Os nordestinos,em especial os cearense, tem profunda adimiração e respeito pela cultura gaucha. A música de raiz que preserva a tradição de seu povo, de sua região,isto é sem dúvida o complemento encantador da cultura brasileira. E viva o nosso Brasillllllllll!!!!!!!!!!!
Lembro quando meu pai acordava sedo e já ligava o rádio e sempre tocava essa música,ah tempo bom!!Abraços de uma Alegretense a todos q estão assistido esse vídeo em 2023!
Isso é tradição, cultura, o resto é modismo! Um Clássico! Ainda lembro Pedro Ortaça & Filhos cantando essa música em 30 de abril de 1999, no Pelourinho, em Salvador. Estava chegando de mudança e a apresentação foi uma recepção e tanto. Rio Grande...
Acabo de apertar a mão desse ícone da música gaúcha, ele está em Chapecó para as comemorações dos 5 anos da Universidade Federal da Fronteira Sul da qual faço parte do quadro de servidores, muito gentil e educado, um grande abraço a todos que cultuam o maravilhoso folclore gaúcho!!!
Hj é 09/05/2024 e estamos vivendo a maior tragédia de nossa história. Estamos arrasados, tristes e cansados, mas vamos lutar pelo nosso Rio Grande. Venceremos reconstruindo nossas casas, nossas cidades e nosso Estado. ❤
Essa música é um hino do gaúcho , Pedro Ortaça foi muito feliz ao gravar essa canção , que retrata muito bem , oque acontece com o gaúcho de pura cepa , e o toque dessa gaita então , ficou quase sobrenatural , coisa de outro mundo , se encaixou na melodia , com acordes certeiros , que ficou magistral . Quem não gosta desse tipo de música , é por inveja , e digo-lhes , a inveja só envenena a alma , de quem as tem , é por isso que digo VIVA O RIO GRANDE .
Viva a cultura deste estado ..garao do Brasil...esta melodia e de fz a alma chorar numa singela demonstracao de amor..civismo..patriotismo..viva o Brasil..viva o pampa gaucho viva los paises latinos americanos...somos todos hermanos...Pedro ortaca icone da musica gauderia
Tomara os sertanejos do Nordeste, os caipiras do Sudeste e Centro-Oeste e os caboclos da Amazônia passem a ter o orgulho das nossas culturas brasileiras que os gaúchos têm!
Rio grande, Berro de touro Quatro patas de cavalo Quem não viveu esse tempo Vive esse tempo a canta-lo Eu canto porque me agrada Nesse meu timbre de galo É verdade Que alguns dizem Que os tempos hoje são outros Que o campo é quase a cidade E os chiripás estão rotos Que as esporas silenciaram Na carne morta dos potros Cada um Diz o que pensa Isso aprende na infância Mas nunca esquece o herege Que as cidades de importancia Se ergueram nos alicerces Dos fortins e das estâncias Não esqueça De outra parte Para honrar a descendência Que tudo aquilo que muda Muda só nas aparências E até num bronze de praça Vive a raiz da querência Eu nasci No tempo errado Ou andei muito depressa Dei ô de casa em tapera Fiquei devendo promessa Mas se eu pudesse eu voltava Pra onde o Rio Grande começa E se me chamam De grosso Nem me bate a passarinha Argila do mundo novo Não tem a mescla da minha Sovada a casco de toro Com água de carquejinha Rio grande, Berro de toro Quatro patas de cavalo Quem não viveu esse tempo Vive esse tempo a canta-lo E eu canto porque me agrada Nesse meu timbre de galo
Vc é um cagalhao. Tradição é nada mais que a cultura ancestral passada por gerações, não em modismo. Gaucho = elemento nativo (charruas e minuanos) com povos Ibéricos que são oriundos da regiao da Campanha.
Pedro Ortaça é raiz de nossa tradição missioneira. Tive o prazer de conhecer pessoalmente Sr. Pedro e a Erenita. Pessoas maravilhosas. Que Deus de muita saude a eles, pois a luta deles não foi nada fácil.
Uma das melhores apresentações da Família Ortaça em 'Timbre de Galo', onde Dom Pedro mostra todos os tons de sua garganta afinada como sempre. Que voz!...
Grandes artistas do rio grande amado os que ainda estão no nosso meio judiados da idade muitos se foram todos deixarão saudades com certeza enquanto viver não esquecerei sempre me acompanharam nas minhas andanças no país já morei em Santarém no Pará hoje moro no nordeste Maceió nunca fiquei sem as músicas da minha terra foi o que me ajudou a controlar a saudades da minha terra
Minha homenagem e gratidão. Choro ao ouvir essa música. O Rio Grande nos mantém altivos porque tem conteúdo, valores e tradições. Graças a Deus por isso! De Rondônia para o Brasil.
Esta letra e música 🎶 pra mim é como um serne de lei bem tratada. Feita para atravessar e suportar o tempo. Esta é uma obra de arte digna de exposição na galeria dos hinos Rio-grandense
Em tempo de mexe, mexe e bole,bole... isso é remédio para meus ouvidos e sem sombra de dúvidas será sempre pilar da verdadeira MÚSICA NATIVA GAÚCHA! Não devo somente te parabenizar pela postagem e resgate dessa rara e bela obra, mas também te agradecer, pois jamais devemos esquecer nossas raizes e nossa cultura, é graça à pessoa como você que o TRADICIONALISMO pateia forte dentro dos nossos corações! Muito Obrigado! "Parcero Véio" Márcio Alexandre Almeida - CTG ERVA NATIVA - Reserva - Pr
Eu sou nascido em lages sc e aqui é cultivado muita tradicao gaucha. Lages nao só faz de sc mas também desse nosso querido rio grande,eu amo as tradicoes gauchas eu agradeco Deus por ter nascido no meio das tradicoes gauchas.
"E se me chamam de grosso, nem me bate a passarinha. A argila do mundo novo não tem a mescla da minha, sovada a casco de touro, com águas de carquejinha." MAZÁÁÁ BAGUAL!
Em tempos de: "desce novinha" , as "novinhas da pra nóis que nóis é patrão", essa obra musical do Pedro Ortaça sou grato a Deus pela oportunidade de ser bom de ouvido e ter bom gosto!
Família Ortaça, a verdadeira raiz dos Missioneiros, um orgulho para o RS e a todos nós, como eu que não nasci neste estado, mas amo de coração. Pedro a cada dia com seu Timbre de Galo cada vez melhor, que voz!
Vamos passar essa linda cultura para nossas crianças, eu já faço a minha parte, tenho um lindo Guri, Gaúcho, Gremista e Dançador. Tenho muito orgulho das nossas tradições e isso é naturalmente repassado pra geração seguinte!!!!
Masé um chapéu véio gaúcho esse do Pedro Ortaça tchê! Fico feliz q existam estes tauras, por que mesmo existindo muito modismo influênciando as nossas tradições e desviando a verdadeira tradição como os tchê musics, ainda temos estes alicerces sustentando o Gaúcho de verdade! Viva o Rio grande, viva a pampa, un saludo a todos os gaúchos de verdade desde la frontera.
Che está marca me dá vontade de dança toda vez que ouço , e vontade de volta lá no início do pampa , bah que horgulho de o criador me ter deixado nascer neste pampa tão amado gaúcho de Taquaruçu do sul .
A música Gaúcho me arrepia meu avô meu pai foram Gaúcho , ser Gaúcho é ser tradicional é morrer de pé tenho orgulho do sul e da minha descendência Anacletos me arrepia ouvir essa música ..
como é que dão deslike (419), é incrível o tom de voz dele com o ritmo. E o cara dançando, invejinha positiva, se eu der um giro caio tonto. maravilhoso, dom de Deus
Música de arrepiar o pelo,onde o sangue ferve nas veias a pura seiva gaúcha que alimenta nossa alma,na mais humilde essência gaúcha que dividimos essa rica cultura com nossos Irmãos de outros estados desse Brasil de Deus sintam-se convidados a viver a mesma história...
Morei próximo a casa de Pedro Ortaça, é uma pessoa muito simples, ele é um dos remanescentes de uma época que tinha Noel Guarany, Jayme Caetano, e ainda na época morava em São Luiz, Luiz Carlos Borges, e ainda tem um cara que não é muito conhecido, o Jorge Guedes!
O Jorge Guedes vem trazendo a cultura o tradicionalismo... Pra mim música tem que ser assim msm.. Tem que falar de amor pela terra pela tradição amor pela Cultura... Musica que fala do cotidiano da vida campeira... Da vida doss missioneiros... Enfim tudo de bom...
Pedro Ortaça é mais que um músico é um educador. Canta a Terra Vermelha e as origens dos povos gaúchos de Três Pátrias: Rio Grande do Sul, El Pago Oriental - Uruguai e a Surenha, da República Argentina, nascida nos trinta povos das Missões que se estendiam desde Assunção no Paraguai, passando por Artigas ROU, Santo Thomé - Argentina até os Sete Povos, aqui no Brasil. Quando na América passou-se a criar gado trazido pelo Jesuítas a este Rincão do Planeta - Jaime Caetano Braun. Sendo este o porque da semelhança das culturas gauchescas comuns nos três países. O que infelizmente não se vê nos livros de história.
maravilhoso... Pedro ortaca e meu ídolo gaúcho agora com os filhos. mais lindo ainda faz cuase 40 anos que moro em São Paulo. ..e minhas raízes continuam paso fundo meu rio grande querdo
Ser gaúcho é ter dentro do coração o amor não apenas pelo chão do Rio Grande do Sul e sim por todo um folclore,por um modo de vida. És certamente mais gaúcho do que muitos de nossos conterrâneos Rio Grandenses que se dizem gaúchos mas nada sabem de nossa cultura,são gaúchos apenas nos documentos. Um abraço gaúcho aos gaúchos de verdade aos gaúchos de coração e alma.
Bem fundamentado teu comentário Raimundo... somos uma grande nação e todos podemos viver bem; cada um conservando suas particularidades sem necessariamente importar costumes e ritmos ditado pela globalização. Tenho uns colegas Nordestinos que se deram muito bem aqui no Sul. Um saludo deste Gaúcho
Ser gaúcho é um estado de espírito,é uma filosofia de vida, adotada por homens de moral,ser gaúcho é preservar as tradições regidas no respeito a natureza e aos semelhantes, assim é a alma gaúcha, ela brota no coração do homem independente do rincão onde nasceu. Já conheci "manauras gaúchos" que nunca viram uma geada nem sequer um cavalo, e aprenderam dançar,apreciar um mate e a honrar a tradição! " O verdadeiro gaúcho está pilchado na alma e no coração " Um abraço amigo ! Afinal tudo é BRASIL !
A nem esse povo Gaucho eh muito egoista e nao divide essa cultura linda maravilhosa com o restante do Brasil mas eu sai de Belo horizonte pra ir la buscar e me apaixonei, Rio Grande velho meu segundo estado.
Joel Marques Carvalho Nao posso ser responsavel pelo oq algumas pessoas do meu Estado falam, ate mesmo pessoas do seu proprio estado nao valorizam sua cultura, falo por mim e fiz um pequeno comentario sobre minha experiencia com a cultura Gaucha a qual sou apaixonado, simples assim.
muito bom gosto de todas as musicas do Dom Pedro Ortaça pela qualidade musical e originalidade de suas letras,faz tempo que acompanho esta grande artista
DOM PEDRITO aprecio suas músicas desde criança respeito muito suas músicas espero um dia conhecê-lo pessoalmente que DEUS te abençoe meu amigo suas músicas me acompanha em todos os churrasco todos os domingos nunca me canso de ouvir fica com DEUS amigo 👍
Pedro Ortaça é tradição pura quando se fala de música nativista lá pras bandas do pampa gaúcho, Interessante como ele coloca bem o fato de que as cidades nasceram à sombra das estâncias. "Destruam as cidades, o campo as reconstruirá. Destruam o campo e as cidades morreram de fome". Há quem fale mal do agronegócio, mas a produção agropecuária vem sustentando os números da economia brasileira. Se formos verificar, o trabalhador rural tem, hoje, melhor nível de vida comparados com os trabalhadores urbanos. A tradição vive, nem que seja no bronze das estátuas, o mesmo no canto de quem não se entrega.
Os nordestinos,em especial os cearense, tem profunda adimiração e respeito pela cultura gaucha. A música de raiz que preserva a tradição de seu povo, de sua região,isto é sem dúvida o complemento encantador da cultura brasileira. E viva o nosso Brasillllllllll!!!!!!!!!!!
É isso mesmo Parabens pelas palavras...
O respeito é igual ,os vaqueiros nordestinos são cultura pura !
Novela das nove emeia
São culturas diferentes mas ao mesmo tempo muito parecidas ✌
Nosso lindo Brasil é rico em cultura
Difícil o Gaúcho não se arrepiar ouvindo essa canção na voz do Pedro Ortaça . Pura cepa do xucrismo!!!
Vanerão e forro eu costumo falar que são primos uma bela mistura nordeste com o sul adoro dou cearense
Não misture nordeste com o sul por favor
2024 alguém escutando
Eu sempre escuto essa música
Música atemporal! Orgulho de ser gaúcho! ❤️💛💚
Música boa ,tem q ouvir todo dia!
Enquanto estiver vivo sempre vou escutar 😂😂
Sou gaúcho sim muito fã das músicas antigas
Não consigo deter as lágrimas. SALVE O RIO GRANDE DO SUL! SALVE A CULTURA DO BRASIL!
Sou paranaense, mas adoro a música gaúcha tradivional. Têm umas letras maravilhosas e sons muito agradáveis.
Lembro quando meu pai acordava sedo e já ligava o rádio e sempre tocava essa música,ah tempo bom!!Abraços de uma Alegretense a todos q estão assistido esse vídeo em 2023!
Acordar "sedo" é atraso de vida kkkkkkkk
Sou Paranaense mas como não se apaixonar pela música gaúcha,veja só?
Isso é tradição, cultura, o resto é modismo!
Um Clássico! Ainda lembro Pedro Ortaça & Filhos cantando essa música em 30 de abril de 1999, no Pelourinho, em Salvador. Estava chegando de mudança e a apresentação foi uma recepção e tanto.
Rio Grande...
Acabo de apertar a mão desse ícone da música gaúcha, ele está em Chapecó para as comemorações dos 5 anos da Universidade Federal da Fronteira Sul da qual faço parte do quadro de servidores, muito gentil e educado, um grande abraço a todos que cultuam o maravilhoso folclore gaúcho!!!
Hj é 09/05/2024 e estamos vivendo a maior tragédia de nossa história. Estamos arrasados, tristes e cansados, mas vamos lutar pelo nosso Rio Grande. Venceremos reconstruindo nossas casas, nossas cidades e nosso Estado. ❤
Sou de Canoas RS perdi tudo assim como todos mas amo meu Rio Grande do Sul nós vamos nos reerguer ❤
Vamo guerreira farrapa pra cima com Deus vamos vencer!
Essa música é um hino do gaúcho , Pedro Ortaça foi muito feliz ao gravar essa canção , que retrata muito bem , oque acontece com o gaúcho de pura cepa , e o toque dessa gaita então , ficou quase sobrenatural , coisa de outro mundo , se encaixou na melodia , com acordes certeiros , que ficou magistral . Quem não gosta desse tipo de música , é por inveja , e digo-lhes , a inveja só envenena a alma , de quem as tem , é por isso que digo VIVA O RIO GRANDE .
Lembra demais as canções portuguesas da cidade do meu pai. A melodia se assemelha. Lindo demais !! 😊
Sou filho dos pampas das coxiliad de Bagé. Com orgulho tchê .
Viva a cultura deste estado ..garao do Brasil...esta melodia e de fz a alma chorar numa singela demonstracao de amor..civismo..patriotismo..viva o Brasil..viva o pampa gaucho viva los paises latinos americanos...somos todos hermanos...Pedro ortaca icone da musica gauderia
Viva o Rio Grande do Sul vamos nos reerguer ❤
A cultura mais linda do meu Brasil!!! Viva o Rio Grande do Sul!!!!
Grande
A cultura gaúcha vai virar moda no mundo inteiro, as pessoas precisam se amar mais e viver melhor, no estilo gaúcho!
Tomara os sertanejos do Nordeste, os caipiras do Sudeste e Centro-Oeste e os caboclos da Amazônia passem a ter o orgulho das nossas culturas brasileiras que os gaúchos têm!
Sou goianiense e meu pai é gaúcho. Para mim, esse é o hino do RS.
fagnerp esute o canto alegretense para nós aqui do sul este é o hino !!
@@cervejagamer565 fale por vc ...pra mim é Um homem fora do seu tempo..mano lima
@@pedrosurfista2409 fale por vc p mim
Céu, Sol, Sul, Terra e Cor do Leonardo.
A verdade é que tem muita música boa!
Todas São ótimas para dançar no bailão,ctg,etc...mas para hino do RS;. Já temos,e é a cara do RS......👍✌.
Rio grande,
Berro de touro
Quatro patas de cavalo
Quem não viveu esse tempo
Vive esse tempo a canta-lo
Eu canto porque me agrada
Nesse meu timbre de galo
É verdade
Que alguns dizem
Que os tempos hoje são outros
Que o campo é quase a cidade
E os chiripás estão rotos
Que as esporas silenciaram
Na carne morta dos potros
Cada um
Diz o que pensa
Isso aprende na infância
Mas nunca esquece o herege
Que as cidades de importancia
Se ergueram nos alicerces
Dos fortins e das estâncias
Não esqueça
De outra parte
Para honrar a descendência
Que tudo aquilo que muda
Muda só nas aparências
E até num bronze de praça
Vive a raiz da querência
Eu nasci
No tempo errado
Ou andei muito depressa
Dei ô de casa em tapera
Fiquei devendo promessa
Mas se eu pudesse eu voltava
Pra onde o Rio Grande começa
E se me chamam
De grosso
Nem me bate a passarinha
Argila do mundo novo
Não tem a mescla da minha
Sovada a casco de toro
Com água de carquejinha
Rio grande,
Berro de toro
Quatro patas de cavalo
Quem não viveu esse tempo
Vive esse tempo a canta-lo
E eu canto porque me agrada
Nesse meu timbre de galo
Lindeza demais!
Sou paranaense na certidão, catarinense de coração e gaúcho na tradição. Adoro tudo isso!
E viva o SUL!!!
Também costumo dizer k sou catarinense de coração
Belas canções pra ser ouvidas
São n@Zistas por igual
Vc é um cagalhao.
Tradição é nada mais que a cultura ancestral passada por gerações, não em modismo.
Gaucho = elemento nativo (charruas e minuanos) com povos Ibéricos que são oriundos da regiao da Campanha.
A música gaúcha é uma verdadeira obra de Arte do nosso Brasil sou de Campinas SP adoro ouvir e dançar esse s ritimos Maravilhos.
ja vi esse clipe umas 10 mil vezes, e é sempre a mesma reação.. me arrepia! viva o nativismo sempre!
Pedro Ortaça é raiz de nossa tradição missioneira. Tive o prazer de conhecer pessoalmente Sr. Pedro e a Erenita. Pessoas maravilhosas. Que Deus de muita saude a eles, pois a luta deles não foi nada fácil.
Minha tia amava ouvir está música, quando eu sinto saudades dela eu venho ouvir está música , descansa em paz tia Ledi Germano 😔
Isto é cultura de um povo que tem história.
Uma das melhores apresentações da Família Ortaça em 'Timbre de Galo', onde Dom Pedro mostra todos os tons de sua garganta afinada como sempre. Que voz!...
" E até num bronze de praça, vive a raiz da querência " este verso traz a lembrança da estátua de Teixeirinha em Passo Fundo !
,perfeito todo quadro artístico,os bailarinos em uma dança nobre,perfeita representação de nosso Rio Grande e nossas tradições.Obrigado Pedro Ortaça.
Grandes artistas do rio grande amado os que ainda estão no nosso meio judiados da idade muitos se foram todos deixarão saudades com certeza enquanto viver não esquecerei sempre me acompanharam nas minhas andanças no país já morei em Santarém no Pará hoje moro no nordeste Maceió nunca fiquei sem as músicas da minha terra foi o que me ajudou a controlar a saudades da minha terra
Minha homenagem e gratidão. Choro ao ouvir essa música. O Rio Grande nos mantém altivos porque tem conteúdo, valores e tradições. Graças a Deus por isso! De Rondônia para o Brasil.
Sou Uruguayo de Nacimiento, mas sou GAÚCHO DE CORAÇÃO 💪💪
Amo❤️
Mazaaa piá
@@marcianaanhaia3166❤️😍
@@iranigueller7258 💪
Meus bisavos eram uruguaios, que são muito gaúchos 👏👏👏👏👍
Isso sim é música de verdade que enche nossos corações de esperança ❤❤
Esta letra e música 🎶 pra mim é como um serne de lei bem tratada.
Feita para atravessar e suportar o tempo. Esta é uma obra de arte digna de exposição na galeria dos hinos Rio-grandense
Com certeza zidomar se eternizar pela sua essência
Viva a cultura gaúcha, belíssima canção! Que Deus abençoe!
SOU PARANAENSE DE NASCIMENTO !!! PAULISTA DE BENS E GAUCHO POR EXCELENCIA !!
Quem é muita coisa não é nada. Geléia
Aqui, Pedro Ortaça está divino. Uma letra excepcional, uma interpretação ímpar e o arranjo divino. Pura emoção.
Em tempo de mexe, mexe e bole,bole... isso é remédio para meus ouvidos e sem sombra de dúvidas será sempre pilar da verdadeira MÚSICA NATIVA GAÚCHA! Não devo somente te parabenizar pela postagem e resgate dessa rara e bela obra, mas também te agradecer, pois jamais devemos esquecer nossas raizes e nossa cultura, é graça à pessoa como você que o TRADICIONALISMO pateia forte dentro dos nossos corações! Muito Obrigado! "Parcero Véio"
Márcio Alexandre Almeida - CTG ERVA NATIVA - Reserva - Pr
Achavamos ruim esse "mexe mexe bole bole" nem sabíamos o que estava por vir. Mas a cultura gaucha segue viva!
Chega arrepiar sou do sul de sao paulo amo a cultura gaucha
Adoro essas músicas parabéns a todos os gaúchos
Isso é cultura...músicas que são poesias..retratam a vida desse povo... Amo demaisss..gaúcha de 💖
O Rio grande é nosso e de quem respeita esta cultura linda..
Um abrazo a todos, desde Rivera no Uruguay. Gauchada amiga tche,
Gracias
@@marciovedoy7545 mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
Gracias paisano!!!!!!!!!!!!!!!
Un abrazo fuerte hermano mi papá ello era un uruguayo de Rivera viva nuestros pueblos hermanos hasta siempre hermano.
Eu sou nascido em lages sc e aqui é cultivado muita tradicao gaucha.
Lages nao só faz de sc mas também desse nosso querido rio grande,eu amo as tradicoes gauchas eu agradeco Deus por ter nascido no meio das tradicoes gauchas.
Viva a república Juliana!
Alguem 2020 escutando só as melhores do Rs?
Sim. 17.08.2020
Agora... quatro pata de cavalo
PÁTRIA GAUCHA
Sim 2/11/20 Timbre de galo
Sim 03/11/2020
gostaria de mandar um forte abraço para todos gauchos,sou mineiro mas,amo este povo.
Sou cearense, vivo em Minas e também amo a cultura brasileira dos gaúchos.
Pedro Ortaça, orgulho do Rio Grande do Sul. Excelente cantor das canções gauchescas que jamais serão esquecidas.
Pedro Ortaça e família não canso de ver está postagens essa música legítima saudades de ALEGRETE, Quaraí e Uruguaiana!
É de Livramento!
"E se me chamam de grosso,
nem me bate a passarinha.
A argila do mundo novo
não tem a mescla da minha,
sovada a casco de touro,
com águas de carquejinha."
MAZÁÁÁ BAGUAL!
Em tempos de: "desce novinha" , as "novinhas da pra nóis que nóis é patrão", essa obra musical do Pedro Ortaça sou grato a Deus pela oportunidade de ser bom de ouvido e ter bom gosto!
Sul paranaense agoa os olhos com uma moda dessas somos todos rio grande 🇧🇷
Família Ortaça, a verdadeira raiz dos Missioneiros, um orgulho para o RS e a todos nós, como eu que não nasci neste estado, mas amo de coração. Pedro a cada dia com seu Timbre de Galo cada vez melhor, que voz!
É nosso sempre demais tchê abraços do Sul de Joinville Santa Catarina Brasil
Vamos passar essa linda cultura para nossas crianças, eu já faço a minha parte, tenho um lindo Guri, Gaúcho, Gremista e Dançador. Tenho muito orgulho das nossas tradições e isso é naturalmente repassado pra geração seguinte!!!!
Masé um chapéu véio gaúcho esse do Pedro Ortaça tchê! Fico feliz q existam estes tauras, por que mesmo existindo muito modismo influênciando as nossas tradições e desviando a verdadeira tradição como os tchê musics, ainda temos estes alicerces sustentando o Gaúcho de verdade! Viva o Rio grande, viva a pampa, un saludo a todos os gaúchos de verdade desde la frontera.
Não me canso de ver está postagens essa música legítimo caudilho !
Que bom ser gaúcho e ter artistas bons nos quatro cantos do nosso RIO GRANDE DO SUL!!!
Mais uma música nativista que jamais será esquecida.
So paranaense de irati. E aqui em casa churrasco e festa e regado a musica gaucha the .
É isso ai Respeito você Guri!!!!!!!!!
Joaolobo Lobinho também sou de Irati e aqui e assim mesmos churrasco mate e muita música de verdade
De Porto Vitoria uniao da Vitoria Tambem rsrs
Che está marca me dá vontade de dança toda vez que ouço , e vontade de volta lá no início do pampa , bah que horgulho de o criador me ter deixado nascer neste pampa tão amado gaúcho de Taquaruçu do sul .
Uma poesia! Linda música um hino!❤️💚💛 Amo o Rio Grande do Sul meu estado! Minha amada República Riograndense!
Adoro muito essa música 😍😍
A música Gaúcho me arrepia meu avô meu pai foram Gaúcho , ser Gaúcho é ser tradicional é morrer de pé tenho orgulho do sul e da minha descendência Anacletos me arrepia ouvir essa música ..
Nossa linda musica. Pedro Ortaça, baita gaúcho!
Sou Gaúcho de São Francisco de Assis e criado em Alegrete e moro a anos em Belo Horizonte, muita saudades 😭
como é que dão deslike (419), é incrível o tom de voz dele com o ritmo. E o cara dançando, invejinha positiva, se eu der um giro caio tonto. maravilhoso, dom de Deus
Música de arrepiar o pelo,onde o sangue ferve nas veias a pura seiva gaúcha que alimenta nossa alma,na mais humilde essência gaúcha que dividimos essa rica cultura com nossos Irmãos de outros estados desse Brasil de Deus sintam-se convidados a viver a mesma história...
Saludos pra esos omes sabios da tradisom gaucha desde comt Luis Piedrabuena Riu santa cruz argentina
Morei próximo a casa de Pedro Ortaça, é uma pessoa muito simples, ele é um dos remanescentes de uma época que tinha Noel Guarany, Jayme Caetano, e ainda na época morava em São Luiz, Luiz Carlos Borges, e ainda tem um cara que não é muito conhecido, o Jorge Guedes!
Tu esqueceu do Cenair Maicá!
Ademir miranda bahh que honra heim falo com todos os mitos
O Jorge Guedes vem trazendo a cultura o tradicionalismo... Pra mim música tem que ser assim msm.. Tem que falar de amor pela terra pela tradição amor pela Cultura... Musica que fala do cotidiano da vida campeira... Da vida doss missioneiros...
Enfim tudo de bom...
A todos eles e ao grande cezar passarinho
O loco.. Queria morar perto kskskksks Ouvi as música
Pedro Ortaça é mais que um músico é um educador. Canta a Terra Vermelha e as origens dos povos gaúchos de Três Pátrias: Rio Grande do Sul, El Pago Oriental - Uruguai e a Surenha, da República Argentina, nascida nos trinta povos das Missões que se estendiam desde Assunção no Paraguai, passando por Artigas ROU, Santo Thomé - Argentina até os Sete Povos, aqui no Brasil. Quando na América passou-se a criar gado trazido pelo Jesuítas a este Rincão do Planeta - Jaime Caetano Braun. Sendo este o porque da semelhança das culturas gauchescas comuns nos três países. O que infelizmente não se vê nos livros de história.
maravilhoso...
Pedro ortaca e meu ídolo gaúcho
agora com os filhos.
mais lindo ainda
faz cuase 40 anos que moro em São Paulo. ..e minhas raízes continuam paso fundo
meu rio grande querdo
Olavo, perfeito o ensino apresentado....
verdade isso merece o mundo todo ser compartilhado
Essa é a história da República Guarany
Parabéns excelente apresentação de uma musica alegre e que nos conta um pouco do Rio Grande do Sul!!! grato pela postagem!!!
filho de indio das missões com com correntinos... esta é a verdadeira sepa do mais verdadeiro gaucho, da qual faço parte e tenho orgulho!!
Uma das melhores gravações de Timbre de Galo, aí que me refiro!
Ser gaúcho é ter dentro do coração o amor não apenas pelo chão do Rio Grande do Sul e sim por todo um folclore,por um modo de vida. És certamente mais gaúcho do que muitos de nossos conterrâneos Rio Grandenses que se dizem gaúchos mas nada sabem de nossa cultura,são gaúchos apenas nos documentos. Um abraço gaúcho aos gaúchos de verdade aos gaúchos de coração e alma.
Passamos dos 2.000.000 ! Estamos felizes por você Pedro Ortaça! Canta Timbre de Galo!
como é bom relembrar essas músicas Antigas com esse cantores que foram um marco na nossa história
Bem fundamentado teu comentário Raimundo... somos uma grande nação e todos podemos viver bem; cada um conservando suas particularidades sem necessariamente importar costumes e ritmos ditado pela globalização. Tenho uns colegas Nordestinos que se deram muito bem aqui no Sul.
Um saludo deste Gaúcho
Muito orgulho de ser gaúcho 🙏...parabéns sr Pedro
Pedro Ortaça, orgulho missioneiro
Santa Rosa RS lhe aplaude!!!!!
Essa família faz feliz com as músicas que eles cantam
Família Ortaca e muito bom ouvir música com essa voz missioneira
Adoro minha terra que tem alma esta música me leva a muitos anos atrás lá na minha Encruzilhada do sul que saudades eu posso dizer que tive infância.
"A argila do mundo novo, não tem a mescla da minha, sovada a casco de touro com água de carquejinha". Sem mais palavras...
Porque já falou tudo o que precisa ser falado
Ser gaúcho é um estado de espírito,é uma filosofia de vida, adotada por homens de moral,ser gaúcho é preservar as tradições regidas no respeito a natureza e aos semelhantes, assim é a alma gaúcha, ela brota no coração do homem independente do rincão onde nasceu. Já conheci "manauras gaúchos" que nunca viram uma geada nem sequer um cavalo, e aprenderam dançar,apreciar um mate e a honrar a tradição!
" O verdadeiro gaúcho está pilchado na alma e no coração " Um abraço amigo ! Afinal tudo é BRASIL !
A nem esse povo Gaucho eh muito egoista e nao divide essa cultura linda maravilhosa com o restante do Brasil mas eu sai de Belo horizonte pra ir la buscar e me apaixonei, Rio Grande velho meu segundo estado.
Joel Marques Carvalho Nao posso ser responsavel pelo oq algumas pessoas do meu Estado falam, ate mesmo pessoas do seu proprio estado nao valorizam sua cultura, falo por mim e fiz um pequeno comentario sobre minha experiencia com a cultura Gaucha a qual sou apaixonado, simples assim.
Opa. Saudações as grandes Minas Gerais das montanhas de ouro!
são dações irmão uma vez brasileiro sempre brasileiro não importa o estado ao nascermos nesse chão sagrado do brasil , sempre seremos irmãos
Edson Gonçalves Espíndola Bao demais da conta uai kkkk vlw parceiro
Joel Marques Carvalho Tamo junto cumpadi
Muito bom, parabéns, viva Santa Catarina, Rio grande do Sul e Paraná, 07/2019.
muito bom gosto de todas as musicas do Dom Pedro Ortaça pela qualidade musical e originalidade de suas letras,faz tempo que acompanho esta grande artista
Esse que tinha que ser o hino do Rio Grande do Sul
Mais uma vez dando uma escutadinha....adoro essa musica!!!
Tenho orgulho de ser gaúcho, é uma benção!!!
que não viveu esse tempo, vive esse tempo, a canta-lo.......
Família maravilhosa, parabéns abraços a todos aí. Zé Camargo limeira SP.
Ooowww Rio Grande amado. grande Pedro Ortaça guasca diferenciado
Pra mim esse é o hino no nosso Rio Grande amado!!!!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
DOM PEDRITO aprecio suas músicas desde criança respeito muito suas músicas espero um dia conhecê-lo pessoalmente que DEUS te abençoe meu amigo suas músicas me acompanha em todos os churrasco todos os domingos nunca me canso de ouvir fica com DEUS amigo 👍
Show demais cthê sempre curtindo essas grandes músicas abraços de Joinville SC Brasil aqui também é gaúcho sempre
Mazzá gurizão bom de gaita!!!👏👏👏👏👏👏💚♥️💛 Parabéns à toda a família de Don Ortaça!!!
Baita missioneiro PEDRO ORTAÇA .
orgulho pra nois q de lhe de muinta saude pra tua familia .
Que espetáculo, baita música e interpretação raiz pura.Obribado Ortaça.
Ha se eu pudesse voltar onde o Rio Grande começa ...
Nasci em Santo Ângelo pra mim não existe estado com tantas tradições tão maravilhosas
Grandes artistas desde o Rio de Janeiro ❤
Pedro Ortaça é tradição pura quando se fala de música nativista lá pras bandas do pampa gaúcho, Interessante como ele coloca bem o fato de que as cidades nasceram à sombra das estâncias. "Destruam as cidades, o campo as reconstruirá. Destruam o campo e as cidades morreram de fome". Há quem fale mal do agronegócio, mas a produção agropecuária vem sustentando os números da economia brasileira. Se formos verificar, o trabalhador rural tem, hoje, melhor nível de vida comparados com os trabalhadores urbanos. A tradição vive, nem que seja no bronze das estátuas, o mesmo no canto de quem não se entrega.