Simplesmente encantada com essa palestra do Pondé!!!!! Ele conseguiu traduzir o desencontro que existe nas minhas buscas. Escutei DUAS vezes!!!! É ISSO!!!! Não sei como agradecer essa clareza que se instalou em mim. Parabéns, Luiz Felipe Pondé!
O professor Luiz Felipe esclarece de forma profunda e ao mesmo tempo acessível ao pensamento simples as características do pensamento moderno e pós-moderno e isso é um dos grandes desafios de um bom professor. Muito bom!
Pondé: um filosofo sensacional: Pós ou mesmo moderno: claro, límpido e profundo. Afinal, a Filosofia é a busca pelo Saber. O que voce sabe já o é; tudo o mais resta a saber. Portanto, haverá sempre algo mais a saber.....
Inspirador o filósofo Pondé, certamente ele nos demonstra o quanto somos interligados. O quanto a minha subjetividade interfere na vida de outra pessoa. Somos condenados pela nossa própria liberdade.
Enviado em 26 de out de 2011... só fui ver agora. Não ter esperança é uma boa sensação... boa se você é livre para decidir. Seja capaz de tomar as decisões por seus conhecimento. Pra min é bom! Perceba(estude), analise, pesquise e seja livre pra ter esperança na decisão que VOCÊ tomará. Hoje temos condições de obter muita informação. A modernidade nos deu isso!
Apesar de discordar em muitos aspectos das coisas que o Pondé diz em sua coluna,essa palestra foi muito interessante. Acho que ele consegue separar muito bem opinião (que é algo pessoal dele) das aulas que ele dá sobre os Filosofos, sociologos. Não há como negar que estamos diante de um filosofo de consciencia pos-moderna em sua mais alta essência.
Vendo esse vídeo, alguns conceitos de pós-modernidade começam a fazer sentido e interligam com o capítulo Delírio do Memória Póstuma de brás cubas. Acho que o Machado já tinha uma visão aguçada muito antes de seu tempo e já estava prevendo o que iria acontecer.
Quando ele começou a falar em pós-modernidade, a primeira referência minha foi Machado de Assis, pois, em sua obra realista, a desilusão com a sociedade sempre foi sua marca, a ponto de compará-los com animais irracionais, como no conto "Pai contra mãe". Não à toa que existem estudos sobre a questão darwiniana em sua obra. Além disso, aproveitando o assunto, penso que pós-modernidade não é pós-moderno assim, tendo por referência o Machado de Assis e, retrocedendo mais ainda, temos o ultrarromantismo que trata desse desencanto todo, a exemplo de Goethe em "Os sofrimentos do jovem Werther";avançando um pouco, na literatura brasileira, novamente, quando Pondé fala da questão de querer ser feliz, lembrei-me do livro "O Cortiço", em que João Romão busca a sua "felicidade" por meio do seu interesse em se apoderar a qualquer preço do cortiço; O Ateneu também é outro caso que trata dos interesses pessoais, pois ninguém consegue ser feliz se não satisfaz os seus próprios interesses.
“Quando lemos, outra pessoa pensa por nós: apenas repetimos seu processo mental” Acontece o mesmo quando se apoia demasiadamente a posição de algum "pensador". Uma das coisas mais importantes que schopenhauer fala concerne ao pensar por si mesmo... algumas pessoas aqui pensam através de pondé ou pondé pensa por essas pessoas.
Drs. Pondé e Karnal são de fato máquinas de destruição em massa. referências inexoravelmente colossais...em breve quero vê-los aqui em fortaleza no evento Schopenhauer-Nietzsche todos os anos no mês de novembro da empresa Apoena.
O último comentário que o Pondé fez a respeito do Nietzsche é bastante interessante e ele acaba se referindo ao termo que li a pouco tempo e que outros filósofos já mencionaram dentre eles os estoicos é o amor fati. No dias de hoje a impressão que se tem ,é que ser otimista, é uma coisa difícil e que ser underground é a coisa mais fácil. Enfim aquela sensação de crise não é mera sensação é realidade do nosso cotidiano.
Nos 13:18, quando é mostrada uma imagem com as fotos de Copérnico, Galileu e Bacon, há um erro que diz respeito a troca da foto de Galileu pela de Bacon e por consequência a de Bacon pela de Galileu. Os nomes estão com as respectivas foto invertidas.
Na verdade Osvaldo mais que isso, Todos em toda categoria de qualquer coisa é mediocre, é mediano, e amar a a filosofia e temas afins distancia. É sair da manada, gado repetidora.
Maria Lúcia schneider Jamil, eu acredito que oq vc quis dizer com "linguagem" tenha sido a fala, porque linguagem, de modo geral é a forma de avaliar, interpretar e agir no meio, oq o homem conseguiu muito bem, pois estamos aqui, Quanto ao pensamento do homem primitivo a respeito da vida eu lhe digo: com certeza a pergunta que ele fazia não era composta de tanta complexidade simbólica como é hoje, de de uma forma bem , digamos, rústica, ele se perguntava sim, pois se todo animal tem um instinto, o nosso é, incontestavelmente, rsrs, a contestabilidade.
33:45 > 34:00 - não é bem assim - para além de que, quando se chega depois de 8 horas ou mais de viagem, estouradíssimo, para não falar no jet-lag, os voos transatlanticos costumam ser durante a madrugada
Mas o Adorno e o Horkheimer já falavam disso na Dialética do Esclarecimento, no século passado. Esse filósofos pós modernos não trazem nada que já não se saiba.
+Engenharias ambientalquimica "Modernidade sólida" é a expressão que Bauman usa para se referir (e caracterizar) a modernidade no sentido usual da palavra, isto é, o período da história ocidental que se seguiu ao fim Idade Média através do Renascimento. "Modernidade líquida" referencia e caracteriza o que comumente se chama de pós-modernidade, o conjunto de condições políticas, sociais, culturais que substituem a modernidade sólida em algum momento do século XX. Em poucas palavras, é isso.
+Engenharias ambientalquimica Bauman se baseou na afirmação de Marx " Tudo que é sólido se desmancha no ar", pois antigamente bastava fazer uma escolha na vida, seja no campo profissional ou afetivo´isso durava por toda a vida, tudo era mais sólido, agora vivemos na Modernidade Liquida, que nos diz que esse momento acabou, vc pode ser especialista em algum setor e no ano seguinte essa profissão passa a não existir, ou seu casamento está magnífico hj e amanhã será um inferno, nada mais será concertado, tudo é substituível, aliás tudo que hj é motivo de orgulho, possivelmente amanhã será motivo de vergonha...
não sei porquê mas quando se fala em oscilação, falta de rumo, pós-modernidade, cientificismo barato, vazio, sem substância, falta de valores, etc. eu lembro do neo-ateísmo
Pondé explica a obra de Zygmunt Bauman e a própria Pós-Modernidade de maneira simples e espontânea. Quem dera se o Direito tivesse intérpretes tão eficientes. Já pensou se tivessemos um Pondé para comentar Luigi Ferrajoli?, Claus Roxin?, Zaffaroni? seria muito produtivo.
Lúcia, vc na verdade ta querendo se referir à complexidade dos signos que criamos para desenvolver uma linguagem verbal, porém a linguagem já existia, mesmo de uma forma bem rústica, pois eles se entendiam. A linguagem da fome os faziam buscar alimento, a linguagem do sono os faziam dormir, a linguagem do cio os faziam copular e etc. De certa forma existia uma linguagem simplificada que os faziam refletir no mundo em sua volta e seu papel nesse mundo. O pensamento nesse sentido foi que criou a linguagem complexa que conhecemos hoje. O pensamento vem antes da linguagem. Ele não precisava de uma linguagem para desenvolver um pensamento. Ao contrário: ele precisava de um pensamento para desenvolver a linguagem.
lendo bauman percebemos que seus livros faz duras criticas ao mundo do consumismo, como este estilo de vida moda os comportamentos niilistas do homem pós moderno. pondé não mergulha fundo neste grande pensador por que ele é um defensor do livre mercado. é melhor vocês lerem os livros para entender este pensador!
Ser ou não ser consumista nada tem a ver com o LIVRE mercado! No livre mercado, é possibilitado a todos nós uma maior variedade de opções e "caminhos" para irmos nos desenvolvendo e crescendo enquanto seres humanos. Ser consumista é um desvio psicológico que tem relação com uma possível fuga da realidade (na maioria das vezes). Mais liberdade, mais livre mercado, nada tem a ver com mais pessoas consumistas...
@@joaoferraz1036 Mas no livre mercado não só há profusão de mercadorias disponíveis (ou, como prefere, "caminhos" para irmos nos desenvolvendo e crescendo enquanto seres humanos) como, através do marketing feroz, somos levados a consumir a todo o momento (trocamos aparelhos celular constantemente, como carros, TVs etc), objetos que por vezes diferem pouco um do outro. Compramos muitas vezes sem real necessidade do produto simplesmente porque assim a propaganda dele nos ordenou que o fizesse. Diferente de um sistema socialista, o livre mercado existe por e para o consumo excessivo.
@@robsonferreira4500 errado pois ele existe para a produção e consumo esse excesso que diz não é nada mais do que uma bolha de credito e alavancagem por estados para arrecadação.
Quem melhor que um autêntico pós-moderno para falar de pós-modernidade?
12 ปีที่แล้ว +5
já brocha no começo o cara falando "macado" e/ou "macaca", como se viéssemos deles... evoluímos, mas não dos macacos... os macacos continuam sendo macacos até hoje... haha
A palestra do Pondé é excelente. No entanto ele deveria concluir dizendo que, no conjunto, sua explanação é niilista. De fato, a moral, a ética e porque não dizer , a espiritualidade no sentido individual, são alternativas ao drama existencial humano. Esses elementos são superficiais ou mesmo completamente desprezado pela modernidade e pós modernidade, no entanto levam em conta o indivíduo como um ente passageiro em um mundo que parece não oferecer uma saída para o coletivo. Está no indivíduo sua própria redenção. O social é a armadilha, a ilusão, o inferno.
Assisti umas 6 vezes, e a cada vez aprendo um pouquinho mais
Simplesmente encantada com essa palestra do Pondé!!!!!
Ele conseguiu traduzir o desencontro que existe nas minhas buscas.
Escutei DUAS vezes!!!!
É ISSO!!!!
Não sei como agradecer essa clareza que se instalou em mim. Parabéns, Luiz Felipe Pondé!
O professor Luiz Felipe esclarece de forma profunda e ao mesmo tempo acessível ao pensamento simples as características do pensamento moderno e pós-moderno e isso é um dos grandes desafios de um bom professor. Muito bom!
Mais uma excelente Palestra do Doutor Luiz Felipe Pondé: didático e brilhante.
Ponde é foda, nos deixa totalmente sem esperança de vida nos dias de hj. Se aprofundar so na razão é complicado mesmo.
Esse vídeo me ajudou muito... aprendi a detestar o pós modernismo.
Pondé: um filosofo sensacional: Pós ou mesmo moderno: claro, límpido e profundo. Afinal, a Filosofia é a busca pelo Saber. O que voce sabe já o é; tudo o mais resta a saber. Portanto, haverá sempre algo mais a saber.....
Eu gosto do Ponde! Amo a praticidade e a realidade com que ele fala as coisas. A gente é muito iludido...
Inspirador o filósofo Pondé, certamente ele nos demonstra o quanto somos interligados. O quanto a minha subjetividade interfere na vida de outra pessoa. Somos condenados pela nossa própria liberdade.
Extraordinário poder encontrar uma exposição deste nível do professor Pondé, cujos textos são sempre de uma sabedoria fora do comum, sensacional.
Lindamente explicado quando fala estritamente da teoria do Bauman, quando coloca uma visão mais pessoal, ferra tudo. ¬¬
Tão bom quando o pensamento é claro, direto e flui incessante como o do Pondé!
Quando são citados Bacon, Galilei e Copérnico há uma inversão entre as fotos de Bacon e Galilei em relação ao nome e a descrição
Enviado em 26 de out de 2011... só fui ver agora.
Não ter esperança é uma boa sensação... boa se você é livre para decidir.
Seja capaz de tomar as decisões por seus conhecimento. Pra min é bom!
Perceba(estude), analise, pesquise e seja livre pra ter esperança na decisão que VOCÊ tomará. Hoje temos condições de obter muita informação. A modernidade nos deu isso!
Apesar de discordar em muitos aspectos das coisas que o Pondé diz em sua coluna,essa palestra foi muito interessante. Acho que ele consegue separar muito bem opinião (que é algo pessoal dele) das aulas que ele dá sobre os Filosofos, sociologos. Não há como negar que estamos diante de um filosofo de consciencia pos-moderna em sua mais alta essência.
O filósofo dialoga muito bem a teória de Bauman! ótimo.
BRILLANTE, IDEAS CLARAS Y PRECISAS, GRACIAS POR SUBIRLO
17:50 Ótima definição de como funciona o estado.
Parabéns
Vendo esse vídeo, alguns conceitos de pós-modernidade começam a fazer sentido e interligam com o capítulo Delírio do Memória Póstuma de brás cubas. Acho que o Machado já tinha uma visão aguçada muito antes de seu tempo e já estava prevendo o que iria acontecer.
concordo, Machado era niilista tinha uma visão extraordinária
Quando ele começou a falar em pós-modernidade, a primeira referência minha foi Machado de Assis, pois, em sua obra realista, a desilusão com a sociedade sempre foi sua marca, a ponto de compará-los com animais irracionais, como no conto "Pai contra mãe". Não à toa que existem estudos sobre a questão darwiniana em sua obra. Além disso, aproveitando o assunto, penso que pós-modernidade não é pós-moderno assim, tendo por referência o Machado de Assis e, retrocedendo mais ainda, temos o ultrarromantismo que trata desse desencanto todo, a exemplo de Goethe em "Os sofrimentos do jovem Werther";avançando um pouco, na literatura brasileira, novamente, quando Pondé fala da questão de querer ser feliz, lembrei-me do livro "O Cortiço", em que João Romão busca a sua "felicidade" por meio do seu interesse em se apoderar a qualquer preço do cortiço; O Ateneu também é outro caso que trata dos interesses pessoais, pois ninguém consegue ser feliz se não satisfaz os seus próprios interesses.
Marcela Del Bianco E vamos nós no hipopótamo...
Muito esclarecedora a fala do professor. Parabéns
Pondé , obrigado por nos proporcinoar seu ponto de vista ! É um privilégio ouvir suas palavras e sua linha de raciocínio nesse caos rsrsrsrsrs
Ótima analise.Cada vez mais me identifico com esse cara.
sempre retornando ... e descobrindo novos aspectos do pensar com Bauman, sem pretensão!
“Quando lemos, outra pessoa pensa por nós: apenas repetimos seu processo mental”
Acontece o mesmo quando se apoia demasiadamente a posição de algum "pensador". Uma das coisas mais importantes que schopenhauer fala concerne ao pensar por si mesmo... algumas pessoas aqui pensam através de pondé ou pondé pensa por essas pessoas.
Drs. Pondé e Karnal são de fato máquinas de destruição em massa. referências inexoravelmente colossais...em breve quero vê-los aqui em fortaleza no evento Schopenhauer-Nietzsche todos os anos no mês de novembro da empresa Apoena.
Pondé, sempre brilhante.
ao menos, melhor que todos os filósofo-celebridades que estão na timeline do nosso facebook.
Bauman é incrível
Bacana... É isso mesmo, o pensamento não para e é ele que direciona a evolução da espécie...
O último comentário que o Pondé fez a respeito do Nietzsche é bastante interessante e ele acaba se referindo ao termo que li a pouco tempo e que outros filósofos já mencionaram dentre eles os estoicos é o amor fati. No dias de hoje a impressão que se tem ,é que ser otimista, é uma coisa difícil e que ser underground é a coisa mais fácil. Enfim aquela sensação de crise não é mera sensação é realidade do nosso cotidiano.
Adorei todas as suas indicações!!!
Obrigada!
Dila Torreão
Parabens Zygmunt!!! Analise muito boa!!! Parabens!!!!!!
Um bom vídeo!! Muito objetivo, mas razoável para iniciar os estudos
Nos 13:18, quando é mostrada uma imagem com as fotos de Copérnico, Galileu e Bacon, há um erro que diz respeito a troca da foto de Galileu pela de Bacon e por consequência a de Bacon pela de Galileu. Os nomes estão com as respectivas foto invertidas.
jorge r
osal
maravilha de vídeo! excelente trabalho!
Ótima síntese do pensamento de Bauman!
um dos maiores intelectuais do nosso tempo..
Amei esse vídeo
Causar sobre as causas , e ter em mente a relação única de vida ; de que tudo passa no infinito
Muito interessante como sempre
Por que no nosso dia a dia é tão dificil encontrar pessoas assim ?
Porque infelizmente amigo, a maioria das pessoas tornaram-se medíocres, estão interessadas em mediocridades.
Na verdade Osvaldo mais que isso, Todos em toda categoria de qualquer coisa é mediocre, é mediano, e amar a a filosofia e temas afins distancia. É sair da manada, gado repetidora.
Muito obrigada por compartilhar!
muito bom!! Obrigado por compartilhar!
Maria Lúcia schneider Jamil, eu acredito que oq vc quis dizer com "linguagem" tenha sido a fala, porque linguagem, de modo geral é a forma de avaliar, interpretar e agir no meio, oq o homem conseguiu muito bem, pois estamos aqui, Quanto ao pensamento do homem primitivo a respeito da vida eu lhe digo: com certeza a pergunta que ele fazia não era composta de tanta complexidade simbólica como é hoje, de de uma forma bem , digamos, rústica, ele se perguntava sim, pois se todo animal tem um instinto, o nosso é, incontestavelmente, rsrs, a contestabilidade.
As fotos estão trocadas. Ambos aparecem, mas com legendas não correspondentes.
Já Copérnico está com legenda certa.
33:45 > 34:00 - não é bem assim - para além de que, quando se chega depois de 8 horas ou mais de viagem, estouradíssimo, para não falar no jet-lag, os voos transatlanticos costumam ser durante a madrugada
RIP Bauman
Obrigado.
Pondé sempre brilhante!!!
Pondé, é ótimo!
Bela síntese 😊
Só vejo aí um problema: Bauman não trabalha com pós-moderno. Para ele, ainda estamos na idade moderna, uma modernidade líquida, mas modernidade.
Mas o Adorno e o Horkheimer já falavam disso na Dialética do Esclarecimento, no século passado. Esse filósofos pós modernos não trazem nada que já não se saiba.
Quem era o outro para Bauman que ele sempre cita no 5 capitulo Para Além do Partido Moral?
Muito boa essa aula
Se não formos obrigados a cuidar do mundo por lei, o dinheiro irá torná-lo pó.
Como seria o pensamento do homem primitivo a respeito da vida e morte, sem o advento da Linguagem???
Professor Luiz Felipe Pondé, qual a diferença entre modernidade sólida e modernidade líquida?
+Engenharias ambientalquimica o processo de fusão ;)
+Engenharias ambientalquimica "Modernidade sólida" é a expressão que Bauman usa para se referir (e caracterizar) a modernidade no sentido usual da palavra, isto é, o período da história ocidental que se seguiu ao fim Idade Média através do Renascimento. "Modernidade líquida" referencia e caracteriza o que comumente se chama de pós-modernidade, o conjunto de condições políticas, sociais, culturais que substituem a modernidade sólida em algum momento do século XX. Em poucas palavras, é isso.
+Engenharias ambientalquimica Bauman se baseou na afirmação de Marx " Tudo que é sólido se desmancha no ar", pois antigamente bastava fazer uma escolha na vida, seja no campo profissional ou afetivo´isso durava por toda a vida, tudo era mais sólido, agora vivemos na Modernidade Liquida, que nos diz que esse momento acabou, vc pode ser especialista em algum setor e no ano seguinte essa profissão passa a não existir, ou seu casamento está magnífico hj e amanhã será um inferno, nada mais será concertado, tudo é substituível, aliás tudo que hj é motivo de orgulho, possivelmente amanhã será motivo de vergonha...
Alguém pode me dizer o nome da música do começo do vídeo?
não sei porquê mas quando se fala em oscilação, falta de rumo, pós-modernidade, cientificismo barato, vazio, sem substância, falta de valores, etc. eu lembro do neo-ateísmo
Alguém mais reparou que em 13:18 eles põem a foto do Galileu como sendo do Francis Bacon?
excelente explicação!
Pondé explica a obra de Zygmunt Bauman e a própria Pós-Modernidade de maneira simples e espontânea. Quem dera se o Direito tivesse intérpretes tão eficientes. Já pensou se tivessemos um Pondé para comentar Luigi Ferrajoli?, Claus Roxin?, Zaffaroni? seria muito produtivo.
Faleceu hoje Zygmunt Bauman
Agora precisamos numa era para o inverno...verdade
Melhor ler Bauman! Fato.
Como pensavam os homens da caverna, antes da Linguagem ???
Lúcia, vc na verdade ta querendo se referir à complexidade dos signos que criamos para desenvolver uma linguagem verbal, porém a linguagem já existia, mesmo de uma forma bem rústica, pois eles se entendiam. A linguagem da fome os faziam buscar alimento, a linguagem do sono os faziam dormir, a linguagem do cio os faziam copular e etc. De certa forma existia uma linguagem simplificada que os faziam refletir no mundo em sua volta e seu papel nesse mundo. O pensamento nesse sentido foi que criou a linguagem complexa que conhecemos hoje. O pensamento vem antes da linguagem. Ele não precisava de uma linguagem para desenvolver um pensamento. Ao contrário: ele precisava de um pensamento para desenvolver a linguagem.
Ok Marcelino, concordo com você.
Os bebês humanos também pensam antes de adquirirem a linguagem.
+maria lúcia schneider jamil não pensam, reagem e assimilam.
E esse caderninho de anotação? Pensamento pronto delivery.
Cada um tem o ´´seu´´ deus! Aí lembrei de uma canção do Depeche Mode pós-moderna: Personal Jesus.
Conhece a figura de linguagem chamada hipérbole e sua função?
demais, mt bom👋
maravilhoso!
Verdade!
lendo bauman percebemos que seus livros faz duras criticas ao mundo do consumismo, como este estilo de vida moda os comportamentos niilistas do homem pós moderno. pondé não mergulha fundo neste grande pensador por que ele é um defensor do livre mercado. é melhor vocês lerem os livros para entender este pensador!
+jarbas rocha
Então ele filtrou toda subjetividade e o moralismo enviesado que não acrescenta nada ao arcabouço teórico da obra?
Totalmente Excelente!
só torna o vídeos mais prazeroso de se assistir!
Ser ou não ser consumista nada tem a ver com o LIVRE mercado!
No livre mercado, é possibilitado a todos nós uma maior variedade de opções e "caminhos" para irmos nos desenvolvendo e crescendo enquanto seres humanos.
Ser consumista é um desvio psicológico que tem relação com uma possível fuga da realidade (na maioria das vezes).
Mais liberdade, mais livre mercado, nada tem a ver com mais pessoas consumistas...
@@joaoferraz1036 Mas no livre mercado não só há profusão de mercadorias disponíveis (ou, como prefere, "caminhos" para irmos nos desenvolvendo e crescendo enquanto seres humanos) como, através do marketing feroz, somos levados a consumir a todo o momento (trocamos aparelhos celular constantemente, como carros, TVs etc), objetos que por vezes diferem pouco um do outro. Compramos muitas vezes sem real necessidade do produto simplesmente porque assim a propaganda dele nos ordenou que o fizesse.
Diferente de um sistema socialista, o livre mercado existe por e para o consumo excessivo.
@@robsonferreira4500 errado pois ele existe para a produção e consumo esse excesso que diz não é nada mais do que uma bolha de credito e alavancagem por estados para arrecadação.
muito bom!!!
pqp escolhi ser engenheiro para fazer contas e construir as coisas e estou tendo que estudar essa viagem
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ta na bad mano?
Esse Pondé é pondé demais nossa...
Li por aqui e Pondé não é um filosofo, mas um formador de opinião. Alguém aqui sabe dizer qual é a diferença?
Filosofo não lhe diz o caminho, mas deixa você caminhar na claridade.
O formador de opinião te veda os olhos para os caminhos indeterminados.
Pondé é foda o resto moda> seus livros falam por ele mesmo. mito.
+Wanderson Santana Os livros do Pondé afirmam tudo e não se propõe a prova nada.
Que cara mais .....
Muito bom
Quem melhor que um autêntico pós-moderno para falar de pós-modernidade?
já brocha no começo o cara falando "macado" e/ou "macaca", como se viéssemos deles...
evoluímos, mas não dos macacos... os macacos continuam sendo macacos até hoje... haha
É que o Galileu quase foi fritado como um pedaço de bacon na fogueira da Inquisição. Deve ter sido essa a associação.
Boa Pondé
o armored skeptic tem um video muito melhor sobre o tema
Esse ai não é o Francis Bacon !
A palestra do Pondé é excelente. No entanto ele deveria concluir dizendo que, no conjunto, sua explanação é niilista. De fato, a moral, a ética e porque não dizer , a espiritualidade no sentido individual, são alternativas ao drama existencial humano. Esses elementos são superficiais ou mesmo completamente desprezado pela modernidade e pós modernidade, no entanto levam em conta o indivíduo como um ente passageiro em um mundo que parece não oferecer uma saída para o coletivo. Está no indivíduo sua própria redenção. O social é a armadilha, a ilusão, o inferno.
E a foto de Francis Bacon como sendo Galileu.
seria muito bom tentar entender que estar criticando,sem perceber conteúdo de palestra!!!
Acho que apanha exemplo ao acaso para encaixar na seu pensamento, que não condiz, é como jogar na salada de frutas um pouco de arroz e feijão...
Cara, eu pensei... "Meu, esse Francis Bacon é a cara do Galileu!!"
Hummmmm, foto, hummmmm!
Bom
Nascemos com "Defeitos de fabricação" como diz Tom Zé.
Somos bioquímicos, oxidamos a cada momento.
OBS: Carinhas trocadas entre Bacon e Galileu.
Relativistas que destruíram a cultura e valores clássicos.
O vídeo está explicando o que é a pós modernidade, não faz juízo de valor de é correto ou não.
Mimimi não faz juízo. Vocês justificam a hipocrisia
pondé lindoo!!
ele é lindo simm
Pondé é estagiário... deveria dar espaço pra quem entende do assunto.
Lamentável a abordagem dele.
para o mundo que eu quero descer
E vice versa?