👉 Saiba mais sobre o Curso "Energia Solar Lucrativa": energiasolarlucrativa.com.br/?src=EL54 👉 Conheça a ferramenta definitiva para fazer orçamentos fotovoltaicos que a E4 usa: assineazume.com.br/crm?TH-cam&EL5522 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Isso aí Marcelo! Muito obrigado por nos acompanhar! Vamos realizar um evento com aulas 100% gratuitas sobre Energia Solar Lucrativa, no fim do mês. Você já realizou o seu cadastro para receber todas as informações e não perder as aulas?
Como calcular a diferença do clipping para o que foi gerado em excedentr antes do horario de pico para saber se vale a pena ou nao utilizar o oversize?
Que bom que gostou, Jean. Muito obrigado por nos acompanhar! Vamos realizar um evento com aulas 100% gratuitas, no dia 30 de maio. Você já se cadastro para receber as informações e não perder essa oportunidade?
Pra quem tem inversores antigo homologado já tá compensando trocar por modelos mais moderno que tem overload maior pois si for pra acrescentar mais inversor ao sistema pode ficar fora da regra antiga de geração e caracterizando uma nova ligação então si a nessecidade for pequena de aumento acho interessante essa possibilidade.
Fala, @WarlesLeiteferreira. Aqui é Victor Nascimento da E4! Você tocou num ponto importante. Trocar o inversor antigo por um modelo moderno com maior capacidade de overload pode ser uma boa estratégia, especialmente se a necessidade de ampliação for pequena e você quiser manter os benefícios das regras antigas de geração distribuída (GD I). Mas vale lembrar: ao trocar o inversor, é fundamental respeitar as especificações do sistema original e informar a concessionária, para evitar qualquer risco de reclassificação. Já pensou em consultar um especialista para avaliar se essa troca realmente é vantajosa no seu caso? 🚀🔋
Boa tarde, Fernando! Meu nome é Gabriella, faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS. Obrigada pelo seu feedback! Continue nos acompanhando para não perder mais conteúdos como esse! Já atua no setor solar?
Parabéns pelo vídeo, tenho um exemplo claro na minha casa, tenho 9 placas instaladas de 445w e meu inversor é de 3kw, por volta das 10:00 da manhã minhas placas já estão entregando os 3.000kw ao inversor, quando o clima está favorável eu fico até quase 15:00 da tarde com o inversor em pico de produção, meu gráfico aqui no app de monitoramento fica exatamente daquele jeito, fica chato, com o ápice plano por muita tempo, acredito que perco bastante injeção de energia na rede por esse motivo, já estou estudando a possibilidade de trocar meu inversor por um de 4kw.
Muito obrigado Mario! Ficamos felizes que tenha gostado do vídeo! Isso mesmo, você deve avaliar o custo benefício de sobre dimensionar o sistema. Mas foi você que realizou a instalação do seu sistema?
@@E4EnergiasRenovaveis contratei uma empresa aqui da minha cidade, eles que fizeram todo o meu projeto e instalação encima do que eu demandava que é 550Kw/mês. Acredito que seu eu substituir o inversor eu consigo aumentar uns 20% minha produção que hoje está na média de 540kw/mês.
Aí sim Mario! Isso mesmo, faça os cálculos e análise para que consiga ter o máximo de aproveitamento do seu sistema! Vamos realizar um evento com aulas sobre Energia Solar 100% gratuitas, no dia 30 de maio. Você já se cadastrou para receber as informações e não perder essa oportunidade?
Mario, certamente vc está mais perdendo do que ganhando, vc tem 4k de painéis, no horário de pico seu inversor está deixando de entregar muita energia, imagine isso ao longo de um ano o quanto vc deixou de gerar. A conta é simples, ganhar nos horários de menor incidência solar, início da manhã e fim da tarde pra perder no melhor horário não faz nenhum sentido, quem projeta sistemas assim só tá visando lucro no bolso dele, e enganando o consumidor
Bom dia, Julião ! Meu nome é Rafaela e faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS. Conte-nos sobre? estamos a disposição! Forte abraço. E segue lá nosso Instagram para ficar por dentro de várias informações e novidades que postamos @e4 renováveis
Tenho um inversor de 6000 w da Growatt e 12 placas de 550, pretendo aumentar a quantidade de placas para 14 ou 16 justamente para aumentar a produção nos duas nublados e pelo sol da manhã e da tarde. Já fiz uma adaptação com cooler no inversor para melhorar o resfriamento e ajudou muito. Antes ele trabalhava na casa dos 70 graus ou mais, agora dificilmente chega nos 60.
Acredito que o melhor critério de análise de viabilidade do oversing seja o payback também, considerando o quanto a injeção a mais de energia resulta financeiramente em relação ao custo de implantação. Com o valor dos módulos caindo, cada vez mais fica viável, diminuindo a importância da relação energia adicional aproveitada e energia clipada.
Bom dia Matheus! Meu nome e Gleiciano faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS. Obrigado pela participação! Já conhece nossos cursos? Dê uma olhadinha: www.e4educacao.com.br/portal Agradecemos o seu contato e não deixe de nós acompanhar
Gostei e aprendi com a explicação. Quanto ao elogio, esse é tanto mais válido quanto mais distante do objeto elogiado está quem elogia (Vide vídeos de filosofia de Clóvis de Barros). Assim, autoelogio é dispensável.
Overload e Oversizing são recursos muito importantes para otimizar sistemas fotovoltaicos em determinadas condições que se usados corretamente, podem aumentar muito o rendimento de um Sistema! Top o conteúdo como sempre! Abraço E4! 👊👊👊👊
Olá! Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Que top, ficamos muito felizes em conseguir ajudar... Você está fazendo alguma instalação tem a potência do painel solar maior que a do inversor?
Como você falou no final, a energia que foi gerada nos periodos da manhã e tarde também seria aproiveitada por um inversor maior. Pelo que eu entendi, de qualquer forma, aquela energia que deixou de ser produzida meio dia, poderia ser aproveitada por um inversor maior! Estou errado ?
Acho que a vantagem do oversing está no ganho de produtividade sem aumentar o custo de implantação de inversores de maior capacidade. Nos casos de uso de microinversores, em especial, essa técnica é ótima.
Bom dia! sou da cidade de Lins interior de SP, na verdade o que fiz aqui em casa foi o oposto, um sub dimensionamento, onde tenho 3 micro inversores DEYE de 2KW (total 6 KW), e 12 placas de 460 W, (total de 5.62 KWP) acompanhando os gráficos em dias muito quentes percebe-se que os micros atingem temperaturas próximas aos 80 graus Cº, e sob tais circunstancias limitam a potência injetada na rede pra limitar a temperatura máxima atingida pelo equipamento. Em dias de boa irradiação solar tenho uma geração em torno de 30 a 35 KW, no mês de abril mesmo com alguns dias nublados obtive uma geração total de 830 KW, superior a da tabela do fornecedor que é de 753 KW. No meu caso placas maiores não se adequariam ao meu telhado e a diferença de preço entre os micro inversores de 2.000 W e 1.600 W achei insignificante. -PERGUNTA : -Um overcloking no sistema mesmo que previsto pelo fabricante não causa causa certo impacto na vida útil do equipamento? Parabéns pelo conteúdo!
É exatamente nessa tecla que bato amigo, a diferença de preço entre um micro de 1.6 para 2.0 ou de 1.2 para 1.5 é muito pequena para fazer sobredimensionamento, o melhor seria sempre fazer como vc fez e aproveitar toda a geração dos painéis, além de te permitir no futuro uma ampliação no sistema simplesmente trocando esses painéis por outros maiores.
Agora imagina dois vizinhos com duas instituições com mesma potência em painéis, ambas com 8 painéis de 545w mais uma com uma string de 4.0k de parede e outra com dois micros de 1.5k. Qual vai gerar mais? A de string tá gerando mais, e o cliente que pagou mais caro nos micros pq acreditou que eles entre outras vantagens teria uma geração maior se sentiu enganado. Estão "queimando " o filme dos micros inversores assim.
@@pinturahobbyautogarage4777 De acordo com o fabricante é isso mesmo, é normal atingirem essas temperaturas em dias muito quentes, inclusive consta no manual do mesmo, quanto a altura das placas também está de acordo com a especificação, a diferença é que acompanho o gráfico dos micro inversor, qualquer micro inversor em dias quentes atinge altas temperaturas, e estão preparados para tal, tanto que ao atingirem determinada temperatura ele limita a potência de saída, imagina se estiver super dimensionado! Por isso é necessário fazer um estudo de caso analisando inclusive as condições climáticas. Uma coisa é certa, não existe ganha ganha, vc ganha em algum ponto e perde em outro!
@@ValdenirBozza sim, eles estão preparados para tais temperaturas, mesmo assim não é normal atingirem sempre a não ser que seja um telhado de zinco, tenho aqui um Deye de 1.3 e mesmo morando em Porto Velho onde as temperaturas são muito elevadas, faz 30g a noite, rsrs, ele ainda não passou de 70g. Tbm tenho um de 2k que ainda não instalei, pode ser que ele esquente mais que o de 1.3 mas acredito que não pois os dissipadores do de 2k parecem ser melhores. O que já vi acontecer tbm foi instalações com o dissipador virado pro painel o que faz o micro aquecer mais, tbm procuro sempre prender o micro na parte de baixo do perfil de alumínio, assim ele fica um pouco mais afastado dos painéis que por terem vidro esquentam muito.
Irmão fiquei com dúvida sobre homologação de um inversor de 6kv. Usando-se apenas umas 6 placas para começar o projeto e estar na lei vigente de 2022. Daqui um ano colocamos mais 6 placas como ficaria? Ou seja, estarei ampliando apenas as placas com o mesmo inversor homologado.
Você homologa as 6 placas e fica isento referente a essas placas. Depois quando for instalar as outras 6, pagará o imposto apenas sobre as placas adicionais.
Muito obrigado pelo vídeo, conteúdo esclarecedor. Agora já posso projetar alguns sistemas com overload e oferecer um custo benefício melhor ao cliente.
Bom dia EOS! Meu nome é Bárbara e faço parte da equipe E4 ENERGIAS RENOVÁVEIS. Ficamos muito felizes em poder ajudar de alguma forma! Mas conte para nós, a quanto tempo você atua no setor solar?
Parabéns pelo conteúdo, instalei um sistema com um inversor de 30k e um potência de 33,2kwp. Meu sistema tem apenas 9 dias mas já notei que quanto ele chega na potencial nominal de 30kw ele corta e derruba a geração, novamente ele sobe e derruba, etc. gostaria de saber se posso auterar o parâmetro de potência máxima dentro desse range de 30 % sem prejuízo para o equipamento, já te adianto que os cabos e disjuntores estão superdimensionados. Agradeço pela atenção, estou aflito com essa situação amigo.
Fala, @juniorfrazao9177. Aqui é o Higor da E4! Se o microinversor suporta essas placas de alta potência, não vejo problema nenhum. Com o oversizing você terá um ganho de energia durante a manhã e final da tarde. Qual modelo de micro é?
vale a pena utilizar esse ´´artifício´´ pra fugir de uma mini geração e continuar na micro geração? Estou precisando de 210kwp e uma empresa aqui da região me propôs fazer duas usinas de 105kwp com inversores de 75kw. Ótimo vídeo, parabéns!
Olá Cleber! Que ótimo que gostou do vídeo! :) Isto é vetado, pois é o famoso desmembramento. Se estiverem no mesmo CNPJ ou CPF você corre risco de reprova por desmembramento, que é desmembrar a usina, ou seja, dividir em duas ou mais usinas menores para se enquadrar na microgeração. Você mesmo quem vai realizar a instalação do seu sistema?
@@E4EnergiasRenovaveis não, estou contratando uma empresa para realizar a instalação. No meu caso seriam duas de 105kwp com inversores de 75kw em dois cnpjs distintos
Olá Genilson! Sistemas de energia solar fotovoltaica não possui geração de energia durante a noite. Mas muito obrigado pela sua sugestão, ela já está anotada! Você atua na área de sistemas de energia solar, Genilson?
Estou adquirindo um sistema com 10 placas de 570w mas o fornecedor não teria o inversor de 6kw, somente um inversor de 8kw, teria perda de eficiência por ter um inversor com uma potência mto superior?
Olá! Aqui é o Gabriel, da E4. Obrigado pelo seu comentário. Usar um inversor de 8 kW para um sistema de 10 placas de 570 W (totalizando 5,7 kW) não causará uma perda significativa de eficiência. Inversores modernos operam eficientemente mesmo quando não estão em plena capacidade. Além disso, um inversor maior oferece margem de segurança para futuras expansões. Abraços e obrigado por compartilhar suas dúvidas!
Boa tarde Amigo! Meu nome e Gleiciano faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS. Obrigado pela participação! Já conhece nossos cursos? Dê uma olhadinha: www.e4educacao.com.br/portal Agradecemos o seu contato e não deixe de nós acompanhar
Parabéns pelo vídeo, eu tenho 2 micro deye 1300g e meus painéis sao de 280 e o inversor suporta até 390w e não estou conseguindo achar nesta potencia so acho de 420,00 com uma corrente 0,23 a mais do que o inversor suporta, sera que poderia usar assim.
Olá! Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Show, valeu pelo comentário. Já tinha ouvido falar sobre essa questão do sobredimensionamento do inversor antes?
Tenho 7 modulos de 620w + 1 Invesor SOLIS 3KW. No monitoramento não passa de 3,25kw. Pelos calculou de 7 x 620 = 4,34kw Isso pode melhorar ou é assim mesmo?
Fala, [@heitorcarmosoares]. Aqui é Victor Nascimento da E4! Vamos entender o que está acontecendo no seu sistema. - Você tem **7 módulos de 620W**, o que totaliza uma potência de **4,34 kW** (7 × 620W). - O seu inversor é de **3 kW**, então ele limita a potência máxima que pode ser injetada na rede a **3 kW**. - No monitoramento, você vê até **3,25 kW**, o que é normal, pois muitos inversores têm uma margem de segurança e podem ultrapassar ligeiramente sua capacidade nominal por curtos períodos. Para aproveitar totalmente os **4,34 kW** dos módulos, seria necessário um inversor de potência maior. Caso contrário, o inversor continuará limitando a potência máxima gerada. Se tiver mais dúvidas, é só chamar!
Olá 👋.. uma pergunta para vcs , nada haver com energia pra inversor , gostaria de saber como faço um dimensionamento para colocar energia offgride , tenho um painel solar de 100wats qual será a bateria ideia pra esse painel e qual é o controlado de carga ideal ??? Preciso de energia para internet rural..!!!
Thiago, dê uma olhadinha em nossos vídeos abaixo, eles vão te ajudar! th-cam.com/video/S2lc00Fal30/w-d-xo.html&t th-cam.com/video/wXEYiTHUueM/w-d-xo.html&t
Por nada Thiago! Ficamos felizes em poder ajudar de alguma forma! Vamos realizar um evento com aulas sobre Energia Solar 100% gratuitas, no dia 30 de maio. Você já se cadastrou para receber as informações e não perder essa oportunidade?
entendi o que você falou ,porém me bateu uma duvida...,e quanto a tensão de entrada do inversor ela não é limitada por exemplo : o inverso funcionar com uma tensão de 400v e no arranjo dos mesmo eu tenho que respeita isso?
Tenho dois painéis fotovoltaico de 150w, mas são de marcas diferentes um tem 18,3v e 8,2A e outro tem 17,71v e 8 38A posso ligar os mesmo na mesma string ou essa pequena diferença já pode interferir ?
Bom dia! Tenho um microinversor que a potência por painel é 350w e pode colocar paineis até 400w. Estou querendo colocar um painel de 580w pra prduzir mais pela manhã, dias nubladoa e a tardezinha. Minha duvida é se isso pode danificar meu microinversor
É necessário ter cuidado com o sobredimensionamento, pois em cada entrada do inversor está limitado a uma tensão máxima. Se o somatório das tensões dos painéis exceder o da entrada do inversor, poderá danificar o inversor. Concorda?
Bom dia meu amigo! Meu nome é Lucas e faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS. Realmente, caso aconteça o inversos irá ser danificado. Agradecemos seu apoio! Você já atua no ramo solar ?
Bom dia tudo bem, no meu sistema aqui nunca chega a 100% acho que colocaram um inversor com menos capacidade das placas preciso acionar qa empresa que instalou?
Possui seis placas de 335.Conforme vendedor, posso ainda ainda instalar mais duas placas que meu inversor suporta. A pergunta é: Se não encontrar mais placas com essa potencia posso usar placas mais potentes? Tipo 400? Um abraço
Olá, Vitor, tudo bem? Para um sistema com 23 painéis de 550W, dando uma potencia de 12,65 kWp. Usando dois inversores, um de 6,5K e outro de 3K, dando uma potencia total de inversores de 9,5K. Qual formulário de acesso eu devo enviar para a concessionária? O de microgeração de até 10 kW ou o de acima de 10 kW? É porque eu preenchi o "acima de 10 kW" e na ultima linha do item 3 do formulário está em vermelho. Grande abraço!
Amigo a homologação é sobre a potencia total do sistema, ou seja no seu projeto vai constar os dois inversores, sendo assim o total de 9,5Kw. sendo assim sendo o formulário para microgeração de até 10kw.
Olá, Adriano. Tudo bem? Então, mesmo se os seus módulos solares produzirem 2200 Wp, o seu gerador solar produzirá 2000 Wp de potência máxima, que é a potência nominal de saída do seu inversor. Eai meu amigo, você já instalou seu kit fotovoltaico?
Olá gostei muito do seu vídeo, sera que pode me ajudar. Sou de Cuiabá tenho um kit solar com 20 placas byd de 335w com um inversor refulog 5k-2t, pelo oque vi esse inversor tem um overload de 10% Então o sistema tem muito mais potência que o inversor suporta. Posso ter problemas?
O problema é que a maioria não faz os cálculos, simplesmente pega o kit mais barato o que em muitas fazes deixa o cliente no prejuízo, afinal se o cliente precisa de 3k de energia não adianta colocar 3.6k de painéis em dois micros de 1.2k . E se ao invés de 2 micros como no seu exemplo fossem 4 micros de 1.2 e 16 painéis de 450W, será que com apenas 4.8k em micros eu teria os 800 kwh prometidos? O correto não seria usar micros de 1.5k?
Olá Hobby! Isso mesmo o ideal são 2 Micro Inversores de 1.5K. Mas conforme dito no vídeo é possível ter um ganho de energia com o Oversizing. Sendo assim é preciso analisar sempre os custos e benefícios de um sobredimensionamento. Você atua no setor de energia solar Hobby?
Pergunto: é verdade que geração abaixo de 25 por cento da Max do inversor não tem a mesma eficiência? Caso seja verdade, há que se considerar isso a favor de oversized das placas, não?
Boa tarde Renato! Tudo bem? Meu nome é Edson, e faço parte da equipe de suporte técnico. Nesse caso sim, pois você irá alterar a potência do inversor que está cadastrado na concessionária. Qual a potência atual e qual o valor que você pretende alterar?
Bom dia, Gefferson ! Meu nome é Rafaela e faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS. É inviavél em vários pontos, financeiramente, ambiental e na manutenção, em teoria a refletância aumentaria porém também aumentaria a temperatura dos módulos o que levaria a diminuir a tensão. E segue lá nosso Instagram para ficar por dentro de várias informações e novidades que postamos @e4 renováveis
te tenho um sistema ongrid 5,33kw com um inversor 5kw growatt com 12 placas de 555w so que aqui na minha regiao de joinville,sc chove muito eu poderia colocar mais 4 placas para compensar essa perda?
Fala, @osmair12. Aqui é Victor Nascimento da E4! A ideia de adicionar mais placas para compensar a menor geração devido à chuva é interessante, mas precisamos verificar alguns detalhes antes: ________________________________________ 1. Capacidade do Inversor Seu inversor é de 5 kW, e você já tem 12 placas de 555 W instaladas: • Potência total atual: 12×555W=6.660 W ou 6,66 kWp.12 \times 555 W = 6.660 \, W \, ou \, 6,66 \, kWp. Isso já excede a potência nominal do inversor, mas é comum dimensionar o sistema assim, pois os painéis raramente operam na capacidade máxima. Se você adicionar mais 4 placas de 555 W, a potência total será: (12+4)×555W=8.880 W ou 8,88 kWp.(12 + 4) \times 555 W = 8.880 \, W \, ou \, 8,88 \, kWp. Isso seria quase 80% acima da potência nominal do inversor, o que pode sobrecarregá-lo. ________________________________________ 2. Tensão e Corrente nos MPPTs Verifique no manual do inversor: • A tensão máxima suportada por cada MPPT. • A corrente máxima suportada. Com mais placas, você pode exceder esses limites, o que prejudica o desempenho ou até danifica o equipamento. ________________________________________ 3. Alternativas Se o seu inversor não suportar o acréscimo de placas, aqui estão algumas opções: • Trocar o inversor: Um modelo com maior capacidade, como um inversor de 7 ou 8 kW, poderia acomodar mais painéis. • Adicionar um sistema paralelo: Instalar outro inversor e mais painéis para complementar a geração atual. ________________________________________ 4. Compensação de Perdas Antes de adicionar placas, avalie se a perda de geração por chuva na sua região é tão significativa a ponto de justificar o investimento. Ferramentas como simuladores podem ajudar a calcular isso. Já verificou essas especificações no seu inversor? Conta aqui que eu te ajudo com os próximos passos!
Como consigo aumentar a potência em placas sem aumentar a voltagem? Tipo tenho um inversor 6k máxima entrada das placas 550v minhas placas são 450w circuito aberto cada 50v como consigo chegar na potência do inversor sem passar da voltagem 550 ?
Pelo que entendi, fui enganado pela Ecori, pois queria uma produção de 3,6 KWp e mandaram 2 micros de 1200w e 8 placas de 450w, não vou receber o que paguei?
Bom dia Clovis! Meu nome e Edson, faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS. kWp refere-se a potência geradora dos seus equipamentos, a geração de energia é em kWh/mês. A geração depende da orientação do telhado, irradiação do local, inclinação, se existe a possibilidade de sombreamento. Em condições ideais, para BH, um sistema de 3,6 kWp gera em torno de 420 kWh/mês
olá tudo bem ? foi instalado uma usina de geração de energia a 10 dias em casa...porém o consumo está maior que a geração...venho monitorando o relógio e vejo que meu consumo dobrou com as placas...sem o sistema gastava em média 13,5 kwh por dia com as placas estou consumindo cod.. 03 26kwh...alguém poderia me informar por gentileza onde pode estar o erro...? obrigado
Potência de painel de 20 kWp e 15 kW de Inversor não é "sobredimensionamento". Tendo 20 kWp sabemos que essa potência toda NÃO chegará no Inversor devido as várias perdas durante a geração Normalmente tem uma perda de 20% . Então com 20 kWp de potência chegará no Inversor apenas 16 kW Então um Inversor de 16 kW e SEM oversizing consegue trabalhar de forma normal. Se for utilizar um Inversor com capacidade de oversizing então poderemos usar um inversor MUITO menor que 15 kW
Que bom que gostou, JS. Muito obrigado por nos acompanhar! Vamos realizar um evento com aulas 100% gratuitas, no dia 30 de maio. Você já se cadastro para receber as informações e não perder essa oportunidade?
ta meus 12 Paineis de 42 volts e 550 watts faz 504 volts mas meu inversor so pode trabalhar com 450 volts e 500 de maxima tem como eu limitar essa passagem de voltagem de 504 volts com algum equipamento sem perder a amperagem do mesmo ? sem tirar uma ou duas placas, e so deixar as ligações em serie
Fala, [@AlanVettoraci]. Aqui é Victor Nascimento da E4! Entendo sua preocupação em relação à tensão do seu sistema de painéis solares e ao limite de voltagem do inversor. Se os seus 12 painéis em série estão gerando uma tensão de 504V, mas o seu inversor só pode trabalhar com até 450V e suporta 500V de máxima, é importante garantir que a tensão não ultrapasse esses limites para evitar danos ao equipamento. Aqui estão algumas opções para tentar resolver esse problema sem a necessidade de remover painéis: 1. Controlador de Carga MPPT de Alta Tensão: Um controlador de carga com função MPPT (Maximum Power Point Tracking) que aceite uma tensão de entrada mais alta (como a que seus painéis geram) e limite a tensão enviada ao inversor pode ser uma solução. O MPPT ajustaria a tensão para um nível seguro para o seu inversor e poderia ajudar a evitar perdas significativas de corrente. Mas vale notar que o controlador de carga precisa ser compatível com o sistema e o inversor em termos de especificações. 2. Dispositivo de Clamping (Diodos de Clamping): Em algumas situações, diodos de clamping podem ser usados para limitar a tensão máxima que passa pelo circuito. No entanto, essa solução é menos comum em sistemas fotovoltaicos de alta tensão e pode não ser a mais eficiente para seu caso. 3. Divisor de Tensão (Step-Down): Um dispositivo step-down (ou conversor de tensão DC-DC) poderia reduzir a tensão para um nível adequado antes de chegar ao inversor. Mas essa abordagem tem o risco de perdas de eficiência e pode ser cara, além de adicionar complexidade ao sistema. A solução mais simples e comum seria realmente ajustar a quantidade de painéis em série para ficar dentro da faixa segura do inversor, mas como você mencionou que prefere não remover painéis, as opções acima podem ajudar a mitigar o problema. Vale lembrar: Antes de implementar qualquer uma dessas soluções, é muito importante conversar com um profissional de energia solar ou engenheiro elétrico para garantir que o sistema esteja seguro e dentro das normas. Já pensou em discutir essas alternativas com um integrador especializado? Volta aqui depois e conta como resolveu essa questão e se conseguiu manter o sistema funcionando dentro das especificações!
Entendo nada. Amigos, pra minha casa q consome em média 300 W de energia, como montar um sistema pra gerar, tipo, uns 400W pra dá pra casa toda. O que comprar e a potência dos equipamentos sou eletricista de residência baixa, mas com pouca experiência. Se alguém puder me ajudar desde já agradeço
se ligar uma placa de 150W em um inversor de 300W? danifica a placa ou não ? A grana não dei pra compra 2 placa futuramente vou adquiri outra placa, mais queria saber se já posso ligar.
Fala, [@SuperHuggler]! Aqui é Victor Nascimento da E4! Pode ficar tranquilo, pois ligar uma placa de 150W em um inversor de 300W não vai danificar a placa. Explicação Técnica - O inversor de 300W indica a potência máxima que ele pode suportar, mas ele só utiliza a potência que a placa solar está gerando (no caso, até 150W). - Isso significa que, enquanto você usar apenas essa placa de 150W, o inversor estará operando abaixo de sua capacidade máxima, o que é seguro. Pode fazer a ligação sem problemas, e quando adquirir a segunda placa, é só conectar para aproveitar o máximo do seu inversor. Qualquer outra dúvida, é só chamar!
O que aconteceria se eu colocasse lentes ,para aumentar o raio do sol sobre a placa ? Eu posso ter um inversor mais potente , e Menas placas com as lentes? Levando em conta placas mais potentes .
Você não está entendendo o funcionamento do painel fotovoltaica... O painel de fotovoltaica precisa de luz, não de calor, que seria gerado pelas suas lentes... Um exemplo prático, é a energia solar no Alaska, lá vc tem incidência de luz solar, e não calor do sol... Em energias renováveis, o calor do sol serve para aquecimento térmico de água....
Boa tarde, tenho 36 placas e 2 inversões de 6, quando as placas emitem mais de 6.2 a chave de 32 A está caindo e o pessoal que me venderam o sistema trocaram para a chave de 40 A e continua caindo, o que pode está errado?
Isso mesmo TiuNuno! Os módulos perdem eficiência ao longo de sua vida útil. Muito obrigado pelo seu comentário! Mas você já realizou uma instalação de sistemas fotovoltaicos nessas condições?
Top demais TiuNuNo! Muito obrigado por nos acompanhar! Vamos realizar um evento com aulas sobre Energia Solar 100% gratuitas, no dia 30 de maio. Você já se cadastrou para receber as informações e não perder essa oportunidade?
MEU AMIGO RESPONDE AÍ : SE MEU CONSUMO POR ANO É DE 1000KW ANO, MAS, MINHA CONDIÇÃO NO MOMENTO É DE 2 PLACAS DE 330W . CONSIGO HOMOLOGAR ESTE SISTEMA JUNTO A CEMIG. GRATO
Olá Suail. O processo de Homologação não há problemas! Mas apenas 2 módulos fotovoltaicos de 330W não será suficiente para suprir o seu consumo! Mas podemos te ajudar, vamos realizar um evento com aulas 100% gratuitas, no dia 30 de maio. Você já se cadastro para receber as informações e não perder essa oportunidade?
Pode sim, sem problema, mas todos os produtos usados na instalação tem que ser homologados. Recomendo contratar uma empresa para não ter dor de cabeça.
tive um problema montei um kit com micro inversor onde no verão gerou menos energia do que no inverno procurei saber porque isso tava acontecendo. quando descobri que meus painéis era de uma amperagem muito mais alta que o do micro inversor troquei o micro por um mais potente eo problema foi resolvido
Foi feita uma pergunta é ninguém respondeu. Como posso colocar painéis a mais sendo q existe uma limitação de tensão a ser observada e respeitada. Ou seja: quantidade de painéis em série, soma- se as tensões se eu colocar painéis a mais q o especificado ou determinado como limite para o inversor eu irei danificar o mesmo. Podem me explicar esse detalhe?
No caso do vídeo eu entendi que deve observar apenas a soma das tensões para não ultrapassar o limite do inversor, em relação a potência watts pode ser ser maior que o indicado
Olá Fabrício! Se houver intensão de expansão do sistema, o ideal é que realize o dimensionamento já programado, para que não seja necessário substituir nenhum equipamento. Mas e aí, você já teve uma experiência desse tipo Fabricio?
Na minha opinião o overload é uma prática sem sentido pois você você ganha nos períodos de menor irradiação solar (início da manhã e fim da tarde) pra perder no horário de maior geração, onde seus painéis poderiam entregar muito mais mas estão limitados pelo inversor, absolutamente não faz sentido. A única justificativa de se fazer isso é quando a pessoa já tenha um sistema instalado mas ainda assim quer ter um pequeno ganho, e desde que o inversor suporte pode adicionar mais um ou dois painéis, do contrário, se é um sistema que está sendo adquirido do zero o ideal é o inversor ser igual ou até maior do que a potência dos módulos.
Acho que falou besteira aí, manda à fonte das imagens, eu concordo com o fato de subdimecionar os invertores mas o ganho esta somente no custo dos inversores não existe um ganho de producao que seja relevante, mostra a fonte das imagens...
@@logicpaul acho que você entendeu errado o meu comentario, dimencionar dessa forma é correto, na verdade o objetivo vender mais barato para o consumidor e com a mesmo rendimento(ou ate melhor pois o rendimento dos inversores sao mais baixos em potencia baixa), a minha questão é o gráfico que usaram aí e os argumentos não estão corretos no Brasil uma relação de 110-115% kwp/kVA pode ser utilizada sem problema. Aqui na Suíça usamos um fator de 125% 135% uma simulação pra avaliar esse dimensionamento
Top demais Artur! Vamos realizar um evento com aulas sobre Energia Solar 100% gratuitas, no dia 30 de maio. Você já se cadastrou para receber as informações e não perder essa oportunidade?
Que bom que gostou, JS. Muito obrigado por nos acompanhar! Vamos realizar um evento com aulas 100% gratuitas, no dia 30 de maio. Você já se cadastro para receber as informações e não perder essa oportunidade?
👉 Saiba mais sobre o Curso "Energia Solar Lucrativa": energiasolarlucrativa.com.br/?src=EL54
👉 Conheça a ferramenta definitiva para fazer orçamentos fotovoltaicos que a E4 usa: assineazume.com.br/crm?TH-cam&EL5522
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Cara... cada dia mais estou ficando craque no sistema fotovoltaico com a Engehall. Este é o futuro!
Isso aí Marcelo! Muito obrigado por nos acompanhar!
Vamos realizar um evento com aulas 100% gratuitas sobre Energia Solar Lucrativa, no fim do mês. Você já realizou o seu cadastro para receber todas as informações e não perder as aulas?
Como calcular a diferença do clipping para o que foi gerado em excedentr antes do horario de pico para saber se vale a pena ou nao utilizar o oversize?
Boa noite Vitor..!
Já faço sim esse Sobredimencionamento nos meus sistemas, mas é sempre bom ouvir suas explicações 👍
Forte abraço..!
Que bom que gostou, Jean. Muito obrigado por nos acompanhar!
Vamos realizar um evento com aulas 100% gratuitas, no dia 30 de maio. Você já se cadastro para receber as informações e não perder essa oportunidade?
Pra quem tem inversores antigo homologado já tá compensando trocar por modelos mais moderno que tem overload maior pois si for pra acrescentar mais inversor ao sistema pode ficar fora da regra antiga de geração e caracterizando uma nova ligação então si a nessecidade for pequena de aumento acho interessante essa possibilidade.
Fala, @WarlesLeiteferreira. Aqui é Victor Nascimento da E4!
Você tocou num ponto importante. Trocar o inversor antigo por um modelo moderno com maior capacidade de overload pode ser uma boa estratégia, especialmente se a necessidade de ampliação for pequena e você quiser manter os benefícios das regras antigas de geração distribuída (GD I).
Mas vale lembrar: ao trocar o inversor, é fundamental respeitar as especificações do sistema original e informar a concessionária, para evitar qualquer risco de reclassificação. Já pensou em consultar um especialista para avaliar se essa troca realmente é vantajosa no seu caso? 🚀🔋
Fiquei ilusidado , óptima explicação, parabéns
Boa tarde, Fernando! Meu nome é Gabriella, faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS.
Obrigada pelo seu feedback! Continue nos acompanhando para não perder mais conteúdos como esse!
Já atua no setor solar?
Parabéns pelo vídeo, tenho um exemplo claro na minha casa, tenho 9 placas instaladas de 445w e meu inversor é de 3kw, por volta das 10:00 da manhã minhas placas já estão entregando os 3.000kw ao inversor, quando o clima está favorável eu fico até quase 15:00 da tarde com o inversor em pico de produção, meu gráfico aqui no app de monitoramento fica exatamente daquele jeito, fica chato, com o ápice plano por muita tempo, acredito que perco bastante injeção de energia na rede por esse motivo, já estou estudando a possibilidade de trocar meu inversor por um de 4kw.
Muito obrigado Mario! Ficamos felizes que tenha gostado do vídeo!
Isso mesmo, você deve avaliar o custo benefício de sobre dimensionar o sistema.
Mas foi você que realizou a instalação do seu sistema?
@@E4EnergiasRenovaveis contratei uma empresa aqui da minha cidade, eles que fizeram todo o meu projeto e instalação encima do que eu demandava que é 550Kw/mês. Acredito que seu eu substituir o inversor eu consigo aumentar uns 20% minha produção que hoje está na média de 540kw/mês.
Aí sim Mario! Isso mesmo, faça os cálculos e análise para que consiga ter o máximo de aproveitamento do seu sistema!
Vamos realizar um evento com aulas sobre Energia Solar 100% gratuitas, no dia 30 de maio. Você já se cadastrou para receber as informações e não perder essa oportunidade?
Mario, certamente vc está mais perdendo do que ganhando, vc tem 4k de painéis, no horário de pico seu inversor está deixando de entregar muita energia, imagine isso ao longo de um ano o quanto vc deixou de gerar. A conta é simples, ganhar nos horários de menor incidência solar, início da manhã e fim da tarde pra perder no melhor horário não faz nenhum sentido, quem projeta sistemas assim só tá visando lucro no bolso dele, e enganando o consumidor
@@rogivansantos Como assim? De onde saiu esse 0,8?
Show de explicação este cara explica melhor do que a dupla
Bom dia Mauricio! Meu nome é Lucas e faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS.
Obrigado pelo feedback meu amigo! Continue nos acompanhando!
Estou com uma situação parecida com essa da curva achatada, mas está bem dimensionado.
Bom dia, Julião ! Meu nome é Rafaela e faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS.
Conte-nos sobre? estamos a disposição! Forte abraço.
E segue lá nosso Instagram para ficar por dentro de várias informações e novidades que postamos @e4 renováveis
Tenho um inversor de 6000 w da Growatt e 12 placas de 550, pretendo aumentar a quantidade de placas para 14 ou 16 justamente para aumentar a produção nos duas nublados e pelo sol da manhã e da tarde. Já fiz uma adaptação com cooler no inversor para melhorar o resfriamento e ajudou muito. Antes ele trabalhava na casa dos 70 graus ou mais, agora dificilmente chega nos 60.
Quantos coolers usou?
Bom dia.
Gostaria de saber se vc instalou placas adicionais no seu sistema, e se deu certo? Pois eu tenho um igual ao seu .
Estou com 14 placas e pretendo por mais duas mas vou esperar o verão para isso@@fernandospeorin6806
@@ranufo123 6, três e cima e três em baixo
Acredito que o melhor critério de análise de viabilidade do oversing seja o payback também, considerando o quanto a injeção a mais de energia resulta financeiramente em relação ao custo de implantação. Com o valor dos módulos caindo, cada vez mais fica viável, diminuindo a importância da relação energia adicional aproveitada e energia clipada.
Parabéns!!! Muito bem explicado!!!
Show d+,ótimas dicas.
Sucesso amigo!
Muito obrigado, Robert!
E aí, você já esteve em uma situação como essa e gerou dúvidas na hora da instalação?
Meu inversor off grid suporta 520w então posso colocar um painel de 550? Nesse caso uso ele em 12v
Aula top! Detalhes muito importantes
Bom dia Matheus! Meu nome e Gleiciano faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS.
Obrigado pela participação!
Já conhece nossos cursos? Dê uma olhadinha: www.e4educacao.com.br/portal
Agradecemos o seu contato e não deixe de nós acompanhar
Gostei e aprendi com a explicação. Quanto ao elogio, esse é tanto mais válido quanto mais distante do objeto elogiado está quem elogia (Vide vídeos de filosofia de Clóvis de Barros). Assim, autoelogio é dispensável.
Olá! Meu nome é Gabriel Ricardo, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis.
Que bom que curtiu o vídeo... Você vai fazer uma instalação por agora?
Overload e Oversizing são recursos muito importantes para otimizar sistemas fotovoltaicos em determinadas condições que se usados corretamente, podem aumentar muito o rendimento de um Sistema!
Top o conteúdo como sempre! Abraço E4! 👊👊👊👊
Boa tarde, amigo! Meu nome é Gabriella, faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS.
Obrigada pelo feedback! Ficamos felizes em saber que gostou 😁
Me tira uma dúvida meu inversor ele aceita 3000w no painel solar, que eu colocar 6 placa solar de 550w dá 3300w tem perigo de queimar o inversor?
@@carlosmarchetti9085tenho um de 3000w tambm, e a empresa me passou que suporta até 7 placas de 550w
Show de bola aprendi muito
Olá! Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Que top, ficamos muito felizes em conseguir ajudar... Você está fazendo alguma instalação tem a potência do painel solar maior que a do inversor?
Como você falou no final, a energia que foi gerada nos periodos da manhã e tarde também seria aproiveitada por um inversor maior. Pelo que eu entendi, de qualquer forma, aquela energia que deixou de ser produzida meio dia, poderia ser aproveitada por um inversor maior! Estou errado ?
Acho que a vantagem do oversing está no ganho de produtividade sem aumentar o custo de implantação de inversores de maior capacidade. Nos casos de uso de microinversores, em especial, essa técnica é ótima.
Bom dia! sou da cidade de Lins interior de SP, na verdade o que fiz aqui em casa foi o oposto, um sub dimensionamento, onde tenho 3 micro inversores DEYE de 2KW (total 6 KW), e 12 placas de 460 W, (total de 5.62 KWP) acompanhando os gráficos em dias muito quentes percebe-se que os micros atingem temperaturas próximas aos 80 graus Cº, e sob tais circunstancias limitam a potência injetada na rede pra limitar a temperatura máxima atingida pelo equipamento. Em dias de boa irradiação solar tenho uma geração em torno de 30 a 35 KW, no mês de abril mesmo com alguns dias nublados obtive uma geração total de 830 KW, superior a da tabela do fornecedor que é de 753 KW. No meu caso placas maiores não se adequariam ao meu telhado e a diferença de preço entre os micro inversores de 2.000 W e 1.600 W achei insignificante.
-PERGUNTA : -Um overcloking no sistema mesmo que previsto pelo fabricante não causa causa certo impacto na vida útil do equipamento?
Parabéns pelo conteúdo!
É exatamente nessa tecla que bato amigo, a diferença de preço entre um micro de 1.6 para 2.0 ou de 1.2 para 1.5 é muito pequena para fazer sobredimensionamento, o melhor seria sempre fazer como vc fez e aproveitar toda a geração dos painéis, além de te permitir no futuro uma ampliação no sistema simplesmente trocando esses painéis por outros maiores.
No seu caso acho que pode ter algo errado na instalação pois estão aquecendo muito, será que os painéis não estão muito próximos ao telhado?
Agora imagina dois vizinhos com duas instituições com mesma potência em painéis, ambas com 8 painéis de 545w mais uma com uma string de 4.0k de parede e outra com dois micros de 1.5k. Qual vai gerar mais? A de string tá gerando mais, e o cliente que pagou mais caro nos micros pq acreditou que eles entre outras vantagens teria uma geração maior se sentiu enganado. Estão "queimando " o filme dos micros inversores assim.
@@pinturahobbyautogarage4777 De acordo com o fabricante é isso mesmo, é normal atingirem essas temperaturas em dias muito quentes, inclusive consta no manual do mesmo, quanto a altura das placas também está de acordo com a especificação, a diferença é que acompanho o gráfico dos micro inversor, qualquer micro inversor em dias quentes atinge altas temperaturas, e estão preparados para tal, tanto que ao atingirem determinada temperatura ele limita a potência de saída, imagina se estiver super dimensionado! Por isso é necessário fazer um estudo de caso analisando inclusive as condições climáticas. Uma coisa é certa, não existe ganha ganha, vc ganha em algum ponto e perde em outro!
@@ValdenirBozza sim, eles estão preparados para tais temperaturas, mesmo assim não é normal atingirem sempre a não ser que seja um telhado de zinco, tenho aqui um Deye de 1.3 e mesmo morando em Porto Velho onde as temperaturas são muito elevadas, faz 30g a noite, rsrs, ele ainda não passou de 70g. Tbm tenho um de 2k que ainda não instalei, pode ser que ele esquente mais que o de 1.3 mas acredito que não pois os dissipadores do de 2k parecem ser melhores. O que já vi acontecer tbm foi instalações com o dissipador virado pro painel o que faz o micro aquecer mais, tbm procuro sempre prender o micro na parte de baixo do perfil de alumínio, assim ele fica um pouco mais afastado dos painéis que por terem vidro esquentam muito.
Irmão fiquei com dúvida sobre homologação de um inversor de 6kv. Usando-se apenas umas 6 placas para começar o projeto e estar na lei vigente de 2022. Daqui um ano colocamos mais 6 placas como ficaria? Ou seja, estarei ampliando apenas as placas com o mesmo inversor homologado.
Você homologa as 6 placas e fica isento referente a essas placas. Depois quando for instalar as outras 6, pagará o imposto apenas sobre as placas adicionais.
Muito bom vídeo, obrigado...
Olá Alfredo! Muito Obrigado!
Muito obrigado pelo vídeo, conteúdo esclarecedor. Agora já posso projetar alguns sistemas com overload e oferecer um custo benefício melhor ao cliente.
Bom dia EOS! Meu nome é Bárbara e faço parte da equipe E4 ENERGIAS RENOVÁVEIS.
Ficamos muito felizes em poder ajudar de alguma forma!
Mas conte para nós, a quanto tempo você atua no setor solar?
@@E4EnergiasRenovaveis Olá 👋 Atuo tem 1 ano e 3 meses já nessa área. Já participei de mais de 200 instalações é uma área muito boa.
@@E4EnergiasRenovaveis Como fazer o calculo da diferença do clipping? Como isso é possível??
Parabéns pelo conteúdo, instalei um sistema com um inversor de 30k e um potência de 33,2kwp. Meu sistema tem apenas 9 dias mas já notei que quanto ele chega na potencial nominal de 30kw ele corta e derruba a geração, novamente ele sobe e derruba, etc. gostaria de saber se posso auterar o parâmetro de potência máxima dentro desse range de 30 % sem prejuízo para o equipamento, já te adianto que os cabos e disjuntores estão superdimensionados. Agradeço pela atenção, estou aflito com essa situação amigo.
entendi. qual sua opnião sobre o seguinte projeto: micro inversor 2000w com 4 placa, cada uma de 620w. projeto aqui para o sertão.
Fala, @juniorfrazao9177. Aqui é o Higor da E4! Se o microinversor suporta essas placas de alta potência, não vejo problema nenhum. Com o oversizing você terá um ganho de energia durante a manhã e final da tarde. Qual modelo de micro é?
vale a pena utilizar esse ´´artifício´´ pra fugir de uma mini geração e continuar na micro geração? Estou precisando de 210kwp e uma empresa aqui da região me propôs fazer duas usinas de 105kwp com inversores de 75kw. Ótimo vídeo, parabéns!
Sim, vale a pena. Depende só de quanto será o custo da obra no parecer de acesso
Olá Cleber! Que ótimo que gostou do vídeo! :)
Isto é vetado, pois é o famoso desmembramento.
Se estiverem no mesmo CNPJ ou CPF você corre risco de reprova por desmembramento, que é desmembrar a usina, ou seja, dividir em duas ou mais usinas menores para se enquadrar na microgeração.
Você mesmo quem vai realizar a instalação do seu sistema?
@@E4EnergiasRenovaveis não, estou contratando uma empresa para realizar a instalação. No meu caso seriam duas de 105kwp com inversores de 75kw em dois cnpjs distintos
É verdade que mesmo a noite, os painéis geram uma pequena porcentagem de Energia ? Gostaria que fizesse uma live explicando isso.
Olá Genilson!
Sistemas de energia solar fotovoltaica não possui geração de energia durante a noite.
Mas muito obrigado pela sua sugestão, ela já está anotada!
Você atua na área de sistemas de energia solar, Genilson?
@@E4EnergiasRenovaveis sou recém formado em Técnico em Eletrotécnica.
Isso é conversa de vendedor
Estou adquirindo um sistema com 10 placas de 570w mas o fornecedor não teria o inversor de 6kw, somente um inversor de 8kw, teria perda de eficiência por ter um inversor com uma potência mto superior?
Olá! Aqui é o Gabriel, da E4. Obrigado pelo seu comentário.
Usar um inversor de 8 kW para um sistema de 10 placas de 570 W (totalizando 5,7 kW) não causará uma perda significativa de eficiência. Inversores modernos operam eficientemente mesmo quando não estão em plena capacidade. Além disso, um inversor maior oferece margem de segurança para futuras expansões.
Abraços e obrigado por compartilhar suas dúvidas!
Já deixei o meu joinha 👍
Boa tarde Amigo! Meu nome e Gleiciano faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS.
Obrigado pela participação!
Já conhece nossos cursos? Dê uma olhadinha: www.e4educacao.com.br/portal
Agradecemos o seu contato e não deixe de nós acompanhar
Nesse caso posso ultrapassar a potência do meu micro inversor
E a tensão
E corrente pode colocar alguma porcentagem a mais do recomendado
Parabéns pelo vídeo, eu tenho 2 micro deye 1300g e meus painéis sao de 280 e o inversor suporta até 390w e não estou conseguindo achar nesta potencia so acho de 420,00 com uma corrente 0,23 a mais do que o inversor suporta, sera que poderia usar assim.
Em um inversor da sungrow de 8k quantos painéis de 550w posso colocar
Vc já chegou a essa resposta? Tb me interessa essa informação.. 😅
Super legal
Olá! Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Show, valeu pelo comentário. Já tinha ouvido falar sobre essa questão do sobredimensionamento do inversor antes?
Tenho 7 modulos de 620w + 1 Invesor SOLIS 3KW.
No monitoramento não passa de 3,25kw.
Pelos calculou de 7 x 620 = 4,34kw
Isso pode melhorar ou é assim mesmo?
Entendi tudo pelo video rsrsrs./
Obrigado.
Fala, [@heitorcarmosoares]. Aqui é Victor Nascimento da E4!
Vamos entender o que está acontecendo no seu sistema.
- Você tem **7 módulos de 620W**, o que totaliza uma potência de **4,34 kW** (7 × 620W).
- O seu inversor é de **3 kW**, então ele limita a potência máxima que pode ser injetada na rede a **3 kW**.
- No monitoramento, você vê até **3,25 kW**, o que é normal, pois muitos inversores têm uma margem de segurança e podem ultrapassar ligeiramente sua capacidade nominal por curtos períodos.
Para aproveitar totalmente os **4,34 kW** dos módulos, seria necessário um inversor de potência maior. Caso contrário, o inversor continuará limitando a potência máxima gerada. Se tiver mais dúvidas, é só chamar!
Olá 👋.. uma pergunta para vcs , nada haver com energia pra inversor , gostaria de saber como faço um dimensionamento para colocar energia offgride , tenho um painel solar de 100wats qual será a bateria ideia pra esse painel e qual é o controlado de carga ideal ??? Preciso de energia para internet rural..!!!
Olá Thiago! É necessário realizar um dimensionamento!
Temos alguns vídeos em nosso canal sobre este assunto, você já assistiu?
@@E4EnergiasRenovaveis não.
Thiago, dê uma olhadinha em nossos vídeos abaixo, eles vão te ajudar!
th-cam.com/video/S2lc00Fal30/w-d-xo.html&t
th-cam.com/video/wXEYiTHUueM/w-d-xo.html&t
@@E4EnergiasRenovaveis muito bom esse vídeo.. obrigado..
Por nada Thiago! Ficamos felizes em poder ajudar de alguma forma!
Vamos realizar um evento com aulas sobre Energia Solar 100% gratuitas, no dia 30 de maio. Você já se cadastrou para receber as informações e não perder essa oportunidade?
entendi o que você falou ,porém me bateu uma duvida...,e quanto a tensão de entrada do inversor ela não é limitada por exemplo : o inverso funcionar com uma tensão de 400v e no arranjo dos mesmo eu tenho que respeita isso?
Com certeza a tensão deve ser rigorosamente respeitada o vão perder o inversor
Tenho dois painéis fotovoltaico de 150w, mas são de marcas diferentes um tem 18,3v e 8,2A e outro tem 17,71v e 8 38A posso ligar os mesmo na mesma string ou essa pequena diferença já pode interferir ?
Bom dia! Tenho um microinversor que a potência por painel é 350w e pode colocar paineis até 400w. Estou querendo colocar um painel de 580w pra prduzir mais pela manhã, dias nubladoa e a tardezinha. Minha duvida é se isso pode danificar meu microinversor
É necessário ter cuidado com o sobredimensionamento, pois em cada entrada do inversor está limitado a uma tensão máxima. Se o somatório das tensões dos painéis exceder o da entrada do inversor, poderá danificar o inversor. Concorda?
Bom dia meu amigo! Meu nome é Lucas e faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS.
Realmente, caso aconteça o inversos irá ser danificado. Agradecemos seu apoio!
Você já atua no ramo solar ?
Bom dia tudo bem, no meu sistema aqui nunca chega a 100% acho que colocaram um inversor com menos capacidade das placas preciso acionar qa empresa que instalou?
Possui seis placas de 335.Conforme vendedor, posso ainda ainda instalar mais duas placas que meu inversor suporta.
A pergunta é:
Se não encontrar mais placas com essa potencia posso usar placas mais potentes?
Tipo 400?
Um abraço
Olá, Vitor, tudo bem? Para um sistema com 23 painéis de 550W, dando uma potencia de 12,65 kWp. Usando dois inversores, um de 6,5K e outro de 3K, dando uma potencia total de inversores de 9,5K. Qual formulário de acesso eu devo enviar para a concessionária? O de microgeração de até 10 kW ou o de acima de 10 kW? É porque eu preenchi o "acima de 10 kW" e na ultima linha do item 3 do formulário está em vermelho. Grande abraço!
Amigo a homologação é sobre a potencia total do sistema, ou seja no seu projeto vai constar os dois inversores, sendo assim o total de 9,5Kw. sendo assim sendo o formulário para microgeração de até 10kw.
Amigo eu comprei um micro inversor de 2000 wts e 4 placas de 550 watts! Sou do Norte do Paraná ! Ainda não montei! Quantos vou produzir por mês?
Olá, Adriano. Tudo bem?
Então, mesmo se os seus módulos solares produzirem 2200 Wp, o seu gerador solar produzirá 2000 Wp de potência máxima, que é a potência nominal de saída do seu inversor.
Eai meu amigo, você já instalou seu kit fotovoltaico?
Como se escreve a ponte ia do inversor e em cavalos ou kwioates
Olá, Adelcimar. A potência do inversor é representada em kilowatt (kW) . Conseguiu esclarecer as suas dúvidas com o vídeo?
AQUI O INVERSOR DE DE 5000W NO PICO DE 12H AS 14 TA ENTREGANDO NA REDE 5,2KW A 5,35 KW
Quantas placas de que capacidade?
Olá gostei muito do seu vídeo, sera que pode me ajudar.
Sou de Cuiabá tenho um kit solar com 20 placas byd de 335w com um inversor refulog 5k-2t, pelo oque vi esse inversor tem um overload de 10%
Então o sistema tem muito mais potência que o inversor suporta.
Posso ter problemas?
E só fazer o cálculo 20x335 = 6700. Se sua placa só aceita 10% de oversyzer int ele só aceita até 5500... está cm placa dms
O problema é que a maioria não faz os cálculos, simplesmente pega o kit mais barato o que em muitas fazes deixa o cliente no prejuízo, afinal se o cliente precisa de 3k de energia não adianta colocar 3.6k de painéis em dois micros de 1.2k . E se ao invés de 2 micros como no seu exemplo fossem 4 micros de 1.2 e 16 painéis de 450W, será que com apenas 4.8k em micros eu teria os 800 kwh prometidos? O correto não seria usar micros de 1.5k?
Olá Hobby!
Isso mesmo o ideal são 2 Micro Inversores de 1.5K. Mas conforme dito no vídeo é possível ter um ganho de energia com o Oversizing. Sendo assim é preciso analisar sempre os custos e benefícios de um sobredimensionamento.
Você atua no setor de energia solar Hobby?
Pergunto: é verdade que geração abaixo de 25 por cento da Max do inversor não tem a mesma eficiência? Caso seja verdade, há que se considerar isso a favor de oversized das placas, não?
Para trocar o inversor por um maior que o existente, tenho que entrar em contato com a concessionária?
Boa tarde Renato! Tudo bem?
Meu nome é Edson, e faço parte da equipe de suporte técnico. Nesse caso sim, pois você irá alterar a potência do inversor que está cadastrado na concessionária. Qual a potência atual e qual o valor que você pretende alterar?
@@E4EnergiasRenovaveis Potência atual do inversor é 5000w e estou pretendendo colocar um de 8000 ou 10000 w
O que aconteceria se eu colocasse lentes ,para aumentar o raio do sol sobre a placa ?
Interessante! Espelhos refletores virados para os painéis...
Vai gastar mais que colocar mais painéis e pode danificar a placa.
kkkkkk só vai esquentar as placas e perde na eficiência de produção
Bom dia, Gefferson ! Meu nome é Rafaela e faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS.
É inviavél em vários pontos, financeiramente, ambiental e na manutenção, em teoria a refletância aumentaria porém também aumentaria a temperatura dos módulos o que levaria a diminuir a tensão.
E segue lá nosso Instagram para ficar por dentro de várias informações e novidades que postamos @e4 renováveis
te tenho um sistema ongrid 5,33kw com um inversor 5kw growatt com 12 placas de 555w so que aqui na minha regiao de joinville,sc chove muito eu poderia colocar mais 4 placas para compensar essa perda?
Fala, @osmair12. Aqui é Victor Nascimento da E4!
A ideia de adicionar mais placas para compensar a menor geração devido à chuva é interessante, mas precisamos verificar alguns detalhes antes:
________________________________________
1. Capacidade do Inversor
Seu inversor é de 5 kW, e você já tem 12 placas de 555 W instaladas:
• Potência total atual: 12×555W=6.660 W ou 6,66 kWp.12 \times 555 W = 6.660 \, W \, ou \, 6,66 \, kWp.
Isso já excede a potência nominal do inversor, mas é comum dimensionar o sistema assim, pois os painéis raramente operam na capacidade máxima.
Se você adicionar mais 4 placas de 555 W, a potência total será:
(12+4)×555W=8.880 W ou 8,88 kWp.(12 + 4) \times 555 W = 8.880 \, W \, ou \, 8,88 \, kWp.
Isso seria quase 80% acima da potência nominal do inversor, o que pode sobrecarregá-lo.
________________________________________
2. Tensão e Corrente nos MPPTs
Verifique no manual do inversor:
• A tensão máxima suportada por cada MPPT.
• A corrente máxima suportada.
Com mais placas, você pode exceder esses limites, o que prejudica o desempenho ou até danifica o equipamento.
________________________________________
3. Alternativas
Se o seu inversor não suportar o acréscimo de placas, aqui estão algumas opções:
• Trocar o inversor: Um modelo com maior capacidade, como um inversor de 7 ou 8 kW, poderia acomodar mais painéis.
• Adicionar um sistema paralelo: Instalar outro inversor e mais painéis para complementar a geração atual.
________________________________________
4. Compensação de Perdas
Antes de adicionar placas, avalie se a perda de geração por chuva na sua região é tão significativa a ponto de justificar o investimento. Ferramentas como simuladores podem ajudar a calcular isso.
Já verificou essas especificações no seu inversor? Conta aqui que eu te ajudo com os próximos passos!
Como consigo aumentar a potência em placas sem aumentar a voltagem?
Tipo tenho um inversor 6k máxima entrada das placas 550v minhas placas são 450w circuito aberto cada 50v como consigo chegar na potência do inversor sem passar da voltagem 550 ?
Pelo que entendi, fui enganado pela Ecori, pois queria uma produção de 3,6 KWp e mandaram 2 micros de 1200w e 8 placas de 450w, não vou receber o que paguei?
Bom dia Clovis! Meu nome e Edson, faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS. kWp refere-se a potência geradora dos seus equipamentos, a geração de energia é em kWh/mês.
A geração depende da orientação do telhado, irradiação do local, inclinação, se existe a possibilidade de sombreamento. Em condições ideais, para BH, um sistema de 3,6 kWp gera em torno de 420 kWh/mês
Top
Fala, @leonardomendes8921. Aqui é o Higor da E4! Valeu demais pelo comentário... Já conhecia sobre o oversizing?
olá tudo bem ? foi instalado uma usina de geração de energia a 10 dias em casa...porém o consumo está maior que a geração...venho monitorando o relógio e vejo que meu consumo dobrou com as placas...sem o sistema gastava em média 13,5 kwh por dia com as placas estou consumindo cod.. 03 26kwh...alguém poderia me informar por gentileza onde pode estar o erro...? obrigado
O medidor é bidimensional?
Após 3 meses de reclamação...a concessionária trocou o relógio e agora sim funcionando perfeitamente...
Show
Boa noite, meu nome é Edson, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis! Top demais Gera Silva!!
Potência de painel de 20 kWp e 15 kW de Inversor não é "sobredimensionamento".
Tendo 20 kWp sabemos que essa potência toda NÃO chegará no Inversor devido as várias perdas durante a geração
Normalmente tem uma perda de 20% .
Então com 20 kWp de potência chegará no Inversor apenas 16 kW
Então um Inversor de 16 kW e SEM oversizing consegue trabalhar de forma normal.
Se for utilizar um Inversor com capacidade de oversizing então poderemos usar um inversor MUITO menor que 15 kW
👏👏👏👏👏👏
Que bom que gostou, JS. Muito obrigado por nos acompanhar!
Vamos realizar um evento com aulas 100% gratuitas, no dia 30 de maio. Você já se cadastro para receber as informações e não perder essa oportunidade?
Show 👍🏽⚡⚡🔌🏡☀️📈📉📊🕺🏽💪🏽📝📚
Fala, @rogeriodiasdossantos6213. Aqui é o Higor da E4! Valeu demais pelo comentário... Você já tinha ouvido falar sobre o oversizing antes?
ta meus 12 Paineis de 42 volts e 550 watts faz 504 volts mas meu inversor so pode trabalhar com 450 volts e 500 de maxima
tem como eu limitar essa passagem de voltagem de 504 volts com algum equipamento
sem perder a amperagem do mesmo ? sem tirar uma ou duas placas, e so deixar as ligações em serie
Fala, [@AlanVettoraci]. Aqui é Victor Nascimento da E4!
Entendo sua preocupação em relação à tensão do seu sistema de painéis solares e ao limite de voltagem do inversor. Se os seus 12 painéis em série estão gerando uma tensão de 504V, mas o seu inversor só pode trabalhar com até 450V e suporta 500V de máxima, é importante garantir que a tensão não ultrapasse esses limites para evitar danos ao equipamento.
Aqui estão algumas opções para tentar resolver esse problema sem a necessidade de remover painéis:
1. Controlador de Carga MPPT de Alta Tensão: Um controlador de carga com função MPPT (Maximum Power Point Tracking) que aceite uma tensão de entrada mais alta (como a que seus painéis geram) e limite a tensão enviada ao inversor pode ser uma solução. O MPPT ajustaria a tensão para um nível seguro para o seu inversor e poderia ajudar a evitar perdas significativas de corrente. Mas vale notar que o controlador de carga precisa ser compatível com o sistema e o inversor em termos de especificações.
2. Dispositivo de Clamping (Diodos de Clamping): Em algumas situações, diodos de clamping podem ser usados para limitar a tensão máxima que passa pelo circuito. No entanto, essa solução é menos comum em sistemas fotovoltaicos de alta tensão e pode não ser a mais eficiente para seu caso.
3. Divisor de Tensão (Step-Down): Um dispositivo step-down (ou conversor de tensão DC-DC) poderia reduzir a tensão para um nível adequado antes de chegar ao inversor. Mas essa abordagem tem o risco de perdas de eficiência e pode ser cara, além de adicionar complexidade ao sistema.
A solução mais simples e comum seria realmente ajustar a quantidade de painéis em série para ficar dentro da faixa segura do inversor, mas como você mencionou que prefere não remover painéis, as opções acima podem ajudar a mitigar o problema.
Vale lembrar: Antes de implementar qualquer uma dessas soluções, é muito importante conversar com um profissional de energia solar ou engenheiro elétrico para garantir que o sistema esteja seguro e dentro das normas.
Já pensou em discutir essas alternativas com um integrador especializado? Volta aqui depois e conta como resolveu essa questão e se conseguiu manter o sistema funcionando dentro das especificações!
Entendo nada. Amigos, pra minha casa q consome em média 300 W de energia, como montar um sistema pra gerar, tipo, uns 400W pra dá pra casa toda. O que comprar e a potência dos equipamentos sou eletricista de residência baixa, mas com pouca experiência. Se alguém puder me ajudar desde já agradeço
se ligar uma placa de 150W em um inversor de 300W? danifica a placa ou não ?
A grana não dei pra compra 2 placa futuramente vou adquiri outra placa, mais queria saber se já posso ligar.
Fala, [@SuperHuggler]! Aqui é Victor Nascimento da E4!
Pode ficar tranquilo, pois ligar uma placa de 150W em um inversor de 300W não vai danificar a placa.
Explicação Técnica
- O inversor de 300W indica a potência máxima que ele pode suportar, mas ele só utiliza a potência que a placa solar está gerando (no caso, até 150W).
- Isso significa que, enquanto você usar apenas essa placa de 150W, o inversor estará operando abaixo de sua capacidade máxima, o que é seguro.
Pode fazer a ligação sem problemas, e quando adquirir a segunda placa, é só conectar para aproveitar o máximo do seu inversor. Qualquer outra dúvida, é só chamar!
O que aconteceria se eu colocasse lentes ,para aumentar o raio do sol sobre a placa ? Eu posso ter um inversor mais potente , e Menas placas com as lentes? Levando em conta placas mais potentes .
Boa noite. Menas não existe..... rsrsrs, e sua teoria é inviável na prática.
Você não está entendendo o funcionamento do painel fotovoltaica... O painel de fotovoltaica precisa de luz, não de calor, que seria gerado pelas suas lentes... Um exemplo prático, é a energia solar no Alaska, lá vc tem incidência de luz solar, e não calor do sol... Em energias renováveis, o calor do sol serve para aquecimento térmico de água....
Vai gastar mais que com mais placas ou mais potentes e pode danificar elas. Lembrando que a placa tem limite de potencia.
@@PauloHenrique-xl4lp No caso, normalmente mais luz = mais calor e as placas não gostam de calor.
@@wallacemjr não... A melhor geração acontece justamente no inverno, onde vc tem o famoso "céu de brigadeiro".... Onde é frio, mas o céu é limpo.
Boa tarde, tenho 36 placas e 2 inversões de 6, quando as placas emitem mais de 6.2 a chave de 32 A está caindo e o pessoal que me venderam o sistema trocaram para a chave de 40 A e continua caindo, o que pode está errado?
Alguém pode me ajudar?
Faltou falar da degradação dos painéis. Ao longo do tempo, os painéis diminui sua potência e com isso vai ser suprida.
Isso mesmo TiuNuno! Os módulos perdem eficiência ao longo de sua vida útil.
Muito obrigado pelo seu comentário! Mas você já realizou uma instalação de sistemas fotovoltaicos nessas condições?
@@E4EnergiasRenovaveis Sou instalador também. Assisto seus vídeos, aprendo bastante. OBG!
Top demais TiuNuNo! Muito obrigado por nos acompanhar!
Vamos realizar um evento com aulas sobre Energia Solar 100% gratuitas, no dia 30 de maio. Você já se cadastrou para receber as informações e não perder essa oportunidade?
MEU AMIGO RESPONDE AÍ : SE MEU CONSUMO POR ANO É DE 1000KW ANO, MAS, MINHA CONDIÇÃO NO MOMENTO É DE 2 PLACAS DE 330W . CONSIGO HOMOLOGAR ESTE SISTEMA JUNTO A CEMIG. GRATO
Seu sistema não compensa.vc vai continuar pagando a mesma taxa mínima
O cálculo é mensal e não anual. Mas não compensa.
Olá Suail. O processo de Homologação não há problemas! Mas apenas 2 módulos fotovoltaicos de 330W não será suficiente para suprir o seu consumo!
Mas podemos te ajudar, vamos realizar um evento com aulas 100% gratuitas, no dia 30 de maio. Você já se cadastro para receber as informações e não perder essa oportunidade?
Pode sim, sem problema, mas todos os produtos usados na instalação tem que ser homologados. Recomendo contratar uma empresa para não ter dor de cabeça.
@@regisvs588 ele consome 2,7 kW por dia.
tive um problema montei um kit com micro inversor onde no verão gerou menos energia do que no inverno
procurei saber porque isso tava acontecendo. quando descobri que meus painéis era de uma amperagem muito mais alta que o do micro inversor
troquei o micro por um mais potente eo problema foi resolvido
De quanto era seus micro?
Foi feita uma pergunta é ninguém respondeu. Como posso colocar painéis a mais sendo q existe uma limitação de tensão a ser observada e respeitada. Ou seja: quantidade de painéis em série, soma- se as tensões se eu colocar painéis a mais q o especificado ou determinado como limite para o inversor eu irei danificar o mesmo. Podem me explicar esse detalhe?
No caso do vídeo eu entendi que deve observar apenas a soma das tensões para não ultrapassar o limite do inversor, em relação a potência watts pode ser ser maior que o indicado
o indicado é vc não ultrapassar a tensão máxima e a potência máxima de sobre dimensionamento e jogar 30% mais da potência nominal.
Um sistema com maior potência é melhor pois com o passar do tempo tem a perda de eficiência dos modulos também
Me parece que esta técnica limita a expansão futura do sistema. Até porque painéis são menos caros que trocar o inversor.
Olá Fabrício! Se houver intensão de expansão do sistema, o ideal é que realize o dimensionamento já programado, para que não seja necessário substituir nenhum equipamento.
Mas e aí, você já teve uma experiência desse tipo Fabricio?
ESTE DORIVAL COSTA É SÓCIO DA EMPRESA???? O PELA SACO.!!!!!
PODE AUMENTAR 20 % DE PLACA A MAIS NAO DA EM NADA
Na minha opinião o overload é uma prática sem sentido pois você você ganha nos períodos de menor irradiação solar (início da manhã e fim da tarde) pra perder no horário de maior geração, onde seus painéis poderiam entregar muito mais mas estão limitados pelo inversor, absolutamente não faz sentido. A única justificativa de se fazer isso é quando a pessoa já tenha um sistema instalado mas ainda assim quer ter um pequeno ganho, e desde que o inversor suporte pode adicionar mais um ou dois painéis, do contrário, se é um sistema que está sendo adquirido do zero o ideal é o inversor ser igual ou até maior do que a potência dos módulos.
Muito mais barato fazer um seguidor solar caseiro. Não tem que ter preguiça. Coloque mão na massa.
Acho que falou besteira aí, manda à fonte das imagens, eu concordo com o fato de subdimecionar os invertores mas o ganho esta somente no custo dos inversores não existe um ganho de producao que seja relevante, mostra a fonte das imagens...
Exatamente, quem dimensiona sistema assim tá preocupado somente com seu lucro e enganando o consumidor
@@logicpaul acho que você entendeu errado o meu comentario, dimencionar dessa forma é correto, na verdade o objetivo vender mais barato para o consumidor e com a mesmo rendimento(ou ate melhor pois o rendimento dos inversores sao mais baixos em potencia baixa), a minha questão é o gráfico que usaram aí e os argumentos não estão corretos no Brasil uma relação de 110-115% kwp/kVA pode ser utilizada sem problema. Aqui na Suíça usamos um fator de 125% 135% uma simulação pra avaliar esse dimensionamento
Pode...😂😂😂
Pelo menos 10% de potência de painel acima da potência nominal do inversor.
Pronto!
Isso mesmo Artur! Já é um sobredimensionamento ótimo!
Você atua no setor de energia solar Artur?
@@E4EnergiasRenovaveis Não no dia a dia, mas sou Engenheiro Ambiental e pratiquei captação solar anos atrás.
Top demais Artur!
Vamos realizar um evento com aulas sobre Energia Solar 100% gratuitas, no dia 30 de maio. Você já se cadastrou para receber as informações e não perder essa oportunidade?
Fala de mais
Olá! Meu nome é Gabriel Ricardo, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis.
Por que achou isso?
Com um sobredimensionamento você irá diminuir a vida do seu inversor !
De qualquer equipamento eletrico,
👏👏👏👏
Que bom que gostou, JS. Muito obrigado por nos acompanhar!
Vamos realizar um evento com aulas 100% gratuitas, no dia 30 de maio. Você já se cadastro para receber as informações e não perder essa oportunidade?