Autismo - Fenótipo Ampliado ou Espectro Autista Expandido

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 10 พ.ค. 2023
  • Autismo - Fenótipo Ampliado ou Espectro Autista Expandido
    No fenótipo ampliado geralmente se encontram os familiares de pessoas autistas. Já que o autismo tem uma influência genética e hereditária significativa, os parentes de quem é diagnosticado com TEA também podem apresentar certos traços compatíveis com o espectro, mas não o suficiente para fechar todos os critérios descritos pelo DSM-5-TR.
    Mas, porque essas pessoas também buscam suporte e, às vezes, têm queixas eventuais, os pesquisadores também investigaram o seu funcionamento neurobiológico e comportamental. E a conclusão foi que, sim, existe um espectro além do autismo. O fenótipo ampliado não é um diagnóstico, porém caracteriza uma parcela da população que está entre os neurotípicos e neuroatípicos.
    #autismofeminino #espectrofeminino #fenotipoampliado
    ______
    🎭 Inscreva-se na Imersão Camuflagem Autística:
    pay.hotmart.com/M86495391T?of...
    🧠 E para você que quer participar da MasterClass Autismo Feminino, clique no link e se inscreva: lygiapereira.com.br/masterclass
    - Livro Simplificando o Autismo: loja.literarebooks.com.br/aut...
    - Outros livros: loja.literarebooks.com.br/par...
    - Instagram: / lygiapereira.psi

ความคิดเห็น • 35

  • @monicagodoy6595
    @monicagodoy6595 ปีที่แล้ว +30

    Eu acredito ter herdado o TEA do meu pai, que herdou da mãe dele. No contexto social em que ela viveu era impossível pra ela não mascarar as características do transtorno, acabou manifestando bipolaridade, já numa idade avançada. Casou, criou 6 filhos, ainda hoje os médicos teriam dificuldade de diagnosticá-la, por ter tido uma vida aparentemente funcional. Mas ela tinha muita dificuldade de comunicação e de relacionamento, eu não lembro dela conversar comigo, nem quando criança nem adulta, ela era muito calada, era visível que as interações eram muito desconfortáveis pra ela. Acredito que houvesse muito masking, pra conseguir ser aceita socialmente.

  • @user-hp9et3ww8v
    @user-hp9et3ww8v 8 หลายเดือนก่อน +4

    A pessoa se aceitar é algo, a pessoa ser aceita por outros é outros. O prejuízo é decorrente da não aceitação do outro!

  • @LuMichelini
    @LuMichelini ปีที่แล้ว +13

    Acho que é isso que eu sou. Sempre que eu vejo seus vídeos, fico pensando que sou autista, mas não me encaixo em todos os critérios, principalmente de sociabilidade

  • @suryaamitrano
    @suryaamitrano ปีที่แล้ว +13

    Explicação clara e objetiva! ❤
    Quando recebi meu diagnóstico, meus irmãos e até meu pai começaram a dizer "Mas será que eu também sou? Porque eu também faço isso..." hahahahaha

  • @dr.djalmabambirra
    @dr.djalmabambirra ปีที่แล้ว +17

    Vídeo extremamente didático!
    Seu conhecimento sobre o autismo e o espectro feminino vai além dos textbooks e do DSM.
    Sou seu admirador e fiel seguidor do seu trabalho.
    Thanks.

  • @milabiolow5973
    @milabiolow5973 ปีที่แล้ว +6

    Em paz com a introspecção.... Gostei.

  • @anapaulaalvesmathias9285
    @anapaulaalvesmathias9285 ปีที่แล้ว +5

    Meu pai vai fazer 71 anos e nasceu com problemas neurais. Meus avôs, professora,irmãs e amigos sempre tiveram um cuidado maior com ele. Vive uma vida típica, mas sempre teve problemas na aprendizagem, depressão, raciocínio lento etc...
    Tenho 3 irmãos e eles nasceram com deficiências neurológica, mas eu sempre fui considerada a filha "normal" da família .pesquisando sobre meu neto descobri que tenho muito de um comportamento autista. Meus irmãos, meus sobrinhos,minhas filhas e meu neto caçula apresetam comportamentos atípico . E eu agora percebo que tnho e muito de um comportamento autista. Gostaria e já estou vendo pra fazer exames. Mas creio que quase toda minha família ou toda tem alguma síndrome. Infelizmente não será fácil fazer um exame em todos.

  • @moniiivalesi6005
    @moniiivalesi6005 ปีที่แล้ว +10

    Excelente vídeo! Acredito que eu tenha herdado o TEA da minha família paterna que possui mtos casos de transtornos mentais.

  • @Pr1Kelly
    @Pr1Kelly ปีที่แล้ว +3

    É só uma fachada, uma hora desaba, tudo desaba a depender dos conflitos, principalmente ambientais, a que essa pessoa está "suportando" =(

  • @fabriciopaiva2023
    @fabriciopaiva2023 29 วันที่ผ่านมา

    A explicação mais clara que ja vi sobre o tema .

  • @marcelemarcellos5980
    @marcelemarcellos5980 ปีที่แล้ว +15

    Olá, eu desconfio que minha mãe de 80 anos esteja dentro do espectro, porém ela apesar de ter uma vida "normal" teve muito sofrimento com algumas características... Mas ela diz que agora não precisa ser diagnosticada, até pq ela conseguiu estratégias para lhe dar com os desafios ... Mas nós filhas e alguns netos já estamos desconfiados de familiares que estejam dentro do espectro e eu particularmente me vejo como fenótipo ampliado. Como saber se estou no limiar ou não? Qual especialista preparado para essa investigação?
    Agradeço desde já todo material disponível para termos mais informações sobre o assunto. Sou psicopedagoga e trabalho com inclusão nas escolas.
    Gratidão 🙏🏻🥰

    • @renatapaiva6681
      @renatapaiva6681 ปีที่แล้ว +1

      Procure uma profissional de neuropsicologia e um medico especializados em diagnostico tardio da mulher autista... Precisará do laudo/relatorio neuropsicologico e o reconhecimento do diagnostico dado por um medico❤ Boa sorte

  • @cacaugoncalves8
    @cacaugoncalves8 ปีที่แล้ว +4

    Tenho uma sobrinha, uma prima e a filha de um primo já diagnosticadas. Eu passei por uma avaliação com a neuropsicopedagoga que levantou tanto a hipótese de autismo quanto de TDAH (minha prima e a filha do meu primo apresentam tb TDAH) e agora estou levando para o psiquiatra em busca do laudo. Alguns detalhes interessantes: os familiares que apresentam diagnóstico são todos por parte de mãe e todas mulheres. E na família da minha mãe, até onde conhecemos (no meu caso, bisavós), são muitos "esquisitões", isolados, com manias, etc... Entendo que o "gen do autismo" circula mesmo neste lado da família. No caso da minha sobrinha e da filha do meu primo, o diagnóstico veio na infância. No caso da minha prima, veio aos 41 anos. Eu já estou com 55...

  • @Odeiofazeruser
    @Odeiofazeruser 10 หลายเดือนก่อน +5

    Quem está no fenótipo ampliado pode fazer tratamento? Eu estou em investigação e mesmo que não tenha diagnóstico, preciso de suporte.

  • @rachelmariacamposmenezesde3177
    @rachelmariacamposmenezesde3177 ปีที่แล้ว +3

    Excelente explicação! Parabéns!

  • @anamariacostamoraes7236
    @anamariacostamoraes7236 ปีที่แล้ว +2

    Boa noite Dr.Lygia 🌹🌹🌹ótimo esclarecimento. Gratidão 🌻🌻🌻🌻🌻🌻

  • @anamirianoliveira4219
    @anamirianoliveira4219 ปีที่แล้ว

    Lygia, seus vídeos são esclarecedores e têm me ajudado muito. Obrigada!

  • @karinecorreia8203
    @karinecorreia8203 ปีที่แล้ว +4

    ❤ Como não amar a Lygia?!
    Gostei muito. Eu acredito que esteja nesse limiar, tenho muitas características, mas não são tão fortes ou pelo menos diminuíram com o tempo. Além disso minha personalidade tipo INFJ (Advogado) também tem muitas características que são compartilhadas com o autismo.
    Obrigada pelo vídeo.

  • @renatapaiva6681
    @renatapaiva6681 ปีที่แล้ว +2

    Adorei o video, se eu interpretar o relatorio que recebi ano passado dizendo que faltaram 3 pontos para o criterio minimo para ser TEA, eu seria um fenotipo ampliado, mas o que precisa mesmo é ampliar a visão da neuropsi😅... Agora encontrei a profissional com conhecimento e experiencia adequada em 2 sessões ela ja viu! E eu ja vi desde que comecei a seguir vc, Lygia, minha principal fonte de informações e referencias sobre o TEA nas mulheres❤

  • @sandra6447
    @sandra6447 ปีที่แล้ว +2

    Acredito também que estou no Fenótipo ampliado do Autismo 😅
    Minha família por parte de mãe tem muitos casos de transtornos mentais

  • @camilavasconcelos1927
    @camilavasconcelos1927 5 หลายเดือนก่อน

    Mto boa a explicação, por um tempo achei q eu pudesse ser autista, tenho um primo q é e o filho de uma prima tb, mas agora vendo o vídeo acredito q eu me encaixe nesse fenótipo ampliado.

  • @RosaOliveira-zk8uz
    @RosaOliveira-zk8uz หลายเดือนก่อน

    O Brasil tem que levar os diagnósticos mais a sério. Profissionais devem fazer mais estudos fora do país. Se especializar. Pelo que fiquei sabendo, tem muito gente tendo diagnóstico falso positivo. O teste tem que ter critérios, testes etc. Durar meses , várias sessôes . Nâo da para sair distribuindo diagnóstico ..até pq isso prejudica as crianças e adultos que realmente precisam. Principalmente crianças. Tem que ter responsabilidade.

  •  ปีที่แล้ว +1

    Excelente vídeo. Eu sempre me achei "diferente " e após descobrir meu filho com o TEA1, tudo começou a se clarear. Minha mãe tem todos os sintomas, mas hoje com 72 anos ela não quer saber de diagnóstico. Eu acredito que estou no Amplo Fenótipo ou sou TEA1 que consegui me virar sozinha com o Mask. Pinto telas e dou aula de Pintura.Tem sempre um pouco de Altas habilidades que se sobrepõem aos sintomas do Autismo (Asperger).

  • @reginafreitas3626
    @reginafreitas3626 ปีที่แล้ว +4

    Uma pessoa com o fenótipo ampliado não recebe o diagnóstico de autista...como ela conseguirá as terapias pelo plano?

  • @emeemiliayou
    @emeemiliayou ปีที่แล้ว

    Meu neto tem 2 anos e tem alguns sinais como não falar, balançar as mãos, não apontar, não responder, dorme com dificuldade. Porém, esses meses começou a falar mais sílabas, já está olhando mais nos olhos e começou a dormir melhor. E uma das coisas retiradas foram a TV e o celular. Apesar de achar que ainda tem alguns sinais essas mudanças ajudaram muito. Vamos ouvindo e assistindo conteúdos que nos dê conhecimento sobre o assunto.

  • @BarbaraJazz
    @BarbaraJazz 7 หลายเดือนก่อน +1

    Infelizmente percebo que boa parte dos profissionais da área ainda não têm preparo para diferenciar autismo de fenótipo ampliado. Vejo muitos familiares de autistas receberem diagnóstico de autismo sendo FAA, não tendo prejuízos significativos na vida. NÂO EXISTE AUTISMO SEM PREJUÌZOS. E aí essas pessoas ficam achando que autismo é o que elas têm... e não entendem que a coisa é muito pior para nós que para elas.

    • @RosaOliveira-zk8uz
      @RosaOliveira-zk8uz หลายเดือนก่อน

      No Brasil tem muita gente recebendo diagnóstico sem ser.
      Diagnóstico falso. Banalisaram uma transtorno tão sêrio. Que pena.

  • @que777._.
    @que777._. ปีที่แล้ว +3

    Bom dia moça, estou com suspeita de TEA leve, falei com minha mãe pra ela me levar pro neuro, mas ela simplesmente ignorou: "Ah, mas pra ser autista, tem que ser desconectado com o mundo, no mundo da lua" e você não é assim, (No autismo de grau 2 e 3 eu até acredito, talvez ate tenha pessoas que são nível 1 e são assim, mas autismo é um espectro nem todos são iguais, principalmente os de nível um)
    Esses sao os sinais que apresentava na infância, e apresento na adolescência:
    - Andar na ponta dos pés (infância)
    - Sensibilidade a sons (Infância e adolescencia) essa sensibilidades diminuiram um pouco
    - Medo de se interagir e fazer masking (Um pouco na infância e pior na adolescência)
    - Hiperfocos (Infância e adolescência)
    - Esterotipias Balanças as mãos, o tronco, sorrir sem motivo nenhum, olhar pro teto e as vezes sorrir, gritar (Infância e adolescencia)
    - Odiar alguns toques a ponto de agredir quem me tocava (Infância e adolescencia)
    - Hiperatividade pular pro lado e pro outro, gritar, girar em torno de mim mesma até cansar (Infância e adolescencia)
    - Julgar comida pela cor ou textura (infância e adolescencia)
    - Se esconder em certos lugares para não ser vista de tão timida que eu era (Infância e Adolescencia)
    Tem outros mas nao consigo lembrar
    Isso é sinal de autismo leve?

  • @maisamichelssperandio2551
    @maisamichelssperandio2551 ปีที่แล้ว +1

    Como funciona o tratamento do autismo leve em adolescentes?

  • @gracinhasilva6312
    @gracinhasilva6312 ปีที่แล้ว +3

    Eu queria muito saber, vc atende onlaine?

  • @kerolbin
    @kerolbin 3 หลายเดือนก่อน

    Ter o fenótipo significa ter o gene tambem ne..entao aumenta a chance de ter um filho no espectro de fato..certo? Ou nao?

  • @thiarapinheiro7966
    @thiarapinheiro7966 11 หลายเดือนก่อน +2

    Acredito que meu filho esteja no espectro ampliado. Hoje ele faz terapia ABA, mas é funcional e realiza todas as atividades propostas. A dúvida é, essas crianças necessitam de terapias?

    • @suzana5039
      @suzana5039 9 หลายเดือนก่อน +1

      Grande pergunta também gostaria de saber a resposta!❤