"A Não Violência como ação política" - Mikael Freitas em MODELOS DE ORGANIZAÇÃO (CyberQuilombo)
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 23 ม.ค. 2025
- “Quando tiram a minha humanidade, quando o Estado me priva de eu ser eu mesmo, quando me rebaixa, quando me coloca na situação do outro, quando me trata como coisa, essa é uma das piores violências que a gente pode sentir”
"A Não Violência como ação política", é a vídeo-oficina online de Mikael Freitas, mestre em Sistemas Complexos e integrante da Escola de Ativismo, que apresentou uma fala no curso CyberQuilombo.
O processo é a Formação Online de Oficineiros que acontece via hangout, e que remixa africanidades com cultura digital. A temática da Não Violência faz parte dos estudos de modelos de organização, um dos eixos do labExperimental.
“A primeira coisa quando a gente fala em não violência é olhar pro mundo à nossa volta e perceber onde está a violência e quem é o agente dessa violência. Tem a violência física, por exemplo, se eu vou sair na rua para defender alguma coisa que acredito e eu apanho de cacetete da polícia ou do estado. Tem a violência simbólica, do discurso, de alguém falando que de fato está indo diretamente contra a minha pessoa e não é uma questão mais de opinião. E tem também a violência estrutural. O Estado é violento desde o discurso, desde a estrutura, quando ele coloca na TV uma certa realidade, ou quando ele afeta nossas crenças, origens, nossa história”. Militantes como Martin Luther King e Gandhi são citados na fala, e servem de pesquisa para aprofundarmos no tema.
CYBERQUILOMBO - mais infos: labexperimental...
onde encontro o restante do vídeo?
Senti falta dele olhar pra câmera.
Ótimo vídeo. Mas este é um tema pouco conhecido e explorado por nós brasileiros. Você tem um e-mail para contato Mikael? Ou algum grupo onde possamos conhecer melhor a não violência?