binarizada.....enfim, é complicado
Concordo com seu posicionamento, é uma questão que cabe muita analise. Sou professor de ensino médio e muitos dos alunos especiais que chegam nas minhas turmas não são nem alfabetizados, muitos são matriculados mas não são inclusos, principalmente alunos com deficiências múltiplas pois o sistema educacional não oferece suporte para a escola e professores realizarem esse trabalho como deveria, como por exemplo a realidade que vivo, alunos com graus severos, com deficiências mutiplas em sala "regulares" lotadas sem nenhum suporte especial ao aluno, ao professor ou profissional de apoio, isso não é inclusão. Acredito na inclusão em escolas "regulares", e que a mesma não se resume em discussões superficiais no Twitter, mais de muito diálogo ( sem ideologias politicas que só atrapalham) e bom censo. Cada caso é um caso. E acredito que ninguém melhor que os pais para decidirem entre as duas modalidades ou ambas em conjunto de acordo com a especificidade de cada aluno, e esse direto de escolha deve ser assegurado por lei.
Existe mais relatos de como é difícil um autista em uma escola regular, professoras não preparados, crianças sem tolerância com o comportamento de uma criança autista,qualquer o grau, meu filho é autista severo,tem quase quatro anos e se eu puder escolher eu colocaria em uma escola especializada, acredito que inclusão social ,não tem que partir só de pessoas com condição, afinal só nos sabemos que esse questão do preconceito, acredito que para formação educacional não teria que ter esse de "inclusão social" , o mundo o força a ficar entre todos ..ja que o comportamento do autista sim precisa de um profissional da educação especializado .. hoje ele está na creche, e já está sentindo com a falta de um professor (a) ( pq não encontra,o sistema é burocrático) ,imagina na escola regular ! ?
Eu sou a favor se investir pesado nos professores, capacitar eles para receber crianças especiais em graus leves. E sou a favor de ter as escolas especializadas ja que sabe que tem os graus.
@@juliananascimento9158 O mais engraçado é ver a quantidade gente que não se educou dizendo que se deve investir em algo que eles nem sabem como é ou como funciona (educação). Digo de educação em geral. Não é colocando rios de dinheiro na educação e nem pagando o dobro para os professores, que a educação vai melhorar. Educação é para quem quer ser educado e isso não há como mudar, pois pessoas que estudam nasceram pra estudar e as demais não. Não adianta falar em educação e não olhar pra si mesma. Falar disso e depois ir pro sertanejo/funk, assistir novela, causar mal aos outros, ser uma pessoa fingida, ser mal agradecido com seu patrão e toda a sorte de malfeitos que as pessoas fazem por aí. O que essas coisas tem com educação? É delas que se formam nossa cultura e o senso comum. O caminho para educação melhor começa aí.
@@andersonpereira7042 verdade mas tudo o que você falou é reflexo de uma educação pública ruin. No japao(se nao me em gano) por exemplo eles tem aula de nutrição. Ai você vem e me pergunta :o que isso tem a ver? Tudo,eles tendo aulas de nutrição eles levam esse conhecimento para casa, cuidando da saúde adoece menos e consequentemente não iria sobrecarregar tanto hospitais. Tem que ter uma visão ampla das coisas... Visão futura. Educação é algo que meche com tudo, investindo pesado em educação muitas coisas mudam, dei o exemplo da saúde,dou outro que é da suporte ou bagagem o suficiente para aquele estudante da rede publica poder competir com um particular. A gente sabe que muitos que passam em provas como enem,estudaram em rede particular. E assim, o governo investindo em educação nao precisa ao meu vê investir em cotas raciais pq aquele aluno que estudou na escola santa esperança ao qual o governo investiu,vai ter bagagem para competir com outro que estudou em uma escolar particular.
@@juliananascimento9158 No Japão pode ter aula de nutrição, mas os caracteristicas que fazem do japones um povo dedicado vem de sua cultura milenar e desde muito antes de ter nutrição nas escolas. Agora algo bem sério: se o Japão tem nutrição nas escolas para melhorar a saúde das pessoas, o que países como ele fazem contra os alimentos transgenicos, que matam mais de cancer que o cigarro? Nos EUA 100% do cultivo de alimentos é transgenico. No Brasil mais de 80%. Vê a hipocrisia dos governos? Hoje em dia falam em educação como forma de entrar em mercado de trabalho, por isso de cotas e oportunidades para pessoas de baixa renda. Pra começar, a educação no mundo se cagou depois de confundirem ela com profissão. O estudo é uma coisa que depende de vocação e não serve a carreira profissional, serve ao ENTENDIMENTO de tudo que existe. É mais simples do que você imagina: Estudar vem da vontade de uma pessoa por CONHECER. Uma paixão em seu interior por entender o que nos cerca ou uma coisa determinada. Poucas pessoas nascem com isso dentro delas e você não tem como fazer as outras seguirem isso. Por exemplo, as faculdades hoje formam alunos de direito para entrar no mercado de trabalho. No tempo em que elas formavam alunos para eles dominar a ciência do direito, não existia essas cagadas que existem hoje na justica e nas Leis. Ps: A sua visão é uma cópia das bestialidades ditas na mídia, que eles pregam para as pessoas repetirem feito papagaios sem entender do que se trata. Vocês imaginam que tudo acontecerá se investir em educação, sem ter nenhuma base real pra tanto. Primeiro é necessário saber como o saber funciona, depois decidir como melhorar ele. Algumas pessoas não nasceram pra estudar e nunca irão. E não há problema nisso. Saindo na rua é fácil perceber tal coisa. O que melhora o comportamento delas é a religião e a cultura, nada mais.
Que visão clara da realidade e que espetáculo de argumentação. Estou convencido que se pelo menos metade da população tivesse o mesmo autismo leve que o William, certamente o mundo seria muito melhor. Obrigado por compartilhar seu conhecimento e inspirar pessoas dentro e fora da comunidade do autismo. Parabéns
Parabéns pelo conteúdo! Meu marido que tem o canal comigo é autista asperger! Seu conteúdo está muito bacana, assim como o Jardel, meu marido, você se posiciona muito bem e quebra o arquétipo do autista que não consegue transmitir suas ideias! Parabéns pelo vídeo! 👏🏻👏🏻💪🏼
Resolver a inclusão é "simples", incluir significa aceitar, compreender e respeitar; no mínimo tolerar. Cada ser humano é um indivíduo diferente do outro, com necessidades diferentes, não podemos generalizar, mas acredito em deixar todos os caminhos abertos para que cada um possa escolher o que acha melhor para si. Escolas especiais sim, mas não como regra, inclusão em escolas convencionais sim, mas não como regra! Sou pai de TEA (fresco, o diagnóstico não está fechado ainda) e tenho MUITO a aprender, mas não acredito que propor algo ou decidir algo que é para todos, pensando apenas no meu caso seja aceitável. Gratidão Chimura pelo seu engajamento, mesmo que seja em "causa própria", te considero uma pessoa sensata e altruísta. Pessoas como você me fazem crer que o futuro do meu filho será menos árduo, e isso me conforta um pouco.
Muito boa ponderação. Eu tenho filho com autismo tipo severo. E gosto da tua posição ética e equilibrada, com fundamentação. Em geral estamos num ativismo de vitimização. Temos que sair dessa cultura de sofrimento e não irmos para o embate agressivo mas sim para um diálogo saudável.
Sou mãe de um menino de 8 anos matriculado em uma escola regular de Porto Alegre. Por 2 anos fui chamada várias vezes ao SOE para escutar as queixas a respeito do comportamento dele e de uma suposta "falta de limites e educação" por parte dos pais. Essa mesma escola mudou sua coordenação e treinou seus professores para um olhar mais atento às diferenças. Com isso puderam nos auxiliar a buscar atendimento especializado e chegar ao diagnóstico de TEA Leve. Hoje podemos auxiliar ele a vencer dificuldades que não seriam vistas assim sem o diagnóstico. Ele participa de todas as aulas pela internet desde o início da pandemia e consegue acompanhar a turma. Meu sonho é que todas as escolas tivessem esse olhar atento aos alunos.
Willian, adorei seu tom apaziguador. Concordo com seu ponto de vista e acredito plenamente, que se tirarmos o viés político dessa discussão, poderemos ter uma grande oportunidade de melhorar o ensino no Brasil. Infelizmente nem todos estão interessados nessa melhora, mas sim em defender seu partido político de preferência. Uma pena. Parabéns pela iniciativa dessa discussão. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns! Discurso muito seguro e extremamente coerente... não podemos ser radicais ao extremo ao ponto de tomar lado político! A comunidade prega a empatia... mas vemos que muitos não colocam isso em prática! No Brasil não existe INCLUSÃO... o Ensino Regular tem que de fato oferecer a inclusão na prática... não simplesmente algo que parece um " remendo " e mal feito! É algo muito maior que nosso mero entendimento leigo... e vamos combinar que discursos de ódio e disseminação de pavor não nos ajuda em nada!
Sempre te admirei. Mas esse vídeo aumentou muito meu RESPEITO por sua pessoa. Sou mãe de autista e professora em escola regular. E estava esperando muito uma reflexão inteligente a respeito desse decreto. Obrigada.
Olá Willian!! Quero parabenizar vc pelo trabalho e pela sua maneira de explicar as coisas em seu canal. Vai ser longo o texto (mas espero acrescentar ideias). Não sou residente do Brasil e tenho uma filha de 12 anos com TDAH e outras dificuldades escolares e um filho de 3 anos autista. Minha história é bem diferente das mães, pois eu fui educadora quando adolescente e fiz curso de desenvolvimento infantil pra poder ensinar crianças nas faixas etárias de 3 a 6 anos. Eu percebi desde que meu filho tinha 6 meses o atraso e que ele bem provavelmente era autista. Resido em Israel aonde o ensino de educação é bem diferente dos outros países. Eu não conheço nenhum outro país que tenha o mesmo ensino, nesse sentido, creio que seja um aprimoramento do que já existe. Dito isso quero dizer que o problema sobre o ensino primeiramente é cultural. O Brasil infelizmente é um país muito retrógrado e com políticas públicas muito ruins. Eu torço pra que projetos que visam melhorar a integração e a educação no Brasil sejam aprovados e as pessoas possam se beneficiar disso. Como é uma questão cultural e também política, creio que qualquer passo dado na direção de apoio aos deficientes e as suas famílias vai ser uma vitória. O Brasil precisaria ser reformulado num contexto geral, tanto político quanto social e educacional para que tais medidas sejam implantadas com sucesso. Uma breve explicação sobre o Estado de Israel e seu ensino escolar. Aqui existe ensino especial há mais de 30 anos, dentre esses serviços estão escolas especializadas somente no ASD (TEA). Mas ligado ao ensino educacional está ligado o sistema de saúde. Aqui existem médicos formados em desenvolvimento infantil e o acompanhamento é feito desde o nascimento. Existem centros de desenvolvimento infantil aonde toda a gama de médicos, psicólogos, fisioterapeutas e todos os outros profissionais necessários para avaliação e tratamento de crianças, jovens e adultos com quaisquer deficiência ou dificuldades. Aqui desde a primeira infância aonde pode se observar qualquer atraso na criança com até dois anos de idade, são encaminhados para esses centros aonde passam por avaliações médicas competentes e assim encaminhado a família para o atendimento necessário. Feito isso, a criança que for diagnosticado com o autismo,por exemplo, é encaminhado para o serviço de Inss daqui e é avaliada e automaticamente ganha carteira de deficiência e uma pensão que ajuda a custear os tratamentos.TODAS as crianças recebem esse benefício e cada um recebe o valor de pensão conforme o caso e os tratamentos necessários. (O sistema de saúde daqui também é diferente e precisaria de mais espaço pra explicar, mas não convém agora). Aqui existem escolinhas que oferecem os tratamentos intensivos para ajudar no desenvolvimento deles (são turminhas de no max 10 crianças e cada criança tem seu cuidador, além da responsável pela turma que é como uma professora), com terapias, ensino com ABA ou Denver, fisioterapeuta e outros profissionais da saúde, tudo dentro dessa escolinha, cabe frisar que estou falando do ensino de 1 ano de idade até os 6 anos quando entra na primeira série. Eles recebem pelo menos 20 horas semanais de terapias. Os pais recebem instruções de como melhorar e ajudar o filho no desenvolvimento. Existem encontros com os profissionais a cada período de tempo e nele a família pode ver o progresso e trabalhar em conjunto com a equipe. Agora vou passar para o ensino de forma geral. De 1a a terceiro ano. Aqui não existe reprovar de ano, por tanto existem em algumas escolas regulares com salas especiais que acolhem no máximo de 12 crianças por sala, que apresentam dificuldades escolares e ou alguma deficiência ou até mesmo superdotados. Essas escolas são ditas integradoras e eles fazem com que haja socialização entre as turmas “normais” com as especiais. Existem escolas totalmente especializadas, aonde eles trabalham o desenvolvimento individual de cada criança. Pra que isso seja possível, existem um órgão dentro do ministério da educação que é voltado apenas para a educação especial. Neles são passadas as avaliações que são feitas nas crianças que apresentam dificuldades ou que são portadoras de alguma deficiência ou superdotação. (Aqui existem órgãos públicos que oferecem os testes e avaliações psicológicas gratuitas pra quem não tem condições de pagar). As crianças aualmente são avaliadas e a cada 3 anos são refeitos testes de reavaliação psicológica pra garantir que o sistema beneficie os mesmo e ou mantendo os “atestados” ou os liberando para um ensino “normal”. (Válido também pra pensão do Inss). Toda essa avaliação é feita com as equipes responsáveis pela criança, escola, pais e até mesma a própria criança. Existem um respeito muito grande e uma compreensão na sociedade que essa forma de ensino é necessária e ela é beneficiária pra todos que à necessitam. (Claro que sempre tem gente do contra) Mas enfim, meu testemunho aqui sobre como funciona aqui a realidade de pessoas com necessidades especiais é apenas uma pequena reflexão sobre a cultura de uma sociedade. Eu agradeço todos os dias de estar aqui e meus filhos terem a oportunidade de crescerem tendo o ensino que eles merecem receber, tendo apoio psicológico e pedagógico pro desenvolvimento deles. Que mais países fossem assim como o meu que dá a tranquilidade pros pais irem trabalhar e saberem que seus filhos estão sendo tratados, evoluindo e tendo a oportunidade da gente seguir as nossas carreiras e podendo por o pão na mesa. Pq existe uma política, saúde e sistema educacional que nos proporciona isso. Levou anos pra chegarmos aonde estamos e não foi fácil a luta de quem travou a primeira guerra. Gostaria que o Brasil e as famílias brasileiras pudessem ter acesso a esse mesmo tratamento que tenho aqui. Isso faria o país andar pra frente e a mentalidade seria melhor. Parabenizo vc pela iniciativa de correr atrás desse bem que é pra todos. Minha filha frequenta a escola regular numa sala especial desde a 4 série e eu vejo todos os dias meus filhos florirem por conta desse sistema educacional. Desculpa a postagem longa. Mas queria compartilhar um pouco dessas informações que não são disseminadas (ainda mais que é sobre Israel). Quem sabe vc ganha ai uma ideia e possa ajudar a passar pra tantas outras e quem sabe um dia o Brasil ter esse sistema educacional. Aqui tem a ALUT que é uma organização de pais de autistas e que fornecem treinamentos e capacitação pra profissionais pra trabalharem com o TEA e tb tem casas de acolhimento para autistas aonde recebem moradia e tratamentos. Enfim, não sei se tem Alut no Brasil. Obrigada e continue a lutar pela causa. Qualquer coisa da uma pesquisada sobre o nosso sistema de educação especial. (Desculpa se ficou confuso pq é muito resumido e tentei não deixar nada de fora)
Gostei da sua explanação sobre o tema. É sempre bom ouvir os dois lados . Sou totalmente a favor da inclusão no ensino regular... Porém há casos que um estudante se beneficia mais na escola especializada. Minha dúvida é como ficariam as políticas públicas ( que já não são tão efetivas na educação em geral). Esperemos a OAB se manifestar... Lembrando que o que está em pauta é o melhor desenvolvimento do aluno e seu bem estar. Acredito que caiba mais discussão para esse assunto, entre alunos, pais professores, cuidadores e o governo. Acredito que deveriam fazer uma consulta pública com todos os interessados... seria importante antes da lei. Enfim esperemos...
Perfeita sua colocação, finalmente uma pessoa com senso pra falar sobre o assunto. A grande realidade é que o ser humano está tão egoísta pensando só em si que esqueci que tem outras pessoas que necessitam de uma atenção a mais. Espero que você consiga ajudar muitos pais a entenderem isso tudo.
Willian, acho a sua postura ponderada e muito sábia. Sou professora e sou a favor da inclusão, porém não basta ser a favor e fazer o meu papel temos que pensar de forma macro. Temos que dar opção de escolha e lutar pelo direito de tê-la.
Willian, você foi perfeito em suas colocações e estou totalmente de acordo com você. Hoje as crianças são colocadas dentro da sala de aula e dizem que ocorreu uma inclusão, mas na verdade a criança só está dentro da sala e nao está sendo incluída nas atividades, simplesmente não existe um plano educacional de inclusão e esse aluno muitas vezes fica dormindo ou andando pelos corredores das escolas. Parabéns pelas suas colocações e pelo empenho em lutar e se informar sobre os direitos dos autistas.
Concordo com você 100 %Willian acho que devia sim ter escolas especiais ,você sabe explicar muito bem e também faz um trabalho muito bonito nesta área além de ser muito bonito também.
Me inscrevi em seu canal. Gosto do seu conteúdo, e vc está de parabéns, pois é um canal que fala sobre autismo onde um autista fala de assuntps referent3s e relevantes. Muito legal. Ganhou mais um inscrito, que por sinal sou autista de verdade. Infelizmente o povo radicaliza os debates
Excelente vídeo! Ao pensarmos sobre o assunto, não devemos partir somente de uma perspectiva particular, mas sim com uma visão mais ampla e empática. Alguns PCD's se adaptam a escolas regulares, mesmo com a escassez da qualificação por parte dos profissionais / políticas públicas, porém, para outros, se faz necessário escolas especializadas. Existe um caminho longo a ser seguido, tanto por escolas particulares , como públicas, porém é necessário investimento em diversos aspectos...
Fico realmente grato por você disponibilizar esse conteudo da forma como voce retratou, concordo com seu posicionamento e tambem estou buscando me informar mais sobre o assunto. Creio que ainda é necessario que haja mudanças para que consigamos chegar a um cenario de inclusao plena, e que precisamos de mais soluçoes para chegar em tal cenario. Otimo video, continue com este trabalho incrivel!
Obrigada Willian! Muito esclarecedor o seu vídeo, e com certeza é o mais equilibrado e embasado de todos que vi até o momento. Sou mãe de um menino com Autismo severo, Bernardo, hoje com 11 anos, já passou pelo ensino regular, com mediadora, adaptação de currículo e hoje claro isso não mais é possível, porque já está um rapaz e nada que se adapte funcionaria em uma estrutura escolar de sala de aula para crianças da idade dele. Hoje está em Classe Especial no ensino Público com horário muito reduzido, porque não há outra opção. Os profissionais fazem o que podem, mas com 2 horas não há muito o que fazer. E Classe Especial não é inclusão. As escolas têm que coexistir, não há porque serem excludentes e não há porque tanta falta de empatia entre as pessoas da própria comunidade. Muito obrigada por suas palavras e observações muito esclarecedoras!! Ótima tarde!
Concordo plenamente tenho um filho autista em escola regular e sinto na pele o qto é hipocrisia está inclusão. Eles não tem o suporte necessário e nem fazem o por onde haver, descaso total , sinceramente preferia com antigamente que deveria ter a classe Especial com um professor capacitado para exercer sua função como pedagogo. Não é splesmente jogar dentro de uma classe . Eles merecem respeito e desempenho para se desenvolverem. O meu filho está no Oitavo ano , em casa tento ensinar matemática básica , imagina se ele não consegue a básica chegar a uma Expressão Numérica 😢
Oi William, gosto muito de seus vídeos, parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻 Quanto às novas mudanças, eu vejo um lado muito positivo que é dar um poder de escolha maior à família. Isso irá gerar um custo político e social, pois, a partir do momento que aumentar a demanda na área especializada da educação especial, há de se investir mais nesse tipo de educação. Isso é muito bom!
Desde que o TH-cam me indicou seus vídeos consegui esclarecer muitas dúvidas tudo de forma muito bem explicada. Gostaria que todos que tem dificuldade em aceitar que seu filho tem autismo pudessem e quisesse assistir seus vídeos! Que você continue assim podendo nos trazer informações sempre!
Pq não a criação de "Centros de Apoio Especializado" (QUE FUNCIONEM REALMENTE) onde a criança matriculada no ensino regular receba atendimento especializado dividindo sua carga entre a escola regular e o atendimento especializado. Um atendimento que também oriente e apoie a escola para o pleno desenvolvimento dessa criança?
Ainda que não seja a maior parcela, haverão educandos que se beneficiarão mais de escolas especializadas. De qualquer forma, como aponto no vídeo, uma das críticas que sugiro é que precisamos cobrar para deixar claro como se dará o processo de progresso dos educandos uma vez matriculados em escolas especializadas para posteriormente serem incluídos na escola regular conforme a aquisição de habilidades básicas.
Primeiro quero te dizer que cada dia te admiro mais, por sua capacidade de analise, sua empatia e visão do todo. Com muita inteligência, educação e sensibilidade você fez uma leitura perfeita sobre a situação. Concordo com vc em tudo e o que penso que poderia ser estudado como uma opção interessante seria escolas híbridas em que tivéssemos classes especiais e classes mistas de acordo com a avaliação de desenvolvimento. Percebo que muitas vezes o bem estar do educando é esquecido, coloca-se em segundo plano o desenvolvimento e real benefício da pessoa para satisfazer uma necessidade de "inclusão" como se isso fosse uma prioridade acima de tudo e de todos.
Primeiro vou deixar claro que AMO o canal.Acho Willian Chimura super super super inteligente. Agora, acho que todo o exagero que a comunidade autista apresenta para defender os direitos dos autistas são bem vindos. Não é brincadeira como a sociedade em geral passa por cima do direito dessas pessoas. Se a pessoa não se impor e não tiver um bom advogado, acaba dando-se mal. Sei o quanto é difícil lutar pelos direitos da autista que amo. O autista, por interpretar de forma literal as colocações, pode cair na armadilha de pensar que não há má intenção nas pessoas. Muitas vezes elas não entendem que as pessoas estão sendo dissimuladas e podem sofrer grandes danos irreparáveis com isso.
Excelente!! Vídeo extremamente esclarecedor, eu estava com muita dificuldade de achar conteúdo sobre o assunto de forma imparcial, me ajudou muito a entender o que de fato iria acontecer. "Evidência científica" com certeza deveria ser utilizada para resolver diversas pautas, principalmente nas sociais. Comecei a acompanhar seu canal a pouco tempo, e já me tornei um grande fã sua! Obrigada por fornecer vídeos que enriquecem o conhecimentos, estou aprendendo muito contigo!
Estou fazendo o curso no avamec sobre o assunto e estou encantada e muito feliz pelas lutas de melhoria para as pessoas com transtornos do espectro altista (TEA) estou seuindo seu canal e aprendendo muito.parabèns!! willian seus conteùdos são excelentes.
Willian, muitíssimo obrigada pelo vídeo! Estava num nível bem superficial sobre o assunto porque só acompanhava nas redes sociais. Depois de ler a respeito, acabei percebendo que é complicado dizer se projeto X é certo ou errado, bom ou ruim. Estou tomando mais cuidado com qualquer assunto, essa discussão foi o ápice para mim. Para quem leu aqui, espero que tenha um bom dia, tarde ou noite!
Melhor colocação que vi sobre o tema até o momento! Muitas variáveis a serem analisadas antes de sair defendo um "lado", pq é isso que está acontecendo ou é contra ou a favor sem nem antes entender todo o contexto.. Parabéns Will 👏👏👏
Olá wilhan. Que canal maravilhoso, parabéns você explica com tranquilidade a realidade do autista. Tenho um filho com tem a possibilidade de ser autista ele está sendo acompanhado por especialistas. E através dos seus vídeos estou entendendo melhor o universo do autista detalhes simples que talvez a gente não percebe. Muito obrigada.
Parabéns pelo seu trabalho me preocupa muito está questão meu filho quando tive diagnóstico procurei escola especializada infantil não existia aqui na cidade coloquei em uma regular infelizmente até hj já faz 3 anos so encontro boa vontade mas infelizmente são pessoas despreparadas desde a coordenação aos professores e cuidadores estou me dedicando a entender todo este processo aprendizado para tomar decisões após pandemia, no momento estou tentando ensinar meu filho 6 anos em casa pq não recebo material adaptado da escola eu que tenho correr atrás e isto falo tanto da particular como da pública.
Gratidão, parabéns Willian peio conteúdo você é uma pessoa iluminada, obrigado pela sua contribuição e seus ensinamento gratidão, gratidão, gratidão....
MELHOR EXPLICAÇÃO JÁ VISTO. Fico preocupada só com uma questão em deixar os pais decidirem. Pois muitos pais precisam de ajuda em escolher o que é melhor para os seus filhos. Aí entra uma questão. Os pais serem manipulado para atender interesse de alguns. Tenho filho com 7 anos com Síndrome de Down e passei por isso.
Willian tenho algumas perguntas para te fazer, espero a resposta. 1- pq vc só usa camisas brancas ? Ksksk 2- vc só começou a ter videos no youtube quando vc descobrir q vc tem autismo? 3- pq vc não começa a postar 1 ou 2 videos por semana? Vc è muito ocupado ao estudar pro mestrado? 4- me explica de onde vem tanta beleza pra uma pesso só ❤
Gostei da sua análise por trazer uma análise pormenorizada e com estímulo a diálogos e possibilidades de sair dessa dicotomia...acredito que precisamos pensar na qualidade da educação e no acesso. Tenho uma filha com TEA com 5 anos que estuda em escola regular e percebo que a escola ainda está em processo de aprendizagem de como de fato incluir...a qualificação contínua dos/as professores/as e auxiliares é essencial junto com a participação das familias...e penso que precisamos pensar, em algo na nova política que se relaciona ao controle social e os ajustes necessários que precisar ( que toda política pública precisa ser monitorada, avaliada e ajustada com o tempo) ...
Incrível a abordagem! Conteúdo muito didático e de fato necessário. Seu lugar de fala promovendo essa discussão sobre a política pública inclusiva, obrigada por toda colocação.
Vídeo incrível, acho muito necessário essas escolas especiais, afirmo isso no meu caso, que é em relação a comunidade surda, sem essas escolas especiais acabamos sendo excluídos de fato e ainda prejudicando na nossa educação, pois em uma escola especial todas as matérias são planejadas em Libras, e com bastante conteúdo visual que ajuda bastante no nosso aprendizado (pois surdos pensam com imagens e não vozes), logo na escola inclusiva, o interprete de Libras nunca vai alcançar o mesmo ritmo do professor. Um exemplo, na sala de aula inclusiva o professor faz uma pergunta, enquanto os alunos ouvintes já estão respondendo essa pergunta, o interprete ainda está traduzindo para os surdos assim eles não tem a mesma oportunidade de responder como os alunos ouvintes, ficando para trás e não desenvolvendo sua educação como os demais alunos.
@@fabrinavilain2012 obrigada! acho que escolas espaciais são inclusivas, por fornecerem apoio a alunos com necessidades especiais se desenvolverem, e poder competir de igual para igual com alunos comuns. Essa é minha visão sobre minha comunidade surda, onde passei tanto em uma escola especial como uma escola inclusiva.
@@VerbocomLibras Não sei se "competir" seria a melhor palavra, talvez "aprender e se desenvolver tanto quanto as pessoas ouvintes" seja uma melhor descrição. 👍
@@dezraj340 Boa! gostei da sua colocação, pois realmente assim passa ainda mais a ideia de união de todos em prol de inclusão social que é um trabalho de todos nós e não apenas um indivíduo
Este vídeo foi muito esclarecedor. Há uma necessidade sim de escolas especializadas. Eu adoraria ter frequentado alguma. Era muito frustrante estar entre pessoas que não compreendiam em nada minha situação.
Amei seu canal, tenho um filho autista com 8 anos!! Nossa vc e muito educado e inteligente, tem uma delicadeza em explicar o assunto, muito muito obrigada William!! Excelente trabalho vc tem ajudado muito!! 🙏❤️
Escolas especializadas são necessárias e vão dar o suporte necessário para quem mais precisa, infelizmente muitos não entendem o propósito dessas escolas. Ótimo esclarescimento! Parabéns e obrigada por contribuir com informações relevantes pra comunidade!
O conhecimento e tudo . tem pessoas que opinião sem nem mesmo ler a lei .ou apenas por questões de criticar o governo atual.vc foi espetacular na sua fala.sou mãe de autista e sei bem que nem todos se adaptam a escola regular
Eu estava muito curioso pra saber o posicionamento das próprias PcD/com TEA, porque eu digo minha opinião e me acusam de ser uma opinião capacitista, o que eu acho um absurdo. Tinha ficado realmente triste, sem saber se eu estava sendo inadequado. Obrigado Willian, seu vídeo "caiu como uma luva", foi em momento oportuno pra mim.
Já manifestei minha opinião na tua página do Instagram. Considero a Inclusão verdadeira um caminho ético para a evolução humana. Qualquer tentativa fora disso, mesmo sob o rótulo Educação, caracteriza um retrocesso.
Nenhuma lei é eterna ou perfeita, o importante é dar o primeiro passo, parabéns a todos que participaram vida formulação do debate para a lei, e que a tolerância e o diálogo continue a ter espaço e possamos ver leis como essa evoluírem para algo muito melhor.
PS: Parabéns pelo teu trabalho e pela forma lógica como apresentou a questão. Quanto ao ranço com o atual governo, é difícil deixá-lo de lado, especialmente quando temos um Ministro da Educação que diz que a tua profissão é algo que só quem não sabe fazer mais nada procura.
Muito obrigado pela contribuição através desse vídeo. Assim, aproveito e agradeço também pelos demais vídeos postados. Seu trabalho convida a reflexão, obrigado.
Muito obrigada Willian ! Essa live eu considero a mais importante... Você conseguiu me explicar tudo o que eu precisava saber sobre a nova política da Educação Inclusiva.
Coerência e ponderação. Um vídeo para quem quer de fato refletir e se mobilizar para uma sociedade mais justa. Sabe-se que a filosofia da inclusão propõe um sistema educacional de qualidade para todos os alunos, com ou sem deficiência. A equidade, caracterizada pelo senso de justiça, imparcialidade, respeito à igualdade de direitos, é condição fundamental para que a educação seja proveitosa para todos, seja pedagógica ou socialmente falando. Sucede que, nem todos as pessoas possuem as habilidades essenciais, para se beneficiar da escola enquanto espaço formal de aprendizagem e nesse sentido a educação especializada representa um importante equipamento para instrumentalizar essas pessoas para posteriormente se beneficiarem da educação inclusiva. É importante destacar, ainda, que as habilidades essenciais no contexto escolar são desenvolvidas numa hierarquia de dificuldade. Elas se referem aos aspectos cognitivos e vão desde as • mais simples, que é a "identificação" realizada geralmente com materiais concretos - observar, reconhecer, apontar, representar-; • passando pela intermediária, que é a "transformação" com operações mentais - ordenar, medir, classificar, seriar, decompor e conservar-; • até à mais complexa, que é a "compreensão" advinda do raciocínio para resolver problemas e compreender cenários complexos - avaliar, analisar, criticar, argumentar e apresentar prognósticos entre outros. Não podemos presumir que as garantias dos direitos possam ser desconsideradas, pois o documento aborda pontos relevantes da dinâmica do segmento educacional, mas, conforme já apresentado neste vídeo e por especialistas, um decreto não tem força para se sobrepor às leis em vigor que foram construídas coletivamente e que devem ser praticadas na sua imparcialidade e respeitadas por todos os membros da sociedade. Lembrando que o cumprimento das determinações e obrigações é irrevogável cabendo as penalizações previstas em lei para aqueles que as deixarem de efetivá-las. Como educadora, atuante na gestão e docência, acredito que o processo educativo inclusivo realizado em condições adequadas de estrutura física, aparatos tecnológicos necessários e com uma equipe qualificada seja um atendimento essencial para a equidade e a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e espero que discussões como essas permaneçam na pauta da nossa sociedade.
Sempre é um prazer ouvir você falando sobre um tema. Falta muito esta habilidade em nossos lideres. E que capacidade de analise empatica perfeita. Parabéns.
Como inspetor de alunos presenciei crianças com paralisia cerebral que não tinham nenhum aproveitamento da escola regular , uma Professora para 40 alunos , 01 auxiliar que constantemente era substituída e quando faltava auxiliar era eu quem dava o almoço, trocava a fralda , sem haver nem um treinamento para isso, dava a comidinha dela com o maior amor e orando a Deus que ela não tivesse nenhum engasgo, mas isso vai de cada um, não concordo com essa inclusão onde os espaços não favorecem e a equipe não é treinada para os cuidados com crianças com múltiplas deficiências.
Sou a favor da nova política, já que passei a vida “inclusa”, mas completamente excluída, abusada e incompreendida de forma extremamente cruel. Não acho retrocesso.
Comparto sua opinião, meu filho passou pelas escolas “mais inclusivas” da minha região, tem sido um castigo pra ele, vocês não merecem ser maltratados. Forte abraço!
É retrocesso, é muito retrocesso, a escola teria que ter preparo para atender á todos, essa medida só mostra a incompetência do governo em preparar a escola para atender á todos os alunos.
@@nataliagrazielacaldeira8504 você tem filho em situação de "especial ou que tenha passado pela escola inclusiva? Conte-nos sua experiência. O que acha das APAE's. Faça-nos conhecer sua experiência, por favor.
Como sempre seu video foi ótemooooo. Pois vc apresenta a realidade de modo equilibrado. E não só um viés de pensamento. Um debate equilibrado é sempre construtivo. Um ótimo final de semana pra vc na companhia de Jesus.
Concordo plenamente com tudo,e acho também que falta muito mais informações(não no seu vídeo ou canal)mas dos (responsáveis legislativos,governamentais,especialistas e mais compartilhamento positivo sobre o assunto por todos não só os que vivem o autismo)para mais entendimento.
Sensacional! Hoje vi um post uma mãe da comunidade autista, dizendo que a atual política está querendo retroceder, e em tempos de eleição, isso é muito perigoso! Enfim, obrigada pelo excelente video e a impecável colocação imparcial.
Eu concordo com tudo que vc falou! Estava falando esses dias sobre o fato de que a existência do aluno especial nas salas ajuda aos outros alunos a não ter preconceito, mas isso pode não estar sendo a melhor opção para o aluno especial, isso está ajudando o aluno regular a ser uma pessoa melhor... O problema é que esse governo específico não parece querer investir mais em educação... E a criação de escolas especiais de qualidade necessita de investimento. A descrença nesse governo é algo que pesa na questão... Mas eu sou totalmente a favor da existência de escolas especializadas.
Te escutando consegui regular alguns pontos que estavam me deixando muito preocupada, mas o tema, como você disse não se esgotou... Há alguns pontos no decreto que precisa ser melhor esclarecido.... De fato incluir crianças no ensino regular e não garantir Aprendizagem, como acontece hoje, por exemplo, com os autistas severos, é quebra de direito a educação, portanto precisamos refletir um pouco mais! Obrigada pelas análises! Acredito que teremos necessidade de outros vídeos a Respeito! Grande abraço 😊💪🏾💪🏾💓💓💓
Se não tiver paciência para assistir tudo, pule para 11:48
Caso queira dar sua opinião nos comentários, peço que assista ao vídeo todo :)
OK,obrigada eu estou assistindo agora amo muito seu canal
É amigo esse é o Brasil quê vivemos tenho um amigo também no Facebook Eduardo De Jesus batera mais conhecido como dudu batera de jesus quê têm canal no TH-cam dele tocando bateria quê me falou quê tudo isso podia acontecer com nós asperguers
Poxa vida William ainda quero te ver governando este país, vc é um cara tão inteligente e ponderado, parabéns
@@jornalistarenatarosa4205 É isso mesmo que precisamos: Ponderação. E não cada um querer enfiar guela baixo o que pensa, ou como dizem hj em dia: A verdade particular dele.
Eu no meu caso conheço escola especial e a aba, infelizmente muita gente critica aba ou escola especial por não terem experiéncia e critica sem conheçer informações. Dê like no meu comentário, pq gosto do seu canal
Finalmente um posicionamento deixando claro como esse assunto é complexo, exige a análise de diversas variáveis e precisa ir muito além de uma frase de efeito em rede social. Sei nem o que dizer. Obrigada!
Foi ótima. A mais sensata explicação.
Era totalmente contra esta política, por medo de uma maior exclusão. Mas repensei muitas coisas.
Obrigada.
Sheila vc por aqui rsrs..tsmbem sigo o Willian Chimura
digo o mesmo sheila....hoje minha opinião é a mesma que a do willian e tenho medo que me achem um "defensor" do bolsonaro só pq discordo dessa visão binarizada.....enfim, é complicado
Concordo com seu posicionamento, é uma questão que cabe muita analise.
Sou professor de ensino médio e muitos dos alunos especiais que chegam nas minhas turmas não são nem alfabetizados, muitos são matriculados mas não são inclusos, principalmente alunos com deficiências múltiplas pois o sistema educacional não oferece suporte para a escola e professores realizarem esse trabalho como deveria, como por exemplo a realidade que vivo, alunos com graus severos, com deficiências mutiplas em sala "regulares" lotadas sem nenhum suporte especial ao aluno, ao professor ou profissional de apoio, isso não é inclusão. Acredito na inclusão em escolas "regulares", e que a mesma não se resume em discussões superficiais no Twitter, mais de muito diálogo ( sem ideologias politicas que só atrapalham) e bom censo. Cada caso é um caso. E acredito que ninguém melhor que os pais para decidirem entre as duas modalidades ou ambas em conjunto de acordo com a especificidade de cada aluno, e esse direto de escolha deve ser assegurado por lei.
Existe mais relatos de como é difícil um autista em uma escola regular, professoras não preparados, crianças sem tolerância com o comportamento de uma criança autista,qualquer o grau, meu filho é autista severo,tem quase quatro anos e se eu puder escolher eu colocaria em uma escola especializada, acredito que inclusão social ,não tem que partir só de pessoas com condição, afinal só nos sabemos que esse questão do preconceito, acredito que para formação educacional não teria que ter esse de "inclusão social" , o mundo o força a ficar entre todos ..ja que o comportamento do autista sim precisa de um profissional da educação especializado .. hoje ele está na creche, e já está sentindo com a falta de um professor (a) ( pq não encontra,o sistema é burocrático) ,imagina na escola regular ! ?
Eu sou a favor se investir pesado nos professores, capacitar eles para receber crianças especiais em graus leves. E sou a favor de ter as escolas especializadas ja que sabe que tem os graus.
@@juliananascimento9158 O mais engraçado é ver a quantidade gente que não se educou dizendo que se deve investir em algo que eles nem sabem como é ou como funciona (educação). Digo de educação em geral. Não é colocando rios de dinheiro na educação e nem pagando o dobro para os professores, que a educação vai melhorar.
Educação é para quem quer ser educado e isso não há como mudar, pois pessoas que estudam nasceram pra estudar e as demais não.
Não adianta falar em educação e não olhar pra si mesma. Falar disso e depois ir pro sertanejo/funk, assistir novela, causar mal aos outros, ser uma pessoa fingida, ser mal agradecido com seu patrão e toda a sorte de malfeitos que as pessoas fazem por aí.
O que essas coisas tem com educação? É delas que se formam nossa cultura e o senso comum. O caminho para educação melhor começa aí.
Os alunos especiais nas turmas mixta se chama inclusão
@@andersonpereira7042 verdade mas tudo o que você falou é reflexo de uma educação pública ruin. No japao(se nao me em gano) por exemplo eles tem aula de nutrição. Ai você vem e me pergunta :o que isso tem a ver? Tudo,eles tendo aulas de nutrição eles levam esse conhecimento para casa, cuidando da saúde adoece menos e consequentemente não iria sobrecarregar tanto hospitais. Tem que ter uma visão ampla das coisas... Visão futura. Educação é algo que meche com tudo, investindo pesado em educação muitas coisas mudam, dei o exemplo da saúde,dou outro que é da suporte ou bagagem o suficiente para aquele estudante da rede publica poder competir com um particular. A gente sabe que muitos que passam em provas como enem,estudaram em rede particular. E assim, o governo investindo em educação nao precisa ao meu vê investir em cotas raciais pq aquele aluno que estudou na escola santa esperança ao qual o governo investiu,vai ter bagagem para competir com outro que estudou em uma escolar particular.
@@juliananascimento9158
No Japão pode ter aula de nutrição, mas os caracteristicas que fazem do japones um povo dedicado vem de sua cultura milenar e desde muito antes de ter nutrição nas escolas.
Agora algo bem sério: se o Japão tem nutrição nas escolas para melhorar a saúde das pessoas, o que países como ele fazem contra os alimentos transgenicos, que matam mais de cancer que o cigarro? Nos EUA 100% do cultivo de alimentos é transgenico. No Brasil mais de 80%.
Vê a hipocrisia dos governos?
Hoje em dia falam em educação como forma de entrar em mercado de trabalho, por isso de cotas e oportunidades para pessoas de baixa renda.
Pra começar, a educação no mundo se cagou depois de confundirem ela com profissão. O estudo é uma coisa que depende de vocação e não serve a carreira profissional, serve ao ENTENDIMENTO de tudo que existe.
É mais simples do que você imagina: Estudar vem da vontade de uma pessoa por CONHECER. Uma paixão em seu interior por entender o que nos cerca ou uma coisa determinada. Poucas pessoas nascem com isso dentro delas e você não tem como fazer as outras seguirem isso.
Por exemplo, as faculdades hoje formam alunos de direito para entrar no mercado de trabalho. No tempo em que elas formavam alunos para eles dominar a ciência do direito, não existia essas cagadas que existem hoje na justica e nas Leis.
Ps: A sua visão é uma cópia das bestialidades ditas na mídia, que eles pregam para as pessoas repetirem feito papagaios sem entender do que se trata. Vocês imaginam que tudo acontecerá se investir em educação, sem ter nenhuma base real pra tanto. Primeiro é necessário saber como o saber funciona, depois decidir como melhorar ele.
Algumas pessoas não nasceram pra estudar e nunca irão. E não há problema nisso. Saindo na rua é fácil perceber tal coisa. O que melhora o comportamento delas é a religião e a cultura, nada mais.
Que visão clara da realidade e que espetáculo de argumentação. Estou convencido que se pelo menos metade da população tivesse o mesmo autismo leve que o William, certamente o mundo seria muito melhor. Obrigado por compartilhar seu conhecimento e inspirar pessoas dentro e fora da comunidade do autismo. Parabéns
Parabéns pelo conteúdo! Meu marido que tem o canal comigo é autista asperger! Seu conteúdo está muito bacana, assim como o Jardel, meu marido, você se posiciona muito bem e quebra o arquétipo do autista que não consegue transmitir suas ideias! Parabéns pelo vídeo! 👏🏻👏🏻💪🏼
Resolver a inclusão é "simples", incluir significa aceitar, compreender e respeitar; no mínimo tolerar. Cada ser humano é um indivíduo diferente do outro, com necessidades diferentes, não podemos generalizar, mas acredito em deixar todos os caminhos abertos para que cada um possa escolher o que acha melhor para si. Escolas especiais sim, mas não como regra, inclusão em escolas convencionais sim, mas não como regra! Sou pai de TEA (fresco, o diagnóstico não está fechado ainda) e tenho MUITO a aprender, mas não acredito que propor algo ou decidir algo que é para todos, pensando apenas no meu caso seja aceitável. Gratidão Chimura pelo seu engajamento, mesmo que seja em "causa própria", te considero uma pessoa sensata e altruísta. Pessoas como você me fazem crer que o futuro do meu filho será menos árduo, e isso me conforta um pouco.
Willian, vc é muito inteligente e tem um discurso prudente. Prega também a prudência. Parabéns 👏👏👏 Deus te abençoe sempre
Muito bom; te sigo já faz um tempo, acho suas críticas muito equilibradas, sensatas e com um bom tempero, vc é uma benção!
Muito boa ponderação.
Eu tenho filho com autismo tipo severo. E gosto da tua posição ética e equilibrada, com fundamentação. Em geral estamos num ativismo de vitimização. Temos que sair dessa cultura de sofrimento e não irmos para o embate agressivo mas sim para um diálogo saudável.
Sou mãe de um menino de 8 anos matriculado em uma escola regular de Porto Alegre. Por 2 anos fui chamada várias vezes ao SOE para escutar as queixas a respeito do comportamento dele e de uma suposta "falta de limites e educação" por parte dos pais.
Essa mesma escola mudou sua coordenação e treinou seus professores para um olhar mais atento às diferenças. Com isso puderam nos auxiliar a buscar atendimento especializado e chegar ao diagnóstico de TEA Leve. Hoje podemos auxiliar ele a vencer dificuldades que não seriam vistas assim sem o diagnóstico.
Ele participa de todas as aulas pela internet desde o início da pandemia e consegue acompanhar a turma.
Meu sonho é que todas as escolas tivessem esse olhar atento aos alunos.
Willian, adorei seu tom apaziguador. Concordo com seu ponto de vista e acredito plenamente, que se tirarmos o viés político dessa discussão, poderemos ter uma grande oportunidade de melhorar o ensino no Brasil. Infelizmente nem todos estão interessados nessa melhora, mas sim em defender seu partido político de preferência. Uma pena.
Parabéns pela iniciativa dessa discussão. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Você é o cara, muito sensato e sim você me representa como família de autista
Parabéns! Discurso muito seguro e extremamente coerente... não podemos ser radicais ao extremo ao ponto de tomar lado político! A comunidade prega a empatia... mas vemos que muitos não colocam isso em prática! No Brasil não existe INCLUSÃO... o Ensino Regular tem que de fato oferecer a inclusão na prática... não simplesmente algo que parece um " remendo " e mal feito! É algo muito maior que nosso mero entendimento leigo... e vamos combinar que discursos de ódio e disseminação de pavor não nos ajuda em nada!
Sempre te admirei. Mas esse vídeo aumentou muito meu RESPEITO por sua pessoa. Sou mãe de autista e professora em escola regular. E estava esperando muito uma reflexão inteligente a respeito desse decreto. Obrigada.
Até me emocionei assistindo o vídeo, o mundo precisa de mais pessoas como vc, disposta ao diálogo com respeito.
Obrigada Will. Como sempre, vc sempre dá opiniões sensatas e apresenta mais de um ponto de vista.
Olá Willian!! Quero parabenizar vc pelo trabalho e pela sua maneira de explicar as coisas em seu canal.
Vai ser longo o texto (mas espero acrescentar ideias).
Não sou residente do Brasil e tenho uma filha de 12 anos com TDAH e outras dificuldades escolares e um filho de 3 anos autista.
Minha história é bem diferente das mães, pois eu fui educadora quando adolescente e fiz curso de desenvolvimento infantil pra poder ensinar crianças nas faixas etárias de 3 a 6 anos.
Eu percebi desde que meu filho tinha 6 meses o atraso e que ele bem provavelmente era autista.
Resido em Israel aonde o ensino de educação é bem diferente dos outros países. Eu não conheço nenhum outro país que tenha o mesmo ensino, nesse sentido, creio que seja um aprimoramento do que já existe.
Dito isso quero dizer que o problema sobre o ensino primeiramente é cultural.
O Brasil infelizmente é um país muito retrógrado e com políticas públicas muito ruins.
Eu torço pra que projetos que visam melhorar a integração e a educação no Brasil sejam aprovados e as pessoas possam se beneficiar disso.
Como é uma questão cultural e também política, creio que qualquer passo dado na direção de apoio aos deficientes e as suas famílias vai ser uma vitória.
O Brasil precisaria ser reformulado num contexto geral, tanto político quanto social e educacional para que tais medidas sejam implantadas com sucesso.
Uma breve explicação sobre o Estado de Israel e seu ensino escolar.
Aqui existe ensino especial há mais de 30 anos, dentre esses serviços estão escolas especializadas somente no ASD (TEA).
Mas ligado ao ensino educacional está ligado o sistema de saúde.
Aqui existem médicos formados em desenvolvimento infantil e o acompanhamento é feito desde o nascimento.
Existem centros de desenvolvimento infantil aonde toda a gama de médicos, psicólogos, fisioterapeutas e todos os outros profissionais necessários para avaliação e tratamento de crianças, jovens e adultos com quaisquer deficiência ou dificuldades.
Aqui desde a primeira infância aonde pode se observar qualquer atraso na criança com até dois anos de idade, são encaminhados para esses centros aonde passam por avaliações médicas competentes e assim encaminhado a família para o atendimento necessário.
Feito isso, a criança que for diagnosticado com o autismo,por exemplo, é encaminhado para o serviço de Inss daqui e é avaliada e automaticamente ganha carteira de deficiência e uma pensão que ajuda a custear os tratamentos.TODAS as crianças recebem esse benefício e cada um recebe o valor de pensão conforme o caso e os tratamentos necessários.
(O sistema de saúde daqui também é diferente e precisaria de mais espaço pra explicar, mas não convém agora).
Aqui existem escolinhas que oferecem os tratamentos intensivos para ajudar no desenvolvimento deles (são turminhas de no max 10 crianças e cada criança tem seu cuidador, além da responsável pela turma que é como uma professora), com terapias, ensino com ABA ou Denver, fisioterapeuta e outros profissionais da saúde, tudo dentro dessa escolinha, cabe frisar que estou falando do ensino de 1 ano de idade até os 6 anos quando entra na primeira série.
Eles recebem pelo menos 20 horas semanais de terapias.
Os pais recebem instruções de como melhorar e ajudar o filho no desenvolvimento.
Existem encontros com os profissionais a cada período de tempo e nele a família pode ver o progresso e trabalhar em conjunto com a equipe.
Agora vou passar para o ensino de forma geral.
De 1a a terceiro ano.
Aqui não existe reprovar de ano, por tanto existem em algumas escolas regulares com salas especiais que acolhem no máximo de 12 crianças por sala, que apresentam dificuldades escolares e ou alguma deficiência ou até mesmo superdotados.
Essas escolas são ditas integradoras e eles fazem com que haja socialização entre as turmas “normais” com as especiais.
Existem escolas totalmente especializadas, aonde eles trabalham o desenvolvimento individual de cada criança.
Pra que isso seja possível, existem um órgão dentro do ministério da educação que é voltado apenas para a educação especial.
Neles são passadas as avaliações que são feitas nas crianças que apresentam dificuldades ou que são portadoras de alguma deficiência ou superdotação.
(Aqui existem órgãos públicos que oferecem os testes e avaliações psicológicas gratuitas pra quem não tem condições de pagar).
As crianças aualmente são avaliadas e a cada 3 anos são refeitos testes de reavaliação psicológica pra garantir que o sistema beneficie os mesmo e ou mantendo os “atestados” ou os liberando para um ensino “normal”. (Válido também pra pensão do Inss).
Toda essa avaliação é feita com as equipes responsáveis pela criança, escola, pais e até mesma a própria criança.
Existem um respeito muito grande e uma compreensão na sociedade que essa forma de ensino é necessária e ela é beneficiária pra todos que à necessitam. (Claro que sempre tem gente do contra)
Mas enfim, meu testemunho aqui sobre como funciona aqui a realidade de pessoas com necessidades especiais é apenas uma pequena reflexão sobre a cultura de uma sociedade.
Eu agradeço todos os dias de estar aqui e meus filhos terem a oportunidade de crescerem tendo o ensino que eles merecem receber, tendo apoio psicológico e pedagógico pro desenvolvimento deles.
Que mais países fossem assim como o meu que dá a tranquilidade pros pais irem trabalhar e saberem que seus filhos estão sendo tratados, evoluindo e tendo a oportunidade da gente seguir as nossas carreiras e podendo por o pão na mesa. Pq existe uma política, saúde e sistema educacional que nos proporciona isso.
Levou anos pra chegarmos aonde estamos e não foi fácil a luta de quem travou a primeira guerra.
Gostaria que o Brasil e as famílias brasileiras pudessem ter acesso a esse mesmo tratamento que tenho aqui.
Isso faria o país andar pra frente e a mentalidade seria melhor.
Parabenizo vc pela iniciativa de correr atrás desse bem que é pra todos.
Minha filha frequenta a escola regular numa sala especial desde a 4 série e eu vejo todos os dias meus filhos florirem por conta desse sistema educacional.
Desculpa a postagem longa. Mas queria compartilhar um pouco dessas informações que não são disseminadas (ainda mais que é sobre Israel). Quem sabe vc ganha ai uma ideia e possa ajudar a passar pra tantas outras e quem sabe um dia o Brasil ter esse sistema educacional.
Aqui tem a ALUT que é uma organização de pais de autistas e que fornecem treinamentos e capacitação pra profissionais pra trabalharem com o TEA e tb tem casas de acolhimento para autistas aonde recebem moradia e tratamentos. Enfim, não sei se tem Alut no Brasil.
Obrigada e continue a lutar pela causa.
Qualquer coisa da uma pesquisada sobre o nosso sistema de educação especial.
(Desculpa se ficou confuso pq é muito resumido e tentei não deixar nada de fora)
Gostei da sua explanação sobre o tema. É sempre bom ouvir os dois lados . Sou totalmente a favor da inclusão no ensino regular... Porém há casos que um estudante se beneficia mais na escola especializada. Minha dúvida é como ficariam as políticas públicas ( que já não são tão efetivas na educação em geral). Esperemos a OAB se manifestar... Lembrando que o que está em pauta é o melhor desenvolvimento do aluno e seu bem estar. Acredito que caiba mais discussão para esse assunto, entre alunos, pais professores, cuidadores e o governo. Acredito que deveriam fazer uma consulta pública com todos os interessados... seria importante antes da lei. Enfim esperemos...
Perfeita sua colocação, finalmente uma pessoa com senso pra falar sobre o assunto. A grande realidade é que o ser humano está tão egoísta pensando só em si que esqueci que tem outras pessoas que necessitam de uma atenção a mais. Espero que você consiga ajudar muitos pais a entenderem isso tudo.
Willian, acho a sua postura ponderada e muito sábia. Sou professora e sou a favor da inclusão, porém não basta ser a favor e fazer o meu papel temos que pensar de forma macro. Temos que dar opção de escolha e lutar pelo direito de tê-la.
Willian, você foi perfeito em suas colocações e estou totalmente de acordo com você. Hoje as crianças são colocadas dentro da sala de aula e dizem que ocorreu uma inclusão, mas na verdade a criança só está dentro da sala e nao está sendo incluída nas atividades, simplesmente não existe um plano educacional de inclusão e esse aluno muitas vezes fica dormindo ou andando pelos corredores das escolas. Parabéns pelas suas colocações e pelo empenho em lutar e se informar sobre os direitos dos autistas.
Concordo com você 100 %Willian acho que devia sim ter escolas especiais ,você sabe explicar muito bem e também faz um trabalho muito bonito nesta área além de ser muito bonito também.
Um espetáculo a sua análise e sua maneira de expor. Deus faz tudo perfeito, vc tá no lugar certo! Parabéns!!!
Me inscrevi em seu canal. Gosto do seu conteúdo, e vc está de parabéns, pois é um canal que fala sobre autismo onde um autista fala de assuntps referent3s e relevantes. Muito legal. Ganhou mais um inscrito, que por sinal sou autista de verdade. Infelizmente o povo radicaliza os debates
Excelente vídeo! Ao pensarmos sobre o assunto, não devemos partir somente de uma perspectiva particular, mas sim com uma visão mais ampla e empática. Alguns PCD's se adaptam a escolas regulares, mesmo com a escassez da qualificação por parte dos profissionais / políticas públicas, porém, para outros, se faz necessário escolas especializadas. Existe um caminho longo a ser seguido, tanto por escolas particulares , como públicas, porém é necessário investimento em diversos aspectos...
Parabéns pelas excelente s colocações William Chimurra
Fico realmente grato por você disponibilizar esse conteudo da forma como voce retratou, concordo com seu posicionamento e tambem estou buscando me informar mais sobre o assunto.
Creio que ainda é necessario que haja mudanças para que consigamos chegar a um cenario de inclusao plena, e que precisamos de mais soluçoes para chegar em tal cenario.
Otimo video, continue com este trabalho incrivel!
Obrigada Willian! Muito esclarecedor o seu vídeo, e com certeza é o mais equilibrado e embasado de todos que vi até o momento.
Sou mãe de um menino com Autismo severo, Bernardo, hoje com 11 anos, já passou pelo ensino regular, com mediadora, adaptação de currículo e hoje claro isso não mais é possível, porque já está um rapaz e nada que se adapte funcionaria em uma estrutura escolar de sala de aula para crianças da idade dele. Hoje está em Classe Especial no ensino Público com horário muito reduzido, porque não há outra opção. Os profissionais fazem o que podem, mas com 2 horas não há muito o que fazer. E Classe Especial não é inclusão. As escolas têm que coexistir, não há porque serem excludentes e não há porque tanta falta de empatia entre as pessoas da própria comunidade.
Muito obrigada por suas palavras e observações muito esclarecedoras!!
Ótima tarde!
Genteeer...
Que jovem inteligente é esse??
Estou pasmada!
Parabéns coisa linda!
Têm vários autistas asperguer como eu ele quê somos muitos inteligentes
Vc tem uma abilidade incrível de expor esse caso amo muito aprendi tanto com vc que compartilhei com os professores dele parabéns uma vó super fã sua
Na verdade as escolas públicas hoje em dia não estão preparadas nem pra alunos típicos imagina pra as especiais. Muito complicado
eu tbm acho, esse aspecto tem que ser levado em conta, o sistema é falho, os profissionais não recebem devida capacitação.
Nem as escolas como estrutura nem o corpo de professores :(
Serviços públicos é algo triste, ainda tem gente que estuda na escola aí aí
Concordo plenamente tenho um filho autista em escola regular e sinto na pele o qto é hipocrisia está inclusão.
Eles não tem o suporte necessário e nem fazem o por onde haver, descaso total , sinceramente preferia com antigamente que deveria ter a classe Especial com um professor capacitado para exercer sua função como pedagogo.
Não é splesmente jogar dentro de uma classe .
Eles merecem respeito e desempenho para se desenvolverem.
O meu filho está no Oitavo ano , em casa tento ensinar matemática básica , imagina se ele não consegue a básica chegar a uma Expressão Numérica 😢
Sim beleza então
Eu estava aguardando muito esse seu vídeo. Vou ver agora.
Oi William, gosto muito de seus vídeos, parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻
Quanto às novas mudanças, eu vejo um lado muito positivo que é dar um poder de escolha maior à família. Isso irá gerar um custo político e social, pois, a partir do momento que aumentar a demanda na área especializada da educação especial, há de se investir mais nesse tipo de educação.
Isso é muito bom!
Desde que o TH-cam me indicou seus vídeos consegui esclarecer muitas dúvidas tudo de forma muito bem explicada. Gostaria que todos que tem dificuldade em aceitar que seu filho tem autismo pudessem e quisesse assistir seus vídeos!
Que você continue assim podendo nos trazer informações sempre!
Pq não a criação de "Centros de Apoio Especializado" (QUE FUNCIONEM REALMENTE) onde a criança matriculada no ensino regular receba atendimento especializado dividindo sua carga entre a escola regular e o atendimento especializado. Um atendimento que também oriente e apoie a escola para o pleno desenvolvimento dessa criança?
Ainda que não seja a maior parcela, haverão educandos que se beneficiarão mais de escolas especializadas. De qualquer forma, como aponto no vídeo, uma das críticas que sugiro é que precisamos cobrar para deixar claro como se dará o processo de progresso dos educandos uma vez matriculados em escolas especializadas para posteriormente serem incluídos na escola regular conforme a aquisição de habilidades básicas.
Primeiro quero te dizer que cada dia te admiro mais, por sua capacidade de analise, sua empatia e visão do todo. Com muita inteligência, educação e sensibilidade você fez uma leitura perfeita sobre a situação. Concordo com vc em tudo e o que penso que poderia ser estudado como uma opção interessante seria escolas híbridas em que tivéssemos classes especiais e classes mistas de acordo com a avaliação de desenvolvimento. Percebo que muitas vezes o bem estar do educando é esquecido, coloca-se em segundo plano o desenvolvimento e real benefício da pessoa para satisfazer uma necessidade de "inclusão" como se isso fosse uma prioridade acima de tudo e de todos.
Primeiro vou deixar claro que AMO o canal.Acho Willian Chimura super super super inteligente.
Agora, acho que todo o exagero que a comunidade autista apresenta para defender os direitos dos autistas são bem vindos.
Não é brincadeira como a sociedade em geral passa por cima do direito dessas pessoas.
Se a pessoa não se impor e não tiver um bom advogado, acaba dando-se mal.
Sei o quanto é difícil lutar pelos direitos da autista que amo.
O autista, por interpretar de forma literal as colocações, pode cair na armadilha de pensar que não há má intenção nas pessoas. Muitas vezes elas não entendem que as pessoas estão sendo dissimuladas e podem sofrer grandes danos irreparáveis com isso.
Excelente!! Vídeo extremamente esclarecedor, eu estava com muita dificuldade de achar conteúdo sobre o assunto de forma imparcial, me ajudou muito a entender o que de fato iria acontecer.
"Evidência científica" com certeza deveria ser utilizada para resolver diversas pautas, principalmente nas sociais.
Comecei a acompanhar seu canal a pouco tempo, e já me tornei um grande fã sua!
Obrigada por fornecer vídeos que enriquecem o conhecimentos, estou aprendendo muito contigo!
Estou fazendo o curso no avamec sobre o assunto e estou encantada e muito feliz pelas lutas de melhoria para as pessoas com transtornos do espectro altista (TEA) estou seuindo seu canal e aprendendo muito.parabèns!! willian seus conteùdos são excelentes.
Willian, muitíssimo obrigada pelo vídeo! Estava num nível bem superficial sobre o assunto porque só acompanhava nas redes sociais. Depois de ler a respeito, acabei percebendo que é complicado dizer se projeto X é certo ou errado, bom ou ruim. Estou tomando mais cuidado com qualquer assunto, essa discussão foi o ápice para mim.
Para quem leu aqui, espero que tenha um bom dia, tarde ou noite!
Melhor colocação que vi sobre o tema até o momento! Muitas variáveis a serem analisadas antes de sair defendo um "lado", pq é isso que está acontecendo ou é contra ou a favor sem nem antes entender todo o contexto.. Parabéns Will 👏👏👏
Olá wilhan. Que canal maravilhoso, parabéns você explica com tranquilidade a realidade do autista. Tenho um filho com tem a possibilidade de ser autista ele está sendo acompanhado por especialistas. E através dos seus vídeos estou entendendo melhor o universo do autista detalhes simples que talvez a gente não percebe. Muito obrigada.
Parabéns pelo seu trabalho me preocupa muito está questão meu filho quando tive diagnóstico procurei escola especializada infantil não existia aqui na cidade coloquei em uma regular infelizmente até hj já faz 3 anos so encontro boa vontade mas infelizmente são pessoas despreparadas desde a coordenação aos professores e cuidadores estou me dedicando a entender todo este processo aprendizado para tomar decisões após pandemia, no momento estou tentando ensinar meu filho 6 anos em casa pq não recebo material adaptado da escola eu que tenho correr atrás e isto falo tanto da particular como da pública.
Gratidão, parabéns Willian peio conteúdo você é uma pessoa iluminada, obrigado pela sua contribuição e seus ensinamento gratidão, gratidão, gratidão....
MELHOR EXPLICAÇÃO JÁ VISTO.
Fico preocupada só com uma questão em deixar os pais decidirem. Pois muitos pais precisam de ajuda em escolher o que é melhor para os seus filhos. Aí entra uma questão. Os pais serem manipulado para atender interesse de alguns. Tenho filho com 7 anos com Síndrome de Down e passei por isso.
Obrigada por contribuir com esse debate tão necessário! 👏👏👏👏👏👏👏
Obrigada, muito esclarecedor 🙏🏻
MARAVILHA! NUNCA VI UM AUTISTA TÃO INTEGRO! UM FORTE ABRAÇO QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO MAIS E MAIS.
17:45 concordo plenamente com voce,nesses casos eu também acho que eles se beneficiaram mais com uma escola especializada
Perfeito!! Faço minhas, suas palavras!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Willian tenho algumas perguntas para te fazer, espero a resposta.
1- pq vc só usa camisas brancas ? Ksksk
2- vc só começou a ter videos no youtube quando vc descobrir q vc tem autismo?
3- pq vc não começa a postar 1 ou 2 videos por semana? Vc è muito ocupado ao estudar pro mestrado?
4- me explica de onde vem tanta beleza pra uma pesso só ❤
Gostei da sua análise por trazer uma análise pormenorizada e com estímulo a diálogos e possibilidades de sair dessa dicotomia...acredito que precisamos pensar na qualidade da educação e no acesso. Tenho uma filha com TEA com 5 anos que estuda em escola regular e percebo que a escola ainda está em processo de aprendizagem de como de fato incluir...a qualificação contínua dos/as professores/as e auxiliares é essencial junto com a participação das familias...e penso que precisamos pensar, em algo na nova política que se relaciona ao controle social e os ajustes necessários que precisar ( que toda política pública precisa ser monitorada, avaliada e ajustada com o tempo) ...
Muito obrigada por promover reflexões tão sensatas, que buscam um diálogo que realmente procura o bem estar de todos
Como é bom a postura de alguém inteligente e sensato, sem posicionamento político ou militância. Aleluia 🙌
Seu canal é incrível!
Obrigado 😊
Incrível a abordagem!
Conteúdo muito didático e de fato necessário. Seu lugar de fala promovendo essa discussão sobre a política pública inclusiva, obrigada por toda colocação.
Vídeo incrível, acho muito necessário essas escolas especiais, afirmo isso no meu caso, que é em relação a comunidade surda, sem essas escolas especiais acabamos sendo excluídos de fato e ainda prejudicando na nossa educação, pois em uma escola especial todas as matérias são planejadas em Libras, e com bastante conteúdo visual que ajuda bastante no nosso aprendizado (pois surdos pensam com imagens e não vozes), logo na escola inclusiva, o interprete de Libras nunca vai alcançar o mesmo ritmo do professor. Um exemplo, na sala de aula inclusiva o professor faz uma pergunta, enquanto os alunos ouvintes já estão respondendo essa pergunta, o interprete ainda está traduzindo para os surdos assim eles não tem a mesma oportunidade de responder como os alunos ouvintes, ficando para trás e não desenvolvendo sua educação como os demais alunos.
Gostaria de dar 1000 likes!👏👏👏
@@fabrinavilain2012 obrigada!
acho que escolas espaciais são inclusivas, por fornecerem apoio a alunos com necessidades especiais se desenvolverem, e poder competir de igual para igual com alunos comuns.
Essa é minha visão sobre minha comunidade surda, onde passei tanto em uma escola especial como uma escola inclusiva.
@@VerbocomLibras Não sei se "competir" seria a melhor palavra, talvez "aprender e se desenvolver tanto quanto as pessoas ouvintes" seja uma melhor descrição. 👍
@@dezraj340 Boa! gostei da sua colocação, pois realmente assim passa ainda mais a ideia de união de todos em prol de inclusão social que é um trabalho de todos nós e não apenas um indivíduo
Que sensatez! MT orgulho de vc!!!
Este vídeo foi muito esclarecedor. Há uma necessidade sim de escolas especializadas. Eu adoraria ter frequentado alguma. Era muito frustrante estar entre pessoas que não compreendiam em nada minha situação.
Ótimo. Você tá de parabéns pela consciência e maturidade. Espetacular
Amei seu canal, tenho um filho autista com 8 anos!! Nossa vc e muito educado e inteligente, tem uma delicadeza em explicar o assunto, muito muito obrigada William!! Excelente trabalho vc tem ajudado muito!! 🙏❤️
Escolas especializadas são necessárias e vão dar o suporte necessário para quem mais precisa, infelizmente muitos não entendem o propósito dessas escolas. Ótimo esclarescimento! Parabéns e obrigada por contribuir com informações relevantes pra comunidade!
O conhecimento e tudo . tem pessoas que opinião sem nem mesmo ler a lei .ou apenas por questões de criticar o governo atual.vc foi espetacular na sua fala.sou mãe de autista e sei bem que nem todos se adaptam a escola regular
Eu estava muito curioso pra saber o posicionamento das próprias PcD/com TEA, porque eu digo minha opinião e me acusam de ser uma opinião capacitista, o que eu acho um absurdo. Tinha ficado realmente triste, sem saber se eu estava sendo inadequado.
Obrigado Willian, seu vídeo "caiu como uma luva", foi em momento oportuno pra mim.
Já manifestei minha opinião na tua página do Instagram. Considero a Inclusão verdadeira um caminho ético para a evolução humana. Qualquer tentativa fora disso, mesmo sob o rótulo Educação, caracteriza um retrocesso.
Concordo!
Muito bom!!!!!!!!!!
Parabéns, Willian!
Amei o que você falou. Ótima colocação 👍👏
Gosto muuuito do seu canal❤
Nenhuma lei é eterna ou perfeita, o importante é dar o primeiro passo, parabéns a todos que participaram vida formulação do debate para a lei, e que a tolerância e o diálogo continue a ter espaço e possamos ver leis como essa evoluírem para algo muito melhor.
PS: Parabéns pelo teu trabalho e pela forma lógica como apresentou a questão. Quanto ao ranço com o atual governo, é difícil deixá-lo de lado, especialmente quando temos um Ministro da Educação que diz que a tua profissão é algo que só quem não sabe fazer mais nada procura.
Muito obrigado pela contribuição através desse vídeo.
Assim, aproveito e agradeço também pelos demais vídeos postados. Seu trabalho convida a reflexão, obrigado.
Muito obrigada Willian ! Essa live eu considero a mais importante... Você conseguiu me explicar tudo o que eu precisava saber sobre a nova política da Educação Inclusiva.
Muito bom e muito coerente!
Devemos pontuar avanços para o texto atual !
Excelente posicionamento Willian!
Gostei demais do seu vídeo, você está conseguindo ter o discernimento da realidade e da utopia que pessoas as vezes bem intencionadas não estão tendo!
Willian, parabéns pelo esclarecimento!
Coerência e ponderação. Um vídeo para quem quer de fato refletir e se mobilizar para uma sociedade mais justa.
Sabe-se que a filosofia da inclusão propõe um sistema educacional de qualidade para todos os alunos, com ou sem deficiência.
A equidade, caracterizada pelo senso de justiça, imparcialidade, respeito à igualdade de direitos, é condição fundamental para que a educação seja proveitosa para todos, seja pedagógica ou socialmente falando.
Sucede que, nem todos as pessoas possuem as habilidades essenciais, para se beneficiar da escola enquanto espaço formal de aprendizagem e nesse sentido a educação especializada representa um importante equipamento para instrumentalizar essas pessoas para posteriormente se beneficiarem da educação inclusiva.
É importante destacar, ainda, que as habilidades essenciais no contexto escolar são desenvolvidas numa hierarquia de dificuldade.
Elas se referem aos aspectos cognitivos e vão desde as
• mais simples, que é a "identificação" realizada geralmente com materiais concretos - observar, reconhecer, apontar, representar-;
• passando pela intermediária, que é a "transformação" com operações mentais - ordenar, medir, classificar, seriar, decompor e conservar-;
• até à mais complexa, que é a "compreensão" advinda do raciocínio para resolver problemas e compreender cenários complexos - avaliar, analisar, criticar, argumentar e apresentar prognósticos entre outros.
Não podemos presumir que as garantias dos direitos possam ser desconsideradas, pois o documento aborda pontos relevantes da dinâmica do segmento educacional, mas, conforme já apresentado neste vídeo e por especialistas, um decreto não tem força para se sobrepor às leis em vigor que foram construídas coletivamente e que devem ser praticadas na sua imparcialidade e respeitadas por todos os membros da sociedade.
Lembrando que o cumprimento das determinações e obrigações é irrevogável cabendo as penalizações previstas em lei para aqueles que as deixarem de efetivá-las.
Como educadora, atuante na gestão e docência, acredito que o processo educativo inclusivo realizado em condições adequadas de estrutura física, aparatos tecnológicos necessários e com uma equipe qualificada seja um atendimento essencial para a equidade e a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e espero que discussões como essas permaneçam na pauta da nossa sociedade.
Sempre é um prazer ouvir você falando sobre um tema. Falta muito esta habilidade em nossos lideres. E que capacidade de analise empatica perfeita.
Parabéns.
Fiquei impressionada com a riqueza de informações, verei todas as indicações. Obrigada
Willian, faz um vídeo com ima análise mais aprofundada sobre esse tema. Vc é muito sensato e estudioso.
Muito esclarecedor. Sou sua fã! 🙌
Nossa você é tão jovem e tão coerente e coeso com as palavras. Parabéns. Você tem empatia com todos. Gostei da sua opinião
Como inspetor de alunos presenciei crianças com paralisia cerebral que não tinham nenhum aproveitamento da escola regular , uma Professora para 40 alunos , 01 auxiliar que constantemente era substituída e quando faltava auxiliar era eu quem dava o almoço, trocava a fralda , sem haver nem um treinamento para isso, dava a comidinha dela com o maior amor e orando a Deus que ela não tivesse nenhum engasgo, mas isso vai de cada um, não concordo com essa inclusão onde os espaços não favorecem e a equipe não é treinada para os cuidados com crianças com múltiplas deficiências.
Sou a favor da nova política, já que passei a vida “inclusa”, mas completamente excluída, abusada e incompreendida de forma extremamente cruel.
Não acho retrocesso.
Exatamente, falou tudo!
Comparto sua opinião, meu filho passou pelas escolas “mais inclusivas” da minha região, tem sido um castigo pra ele, vocês não merecem ser maltratados. Forte abraço!
É retrocesso, é muito retrocesso, a escola teria que ter preparo para atender á todos, essa medida só mostra a incompetência do governo em preparar a escola para atender á todos os alunos.
@@nataliagrazielacaldeira8504 você tem filho em situação de "especial ou que tenha passado pela escola inclusiva? Conte-nos sua experiência.
O que acha das APAE's.
Faça-nos conhecer sua experiência, por favor.
Como sempre seu video foi ótemooooo. Pois vc apresenta a realidade de modo equilibrado. E não só um viés de pensamento. Um debate equilibrado é sempre construtivo. Um ótimo final de semana pra vc na companhia de Jesus.
Esperava ansiosa esse vídeo 👏
Importantíssimo seu conteúdo.
Você é muito inteligente. Parabéns sucesso!
Perfeita sua explicação. Parabéns!
Parabéns pela sua colocação, a busca por diálogo sempre será o melhor caminho.
Muito bom, também sou a favor de diálogos mais inteligentes, podemos ajudar de diversas maneiras,e esse vídeo é esclarecedor... Parabéns pelo canal!
Concordo plenamente com tudo,e acho também que falta muito mais informações(não no seu vídeo ou canal)mas dos (responsáveis legislativos,governamentais,especialistas e mais compartilhamento positivo sobre o assunto por todos não só os que vivem o autismo)para mais entendimento.
Sensacional! Hoje vi um post uma mãe da comunidade autista, dizendo que a atual política está querendo retroceder, e em tempos de eleição, isso é muito perigoso! Enfim, obrigada pelo excelente video e a impecável colocação imparcial.
Vou compartilhar obrigada pelo vídeo me tirou muitas dúvidas, esclareceu bastante
Parabéns Willian, com seu vídeo vou poder abrir um diálogo com os pais de meus pacientes. Abraço!!
Eu sou professora e tudo o que vc fala é muito pertinente. Obrigada
Eu concordo com tudo que vc falou! Estava falando esses dias sobre o fato de que a existência do aluno especial nas salas ajuda aos outros alunos a não ter preconceito, mas isso pode não estar sendo a melhor opção para o aluno especial, isso está ajudando o aluno regular a ser uma pessoa melhor... O problema é que esse governo específico não parece querer investir mais em educação... E a criação de escolas especiais de qualidade necessita de investimento. A descrença nesse governo é algo que pesa na questão... Mas eu sou totalmente a favor da existência de escolas especializadas.
Te escutando consegui regular alguns pontos que estavam me deixando muito preocupada, mas o tema, como você disse não se esgotou... Há alguns pontos no decreto que precisa ser melhor esclarecido.... De fato incluir crianças no ensino regular e não garantir Aprendizagem, como acontece hoje, por exemplo, com os autistas severos, é quebra de direito a educação, portanto precisamos refletir um pouco mais! Obrigada pelas análises! Acredito que teremos necessidade de outros vídeos a Respeito! Grande abraço 😊💪🏾💪🏾💓💓💓
Parabéns por explicar de forma tão honesta. Obrigada!
Que Deus continue abençoando sua vida.