Corrente reversa no sistema fotovoltaico - O que é e como evitar
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 10 ก.พ. 2025
- Tenha acesso a todas planilhas desse canal, e mais um curso completo de energia solar no link abaixo:
hotm.art/pxYmAX
Livros recomendados para profissionais em Energia Fotovoltaica na minha livraria Amazon:
amzn.to/3JBJItz
Aprenda a fazer planilhas automatizadas como as minhas:
go.hotmart.com...
É iniciante no mercado de energia solar? Confira nosso e-book: www.hotmart.co...
Acompanhe nas mídias sociais:
Instagram: @eng.marcelbetoni
Facebook: MCEletricaOficial
PAYBACK da energia solar: • Como calcular o PAYBAC...
O sistema fotovoltaico é muito seguro, mas se o instalador não souber o que está fazendo, é possível gerar acidentes como esse. Esse é o efeito da corrente reversa nas strings. Se você não quer que isso ocorra com seus projetos e instalações, assista esse vídeo até o final.
Vamos falar de energia solar?
Te convido a fazer parte da nossa comunidade FOTOTIPS e receber em primeira mão os vídeos que são publicados neste canal, o conteúdo do nosso blog, e ainda um conteúdo exclusivo semanal. É de graça, só clicar no link da descrição.
Você já ouviu eu dizer algumas vezes aqui no canal, uma deles foi nesse vídeo, sobre algumas limitações da aplicação dos inversores strings, sendo elas:
1- Não colocar módulos de diferentes características em uma mesma strings;
2- Não colocar strings de arranjos físicos diferente em uma mesma MPPT;
3- Não colocar strings com nº diferente de módulos na mesma MPPT;
4- Adicionando um quarto item: Avalie criteriosamente o sombreamento;
No final das contas, o que todas essas regras querem dizer é: NÃO CONECTE STRINGS COM NÍVEIS DE TENSÃO DIFERENTES EM PARALELO. Ou como diz a NBR 16690:
"Séries fotovoltaicas conectadas em paralelo devem possuir tensão de circuito aberto semelhantes dentro de uma margem de 5%."
E por quê isso?
Quando conectamos strings em paralelo com o mesmo nível de tensão, as strings somam suas corrente e alimentam a MPPT do inversor fotovoltaico.
Quando conectamos strings em paralelo com níveis de tensão diferentes, a string de menor tensão passará a se comportar como carga em relação às outras. Então, ao invés de somar as correntes e alimentar o inversor, um (ou mais) strings passar a alimentar outra string como se carga fosse.
Sabemos que se temos somente duas strings em paralelo, o nível da corrente será "baixo", ou pelo menos o suportado pelos módulos fotovoltaicos. Porém, se tivermos trÊs strings em paralelo e duas delas se juntarem para alimentar a terceira como carga, a corrente poderá chegar ao dobro da corrente de curto circuito, e poderá danificar os módulos dessa string, chegando até mesmo a provocar um incêndio.
A corrente reversa geralmente ocorre a partir quando a diferença de tensão entre as strings se aproxima dos 10%.
Como evitar?
A única forma de evitar a ocorrência desse efeito é utilizando diodos de bloqueio, ou os fusíveis de sobrecarga. Lembrando que os fusíveis de sobrecarga estão previstos na NBR 16690 para arranjos com 3 ou mais strings.
Então, se os seus diodos das strings estão queimando de tempo em tempo, saiba que a responsável por isso é a corrente reversa. Então confira se:
Alguma área afetada por sombreamento não está desbalanceando o nível de tensão entre as strings;
Se todas as strings tem o mesmo número de módulos;
Se todos os módulos utilizados são de mesmo modelo, ou o muito similar dentro de uma tolerância de 5% de variação nos níveis de tensão.
Se módulos posicionados de forma diferente dos demais não estão causando desbalanceamento no nível de tensão das strings.
Identificando o problema, é só corrigir.
E aí? Já sabia tudo sobre corrente reversa? Já passou por um problema desses? Deixe aí nos comentários, e também comente suas sugestões para próximos vídeos.
Muito obrigado por assistir até aqui, e até a próxima!
Então, posso deduzir que isso não ocorre com microinversores, visto que, são MPPTs individuais para cada painel. Estou certo, ou não?
Sou estudante de eletrotécnica e estou começando a estudar a área da geração fotovoltaica por conta própria, adorei a sua explicação bem técnica e didática. Obrigado!
Extremamente tecnico e didático, muito obrigado!!
Realmente interessante, pois pode acontecer em sombreamento.
gostei muito da aula prof. brigado
Excelente video! Por isso pouco usado strings em paralelo
Gostei deste video, bastante esclarecedor. Muito obrigado
Obrigado pelo comentário!
Muito bom conteudo. Mas ainda estou com uma dúvida sobre CORRENTE REVERSA
preciso trocar uns módulos fotovoltaicos que quebraram, e fazend uma pesquisa, vi que um dos fatores importantes é a Tensão de Circuito Aberto da placa a ser instalada não ser superior a 5% das demais.
A pergunta é:
- potencia do módulo tem influência nesse problema? Se sim, qual cuidado deve-se tomar.
faz um vídeo sobre o diodo tenção reversa isso é muito importante
Meu amigo você é show 👏👏👏👏👏👏👏
Posso liga painel na mesa string com modo retrato e paisagem?
Respeitando inclinação e orientação
Muito interessante e importante saber! Muito obrigada pelas informações! Parabéns pelo canal
Parabéns, bem explicado.
Gostaria de saber se tem como aumentar a capacidade do inversor na parte ca , quando o inversor faz o clipping .
Parabéns meu amigo vc merece meu amigo por vc fazer o bem tá aí cada degrau alcançado que vc continue sempre no foco abraço Tmj quem acredita sempre alcança deus sempre da a vitória meu amigo Moisés fico feliz por vcs abraço
Obrigado Roberto!
Legal! Muito obrigado por suas intenções.
Bom dia. Muito obrigado pelo conteúdo, muito esclarecedor.
sim ja passei, minha primeira instalação teve esse problema. a geração abaixou tanto q queimou fusível e incêndio em um conector mc4 do ultimo módulo de uma string.
Instalações com micro inversor também pode gerar tenção inversa?
Depois dessa dica ninja professor, fui obrigado me inscrever no canal e dar like e ativei o sininho.
Muito bem explicado, show de bola professor
Muito obrigado Barbosa!
Boa noite!!!
Diodo em cada string com condições direta resolve a corrente reversa?
Parabéns pelo vídeo, claro e objetivo!.
Gostaria de fazer uma pergunta. A NBR indica a instalação de fusíveis em ambos os polos, porém já vi instalações com fusível somente no polo (+). Na teoria funciona, é o suficiente para interromper o circuito. Você tem algum comentário sobre esse tema?
Top esse assunto, parabéns excelente conteúdo.
Olá boa noite!!! Sou o Joaquim Dias de Brasília. Tenho um inversor solis de 30k com 3 mppts e 6 entradas, a tensão máxima é de 1100. A pergunta é: posso colocar 1100 em cada uma das 6 entradas? Ou 550 em cada entrada?
E se uma placa tiver mais suja, ela vai gerar menos, pode dar corrente reversa? Desde já agradeço.
ola¹ tenho uma duvida na questao da temperatura dos inversores ? quando um inversor trablha na maxima potenicia ele esquenta e perde produçao por conta da temperatura elevada ?
AMEI . MUITO BOA EXPLICAÇAO.
Muito bom parabéns pela excelente explicação
Excelente aula parabéns 👏👏👏
Obrigado Helder!
Excelente, muito bem explicado parabens., curto muito seus videos. aprendo muito..grato
bom dia!
meu sistema tem uma string, e está com sombreando pela manha tem problemas
Olá.7 módulos de 450w ligado em seríe com um painel tendo sombreamento apartir das 15:30 .16 hrs hrs aproximadamente pode gerar correntes reversa? Nesse caso é aconselhável usar fusivel ou disdos de bloqueio?.lembrando..uso um inversor growatt de 5kw. Desde agradeço
Quando eu monitoro, tem períodos do dia que a corrente no PV1 ou PV2 vai para zero. Seria esse o efeito e causa das correntes das strings zerarem e não serem enxergadas pelo monitoramento?
Excelente explicação, muito didático, obrigado.
Aula top
Bom dia meu amigo.. otima aula.. aprendendo bastante .. estou comecando na área.. e na partecde manutenção... gostaria que vc falasse um pouco porque da baixa geração nos inversores..
e aí, como está hoje na área, deu certo?
muito bom saber!
Desculpe a ignorância, mas diodo ,nao resolve essa corrente reversa ?
Gostei..
Muito top
Parabens !!
Qual o modo mais seguro de medir tensão e corrente de todas as placas no telhado? Por exemplo 9 placas de um lado e 9 do outro, ou não tem como? Desde já grato se alguém poder informar ou fazer um vídeo.
isso só acontece em paralelo né?
Os diodos presentes nas placas só permitem que saia corrente da placa e não entre. Protegendo- a. Não faz sentido uma placa funcionar como carga.
Existe tensão e corrente reversas máximas que diodos suportam.
Muito bom!
Alguns inversores já vem com proteção incorporada .
Mesmo assim precisa-se do fusível.?
Cabeça de Passarinho!!!! O problema é nas placas foto... e não não no inversor!!!
@@pabloneruda7943 errou, não é um problema, é um fenômeno.
A matemática explica !
Bom dia, Marcel. Essa disjunção é mais fácil de acontecer em ligações em paralelo, certo? Em série não tem tanto problema, pois a corrente não aumenta igual com a associação em paralelo. É isso ou a chance é igual para as duas associações? Tenha um bom dia
Vê que vc é amador! Corrente em série é a mesma (única)
Show
Pode ocorrer corrente reversa entre as MPPT'S do inversor? Ou somente na strings dentro de uma MPPT ?
Somente entre as strings Lucas
OLA, BOA TARDE... TENHO UM SISTEMA COM UM UNICO MPPT - NELE ESTA CONECTADO 4 PLACAS EM SERIE DE 400W, POREM NAO ESTOU ENCONTRANDO MAIS DO MESMO FABRICANTE PARA COMPLETAR MEU SISTEMA. ENCONTREI PLACAS DE 405W. PERGUNTA: O QUE EU TENHO QUE OBSERVAR PARA INTERLIGAR ESSAS PLACAS EM UMA MESMA STRING? TODAS EM SERIE. QUAIS SAO OS PARAMETROS QUE PRECISO VER A COMPATIBILIDADE E QUANTO PODE DIVERGIR. POR EXEMPLO. A PLACA EXISTENTE TEM ISC= 10.37A (STC) / VOC = 49.69V (STC) JA A PLACA NOVA 405W ==> ISC=12.40A (STC) / VOC = 41.60V (STC) ... POSSO INTERLIGAR EM UMA MESMA STRING? OBRIGADO!
Sabe me dizer se é a tensão que faz uma string virar uma carga? Igual você disse no caso do sombreamento.. geralmente a tensão não varia muito com a irradiância e sim a corrente. Se em um projeto uma string for pegar sombra em alguma parte do dia e a outra não a string com sombra terá uma corrente muito menor do que a que esta pegando sol no momento. Mas caso as tensões se mantivessem dentro da faixa aceitável ai funcionaria normal? As correntes se somariam?
Não sei se ficou complexa a pergunta mas se souber fiquei com essa dúvida. Obrigado. Muito bom seu vídeo.
De qualquer modo é melhor colocar a proteção!
Otimo videos amigo valeu tmj
Bom dia nesse caso e só colocar 1 diodo em cada arranjo de painel solar para não acontecer isso
Isso! O diodo é mais caro, mas é mais eficiente!
Opa, me dá uma luz aí. Tenho um Inverso de 20K com 2 MPPT, cada um com 2 entradas. Meu arranjo de placas estão em 2 conjuntos de 16 módulos em um face do telhado e 1 conjunto de 8 módulos na face ao lado totalizando 40 placas. Posso fazer o arranjo assim: MPPT 1 com 2 x 10 módulos - MPPT 2 com 1x12 / 1x8 ?
No caso ficariam 20 módulos em cada MPPT
Bom dia, gostaria se possível um número de contato que possa falar com você, lhe agradeço.
Isso acontece com ligações paralelas, em série não há esse problema?
Em série só terá problemas se ultrapassar a tensão suportada pelas proteções do sistema
Bom dia! Obrigado pela aula. Tenho uma dúvida em relação à esse assunto. Tenho um inversor de 2 MPTTS e 3 entradas em cada MPTT. Na minha instalação, dividindo os módulos em todas as entradas, eu preciso utilizar fusíveis de proteção, pois, de acordo com o datasheet dos meus módulos e aplicando com a fórmula [(SA-1) X iscmod] > Imodmaxovpr eu tenho o valor de 28>25. Eu posso redistribuir meus módulos pra utilizar apenas duas entradas de cada MPTT e não utilizar os fusíveis de proteção? Existe a possibilidade de ocorrer corrente reversa de uma MPTT Pra outra ou elas são eletricamente isoladas?
As entradas mppts sao independentes. Inclusive tem inversor que você pode parametrizar para elas trabalharem independentes ou em paralelo.
Mas em paralelo mesmo são as entradas que cada mppt tem. Não sei se vc entendeu bem. Kkk
Boa noite.
Tenho dois painéis de 150w em paralelo .
Tenho que usar fusível em cada um? .
Quanto ao dps , ele não protege contra corrente reversa?
Não protege, que faria essa proteção são os fusíveis das strings
interessante
Acho que o diodo é uma boa opção...seguindo todas as regras o sobreamento perde o efeito "nocivo".
Eu tendo 2 mppts com 3 strings cada para 64 módulos. Eu teria 32 módulos pra cada mppt (leste-oeste), logo, seriam 2 strings de 11 módulos e 1 com 10 em cada mppt. Pelo q vc disse, a regra dos 10% impediria q eu ligasse assim. Qual seria a configuração nesse caso? Teria problema se as strings forem diferentes em mppts distintos?
Neste caso eu recomendaria fazer 3 strings de 11 em uma MPPT.
Na outra, ou tira um módulo para fazer 3 de 10, ou acrescenta dois para fazer 3 de 11.
No caso então de ficar um mppt com 33 e o outro com 30 não haveria problemas?
@@evertonlourenco1792 não haveria problema
Perfeito, Marcel, muito obrigado pela sua atenção! Grande abraço, meu amigo!
Amigo, tenho um sistema On grid que no meu inversor tem uma string com 4 módulos e outra com 5. São 9 placas RISEN de 500w. Vai dar problema?
Depende, se ele tem duas MPPTs e você conectou cada string em uma MPPT não tem problema. Caso contrário, Risco de incêndio não tem de forma algum, pois são somente duas strings, mas reduzirá significativamente o desempenho do sistema.
Fiquei com uma dúvida, "V" ou "W"?
👏👏👏
Simples, pega a placa com números diferentes e liga a parte 🤔
FALOU BEM.MAS DEVO DESTACAR QUE GOSTEI DO BATON
@@valmirmalagutti5229 kkkk é que eu sou muito claro, dependendo da luz da essa impressão
Não existe corrente reversa; existe indutância capacitiva e indutiva dos condutores.
Vez ou outra algum idiota desconecta os cabos das placas solares do inversor/controlador em sol a pino.
Ai, é fogo !
Excelente aula. Parabéns.
Obrigado pelo feedback João!
👏👏👏