Até que enfim alguém explicou como funciona o sistema de ignição de maneira clara. Fiz um resumo do seu vídeo. Obrigado por compartilhar sua sabedoria. Deus te abençoe 🤙🤙
Nunca imaginei que aprenderia tanto em tão pouco tempo... Pela didática, simples e perfeita em que você passa seu conhecimento e o que realmente ocorre no sistema, aprendemos muito. Parabéns e obrigado por sua iniciativa. Uma super aula!
Ter assistido o vídeo todo e ter tido essa aula e compreender mais a fundo algo para mim já é um tema muito familiar e fácil de eu entender foi sem dúvida muito bom! Deu para aprofundar mais os conhecimentos e melhorar o entendimento da parte elétrica de um Fusca, e eu que nunca tive contato com isso vou estar mais preparado quando eu tiver o meu fusca mais uma coisa é certa, o final foi recompensador em todos os sentidos porque tudo o que eu já tinha visto nos teus vídeos do Tonella já trazia para mim o mesmo pensamento que você tem, que a melhor confiabilidade de um sistema de ignição para um Fusca é o sistema antigo do platinado trocando apenas platinado pelo hotspark, isso já é mais do que suficiente para melhorar o sistema de ignição do fusca também na minha visão, o que deixa bem mais confiável toda a mecânica do carro. Mais uma, vez muito obrigado Tonella por compartilhar tanto conhecimento com a gente, e obrigado a Bianca pelas filmagens cada vez mais proffisionais. O canal de vocês está cada vez melhor, se tornando uma verdadeira faculdade aqui no TH-cam.
Vídeo SENSACIONAL! Meu fusquinha 1300 veio com um distribuidor 062, módulo 6 pinos Bosch e bobina plástica do MI. Arranquei tudo e coloquei um distribuidor Bosch 035 a platinado (platinado e condensador Bosch) e bobina Bosch azul; tampa, rotor, velas e cabos novos, tudo Bosch e NGK. O carro ficou mais esperto, acredito que seja pela curva de avanço adequada para ele agora. Estou dando uma geral nos aterramentos (cordoalha do negativo da bateria nova e malha do aterramento do câmbio nova, além da malha do distribuidor que já foi revisada) para um Hotspark em breve.
Show Professor! Muito preciso e coerente. Eu usava a bobina do gol mi, não por escolha mas porque veio no carro quando comprei. Comecei a ter problemas de perda de potência, principalmente com carga no motor . Como uso sensor hall troquei pela bobina kw 096 e o carro ficou ótimo. Ou seja, já pude comprovar na prática o que faz uma bobona errada.
Respondida minha dúvida! Parabéns pela aula Tonella, rica em detalhes técnicos e, melhor, tudo de graça. Vou arrancar a bobina do Mi do Bizorrão reinstalar a KW vermelha, que é sistema original do sistema Hall. Obrigado por compartilhar todo o conhecimento! Abs
Parabéns pelo conteúdo, muito bom ver teoria com esse nível de explicação, muitos mecânicos não sabem como funciona realmente o sistema, não que sejam culpa deles, mas é que hoje falta cursos de qualidade. Não sou mecânico de automóveis, mas sou técnico mecânico e eletrônico, e me satisfaz ver a teoria e o projeto aplicado na pratica, de forma eficiente e eficaz. Abraço
Parabéns pela excelente aula Tonella. Estou a procura do meu 4° VW à ar, infelizmente dentro da minha realidade (6 e 7Mil $$) está cada vez mais difícil achar Fusquinha com sistema de ignição original, a maioria têm distribuidor de Kombi e bobina do MI, pelo simples fato de que "alguém" falou pro dono que "assim fica melhor". Meu primeiro carro foi um Fusquinha 1300 1980 com platinado e bobina 039, que comprei em 2013. Instalei o módulo do Tonella na época e nunca tive dor de cabeça com manutenção, viajei muito com ele!! No meu próximo Fusquinha vou instalar outro módulo desses, eu particularmente gosto de poder fazer manutenção em qualquer lugar e com o mínimo de ferramentas, o módulo do Tonella no platinado é perfeito pra isso!
@@marcelotonella Verdade, sem falar que hj tudo é "raridade". Tonella você poderia me ajudar? Uma vez assisti um vídeo no seu canal em que você dava várias receitas de motor, você falava de escape capetinha, cambio 8x35 e até de comando, você ia falando e escrevendo numa lousa. Não estou achando mais esse vídeo, por acaso você lembra qual vídeo foi esse? Assim que o Detran-Cajamar abrir vou pegar meu recibo, vender meu Corsa 97 e comprar outro Fusquinha, inclusive vou aí buscar outro módulo, e esse vídeo iria me ajudar muito, queria assistir de novo. Enfim, obrigado desde já!!
Haha Grande professor Tonella. Mais um inscrito no canal Sininho Ativado e agora pisar Fundo nos likes... Haha adiquiri meu primeiro Fusca 71 ontem (20\12\19..... azul 1600 muito bom. *** 😇 Meu Primeiro carro 😝🤗*** Agora é Matricular na escolinha do professor Tonella 😝😝😝🤗😇 tirar 10 em Todas rsrsrsrsrs. Tenho muito que aprender ainda. Vai me ajudar muito essas aulas. Tonellaaa Bora abri uma Oficina em curitiba ???? Rsrsrsrsrs abrass
Olá Marcelo, vc simplesmente é um livro de conhecimento! Por favor me dá uma ajuda! Tenho um chevette 86! Precisei retirar o alternador pra manutenção, mas na retirada acabei desemendando os fios do distribuidor! Refiz a emenda montei o alternador, mas ele ficou pegando frouxo se acelerar apaga, já olhei o ponto troquei a tampa do distribuidor e nada, dá uma ajuda aí.
Bom dia tonella, sou seu fã e agradeço pelas aulas de mecânica que vc nos proporciona, estou com uma dúvida e gostaria de sua recomendação, estou usando no meu fusca motor 1600, um distribuidor rall chinês com módulo boch 142 e bobina boch kw 067, está configuração está correta? Vi em outro canal dizendo que teria que usar a bobina 097, vc pode me ajudar com essa dúvida, obrigado, forte abraço
Tonella, caramba, uma verdadeira aula!!! Parabéns pelo conteúdo!! Muito obrigado. Acabei de comprar meu landau 81 v8 302, já assisti todos os seus vídeos do Maverick e estou querendo substituir a bobina de ignição atual que já não está mais com tanta força por una olímpic 067 12v, mais barata que a Bosch!!! Oq acha?
Tonella, realmente esse vídeo gerou bastante dúvidas, o meu Fusca ainda está com o sistema tradicional, bobina prata e platinado. Cheguei a pensar em uma atualização com o kit ignição eletronica Bosch, Distribuidor (aranha) bobina vermelha e aquela caixa de metal da Bosh (TSZi Bosch) 6 pinos, mas pelo que entendi no vídeo não seria a melhor opção pois esse sistema foi desenvolvido para a injeção eletrônica da Kombi. Me corrija se eu entendi errado, obrigado parabéns pelo vídeo.
Grande mestre!Gostaria de saber sobre a bobina Bosch kw vermelha que vem escrito precisar de um resistor de 0,8 homs se eu usar dois resistores de 1,5 homs em paralelo fazem o mesmo?Desde já sinceros agradecimentos!
Tonella, existe uma forma de analisarmos de forma caseira o angulo de permanência gerado pelos distribuidores "eletrônicos"? Acredito que de forma profissional, utilize-se de um osciloscópio, mas seria interessante se conseguíssemos ver isso como vemos no sistema original, que com uma lampada 12v, ou um multímetro, e um transferidor de 360 graus vc pode rodar o distribuidor na mão e aferir o angulo de permanência. Parabéns pelo excelente conteúdo, como sempre! Abraços
alguns multimetros medem o periodo, e com isso voce pode estimar o angulo de permanencia. alguns analisadores de motores antigos como o SUN tem essa funcao tambem
tonella parabéns pelo vídeo muito explicativo, tenho uma dúvida sobre uma das partes do sistema de ignição mais precisamente sobre o que a impedância do rotor do distribuidor influência sobre a faísca gerada pela bobina pois percebi que existe vários valores de impedância diferente no rotor do distribuidor, e oque mudaria se eu usasse um rotor com mais ou com menos ímpedância ?
Levando em conta que todo circuito tem uma resistência pré-determinada, imagino que ou você vai detonar seu rotor, ou vai sobrecarregar as velas, recomendo usar oque o fabricante indica para cada caso. Mais seguro!!!
a funcao das resistencias no circuito de alta tensao 'e modular a forma que a faisca ocorre, aumentando sua duracao. use o rotor indicado para seu caso
Tonella, bom dia! A bobina 067 (vermelha) pode ser usada com distribuidor sensor hall e módulo 7 pinos? Andei pesquisando e vi que a bobina correta é a 097 mas não encontro em lugar algum!
Ótimo video, mas ainda tenho dúvidas que eu gostaria de esclarecer sobre a velocidade do avanço. No meu caso tenho uma kombi ( um carro pesado ), na ignição tenho um hotspark, módulo tonella e bobina vermelha distribuidor com avanço centrifugo. Fiz aquela receitinha do Fuskatia de limitar o avanço. Só que gostaria de sua opinião sobre o avanço rápido ou lento.
Oi, Tonella, obrigado pelos seus videos. No secundario da bobina de ignição vc têm varias resistencias conectadas en serie cada vez que o circuito se fecha , resistencia do rotor, resistencia do cabo de ignição e resistencia da vela, no meu caso que tenho ignição Hall no secundario da bobina cada vez que o circuito fecha a resistencia total é de aproximadamente 15-17 K. Pergunto: Essa resistencia total serve também para limitar a corrente pelo secundario da bobina e assim evitar em certa medida o aquecimento descontrolado da mesma?. Fiz varios testes variando a resistencia no secundario da bobina e notei que para variaciones de resistencia( dentro de certos parâmetros) a bobina esquentava menos a maior resistência. Obrigado.
Boa noite tonella primeiramente parabéns pelo seu trabalho vc está de parabéns msm . Eu comprei um kit chinês sensor hall instalei no meu fusca tudo certo funcionou por mais ou menos uns 20 minutos e apagou do nada não fagulhava de jeito nenhum e percebi que o módulo estava quente comprei outro módulo msm coisa vi vícios na internet falando sobre o sensor hall pensei pode ser ele fui e troquei nada adiantou minha última opção agora é a bobina oque vc me diz Serra que seria a solução
Posso te dar uma dica..... Respeite a regra.... Compre módulo, distribuidor e bobina em conjunto para tal motor, qualquer coisa fora disso, saiba oque está fazendo, pois muinta coisa dá errado. Falo por experiêcia própria.
Uma dúvida. Sistema ignição com sensor indutivo usa um tipo de cabo de vela? O sistema platinado usa outro tipo de cabos? No caso do seu módulo para platinado, usa qual tipo de cabo de velas?
Dwell estabelecido mecanicamente, na minha opinião, deixa a ignição pouco confiável, independente do tipo de acionamento. Cada bobina tem o seu dwell ideal, e num sistema de ignição clássico isso é fixo, não pode ser ajustado. Portanto, a substituição da bobina por outro modelo que não o projetado para aquele tempo de carga é sempre uma péssima ideia. Hoje, eu até entendo o pessoal querer manter carburador, pois funciona tão bem quanto uma injeção indireta, inclusive se saindo melhor em alguns aspectos, como na injeção rápida. Agora, ignição, eu não abro mão de ter um computador gerenciando. A diferença de se usar uma ignição puramente mecânica, e uma ignição mapeada com base em rotação, temperatura do motor, temperatura do ar admitido e pressão do coletor de admissão é brutal. A quantidade de variáveis e situaçoes de carga que um sistema mapeado consegue lidar é infinitamente maior e mais preciso que o sistema clássico, e isso não dá pra abrir mão.
Entendo que realmente um sistema de ignição eletrônica mecânica funcionou e ainda funciona muito bem até os dias de hoje, mas.... com o advento da tecnologia uma ignição programável com curvas dentro dos seus limites aceitáveis é bem melhor, nem vou entrar no assunto injeção aqui porque nem é o foco, mas vamos chegar lá em algum momento. @Rafa.... concordo com seu ponto de vista, mas também temos que dar créditos aos engenheiros da velha guarda... afinal ele nos trouxeram até aqui!!! Acho justo!!!! Bom comentário o seu!!!
@@marciohiteck de fato. A maneira como uma ignição mecânica faz o trabalho com basicamente nada, é incrível. Mas isso não muda o fato de que, atualmente, usar ignição mecânica só trás prejuízos ao funcionamento do automóvel, frente as soluções atuais. Tanto que até às montadoras adotaram a ignição mapeada antes mesmo de abandonar carburador, a exemplo da Fiat nos fiasa, que desde antes mesmo da injeção monoponto, já usava roda fônica, centelha perdida e até sensor de detonação. Só acho válido manter ignição mecânica quando não se pode dispôr de 1500-2000 reais pra montar uma mapeada. Quem têm grana pra fazer e não faz, só está mantendo um motor pior pelo puro saudosismo.
@@paulor.tavolonijunior5178 não, nem de longe. O que eu chamo de ignição mapeada é literalmente uma ignição controlada por um computador, onde foi feito um mapa de ignição que é baseado em rotação, pressão atmosférica, temperatura do ar, temperatura do motor, temperatura e pressão de óleo, levando em conta o combustível, enfim...
Tonella,meu fusca tem a bobina 097 E o módulo de ignição(queimado)142 mão estou encontrando nem no MercadoLivre. Qual conjunto poderia colocar? Itamar 1994 gasolina 1600 Desde já agradeço e tenho muita confiança no que fala..
Boa noite, bela aula! Minha dúvida é qual bobina usar com o sistema de ignição eletrônica com caixa Bosch e distribuidor da mesma marca? Hoje estou usando bobina do Mi... E vc tem razão, ela esquenta pra c****ho! Fui em dois eletricistas e me disseram que não tem bobina melhor que essa, mas não estou feliz com a combinação, devido ao motor parecer acelerado, perca de potência quando esquenta e a bobina que pode ser usada pra acender um cigarro de tão quente! Obrigado pelos vídeos.. forte abraço
Estou na msm situação tenho um CHEVETTE tava usando todo sistema original paguei caro na bobina original Borch e com pouco tempo queimou coloquei a do gol mi pq embora ela falha na macha lenta quando esquenta ou até msm o carro perdeu um pouco de potência me sinto mais confiável .... Mas sinceramente tô pensando em compra outra original por causa do tonella
Concordo com você, estou com o mesmo problema! E o mecânico teima em dizer que a bobina do Mi é a melhor solução! Não tenho confiança em viajar com meu fusquinha...
Ola Tonella, tudo bem? Estou com a intensão de fazer a seguinte combinação no meu fusca. Utilizo o distribuidor original do meu fusca 81, com platinado, gostaria de saber se utilizando o seu modulo com a bobina 067 bosch nesse distribuidor platinado eu vou ter algum problema de desgaste ou de super aquecimento da bobina? E se sim, qual seria a "melhor combinação" possível para se fazer em relação ao seu modulo trabalhando em conjunto com o platinado do meu distribuidor? Desde já agradeço, forte abraço e parabéns pelo excelente serviço prestado para a comunidade de fusqueiros!
Olá,boa noite Tonella. Quero trocar a ignição do meu Fusca de bobina pra eletrônica. Estou tendo muito problemas com a bobina esquentando muito e os eletricistas na ql levo não resolve. Ql o vídeo que vc tem e o q pode me indicar? Por favor me responda. Aguardando!
tonela bom dia, tonela tenho um fusca 84 16oo gasolina, e a bobina estar esquentando muito, medir alimentaçáo 14 volto , será esta a causa, me ajuda por favór?
Hall, sistema pelo qual o distribuidor do veículo (Ainda sim eletrônico)aciona o módulo de ignição baseado em sistema "magnético" ou de efeito "hall". Existe distribuidores baseados em sistema ópticos. Sem mencionar os indutivos!!!
Tonella, você poderia me explicar de forma técnica, o porquê não é necessário usar o pre-resistor com seu móludo e bobina 067? Vi que a iginição transistorizada 6 pinos exige ele porque o alternador produz em torno de 14v de tensão e como essa bobina 067 tem menos resistência no primário, é necessário reduzir essa tensão para em torno de 9v. Porém acredito que no seu módulo seja diferente. Pode me explicar?
Boa noite Tonella.... Bom vídeo esse o seu... Mas algumas dúvidas a mim surgiu... Me esclareça por favor... Tendo como você mencionou, bobinas 18.000... 25.000. 48.000 Kv... na média, não para o caso Fusca talvez, mas na maioria em geral, Tu mencionou o "tempo" de permanência para o carregamento da bobina em questão, mas não citou com qual tempo cada uma delas tem seu melhor rendimento, conhecido como "DWell" ou tempo necessário de carregamento para um bom rendimento da bobina e com um aquecimento mínimo possível. Como você bem mencionou nesse vídeo, estou focando nas bobinas bosch, prata, vermelha e azul. Sabendo que cada uma delas tem se "DWell" ou tempo de carregamento estabelecido pelo fabricante, como eu resolveria isso trocando uma bobina ... diria prata por uma azul e obter o melhor rendimento na faísca sem sobrecarregar o sistema?? Não necessariamente nessa ordem.. mas acho que entendeu!!! Achei muito interessante o seu vídeo, mas a analogia do "balde D'agua" meio vaga!!! Sei que não era a ideia e ser bem "como diria".... muito técnico, mas trocar "micros segundos" por segundos talvez seria mais adequado para a questão. Valeu pelo vídeo!!!
nao tenho acesso aos valores exatos, mas voce pode usar a azul no lugar na prata e ate mesmo a vermelha, que um distribuidor convencional - na questao do angulo de permanencia - da conta do recado. em um motor com platinado, quantoi maior a rotacao ( frequencia) menor o tempo de carga da bobina. chega uma frequencia que a bobina vai perdendo potencia devido ao periodo em que ela fica recebendo carga. bobinas plasticas tendem a carregar mais rapido
@@marcelotonella Marcelo.... acho que isso dá "pano pra manga"... mas é um assunto que realmente é, no minimo interessante tanto quanto controverso, cada um tem uma maneira diferente de enxergar as "coisas" acho que um pouco lá na frente, digo, como anunciado pelo canal, "injeção eletrônica programável" acho que no Gurgel, vamos conversar bastante, Vai ser interessante!!!! Abraço, continue mantendo a qualidade desses videos, curto muito!!!
Boa tarde estou começando no ramo tenho uma Elba 1.5 ,ano 87 Estava pensando em colocar sistema hall e um módulo de ignição para não deixar mais na mão minha dúvida e qual módulo seria,tem alguma regulagem.
Boa noite Tonella. A bobina do meu Fusca está precisando ser trocada porém não tem mais nenhuma adesivo especificando qual é o modelo. Eu sei que quando tinha o adesivo era vermelho só que eu não sei se era a 067 ou 077. O meu distribuidor é eletrônico e cabos de vela e tampa do distribuidor é com pino. Qual é a bobina certa que eu devo usar?
Tonella essa marca de queimado na parede? Alguns dos módulos entraram no modo " inferno de Java"? Ou modo karakatoa ? Hahahahaha grande abraço, obrigado pela aula!
Boa noite Tonella. venho tendo um problema de falhas elétricas no fusca. velas, platinado. cabos, condensador, rotor, tampa tudo novo. bobina k12v uma que tinha de reserva e troquei por uma original e achei que poderia ter problemas. depois que esquenta começa a falhar e hoje apagou geral....parei abri distribuidor para olhar etc...fechei bati pegou como se nada tivesse acontecido. Isso aconteceu após ter feito o motor...antes nunca aconteceu. uma dúvida em cima do dinamo existe um condensador fixado na carcaça e um fio no d+. quando foi desmontado não foi marcado...e não consegui informação na internet...acredito que foi para tirar ruidos do rádio. não teria que estar no outro born?
Obrigado pela aula..falando do avanço de ignição em relação ao combustível dos dia de hoje, entendo e concordo que o álcool é a melhor opção em relação ao chumbo... porém fica sempre aquela conversa de que nossa gasolina não é pura, vc saberia dizer o que países como o EUA por exemplo fazem para ter um.combustível "puro" e ao mesmo tempo resistente a pré detonação?
Amigo vou fazer um comentário que talvez ou com certeza vai sair muitas críticas sobre este equipamento que adiquiriste para limpar peças perfeito será muito útil mas lembrei de como se fazia para dar uma limpeza raiz em carburadores nos anos 70\80 colocavamos a ferver com água e um produto mágico que era a creolina produto usado para limpeza veterinária ficava a peça nova soltando toda impureza da peça!!!!!sugerira e oxidação só lembrança de um veterano!!
Tonella parabens pelas aulas. Uso uma ignicao hall chinesa mesmo. Tenho uma gaiola de trilha. Uso a mais de 1 ano com bobina do mi e ela trabalha normal sem esquentar a bobina nem o modulo. Minha duvida seria o que eu perco ou ganho com o uso de uma bobina vermelha ou azul? Para a do mi. Obrigado
tonela meu galaxie ta fervendo bobina e a bobina e uma kw e ele ta usando platinado que bobina uso nele pra não ferver vou comprar bobina e condençador e platinado novo to na duvida que bobina usar fico agradecido e que video aula e essa top parabens pelo trabalho agradeço desde ja pela atenção
Bom dia. O meu fusca tem a bobina do gol mi , após 30 km de percurso ele começa a falhar. É fica cortando corrente. Neste caso, voltando a colocar a bobina original. Resolveria o problema? Lembrando que ele possui ignição eletrônica. Desde já fico grato.
Tonella , uma duvida a parte. Lada Niva tem ignição eletrônica com platinado ? Parece meio incoerente platinado em ignição eletrônica..ou é ignorância minha ?
Não ... não é.. Não há problema em ter um platinado em uma ignição eletrônica. Se este(platinado) for só fator de comutação no sistema de ignição, não haverá muitos problemas, problema você teria se fosse diretamente ligado a bobina, aí seu platinado sofreria muita degradação em pouco tempo. Mas não sei se é assim que seu veículo funciona, Russo é PHODA!!!! heheheh
Tonella, e como que é o funcionamento da ignição de carro que não tem distribuidor? Meu carro é injeção multiponto a bobina já tem os 4 bornes e saem direto pra velas, eu tive um AP que era multiponto mas tinha distribuidor, agora esse GM não tem. Valeu
Desculpe me atrever Hugo.... Mas respondendo a sua dúvida. Nos sistemas com 4 bobinas(Cops) já instaladas diretas nas velas, essas já são gerenciadas pela ECU, e podem ser sequêncialmentes acionadas dependendo da configuração do motor. Diferente do seu motor GM, e eu nunca vi sentido nisso(distribuidor em um carro injetado) bastaria uma bobina com acionamento duplo(Faísca disperdiçada) que tava tudo certo. Mas tudo isso não vai funcionar sem um boa Roda Fônica é claro!!! Mas funciona perfeitamente.
Putz! Fico depressivo vendo seus vídeos de teoria... Eu entendo tudo perfeitamente, aí vou na auto elétrica e os caras só querem tirar peça velha e colocar peça nova no meu fusca... Tá faltando mais estudo pros nossos profissionais...
Assistimos a uma Aula Magistral. Os meus Parabéns.
Até que enfim alguém explicou como funciona o sistema de ignição de maneira clara. Fiz um resumo do seu vídeo. Obrigado por compartilhar sua sabedoria. Deus te abençoe 🤙🤙
Nunca imaginei que aprenderia tanto em tão pouco tempo... Pela didática, simples e perfeita em que você passa seu conhecimento e o que realmente ocorre no sistema, aprendemos muito. Parabéns e obrigado por sua iniciativa. Uma super aula!
Sou seu fã Tonella, você é o exemplo de profissional, nada de egoísmo, vídeos mais detalhados que os seus eu nunca vi. Você está de parabéns.
Ter assistido o vídeo todo e ter tido essa aula e compreender mais a fundo algo para mim já é um tema muito familiar e fácil de eu entender foi sem dúvida muito bom! Deu para aprofundar mais os conhecimentos e melhorar o entendimento da parte elétrica de um Fusca, e eu que nunca tive contato com isso vou estar mais preparado quando eu tiver o meu fusca mais uma coisa é certa, o final foi recompensador em todos os sentidos porque tudo o que eu já tinha visto nos teus vídeos do Tonella já trazia para mim o mesmo pensamento que você tem, que a melhor confiabilidade de um sistema de ignição para um Fusca é o sistema antigo do platinado trocando apenas platinado pelo hotspark, isso já é mais do que suficiente para melhorar o sistema de ignição do fusca também na minha visão, o que deixa bem mais confiável toda a mecânica do carro. Mais uma, vez muito obrigado Tonella por compartilhar tanto conhecimento com a gente, e obrigado a Bianca pelas filmagens cada vez mais proffisionais. O canal de vocês está cada vez melhor, se tornando uma verdadeira faculdade aqui no TH-cam.
O vídeo que eu precisava ...realmente é uma aula sobre , parabens.
Vídeo SENSACIONAL! Meu fusquinha 1300 veio com um distribuidor 062, módulo 6 pinos Bosch e bobina plástica do MI. Arranquei tudo e coloquei um distribuidor Bosch 035 a platinado (platinado e condensador Bosch) e bobina Bosch azul; tampa, rotor, velas e cabos novos, tudo Bosch e NGK. O carro ficou mais esperto, acredito que seja pela curva de avanço adequada para ele agora. Estou dando uma geral nos aterramentos (cordoalha do negativo da bateria nova e malha do aterramento do câmbio nova, além da malha do distribuidor que já foi revisada) para um Hotspark em breve.
Adoro tuas explicações com som de passarinhos!
Assistindo e aprendendo conceitos. Obrigado!!
Show Professor! Muito preciso e coerente. Eu usava a bobina do gol mi, não por escolha mas porque veio no carro quando comprei. Comecei a ter problemas de perda de potência, principalmente com carga no motor . Como uso sensor hall troquei pela bobina kw 096 e o carro ficou ótimo. Ou seja, já pude comprovar na prática o que faz uma bobona errada.
Respondida minha dúvida!
Parabéns pela aula Tonella, rica em detalhes técnicos e, melhor, tudo de graça. Vou arrancar a bobina do Mi do Bizorrão reinstalar a KW vermelha, que é sistema original do sistema Hall.
Obrigado por compartilhar todo o conhecimento! Abs
Vc é muito mestre Tonella, te admiro
Parabéns pelo conteúdo, muito bom ver teoria com esse nível de explicação, muitos mecânicos não sabem como funciona realmente o sistema, não que sejam culpa deles, mas é que hoje falta cursos de qualidade. Não sou mecânico de automóveis, mas sou técnico mecânico e eletrônico, e me satisfaz ver a teoria e o projeto aplicado na pratica, de forma eficiente e eficaz. Abraço
Alguém aqui que me entende!!! Finalmente...
Sou Fuskeiro e fã do Tonella. Ele é bom mesmo, especialista em VW antigo.
Que aula meu amigo! Muito bom!
Baita aula!
Obrigado tonella e Bianca!
Parabéns pela excelente aula Tonella. Estou a procura do meu 4° VW à ar, infelizmente dentro da minha realidade (6 e 7Mil $$) está cada vez mais difícil achar Fusquinha com sistema de ignição original, a maioria têm distribuidor de Kombi e bobina do MI, pelo simples fato de que "alguém" falou pro dono que "assim fica melhor". Meu primeiro carro foi um Fusquinha 1300 1980 com platinado e bobina 039, que comprei em 2013. Instalei o módulo do Tonella na época e nunca tive dor de cabeça com manutenção, viajei muito com ele!! No meu próximo Fusquinha vou instalar outro módulo desses, eu particularmente gosto de poder fazer manutenção em qualquer lugar e com o mínimo de ferramentas, o módulo do Tonella no platinado é perfeito pra isso!
Está dificil mesmo achar um fusquinha razoavel por esse valor!
@@marcelotonella Verdade, sem falar que hj tudo é "raridade". Tonella você poderia me ajudar? Uma vez assisti um vídeo no seu canal em que você dava várias receitas de motor, você falava de escape capetinha, cambio 8x35 e até de comando, você ia falando e escrevendo numa lousa. Não estou achando mais esse vídeo, por acaso você lembra qual vídeo foi esse? Assim que o Detran-Cajamar abrir vou pegar meu recibo, vender meu Corsa 97 e comprar outro Fusquinha, inclusive vou aí buscar outro módulo, e esse vídeo iria me ajudar muito, queria assistir de novo. Enfim, obrigado desde já!!
Valeu amigo tenho um fusca71 e gosto dessas dicas
Muito boa aula,Ao som da natureza !
Parabéns pelo dom de transmitir seus conhecimentos ao público!
Muito obrigado por seus ensinamentos!
Ótima aula.....gostaria de saber das resistência que vem indicado colocar no 15.....
Haha Grande professor Tonella. Mais um inscrito no canal Sininho Ativado e agora pisar Fundo nos likes...
Haha adiquiri meu primeiro Fusca 71 ontem (20\12\19..... azul 1600 muito bom.
*** 😇 Meu Primeiro carro 😝🤗***
Agora é Matricular na escolinha do professor Tonella 😝😝😝🤗😇 tirar 10 em Todas rsrsrsrsrs.
Tenho muito que aprender ainda.
Vai me ajudar muito essas aulas.
Tonellaaa Bora abri uma Oficina em curitiba ???? Rsrsrsrsrs abrass
aproveita e seja membro do canal e o minimo que podemos fazer.... por esse conhecimento gratuito...
Olá continua com seus fusquinha?
Esse esquema da bobina com a vela aberta dá pra usar pra acender o meu fogão!
Você é fera!
Obrigado pela aula....
Aprendizado muito bom
Excelente aula 👏👏👏👏👏
Cara, vc é fodastico!
Se quiser um sistema hall eu recomendo do fusca Itamar q a bobina é a bosch 097, e tem o avanço centrífugo e a vácuo
Olá Marcelo, vc simplesmente é um livro de conhecimento! Por favor me dá uma ajuda! Tenho um chevette 86! Precisei retirar o alternador pra manutenção, mas na retirada acabei desemendando os fios do distribuidor! Refiz a emenda montei o alternador, mas ele ficou pegando frouxo se acelerar apaga, já olhei o ponto troquei a tampa do distribuidor e nada, dá uma ajuda aí.
Como sempre espetacular professor tonela
tonella vc recomenda ignição eletrônica fusca, e qual bobina usar
Bom dia tonella, sou seu fã e agradeço pelas aulas de mecânica que vc nos proporciona, estou com uma dúvida e gostaria de sua recomendação, estou usando no meu fusca motor 1600, um distribuidor rall chinês com módulo boch 142 e bobina boch kw 067, está configuração está correta? Vi em outro canal dizendo que teria que usar a bobina 097, vc pode me ajudar com essa dúvida, obrigado, forte abraço
Muito foda valeu tonnela parabens
Estava ansioso por esse video!
Tonella, caramba, uma verdadeira aula!!! Parabéns pelo conteúdo!! Muito obrigado. Acabei de comprar meu landau 81 v8 302, já assisti todos os seus vídeos do Maverick e estou querendo substituir a bobina de ignição atual que já não está mais com tanta força por una olímpic 067 12v, mais barata que a Bosch!!! Oq acha?
Tonella, realmente esse vídeo gerou bastante dúvidas, o meu Fusca ainda está com o sistema tradicional, bobina prata e platinado. Cheguei a pensar em uma atualização com o kit ignição eletronica Bosch, Distribuidor (aranha) bobina vermelha e aquela caixa de metal da Bosh (TSZi Bosch) 6 pinos, mas pelo que entendi no vídeo não seria a melhor opção pois esse sistema foi desenvolvido para a injeção eletrônica da Kombi. Me corrija se eu entendi errado, obrigado parabéns pelo vídeo.
top d+ valeu
Grande mestre!Gostaria de saber sobre a bobina Bosch kw vermelha que vem escrito precisar de um resistor de 0,8 homs se eu usar dois resistores de 1,5 homs em paralelo fazem o mesmo?Desde já sinceros agradecimentos!
Obrigado Tonella por mais uma aula especial 👏🏻👏🏻👏🏻
Top demais!
Tonella, existe uma forma de analisarmos de forma caseira o angulo de permanência gerado pelos distribuidores "eletrônicos"? Acredito que de forma profissional, utilize-se de um osciloscópio, mas seria interessante se conseguíssemos ver isso como vemos no sistema original, que com uma lampada 12v, ou um multímetro, e um transferidor de 360 graus vc pode rodar o distribuidor na mão e aferir o angulo de permanência. Parabéns pelo excelente conteúdo, como sempre! Abraços
alguns multimetros medem o periodo, e com isso voce pode estimar o angulo de permanencia. alguns analisadores de motores antigos como o SUN tem essa funcao tambem
Professor Tonella.
Maravilhosa aula. Obrigado
Faz um video de combustível no oleo da kombi injeção tipo a da Bárbara
tonella parabéns pelo vídeo muito explicativo, tenho uma dúvida sobre uma das partes do sistema de ignição mais precisamente sobre o que a impedância do rotor do distribuidor influência sobre a faísca gerada pela bobina pois percebi que existe vários valores de impedância diferente no rotor do distribuidor, e oque mudaria se eu usasse um rotor com mais ou com menos ímpedância ?
Levando em conta que todo circuito tem uma resistência pré-determinada, imagino que ou você vai detonar seu rotor, ou vai sobrecarregar as velas, recomendo usar oque o fabricante indica para cada caso. Mais seguro!!!
a funcao das resistencias no circuito de alta tensao 'e modular a forma que a faisca ocorre, aumentando sua duracao. use o rotor indicado para seu caso
Tonella, bom dia! A bobina 067 (vermelha) pode ser usada com distribuidor sensor hall e módulo 7 pinos? Andei pesquisando e vi que a bobina correta é a 097 mas não encontro em lugar algum!
Ótimo video, mas ainda tenho dúvidas que eu gostaria de esclarecer sobre a velocidade do avanço. No meu caso tenho uma kombi ( um carro pesado ), na ignição tenho um hotspark, módulo tonella e bobina vermelha distribuidor com avanço centrifugo. Fiz aquela receitinha do Fuskatia de limitar o avanço. Só que gostaria de sua opinião sobre o avanço rápido ou lento.
Oi Tonella qual será amelhor formula pra meu fusquinha 1500 a de 18ooo com hot spark . Abraço😘
Oi,
Tonella, obrigado pelos seus videos.
No secundario da bobina de ignição vc têm varias resistencias conectadas en serie cada vez que o circuito se fecha , resistencia do rotor, resistencia do cabo de ignição e resistencia da vela, no meu caso que tenho ignição Hall no secundario da bobina cada vez que o circuito fecha a resistencia total é de aproximadamente 15-17 K.
Pergunto:
Essa resistencia total serve também para limitar a corrente pelo secundario da bobina e assim evitar em certa medida o aquecimento descontrolado da mesma?.
Fiz varios testes variando a resistencia no secundario da bobina e notei que para variaciones de resistencia( dentro de certos parâmetros) a bobina esquentava menos a maior resistência.
Obrigado.
Você é um craque na mecânica, mas por favor, pede a Bianca para filmar de mais perto pois o som sai baixo. No mais tudo show de bola.
Boa noite tonella primeiramente parabéns pelo seu trabalho vc está de parabéns msm . Eu comprei um kit chinês sensor hall instalei no meu fusca tudo certo funcionou por mais ou menos uns 20 minutos e apagou do nada não fagulhava de jeito nenhum e percebi que o módulo estava quente comprei outro módulo msm coisa vi vícios na internet falando sobre o sensor hall pensei pode ser ele fui e troquei nada adiantou minha última opção agora é a bobina oque vc me diz Serra que seria a solução
Posso te dar uma dica..... Respeite a regra.... Compre módulo, distribuidor e bobina em conjunto para tal motor, qualquer coisa fora disso, saiba oque está fazendo, pois muinta coisa dá errado. Falo por experiêcia própria.
Tonella,qual bobiideal pra fusca 1300
Uma dúvida. Sistema ignição com sensor indutivo usa um tipo de cabo de vela? O sistema platinado usa outro tipo de cabos? No caso do seu módulo para platinado, usa qual tipo de cabo de velas?
Dwell estabelecido mecanicamente, na minha opinião, deixa a ignição pouco confiável, independente do tipo de acionamento. Cada bobina tem o seu dwell ideal, e num sistema de ignição clássico isso é fixo, não pode ser ajustado. Portanto, a substituição da bobina por outro modelo que não o projetado para aquele tempo de carga é sempre uma péssima ideia.
Hoje, eu até entendo o pessoal querer manter carburador, pois funciona tão bem quanto uma injeção indireta, inclusive se saindo melhor em alguns aspectos, como na injeção rápida. Agora, ignição, eu não abro mão de ter um computador gerenciando. A diferença de se usar uma ignição puramente mecânica, e uma ignição mapeada com base em rotação, temperatura do motor, temperatura do ar admitido e pressão do coletor de admissão é brutal. A quantidade de variáveis e situaçoes de carga que um sistema mapeado consegue lidar é infinitamente maior e mais preciso que o sistema clássico, e isso não dá pra abrir mão.
Isso aí. Sem contar a diminuição da manutenção necessária, que por si só já justifica a mudança.
Entendo que realmente um sistema de ignição eletrônica mecânica funcionou e ainda funciona muito bem até os dias de hoje, mas.... com o advento da tecnologia uma ignição programável com curvas dentro dos seus limites aceitáveis é bem melhor, nem vou entrar no assunto injeção aqui porque nem é o foco, mas vamos chegar lá em algum momento. @Rafa.... concordo com seu ponto de vista, mas também temos que dar créditos aos engenheiros da velha guarda... afinal ele nos trouxeram até aqui!!! Acho justo!!!! Bom comentário o seu!!!
@@marciohiteck de fato. A maneira como uma ignição mecânica faz o trabalho com basicamente nada, é incrível. Mas isso não muda o fato de que, atualmente, usar ignição mecânica só trás prejuízos ao funcionamento do automóvel, frente as soluções atuais.
Tanto que até às montadoras adotaram a ignição mapeada antes mesmo de abandonar carburador, a exemplo da Fiat nos fiasa, que desde antes mesmo da injeção monoponto, já usava roda fônica, centelha perdida e até sensor de detonação.
Só acho válido manter ignição mecânica quando não se pode dispôr de 1500-2000 reais pra montar uma mapeada. Quem têm grana pra fazer e não faz, só está mantendo um motor pior pelo puro saudosismo.
Rafa Varela o que você chama de ignição mapeada é o módulo bosch? Distribuidor bosch?
@@paulor.tavolonijunior5178 não, nem de longe. O que eu chamo de ignição mapeada é literalmente uma ignição controlada por um computador, onde foi feito um mapa de ignição que é baseado em rotação, pressão atmosférica, temperatura do ar, temperatura do motor, temperatura e pressão de óleo, levando em conta o combustível, enfim...
Tonella,meu fusca tem a bobina 097
E o módulo de ignição(queimado)142 mão estou encontrando nem no MercadoLivre.
Qual conjunto poderia colocar?
Itamar 1994 gasolina 1600
Desde já agradeço e tenho muita confiança no que fala..
Boa noite, bela aula!
Minha dúvida é qual bobina usar com o sistema de ignição eletrônica com caixa Bosch e distribuidor da mesma marca?
Hoje estou usando bobina do Mi... E vc tem razão, ela esquenta pra c****ho!
Fui em dois eletricistas e me disseram que não tem bobina melhor que essa, mas não estou feliz com a combinação, devido ao motor parecer acelerado, perca de potência quando esquenta e a bobina que pode ser usada pra acender um cigarro de tão quente!
Obrigado pelos vídeos.. forte abraço
Estou na msm situação tenho um CHEVETTE tava usando todo sistema original paguei caro na bobina original Borch e com pouco tempo queimou coloquei a do gol mi pq embora ela falha na macha lenta quando esquenta ou até msm o carro perdeu um pouco de potência me sinto mais confiável .... Mas sinceramente tô pensando em compra outra original por causa do tonella
@@minhavidacarburada7974 ouvi falar que a Bosh 077 é boa e não precisa da tal resistência!
Boa sorte com teu possante amigo
Concordo com você, estou com o mesmo problema! E o mecânico teima em dizer que a bobina do Mi é a melhor solução!
Não tenho confiança em viajar com meu fusquinha...
Bosch 067 é boa opção, porém precisa da resistência!
@@santossbs5047 gambiarra danada!!! Obrigado
Ola Tonella, tudo bem? Estou com a intensão de fazer a seguinte combinação no meu fusca. Utilizo o distribuidor original do meu fusca 81, com platinado, gostaria de saber se utilizando o seu modulo com a bobina 067 bosch nesse distribuidor platinado eu vou ter algum problema de desgaste ou de super aquecimento da bobina? E se sim, qual seria a "melhor combinação" possível para se fazer em relação ao seu modulo trabalhando em conjunto com o platinado do meu distribuidor? Desde já agradeço, forte abraço e parabéns pelo excelente serviço prestado para a comunidade de fusqueiros!
pode usar a 067 ou 069 sem problemas. sugiro na instalação o uso de um rotor novo bosch ou delphy
@@marcelotonella Maravilha!! Muito obrigado pela ajuda!
Olá,boa noite Tonella.
Quero trocar a ignição do meu Fusca de bobina pra eletrônica. Estou tendo muito problemas com a bobina esquentando muito e os eletricistas na ql levo não resolve. Ql o vídeo que vc tem e o q pode me indicar? Por favor me responda. Aguardando!
tonela bom dia, tonela tenho um fusca 84 16oo gasolina, e a bobina estar esquentando muito, medir alimentaçáo 14 volto , será esta a causa, me ajuda por favór?
Então os multiplicadores de centelha tipo MSD não funcionam??????
Sim funciona, desde que já programado no módulo ignição programável ou na ECU. Funciona bem em baixas e médias rotações.
funciona, mas o MSD 'e por descarga capacitiva, e nao indutiva
Msd pode ser acionado at'e por platinado!
Tonella poderia falar sobre o funcionamento do sistema hall do módulo etc
Hall, sistema pelo qual o distribuidor do veículo (Ainda sim eletrônico)aciona o módulo de ignição baseado em sistema "magnético" ou de efeito "hall". Existe distribuidores baseados em sistema ópticos. Sem mencionar os indutivos!!!
Amigo... Meu Fusca 1600 tá com bobina marflex. E ignição magnetti marelii... Esquenta muito. Qual da Bosch eu compro.???
Tonella, você poderia me explicar de forma técnica, o porquê não é necessário usar o pre-resistor com seu móludo e bobina 067? Vi que a iginição transistorizada 6 pinos exige ele porque o alternador produz em torno de 14v de tensão e como essa bobina 067 tem menos resistência no primário, é necessário reduzir essa tensão para em torno de 9v. Porém acredito que no seu módulo seja diferente. Pode me explicar?
Tonella, minha polia esta com folga, devo me preoculpar?
Boa noite Tonella.... Bom vídeo esse o seu...
Mas algumas dúvidas a mim surgiu... Me esclareça por favor...
Tendo como você mencionou, bobinas 18.000... 25.000. 48.000 Kv... na média, não para o caso Fusca talvez,
mas na maioria em geral, Tu mencionou o "tempo" de permanência para o carregamento da bobina em questão,
mas não citou com qual tempo cada uma delas tem seu melhor rendimento, conhecido como "DWell" ou tempo
necessário de carregamento para um bom rendimento da bobina e com um aquecimento mínimo possível.
Como você bem mencionou nesse vídeo, estou focando nas bobinas bosch, prata, vermelha e azul.
Sabendo que cada uma delas tem se "DWell" ou tempo de carregamento estabelecido pelo fabricante,
como eu resolveria isso trocando uma bobina ... diria prata por uma azul e obter o melhor rendimento na faísca sem sobrecarregar o sistema??
Não necessariamente nessa ordem.. mas acho que entendeu!!!
Achei muito interessante o seu vídeo, mas a analogia do "balde D'agua" meio vaga!!! Sei que não era a ideia e ser bem
"como diria".... muito técnico, mas trocar "micros segundos" por segundos talvez seria mais adequado para a questão.
Valeu pelo vídeo!!!
nao tenho acesso aos valores exatos, mas voce pode usar a azul no lugar na prata e ate mesmo a vermelha, que um distribuidor convencional - na questao do angulo de permanencia - da conta do recado. em um motor com platinado, quantoi maior a rotacao ( frequencia) menor o tempo de carga da bobina. chega uma frequencia que a bobina vai perdendo potencia devido ao periodo em que ela fica recebendo carga. bobinas plasticas tendem a carregar mais rapido
@@marcelotonella Marcelo.... acho que isso dá "pano pra manga"... mas é um assunto que realmente é, no minimo interessante tanto quanto controverso, cada um tem uma maneira diferente de enxergar as "coisas" acho que um pouco lá na frente, digo, como anunciado pelo canal, "injeção eletrônica programável" acho que no Gurgel, vamos conversar bastante, Vai ser interessante!!!! Abraço, continue mantendo a qualidade desses videos, curto muito!!!
Boa tarde estou começando no ramo tenho uma Elba 1.5 ,ano 87
Estava pensando em colocar sistema hall e um módulo de ignição para não deixar mais na mão minha dúvida e qual módulo seria,tem alguma regulagem.
Boa noite Tonella. A bobina do meu Fusca está precisando ser trocada porém não tem mais nenhuma adesivo especificando qual é o modelo. Eu sei que quando tinha o adesivo era vermelho só que eu não sei se era a 067 ou 077. O meu distribuidor é eletrônico e cabos de vela e tampa do distribuidor é com pino. Qual é a bobina certa que eu devo usar?
Tonella essa marca de queimado na parede? Alguns dos módulos entraram no modo " inferno de Java"? Ou modo karakatoa ? Hahahahaha grande abraço, obrigado pela aula!
Boa noite Tonella.
venho tendo um problema de falhas elétricas no fusca.
velas, platinado. cabos, condensador, rotor, tampa tudo novo.
bobina k12v uma que tinha de reserva e troquei por uma original e achei que poderia ter problemas.
depois que esquenta começa a falhar e hoje apagou geral....parei abri distribuidor para olhar etc...fechei bati pegou como se nada tivesse acontecido.
Isso aconteceu após ter feito o motor...antes nunca aconteceu.
uma dúvida em cima do dinamo existe um condensador fixado na carcaça e um fio no d+. quando foi desmontado não foi marcado...e não consegui informação na internet...acredito que foi para tirar ruidos do rádio. não teria que estar no outro born?
Ola o pq existe bobinas de alta tensão e baixa tensão o pq existe essa diferença de tensao
Obrigado pela aula..falando do avanço de ignição em relação ao combustível dos dia de hoje, entendo e concordo que o álcool é a melhor opção em relação ao chumbo... porém fica sempre aquela conversa de que nossa gasolina não é pura, vc saberia dizer o que países como o EUA por exemplo fazem para ter um.combustível "puro" e ao mesmo tempo resistente a pré detonação?
Vc poderia demostrar o funcionamento em bancada do kit sensor hall
Amigo vou fazer um comentário que talvez ou com certeza vai sair muitas críticas sobre este equipamento que adiquiriste para limpar peças perfeito será muito útil mas lembrei de como se fazia para dar uma limpeza raiz em carburadores nos anos 70\80 colocavamos a ferver com água e um produto mágico que era a creolina produto usado para limpeza veterinária ficava a peça nova soltando toda impureza da peça!!!!!sugerira
e oxidação só lembrança de um veterano!!
Creolina person vinha numa lata branca escrita em marrom
@@brunoleopoldo7304 que usou sabe funcionava e muito bem!!
@@ruicezarbueno4133 sim ficava novinho
👍👍👋👋
Maestro!!!
É
*Que ver o fusca elétrico feito by Tonella*
E normal a bobina esquenta?
Onde encontramos a caixa de ignição assistida para comprar?
Tem no site dele
E a bobina amarela?
Tonella parabens pelas aulas. Uso uma ignicao hall chinesa mesmo. Tenho uma gaiola de trilha. Uso a mais de 1 ano com bobina do mi e ela trabalha normal sem esquentar a bobina nem o modulo. Minha duvida seria o que eu perco ou ganho com o uso de uma bobina vermelha ou azul? Para a do mi. Obrigado
ja vi kitis com bobinas plasticas que sao estaveis e conficaveis. se esse 'e o caso do seu, n'ao mexa
tonela meu galaxie ta fervendo bobina e a bobina e uma kw e ele ta usando platinado que bobina uso nele pra não ferver vou comprar bobina e condençador e platinado novo to na duvida que bobina usar fico agradecido e que video aula e essa top parabens pelo trabalho agradeço desde ja pela atenção
Uma bobina num carro a platinado se vc medir a tensão entre o positivo e o negativo ela tem que dar 12 v no multimetro?
Bom dia. O meu fusca tem a bobina do gol mi , após 30 km de percurso ele começa a falhar. É fica cortando corrente. Neste caso, voltando a colocar a bobina original. Resolveria o problema?
Lembrando que ele possui ignição eletrônica. Desde já fico grato.
Radio frecuesia nos carros è ruido do mor nardio ? Eo famoso filitro no radio. Fusiona ?
tonella meu fusca ta falhando e dando uns pipoco o que pode ser ;desde ja agradeço
Parece acendedores de fogão
Tonella, não corre risco de choque colocando o dedo próximo da faísca, vi quase tocar na vela, 18.000 volt seria um choque violento. Abraço e sucesso.
Não!!!! Alta voltagem e baixa amperagem.... Tipo cerca elétrica!!! Mas dá pra acordar e ficar esperto!!! hehehe
Eu estava procurando o passarinho aqui em casa. Kk
Tonella , uma duvida a parte. Lada Niva tem ignição eletrônica com platinado ? Parece meio incoerente platinado em ignição eletrônica..ou é ignorância minha ?
Não ... não é.. Não há problema em ter um platinado em uma ignição eletrônica. Se este(platinado) for só fator de
comutação no sistema de ignição, não haverá muitos problemas, problema você teria se fosse diretamente ligado a bobina, aí seu platinado sofreria muita degradação em pouco tempo. Mas não sei se é assim que seu veículo funciona, Russo é PHODA!!!! heheheh
Eu uso o hall e transistorizado nos meus carros, mais ambos sempre levam a ignição original de reserva no carro kkkk
Tonella, e como que é o funcionamento da ignição de carro que não tem distribuidor? Meu carro é injeção multiponto a bobina já tem os 4 bornes e saem direto pra velas, eu tive um AP que era multiponto mas tinha distribuidor, agora esse GM não tem. Valeu
Desculpe me atrever Hugo.... Mas respondendo a sua dúvida. Nos sistemas com 4 bobinas(Cops) já instaladas diretas nas velas, essas já são gerenciadas pela ECU, e podem ser sequêncialmentes acionadas dependendo da configuração do motor.
Diferente do seu motor GM, e eu nunca vi sentido nisso(distribuidor em um carro injetado) bastaria uma bobina com acionamento duplo(Faísca disperdiçada) que tava tudo certo. Mas tudo isso não vai funcionar sem um boa Roda Fônica é claro!!! Mas funciona perfeitamente.
será que agora consigo entender essa parada de ponto do motor?
Qual é a marca desse distribuidor chinês? Kkkk eu conheço ein!!!
Putz! Fico depressivo vendo seus vídeos de teoria... Eu entendo tudo perfeitamente, aí vou na auto elétrica e os caras só querem tirar peça velha e colocar peça nova no meu fusca... Tá faltando mais estudo pros nossos profissionais...
Bobina
Obrigado Tonella por mais uma aula especial 👏🏻👏🏻👏🏻