Não acho justo copiar ou decorar a redação, quem não tem cinquentão fica como ? Aliás usar modelo pronto na redação é como ganhar no truco marcando cartas
Acho isso uma covardia sem tamanho. O ENEM por si só já é uma prova peculiar, cheio de particularidades, a própria redação é uma dissertação argumentativa bem diferente da tradicional. Ou seja, pra poder passar, precisa conhecer bem a prova, o que poucas escolas, principalmente as de elite, são capazes de oferecer aos seus alunos. Ai então, decidem dificultar os critérios de correção, confundindo os corretores, bem em cima da hora.
Brasil sempre se sabotando , só fizeram isso pq houve aumento das notas 1000 e isso não deveria ser considerado ruim já que até deu todos critérios. Que país estranho eu hein
Presado Ramon, os campi (ou câmpus*) universitários devem ser escopos reservados aos que possuem potencial intelectual patente. Sendo assim, indivíduos boçais com traços de analfabetismo funcional deveriam ser excluídos do ambiente acadêmico, por intermédio dos meios cabíveis, pois somente são capazes de agregar valor através do trabalho braçal; são o que Lenin chamaria de proletariado. Portanto, um número de redações com nota máxima maior do que 20 ou 22, como observamos nos anos de 2018, 2019, 2020, 2022 e 2023, é um disparate. É nos vocábulos supracitados que se traduz a seleção natural de Darwin, com dizia H. Spencer: a sobrevivência é do mais apto.
não vejo problema quanto às mudanças, porém quando divulgaram elas, afinal, já havíamos feito a prova. como faríamos para nos adequar aessas mudanças se não sabíamos sibre elas?
É ridículo. Governo é nosso inimigo. O ministro da educação deveria se pronunciar sobre isso e obrigar essa demanda ser aplicada apenas na próxima edição do Enem que provavelmente será no começo de novembro de 2025
Ou seja, não vamos poder mais começar fazendo a redação. Vou ter que ler todos os textos da prova pra me certificar de que quem eu vou citar não está em nenhum deles? Isso é absurdo.
Cobram uma produção engessada, aversa à autenticidade e criatividade, que esteja amordaçada ao modelo que eles próprios decidiram instaurar. Agora, para lidar com os resultados disso, resolvem punir os candidatos? Sem cabimento nenhum. (Ótimo vídeo, aliás, como sempre!)
A avaliação das redações não pode ser subjetiva pois irá ter muita injustiça! O que é conceituado para um corretor pode não ser pra outro! A correção tem que ser mais objetiva possível para se ter justiça nas notas!
Eu não entendo essa de "vazou informações", "alguém de dentro das correções disse"... Gente, essas informações não eram pra ser de conhecimento de todos? Como diabos uma banca vai cobrar algo que não é de conhecimento dos alunos? Isso é um absurdo.
A princípio, fiquei apreensivo, pois já iniciei o curso da Luma. No entanto, ao ler o texto abaixo no G1, ficou bem claro que o problema é usar o modelo de forma desconexa, o que a Luma sempre enfatizou, já que o repertório precisa fazer sentido. Creio que essa recomendação do INEP realmente punirá quem não estudou redação durante o ano e tenta 'dar uma de esperto', gabando-se de tirar uma boa nota sem preparo. Ademais, o que realmente me preocupa é não poder citar algo já tratado na prova objetiva. Luma, você concorda? Posso continuar estudando os modelos do seu curso? Segue parte da matéria: ‘Eles [do Inep] estão começando a implicar com esses modelos de redação, estão ficando meio emburrados com isso. O que eles estão pedindo é que, mesmo que a pessoa tenha decorado um ‘repertório coringa’, consiga usá-lo de maneira produtiva. Caso contrário, será penalizada’, afirmou uma das corretoras ouvidas pela reportagem."
Eu duvido que algum professor de redação consiga, de forma objetiva, explicar esses fatores relacionados às correções das redações. E não é por falta de capacidade não; é por causa da carga de subjetividade relacionada aos critérios aplicados.
Eu acredito que os repertórios dela ainda vão ser úteis.... os modelos pode ser que sim já que são vários.... acredito que o principal é tornar os repertórios conexos e coesos com o tema e com o texto e com a sua argumentação... então levando em consideração isso acredito que os modelos dela ainda serão muito válidos... mas isso é só uma hipótese
poxa eles decidem avisar isso depois que ja foi feito as redaçoes, deveria valer somente para o ano que vem para nao prejudicar a galera. Eles tao dificultando cada vez mais o acesso ao ensino superior!!!
Pois é, se tivessem avisado que fosse 5 dias antes da prova já valeria... é errado pq tem 20 anos que até receita de miojo passa e do nada lançam uma surpresa dessas. Sacanagem!
Cebraspe sempre foi o terror dos vestibulandos e concurseiros…já tirei x2 900+ no Enem, mas nas provas da Unb (banca cebraspe) já fiz 6 provas e nunca fiquei acima de 9
Poucos comentam um detalhe: há quase 10 anos eles pagam R$3,00 por correção aos professores e professoras. Líquidos R$2,67 por redação. Agora, com nova banca, há mais pontos para os corretores observarem. Impossível ter uma qualidade exemplar nessas correções com remuneração tão baixa.
Não se trata de usar modelo de redação. O estudante ao estudar uma disciplina como produção textual precisa de referenciais, ainda mais quando se trata de uma seleção como ENEM. Isso tudo é muito subjetivo. Muito terrorismo para quem já vem de um ensino médio que é de péssima qualidade. Como pode um aluno/candidato ser punido porque utilizou um repertório que entendeu se encaixar no tema associando de forma coerente as ideias? De fato é um absurdo. Repito: tudo muito subjetivo. Não há consenso entre os professores. Está parecendo mais um "exame psicotécnico".
Os dados presentes nos textos motivadores, como os dados estatísticos, também entram na questão que vc citou relacionada aos repertórios presentes na prova e nos textos? Eu usava muito os dados percentuais que tinham no texto motivador.Isso, para eles, virou paráfrase?
mas essa coisa de modelo pronto era óbvio, um monte de gente usando o Utopia de Thomas More que convenhamos, apenas uns 5% sabia realmente adaptar o modelo corretamente e o resto decorou faltando uma semana pra prova e usou sem nem saber dissertar. Quem realmente utiliza essa estratégia, cria o modelo próprio, bota um leque de opções de adaptações ao decorrer do texto e com isso deixa o texto fluído.
Gente que desanimo, gostaria muito de passar esse ano pra nunca mais me preocupar com essa merda. Redação por ultimo!!!??? Isso vai prejudicar demais quanto a ansiedade! Pra que dificultar tanto, essa prova já é extremamente cansativa.
eles promovem mudanças estruturais que dificultam o processo produtivo da redação, mas não mudam o tempo de prova, né? Um absurdo você ter em média 1h para fazer uma redação, cujo tema não se domina, dentro de critérios tão engessados.
Poxa logo agora que eu tinha aprendido todos os modelos kkkk espero que ainda continuem aceitando os modelos ou pelo menos que de pra aproveitar os repertórios da Luma ainda caso a grade de correção mude.... porque eu ja aprendi os meus repertórios favoritos
Sabotando os candidatos. Isso é Brasil! Meu filho fez até curso preparatório para esse porcaria de redação, ridícula de tantas exigências desnecessárias. Ao invés de utilizar as normas básicas de redação. Só quero saber onde irá utilizar esse tipo de texto? E agora resolvem mudar o que será analisado? Boicotando o estudante que se dedica. Educação no Brasil está falida!
Pq na realidade eles não querem que a gente alcance o topo, eles não querem beneficiar quem eles deveriam. Quando finalmente a galera começa a ter uma alta na nota 1000, eles querem diminuir o índice.
@@melissasantoss poisé, e se eles estão pensando em aplicar esses novos comportamentos na prova atual, a gente vai precisar fazer algo porque é inadmissível considerar critérios novos de uma prova que ja foi aplicada. Espero que no fim de tudo certo
Pqp, eu fiz a reaplicação e joguei os 1ºs versos de "Comida" do Titãs para falar da falta de incentivo à arte, e só fui para os textos dps q passei e red. a limpo, aí, senti a minha a alma saindo do corpo: eita, e se essa música estiver na prova?
tô com a mesma dúvida. porém, usei o sociólogo habermas como repertório e só em casa, percebi que tinha uma questão usando um texto dele. tô bem apreensiva agora...
Oi, meu amor Se no caderno de questões houver alguma citação referente à Constituição, seja um trecho parcial, ou uma lei bem específica, então a Constituição nesse caso será sim considerada como repertório da prova Todavia, se você utilizou algum outro repertório que não esteja presente em toda a prova, então este será o repertório considerado na correção na C2, tá bem?
É tão triste, que na nossa educação os superiores fiquem preocupados com mais notas máximas, eles querem mais pessoas passivas para não enfrentar o governo
Sinceramente, era uma loucura deixar para fazer a redação no final - depois de ter resolvido a prova de linguagens e humanas - devido ao tempo. Acho melhor apenas fazer um rascunho antes e depois de ver as questões passar a limpo. Esses modelos quando já conhecidos e vistos repetidamente, principalmente com nome de filósofos e sociológicos já eram muitos estranhos no geral. O pior são aqueles que usam o artigo 5 da constituição.
Citar a CF 88 na redação agora virou "crime"? Isso é o fim da picada. O aluno vai chegar no dia da prova engessado com uma lista do que não pode usar porque alguém "soprou" que usar o art.5 não pode. Isso é um absurdo. Nota zero para o ENEM.
Ainda não assisti o video, mas nao to achando que fiz errado. Falei da constituição federal APENAS na Introdução. O unico medo é que falei de Intolerança Religiosa sobre a cultura das religiões de Matriz Africana e no 2° desenvolvimento falei sobre Xenofobia. Gente eu to com tanto medo 🥹 eu tava nervosa na hora da prova e ainda tinha que fazer 90 questoes 🥹🥹🥹
@selmadantas2607 dei uma pesquisada melhor. No MEU CASO, não usei modelo pronto, mas minha introdução citei a Constituição assim como MILHARES de pessoas. Ressaltando minha pesquisa quem fez um copiado colado com coisas nada haver aos textos motivadores e ao tema vai sim perder ponto, mas isso todo ano tem. Em resumo, só ressaltaram que querem repertório mais produtivo e como todo ano, relembrou o mesmo topico. Ano que vem (ENEM2025) com certeza vai ser bem mais criterioso, a cada ano.
E você acha que terá problema ter usado a Constituição na introdução? Vi também que não valia detalhar só o agente na conclusão e teria que detalhar a ação, não costumo detalhar o agente e dessa vez detalhei ele, mesmo tendo detalhado a ação tbm não foi tão aprofundado então estou com medo.
Engraçado que quem fez a redação do ENEM se tornar um produto padronizado e com limites criativos é o próprio histórico da prova, e agora nós, que seguimos estes padrões muitas vezes sendo contra eles, seremos punidos sem nenhum aviso prévio. Isso deveria ter sido avisado no início deste ano. Brincadeira...
Lumaa eu usei Zumbi dos palmares e Carolina (estavam nos textos) como exemplos de figuras históricas que merecem ser lembrados. Sendo que o repertório que usei pra embasar isso foi outro, vou perder pontos por citar essas figuras mesmo como exemplos??
Entao os modelos de matematica tb nao devem ser usados...afinal já vem prontos. Devemos ser criativos e criar as formulas a partir das equações diferenciais e integrais. Perfeito! ❤
Eu acho q os modelos q eles mais vao tirar ponto sejam os q começa com a constituição federal de 1988 e a utopia, essas duas foram as mais faladas durante esse ano 🫠 é uma pena pq parecem q inves deles facilitar as pessoas a ingressar na faculdade fazem de tudo para atrapalhar
Na minha conclusão e citei o patrimônio histórico-cultural brasileiro da seguinte forma: "[...] cabe ao Estado - enquanto responsável pela preservação do patrimônio histórico-cultural brasileiro -, juntamente à mídia [...]" Será que dá algum problema? Olhei hj na prova e vi uma questão que faz menção ao patrimônio histórico.
Eles só estão sendo mais rigorosos, acho justo!!! Uma coisa é você usar um modelo como referência e que faça sentido ao tema, desenvolver ele e ficar digno de 1000, outra coisa é decorar modelo que você só preenche lacunas, achei super justo e quem não acha, deveria começar a aprender a escrever DE FATO uma redação, aprender DE FATO como funcionam as estruturas de uma redação, porque quem realmente sabe desenvolver uma redação NOTA MIL não ficaria a chateado por estarem SENDO MAIS PRECISOS na correção. Chega a ser ridículo pessoas postando que colaram no Enem, iam ao banheiro para olhar o modelo de redação, merece punição e é isso que o inep está fazendo!!! A Luma é uma ótima professora, COMA os vídeos dela com SAL e garanto que vocês aprenderam.
Nessa mesma materia do G1 eles mostraram a foto de uma folha rascunho dizendo que o menino que fez a redação escreveu exatamente oq tinha escrevido na folha rascunho e perdeu pontos, mas que c@ralho????? A folha rascunho da redação por acaso era pra ser usada pra desenhar uma jaguatirica jogando tênis???
Anos e anos de doutrinação por um modelo padronizado de redação. Centenas de redações com nota máxima até aqui usaram repertório estético bem conectado, e isso se tornou uma referência para quem realmente se dedicou ao jogo da vez. Não se trata de um “esqueleto pronto e comprado”, mas de uma construção exigida pela própria banca para alcançar a nota 1000. As redações se tornaram cada vez mais semelhantes umas às outras, mas foi exatamente isso o que eles exigiram. Agora, incorrer no risco de penalizar os alunos por um erro do próprio sistema? Mudar as regras depois que o jogo já acabou é uma covardia. Mesmo sabendo que consigo fazer uma ótima redação com o que foi proposto nos últimos anos, não posso mais ter certeza sobre a correção. Isso se tornou tão subjetivo.
Psr mano, ano passado fiz minha redação por conta própria e na hora e tirei 820 minha namorada decorou uma redação em uma semana e tirou 920 esse ano melhorei a redação modelo ela e usei kkkk tô fudido
@fualzin9209 vamo esperar, tava fazendo redações com modelo decorado, consegui chegar a 960. Mas to com medo agr, pq agr as coisas mudaram. Tem que esperar janeiro, as vezes sinto que deu certo, as vezes fico com medo
Até tudo bem quererem mudar, mas mudar depois de já terem aplicado a prova, no momento da correção?! Não tá certo isso. Obg pelas informações Luma, vc é maravilhosa!
Boa tarde! Eu estou quase terminando o curso "luma e ponto" com intuito de fazer o enem de 2025, esse curso irá sofrer alguma atualização? Ou quando termina já estarei apto para fazer a redação do enem 2025 mesmo com essas novas regras?
Não entendi a parte de citar o tema, precisa citar todas as palavras do tema tanto na introdução, desenvolvimentos e conclusão? Ou citar só uma vez em algum parágrafo já tá valendo? Por exemplo: colocar todas as palavras do tema na conclusão (completinho)
Mas aqui, o tema estava bem facil de tangenciar, um assunto complexo, que nao podia ir tão longe, exemplo, utopia, sei lá, é algo tao distante, tão mesmo, que parece que nao se alinha.
Essa regra de não usar repertório que está na prova é loucura. Qual o sentido então de textos motivadores? Melhor então jogar só o tema da redação.. e outra, fazer a redação por último é horrível.. mas é uma nova tática né ?? Sinceramente..
exatooo! além de q muitos conhecimentos que podem ser usados como repertórios os alunos aprendem em sala de aula, e consequentemente o enem vai levar pra prova, como filósofos, escritores literários, fatos históricos; tudo isso vai estar na prova e lasca o aluno total
O enem é uma prova para gente rica Cada vez mais se torna restrita para alunos de escolas públicas Sem qualquer auxílio necessário Para passar. Triste isso !
Se eles não querem esses problemas, que tal mudar esse modelo idiota de redação? Primeiro, o modelo de "Desafios" ou outras formas de pedir soluções limita muito a redação, especialmente quando eles escolhem temas que forçam uma resposta. Muitos dos temas que eles colocam assumem algumas premissas que muitas pessoas querem refutar, mas não podem. Eles pegam temas polemicos, assumem uma resposta e escolhem algo especifico dentro do tema. A ideia de "direitos humanos" também é absurda. Eles nem especificam de onde estão tirando esses direitos humanos. Se for seguir a Declaração universal dos direitos humanos, nossa CF é um lixo que fere varios direitos humanos. O maior exemplo é juiz do Supremo forçando midia social a censurar criticas a ele. Leis que permitem a uma das pessoas mais poderosas do Brasil censurar criticos não são compativeis com direitos humanos.
Sinceramente, eu acho que isso tem um lado positivo. Principalmente olhando para a proposta de intervenção, eu faço a proposta sem nem pensar sobre o assunto, só coloco a responsabilidade em um Ministério e quando cabe o Ministério da Educação, posso escrever de olhos fechados. As redações acabam ficando muito automáticas e perdem o objetivo real que é fazer o aluno se questionar sobre o tema e como resolvê-lo. (Obs: tentar diminuir o número de notas 1000 na redação continua sendo algo bem ruim).
O objetivo é fazer o aluno refletir sobre o tema? E como se reflete corretamente? Pensei o que objetivo fosse avaliar a capacidade do aluno de escrever determinada proposta...
@@rafael.almeida99 Sim, com certeza. Porém para se escrever bem, uma reflexão sobre o tema é necessária e, além disso, fazer jovens refletirem sobre problemas na sociedade brasileira também é um dos objetivos da redação e do próprio ENEM. No modelo de redação atual, não é necessário uma reflexão, apenas achar um Ministério para resolver o problema e colocar o culpado como a negligência governamental. (O que não é culpa dos alunos, mas talvez da prova)
como querem estimular a reflexão e o pensamento crítico nos alunos dentro das condições de aplicação impostas pela banca? Por que não promovem mudanças também na quantidade de questões e/ou tempo de realização da prova? Acredito que a cultura dos modelos de redação é um reflexo direto de uma prova degradante. A começar pelo tempo de realização do exame que nos obriga a recorrer a modelos prontos de redação e a estratégias que muitas vezes não mostram o verdadeiro potencial do aluno.
Oi, meu amor Se você utilizou um outro repertório, que possua produtividade, além do que a prova trouxe, seja na própria proposta, seja nas questões, então ele será o repertório considerado na correção da C2, tá bem?
@@ramonflexa3897 Muito bom msm,não duvido, não há nada de há de errado desde que seja a redação uma montagem de quebra cabeças O que o ENEM tá fazendo é dar 2 nomes pro mesmo boi. No final, essa questão toda se resume a tangenciamento. Em 2023 a banca corretora foi meio que montada às pressas. Não ponho em dúvida sua qualidade, caro.
Oi, meu amor Se você utilizou todas as técnicas que eu ensinei no Bootcamp seguindo o passo-a-passo certinho, e no dia da prova aplicou os modelos com produtividade, então você não será prejudicada na correção do Enem deste ano, tá bem?
minha nossa, deveriam deixar as mudanças para o ano que, já que avisaram depois da prova, ou sei lá deixar todo mundo fazer de novo na reaplicação, achei injusto, o enem já é o próprio caos e ainda dificultam mais, fadinha nos salve 😧
@elen_marcal então, isso é uma bela de uma injustiça afinal não tínhamos como adivinhar o que eles fariam, se fosse realizar mudanças, que detalhasem na cartilha da redação desse ano
@@rafaelaalvesmarcondes6432 acho que ela está fazendo terrorismo. Acho sim que a correção possa ficar mais rigorosa, mas não acredito que vão retirar nota se o aluno usou repertório pronto mas desenvolveu a redação da forma esperada. O professor Pedro Assad falou sobre isso. De qualquer forma, se no dia que sairem as notas percebermos que coisas fora do edital ocorreram durante a correção, o ideal seria acionarmos a justiça.
Fiquei em duvida se eles vão considerar somente o repertório padrão ou também o modelo de escrita, não usei nenhum repertório de bolso mas usei conectivos e a estrutura padrão de sempre, será que descontarão pontos por isso?
@@elen_marcal Isso torna a correção mais subjetiva ainda, abre margem pra muita injustiça. Espero que isso seja apenas terrorismo com os estudantes, se não...Muita gente vai sair injustamente prejudicada.
Oi, meu amor Ainda não sabemos de fato o que a banca irá considerar como modelo de escrita, mas possivelmente conectivos não serão penalizados, afinal, eles fazem parte da construção da coerência textual e não há um critério definido para "conectivo padrão", tá bem?
@@ramonflexa3897 igual comentei. Usei const apenas na introdução, pq de resto EU MESMA fiz meus repertorios e tudo kakskak ent se for tirar ponto vai ser por causa de 1 linha??! Nem akskakak Eu tava focando na minha conclusao qq todo ano fico com 160 pontos
Repertório forçado é um repertório que não possui conexão adequada com a construção do seu raciocínio-argumentativo, meu amor Ou seja, é um repertório que foi utilizado sem que houvesse produtividade relacionada à ele, tá bem?
Mas o correto não é isso mesmo? O povo mal acostumado com citação coringa sem nem saber o que está escrevendo. Precisa mesmo cobrar do candidato a criticidade e autoria.
Como eu rezei pra que isso acontecesse, a gente tem que aprender a escrever e não a decorar coisas feitas pelos outros. Além de falta de personalidade, creio que seja plágio. Apoio os cursos para que as pessoas aprendam de fato cada passo. ❤
O problema é a correção com subjetividade! Pois o que parece bonito para um corretor pode não ser para outro então vc pode ser prejudicado em relação a isso.
Prova de 5 horas com 90 questões e 1 redação, não há tempo de ser criativo, ninguém que consegue criar textos criativos consegue fazer algo produtivo em tão pouco tempo. @@taianes.5238
Kkkkkkkk Acorda, né? Aprender a escrever, tudo bem…. Mas como ser criativo, produzir um texto de 30 linhas original e ainda ter que lidar com +90 questões?
Ótimo vídeo! Bem denso e rico o conteúdo.
olha só quem temos aqui, nosso maior pedagogo, sociólogo, coach, bissexual ,judeu e pai de gêmeos!!! que honra ser aluno seu Assad
@@rthurlima5068HAHAHAHAHAH aff mano vocês me perseguem!!! 😅
Obrigada, querido. É uma honra tê-lo aqui.
Não acho justo copiar ou decorar a redação, quem não tem cinquentão fica como ? Aliás usar modelo pronto na redação é como ganhar no truco marcando cartas
@@rthurlima5068é só uma testa oleosa se achando brilhante
Acho isso uma covardia sem tamanho. O ENEM por si só já é uma prova peculiar, cheio de particularidades, a própria redação é uma dissertação argumentativa bem diferente da tradicional. Ou seja, pra poder passar, precisa conhecer bem a prova, o que poucas escolas, principalmente as de elite, são capazes de oferecer aos seus alunos. Ai então, decidem dificultar os critérios de correção, confundindo os corretores, bem em cima da hora.
Ou seja só 20 alunos tirarão mil
Brasil sempre se sabotando , só fizeram isso pq houve aumento das notas 1000 e isso não deveria ser considerado ruim já que até deu todos critérios. Que país estranho eu hein
Presado Ramon, os campi (ou câmpus*) universitários devem ser escopos reservados aos que possuem potencial intelectual patente. Sendo assim, indivíduos boçais com traços de analfabetismo funcional deveriam ser excluídos do ambiente acadêmico, por intermédio dos meios cabíveis, pois somente são capazes de agregar valor através do trabalho braçal; são o que Lenin chamaria de proletariado. Portanto, um número de redações com nota máxima maior do que 20 ou 22, como observamos nos anos de 2018, 2019, 2020, 2022 e 2023, é um disparate. É nos vocábulos supracitados que se traduz a seleção natural de Darwin, com dizia H. Spencer: a sobrevivência é do mais apto.
Quando todos tiram nota 1000 chama-se comunismo.
Também acho que mais notas 1000 deveria ser considerado algo bom :(
@@lumaeponto Como Darcy Ribeiro diz: "Há um projeto de destruição da educação"
Vdd 🙄🙄🙄
Legal, um anarquismo cultural, vamos quebrar os padrões. Agora não é redação coringa e sim o próprio coringa fazendo a redação.
Rs
KKKKKKK 🤡
KKKK
Penso que deve falar os critérios antes da prova e não depois
Exatamente!
não vejo problema quanto às mudanças, porém quando divulgaram elas, afinal, já havíamos feito a prova. como faríamos para nos adequar aessas mudanças se não sabíamos sibre elas?
Exatamente
É ridículo. Governo é nosso inimigo. O ministro da educação deveria se pronunciar sobre isso e obrigar essa demanda ser aplicada apenas na próxima edição do Enem que provavelmente será no começo de novembro de 2025
Ano passado isso aconteceu também. Foram avisar que a nova banca da Cebraspe ia assumir com algumas mudanças faltando 1 semana para a prova de 2023.
Ou seja, não vamos poder mais começar fazendo a redação. Vou ter que
ler todos os textos da prova pra me certificar de que quem eu vou citar não está em nenhum deles? Isso é absurdo.
kkkkkkkkkkkk, boa
Pois é
Dá pra nos passar uma visão rapida antes de fazer o projeto de texto.assim dá certo.@@lumaeponto
Cobram uma produção engessada, aversa à autenticidade e criatividade, que esteja amordaçada ao modelo que eles próprios decidiram instaurar. Agora, para lidar com os resultados disso, resolvem punir os candidatos? Sem cabimento nenhum. (Ótimo vídeo, aliás, como sempre!)
A avaliação das redações não pode ser subjetiva pois irá ter muita injustiça! O que é conceituado para um corretor pode não ser pra outro! A correção tem que ser mais objetiva possível para se ter justiça nas notas!
Realmente, sua análise faz muito sentido
O TH-cam me recomendou seu canal, achei você uma pessoa bem esclarecedora, muito bom seu vídeo!!
Eu não entendo essa de "vazou informações", "alguém de dentro das correções disse"... Gente, essas informações não eram pra ser de conhecimento de todos? Como diabos uma banca vai cobrar algo que não é de conhecimento dos alunos? Isso é um absurdo.
@@erikabarreto6988Acho você não conhece os vestibulares de São Paulo, que são uma verdadeira caixa preta. Kkk
Tem que ir se acostumando a adivinhar as coisas, pois na universidade é assim kkkkkkkkkk
@@elen_marcal absurdo!
@@erikabarreto6988 se eles fizerem mudanças fora do edital, é caso de entrar na justiça
@@erikabarreto6988 mas, sinceramente, tô achando esse vídeo terrorismo psicológico
A princípio, fiquei apreensivo, pois já iniciei o curso da Luma. No entanto, ao ler o texto abaixo no G1, ficou bem claro que o problema é usar o modelo de forma desconexa, o que a Luma sempre enfatizou, já que o repertório precisa fazer sentido. Creio que essa recomendação do INEP realmente punirá quem não estudou redação durante o ano e tenta 'dar uma de esperto', gabando-se de tirar uma boa nota sem preparo. Ademais, o que realmente me preocupa é não poder citar algo já tratado na prova objetiva. Luma, você concorda? Posso continuar estudando os modelos do seu curso? Segue parte da matéria:
‘Eles [do Inep] estão começando a implicar com esses modelos de redação, estão ficando meio emburrados com isso. O que eles estão pedindo é que, mesmo que a pessoa tenha decorado um ‘repertório coringa’, consiga usá-lo de maneira produtiva. Caso contrário, será penalizada’, afirmou uma das corretoras ouvidas pela reportagem."
Eu duvido que algum professor de redação consiga, de forma objetiva, explicar esses fatores relacionados às correções das redações. E não é por falta de capacidade não; é por causa da carga de subjetividade relacionada aos critérios aplicados.
Eu acredito que os repertórios dela ainda vão ser úteis.... os modelos pode ser que sim já que são vários.... acredito que o principal é tornar os repertórios conexos e coesos com o tema e com o texto e com a sua argumentação... então levando em consideração isso acredito que os modelos dela ainda serão muito válidos... mas isso é só uma hipótese
Concordo! Já estou trabalhando na atualização do curso para que vocês tenham as melhores estratégias sempre
Assisti o video até o final. Obrigada por tudo, Luma! Obrigada de verdade 💛💜
poxa eles decidem avisar isso depois que ja foi feito as redaçoes, deveria valer somente para o ano que vem para nao prejudicar a galera. Eles tao dificultando cada vez mais o acesso ao ensino superior!!!
Concordo
Pois é, se tivessem avisado que fosse 5 dias antes da prova já valeria... é errado pq tem 20 anos que até receita de miojo passa e do nada lançam uma surpresa dessas. Sacanagem!
To achando que vão largar isso e deixar só pro próximo ano man. Sem condições, mudanças são feitas com antedecedência.
@@TheMATHEHOUSE P ferrar os outros as coisas funcionam... vão é receber uma enxurrada de denuncias e advogados enchendo o saco.
Cebraspe sempre foi o terror dos vestibulandos e concurseiros…já tirei x2 900+ no Enem, mas nas provas da Unb (banca cebraspe) já fiz 6 provas e nunca fiquei acima de 9
Poucos comentam um detalhe: há quase 10 anos eles pagam R$3,00 por correção aos professores e professoras. Líquidos R$2,67 por redação. Agora, com nova banca, há mais pontos para os corretores observarem. Impossível ter uma qualidade exemplar nessas correções com remuneração tão baixa.
Isso é
Pq eles fazem isso depois da prova? Deveriam dizer antes pra gente já se preparar...
deve ter sido por causa do povo que foi pego com cola de redaçao
Pois é
Foda mudarem a regra do jogo quando o jogo já acabou, isso pode beneficiar gente que nem imaginamos, como destruir tbm
Não sei se vai beneficiar alguém, até as redações nota mil possuem modelos prontos. Mas vamos torcer para que dê tudo certo!
Boa sorte para nós!
Não é legal mesmo
Não se trata de usar modelo de redação. O estudante ao estudar uma disciplina como produção textual precisa de referenciais, ainda mais quando se trata de uma seleção como ENEM. Isso tudo é muito subjetivo. Muito terrorismo para quem já vem de um ensino médio que é de péssima qualidade. Como pode um aluno/candidato ser punido porque utilizou um repertório que entendeu se encaixar no tema associando de forma coerente as ideias? De fato é um absurdo. Repito: tudo muito subjetivo. Não há consenso entre os professores. Está parecendo mais um "exame psicotécnico".
Os dados presentes nos textos motivadores, como os dados estatísticos, também entram na questão que vc citou relacionada aos repertórios presentes na prova e nos textos? Eu usava muito os dados percentuais que tinham no texto motivador.Isso, para eles, virou paráfrase?
mas essa coisa de modelo pronto era óbvio, um monte de gente usando o Utopia de Thomas More que convenhamos, apenas uns 5% sabia realmente adaptar o modelo corretamente e o resto decorou faltando uma semana pra prova e usou sem nem saber dissertar. Quem realmente utiliza essa estratégia, cria o modelo próprio, bota um leque de opções de adaptações ao decorrer do texto e com isso deixa o texto fluído.
Criar o próprio esqueleto de redação é uma mão na roda. Fica bem autoral e muito fácil de modificar.
Gostei da sua análise
Regras após as provas não são justas!
Eu achava que essa regra já era válida. Eu fiz uma redação muito boa sem usar modelo pronto da Internet.
😞😞
Gente que desanimo, gostaria muito de passar esse ano pra nunca mais me preocupar com essa merda. Redação por ultimo!!!??? Isso vai prejudicar demais quanto a ansiedade! Pra que dificultar tanto, essa prova já é extremamente cansativa.
oi meu amor
Vamos esperar o resultado oficial?
Você pode se surpreender.
eles promovem mudanças estruturais que dificultam o processo produtivo da redação, mas não mudam o tempo de prova, né? Um absurdo você ter em média 1h para fazer uma redação, cujo tema não se domina, dentro de critérios tão engessados.
Mudar as regras do jogo depois de ter feito o gol é complicado...
Poxa logo agora que eu tinha aprendido todos os modelos kkkk espero que ainda continuem aceitando os modelos ou pelo menos que de pra aproveitar os repertórios da Luma ainda caso a grade de correção mude.... porque eu ja aprendi os meus repertórios favoritos
Fica tranquilo que no decorrer do ano que vem virei com atualizações
Sabotando os candidatos. Isso é Brasil! Meu filho fez até curso preparatório para esse porcaria de redação, ridícula de tantas exigências desnecessárias. Ao invés de utilizar as normas básicas de redação. Só quero saber onde irá utilizar esse tipo de texto?
E agora resolvem mudar o que será analisado? Boicotando o estudante que se dedica. Educação no Brasil está falida!
🥺🥺
Inep pensa em todas as formas de piorar o que ja é ruim
Pq na realidade eles não querem que a gente alcance o topo, eles não querem beneficiar quem eles deveriam. Quando finalmente a galera começa a ter uma alta na nota 1000, eles querem diminuir o índice.
@@melissasantoss poisé, e se eles estão pensando em aplicar esses novos comportamentos na prova atual, a gente vai precisar fazer algo porque é inadmissível considerar critérios novos de uma prova que ja foi aplicada.
Espero que no fim de tudo certo
🥺🥺
Pqp, eu fiz a reaplicação e joguei os 1ºs versos de "Comida" do Titãs para falar da falta de incentivo à arte, e só fui para os textos dps q passei e red. a limpo, aí, senti a minha a alma saindo do corpo: eita, e se essa música estiver na prova?
A galera que usou utopia do thomas more, só lembro deles, ainda mais um livro de 1516.
Quem vai correr atrás dos direitos dos alunos ja que isso foi feito depois da aplicação do enem, a não ser que vá valer apenas para 2025, ai tudo bem
Infelizmente já vale pra esse ano 🥺🥺
eu fazendo a redação, citei o racionais... ai depois fui ler a prova e tinha um trecho do racionais kkk F
que ódio
Usei como repertório a Constituição Federal, será que perdo ponto, já que teve uma questão de humanas que falava da Constituição?
Eu estou com essa mesma dúvida.
Constituição, não. A Carta Magna não pode ser limitada em textos dissertativos, por ser o código de leis base do país.
Qual era a questão?
tô com a mesma dúvida. porém, usei o sociólogo habermas como repertório e só em casa, percebi que tinha uma questão usando um texto dele. tô bem apreensiva agora...
Oi, meu amor
Se no caderno de questões houver alguma citação referente à Constituição, seja um trecho parcial, ou uma lei bem específica, então a Constituição nesse caso será sim considerada como repertório da prova
Todavia, se você utilizou algum outro repertório que não esteja presente em toda a prova, então este será o repertório considerado na correção na C2, tá bem?
É tão triste, que na nossa educação os superiores fiquem preocupados com mais notas máximas, eles querem mais pessoas passivas para não enfrentar o governo
🥺🥺
Sinceramente, era uma loucura deixar para fazer a redação no final - depois de ter resolvido a prova de linguagens e humanas - devido ao tempo. Acho melhor apenas fazer um rascunho antes e depois de ver as questões passar a limpo. Esses modelos quando já conhecidos e vistos repetidamente, principalmente com nome de filósofos e sociológicos já eram muitos estranhos no geral. O pior são aqueles que usam o artigo 5 da constituição.
Citar a CF 88 na redação agora virou "crime"? Isso é o fim da picada. O aluno vai chegar no dia da prova engessado com uma lista do que não pode usar porque alguém "soprou" que usar o art.5 não pode. Isso é um absurdo. Nota zero para o ENEM.
Ainda não assisti o video, mas nao to achando que fiz errado. Falei da constituição federal APENAS na Introdução. O unico medo é que falei de Intolerança Religiosa sobre a cultura das religiões de Matriz Africana e no 2° desenvolvimento falei sobre Xenofobia. Gente eu to com tanto medo 🥹 eu tava nervosa na hora da prova e ainda tinha que fazer 90 questoes 🥹🥹🥹
Ela falou que não poderia usar nada que tinha na prova na redação, se não me engano tinha constituição então ferrou, eu também usei na introdução
@selmadantas2607 dei uma pesquisada melhor. No MEU CASO, não usei modelo pronto, mas minha introdução citei a Constituição assim como MILHARES de pessoas. Ressaltando minha pesquisa quem fez um copiado colado com coisas nada haver aos textos motivadores e ao tema vai sim perder ponto, mas isso todo ano tem. Em resumo, só ressaltaram que querem repertório mais produtivo e como todo ano, relembrou o mesmo topico. Ano que vem (ENEM2025) com certeza vai ser bem mais criterioso, a cada ano.
E você acha que terá problema ter usado a Constituição na introdução? Vi também que não valia detalhar só o agente na conclusão e teria que detalhar a ação, não costumo detalhar o agente e dessa vez detalhei ele, mesmo tendo detalhado a ação tbm não foi tão aprofundado então estou com medo.
Não tenha medo, minha querida. O resultado final pode te surpreender
@@lumaeponto não podia usa a constituição?
Coisa boa! Muitos podem se lascar e alguns, como eu, poderá melhorar as chances de conseguir uma vaga no curso que quer.
poderão*
Mas as regras foram feitas após as provas, então está errado .
@sueliaraujo9513 Fizeram o L e agora não chora.
@@pietrorodrigues3008 Eu sou Analfabeto!
A pessoa não sabe nem um tempo verbal básico e acha que vai tirar proveito disso. Tenho é pena.
Engraçado que quem fez a redação do ENEM se tornar um produto padronizado e com limites criativos é o próprio histórico da prova, e agora nós, que seguimos estes padrões muitas vezes sendo contra eles, seremos punidos sem nenhum aviso prévio. Isso deveria ter sido avisado no início deste ano. Brincadeira...
Se a grade mudar, você vai fazer alterações no curso das competências?
Simmmm. Vou atualizar tudinho
Lumaa eu usei Zumbi dos palmares e Carolina (estavam nos textos) como exemplos de figuras históricas que merecem ser lembrados. Sendo que o repertório que usei pra embasar isso foi outro, vou perder pontos por citar essas figuras mesmo como exemplos??
Oi, meu amor
Se você utilizou um outro repertório para embasar a sua argumentação neste caso, então você não perderá pontos, tá bem?
Entao os modelos de matematica tb nao devem ser usados...afinal já vem prontos. Devemos ser criativos e criar as formulas a partir das equações diferenciais e integrais. Perfeito! ❤
🤍🤍
Eu acho q os modelos q eles mais vao tirar ponto sejam os q começa com a constituição federal de 1988 e a utopia, essas duas foram as mais faladas durante esse ano 🫠 é uma pena pq parecem q inves deles facilitar as pessoas a ingressar na faculdade fazem de tudo para atrapalhar
🥺🥺
Na minha conclusão e citei o patrimônio histórico-cultural brasileiro da seguinte forma: "[...] cabe ao Estado - enquanto responsável pela preservação do patrimônio histórico-cultural brasileiro -, juntamente à mídia [...]"
Será que dá algum problema?
Olhei hj na prova e vi uma questão que faz menção ao patrimônio histórico.
Espero q não, já q a punição tá mais relacionado ao repertório e não ao detalhamento da intervenção
Oi, meu amor
Neste caso, você utilizou esta informação como detalhamento do agente, portanto, a penalização não se aplica neste caso, tá bem?
Eles só estão sendo mais rigorosos, acho justo!!! Uma coisa é você usar um modelo como referência e que faça sentido ao tema, desenvolver ele e ficar digno de 1000, outra coisa é decorar modelo que você só preenche lacunas, achei super justo e quem não acha, deveria começar a aprender a escrever DE FATO uma redação, aprender DE FATO como funcionam as estruturas de uma redação, porque quem realmente sabe desenvolver uma redação NOTA MIL não ficaria a chateado por estarem SENDO MAIS PRECISOS na correção.
Chega a ser ridículo pessoas postando que colaram no Enem, iam ao banheiro para olhar o modelo de redação, merece punição e é isso que o inep está fazendo!!!
A Luma é uma ótima professora, COMA os vídeos dela com SAL e garanto que vocês aprenderam.
O gado anseia por uma chicotada mais forte, pqp...
Nessa mesma materia do G1 eles mostraram a foto de uma folha rascunho dizendo que o menino que fez a redação escreveu exatamente oq tinha escrevido na folha rascunho e perdeu pontos, mas que c@ralho????? A folha rascunho da redação por acaso era pra ser usada pra desenhar uma jaguatirica jogando tênis???
kkkkkkkkkkkkk pois é
A Cebraspe é famosa por botar pra F#d3r com os concurseiros.
Anos e anos de doutrinação por um modelo padronizado de redação. Centenas de redações com nota máxima até aqui usaram repertório estético bem conectado, e isso se tornou uma referência para quem realmente se dedicou ao jogo da vez. Não se trata de um “esqueleto pronto e comprado”, mas de uma construção exigida pela própria banca para alcançar a nota 1000. As redações se tornaram cada vez mais semelhantes umas às outras, mas foi exatamente isso o que eles exigiram. Agora, incorrer no risco de penalizar os alunos por um erro do próprio sistema? Mudar as regras depois que o jogo já acabou é uma covardia. Mesmo sabendo que consigo fazer uma ótima redação com o que foi proposto nos últimos anos, não posso mais ter certeza sobre a correção. Isso se tornou tão subjetivo.
Ah não, logo na minha vez? poxa... vamo ver vídeo.
Psr mano, ano passado fiz minha redação por conta própria e na hora e tirei 820 minha namorada decorou uma redação em uma semana e tirou 920 esse ano melhorei a redação modelo ela e usei kkkk tô fudido
@fualzin9209 vamo esperar, tava fazendo redações com modelo decorado, consegui chegar a 960. Mas to com medo agr, pq agr as coisas mudaram. Tem que esperar janeiro, as vezes sinto que deu certo, as vezes fico com medo
😞😞
Lumaaa, por favor faz vídeos de redação FUVEST. Preciso de um Norte nessa 2a fase...
🤍🤍
Até tudo bem quererem mudar, mas mudar depois de já terem aplicado a prova, no momento da correção?! Não tá certo isso. Obg pelas informações Luma, vc é maravilhosa!
🤍🤍
Mas sobre citar repertórios que estavam presentes na prova objetiva, isso conta para a Constituição Federal?
Conta sim, meu amor
O meu repertório encaixou bonitinho no tema 😌
Mas msm assim deu medo 😨😨
Boa tarde! Eu estou quase terminando o curso "luma e ponto" com intuito de fazer o enem de 2025, esse curso irá sofrer alguma atualização? Ou quando termina já estarei apto para fazer a redação do enem 2025 mesmo com essas novas regras?
Simmmm, já estou preparando as atualizações
Não entendi a parte de citar o tema, precisa citar todas as palavras do tema tanto na introdução, desenvolvimentos e conclusão? Ou citar só uma vez em algum parágrafo já tá valendo? Por exemplo: colocar todas as palavras do tema na conclusão (completinho)
Tô com essa dúvida também!
Oi, meu amor
Citando uma vez todas as palavras do tema durante toda a sua redação já é suficiente, tá bem?
Mas aqui, o tema estava bem facil de tangenciar, um assunto complexo, que nao podia ir tão longe, exemplo, utopia, sei lá, é algo tao distante, tão mesmo, que parece que nao se alinha.
Querooo agradecerrrr luma ❤
Tirei 900 na redação e fui aprovado em medicina 2023.1🎉❤
LEOOO, PARABENSSSS! Qual é seu insta? Quero te mandar um vídeo de parabéns por lá 🫶🏻
@lumaeponto @leopereiraslp mt mt obr luma🙏🙏😘😘😘
Fica um pouco confuso, pois a maioria dos repertórios já estão em um modelo pronto 🤔🤔🤔
Vamos aguardar o resultado! 🤍🤍
Essa regra de não usar repertório que está na prova é loucura. Qual o sentido então de textos motivadores? Melhor então jogar só o tema da redação.. e outra, fazer a redação por último é horrível.. mas é uma nova tática né ?? Sinceramente..
exatooo! além de q muitos conhecimentos que podem ser usados como repertórios os alunos aprendem em sala de aula, e consequentemente o enem vai levar pra prova, como filósofos, escritores literários, fatos históricos; tudo isso vai estar na prova e lasca o aluno total
MUDAR AS REGRAS DEPOIS DO JOGO CONCLUÍDO É DE UMA COVARDIA E ESCROTIDÃO QUE SÓ O MINISTÉRIO PÚBLICO PRA BOTAR ORDEM NO CABARÉ.
Lumaaaaa, tô desesperadoooo, eu utilizei “Brasil, país do futuro” como introduçãoooo. Será que perdi ponto?
oi meu amor 🤍🤍
Fica calmo, vamos aguardar o resultado oficial, você pode se surpreender.
O enem é uma prova para gente rica
Cada vez mais se torna restrita para alunos de escolas públicas
Sem qualquer auxílio necessário
Para passar.
Triste isso !
Está mais fácil fazer a redação da Fuvest do que Enem
Se eles não querem esses problemas, que tal mudar esse modelo idiota de redação? Primeiro, o modelo de "Desafios" ou outras formas de pedir soluções limita muito a redação, especialmente quando eles escolhem temas que forçam uma resposta. Muitos dos temas que eles colocam assumem algumas premissas que muitas pessoas querem refutar, mas não podem. Eles pegam temas polemicos, assumem uma resposta e escolhem algo especifico dentro do tema. A ideia de "direitos humanos" também é absurda. Eles nem especificam de onde estão tirando esses direitos humanos. Se for seguir a Declaração universal dos direitos humanos, nossa CF é um lixo que fere varios direitos humanos. O maior exemplo é juiz do Supremo forçando midia social a censurar criticas a ele. Leis que permitem a uma das pessoas mais poderosas do Brasil censurar criticos não são compativeis com direitos humanos.
Mudanças depois da prova,que injustiça
Aqui é o só contrário
🥺🥺
Luma vai atualiza o metódo então?
Simmmm, já estou preparando todas as novas estratégias
Essa sobre os repertórios é ridículo, patético. Temos que reclamar
com relação as palavras do tema elas precisam estar todas juntas uma do lado da outra?
Não precisa, meu amor, elas só precisam estar todas presentes em algum momento durante toda a sua redação, tá bem?
Sinceramente, eu acho que isso tem um lado positivo. Principalmente olhando para a proposta de intervenção, eu faço a proposta sem nem pensar sobre o assunto, só coloco a responsabilidade em um Ministério e quando cabe o Ministério da Educação, posso escrever de olhos fechados.
As redações acabam ficando muito automáticas e perdem o objetivo real que é fazer o aluno se questionar sobre o tema e como resolvê-lo.
(Obs: tentar diminuir o número de notas 1000 na redação continua sendo algo bem ruim).
Eu concordo, Sofia. Acho que faz muito sentido mesmo
O objetivo é fazer o aluno refletir sobre o tema? E como se reflete corretamente? Pensei o que objetivo fosse avaliar a capacidade do aluno de escrever determinada proposta...
@@rafael.almeida99 Sim, com certeza. Porém para se escrever bem, uma reflexão sobre o tema é necessária e, além disso, fazer jovens refletirem sobre problemas na sociedade brasileira também é um dos objetivos da redação e do próprio ENEM. No modelo de redação atual, não é necessário uma reflexão, apenas achar um Ministério para resolver o problema e colocar o culpado como a negligência governamental. (O que não é culpa dos alunos, mas talvez da prova)
como querem estimular a reflexão e o pensamento crítico nos alunos dentro das condições de aplicação impostas pela banca?
Por que não promovem mudanças também na quantidade de questões e/ou tempo de realização da prova?
Acredito que a cultura dos modelos de redação é um reflexo direto de uma prova degradante. A começar pelo tempo de realização do exame que nos obriga a recorrer a modelos prontos de redação e a estratégias que muitas vezes não mostram o verdadeiro potencial do aluno.
Essa banca de correção vai ser a mesma do ano passado?
Sim
🤍🤍
E não deveria fazer isso em 2025 não depois que terminou a prova mudou o critério eu processava se minha nota caísse.
🥺🥺
Certeza que não pode usar algum repertório da prova ou não pode usar APENAS o repertório da prova?
Oi, meu amor
Se você utilizou um outro repertório, que possua produtividade, além do que a prova trouxe, seja na própria proposta, seja nas questões, então ele será o repertório considerado na correção da C2, tá bem?
@@lumaeponto Obrigada! Eu pus uns 4 repertórios, só usei um que estava na questão da prova como um exemplo de um ponto que eu quis provar.
Eu odeio essa banca CEBRASP eles fazem o que querem, as provas de concursos deles são horríveis pq eles criam critérios próprios
eu achei a correção deles no ano passado bem risível. MINHA OPINIÃO
@@nicolassodre9779 tirei 960 no último enem com modelo
@@ramonflexa3897 Muito bom msm,não duvido, não há nada de há de errado desde que seja a redação uma montagem de quebra cabeças O que o ENEM tá fazendo é dar 2 nomes pro mesmo boi. No final, essa questão toda se resume a tangenciamento. Em 2023 a banca corretora foi meio que montada às pressas. Não ponho em dúvida sua qualidade, caro.
😞
Usei "obstáculos" no lugar de "desafios". Será se dá ruim?
Não, até porque obstáculo é um sinônimo de desafios.
Não. Pode sim usar sinônimos
Não, pode ficar tranquilo meu amor
usei utopia sera q da problema? to mt preocupada
Eu tbm usei , tô muito preocupada tbm
Tu e mais 1 milhão 😂
oi meu amor
Vamos aguardar o resultado oficial
Muitos alunos também usaram
Luma, quem usou o bootcamp pode ser prejudicado?
Oi, meu amor
Se você utilizou todas as técnicas que eu ensinei no Bootcamp seguindo o passo-a-passo certinho, e no dia da prova aplicou os modelos com produtividade, então você não será prejudicada na correção do Enem deste ano, tá bem?
Tomara que eu tire mil🙏🙏❤️❤️
minha nossa, deveriam deixar as mudanças para o ano que, já que avisaram depois da prova, ou sei lá deixar todo mundo fazer de novo na reaplicação, achei injusto, o enem já é o próprio caos e ainda dificultam mais, fadinha nos salve 😧
esperar o que da Cebraspe?
@elen_marcal então, isso é uma bela de uma injustiça afinal não tínhamos como adivinhar o que eles fariam, se fosse realizar mudanças, que detalhasem na cartilha da redação desse ano
@@rafaelaalvesmarcondes6432 acho que ela está fazendo terrorismo. Acho sim que a correção possa ficar mais rigorosa, mas não acredito que vão retirar nota se o aluno usou repertório pronto mas desenvolveu a redação da forma esperada. O professor Pedro Assad falou sobre isso. De qualquer forma, se no dia que sairem as notas percebermos que coisas fora do edital ocorreram durante a correção, o ideal seria acionarmos a justiça.
@elen_marcal eu concordo
Agora é aguardar o resultado
É SÓ no ano que vem mesmo ou a partir desse?
A partir desse ano.
@lyricsbydaniel obrigada
@@elen_marcal Dnd. Só um adendo, o que começa esse ano é o rigor maior com repertório desconexos, mal explicados.
@@lyricsbydaniel aaaah sim
esse ano já vale
Fiquei em duvida se eles vão considerar somente o repertório padrão ou também o modelo de escrita, não usei nenhum repertório de bolso mas usei conectivos e a estrutura padrão de sempre, será que descontarão pontos por isso?
O modelo de uma redação dissertativa argumentativa não muda, então não acho que faça sentido descontar pontos por isso...
@@elen_marcal Isso torna a correção mais subjetiva ainda, abre margem pra muita injustiça. Espero que isso seja apenas terrorismo com os estudantes, se não...Muita gente vai sair injustamente prejudicada.
@@henrickferreira9215 por isso sou a favor da correção com IA.
Oi, meu amor
Ainda não sabemos de fato o que a banca irá considerar como modelo de escrita, mas possivelmente conectivos não serão penalizados, afinal, eles fazem parte da construção da coerência textual e não há um critério definido para "conectivo padrão", tá bem?
Resumindo, use filmes e músicas como repertório cultural!
Sim, aí depois acontecerá a mesma coisa : muitos repertórios iguais e começarão outra reforma.
@joelantonio3441 Au complica, o que vai poder usar de repertório? Vivência do dia a dia kkkkk
@joelantonio3441 Mas são milhões de estudantes, é impossível não repetir repertório, aliás, nem tem tantos repertórios assim!
🤍🤍
O problema não é o modelo e sim a adaptação dele, sempre foi assim, tô tranquilo quanto a isso pq sempre fiquei de olho na coerência
@@ramonflexa3897 igual comentei. Usei const apenas na introdução, pq de resto EU MESMA fiz meus repertorios e tudo kakskak ent se for tirar ponto vai ser por causa de 1 linha??! Nem akskakak Eu tava focando na minha conclusao qq todo ano fico com 160 pontos
Exato
Eu utilizei parte dos textos motivadores, porém nn foi exatamente igual e usei so como complemento de repertorios que eu tinha. Eu vou zerar por isso?
não
Vai não meu amor
O q seria repertório “ forçado “ ? 🤡
Repertório forçado é um repertório que não possui conexão adequada com a construção do seu raciocínio-argumentativo, meu amor
Ou seja, é um repertório que foi utilizado sem que houvesse produtividade relacionada à ele, tá bem?
Mas o correto não é isso mesmo? O povo mal acostumado com citação coringa sem nem saber o que está escrevendo. Precisa mesmo cobrar do candidato a criticidade e autoria.
Como eu rezei pra que isso acontecesse, a gente tem que aprender a escrever e não a decorar coisas feitas pelos outros. Além de falta de personalidade, creio que seja plágio. Apoio os cursos para que as pessoas aprendam de fato cada passo. ❤
O problema é a correção com subjetividade! Pois o que parece bonito para um corretor pode não ser para outro então vc pode ser prejudicado em relação a isso.
@leandropinheiro4947 verdade . E o Inep deveria também rever esse modelo engessado deles né. Eles não valorização a criatividade do aluno.
Prova de 5 horas com 90 questões e 1 redação, não há tempo de ser criativo, ninguém que consegue criar textos criativos consegue fazer algo produtivo em tão pouco tempo. @@taianes.5238
Kkkkkkkk Acorda, né? Aprender a escrever, tudo bem…. Mas como ser criativo, produzir um texto de 30 linhas original e ainda ter que lidar com +90 questões?
@himathss os estudantes deveriam lutar para ter um dia específico apenas para a redação, mas ninguém quer lutar pra mudar as coisas, só sabe reclamar.