Esse ano eu completo 10 anos trabalhando profissionalmente no ramo de restaurantes, e esse cara falou tudo, trabalhar em cozinha é insano demais, pedaço do inferno.
Realmente trabalhar na cozinha é mais desgastante do que a profissão de bombeiro ou policial, tanto que Forças Especiais de Segurança do mundo inteiro estão recrutando cozinheiros.
Pura verdade. Há excessoes, mas no geral é assim; Muita vaidade, trairagem, stress. Já comi de pé várias vezes. Entrar ás ¨6 da manhã e almoçar ás 4 correndo. Mas para mim foi válido. Eu gostava porque cozinha é pra valente. Fiquei uns 10 anos.
Só verdades,trabalhei em restaurante e lá tinham cozinheiros maravilhosos que fazem pratos espetaculares e eles sempre diziam"cozinha não é glamour", e é verdade além de trabalhar demais, os dias que vc mais trabalha é final de semana e feriado.
Mas isso não tem nada a ver , quem busca uma profissão já vai ciente assim como médico , enfermeiro e entre várias outras profissões que trabalham no fim de semana. Quem tá buscando a profissão tendo em vista se vai folgar no fim de semana já começou errado.
concordo com tudo que ele falou e digo mais essa glamourização não esta so na cozinha não, sou estudante de arquitetura e muitos colegas acham que vão ser arquitetos de renome mundial, são esses que não torna a arquitetura mais acessível a todos, morar e comer bem são direitos de todos que as vezes são negligenciados.
@@diegomota9482 Nem todo médico trabalha fim de semana e feriado. Depende da especialidade do médico. Por exemplo, se for oftalmologia, ele terá fim de semana. Agora, se for um neurocirurgião, não terá.
@@vinicius8145 Você tirou esse dado de onde ? Porque basta trabalhar em hospital que independente da especialização vai trabalhar de final de semana sim senhor.
@@diegomota9482 Médico se tiver o próprio consultório não se tiver que trabalhar em um hospital provavelmente não terá vida aqui nada se for médico cirurgião. Tem médico que só faz consulta e eles mesmo faz seus horários.
Cara, já tive uma pizzaria, eu fazia de tudo lá, cozinha, limpeza, entregador ... Tem que fazer acontecer Negócio deu super certo, tava indo super bem, mas eu fechei, deus me livre, é só stress, cliente querendo passar a perna, ingrediente que acaba e todos com os nervos a flor da pele, tem bons momentos, mas no geral é muito estressante, acaba com sua vida, vc não tem mais fim de semana, não tem mais feriado, vc dorme super tarde pq se fecha a meia noite como era o meu caso, depois tinha que ir limpar tudo, fazer contabilidade e conferir o estoque pra vê se algo precisava ser comprado, na segunda q era o dia q não abrimos, era outro inferno, parecia que era meu dia de descanso, mas não, eu passava o dia inteiro na rua resolvendo problema, pagando conta e correndo atrás das coisas Não sei quantas noites eu pegava a moto e passava 5 6 hrs correndo igual um maluco pra fazer entrega dentro do horário, chuva, frio... Teve noites que dava mais de um tanque da moto, aquilo era inumano A correria infernal dentro da cozinha, calor absurdo, pedido chegando atrás de pedido Até hoje quando eu ouço o som de chegada de pedido no Ifood me dá agonia Eu comecei a comer e beber pra liberar o stress, depois fechei, deus me livre, quero mais isso pra minha vida não, comércio de comida é um inferno na terra.
Eu percebo, digo percebo, pois não sou do ramo. Que aqui em Sp os restaurantes, pizzarias e principalmente padarias que se sobressaem por muito tempo o segredo é quando a família está junta. Tipo pai, a mãe e os filhos estão envolvidos.
Chefes de cozinha, ajudantes de cozinha e todo mundo que trabalha NA COZINHA é um povo sofrido. Quando fui trabalhar em cozinha passei a valorizar muito essa galera. Tenho mais paciência com pedidos demorados, se veio errado/frio/ou com algum outro problema, reclamo educadamente pq eu sei que todo mundo ali tá a ponto de surtar com tanto estresse
Sou chefe de cozinha na Alemanha, me formei e trabalhei e ainda trabalho em restaurantes renomados e digo: Glamour só fora! Dentro da cozinha é punk! Stress, pressão, concorrência, ego e vaidade! Quando se trabalha em um restaurante que está na lista da Michelin então só tento muito psicólogo para aguentar o tirão. Em 2017 tive Burnout. Estava em um ritmo tão intenso e pouco antes do meu horário acabar meu chefe abre a porta da cozinha e diz: o Bayern München (time de futebol) está vindo agora comer aqui e eu apesar de saber que será fora do nosso horário não neguei a reserva. Ele vira para mim e fala: Daiane quero Amus, e duas entradas exclusivas em tempo recorde! Quero para ontem! Juro que no outro dia não conseguia me mexer. Fiquei paralisada, meu corpo não conseguia forças para sair da cama. Não é para os fracos essa profissão.
Tenho 27 anos dedicados à cozinha. Nesse período fiz de tudo um pouco, tive várias casas em vários seguimentos dessa área. Como empresário, por último tinha um restaurante num shopping e uma pizzaria no centro da cidade, 56 colaboradores, eu entrava as 7 da manhã (as vezes as 5 aos domingos) no restaurante e saía as 2 da madrugada da pizzaria, fiquei 8 anos sem um dia sequer de folga. Minha vida virou um inferno quando caí em depressão com momentos de síndrome do Pânico. Fechei a pizzaria e vendi o restaurante, quitei todas as dívidas bancárias, trabalhistas e etc., fiquei a zero financeiramente, debilitado física e psicologicamente por uns 3 anos. Passei a prestar consultorias na área, montando e tirando empresas do buraco. Em uma delas após cerca de 40 horas consecutivas trabalhando, voltando para casa de moto eu dormi pilotando e caí sofrendo uma lesão medular que me paralisou da cintura abaixo. Já a 2 anos e meio deitado numa cama olhando pro teto do quarto ou sobre uma cadeira de rodas, depois de vivenciar o inferno na terra, nunca desisti ou perdi minha fé em Deus! Nesse período prestei e presto de forma gratuita consultoria online a 106 pessoas ou empresas em 15 estados do Brasil uma em Rosário na Argentina e outra em Nápoles na Itália. Eu saí da cozinha mas estudo diariamente culinária, a cozinha nunca saiu de mim. A culinária me enlouqueceu e me tirou da loucura ajudando outros a não passarem pelo que passei, principalmente durante a crise do setor nessa pandemia. Tenho hoje um projeto para ensinar deficientes físicos, lesionados medulares, cadeirantes e ou seus companheiros e cuidadores a produzirem alimentos para o próprio consumo de forma saudável e também produtos à venda, gerando uma fonte principal ou complemento de renda. Se você leu até aqui esse relato, tem interesse ou conhece alguém que o tenha nesse projeto, cujo nicho de mercado beira os 49 milhões de brasileiros em situações iguais ou análogas à minha, deixo meu contato para maiores detalhes. Sou Norberto Ferreira, 50 anos, Cozinheiro. Contato Cel. e whatsapp 55 (18) 9 8100 0007. Felicidades Plenas e Sucesso Total a todos!
@@psicanalistacrista-CuradaAlma oh minha querida eu já tenho tudo, hj transformo vidas com a hipnoterpia, tenho Deus no coração e só com palavras simples obtenho a atenção de pessoas maravilhosas como vc. Felicidades Plenas e Sucesso Total a você! Oque houver de melhor no universo é posto a seu dispor.
Eu também acho, tenho 17 anos e entro na faculdade em 2025, estou me preparando para gastronomia e estou o mais consciente possível sobre a pressão, passando por cursos de prática e procurando por um estágio em restaurante, quero muito a faculdade e tô tentando me preparar para a pressão o melhor que puder
ja tive varios playboys bom de vida querer ser coznheiro na minha cozinha e nao conseguiram ficar um mes la, cozinha é guerrilha, pressão e seriedade, se a maioria tivesse essa noção ia facilitar a vida de muita gente.
@@gabrielacorcinisério 😅😅😅 17 anos e já vai fazer faculdade?? Ahhhh que coisa mais linda é ver uma pessoa jovem querer estudar🩷🩷🩷🩷 você tem minha admiração viuuu!!! Qual é seu Instagram???? Moça
Meus olhos se enchem de lágrimas ao lembrar por tudo que passei quando tinha um restaurante. (e muito mais). Lágrimas de gratidão, pois eu amo cozinhar e servir. E ao mesmo tempo alívio ao saber que essa fase passou. Comecei com jantar, passei a abrir tbm no almoço e em seguida café da manhã. Quando me dei conta dormia 3h por noite, aos sábados iniciava as 5 da manhã e iria parar meia noite no domingo, lembro que nas madrugadas pouco antes de amanhecer eu sentia que a minha alma ia embora e só restava o corpo. Lembro de dormir 20/30 minutos em baixo da chapa, dentro da dispensa, no chão. Não dava tempo de ir ao banheiro... Panelas no fogo, chapa quente, churrasqueira acesa e forno ligado. Uma loucura e me lembro de tantas vezes ver tudo funcionando, a correria, os pratos sendo entregues e me sentir orgulhosa e forte. Café, 3l de energético por dia e já pensando em drogas para conseguir aguentar o batidao... O restaurante me mostrou o que era importante: o tempo, o amor com a familia! Sou grata a Deus pela saúde e perseverança que me deu durante todo o tempo em que estive no restaurante. Grata por ter passado sã e salva! Gloria a Deus!
Finalmente um comentário "positivo", eu amo cozinhar e servir, mas com tantos comentários só negativos estava pensando se realmente era isso que queria pra minha vida. Obrigado
Gente, não conhecia esse rapaz, mas quanta sabedoria e coragem para expor uma verdade dessa. Sempre gostei de cozinhar e meu sonho era fazer gastronomia. Tive um ateliê de doces por 5 anos. E vou te falar....nunca trabalhei tanto na minha vida. De quinta a domingo, podiam se esquecer de mim. Festas em família, bailes de formatura, casamentos...esquece. Não fui em nenhum nesse tempo. Meu casamento quase acabou, um caos. Clientes super exigentes, brigas por preços, bolos que davam errado, meu Deus, só de pensar, chego a ter crises de ansiedade. E sem contar que ser dono do próprio negócio é um dom!!!! Como é difícil gerir, executar, delegar, administrar. Quem acha que abrir o próprio negócio é uma maravilha, esqueça. Ter que se preocupar com salários de funcionários, impostos, vigilância sanitária, é surreal. Realmente muito glamour para pouco dinheiro.
Aleluuuuia, Virei fa desse cara, ele explicou praticante tudo sobre essa falsa magia. Comecei com 17 anos em uma padaria, depois pastelaria, lanchonete, Cantina, restaurante , restaurante international, abri meu proprio ,meu dei mal, agora estou na italia tentando outra carreir (com 36 anos), nao.fiz gastronomia pois sabia que era furada, e so agora que abandonei a cozinha que tenho tenho de pensar e decidir minha vida. Foram anos sem vida social comendo eapaguete com salsicha, ouvindo gritos de chef's sadicos que pensam ser deuses, colegas podres sabotadores , vicio em maxonha cokaina , cerveja e café, nao consegui ter uma familia( todos meus ex colegas eram solteiros ou divorciados) , minha juventude foi uma .ilusao,. Jovens oucam meu conselho, polemica fora enquanto o Barco nao afunda, facam outro curso e sejam felizes.
Fui garçom e Maître em vários restaurantes e baladas desde 1990. O cara e vc só falaram verdades. Eu trabalhava no salão que era menos pior que a cozinha, a qual eu via o trabalho e participava de certa maneira...é um trabalho muito duro. Fazer dois turnos(almoço/intervalo/jantar) e não ter onde descansar detona as pessoas.
Eis aqui um formado em gastronomia, que já levou cuspe na cara dentro da cozinha, já respirou muito ácido da chapa, queimadura nem se fala, viu colegas de dentro da cozinha de cara feia pq eu escolhi dormir na minha casa e eles na casa do chef então eu precisei sair meia hora antes deles pra pegar o noturno pq no dia seguinte eu tinha q estar lá às 8 denovo e depois faculdade (eu moro na zona norte e o restaurante e a faculdade na sul ) e hoje estou a um ano e meio com o meu próprio comércio com o mesmo trabalho q eu tinha antes só q tendo q aturar um monte de pessoa inconveniente, tendo q planejar marketing, menu novo e muitos outros desafios administrativos e ainda por cima sem ter grana pra absolutamente nada a n ser manter meu comércio rodando na garagem da minha casa com uma cozinha de sei lá 2metros quadrados.. E isso só foram 4 anos da minha vida até agora, imagina tantos e tantos outros q trabalham desde seus 15 até hj com seus 60 e tantos ...
Eu tb tô tentando empreender no ramo da maquiagem e te digo oq eu aprendi, quanto mais você tenta oferecer o melhor serviço mais vc se acaba kkkk tem q oferecer coisa do povão mesmo, pq é a maior parte de clientes de QUALQUER ramo no brasil é baixa renda, e ñ está procurando gurmet, vende sorvete, e churros q ainda ñ é tãaaao comum (aqui onde moro é o negossio q menos tem, só 2 pessoas vendem, e só no centro com carrinho, ninguém vende em casa, agora brigadeiro, salgado... tem gente vendendo até em cima de sua casa se brincar kkkkk), assiste o podcast do achismo sobre vendedor de semáforo p vc ver quanto o cara ganha, o negossio é só trabalhar com coisa q vc pode ser esperto kkkkkk (não no sentido de desonestidade)
@@edijanesantos6343 então moça eu vendo pro povão mas dou o melhor de mim , tanto em produtos de qualidade quanto em esforço tentando sempre dar oque se busca e o melhor de mim . Então eu só concordo em partes com oque você disse, muita gente, muita mesmo me falou a mesma coisa que você , sobre fazer o simples, acontece q fazer o simples me coloca no mesmo patamar de quem o máximo q consegue é só o simples, eu fiz faculdade justamente pra trazer o diferencial pra minha carreira e também para os de baixa renda. Eu trago pratos internacionais pra minha quebrada, porque sei q todos merecem, e quando comem comida boa eles voltam, eu tempero meu feijão com bacon e com calabresa , coisa q me falaram q era besteira, pq todo mundo por aí tempera só com alho sal e pimenta, mas já me trouxe retorno cliente voltando só por ele. Cliente voltando só pelos pratos diferentes... Então moça se eu aprendi alguma coisa com isso tudo é que vc tem q dar o seu melhor pq tudo da trabalho mas o retorno vem.
Povo assiste Alex Atala e Fogaça e cai numa cilada. Foi assim comigo no curso de publicidade, entrei no curso fui atras de emprego, comecei a trabalhar na área e vi como era a realidade e depois de me formar e trabalhar mais 3 anos em agência realizei meu desejo que foi sair da área. Isso fazem 12 anos e nunca estive mais satisfeito com a decisão. Nesses 12 anos encontrei meu verdadeiro dom que é ser comerciante. Hoje a publicidade e a experiencia na área me ajudam muito no comercio, mas trabalhar nesse ramo fazendo layout até 3 da manha pra no outro dia o cliente trazer a mãe pra opiniar no teu trabalho não dá.
Eita resenha viuuuuu 😂🤣🤣🤣 mas graças a Deus irmão wir você conseguiu perceber qual que era sua vocação, e o quê que faz você se sentir bem de verdade🩷🩷🩷🩷🩷🩷🩷🩷 que Deus o abençoe e que você plante sempre a bondade e a gentileza em seu coração 💓💓💓💓
Gente, mas essa rotina de trabalho que ele descreveu é A rotina de Todos os assalariados do Brasil! Trabalho com apenas uma folga semanal, dobrar nos fins de semana, não ter vida social, em fim, viver pra trabalhar. E tudo isso para conseguir sobreviver, pq o salário que se ganha é uma sacanagem.
Pura verdade. Já trabalhei em grandes restaurantes em Porto/Portugal. Cara, impressionante, metade dos cozinheiros usavam drogas nos intervalos e bebiam bebida alcoólica durante o serviço. É um loop de pura desgraça, um ambiente muito tóxico.
Os vídeos dele no TH-cam são os mais didáticos, tanto na parte técnica quanto na histórica, além de que ele tem um quadro unicamente pra comida Brasileira raiz mesmo, onde ele exalta muito nossa cultura é basicamente o melhor canal de gastronomia do TH-cam.
Todo trabalho de escala 6x1 deveria ser mais valorizado pelo mercado de trabalho e sindicatos afins. Pessoas que trabalham em hotéis, restaurantes, cozinhas e supermercados, shopping deveriam ser mais valorizados e não receber pouco. Poder trabalhar é uma dádiva, mas, perder sábados, domingos, feriados, sem nunca receber a mais por isso deveria ser considerado crime.
É uma escravidão quem trabalha 6x1. No Brasil só deveria existir 4 cargas horárias 30h/semanais, 40h/semanais, 12x36 e 24x72. E também acabar com horas compensadas. Eu penso que não precisamos de sindicatos, precisamos é escolher melhor nossos deputados. Infelizmente as mais pobres trocam os votos por cervejinha por R$100; é por este motivo que existe a manutenção da pobreza.
@@MarcioDiegocosta verdade! Sempre que penso nisso, lembro das pessoas no escritório, não trabalha 2 dias na semana (sábado e domingo). Então pq não podemos ter duas folgas tbm? (terça e quarta por exemplo). Como seria essa 24x32?
E ainda tem gente que reclama dos direitos trabalhistas, acham que são um atraso e que prejudica o empresário. Concordo que o Brasil é um país muito difícil de empreender e que poderiam haver mais incentivos, mas diminuindo imposto e não precarizando o trabalho...Se até com direito trabalhista ,muitos empresários abusam,imgine se não tivesse?
Eu fui um dos trouxas que caiu no conto de fazer curso glamouroso (le cordon bleu) achando que iria me abrir portas de lugares maravilhosos, que seria respeitado, valorizado, etc....realidade é que ninguém quer saber oq vc sabe ou estudou, importante é QI e experiência...mas ninguém quer te dar experiência. Querem curso e experiência, mas não querem saber oq vc sabe ou aprendeu....pois querem q vc siga exatamente oq é mandado la. Quem ler isso, não faça curso de gastronomia e se for fazer, não pague mtu caro!
realmente curso de gastronomia é glamour. trabalho com cozinha desde meus 14 anos tenho hj 43 mais de 25 anos de cozinha, tudo que sei e aprendi foi na beira no fogão me fodendo. ja fiz teste com gente que tinha graduação e pos e eu graças a Deus com o conhecimento que tenho passei e em muitas vezes tive grandes oportunidades. hoje sim faço a faculdade pra melhorar conhecimentos, mais realmente é insano, tem que ter sangue no olho
Você deve ter tido um longa experiência mesmo né! Imagino a barra que você deve ter passado amigo! 💙💙💙💙 Que Deus continue sempre te dando força e resiliência viuu!!! Você parece ser alguém incrível e forte mesmo 🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽
É verdade! E o pior, ter um curso muitas vezes te atrapalha, muitos empregadores tem medo de contratar alguém com curso, e dentro da cozinha você é zoado, testado, acham que vc tem que saber tudo porque tem curso superior! Hoje trabalho em uma confeitaria muito boa que não trabalha domingo e tem um horário comercial, mas cheguei a trabalhar 10h por dia pra ganhar 1000 conto! Quase entrei em depressão porque não tinha nenhum tipo de vida social, chegava em casa tão cansada que nem tirava a roupa que chegava do trabalho! Só voltei porque as condições que me ofereceram foram melhores, não me arrependo de ter feito a faculdade, até porque aprendi coisas maravilhosas no curso! Mas eu poderia ter entrado na área primeiro, achava que seria um diferencial ter graduação e outra...se tem uma cultura idiota que vc tem que começar por baixo, exemplo trabalhar de graça, fazer estágio de graça! Uma idiotice! Qualquer curso de graduação os estagiários são remunerados, e no curso de gastronomia se tem uma espécie de cultura que vc é "pago" com aprendizado no início! 🙄 mas quem está pensando em entrar na área, vc não precisa fazer curso, vai trabalhar primeiro, depois vc gasta rios de dinheiro com a faculdade.
Nossa já perdi uns 3 trampo só por que eu tinha faculdade, o chef me chamava de chef sendo q eu tava querendo começar por baixo como ajudante... Nunca conseguia até eu decidir não falar mais q eu era formado . Mas dei sorte e consegui numa hamburgueria depois e pelo menos já tenho na carteira q é o segredo pra arrumar trampo em cozinha né kk kkk apesar q agora tô com meu comércio kkkkkkkkk
Nossa isso acontece muito, a pessoa ja é formada quer trabalhar na área de formação e encontra um chefe mesquinho pra fazer isso. Tenho muita experiência em cozinha e pude ver que muitos chef e ajudantes não tinha nenhum tipo de curso de gastronomia na área.
Exatamente...e eu que fiz curso completo de confeitaria na Le Cordon Bleu...mas agiu contra mim do que a favor. Nego que me contrata espera que eu seja confeiteiro das galáxias ou muitos lugares nem me chamam pra uma entrevista de auxiliar com salário mínimo. E o curso não ensina nada sobre como ter seu proprio negócio, então é uma perda de tempo. Meu estágio tb foi de graça, mas pelo menos eu me diverti muito e aprendi muito... mas essa área esquece glamour, esses chefs marketeiros de tv nem sabem mais como cozinhar a anos, apenas vivem de marketing pessoal, fama do passado e vários assistentes que fazem acontecer pra ele.
Eu trabalhei muito de garçom e vivia dentro de cozinhas e via como era a situação, é correria, é muito bom quando tudo flui corretamente e fica gostoso de trabalhar, mas existem muitos contratempos! Conheço chefes de cozinha que quando largam de um dia muito pesado se afundam no álcool pra desestressar e eu como garçom não fico por trás é muito álcool kkkkkkkkk
Trabalhei 8 anos em vários tipos de cozinha sempre como auxiliar de cozinha e/ou atendente ou garçom. Abusei de drogas, não consegui estudar porra nenhuma, não tinha vida, era trabalho casa. Colegas querendo passar a perna, discussão, abuso moral,físico, já fui assediado por homens mais de uma vez, sofri surto psicótico dentro da cozinha. Inferno é pouco e sempre recebendo uma miséria. Por muito tempo baixei a cabeça e continuei no ramo pois já tinha experiência. Depois de muito tempo e de conhecer minha esposa que é uma mulher maravilhosa, me falou que eu poderia trabalhar em algo muito melhor e eu a escutei. Hoje estou a um ano no mercado imobiliário de Florianópolis, comecei o curso de TTI hoje, na minha imobiliária todos meus colegas me tratam com respeito, inclusive meu chefe, clientes e pessoas na rua quando abordo me respeitam, me escutam, e me indicam para outras pessoas. Em um ano no ramo já ganho 3x mais do que ganhava nessa ramo infernal da cozinha, deveriam se organizar e fazer um sindicato forte para estas pessoa pq é muito sofrimento.
Tudo que ele falou é verdade trabalhei 5 anos apenas e fiquei com vários transtornos , fiquei agressivo , hoje trabalho com outra coisa e estou melhorando aos poucos
@VanessaSilva-uo3tc Pois é minha irmã, hoje olhando tudo que passei , cheguei a conclusão que esse meu comportamento era a falta de vida com Deus , pois os frutos do Espírito são mansidão, domínio próprio, Benignidade, Amabilidade... Hoje congrego na igreja assembléia de Deus, sou servo do Senhor Jesus Cristo, Ele mudou a minha vida , me transformou de dentro pra fora e a cada dia me pareço mais com Ele!
Obrigado, gratidão por falar a verdade que passamos dentro de uma cozinha. Falou a mais pura verdade, stress, falta de vida social, no geral os casamentos acabam, não vemos os nossos filhos crescerem, não existe um sindicato que nos apoie com benefícios.....e etc....etc...tem que amar de verdade! Estou nesse ramo há mais de 10 anos, é foda.
Eii não abra não mão de estar com a sua família meu amigo!!!! Sua namorada ou esposa e seus pais e seus filhos!!!! A gente nunca sabe quando vai ser a última vez que a gente vai estar com eles 😔😔😔😔😔😔 é sério amigo, agarre as pessoas que você ama, agarre mesmo com bastante força, faça raiva, beije muito, engula se puder! Morda, arranhe! Encha com todo seu amor seu carinho e sua energia, a gente quer o pra sempre ao lado quem amamos porém o pra sempre não nos pertence! A única coisa que nos pertence é o hoje! Então engula literalmente as pessoas que você ama porque a gente nunca sabe quando vai ser a última vez!!!! Eu digo isso por experiência própria viuuu😔😔😔😔😔😔😔 pois eu perdi uma das pessoas que eu mais amava na minha vida, e eu tive chance de demonstrar todo meu amor por ela e hoje é tarde e não tem mais como voltar atrás...... Pense no que eu disse tá 😔😔😔😔😔😔
A Gastronomia verdadeira está no dia dia, na paixão, sou apaixonada por cozinhar desde dize anos hoje no.litiral Catarinense já trabalhei em vários restaurantes especializados em frutos do mar Falou tudo 👏👏👏👏♥️♥️♥️, experiência é tudo prática , mão na massa.
Pura verdade, trabalhar em restaurante é uma ida sem volta, 1 folga na semana quando da ainda, sábados e domingos esquece e o pior de tudo são os dias mais trabalhados
Nenhuma profissão é glamour. Tudo tambem depende do quanto está disposto a viver a experiência. Tem profissão que te exige ficar 30 dias fora de casa, longe de qualquer facilidade do dia a dia. Você não tem final de semana e trabalha 12h por dia. Vida de marítimo é assim. Fora outras profissões como médico que não tem hora marcada para atender um paciente, caminhoneiro que dorme muitas vezes dentro de um caminhão todos os dias. Vai de cada pessoa .
Até que enfim alguém pra dizer toda verdade. Eu trabalho em cozinha industrial. E ele disse a pura verdade e mais um pouco. Fora que salário é muito pouco.
Eu fiz faculdade de gastronomia como 1ª graduação e tudo que esse cara falou é verdade. Atualmente sou policial militar e, apesar dos problemas da profissão, a gente sofre bem menos do que numa cozinha de restaurante.
Impressionante como você está certo 10000% . Eu fiz gastronomia e me formei com 20 anos . Depois disso não atuei na área por não me adaptar a profissão . Você disse tudo , é uma área que não basta gostar , tem que amar muito . É uma profissão muito ingrata que poucos se destacam .
@@elildegomes542eu faço faculdade na área da saúde! Pois amo dar assistência desde que me entendo por gente!!! Mas depois de formada não me vejo dentro de um hospital não, de forma alguma!!! Pelo menos não pra minha vida inteira! Se chegar a acontecer de ir ir trabalhar lá que seja só por um tempo!!!! Pra eu ter a experiência e vivência e depois sair!!!!
Abri um delivery no ifood e passei por isso. Amo a confeitaria, mas no final das contas não compensou para mim. Fiz um curso de confeitaria e parti para o delivery. Abria 6 dias na semana, produzia tudo, montava, finalizava, atendia cliente, deixava pedido pros entregadores... E no único dia que não abria, tinha tanta coisa pra fazer que eu trabalhava do mesmo jeito. Correr atrás de gráfica pra imprimir etiquetas, comprar material para trabalhar, adiantar massas e recheios, atender mais cliente... Resumindo, estava enlouquecendo. Admiro muito que consegue continuar no ramo e dar conta. Hoje, pego encomendas espaçadas de alguns clientes e estou fazendo entrevistas para outro ramo de trabalho.
Eu acho que ele ainda foi até muito generoso.. As pessoas não tem noção do que seja trabalhar em uma cozinha levando grito, ouvindo palavrão e aguentando vaidade de chefe bosta que tem o rei na barriga te humilhando diariamente! Sejam bem vindos ao mundo real.
Caralho mano que Gatilho trabalhei 1 ano e 8 meses num restaurante por necessidade mesmo e nunca mais na minha vida quis voltar para esse tipo de ambiente de trabalho.
Falou tudo!!É dai para pior... Sou formado em gastronomia e trabalho desde 2007 na área... Também não recomendo ninguém a entrar nessa área...longas e cansativas jornadas ,remuneração péssima.... A única coisa "boa" desse setor é que nunca falta trabalho..(acredito que é porque muita gente não quer trabalhar nessas condições) Graças a Deus cheguei até aqui e a gastronomia me proporcionou grandes coisas na minha vida .. mesmo me fudendo muito
Deve ter sido um livro a sua vida né amigo??? Fico feliz que você tenha tido forças em Deus 🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽 e que Deus continue te abençoando viuuu🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽 qual seu Instagram???
Quem tá de fora acha que é só glamour mesmo. Mas a partir do momento que você decide seguir esse caminho pra sua vida, tem que saber que existe esse lado negativo também. Por isso que quem segue é quem realmente ama. Vejo a música muito parecida com a gastronomia nesse sentido. O cara não tem feriado, deixa de estar com a família, trabalha no momento de diversão dos outros, mas está ali porque ama.
vou trabalhar agora, mas vou contar minha experiencia quando eu voltar vou editar aqui! curti aqui so pra min não esquecer.... primeiro de tudo essencial é maturidade. amo a cozinha, mas como ele disse no principial não e legal ir para cozinha tão cedo.. é uma guerra
Ele disse tudo. O curso de gastronomia serve sim pro jovem filho de rico que ao se formar vão ter dinheiro pra abrir um restaurante contratar um chef mais experiente pra fazer o pesado
Pura verdade, trabalhei em restaurante 3 anos, final de ano, ceia de natal para hospedes e clientes tudo do bom e do melhor, para nos funcionarios, garçons, macarrão e salsicha,
Trabalhei por 1 ano e 8 meses, ate hoje eu admiro muito quem trabalha como garçom, nunca mais na minha vida eu terei essa coragem de novo. Fiquei traumatizado.
Sou cozinheiro a 30 anos e nesse video só escutei verdades!! Para quem quer ter longevidade nessa profisão tem que ter uma vida muito saudavel!! Treino, comer bem, sem drogas e alcool.... A vida do cozinheiro é muito sofrida mas amo essa profisão!!! Saludos desde TENERIFE
Meus parabéns ao Bruno! Falou só verdades! Tem gente que acha que cozinha é glamour, mas não aguentam 1 mês na cozinha de verdade. Um dos empregos mais estressantes e cansativos do mundo.
não é ruim não,é infernal e ele disse uma coisa que sempre digo aos mais novos tem de ter muito cuidado pois realmente é verdade sobre os problemas principalmente com alcool é muito estressante. tarbalho a 30 anos neste setor e tem que realmente gostar e saber que a realidade é cruel e vc tem de ser muito forte para suportar a pressão.
E pura verdade! Entrei na cosinha obrigada p ajudar , hoje trabalho em evento , vejo este programa na televisao glamoroso isso não existe , suor sangue no zoi , paga mal , e cobrança.
Nossa é muita realidade,fiz curso, trabalhei como cozinheiro por alguns varios anos e era muito isso! Assino embaixo e nao modifico nenhuma palavra do que o Bruno disse. Pior anda é ver pessoas que porque seguem receita da ana maria se achando chefs e tu ve quão banal o nome fica, apesar de toda vaídade. Até hoje quando vem de agrado me chamar de chef em jantas ou almoços que eu faço com amigos ou familiares eu corrijo pra cozinheiro. Eu depois de varios anos trabalhando com alta gastronomia, passei varios anos trabalhando como vendedor com horários de shopping da vida e me sentia bem mais trnaquilo " com qualidade de vida" porque fechava as 22h e eu tava de boas, podia pedir um ifood ainda.(outra área que o pessoal se mata)
esse cara é realmente do ramo, cozinha é 200% entrega, sangue, saúde e traumas. Único momento de felicidade é quando ganhamos um simples elogio para o sacrifício que fazemos todos os dias.
O vilela impressionado com que ele ta falando, amigo eu trabalhei num restaurante de altíssima gastronomia íamos almoçar sempre dava movimento as 17h00 ou 18h00 nem tinha mesa apoiava o prato em uma mão com a outra o garfo como sempre fui peão achava aquilo normal mas hoje em dia vejo que era desumano para um prestador de serviço
Véio, sigo o Bruno desde o começo do canal dele! Muito bom! Eu cozinho, tenho 3 primos chefs, e não quero trabalhar com isso nunca!! Gosto de cozinhar pros outros, mas restaurante, nunca!!!
Cansei de ser chef, adoro esse chefe, carismático engraçado, e ele explica muito bem as receitas chega da uma aula de história ,mas fiz algumas receitas dele e nossa valeu muito a pena.
Trabalho na produção e preparo de uma confeitaria gourmet, dia a dia corrido, final de semana ja nao existe. Mas eu nunca pensei em sair dali. As 10 12 horas me fazem tao bem! Simplesmente faço o que amo
Meu Deus, que vídeo extraordinário... Falou tudo que eu penso, tenho uma pequena hamburgueria artesanal em Governador Valadares MG,o nível de estresse é muito alto,o nível de cançaso físico e mental é grande.
Essa vida e só pra quem gosta mesmo, trabalho em cozinha ja faz 8 anos, e com certeza a vida pessoal fica de lado, enquanto todos estao de folga curtindo, eu to dentro de uma cozinha, com um calor de 45 graus, mas a verdade e q a hora do rush é a melhor hora, trabalhando na cozinha naquela correria, fazendo oq eu amo, me traz muita satisfação
Muita verdade ! Trabalhei em um restaurante francês e tinha hora pra começar e nao parar .. mais apesar de tudo sinto saudades eu cresci muito mesmo com tão pouco tempo e inclusive hoje vejo que eu tinha muito que crescer ainda nessa area ! Hoje sou produtora de geleia e antepastos amo.. estou feliz cursando engenharia de alimentos e gastronomia ❤
Larguei a contabilidade pra fazer curso de gastronomia, realmente é tudo isso e mais um pouco. Levamos uma vida fudido, ja perdi a conta de quantas vezes senti saudade de contabilidade, mas cara, depois da correria, vc ver que nenhum pedido atrasou, nada saiu errando, tudo deu certo, é muito bom
Eu sou contadora também e quero sair da contabilidade pra ir pra gastronomia pq acho a contab UM INFERNO NA TERRA. Cuidar do dinheiro dos outros, ficar discutindo por centavos, notas fiscais... Acreditei que Gastronomia teria a satisfação de poder colocar a mão na massa, entregar algo satisfatório para as pessoas, mas estou ficando com medo dos relatos kkkk agora estou indecisa, se largo mesmo a contab pela gastro kkkk não quero trocar um inferno por outro 😂😅
Trabalhei num restaurante, via os chefes muito estressados, gritaria um ambiente horroroso, eu pensava nossa que do desse povo comendo uma comida que foi feita N ambiente horroso. Muito foda, os restaurantes não dão estrutura pra staff, aqui em Londres a gente fazia evento morrendo de fome, e eles as vezes davam meia hora de almoço, mas era rarooooooo, um verdadeiro inferno. Povo as vezes dopado de red bull, alcohol ê drogas para aguentar esse ambiente
Colega!!!! Obrigado pela sinceridade. É isso mesmo. Também sou gastronomo. É o único curso que tenho vergonha de ter feito. Foi a única área de trabalho onde minha integridade foi atacada. É uma área esnobe, corrupta e invasiva. Vc tem meu respeito pela sua sinceridade. Obrigado mais uma vez.
Só vc fazer seu nome sendo chef particular ou chef de eventos. Aqui na minha cidade tem um chef incrível que só trabalha assim e ganha bem. Faz jantares na casa dos "ricos e famosos" da cidade, prepara jantar de casamento, elabora cardápio de eventos e ainda vende pratos exclusivos em datas especiais. Ele mesmo me disse q só passou na cozinha de um restaurante durante o estágio e pra nunca mais. Então, eu acho, q tem como um chef evitar passar por essa humilhação.
Eu trabalhei com comida, eu tinha 17, a 20, com meu pai, além de trabalhar em empresas, durante o dia. É um ramo difícil, e vc só vai ganhar dinheiro se vc ser o dono. O povo vê estes filmes chiques de chef e acham que aquilo é geral.
Pior que isso é verdade. Comecei com 18 anos, trabalhando em cozinha de hotel, sem vida social e perdendo toda a minha juventude. Hoje eu nem sei como vou conseguir mudar de área...
Fora uns caras que surrupiam toda ou parte das gorjetas... Mas o legal mesmo são os "chefs superstar" que na TV colocam manteiga, azeite e trufa em tudo e no restaurante deles é só óleo de soja usado umas 30 vezes.
Depois de ficar a virada do ano de 2010 dentro da cozinha, enquanto todo mundo estava com a família festando, pedi a conta no próximo dia e desisti da gastronomia no último semestre. Em fevereiro do mesmo ano iniciei o curso engenharia mecânica... Melhor decisão que já tomei. Ainda estou fudido, mas agora só em horário comercial. Kkkkk
Eu entendo isso e concordo. Trabalhei numa empresa que tinha restaurante. Apesar de terem estrutura, faltava funcionários e a equipe de 4 pessoas dentro da cozinha pareciam 10-12 trabalhando para que os pratos saíssem todos bem feitos, quentes e na hora. Mesmo assim ainda dava demora quando o restaurante ficava cheio, com 30-40 pratos para preparar ao mesmo tempo. Uma pena que essa geração mais jovem, se dói por tudo, tem "gatilhos emocionais" por qualquer coisa, não gosta de se esforçar, quer tudo pronto. Talvez por isso que não vemos profissionais mais jovens neste mercado de trabalho.
Assino embaixo! Minha esposa sempre foi uma grande cozinheira. A gastronomia vei pra deixá-la por dentro de parte da "antropologia" e da "ciência" no entorno da cozinha... Mas é uma figueira de vaidade, panelinhas a sem fim e gente iludidada com o MasterChef. Sem contar em como pagam mal no meio, além das péssimas instalações e estrutura de trabalho em 90% dos espaços onde atuou... E pior, os "gestores" vomitam a ideia de que "tem que sair do inferno pra se tornar um grande chefe"... Isso quer dizer: NÃO EXIJA MÍNIMA DIGNIDADE se quiser trabalhar em espaços de "referência". Graças a Deus não precisamos nos sujeitar a essas condições. Melhor ela só atender aos poucos clientes que entendem a diferença de atuar com excelência de A à Z produzindo em casa mesmo. Tenho pena, pois sei que é um talento desperdiçado, mas jamais a incentivarei a viver nesse "inferno" que esse mercadinho normatizou. FODAM-SE! 🤞
Eu queria muito ser cozinheiro, porque eu amo muito cozinhar mas quando trabalhei em uma risoteria vi o quão difícil é, você fica horas em pé em um calorão fodido, tirando quando chega algum cliente próximo de fechar e você precisa ficar lá,tudo isso fora a pressão e devido a problemas nas costas pra mim se tornou um empecilho muito grande.
É o que falo pra todo mundo que me pergunta como é trabalhar numa cozinha profissional. Resumiu com carinho o que é falo pra geral. ESSA NOSSA VIDA É LOOOOUUUUCUUURAAAA!
Quanta verdade!! Trabalhei 15 anos em cozinha de restaurantes de todos os tipos, em Londres, Paris , Barcelona e é exatamente isso!!! Continuo cozinhando mas independentemente. Mundo cruel esse mundo de cozinha, infelizmente.
Esse ano eu completo 10 anos trabalhando profissionalmente no ramo de restaurantes, e esse cara falou tudo, trabalhar em cozinha é insano demais, pedaço do inferno.
Fui motoboy de pizzaria e restaurante cara e isso mesmo cozinha e tormento o dono dava as pizzas que sobrava do rodízio prós motoboy e prós garçom
Realmente trabalhar na cozinha é mais desgastante do que a profissão de bombeiro ou policial, tanto que Forças Especiais de Segurança do mundo inteiro estão recrutando cozinheiros.
É bom para ter conhecimento e abrir seus próprio negócios
Pura verdade. Há excessoes, mas no geral é assim; Muita vaidade, trairagem, stress. Já comi de pé várias vezes. Entrar ás ¨6 da manhã e almoçar ás 4 correndo. Mas para mim foi válido. Eu gostava porque cozinha é pra valente. Fiquei uns 10 anos.
kkkk é doideira msm
Só verdades,trabalhei em restaurante e lá tinham cozinheiros maravilhosos que fazem pratos espetaculares e eles sempre diziam"cozinha não é glamour", e é verdade além de trabalhar demais, os dias que vc mais trabalha é final de semana e feriado.
Mas isso não tem nada a ver , quem busca uma profissão já vai ciente assim como médico , enfermeiro e entre várias outras profissões que trabalham no fim de semana.
Quem tá buscando a profissão tendo em vista se vai folgar no fim de semana já começou errado.
concordo com tudo que ele falou e digo mais essa glamourização não esta so na cozinha não, sou estudante de arquitetura e muitos colegas acham que vão ser arquitetos de renome mundial, são esses que não torna a arquitetura mais acessível a todos, morar e comer bem são direitos de todos que as vezes são negligenciados.
@@diegomota9482 Nem todo médico trabalha fim de semana e feriado. Depende da especialidade do médico. Por exemplo, se for oftalmologia, ele terá fim de semana. Agora, se for um neurocirurgião, não terá.
@@vinicius8145 Você tirou esse dado de onde ? Porque basta trabalhar em hospital que independente da especialização vai trabalhar de final de semana sim senhor.
@@diegomota9482 Médico se tiver o próprio consultório não se tiver que trabalhar em um hospital provavelmente não terá vida aqui nada se for médico cirurgião. Tem médico que só faz consulta e eles mesmo faz seus horários.
Cara, já tive uma pizzaria, eu fazia de tudo lá, cozinha, limpeza, entregador ... Tem que fazer acontecer
Negócio deu super certo, tava indo super bem, mas eu fechei, deus me livre, é só stress, cliente querendo passar a perna, ingrediente que acaba e todos com os nervos a flor da pele, tem bons momentos, mas no geral é muito estressante, acaba com sua vida, vc não tem mais fim de semana, não tem mais feriado, vc dorme super tarde pq se fecha a meia noite como era o meu caso, depois tinha que ir limpar tudo, fazer contabilidade e conferir o estoque pra vê se algo precisava ser comprado, na segunda q era o dia q não abrimos, era outro inferno, parecia que era meu dia de descanso, mas não, eu passava o dia inteiro na rua resolvendo problema, pagando conta e correndo atrás das coisas
Não sei quantas noites eu pegava a moto e passava 5 6 hrs correndo igual um maluco pra fazer entrega dentro do horário, chuva, frio... Teve noites que dava mais de um tanque da moto, aquilo era inumano
A correria infernal dentro da cozinha, calor absurdo, pedido chegando atrás de pedido
Até hoje quando eu ouço o som de chegada de pedido no Ifood me dá agonia
Eu comecei a comer e beber pra liberar o stress, depois fechei, deus me livre, quero mais isso pra minha vida não, comércio de comida é um inferno na terra.
Concordo plenamente, não tinha cozinha, mas trabalhei em cozinha, Deus me livre.
Eu percebo, digo percebo, pois não sou do ramo. Que aqui em Sp os restaurantes, pizzarias e principalmente padarias que se sobressaem por muito tempo o segredo é quando a família está junta. Tipo pai, a mãe e os filhos estão envolvidos.
putz, eu quero montar um delivery pra mim
Vc me desenhou aí, tenho um delivery, tô doído pra mudar de profissão, mas minha paixão por hambúrguer não me deixou ainda
As pessoas dizem, nossa vc só trabalha das 18 a meia noite.
Mal sabe elas que vc corre o dia todo pra conseguir trabalhar das 18 a meia noite
Chefes de cozinha, ajudantes de cozinha e todo mundo que trabalha NA COZINHA é um povo sofrido. Quando fui trabalhar em cozinha passei a valorizar muito essa galera. Tenho mais paciência com pedidos demorados, se veio errado/frio/ou com algum outro problema, reclamo educadamente pq eu sei que todo mundo ali tá a ponto de surtar com tanto estresse
Grata por pessoas como vc
Sou chefe de cozinha na Alemanha, me formei e trabalhei e ainda trabalho em restaurantes renomados e digo:
Glamour só fora! Dentro da cozinha é punk! Stress, pressão, concorrência, ego e vaidade! Quando se trabalha em um restaurante que está na lista da Michelin então só tento muito psicólogo para aguentar o tirão. Em 2017 tive Burnout. Estava em um ritmo tão intenso e pouco antes do meu horário acabar meu chefe abre a porta da cozinha e diz: o Bayern München (time de futebol) está vindo agora comer aqui e eu apesar de saber que será fora do nosso horário não neguei a reserva. Ele vira para mim e fala: Daiane quero Amus, e duas entradas exclusivas em tempo recorde! Quero para ontem!
Juro que no outro dia não conseguia me mexer. Fiquei paralisada, meu corpo não conseguia forças para sair da cama.
Não é para os fracos essa profissão.
Caramba
Você acha que ganha um bom dinheiro trabalhando em uma cozinha dessas ? Ou é só no Brasil que é tão desvalorizado ?
@@pedroalves7899 Em qualquer lugar é desvalorizado. A diferença que lá fora paga 'bem' pq o salario geralmente são melhores.
😮 É complicado!
Tenho 27 anos dedicados à cozinha. Nesse período fiz de tudo um pouco, tive várias casas em vários seguimentos dessa área. Como empresário, por último tinha um restaurante num shopping e uma pizzaria no centro da cidade, 56 colaboradores, eu entrava as 7 da manhã (as vezes as 5 aos domingos) no restaurante e saía as 2 da madrugada da pizzaria, fiquei 8 anos sem um dia sequer de folga. Minha vida virou um inferno quando caí em depressão com momentos de síndrome do Pânico. Fechei a pizzaria e vendi o restaurante, quitei todas as dívidas bancárias, trabalhistas e etc., fiquei a zero financeiramente, debilitado física e psicologicamente por uns 3 anos. Passei a prestar consultorias na área, montando e tirando empresas do buraco. Em uma delas após cerca de 40 horas consecutivas trabalhando, voltando para casa de moto eu dormi pilotando e caí sofrendo uma lesão medular que me paralisou da cintura abaixo. Já a 2 anos e meio deitado numa cama olhando pro teto do quarto ou sobre uma cadeira de rodas, depois de vivenciar o inferno na terra, nunca desisti ou perdi minha fé em Deus! Nesse período prestei e presto de forma gratuita consultoria online a 106 pessoas ou empresas em 15 estados do Brasil uma em Rosário na Argentina e outra em Nápoles na Itália.
Eu saí da cozinha mas estudo diariamente culinária, a cozinha nunca saiu de mim. A culinária me enlouqueceu e me tirou da loucura ajudando outros a não passarem pelo que passei, principalmente durante a crise do setor nessa pandemia.
Tenho hoje um projeto para ensinar deficientes físicos, lesionados medulares, cadeirantes e ou seus companheiros e cuidadores a produzirem alimentos para o próprio consumo de forma saudável e também produtos à venda, gerando uma fonte principal ou complemento de renda.
Se você leu até aqui esse relato, tem interesse ou conhece alguém que o tenha nesse projeto, cujo nicho de mercado beira os 49 milhões de brasileiros em situações iguais ou análogas à minha, deixo meu contato para maiores detalhes.
Sou Norberto Ferreira, 50 anos, Cozinheiro.
Contato Cel. e whatsapp
55 (18) 9 8100 0007.
Felicidades Plenas e Sucesso Total a todos!
Uau vc e um guerreiro, que consiga tudo que deseja
@@psicanalistacrista-CuradaAlma oh minha querida eu já tenho tudo, hj transformo vidas com a hipnoterpia, tenho Deus no coração e só com palavras simples obtenho a atenção de pessoas maravilhosas como vc. Felicidades Plenas e Sucesso Total a você! Oque houver de melhor no universo é posto a seu dispor.
Parabéns pela dedicação. Vc é corajoso demais . Deus te abençoe
Que garra! Muita força e sucesso pra você!
@@michelemergenortiz4677 na verdade é só Deus mesmo, ele não desistiu de mim, se ele não foi capaz. Como eu poderia?
todo mundo que quer cursar gastronomia deveria ser obrigado a assistir esse vídeo
Eu também acho, tenho 17 anos e entro na faculdade em 2025, estou me preparando para gastronomia e estou o mais consciente possível sobre a pressão, passando por cursos de prática e procurando por um estágio em restaurante, quero muito a faculdade e tô tentando me preparar para a pressão o melhor que puder
ja tive varios playboys bom de vida querer ser coznheiro na minha cozinha e nao conseguiram ficar um mes la, cozinha é guerrilha, pressão e seriedade, se a maioria tivesse essa noção ia facilitar a vida de muita gente.
@@gabrielacorcinisério 😅😅😅 17 anos e já vai fazer faculdade?? Ahhhh que coisa mais linda é ver uma pessoa jovem querer estudar🩷🩷🩷🩷 você tem minha admiração viuuu!!! Qual é seu Instagram???? Moça
@@lucastito2231playboys bom de vida😂🤣🤣🤣🤣
Meus olhos se enchem de lágrimas ao lembrar por tudo que passei quando tinha um restaurante. (e muito mais). Lágrimas de gratidão, pois eu amo cozinhar e servir. E ao mesmo tempo alívio ao saber que essa fase passou.
Comecei com jantar, passei a abrir tbm no almoço e em seguida café da manhã. Quando me dei conta dormia 3h por noite, aos sábados iniciava as 5 da manhã e iria parar meia noite no domingo, lembro que nas madrugadas pouco antes de amanhecer eu sentia que a minha alma ia embora e só restava o corpo. Lembro de dormir 20/30 minutos em baixo da chapa, dentro da dispensa, no chão. Não dava tempo de ir ao banheiro...
Panelas no fogo, chapa quente, churrasqueira acesa e forno ligado. Uma loucura e me lembro de tantas vezes ver tudo funcionando, a correria, os pratos sendo entregues e me sentir orgulhosa e forte.
Café, 3l de energético por dia e já pensando em drogas para conseguir aguentar o batidao...
O restaurante me mostrou o que era importante: o tempo, o amor com a familia!
Sou grata a Deus pela saúde e perseverança que me deu durante todo o tempo em que estive no restaurante. Grata por ter passado sã e salva!
Gloria a Deus!
Finalmente um comentário "positivo", eu amo cozinhar e servir, mas com tantos comentários só negativos estava pensando se realmente era isso que queria pra minha vida. Obrigado
@@GrandcoldBRvocê vai fazer faculdade é?????
Mulher pra começar energético não é nada saudável e só lasca com a nossa saúde viuuuuu!!! Pois ele eleva os níveis dos nsoos batimentos cardíacos
Gente, não conhecia esse rapaz, mas quanta sabedoria e coragem para expor uma verdade dessa. Sempre gostei de cozinhar e meu sonho era fazer gastronomia. Tive um ateliê de doces por 5 anos. E vou te falar....nunca trabalhei tanto na minha vida. De quinta a domingo, podiam se esquecer de mim. Festas em família, bailes de formatura, casamentos...esquece. Não fui em nenhum nesse tempo. Meu casamento quase acabou, um caos. Clientes super exigentes, brigas por preços, bolos que davam errado, meu Deus, só de pensar, chego a ter crises de ansiedade. E sem contar que ser dono do próprio negócio é um dom!!!! Como é difícil gerir, executar, delegar, administrar. Quem acha que abrir o próprio negócio é uma maravilha, esqueça. Ter que se preocupar com salários de funcionários, impostos, vigilância sanitária, é surreal. Realmente muito glamour para pouco dinheiro.
Aleluuuuia, Virei fa desse cara, ele explicou praticante tudo sobre essa falsa magia. Comecei com 17 anos em uma padaria, depois pastelaria, lanchonete, Cantina, restaurante , restaurante international, abri meu proprio ,meu dei mal, agora estou na italia tentando outra carreir (com 36 anos), nao.fiz gastronomia pois sabia que era furada, e so agora que abandonei a cozinha que tenho tenho de pensar e decidir minha vida. Foram anos sem vida social comendo eapaguete com salsicha, ouvindo gritos de chef's sadicos que pensam ser deuses, colegas podres sabotadores , vicio em maxonha cokaina , cerveja e café, nao consegui ter uma familia( todos meus ex colegas eram solteiros ou divorciados) , minha juventude foi uma .ilusao,. Jovens oucam meu conselho, polemica fora enquanto o Barco nao afunda, facam outro curso e sejam felizes.
Fui garçom e Maître em vários restaurantes e baladas desde 1990. O cara e vc só falaram verdades. Eu trabalhava no salão que era menos pior que a cozinha, a qual eu via o trabalho e participava de certa maneira...é um trabalho muito duro. Fazer dois turnos(almoço/intervalo/jantar) e não ter onde descansar detona as pessoas.
@@EduOliva1 tambem trabalhei como Garcon, e como voce diz è menos ruim kkk porque bom nem pro patrao é.
DISSE TUDO!!!!!!
Amigão fala um pouco sobre a vida na Itália como está se sentindo por aí ?
Eis aqui um formado em gastronomia, que já levou cuspe na cara dentro da cozinha, já respirou muito ácido da chapa, queimadura nem se fala, viu colegas de dentro da cozinha de cara feia pq eu escolhi dormir na minha casa e eles na casa do chef então eu precisei sair meia hora antes deles pra pegar o noturno pq no dia seguinte eu tinha q estar lá às 8 denovo e depois faculdade (eu moro na zona norte e o restaurante e a faculdade na sul ) e hoje estou a um ano e meio com o meu próprio comércio com o mesmo trabalho q eu tinha antes só q tendo q aturar um monte de pessoa inconveniente, tendo q planejar marketing, menu novo e muitos outros desafios administrativos e ainda por cima sem ter grana pra absolutamente nada a n ser manter meu comércio rodando na garagem da minha casa com uma cozinha de sei lá 2metros quadrados.. E isso só foram 4 anos da minha vida até agora, imagina tantos e tantos outros q trabalham desde seus 15 até hj com seus 60 e tantos ...
Tbm estou abrindo uma cozinha na minha casa, e concordo com vc. Não é nada fácil e barato.
Eu tb tô tentando empreender no ramo da maquiagem e te digo oq eu aprendi, quanto mais você tenta oferecer o melhor serviço mais vc se acaba kkkk tem q oferecer coisa do povão mesmo, pq é a maior parte de clientes de QUALQUER ramo no brasil é baixa renda, e ñ está procurando gurmet, vende sorvete, e churros q ainda ñ é tãaaao comum (aqui onde moro é o negossio q menos tem, só 2 pessoas vendem, e só no centro com carrinho, ninguém vende em casa, agora brigadeiro, salgado... tem gente vendendo até em cima de sua casa se brincar kkkkk), assiste o podcast do achismo sobre vendedor de semáforo p vc ver quanto o cara ganha, o negossio é só trabalhar com coisa q vc pode ser esperto kkkkkk (não no sentido de desonestidade)
@@edijanesantos6343 então moça eu vendo pro povão mas dou o melhor de mim , tanto em produtos de qualidade quanto em esforço tentando sempre dar oque se busca e o melhor de mim . Então eu só concordo em partes com oque você disse, muita gente, muita mesmo me falou a mesma coisa que você , sobre fazer o simples, acontece q fazer o simples me coloca no mesmo patamar de quem o máximo q consegue é só o simples, eu fiz faculdade justamente pra trazer o diferencial pra minha carreira e também para os de baixa renda. Eu trago pratos internacionais pra minha quebrada, porque sei q todos merecem, e quando comem comida boa eles voltam, eu tempero meu feijão com bacon e com calabresa , coisa q me falaram q era besteira, pq todo mundo por aí tempera só com alho sal e pimenta, mas já me trouxe retorno cliente voltando só por ele. Cliente voltando só pelos pratos diferentes... Então moça se eu aprendi alguma coisa com isso tudo é que vc tem q dar o seu melhor pq tudo da trabalho mas o retorno vem.
@@caiqueefuzaro9419oie! Gostei mt de vc . Tem Instagram?
@@E.vellyn kkkkk tenho @Caiquefuzaro acho q é esse kk
Povo assiste Alex Atala e Fogaça e cai numa cilada. Foi assim comigo no curso de publicidade, entrei no curso fui atras de emprego, comecei a trabalhar na área e vi como era a realidade e depois de me formar e trabalhar mais 3 anos em agência realizei meu desejo que foi sair da área. Isso fazem 12 anos e nunca estive mais satisfeito com a decisão. Nesses 12 anos encontrei meu verdadeiro dom que é ser comerciante. Hoje a publicidade e a experiencia na área me ajudam muito no comercio, mas trabalhar nesse ramo fazendo layout até 3 da manha pra no outro dia o cliente trazer a mãe pra opiniar no teu trabalho não dá.
Comerciante doq?
@@kurono799 dono de puteiro
Ainda bem que não fiz Publicidade kkk
Eita resenha viuuuuu 😂🤣🤣🤣 mas graças a Deus irmão wir você conseguiu perceber qual que era sua vocação, e o quê que faz você se sentir bem de verdade🩷🩷🩷🩷🩷🩷🩷🩷 que Deus o abençoe e que você plante sempre a bondade e a gentileza em seu coração 💓💓💓💓
Gente, mas essa rotina de trabalho que ele descreveu é A rotina de Todos os assalariados do Brasil! Trabalho com apenas uma folga semanal, dobrar nos fins de semana, não ter vida social, em fim, viver pra trabalhar. E tudo isso para conseguir sobreviver, pq o salário que se ganha é uma sacanagem.
Verdade ,trabalho atualmente em padaria e nem folga feriado tem(Ramos de comidas,restaurantes) ....
Pura verdade. Já trabalhei em grandes restaurantes em Porto/Portugal. Cara, impressionante, metade dos cozinheiros usavam drogas nos intervalos e bebiam bebida alcoólica durante o serviço. É um loop de pura desgraça, um ambiente muito tóxico.
e suponho que tais habitos só ferra na hora dos pedidos,no preparo e ate no relacionamento com os colegas,tipo ajuda de um lado mas ferra no outro
@@giovanniorleans3178na verdade não acho que ajude não viuu irmão!!!! Na verdade só atrapalha!!!🤦🏽🤦🏽🤦🏽🤦🏽
@@giovanniorleans3178isso aí de ajudar é só ilusão🤦🏽🤦🏽🤦🏽🤦🏽
Eu não conhecia esse cara. Mas, quanta experiência.. Quando lição de vida.
Os vídeos dele no TH-cam são os mais didáticos, tanto na parte técnica quanto na histórica, além de que ele tem um quadro unicamente pra comida Brasileira raiz mesmo, onde ele exalta muito nossa cultura é basicamente o melhor canal de gastronomia do TH-cam.
Se gosta de culinária, pra mim é o melhor que tem no youtube.
Salomão Bruno é ótimo. Adoro seus vídeos e sua sinceridade cortante.
@@Lucas_Truck3000qual é o nome dele?????
@@MsKique000não conhecia ele não, mas ele pelo jeito parece ser sensacional né 🤣 sem contar que ele é bastante resenheiro😂💙💙💙
Todo trabalho de escala 6x1 deveria ser mais valorizado pelo mercado de trabalho e sindicatos afins. Pessoas que trabalham em hotéis, restaurantes, cozinhas e supermercados, shopping deveriam ser mais valorizados e não receber pouco. Poder trabalhar é uma dádiva, mas, perder sábados, domingos, feriados, sem nunca receber a mais por isso deveria ser considerado crime.
Nem devia existir essa escala ... É péssima! Pior escala que já trabalhei
É uma escravidão quem trabalha 6x1. No Brasil só deveria existir 4 cargas horárias 30h/semanais, 40h/semanais, 12x36 e 24x72. E também acabar com horas compensadas. Eu penso que não precisamos de sindicatos, precisamos é escolher melhor nossos deputados. Infelizmente as mais pobres trocam os votos por cervejinha por R$100; é por este motivo que existe a manutenção da pobreza.
@@MarcioDiegocosta verdade!
Sempre que penso nisso, lembro das pessoas no escritório, não trabalha 2 dias na semana (sábado e domingo). Então pq não podemos ter duas folgas tbm? (terça e quarta por exemplo).
Como seria essa 24x32?
@@elianegregory2541 24x72 é a escala de policiais, trabalham 1 dia completo e folgam 3
E ainda tem gente que reclama dos direitos trabalhistas, acham que são um atraso e que prejudica o empresário. Concordo que o Brasil é um país muito difícil de empreender e que poderiam haver mais incentivos, mas diminuindo imposto e não precarizando o trabalho...Se até com direito trabalhista ,muitos empresários abusam,imgine se não tivesse?
Eu fui um dos trouxas que caiu no conto de fazer curso glamouroso (le cordon bleu) achando que iria me abrir portas de lugares maravilhosos, que seria respeitado, valorizado, etc....realidade é que ninguém quer saber oq vc sabe ou estudou, importante é QI e experiência...mas ninguém quer te dar experiência. Querem curso e experiência, mas não querem saber oq vc sabe ou aprendeu....pois querem q vc siga exatamente oq é mandado la. Quem ler isso, não faça curso de gastronomia e se for fazer, não pague mtu caro!
realmente curso de gastronomia é glamour.
trabalho com cozinha desde meus 14 anos tenho hj 43 mais de 25 anos de cozinha, tudo que sei e aprendi foi na beira no fogão me fodendo.
ja fiz teste com gente que tinha graduação e pos e eu graças a Deus com o conhecimento que tenho passei e em muitas vezes tive grandes oportunidades.
hoje sim faço a faculdade pra melhorar conhecimentos, mais realmente é insano, tem que ter sangue no olho
Você deve ter tido um longa experiência mesmo né! Imagino a barra que você deve ter passado amigo! 💙💙💙💙 Que Deus continue sempre te dando força e resiliência viuu!!! Você parece ser alguém incrível e forte mesmo 🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽
O Bruno é um Chef que eu respeito. O cara é muito bom! Tem muita noção de química e biologia no preparo dos alimentos, coisa de poucos profissionais!
Perfeito 👏 a realidade é exatamente isso mesmo! O ego também é muito complicado assisti tantas brigas absurdas e erros gigantescos...
É verdade! E o pior, ter um curso muitas vezes te atrapalha, muitos empregadores tem medo de contratar alguém com curso, e dentro da cozinha você é zoado, testado, acham que vc tem que saber tudo porque tem curso superior! Hoje trabalho em uma confeitaria muito boa que não trabalha domingo e tem um horário comercial, mas cheguei a trabalhar 10h por dia pra ganhar 1000 conto! Quase entrei em depressão porque não tinha nenhum tipo de vida social, chegava em casa tão cansada que nem tirava a roupa que chegava do trabalho! Só voltei porque as condições que me ofereceram foram melhores, não me arrependo de ter feito a faculdade, até porque aprendi coisas maravilhosas no curso! Mas eu poderia ter entrado na área primeiro, achava que seria um diferencial ter graduação e outra...se tem uma cultura idiota que vc tem que começar por baixo, exemplo trabalhar de graça, fazer estágio de graça! Uma idiotice! Qualquer curso de graduação os estagiários são remunerados, e no curso de gastronomia se tem uma espécie de cultura que vc é "pago" com aprendizado no início! 🙄 mas quem está pensando em entrar na área, vc não precisa fazer curso, vai trabalhar primeiro, depois vc gasta rios de dinheiro com a faculdade.
Nossa já perdi uns 3 trampo só por que eu tinha faculdade, o chef me chamava de chef sendo q eu tava querendo começar por baixo como ajudante... Nunca conseguia até eu decidir não falar mais q eu era formado . Mas dei sorte e consegui numa hamburgueria depois e pelo menos já tenho na carteira q é o segredo pra arrumar trampo em cozinha né kk kkk apesar q agora tô com meu comércio kkkkkkkkk
Nossa isso acontece muito, a pessoa ja é formada quer trabalhar na área de formação e encontra um chefe mesquinho pra fazer isso. Tenho muita experiência em cozinha e pude ver que muitos chef e ajudantes não tinha nenhum tipo de curso de gastronomia na área.
O estágio NÃO REMUNERADO não é exclusivo da gastronomia... Engenharia tbm tem !
Exatamente...e eu que fiz curso completo de confeitaria na Le Cordon Bleu...mas agiu contra mim do que a favor. Nego que me contrata espera que eu seja confeiteiro das galáxias ou muitos lugares nem me chamam pra uma entrevista de auxiliar com salário mínimo. E o curso não ensina nada sobre como ter seu proprio negócio, então é uma perda de tempo. Meu estágio tb foi de graça, mas pelo menos eu me diverti muito e aprendi muito... mas essa área esquece glamour, esses chefs marketeiros de tv nem sabem mais como cozinhar a anos, apenas vivem de marketing pessoal, fama do passado e vários assistentes que fazem acontecer pra ele.
Eu tive depressão e ansiedade durante a epoca que eu trabalha em cozinha. 5 anos da minha vida jogados fora.
Eu trabalhei muito de garçom e vivia dentro de cozinhas e via como era a situação, é correria, é muito bom quando tudo flui corretamente e fica gostoso de trabalhar, mas existem muitos contratempos! Conheço chefes de cozinha que quando largam de um dia muito pesado se afundam no álcool pra desestressar e eu como garçom não fico por trás é muito álcool kkkkkkkkk
Rapazzzzzz você parece ser um rapaz tão bonito faça isso não 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Trabalhei 8 anos em vários tipos de cozinha sempre como auxiliar de cozinha e/ou atendente ou garçom. Abusei de drogas, não consegui estudar porra nenhuma, não tinha vida, era trabalho casa. Colegas querendo passar a perna, discussão, abuso moral,físico, já fui assediado por homens mais de uma vez, sofri surto psicótico dentro da cozinha. Inferno é pouco e sempre recebendo uma miséria. Por muito tempo baixei a cabeça e continuei no ramo pois já tinha experiência. Depois de muito tempo e de conhecer minha esposa que é uma mulher maravilhosa, me falou que eu poderia trabalhar em algo muito melhor e eu a escutei. Hoje estou a um ano no mercado imobiliário de Florianópolis, comecei o curso de TTI hoje, na minha imobiliária todos meus colegas me tratam com respeito, inclusive meu chefe, clientes e pessoas na rua quando abordo me respeitam, me escutam, e me indicam para outras pessoas. Em um ano no ramo já ganho 3x mais do que ganhava nessa ramo infernal da cozinha, deveriam se organizar e fazer um sindicato forte para estas pessoa pq é muito sofrimento.
Eu trabalho na cozinha e o que ele disse é tudo verdade. Cozinha é um pesadelo. Tem que ter psicológico
Esse cara esta de parabéns, pela verdades ditas, e a pura verdade. Fora o tanto de gente que puxam o tapete. Parabéns pelas verdades.
Velho falou só as verdades! Eu que o diga! Que vida!
Concordo 100%, trabalhar em cozinha e um inferno, vida social não existe, feriados, FDS não existe, é só stress e ainda ganhasse pouco
Falou tudo 👏🏽👏🏽👏🏽
Tudo que ele falou é verdade trabalhei 5 anos apenas e fiquei com vários transtornos , fiquei agressivo , hoje trabalho com outra coisa e estou melhorando aos poucos
Eiii mas você tem um jeito de ser tão bonzinho 😂😂😂😂😂 num parece ser estressado e nem agressivo não🤔🤔🤔🤔
@VanessaSilva-uo3tc Pois é minha irmã, hoje olhando tudo que passei , cheguei a conclusão que esse meu comportamento era a falta de vida com Deus , pois os frutos do Espírito são mansidão, domínio próprio, Benignidade, Amabilidade... Hoje congrego na igreja assembléia de Deus, sou servo do Senhor Jesus Cristo, Ele mudou a minha vida , me transformou de dentro pra fora e a cada dia me pareço mais com Ele!
@@jefersoncordeiro4021 que Deus te preserve amigo🩷🩷🩷🩷
Obrigado, gratidão por falar a verdade que passamos dentro de uma cozinha. Falou a mais pura verdade, stress, falta de vida social, no geral os casamentos acabam, não vemos os nossos filhos crescerem, não existe um sindicato que nos apoie com benefícios.....e etc....etc...tem que amar de verdade! Estou nesse ramo há mais de 10 anos, é foda.
Eii não abra não mão de estar com a sua família meu amigo!!!! Sua namorada ou esposa e seus pais e seus filhos!!!! A gente nunca sabe quando vai ser a última vez que a gente vai estar com eles 😔😔😔😔😔😔 é sério amigo, agarre as pessoas que você ama, agarre mesmo com bastante força, faça raiva, beije muito, engula se puder! Morda, arranhe! Encha com todo seu amor seu carinho e sua energia, a gente quer o pra sempre ao lado quem amamos porém o pra sempre não nos pertence! A única coisa que nos pertence é o hoje! Então engula literalmente as pessoas que você ama porque a gente nunca sabe quando vai ser a última vez!!!! Eu digo isso por experiência própria viuuu😔😔😔😔😔😔😔 pois eu perdi uma das pessoas que eu mais amava na minha vida, e eu tive chance de demonstrar todo meu amor por ela e hoje é tarde e não tem mais como voltar atrás...... Pense no que eu disse tá 😔😔😔😔😔😔
A Gastronomia verdadeira está no dia dia, na paixão, sou apaixonada por cozinhar desde dize anos hoje no.litiral Catarinense já trabalhei em vários restaurantes especializados em frutos do mar Falou tudo 👏👏👏👏♥️♥️♥️, experiência é tudo prática , mão na massa.
Pura verdade, trabalhar em restaurante é uma ida sem volta, 1 folga na semana quando da ainda, sábados e domingos esquece e o pior de tudo são os dias mais trabalhados
Nenhuma profissão é glamour. Tudo tambem depende do quanto está disposto a viver a experiência. Tem profissão que te exige ficar 30 dias fora de casa, longe de qualquer facilidade do dia a dia. Você não tem final de semana e trabalha 12h por dia. Vida de marítimo é assim. Fora outras profissões como médico que não tem hora marcada para atender um paciente, caminhoneiro que dorme muitas vezes dentro de um caminhão todos os dias. Vai de cada pessoa .
Até que enfim alguém pra dizer toda verdade.
Eu trabalho em cozinha industrial.
E ele disse a pura verdade e mais um pouco.
Fora que salário é muito pouco.
Eu fiz faculdade de gastronomia como 1ª graduação e tudo que esse cara falou é verdade. Atualmente sou policial militar e, apesar dos problemas da profissão, a gente sofre bem menos do que numa cozinha de restaurante.
Caramba...
E ganha bem mais.. ahaha
A cara pelo jeito você é Demais viuuuu😂😂😂💙💙💙💙
Impressionante como você está certo 10000% . Eu fiz gastronomia e me formei com 20 anos . Depois disso não atuei na área por não me adaptar a profissão . Você disse tudo , é uma área que não basta gostar , tem que amar muito . É uma profissão muito ingrata que poucos se destacam .
É igual trabalhar em hospital, só doação, pressão, sem lugar decente para descansar, sem vida social, vc se sente um morto vivo.
@@elildegomes542eu faço faculdade na área da saúde! Pois amo dar assistência desde que me entendo por gente!!! Mas depois de formada não me vejo dentro de um hospital não, de forma alguma!!! Pelo menos não pra minha vida inteira! Se chegar a acontecer de ir ir trabalhar lá que seja só por um tempo!!!! Pra eu ter a experiência e vivência e depois sair!!!!
@@elildegomes542sou apaixonada por gastronomia também💖💖💖💖💖
VERDADE ABSOLUTA!!!!! Sou subchef, essa é a REALIDADE, Obrigado!
Abri um delivery no ifood e passei por isso. Amo a confeitaria, mas no final das contas não compensou para mim. Fiz um curso de confeitaria e parti para o delivery. Abria 6 dias na semana, produzia tudo, montava, finalizava, atendia cliente, deixava pedido pros entregadores... E no único dia que não abria, tinha tanta coisa pra fazer que eu trabalhava do mesmo jeito. Correr atrás de gráfica pra imprimir etiquetas, comprar material para trabalhar, adiantar massas e recheios, atender mais cliente... Resumindo, estava enlouquecendo. Admiro muito que consegue continuar no ramo e dar conta. Hoje, pego encomendas espaçadas de alguns clientes e estou fazendo entrevistas para outro ramo de trabalho.
Eu acho que ele ainda foi até muito generoso.. As pessoas não tem noção do que seja trabalhar em uma cozinha levando grito, ouvindo palavrão e aguentando vaidade de chefe bosta que tem o rei na barriga te humilhando diariamente! Sejam bem vindos ao mundo real.
E o chef fala isso com pessoas que estão portando facas gigantes!
Caralho mano que Gatilho trabalhei 1 ano e 8 meses num restaurante por necessidade mesmo e nunca mais na minha vida quis voltar para esse tipo de ambiente de trabalho.
Chef bosta que geralmente cozinha mal pra caralho e carrega uma vaidade e um ego gigantesco consigo mesmo. É duro.
@@wendelfragoso8338 cara, pra um dar uma facada no outro eh aquilo, 8-80... vc n sabe se pode acontecer are q acontece
Pois é, não vale a pena. Pena que formei em gastronomia , podia ter feito outra coisa
Falou tudo!!É dai para pior...
Sou formado em gastronomia e trabalho desde 2007 na área...
Também não recomendo ninguém a entrar nessa área...longas e cansativas jornadas ,remuneração péssima....
A única coisa "boa" desse setor é que nunca falta trabalho..(acredito que é porque muita gente não quer trabalhar nessas condições)
Graças a Deus cheguei até aqui e a gastronomia me proporcionou grandes coisas na minha vida .. mesmo me fudendo muito
Deve ter sido um livro a sua vida né amigo??? Fico feliz que você tenha tido forças em Deus 🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽 e que Deus continue te abençoando viuuu🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽 qual seu Instagram???
Quem tá de fora acha que é só glamour mesmo. Mas a partir do momento que você decide seguir esse caminho pra sua vida, tem que saber que existe esse lado negativo também. Por isso que quem segue é quem realmente ama.
Vejo a música muito parecida com a gastronomia nesse sentido. O cara não tem feriado, deixa de estar com a família, trabalha no momento de diversão dos outros, mas está ali porque ama.
vou trabalhar agora, mas vou contar minha experiencia quando eu voltar vou editar aqui! curti aqui so pra min não esquecer.... primeiro de tudo essencial é maturidade. amo a cozinha, mas como ele disse no principial não e legal ir para cozinha tão cedo.. é uma guerra
Ele disse tudo. O curso de gastronomia serve sim pro jovem filho de rico que ao se formar vão ter dinheiro pra abrir um restaurante contratar um chef mais experiente pra fazer o pesado
Pura verdade, trabalhei em restaurante 3 anos, final de ano, ceia de natal para hospedes e clientes tudo do bom e do melhor, para nos funcionarios, garçons, macarrão e salsicha,
Trabalhei de garçom pensa numa profissão meu é muito estresse,imagina quem trabalha na cozinha é foda.
Trabalhei por 1 ano
e 8 meses, ate hoje eu admiro muito quem trabalha como garçom, nunca mais na minha vida eu terei essa coragem de novo. Fiquei traumatizado.
Eu trabalhei em restaurante na cozinha,durante 2 anos não desejo pra ninguém, além de ganhar um salário mínimo eu trabalhava de domingo à domingo!
Sou cozinheiro a 30 anos e nesse video só escutei verdades!! Para quem quer ter longevidade nessa profisão tem que ter uma vida muito saudavel!! Treino, comer bem, sem drogas e alcool.... A vida do cozinheiro é muito sofrida mas amo essa profisão!!! Saludos desde TENERIFE
Meus parabéns ao Bruno!
Falou só verdades!
Tem gente que acha que cozinha é glamour, mas não aguentam 1 mês na cozinha de verdade.
Um dos empregos mais estressantes e cansativos do mundo.
não é ruim não,é infernal e ele disse uma coisa que sempre digo aos mais novos tem de ter muito cuidado pois realmente é verdade sobre os problemas principalmente com alcool é muito estressante.
tarbalho a 30 anos neste setor e tem que realmente gostar e saber que a realidade é cruel e vc tem de ser muito forte para suportar a pressão.
Fato, só verdades e a melhor reflexão pra quem entrar no ramo entender, parabéns pela iniciativa de falar a realidade que ninguém fala
E pura verdade! Entrei na cosinha obrigada p ajudar , hoje trabalho em evento , vejo este programa na televisao glamoroso isso não existe , suor sangue no zoi , paga mal , e cobrança.
Nossa é muita realidade,fiz curso, trabalhei como cozinheiro por alguns varios anos e era muito isso! Assino embaixo e nao modifico nenhuma palavra do que o Bruno disse.
Pior anda é ver pessoas que porque seguem receita da ana maria se achando chefs e tu ve quão banal o nome fica, apesar de toda vaídade.
Até hoje quando vem de agrado me chamar de chef em jantas ou almoços que eu faço com amigos ou familiares eu corrijo pra cozinheiro.
Eu depois de varios anos trabalhando com alta gastronomia, passei varios anos trabalhando como vendedor com horários de shopping da vida e me sentia bem mais trnaquilo " com qualidade de vida" porque fechava as 22h e eu tava de boas, podia pedir um ifood ainda.(outra área que o pessoal se mata)
esse cara é realmente do ramo, cozinha é 200% entrega, sangue, saúde e traumas. Único momento de felicidade é quando ganhamos um simples elogio para o sacrifício que fazemos todos os dias.
O vilela impressionado com que ele ta falando, amigo eu trabalhei num restaurante de altíssima gastronomia íamos almoçar sempre dava movimento as 17h00 ou 18h00 nem tinha mesa apoiava o prato em uma mão com a outra o garfo como sempre fui peão achava aquilo normal mas hoje em dia vejo que era desumano para um prestador de serviço
Minha profissão e auxiliar de cozinha, e sempre digo ''cozinha, é onde o filho chora, e a mãe não vê"! É pesado, mais eu amo. 💛🥰
Você foi muito é leve em suas falas.
Tenho muuuitas marcar até hoje dessas cozinhas por aí.
Todo mundo quer ser cheff, poucos querem ser cozinheiros.
Véio, sigo o Bruno desde o começo do canal dele! Muito bom! Eu cozinho, tenho 3 primos chefs, e não quero trabalhar com isso nunca!! Gosto de cozinhar pros outros, mas restaurante, nunca!!!
Cansei de ser chef, adoro esse chefe, carismático engraçado, e ele explica muito bem as receitas chega da uma aula de história ,mas fiz algumas receitas dele e nossa valeu muito a pena.
Trabalho na produção e preparo de uma confeitaria gourmet, dia a dia corrido, final de semana ja nao existe. Mas eu nunca pensei em sair dali. As 10 12 horas me fazem tao bem! Simplesmente faço o que amo
Só falou verdades. Gastronomia é dureza!
Cansei de ser chef. Eu e minha esposa adoramos o canal dele. Maravilindo!
Trabalhar com alimentação é uma das coisas mais sofridas, em todos os ambitos
Parabéns muita verdade nestas palavras....
Traduziu muito nossa profissão!!! É muito além de gostar de cozinhar!!! E amor, paixão!!!
Esse cara é monstro, muito realista, sem volta.. belo profissional
Meu Deus, que vídeo extraordinário... Falou tudo que eu penso, tenho uma pequena hamburgueria artesanal em Governador Valadares MG,o nível de estresse é muito alto,o nível de cançaso físico e mental é grande.
Essa vida e só pra quem gosta mesmo, trabalho em cozinha ja faz 8 anos, e com certeza a vida pessoal fica de lado, enquanto todos estao de folga curtindo, eu to dentro de uma cozinha, com um calor de 45 graus, mas a verdade e q a hora do rush é a melhor hora, trabalhando na cozinha naquela correria, fazendo oq eu amo, me traz muita satisfação
Muita verdade ! Trabalhei em um restaurante francês e tinha hora pra começar e nao parar ..
mais apesar de tudo sinto saudades eu cresci muito mesmo com tão pouco tempo e inclusive hoje vejo que eu tinha muito que crescer ainda nessa area ! Hoje sou produtora de geleia e antepastos amo.. estou feliz cursando engenharia de alimentos e gastronomia ❤
Toda certeza!!! Ouçam a voz da experiência!!
Difícil ver pessoas mandando a REAL, boa cara!
Larguei a contabilidade pra fazer curso de gastronomia, realmente é tudo isso e mais um pouco.
Levamos uma vida fudido, ja perdi a conta de quantas vezes senti saudade de contabilidade, mas cara, depois da correria, vc ver que nenhum pedido atrasou, nada saiu errando, tudo deu certo, é muito bom
Eu sou contadora também e quero sair da contabilidade pra ir pra gastronomia pq acho a contab UM INFERNO NA TERRA. Cuidar do dinheiro dos outros, ficar discutindo por centavos, notas fiscais... Acreditei que Gastronomia teria a satisfação de poder colocar a mão na massa, entregar algo satisfatório para as pessoas, mas estou ficando com medo dos relatos kkkk agora estou indecisa, se largo mesmo a contab pela gastro kkkk não quero trocar um inferno por outro 😂😅
Caramba, ele falou foda a verdade! Sou cozinheiro há mais de 10 anos, ele falou só a Realidade que nós cozinheiros passamos
Trabalhei num restaurante, via os chefes muito estressados, gritaria um ambiente horroroso, eu pensava nossa que do desse povo comendo uma comida que foi feita N ambiente horroso. Muito foda, os restaurantes não dão estrutura pra staff, aqui em Londres a gente fazia evento morrendo de fome, e eles as vezes davam meia hora de almoço, mas era rarooooooo, um verdadeiro inferno. Povo as vezes dopado de red bull, alcohol ê drogas para aguentar esse ambiente
Belo depoimento, direto e verdadeiro!
Colega!!!! Obrigado pela sinceridade. É isso mesmo. Também sou gastronomo. É o único curso que tenho vergonha de ter feito. Foi a única área de trabalho onde minha integridade foi atacada. É uma área esnobe, corrupta e invasiva. Vc tem meu respeito pela sua sinceridade. Obrigado mais uma vez.
Adorei esse Bruno, muito verdade tudo que ele falou, longe de mim trabalhar em cozinha.
Até que enfim alguem transparente para falar a verdade.
Finalmente alguém falando tudo o que eu sempre falei sobre trabalhar em cozinha e sobre curso de gastronomia 👏🏻👏🏻
Comida nervosa, com energia ruim, já fui trabalhar em shopping na cozinha. Só sofrimento
Só vc fazer seu nome sendo chef particular ou chef de eventos. Aqui na minha cidade tem um chef incrível que só trabalha assim e ganha bem. Faz jantares na casa dos "ricos e famosos" da cidade, prepara jantar de casamento, elabora cardápio de eventos e ainda vende pratos exclusivos em datas especiais. Ele mesmo me disse q só passou na cozinha de um restaurante durante o estágio e pra nunca mais. Então, eu acho, q tem como um chef evitar passar por essa humilhação.
Esse cara é foda, canal muito bom, cozinha dms e sincero é ele KKKKKKK
Cozinha não é glamour não, mas sempre aonde eu trabalhei tentei dar os melhores aos funcionários que estão comigo.
Eu trabalhei com comida, eu tinha 17, a 20, com meu pai, além de trabalhar em empresas, durante o dia. É um ramo difícil, e vc só vai ganhar dinheiro se vc ser o dono. O povo vê estes filmes chiques de chef e acham que aquilo é geral.
Exatamente 👏🏽 eu como cozinheira formada e na ativa posso afirmar isso!
Melhor entrevista do ano! ❤️
Pior que isso é verdade.
Comecei com 18 anos, trabalhando em cozinha de hotel, sem vida social e perdendo toda a minha juventude. Hoje eu nem sei como vou conseguir mudar de área...
Fora uns caras que surrupiam toda ou parte das gorjetas... Mas o legal mesmo são os "chefs superstar" que na TV colocam manteiga, azeite e trufa em tudo e no restaurante deles é só óleo de soja usado umas 30 vezes.
Kkkkkkkkk pode crê, é desse jeito mesmo
Fala o nome desses chefes pra mim saber quem são e não ir nunca trabalhar no restaurante deles😢😢😢😢
Só disse verdades. Vídeo muito necessário!
Depois de ficar a virada do ano de 2010 dentro da cozinha, enquanto todo mundo estava com a família festando, pedi a conta no próximo dia e desisti da gastronomia no último semestre.
Em fevereiro do mesmo ano iniciei o curso engenharia mecânica... Melhor decisão que já tomei.
Ainda estou fudido, mas agora só em horário comercial. Kkkkk
Kkkk
😂😂😂
Kkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkk que isso, cara
Verdade! As refeições em restaurantes e buffets são macarrão com salsicha, sopa, cuscuz com carne, enfim, me bateu uma fome agora kkkkk
Eu entendo isso e concordo. Trabalhei numa empresa que tinha restaurante. Apesar de terem estrutura, faltava funcionários e a equipe de 4 pessoas dentro da cozinha pareciam 10-12 trabalhando para que os pratos saíssem todos bem feitos, quentes e na hora. Mesmo assim ainda dava demora quando o restaurante ficava cheio, com 30-40 pratos para preparar ao mesmo tempo.
Uma pena que essa geração mais jovem, se dói por tudo, tem "gatilhos emocionais" por qualquer coisa, não gosta de se esforçar, quer tudo pronto. Talvez por isso que não vemos profissionais mais jovens neste mercado de trabalho.
a pessoa se valoriza né
Por isso eu gosto do Salomão, falou tudo que acontece!!!! Tô fora de ter restaurante, sempre quis.. hoje nao mais!!! abraço Brunão
É por essas outras que Bruno Salomão Fontoura é de longe o melhor chef do Brasil !!!!
Assino embaixo! Minha esposa sempre foi uma grande cozinheira. A gastronomia vei pra deixá-la por dentro de parte da "antropologia" e da "ciência" no entorno da cozinha... Mas é uma figueira de vaidade, panelinhas a sem fim e gente iludidada com o MasterChef. Sem contar em como pagam mal no meio, além das péssimas instalações e estrutura de trabalho em 90% dos espaços onde atuou... E pior, os "gestores" vomitam a ideia de que "tem que sair do inferno pra se tornar um grande chefe"... Isso quer dizer: NÃO EXIJA MÍNIMA DIGNIDADE se quiser trabalhar em espaços de "referência".
Graças a Deus não precisamos nos sujeitar a essas condições. Melhor ela só atender aos poucos clientes que entendem a diferença de atuar com excelência de A à Z produzindo em casa mesmo. Tenho pena, pois sei que é um talento desperdiçado, mas jamais a incentivarei a viver nesse "inferno" que esse mercadinho normatizou. FODAM-SE! 🤞
Amo o canal deixei de ser feche, esse cara é muito bom. Tudo que ele ensina é real.
Fora a competição , a inveja , as puxadas de tapete e a clientela chata que demora p escolher o prato e faz cara de nojo , só verdades
Eu queria muito ser cozinheiro, porque eu amo muito cozinhar mas quando trabalhei em uma risoteria vi o quão difícil é, você fica horas em pé em um calorão fodido, tirando quando chega algum cliente próximo de fechar e você precisa ficar lá,tudo isso fora a pressão e devido a problemas nas costas pra mim se tornou um empecilho muito grande.
É o que falo pra todo mundo que me pergunta como é trabalhar numa cozinha profissional. Resumiu com carinho o que é falo pra geral.
ESSA NOSSA VIDA É LOOOOUUUUCUUURAAAA!
Quanta verdade!! Trabalhei 15 anos em cozinha de restaurantes de todos os tipos, em Londres, Paris , Barcelona e é exatamente isso!!! Continuo cozinhando mas independentemente. Mundo cruel esse mundo de cozinha, infelizmente.
Porra ele falou muita verdade, que cara foda eu já admirava ele pelo canal, agora pelo que ele falou a verdade de dentro de uma cozinha.