Nunca me canso de ouvir esta linda música dedicada à nossa querida mãe. .. partiu aos 94 anos. .. Quando quero chorar, ouço esta música e lembro-me da minha Santa mãe. Um grande beijinho para todas as mães do mundo, obrigado! ... 💋💋❤❤
TAMBÉM JÁ PERDI A MINHA QUERIDA MÃE ❤️..O QUE MAIS ME DEIXA TRISTE 😢 INFELIZMENTE FOI A MORTE DO MEU MARIDO QUANDO ESTOU OUVIR ESTA EMOCIONANTE MÚSICA QUE ELE ADORAVA E QUANDO FOI MOBILIZADO PARA A GUINÉ... FUI OUVINDO MUITAS VEZES E CHORO SEMPRE !!! JÁ NÃO FALTARÁ MUITO TEMPO PARA NOS ENCONTRAMOS NO CÉU 😇🙏.,TEM SIDO MUITO DIFÍCIL!!! TENHO VIVIDO COM MUITA TRISTEZA...🙏🙏❤️🙏🏻🙏🏻😭❤️😭🙏🙏.
A minha tambem partiu aos 94 e nunca a esqueco. Curiosamente conheci o conjunto Oliveira Muge nos finais dos anos 60 na Beira a 200 km do Chimoio onde eles viviam. Hoje eu vivo na Beira. MAE EH MAE SEMPRE!
Eu estava no Norte de Angola numa noite de sentinela ,quando ouvi pela primeira vêz o conjunto Oliveira Muge ,desatei a chorar , é um disco muito lindo , muito sentimental , tenho um em meu poder que guardo com grande recordação . Um grande abraço a todos Ex-Combatentes .
Essa era mais uma canção que nos desanimava e daí relembrava as nossas tristezas face a estar-mos longe dos nossos ente queridos que muito sofriam. Abraços a todos os ex-combatentes
Olá , tenho 56 anos ,meu Pai embarcou para Angola,no Vera Cruz !!,eu tinha Apenas 10 dias de nascido!! , mas foram mais de dois anos que meu pai esteve em Angola, lembro -me que havia uma mãe 💖💖,mas faltava a presença Paterna 😢😢 ,meu Pai regressou sao e saudável ❤❤, mas sinto aperto no coração quando ainda Hoje vejo comentários de filhos,netos que não viram seus pais ou avós regressar 😢😢😢,,eu propio fui ranger um felizmente não precisei de enfrentar um cenário de guerra real ,deixo abraço de soliriadade a quem derramou o seu próprio sangue pela pátria,patria que hoje os nossos políticos só se aproveitam para fazer corrupção 😡😡
Antonio Ramos , Só quem esteve no Ex.Ultramar pode definir o mais profundo sentimento ao ouvir esta canção.Sempre que a ouço choro . Saudações a todos os Ex.combatentes
nusica lindissima, nunca conheci o meu avo materno, morreu na guine em 1965 faltavam 13 anos para eu nascer, minha avo ficou com 5 filhos para criar passou muitas dificuldades, era comando morreu numa operação com um tiro na cabeça, respeito muito os ex combatentes a minha avo ainda tem o kiko dele manchado de sangue nao se consegue desfazer dele, abraço a todos os que no meio do medo da fome do cansaço ainda arranjavam forças para combater. tragam os que la ficaram de volta.
Olá sr. Tiago. O grupo que canta neste disco estiveram todos comigo no serviço de saúde em Coimbra. Soube que todos foram mobilisados, mas não sei para onde foram nem ouvi falar mais deles. Manuel Correia Rosa.
Não tenho palavras.tambem estive em Angola e Mocambique e ouvi muitas vezes esta canção enquanto escrevia para os que aqui ficaram.não se compreendem estas guerras que só servem os que mais têm e a sua ganância. Saudações para todos os que estiveram nesta luta .
Quanta saudade, estive anos sem a poder ouvir , pois sentia-me mal ao recordar a minha QUERIDA MÂEZINHA, que me dexou em 1995 a 15 de Dezembro, e hà dias, no novo dia da mãe, 8 de Março, em Portugal (Para mim será sempre, e para sempre o dia 8 de Dezembro) tentei aqui no TH-cam ouvir esta canção que me é tão grata ouvir, e que ao mesmo tempo me faz recordar momentos felizes nas 2 comissões de serviço em Angola 1970/1972 e 1973/1975 ., Cabinda, Luso, Lungué-Bungo, St.António do Zaire e Luanda aonde casei em 1973. E não me querer lembrar dos maus momentos de combates numa guerra que não era justa. Infelizmete não tenho o disco ou gravação desta maravilhosa canção do conjunto de Oliveira Muje, mas felizmente hoje em dia temos o TH-cam, aonde podemos recordar as canções que nos são gratas recordar! Saudações aos Combatentes que aínda se encontram entre nos! Bem-Hajam todos aqueles que trabalhando Honradamende, estejam aonde estiverem, dignificam Portugal!
Comovente. A minha mãe já partiu há anos e mtas vezes ouvi esta música no norte de Angola. As lágrimas corriam-me pelo rosto A guerra colonial afetou tb e de que maneira a nossa família mais chegada.
Não imaginam a angústia que está maravilhosa canção nos dava a ausência da companhia dos nossos ente queridos, enfim coisas do passado e lamentando o tratamento que nos tem dado a insensibilidade dos nossos governantes irrita- me solenemente. Para os meus camaradas de armar um forte abraço. Valdemar Vieira
O meu pai falecer dois dias antes de começar o meu curso de comandos e o meu maior pilar a olhar me do céu! Chorei mt quando passava esta música no curso! Audaces fortuna juvat
Esta foi uma das passagens mais negras da história de Portugal. Partiram p eternidade muitos jovens na flor da vida. Do que valeu tudo isto ? Nada de nada,
Lágrimas teimosas cairam qundo vi e ouvi este Video... depois de tantos passados,.. mas não esquecidos Anos! Quem Viveu este Tempo Entende... ESTA MÚSICA É TRISTE MAS É TAMBÉM....DIAMANTE!!!! OBRIGADO A TODOS!
Em criança quando alguém chegava do Ultramar,havia festa . foguetes. Minha mãe dizia logo,chegou alguém do Ultramar.. Cheguei a assistir a algumaschegadas,que eram poucas..Poucos ainda estão vivos Para contar histórias da guerra..
Admiro a Portugal y a los portugueses... y todos los días mi admiración crece mas y mas. Se merecen mas que la mayoría de los pueblos del mundo. Mi moto se va sola al Algarve y al Alentejo... y no tardará en llevarme a Lisboa y a Oporto. !!VIVA PORTUGAL!!
Sou jovem e devia-se falar mais sobre a guerra Colonial e estudar mais o porquê e não criticar só porque sim. Também penso que os veteranos têm de ser queridos por todos nós! Pouco se fala deles, pouco se preocupam com os nossos veteranos! Honra a todos vós que tal como o meu avô embarcaram pelo país de todos nós!
O porquê é simples, mas é-nos escondido nas escolas: nós é que tínhamos construído as infraestruturas que lá existiam; e, além disso, uma grande parte (arrisco dizer a maioria) das populações nativas não queria a independência. Por isso houve tantos negros a combater nas nossas fileiras.
Era uma guerra de interesse para os oficiais e colonos portugueses . Mas infelizmente os nativos de hoje ainda estão piores que quando os portugueses lá estavam
Ao ouvir esta composição obriga-me a recordar os anos (1969/1971) em que estive na Guiné. Foram dois anos duros, durante os quais vi morrer vários camaradas amigos, muitos com família já constituída antes de embarcarem. Fui ferido em combate e só não morri por sorte. Deixo aqui um forte abraço para todos os ex-combatentes em geral e, em particular, para todos aqueles que integraram a CCAV 2525.
Vi minha mãe chorar durante sete anos, e lembro-me como se fosse hoje de ver os meus irmãos embarcar, foi um sufrimento enorme. Também me recordo as chegadas, entre caixões e aleijadinhos e un traumatismes que para min criança, ficou gravado na minha memória para sempre,e muito difícil falar em tudo isso, mas ver os colegas deles chegar feridos, nunca poderei esquecer, por essa razão que estar agora ouvir essa canção é muito difícil, tenho esse disco mas nunca mais o escutei. Agora passado todos estes anos ainda é muito difícil recordar, pois fomos todos aí a Portugal ara a chegado du meu irmão Augosto em 1969 e com muito medo de termos problemas pois o último os meus país fojirao com ele para Franca pois minha mãe dizia que dóis já chegava que o traseiro não ia pára essa malvada gerra, que não serviu para nada só para fazer desgraça nas nossas casas. E o que é que esse governo da a esses pobres, que ainda hoje sofrem como o meu irmão Augosto abselutamente nada, tem uma reforma de merda, não são recuperados,nen valorizados em nada foi como se não tivesse sido nada,como se eles revezem estado três anos de férias,tudo isto me revolta, e tinha muita coisa para dizer mais,fico por aqui todos os que ainda, são vivos sabem bem o que eu quero dizer. Voltando a canção que eu adoro, volto a escutar com muita saudade muito obrigada por me fazer recordar muito boa noite a todos
eu ao ouvir estas musicas não passo sem deixar cair umas lágrimas ao pensar quantas milhares de lágrimas perdeu a minha mãe que Deus a tenha em bom lugar pois viu partir 5 filhos o mais velho falecido á dias em 61 e eu o mais novo em 74 para esa guerra estupida graças a Deus todos regressamos sãos e salvos mas ficou sempre uma angústia muito grande
Sou filha de um antigo combatente, de um herói anónimo que chora a ouvir essa música. De um soldado que com 20 anos foi obrigado a servir a pátria em Angola. Hoje ele tem 70 anos e pra mim será sempre um herói , ninguém imagina o que ele é muitos outros passaram , ninguém . Lutem pelas pessoas q vocês amam , que passaram por esssa guerra inventada e estão traumatizados , ajudem nos pois eles não tem culpa nenhuma. Abraço aos antigos combatentes e obrigada por tornarem as gerações a seguir mais fortes .
eu sou mulher fui para angola em 68 tinha 5 anos e ainda hoje choro quando esta musica toca não fui pra guerra mas chorei muito quando me despedi dosmeus pais e irmãos em resumo é uma linda melodia que fica no coração e na memoria de varias gerações bem aja.
Quando da minha ida para Moçambique,fiz escala em Lourenço Marques e aí ouvi pela primeira vez esta música.Cheguei a Vila Cabral e fui logo comprar o disco e de imediato fui aos Correios enviei-o para a minha mãe,que ao ouvi-lo dezenas de vezes,fartou-se de chorar.Ainda tenho o respetivo disco.
31 de Outubro de 1969 ....embarquei no T.T. Vera Cruz ....á noite , depois de jantar fui assistir à apresentação da orquestra de bordo,na sala de convivio 2ª classe ...começaram com esta canção , fica-mos arrasados...pouco mais de 20 anos e embarcados para o desconhecido.
Conheci este conjunto musical na sua terra em Vila Pery - Moçambique . Depois de virem para o continente como o resto dos retornados, montaram um restaurante no Furadouro, Ovar e segundo um cunhado meu me disse o Oliveira já faleceu. Que descanse em paz. Adorava ouvi-lo cantar. Saúdades
Que saudades não direi, lembro - me destes rapazes, vinham de tão longe e que muitos deles não voltaram mais. Quanto tocava esta musica, ninguém ficava indiferente.
Vera Cruz, aqui nasci e cresci perto de porto marítimo de Lisboa (rocha), minha mãe nem pude ir, Hoje imagino o seu sofrimento! Eu era o segundo filho para Angola! Mãe eu ainda choro por ti. Sempre menti, nunca disse que estava no Mato, numa zona que nem o diabo gostava de lá estar!
Lembro-me perfeitamente de algumas destas imagens, pois entre 1967 e 1970 fui maquinista de guindastes no Porto de Lisboa, e às vezes estava de serviço a retirar a escada do portaló depois de todos embarcarem,
Ouvi esta canção linda e melancolica e li os vossos comentários,também tive um tio e primos em Angola foram os primeiros a ir para lá em 61e o meu irmão foi para Moçambique Tete em 72,tivemos tanto medo que lá ficassem,mas felizmente vieram todos o meu Mano só veio em Setembro de 74 já depois do 25 de Abril,e sei que foi uma guerra injusta,que tirou a vida a tantos jovens e devastou tantas famílias!Os combatentes teem sido tão mal tratados assim como foi o Otelo,que também fez comissões em Angola e Guiné e aí,começou a pensar como fazer para acabar com aquela guerra e mais tarde com outros militares mas foi ele que fez todo o plano do 25A e com êxito a revolução chegou sem sangue e o nosso país quando ele faleceu,nem um dia de Luto Nacional lhe deu,teve honras Militares,mas os políticos que tanto lhe devem e também aos outros combatentes é o que se vê e a Direita está ai à espreita,parece que já se esqueceram daquela maldita Guerra.Um bem Haja ao Grande OTELO e a todos os Combates vivos e que descansem em Paz os que já partiram.Um Beijinho Enorme para todos os que contribuiram para,o 25 de Abril🙏😘🌻🌼🌼💫💫💫💫💫❤
O meu pai esteve no ultramar em Guiné Bissau e tem este vinil que desde miuda me faz cair as lágrimas, é uma musica muito sentimental! Só quem lá esteve é que sabe o que passou o que viu e o que sofreu a letra está muito bem conseguida, pois coitadas das mães e esposas que viam partir os seus entes queridos sem a certeza se voltavam. Um bem haja a todos!!!
a cancao e mesmo linda,triste realidade,eu era muito crianca quando o meu irmao, foi para MOCANBIQUE,a minha mae quase que enlonqueceu,mas gracas a DEUS ,ele voltou para abracar,a minha mae,MARAVILHOSA CANCAO,um abraco a todos que estiveram no ultramar lucia
FZE Moçambique 1965/1967. Recordo com saudades deste lindo poema e musica suave e amorosa. Toquei-a várias vezes em Porto Amélia nos bailes do Ferroviário.
Quando em 67 apareceu esta maravilhosa ficou como uma companhia indespensavel por terras de Moçambique complemente de sauidades de mãe e vice versa, quado a ouço é ainda com muita emoção pela recordação dos tempos vividos . Ferreira Teixeira.
Minha Mãe já partiu mas me lembro de a ver a chorar como muitas Mães choraram quando meu irmão foi para o Ultramar de onde muitos filhos ficaram que Deus abençoe todas as Mães principalmente as que não abraçaram seus filhos porque não regressaram a nossa Pátria . O meu sincero respeito 👐
Esta é daquelas músicas que não cansam de ouvir, porque toca alma e o coração de quem naqueles por terras de Angola ia sofrendo dia a dia mas esperando que nenhum imprevisto acontecesse e nos trouxesse de volta para onde ninguém nos deveria ter arrancado!
Ficasem LÁ !! E defendessem o que achavam que era vosso, era Muito bom para VÓCÊS só Mordomias e mainatos para Escravizar !!! Nós ca na Metrópole sofremos muito com a falta Dos nossos Filhos, irmãos, Pais e Familiares que partiam Para dar o corpo às balas, E passarem um verdadeiro INFERNO A maior parte Estavam em zonas de risco , Morreram lá muitos nas EX - COLÓNIAS outros ESTURPIADOS !! OUTROS DOENTES PSICOLÓGICAMENTE, TANTA DESGRAÇA !!! Para defenderem as COSTAS AOS Imperialistas e aos que Estavam muito bem de vida ESSES QUE FICASSEM LÁ !!
Canção que nos deixava angustiado como quando estive em Angola ouvi uma entrevista do Paço Bandeira que foi visitar um amigo ao hospital militar em que o mesmo disse “nunca mais te parto cordas” já vem porque tinha sido uma mina. Era a vida da juventude desse tempo.
Um grande abraço para todas as MÃES do mundo que perderam os seus familiares .choro por todas e também pela minha mãe que partiu aos 94 anos que fazia este ano 100 anos. Uma Um grande beijinho para todas as MÃES que estão vivas, que DEUS abençoe e as proteja...👍👍💋💋❤❤🇵🇹👍👍
É a magia da música, porque das palavras essas não sobram para expressar sentimentos..... Porque os sentimentos assolam tudo à nossa volta e faz-nos viver memórias, essa que nunca se apaga, o mais que pode acontecer é "vegetativo", mas que a qualquer momento desata-se. .... Depois é aquilo que se houve neste tema a "Mãe" do Conjunto Oliveira Muge". Gostaria de ressalvar que melodias assim, por muito que sejamos nostálgicos, foi de um tempo que passou, mas que está dentro das nossos memórias. Finalmente o Conjunto Oliveira Muge, foi o grupo que mais representou a música de embalo e de matar as saudades dos ex-combatentes Portugueses! longe da pátria querida, a "Mãe" e alguns já com mulher e filhos. Obrigado por postar este marco da música Portuguesa.
Espetacular ,não só a música, bem como a letra e o relembrar de tempos passados, os quais deixam as maiores saudades. Era música diferente e sentida. Bem haja.
ESTIVE EM MOÇAMBIQUE NOS ANOS 1966 A 1968.OUVI ESTA CANÇÂO MUITAS VEZES E SEMPRE QUE A OUVIA E AINDA ME ACONTECE HOJE,FICO ARREPIADO. ESTA CANÇÃO É UM MARCO MUITO FORTE NA VIDA DE TODOS AQUELES QUE PASSARAM PELA GUERRA COLONIAL. ESTE CONJUNTO É DE V. PERY,ONDE ESTIVE DE 1967,PARA 1968 E RECORDO-ME DE PASSAR ALGUMAS VEZES Á PORTA DO CLUB ONDE OS OUVI A ENSAIAR .PARABENS AO OLIVEIRA MUGE E SEUS COMPONENTES,POR ESTA PRECIOSA OBRA,QUE,APESAR DE JÁ TER UNS ANITOS,CONTINUA MODERNA E A MEXER COM O CORAÇÃO DAS PESSOAS. APESAR DE AS MÃES FELIZMENTE,HOJE JÁ NÃO TEREM QUE SOFRER PELOS SEUS FILHOS NA GUERRA,CONTINUAM A MERECER AS PALAVRAS QUE ESTA CANÇÂO LHES DEDICA. VIVAM TODAS AS MÃES.
manuel costa tambem estive em tete moçambique de 68 a70 esta cançao faz arrepiar todo o ex combatente quando canta o tempo passa de pressa mas o tempo era lento na quela època felicidades para todos ex combatentes hermenegildo costa
Junho de 1967.O Sól estava prest aparecer no horizonte. Sentado num penedo na margem do lago Niassa, ouvia as ondas chapinharem nas areias brancas, o pequeno rádio emitia música portuguesa. Foi nesse dia que ouvi pela primeira vez esta canção. Que linda. Esta foi a mensagem que enviei para minha mãe.
Eu assented Praça na Armada wm 1976..por isso eu não sei dar o verdadeiro valor, mas a primeira vez que ouvi foi em Lisboa em 1970 nima fita gravada que um primo meu nos enviou com as mensagens... Estamos em 2023 e vivo na Inglaterra hà cerca de 38 anos e ouvi aqui no TH-cam ..e entrou em mim uma Nostalgia e não me contive.. Canção Linda
Perdoem a insolência da minha geração, veteranos. O meu obrigado pelo vosso serviço. O meu avô esteve lá Armando dos Santos Marques, Companhia de Caçadores 318 Nambuangongo e Norte de Angola 62/64
Felizmente a minha mãe não passou pela infelicidade de ver os filhos partir para uma guerra estúpida na qual muitos perderam a vida está música é uma boa homenagem às mães que tiveram essa infelicidade
a todos os antigos combatentes, o meu muito obrigado, meus familiares chegaram todos vivos, mas o ultimo sacrificio pela patria foi feito, hoje ninguem respeita os sacrificios feitos pelos guerreiros, para sempre lembrarei os tempos que passei vendo os albuns da guerra dos meus tios e ouvindo as historias, enfim...
Eu sou esposa de meu marido ex combatente... Foi este cenário triste k o vi partir por dois anos.. Era muito triste e esta música mostra bem... O que era a saudade de mãe e esposa k era o meu caso
Estavamos em Vila Cabral(Niassa)quando meu mano devia sentar praça e lembrar-me-ei sempre das lagimas dos meus pais quando ele partiu, Parecia que a nossa casa ficou de luto, Aida hoje choro au ouvir este poema,Tantas mães perderam seus filhinhos!!!
Alexandre, tive dois irmãos na guerra colonial um felizmente vivo, o outro infelizmente falecido. Eu fiz o curso de Comandos 86ª Companhia de Comandos só posso dizer que esta música em determinados dias na caserna punha tudo a fungar, tudo a chorar e a dizerem que iam abandonar o curso e que iam para casa.. No dia seguinte eram só Rambos, o que uma música faz!!!
tambem estivo em niassa mocambique,ho Deus tive a sorte de regresar , um camarada meu e vizinho nao teve essa sorte ,,nao me quero lembrar disso ,fico muito triste e choro com tudo que se se passou nesse maldito tempo,
Essa canção realmente deixou saudades. Estive na Guiné Batalhão de Engenharia 447, em 69 meu apelido Lisboa, estou com 75 anos, prestei serviço no Hospital Militar de Bissau, tomava conta da central elétrica junto com os meus colegas, só me lembro do Palma de Almodóvar, gostaria muito de ter contato com eles, afinal a guerra nos deu bons amigos.
Tempos Duros, para nós jovens de 18 anos! Fui incorporado nos Comandos em Moçambique, Terra Linda onde nasci.....e para nós na guerra, passou a ser viver um dia de cada vez ! Quando ouço esta música ainda lágrimas teimosas me rolam na cara.......quando me lembro dos Camaradas que caíram em combate ou ficaram deficientes.... fossem de qualquer Raça ou Credo Religioso.......penso e agradeço a Deus e a todos os Camaradas que me acompanharam Sempre por Ter Tido a Sorte de sair Ileso fisicamente............ Muito Obrigado a "Anto Burgas" por ter feito este Vídeo que mostra Bem como eram esses tempos Tão Difíceis e com esta Música "Mãe", triste mas que ao mesmo tempo nos Dava Fé e Alento para aguentarmos ! Divisa dos Comandos: "AUDACES FORTUNA JUVAT" ( "A SORTE PROTEGE OS AUDAZES")! Grito dos Comandos: "MAMA SUMAE",também podendo ser escrito e pronunciado: "MAMA SUMÉ", mas com o mesmo significado : "AQUI ESTAMOS PRONTOS PARA O SACRIFÍCIO" ! Dia dos Comandos: 29 DE JUNHO ! Um Abraço Forte e termino com o nome como sempre me chamavam todos os meus Camaradas, e assim fiquei até hoje, do: carlitos
Tambem o meu rosto entristesse ao ouvir esta cançao que tanto gosto e muitas vezes cantei , mas minha mãe não me ouvia. Era a guerra em Moçambique que me separava em 1969 a 1971, na Serra Mapé-
eu tenho 70 anos quando ouvi pela primeira vêz o conjunto JÕAO PAULO cantado por SERGIO BORGES tinha 19 anos a caçâo la mãmâ chorei como um bébé foi quando sergio borges paetiu para as africas
Nem me atrevo a partilhar, vou reavivar muita saudade e tristeza, hoje principalamente dia da Mãe....e quantos regressaram mas aos pedaços? E quantos corações despedaçados até hoje?! Obrigada Rapaziada aos que regressaram em vida e aos que nunca mais vimos...entregaram as vidas por uma "causa" perdida....porque não havia causa! Obrigaram-nos a ir para lá, arrancaram-nos às suas Famílias, criminosos sim!..............Obrigada por terem colocado isto no youtube...para que não se esqueça
Leocádia de acordo não fiz a guerra mas estive numa tropa especial onde esta música atirava-se ao nosso momento mais fraco, e ai fazia-nos falta o carinho, o colo, os braços da mãe, é um facto
Leocadia, fui um soldado e depois cadete e depois oficial, só lhe posso dizer que sofri muito e não estávamos em guerra(1986-87) a minha santa mãe teve dois filhos na guerra colonial (Paras e Comandos) e quando já mais idosa apanha com um filho nos Comandos sem que este tenha sido achado, fui, enfrentei, e eu ganhei fui oficial porque cumpri. Ponto.
@@Skullhead888 De facto meu amigo,até hoje em Goa na ìndia Portuguesa."não havia causa ?"de facto é um desrespeito não só pelas razões apontadas como pelos próprios naturais que hoje enfrentam realidades bem crueis.Além disso era um património herdado dos nossos ansestrais que em devido tempo de formação lhes seria dada a responsabilidade de assumirem o seu destino em paz e sossego e bom relacionamento
Em 74 fiz 15 anos e lembro-me de ouvir esta bela canção na rádio e dos 3 primos de minha mãe que foram para o Ultramar comentarem que era a mais bela canção ...que até fazia chorar as pedras das calçadas!
ola boa noite tudo já passou vive o persente porq estás vivo, felicidades amigos nunca mais vi ninguém do grupo se ,os vires da saudades minhas bji bom natal
também passei por esta situação pois foram 29 meses de guiné 1961 a 1963 até ao embarque foram dias de grande tristeza e sofrimento meus pais nunca souberam quando embarcava pois assim tudo era mais brando só quando eu ia já no alto mar com dois dias de viagem eu lhes mandei um telegrama pois assim nada senti,tudo correu bem lá por aquelas bandas mas valeu a pena pela felicidade que o regresso nos compensou sem qualquer mazela um abraço a todos os combatentes do ultramar do germano santos ex sargento miliciano mecânico em bula guiné.
Lembro me de em criança ouvir esta musica e achar linda mas muito triste, passado uns quarenta anos volto a ouvir através da SIC que está a transmitir excertos dos tropas que foram para a guerra, foi desta maneira que descobri quem é que a canta
Esta musica, para além de ser linda, comove todos os que, em Angola, Guiné, Moçambique e nas restantes províncias ultramarinas, lutámos por um Portugal multirracial. Em 1972/4 estive no Zumbo/Zambué, no ponto mais interior de Moçambique, onde o rio Zambeze entra em Moçambique. As nossas mães foram bem merecedoras desta sentida homenagem.
Cantei tantas vezes esta linda canção, emquanto os meus camaradas de armas limpavam, aquela inevitável lagriminha, que poucos conseguiam conter. Guiné 70-72 BART-2917- CART-2714 _ Hoje pelos que vieram e pelos que ficaram, ainda ouço esta canção em Sentido:
Não estou de acordo contigo camarada. Os veteranos são tratados não gente que não pôs a vida nas mãos do poder vigente, muitos não regressaram, outros sem braços, sem pernas,cegos e isso não é fácil para os como nós que somos esquecidos e recebemos €200, mas apenas em outubro e enquanto durar..
ESTA CANÇÃO ACABA DE ESTAR NOVAMENTE ACTUALIZADA,PORQUE,ONTEM ERA DEDICADA ÁS MÃES DOS MILITARES DA GUERRA,QUE FELIZMENTE TERMINOU...AS MÃES DAQUELE TEMPO JÁ NÃO CHORAM MAIS OS SEUS FILHOS,MAS HOJE EXISTEM OUTRAS MÃES A CHORAR DE NOVO SEUS FILHOS POR OUTRA RAZÃO:...É A POLITICA DOS NOSSOS GOVERNANTES,QUE ESPANTAM DE NOVO OS JOVENS PARA OUTRA GUERRA.....A EMIGRAÇÃO...COITADOS DOS JOVENS PORTUGUESES E SUAS MÃES QUE NESTE PAÍS ESTÃO CONDENADOS A SOFRER ETERNAMENTE..MALDITOS POLITICOS E GOVERNANTES, A QUE ESTAMOS CONDENADOS A ATURAR..QUE ESTA CANÇÃO ATENUE DE NOVO A DOR DAS ACTUAIS MÃES
Manuel tenho todo o respeito pela tua opinião, tenho uma filha que emigrou, e acho que tomou a decisão certa, mas não queiras comparar o que não pode ser comparável, grande abraço.
@@luisgoncalves528 É verdade não há comparação Possível ,nos filhos que emigram, Já com outra formação, e sabem Que se não resultar, voltam para Junto da Família. Vocês não, iam Para a guerra , obrigados sujeitos A tudo o que é inerente a uma Guerra... As mães e irmãs e Esposas em especial ,sofriam Muito .Foi a época mais triste que Se viveu em Portugal ... Culpa de um DITADOR FASCISTA.
O meu profundo respeito e admiração pelos nossos Heróis, veteranos da Guerra de Defesa do Ultramar. Esquecidos por este regime anti-patriótico, mas não esquecidos por uma Pátria que, do alto dos seus quase 900 anos de História, contempla-os com gratidão...
Mãe, tú estás tão longe de mim. Mãe, sinto que estás a chorar Não chores a minha ausência Eu hei-de voltar Não chores e pensa agora Que o tempo passa depressa Pede a Deus que te tire esse tormento Que te abrande o sofrimento Desse teu formoso rosto. Mamãe, não chores Eu volto , Mãe.
Com saudade e nostalgia escuto esta fabolosa melodia,meu pai combateu no Ultramar,e tinhamos em casa um vinil com esta musica,hoje o meu pai ja nao esta no meio de nos,e ao escutar esta melodia recordo-o com uma saudade enorme.
Muitos combatentes do ultramar foram esquecidos...Estava convencidos que todos, exceto os que fizeram carreira à custas de todos e dos que por lá ficaram e as mães não tiveram o prazer de os voltar a ter nos braços... Lembro-me de em casa em surdina se falar da guerra e eu a crescer e preocupação de pais se teria de partir, esta é uma canção de herança um legado da história negra deste país
Não foi bem assim. O autor da música chama-se António Policarpo Costa (Faleceu em Jul 2012) Esta letra e depois musicada por ele e pelo Conjunto Oliveira Muge, foi em homenagem á sua mãe. Seu pai estava imigrado em Moçambique quando ele deixou sua mãe em Ovar para se juntar ao seu pai, quando tinha menos de 15 anos, por volta de 1962. Eu foi amigo pessoal dele desde criança até ao seu último dia. Restam nesta data ainda vivos com 80 anos o José Oliveira Muge, meu amigo e vizinho e o guitarrista baixo, Violante!
Há que fazer uma homenagem em vida, ao homem que ainda hoje deixa de rastos os Homens mais fortes das forças especiais portuguesas, depois não vale nada.
Em 1957/58 andei no Colégio Julio Diniz em Ovar e fui colega de turma do António Policarpo, já nessa ocasião com 14 anos (eu, mas ele era mais ano menos ano da mesma idade) cantava maravilhosamente, recordo uma canção sul americana que ele cantava muito bem e à capela que num dos seus versos dizia" Índia pele morena etc etc que já não recordo o resto. Soube da sua ida para Moçambique e de que integrava o conjunto Oliveira Muge. Esta canção foi um êxito, porque é linda, porque está cantada com muito sentimento e também porque dizia muito aos militares que estavam nas 3 frentes de batalha. Depois da descolonização estive várias vezes com ele no restaurante de que era sócio no Furadouro e soube do falecimento. Paz à sua alma.
@@hondahrv100 Boa noite caro Vitor. Procure no TH-cam uma música chamada Índia de um cantor brasileiro chamado Paulo Sérgio. Talvez seja a música de que fala. Cumprimentos. Armando Silva
Nunca me canso de ouvir esta linda música dedicada à nossa querida mãe. .. partiu aos 94 anos. .. Quando quero chorar, ouço esta música e lembro-me da minha Santa mãe. Um grande beijinho para todas as mães do mundo, obrigado! ... 💋💋❤❤
TAMBÉM JÁ PERDI A MINHA QUERIDA MÃE ❤️..O QUE MAIS ME DEIXA TRISTE 😢 INFELIZMENTE FOI A MORTE DO MEU MARIDO QUANDO ESTOU OUVIR ESTA EMOCIONANTE MÚSICA QUE ELE ADORAVA E QUANDO FOI MOBILIZADO PARA A GUINÉ... FUI OUVINDO MUITAS VEZES E CHORO SEMPRE !!! JÁ NÃO FALTARÁ MUITO TEMPO PARA NOS ENCONTRAMOS NO CÉU 😇🙏.,TEM SIDO MUITO DIFÍCIL!!! TENHO VIVIDO COM MUITA TRISTEZA...🙏🙏❤️🙏🏻🙏🏻😭❤️😭🙏🙏.
A minha tambem partiu aos 94 e nunca a esqueco. Curiosamente conheci o conjunto Oliveira Muge nos finais dos anos 60 na Beira a 200 km do Chimoio onde eles viviam. Hoje eu vivo na Beira. MAE EH MAE SEMPRE!
❤️....MT força.
Sou mãe também....MT obrigado ❤️
❤
Muito linda. Ate parece ter sido lancada recentemente. A todas maes um feliz dia.
Eu estava no Norte de Angola numa noite de sentinela ,quando ouvi pela primeira vêz o conjunto Oliveira Muge ,desatei a chorar , é um disco muito lindo , muito sentimental , tenho um em meu poder que guardo com grande recordação . Um grande abraço a todos Ex-Combatentes .
Essa era mais uma canção que nos desanimava e daí relembrava as nossas tristezas face a estar-mos longe dos nossos ente queridos que muito sofriam.
Abraços a todos os ex-combatentes
Meu pai esteve de 72-74 em Pereira de Eça em Angola , abraço antigo combatente
Linda musica pra ex combatentes, força camaradas.
Eu tambem tenho o disco com esta canção
Cumpri o meu Seviço Militar em Angola 72/74 escutei muitas vezes esta canção ❤
Fui comando em angola muitas veses chorei a ouvir esta musica .no norte angola ainda hoje me toca no coraçao
Muitos combatentes do ultramar foram esquecidos, é de lamentar pois eu também lá estive, a canção Mãe faz parte de nós ....
Obrigado pelos teus esforços
Esta musica recorda as lágrimas de todas as mâes Portuguesas que viram seus filhos embarcar muitos nâo voltaram beeijinhos a todas as máes saudade
Olá , tenho 56 anos ,meu Pai embarcou para Angola,no Vera Cruz !!,eu tinha Apenas 10 dias de nascido!! , mas foram mais de dois anos que meu pai esteve em Angola, lembro -me que havia uma mãe 💖💖,mas faltava a presença Paterna 😢😢 ,meu Pai regressou sao e saudável ❤❤, mas sinto aperto no coração quando ainda Hoje vejo comentários de filhos,netos que não viram seus pais ou avós regressar 😢😢😢,,eu propio fui ranger um felizmente não precisei de enfrentar um cenário de guerra real ,deixo abraço de soliriadade a quem derramou o seu próprio sangue pela pátria,patria que hoje os nossos políticos só se aproveitam para fazer corrupção 😡😡
Antonio Ramos ,
Só quem esteve no Ex.Ultramar pode definir o mais profundo sentimento ao ouvir esta canção.Sempre que a ouço choro . Saudações a todos os Ex.combatentes
nusica lindissima, nunca conheci o meu avo materno, morreu na guine em 1965 faltavam 13 anos para eu nascer, minha avo ficou com 5 filhos para criar passou muitas dificuldades, era comando morreu numa operação com um tiro na cabeça, respeito muito os ex combatentes a minha avo ainda tem o kiko dele manchado de sangue nao se consegue desfazer dele, abraço a todos os que no meio do medo da fome do cansaço ainda arranjavam forças para combater. tragam os que la ficaram de volta.
Olá sr. Tiago. O grupo que canta neste disco estiveram todos comigo no serviço de saúde em Coimbra. Soube que todos foram mobilisados, mas não sei para onde foram nem ouvi falar mais deles. Manuel Correia Rosa.
Não tenho palavras.tambem estive em Angola e Mocambique e ouvi muitas vezes esta canção enquanto escrevia para os que aqui ficaram.não se compreendem estas guerras que só servem os que mais têm e a sua ganância. Saudações para todos os que estiveram nesta luta .
Essa música é simplesmente Maravilhosa,,Parabéns, 👏👏👏👏👏👏👏👏🤝🤝🤝🤝🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷💗❤🧡💓💜💛💚💙😘😘😘😘😍😍😍😍😍👏👏👏👏👏👏👏👏
gosto muito desta musica. abraço grande para todos os que estiveram no ultramar e que voces nunca sejam esquecidos
O problema é que estão mesmo esquecidos!!! Foram obrigados a ir para a frente de combate,mas os nossos políticos não lhes dão valor
Obrigado mãe 👏 No dia da mãe de 2021 a lembrar todos aqueles que partiram deixando as mães a chorar!
Quanta saudade, estive anos sem a poder ouvir , pois sentia-me mal ao recordar a minha QUERIDA MÂEZINHA, que me dexou em 1995 a 15 de Dezembro, e hà dias, no novo dia da mãe, 8 de Março, em Portugal (Para mim será sempre, e para sempre o dia 8 de Dezembro) tentei aqui no TH-cam ouvir esta canção que me é tão grata ouvir, e que ao mesmo tempo me faz recordar momentos felizes nas 2 comissões de serviço em Angola 1970/1972 e 1973/1975 ., Cabinda, Luso, Lungué-Bungo, St.António do Zaire e Luanda aonde casei em 1973. E não me querer lembrar dos maus momentos de combates numa guerra que não era justa. Infelizmete não tenho o disco ou gravação desta maravilhosa canção do conjunto de Oliveira Muje, mas felizmente hoje em dia temos o TH-cam, aonde podemos recordar as canções que nos são gratas recordar!
Saudações aos Combatentes que aínda se encontram entre nos!
Bem-Hajam todos aqueles que trabalhando Honradamende, estejam aonde estiverem, dignificam Portugal!
Comovente. A minha mãe já partiu há anos e mtas vezes ouvi esta música no norte de Angola. As lágrimas corriam-me pelo rosto
A guerra colonial afetou tb e de que maneira a nossa família mais chegada.
canção que apelava aos mais profundos sentimentos doa que amavam os seus familiares e a Patria portuguesa
Não imaginam a angústia que está maravilhosa canção nos dava a ausência da companhia dos nossos ente queridos, enfim coisas do passado e lamentando o tratamento que nos tem dado a insensibilidade dos nossos governantes irrita- me solenemente.
Para os meus camaradas de armar um forte abraço.
Valdemar Vieira
Linda realmente. Ouço desde menina. Chorava sempre. Felicidades a todas as mães
Sou brasileiro e estou arrepiado com essa música, o efeito na voz do cantor torna tudo mais melancólico.
O meu pai falecer dois dias antes de começar o meu curso de comandos e o meu maior pilar a olhar me do céu!
Chorei mt quando passava esta música no curso!
Audaces fortuna juvat
Esta foi uma das passagens mais negras da história de Portugal. Partiram p eternidade muitos jovens na flor da vida. Do que valeu tudo isto ? Nada de nada,
Lágrimas teimosas cairam qundo vi e ouvi este Video... depois de tantos passados,.. mas não esquecidos Anos! Quem Viveu este Tempo Entende... ESTA MÚSICA É TRISTE MAS É TAMBÉM....DIAMANTE!!!! OBRIGADO A TODOS!
Em criança quando alguém chegava do Ultramar,havia festa . foguetes.
Minha mãe dizia logo,chegou alguém do Ultramar..
Cheguei a assistir a algumaschegadas,que eram poucas..Poucos ainda estão vivos
Para contar histórias da guerra..
A minha grande mãe que chorava encostada ao rádio ,com medo que o meu irmão não volta se
Admiro a Portugal y a los portugueses... y todos los días mi admiración crece mas y mas. Se merecen mas que la mayoría de los pueblos del mundo. Mi moto se va sola al Algarve y al Alentejo... y no tardará en llevarme a Lisboa y a Oporto. !!VIVA PORTUGAL!!
Weimar Rueda
Deseo de corazón que le hagan recibido bien en Portugal.Un cordeal saludo
O Maior poeta portugues foi Luis de Camoes ele disse num dos seus Poemas Portugal e um Jardim ha Beira mar Plantado seja BEM VINDO A Portugal
Typhoon945 já não há música com esta pedalada
AOS NOSTRO IRMANOS ESPANHOLES UM APERTA MUY FORE MOTA CAMIONERO
@@PiriQuiToCaLado Nós os portugueses somos assim, recebemos todos os visitantes de braços abertos.
Sou jovem e devia-se falar mais sobre a guerra Colonial e estudar mais o porquê e não criticar só porque sim.
Também penso que os veteranos têm de ser queridos por todos nós! Pouco se fala deles, pouco se preocupam com os nossos veteranos! Honra a todos vós que tal como o meu avô embarcaram pelo país de todos nós!
O porquê é simples, mas é-nos escondido nas escolas: nós é que tínhamos construído as infraestruturas que lá existiam; e, além disso, uma grande parte (arrisco dizer a maioria) das populações nativas não queria a independência. Por isso houve tantos negros a combater nas nossas fileiras.
Que jovens como tu, um dia guiem a nossa pátria a bom porto.
@@PauloTheWinger11 Covardemente os governantes actuais, escondem dos jovens essa parte da nossa história colectiva, como nunca tenha existido.
Era uma guerra de interesse para os oficiais e colonos portugueses . Mas infelizmente os nativos de hoje ainda estão piores que quando os portugueses lá estavam
Saudações do Brasil irmão portugueses.
estive 26 meses em angola na c.cav.2330 ouvi esta música dezenas de vezes e ainda hoje gosto imenso de a ouvir dedico-a todas as mães
Ao ouvir esta composição obriga-me a recordar os anos (1969/1971) em que estive na Guiné. Foram dois anos duros, durante os quais vi morrer vários camaradas amigos, muitos com família já constituída antes de embarcarem. Fui ferido em combate e só não morri por sorte. Deixo aqui um forte abraço para todos os ex-combatentes em geral e, em particular, para todos aqueles que integraram a CCAV 2525.
ESTIVESTE SE CALHAR OUVISTEME CANTARB NO CAFE BENFICA
Eu também estive na Guiné na cart2520no xime no ano de.69
71
Vi minha mãe chorar durante sete anos, e lembro-me como se fosse hoje de ver os meus irmãos embarcar, foi um sufrimento enorme. Também me recordo as chegadas, entre caixões e aleijadinhos e un traumatismes que para min criança, ficou gravado na minha memória para sempre,e muito difícil falar em tudo isso, mas ver os colegas deles chegar feridos, nunca poderei esquecer, por essa razão que estar agora ouvir essa canção é muito difícil, tenho esse disco mas nunca mais o escutei. Agora passado todos estes anos ainda é muito difícil recordar, pois fomos todos aí a Portugal ara a chegado du meu irmão Augosto em 1969 e com muito medo de termos problemas pois o último os meus país fojirao com ele para Franca pois minha mãe dizia que dóis já chegava que o traseiro não ia pára essa malvada gerra, que não serviu para nada só para fazer desgraça nas nossas casas. E o que é que esse governo da a esses pobres, que ainda hoje sofrem como o meu irmão Augosto abselutamente nada, tem uma reforma de merda, não são recuperados,nen valorizados em nada foi como se não tivesse sido nada,como se eles revezem estado três anos de férias,tudo isto me revolta, e tinha muita coisa para dizer mais,fico por aqui todos os que ainda, são vivos sabem bem o que eu quero dizer. Voltando a canção que eu adoro, volto a escutar com muita saudade muito obrigada por me fazer recordar muito boa noite a todos
eu ao ouvir estas musicas não passo sem deixar cair umas lágrimas ao pensar quantas milhares de lágrimas perdeu a minha mãe que Deus a tenha em bom lugar pois viu partir 5 filhos o mais velho falecido á dias em 61 e eu o mais novo em 74 para esa guerra estupida graças a Deus todos regressamos sãos e salvos mas ficou sempre uma angústia muito grande
Recordando as lágrimas e o desespero de minha mãe no dia do embarque para Angola.
Linda!!! que saudades...Ainda hoje é emocionante!!!
Sou filha de um antigo combatente, de um herói anónimo que chora a ouvir essa música. De um soldado que com 20 anos foi obrigado a servir a pátria em Angola. Hoje ele tem 70 anos e pra mim será sempre um herói , ninguém imagina o que ele é muitos outros passaram , ninguém . Lutem pelas pessoas q vocês amam , que passaram por esssa guerra inventada e estão traumatizados , ajudem nos pois eles não tem culpa nenhuma.
Abraço aos antigos combatentes e obrigada por tornarem as gerações a seguir mais fortes .
Em 69/70, do século passado, em Moçambique, nós militares, chorávamos a ouvir isto!! Eu, trouxe este para Lisboa
eu sou mulher fui para angola em 68 tinha 5 anos e ainda hoje choro quando esta musica toca não fui pra guerra mas chorei muito quando me despedi dosmeus pais e irmãos em resumo é uma linda melodia que fica no coração e na memoria de varias gerações bem aja.
era eu criança já ouvia está canção e a minha mãe chorava o meu irmão ze tava em angola saudades da minha querida mae.
Esta música profundíssima É UM HINO ! BENDITO CONJUNTO DE OLIVEIRA MUGE ! É UMA MÚSICA UNIVERSAL !!!
Quando da minha ida para Moçambique,fiz escala em Lourenço Marques e aí ouvi pela primeira vez esta música.Cheguei a Vila Cabral e fui logo comprar o disco e de imediato fui aos Correios enviei-o para a minha mãe,que ao ouvi-lo dezenas de vezes,fartou-se de chorar.Ainda tenho o respetivo disco.
31 de Outubro de 1969 ....embarquei no T.T. Vera Cruz ....á noite , depois de jantar fui assistir à apresentação da orquestra de bordo,na sala de convivio 2ª classe ...começaram com esta canção , fica-mos arrasados...pouco mais de 20 anos e embarcados para o desconhecido.
Conheci este conjunto musical na sua terra em Vila Pery - Moçambique . Depois de virem para o continente como o resto dos retornados, montaram um restaurante no Furadouro, Ovar e segundo um cunhado meu me disse o Oliveira já faleceu. Que descanse em paz.
Adorava ouvi-lo cantar. Saúdades
Que saudades não direi, lembro - me destes rapazes, vinham de tão longe e que muitos deles não voltaram mais.
Quanto tocava esta musica, ninguém ficava indiferente.
Passado tantos anos ver o meu pai quando era novo. Esse soldado que aparece numa dessas fotos com a cara de lado é o meu pai
Vera Cruz, aqui nasci e cresci perto de porto marítimo de Lisboa (rocha), minha mãe nem pude ir, Hoje imagino o seu sofrimento! Eu era o segundo filho para Angola! Mãe eu ainda choro por ti. Sempre menti, nunca disse que estava no Mato, numa zona que nem o diabo gostava de lá estar!
Esta canção era muito ouvida na altura que estive em Africa 1968/70 e podem crer que estou arrepiar-me .
Quando oiço esta canção fico triste ,lembro-me de todas as mães que tinham os seus filhos no Ultrmar.
Lembro-me perfeitamente de algumas destas imagens, pois entre 1967 e 1970 fui maquinista de guindastes no Porto de Lisboa, e às vezes estava de serviço a retirar a escada do portaló depois de todos embarcarem,
Ouvi esta canção linda e melancolica e li os vossos comentários,também tive um tio e primos em Angola foram os primeiros a ir para lá em 61e o meu irmão foi para Moçambique Tete em 72,tivemos tanto medo que lá ficassem,mas felizmente vieram todos o meu Mano só veio em Setembro de 74 já depois do 25 de Abril,e sei que foi uma guerra injusta,que tirou a vida a tantos jovens e devastou tantas famílias!Os combatentes teem sido tão mal tratados assim como foi o Otelo,que também fez comissões em Angola e Guiné e aí,começou a pensar como fazer para acabar com aquela guerra e mais tarde com outros militares mas foi ele que fez todo o plano do 25A e com êxito a revolução chegou sem sangue e o nosso país quando ele faleceu,nem um dia de Luto Nacional lhe deu,teve honras Militares,mas os políticos que tanto lhe devem e também aos outros combatentes é o que se vê e a Direita está ai à espreita,parece que já se esqueceram daquela maldita Guerra.Um bem Haja ao Grande OTELO e a todos os Combates vivos e que descansem em Paz os que já partiram.Um Beijinho Enorme para todos os que contribuiram para,o 25 de Abril🙏😘🌻🌼🌼💫💫💫💫💫❤
Ficava o chão do cais lavado pelas lágrimas das mães que viam partir os seus queridos filhos na incerteza de os ver voltar! 🥺
O meu pai esteve no ultramar em Guiné Bissau e tem este vinil que desde miuda me faz cair as lágrimas, é uma musica muito sentimental! Só quem lá esteve é que sabe o que passou o que viu e o que sofreu a letra está muito bem conseguida, pois coitadas das mães e esposas que viam partir os seus entes queridos sem a certeza se voltavam. Um bem haja a todos!!!
a cancao e mesmo linda,triste realidade,eu era muito crianca quando o meu irmao, foi para MOCANBIQUE,a minha mae quase que enlonqueceu,mas gracas a DEUS ,ele voltou para abracar,a minha mae,MARAVILHOSA CANCAO,um abraco a todos que estiveram no ultramar lucia
Lembro-me como se fosse hoje a 1ª vez que ouvi esta canção. Era pequenito, com 13 anos e chorei. Foi maravilhoso recordar.Obrigado.
FZE Moçambique 1965/1967.
Recordo com saudades deste lindo poema e musica suave e amorosa.
Toquei-a várias vezes em Porto Amélia nos bailes do Ferroviário.
Quando em 67 apareceu esta maravilhosa ficou como uma companhia indespensavel por terras de Moçambique complemente de sauidades de mãe e vice versa, quado a ouço é ainda com muita emoção pela recordação dos tempos vividos .
Ferreira Teixeira.
Esta música faz me lembrar a minha mãe que teve 3 filhos na guerra colonial e chorou muitas vezes
Minha Mãe já partiu mas me lembro de a ver a chorar como muitas Mães choraram quando meu irmão foi para o Ultramar de onde muitos filhos ficaram que Deus abençoe todas as Mães principalmente as que não abraçaram seus filhos porque não regressaram a nossa Pátria . O meu sincero respeito 👐
Estava na Guiné nesta altura, 1967/1969 e agora posso dizer que ninguém resiste a que uma lágrima corra pelo rosto.
Esta é daquelas músicas que não cansam de ouvir, porque toca alma e o coração de quem naqueles por terras de Angola ia sofrendo dia a dia mas esperando que nenhum imprevisto acontecesse e nos trouxesse de volta para onde ninguém nos deveria ter arrancado!
De onde nunca nos deveriam ter tirado.
Ficasem LÁ !!
E defendessem o que achavam que era vosso, era
Muito bom para VÓCÊS só
Mordomias e mainatos para
Escravizar !!!
Nós ca na Metrópole sofremos muito com a falta
Dos nossos Filhos, irmãos,
Pais e Familiares que partiam
Para dar o corpo às balas,
E passarem um verdadeiro
INFERNO A maior parte
Estavam em zonas de risco ,
Morreram lá muitos nas
EX - COLÓNIAS outros
ESTURPIADOS !! OUTROS
DOENTES PSICOLÓGICAMENTE, TANTA
DESGRAÇA !!! Para defenderem as COSTAS AOS
Imperialistas e aos que
Estavam muito bem de vida
ESSES QUE FICASSEM LÁ !!
Canção que nos deixava angustiado como quando estive em Angola ouvi uma entrevista do Paço Bandeira que foi visitar um amigo ao hospital militar em que o mesmo disse “nunca mais te parto cordas” já vem porque tinha sido uma mina.
Era a vida da juventude desse tempo.
Um grande abraço para todas as MÃES do mundo que perderam os seus familiares .choro por todas e também pela minha mãe que partiu aos 94 anos que fazia este ano 100 anos. Uma Um grande beijinho para todas as MÃES que estão vivas, que DEUS abençoe e as proteja...👍👍💋💋❤❤🇵🇹👍👍
É a magia da música, porque das palavras essas não sobram para expressar sentimentos..... Porque os sentimentos assolam tudo à nossa volta e faz-nos viver memórias, essa que nunca se apaga, o mais que pode acontecer é "vegetativo", mas que a qualquer momento desata-se. .... Depois é aquilo que se houve neste tema a "Mãe" do Conjunto Oliveira Muge". Gostaria de ressalvar que melodias assim, por muito que sejamos nostálgicos, foi de um tempo que passou, mas que está dentro das nossos memórias. Finalmente o Conjunto Oliveira Muge, foi o grupo que mais representou a música de embalo e de matar as saudades dos ex-combatentes Portugueses! longe da pátria querida, a "Mãe" e alguns já com mulher e filhos. Obrigado por postar este marco da música Portuguesa.
Espetacular ,não só a música, bem como a letra e o relembrar de tempos passados, os quais deixam as maiores saudades. Era música diferente e sentida. Bem haja.
ESTIVE EM MOÇAMBIQUE NOS ANOS 1966 A 1968.OUVI ESTA CANÇÂO MUITAS VEZES E SEMPRE QUE A OUVIA E AINDA ME ACONTECE HOJE,FICO ARREPIADO. ESTA CANÇÃO É UM MARCO MUITO FORTE NA VIDA DE TODOS AQUELES QUE PASSARAM PELA GUERRA COLONIAL. ESTE CONJUNTO É DE V. PERY,ONDE ESTIVE DE 1967,PARA 1968 E RECORDO-ME DE PASSAR ALGUMAS VEZES Á PORTA DO CLUB ONDE OS OUVI A ENSAIAR .PARABENS AO OLIVEIRA MUGE E SEUS COMPONENTES,POR ESTA PRECIOSA OBRA,QUE,APESAR DE JÁ TER UNS ANITOS,CONTINUA MODERNA E A MEXER COM O CORAÇÃO DAS PESSOAS. APESAR DE AS MÃES FELIZMENTE,HOJE JÁ NÃO TEREM QUE SOFRER PELOS SEUS FILHOS NA GUERRA,CONTINUAM A MERECER AS PALAVRAS QUE ESTA CANÇÂO LHES DEDICA. VIVAM TODAS AS MÃES.
manuel costa tambem estive em tete moçambique de 68 a70 esta cançao faz arrepiar todo o ex combatente quando canta o tempo passa de pressa mas o tempo era lento na quela època felicidades para todos ex combatentes hermenegildo costa
J os
fui em novembro de 1969 para angola e cheguei em novembro de 1971 nunca mais te vi querida maesinha ate um dia mae olha por mim aonde estiveres
Meu pai foi no mesmo ano mas foi para Guiné
Esta canção era muito ouvida quando estive na Guiné 72/74 Caboxanque
Junho de 1967.O Sól estava prest
aparecer no horizonte. Sentado num penedo na margem do lago Niassa, ouvia as ondas chapinharem nas areias brancas, o pequeno rádio emitia música portuguesa. Foi nesse dia que ouvi pela primeira vez esta canção. Que linda. Esta foi a mensagem que enviei para minha mãe.
Excelente tributo aos heróis do Portugal ultramarino.
Meu pai estive en Angola, era de Matosinhos. Sempre gostei de escutala no giradiscos da minha avozinha.
A música que acompanhava os Combatentes Portugueses quando o seu destino era a guerra do Ultramar. Eu tb lá estive na Guiné.
Meu pai esteve na Guiné entre 69 e 71
Eu assented Praça na Armada wm 1976..por isso eu não sei dar o verdadeiro valor, mas a primeira vez que ouvi foi em Lisboa em 1970 nima fita gravada que um primo meu nos enviou com as mensagens...
Estamos em 2023 e vivo na Inglaterra hà cerca de 38 anos e ouvi aqui no TH-cam ..e entrou em mim uma Nostalgia e não me contive..
Canção Linda
Perdoem a insolência da minha geração, veteranos. O meu obrigado pelo vosso serviço. O meu avô esteve lá Armando dos Santos Marques, Companhia de Caçadores 318 Nambuangongo e Norte de Angola 62/64
Felizmente a minha mãe não passou pela infelicidade de ver os filhos partir para uma guerra estúpida na qual muitos perderam a vida está música é uma boa homenagem às mães que tiveram essa infelicidade
a todos os antigos combatentes, o meu muito obrigado, meus familiares chegaram todos vivos, mas o ultimo sacrificio pela patria foi feito, hoje ninguem respeita os sacrificios feitos pelos guerreiros, para sempre lembrarei os tempos que passei vendo os albuns da guerra dos meus tios e ouvindo as historias, enfim...
Eu sou esposa de meu marido ex combatente... Foi este cenário triste k o vi partir por dois anos.. Era muito triste e esta música mostra bem... O que era a saudade de mãe e esposa k era o meu caso
Estavamos em Vila Cabral(Niassa)quando meu mano devia sentar praça e lembrar-me-ei sempre das lagimas dos meus pais quando ele partiu,
Parecia que a nossa casa ficou de luto,
Aida hoje choro au ouvir este poema,Tantas mães perderam seus filhinhos!!!
Alexandre, tive dois irmãos na guerra colonial um felizmente vivo, o outro infelizmente falecido. Eu fiz o curso de Comandos 86ª Companhia de Comandos só posso dizer que esta música em determinados dias na caserna punha tudo a fungar, tudo a chorar e a dizerem que iam abandonar o curso e que iam para casa.. No dia seguinte eram só Rambos, o que uma música faz!!!
tambem estivo em niassa mocambique,ho Deus tive a sorte de regresar , um camarada meu e vizinho nao teve essa sorte ,,nao me quero lembrar disso ,fico muito triste e choro com tudo que se se passou nesse maldito tempo,
Essa canção realmente deixou saudades.
Estive na Guiné Batalhão de Engenharia 447, em 69 meu apelido Lisboa, estou com 75 anos, prestei serviço no Hospital Militar de Bissau, tomava conta da central elétrica junto com os meus colegas, só me lembro do Palma de Almodóvar, gostaria muito de ter contato com eles, afinal a guerra nos deu bons amigos.
Tempos Duros, para nós jovens de 18 anos! Fui incorporado nos Comandos em Moçambique, Terra Linda onde nasci.....e para nós na guerra, passou a ser viver um dia de cada vez ! Quando ouço esta música ainda lágrimas teimosas me rolam na cara.......quando me lembro dos Camaradas que caíram em combate ou ficaram deficientes.... fossem de qualquer Raça ou Credo Religioso.......penso e agradeço a Deus e a todos os Camaradas que me acompanharam Sempre por Ter Tido a Sorte de sair Ileso fisicamente............
Muito Obrigado a "Anto Burgas" por ter feito este Vídeo que mostra Bem como eram esses tempos Tão Difíceis e com esta Música "Mãe", triste mas que ao mesmo tempo nos Dava Fé e Alento para aguentarmos ! Divisa dos Comandos: "AUDACES FORTUNA JUVAT" ( "A SORTE PROTEGE OS AUDAZES")! Grito dos Comandos: "MAMA SUMAE",também podendo ser escrito e pronunciado: "MAMA SUMÉ", mas com o mesmo significado : "AQUI ESTAMOS PRONTOS PARA O SACRIFÍCIO" ! Dia dos Comandos: 29 DE JUNHO ! Um Abraço Forte e termino com o nome como sempre me chamavam todos os meus Camaradas, e assim fiquei até hoje, do: carlitos
Candida Lindaaaaaaa
carlitosredsky v
Bravo
Grande abraço de amizade e de Paz.
Tempos difíceis mais para os meus amigos que foram, felizmente tive a sorte de não ir mas se fosse era o meu dever como soldado Português.
estive em Marrupa em 68 e também ouvi esta canção várias vezes deixava-me sempre uma sensação de falta alguma coisa.
Tambem o meu rosto entristesse ao ouvir esta cançao que tanto gosto e muitas vezes cantei , mas minha mãe não me ouvia. Era a guerra em Moçambique que me separava em 1969 a 1971, na Serra Mapé-
eu tenho 70 anos quando ouvi pela primeira vêz o conjunto JÕAO PAULO cantado por SERGIO BORGES tinha 19 anos a caçâo la mãmâ chorei como um bébé foi quando sergio borges paetiu para as africas
Adoro.ouvir.esta.canção.as.lagrimas.me.rebentao.que.a.minha.mãe.já.partiu
Quanta dor e perder um filho ou irmão na guerra sei disso por causa do meu tio na 2 guerra mundial .muita saudade e orações pra quem está lá.
Nem me atrevo a partilhar, vou reavivar muita saudade e tristeza, hoje principalamente dia da Mãe....e quantos regressaram mas aos pedaços? E quantos corações despedaçados até hoje?! Obrigada Rapaziada aos que regressaram em vida e aos que nunca mais vimos...entregaram as vidas por uma "causa" perdida....porque não havia causa! Obrigaram-nos a ir para lá, arrancaram-nos às suas Famílias, criminosos sim!..............Obrigada por terem colocado isto no youtube...para que não se esqueça
Leocádia de acordo não fiz a guerra mas estive numa tropa especial onde esta música atirava-se ao nosso momento mais fraco, e ai fazia-nos falta o carinho, o colo, os braços da mãe, é um facto
Leocadia, fui um soldado e depois cadete e depois oficial, só lhe posso dizer que sofri muito e não estávamos em guerra(1986-87) a minha santa mãe teve dois filhos na guerra colonial (Paras e Comandos) e quando já mais idosa apanha com um filho nos Comandos sem que este tenha sido achado, fui, enfrentei, e eu ganhei fui oficial porque cumpri. Ponto.
@@Skullhead888 De facto meu amigo,até hoje em Goa na ìndia Portuguesa."não havia causa ?"de facto é um desrespeito não só pelas razões apontadas como pelos próprios naturais que hoje enfrentam realidades bem crueis.Além disso era um património herdado dos nossos ansestrais que em devido tempo de formação lhes seria dada a responsabilidade de assumirem o seu destino em paz e sossego e bom relacionamento
Em 74 fiz 15 anos e lembro-me de ouvir esta bela canção na rádio e dos 3 primos de minha mãe que foram para o Ultramar comentarem que era a mais bela canção ...que até fazia chorar as pedras das calçadas!
ola boa noite tudo já passou vive o persente porq estás vivo, felicidades amigos nunca mais vi ninguém do grupo se ,os vires da saudades minhas bji bom natal
Era ouvido nos dembos, onde estive em santa eulália, 65/67.Este conjunto Oliveira Muge, os elementos eram naturais da minha terra OVAR.
também passei por esta situação pois foram 29 meses de guiné 1961 a 1963 até ao embarque foram dias de grande tristeza e sofrimento meus pais nunca souberam quando embarcava pois assim tudo era mais brando só quando eu ia já no alto mar com dois dias de viagem eu lhes mandei um telegrama pois assim nada senti,tudo correu bem lá por aquelas bandas mas valeu a pena pela felicidade que o regresso nos compensou sem qualquer mazela um abraço a todos os combatentes do ultramar do germano santos ex sargento miliciano mecânico em bula guiné.
Lembro me de em criança ouvir esta musica e achar linda mas muito triste, passado uns quarenta anos volto a ouvir através da SIC que está a transmitir excertos dos tropas que foram para a guerra, foi desta maneira que descobri quem é que a canta
Que lindo! Sentimental.A Mãe, sempre Mãe.Na hora da dor está aliada à recordação.
Esta musica, para além de ser linda, comove todos os que, em Angola, Guiné, Moçambique e nas restantes províncias ultramarinas, lutámos por um Portugal multirracial. Em 1972/4 estive no Zumbo/Zambué, no ponto mais interior de Moçambique, onde o rio Zambeze entra em Moçambique. As nossas mães foram bem merecedoras desta sentida homenagem.
Que saudades da minha infancia e da minha querida Mae 😥😥😥
Linda canção ,a saudade, e a recordação, do tempo em que ouvi, pela primeira vez.
Recordo intensamente
E não assinei, mas vou fazê-lo com toda a merecível convicção : ESTE HINO TEM E TRAZ SEMPRE UMA MENSAGEM FANTÁSTICA !!!
Ribeiro Canotilho
Joaomanuelribeero
Cantei tantas vezes esta linda canção, emquanto os meus camaradas de armas limpavam, aquela inevitável lagriminha, que poucos conseguiam conter. Guiné 70-72 BART-2917- CART-2714 _ Hoje pelos que vieram e pelos que ficaram, ainda ouço esta canção em Sentido:
velhos tempos com muita saudade mas com pena de o tempo voltar para trás Adeus Guiné 1971 a 1973
Bem haja aos nossos veteranos! 🎈🎼💙💛
Não estou de acordo contigo camarada. Os veteranos são tratados não gente que não pôs a vida nas mãos do poder vigente, muitos não regressaram, outros sem braços, sem pernas,cegos e isso não é fácil para os como nós que somos esquecidos e recebemos €200, mas apenas em outubro e enquanto durar..
ESTA CANÇÃO ACABA DE ESTAR NOVAMENTE ACTUALIZADA,PORQUE,ONTEM ERA DEDICADA ÁS MÃES DOS MILITARES DA GUERRA,QUE FELIZMENTE TERMINOU...AS MÃES DAQUELE TEMPO JÁ NÃO CHORAM MAIS OS SEUS FILHOS,MAS HOJE EXISTEM OUTRAS MÃES A CHORAR DE NOVO SEUS FILHOS POR OUTRA RAZÃO:...É A POLITICA DOS NOSSOS GOVERNANTES,QUE ESPANTAM DE NOVO OS JOVENS PARA OUTRA GUERRA.....A EMIGRAÇÃO...COITADOS DOS JOVENS PORTUGUESES E SUAS MÃES QUE NESTE PAÍS ESTÃO CONDENADOS A SOFRER ETERNAMENTE..MALDITOS POLITICOS E GOVERNANTES, A QUE ESTAMOS CONDENADOS A ATURAR..QUE ESTA CANÇÃO ATENUE DE NOVO A DOR DAS ACTUAIS MÃES
Manuel tenho todo o respeito pela tua opinião, tenho uma filha que emigrou, e acho que tomou a decisão certa, mas não queiras comparar o que não pode ser comparável, grande abraço.
verdade , este conjunto estava naquele tempo muito há frente
@@luisgoncalves528
É verdade não há comparação
Possível ,nos filhos que emigram,
Já com outra formação, e sabem
Que se não resultar, voltam para
Junto da Família. Vocês não, iam
Para a guerra , obrigados sujeitos
A tudo o que é inerente a uma
Guerra... As mães e irmãs e
Esposas em especial ,sofriam
Muito .Foi a época mais triste que
Se viveu em Portugal ...
Culpa de um DITADOR FASCISTA.
lindo demais para não ser ouvido, por todos aqueles que se lembram das partidas para o ultramar
O meu profundo respeito e admiração pelos nossos Heróis, veteranos da Guerra de Defesa do Ultramar. Esquecidos por este regime anti-patriótico, mas não esquecidos por uma Pátria que, do alto dos seus quase 900 anos de História, contempla-os com gratidão...
Mãe, tú estás tão longe de mim.
Mãe, sinto que estás a chorar
Não chores a minha ausência
Eu hei-de voltar
Não chores e pensa agora
Que o tempo passa depressa
Pede a Deus que te tire esse tormento
Que te abrande o sofrimento
Desse teu formoso rosto.
Mamãe, não chores
Eu volto , Mãe.
Lazier para todos que fizeram parte do batalhão caçadores 5010
LINDA LINDA LINDA!!
Foi uma dor tão grande para todas as mães...eu era pequena mas ainda choro quando ouço esta música 😪
Com saudade e nostalgia escuto esta fabolosa melodia,meu pai combateu no Ultramar,e tinhamos em casa um vinil com esta musica,hoje o meu pai ja nao esta no meio de nos,e ao escutar esta melodia recordo-o com uma saudade enorme.
Meu pai combateu entre 69 e 71 na Guiné mas ja nao esta vivo ha 12 anos... Também recordo e me orgulho do grande soldado que foi
É arrepiante. Só quem não sabe o que é a guerra!!! Eu estive na tropa nesse tempo!!!!
Muitos combatentes do ultramar foram esquecidos...Estava convencidos que todos, exceto os que fizeram carreira à custas de todos e dos que por lá ficaram e as mães não tiveram o prazer de os voltar a ter nos braços... Lembro-me de em casa em surdina se falar da guerra e eu a crescer e preocupação de pais se teria de partir, esta é uma canção de herança um legado da história negra deste país
Não foi bem assim. O autor da música chama-se António Policarpo Costa (Faleceu em Jul 2012) Esta letra e depois musicada por ele e pelo Conjunto Oliveira Muge, foi em homenagem á sua mãe. Seu pai estava imigrado em Moçambique quando ele deixou sua mãe em Ovar para se juntar ao seu pai, quando tinha menos de 15 anos, por volta de 1962. Eu foi amigo pessoal dele desde criança até ao seu último dia. Restam nesta data ainda vivos com 80 anos o José Oliveira Muge, meu amigo e vizinho e o guitarrista baixo, Violante!
Há que fazer uma homenagem em vida, ao homem que ainda hoje deixa de rastos os Homens mais fortes das forças especiais portuguesas, depois não vale nada.
Obrigado por este lindo testemunho
Em 1957/58 andei no Colégio Julio Diniz em Ovar e fui colega de turma do António Policarpo, já nessa ocasião com 14 anos (eu, mas ele era mais ano menos ano da mesma idade) cantava maravilhosamente, recordo uma canção sul americana que ele cantava muito bem e à capela que num dos seus versos dizia" Índia pele morena etc etc que já não recordo o resto. Soube da sua ida para Moçambique e de que integrava o conjunto Oliveira Muge. Esta canção foi um êxito, porque é linda, porque está cantada com muito sentimento e também porque dizia muito aos militares que estavam nas 3 frentes de batalha. Depois da descolonização estive várias vezes com ele no restaurante de que era sócio no Furadouro e soube do falecimento. Paz à sua alma.
Em OUT de 62 fui eu com 18 anos para a Força Aérea ele deveria ter mais ou menos a minha idade, segundo creio.
@@hondahrv100 Boa noite caro Vitor.
Procure no TH-cam uma música chamada Índia de um cantor brasileiro chamado Paulo Sérgio.
Talvez seja a música de que fala.
Cumprimentos.
Armando Silva