Como funciona um processo por erro médico? Saiba tudo nesse vídeo
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 9 ก.พ. 2025
- A dúvida sobre como funciona um processo por erro médico é bastante comum, tanto entre os beneficiários de planos de saúde quanto do SUS.
O que pode ser considerado erro médico? Como provar que houve erro médico? Quanto tempo demora um processo por erro médico? E, ainda, o que pode ser pedido como reparação por um erro médico?
Ou seja, este é um tema que gera muitos questionamentos. E, por isso, o professor de Direito Médico e Hospitalar da pós-graduação da USP de Ribeirão Preto e advogado especialista em ação contra planos de saúde , Elton Fernandes, preparou este vídeo para explicar tudo sobre o processo por erro médico.
Aqui, o advogado ressalta, por exemplo, que o prazo prescricional para o ingresso de uma ação por erro médico é de 5 anos. Além disso, ele detalha as etapas de um processo, quais provas o paciente deve apresentar para provar o erro médico, se há a necessidade de perícia e como o juiz analisará o caso.
Por isso, se você ou um familiar foi vítima de erro médico, assista às orientações do professor de Direito, Elton Fernandes, e saiba como agir nesta situação.
Não importa o nome do plano de saúde, tampouco se é um plano empresarial, individual, coletivo por adesão como os planos da Qualicorp, se é um plano familiar ou autogestão, tampouco se a operadora de saúde é a Bradesco, Sul América, Unimed, Cassi, Cabesp, Notredame, Intermédica, Allianz, Porto Seguro, Amil, Marítima Sompo, São Cristóvão, Prevent Senior, Hap Vida ou qualquer outra. Se houve erro médico, é direito do paciente buscar a reparação pelos danos sofridos através de um processo.
Entenda todas as particularidades desse tipo de ação e de que forma é possível entrar com um processo por erro médico neste vídeo do Dr. Elton Fernandes.
Saiba, por exemplo, que antes do que propriamente o processo por erro médico, você pode ingressar com uma ação de produção antecipada de provas, que pode ajudar, inclusive, num futuro pedido indenizatório.
Quer saber mais sobre o tema? Em nosso blog, temos um artigo completo sobre processo por erro médico: www.eltonferna...
Siga nossas redes sociais e visite nosso site:
▷ Facebook: / eltonfernandesadvocacia
▷ Instagram: / eltonfernandesadvogados
▷ Site: www.eltonferna...
O escritório do advogado Elton Fernandes é inscrito na OAB/SP sob n.º 16.616, é especialista em ações contra planos de saúde, SUS, Direito Médico e Hospitalar, seguros etc.
É muito burocracia isso assusta quem realmente passou por negligência médica de procurar seus direitos!!
Neglojencia por mandar meu fillho feito rretirada de projetio um dia antes um dia depois para cadeis sou mae tenho direito meu fillho nao volta mais😢😢😢😢
Exemplo prático de erro médico
Nao sei por que nao me entregaram o obito do meu fillho ate oje sou mae somente deram uma declaraçao oje precizemos do obito para acertar uma pendencia com a funeraria nao tenho oque eles querem com o obito tantos anos 😢😢😢
Vc já levou esse documento e os demais documentos do seu filho ao cartório de registro civil da sua região?
Ou seja o perito e medico vai defender a classe dele, e uma situação complicada.
Muito boa análise e explicação!
Obrigado, doutor!
Eu sofri erro médico no meu parto foi horrível até hoje quando lembro vem um sentimento ruim e nem pensei em abrir um processo podia ter morrido e u e o meu filho mas graças a Deus estamos aqui vivos mas tenho certeza Deus operou o milagre
Queria tanto fazer Justiça pela minha filha ,sei que ela não volta mais mas tenho medo pois sou pobre e isso é Carrissimo ,Defensoria Publica nem pensar Medicos nao tem interesse .Ja ate entrei em contato com seu Escritorio Dr .
Parabéns, foi bem esclarecedor
Gostei muito da explicação! A três dias passei por uma cirurgia de retirada das próteses mamária em que a 17 anos havia uma gases que o cirurgião deixou dentro de mim!! Tenho a filmagem e o objetivo que o cirurgião retirou ...procuro um profissional para me orientar...
Excelente didática!
Parabéns pela explicação simples e direta. Bela informação.
Excelente.
Dr gostei como você explica e uma pena que você esta muito longe da gente eu preciso de um advogado mais perto pois eu gosto de olhar de olho no olho.
@@mariadefatimagoncalves-vr3gl entendo, normal. O objetivo aqui é ajudar. Que você encontre esse profissional. Sucesso pra vc
Fiz uma cirurgia de retirada de útero por causa de um mioma e a médica cortou meu uretér dos dois lado tenho direito a indenização?
Quando o medico diz que esta tudo bem com vc e depois vc descobre que o medico omitiu a verdade ou omitiu?
No caso de vasectomia que falhou depois de 5 meses?
Eu paguei pra fazer um cirurgia de varizes aí o médico fez a cirurgia correu tudo bem ,só que o médico deixou duas varizes e fez aplicação de espuma e da aplicação de espuma virou trambose numa das pernas,tô parado sem poder trabalhar já faz 8 meses estou tomando remédio pra afinar o sangue,sinto muita dor na perna não posso andar muito pq a noite não consigo dormir de dor ,aí gostaria de saber se isso e erro médico
Boa noite! O hospital entregou o prontuário incompleto. Faltando duas folhas, inclusive os procedimentos realizados no dia do obito da nossa mãe.
@@jupestana2930 use isso em seu favor
@EltonFernandesAdvogados muito obrigada por esclarecer!
@EltonFernandesAdvogados hipótese que ela morreu antes. Fiquei três dias sem ver a minha mãe e sem saber onde ela estava, muito menos boletins sobre o estado de saúde dela! Só soube do óbito por fazer um "show" dentro do hospital! Estou muito revoltada!
@@EltonFernandesAdvogados eles alegaram que perderam as partes do prontuário!
@@jupestana2930 ótimo! Use isso em seu favor
Meu caso foi um algodão esquecido no meu nariz em uma septoplastia, no caso ele saiu sozinho mediante lavagem nasal, mas tenho foto e vídeo do algodão, video eu ate puxo o algodão pra ver as fibras se partindo e tenho testemunhas do meu trabalho. So isso é suficiente pra entrar com processo?
@@RafaelAlves em tese, pode ser, se houve negligência e um dano moral
Amei a as explicações
Dr, já fiz perícia com um perito obstetra, saiu o laudo, e está nas "mãos" do juiz para ler o processo. Quanto tempo demora para ele ler? Após ele ler, é dado a sentença? Ou não? Ou vai para julgamento?
Não tem como estimar isso
Ei dr bom dia
Passei por uma negligência médica pela neuro ela passou o remédio por telefone e com isso paralisou gudo nele ficou em com 3 mes e com isso deu um AVC
Sera q a minha causa ganha ??
@@yasmim4983 isso depende de avaliação cuidadosa e profissional. Não há como responder isso por aqui. Depende das provas que terá, inclusive
Dr eu fui uma das acompanhantes da paciente e eu vou mover o processo, mesmo assim eu posso ser testemunha de um fato?
Se for amiga, testemunha não pode, mas quem sabe o juiz te ouve como informante
@@EltonFernandesAdvogados duas acompanhantes, uma é irmã da paciente e eu sou filha.
minha mãe veio a falecer pois a técnica de enfermagem colocou ela pra fazer nebulização e não acompanhou o procedimento, deixando ela sozinha com a minha tia(irmã), minha mãe broncoaspirou é morreu na hora. Minha tia foi a única que presenciou a situação, pois estava com ela no dia. Acreditamos que o correto era a nebulização e depois aspirar ela.
E eu presenciei maus tratos da enfermagem com ela e também fui maltratada, inclusive presenciei assédio sexual com ela, eu impedi.
O senhor acredita que as acompanhantes podem ser testemunha? Se tratando de morte?
E também essa questão que eu não me conformo do assédio sexual, fui a única a presenciar, comuniquei ao hospital, mas nenhuma postura foi tomada.
Tem algum advogado aqui no Rio de Janeiro para me indicar?
@@portalsambacarioca6528 provavelmente poderá ser “informante”, não testemunha. Na prática muda pouco.
Lamento muito pelo que estão passando. Sugiro que consultem um médico assistente técnico para avaliar o caso. Infelizmente não tenho advogado no RJ
Preciso de um advogado com conhecimentos hospitalares, alguem???
Melhor ver isso no Google
Medico errou tem pagar