Sobre minha crítica aos meus "ex-colegas" professores militantes, recebi muitas mensagens dizendo que vcs têm/tiveram professores exatamente assim: TENHO CERTEZA DISSO! Esses existem em número maior do que deveriam existir; mas ainda assim não são a maioria! Mesmo que a maioria tenha seu viés ideológico muitos professores não são militantes descarados como no exemplo que critico. Meu quadro reflete a MINHA experiência, e sendo muito franco, porque vocês sabem que não tenho medo de falar o que penso: essa crítica serve a QUALQUER professor(a) que faça isso no ambiente escolar, que novamente existem aos montes. Minha arte é uma crítica que apoia o diálogo, conforme mostro na animação, o aluno assume uma posição de questionamento respeitoso em sala de aula, e isso deve acontecer com qualquer professor que seja, militante partidário, ou um professsor dedicado ao ensino. Mas, não tenho dúvidas que muitos alunos e professores identificarão a crítica, e poderão gostar ou não dela. Quanto a isso, não há nada que eu possa ou queira fazer. 10/05/2024, 15:55
Que timing, vim ver o video e voce acabou de lançar essa Bomba de comentario em cima do povo que tem 0 argumentos, é só "negacionista" "burgues" bla bla bla.
Não adianta argumentar com comunista esquerdista ou qualquer tipo de mitômano parasita da internet.... Eles sempre criaram uma narrativa de que eles são vítimas e você é o malvadão
Thiago, o que você tem a dizer sobre as pessoas que invalidam argumentos históricos com o argumento da "historiografia geral" ou "consenso entre historiadores"?
Talvez porque aí eles ensinem a história com ela foi mesmo, e não apenas mostrando o que favorece os objetivos políticos de um grupo ideológico no presente. A realidade é cruel, o passado da humanidade nos mostra que ninguém é santo no mundo. Por pior que seja, e prefiro saber de todas as merdas do que ouvir apenas em uma visão inocente e romantizada. É muito mais rico e útil na minha opinião.
Você não está no Brasil e não consegue entender os vários tons desse vídeo .Não acuso ele porém , geralmente, quem defende essa corrente abaixo do Saara só há um povo:Africanos negros.Não há nenhuma etnia , nenhuma cultura , nada.Negros.Só. Então se pega fatos(Que alguns reinos africanos capturavam e vendiam escravos -) para se vender a ideia de que os proprios negros escravizavam negros.
Thiago Braga, Como português e estudante de Ciências Sociais, nutro uma paixão ardente pela História. É com pesar que observo a atual tendência de reinterpretar o passado à luz dos valores morais contemporâneos, bem como os esforços vis de menosprezar e até mesmo apagar as conquistas muitas vezes heroicas de nossos antepassados (não me limitando apenas à história de Portugal, mas também à de outros povos). Admiro imensamente os teus dois canais e a forma como abordas a história de maneira cativante e instrutiva. O teu trabalho tem sido verdadeiramente profícuo, fruto do teu empenho e dedicação apaixonada, como deveria ser para todos os amantes da história. Quanto àqueles que tentam desacreditar o teu trabalho com argumentos doutrinários e carentes de sustento documental, sugiro gentilmente que os ignores, pois a verdade sempre prevalece e essas pessoas não merecem o teu esforço. Um detalhe que, embora possa parecer insignificante, é de grande importância: é uma honra ver um canal público como a RTP divulgar, especialmente num programa com o propósito educativo de ensinar história (especialmente num momento em que todos estavam em casa devido à pandemia), um vídeo teu. Que o futuro continue a sorrir para ti, Thiago. Um grande abraço. Com estima, Egídio Monteiro
hahaha, boa! O curioso é que eu aprendi na escola assim. É até lógico né, pois os portugueses não iam lá para roubar escravos, mas para negociar. Essa geração pós PT viu, vou te falar.
Kkkkkkkkkk professores de história estão aprendendo história com um cara que nem professor de história é(ele dá aula de computação), e nem formação em história tem, isso quem tem é o Gaiofato na USP
Na verdade nem precisa ir tão longe, só o que já é disponível aqui mesmo no TH-cam sobre esses temas, embora grande maioria é documentário americano, ou inglês/francês, por mais que eles possam ter aumentado um pouco as coisas, neles vc já vê que toda tendência a esquerda, comunismo e progressismo é nefasta! E deve ser banida
6 หลายเดือนก่อน +2
@@caiovdmmEnfim, "em fim" dando fim ao português. 😊
@@LucasMetalage E por acaso a canhota faz algum vídeo mostrando fontes? Não, mas vídeos falando q a República Popular Democrática da Coreia é uma maravilha, eles fazem, sem fonte nenhuma.
A bolha da extrema esquerda só se isola e cria mentiras que se retroalimentam. Acreditar nesse thiago é o maior nível possível de desonestidade intelectual
@@changemaneramelhorquejaspi1601 alugou não, comprou logo uma de 50 milhões de dólares com heliponto, campo de golfe, tênis, campo de futebol, sete quartos, oito banheiros e uma sauna.
Kkkk, se realmente descendescem de reis e rainhas ainda estariam na África. É igual o pessoal branco que se acha descendente de nobre, mas no final é apenas descendente de um miserável que teve que fugir para o Brasil pra lutar contra a fome.
Mas vocês estão sendo burrinhos. Eles não vendiam o próprio povo. Vendiam dos rivais. Então eles eram bons governantes para o proprio povo. O congo como citado no video escravizava o pessoal da angola. Sacaram?
Thiago explica, desenha, explica o desenho e ainda desenha a explicação. Quem diz não compreender é por má fé. Mais didático que isso não existe. Parabéns pelo trabalho!
Usa o "humor" como forma de mascarar as falsidades e manipulações. Tem que ser muito desonesto para acreditar num falastrão como esse. Cadê o rigor científico, nem postura ele tem. Aí fica os bobos da extrema direita chupando as bolas dele.
A situação da educação no Brasil é tão feia que para aprender história de verdade é melhor nem entrar na faculdade. Só tem militância. Isso aqui sim é uma aula
É uma pena que a sua conclusão seja essa. Onde você acha que todos os professores citados pelo autor do vídeo trabalham? Onde vc acha que estudaram? Certamente a solução para a educação no Brasil não passa pela estigmatização do ensino superior.
@Jennn312 cara, a universidade de lisboa tem muito pesquisador brasileiro, o assunto é escravidão no BRASIL COLÔNIA, o que não falta é acadêmico brasileiro sobre esse tema, inclusive que trabalham com essas mesmas fontes. Ele fala da Lilia Schwarcz, tem o Alberto da Costa e Silva, o próprio Boris Fausto nos grandes manuais, Fernando Novais...é uma pena mesmo que a academia seja tão isolada da população e que o ensino de história no ensino médio não reflita a riqueza imensa dos historiadores brasileiros. Por outro lado, seria covardia com o tempo que nos disponibilizam em sala de aula (cada vez menor) exigir aprofundamento teórico. Pode ter certeza que o Tiago Braga certamente já leu muito historiador brasileiro pra todos esses videos.
Ele lê documentos cujas palavras não são visíveis para os expectadores dessa Love. Eu só acredito se eu ler junto e depois vou querer conferir a informação.
"ain, mas ele tinha q ver o contexto histórico, pq o documento pode não revelar com precisão os fatos e blah blah blah" - é, mas ele mostra logo uns 20 documentos, evidenciando q o contexto era aquele óbvio mesmo.
@@prosafutebolistica9707 Sem contar que essa galera só cobra esse tipo de rigor quando é um documento que vai contra as coisas em que eles acreditam, mas quando é algo que está de acordo com as narrativas deles até relatos orais e lendas urbanas são válidas como provas irrefutáveis e inquestionáveis kkkkk
Eu fui um bom aluno no geral e em história também. Meus professores nunca ensinaram dessa forma, mas sempre tive por mim que era bem como o ensina. Nunca fez sentido a história de invasão e apreensão dos africanos para escraviza-los.
O próprio Joaquim Nabuco em seu livro Abolicionismo, explicou que as motivações para a escravidão negra NUNCA foi por racismo, mas pq era a atividade econômica da época. E ele explica isso extensamente durante toda a obra.
"NUNCA", falar essa palavra em algo tão complexo como a escravidão, é de uma burrice e falta de ética sem tamanho, obviamente começou como um comércio, até pq, era algo comum pra época, mas com o passar do tempo, foi evoluindo, e sim, obviamente se tornou por racismo, tanto que, a própria igreja pregava a superioridade do europeu para com as outras "raças", e chega um momento no qual não é mais benéfico manter o tráfico, isso para o povo africano, e com isso ocorre invasões e guerras no território africano. Não é difícil chegar no ponto em que ele chegou, você só precisa saber dos dois lados, sem falar que história é um ciclo sem fim, troque escravos por ópio, e coloque o reino unido de um lado e a china do outro, e veja a mágica 🤪🤪
@@Jonzaum o que vc estudou sobre Escravidão? Alguma obra de relevância ou só pelas obras de escola? Pq o conceito de RAÇA, foi desenvolvido apenas no final do século XVIII/XIX. Só dar uma estudada pra vc observar isso. Inclusive, nas cartas do rei de Congo e Angola com o reino português evidencia que esses reinos vendiam seus escravos de guerra e mantiveram essa relação até o séc XVII. Se não sabe o que diz, faça um pequeno estudo antes de comentar. Leia os autores defensores do Abolicionismo, que vão explicar o pq dessa atividade. É algo deplorável, certamente, mas não foi estabelecida motivada pela raça. O problema é usar de anacronismo, algo perigoso ao analisar situação ocorridas há mais de 300 anos. E por favor, de minha parte não houve defesa desse método odioso.
Eles tem, acredite, o foda é a quantidade de ameaça que eles recebem da própria administração da escola sobre "conteúdos extras" não devem ser aplicados, praticamente forçando a seguir o livro didático a risca. Enquanto fazia faculdade de história conheci muitos professores que "se renderam" depois de passar anos lutando sob ameaça de demissão. É triste isso cara, muito.
Fala Thiagão, blz? A um tempo eu pedi para você reagir às batalhas de Senhor dos Anéis, eu sei que vc é ocupado, mas eu gostaria muito de ver esse vídeo, pq essa franquia fez parte de minha infância, os livros do professor Tolkien forjaram grande parte do meu caráter e da minha moral. Se for possível, gostaria de ver o senhor reagindo a essa obra incrível.
Eu sinceramente não entendo onde esse vídeo de escravidão é negacionista. Existe um acervo de cartas da época relatando o contato, e uma fonte extremamente importante e válida.
É que essa galera respectivamente não tem uma boa interpretação de texto e só enxergam preto e branco(se você não afirma que a escravidão é culpa dos europeus então você nega a escravidão), eles não entendem a ideia de que a África também teve parte nisso e ao mesmo tempo agem de má fé para difamar o Thiago e como a maioria não vai ir atrás de ver o que ele realmente falou, vão ler um aleatório chamando ele de negacionista da escravidão vão aceitar, invalidar tudo que ele fala e difamar ele para outras pessoas. Essa turminha só consegue vencer com baixaria e colocando rótulos alheios nos outros.
Eu agradeço a Deus todos os dias pelo meu professor de História ter dito EXATAMENTE como o Thiago Braga falou sobre a escravidão. De que ela não teria ocorrido, se não fosse TAMBÉM por conta dos próprios Negros. Sim, teve influência Européia, mas os Africanos tiveram sua parcela de culpa SIM!
Uma coisa q me faz confusão sempre, n ignorando o papel horrivel de Portugal e de outras nações europeias e provavelmente alguma colaboração de africanos também, como é q os árabes e mundo islâmico em geral nunca são atacados da mesma forma pelo seu envolvimento no comércio de escravos? Inclusive nos dias de hoje ainda há comércio de escravos na Mauritânia e em certas partes da Libia, mas parece q esse assunto é proibido de ser discutido se n envolver apenas os impérios europeus. Ou se discute tudo ou então n vale a pena levar a sério o tema.
@@scp4849 É pq a esquerda defende bandido po, e o braguinha da uma pincelada sobre, mas o foco dele é mais pra mostrar que há uma parcela de culpa da parte dos africanos SIM
@@scp4849 se não for para atacar os inimigos ideológicos da esquerda, não serve. Se são inimigos dos EUA, vale a máxima " o inimigo do meu inimigo é meu amigo."
tenho 13 anos e me inspiro muito em você thiago! nunca deixe ninguém te derrubar, seu conteúdo e de extrema qualidade, dá pra ver que seus vídeos tem compromisso com a verdade
Que bonitinho! Já tenho muita honra de ser seu irmão de pátria! Aconselho que leia a coletânea do "Pre Raphael Galanti "sobre a história do Brasil, irmão🫡
Vc é totalmente necessário para o futuro da história! Curso licenciatura em história na esperança de um dia podermos ensinar a vdd para nossos alunos e vc é inspiração 🫶🏽
Está mentalidade infantil a respeito da história africana e a escravidão no Brasil não é só negacionista como também explicitamente RACISTA, obrigado Thiago pelo vídeo
eu sendo Negro com muito orgulho, fui falar isso a algumas pessoas quase juntaram pra me bater, como é bom ter uma pessoa com grande alcance, pra colocar a semente do conhecimento real historico na mente das pessoas.... Obrigado depois disso tornei fã, só estou brigado contigo ainda sobre os ninjas mas vou deixar passar kkkkkkkkkk tmj
Prof, q foda sua participação ontem na live da Liga Nerdola pra uma causa tao nobre, parabéns! Vc devia ser integrante e criar uma sessão educacional na Liga! Obgd! Minha honra!
@@RoguishWolf então, mas o fato de participar nao quer dizer q ele vá deixar o canal dele, acho q engrandeceria a Liga e subiria o nivel pois alem de falar de cultura nerd/geek teríamos tb história de alto nivel
Thiagão é um dos caras que por simplesmente falar a VERDADE, toma porrada da esquerda/comunistas. Que doido, né? Toda vez que aparece alguém falando verdades, é sempre a mesma galera que fica brava
Sem contar que mesmo se você dúvida de algumas coisas que ele fala, o Thiago sempre diz que você deve ir atrás das fontes e estudar por conta própria para tirar as próprias conclusões, enquanto o pessoal do outro lado sempre se fazem de donos da verdade e colocam quem discorda deles ou que demonstra um ponto de vista diferente como "malvados".
Dizer que quem critica ele é comunista é mentira, é uma falácia para se defender. " Eles me criticam por que sou de direita e eles de esquerda, e não por que sou um babaca " Assim ele tem apoio da direita para defender ele e transforma toda crítica a pessoa dele num viés político. Acreditar que ele é o dono da verdade história é no mínimo um pouco duvidoso. Ele conta a versão que ele estudou, simples assim. Ele se mostra como conhecedor da verdade absoluta dos acontecimentos históricos e isso irrita muita gente, mesmo não sendo comunista.
Os vídeos do Impérios Ad passam na escola da minha irmã de 11 anos, fico muito feliz em saber que um sujeito tão inteligente ajuda tantas pessoas a saírem da ignorância, parabéns Thiagão
No dia mais sombrio, na hora mais escura alguém será levantado entre teu povo e carregará a chama da verdade novamente. Iluminando os perdidos ou incinerando os mentirosos. Irmãos verão irmãos. Erros serão entendidos para não serem repetidos e vamos construir algo a ser chamado de humanidade. As bostas no caminho viraram adubo e floresceram margeando uma reta estrada. Um fim? Caros sapadores da verdade ... é só começo! Obrigado, Professor "mil homens em um" Thiago Braga!
O escritor brasileiro Laurentino Gomes tem 3 livros sobre a história da escravidão. Pra quem se interessar pela leitura, esses 3 livros fala exatamente a mesmíssima coisa desse vídeo.
@@maxamaral7464e ela está mais do que certa. No dia em que historiadores passarem a usar livros de jornalistas a sério, podem fechar o curso. E se você não consegue perceber o problema nisso, precisa começar a estudar um pouquinho, amigão.
Ambos são informações ,coleta de pesquisa e estudo, digamos, sinônimos. Você tá precisando estudar não é história, mas, sim às origens das palavras e seus significados, não saber que história e jornalismo são sinônimos, mostra o seu baixo nível intelectual, não esperava menos. @@mjsv
Eu não assistia ao Brasão de Armas porque sempre ouvia coisas negativas assim do tipo. Aí resolvi dar uma chance e assistir, e sinceramente, que coisa maravilhosa, conteúdo incrível e sempre mostra fontes para podermos conferir e tirarmos nossas conclusões também. Pena que algumas pessoas perdem de consumir um conteúdo excelente como esse.
Ano passado recomendei seu canal ao meu professor de historia do ensino medio e esse ano ele passou um video seu explicando china antiga. Thiago braga é CULTURA
@@LeoSilva-he3rn sou brasileiro irmão, e se vc reparar tem um tracinho antes do PT, e um nome de cidade em letra maiúscula e uma bandeira depois, não tem nada a ver com o partido dos ladrões!!!!
@@LeoSilva-he3rnAcontece que a abreviatura de Portugal é Pt assim como a Polónia é PL, UK, FR, ES e por aí a fora... Quem lê é que tem que distinguir.
O homem é tão brabo que consegue ganhar o meu like antes de 1 minuto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Só a granadinha de Corote aos 0:32 já foi o suficiente 👍. Braguinha, este camponês que vos interage te sauda, parabeniza e agradece por prestigiar a live da LIga Nerdola em prol dos nossos irmãos do RS. Sua presença abrilhantou ainda mais essa iniciativa gigante da melhor galera do TH-cam. Muito obrigado por tudo que faz por todos nós 👋👋👋👋👋
Finalmente, alguém no Brasil que ensina História em vez de "luta de classes aplicada à história", que se ensina na escola. Subscrito
6 หลายเดือนก่อน +20
Ótima matéria. Uma ótima fonte primária que também mostra o tráfico e a organização dos reinos africanos é o livro "Nós, os cabindas", escrito pelo príncipe negro Dom Domingos José Franque, cujo nome africano era Boma-Zamei-N'Vimba. Ele narra a história, leis, usos e costumes dos povos de Cabinda, chamada de N'Goio.
Pra mim é uma satisfação tremenda ver esse vídeo, desde de pequeno eu sempre me questionei sobre como funcionava o comércio de escravos, pq pra mim simplesmente não fazia sentido os europeus invadirem a África e sequestrarem homens livres para torná-los escravos, isso geraria revolta e guerras. Com o passar do tempo eu fui entendendo como as coisas funcionam, mas era bem difícil pesquisar sobre isso pq eu nunca achava informações que n fossem tendenciosas em relação a esse assunto, hoje com os meus quase 20 aninhos, posso descansar em paz um universo agradecido por finalmente tem uma pessoa decente pra falar a verdade. E principalmente para mostrar ao mundo que quando se trata de escravidão, a África nunca esteve isenta de culpa.
Há vídeos de TH-camrs africanos que falam exatamente o que o Thiago fala. E mais, eles falam mais do tráfico transahariano, que começou no século VII e no qual morriam 80% dos escravos na travesia do deserto. E os homens sobreviventes eram castrados.
Cara, esse negócio de enviesamento ideológico nas escolas é a mais pura verdade, eu vi isso tanto no ensino fundamental em SP quanto no ensino médio aqui no Ceará, tive até um professor de história que dizia que pra ele o modelo de governo de Cuba era o mais justo do mundo e que a gente devia se revoltar contra uma empresa que tem aqui no bairro, pois segundo ele o patrão ganhava 1 milhão por mês enquanto os funcionários ganhavam apenas 1.000 kkkkk
os professores têm o direito, por lei, de expressar suas opiniões, sem incorrer em censura. Embora tenham o direito, é fundamental que deixem claro que estão emitindo uma opinião, sem imposição ou doutrinação. Na minha experiência, a maioria dos professores que expressavam suas opiniões fazia questão de destacar essa distinção, desde o ensino médio até a faculdade.
Engraçado pensar que eu ensinei a história da escravidão exatamente desta forma (comércio de escravos com motivação econômica) em 2007, em uma escola pública.
O estranho é não ensinarem que ela foi econômica kkkkkkk. Acho que isso é um ponto comum, pq eu também aprendi assim. A questão que eu coloco é: pq nenhum branco espanhol foi escravizado no BR? Pq nenhum árabe marroquino, líbio, egípcio não foi escravizado no BR?
@@thelmartins4697porque o negócio da escravidão do Brasil foi feito com os Reis Africanos e não com os muçulmanos. Portugal tinha uma relação muito má com os Reis muçulmanos.
Escolher não falar algo que é importante faz sim um mal professor. Saco cheio desses "profissionais" que me "enganaram" a vida inteira. Obrigado ao Thiago pela coragem, coisa rara hoje em dia.
Professor.... vc não imagina como fiquei feliz em ver que tem professores conscientes utilizando vídeos do seu canal para ensinar a gurizada !! Parabéns !!
@SulLivre."Quem vence sempre escreve a história como eles querem que seja" Ok, então vc nunca vai poder acreditar em nada. Não tem essa de viés europeu, eu já vi webcomunista aqui negando os Gul4gs, algo que nem a atual Rússia nega.
Minha esposa e eu, ficamos muito felizes em saber que os vídeos do canal estão sendo passados em salas de aula. Queremos uma transformação positiva na educação do nosso país e se mais estudantes passarem por aulas do Thiago Braga sabemos que será o caminho certo. Obrigado por ensinar tanto aos meus filhos e a mim. Orgulho de ter um professor assim no meu país.
@@luvenisbianchi2786 "Risinho de deboche é argumento de..." E só para constar eu não tenho problema nenhum (nem paciência), em descer ao nível dos comuna de internet para responder provocações. Assim sendo... Foda-se!
@@luvenisbianchi2786 "Risinho de deboche é argumento de..." E só para constar, eu não tenho problema nenhum (nem paciência) em descer ao nível de comunas de internet para responder as provocações. Assim sendo... Foda-se!
Quando eu vejo essa situacão eu penso comigo mesmo: " se as pessoas não acreditam que os negros de antigamente, principalmente os ricos africanos não vendiam outros negros, faz ter uma mentalidade infantil de que nenhum negro de antigamente era mau, mas apenas uma vitima. Algo que infelizmente não é verdade."
@@diego1130 Não são detalhes, mas a justa colocação de seus pensamentos no papel. Uma palavra MAL interpretada levou ao lançamento de uma bomba atômica em Hiroshima.
Sua habilidade em cativar os alunos com narrativas envolventes e sua capacidade de tornar até os eventos mais complexos acessíveis e interessantes são verdadeiramente admiráveis. Sua energia contagiosa e seu compromisso com o aprendizado tornam suas aulas não apenas educativas, mas também inspiradoras. Obrigado, Professor Thiago Braga, por fazer da história não apenas uma disciplina, mas uma jornada empolgante e enriquecedor.
Deus abençoe ricamente vosso trabalho! Sou professor de História & Geografia na rede particular de ensino do interior paulista e... tá difícil! Esquerda aparelhou tudo! Pais, acompanhem de perto o que vossos filhos "aprendem" na escola.
A escravidão existiu ao longo da história ,não foi uma exclusividade dos portugueses, nem uma exclusividade racial. Thiago está corretíssimo. Franceses após levar escravos para colonias na América , só no Haiti foram 500 mil, se tornaram contra a escravidão porque suas colonias na Africa estavam ficando sem mão de obra, e juntamente com os ingleses , queriam prejudicar a economia portuguesa. Em tempo, a decoração da mesa está ótima,
Cara, eu aprendi ainda na escola que os próprios africanos comercializavam escravos com os europeus. Eles capturaram pessoas de outras tribos ou reinos. Aprendi isso no ensino médio. Hoje, já tenho 39 anos.
Qualquer pessoa que estudar isso com um pouco mais de seriedade descobre a verdade que não existe vítimas nessa história e que tudo não passa da cabeça desse povo mimizento
@@templariodecristo23os africanos não comerciava escravos porque não existia comércio na africa subsaariana, assim como não existia na roma antiga, e na asia antiga, o comércio de escravo étnicos foi criado pelos europeus.
@@MrRafinha50 No Alcorão e nos escristos do "profeta" deles está escrito sobre o valor dos escvos que um da cor mais escura era menor e que os arab e ☪️ tinham um valor maior e ele foi escrito no século 7 bem antes dos europeus terem contato com os Sub-Saharianos, troxa!
Bom antes de mais nada eu só espero que isso não vire um problema depois para mim, eu sou uma pessoa de Esquerda e que foi criado com idéias de Esquerda em uma família tradicional conservadora, porém de esquerda, sempre tive um interesse genuíno em história e geografia, e eu tinha um professor (completamente de Esquerda) que um dia me falou algo interessante: " a ideia de que a escravidão não começou como um negócio visando lucro e que NÃO havia outras nações africanas envolvidas nesse comércio tirânico e maldito, tem a mesma lógica de vc dizer que é possível mover coisas com a mente, é uma ficção". Eu fui criado em valores de Esquerda, mas sempre fui ensinado a repudiar o extremismo e a mentira, ter esses valores e zelar por eles hoje em dia é ter que se posicionar contra essa esquerda mentirosa e canalha que só se preocupa consigo mesma hoje em dia. Seu conteúdo é muito bem versado e produzido e apesar de existirmos em espectros opostos, um bom históriador conta a história como ela se passoube foi registrada, não como ele a quer. Teu trabalho é incrível e vai ser muito mais reconhecido ao longo, esses ataques a sua pessoa são covardes e desonestos, acusam-lhe do que eles próprios são, não pare de produzir teus vídeos e continue mostrando a importância da história. O diálogo é muito importante e ouvir o outro lado, mesmo que se discorde, é necessário para a evolução dos saberes, aqueles que se dizem esquerdistas e lhe atacam sem provas tem um nome muito melhor: VERMES. Utilizando minorias para o próprio proveito ( e ainda se pondo como salvadores dos problemas que os mesmos estão a banalizar), minorias tem que ser humanizadas e não politizadas. Enfim obrigado por reacender em mim a sede e busca genuína pela história, mostrando que a história é muito complexa em suas nuances, que não somente existem santos e pecadores, obrigado pelo seu conteúdo professor, tenho orgulho em chamá-lo de disso. 💙
Saiba que é de pessoas como você e do Thiago Braga que precisamos hoje em dia. Fui criado em família mista (beeem mista), tem esquerda e direita, progressista e conservador, desonesto e bruto/honesto até demais. Isso fez com que eu percebesse recentemente (sou jovem ainda, perto de fazer 19 anos) o que você descreveu aqui e passasse a considerar as coisas de forma mais lógica. É bom ver que podemos chegar em raciocínios e conclusões similares, mesmo pensando de formas diferentes.
Chamar de verme as pessoas que "atacam" o cara q praticamente diz que o 'racismo não foi um impulsionador da escravidão africana' me faz pensar que você é do tipo que abraça bandido e "ataca" quem quer prendê-lo.
Sr. professor, se vier a Portugal adorava conhece-lo. Obrigado por dar a conhecer a história dos nossos grandes países, Portuga e Brasil, que tento têm em comum.
Pra alguém que teve professores que faziam propaganda partidária durante tudo minha época escolar, ver os seus vídeos é como abrir a mente, professores que nem sequer abriam os livros didáticos, que também não são lá essas coisas, conseguem moldar facilmente a cabeça de uma criança.
Thiago, é uma pena que não fazes mais lives, estive em duas Salvo o erro, e tive a oportunidade de te colocar algumas perguntas que me foram respondidas com toda a cordialidade e lucidez de um Verdadeiro professor. O alcance dos teus videos ,até em Portugal é prova da tua singularidade e do grande serviço que prestas à veracidade histórica. Houve um grande professor Português, o falecido professor José Hermano Saraiva, recomendo a qualquer um de assistir aos seus programas, e tu, continuando nesse bom caminho, aguentando todas as criticas de ignorantes ou dos que o querem continuar a ser, também serás lembrado como um grande senhor e comunicador da história. Muito obrigado pelo teu empenho e paixão.
Longe de mim dizer que é um filme historicamente correto, mas o filme "Mulher Rei" ilustra como era essa relação entre os compradores portugueses e os vendedores africanos. Aliás, é uma boa sugestão de vídeo fazer uma análise do que é real e o que é falso nesse filme.
@Tio_Paulo_17000 mais um xenofobo 😂😂 Ganha vergonha na cara filho. Sabes pelo menos o quê andam a fazer os teus compatriotas cá? Ou é preciso mostrar videos? E ficares 😲... Não espera já sei o que vais dizer é tudo zoeira vey Mas ao contrario já é xenofobia 😂😂😂 Sabes porque muita vez nao ouves falar nada sobre brasileiros? Porque a propria Midia conta só mentiras 😂😂 Juntos um brasileiro+ midia= vitimização+ mentira Dupla perfeição. Espera já sei bem se um brasileiro pode dizer que sou ladrão que sou tudo e mais alguma coisa então posso dizer quê es putinha visto quê prostuição ai é recorrente alias prostuição brasileiras ha muito aquí inclusivo não espera agora vais dizer quê não sou amigavel 🤔 Não espera não faz sentido um comediante brasileiro expulsar outros brasileiros por serem xenófobos... Não espera afinal quem tem preconceito histórico são portugueses, não espera quem fala mal Portugal são portugueses mas depois vao para lá... Não espera quem mal sabe historia do seu proprio país são portugueses também 🤔 Porra a culpa é tuga mesmo " espera esta frase é familiar" Sabes o quê é mais engraçado? É quê são proprios brasileiros que nao querem brasileiros em Portugal 😂😂😂 Porque pelas palavras deles eles só dizem " Porra vey se isto continuar isto vai virar uma porcaria como no brasil" Sabes a que me refiro? Ou tens 50 Qi para entender?
Eu tenho um amigo que é professor de história e, estranhamente (😅), é socialista. Ele fica bravo sempre que eu compartilho seus vídeos nos grupos que a gente faz parte ou no IG. Ele já me passou vídeo do "grande professor" Ian Neves uma vez (que eu assisti, porque a discordância me força a rever minhas crenças e, se houver fundamento, até a mudá-las), mas ele não vê os vídeos que eu passo. Sempre diz que a pessoa no vídeo é extremista (?). Coisas da vida... Mais um excelente vídeo pra eu mandar pro meu amigo socialista. Valeu, Thiago!
Muita vontade de mandar pra minha irmã mas não adianta, prefiro ter uma irmã amiga e fingir perto dela que não conheço nada do que não falar com ela kkkk
Tu já viu como o Ian explica as fontes e como o Thiago explica? Ian tem mais qualidade técnico devido a baixa materialistica. O Thiago não faz uma análise tão profunda, parece positivista
Uma coisa que é engraçada é que as pessoas mais a esquerda costumam acusar autores que não utilizam o método materialista histórico-dialético de revisionistas. Mas esse método propõe exatamente uma revisão histórica excluindo todo contexto que não for a favor do motor da relações economicas e de produção que tem como consequencia a luta de classes. E essa revisão não se restringe apenas ao campo historico! Toda a literatura, Arte plastica, cultura, tem de ser revista em cima dessa visão o que leva a muitos anacronismos e a exclusão de diversos contextos historicos, politicos e sociais. Em resumo, eles que são os verdadeiros revisionistas! É inacreditavel como invertem os papeis!
Lembro que vi um vídeo falando dos gregos serem todos gays. Citei o Tiago nos comentários, dizendo que estava tudo errado. Meu irmão, o choro enviesado dos comunistas foi maravilhoso de verkkkkkkkk
Na sociedade grega a mulher era subalterna, ela servia apenas para procriar. Os gregos usavam meninos menores de idade como parceiros. Isso está até na mitologia! Isso não é coisa de “comunista”, isso é história! Vocês se esforçam demais pra ser BURROS.
Rapaz, me formei em História no ano passado e minha garganta coçava para falar essas coisas nas aulas de África e Ásia, mas ficava calado, pois estava no meio de pessoas de esquerda que não aceitam um debate saudável. Até aqui mesmo no Brasil os indígenas faziam acordos com europeus, ou seja, não era só troca de espelho por trabalho.
Uso seus conteúdos nas aulas, pois além de serem divertidos, sendo o tipo de coisa que os alunos gostam, você sempre se preocupa em pôr as fontes históricas. Parabéns por seu incrível trabalho !
Os jovens camponeses, tem que dar muito valor ao professor Thiago, no meu tempo de jovem o máximo de Educação na Internet Brasileira era Jovem Nerd, Xadrez Verbal, Castanhari e afins
Todo historiador é um revisionista histórico. "Revisionismo" é formado pelo sufixo "-ismo", que indica uma doutrina, sistema ou prática, e pelo radical "revisio(n)-", que remete à ação de revisar, examinar ou analisar algo novamente. "Revisão" também possui o radical "revisio(n)-" e é formada pelo sufixo "-ão", que frequentemente indica ação, processo ou resultado de uma ação. "Revisão" deriva do latim "revisio, revisionis", que significa "ato de ver de novo, de rever". Isso é o que todo historiador faz, rever a história através de escrituras, documentos, fotos, jornais, objetos e etc.
Só que quando os comunas agridem os outros...os chamando de "revisionista"... eles estão dizendo que - tais pessoas - "reescrevem" a história de acordo com seus achismos.
@@Pedro.14.02 Constato que possa ter ocorrido um equívoco em sua compreensão. O conceito de revisionismo remete à prática de revisitar aspectos do passado. Sob essa ótica, não identifico qualquer inconveniência ou objeção à prática, caso fosse, teria que ser contra a história em si.
Caraca, me ensinaram história pela metade nas escolas... Como seria bom se, no inicio dos anos 2000, já existisse esse fácil acesso ao conhecimento que temos hoje.
É... eu estava revendo meus livros de história para escrever o que realmente aconteceu em tal evento histórico por meio do thiago braga e do marcelo andrade, acho que agora vou rever sobre a escravidão no brasil. Parabéns pelo trabalho.
até hoje apenas um professor de história que tive falou isso em sala de aula, e ver como eu e meus colegas não saibamos disso é algo realmente chocante, pois em plenos ensino médio deveríamos saber disso a tempos, esses fatos deviam ser algo mais comentado, definitivamente.
Sobre minha crítica aos meus "ex-colegas" professores militantes, recebi muitas mensagens dizendo que vcs têm/tiveram professores exatamente assim: TENHO CERTEZA DISSO! Esses existem em número maior do que deveriam existir; mas ainda assim não são a maioria! Mesmo que a maioria tenha seu viés ideológico muitos professores não são militantes descarados como no exemplo que critico. Meu quadro reflete a MINHA experiência, e sendo muito franco, porque vocês sabem que não tenho medo de falar o que penso: essa crítica serve a QUALQUER professor(a) que faça isso no ambiente escolar, que novamente existem aos montes. Minha arte é uma crítica que apoia o diálogo, conforme mostro na animação, o aluno assume uma posição de questionamento respeitoso em sala de aula, e isso deve acontecer com qualquer professor que seja, militante partidário, ou um professsor dedicado ao ensino. Mas, não tenho dúvidas que muitos alunos e professores identificarão a crítica, e poderão gostar ou não dela. Quanto a isso, não há nada que eu possa ou queira fazer. 10/05/2024, 15:55
Que timing, vim ver o video e voce acabou de lançar essa Bomba de comentario em cima do povo que tem 0 argumentos, é só "negacionista" "burgues" bla bla bla.
Não adianta argumentar com comunista esquerdista ou qualquer tipo de mitômano parasita da internet.... Eles sempre criaram uma narrativa de que eles são vítimas e você é o malvadão
Sugestão, fazer uma collab com professor africano lusófono mostrando como eles abordam/ensinam/vêem o tema por lá também
"Minha arte é uma crítica que apoia o diálogo"
faz um filme
@@luizcarlosgoncalves8660é só mandar a grana😊
Eu, um extremista negacionista revisionista da escravidão? Ps: Pra quem não sabe, esse é meu outro canal. 👆🏻
Ouvi dizer que tu é flamenguista
Thiago, o que você tem a dizer sobre as pessoas que invalidam argumentos históricos com o argumento da "historiografia geral" ou "consenso entre historiadores"?
Já jogou Magic?
Lembrou da senha dessa conta Tiagão?
@@angelo_finelonai voce ofende o homem
Meus filhos receberam a indicação do "Brasão de Armas" como conteúdo complementar às aulas!
Legal demais mestre! Fico feliz por isso!
Me passe o nome dessa escola, para colocar meu filho qdo ele chegar na idade. Thiago Braga eh incrível
Mextre!!!
Essa escola é boa então.
Muito bom! assisto o canal de vocês dois já tem alguns anos, ótimo conteúdo no youtube.
@@felipezwrtodo dia acorda acorda um malandro e um otário, se encontram dá negacionismo
Olha eu só Angolano, e na sala de aula aprendi, tal e qual o Thiago Braga ensinou.
Talvez porque aí eles ensinem a história com ela foi mesmo, e não apenas mostrando o que favorece os objetivos políticos de um grupo ideológico no presente.
A realidade é cruel, o passado da humanidade nos mostra que ninguém é santo no mundo. Por pior que seja, e prefiro saber de todas as merdas do que ouvir apenas em uma visão inocente e romantizada.
É muito mais rico e útil na minha opinião.
Imagine aqui no Brasil grupos de afirmação dos negros enaltecendo reis de nações africanas de onde seus descendentes foram escravizados.
Você não está no Brasil e não consegue entender os vários tons desse vídeo .Não acuso ele porém , geralmente, quem defende essa corrente abaixo do Saara só há um povo:Africanos negros.Não há nenhuma etnia , nenhuma cultura , nada.Negros.Só. Então se pega fatos(Que alguns reinos africanos capturavam e vendiam escravos -) para se vender a ideia de que os proprios negros escravizavam negros.
trabucodonosor, 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
ola marlon existe artigos da angola disponíveis ? seria interessante trazer essas informações para mostrar aqui aos nossos historiadores da esquerda.
Thiago Braga,
Como português e estudante de Ciências Sociais, nutro uma paixão ardente pela História. É com pesar que observo a atual tendência de reinterpretar o passado à luz dos valores morais contemporâneos, bem como os esforços vis de menosprezar e até mesmo apagar as conquistas muitas vezes heroicas de nossos antepassados (não me limitando apenas à história de Portugal, mas também à de outros povos).
Admiro imensamente os teus dois canais e a forma como abordas a história de maneira cativante e instrutiva. O teu trabalho tem sido verdadeiramente profícuo, fruto do teu empenho e dedicação apaixonada, como deveria ser para todos os amantes da história.
Quanto àqueles que tentam desacreditar o teu trabalho com argumentos doutrinários e carentes de sustento documental, sugiro gentilmente que os ignores, pois a verdade sempre prevalece e essas pessoas não merecem o teu esforço.
Um detalhe que, embora possa parecer insignificante, é de grande importância: é uma honra ver um canal público como a RTP divulgar, especialmente num programa com o propósito educativo de ensinar história (especialmente num momento em que todos estavam em casa devido à pandemia), um vídeo teu.
Que o futuro continue a sorrir para ti, Thiago. Um grande abraço.
Com estima,
Egídio Monteiro
Como o português bem falado é lindo!
@@johon232 Rapaz, até pensei que era um documento oficial redigido aqui kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@MrExtremsXparece documento oficial mesmo kakakaka
O português devolve nosso ouro karai
Me deu até alegria de vê esse português belo sendo escrito
Eles acreditam que isso é revisionismo pq é a primeira vez que eles aprendem História!
Genial
Sim, todos nós devemos enfiar 4 anos de faculdade na bunda e acreditar nas mentiras de um cara que nem formado na área é
hahaha, boa! O curioso é que eu aprendi na escola assim. É até lógico né, pois os portugueses não iam lá para roubar escravos, mas para negociar. Essa geração pós PT viu, vou te falar.
Falou tudo!!
Kkkkkkkkkk professores de história estão aprendendo história com um cara que nem professor de história é(ele dá aula de computação), e nem formação em história tem, isso quem tem é o Gaiofato na USP
O nível de ironia desse indivíduo é + de 8000 kkkkkkk
Seu conteúdo é ótimo, e a maneira como vc fala sobre história é impecável .
+ de 8000?
@@AlbertCheck-tb6xx pois é não uso corretor, aí dá nisso kkkk
@@bernadethcampos4902 Isso deve ser um engano, esse equipamento deve estar quebrado
@@elevenn3533 ele ainda não usou o kaiokem!
Culpa do Vasco
😂😂😂.
Um povo que odeia ler, odeia estudar, quer ensinar alguém que estudou MUITO.
Parabéns professor Thiago.
se tivesse um "em fim a hipocrisia" ficava perfeito seu comentário kkkkkk
Na verdade nem precisa ir tão longe, só o que já é disponível aqui mesmo no TH-cam sobre esses temas, embora grande maioria é documentário americano, ou inglês/francês, por mais que eles possam ter aumentado um pouco as coisas, neles vc já vê que toda tendência a esquerda, comunismo e progressismo é nefasta! E deve ser banida
@@caiovdmmEnfim, "em fim" dando fim ao português. 😊
Porque ele é o único professor e o único que estudou,vocês criticam o outro lado mas tem uma postura igual,vsf
@@LucasMetalage E por acaso a canhota faz algum vídeo mostrando fontes? Não, mas vídeos falando q a República Popular Democrática da Coreia é uma maravilha, eles fazem, sem fonte nenhuma.
"A escravidão não nasceu do racismo: pelo contrário, o racismo foi consequência da escravidão"
Eric Williams
Se você conseguiu irritar toda a esquerda, a ponto deles ficarem "histéricas", então você tá no caminho certo.
A bolha da extrema esquerda só se isola e cria mentiras que se retroalimentam. Acreditar nesse thiago é o maior nível possível de desonestidade intelectual
Exatamente. Ele alugou uma mansão na cabeça deles!
boa
@@changemaneramelhorquejaspi1601 alugou não, comprou logo uma de 50 milhões de dólares com heliponto, campo de golfe, tênis, campo de futebol, sete quartos, oito banheiros e uma sauna.
@@changemaneramelhorquejaspi1601o Thiago que teve um hotel alugado na cabeça tanto que fez esse video
Uma certa militância negra adora dizer que descendemos de reis e rainhas. Não os vejo citar o quanto reis amam o poder, como se só amassem o povo kkkk
Bem um ou outro até pode ser mas todos aí é foda tem gente que não pensa de forma lógica
Kkkk, se realmente descendescem de reis e rainhas ainda estariam na África. É igual o pessoal branco que se acha descendente de nobre, mas no final é apenas descendente de um miserável que teve que fugir para o Brasil pra lutar contra a fome.
Todos do movimento negro são descendentes de escravos e de portugueses escravagistas.
Os caras tem mais sangue de português opressor q a gente
É porque os filhos do rei são príncipes e princesas. E essa gente tá na seca pra virar nobreza.
Mas vocês estão sendo burrinhos. Eles não vendiam o próprio povo. Vendiam dos rivais. Então eles eram bons governantes para o proprio povo. O congo como citado no video escravizava o pessoal da angola. Sacaram?
O problema não é ser negacionista, revisionista ou extremista. O problema é ser vascaino. Fora isso, o Thiago Braga é excelente....
MARAVILHOSO
280 likes e nenhum comentário? Deixa eu resolver isso
391 likes e só um comentário? Xakomigo que eu resolvo isso, meu amigo!
Extremista, negacionista, revisionista, paraquedista, o rei da pista, que a nós conquista! 😄
❤❤❤😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Thiago explica, desenha, explica o desenho e ainda desenha a explicação. Quem diz não compreender é por má fé. Mais didático que isso não existe. Parabéns pelo trabalho!
Comunista médio vendo esse vídeo: "NAAAAAAAAO, SEU FASCISTE."
Linda citação do olavo
Aula para Wilker Leão, enfrentando professor desta disciplina na UNB, culpando os brancos pela escravidão
Agora é possível entender o tamanho desespero do professor da UnB de história da África não permitir sequer que sua aula seja gravada.
O professor debocha das próprias críticas, por isso que é o melhor do país 😂😂😂😂😂
Professor? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Usa o "humor" como forma de mascarar as falsidades e manipulações. Tem que ser muito desonesto para acreditar num falastrão como esse. Cadê o rigor científico, nem postura ele tem. Aí fica os bobos da extrema direita chupando as bolas dele.
@@Everton65874 sim
Sim ele é licenciado e já lecionou. Ou até isso a tua c0rj@ também vai negar😂@@Everton65874
@@Everton65874sim, professor licenciado e que já lecionou, ou até isso a tua c o r j a vai negar?😂
A situação da educação no Brasil é tão feia que para aprender história de verdade é melhor nem entrar na faculdade. Só tem militância. Isso aqui sim é uma aula
É uma pena que a sua conclusão seja essa. Onde você acha que todos os professores citados pelo autor do vídeo trabalham? Onde vc acha que estudaram? Certamente a solução para a educação no Brasil não passa pela estigmatização do ensino superior.
@Jennn312 os documentos são primários não são de acadêmicos que repetem coisas.
A universidade ainda produz muita coisa boa. Devemos ampliar as bases de estudo/pesquisa para além da militância ideológica.
@Jennn312 cara, a universidade de lisboa tem muito pesquisador brasileiro, o assunto é escravidão no BRASIL COLÔNIA, o que não falta é acadêmico brasileiro sobre esse tema, inclusive que trabalham com essas mesmas fontes. Ele fala da Lilia Schwarcz, tem o Alberto da Costa e Silva, o próprio Boris Fausto nos grandes manuais, Fernando Novais...é uma pena mesmo que a academia seja tão isolada da população e que o ensino de história no ensino médio não reflita a riqueza imensa dos historiadores brasileiros. Por outro lado, seria covardia com o tempo que nos disponibilizam em sala de aula (cada vez menor) exigir aprofundamento teórico. Pode ter certeza que o Tiago Braga certamente já leu muito historiador brasileiro pra todos esses videos.
@Jennn312 mas a academia Brasileira de história é relevante em que? não tem um artigo relevante no exterior , já o contrário...
Os ataques ao Thiago Braga "ele lê documentos". Realmente, não dá pra rebater um argumento tão poderoso.
Ele lê documentos cujas palavras não são visíveis para os expectadores dessa Love. Eu só acredito se eu ler junto e depois vou querer conferir a informação.
@@CristineSilvadeOliveira vá ler então
@@CristineSilvadeOliveiraele ainda te da o caminho das pedras de onde se encontra os documentos é só ir la e ler
"ain, mas ele tinha q ver o contexto histórico, pq o documento pode não revelar com precisão os fatos e blah blah blah" - é, mas ele mostra logo uns 20 documentos, evidenciando q o contexto era aquele óbvio mesmo.
@@prosafutebolistica9707 Sem contar que essa galera só cobra esse tipo de rigor quando é um documento que vai contra as coisas em que eles acreditam, mas quando é algo que está de acordo com as narrativas deles até relatos orais e lendas urbanas são válidas como provas irrefutáveis e inquestionáveis kkkkk
Eu NUNCA, repito, EU NUNCA ouvi isso de nenhum professor na escola.
Porque pra ser professor tem que ter formação
Você nunca ouviu nenhum professor mesmo.
@@eliasdias7971então ele tem formação como estoriador
Também nunca ouvi, vida toda em escola pública
Eu fui um bom aluno no geral e em história também.
Meus professores nunca ensinaram dessa forma, mas sempre tive por mim que era bem como o ensina.
Nunca fez sentido a história de invasão e apreensão dos africanos para escraviza-los.
O próprio Joaquim Nabuco em seu livro Abolicionismo, explicou que as motivações para a escravidão negra NUNCA foi por racismo, mas pq era a atividade econômica da época. E ele explica isso extensamente durante toda a obra.
Negacionista do racismo e do excepcionalismo europeu...
No começou como racismo mas se tornou
@@lucasleutwiler7463 o racismo contra negros surgiu somente no fim do século XIX no Império Britânico
"NUNCA", falar essa palavra em algo tão complexo como a escravidão, é de uma burrice e falta de ética sem tamanho, obviamente começou como um comércio, até pq, era algo comum pra época, mas com o passar do tempo, foi evoluindo, e sim, obviamente se tornou por racismo, tanto que, a própria igreja pregava a superioridade do europeu para com as outras "raças", e chega um momento no qual não é mais benéfico manter o tráfico, isso para o povo africano, e com isso ocorre invasões e guerras no território africano. Não é difícil chegar no ponto em que ele chegou, você só precisa saber dos dois lados, sem falar que história é um ciclo sem fim, troque escravos por ópio, e coloque o reino unido de um lado e a china do outro, e veja a mágica 🤪🤪
@@Jonzaum o que vc estudou sobre Escravidão? Alguma obra de relevância ou só pelas obras de escola? Pq o conceito de RAÇA, foi desenvolvido apenas no final do século XVIII/XIX. Só dar uma estudada pra vc observar isso. Inclusive, nas cartas do rei de Congo e Angola com o reino português evidencia que esses reinos vendiam seus escravos de guerra e mantiveram essa relação até o séc XVII. Se não sabe o que diz, faça um pequeno estudo antes de comentar. Leia os autores defensores do Abolicionismo, que vão explicar o pq dessa atividade. É algo deplorável, certamente, mas não foi estabelecida motivada pela raça. O problema é usar de anacronismo, algo perigoso ao analisar situação ocorridas há mais de 300 anos. E por favor, de minha parte não houve defesa desse método odioso.
Confesso que é a primeira vez que eu assisto uma propaganda completa da Insider sem pular o vídeo.
Foi genial.
- 10 de proteção contra feitiços vermelhos kkkkkkkkkkkk
Se 10% dos professores do país tivessem essa paixão pela sua missão esse país era outro
Eles tem, acredite, o foda é a quantidade de ameaça que eles recebem da própria administração da escola sobre "conteúdos extras" não devem ser aplicados, praticamente forçando a seguir o livro didático a risca. Enquanto fazia faculdade de história conheci muitos professores que "se renderam" depois de passar anos lutando sob ameaça de demissão. É triste isso cara, muito.
Refutar a História com Fatos é foda.
Fala Thiagão, blz?
A um tempo eu pedi para você reagir às batalhas de Senhor dos Anéis, eu sei que vc é ocupado, mas eu gostaria muito de ver esse vídeo, pq essa franquia fez parte de minha infância, os livros do professor Tolkien forjaram grande parte do meu caráter e da minha moral. Se for possível, gostaria de ver o senhor reagindo a essa obra incrível.
Eu sinceramente não entendo onde esse vídeo de escravidão é negacionista. Existe um acervo de cartas da época relatando o contato, e uma fonte extremamente importante e válida.
Quem nega é o pessoal de esquerda... Adoram distorcer as coisas para chamar de algum nome com "ista" no final
Eu também não entendi mano, acho que foi só choro de uma galera que ja tinha birra com o Thiago por causa dos vídeos sobre os comunistas e muçulmanos
É porque não colabora com a narrativa dos historiadores esquerdistas em geral.
É que essa galera respectivamente não tem uma boa interpretação de texto e só enxergam preto e branco(se você não afirma que a escravidão é culpa dos europeus então você nega a escravidão), eles não entendem a ideia de que a África também teve parte nisso e ao mesmo tempo agem de má fé para difamar o Thiago e como a maioria não vai ir atrás de ver o que ele realmente falou, vão ler um aleatório chamando ele de negacionista da escravidão vão aceitar, invalidar tudo que ele fala e difamar ele para outras pessoas.
Essa turminha só consegue vencer com baixaria e colocando rótulos alheios nos outros.
O mais engraçado que tem escravidão até hoje na África e na real os mouros escravizam e vendem a séculos.
Eles nem viram o teu vídeo, Thiago! Mas que isso sirva pra tu reativar o ImperiosAD, poh! Quase um ano sem postar lá, saudades das animações.
Salve 👍🏽
Ele precisa da ajuda
do editor.
@@FilipeLanfer 😂
@@felipevedits7589 Salve!
Quem ajudou o tráfico de escravos foi sabe quem? O EDITOR ...😂
Eu agradeço a Deus todos os dias pelo meu professor de História ter dito EXATAMENTE como o Thiago Braga falou sobre a escravidão. De que ela não teria ocorrido, se não fosse TAMBÉM por conta dos próprios Negros. Sim, teve influência Européia, mas os Africanos tiveram sua parcela de culpa SIM!
Uma coisa q me faz confusão sempre, n ignorando o papel horrivel de Portugal e de outras nações europeias e provavelmente alguma colaboração de africanos também, como é q os árabes e mundo islâmico em geral nunca são atacados da mesma forma pelo seu envolvimento no comércio de escravos? Inclusive nos dias de hoje ainda há comércio de escravos na Mauritânia e em certas partes da Libia, mas parece q esse assunto é proibido de ser discutido se n envolver apenas os impérios europeus. Ou se discute tudo ou então n vale a pena levar a sério o tema.
@@scp4849 É pq a esquerda defende bandido po, e o braguinha da uma pincelada sobre, mas o foco dele é mais pra mostrar que há uma parcela de culpa da parte dos africanos SIM
@@scp4849 se não for para atacar os inimigos ideológicos da esquerda, não serve. Se são inimigos dos EUA, vale a máxima " o inimigo do meu inimigo é meu amigo."
@@scp4849 porque a militância passa pano
@@scp4849 Veja quem esta criticando e você perceberá a hipocrisia.
Deus lhe honrou com tanta paciência, é admirável, professor.
tenho 13 anos e me inspiro muito em você thiago! nunca deixe ninguém te derrubar, seu conteúdo e de extrema qualidade, dá pra ver que seus vídeos tem compromisso com a verdade
Espalhe entre seus amigos tb. Parabéns!
Que bonitinho! Já tenho muita honra de ser seu irmão de pátria!
Aconselho que leia a coletânea do "Pre Raphael Galanti "sobre a história do Brasil, irmão🫡
Vc é totalmente necessário para o futuro da história! Curso licenciatura em história na esperança de um dia podermos ensinar a vdd para nossos alunos e vc é inspiração 🫶🏽
Muito obrigado por isso!
Verdade pura!
A verdade ou aquilo que vc quer acreditar?
Está mentalidade infantil a respeito da história africana e a escravidão no Brasil não é só negacionista como também explicitamente RACISTA, obrigado Thiago pelo vídeo
VOCÊ É O RACISTA ............ESQUERDADO FRESCO
eu sendo Negro com muito orgulho, fui falar isso a algumas pessoas quase juntaram pra me bater, como é bom ter uma pessoa com grande alcance, pra colocar a semente do conhecimento real historico na mente das pessoas.... Obrigado depois disso tornei fã, só estou brigado contigo ainda sobre os ninjas mas vou deixar passar kkkkkkkkkk tmj
Sou professor de História e mostro seus vídeos para meus alunos. Obrigado por nos gerar ótimos conteúdos!
Prof, q foda sua participação ontem na live da Liga Nerdola pra uma causa tao nobre, parabéns! Vc devia ser integrante e criar uma sessão educacional na Liga! Obgd! Minha honra!
Acho que não, pessoas como Thiago devem se manter independentes, a simpatia dele já é o bastante.
@@RoguishWolf então, mas o fato de participar nao quer dizer q ele vá deixar o canal dele, acho q engrandeceria a Liga e subiria o nivel pois alem de falar de cultura nerd/geek teríamos tb história de alto nivel
@Tio_Paulo_17000 em qual nível? No de te deixar comentar tolice?
@@GuilFernandesThiago deixou um oco na mente desse 17000 aí, ta respondendo varios comentários aki
2:21 essa confusão toda do pessoal tentando cancelar o Thiago fez ele envelhecer 20 anos em 4!
É o poder da barba kkkkk ela faz isso com o homem
Verdade 😂😂😂😂😂
''Créditos
Apresentação: Thiago Braga
Pesquisa: Thiago Braga
Roteiro: Thiago Braga
Arte: Thiago Braga
Animação: Thiago Braga
Efeitos sonoros: Thiago Braga
Revisão: Thiago Braga
Edição: Thiago Braga
Direção: Thiago Braga
Mais alguma outra coisa que esqueci: Thiago Braga
"Se você não tem grana pra pagar, faça você mesmo." - Thiago Braga''
O CARA É BRABO!
Thiagão é um dos caras que por simplesmente falar a VERDADE, toma porrada da esquerda/comunistas. Que doido, né? Toda vez que aparece alguém falando verdades, é sempre a mesma galera que fica brava
Sem contar que mesmo se você dúvida de algumas coisas que ele fala, o Thiago sempre diz que você deve ir atrás das fontes e estudar por conta própria para tirar as próprias conclusões, enquanto o pessoal do outro lado sempre se fazem de donos da verdade e colocam quem discorda deles ou que demonstra um ponto de vista diferente como "malvados".
@@renren47618 Mas o pessoal que fala mal dele vai atras das informações, só que em canal de comunista
@@renren47618 Malvados n, facistas
Dizer que quem critica ele é comunista é mentira, é uma falácia para se defender. " Eles me criticam por que sou de direita e eles de esquerda, e não por que sou um babaca "
Assim ele tem apoio da direita para defender ele e transforma toda crítica a pessoa dele num viés político. Acreditar que ele é o dono da verdade história é no mínimo um pouco duvidoso. Ele conta a versão que ele estudou, simples assim. Ele se mostra como conhecedor da verdade absoluta dos acontecimentos históricos e isso irrita muita gente, mesmo não sendo comunista.
@@Ianpierre"Malvados" foi um jeito de colocar qualquer termo antagônico que jogam nos outros de forma genérica.
Os vídeos do Impérios Ad passam na escola da minha irmã de 11 anos, fico muito feliz em saber que um sujeito tão inteligente ajuda tantas pessoas a saírem da ignorância, parabéns Thiagão
No dia mais sombrio, na hora mais escura alguém será levantado entre teu povo e carregará a chama da verdade novamente. Iluminando os perdidos ou incinerando os mentirosos. Irmãos verão irmãos. Erros serão entendidos para não serem repetidos e vamos construir algo a ser chamado de humanidade.
As bostas no caminho viraram adubo e floresceram margeando uma reta estrada. Um fim? Caros sapadores da verdade ... é só começo!
Obrigado, Professor "mil homens em um" Thiago Braga!
As "bostas no caminho" foi a parte mais poética
Parabéns pelo vídeo Thiago! E lembre que a regra é clara. Se o vídeo incomodou os seres vivos do Twitter, é por que o conteudo é bom.
Grande Zé Cruzadinha!! Obrigada pelo vídeo!!
O escritor brasileiro Laurentino Gomes tem 3 livros sobre a história da escravidão. Pra quem se interessar pela leitura, esses 3 livros fala exatamente a mesmíssima coisa desse vídeo.
Mas minha professora de história da federal rebateu o autor com o "forte" argumento: esse aí é jornalista. Tá bem.
@@maxamaral7464e ela está mais do que certa. No dia em que historiadores passarem a usar livros de jornalistas a sério, podem fechar o curso. E se você não consegue perceber o problema nisso, precisa começar a estudar um pouquinho, amigão.
@@mjsv o historiador é jornalista em essência. Um lida com fatos atuais, outro com fatos passados.
@@lucasaquino2712 você só pode estar de brincadeira.
Ambos são informações ,coleta de pesquisa e estudo, digamos, sinônimos.
Você tá precisando estudar não é história, mas, sim às origens das palavras e seus significados, não saber que história e jornalismo são sinônimos, mostra o seu baixo nível intelectual, não esperava menos. @@mjsv
(22:34) "Liberdade de expressão pra mim e silêncio pra vc!" Estamos vivendo exatamente isso.
Pois é.
"Aos amigos os favores, aos inimigos a lei."
Thiago, obrigado, por provar o quanto fomos enganados na escola! 👏👏👏👏 Esperei 42 anos pra descobrir a verdade. Grata!
@@dethiana continua sendo enganada 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Eu não assistia ao Brasão de Armas porque sempre ouvia coisas negativas assim do tipo. Aí resolvi dar uma chance e assistir, e sinceramente, que coisa maravilhosa, conteúdo incrível e sempre mostra fontes para podermos conferir e tirarmos nossas conclusões também. Pena que algumas pessoas perdem de consumir um conteúdo excelente como esse.
Ano passado recomendei seu canal ao meu professor de historia do ensino medio e esse ano ele passou um video seu explicando china antiga.
Thiago braga é CULTURA
Salve mestre, obrigado por tanto esclarecimento,aprendo muito com seus vídeos, um abraço diretamente de Évora -PT 🇵🇹
Cuidado amigo, essa sigla pode gerar mal entendidos no Brasil kkkk🤝🤝
@@LeoSilva-he3rn sou brasileiro irmão, e se vc reparar tem um tracinho antes do PT, e um nome de cidade em letra maiúscula e uma bandeira depois, não tem nada a ver com o partido dos ladrões!!!!
@@LeoSilva-he3rnAcontece que a abreviatura de Portugal é Pt assim como a Polónia é PL, UK, FR, ES e por aí a fora...
Quem lê é que tem que distinguir.
@@AnaMaria-df6tgkkk ironia moça... Ironia...
O homem é tão brabo que consegue ganhar o meu like antes de 1 minuto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Só a granadinha de Corote aos 0:32 já foi o suficiente 👍. Braguinha, este camponês que vos interage te sauda, parabeniza e agradece por prestigiar a live da LIga Nerdola em prol dos nossos irmãos do RS. Sua presença abrilhantou ainda mais essa iniciativa gigante da melhor galera do TH-cam. Muito obrigado por tudo que faz por todos nós 👋👋👋👋👋
Quando a narrativa deles não é disseminada, isso se torna uma mentira. Obrigado por tudo professor Thiago, você sim ensina história.
Finalmente, alguém no Brasil que ensina História em vez de "luta de classes aplicada à história", que se ensina na escola. Subscrito
Ótima matéria. Uma ótima fonte primária que também mostra o tráfico e a organização dos reinos africanos é o livro "Nós, os cabindas", escrito pelo príncipe negro Dom Domingos José Franque, cujo nome africano era Boma-Zamei-N'Vimba. Ele narra a história, leis, usos e costumes dos povos de Cabinda, chamada de N'Goio.
Valeu sua participação na live da Liga Nerdola!
Pra mim é uma satisfação tremenda ver esse vídeo, desde de pequeno eu sempre me questionei sobre como funcionava o comércio de escravos, pq pra mim simplesmente não fazia sentido os europeus invadirem a África e sequestrarem homens livres para torná-los escravos, isso geraria revolta e guerras. Com o passar do tempo eu fui entendendo como as coisas funcionam, mas era bem difícil pesquisar sobre isso pq eu nunca achava informações que n fossem tendenciosas em relação a esse assunto, hoje com os meus quase 20 aninhos, posso descansar em paz um universo agradecido por finalmente tem uma pessoa decente pra falar a verdade. E principalmente para mostrar ao mundo que quando se trata de escravidão, a África nunca esteve isenta de culpa.
Há vídeos de TH-camrs africanos que falam exatamente o que o Thiago fala.
E mais, eles falam mais do tráfico transahariano, que começou no século VII e no qual morriam 80% dos escravos na travesia do deserto. E os homens sobreviventes eram castrados.
😢que tristeza.
Tem alguns canais pra recomendar cara? Pode ser em inglês mesmo
@@ariostojunior7390 th-cam.com/video/oAe5FldvlMY/w-d-xo.htmlsi=nxrf_LPywG_7i0Wv
@@ariostojunior7390 th-cam.com/video/q1YPC0KpGYs/w-d-xo.htmlsi=GAWG97upQE-kGqxe
O tráfico transahariano até hoje acontece. Na Líbia tambem.
Cara, esse negócio de enviesamento ideológico nas escolas é a mais pura verdade, eu vi isso tanto no ensino fundamental em SP quanto no ensino médio aqui no Ceará, tive até um professor de história que dizia que pra ele o modelo de governo de Cuba era o mais justo do mundo e que a gente devia se revoltar contra uma empresa que tem aqui no bairro, pois segundo ele o patrão ganhava 1 milhão por mês enquanto os funcionários ganhavam apenas 1.000 kkkkk
os professores têm o direito, por lei, de expressar suas opiniões, sem incorrer em censura. Embora tenham o direito, é fundamental que deixem claro que estão emitindo uma opinião, sem imposição ou doutrinação. Na minha experiência, a maioria dos professores que expressavam suas opiniões fazia questão de destacar essa distinção, desde o ensino médio até a faculdade.
Clt e ainda abaixo de um salário mínimo? Esse povo deveria é buscar um advogado 🤨
Sem sombra de duvidas.
@@leonardogomes8557 Agora contraria o professor para ver o que acontece.
@@Hr.M Isso foi lá por volta de 2015, 2016 Man kkkk
Engraçado pensar que eu ensinei a história da escravidão exatamente desta forma (comércio de escravos com motivação econômica) em 2007, em uma escola pública.
Eu aprendi dessa forma (comércio de escravos com motivação econômica). Na escola pública, lá nas anos 90.
O estranho é não ensinarem que ela foi econômica kkkkkkk. Acho que isso é um ponto comum, pq eu também aprendi assim. A questão que eu coloco é: pq nenhum branco espanhol foi escravizado no BR? Pq nenhum árabe marroquino, líbio, egípcio não foi escravizado no BR?
@@thelmartins4697porque o negócio da escravidão do Brasil foi feito com os Reis Africanos e não com os muçulmanos. Portugal tinha uma relação muito má com os Reis muçulmanos.
@@thelmartins4697 Os próprios Lusitanos( Pré Portugueses) alguns foram escravos do Império Romano.
@@paulocorreia7942Não esqueça dos janissários otomanos que eram escravos europeus.
Escolher não falar algo que é importante faz sim um mal professor. Saco cheio desses "profissionais" que me "enganaram" a vida inteira. Obrigado ao Thiago pela coragem, coisa rara hoje em dia.
Sou português eu e os meus dois filhos vemos sempre os seus vídeos 👏
Ah, faz muito sentido não é mesmo.
Tão bom saber que tem alguém disposto a revelar todas as mentiras contadas em salas de aula e fóruns de internet
Professor.... vc não imagina como fiquei feliz em ver que tem professores conscientes utilizando vídeos do seu canal para ensinar a gurizada !! Parabéns !!
Thiago, Tenho 14 anos e eu aprendi mais com teu canal dq na escola, não liga pras críticas. Tu e foda mano
um muleke magricelo tem mais mentalidade que um adulto pagador de impostos...
@SulLivre."Quem vence sempre escreve a história como eles querem que seja"
Ok, então vc nunca vai poder acreditar em nada. Não tem essa de viés europeu, eu já vi webcomunista aqui negando os Gul4gs, algo que nem a atual Rússia nega.
@@vitorafa7394 Nao sei se vc estudou em escola particular, mas escolas publicas sao um completo lixo e todos os anos sao descartaveis
idem bro. Idem, estudar só legal pela maneira
@SulLivre. Tá bom, agora toma coragem e faça esse comentário no vídeo como se fosse seu, não respondendo outra pessoa.
"Só tem um jeito de descobrir..."
A pinga do lado 😂
pois é, achei muito criativo. kkkkkkkk
o cara tras FATOS
fatos comprovados com fontes primarias
surreal, excelente trabalho
Thiago realmente é perigosíssimo, porque fala a verdade e não existe nada mais perigoso que a verdade para os comunas
Minha esposa e eu, ficamos muito felizes em saber que os vídeos do canal estão sendo passados em salas de aula. Queremos uma transformação positiva na educação do nosso país e se mais estudantes passarem por aulas do Thiago Braga sabemos que será o caminho certo.
Obrigado por ensinar tanto aos meus filhos e a mim.
Orgulho de ter um professor assim no meu país.
Professor da Brasil paralelo kkkkkkkkkkk
@@luvenisbianchi2786 "Risinho de deboche é argumento de..."
E só para constar eu não tenho problema nenhum (nem paciência), em descer ao nível dos comuna de internet para responder provocações. Assim sendo... Foda-se!
@@luvenisbianchi2786 "Risinho de deboche é argumento de..."
E só para constar, eu não tenho problema nenhum (nem paciência) em descer ao nível de comunas de internet para responder as provocações. Assim sendo... Foda-se!
@@luvenisbianchi2786 😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭
Quando eu vejo essa situacão eu penso comigo mesmo: " se as pessoas não acreditam que os negros de antigamente, principalmente os ricos africanos não vendiam outros negros, faz ter uma mentalidade infantil de que nenhum negro de antigamente era mau, mas apenas uma vitima. Algo que infelizmente não é verdade."
MAU.
@@RobertoSantos2632 português e seus malditos detalhes.
@@diego1130 Não são detalhes, mas a justa colocação de seus pensamentos no papel. Uma palavra MAL interpretada levou ao lançamento de uma bomba atômica em Hiroshima.
@@diego1130conte-me mais, não sabia disso
@@RobertoSantos2632 Também quero saber.
Sua habilidade em cativar os alunos com narrativas envolventes e sua capacidade de tornar até os eventos mais complexos acessíveis e interessantes são verdadeiramente admiráveis. Sua energia contagiosa e seu compromisso com o aprendizado tornam suas aulas não apenas educativas, mas também inspiradoras. Obrigado, Professor Thiago Braga, por fazer da história não apenas uma disciplina, mas uma jornada empolgante e enriquecedor.
Valeu DEMAIS por isso!
Graças a Deus que você esta despertando a galera Brasileira , ... OBRIGADO !
Deus abençoe ricamente vosso trabalho! Sou professor de História & Geografia na rede particular de ensino do interior paulista e... tá difícil! Esquerda aparelhou tudo! Pais, acompanhem de perto o que vossos filhos "aprendem" na escola.
Nao desista, vocês são a última barreira.
Não desista! Ensine sempre a verdade, e as mentiras de esquerda que os alunos terão que saber pra passar no Enem... Deixando claro o quê é o quê...
Se toda escola desse Brasil tivesse um professor igual a você, a educação brasileira seria outro nível. Parabéns professor Thiago. Belo trabalho.
Ela estaria é perdida isso sim !!!!!
@@luvenisbianchi2786 calma comuna
@@luvenisbianchi2786não?
O nível de confiança em uma fonte é diretamente proporcional ao choro de comunistas. Quanto mais lágrimas, mais confiança.
inocência é ficar discutindo quem era bom ou quem era malvado na história.
A escravidão existiu ao longo da história ,não foi uma exclusividade dos portugueses, nem uma exclusividade racial. Thiago está corretíssimo. Franceses após levar escravos para colonias na América , só no Haiti foram 500 mil, se tornaram contra a escravidão porque suas colonias na Africa estavam ficando sem mão de obra, e juntamente com os ingleses , queriam prejudicar a economia portuguesa. Em tempo, a decoração da mesa está ótima,
Cara, eu aprendi ainda na escola que os próprios africanos comercializavam escravos com os europeus. Eles capturaram pessoas de outras tribos ou reinos. Aprendi isso no ensino médio. Hoje, já tenho 39 anos.
Qualquer pessoa que estudar isso com um pouco mais de seriedade descobre a verdade que não existe vítimas nessa história e que tudo não passa da cabeça desse povo mimizento
@@templariodecristo23os africanos não comerciava escravos porque não existia comércio na africa subsaariana, assim como não existia na roma antiga, e na asia antiga, o comércio de escravo étnicos foi criado pelos europeus.
@@MrRafinha50 Hahaha! Tá certo! E também só existe de os braços e negros de " raças" como os americanex assim definem, não é??!!
@@MrRafinha50 No Alcorão e nos escristos do "profeta" deles está escrito sobre o valor dos escvos que um da cor mais escura era menor e que os arab e ☪️ tinham um valor maior e ele foi escrito no século 7 bem antes dos europeus terem contato com os Sub-Saharianos, troxa!
@@templariodecristo23O ano é 2024 e você ainda não sabe o que é ironia kkkkkkkk
Bom antes de mais nada eu só espero que isso não vire um problema depois para mim, eu sou uma pessoa de Esquerda e que foi criado com idéias de Esquerda em uma família tradicional conservadora, porém de esquerda, sempre tive um interesse genuíno em história e geografia, e eu tinha um professor (completamente de Esquerda) que um dia me falou algo interessante: " a ideia de que a escravidão não começou como um negócio visando lucro e que NÃO havia outras nações africanas envolvidas nesse comércio tirânico e maldito, tem a mesma lógica de vc dizer que é possível mover coisas com a mente, é uma ficção". Eu fui criado em valores de Esquerda, mas sempre fui ensinado a repudiar o extremismo e a mentira, ter esses valores e zelar por eles hoje em dia é ter que se posicionar contra essa esquerda mentirosa e canalha que só se preocupa consigo mesma hoje em dia. Seu conteúdo é muito bem versado e produzido e apesar de existirmos em espectros opostos, um bom históriador conta a história como ela se passoube foi registrada, não como ele a quer. Teu trabalho é incrível e vai ser muito mais reconhecido ao longo, esses ataques a sua pessoa são covardes e desonestos, acusam-lhe do que eles próprios são, não pare de produzir teus vídeos e continue mostrando a importância da história. O diálogo é muito importante e ouvir o outro lado, mesmo que se discorde, é necessário para a evolução dos saberes, aqueles que se dizem esquerdistas e lhe atacam sem provas tem um nome muito melhor: VERMES. Utilizando minorias para o próprio proveito ( e ainda se pondo como salvadores dos problemas que os mesmos estão a banalizar), minorias tem que ser humanizadas e não politizadas. Enfim obrigado por reacender em mim a sede e busca genuína pela história, mostrando que a história é muito complexa em suas nuances, que não somente existem santos e pecadores, obrigado pelo seu conteúdo professor, tenho orgulho em chamá-lo de disso. 💙
Muito obrigado por suas palavras
@@BrasaodeArmas de nada
Saiba que é de pessoas como você e do Thiago Braga que precisamos hoje em dia.
Fui criado em família mista (beeem mista), tem esquerda e direita, progressista e conservador, desonesto e bruto/honesto até demais. Isso fez com que eu percebesse recentemente (sou jovem ainda, perto de fazer 19 anos) o que você descreveu aqui e passasse a considerar as coisas de forma mais lógica.
É bom ver que podemos chegar em raciocínios e conclusões similares, mesmo pensando de formas diferentes.
@@SneakyBastard-oi4eb Obrigado pelas palavras meu bom.
Chamar de verme as pessoas que "atacam" o cara q praticamente diz que o 'racismo não foi um impulsionador da escravidão africana' me faz pensar que você é do tipo que abraça bandido e "ataca" quem quer prendê-lo.
Parabens pelo brilhantismo do seu trabalho, que Deus abençoe sua luta e que te proteja dos analfabetos uteis!
Sr. professor, se vier a Portugal adorava conhece-lo. Obrigado por dar a conhecer a história dos nossos grandes países, Portuga e Brasil, que tento têm em comum.
Pra alguém que teve professores que faziam propaganda partidária durante tudo minha época escolar, ver os seus vídeos é como abrir a mente, professores que nem sequer abriam os livros didáticos, que também não são lá essas coisas, conseguem moldar facilmente a cabeça de uma criança.
Sou seu fã professor, moro em Pérnes na freguesia de Santarém em Portugal, e um dia vou lhe dar um abraço... Deus o abençoe professor.
Thiago, é uma pena que não fazes mais lives, estive em duas Salvo o erro, e tive a oportunidade de te colocar algumas perguntas que me foram respondidas com toda a cordialidade e lucidez de um Verdadeiro professor.
O alcance dos teus videos ,até em Portugal é prova da tua singularidade e do grande serviço que prestas à veracidade histórica.
Houve um grande professor Português, o falecido professor José Hermano Saraiva, recomendo a qualquer um de assistir aos seus programas, e tu, continuando nesse bom caminho, aguentando todas as criticas de ignorantes ou dos que o querem continuar a ser, também serás lembrado como um grande senhor e comunicador da história.
Muito obrigado pelo teu empenho e paixão.
Longe de mim dizer que é um filme historicamente correto, mas o filme "Mulher Rei" ilustra como era essa relação entre os compradores portugueses e os vendedores africanos. Aliás, é uma boa sugestão de vídeo fazer uma análise do que é real e o que é falso nesse filme.
Professor Thiago Braga, vc é nota 10! 👍👍👍👏👏👏👏👏👏
Deus lhe abençoe e proteja sempre, iluminando sua vida e toda sua família! 🙏🙏🙏🙏🇧🇷💚👍👍👍
Abraços Portugueses amigo. Mega fan desde a altura em que ainda nem tinhas este canal.
@Tio_Paulo_17000 mais um xenofobo 😂😂
Ganha vergonha na cara filho.
Sabes pelo menos o quê andam a fazer os teus compatriotas cá?
Ou é preciso mostrar videos? E ficares 😲...
Não espera já sei o que vais dizer é tudo zoeira vey
Mas ao contrario já é xenofobia 😂😂😂
Sabes porque muita vez nao ouves falar nada sobre brasileiros?
Porque a propria Midia conta só mentiras 😂😂
Juntos um brasileiro+ midia= vitimização+ mentira
Dupla perfeição.
Espera já sei bem se um brasileiro pode dizer que sou ladrão que sou tudo e mais alguma coisa então posso dizer quê es putinha visto quê prostuição ai é recorrente alias prostuição brasileiras ha muito aquí inclusivo não espera agora vais dizer quê não sou amigavel 🤔
Não espera não faz sentido um comediante brasileiro expulsar outros brasileiros por serem xenófobos...
Não espera afinal quem tem preconceito histórico são portugueses, não espera quem fala mal Portugal são portugueses mas depois vao para lá...
Não espera quem mal sabe historia do seu proprio país são portugueses também 🤔
Porra a culpa é tuga mesmo " espera esta frase é familiar"
Sabes o quê é mais engraçado?
É quê são proprios brasileiros que nao querem brasileiros em Portugal 😂😂😂
Porque pelas palavras deles eles só dizem " Porra vey se isto continuar isto vai virar uma porcaria como no brasil"
Sabes a que me refiro?
Ou tens 50 Qi para entender?
@Tio_Paulo_17000Pessoas más existem em todo lugar amigo,até no Brasil.
@Tio_Paulo_17000 Vai aprender a ler. Eu sou portugues e vivo cá. Abraços amigaveis xD
Seus vídeos são verdadeiros tesouros...
Não pare nunca Thiago, estamos com você, finalmente a história está tendo uma contrapartida as narrativas enviesadas para esquerda
Eu tenho um amigo que é professor de história e, estranhamente (😅), é socialista. Ele fica bravo sempre que eu compartilho seus vídeos nos grupos que a gente faz parte ou no IG. Ele já me passou vídeo do "grande professor" Ian Neves uma vez (que eu assisti, porque a discordância me força a rever minhas crenças e, se houver fundamento, até a mudá-las), mas ele não vê os vídeos que eu passo. Sempre diz que a pessoa no vídeo é extremista (?). Coisas da vida...
Mais um excelente vídeo pra eu mandar pro meu amigo socialista. Valeu, Thiago!
Muita vontade de mandar pra minha irmã mas não adianta, prefiro ter uma irmã amiga e fingir perto dela que não conheço nada do que não falar com ela kkkk
Tu já viu como o Ian explica as fontes e como o Thiago explica? Ian tem mais qualidade técnico devido a baixa materialistica. O Thiago não faz uma análise tão profunda, parece positivista
@@DanielSouza-sd3loDependendo da análise ele tem fontes bem profundas.
Você mostra todos documentos e estudos, comprovando suas pesquisas para o vídeo. Por esse motivo eu gosto dos seus vídeos 👏🏽
gosto muito dos vídeos do thiago, muito informativo
Uma coisa que é engraçada é que as pessoas mais a esquerda costumam acusar autores que não utilizam o método materialista histórico-dialético de revisionistas. Mas esse método propõe exatamente uma revisão histórica excluindo todo contexto que não for a favor do motor da relações economicas e de produção que tem como consequencia a luta de classes. E essa revisão não se restringe apenas ao campo historico! Toda a literatura, Arte plastica, cultura, tem de ser revista em cima dessa visão o que leva a muitos anacronismos e a exclusão de diversos contextos historicos, politicos e sociais. Em resumo, eles que são os verdadeiros revisionistas! É inacreditavel como invertem os papeis!
Bem lembrado. Thiago Braga poderia fazer um vídeo sobre isso
O seu comentário está muito bom.
vou até salvar esse comentario.
Lembro que vi um vídeo falando dos gregos serem todos gays. Citei o Tiago nos comentários, dizendo que estava tudo errado. Meu irmão, o choro enviesado dos comunistas foi maravilhoso de verkkkkkkkk
Quando ele é citado +10 pontos de ódio é acrescentado.
Na sociedade grega a mulher era subalterna, ela servia apenas para procriar. Os gregos usavam meninos menores de idade como parceiros. Isso está até na mitologia! Isso não é coisa de “comunista”, isso é história! Vocês se esforçam demais pra ser BURROS.
@@Hr.Mn conseguem refutar, aí chamam ele do q são e o acusam de fazer oq eles msm fazem
Os Gregos não eram todos Gays. Nenhuma civilização é totalmente Hétera ou Gay, isso melão acontece nem mesmo entre Animais internacionais.
É gregos são todos gay sim, é por isso que foram conquistados. Roma invicta!
Rapaz, me formei em História no ano passado e minha garganta coçava para falar essas coisas nas aulas de África e Ásia, mas ficava calado, pois estava no meio de pessoas de esquerda que não aceitam um debate saudável. Até aqui mesmo no Brasil os indígenas faziam acordos com europeus, ou seja, não era só troca de espelho por trabalho.
Uso seus conteúdos nas aulas, pois além de serem divertidos, sendo o tipo de coisa que os alunos gostam, você sempre se preocupa em pôr as fontes históricas. Parabéns por seu incrível trabalho !
Eu li a trilogia Escravidão do Laurentino Gomes e ele também explica tudo isso. São ótimos livros.
Os jovens camponeses, tem que dar muito valor ao professor Thiago, no meu tempo de jovem o máximo de Educação na Internet Brasileira era Jovem Nerd, Xadrez Verbal, Castanhari e afins
Todo historiador é um revisionista histórico. "Revisionismo" é formado pelo sufixo "-ismo", que indica uma doutrina, sistema ou prática, e pelo radical "revisio(n)-", que remete à ação de revisar, examinar ou analisar algo novamente. "Revisão" também possui o radical "revisio(n)-" e é formada pelo sufixo "-ão", que frequentemente indica ação, processo ou resultado de uma ação. "Revisão" deriva do latim "revisio, revisionis", que significa "ato de ver de novo, de rever". Isso é o que todo historiador faz, rever a história através de escrituras, documentos, fotos, jornais, objetos e etc.
Só que quando os comunas agridem os outros...os chamando de "revisionista"... eles estão dizendo que - tais pessoas - "reescrevem" a história de acordo com seus achismos.
É ............?? E o Revisionismo da Segunda Guerra o que vc acha ?
@@Pedro.14.02 Constato que possa ter ocorrido um equívoco em sua compreensão. O conceito de revisionismo remete à prática de revisitar aspectos do passado. Sob essa ótica, não identifico qualquer inconveniência ou objeção à prática, caso fosse, teria que ser contra a história em si.
Caraca, me ensinaram história pela metade nas escolas... Como seria bom se, no inicio dos anos 2000, já existisse esse fácil acesso ao conhecimento que temos hoje.
É... eu estava revendo meus livros de história para escrever o que realmente aconteceu em tal evento histórico por meio do thiago braga e do marcelo andrade, acho que agora vou rever sobre a escravidão no brasil.
Parabéns pelo trabalho.
DUAS CRITICAS:
-Professor Girafales é um otimo professor.
-é heresia chamar o ZERO(do Megaman) de "nenhum".
PONTO.
Desculpe...
@@BrasaodeArmas Desculpas aceitas.
Kkkkkkkj
Coitado do Zero, só sofre nessa vida.
Zero é aquele Megaman vermelho que apareceu ?
Mano, seu canal é o único em 14 anos de consumo de TH-cam em que eu dou like sem nem mesmo dar play no vídeo kkkkk
Exatamente!!!
até hoje apenas um professor de história que tive falou isso em sala de aula, e ver como eu e meus colegas não saibamos disso é algo realmente chocante, pois em plenos ensino médio deveríamos saber disso a tempos, esses fatos deviam ser algo mais comentado, definitivamente.
Vídeo novo do mestre, agora posso jantar em paz 🙏