É uma droga viver a distopia já criticada nos anos 1980 e 90. Obrigado Central Pandora, por me acordar e me lembrar que vivo nesse abominável mundo monstro!
E não é isso q ocorre com a gente hoje,pessoas com computadores gamers,diversos consoles lotados de jogos e que não toca em nenhum deles e fica o dia todo olhando para o teto pensando que deveria estar jogando algo(sim,essa é minha vida com a diferença q meu pc n é gamer,mas mesmo se fosse eu n encostaria nele,ele é uns 30% gamer e roda algumas poucas coisas em 2k)
Cara, o desconforto que essa ideia traz é exatamente o mesmo que eu senti quando vi um sobrinho, de 7 anos, assistindo vídeos curtos que são insanamente rápidos que consistem num cara despejando informações lixo enquanto numa cena do lado alguém mistura tinta.
Citei MAX HEADROOM na minha tese de TCC da UFSC inédita sobre a memória das videolocadoras de home vídeo chamado: "Locadora virou peça de museu?: Análise histórica, importância da memória Audiovisual das Videolocadoras e os perigos da virtualização da memória" onde citei um episódio do MAX HEADROOM que os livros físicos nesse futuro distópico não existem mais. Teve uma reportagem antiga da revista veja da época falado sobre a vinda do programa show do MAX HEADROOM pela TV Manchete nos anos 90 onde cita que esse programa veio um pouco atrasado, antiquário feito nos anos 80 e visto que alguns entrevistados não eram conhecidos nas terras brazucas eletrônicos de neon.
@@EletroRafaVideo sim, mas o repositório da ufsc onde guarda os pdfs está caiu, mas volta amanha sempre dá erro de vez enquanto. fica de olho é só copia o titulo da minha tese no google para acha-lo
Eu jurava que isso tinha sido um delírio meu. Mas é bom relembrar, pois vemos que o mundo se tornou a realidade cyberpunk que tanto foi criticada no cinema.
A MEMÓRIA FOI LONGE! *Eu era criança quando esse programa passou no Brasil.* 😱 A estética e os efeitos sonoros me assustavam. Parabéns e obrigado por mais um ótimo conteúdo.
Toda vez que eu via essa cabeça quadrada, nunca entendia porque eu tinha tanto medo... eu não sabia que, de fato, a ideia por detrás disso seria verdade: a destruição da seriedade pelo prazer da superficialidade e criação do vazio existencial, tipicamente naturalizada em nossos dias.
Cara, eu pensei que fosse só um meme, mano..... Tudo o que vc disse é real, infelizmente.... E aqui no TH-cam já tem robôs fazendo comentários que nem o GPT, com um realismo bizarro, e nem tem como provar se é ou não um robô. E daqui 5 anos creio que metade se não mais, de todas as plataformas terão videos 100% gerados por IA... Poisé, o futuro chegou
Sim, é verdade. E, se temos acompanhado a gradativa decadência em termos de produção na indústria cultural, com os jovens buscando cada vez mais músicas antigas e outros produtos, característicos de gerações passadas, pior será a produção de nada, em todos os âmbitos. Será, literalmente(e, sem ser muito dramático), o fim da humanidade.
É extremamente assustadora já que, em primeiro lugar ele remete a essa estética nazi, e piora quando você percebe que apesar de ser uma I.A ele é extremamente expressivo, carismático e ao mesmo tempo estranho, esquisito. Ele é uma figura que apesar de se parecer humano, se distância da humanidade é frio e (literalmente) plástico gerando um "efeito Uncanny Valley."
Estou escrevendo um livro com tematica cyberpunk, e esse canal tem sido minha principal fonte de estudo para saber oque assistir e me inspirar, muito obrigado.
@@professor495 por hora é só uma ideia que eu estou amando fazer. A história é um mundo cyberpunk normal, só que além das pessoas poderem se tornar Cyborgs elas também podem fazer pactos com demônios para substituir partes do próprio corpo, tendo o acesso a magia, mas com um preço alto.
Essa imbecilização de assuntos sérios eu sentia muito assistindo jornais na Globo e também na vida real quando tentava conversar sério com colegas de faculdade.
Max Headroom foi tão influente em outras mídias, que eu me lembrei dele imediatamente no episódio "Brain Scratch" de Cowboy Bebop, onde várias pessoas estão sendo alvos de um Gurú virtual, quase nos moldes de Headroom.
Eu só fui conhecer esse personagem por conta do clipe Rap God do Eminem,achei interessante na época q vi e fui atrás de entender as referências mas tinha pouco conteúdo sobre ele disponível em português. Daí teve esse vídeo do ataque hacker a emissora com o cara usando a máscara do personagem nos anos 80, e foi fica popular com a tradução da transmissão e de entrar nas listas de ataques hacker famosos tem pouco tempo. Muito bom esse vídeo só agregou sobre o Max Headroom.
O artista Matt Frewer quando interpretou o personagem Max Headroom em 1987 tinha 29 anos de idade. Algum tempo ele tinha comentado que a maquiagem era demorada e a fantasia do Max Headroom (que era do peito para cima) era de fibra era cansativo, em 2024 com 66 anos de idade, acho difícil que ele volte na interpretação do mesmo personagem! Sou fã do ator e do personagem também!! 😁🖖
Também acho difícil, mas acho que com a tecnologia de hoje da para dar uma aliviada nele... Ainda assim, só queria que o Frewer pegasse mais trabalho, adoro ver ele em qualquer coisa, até me papeis pequenos como em Watchmen
PARABÉNS AO CENTRAL PANDORA PELO COSTUMEIRO BOM TRABALHO, mesmo tratando de produções que são uma verdadeira porcaria, o CENTRAL PANDORA torna até melhor e mais aceitável o que é ruim.
Perfeito era no Programa Doris Para Maiores de 1991 onde ela fazia uma musa androide futurista Cyberpunk totalmente debochada ,aliás esse programa foi o embrião do que seria o Casseta e Planeta fato !!
A essência do Max pode ter sido de um vilão, mas acabou se tornando um anti-herói da galera já q ele era descolado, não tratava nada com seriedade e ainda era garoto propaganda de alguns produtos (além de ser fácil associá-lo com a cara da MTV da época). O objetivo de seus criadores foi cumprido pois, muita gente lembra dele como um apresentador engraçado e ícone da cultura pop daquela época. Lembro até q no livro Jogador Número 1, o personagem principal tem o Max cm seu assistente pessoal. O projeto Max foi pioneiro. Realmente previram cm o entretenimento seria de fato vazio mas comercialmente relevante.
Conheci o Max pelos hackeamentos mesmo, depois que descobri que ele "existia" Max Headroom dublado pelo já falecido André Filho, quem diria (o Sebastião da Pequena Sereia). Nem sabia que tinha passado na Manchete. Não duvido que o Max Headroom tenha inspirado alguns youtubers tb, como o Captain Disillusion, que não tem nada a ver, mas dá umas lembranças
Achei esse o vídeo mais corajoso até agora. É quase impossível criticar o sistema midiático sem informar que também está maculado por ele de alguma forma. Do contrário, seria o mais puro suco da hipocrisia kkkk. 16:15 Sem contar que vcs falam do personagem de maneira tão vívida e perturbadora que eu estava realmente começando a suspeitar que ele era totalmente digital, em pleno século passado! kkk O roteiro e a interpretação de vcs é poderoso, e só melhora com o tempo. Vlw pelo vídeo!
Valeu pelo comentário 💜 Sim, não tinha como não me criticar em relação a isso. Por isso acho importante questionarmos qualquer "celebridade" qualquer voz que tenha alcance, incluindo a nossa própria.
Esse personagem lembra muito aquela cena do "De Volta para o Futuro 2", onde o Marty vai numa lanchonete do futuro de 2015 e o atendimento era feito por um personagem numa tela, igualzinho é esse Max Headroom. Muito interessante. O Central Pandora sempre inova e surpreende com os seus vídeos. Vídeo sensacional e muito inteligente, como sempre são os vídeos 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Eu era criança mas lembro bem do MAx Headroom e do impacto que aquilo causou em mim. Minha família era pobre e muito simples mas minha cabeça de criança estava muito à frente do tempo.
Math e Sora... Parabéns pelo trabalho de vocês. Vocês sempre pensam nos detalhes. Nunca diminuem obras, por mais bobas que sejam as propostas, vocês conseguem ver valor nelas. (ex: Vermes Malditos) Eu deixo aqui o meu singelo OBRIGADO, vocês proporcionam um conteúdo com uma riqueza de detalhes e um ponto de vista muito único. Boa Páscoa para vocês! ❤
Cara, eu sempre via ele como um espelho distorcido da realidade da época. As propagandas no mesmo formato que víamos constantemente e ria disto! Cara eu ficava irritado, nunca entendi porque eu achava que ele estava me ofendendo, ou de mim que engolia aquelas propagandas.
Vivemos já num mundo artificial, comida artificial, conhecimento artificial, entretenimento artificial, relações artificiais, enfim tudo que o Max satirizava se tornou extremamente real...
Cara, esse tipo de vilão pra mim é o mais legal de todos! Pq ao mesmo tempo que ele está lá explodindo com tudo, não está. Faz uma alusão ao que realmente acontece na vida real. Sensacional esse vídeo!
É questão de foco. Muitos elementos da nossa realidade são distópicos, como por ex. enfrentar uma pandemia de modo à favorecer a venda de vacinas em vez de salvar vidas (estratégia ocidental x oriental), enfim, tudo q é feito por dinheiro sem valores humanos básicos. Por outro lado, vários elementos utópicos como o acesso fácil a um volume de conhecimento nunca antes reunido, ou a possibilidade de praticamente qualquer um ter um computador (seja smartphone, tablet ou mesmo um retro), entre outros elementos.
Verdade. E aqui no TH-cam já tem robôs fazendo comentários que nem o GPT, com um realismo bizarro, e nem tem como provar se é ou não um robô. E daqui 5 anos creio que metade se não mais, de todas as plataformas terão videos 100% gerados por IA... Poisé, o futuro chegou
Em 7:35 - Eu assití o Max Hedroom na TV Manchete. Naquela época só tinhamos a TV e éramos escravos da programação. Mas geralmente tínhamos sorte de ter alguns programas difertenciados.
Sim! Crianças assistiam de tudo na tv aberta. Praticamente, não tinha a censura de hoje e tínhamos acesso a uma quantidade de coisas legais, mas também tinha muita coisa cabulosa. Bandeirante e Manchete eram mestras nisso!
Vídeo ótimo, cara. Alguém resolveu colocar o Max em um trabalho da escola (a pessoa podia colocar coisas que gostava, como bandas, filmes e etc), e cheguei aqui por pura curiosidade. Vídeo muito bom, gostei pra caramba disso e percebi a influência desse cara. Até me assustei por esse vídeo ser recente e ter várias visualizações por um tema que nunca vi. Tudo de bom pra você e teu canal
O Jim Carrey com certeza se inspirou e muito nessa figura...se um dia alguém conseguir roubar o sinal da Globo seria hilário colocar a vinheta de abertura da Manchete no meio da programação deles. Parabéns pelo vídeo!
Ou seja: o filme e a série do Max Headroom já estava fazendo Black Mirror muito antes da Netflix vir a desenvolver uma série com este nome sobre estes temas.
Cara, que vídeo foda Eu não conhecia o personagem, agora quero saber mais dele É algo que ultrapassou a ficção de tantas formas que nem consigo processar direito
eu acho max headroom a coisa mais genial em relação a ficção científica dos anos 80, e é genial & atual até hoje. fico triste como o casal de diretores, ficou sem trabalho durante muito tempo depois de fazerem o blade ru- quer dizer, o filme do mario de 93, o filme não é tão ruim quanto falam (especialmente se você assistir o corte do diretor). eles fizeram d.o.a que é um filme do de palma pra passar na sessão da tarde também, que é um remake de outro filme dos anos 40. só fico imaginando se eles não tivessem ido tão cedo para o "director jail". conteúdo ótimo como de costume!
Exatamente o que a rede globe faz com o povo, esse Max tinha que ser apresentador vitalício de lá. Porque eles já fazem isso a anos, mas com pessoas reais
Lembro muito bem dessa figura caricata no fim dos anos 80. Mal sabiamos do que viria logo depois e que viveriamos esse mundo pre-Johnny Mneumonic que estamos hoje O Homem conseguiu destruir o proprio Homem obedecendo nao ao Criador, mas ao que o Criador condenou Cordialmente Canal Moreh Fábio Pires
Esse vídeo me fez refletir sobre o caso do empréstimo com o morto no RJ... Um fato horrível que em alguns minutos já tinha meme.... Confesso que fiquei com frio na barriga
Adorei a dica...." roube sempre de Comunas , eles nunca vao te processar sem parcerem HIPócritas" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Ganhei o dia.
Um revival de Max Headroom funcionaria igualmente filmes, séries e jogos com a temática Cyberpunk pós anos 2010 funcionam. Esqueça toda a crítica social, todo o papo de mega corporações controlando a sua vida e tudo o que você consome, o mundo hiperconectado e dependente da máquina, toda aquela filosofia boring sobre vida, trans-humanismo e limite do corpo vista em Ghost In The Shell, importante mesmo são as músicas eletrônicas Synthwave, as roupas legais, os robôs e androides, o neon e a violência extrema e é claro, os edits legais que da pra fazer com cenas desses filmes. O gênero Cyberpunk hoje se limita e se resume puramente a estética pela estética, que se tornou extremamente popular e replicada a exaustão, as pessoas consomem, em grande maioria, por ser estiloso e cool mas o gênero é uma mera sombra do que foi um dia. Não se tem mais a força especulativa e crítica sobre o futuro já que esse futuro é agora. Max Headroom seria exatamente assim, um personagem estético e legal por satirizar a cultura atual, mas do posto de ter sido o primeiro, hoje "ele" seria apenas mais um. Com o plus dessa recente onda 80tentista inaugurada por Stranger Things que tomou conta do imaginário da Internet e reviveu esses ícones esquecidos do passado e os puseram de novo no mapa na era TikTok. Kate Bush agradece. (Aliás, meu primeiro contato com uma referência a Max Headroom foi no clipe da musica "Another Way" do Gigi D'Agostino)
Excelente vídeo. Só 2 correções: 1. MAX HEADROOM é do final de 1985. 2. MAX HEADROOM não é inteligência artificial, mas apenas uma representação feita em software, da época (acho que Silicon Graphics), do que seria uma inteligência artificial na TV. E antes que me esqueça. Isso chegou tarde aqui no Brasil na época, mas chegou ainda nos anos 80. MAX HEADROOM é um ícone da New Wave, ou seja, é uma daquelas coisas que fazem os anos 80 ficar rompido com os anos 70 de forma muito clara.
Parabéns pela análise. Muitos só veem as coisas pelo lado engraçado, mas não tem o olhar clínico para entenderem o que a mensagem realmente quer transmitir.
Na moral, que perfeição de vídeo. Edição, as reflexões, as análises das metáforas. Canal Pandora eu só deixo meus parabéns mediante essa obra de arte que foi esse vídeo 👏🏼
Minha lembrança desse programa é bem esparsa , e se ele passasse hoje , certamente eu o apreciaria melhor , ainda mais enxergando o mundo atual de outra forma .
Obrigado por trazer essa memória perdida de volta😮, como e assustador perceber que as fitas bizarras que meu tio doido assistia quando eu tinha 8 anos são um parte da realidade distópica que eu vivo😂😂😂 😢
O quanto o canal Pandora é uma Jóia no meio de tanto conteúdo raso não tá escrito, parabéns a vocês, cada vídeo é tão surpreendente/interessante quanto o anterior. Canal Pandora é um canal mais do que necessário nos dias de hoje.
A melhor paródia dele é o Hypnotoad de Futurama. Tem um formato parecido e literalmente hipnotiza a audiência pra fazerem o que ele quer que façam. E obviamente é o programa de maior audiência dentro da série. Genial. Duplamente genial.
Meu Deus do céu eu mal comecei a assistir mais tô TÃO feliz. Eu descobri essa série durante a quarentena, é um grande hiperfoco pra mim, jurava que só tinha eu aqui no Brasil que conhecia a série, já fiz cosplay de Edison Carter e do Max Headroom, do Max duas vezes até, uma pra oficina de cosplay que dei aula! Eu cresci com a TV dos anos 2000, o que honestamente chega ser PIOR do que as programações da série, grudado a televisão, desde que eu comecei a usar a internet me tornei crítico a cultura de massas enquanto bebo dessa mesma fonte. Eu realmente AMO essa série pq é tão cínica, uma sátira tão ácida que chega confortar. Eu faria de tudo pra ter a versão dublada do filme de TV que passou na Manchete...
Que maravilha, eu sempre quis ver um bom vídeo sobre o Max mas so encontrava na gringa, mas devo dizer que o caso sobre o hacker que invadiu a TV na época era o que mais me chamava a atenção mas este vídeo me deu boas reflexões e adicionou mais uma distopia que ninguém esperava mas que aconteceu para conta. Uma homenagem ao Max que me lembro e que gostava muito era em Carmem Sandiego, a animação dos anos 90 e recentemente no livro Jogador N1. Obrigado pelo excelente vídeo.
É uma droga viver a distopia já criticada nos anos 1980 e 90. Obrigado Central Pandora, por me acordar e me lembrar que vivo nesse abominável mundo monstro!
Ótimo álbum dos Zumbis do Espaço.
@@dr.hnsxucrute6853 com certeza!
Culpa do capitalismo desenfreado, que permitiu mega corporações controlar tudo nas redes sociais e assim consequentimente na vida das pessoas
@@dr.hnsxucrute6853 Ótimo álbum de uma ótima referencia (Admirável mundo novo)
o pior é 1984
Se tivessemos um programa do Max Headroom hoje, não seria sátira, seria reality show!
Nâomentendi nada e nem achei graça
Ok
Hoje temos BBB e A Fazenda pra representar bem isso
Já temos.
@@gnomismocultural8816 a gente nota
Pqp essa edição e roteiro foi pra humilhar o resto do TH-cam, primor máximo
"Porque ficar entediado é o pior que pode te acontecer".
Me lembrou do Welcome to the Internet
Apathy is a tragedy and boredom is a crime
isso é mt real
Pior é que o próprio Max era entediante.
zeitgeist
E não é isso q ocorre com a gente hoje,pessoas com computadores gamers,diversos consoles lotados de jogos e que não toca em nenhum deles e fica o dia todo olhando para o teto pensando que deveria estar jogando algo(sim,essa é minha vida com a diferença q meu pc n é gamer,mas mesmo se fosse eu n encostaria nele,ele é uns 30% gamer e roda algumas poucas coisas em 2k)
Cara, o desconforto que essa ideia traz é exatamente o mesmo que eu senti quando vi um sobrinho, de 7 anos, assistindo vídeos curtos que são insanamente rápidos que consistem num cara despejando informações lixo enquanto numa cena do lado alguém mistura tinta.
Exatamente desse tipo de conteúdo que inspirou partes desse vídeo
irmão, imagina eu que tenho que ver meu irmão de 2ANOS viciado nesses vídeos curtos
@@pezx_ Muito lamentável. Eu fico pensando nessas pessoas no futuro.
è complicado.... infelizmente o que ele alertou é verdade, e não duvido que aconteça de verdade, muito legal haha
Tem que corta e não tô falando do celular
Citei MAX HEADROOM na minha tese de TCC da UFSC inédita sobre a memória das videolocadoras de home vídeo chamado: "Locadora virou peça de museu?: Análise histórica, importância da memória Audiovisual das Videolocadoras e os perigos da virtualização da memória" onde citei um episódio do MAX HEADROOM que os livros físicos nesse futuro distópico não existem mais. Teve uma reportagem antiga da revista veja da época falado sobre a vinda do programa show do MAX HEADROOM pela TV Manchete nos anos 90 onde cita que esse programa veio um pouco atrasado, antiquário feito nos anos 80 e visto que alguns entrevistados não eram conhecidos nas terras brazucas eletrônicos de neon.
Sensacional tese! O curso era Cinema? Qual ano? Sou formado lá.
@@Sktena Me formei em museologia em 2023 o TCC é de 2022.
que interessante? tem disponível online?
@@EletroRafaVideo sim, mas o repositório da ufsc onde guarda os pdfs está caiu, mas volta amanha sempre dá erro de vez enquanto. fica de olho é só copia o titulo da minha tese no google para acha-lo
@@kaiofury Valeeeeeuu
Eu jurava que isso tinha sido um delírio meu.
Mas é bom relembrar, pois vemos que o mundo se tornou a realidade cyberpunk que tanto foi criticada no cinema.
Pois é... Infelizmente a gente tá cheio de pessoas que são um verdadeiro MAXimo, em posições bem importantes para nos distrair
Concordo
Parecia um mundo distante e distópico, mas hoje vc tá aí só conseguindo almoçar quando coloca um vídeo do TH-cam
A MEMÓRIA FOI LONGE!
*Eu era criança quando esse programa passou no Brasil.*
😱 A estética e os efeitos sonoros me assustavam.
Parabéns e obrigado por mais um ótimo conteúdo.
Eu não acredito que fizeram outra produção deste nível. Isso é um doc. Um curta documental. Extremamente bem escrito e montado. Maravilhoso!
Muito obrigado, Elver! A gente tenta sempre fazer os vídeos serem melhor que o anterior. Fico feliz que tenha gostado
Toda vez que eu via essa cabeça quadrada, nunca entendia porque eu tinha tanto medo... eu não sabia que, de fato, a ideia por detrás disso seria verdade: a destruição da seriedade pelo prazer da superficialidade e criação do vazio existencial, tipicamente naturalizada em nossos dias.
aham.... sei....
VERDADE absoluta isso daí amigo! 👍
Cara, eu pensei que fosse só um meme, mano..... Tudo o que vc disse é real, infelizmente.... E aqui no TH-cam já tem robôs fazendo comentários que nem o GPT, com um realismo bizarro, e nem tem como provar se é ou não um robô. E daqui 5 anos creio que metade se não mais, de todas as plataformas terão videos 100% gerados por IA... Poisé, o futuro chegou
Sim, é verdade. E, se temos acompanhado a gradativa decadência em termos de produção na indústria cultural, com os jovens buscando cada vez mais músicas antigas e outros produtos, característicos de gerações passadas, pior será a produção de nada, em todos os âmbitos. Será, literalmente(e, sem ser muito dramático), o fim da humanidade.
É extremamente assustadora já que, em primeiro lugar ele remete a essa estética nazi, e piora quando você percebe que apesar de ser uma I.A ele é extremamente expressivo, carismático e ao mesmo tempo estranho, esquisito. Ele é uma figura que apesar de se parecer humano, se distância da humanidade é frio e (literalmente) plástico gerando um "efeito Uncanny Valley."
Estou escrevendo um livro com tematica cyberpunk, e esse canal tem sido minha principal fonte de estudo para saber oque assistir e me inspirar, muito obrigado.
Sobre o que é, tem site oficial ou contato?
@@professor495 por hora é só uma ideia que eu estou amando fazer. A história é um mundo cyberpunk normal, só que além das pessoas poderem se tornar Cyborgs elas também podem fazer pactos com demônios para substituir partes do próprio corpo, tendo o acesso a magia, mas com um preço alto.
meu mestrado ta sendo sobre cyberpunk também e o canal ta me alimentando
Cara, eu acho que esse é um dos melhores vídeos que vocês já produziram! Parabéns pelo ótimo trabalho!
Essa imbecilização de assuntos sérios eu sentia muito assistindo jornais na Globo e também na vida real quando tentava conversar sério com colegas de faculdade.
A Manchete passou o filme do Max Headroom num sábado e depois começou a passar o seriado. ❤
Não sabia do filme, bacana!
Sim. Eu assisti o filme. Lembro da "chamada" da Manchete para o filme.
Sempre a Manchete, Sempre com Programação de mais qualidade.
Mas…
A Família Marinho não gostou.
@@vagnerfsilva nem os credores da família Bloch... A manchete tava afundada em dividas
@@corvolu3 Quem Anunciava na Manchete não podia Anunciar na Globo…
E assim começou
Na moral, oque o canal central Pandora tá entregando tá além do nosso tempo
Ou mais antigo ao nosso tempo tbm kk
Lembro quando passava na MTV. Nunca pensei que fosse tão realista para a atualidade
Max Headroom foi tão influente em outras mídias, que eu me lembrei dele imediatamente no episódio "Brain Scratch" de Cowboy Bebop, onde várias pessoas estão sendo alvos de um Gurú virtual, quase nos moldes de Headroom.
O Eminem também fez uma referência a ele, mas isso todo mundo já sabe
@@victorjose5929 , Garanto que tem uma galera que não faz ideia de quem é MAX.
Pra mim esse "Brain Scratch" referenciava também o culto Aum Shinrikyo.
Hmm! Essa eu não sabía!
A minha crise é lembrar que essa referência é duas vezes mais antiga que a série era pra o CowBe
Eu só fui conhecer esse personagem por conta do clipe Rap God do Eminem,achei interessante na época q vi e fui atrás de entender as referências mas tinha pouco conteúdo sobre ele disponível em português.
Daí teve esse vídeo do ataque hacker a emissora com o cara usando a máscara do personagem nos anos 80, e foi fica popular com a tradução da transmissão e de entrar nas listas de ataques hacker famosos tem pouco tempo.
Muito bom esse vídeo só agregou sobre o Max Headroom.
O artista Matt Frewer quando interpretou o personagem Max Headroom em 1987 tinha 29 anos de idade. Algum tempo ele tinha comentado que a maquiagem era demorada e a fantasia do Max Headroom (que era do peito para cima) era de fibra era cansativo, em 2024 com 66 anos de idade, acho difícil que ele volte na interpretação do mesmo personagem! Sou fã do ator e do personagem também!! 😁🖖
Também acho difícil, mas acho que com a tecnologia de hoje da para dar uma aliviada nele... Ainda assim, só queria que o Frewer pegasse mais trabalho, adoro ver ele em qualquer coisa, até me papeis pequenos como em Watchmen
Pela amor de Deus, espero que esse coitado consiga sair da Matrix. E vc também.
Rapaz, se for mergulhar fundo no max hea-hea-hea-headroom vai virar um documentário de horas... parabéns a vocês do central pandora
"Fomos ensinados a questionar autoridades, mas não as celebridades" Essa frase me marcou!
Quando ele falou it’s ads time o TH-cam meteu uma propaganda kkk
Verdade.
talvez tenha sido ele mesmo que colocou
@skyFall1996 cuidado que o youtube ta banindo que faz isso
Aconteceu o mesmo comigo kkkkkkkk
adivinhem só, o skyfall foi banido msm KK
PARABÉNS AO CENTRAL PANDORA PELO COSTUMEIRO BOM TRABALHO, mesmo tratando de produções que são uma verdadeira porcaria, o CENTRAL PANDORA torna até melhor e mais aceitável o que é ruim.
tinha sim, a Doris Giesse. ela fazia umas vinhetas futuristas na Globo que lembrava o Max headdron
Perfeito era no Programa Doris Para Maiores de 1991 onde ela fazia uma musa androide futurista Cyberpunk totalmente debochada ,aliás esse programa foi o embrião do que seria o Casseta e Planeta fato !!
A essência do Max pode ter sido de um vilão, mas acabou se tornando um anti-herói da galera já q ele era descolado, não tratava nada com seriedade e ainda era garoto propaganda de alguns produtos (além de ser fácil associá-lo com a cara da MTV da época).
O objetivo de seus criadores foi cumprido pois, muita gente lembra dele como um apresentador engraçado e ícone da cultura pop daquela época.
Lembro até q no livro Jogador Número 1, o personagem principal tem o Max cm seu assistente pessoal.
O projeto Max foi pioneiro. Realmente previram cm o entretenimento seria de fato vazio mas comercialmente relevante.
Max escrachou o modelo “sou um apresentador inteligente”. E quem diria q hj o modelo seria padrão para os programas de entrevistas?!
Lembrei da personagem de Doris Gieese, a Dorfe, do programa Doris Para Menores, a personagem era inspirada em Max Headroom.
Cyberpunk e programação preditiva pura
O problema das distopias é que só parecem absurdas enquanto não vivemos nelas.
Melhor comentário!
Mas já vivemos em uma! Daqui a 1 ano já terão videos 100% animados por Inteligencia artificiaal
Conheci o Max pelos hackeamentos mesmo, depois que descobri que ele "existia"
Max Headroom dublado pelo já falecido André Filho, quem diria (o Sebastião da Pequena Sereia). Nem sabia que tinha passado na Manchete.
Não duvido que o Max Headroom tenha inspirado alguns youtubers tb, como o Captain Disillusion, que não tem nada a ver, mas dá umas lembranças
O penteado dele é IDÊNTICO ao do Bowser do filme do Mario e agora isso faz muito sentido! Kkkkkk
Achei esse o vídeo mais corajoso até agora. É quase impossível criticar o sistema midiático sem informar que também está maculado por ele de alguma forma. Do contrário, seria o mais puro suco da hipocrisia kkkk.
16:15 Sem contar que vcs falam do personagem de maneira tão vívida e perturbadora que eu estava realmente começando a suspeitar que ele era totalmente digital, em pleno século passado! kkk O roteiro e a interpretação de vcs é poderoso, e só melhora com o tempo. Vlw pelo vídeo!
Valeu pelo comentário 💜
Sim, não tinha como não me criticar em relação a isso. Por isso acho importante questionarmos qualquer "celebridade" qualquer voz que tenha alcance, incluindo a nossa própria.
Esse personagem lembra muito aquela cena do "De Volta para o Futuro 2", onde o Marty vai numa lanchonete do futuro de 2015 e o atendimento era feito por um personagem numa tela, igualzinho é esse Max Headroom. Muito interessante. O Central Pandora sempre inova e surpreende com os seus vídeos. Vídeo sensacional e muito inteligente, como sempre são os vídeos 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Mas é literalmente o Max headroom naquela cena
@@ticosilva462 não sabia
Nós já vivemos em um universo Cyberpunk, mas as pessoas estão "ocupadas" demais pra perceber isso.
Infelizmente chegamos em uma era sem volta, só sem energia para terminarmos essa baderna
Eo acho quê as pessoas já estão percebendo isso o vazio existencial está começando a tomar conta existe até um video no TH-cam falando sobre isso
Que bom saber que Max Headroom passou no Brasil. Mas o ápice dele foi a música "Paranoimia", com o Art Of Noise. Ouçam!
Esse canal não tem nem 1 vídeo ruim. Impressionante.
No livro "O Jogador N°1", ele é o mordomo virtual de Wade Walts (que no filme não aparece 😡😡). Max é um dos maiores ícones do cyberpunk!!
Essa eu não sabia!!
O trabalho de edição e atuação desse vídeo ficou maravilhoso
Eu era criança mas lembro bem do MAx Headroom e do impacto que aquilo causou em mim. Minha família era pobre e muito simples mas minha cabeça de criança estava muito à frente do tempo.
Seus vídeos e roteiros estão cada vez melhores, o timing das piadas é perfeito.
Muito obrigado! Eu fiquei em dúvida se as piadas iriam funcionar nesse
@@CentralPandora suas piadas sempre são boas e me pegam bem desprevenido, até às mais sutis, principalmente elas na verdade.
Math e Sora... Parabéns pelo trabalho de vocês. Vocês sempre pensam nos detalhes. Nunca diminuem obras, por mais bobas que sejam as propostas, vocês conseguem ver valor nelas.
(ex: Vermes Malditos)
Eu deixo aqui o meu singelo OBRIGADO, vocês proporcionam um conteúdo com uma riqueza de detalhes e um ponto de vista muito único.
Boa Páscoa para vocês! ❤
Caramba. Eu baixei o vídeo para assistir em off, mas me vi obrigado pelo bom senso a voltar aqui pra dizer: que roteiro divino!!!!!
formato quadrado para simular tv antiga. Genial!!!
Sim, dessa vez quis experimentar com o que o TH-cam deixa eu fazer, incluindo as propagandas
Parabéns pelo vídeo mano, se inserir como uma versão do Max para explica-lo foi uma ideia muito boa!
Eu tenho 46 anos. Eu me lembro bem do Filme e da serie do Max Headroom quando passou na Manchete! Sou veio mesmo...🥲
Eu subi o primeiro EP da manchete kkkk um clássico
Me lembrei do Danilo Gentili com a descrição que ele fez do max
Interessante, não conhecia o personagem, a primeira referência que lembrei foi o clipe de Gigi D'Agostino - Another Way.
Cara, eu sempre via ele como um espelho distorcido da realidade da época. As propagandas no mesmo formato que víamos constantemente e ria disto! Cara eu ficava irritado, nunca entendi porque eu achava que ele estava me ofendendo, ou de mim que engolia aquelas propagandas.
Vivemos já num mundo artificial, comida artificial, conhecimento artificial, entretenimento artificial, relações artificiais, enfim tudo que o Max satirizava se tornou extremamente real...
Um dos vídeos mais assustadores desse canal.
Parabéns pelo vídeo ficou incrível.
A ideia era assustar, mas justamente pegar desprevenido em meio a todas as piadinhas
@@CentralPandora Sensacional,isso é arte!
A qualidade desse canal só aumenta, é impressionante
Cara, esse tipo de vilão pra mim é o mais legal de todos! Pq ao mesmo tempo que ele está lá explodindo com tudo, não está. Faz uma alusão ao que realmente acontece na vida real. Sensacional esse vídeo!
Max Headroom antecipou e sintetizou a fórmula Insta, Tik Tok, Marvel e tudo o mais que gera o vazio de pensamento atual
Impressionante o impacto desse vídeo. Parabéns por trazer dessa forma que representa (reviveu) perfeitamente o max.
É meio assustador constatar que já estamos em uma disporia.
É questão de foco. Muitos elementos da nossa realidade são distópicos, como por ex. enfrentar uma pandemia de modo à favorecer a venda de vacinas em vez de salvar vidas (estratégia ocidental x oriental), enfim, tudo q é feito por dinheiro sem valores humanos básicos. Por outro lado, vários elementos utópicos como o acesso fácil a um volume de conhecimento nunca antes reunido, ou a possibilidade de praticamente qualquer um ter um computador (seja smartphone, tablet ou mesmo um retro), entre outros elementos.
Verdade. E aqui no TH-cam já tem robôs fazendo comentários que nem o GPT, com um realismo bizarro, e nem tem como provar se é ou não um robô. E daqui 5 anos creio que metade se não mais, de todas as plataformas terão videos 100% gerados por IA... Poisé, o futuro chegou
Bem q eu tinha lembrança de alguém parecido com esse personagem , mas não sabia onde tinha visto . Tinha q ser na inesquecível REDE MANCHETE !!!
Em 7:35 - Eu assití o Max Hedroom na TV Manchete. Naquela época só tinhamos a TV e éramos escravos da programação. Mas geralmente tínhamos sorte de ter alguns programas difertenciados.
Sim domingo as 18:00 horas
@@diegoo6859 👍
Sim! Crianças assistiam de tudo na tv aberta. Praticamente, não tinha a censura de hoje e tínhamos acesso a uma quantidade de coisas legais, mas também tinha muita coisa cabulosa. Bandeirante e Manchete eram mestras nisso!
@@danielamiriamlopespereira2458 👍
Quando descobri que o sobrenome dele é o que o menino de O Iluminado escreveu no espelho (murder de trás para frente), eu o achei ainda mais sinistro.
Uma das melhores materias que vi no TH-cam e realmente tudo hoje foi profetizado ali anos 80
@Central Pandora faz um emoji do MAX HEADROOM para a coleção
Também é uma boa ideia, mas a gente tá sem "slot" para mais um, vamos ver o que fazer
obrigadinha pela atenção @@CentralPandora
@@daisybackstarcomo tu fez esses emoji, como faço?
Vídeo ótimo, cara. Alguém resolveu colocar o Max em um trabalho da escola (a pessoa podia colocar coisas que gostava, como bandas, filmes e etc), e cheguei aqui por pura curiosidade. Vídeo muito bom, gostei pra caramba disso e percebi a influência desse cara. Até me assustei por esse vídeo ser recente e ter várias visualizações por um tema que nunca vi. Tudo de bom pra você e teu canal
Que v-v-v-video foda! parabéns novam-m-m-mente!
O Jim Carrey com certeza se inspirou e muito nessa figura...se um dia alguém conseguir roubar o sinal da Globo seria hilário colocar a vinheta de abertura da Manchete no meio da programação deles. Parabéns pelo vídeo!
Ou seja: o filme e a série do Max Headroom já estava fazendo Black Mirror muito antes da Netflix vir a desenvolver uma série com este nome sobre estes temas.
Exatamente e de forma bem mais interessante que Black Mirror também
Cara, que vídeo foda
Eu não conhecia o personagem, agora quero saber mais dele
É algo que ultrapassou a ficção de tantas formas que nem consigo processar direito
"Transformando tudo que é sério em comédia" Já tivemos um Presidente Max Headroom
eu acho max headroom a coisa mais genial em relação a ficção científica dos anos 80, e é genial & atual até hoje. fico triste como o casal de diretores, ficou sem trabalho durante muito tempo depois de fazerem o blade ru- quer dizer, o filme do mario de 93, o filme não é tão ruim quanto falam (especialmente se você assistir o corte do diretor). eles fizeram d.o.a que é um filme do de palma pra passar na sessão da tarde também, que é um remake de outro filme dos anos 40. só fico imaginando se eles não tivessem ido tão cedo para o "director jail".
conteúdo ótimo como de costume!
Exatamente o que a rede globe faz com o povo, esse Max tinha que ser apresentador vitalício de lá. Porque eles já fazem isso a anos, mas com pessoas reais
Só a Rede Globo? E a Record com seus programas jornalisticos violentos? E todas as redes sociais que lucram com discursos de ódio?
Tu parece um retardado escrevendo "globe" kkkkkkkk acha engraçado parecer um retardado ou você é retardado?
A sua TV já te alienou e você nem percebe.
Tem demência???
O Max representa a Internet.
Gado. 😂
Eu sempre fico impressionado com a dublagem da manchete, e tão certeira e deve ter dado muito trabalho na época
Sobre a propaganda da Coca Cola: eles entenderam sim a ironia, eles tinham certeza que o grande público não ia entender
Lembro muito bem dessa figura caricata no fim dos anos 80. Mal sabiamos do que viria logo depois e que viveriamos esse mundo pre-Johnny Mneumonic que estamos hoje
O Homem conseguiu destruir o proprio Homem obedecendo nao ao Criador, mas ao que o Criador condenou
Cordialmente
Canal Moreh Fábio Pires
Mnadou bem demais! Video 4:3! uashauiHSAuishaUIS
caralho! que canal massa! primeiro vídeo de vocês que me apareceu na Tumb, que grata surpresa!
💜💜
O Eminem fez referência a ele em rap god?
Ah eu vi no fim do vídeo
S
8:40 o caso do tio Paulo, MANO ESSE CARA PREVIU O FUTURO.
Sim,eu sabia que ele passou na extinta TV Manchete, aos domingos a noite!
Esse vídeo me fez refletir sobre o caso do empréstimo com o morto no RJ... Um fato horrível que em alguns minutos já tinha meme.... Confesso que fiquei com frio na barriga
Adorei a dica...." roube sempre de Comunas , eles nunca vao te processar sem parcerem HIPócritas" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ganhei o dia.
Ha ha ha é que não conhece os comunas da sojalandia.
Liga esse meio neurônio vai.... Vc consegue.... 😅
Anão vei
Um revival de Max Headroom funcionaria igualmente filmes, séries e jogos com a temática Cyberpunk pós anos 2010 funcionam. Esqueça toda a crítica social, todo o papo de mega corporações controlando a sua vida e tudo o que você consome, o mundo hiperconectado e dependente da máquina, toda aquela filosofia boring sobre vida, trans-humanismo e limite do corpo vista em Ghost In The Shell, importante mesmo são as músicas eletrônicas Synthwave, as roupas legais, os robôs e androides, o neon e a violência extrema e é claro, os edits legais que da pra fazer com cenas desses filmes. O gênero Cyberpunk hoje se limita e se resume puramente a estética pela estética, que se tornou extremamente popular e replicada a exaustão, as pessoas consomem, em grande maioria, por ser estiloso e cool mas o gênero é uma mera sombra do que foi um dia. Não se tem mais a força especulativa e crítica sobre o futuro já que esse futuro é agora.
Max Headroom seria exatamente assim, um personagem estético e legal por satirizar a cultura atual, mas do posto de ter sido o primeiro, hoje "ele" seria apenas mais um. Com o plus dessa recente onda 80tentista inaugurada por Stranger Things que tomou conta do imaginário da Internet e reviveu esses ícones esquecidos do passado e os puseram de novo no mapa na era TikTok. Kate Bush agradece.
(Aliás, meu primeiro contato com uma referência a Max Headroom foi no clipe da musica "Another Way" do Gigi D'Agostino)
Excelente vídeo. Só 2 correções:
1. MAX HEADROOM é do final de 1985.
2. MAX HEADROOM não é inteligência artificial, mas apenas uma representação feita em software, da época (acho que Silicon Graphics), do que seria uma inteligência artificial na TV.
E antes que me esqueça. Isso chegou tarde aqui no Brasil na época, mas chegou ainda nos anos 80. MAX HEADROOM é um ícone da New Wave, ou seja, é uma daquelas coisas que fazem os anos 80 ficar rompido com os anos 70 de forma muito clara.
Caramba! Eu assisti isso quando era moleca! Max Headroom era genial! Zoava todo mundo, não perdoava ninguém e alfinetava políticos e celebridades.
se ele voltar criticando a internet ia ser genial eu acho, mas talvez seria perigoso poderia ser apropriado por jovem incel igual o capitão patria
Pois é, hoje a sátira seria adotada como algo sério e a ideia seria idolatrada como "anti-wookie"
Parabéns pela análise. Muitos só veem as coisas pelo lado engraçado, mas não tem o olhar clínico para entenderem o que a mensagem realmente quer transmitir.
Sensacional o video. Matheus se superou nesta.
Que vídeo bom... Putz. Obrigado por isso. Maravilhoso. Em um mundo distópico como o nosso, é sempre bom ter algo para relembrar aonde estamos.
Na moral, que perfeição de vídeo. Edição, as reflexões, as análises das metáforas.
Canal Pandora eu só deixo meus parabéns mediante essa obra de arte que foi esse vídeo 👏🏼
Minha lembrança desse programa é bem esparsa , e se ele passasse hoje , certamente eu o apreciaria melhor , ainda mais enxergando o mundo atual de outra forma .
Obrigado por trazer essa memória perdida de volta😮, como e assustador perceber que as fitas bizarras que meu tio doido assistia quando eu tinha 8 anos são um parte da realidade distópica que eu vivo😂😂😂
😢
Não conhecia o canal. Já tinha uma noção do personagem por conta da famosa história do hacker do sinal de tv. Excelente vídeo!
O quanto o canal Pandora é uma Jóia no meio de tanto conteúdo raso não tá escrito, parabéns a vocês, cada vídeo é tão surpreendente/interessante quanto o anterior. Canal Pandora é um canal mais do que necessário nos dias de hoje.
A melhor paródia dele é o Hypnotoad de Futurama. Tem um formato parecido e literalmente hipnotiza a audiência pra fazerem o que ele quer que façam. E obviamente é o programa de maior audiência dentro da série.
Genial. Duplamente genial.
Adorei o vídeo, o max foi bastante importante como umas coisas marcantes dos anos 80, ele apareceu no filme pixels do adam sandler!
Mais um vídeo daora meu amigo, sério teu canal é fantástico, disparado o melhor que existe em relação a Sci-fi
Meu Deus do céu eu mal comecei a assistir mais tô TÃO feliz. Eu descobri essa série durante a quarentena, é um grande hiperfoco pra mim, jurava que só tinha eu aqui no Brasil que conhecia a série, já fiz cosplay de Edison Carter e do Max Headroom, do Max duas vezes até, uma pra oficina de cosplay que dei aula! Eu cresci com a TV dos anos 2000, o que honestamente chega ser PIOR do que as programações da série, grudado a televisão, desde que eu comecei a usar a internet me tornei crítico a cultura de massas enquanto bebo dessa mesma fonte. Eu realmente AMO essa série pq é tão cínica, uma sátira tão ácida que chega confortar. Eu faria de tudo pra ter a versão dublada do filme de TV que passou na Manchete...
Ótimo video, e ótima escolha estética com o formato 4:3.
Obg por mais um trabalho de excelência, Matheus e envolvidos! 💙
Max era tipo um poop televisionado hehe
Muito bom o vídeo cara
Cara, que vídeo incrível, acho que é um dos melhores que eu ja vi no TH-cam nos últimos anos! Parabéns pelo trabalho a vc e seu equipe!
Da pra ver que o Eminem se inspirou em MAX HEADROOM no clipe Rap God.
Muito bom! Parabéns pelo material. 👏👏👏👏👏
Que maravilha, eu sempre quis ver um bom vídeo sobre o Max mas so encontrava na gringa, mas devo dizer que o caso sobre o hacker que invadiu a TV na época era o que mais me chamava a atenção mas este vídeo me deu boas reflexões e adicionou mais uma distopia que ninguém esperava mas que aconteceu para conta.
Uma homenagem ao Max que me lembro e que gostava muito era em Carmem Sandiego, a animação dos anos 90 e recentemente no livro Jogador N1.
Obrigado pelo excelente vídeo.