IMIGRAÇÃO ITALIANA NO BRASIL E NOS EUA É A MESMA COISA?

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 27 ส.ค. 2024
  • Nesse vídeo falo sobre as diferenças entre a imigração italiana no Brasil e nos EUA.
    #imigraçãoitalianabrasil #venetiinbrasile #italia #veneto #imigraçãoitaliana #veneti #talian
    CURSO DE LÍNGUA VÊNETA:
    www.lenguamare...
    SOLICITAR UM VÍDEO ESPECIAL SOMENTE DO SEU SOBRENOME: www.lenguamare...
    MODELOS DE BRASÕES PARA FAZER O DA SUA FAMÍLA: www.lenguamare...
    ADQUIRA A BANDEIRA DO VÊNETO:
    www.lenguamare...
    ASSINATURA PODCAST ŁENGUACAST: www.lenguamare...
    VÍDEO AULA HISTÓRIA GERAL DOS VÊNETOS:
    bityli.com/HqS...
    RECEBA NOSSO CONTEÚDO NO WHATSAPP:
    chat.whatsapp....
    --------------------------
    REDES SOCIAIS:
    Instagram: / linguaveneta_lenguamare
    Facebook: / lenguamare

ความคิดเห็น • 38

  • @lenguamare
    @lenguamare  ปีที่แล้ว +3

    CURSO DE LÍNGUA VÊNETA:
    www.lenguamare.com/o-curso-v%C3%AAneto

  • @Porko3756
    @Porko3756 5 หลายเดือนก่อน +4

    Por isso nos USA os sicilianos tem a fama pejorativa de serem mafiosos e no Brasil os venetos tiveram a fama de serem trabalhadores que construíram e cresceram com muito suor para vencerem aqui

  • @cesarbonaldo
    @cesarbonaldo 10 หลายเดือนก่อน

    Nunca havia me passado esse detalhe....interressante isso ,na verdade a origem do trabalho ,intelecto,motivação foram outras....parabéns 🦁🦁🦁

  • @zinhosouza6225
    @zinhosouza6225 ปีที่แล้ว +10

    Acredito que no caso de São Paulo, a grande maioria dos imigrantes italianos tb eram do Vêneto. Na minha família e na família de praticamente todos descentes de italianos que conheço eram do Vêneto!

    • @lenguamare
      @lenguamare  ปีที่แล้ว +3

      Obrigado por esclarecer!

    • @vercingetorixkingofgalia7196
      @vercingetorixkingofgalia7196 ปีที่แล้ว +1

      Em São Paulo a maioria era Napolitano, que vieram para trabalhar nas fabricas. Na decada de 50 do seculo passado ( 1950), existiam mais falantes de Napolitano em São Paulo doque em Napoles.

    • @AnnacBss
      @AnnacBss ปีที่แล้ว +2

      ​@@vercingetorixkingofgalia7196 na capital sim.
      No interior de SP a maioria é do Veneto.

    • @vercingetorixkingofgalia7196
      @vercingetorixkingofgalia7196 ปีที่แล้ว +2

      @@AnnacBss Pelo q pesquisei acho q ñ, mas realmente São Paulo ( estado e capital) ñ é muito foco das minhas pesquisas. Vc pode ter razão. Vou pesquisar melhor e te respondo. Strucon

    • @AnnacBss
      @AnnacBss ปีที่แล้ว +3

      @@vercingetorixkingofgalia7196 o estado de São Paulo pode ser dividido em 2: interior e região metropolitana + litoral. Moro no interior e trabalho com genealogia, não tenho amigos ou familiares de origem sul italiana e raramente recebo pesquisas de famílias sul italianas nessa região.
      Na capital e litoral o cenário é completamente diferente, são quase exclusivamente sul italianos.
      A visão de que em SP recebemos mais sul italianos deve-se a distribuição e organização desses colonos. Os terroni da capital se agruparam e existem como comunidade até hoje. São unidos em suas associações, tem festas típicas, bairros e igrejas próprias.
      Já a esmagadora maioria dos polentoni do interior se dispersaram de seus grupos coloniais e não existem como comunidade.

  • @eduardomp1514
    @eduardomp1514 ปีที่แล้ว +5

    A maior parte dos imigrantes itálicos que vieram a SP eram do Vêneto. Em segundo lugar, e bem distante, os Lombardos. Calabreses e Napolitanos na terceira e quarta posições, mas muito distante dos vênetos. Houve também expressiva chegada de imigrantes do Trento, do Lazio, da Toscana, da Puglia e da Sicília. Dezenove das vinte regiões da atual Itália têm colônias expressivas em SP, exceto a região do Val d'Aosta.
    Mesmo na capital, onde a imigração sulista foi forte e onde as principais festas típicas desses povos ganharam notoriedade nacional (San Vito, Casaluce, San Gennaro, Achiropita, etc.), os nortistas foram ampla maioria com grande domínio dos Vênetos.
    Uma imigrante italiana registrou o cenário da imigração em SP Capital e nas suas palavras está registrado o idioma véneto como o principal idioma itálico falado na cidade junto ao italiano oficial:
    Ouve-se falar o italiano mais em São Paulo do que em Turim, em Milão e em Nápoles, porque entre nós se falam os dialetos e em São Paulo todos os dialetos se fundem sob o influxo dos vênetos e toscanos, que são em maioria (Gina Lombroso, viajante italiana em São Paulo no início do século XX).
    Outro viajante assim descreveu a cidade:
    Os meus ouvidos e os meus olhos guardaram cenas inesquecíveis. Não sei se a Itália o seria menos em São Paulo. No bonde, no teatro, na rua, na igreja, fala-se mais o idioma de Dante que o de Camões. Os maiores e mais numerosos comerciantes e industriais eram italianos'. Sousa Pinto, um jornalista português que esteve na Cidade na mesma época, não conseguiu se fazer entender por vários chocheiros de tílburi, todos falando dialetos peninsulares... Escritas em italiano eram também as tabuletas de vários edifícios. 'Encontramo-nos a cogitar se por um estranho fenômeno de letargia em vez de descer em São Paulo teríamos ido parar à Cidade de Vesúvio' (...) (Ernani da Silva Bruno. História e tradições da cidade de São Paulo).

    • @lenguamare
      @lenguamare  ปีที่แล้ว +1

      Muito interessante! Obrigado.

    • @feliperavasio763
      @feliperavasio763 ปีที่แล้ว

      De fato, meu bisavô, pelo qual eu consegui a cidadania, era da comuna de Mogliano Vêneto. Minha bisavó, por sua vez, era da cidade de Verona.

  • @alexgalvao1765
    @alexgalvao1765 3 หลายเดือนก่อน +1

    Olá Fernando, fiz uma visita ao museu do imigrante em SP mas antes mandei um email perguntando cerca da questão da falsa doação de terras mencionando sua analise e bibliográfia, a equipe do museu desconversou e disse que você estava falando apenas sobre o sul do Brasil e me mandaram uma lista de livros que abordam o assunto MAAS nessa lista de livros não há menção a lei que regulava a falsa doação que é a Lei da Terra de 1850/80/85, o museu admite que as passagens eram pagas com o trabalho dos italianos, mas não admite que as terras também eram, pela minha pesquisa o critério de pagamento das terras dos italianos era que deveria ser feito com 3 a 5 anos de trabalho (transferencia de conhecimento sobre a cultura do café) para outra fazenda brasileira (obs>quem pagava a hospedaria para os imigrantes eram os próprios donos das fazendas em SP para que recebessem esse know how das lavouras italianas que exportavam o cafe para a europa depois da expulsão dos árabes nas guerras europeias), e para receber um pedaço de terra eles deveriam provar que iriam investir na terra para plantio apresentando dinheiro (trazido das terras vendidas no veneto), ferramentas, pessoas e ate sacas de sementes de café, sendo tudo isso feito como pré-requisito para tomar posse da terra. Quando abordei essa questão na visita presencial, mencionando o dito a cima, o rapaz não soube onde se enfiar, o `historiador` disse que `a historia do brasil não da pra ser comprovada, muita coisa se perdeu`... fiquei pensando uma serie de insultos na cabeça kkkk Quem quiser ver algo de italiano no museu do imigrante vá logo porque vão fecha-lo para atualização, reabrirá entre dez 2024 ou jan 2025, mas ja adianto, pelo que vi, vão transformar o museu numa maquina de militância sobre a imigração nordestina que ocorreu depois de 1929 (período que o Brasil se consolidou como maior exportador de cafe do mundo e investiu na industria incentivando a imigração interna dos nordestinos).

  • @alexandrejanuario89
    @alexandrejanuario89 ปีที่แล้ว +2

    Estou aprendendo muito sobre história da minha família Bettiol aqui de Santa Catarina moro no município de Treviso

  • @felipemain3174
    @felipemain3174 10 หลายเดือนก่อน

    Sim, aqui em sp tem uma influência grande do sul da Itália, varias pessoas aqui vieram de lá para a capital as cidades próximas e o litoral, os venetos foram pro interior onde infelizmente eram tratados como escravos nas fazendas, na grande sp tem mais gente do sul

  • @MarcosVinicius-uu7ho
    @MarcosVinicius-uu7ho ปีที่แล้ว +3

    os italianos que foram para o EUA sofreram preconceito pelo povo anglo saxao

  • @frankpessoa1766
    @frankpessoa1766 3 หลายเดือนก่อน

    Eu moro em Boston trabalho em uma pizzaria aqui tem muita comida italiana que não existe no Brasil sanduíche Itália sub , pasta Alfredo , pizza com almôndega ,rolantine , calzones pizzaria aqui vende sanduíches , pasta , canelone e pizzas no Brasil só pizzaria só tem pizza !! A maioria dos italianos em new York sofria preconceito não tinha muito trabalho aqui antigamente por isso surgiu muitos restaurantes italianos

  • @Mi.Whitaker
    @Mi.Whitaker ปีที่แล้ว +4

    Em São Paulo tem muitos descendentes de vênetos, aqui em Campinas como a capital tem muitas ruas com sobrenomes italianos...a maioria que emigrou para o EUA não são os mesmos que vieram para cá....abraço 😊

  • @eloymarcelle1348
    @eloymarcelle1348 ปีที่แล้ว +1

    Meu pai dizia que o avô dele nunca falou italiano, ... falava vêneto.

  • @zelirvirginiamanica1413
    @zelirvirginiamanica1413 ปีที่แล้ว +2

    Meu nono era trentino e minha nona era de veneto.nao se entendiam falavam portugues.

  • @vercingetorixkingofgalia7196
    @vercingetorixkingofgalia7196 ปีที่แล้ว +3

    "A exceção é o exemplo do tolo". (Menegatti, Fernando;2023). Boa Mistro.

  •  ปีที่แล้ว +1

    No estado do Espírito Santo a maioria veio do Vêneto e da Lombardia, fica assim a proporção:
    Vêneto com 39,37%
    Lombardia com 19,72%
    Trentino Alto Adige com 13,33%
    Emilia Romanha com 10,3%
    Piemonte com 5,13%
    Friuli Venezia Giulia com 4,10%
    Outras regiões com 5,47%

  • @eloymarcelle1348
    @eloymarcelle1348 ปีที่แล้ว

    Chegou ao Brasil em 1903, vindo de Castelbaldo.

  • @Sam-gz4kf
    @Sam-gz4kf 7 หลายเดือนก่อน +1

    Pra min, os Eua, não foi tão forte que o Brasil, porque os Eua, tem mais Alemão, Britânico, Francês, Nórdicos, Espanhois, Irlandeses, Eslavos, Gregos, Holandeses, Belgas etc.......

    • @frapiment6239
      @frapiment6239 3 หลายเดือนก่อน

      A imigração para os EUA foi muito maior em tudo foram 3 ou 4 vezes mais imigrantes de todas as nacionalidades. Já no Brasil a imigração foi muito mais reduzida cerca 5M dos quais a maioria 2,2M foram Portugueses, seguidos de Italianos e Espanhois.

  • @Dulcelong
    @Dulcelong ปีที่แล้ว +3

    Fernando, quando os imigrantes embarcaram eles já sabiam os seus destinos, quais portos chegariam aqui no Brasil, ouvi comentários que muitos aqui aportaram, e que talvez tivessem intenção de ir para Argentina!
    Procede isso?

    • @vercingetorixkingofgalia7196
      @vercingetorixkingofgalia7196 ปีที่แล้ว +2

      Existia muita confusão. As pessoas eram analfabetas, e mesmo para quem tinha instrução, era complicado diferenciar o Brasil da Argentina ou Uruguai, por isso eles sempre se referiam à America! A familha de um colega meu do trabalho achou que estava indo para São Francisco nos E.U.A, desembarcaram em São Francisco do Sul, em Santa Catariana, estão aqui até hoje. Strucon

    • @lenguamare
      @lenguamare  ปีที่แล้ว +1

      Sim, não conheciam nada das Américas. Se existe confusão hoje, imagina naquela vez.

    • @marcioscarpim9336
      @marcioscarpim9336 ปีที่แล้ว

      ​@@vercingetorixkingofgalia7196 Tive um professor de sobrenome Tomelin que contava essa mesma história...😅

    • @vercingetorixkingofgalia7196
      @vercingetorixkingofgalia7196 ปีที่แล้ว

      @@marcioscarpim9336 🤣🤣🤣🤣

  • @cesarbonaldo5991
    @cesarbonaldo5991 10 วันที่ผ่านมา

    🦁🦁🦁

    • @lenguamare
      @lenguamare  8 วันที่ผ่านมา +1

      Strucon!

  • @alihparts
    @alihparts 10 หลายเดือนก่อน

    E quanto aos italianos que foram pra Argentina?

    • @TheHimalaiaNinja
      @TheHimalaiaNinja 5 วันที่ผ่านมา

      foi bem balanceado na argentina, com uma dinâmica parecida. interioranos costumam ter alguns ancestrais norte italianos, assim como os mais urbanizados tendem a ter ancestrais sul italianos. Diferente do sul do brasil onde a vasta maioria era do norte até mesmo nas zonas urbanas. Ao total a argentina recebeu imigrantes de quase todas as partes da itália em proporções mais balanceadas do que o que ocorreu no Brasil ou nos EUA