Sou extremamente grata pela existência de vocês e de cada vídeo que postam. Não sou de me manifestar muito, mas hoje preciso expressar esse sentimento. Tenho me sentido muito depressiva com tudo que tem se passado no mundo em todos os sentidos ambiental, político e etc... Vocês me ajudam a encarar as coisas com um pouco mais de otimismo e procurar ter claro que devemos fazer o que é possível, o que está ao nosso alcance. Um abraço apertado em cada um e avante!!
Cleufe, ficamos imensamente felizes por conseguir ajudar. Esse força é mútua, precisamos da conexão uns com os outros, você tbm fortalece a nossa vivência! 🙏🌱♥️ Tamo junto!!
Olá meu amigo boa tarde, parabéns pelo seu trabalho, tem que ter muita força de vontade par aderir ao trabalho na roça, más depois vem o retorno, uma saúde de qualidade!!!!!
Acompanho outros canais de pessoas mais humildes mas com o sonho de se mudar para a roça e da terra retirar o sustento, porém a realidade é que sem uma renda de entrada a roça não vai para frente. Mas sem tirar o mérito de vocês, vocês trabalham muito!1 Abs
Boa tarde, fico triste por não haver subsídio para o pequeno agricultor permanecer no campo produzindo alimentos de qualidade e também remunerar preservação de nascentes e meio ambiente. Força garoto, parabéns.
É isso aí. Não é porque o agronegócio é totalmente mecanizado, que a agricultura familiar não possa ser também. A diferença é que na agricultura familiar a gente utiliza a maquina para reduzir nosso esforço, enquanto que no agronegócio a máquina é para dar mais lucro e para produzir e mais. O tempo que o agronegócio ganha com o trabalho da máquina é substituído por mais trabalho e o ciclo só aumenta.
Estava acompanhando uma discussão sobre a questão de manejo de áreas. Como muito bem colocado, a parte mecânica faz um ótimo trabalho para que uma pessoa de conta de uma área maior, ao custo de combustível e manutenção do equipamento. Entretanto, esse esforço poderia ser feito com o manejo de cabras e ovelhas, que ao mesmo tempo que diminuem a biomassa, transforma em composto, através das fezes. Nutrindo o solo de forma mais natural. Sem a utilização de combustível fóssil. Mesmo que não queiram consumir a carne dos animais, ainda existe o leite e a oportunidade de ter uma criação onde os animais podem ter o seu comportamento parcialmente livre. Enfim, é um tema mais complexo e difícil de expressar em poucas palavras. Porém vocês já pensaram nessa oportunidade? Avante!
Otimo video! Estou no começo do meu projeto de agrofloresta, no meu caso por falta de mao de obra e sabendo dos limites que temos, estamos começando mecanizado, mesmo nossa area sendo pequena, nao daria pra executar nosso projeto sem mecanizaçao
Eita, um sorvete de milho verde orgânico é tudo de bom. Parabéns meninos, o milharal tá lindo. Lu, mesmo com todas essas mazelas que você relatou, há muitos jovens tomando a direção do campo! Continue com os sonhos de vocês.
Na China tem mais de 8 mil fábricas de tratores, e várias delas, fabricam pequenos tratores para os camponeses. Tem um acordo entre China e Brasil para essas pequenas máquinas serem vendidas por aqui, para a agricultura familiar. AVANTEEE 🚜🚜🚜🚜
E no Brasil apenas 5 ou 8 marcas comandam o mercado inteiro de máquinas 😂. E so investem mais em máquinario gigante, pq da mais retorno vender uma máquina grande do que várias pequenos. É triste. AVANTEEE
Adoro as reflexões do canal e como acabamos pensando o nosso coletivo e buscar soluções fora do campo individual. Pensando nisso, tenho lido q o MST e sua parceria com a China, está trazendo desenvolvimento tecnológico para os pequenos produtores. Vale vcs tentarem esta interação entre produtores para se fortalecer. Acredito ser um solo fértil de possívelbilidsdes.
Bom dia nenes. Acho que o que falta no Brasil é maquinario adequado para a pequena agricultura . Na europa , china exite esse tipo de maquinario . Concordo contigo que cidades nao são saudaveis . Se o campo parar as cidades morrem!
Varia muito da situação, pra horta eu acho que é um dos cultivos que mais vale. Mas eu acho sempre preferível evitar, pq da trabalho "embocar" na máquina todo o material da poda, tem tbm custo de combustível, manutenções de motor e facas do triturador. Eu acho que seria prático ter um triturador que engata no trator e que passar por cima, ou seja, amontoa o material e depois passa por cima triturando.
Fala Luciano! Faz tempo que não deixo nada na caixa de comentários, mas estou sempre acompanhando o canal. Se eu tivesse um pedaço de terra, independente de ser proprietário ou não, eu deixaria a vida na cidade e viveria no campo. Se precisarem de um braço extra aí, podem contar comigo. Estou em Toledo, até quando não sei kk Avanteee
O capim até ajuda na recuperação da fertilidade, mas muito restrita ao que a biomassa dele oferece. O benefício maior nessa "monopalhada" é um abrigo permanente da vida no solo na palhada mais espessa. A vida no solo atuando mais permanente. Em ciclagem de nutrientes de forma mais completa, não acredito ser suficiente para obter um solo fértil. Sem aumentar a diversidade teremos que usar as muletas, ou seja, carregar insumos de fora para atingir fertilidade mais equilibrada. Quero tentar mais a rotação de culturas com espécies de adubação verde. Este é o raciocínio do momento. Se tiver algum apontamento a gente fica feliz em ouvir!! Grato demais Vanda!! AVANTEEE
@expandindomundos sem nenhum apontamento em especial. Ter cobertura já é um ganho grande para a vida no solo. Ideal seria se ela fosse diversificada, mas a vida segue como conseguimos levá-la e vcs levam muito bem.
Cara, tenho uma dúvida sobre o capim mombaça, e capins altos quando utilizados pra adubação verde no geral: Isso aumenta muito o risco de ter jararacas no terreno? Sempre fico me perguntando isso quando vejo esse capinzal nos vídeos, não sei se é ignorância mas sempre associei as duas coisas. Era uma preocupação comum por aqui.
Depende de vários fatores. Aqui por exemplo praticante não se encontra jararaca, só cascavel. Se não fosse uma cabrinha coral pequena descansando numa poça de água num caule de bananeira, eu poderia dizer que nesse tempo de agrofloresta nunca encontrei cobra. Só acho cobra nos barracões, onde incidem os ratos. Local abrigado e seco. Use EPIs e atenção sempre! Se informe sobre hospitais que prestam atendimento em caso de acidentes como esse. Estudar um pouco sobre o comportamento desses animais tbm ajuda. Nada que impeça a gente de estar na roça e ocupando o espaço na natureza que é nosso tbm. AVANTEEE
Muito apropriada tua explanação. Esta é uma verdadeira forma de se discutir políticas de sobrevivência tanto agrárias quanto a métodos e processos a serem desenvolvidos e também à `adequação prática de todos sobrevivermos ao maremoto ambiental que já dá seus sinais em todo o planeta quanto mais em nossas "ilhas" ecológicas.
Pega leve no trabalho senão o corpo não aguenta. Se vc trabalhar 2 horas por dia, é suficiente p produzir muito mais do q dá conta. Depois d um tempo o trabalho diminui. Sobre o capim, põe um jumento ou um bode 😂 é assim q faço, os bichos roçam por mim
@@samaramonteiro7823 a cobertura do solo com capim é eficiente p baixar a temperatura. Mas, p fortalecer o solo, é bom usar algo mais lenhoso. Vou te explicar da forma simples q me fez entender. Quando vc joga bananeiras (por exemplo) p forrar o solo em uma plantação de bananeiras, a tendência é o solo ficar mais pobre, por causa do tipo de biomassa q satura. As plantas mais lenhosas atraem mais insetos. O metabolismo dos insetos converte essa biomassa em nutrientes diferentes daqueles q a planta já possui. Não gosto de forrar c capim pq o capim tem uma decomposição rápida. De qualquer forma ajuda.
Da muito trabalho, isso porque vcs produzem pouco, Imaginem como o nosso agro iria produzir comida pra 1/4 do planeta dessa forma... morreriamos de fome... Devemos agradecer e respeitar mais quem produz alimentos pra mais de 25% do planeta!
Não faz sentido criar esse respeito ao agro que por natureza é um desrespeito com a natureza, ou seja, desrespeito com tudo e com todos. Essa ideia que tu passa no comentário é o que a propagandagem desse sistema quer que tu acredite e repita. Há muitas vírgulas nesse contexto, sou filho de agricultores e que nasceu num dos polos do agronegócio do Brasil, estudei técnico em agropecuária, cursei engenharia na universidade. Vivo o sítio desde que nasci, muitos anos eu trabalhei com a família servindo ao agronegocio e nos últimos anos venho vivendo a transição agroecológica. Por isso, não estou falando sem vivência nessa realidade. O agro tem sim importância nesse momento que a humanidade desaprendeu/esqueceu como fazer agroecologia (agricultura sempre foi orgânica, usa-se veneno só a uns 100 anos do milhares de anos que o ser humano ocupa o planeta). Se investirmos na agroecologia não vamos precisar morrer de fome. Se o Agro fosse desvalorizado e sem investimento como a agroecologia está hoje, deixaria as pessoas morrerem de fome de vez (pq as pessoas estão passando fome com o agro). Não sei se dá pra entender, mas é um contado que talvez podemos explorar mais em outros vídeos. AVANTEEE
Não acredito que o agro atual seja a melhor maneira de se produzir alimento, mais talvez a única possível no momento devido a necessidade/quantidade de produção... A 100 anos atrás éramos 2 bilhões de pessoas, e hoje somos mais de 8 bilhões de pessoas no mundo (segundo o Google)... Se todos fossem produzir da mesma forma que vcs, qto custaria um saco de feijão? Será que a maioria teria condições de pagar? Qto de terra produtiva seria necessário para alimentar uma família de 5 pessoas? Vcs três seriam capaz de alimentar 100 pessoas com o trabalho e produção aí do sítio? Tenho duvidas que se fossem CLT conseguiram cultivar o próprio alimento (trabalhar 10 horas na empresa e depois cultivara terra)... Só estou levantando questionamentos... Isso que vcs pregam é muito lindo e na realidade seria um sonho viver como vcs... Mais infelismente é uma utopia...
Gente na T5 no E217, você lembra que eles comentaram sobre a possibilidade de um outro canal pra falar sobre política? O Gustavo é muito sensível a estas questões voltadas para o social/política/ambiental que também é importante, gosto muito dele, pessoinha linda ❤ e engajado nessas questões. O luccianoo é raíz, apaixonado pela terra/agricultura, sinto nele o resgate da verdadeira agricultura, mesmo porque é perceptível tanto nos manejos na terra , quanto na manutenção das máquinas/ferramentas. Curto muito esses dois,. A Aninha é uma super mulher que desenvolve muito bem o lado agricultora e prof de english.
@@raimundamarques7325 Precisamos falar sobre política. Principalmente Reforma Agrária Popular. Todos nós que acompanhamos o canal temos muito interesse numa vida no sítio e o MST, por exemplo, conseguem dar dignidade e fazer justiça para um poder popuar.
Sou extremamente grata pela existência de vocês e de cada vídeo que postam. Não sou de me manifestar muito, mas hoje preciso expressar esse sentimento. Tenho me sentido muito depressiva com tudo que tem se passado no mundo em todos os sentidos ambiental, político e etc... Vocês me ajudam a encarar as coisas com um pouco mais de otimismo e procurar ter claro que devemos fazer o que é possível, o que está ao nosso alcance. Um abraço apertado em cada um e avante!!
2
Não é só você que está se sentindo assim , realmente muita futilidade, os valores estão invertidos infelizmente
Cleufe, ficamos imensamente felizes por conseguir ajudar. Esse força é mútua, precisamos da conexão uns com os outros, você tbm fortalece a nossa vivência! 🙏🌱♥️
Tamo junto!!
Olá meu amigo boa tarde, parabéns pelo seu trabalho, tem que ter muita força de vontade par aderir ao trabalho na roça, más depois vem o retorno, uma saúde de qualidade!!!!!
Muito boa essa reflexão sobre desconforto. É muito amor pela causa❤fazemos o que dá e avante sempre😊
Reflexão super acertada. Nosso corpo foi feito para se movimentar, essa cultura do super conforto vai contra nossa natureza.
seria legal um vídeo visitando seus vizinhos, pra observar e conversar sobre plantios.
Acompanho outros canais de pessoas mais humildes mas com o sonho de se mudar para a roça e da terra retirar o sustento, porém a realidade é que sem uma renda de entrada a roça não vai para frente. Mas sem tirar o mérito de vocês, vocês trabalham muito!1 Abs
Verdade. Gosto muito de acompanhar não apenas o que fazem, mas principalmente as reflexões, as ideias. Amo o Expandindo Mundos e o Gabriel Remoardi.
Boa tarde, fico triste por não haver subsídio para o pequeno agricultor permanecer no campo produzindo alimentos de qualidade e também remunerar preservação de nascentes e meio ambiente.
Força garoto, parabéns.
Não é fácil querer viver certo em uma época que se vive errado, é preciso muita força de vontade e perseverança.
É isso aí. Não é porque o agronegócio é totalmente mecanizado, que a agricultura familiar não possa ser também. A diferença é que na agricultura familiar a gente utiliza a maquina para reduzir nosso esforço, enquanto que no agronegócio a máquina é para dar mais lucro e para produzir e mais. O tempo que o agronegócio ganha com o trabalho da máquina é substituído por mais trabalho e o ciclo só aumenta.
Viver da natueza sem agrotóxicos é um trabalho sem fim, mesmo assim o resultando final é gratificante. Vai na fe, sempre torcendo por vocês
Estava acompanhando uma discussão sobre a questão de manejo de áreas.
Como muito bem colocado, a parte mecânica faz um ótimo trabalho para que uma pessoa de conta de uma área maior, ao custo de combustível e manutenção do equipamento.
Entretanto, esse esforço poderia ser feito com o manejo de cabras e ovelhas, que ao mesmo tempo que diminuem a biomassa, transforma em composto, através das fezes. Nutrindo o solo de forma mais natural. Sem a utilização de combustível fóssil.
Mesmo que não queiram consumir a carne dos animais, ainda existe o leite e a oportunidade de ter uma criação onde os animais podem ter o seu comportamento parcialmente livre.
Enfim, é um tema mais complexo e difícil de expressar em poucas palavras.
Porém vocês já pensaram nessa oportunidade?
Avante!
Otimo video! Estou no começo do meu projeto de agrofloresta, no meu caso por falta de mao de obra e sabendo dos limites que temos, estamos começando mecanizado, mesmo nossa area sendo pequena, nao daria pra executar nosso projeto sem mecanizaçao
Muita gente romantiza a vida no campo , não é facil e requer $$$ para conseguir manter e investir
Salve nênes queridos...❤bons ventos 😊
Eita, um sorvete de milho verde orgânico é tudo de bom. Parabéns meninos, o milharal tá lindo. Lu, mesmo com todas essas mazelas que você relatou, há muitos jovens tomando a direção do campo! Continue com os sonhos de vocês.
Que ótima lembrança do sorvete!! 😋
trabalho lindo de mais!
Adorei o video ..Só faltou o Gustavo.
Eu gosto mais do Luchianoo, parle
num é rapaz, ele ta sumido aq do canal
Na China tem mais de 8 mil fábricas de tratores, e várias delas, fabricam pequenos tratores para os camponeses.
Tem um acordo entre China e Brasil para essas pequenas máquinas serem vendidas por aqui, para a agricultura familiar.
AVANTEEE 🚜🚜🚜🚜
E no Brasil apenas 5 ou 8 marcas comandam o mercado inteiro de máquinas 😂. E so investem mais em máquinario gigante, pq da mais retorno vender uma máquina grande do que várias pequenos. É triste. AVANTEEE
Adoro as reflexões do canal e como acabamos pensando o nosso coletivo e buscar soluções fora do campo individual. Pensando nisso, tenho lido q o MST e sua parceria com a China, está trazendo desenvolvimento tecnológico para os pequenos produtores. Vale vcs tentarem esta interação entre produtores para se fortalecer. Acredito ser um solo fértil de possívelbilidsdes.
Bom dia nenes. Acho que o que falta no Brasil é maquinario adequado para a pequena agricultura . Na europa , china exite esse tipo de maquinario . Concordo contigo que cidades nao são saudaveis . Se o campo parar as cidades morrem!
muito bom 😄
Ótimo conteúdo parabéns
Amei meus jovens, esse feijão é muito caro, nas casas de especialidades agroecológicos e orgânicas.
loucura é continuar o cultivo atual estamos no caminho da razão com agro floresta com certeza
Bom dia Luciano!!!
O que você acha de investir num triturador de galhos? Gratidão 🙏
Varia muito da situação, pra horta eu acho que é um dos cultivos que mais vale. Mas eu acho sempre preferível evitar, pq da trabalho "embocar" na máquina todo o material da poda, tem tbm custo de combustível, manutenções de motor e facas do triturador.
Eu acho que seria prático ter um triturador que engata no trator e que passar por cima, ou seja, amontoa o material e depois passa por cima triturando.
Fala Luciano! Faz tempo que não deixo nada na caixa de comentários, mas estou sempre acompanhando o canal. Se eu tivesse um pedaço de terra, independente de ser proprietário ou não, eu deixaria a vida na cidade e viveria no campo. Se precisarem de um braço extra aí, podem contar comigo. Estou em Toledo, até quando não sei kk Avanteee
💚💚💚
❤
Que tal você projetar as máquinas?
Na minha cabeça eu já projeto várias kkkk
Falta tempo pra por em prática e ver se o que tá na mente da certo kk
@@expandindomundos E que as tuas reformas parecem sempre dar certo !🎉🌳👍
Luciano, o fato de sua cobertura vegetal ser muito de capim, como fica a diversificação e equilíbrio de nutrientes na sua área?
O capim até ajuda na recuperação da fertilidade, mas muito restrita ao que a biomassa dele oferece. O benefício maior nessa "monopalhada" é um abrigo permanente da vida no solo na palhada mais espessa. A vida no solo atuando mais permanente.
Em ciclagem de nutrientes de forma mais completa, não acredito ser suficiente para obter um solo fértil. Sem aumentar a diversidade teremos que usar as muletas, ou seja, carregar insumos de fora para atingir fertilidade mais equilibrada. Quero tentar mais a rotação de culturas com espécies de adubação verde.
Este é o raciocínio do momento.
Se tiver algum apontamento a gente fica feliz em ouvir!!
Grato demais Vanda!! AVANTEEE
@expandindomundos sem nenhum apontamento em especial. Ter cobertura já é um ganho grande para a vida no solo. Ideal seria se ela fosse diversificada, mas a vida segue como conseguimos levá-la e vcs levam muito bem.
Cara, tenho uma dúvida sobre o capim mombaça, e capins altos quando utilizados pra adubação verde no geral:
Isso aumenta muito o risco de ter jararacas no terreno? Sempre fico me perguntando isso quando vejo esse capinzal nos vídeos, não sei se é ignorância mas sempre associei as duas coisas. Era uma preocupação comum por aqui.
Depende de vários fatores. Aqui por exemplo praticante não se encontra jararaca, só cascavel. Se não fosse uma cabrinha coral pequena descansando numa poça de água num caule de bananeira, eu poderia dizer que nesse tempo de agrofloresta nunca encontrei cobra.
Só acho cobra nos barracões, onde incidem os ratos. Local abrigado e seco.
Use EPIs e atenção sempre! Se informe sobre hospitais que prestam atendimento em caso de acidentes como esse. Estudar um pouco sobre o comportamento desses animais tbm ajuda.
Nada que impeça a gente de estar na roça e ocupando o espaço na natureza que é nosso tbm. AVANTEEE
@@expandindomundos obrigado!
ai onde vocês moram é tçao grande, moram poucas pessoas ai né? Na cidade é tanta gente e tanto movimento desordenado vei
Bom dia amigos! Vi que vocês têm eucaliptos. E a alelopatia dos eucaliptos não prejudica a agrofloresta? Obrigado!
Muito apropriada tua explanação. Esta é uma verdadeira forma de se discutir políticas de sobrevivência tanto agrárias quanto a métodos e processos a serem desenvolvidos e também à `adequação prática de todos sobrevivermos ao maremoto ambiental que já dá seus sinais em todo o planeta quanto mais em nossas "ilhas" ecológicas.
Por que o Gustavo não aparece mais nos vídeos? E Ana não aparece nunca?
🤍🤍🤍
Pega leve no trabalho senão o corpo não aguenta. Se vc trabalhar 2 horas por dia, é suficiente p produzir muito mais do q dá conta.
Depois d um tempo o trabalho diminui.
Sobre o capim, põe um jumento ou um bode 😂 é assim q faço, os bichos roçam por mim
Olá. O capim eles usam para acumular biomassa e servir de cobertura do solo, por isso que eles roçam constantemente.
@@samaramonteiro7823 Parece possível simplificar um pouco a técnica que eles usam e trabalhar menos!
@@samaramonteiro7823 Quando o milho está mais alto do que o mato, não precisa carpir, por exemplo...
@@samaramonteiro7823 a cobertura do solo com capim é eficiente p baixar a temperatura. Mas, p fortalecer o solo, é bom usar algo mais lenhoso.
Vou te explicar da forma simples q me fez entender. Quando vc joga bananeiras (por exemplo) p forrar o solo em uma plantação de bananeiras, a tendência é o solo ficar mais pobre, por causa do tipo de biomassa q satura. As plantas mais lenhosas atraem mais insetos. O metabolismo dos insetos converte essa biomassa em nutrientes diferentes daqueles q a planta já possui.
Não gosto de forrar c capim pq o capim tem uma decomposição rápida. De qualquer forma ajuda.
@@lilikoi90 sim. Mas, no exemplo do vídeo era um consórcio de capim e amendoim.
Da muito trabalho, isso porque vcs produzem pouco, Imaginem como o nosso agro iria produzir comida pra 1/4 do planeta dessa forma... morreriamos de fome...
Devemos agradecer e respeitar mais quem produz alimentos pra mais de 25% do planeta!
Não faz sentido criar esse respeito ao agro que por natureza é um desrespeito com a natureza, ou seja, desrespeito com tudo e com todos.
Essa ideia que tu passa no comentário é o que a propagandagem desse sistema quer que tu acredite e repita. Há muitas vírgulas nesse contexto, sou filho de agricultores e que nasceu num dos polos do agronegócio do Brasil, estudei técnico em agropecuária, cursei engenharia na universidade. Vivo o sítio desde que nasci, muitos anos eu trabalhei com a família servindo ao agronegocio e nos últimos anos venho vivendo a transição agroecológica. Por isso, não estou falando sem vivência nessa realidade.
O agro tem sim importância nesse momento que a humanidade desaprendeu/esqueceu como fazer agroecologia (agricultura sempre foi orgânica, usa-se veneno só a uns 100 anos do milhares de anos que o ser humano ocupa o planeta).
Se investirmos na agroecologia não vamos precisar morrer de fome. Se o Agro fosse desvalorizado e sem investimento como a agroecologia está hoje, deixaria as pessoas morrerem de fome de vez (pq as pessoas estão passando fome com o agro).
Não sei se dá pra entender, mas é um contado que talvez podemos explorar mais em outros vídeos. AVANTEEE
Não acredito que o agro atual seja a melhor maneira de se produzir alimento, mais talvez a única possível no momento devido a necessidade/quantidade de produção... A 100 anos atrás éramos 2 bilhões de pessoas, e hoje somos mais de 8 bilhões de pessoas no mundo (segundo o Google)...
Se todos fossem produzir da mesma forma que vcs, qto custaria um saco de feijão?
Será que a maioria teria condições de pagar?
Qto de terra produtiva seria necessário para alimentar uma família de 5 pessoas?
Vcs três seriam capaz de alimentar 100 pessoas com o trabalho e produção aí do sítio?
Tenho duvidas que se fossem CLT conseguiram cultivar o próprio alimento (trabalhar 10 horas na empresa e depois cultivara terra)...
Só estou levantando questionamentos...
Isso que vcs pregam é muito lindo e na realidade seria um sonho viver como vcs...
Mais infelismente é uma utopia...
Alguma coisa está acontecendo e vocês não nos contam😥 cadê o nenê?
Gente na T5 no E217, você lembra que eles comentaram sobre a possibilidade de um outro canal pra falar sobre política? O Gustavo é muito sensível a estas questões voltadas para o social/política/ambiental que também é importante, gosto muito dele, pessoinha linda ❤ e engajado nessas questões. O luccianoo é raíz, apaixonado pela terra/agricultura, sinto nele o resgate da verdadeira agricultura, mesmo porque é perceptível tanto nos manejos na terra , quanto na manutenção das máquinas/ferramentas. Curto muito esses dois,. A Aninha é uma super mulher que desenvolve muito bem o lado agricultora e prof de english.
@@raimundamarques7325 Precisamos falar sobre política. Principalmente Reforma Agrária Popular. Todos nós que acompanhamos o canal temos muito interesse numa vida no sítio e o MST, por exemplo, conseguem dar dignidade e fazer justiça para um poder popuar.