OQUE É SABEDORIA DE ACORDO COM A BIBLIA SAGRADA ❓️ DR.RODRIGO SILVA

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 22 พ.ย. 2024

ความคิดเห็น • 50

  • @carlosantunes3007
    @carlosantunes3007 5 หลายเดือนก่อน +6

    Como deve ser difícil pro Dr Rodrigo segurar o ímpeto da vontade de falar enquanto ouve os comentários dos entrevistadores...

  • @Mariaaparecidaaraujocarv-vf7sx
    @Mariaaparecidaaraujocarv-vf7sx หลายเดือนก่อน

    A verdadeira sabedoria é obedecer a Deus!

  • @Helik70
    @Helik70 5 หลายเดือนก่อน +1

    Salomão pediu sabedoria, porém, se percebe, pelo pedido que ele fez, que ja era sabio por natureza. Deus só lhe aumentou o que ele mesmo tinha lhe dado desde o dia que o formou no ventre da sua mãe.

  • @luissilvasilva5440
    @luissilvasilva5440 5 หลายเดือนก่อน

    “O mal mais contrário à sabedoria,é exatamente a tolice." Dito isso, por diferença, a que devemos tender: à vida mais inteligente possível. Mas a inteligência não basta para tal. Mas os livros não bastam para tal. Para que pensar tanto, se é para viver tão pouco?Quanta inteligência nas ciências, na economia, na filosofia! E quantas tolices, muitas vezes, na vida dos cientistas, dos homens de negócio,dos filósofos...A INTELIGÊNCIA SÓ SE APROXIMA DA SABEDORIA NA MEDIDA EM QUE TRANSFORMA NOSSA EXISTÊNCIA, EM QUE A ILUMINA, EM QUE A GUIA.NÃO SE TRATA DE INVENTAR SISTEMAS. NÃO BASTA MANEJAR CONCEITOS, OU ESTES NÃO PASSAM DE MEIOS. O OBJETIVO, O ÚNICO, É PENSAR E VIVER UM POUCO MELHOR, OU UM POUCO MENOS MAL.

  • @luissilvasilva5440
    @luissilvasilva5440 5 หลายเดือนก่อน

    Mais vale a liberdade. TRATA-SE DE DIZER SIM. SIM A SI, SIM AOS OUTROS,SIM AO MUNDO, SIM A TUDO, E É ISSO QUE A SABEDORIA SIGNIFICA.Não querer nada além do que é, nem no passado, nem no futuro, nem nos séculos dos séculos; não se contentar com suportar o inelutável, menos ainda dissimulá-lo a si próprio - todo idealismo é uma maneira de mentir a si mesmo diante da necessidade -, mas amá-lo.

  • @luissilvasilva5440
    @luissilvasilva5440 5 หลายเดือนก่อน

    Ver as coisas como elas são; saber o que se quer. Não se mentir. Não fingir. "Não bancar o ator trágico", dizia Marco Aurélio. Conhecer e aceitar. Compreender e transformar. Resistir e superar. PORQUE NINGUÉM PODE ENFRENTAR PRIMEIRO NADA ALÉM DAQUILO MESMO CUJA EXISTÊNCIA ACEITA. COMO SE TRATAR, SE NÃO SE ACEITAR QUE SE ESTÁ DOENTE? COMO COMBATER A INJUSTIÇA, SE NÃO RECONHECER QUE ELA EXISTE? O REAL É PARA PEGAR OU LARGAR,E NINGUÉM PODE TRANSFORMÁ-LO SE ANTES NÃO PEGÁ-LO.

  • @bezerraluisbezerrasouza7269
    @bezerraluisbezerrasouza7269 5 หลายเดือนก่อน

    A SABEDORIA como compreender a própria vida, a vida dos outros e as relações entre nós; 'O PODER DE ESCOLHER BEM'. No grego, PHRONESIS OU SABEDORIA PRÁTICA nos impele a agir da maneira certa, boa ou justa; ou como “BOM SENSO, MAS A SERVIÇO DA BOA VONTADE”. PHRONESIS também pode ser pensado como prudência - olhar para frente e para trás antes de tomar uma decisão sobre se e como agir. A SABEDORIA envolve os domínios da tomada de decisão racional; comportamentos sociais envolvendo empatia, compaixão e altruísmo; auto-reflexão; determinação diante da incerteza; e tolerância de sistemas de valores divergentes. Portanto, a sabedoria, em seu sentido mais amplo de 'ENCAPSULAR CONHECIMENTO, SIGNIFICADO E VERDADE', é necessária para que um sistema de valores seja conceituado.

  • @waersouza5263
    @waersouza5263 5 หลายเดือนก่อน

    A etimologia é bem clara: philosophía grego, é o amor ou a busca da sabedoria. Mas o que é sabedoria? Um saber? E o sentido ordinário da palavra, tanto entre os gregos (sophiã)como entre os latinos (sapientiã) é o que a maioria dos filósofos, desde Heráclito,não parou de confirmar. Para Platão como para Spinoza, para os estoicos como para Descartes ou Kant, para Epicuro como para Montaigne ou Alain, A SABEDORIA TEM DE FATO MUITO A VER COM O PENSAMENTO,COM A INTELIGÊNCIA, COM O CONHECIMENTO, EM SUMA, COM CERTO SABER. Mas é um saber muito particular, que nenhuma ciência expõe,que nenhuma determinação valida, que nenhum laboratório poderia testar ou atestar, enfim que nenhum diploma sanciona. E QUE NÃO SE TRATA DE TEORIA MAS DE PRÁTICA. NÃO DE PROVAS, MAS DE PROVAÇÕES. NÃO DE EXPERIMENTAÇÕES, MAS DE EXERCÍCIOS. NÃO DE CIÊNCIA, MAS DE VIDA.

  • @luissilvasilva5440
    @luissilvasilva5440 5 หลายเดือนก่อน

    Como viver? E essa a questão com que a filosofia, desde seu começo, se depara. A SABEDORIA SERIA A RESPOSTA, MAS ENCARNADA, MAS VIVIDA, MAS EM ATO: CADA QUAL QUE INVENTE A SUA. E AÍ QUE A ÉTICA, QUE É UMA ARTE DE VIVER, SE DISTINGUE DA MORAL, QUE SÓ CONCERNE AOS NOSSOS DEVERES. QUE AS DUAS POSSAM E DEVAM ANDAR JUNTAS, É ÓBVIO.

  • @luissilvasilva5440
    @luissilvasilva5440 5 หลายเดือนก่อน

    Isso não impede a revolta. Isso não impede o combate. DIZER SIM AO MUNDO É TAMBÉM DIZER SIM À SUA PRÓPRIA REVOLTA, QUE FAZ PARTE DELE, À SUA AÇÃO, QUE FAZ PARTE DELE. Transformar o real? Isso supõe antes de mais nada que se tome o real como ele é.Fazer advir o que ainda não é? Isso supõe antes de mais nada que se trabalhe sobre o que é. Ninguém pode agir de outro modo. Ninguém pode ter sucesso de outro modo. A SABEDORIA NÃO É UMA UTOPIA. NENHUMA UTOPIA É SÁBIA. O MUNDO NÃO É PARA SER SONHADO, MAS TRANSFORMADO. A SABEDORIA? É ANTES DE MAIS NADA CERTA RELAÇÃO COM A VERDADE E COM A AÇÃO, UMA LUCIDEZ TÔNICA, UM CONHECIMENTO EM ATO, E ATIVO.

  • @WANDER6722
    @WANDER6722 5 หลายเดือนก่อน

    Não é porque o sábio é mais feliz do que nós que ele ama mais a vida. E porque ele a ama mais que é mais feliz.QUANTO A NÓS, QUE NÃO SOMOS SÁBIOS, QUE NÃO PASSAMOS DE APRENDIZES DE SABEDORIA, ISTO É, FILÓSOFOS, RESTA-NOS APRENDER A VIVER,APRENDER A PENSAR, APRENDER A AMAR. NUNCA PARAREMOS DE APRENDER, E É POR ISSO QUE SEMPRE PRECISAMOS FILOSOFAR. Isso requer muito esforço, mas também traz muitas alegrias. Em todas as outras ocupações,o gozo vem depois dos trabalhos feitos penosamente; mas, na filosofia, o prazer anda de mãos dadas com o conhecimento: porque não é depois de ter aprendido que se goza o que se sabe, mas aprender e gozar andam juntos." Tenha confiança: a verdade não é o fim do caminho; ela é o próprio caminho

  • @gracapaula8809
    @gracapaula8809 5 หลายเดือนก่อน

    Concordo plenamente com o comentário anterior mas também certo é:Os sábios ouvem pacientemente enquanto os aprendizados tem pressa prá ensinar

  • @bezerraluisbezerrasouza7269
    @bezerraluisbezerrasouza7269 5 หลายเดือนก่อน

    CONTEMPLAÇÃO - O olhar atento e desinteressado. Por metáfora, designa a atitude da consciência quando se contenta de conhecer o que é, sem querer possuí-lo, utilizá-lo ou julgá-lo. É O AUGE DA VIDA ESPIRITUAL: A PURA ALEGRIA DE CONHECER (A VIDA TEORÉTICA DE ARISTÓTELES, O AMOR INTELLECTUALIS DE ESPINOSA) OU O AMOR VERDADEIRO AO VERDADEIRO. O eu parece dissolver-se na contemplação do seu objeto: já não há ninguém a salvar, e é isso a própria salvação.
    EQUÍVOCO- Mais ou menos sinônimo de ambigüidade, com algo de mais inquietante: o equívoco é como que UMA AMBIGÜIDADE VOLUNTÁRIA, nefasta ou ameaçadora. UMA SITUAÇÃO AMBÍGUA, por exemplo, entre um homem e uma mulher, pode ter seu encanto. Já UMA SITUAÇÃO EQUIVOCA será incômoda ou suspeita. É uma ambigüidade mal intencionada ou mal interpretada.

  • @waersouza5263
    @waersouza5263 5 หลายเดือนก่อน

    A sabedoria humana. Em contraste com CONHECIMENTO, INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO, SABEDORIA, NA MINHA OPINIÃO, SIGNIFICA A CAPACIDADE DE ABSORVER A EXPERIÊNCIA DA GERAÇÃO ANTERIOR. A EVOLUÇÃO POSTERIOR DA CIÊNCIA É IMPOSSÍVEL SEM ISSO. Mas é preciso adquirir essa experiência de forma criativa e crítica. Hoje em dia é importante entender que alguns processos de acúmulo perigoso de conhecimento estão acontecendo na sociedade. Passo a passo, esse perigoso conhecimento adquire legitimidade e aceitação pública. Em prol da ciência fundamental, e com ela para toda a comunidade científica, é importante fazer algum tipo de objeção, com base em princípios éticos como firmeza e estabilidade, conversibilidade e irreversibilidade.

  • @waersouza5263
    @waersouza5263 5 หลายเดือนก่อน

    E o que distingue a sabedoria da filosofia, que seria antes um saber pensar.Mas a filosofia só tem sentido na medida em que nos aproxima da sabedoria: TRATA-SE DE PENSAR MELHOR PARA VIVER MELHOR, E SOMENTE ISSO É FILOSOFAR DE VERDADE. A FILOSOFIA É AQUELA QUE NOS INSTRUI PARA VIVER.Quer dizer então que não sabemos? Claro:é por não sermos sábios que necessitamos de filosofar! A sabedoria é a meta; a filosofia, o caminho.

  • @WANDER6722
    @WANDER6722 5 หลายเดือนก่อน

    A sabedoria é essa salvação, não para uma outra vida mas para esta.Somos capazes? Completamente não, sem dúvida. MAS NÃO É UM MOTIVO PARA RENUNCIARMOS A NOS APROXIMAR DELA. NINGUÉM É SÁBIO POR INTEIRO; MAS QUEM SE RESIGNARIA A SER TOTALMENTE LOUCO?SE VOCÊ QUER IR EM FRENTE, PRECISA SABER AONDE VAI. A SABEDORIA É A META: A VIDA É A META, MAS UMA VIDA QUE FOSSE MAIS FELIZ E MAIS LÚCIDA; A FELICIDADE É A META, QUE SERIA VIVIDA NA VERDADE.

  • @bezerraluisbezerrasouza7269
    @bezerraluisbezerrasouza7269 5 หลายเดือนก่อน

    CONSCIÊNCIA - Uma das palavras mais difíceis de definir talvez porque toda definição se dirija a uma consciência e a suponha. A consciência é certa relação de si a si, mas que não é nem de adequação (NEM TODA CONSCIÊNCIA É CONHECIMENTO: HÁ CONSCIÊNCIAS FALSAS), nem de identidade (TER CONSCIÊNCIA DE SI NÃO É A MESMA COISA QUE SER SI), nem, no entanto de pura alteridade (JÁ QUE SÓ HÁ CONSCIÊNCIA PARA SI). Digamos que a consciência é presença a si do espírito ou da alma, como um pensamento que se pensa: um saber que se sabe, uma crença que se crê, uma sensação ou um sentimento que se sentem... Toda consciência supõe, desse modo, certa dualidade: "CONSCIÊNCIA QUER DIZER CIÊNCIA COM...", "CIÊNCIA DE SI COM A DE ALGUMA COISA". É também o que sugere, nos fenomenologistas, a idéia de intencionalidade, a qual desemboca na celebérrima definição SARTRIANA: "A consciência é um ser para o qual se trata, em seu ser, do seu ser na medida em que esse ser implica um ser outro que não ele" (O ser e o nada, Introdução). Não posso ter consciência desta árvore ou desta idéia sem ter consciência também, ainda que obscuramente, da consciência que tenho delas. Isso não quer dizer que toda consciência seja reflexiva, se entendermos por isso que ela própria se tomaria, necessariamente, explicitamente, por objeto. Mas, antes, que nenhum objeto existe para ela a não ser com a condição de que ela mesma exista para si. É COMO UMA JANELA QUE SÓ SE ABRIRIA PARA O MUNDO SE ANTES SE TORNASSE UM OLHAR. É POR ISSO QUE NÃO HÁ CONSCIÊNCIA ABSOLUTA: PORQUE TODA CONSCIÊNCIA É MEDIAÇÃO. QUANDO OLHO PARA ESTA ÁRVORE, VEJO A ÁRVORE OU A VISÃO QUE TENHO DA ÁRVORE?

  • @bezerraluisbezerrasouza7269
    @bezerraluisbezerrasouza7269 5 หลายเดือนก่อน

    De todos os bens que A SABEDORIA nos proporciona para a felicidade de uma vida inteira,a amizade é de longe o maior.É QUE O AMOR-PRÓPRIO DEIXOU DE SER UM OBSTÁCULO. É QUE O MEDO DEIXOU DE SER UM OBSTÁCULO. É QUE A CARÊNCIA DEIXOU DE SER UM OBSTÁCULO. É QUE A MENTIRA DEIXOU DE SER UM OBSTÁCULO. Agora há apenas a alegria de conhecer: há apenas o amor e a verdade. É por isso que todos nós temos nossos momentos de sabedoria, quando o amor e a verdade nos bastam. E de loucura, quando eles nos dilaceram ou estão ausentes. A VERDADEIRA SABEDORIA NÃO É UM IDEAL; É UM ESTADO, SEMPRE APROXIMADO, SEMPRE INSTÁVEL (COMO O AMOR, SÓ É ETERNO ENQUANTO DURA), É UMA EXPERIÊNCIA, UM ATO. NÃO É UM ABSOLUTO, APESAR DOS ESTÓICOS (SOMOS MAIS OU MENOS SÁBIOS), MAS UM MÁXIMO (COMO TAL, RELATIVO): É O MÁXIMO DE FELICIDADE, NO MÁXIMO DE LUCIDEZ. Depende da situação deste ou daquele, das capacidades deste ou daquele em suma, do estado do mundo e de si. NÃO É UM ABSOLUTO; É A MANEIRA, SEMPRE RELATIVA, DE HABITAR O REAL, QUE É O ÚNICO ABSOLUTO DE VERDADE. ESSA SABEDORIA VALE MAIS QUE TODOS OS LIVROS ESCRITOS A SEU RESPEITO E QUE PODEM ACABAR NOS SEPARANDO DELA. Cabe a cada um inventar a sua.Mesmo que pudéssemos ser sapientes do saber alheio,sábios só podemos ser da nossa sabedoria.

  • @bezerraluisbezerrasouza7269
    @bezerraluisbezerrasouza7269 5 หลายเดือนก่อน

    Porém, paradoxalmente, sem mentiras, não há verdade. Quando paramos de falar sobre 'mentiras', em vez de falarmos de 'fatos alternativos', ou 'verdades alternativas', matamos a verdade e vislumbramos a PÓS-VERDADE - a crença no que sentimos ser verdade; a qualidade de preferir conceitos ou fatos que se deseja que sejam verdadeiros àqueles conhecidos como verdadeiros. NUM MUNDO PÓS-MODERNO, CADA UM TEM A SUA VERDADE, E A VERDADE PASSA A SER APENAS UMA QUESTÃO DE GOSTO. Confiamos em nossas entranhas em vez dos fatos. Na verdade, porém, A PÓS-VERDADE não mascara as mentiras como verdade; trata-se de renunciar tanto à verdade quanto à mentira. O TRIUNFO DA PÓS-VERDADE É NOSSA DERROTA COLETIVA DA SABEDORIA.

  • @bezerraluisbezerrasouza7269
    @bezerraluisbezerrasouza7269 5 หลายเดือนก่อน

    SABEDORIA.:Um saber? É esse de fato o sentido da palavra, tanto nos GREGOS (SOPHÍA) COMO NOS LATINOS (SAPIENTIA). Mas é um saber muito particular. "A sabedoria não pode ser nem uma ciência nem uma técnica", dizia Aristóteles:A SABEDORIA diz menos respeito ao que é verdadeiro ou eficaz do que ao que é bom, para si e para os outros. UM SABER? CERTAMENTE. MAS UM SABER VIVER. Os gregos distinguiam a sabedoria teórica ou contemplativa (sophia) da sabedoria prática (phrónesis). Mas uma é inseparável da outra, ou melhor, a verdadeira sabedoria seria a conjunção das duas. A SABEDORIA é reconhecida por certa serenidade, porém mais ainda por certa alegria, por certa liberdade, por certa eternidade (o sábio vive no presente: ele sente e experimenta que é eterno), por certo amor...

  • @bezerraluisbezerrasouza7269
    @bezerraluisbezerrasouza7269 5 หลายเดือนก่อน

    ERRO - O próprio do erro é que o tomamos por uma verdade. É isso que distingue o erro da simples FALSIDADE (PODEMOS SABER QUE DIZE-MOS ALGO FALSO, MAS NÃO QUE NOS ENGANAMOS) e que o impede de ser voluntário. Assim, O ERRO não é apenas uma idéia falsa: é uma idéia falsa que acreditamos verdadeira. Na medida em que é falsa, seu ser é negativo ("falsidade"). Mas na medida em que é idéia, faz parte do real ou do verdadeiro (ENGANAMO-NOS REALMENTE: O ERRO É VERDADEIRAMENTE FALSO).Por exemplo, NÃO É POR SERMOS LIVRES QUE NOS ENGANAMOS, É POR NOS ENGANARMOS QUE NOS CREMOS LIVRES, E ESSE ERRO MESMO É UMA VERDADE INCOMPLETA (JÁ QUE É VERDADE QUE AGIMOS). AS PESSOAS SÓ SE ENGANAM POR IGNORÂNCIA OU POR IMPOTÊNCIA. O ERRO NÃO É NADA DE POSITIVO: SÓ EXISTEM CONHECIMENTOS PARCIAIS OU INACABADOS. Dai que o pensamento é um trabalho, e o erro, um momento necessário.
    FÉ SIGNFICA QUE ESCOLHI NÃO SABER, O QUE É DIFERENTE DA IGNORÂNCIA QUE SE RECUSA A SABER.
    Se você NUNCA mudou sua opinião sobre um princípio fundamental de sua opinião,se você nunca QUESTIONOU o básico, e se você não DESEJAR,então você provavelmente é ignorante.

  • @bezerraluisbezerrasouza7269
    @bezerraluisbezerrasouza7269 5 หลายเดือนก่อน

    CONHECIMENTO.:Conhecer é pensar o que é como o conhecimento é certa relação de adequação entre o sujeito e o objeto, entre o espírito e o mundo, em suma, ENTRE A VENTAS INTELLECTUS (A VERDADE DO ENTENDIMENTO) E A VENTAS REI (A VERDADE DA COISA). O fato de se tratar de duas verdades é que DISTINGUE O CONHECIMENTO DO ERRO OU DA IGNORÂNCIA. Mas o fato de se tratar de duas verdades, e não de uma só, é o que distingue o conhecimento da própria verdade: o conhecimento é uma relação extrínseca (é a adequação de si ao outro); a verdade, intrínseca (é a adequação de si a si). Assim, tudo é verdadeiro, mesmo um ERRO (ELE É VERDADEIRAMENTE O QUE É: VERDADEIRAMENTE FALSO). MAS NEM TUDO É CONHECIDO, NEM CONHECÍVEL.

  • @bezerraluisbezerrasouza7269
    @bezerraluisbezerrasouza7269 5 หลายเดือนก่อน

    Por ser uma relação, todo CONHECIMENTO é sempre relativo: O CONHECIMENTO supõe certo ponto de vista, certos instrumentos (os sentidos, as ferramentas, os conceitos...), certos limites (os do sujeito que conhece). Conhecer a si, por exemplo, não é a mesma coisa que ser si: ninguém se conhece totalmente; ninguém existe em parte. UM CONHECIMENTO ABSOLUTO JÁ NÃO SERIA UM CONHECIMENTO: SERIA PRÓPRIA VERDADE, NA IDENTIDADE DO SER E DO PENSAMENTO. É O QUE SE PODE CHAMAR DEUS, E QUE O TORNA INCONHECÍVEL.

  • @waersouza5263
    @waersouza5263 5 หลายเดือนก่อน

    Na minha opinião, as duas noções de 'conhecimento' e de 'sabedoria' são independentes uma da outra, e nenhuma é causada pela outra. É perfeitamente possível discutir o que é conhecimento sem usar o conceito 'sabedoria'. 'CONHECIMENTO' É MAIS PROVAVELMENTE UM CONCEITO RACIONAL. A QUALIDADE E A QUANTIDADE DO CONHECIMENTO PODEM SER AVALIADAS. A 'SABEDORIA', PARECE-ME, ESTÁ MAIS PRÓXIMA DAS IDÉIAS MORAIS E COTIDIANAS. NÃO HÁ COMO MEDIR A SABEDORIA. Não acredito que possamos reduzir o desenvolvimento intelectual apenas ao acúmulo perpétuo de partes separadas do conhecimento.De um modo geral, a sabedoria reflete a 'ampla experiência' de muitas gerações, coletada e verificada ao longo dos milênios. Por que não há muitas pessoas consideradas sábias pela opinião pública? Provavelmente a causa é que as pessoas raramente pensam realmente sobre o significado da vida, formando suas próprias perspectivas.

  • @WANDER6722
    @WANDER6722 5 หลายเดือนก่อน

    E TAMBÉM O ESPÍRITO DOS SÁBIOS DO OCIDENTE,"VER E ACEITAR O QUE É, DEPOIS, SE NECESSÁRIO, TENTAR MUDÁ-LO.O sábio é um homem de ação, enquanto nós normalmente só sabemos esperar ou tremer. Ele enfrenta o que é, enquanto nós normalmente só sabemos esperar o que ainda não é e lamentar o que não é ou já não é.O que está acabado tomou-se passado; não existe agora. O que deve acontecer está no futuro e não existe agora. E ENTÃO?O QUE EXISTE? O QUE É AQUI E AGORA. NADA MAIS... FIQUEM NO PRESENTE:AJAM, AJAM, AJAM!" ISSO É VIVER A VIDA, EM VEZ DE ESPERAR VIVER. E REALIZAR NOSSA SALVAÇÃO, TANTO QUANTO SOMOS CAPAZES, EM VEZ DE ESPERÁ-LA.

  • @luissilvasilva5440
    @luissilvasilva5440 5 หลายเดือนก่อน

    A moral responde à pergunta: "Que devo fazer?" A ética, à pergunta:"COMO VIVER?"A MORAL CULMINA NA VIRTUDE OU NA SANTIDADE; A ÉTICA, NA SABEDORIA OU NA FELICIDADE. NÃO MATAR, NÃO ROUBAR, NÃO MENTIR?Muito bem. MAS quem se contentaria com isso? Quem veria nisso uma felicidade suficiente? uma liberdade suficiente? uma salvação suficiente?"Não pegar aids não é uma meta suficiente na existência", dizia-me um amigo. E claro que ele tinha razão.Mas o mesmo vale para não matar, não roubar ou não mentir. NENHUM “HOJE BASTA, É POR ISSO QUE NECESSITAMOS DA SABEDORIA: PORQUE A MORAL NÃO BASTA, PORQUE O DEVER NÃO BASTA, PORQUE A VIRTUDE NÃO BASTA. A MORAL MANDA; MAS QUEM SE CONTENTARIA COM OBEDECER? A MORAL DIZ NÃO, MAS QUEM SE CONTENTARIA COM SUAS PROIBIÇÕES? MAIS VALE O AMOR. MAIS VALE O CONHECIMENTO.

  • @WANDER6722
    @WANDER6722 5 หลายเดือนก่อน

    SABER- Como substantivo, é sinônimo aproximado de CONHECIMENTO. Se quiséssemos distingui-los, poderíamos dizer que o conhecimento seria UM ATO, do qual o saber seria O RESULTADO. OU QUE OS CONHECIMENTOS SÃO MÚLTIPLOS; O SABER SERIA SUA SOMA OU SUA SÍNTESE. Essas diferenças são, entretanto aproximadas e flutuantes: o uso não as impõe nem as veda. Já como verbo, a diferença é mais nítida: sei ler e escrever; conheço (mais ou menos) o vocabulário, a gramática, a ortografia. Sei dirigir; conheço as regras do trânsito. Conheço a música para piano de Schubert; não sei tocá-la, nem a ler. Conheço mais ou menos a vida; sei viver mais ou menos. Parece-me que todas essas expressões vão mais ou menos no mesmo sentido, que indica pelo menos uma direção.O CONHECER REFERE-SE A UM OBJETO OU A UMA DISCIPLINA; O SABER REFERE-SE MUITO MAIS A UMA PRÁTICA OU A UM COMPORTAMENTO. CONHECER É TER UMA IDÉIA VERDADEIRA; SABER É PODER FAZER. É POR ISSO QUE NÃO BASTA SABER PENSAR PARA CONHECER, NEM CONHECER PARA SABER PENSAR.

  • @WANDER6722
    @WANDER6722 5 หลายเดือนก่อน

    A sabedoria? O máximo de felicidade, no máximo de lucidez. E a vida boa, como diziam os gregos, mas uma vida que seja humana, em outras palavras, responsável e digna. Gozar? Sem dúvida. Regozijar-se?O MÁXIMO QUE PUDERMOS. MAS NÃO DE QUALQUER JEITO. NÃO A QUALQUER PREÇO. "TUDO O QUE PROPORCIONA ALEGRIA É BOM",no entanto nem todas as alegrias se equivalem. Todo prazer é um bem. ISSO NÃO QUER DIZER QUE TODOS ELES MEREÇAM SER BUSCADOS,NEM MESMO QUE TODOS ELES SEJAM ACEITÁVEIS. E PRECISO ESCOLHER PORTANTO, COMPARAR AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS,EM OUTRAS PALAVRAS, JULGAR. E PARA ISSO QUE SERVE A SABEDORIA. E também para isso que serve, e por isso mesmo, a filosofia. Não se filosofa para passar o tempo, nem para se valorizar, nem para brincar com os conceitos: FILOSOFA-SE PARA SALVAR A PRÓPRIA PELE E A PRÓPRIA ALMA.

  • @waersouza5263
    @waersouza5263 5 หลายเดือนก่อน

    Os gregos às vezes opunham a sabedoria teórica ou contemplativa sabedoria prática.MAS UMA É INSEPARÁVEL DA OUTRA, OU ANTES, A VERDADEIRA SABEDORIA SERIA A CONJUNÇÃO DAS DUAS. Julgar bem para fazer bem,e é isso a própria sabedoria. Que uns sejam mais dotados para a contemplação e outros para a ação, é verossímil. MAS NENHUM DOM BASTA PARA A SABEDORIA: ESTES TERÃO DE APRENDER A VER,AQUELES A QUERER. A INTELIGÊNCIA NÃO BASTA. A CULTURA NÃO BASTA. A HABILIDADE NÃO BASTA. "A SABEDORIA NÃO PODE SER NEM UMA CIÊNCIA NEM UMA TÉCNICA", SUBLINHAVA ARISTÓTELES: ELA TEM POR OBJETO MENOS O QUE É VERDADEIRO OU EFICAZ DO QUE O QUE É BOM, PARA SI E PARA OS OUTROS. UM SABER? CLARO. MAS É UM SABER VIVER.

  • @WANDER6722
    @WANDER6722 5 หลายเดือนก่อน

    Cuidado, porém, PARA NÃO FAZER DA SABEDORIA UM IDEAL A MAIS, UMA ESPERANÇA A MAIS, UMA UTOPIA A MAIS, QUE NOS SEPARARIA DO REAL. A sabedoria não é outra vida, que seria necessário esperar ou alcançar. Ela é a verdade desta, que é preciso conhecer e amar. Porque ela é amável?Não necessariamente, nem sempre. Mas para que seja.O sinal mais expresso da sabedoria,é um júbilo constante; seu estado é como das coisas acima da lua: sempre sereno.Eu também poderia citar Sócrates, Epicuro ("é preciso rir enquanto se filosofa...”), Descartes, Spinoza, Diderot ou Alain... TODOS ELES DISSERAM QUE A SABEDORIA ESTÁ DO LADO DO PRAZER, DA ALEGRIA, DA AÇÃO,DO AMOR. E QUE A SORTE NÃO BASTA.

  • @waersouza5263
    @waersouza5263 5 หลายเดือนก่อน

    Se a vida é assim tão difícil, frágil, perigosa, preciosa, como de fato é,é mais uma razão para filosofar o mais cedo possível ("a infância encontra nela sua lição, como as outras idades"), em outras palavras,para aprender a viver, na medida do possível, antes que seja tarde demais.E para isso que serve a filosofia, e é por isso que ela pode servir a qualquer idade, pelo menos a partir do momento em que a criança tem um bom domínio do pensamento e da linguagem. Por que as crianças que fazem matemática, física, história, solfejo seriam proibidas de fazer filosofia? Esses estudantes que se preparam para ser médicos ou engenheiros,por que não fariam também? E esses adultos mergulhados em seus trabalhos ou em suas preocupações, quando arranjarão tempo de voltar-se para ela ou de voltar a ela? QUE É PRECISO GANHAR A VIDA, ESTÁ CLARO; MAS ISSO NÃO EXIME DE VIVÊ-LA. COMO FAZÊ-LO DE UMA MANEIRA INTELIGENTE SEM SE DAR AO TEMPO DE REFLETIR, SOZINHO OU ACOMPANHADO,SEM SE INTERROGAR, SEM RACIOCINAR, SEM ARGUMENTAR, DA MANEIRA MAIS RADICAL E MAIS RIGOROSA POSSÍVEL, ENFIM, SEM SE PREOCUPAR COM O QUE OUTROS, MAIS PREPARADOS OU MAIS TALENTOSOS QUE A MÉDIA, PENSARAM? E nos museus que se aprende a pintar." E nos livros de filosofia, diria eu igualmente, que se aprende a filosofar. Mas o objetivo não é a filosofia, ainda menos escrever livros. O OBJETIVO É UMA VIDA MAIS LÚCIDA, MAIS LIVRE, MAIS FELIZ - MAIS SÁBIA. QUEM PRETENDERIA, NESSE CAMINHO, NÀO PODER PROGREDIR?

  • @bezerraluisbezerrasouza7269
    @bezerraluisbezerrasouza7269 5 หลายเดือนก่อน

    CONHECIMENTO - O produto de um processo cognitivo, como a percepção, o experimento ou a dedução. Advertência: para que alguma coisa seja qualificada como conhecimento é suficiente, mas não necessário, que ele seja verdadeiro. O conhecimento verdadeiro é um caso particular de conhecimento: muito de nosso conhecimento é conjetural e constitui apenas meia-verdade. Dois tipos de conhecimento devem ser distinguidos: saiba como (OU TÁCITO, POR FAMILIARIDADE OU INSTRUMENTAL) e saiba que (OU EXPLÍCITO, POR DESCRIÇÃO OU DECLARATIVE). Eu sei como andar de bicicleta, mas ignoro o complicado mecanismo (tanto mecânico quanto neuromuscular) de seu funcionamento. EU ESTOU INTIMAMENTE FAMILIARIZADO COMIGO MESMO, MAS EU NÃO ME CONHEÇO VERDADEIRAMENTE.

  • @waersouza5263
    @waersouza5263 5 หลายเดือนก่อน

    Quando se aprende a viver já é tarde demais..." Uma idéia próxima se encontrava.:Ensinamnos a viver quando a vida já passou,porém mais tônica:via aí menos uma fatalidade da condição humana do que um erro de educação, que se podia e se devia corrigir. POR QUE ESPERAR PARA FILOSOFAR, SE A VIDA NÃO ESPERA? "Cem escolares pegaram sífilis",escreve maliciosamente Montaigne, "antes de terem chegado à lição de Aristóteles, da temperança...” A sífilis é do domínio da filosofia? Claro que não, quanto a seus remédios ou à sua prevenção. MAS A SEXUALIDADE SIM, E A PRUDÊNCIA, E O PRAZER, E O AMOR, E A MORTE... COMO A MEDICINA OU A PROFILAXIA PODERIAM BASTAR? COMO PODERIAM FAZER AS VEZES DE SABEDORIA? Tu não morres porque estás doente, morres porque estás vivo.PORTANTO É PRECISO APRENDER A MORRER, APRENDER A VIVER, E ISSO É A PRÓPRIA FILOSOFIA.

  • @jeffersonribeiro3382
    @jeffersonribeiro3382 5 หลายเดือนก่อน +1

    Acorda Brasil e o mundo inteiro sabe que só o nosso apóstolo Valdemiro faz milagres miraculosos 🙏🏿🙏🏿♥️🙏🏿🙏🏿♥️🙏🏿🙏🏿♥️🙏🏿🙏🏿♥️🙏🏿🙏🏿♥️🙏🏿🙏🏿♥️🙏🏿🙏🏿

    • @brigitepollyak1292
      @brigitepollyak1292 5 หลายเดือนก่อน +3

      Essa foi boa😂😂😂😂😂😂 realmente ele sabe fazer milagres para tirar dinheiro do povo e usar esse dinheiro para comprar mansões, carros importados, fazendas etc etc etc😂😂😂😂

    • @SeverinoPdro-tc3mm
      @SeverinoPdro-tc3mm 5 หลายเดือนก่อน

      Kkk e nada 😏😏 rapaz vc deve ter comido o feijão dele por isso ta vivo pra contar a história 😔 queria ter dinheiro pra comprar tmb teria salvado muitas vidas mais so um grão era mil eu n tenho nem 1 real triste.

  • @waersouza5263
    @waersouza5263 5 หลายเดือนก่อน

    “Muitas vezes a ciência é confundida com o conhecimento. Isto é um erro. Ciência significa não apenas conhecimento, mas também consciência, ou seja, capacidade de usá-lo (conhecimento)”. PARA MIM, ISSO SOA MAIS PERTO DA SABEDORIA.

  • @luissilvasilva5440
    @luissilvasilva5440 5 หลายเดือนก่อน

    Se os deuses deliberaram sobre mim e sobre o que deve acontecer comigo, fizeram-no sabiamente. Mas, ainda que não deliberem sobre nada do que nos concerne ou não existam, é-me permitido deliberar sobre mim mesmo e procurar o que me é útil.A SABEDORIA NÃO É UMA SANTIDADE. A FILOSOFIA NÃO É NEM UMA RELIGIÃO NEM UMA MORAL. E MINHA PRÓPRIA VIDA QUE SE TRATA DE SALVAR, NÃO A DOS OUTROS. E MEU PRÓPRIO INTERESSE QUE SE TRATA DE DEFENDER, NÃO O DE DEUS OU DA HUMANIDADE. PELO MENOS É ESSE O PONTO DE PARTIDA. QUE EU POSSA NO CAMINHO TAMBÉM ENCONTRAR DEUS, É POSSÍVEL; A HUMANIDADE, É PROVÁVEL.MAS, ENFIM, NÃO VOU POR ISSO RENUNCIAR A ESTA VIDA QUE ME É DADA, NEM À MINHA LIBERDADE, NEM À MINHA LUCIDEZ, NEM À MINHA FELICIDADE.

  • @ALEIJADINHOPATRIOTA
    @ALEIJADINHOPATRIOTA 5 หลายเดือนก่อน +1

    Quem explica melhor essa questão complexa? O Rodrigo elucida pontos chaves e ele se aproxima muito, o homem tem estudo do hebraico também, e isso lhe ajuda muito também.
    Eu tenho isso tudo anotado assim na minha "agenda" de tópicos gerais:
    PENSAR PELOS FINS É A SABEDORIA.
    PENSAR PELAS CAUSAS É A INTELIGÊNCIA.
    PENSAR PELOS EFEITOS É A CIÊNCIA.
    OS PENSAMENTOS PELOS FINS SÃO DO TERCEIRO CÉU.
    OS PENSAMENTOS PELAS CAUSAS SÃO DO SEGUNDO CÉU.
    E OS PENSAMENTOS PELOS EFEITOS SÃO DO PRIMEIRO CÉU.
    ANOTEM ISSO E REFLITAM NISSO.
    QUEM EXPLICOU ISSO FOI O PRÓPRIO SENHOR E SEUS ANJOS, A UM HOMEM QUE FOI USADO PELO SENHOR PARA NOS REVELAR COISAS PROFUNDAS DA BÍBLIA E DA PALAVRA.
    O SUECO "EMANUEL SWEDENBORG" (1688-1772).

  • @MariaLuizaGonçalves-i7f
    @MariaLuizaGonçalves-i7f 5 หลายเดือนก่อน

    Rodrigo Silva a Ellen uait disse que não se deve casar negro com branco que absurdo

  • @bezerraluisbezerrasouza7269
    @bezerraluisbezerrasouza7269 5 หลายเดือนก่อน

    CONFUSO.: O que carece de ordem. Não confundir com o OBSCURO, que carece de clareza, nem com o VAGO, que carece de precisão. Todavia, os três, em filosofia, costumam andar juntos. É o que torna certas dissertações dos nossos estudantes mais difíceis de compreender, e mais cansativas, do que muitas páginas de Aristóteles ou de Kant.

  • @WANDER6722
    @WANDER6722 5 หลายเดือนก่อน

    SÁBIO - Quem não necessita, para ser feliz, de se mentir, nem de se iludir a si mesmo, nem mesmo de ter sorte. Dir-se-ia que o sábio se basta a si mesmo. É por isso que é livre. Mas a verdade é que ele se basta com tudo, ou que tudo lhe basta. É O SUFICIENTE PARA DISTINGUI-LO DO IGNORANTE, PARA O QUAL TUDO NUNCA É O BASTANTE. É QUE O IGNORANTE QUER TOMAR, POSSUIR, GUARDAR, ENQUANTO O SÁBIO SE CONTENTA COM CONHECER, PROVAR (SAPERE, SABER, DE ONDE VEM SAPIENS, É TER SABOR), REGOZIJAR-SE. É MENOS UM SÁBIO QUE UM CONHECEDOR. Menos um expert do que um amador (no duplo sentido do termo:o que ama, o que não é profissional). Menos um proprietário do que um homem livre (o jivan muhta dos orientais: o liberto vivo). O SÁBIO NÃO TEM QUEM O DOMINE, MAS TAMBÉM NÃO TEM DOMÍNIO, A NÃO SER DE SI, NÃO TEM IGREJA, NÃO TEM PERTINÊNCIA, NÃO TEM VÍNCULOS, NÃO TEM APEGOS (O QUE ELE AMA, ELE NÃO POSSUI, NEM O POSSUI). NEM SUA FELICIDADE LHE PERTENCE:A FELICIDADE É APENAS UM POUCO DE ALEGRIA NO GRANDE VENTO DO MUNDO.Ele é desprendido de si mesmo e de tudo. É por isso, talvez, que o sábio é feliz: porque já não precisa sê-lo. E sábio: porque já não crê na sabedoria.

  • @bezerraluisbezerrasouza7269
    @bezerraluisbezerrasouza7269 5 หลายเดือนก่อน

    ESCOLA.:Lugar onde se ensina e onde se aprende. Isso supõe um mestre, aquele que sabe e ensina, e alunos, que não sabem e estão ali para aprender. A própria definição de escola parece retrógrada e antidemocrática. E é. TODA ESCOLA REPRESENTA O PASSADO, QUE ELA DEVE TRANSMITIR AOS QUE, MAIS TARDE, INVENTARÃO O FUTURO. E nenhuma seria capaz de se submeter, sem comprometer sua alma, à exigência DEMOCRÁTICA, que é a do número e da igualdade. Ninguém vai votar nas salas de aula para saber como se escreve uma palavra, quantos são três vezes oito ou quais as causas da primeira guerra mundial. Nem para saber se é preciso estudar ortografia, aritmética e história. O mestre só pode transmitir seu saber se seu poder for mais ou menos reconhecido por todos. DAÍ QUE NÃO HÁ ESCOLA SEM DISCIPLINA, NEM DISCIPLINA SEM SANÇÕES. A ESCOLA DEMOCRÁTICA? É a que é submetida à democracia, isto é, ao povo soberano, que decide os orçamentos, os currículos, os objetivos. NÃO A QUE SERIA SUBMETIDA, ABSURDAMENTE, AOS SUFRÁGIOS DOS ALUNOS OU DOS PAIS. Abrir a escola para a vida? SERIA ABRI-LA PARA O MERCADO, A VIOLÊNCIA, OS FANATISMOS DE TODO TIPO. É melhor fechá-la sobre si mesma - lugar de acolhida e de reconhecimento - para abri-la aos saberes e a todos.

  • @mariaassis7723
    @mariaassis7723 5 หลายเดือนก่อน +2

    Valdomiro santiago quem disse que ele faz milagres so na cabeca dos bagre mesmo.