Shalom meu irmao!! O Eterno continue sustentando , pois o sistema e muito forte, e somente com as misericórdia de Kadosh Baruchuh conseguiremos alcançar a vida daqueles que de fato almeijao a verdade ! Shalom...um abraço.
Obrigada pelo esclarecimento, eu já deixei de ser enganada há muito tempo,mas nunca tinha ouvido uma explicação tão nítida. A pesar de acreditar no novo testamento sei que existem muitos erros de tradução e propositais também.
Obrigado shaull pelo ensino sobre o dízimo. Todos dizem que foi abrāo quem deu dízimo. Mas eu sempre notei que o que Abrão deu foi os despojos da queria Agora quem deu o dízimo foi Melquisedeque; isso para mim foi revelação. Vou ouvir esse vídeo novamente. Shalom.
Parabéns meu irmao vc nao descarta a posibilidade de augen da uma oferta pra cobri as despesa de um luga que as pesoas se comgrega mas está esclaresidas todas as migalhas duvidas sobre dizmo agora que vergonha um lider religioso dese pode pasa
Os vídeos são bem claros. Obrigado !! O que dizer quando surgir o argumento de que... Assim como os dízimos também eram para o sustento dos levitas e sacerdotes e manter a organização religiosa no templo. Assim também nos servimos como sacerdotes e mantemos a organização religiosa em pleno funcionamento. E, por isso podemos receber os dízimos e ofertas hoje em dinheiro, e usar esse dinheiro de forma sensata e transparente. ...???
Isso já é respondido nos próprios vídeos: 1) Os dízimos sacerdotais só podem ser dados no Templo de Jerusalém. É proibido entregá-los em qualquer lugar. 2) Os dízimos sacerdotais só podem ser recebidos por sacerdotes levitas. É proibido a terceiros partilhar deles; 3) "Servir" o Eterno não é suficiente. Por exemplo, profetas serviam o Eterno e não podiam partilhar do dízimo se não fossem levitas; 4) O Templo NÃO se sustentava monetariamente a partir do dízimo; 5) Existem alternativas para sustentar qualquer obra que não envolva forjar a Bíblia Hebraica. 6) Não existe dízimo de dinheiro na Bíblia Hebraica. A cobrança de dinheiro era totalmente diferente, conforme demonstrado. Além disso... 7) Não existe mandamento por analogia. Porque analogias são liberalidades por definição. E se são liberalidades, não se pode dizer que o Eterno as ordenou.
O autor do estudo, a meu ver não incentiva que os cristãos deixem de contribuir em suas respectivas denominações, mas que o façam com gratidão a Deus e de forma espontânea.
Muito bem explicado pra eu que sou leigo, mais deu pra entender bastante, vou rever mais vezes, eu gostaria de ter ouvido sobre Paulo ter falodo alguma coisa sobre o dízimo?
Justamente o livro de Hebreus, possivelmente Paulo, fariseu, defende que Abrão pagou o dízimo a Melquisedeque. O maior dizimando ao menor. Tudo isso para referenciar Jesus de Nazaré como um tipo de Melquisedeque. Como um todo, gostei dos quatro vídeos, mas passo dentro do prisma do Novo Testamento, na pessoa do Messias. Sou pastor, e concordo que temos respeitar essa abordagem na bíblia hebraica, sua explanação está correta. Não vivemos mas no campo, trabalhando recebendo do fruto da terra. O dízimo, ou a décima parte pode ser usado não como ordenança, mas como referência. Dízimos e ofertas, seja em dinheiro ou bens. Grato.
Professor pesso sua ajuda me indique um curso de hebraico para que eu possa estudar,tenho acompanhado sua aulas sou leitor aprofundado da bíblia e a estudo com muita frequência,mas confesso que me senti enganado quando o senhor mostrou que o nome ABRÃO foi postor no texto sagrado com intuito de apoderamento daquilo que não é lícito, e me senti enganado, pesso ao senhor que me indique um Exemplar da bíblia hebraica para que eu a compre obrigado e o ETERNO continue a lhe abençoar.
O estranho é que a Torá da editora Sefer, mantém a tradição com o nome Abrão colocado nesse contexto. Nela foi Abrão que deu o dízimo a Melquizedec. Essa Torá foi compilada por um judeu rabino ortodoxo.
Seu comentário já explica: Tradição. Aqui estamos falando de fidelidade ao texto original, não de tradições religiosas. A ressignificação de Melquisedeque à época do Segundo Templo teve propósitos religiosos.
ola felipe vi que nos comentarios alguem pediu para explicar heberus 7 mas vi que vc é judeu e i que se entende é que nao cre no novo testamento respeito sua escolha,e sobre a explicaçao so dizimo na aliança ,mosaica foi muito bem explicada mas é uma pena que nao pode aplicar para nos cristaos pois como comentei hebreus 7 fala a mesma coisa que abrao deu dizimos ,mas que o grande poderoso de israel te abençoe se poder me dar uma resposta eu agradeço
Olá Ozéias, tentarei dizer isso da forma mais respeitosa que eu conseguir: É meu entendimento que o autor de Hebreus tinha um conhecimento bastante rudimentar da Torá e cometeu vários erros, alguns dos quais extremamente básicos (ex: supor que só exista expiação através do sangue). Assim sendo, não é uma obra que pode ser levada em consideração para elucidar a referida passagem. Até porque, quando foi escrita, a releitura de que Abraão teria dado dízimo a Melquisedeque (e não o contrário) já existia.
Na versão da bíblia hebraica em português (editora sefer) Berishit 14.20: E Abrão lhe deu um décimo de tudo. Onde eu possa adequirir uma versão em português como essa que você usa nas videoaulas? Nem a biblia hebraica da sefer escapa das más traduções.
Mesmo a Torá da Sêfer, que eu tenho aqui comigo traz no texto em português interlinear esse erro de tradução no versículo 20 do capítulo 14 de Bereshit (Gênesis) colocando o Abrão dando dízimo a Melquisedeque. Porém a Torá da Sêfer traz o texto em hebraico onde não existe o vocábulo "Abrão" nesse trecho, e alí pelo contexto é Melquisedeque quem dá o décimo a Abrão.
18 E Melquisedeque,rei de Salém,trouxe pão e vinho;e ele [é] sacerdote do Deus Altíssimo.19 E ele o abençoou e disse: Bendito [seja] Abrão do Deus Altíssimo, o Criador dos céus e da terra; 20 e bendito [sejao] Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E ele deu o dízimo de tudo. 21 ¶ E disse o rei de Sodoma a Abrão: Dá-me as pessoas, e os bens toma para ti. 22 E disse Abrão ao rei de Sodoma: Levantei minha mão ao SENHOR, o Deus Altíssimo, o Criador dos céus e da terra, 23 se desde um fio até a correia duma sandália, se eu tomar de tudo o que [é] teu; e não
Gostei muito das aulas sobre dízimos, mas, quando você diz que Abrão não deu o dízimo a Melquisedeque, me parece que em Hebreus 7:1-10 está dizendo o contrário! Você poderia responder?
Olá, obrigado pelas palavras! Eu não sou cristão e sim judeu, logo, não creio no livro de Hebreus, nem acho que um livro escrito séculos depois seria uma boa fonte pra definir a questão.
Só que no Livro de Jasher - Justos que é um Livro mencionado duas vezes no Antigo Testamento (2 Samuel 1:18 e Josué 10:13), lá fala que Abrão deu os despojos da guerra como dízimo ao sacerdote e rei de Shem Adonizedeque que o abençoou. (Livro de Jasher - Justos capítulo 16, versículo 11-12, página 29. Fica a dica.
Só que esse Livro de Jasher que existe por aí, conhecido no meio acadêmico como Pseudo-Jasher, é um pseudoepígrafo do século 18. Não tem qualquer relação com a obra perdida, mencionada na Bíblia Hebraica. Fica a dica.
Faz sentido porque o autor conhecia a Bíblia e não ia escrever algo desconectado dela. É um livro espúrio de 300 anos atrás, usa hebraico medieval, incorpora folclore judaico e até folclore islâmico. Em sendo assim, não serve para elucidar o texto bíblico. Aliás, nem mesmo é levado a sério por nenhum acadêmico em universidade alguma.
@@monoteista Não faz sentido o que você está dizendo, porque os relatos que ele menciona no Livro não consta nas Sagradas Escrituras e quando você faz o paralelo, faz sentido a continuação da história com os Livros.
Acho que você não entendeu o que eu disse: Não é à toa que os pseudoepígrafos são assim. Foram escritos por gente que conhecia as Escrituras e quis justamente "preencher as lacunas." O problema é que você quer avaliar a obra na base do "eu gosto" ou do "faz sentido pra mim" e não é assim que se classifica se uma obra é ou não verdadeira. Inclusive, há vários outros livros que se propõem a preencher “lacunas” do texto bíblico (i.e. coisas sobre as quais a Bíblia fala pouco). Dentre eles, posso citar aqui a Vida de Adão e Eva, o Livro dos Jubileus, 1 Enoque, entre vários outro. E sabe de uma coisa? Eles contradizem um ao outro. E olha que a maioria desses que eu citei ainda, pelo menos, são textos antigos, da época do 2 Templo. O Livro de Jasher é muito posterior.
Olá... não sou cristão, portanto não creio no chamado livro de Hebreus. Aliás, a referida obra contém vários erros ao citar a Bíblia Hebraica, não apenas esse.
Shalom Shaul, tenho as duas Bíblias da editora Sefer, na verdinha encontramos o nome de Abrão, como também encontramos na Torá (azul) , mas no original não há menção do nome de Abrão. Por que isto ocorre?
Entende-se por "original" o texto de onde as traduções derivam. Na Bíblia Hebraica, refere-se aos códices do Texto Massorético (primordialmente) ou outros do hebraico, como os manuscritos do Mar Morto, ou a Torá Samaritana. Nenhum deles traz o nome de Abrão nesse trecho.
Rogerio, eu não respondi porque não me cabe entrar no mérito de avaliar livros de outras religiões. Meu trabalho é apenas de exegese quanto ao texto referido, apenas isso.
Olá Ronald. Eu não sou cristão e sim judeu. Meu foco é na Bíblia Hebraica, não creio no Novo Testamento. Mas, respeito todas as religiões e todos são bem-vindos neste canal.
Olá, Sha'ul! Tudo bem? Nos dias de hoje, como não há templo em Jerusalém, os judeus fazem apenas Tzedakah, ficando a obrigatoriedade do Maasser suspensa? O seu entendimento é de que as comunidades religiosas fossem mantidas por ofertas do povo ou pelo rateamento das despesas normais mensais, do qual todos seriam responsáveis? Nesse sentido, os líderes religiosos das comunidades deveriam se responsabilizar pela sua subsistência... seria isso? Isto é interessante, pois apesar de haver muitos líderes que se importam com a vida de seus seguidores, muitos outros se comportam apenas como pregadores. Uma vez, uma colega que frequentava salão de Testemunha de Jeová me disse que os pastores (não sei como chamam) não recebiam em hipótese alguma remuneração, por considerar a obra para Deus algo sagrado, que deveria ser uma oferta para Ele (foi apenas o exemplo de uma ideia sobre o que está sendo discutido).
São questões totalmente diferentes. Eu nunca disse que um líder ou pregador não pode receber salário. Acho errada essa visão, pois se uma pessoa dedica do seu tempo e esforço para algo, é uma ocupação como outra qualquer. Por que um psicoterapeuta pode receber por uma terapia e um líder religioso que faz gabinete não? Por que um professor de história pode receber para dar aulas e um professor de Bíblia não? Desde que não faça disso algo para se enriquecer, não vejo problema. A questão não é essa. O problema é invocar um mandamento fora de contexto. O vídeo mostra, inclusive, formas alternativas de sustentar um trabalho que não envolvam isso. O rateio e as ofertas voluntárias são apenas um exemplo.
Então, no que se refere à entrega mensal de dízimo em dinheiro (10% do salário), como ocorre normalmente na maioria das instituições religiosas, não seria o mais adequado, considerando que o mandamento se refere à produtos frutos da terra (em regra) e que não existe mais o Templo? Eu, realmente, gostaria de compreender melhor sobre este tema, mas algumas situações de ordem prática ainda não estão tão claras! Haveria outro canal de comunicação pelo qual poderíamos conversar? Abs,
Não existe dízimo em dinheiro. Seria mais honesto dizerem isso e estabelecerem uma sugestão de doação e/ou taxa ou mensalidade. A questão não é o percentual, nem a forma de cobrança, é a mentira de usar um mandamento fora de contexto. Quanto a falar, você pode entrar em contato pelo site judeu.org ou monoteista.org
Importante observar que na instituição citada por você, com sede nos Estados Unidos da América, pessoas (que não são pastores) que ficam com o dinheiro que os pastores (anciãos regionais) não ficam. A cúpula dessa instituição citada, são os chamados ungidos (que em hebraico significa mashiach), que se dizem fazer parte de um corpo governante de um metafórico escravo fiel e discreto. Mas há erros gritantes na visão bíblica dessa instituição, que se fôssemos citar demoraria dias escrevendo. Shalom
Rodrigo ...meu irmao...foi totalmente explicado lucidamente ai no video 3 ( se nao me engano) porfavor volta no 3 e reve o video. Alias volta no começo no 1 , 2 , 3 e 4 ....sempre è bom ver a verdade falada e muito bem explicada. Eu venho a muitos anos estudando este texto do dizimo e outros mais , e sempre tive esta postura dentro da escritura. Hoje dia 16 01 021 foi que achei por um acaso esta maravilhosa aula da qual è mais uma prova daquilo que sempre estudei. Onde moro , existe um pè de guerra comigo e os lidere religiosos dos quais nao vivem sem a depedencia da mentira do dizimo pregado por eles. So que sempre falo que nao prego contra o dizimo. O que prego e contra a mentira deles. Pois se eles realmente trouxesem a pratica do verdadeiro sentido do dizimo relacionado no velho testamento como ordenança e pratica do ETERNO , eu aprovaria. So que nao è. È so uma pratica errada , roubando do pobre para so alimentar o ego da soberba , da riquesa, da luxuaria, da ganancia, da traiçao, muitos deles o luxo do adulterio, etc e etc, menos o que esta realmente relacionado na biblia. È justamente da maneira que o professor nos disse ai, em seus vidios. Ai seria bom e nao teria tanta fome entre os nescessitados de nossas cidades....pois em cada cidade hoje tem milhares de CASA DO SENHOR que vive dia e noite recolhendo o tal dizimo do senhor. ( coloquei a palavra senhor ai com s ninusculo porque nao sei exatamente de qual senhor eles dizem pertencer tal dizimo que tanto eles pedem. So sei que nao è o SENHOR ETERNO, pois este olha para os pobres, Este sempre tirou do rico para sustentar o pobre e numca do pobre para sustentar egoismo de ricos ). Um grande abraço. Obs: nao sou judeu, mais um protestante da verdade.
Sou judeu e não sou cristão, logo não creio no livro de Hebreus. De todo jeito, além de Hebreus ser um livro muito posterior e com uma agenda teológica específica, comete inúmeros erros ao comentar a Torá.
Não sou cristão, logo não creio no livro de Hebreus. Que, diga-se de passagem, foi escrito muitos séculos depois e, inclusive, contradiz a Torá em inúmeros pontos.
Maravilhoso estudo, a interpretação da palavra de Deus faz a diferença
Deus abençoa muitíssimo professor 🙏
Ensinamento claro como a luz do Sol só não entende quem não quer entender
Gratidão por você existir
Parabéns gostei do estudo, ,já deixei de entregar a 15,anos Deus me deu um novo entendimento, deixa Deus te usar
Parabéns meu irmão que Deus te abençoe sempre. Gostaria de ter visto esse vídeo à 26 anos atrás.
Estou maravilhada com esse ensinamento. Deus Eterno o abencoe com muitas vitorias.
Gratidao.
Meu irmão que estudos maravilhosos Bendito seja Adonay! Que Ele continue te abençoando!! Shalom
Louvado seja o ETERNO por sua vida
Muito grato Alexandre!
Olha irmão! Que riqueza de revelação! Estou maravilhado! Os líderes tem que entender isso,assim como quem usufruir daquela religião deve contribuir!
Simplesmente sensacional
Assisti todos os 4 vídeos da série dízimo. Como sempre esclarecendo todo o contexto sem nenhum pingo de dúvida ! 👍👍👍
Muito bom,ótimo estudo,tenho aprendido muito e visto que tudo que acredito está certo e pautado nas escrituras.
Shalom meu irmao!! O Eterno continue sustentando , pois o sistema e muito forte, e somente com as misericórdia de Kadosh Baruchuh conseguiremos alcançar a vida daqueles que de fato almeijao a verdade ! Shalom...um abraço.
EXCELENTE AULA !!!
Muito bom
Assisti do 1-3 e final, parabéns, muito lúcido o que você fala. Impressionante
Muito obrigado! :-)
@@monoteista Se quisermos fazer uma oferta, podemos?
@@monoteista É possível fazer um voto em dinheiro com 10%
Extremamente importante essa sua aula esclarecedora . Parabéns !!!
Parabéns
Estou escrita nessa verdade!!gloria ao ETERNO!!!
Muito boa aula. É ótimo termos uma explicação pura, sem intervenção da religião e dos oportunistas.
Obrigada pelo esclarecimento, eu já deixei de ser enganada há muito tempo,mas nunca tinha ouvido uma explicação tão nítida. A pesar de acreditar no novo testamento sei que existem muitos erros de tradução e propositais também.
Na minha tanakh Hebraico SDHS Português , está escrito assim: E Abrão deu -lhe o dízimo de tudo
Um grande professor
👏👏👏👏👏👏🙏. Mto grato Sha'ul... Mto grato msm. Q o Criador te abençoe e guarde. Vc e os seus.
A todos nós!
Não foi mlquizedeque que adiquiriu o despojo como ele pagou o dízimos
Simples: Os bens eram de Melquisedeque, que era um rei jebuseu. Ele ofereceu de dar 10% daquilo que foi recuperado a Abraão. Simples assim.
Parabéns professor
Obrigado shaull pelo ensino sobre o dízimo. Todos dizem que foi abrāo quem deu dízimo. Mas eu sempre notei que o que Abrão deu foi os despojos da queria
Agora quem deu o dízimo foi Melquisedeque; isso para mim foi revelação. Vou ouvir esse vídeo novamente. Shalom.
'Despojos de guerra'.
Quero ver os pastores se manifestarem agora ??????
Vamos homens de Deus ?????
Acredite, eles sabem.
Parabéns meu irmao vc nao descarta a posibilidade de augen da uma oferta pra cobri as despesa de um luga que as pesoas se comgrega mas está esclaresidas todas as migalhas duvidas sobre dizmo agora que vergonha um lider religioso dese pode pasa
Os vídeos são bem claros. Obrigado !!
O que dizer quando surgir o argumento de que...
Assim como os dízimos também eram para o sustento dos levitas e sacerdotes e manter a organização religiosa no templo. Assim também nos servimos como sacerdotes e mantemos a organização religiosa em pleno funcionamento. E, por isso podemos receber os dízimos e ofertas hoje em dinheiro, e usar esse dinheiro de forma sensata e transparente.
...???
Isso já é respondido nos próprios vídeos:
1) Os dízimos sacerdotais só podem ser dados no Templo de Jerusalém. É proibido entregá-los em qualquer lugar.
2) Os dízimos sacerdotais só podem ser recebidos por sacerdotes levitas. É proibido a terceiros partilhar deles;
3) "Servir" o Eterno não é suficiente. Por exemplo, profetas serviam o Eterno e não podiam partilhar do dízimo se não fossem levitas;
4) O Templo NÃO se sustentava monetariamente a partir do dízimo;
5) Existem alternativas para sustentar qualquer obra que não envolva forjar a Bíblia Hebraica.
6) Não existe dízimo de dinheiro na Bíblia Hebraica. A cobrança de dinheiro era totalmente diferente, conforme demonstrado.
Além disso...
7) Não existe mandamento por analogia. Porque analogias são liberalidades por definição. E se são liberalidades, não se pode dizer que o Eterno as ordenou.
Universo Monoteísta Obrigado pela resposta..me abriu ainda mais o entendimento sobre o assunto.
O autor do estudo, a meu ver não incentiva que os cristãos deixem de contribuir em suas respectivas denominações, mas que o façam com gratidão a Deus e de forma espontânea.
@@monoteista me manda em pdf esse estudo por favor
Muito bem explicado pra eu que sou leigo, mais deu pra entender bastante, vou rever mais vezes, eu gostaria de ter ouvido sobre Paulo ter falodo alguma coisa sobre o dízimo?
Sou judeu, logo não me cabe falar sobre literatura cristã. Meu foco é a Bíblia Hebraica.
Justamente o livro de Hebreus, possivelmente Paulo, fariseu, defende que Abrão pagou o dízimo a Melquisedeque. O maior dizimando ao menor. Tudo isso para referenciar Jesus de Nazaré como um tipo de Melquisedeque.
Como um todo, gostei dos quatro vídeos, mas passo dentro do prisma do Novo Testamento, na pessoa do Messias.
Sou pastor, e concordo que temos respeitar essa abordagem na bíblia hebraica, sua explanação está correta. Não vivemos mas no campo, trabalhando recebendo do fruto da terra. O dízimo, ou a décima parte pode ser usado não como ordenança, mas como referência. Dízimos e ofertas, seja em dinheiro ou bens.
Grato.
Muito bom. Parabéns. Na minha Bíblia Hebraica da Editora Sefer, em Gn.14.20 consta o nome de Abrão, que falha.
Professor pesso sua ajuda me indique um curso de hebraico para que eu possa estudar,tenho acompanhado sua aulas sou leitor aprofundado da bíblia e a estudo com muita frequência,mas confesso que me senti enganado quando o senhor mostrou que o nome ABRÃO foi postor no texto sagrado com intuito de apoderamento daquilo que não é lícito, e me senti enganado, pesso ao senhor que me indique um Exemplar da bíblia hebraica para que eu a compre obrigado e o ETERNO continue a lhe abençoar.
Olá Romisson, procure o eTeacher.
O estranho é que a Torá da editora Sefer, mantém a tradição com o nome Abrão colocado nesse contexto. Nela foi Abrão que deu o dízimo a Melquizedec. Essa Torá foi compilada por um judeu rabino ortodoxo.
Seu comentário já explica: Tradição. Aqui estamos falando de fidelidade ao texto original, não de tradições religiosas. A ressignificação de Melquisedeque à época do Segundo Templo teve propósitos religiosos.
Quem financia as empresas que fazem a tradução da Bíblia para o português? Acredito que isso possa nos responder algumas perguntas...
Felipe, você tem esse material sobre o dízimo, em PDF?
ola felipe vi que nos comentarios alguem pediu para explicar heberus 7 mas vi que vc é judeu e i que se entende é que nao cre no novo testamento respeito sua escolha,e sobre a explicaçao so dizimo na aliança ,mosaica foi muito bem explicada mas é uma pena que nao pode aplicar para nos cristaos pois como comentei hebreus 7 fala a mesma coisa que abrao deu dizimos ,mas que o grande poderoso de israel te abençoe se poder me dar uma resposta eu agradeço
Olá Ozéias, tentarei dizer isso da forma mais respeitosa que eu conseguir: É meu entendimento que o autor de Hebreus tinha um conhecimento bastante rudimentar da Torá e cometeu vários erros, alguns dos quais extremamente básicos (ex: supor que só exista expiação através do sangue). Assim sendo, não é uma obra que pode ser levada em consideração para elucidar a referida passagem. Até porque, quando foi escrita, a releitura de que Abraão teria dado dízimo a Melquisedeque (e não o contrário) já existia.
Na versão da bíblia hebraica em português (editora sefer) Berishit 14.20: E Abrão lhe deu um décimo de tudo.
Onde eu possa adequirir uma versão em português como essa que você usa nas videoaulas?
Nem a biblia hebraica da sefer escapa das más traduções.
Se você adquirir a Torá da Sêfer ou a Torá Viva da Maayanot, poderá conferir no original.
Mesmo a Torá da Sêfer, que eu tenho aqui comigo traz no texto em português interlinear esse erro de tradução no versículo 20 do capítulo 14 de Bereshit (Gênesis) colocando o Abrão dando dízimo a Melquisedeque. Porém a Torá da Sêfer traz o texto em hebraico onde não existe o vocábulo "Abrão" nesse trecho, e alí pelo contexto é Melquisedeque quem dá o décimo a Abrão.
ם 18:14
shalem melech tsedeq-umaləki hamelech „emeq hu‟
Salém 47
rei-de E-Melquisedeque o-rei vale-de ele
הֹו ִִׁ֖ציא ֶָ֣ל ֶחם ָוָיִ֑יִן ְוֵ֥ה־אא כִֵֹׁ֖הן ְלֵֵ֥אל ֶע ְליָֹֽון׃
„elyon le‟el chohen 48
vehu vayayin lechem hotsi‟
Altíssimo para-Deus sacerdote e-ele e-vinho pão saiu[com]
ָֽוַיְ ָב ְרִֵׁ֖כה־א ַוׁאֹאִַ֑מר ָֺאִ֤ר־אְך ַא ְבָר ֹ֙ם ְלֵָ֣אל ֶע ְלֹ֔יֹון 19:14
„elyon le‟el „avram baruch vayo‟mer vayevarəchehu
Altíssimo pelo-Deus Abrão bendito-seja e-ele-disse E-ele-o-abençoou
קִֵֹׁ֖נה ָשֵַ֥מיִם ָוָאֶָֽרץ׃
־א ָבר־א ְֹ֙ך ֵָ֣אל ֶע ְלֹ֔יֹון 20:14
„elion „el uvaruch va‟arets shamayim qoneh
Altíssimo Deus E-abençoado-seja e-terra céus criando-de
ֲא ֶשר־ ִמֵֵֻ֥אן ָצִֶׁ֖ריָך ְֺאיִֶָ֑דָך ַוׁאִ ֶ ן־ֵ֥לֹו
lo-vayiten beyadecha tsarəcha migen-„asher
a ele-e ele deu em-tuas-mãos seus-inimigos ele entregou-que
ַמֲע ִֵׁׂ֖שר ִמ ָֽ׃אֹל׃
ַוֵׁ֥אֹא ֶמר ֶמָֽ ֶלְך־ ְסִׁ֖דֹם ֶאל־ַא ְבִָ֑רם 21:14
„avram-„el sedom-melech vayo‟mer mikol ma‟asser
Abrão-para Sodoma-rei de E-ele-disse de-tudo décima-parte
ֶ ן־ ִָ֣לי ַהֹ֔׆אֶ ֶפש ְו ָה ְרִֺׁ֖כש ַ ָֽקח־ָלְָֽך׃
ַוֵׁ֥אֹא ֶמר 22:14
vayo‟mer lach-qach veharechush hanefesh li-ten
E-ele-disse para ti-toma e-os-bens as-almas para mim-dai
ַא ְבִָׁ֖רם ֶאל־ֶָ֣מ ֶלְך ְסִ֑דֹם ֲה ִריָ֨מֹ ִתי יָ ִִ֤די ֶאל־יְהָו ֹ֙ה
„adonay-„el yadi harimoti sedom melech-„el „avram
SENHOR-para minha-mão [eu]levantei Sodoma rei de-para Abrão
ֵָ֣אל ֶע ְלֹ֔יֹון קִֵֹׁ֖נה ָשֵַ֥מיִם ָוָאֶָֽרץ׃
אִם־מִח־אטֹ֙ 23:14
michut-„im va‟arets shamayim qoneh „elion „el
desde fio-Se e-terra céus criando-de Altíssimo Deus
ְוַָ֣עד ְׂש ָֽרֹוְך־ֹ֔נַ ַעל ְו ִאם־ ֶאִַׁ֖ ח ִמ ָ׃אל־ֲא ֶשר־ִָ֑לְך ְוָֹ֣לא
velo‟ lach-„asher-mikol „eqach-ve‟im na‟al-seroch ve‟ad
e-não para ti-que-de tudo de eu tomar-e se sandália-correia de e-até
18 E Melquisedeque,rei de Salém,trouxe pão e vinho;e ele [é] sacerdote
do Deus Altíssimo.19 E ele o abençoou e disse: Bendito [seja] Abrão do
Deus Altíssimo, o Criador dos céus e da terra; 20 e bendito [sejao] Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E ele
deu o dízimo de tudo. 21 ¶ E disse o rei de Sodoma a Abrão: Dá-me as
pessoas, e os bens toma para ti. 22 E disse Abrão ao rei de Sodoma:
Levantei minha mão ao SENHOR, o Deus Altíssimo,
o Criador dos céus e da terra, 23 se desde um fio
até a correia duma sandália, se eu tomar de tudo o
que [é] teu; e não
Oi, na biblia israelita não existe esse acréscimo
Gostei muito das aulas sobre dízimos, mas, quando você diz que Abrão não deu o dízimo a Melquisedeque, me parece que em Hebreus 7:1-10 está dizendo o contrário! Você poderia responder?
Olá, obrigado pelas palavras! Eu não sou cristão e sim judeu, logo, não creio no livro de Hebreus, nem acho que um livro escrito séculos depois seria uma boa fonte pra definir a questão.
Provérbio 3.9-10 essas primicias é dizimo ou não?
Então dez por cento é mentira? O certo é dar uma quantia voluntária, é isso?
Só que no Livro de Jasher - Justos que é um Livro mencionado duas vezes no Antigo Testamento (2 Samuel 1:18 e Josué 10:13), lá fala que Abrão deu os despojos da guerra como dízimo ao sacerdote e rei de Shem Adonizedeque que o abençoou. (Livro de Jasher - Justos capítulo 16, versículo 11-12, página 29.
Fica a dica.
Só que esse Livro de Jasher que existe por aí, conhecido no meio acadêmico como Pseudo-Jasher, é um pseudoepígrafo do século 18. Não tem qualquer relação com a obra perdida, mencionada na Bíblia Hebraica. Fica a dica.
@@monoteista Estudei esse livro que conta a história de Gênesis a Josué e olhando para o Antigo Testamento em hebraico, faz muito sentido.
Faz sentido porque o autor conhecia a Bíblia e não ia escrever algo desconectado dela. É um livro espúrio de 300 anos atrás, usa hebraico medieval, incorpora folclore judaico e até folclore islâmico. Em sendo assim, não serve para elucidar o texto bíblico. Aliás, nem mesmo é levado a sério por nenhum acadêmico em universidade alguma.
@@monoteista Não faz sentido o que você está dizendo, porque os relatos que ele menciona no Livro não consta nas Sagradas Escrituras e quando você faz o paralelo, faz sentido a continuação da história com os Livros.
Acho que você não entendeu o que eu disse: Não é à toa que os pseudoepígrafos são assim. Foram escritos por gente que conhecia as Escrituras e quis justamente "preencher as lacunas." O problema é que você quer avaliar a obra na base do "eu gosto" ou do "faz sentido pra mim" e não é assim que se classifica se uma obra é ou não verdadeira.
Inclusive, há vários outros livros que se propõem a preencher “lacunas” do texto bíblico (i.e. coisas sobre as quais a Bíblia fala pouco). Dentre eles, posso citar aqui a Vida de Adão e Eva, o Livro dos Jubileus, 1 Enoque, entre vários outro. E sabe de uma coisa? Eles contradizem um ao outro.
E olha que a maioria desses que eu citei ainda, pelo menos, são textos antigos, da época do 2 Templo. O Livro de Jasher é muito posterior.
Paulo diz q Abraão pagou os dízimos a melquizedeque no livro de hebreus.
Olá... não sou cristão, portanto não creio no chamado livro de Hebreus. Aliás, a referida obra contém vários erros ao citar a Bíblia Hebraica, não apenas esse.
Shalom Shaul, tenho as duas Bíblias da editora Sefer, na verdinha encontramos o nome de
Abrão, como também encontramos na Torá (azul) , mas no original não há menção do nome de Abrão. Por que isto ocorre?
Só os tradutores saberiam justificar a escolha. O importante, para nós, é o que você disse: No original, o nome de Abrão não aparece.
que original? você tem esse original?
Entende-se por "original" o texto de onde as traduções derivam. Na Bíblia Hebraica, refere-se aos códices do Texto Massorético (primordialmente) ou outros do hebraico, como os manuscritos do Mar Morto, ou a Torá Samaritana. Nenhum deles traz o nome de Abrão nesse trecho.
Olá com relação a Abraão em hebreus 7 é repetido novamente q Abraão deu dizimos do despojo, ali tbm foi adulterado?
Não sou cristão, então não creio no livro de Hebreus.
Rogerio, eu não respondi porque não me cabe entrar no mérito de avaliar livros de outras religiões. Meu trabalho é apenas de exegese quanto ao texto referido, apenas isso.
Vc podi me expricar hebreus 7,2 ?
Olá Ronald. Eu não sou cristão e sim judeu. Meu foco é na Bíblia Hebraica, não creio no Novo Testamento. Mas, respeito todas as religiões e todos são bem-vindos neste canal.
Olá, Sha'ul! Tudo bem?
Nos dias de hoje, como não há templo em Jerusalém, os judeus fazem apenas Tzedakah, ficando a obrigatoriedade do Maasser suspensa?
O seu entendimento é de que as comunidades religiosas fossem mantidas por ofertas do povo ou pelo rateamento das despesas normais mensais, do qual todos seriam responsáveis? Nesse sentido, os líderes religiosos das comunidades deveriam se responsabilizar pela sua subsistência... seria isso? Isto é interessante, pois apesar de haver muitos líderes que se importam com a vida de seus seguidores, muitos outros se comportam apenas como pregadores.
Uma vez, uma colega que frequentava salão de Testemunha de Jeová me disse que os pastores (não sei como chamam) não recebiam em hipótese alguma remuneração, por considerar a obra para Deus algo sagrado, que deveria ser uma oferta para Ele (foi apenas o exemplo de uma ideia sobre o que está sendo discutido).
São questões totalmente diferentes. Eu nunca disse que um líder ou pregador não pode receber salário. Acho errada essa visão, pois se uma pessoa dedica do seu tempo e esforço para algo, é uma ocupação como outra qualquer. Por que um psicoterapeuta pode receber por uma terapia e um líder religioso que faz gabinete não? Por que um professor de história pode receber para dar aulas e um professor de Bíblia não? Desde que não faça disso algo para se enriquecer, não vejo problema. A questão não é essa. O problema é invocar um mandamento fora de contexto.
O vídeo mostra, inclusive, formas alternativas de sustentar um trabalho que não envolvam isso. O rateio e as ofertas voluntárias são apenas um exemplo.
Então, no que se refere à entrega mensal de dízimo em dinheiro (10% do salário), como ocorre normalmente na maioria das instituições religiosas, não seria o mais adequado, considerando que o mandamento se refere à produtos frutos da terra (em regra) e que não existe mais o Templo?
Eu, realmente, gostaria de compreender melhor sobre este tema, mas algumas situações de ordem prática ainda não estão tão claras!
Haveria outro canal de comunicação pelo qual poderíamos conversar?
Abs,
Não existe dízimo em dinheiro. Seria mais honesto dizerem isso e estabelecerem uma sugestão de doação e/ou taxa ou mensalidade. A questão não é o percentual, nem a forma de cobrança, é a mentira de usar um mandamento fora de contexto.
Quanto a falar, você pode entrar em contato pelo site judeu.org ou monoteista.org
Importante observar que na instituição citada por você, com sede nos Estados Unidos da América, pessoas (que não são pastores) que ficam com o dinheiro que os pastores (anciãos regionais) não ficam. A cúpula dessa instituição citada, são os chamados ungidos (que em hebraico significa mashiach), que se dizem fazer parte de um corpo governante de um metafórico escravo fiel e discreto. Mas há erros gritantes na visão bíblica dessa instituição, que se fôssemos citar demoraria dias escrevendo. Shalom
+Alan Argôlo é só saber diferenciar práticas judaicas e práticas cristãs
No salmo 110 diz que foi Abrão/Abraão que deu o dízimo de tudo. Como entender isso?
Acho que você se confundiu... dá uma olhada novamente no salmo. ;-)
Em que tradução você encontrou essa afirmação ?
E o texto em Malaquias 3:10? Poderia explicar, por gentileza? Shalom
Olá Rodrigo, eu tenho uma série de vídeos especificamente sobre Malaquias no canal.
Rodrigo ...meu irmao...foi totalmente explicado lucidamente ai no video 3 ( se nao me engano) porfavor volta no 3 e reve o video. Alias volta no começo no 1 , 2 , 3 e 4 ....sempre è bom ver a verdade falada e muito bem explicada. Eu venho a muitos anos estudando este texto do dizimo e outros mais , e sempre tive esta postura dentro da escritura. Hoje dia 16 01 021 foi que achei por um acaso esta maravilhosa aula da qual è mais uma prova daquilo que sempre estudei. Onde moro , existe um pè de guerra comigo e os lidere religiosos dos quais nao vivem sem a depedencia da mentira do dizimo pregado por eles. So que sempre falo que nao prego contra o dizimo. O que prego e contra a mentira deles. Pois se eles realmente trouxesem a pratica do verdadeiro sentido do dizimo relacionado no velho testamento como ordenança e pratica do ETERNO , eu aprovaria. So que nao è. È so uma pratica errada , roubando do pobre para so alimentar o ego da soberba , da riquesa, da luxuaria, da ganancia, da traiçao, muitos deles o luxo do adulterio, etc e etc, menos o que esta realmente relacionado na biblia. È justamente da maneira que o professor nos disse ai, em seus vidios. Ai seria bom e nao teria tanta fome entre os nescessitados de nossas cidades....pois em cada cidade hoje tem milhares de CASA DO SENHOR que vive dia e noite recolhendo o tal dizimo do senhor. ( coloquei a palavra senhor ai com s ninusculo porque nao sei exatamente de qual senhor eles dizem pertencer tal dizimo que tanto eles pedem. So sei que nao è o SENHOR ETERNO, pois este olha para os pobres, Este sempre tirou do rico para sustentar o pobre e numca do pobre para sustentar egoismo de ricos ). Um grande abraço. Obs: nao sou judeu, mais um protestante da verdade.
E que você me diz de Hebreus 7:1-10? Lá diz que foi Abraão que deu o dízimo e olhando o contexto de Hebreus 7 faz sentido Abraão te dado o dízimo.
Sou judeu e não sou cristão, logo não creio no livro de Hebreus. De todo jeito, além de Hebreus ser um livro muito posterior e com uma agenda teológica específica, comete inúmeros erros ao comentar a Torá.
Acho que só a biblia israelita não trás esse acréscimo de gênesis 14:20, eu tenho essa tradução
ARC também não traz o nome Abrão.
Mas hebreus 7 deixa bem claro que quem Deus o dizimo foi Abraao!!
Não sou cristão, logo não creio no livro de Hebreus. Que, diga-se de passagem, foi escrito muitos séculos depois e, inclusive, contradiz a Torá em inúmeros pontos.
Universo Monoteísta bom, vejo então que vc o conhece! Poderia fazer um vídeo dessas contradições que seria de grande valia!
Até está nos planos, mas não é prioridade, pois meu foco principal é o ensino da Bíblia Hebraica.
Universo Monoteísta ok, to seguindo quando postar vou ver
Ainda vai sair mais algum sobre bebida alcoólica?
Não, acredito que o tema foi abordado de forma completa. Não creio que haja mais nada a dizer, salvo mais do mesmo.
Universo Monoteísta ok 👍