Adorei a aula e certamente precisarei assistir algumas partes específicas mais vezes para conseguir absorver melhor pois são muitos detalhes. A parte final foi um pouco mais complexa pra mim. Achei simplesmente incrível Isso de conseguir definir manualmente uma partição MBR pra funcionar com UEFI e definir uma partição GPT pra funcionar com BIOS. Ao terminar o vídeo fiquei com aquela sensação de: "tenho muita coisa pra aprender".
Professor. Não assisti ainda por falta de tempo. Mas baseado no que já assisti do seu canal mal espero por esse assunto que é um dos que eu tenho mais interesse. Boa sorte com o canal!
Aula maravilhosa!!! Principalmente pra eu que sou tão leiga e já passei maus bocados por não entender essas características... Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento, Kretcheu!!!
Olá prof! Parabéns pela aula, em particular, e pelo curso, em geral. Optei por comentar nesta aula porque a minha questão é relacionada. A minha experiência com o linux é ainda pequena, falta-me o poder de diagnosticar! Agora a questão que tenho para si: tenho um HDD de portátil conetado no interior de um PC Desktop e com o Debian 11.5.0 instalado; como não houve percalços durante a instalação do SO, arranca sem problemas. Quando conecto o mesmo HDD a uma porta USB 3.0 (com adaptador SATA - USB 3.O) do mesmo Desktop, não arranca; aparece no ecrã a funesta tela preta onde leio DISK BOOT FAILURE, INSERT SYSTEM DISK AND PRESS ENTER. Também fiz a instalação de outro SO noutro HDD de portátil, mas conectado a uma das portas USB 3.0 do mesmo Desktop (com o mesmo adaptador); terminada a instalação, retiro o pendrive com o instalador, e preparo-me para o loading do SO. De novo, a funesta tela preta! Se eu pegar neste HDD (com o sistema recém-instalado por USB ) e o reconetar no interior do Desktop, o loading é perfeito! Deixo-lhe alguns esclarecimentos: 1. nunca utilizo dual-boot nos meus discos; cada disco tem um e um só sistema operativo; 2. quando instalo um SO num determinado disco, desligo ou desconecto fisicamente todos os outros; ficam em jogo o hardware nativo do Desktop, o HDD onde quero instalar um SO e o pendrive com o instalador. Atentamente, espero pelas suas explicações, assim se digne. Se optar por outro fórum, comunique-me sff. Abraço.
Professor, não precisa de responder, já resolvi o meu problema. Para quem quiser ler, devo fazer um reparo no segundo parágrafo e acrescentar mais esclarecimentos. O HDD de portátil que referi no segundo parágrafo era um disco onde instalei o Debian, mas com recurso à porta USB 3.0. Claro que todas as instalações falharam ao serem criadas na porta USB. Aparentemente, só aparentemente porque esses discos estavan intactos e quando conectados no interior do desktop proporcionaram loadings perfeitos! Está feita a correcão. Como resolvi o meu problema? Instalei o Debian no dito disco, este conectado a partir do interior do desktop; estas instalações são facílimas, porque utilizo somente o disco onde instalo o SO, o pendrive com o instalador e o restante hardware do desktop, como referi acima. Quando decidi comutar o disco, e fazer arrancar o Debian pela porta USB, tive uma bela surpresa, arrancou! Depois de uma semana de testes e, para o fim, de algum desânimo, finalmente o sabor da vitória! Mais esclarecimentos: 3. embora o meu desktop seja um i7 ele não tem (U)EFI, mas a antiga CMOS/BIOS; 4. experimentei outros SOs como o Mint 20.3, o Mint 21 e o Kali 5.18 (todos para o amd64), instalando por dentro e por fora; 5. nenhum destes SOs me deu o prazer de arrancar pela porta USB, só o Debian conforme referi acima; 6. os SOs referidos no ponto 4 permitiram-me formatar previamente a tabela de partições com o GPT e não destruíram esta tabela enquanto se processava a instalação; 7. o Debian foi o único renitente que não admitiu uma formatação prévia com o GPT, transformava-a a seu bel-prazer em msdos, mesmo utilizando o particionamento em modo manual. Sem mais, cumprimentos a todos.
Para poder dar boot (arrancar) em UEFI e BIOS, precisa ter no disco duas versões de GRUB, uma partição de 100MB (para o GRUB UEFI) e uma partição, de preferência a inicial de 1MB para o estágio 1,5 do GRUB BIOS.
Excelente conteúdo Prof Kretcheu, parabéns pelo conteúdo, estou iniciando os estudos em Linux e seus vídeos tem ajudado muito. Usava Linux no meu notebook antigo, usei por uns 3 meses, porém comprei um notebook novo o Lenovo L340, veio com Windows e pense no trabalho pra instalar Linux nele, vi em alguns fóruns que o modelo que vem com Windows tá bloqueado o UEFI p instalar Linux, msm colocando em modo legacy e secure boot disable ele não instala, parece aquele tipo de venda casada.
Boa tarde professor Kretcheu. Gostei muito do vídeo. É bastante esclarecedor, mas teve um ponto que não entendi muito. Quando vc fala "ser janeleiro" quer dizer "ser leigo" ???
Parabéns pelo Trabalho!
Kretcheu seu lindo! Suas aulas são sensacionais. O Brasil precisa de mestres que lecionem assim.
Obrigado Anderson.
Adorei a aula e certamente precisarei assistir algumas partes específicas mais vezes para conseguir absorver melhor pois são muitos detalhes. A parte final foi um pouco mais complexa pra mim. Achei simplesmente incrível Isso de conseguir definir manualmente uma partição MBR pra funcionar com UEFI e definir uma partição GPT pra funcionar com BIOS. Ao terminar o vídeo fiquei com aquela sensação de: "tenho muita coisa pra aprender".
Professor. Não assisti ainda por falta de tempo. Mas baseado no que já assisti do seu canal mal espero por esse assunto que é um dos que eu tenho mais interesse.
Boa sorte com o canal!
Obrigado Paulo.
Perdi a conta de quantas vezes consultei esse vídeo, ele é uma ótima base pra pegar uns termos e estudar por conta. Obg pela aula Kretcheu ❤
Mais uma aula show 👍🇧🇷 ... Parabéns
Obrigado mano.
Boa tarde. Só queria agradecer pelas aulas de redes pelo TH-cam obrigado.👍👍
Blz!
o "homi" é monstro pra dar aulas
Obrigado Ricardo.
Nada melhor do que acordar no domingo/ sábado pela manhã com as aulas do mestre do Debian!
Valeu Diego.
Aula Fantástica e Inédita! Parabéns professor!!
Obrigado Cleyton.
muito obrigado por esse canal professor
Boa tarde. Professor kretcheu. Só queria agradecer pelas aulas de redes. Obrigado 👍👍
Aula maravilhosa!!! Principalmente pra eu que sou tão leiga e já passei maus bocados por não entender essas características...
Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento, Kretcheu!!!
Obrigado Amanda pelo retorno.
Excelente aula como sempre, aguardando a segunda parte da aula de SystemD!
Obrigado, logo sai! hehehe
Hoje estou utilizando o Manjaro, porém já estou quase me convertendo para o Debian, só por causa do Kretcheu.
Opa Anderson, Debian é excelente mesmo!
Bora!! hehe.
Sensacional Mestre!
Obrigado Emanuel.
Olá prof! Parabéns pela aula, em particular, e pelo curso, em geral. Optei por comentar nesta aula porque a minha questão é relacionada. A minha experiência com o linux é ainda pequena, falta-me o poder de diagnosticar!
Agora a questão que tenho para si: tenho um HDD de portátil conetado no interior de um PC Desktop e com o Debian 11.5.0 instalado; como não houve percalços durante a instalação do SO, arranca sem problemas. Quando conecto o mesmo HDD a uma porta USB 3.0 (com adaptador SATA - USB 3.O) do mesmo Desktop, não arranca; aparece no ecrã a funesta tela preta onde leio DISK BOOT FAILURE, INSERT SYSTEM DISK AND PRESS ENTER.
Também fiz a instalação de outro SO noutro HDD de portátil, mas conectado a uma das portas USB 3.0 do mesmo Desktop (com o mesmo adaptador); terminada a instalação, retiro o pendrive com o instalador, e preparo-me para o loading do SO. De novo, a funesta tela preta! Se eu pegar neste HDD (com o sistema recém-instalado por USB ) e o reconetar no interior do Desktop, o loading é perfeito!
Deixo-lhe alguns esclarecimentos: 1. nunca utilizo dual-boot nos meus discos; cada disco tem um e um só sistema operativo; 2. quando instalo um SO num determinado disco, desligo ou desconecto fisicamente todos os outros; ficam em jogo o hardware nativo do Desktop, o HDD onde quero instalar um SO e o pendrive com o instalador.
Atentamente, espero pelas suas explicações, assim se digne. Se optar por outro fórum, comunique-me sff.
Abraço.
Professor, não precisa de responder, já resolvi o meu problema. Para quem quiser ler, devo fazer um reparo no segundo parágrafo e acrescentar mais esclarecimentos.
O HDD de portátil que referi no segundo parágrafo era um disco onde instalei o Debian, mas com recurso à porta USB 3.0. Claro que todas as instalações falharam ao serem criadas na porta USB. Aparentemente, só aparentemente porque esses discos estavan intactos e quando conectados no interior do desktop proporcionaram loadings perfeitos! Está feita a correcão.
Como resolvi o meu problema? Instalei o Debian no dito disco, este conectado a partir do interior do desktop; estas instalações são facílimas, porque utilizo somente o disco onde instalo o SO, o pendrive com o instalador e o restante hardware do desktop, como referi acima. Quando decidi comutar o disco, e fazer arrancar o Debian pela porta USB, tive uma bela surpresa, arrancou! Depois de uma semana de testes e, para o fim, de algum desânimo, finalmente o sabor da vitória!
Mais esclarecimentos: 3. embora o meu desktop seja um i7 ele não tem (U)EFI, mas a antiga CMOS/BIOS; 4. experimentei outros SOs como o Mint 20.3, o Mint 21 e o Kali 5.18 (todos para o amd64), instalando por dentro e por fora; 5. nenhum destes SOs me deu o prazer de arrancar pela porta USB, só o Debian conforme referi acima; 6. os SOs referidos no ponto 4 permitiram-me formatar previamente a tabela de partições com o GPT e não destruíram esta tabela enquanto se processava a instalação; 7. o Debian foi o único renitente que não admitiu uma formatação prévia com o GPT, transformava-a a seu bel-prazer em msdos, mesmo utilizando o particionamento em modo manual.
Sem mais, cumprimentos a todos.
Para poder dar boot (arrancar) em UEFI e BIOS, precisa ter no disco duas versões de GRUB, uma partição de 100MB (para o GRUB UEFI) e uma partição, de preferência a inicial de 1MB para o estágio 1,5 do GRUB BIOS.
Um assunto que POUCOS DOMINAM 🫣Inclusive eu !!! Mas depois dessa aula vai mudar !!!😀
Com essa aula fica fácil instalar qualquer sistema. Difícil só achar quem esteja disposto assistir uma aula completa no mundo do fast-food.
Obrigado Deleterium.
Uma pena, mas os adeptos do fast-food intelectual apenas alcançam a estupidez!
E olha que tem muitos viu!
EXATAMENTE O QUE SEPARA OS BONS DOS MEDÍOCRES
Excelente conteúdo Prof Kretcheu, parabéns pelo conteúdo, estou iniciando os estudos em Linux e seus vídeos tem ajudado muito. Usava Linux no meu notebook antigo, usei por uns 3 meses, porém comprei um notebook novo o Lenovo L340, veio com Windows e pense no trabalho pra instalar Linux nele, vi em alguns fóruns que o modelo que vem com Windows tá bloqueado o UEFI p instalar Linux, msm colocando em modo legacy e secure boot disable ele não instala, parece aquele tipo de venda casada.
Obrigado Sidclei.
Já conseguiu instalar uma distribuição GNU/Linux? No grupo t.me/cursognu podemos ajudar.
@@kretcheu2001 ainda não, vou entrar no grupo.... Obrigado professor
Boa tarde professor Kretcheu. Gostei muito do vídeo. É bastante esclarecedor, mas teve um ponto que não entendi muito. Quando vc fala "ser janeleiro" quer dizer "ser leigo" ???
Veja o vídeo "se libertando da janelagem, lá explico em detalhes"
Ele vortooo..