Eu também, saí do ensino médio e da faculdade sem uma boa capacidade de organizar um argumento, o que me fez falta na faculdade, pois conseguia compreender mas dificuldade de ler textos complexos e organizar ideias mais longos. Isso passa pela dificuldade de se comunicar, mas no meu caso, a maior dificuldade era falta de treinamento em lógica.
Uma coisa que me chamou muito a atenção nesse livro foi a parte da introdução onde é abordado os motivos filosóficos que levaram a uma proeminência da lógica proposicional. Ele faz uma retrospectiva (ainda que rapida) sobre Locke, Hume e Kant, e a relação disso com a lógica proposicional
Vinte e cinco minutos de profundo deleite intelectual diante dos encantos da moça no vídeo: naquele que ela tem sobre o que fala e naquele que ela gera nos que a ouvem. Muito obrigado pela aula, professora Bruna. O princípio de identidade, de não contradição e do terceiro excluído, todos eles juntos formam o edifício da lógica clássica dos povos helênicos, isso é sabido. Mas, apenas por curiosidade, a professora já ouviu falar sobre o Tetralema de Nagarjuna? Nele os três princípios citados são elevados a outro nível.
Eu estava louco por esse livro, que editora fantástica!! A meu ver, a lógica é um instrumento que auxilia na descoberta da verdade de qualquer ciência, seja gramática, seja idiomas, seja política... o que for, grato por essa tradução, agora fazer a lição de casa, estudá-lo, retê-lo na memória, evocá-lo, ensiná-lo e aplica-lo .
Se as pessoas soubessem o mínimo de lógica não cairiam no conto dos políticos e nem de operadores do mercado financeiro. Parabéns Bruna pela clareza da didática e dicção.
Complemento sua fala dizendo que se as pessoas soubessem o mínimo de lógica, não cairam também nas histórias fantasiosas propagadas pelas diferentes religiões.
A Percepção Sensível é fundamental e inicial para construcao do pensar clássico. Está percepção não é o mero sentir, mas sentir sem se contaminar, observar sem interferir. Submeter a percepção a uma depuração, quase que profilática, tornando o material mais auro possível, tomado sob referência de um dever ser metafísico e utópico. Aristóteles, um dos filósofos mais influentes da história, dedicou grande parte de seus estudos à compreensão do pensamento humano. Embora não tenha apresentado uma lista exata e linear de etapas da construção positiva do pensamento, podemos sintetizar sua visão a partir de suas obras. Em linhas gerais, Aristóteles propõe que o pensamento se desenvolve a partir da experiência sensorial e se consolida através da razão. As etapas simplificadas podem ser assim descritas: * Percepção Sensível: * O ponto de partida de todo conhecimento é a experiência dos sentidos. Através da visão, audição, tato, paladar e olfato, captamos informações sobre o mundo ao nosso redor. * Memória e Imaginação: * As percepções sensoriais são armazenadas na memória e podem ser evocadas pela imaginação. Essa capacidade de recordar e combinar diferentes percepções é fundamental para a formação de conceitos. * Abstração: * A partir das percepções e das imagens mentais, a mente humana é capaz de abstrair as características essenciais de um objeto ou evento. Por exemplo, ao observar várias cadeiras, podemos abstrair o conceito geral de "cadeira". * Julgamento: * Com base nos conceitos formados, realizamos julgamentos sobre a realidade. A lógica aristotélica, com seus silogismos, oferece um sistema para organizar e avaliar esses julgamentos. * Razão: * A razão, a capacidade de pensar de forma abstrata e de estabelecer relações entre diferentes conceitos, nos permite alcançar um conhecimento mais profundo e universal. A ciência, para Aristóteles, é o resultado da aplicação da razão à realidade. É importante ressaltar que, para Aristóteles, o conhecimento não se limita à mera acumulação de informações. A verdadeira sabedoria reside na capacidade de compreender as causas e os princípios que regem o universo. obras: * Metafísica: Nesta obra, Aristóteles investiga a natureza da realidade e os primeiros princípios do conhecimento. * Sobre a Alma: Neste tratado, o filósofo analisa a natureza da alma e suas faculdades, como a percepção, a memória e o pensamento.
Excelente dica! As edições da Kírion são excepcionais, de ótima qualidade. Esta obra é imprescindível para qualquer pessoa que busca por conhecimento de alto nível. Parabéns pela bela análise do conteúdo.
Bruna Torlay, "filósofa guerreira". Nossa sábia greguinha.💙🇬🇷🇬🇷🇬🇷 Sempre procuro adquirir os livros os quais ela comenta, ou atua como tradutora. Nota dez.
Meu livro da maioridade intelectual (se assim posso dizer) foi o do Jean Guitton a A nova Arte de pensar, mas não foi o suficiente. Esse de seu vídeo está na minha lista. E ... adoro mulher com esse cabelo 😘
Bruna, grato pela maravilhas literárias que vc nos proporciona. Vc poderia explicar um pouco sobre a diferença entre a dialética socrática e a dialética hegeliana, e seus objetivos? A dialética marxista deriva da hegeliana?
Eu gosto muito dos seus vídeos um dos meus vídeos favoritos e Platão o começo da filosofia você me surpreende Bruna porque você tem uma didática muito boa
Poxa, se tivesse saído uns minutos atrás teria comprado ele 😅. Comprei "O Banquete" e "comentários ao banquete de Platão". Fica para o mês que vem, vou comprar da sua livraria, evidentemente. Sou muito grato a ti, Bruna!
Quando eu vi a lógica proposicional pela primeira vez fiquei encantado. Não vejo como possa existir algo melhor e mais preciso do que ela. Mas será um prazer estudar esse outro ponto de vista
@@BrunaTorlay Obirgado peloa resposta. Me sinto honrado em falar com você. Ainda me parece obscuro, mesmo que amparada na intuiçao e senso comum como premissas do raciocínio, vai acabar tendo que recorrer ao silogismo, ainda que implicitamente, para tirar conclusões. Não concorda?
Na Amazon esse livro em inglês está 400 reais. Comprei em Inglês, a dois meses, e ainda não chegou. Vou cancelar a compra e comprar esse em português bem mais em conta. Obrigado professora. Update: Comprei. 🙂
Eu fiz um semestre de filosofia na UFSM, ameiii...tive que largar para assumir um cargo em outra cidade. Meu sonho é achar um bacharelado em filosofia EAD...
Ando constantemente garimpando, desviando-me dos atalhos e dos meros cruzamentos, para cair em uma intersecção. Prazer te encontrar e desfrutar da tua companhia.
Em boa hora, essa obra em inglês não sai por menos de R$ 400,00. Tinha comprado na Amazon em inglês mas como ainda não chegou vou cancelar. E já comprei esse em português na loja da Bruna.
Gostaria de um vídeo recomendando algum livro que explicasse pq a Igreja baniu os livros de Sócrates. Só fiquei sabendo disso quando estava lendo um verbete da Wikipedia sobre o Papa Inocêncio III..
Não deveríamos nos desculpar por nossa ignorância, isso a meu ver, pois, na verdade, é no vazio do conhecer que preenchemos com conhecimento motivado pela curiosidade investigativa. Viva a ignorância. 🙂
Para entender a realidade em todas as áreas do conhecimento humano, é imprescindível usar a lógica aristotélica. E, se quiser distorcer, use a lógica camaleônica, usualmente conhecida como análise marxista da história, considerando que não é só o materialismo que define o acontecimento dos fatos.
Se eu for para Santos, então falarei com Camila. Ora, não fui para Santos, logo não falei com Camila. Ops, isso não parece que estou negando o precedente. Alguém diria, mas claro que sim, você o está negando logo seu argumentos é falacioso. Mas em contrário eu digo, se hoje é sábado, amanhã é domingo. Ora, hoje não é sábado, logo amanhã não é domingo, certo? Então, se não fui para Santos, logo não falei com Camila, por analogia ;). Pergunta: é claro que estou sendo um sofista, mas porquê meus argumentos são falaciosos??? Hehehehehehhee
A falácia está no uso errado do "modus tollens" que é na forma: se A então B; se não B então não A. Mas no caso está usando "se não A então não B", o que é incorreto.
@@paulodetarso6252 não tem engano nesse caso, o modus tollens apenas acusa o erro no primeiro exemplo, mas no segundo não tem engano algum a se corrigir através dele. Mas a outra falácia que você levantou agora está na comparação dos dois exemplos como sendo o mesmo argumento, mas não é esse o caso, pois no primeiro há falácia, mas no segundo, não, pois usou-se outra regra (premissa maior), a de que "o domingo sucede ao sábado", se não é sábado hoje então amanhã não será domingo e vice-versa, nesse caso usou-se uma premissa maior conhecida e certa, mas implícita ou oculta (entimema), para confundir e equiparar falaciosamente com o primeiro caso. Gostei do problema que trouxe, bacana.
Não se reprima por isso, nós que temos TDHA estamos em vantagem em muitas coisas, eu tive épocas em que lia 3 livros ao mesmo tempo, persevere e use essa característica em seu favor...
O meu raciocínio melhorou demais depois que aprendi um pouco de lógica. Eu não sabia nem o que era provar algo.
Herança do nosso ensino
Eu gosto muito de vc, tendo em vista suas abordagens filosóficas!
Obrigado
Eu também, saí do ensino médio e da faculdade sem uma boa capacidade de organizar um argumento, o que me fez falta na faculdade, pois conseguia compreender mas dificuldade de ler textos complexos e organizar ideias mais longos. Isso passa pela dificuldade de se comunicar, mas no meu caso, a maior dificuldade era falta de treinamento em lógica.
Fazia tempo que não via a nossa Atena brasileira.
Como tá linda com esse novo corte... 😊❤
Uma coisa que me chamou muito a atenção nesse livro foi a parte da introdução onde é abordado os motivos filosóficos que levaram a uma proeminência da lógica proposicional. Ele faz uma retrospectiva (ainda que rapida) sobre Locke, Hume e Kant, e a relação disso com a lógica proposicional
Vinte e cinco minutos de profundo deleite intelectual diante dos encantos da moça no vídeo: naquele que ela tem sobre o que fala e naquele que ela gera nos que a ouvem. Muito obrigado pela aula, professora Bruna.
O princípio de identidade, de não contradição e do terceiro excluído, todos eles juntos formam o edifício da lógica clássica dos povos helênicos, isso é sabido. Mas, apenas por curiosidade, a professora já ouviu falar sobre o Tetralema de Nagarjuna? Nele os três princípios citados são elevados a outro nível.
Filosofia indiana, interessante.
Me convenceu, esses tempos eu estava procurando livros sobre 'pensar bem', esse vídeo caiu na hora certa para mim. Abraços!
Sempre uma satisfação ouvi-la, Prª Bruna. Compartilhar na rede X também.
Eu estava louco por esse livro, que editora fantástica!! A meu ver, a lógica é um instrumento que auxilia na descoberta da verdade de qualquer ciência, seja gramática, seja idiomas, seja política... o que for, grato por essa tradução, agora fazer a lição de casa, estudá-lo, retê-lo na memória, evocá-lo, ensiná-lo e aplica-lo .
Acabei de comprá-lo. Obrigado pela explanação.
Obrigado Professora. Há quanto tempo eu esperava por uma indicação dessa.
Excelente professora de Filosofia, Bruna Torlay.
Bruna você não se cansa de nos presentear com tanta sabedoria e generosidade, amei o vídeo♥️
Se as pessoas soubessem o mínimo de lógica não cairiam no conto dos políticos e nem de operadores do mercado financeiro.
Parabéns Bruna pela clareza da didática e dicção.
Complemento sua fala dizendo que se as pessoas soubessem o mínimo de lógica, não cairam também nas histórias fantasiosas propagadas pelas diferentes religiões.
Melhor professora de todos os tempos❤❤❤
Oi professora!
É um prazer acompanhar os seus vídeos.
Um abraço daqui de Belém PA 🙋
A Percepção Sensível é fundamental e inicial para construcao do pensar clássico. Está percepção não é o mero sentir, mas sentir sem se contaminar, observar sem interferir. Submeter a percepção a uma depuração, quase que profilática, tornando o material mais auro possível, tomado sob referência de um dever ser metafísico e utópico. Aristóteles, um dos filósofos mais influentes da história, dedicou grande parte de seus estudos à compreensão do pensamento humano. Embora não tenha apresentado uma lista exata e linear de etapas da construção positiva do pensamento, podemos sintetizar sua visão a partir de suas obras.
Em linhas gerais, Aristóteles propõe que o pensamento se desenvolve a partir da experiência sensorial e se consolida através da razão.
As etapas simplificadas podem ser assim descritas:
* Percepção Sensível:
* O ponto de partida de todo conhecimento é a experiência dos sentidos. Através da visão, audição, tato, paladar e olfato, captamos informações sobre o mundo ao nosso redor.
* Memória e Imaginação:
* As percepções sensoriais são armazenadas na memória e podem ser evocadas pela imaginação. Essa capacidade de recordar e combinar diferentes percepções é fundamental para a formação de conceitos.
* Abstração:
* A partir das percepções e das imagens mentais, a mente humana é capaz de abstrair as características essenciais de um objeto ou evento. Por exemplo, ao observar várias cadeiras, podemos abstrair o conceito geral de "cadeira".
* Julgamento:
* Com base nos conceitos formados, realizamos julgamentos sobre a realidade. A lógica aristotélica, com seus silogismos, oferece um sistema para organizar e avaliar esses julgamentos.
* Razão:
* A razão, a capacidade de pensar de forma abstrata e de estabelecer relações entre diferentes conceitos, nos permite alcançar um conhecimento mais profundo e universal. A ciência, para Aristóteles, é o resultado da aplicação da razão à realidade.
É importante ressaltar que, para Aristóteles, o conhecimento não se limita à mera acumulação de informações. A verdadeira sabedoria reside na capacidade de compreender as causas e os princípios que regem o universo. obras:
* Metafísica: Nesta obra, Aristóteles investiga a natureza da realidade e os primeiros princípios do conhecimento.
* Sobre a Alma: Neste tratado, o filósofo analisa a natureza da alma e suas faculdades, como a percepção, a memória e o pensamento.
Informou mais q o vídeo. 😂
Excelente dica! As edições da Kírion são excepcionais, de ótima qualidade. Esta obra é imprescindível para qualquer pessoa que busca por conhecimento de alto nível. Parabéns pela bela análise do conteúdo.
Bruna Torlay, "filósofa guerreira". Nossa sábia greguinha.💙🇬🇷🇬🇷🇬🇷 Sempre procuro adquirir os livros os quais ela comenta, ou atua como tradutora. Nota dez.
Meu livro da maioridade intelectual (se assim posso dizer) foi o do Jean Guitton a A nova Arte de pensar, mas não foi o suficiente. Esse de seu vídeo está na minha lista. E ... adoro mulher com esse cabelo 😘
Bruna, grato pela maravilhas literárias que vc nos proporciona.
Vc poderia explicar um pouco sobre a diferença entre a dialética socrática e a dialética hegeliana, e seus objetivos?
A dialética marxista deriva da hegeliana?
Shalom Adonai ❤
Eu gosto muito dos seus vídeos um dos meus vídeos favoritos e Platão o começo da filosofia você me surpreende Bruna porque você tem uma didática muito boa
Poxa, se tivesse saído uns minutos atrás teria comprado ele 😅. Comprei "O Banquete" e "comentários ao banquete de Platão". Fica para o mês que vem, vou comprar da sua livraria, evidentemente. Sou muito grato a ti, Bruna!
Tem muita gente que toma decisões erradas,vai mais por impulsos e por emoções, até mesmo se alienando por partidos políticos
Obrigado professora!
Grato, Bruna. Após o término do Quadrivium , comprarei o livro.
Essa mulher é muito inteligente 🧠
Logica é fundamental na vida de todo mundo,principalmente para crianças
Obrigado por tudo o que nos ensina, Bruna. Ficou muito bonito o corte de cabelo.
Bruninha e suas dicas maravilhosas.
Comprei o livro, O mínimo sobre Platão e o livro, Regras da vida cotidiana.
São muito bons.
mais uma fantastica aula
Bruna querida ❤
Adorei seu cabelo novo ,está mais jovial ! Bjs 😘
Que legal. Tenho dificuldade nesse assunto. Obrigado pela indicação
Seu cabelo está lindo!
Quando eu vi a lógica proposicional pela primeira vez fiquei encantado. Não vejo como possa existir algo melhor e mais preciso do que ela. Mas será um prazer estudar esse outro ponto de vista
A proposicional é científica; a clássica, intuitiva e ancorada no senso comum/bom senso
@@BrunaTorlay Obirgado peloa resposta. Me sinto honrado em falar com você.
Ainda me parece obscuro, mesmo que amparada na intuiçao e senso comum como premissas do raciocínio, vai acabar tendo que recorrer ao silogismo, ainda que implicitamente, para tirar conclusões. Não concorda?
PARABÉNS
Sigo desde daquela emisora...
Que excelente aula Profª Bruna. ❤ Amei, vou comprar sim. Eu nao sou estudante mas me preocupo em evoluir. Bjs na sua alma !
A professora fez uma excelente apresentação do livro. Vou procurar na Amazon.
Bom dia. Acabei de comprar o livro.
Adoro as obras do Peter Kreeft.
Na sua biblioteca tem o livro do Boussuet "Discurso da História Universal "?
Interessantíssimo
Professora, a senhora já leu "As três filosofias de vida" do Peter Kreeft? É um primor!
Video excelente ❤
Parabéns pela aula!
Demasiadamente interessante Bruna 🎉😊
Na Amazon esse livro em inglês está 400 reais. Comprei em Inglês, a dois meses, e ainda não chegou. Vou cancelar a compra e comprar esse em português bem mais em conta. Obrigado professora.
Update: Comprei. 🙂
Professora juntamente com esse livro qual o livro de Lógica Matemática a senhora indica?
Também quero saber 💕
Eu fiz um semestre de filosofia na UFSM, ameiii...tive que largar para assumir um cargo em outra cidade. Meu sonho é achar um bacharelado em filosofia EAD...
Valeu!
O pessoal da Kirion podia utilizar um material melhor para segurar as folhas na lombada. Geralmente os folhas se soltam, por mais que você cuide.
Livro essencial!
Prof. Bruna, é conveniente estudar lógica e latim ao mesmo tempo, tendo em vista que o latim conduz a profunda reflexão etc?
Amo lógica clássica.
Uau! Agora eu estou muito animado para ler esse livro 😅
Ando constantemente garimpando, desviando-me dos atalhos e dos meros cruzamentos, para cair em uma intersecção. Prazer te encontrar e desfrutar da tua companhia.
Logica e fundamental, resolve vários problemas com ela seja qual for.
Certa vez me aventurei no livro "Introdução à Lógica" de Irving M. Copi. Investi no livro errado?
A Lógica Clássica é totalmente comprometida com a ontologia aristotélica . Ela é um dos instrumentos do conhecimento.
Já coloquei no meu carrinho lá na sua Livraria.
Aguardando chegar agora!
Rafael
Tradução muito esperada. Grato à Kírion e Torlay pelo comentário. 🤩
Em boa hora, essa obra em inglês não sai por menos de R$ 400,00. Tinha comprado na Amazon em inglês mas como ainda não chegou vou cancelar. E já comprei esse em português na loja da Bruna.
Muito bom
Link nao disponivel para compra.
Gostaria de um vídeo recomendando algum livro que explicasse pq a Igreja baniu os livros de Sócrates.
Só fiquei sabendo disso quando estava lendo um verbete da Wikipedia sobre o Papa Inocêncio III..
como gostaria de ter um curso de filosofia com vc, sou muito burro e ignorante sobre os filosófos.
Troço complexo, mas fascinante...
Esse povo aí vive em meu canal
Esqueceu de falar da grande contribuição que os estóicos deram para a lógica, lembrei do artigo da Susanne Bobzien, "Frege plagiarized the Stoics".
Não esqueci. Realmente é assunto para um vídeo a parte.
Sou Professor de Filosofia e comprei esse livro.
Vai adorar!
Desculpe a ignorancia, mas para compreender não precisaríamos antes perceber?
Não deveríamos nos desculpar por nossa ignorância, isso a meu ver, pois, na verdade, é no vazio do conhecer que preenchemos com conhecimento motivado pela curiosidade investigativa. Viva a ignorância. 🙂
Sou engenheiro e sessentão. Se eu fosse fazer um novo curso seria Filosofia.
Um leigo fã filosofia compreende esse livro que indicaste? 😊
também gostaria de Saber.
❤
Muito Legal seu Video. Just a Feedback: você fala seu nome rápido demais e fala que estuda filosofia duas vezes.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Oi linda.
Davi esteve aqui
Nós aprendemos lógica formal muito rápida.
Não deu nem pra aprender, realmente.
a lógica proposicional é excelente, mas sem a fundamentação em Platão e Aristóteles, ela é pobre
Para entender a realidade em todas as áreas do conhecimento humano, é imprescindível usar a lógica aristotélica. E, se quiser distorcer, use a lógica camaleônica, usualmente conhecida como análise marxista da história, considerando que não é só o materialismo que define o acontecimento dos fatos.
Segundo um biólogo muito famoso aqui no TH-cam, Aristóteles e a filosofia nao servem pra nada.
Qual canal e esse ? Kkkk loucura
Esqueceu de falar do "pai Parmenides"
Fato!
Like 211
Esse cabelinho Bruna, te deixou com uma cara de sacana...❤wkk
Meu Deus! Com 9 min falou bastante e não se aproveitou nada
Você nunca estudou lógica. Que vergonha!
Se eu for para Santos, então falarei com Camila. Ora, não fui para Santos, logo não falei com Camila. Ops, isso não parece que estou negando o precedente. Alguém diria, mas claro que sim, você o está negando logo seu argumentos é falacioso. Mas em contrário eu digo, se hoje é sábado, amanhã é domingo. Ora, hoje não é sábado, logo amanhã não é domingo, certo? Então, se não fui para Santos, logo não falei com Camila, por analogia ;).
Pergunta: é claro que estou sendo um sofista, mas porquê meus argumentos são falaciosos??? Hehehehehehhee
A falácia está no uso errado do "modus tollens" que é na forma: se A então B; se não B então não A. Mas no caso está usando "se não A então não B", o que é incorreto.
Vamos ver. Se hoje é sábado, amanhã é domingo. Ora, hoje não é sábado, logo amanhã não é domingo!
Cadê o engano nessa afirmação?
@@paulodetarso6252 não tem engano nesse caso, o modus tollens apenas acusa o erro no primeiro exemplo, mas no segundo não tem engano algum a se corrigir através dele. Mas a outra falácia que você levantou agora está na comparação dos dois exemplos como sendo o mesmo argumento, mas não é esse o caso, pois no primeiro há falácia, mas no segundo, não, pois usou-se outra regra (premissa maior), a de que "o domingo sucede ao sábado", se não é sábado hoje então amanhã não será domingo e vice-versa, nesse caso usou-se uma premissa maior conhecida e certa, mas implícita ou oculta (entimema), para confundir e equiparar falaciosamente com o primeiro caso. Gostei do problema que trouxe, bacana.
Queria não ter TDAH e ter vossa inteligência
Não se reprima por isso, nós que temos TDHA estamos em vantagem em muitas coisas, eu tive épocas em que lia 3 livros ao mesmo tempo, persevere e use essa característica em seu favor...
@@cesarlima855 Obrigado por suas palavras. #tmj
Só não pode usar isso de muleta.
@@matheusboscariol7220 Antes fosse uma muleta, que me permitisse caminhar devagar. Mas obrigado pelo seu comentário.