Esse vídeo finaliza o nosso capítulo de hidrostática. O próximo capítulo, ainda nessa semana, é o de termodinâmica! 😎 Agora já estamos na segunda metade do curso, e em breve eu volto com os vídeos semanais que vocês estão acostumados.
Só tu usar a equação da Lei da gravitação universal. Só troca a variável F por MA, pq assim a igualdade se mantém. Dps é só fazer algebra básica q tu encontra.
Mano, que vídeo fantástico. Sou biólogo e me amarrei quando utilizou o mecanismo dos peixes para explicar sobre o empuxo. Como um professor meu me disse na época da faculdade "não importa a área, ciência é uma só"
5:32 lembrando que a panela boia e a placa não por causa do seu formato, que faz com que a água não entre pois existe um espaço dentro da panela entre o nível da água e abaixo de ar, que faz com que aumente o empuxo e faça com que a panela boie. Lembrando também que se tratando da PANELA é algo bem instável e ela pode acabar virando pois seu centro de MASSA é mais acima do que seu centro geométrico (o centro de todas as forças do empuxo), no caso de um navio por exemplo esse é o motivo de colocarem a maior parte do peso das bagagens, etc. no fundo do navio, para abaixar a altura do centro de massa.
5:32 vejam que interessante a chapa metálica vai aumentando a velocidade devido a aceleração proporcionada pela força resultante, a série está perfeita até nos mínimos detalhes, muito bom!!!!!
Pedro, sou grata pelos seus vídeos. Você passa o conteúdo de forma bem didática e desperta em mim o interesse em uma disciplina que por muito tempo considerei ter dificuldade, e que os professores geralmente passam de maneira atropelada, fazendo a gente apenas decorar fórmulas sem realmente enxergar a beleza que só é percebida através do entendimento.
Talvez um dos dias mais felizes da minha vida será o dia que fizerem uma limpeza completa no ensino, tirar todos os professores que só mamam nas tetas do estado e deixar somente os professores de verdade, com salários bem altos.
Grande Lord Pedro! Já tive vários professores de física muito bons e diferenciados, mas sua didática, simplicidade e clareza de explicação o coloca noutro patamar. Parabéns e muito obrigado.
Arquimedes está se revirando em seu túmulo nesse momento, orgulhoso de você explicar tão bem o princípio observado por ele. Parabéns, você nasceu para ensinar tb!
Já pararam pra pensar que se a gente tirasse todos os submarinos imersos, todo o lixo que afundou ou mesmo os animais do oceano o volume perceptível seria bem menor? Nossa.
Se todo o gelo do mundo estivesse dentro do oceano realmente, mas tem gelo que não está dentro d'água. O gelo da Antartica está em cima de um continente rochoso.
Não só na Antártida como em diversas outras geleiras sobre os continentes, na Europa, América, Ásia... Esse gelo é o nosso problema (mas não o único) quando se trata de mudanças climáticas.
O derretimento de Icebergs não altera o nível do mar, pois ele está flutuando no mesmo. Porém, o derretimento de gelo que está em cima de terras e continentes escorre até o oceano aumentando o nível dele.
Para mim a massa define o empuxo e o volume o empuxo máximo (antes de afundar) já que o empuxo é inversamente proporcional ao peso e o volume define a área máxima de água deslocada antes de afundar é assim o empuxo máximo
Vc faz a física ficar mais interessante do que já é!!! Hoje em dia, está garotada tem ferramentas fantásticas ao seu dispor e muitos só usam para jogos e etc. !! No meu tempo, se tivesse estas ferramentas( consulta era em bibliotecas publicas!) a vida estudantil seria muito melhor (64 anos).
Uma curiosidade: Utilizando as marcações no casco de um navio e através de tabelas que relacionam o tipo de casco com o volume de água deslocado por uma embarcação que é feita o cálculo da massa de carga que um navio transporta.
Amei o vídeo! Bastante explicativo e de fácil entendimento. Mas, apesar de tudo fazer sentido no conteúdo do vídeo e nas explicações, uma dúvida me restou: Se o nível de água no copo vai permanecer o mesmo, por que todos dizem que os icebergs, quando derreterem, inundarão os continentes, e todos que vivem nos litorais terão que se mudar por causa das enchentes e inundações??? Se alguém puder me explicar, ficarei muito agradecido.
Bela aula Pedro, vc esta cada dia melhor, parabéns. Seria bom se alguns "ambientalistas" e principalmente os "jornalistas" assistissem teus vídeos para saber que se o polo norte derreter, nenhuma mudança no nivel do mar será notada, pois ele é somente uma calota de gelo flutuando na água. O inverso ocorreria se o polo sul derreter, pois alí todas as geleiras estão sobre as terras do continente antártico.
Para ver se compreendi: imagino que o volume continua igual. Quando o gelo atinge 90% da densidade da água, ele consegue empuxo para suspender 10% de seu volume acima da água. Quando o gelo derrete, ele atinge 90% de seu volume anterior, o que é equivalente ao volume que já estava submerso. Obs: obviamente ele explicou com muito mais praticidade e usando o tema do vídeo com maestria, encerrando o assunto de maneira muito melhor para tirar as dúvidas restantes, incluindo a minha que estava focado demais no desafio para entender. Que cara bom! kkkkkkkk
5:15 eu nunca pensei desse jeito, nos meus cálculos sempre imaginava o espaço onde deveria ter a água mas ocupada por ar, e fazia média de densidade desse espaço com ar e a panela.
Ao aquecer o gelo e transformar em água, a partir dos 4 °C, ela sofre dilatação térmica que por consequência ocuparia um maior volume sem alterar a massa. Logo, ainda que pequena, aumentaria o nível da água. Isto não deveria ser considerado, Pedro? A massa permaneceria, porém o volume ocupado seria maior. Peço q responda. Abraços e excelentes os vídeos... Não perco um.
@@davidbreuer7446 parece que sim. Porquê perguntou? * Entendi agora... Ele disse muita coisa com poucas palavras e acabei me confundindo na interpretação.... que parece ambígua.
Professor Jander, a água é a exceção a regra da dilatação térmica. 1 metro cubico de água tem 1000 quilos, já 1 metro cubico de gelo tem apenas 917 quilos. Ou seja, ao derreter o gelo (se tornando água) ira ocupar 91,7% a área que ocupava antes. A parte que boiava compensa esses 8,3% (No vídeo os valores foram arredondados)
quero aqui expressar meu contentamento com o canal, pois tenho relembrado minhas aulas e mais importante, tenho repassado para meu filho de 12 anos acompanhar e aprender, e diga-se de passagem ele tem adorado
Pergunta sincera, baseada no volume da água aumentar quando colocamos um objeto lá dentro: Se pensarmos na quantidade DE TUDO que nós colocamos no mar PROPOSITALMENTE (Submarinos, navios funcionais e naufragados, lixos, combustível que aviões jogam no mar e etc) ou até mesmo coisas naturais, como uma nova baleia, tubarões ou milhares de peixes, não seria possível que o mar subisse o nível? Desconsiderando as geleiras.
É incrível sua capacidade de abordar assuntos tão complexo de maneira simples. Sempre aprendo com os seus vídeos. Fiquei curioso numa questão. Porquê dizem que o derretimento das geleiras vai aumentar o nível do mar alagando cidades costeiras? Assistindo a este vídeo entendi que não é verdade. Que dúvida.
mas para o gelo boiar na água alguém tem que pegar água de outra fonte congelar e colocar no copo, mudando o nível na hora que o gelo é COLOCADO na água, e NÃO QUANDO ele derrete kkkk. ou seja, o volume varia MAS não no ponto em questão da pergunta, grande pedro, style demais cara
Mas a pergunta não começou com "O gelo foi colocado na água", mas sim "O gelo JÁ estava na água". Ou seja, o nível após o gelo está na água é por onde começa o exemplo.
Respondendo a pergunta do início do vídeo, minha resposta é que aumenta. Para chegar a essa conclusão usei como base o derretimento das geleiras pois, já ouvi falar que derrentimento causaria o aumento do nível dos oceanos então a água no copo também aumentaria de nível , agora vou assistir o resto . Cheguei ouvindo vídeo e descobri que estava errado ou seja fui tapeado pela sociedade, mas agora sei a resposta verdadeira obrigado Pedro
Só agora q o youtube me mandou este vídeo... Mas só pra esclarecer: se as geleiras estiverem sobre terra firme, a água do derretimento aumentará o nível dos oceanos; se a geleira estiver boiando, o aumento do nível do oceano não será zero (como o vídeo pode levar as pessoas a pensarem) pois a água do oceano é salgada (mais densa) e a água do derretimento é doce (menos densa) e que ocupará mais volume derretida do que o volume submerso do gelo. Mas essa diferença é bem pequena, alguns % do volume deslocado inicial.
A forma do objeto é tudo, talvez o detalhe mais importante, pragmaticamente falando, a respeito do empuxo. Por meio da forma, pode-se gerar " sólidos geométricos" capazes de deslocar um volume exponencialmente grande de fluido em relação ao deslocamento de fluido de um objeto, com mesma massa, porém, denso e compacto. O exemplo da chapa traduz fielmente esse entendimento. No caso de um navio, o projeto da forma tem como ponto de partida a massa do navio com sua carga máxima.
fiz uma pesquisa e descobri que a relação com derretimento das calotas devido o aquecimento global, na verdade tem haver com gelo continental ,fazendo com que ele derreta e assim ele entre contato com o mar, ai sim isso afeta o nível dos mares . Esse vídeo me fez embarcar uma pesquisa muito interessante sobre a relação do aquecimento global algo que já venho estudando a meses .
Eu discordo dessa parte, seria se a densidade da montanha fosse menor q a do solo ao seu redor, mas acredito que seja a mesma coisa, inclusive, já maioria das vezes, o mesmo material no mesmo estado
@@TalesCembraneliDantas esse processo se chama isostasia, a densidade da crosta continental é bem menor que a do manto, por isso de certa forma ela estaria "boiando". nesse processo de isostasia áreas altas (montanhas) tem raízes profundas, e áreas rebaixadas são mais "rasas" em profundidade.
@@LucasOliveira-dy4vh não é bem assim cara. precisamos observar a geologia em diferentes escalas de tempo. Em períodos de tempo muito curtos, o manto astenosférico é um solido elástico. Em períodos de tempo mais longos, como por exemplo os movimentos de convecção, o manto astenosférico é capaz de fluir plasticamente no estado sólido. Isso ocorre pq os mecanismos de deformação das rochas no manto superior deformam em micro escala o interior dos cristais de olivina e piroxênio e outros minerais de mais alta pressão. Cada cristal deforma-se no estado sólido, acompanhado de uma lenta deformação do conjunto do manto. Por isso que dizemos que o manto tem um comportamento plastico, ele é solido, mas vai deformar-se plasticamente ao longo do tempo geológico.
mas o volume do cubo, ao derreter, diminui, correto? Passando a ocupar o volume inicial. O aumento de volume proporcionado pelo estado sólido é compensado pela parte do gelo que fica acima da superfície. Foi assim que eu pensei, pelo menos.
a água tem uma anomalia devido à distribuição das pontes de hidrogênio. isso faz com que ela diminua de volume ao derreter, e continue diminuíndo até atingir 4 C (à pressão de 1 atm). por isso a água no fundo do oceano deve estar nessa temperatura. como a água perde volume ao derreter, ela ocupa exatamente o volume liberado pelo gelo. se a água for pura. pense no que acontece com um iceberg flutuando em água salgada.
@@manoelinacio8178 Bem, qualquer pessoa que dedique parte de seu tempo para fazer divulgação científica e ao menos incentivar 1 pessoa a se interessar mais por algo, já está sendo tão importante quanto alguém como Sagan. Não estou aqui diminuindo a importância do Sagan na divulgação científica, só acho necessário não ranckear as pessoas pelo seu nível de formação, número de publicação ou número de seguidores, porque ao meu ver isso cria um ruído inútil e estúpido ao que realmente interessa, que é divulgar a ciência e incentivar que mais pessoas façam isso. Dito isso, o Pedro não precisa ser um "Sagan", ser apenas o Pedro já está perfeito, pois cada pessoa terá a capacidade de alcançar pessoas que não foram alcançadas por outros.
Continuaria o mesmo? Segundo a parte do iceberg, o gelo formado em baixo da água iria subir por causa do empuxo e por conta da densidade, ficaria apenas com 10% para fora. O cubo com seu volume, já "elevou" o nível da água, igual o Pedro falou sobre entrar na banheira e a água sair por causa do volume adicionado. O cubo quando colocado na água, já elevou o nível, e quando ele derrete, esse desnível vai ser compensado pelo acréscimo da agua que está presente naqueles 10%.
9:25 acertei ±, a explicação dele tem haver com o peso, o gelo ocupa 10g de agua e quando derrete, a água resultante também oculpa 10g, a massa é uma constante e o volume e a densidade são inversamente proporcionais, se aumenta o volume com uma mesma massa, abaixa a densidade.
Antes de ouvir a resposta final dele , eu acho que o copo de água mantém a msm coisa , pós o gelo dps de derretido ocupa o msm espaço de quando ele era sólido , só muda a forma que ele estava presente.
Se você prestar atenção, os dois caberiam na prancha, se estivessem abraçados. Mas e a prancha aguentaria o peso dos dois? Bem, acho que os produtores de filmes deveriam contratar um físico para lhes darem sugestões acerca de cenas assim. Mas não! O Jack tinha que morrer, e a produção nem pensou que a gente perceberia esses detalhes...
Se o gelo estiver todo submerso o volume diminui...se o selo estiver de flutando o volume permanece constante após o derretimento. Agora vou voltar ao vídeo...rsrs
Essa da montanha me quebrou. Meu filho estava estudando sobre manto, crosta e das placas (líquidas e pastosas), mas jamais considerei montanha abaixo ou empuxo nessa história.
Nice Pedro! Tô cursando Física. Realmente em alguns momentos não conseguimos ministrar o conteúdo completo e bem feito. Mas seu canal é uma forte recomendação!
Ei tenho uma ótima sujestão de vídeo vc poderia explicar para as pessoas se é possível criar um raio laser a partir da luz , com alguma concentração ou algo do tipo seria muito interessante
imagine o que acontece quando uma região está comprimida, por milhares de anos, por geleiras enormes, tipo 2 a 4 km de altura. se essas geleiras derreterem, o que você acha que acontece com o terreno onde elas ficavam? isso está acontecendo neste momento na escandinavia, por exemplo.
Bom mas aí eu entendi a pergunta também se o gelo já estiver dentro do copo e considerar esse momento inicial, realmente não aumenta... Muito legal. Parabéns
Esse vídeo finaliza o nosso capítulo de hidrostática. O próximo capítulo, ainda nessa semana, é o de termodinâmica! 😎
Agora já estamos na segunda metade do curso, e em breve eu volto com os vídeos semanais que vocês estão acostumados.
cês precisam ver como ele ficou animado lá no insta por chegar termodinâmica
😎😎😎
@@eiruivaa eu vi kkk, ele tava mto animado
leve seu tempo pedro e não se sobrecarregue 💛
Me segue @davidaumer.surf
Cara dá uma aula sobre como foi possível calcular o peso de um planeta.
Usa uma balança gigante kkk
❎ALERTA❎: É MEME
Pesando sua mãe.
Gostei da ideia! Devo ter aqui em algum livro da graduação, mas a explicação do Pedro realmente seria muito melhor.
❤
Só tu usar a equação da Lei da gravitação universal. Só troca a variável F por MA, pq assim a igualdade se mantém. Dps é só fazer algebra básica q tu encontra.
O cálculo é feito usando como base a velocidade de escape do planeta
Mano, que vídeo fantástico. Sou biólogo e me amarrei quando utilizou o mecanismo dos peixes para explicar sobre o empuxo. Como um professor meu me disse na época da faculdade "não importa a área, ciência é uma só"
Pra quê Netflix, meus caros? ?? Os estudantes querem mesmo é Ciência todo dia
depois de estudar vai pra o netflix, né? DÂÂÂ!
Uruuuuuuuu, bora assistir ciência todo dia !!!
@@Anderson_Anderas Perde tudo o que estudou atoa.
@@TwilightPhos ele está falando que depois você aprender com ciência todo dia você vai para a netflix desaprender tudo
O loss é foda!!!
5:32 lembrando que a panela boia e a placa não por causa do seu formato, que faz com que a água não entre pois existe um espaço dentro da panela entre o nível da água e abaixo de ar, que faz com que aumente o empuxo e faça com que a panela boie.
Lembrando também que se tratando da PANELA é algo bem instável e ela pode acabar virando pois seu centro de MASSA é mais acima do que seu centro geométrico (o centro de todas as forças do empuxo), no caso de um navio por exemplo esse é o motivo de colocarem a maior parte do peso das bagagens, etc. no fundo do navio, para abaixar a altura do centro de massa.
naquele livro que começa com "call me ishmael", o que salvou o personagem principal foi o caixão, feito pra ele, ao qual ele se agarrou. 😅
@@tonybrowneyed8277 não conheço esse livro
@@Insaniso_ moby dick, do melville. é excelente.
5:32 vejam que interessante a chapa metálica vai aumentando a velocidade devido a aceleração proporcionada pela força resultante, a série está perfeita até nos mínimos detalhes, muito bom!!!!!
Kkkkk vdd
Pedro, sou grata pelos seus vídeos. Você passa o conteúdo de forma bem didática e desperta em mim o interesse em uma disciplina que por muito tempo considerei ter dificuldade, e que os professores geralmente passam de maneira atropelada, fazendo a gente apenas decorar fórmulas sem realmente enxergar a beleza que só é percebida através do entendimento.
Talvez um dos dias mais felizes da minha vida será o dia que fizerem uma limpeza completa no ensino, tirar todos os professores que só mamam nas tetas do estado e deixar somente os professores de verdade, com salários bem altos.
Melhor professor
A física te maneira explicativa e compreensível
Revendo meus assuntos Favoritos da Faculdade de Engenharia!
Fez qual engenharia?
@@hugo-mb1ry
Deve ser engenharia naval
Mecânica dos fluidos
@@cxm2000 Adoro mecânica de fluidos.
Esse curso está sensacional. Ele já começa acabando com o mito do aquecimento global. Adorei.
No começo eu tava boiando na explicação, depois percebi que a gente bóia mesmo na crosta continental sobre o manto...rsrsrs
Grande Lord Pedro! Já tive vários professores de física muito bons e diferenciados, mas sua didática, simplicidade e clareza de explicação o coloca noutro patamar. Parabéns e muito obrigado.
É inacreditável a sua didática, parabéns!!
Esse processo é muito importante para entender os processos de isostasia da crosta na geologia.
Arquimedes está se revirando em seu túmulo nesse momento, orgulhoso de você explicar tão bem o princípio observado por ele. Parabéns, você nasceu para ensinar tb!
Então os maremotos é ocasionado pelos "gordos" rs
Explicação maravilhosa! Serenidade na tua voz! Gratidão!
Já pararam pra pensar que se a gente tirasse todos os submarinos imersos, todo o lixo que afundou ou mesmo os animais do oceano o volume perceptível seria bem menor? Nossa.
Eu fico pasma com a capacidade de um ser humano ser tão lindo e inteligente ao mesmo tempo!!
Obrigada por existir 😊
Se o volume não muda o derretimento de geleiras nos oceanos também n se altera...?
Interessante
buguei
Se todo o gelo do mundo estivesse dentro do oceano realmente, mas tem gelo que não está dentro d'água. O gelo da Antartica está em cima de um continente rochoso.
@@crazydavebrasil
Sim.. por isso falei das geleiras nos oceanos...
Não só na Antártida como em diversas outras geleiras sobre os continentes, na Europa, América, Ásia... Esse gelo é o nosso problema (mas não o único) quando se trata de mudanças climáticas.
O derretimento de Icebergs não altera o nível do mar, pois ele está flutuando no mesmo. Porém, o derretimento de gelo que está em cima de terras e continentes escorre até o oceano aumentando o nível dele.
Para mim a massa define o empuxo e o volume o empuxo máximo (antes de afundar) já que o empuxo é inversamente proporcional ao peso e o volume define a área máxima de água deslocada antes de afundar é assim o empuxo máximo
tu é mt top, vlw mestre pedro por compartilhar seu conhecimento conosco abraço
No momento certo Deus fará acontecer ❤️❤️🙏🙏🙏
Ótimos vídeos!! Sou estudante de direito, mas fico fascinada com a física e os vídeos do Ciência todo dia!! Parabéns👏🏻
Vc faz a física ficar mais interessante do que já é!!! Hoje em dia, está garotada tem ferramentas fantásticas ao seu dispor e muitos só usam para jogos e etc. !! No meu tempo, se tivesse estas ferramentas( consulta era em bibliotecas publicas!) a vida estudantil seria muito melhor (64 anos).
Pedro, fala sobre imponderabilidade, por favor. Abraços. Sou seu fã!
9:21 essa informação parece ser o tipo de coisa que eu vou esquecer amanhã, mas o vídeo ficou excelente. Explicação super clara!
Uma curiosidade: Utilizando as marcações no casco de um navio e através de tabelas que relacionam o tipo de casco com o volume de água deslocado por uma embarcação que é feita o cálculo da massa de carga que um navio transporta.
Amei o vídeo! Bastante explicativo e de fácil entendimento. Mas, apesar de tudo fazer sentido no conteúdo do vídeo e nas explicações, uma dúvida me restou:
Se o nível de água no copo vai permanecer o mesmo, por que todos dizem que os icebergs, quando derreterem, inundarão os continentes, e todos que vivem nos litorais terão que se mudar por causa das enchentes e inundações???
Se alguém puder me explicar, ficarei muito agradecido.
Muito esclarecedor ! Parabéns, professor.
O volume de água aumenta, estou amando esse canal.Dou uma pausa nos estudos de Direito e venho aqui pra relaxar.Que canal massa.
Bela aula Pedro, vc esta cada dia melhor, parabéns. Seria bom se alguns "ambientalistas" e principalmente os "jornalistas" assistissem teus vídeos para saber que se o polo norte derreter, nenhuma mudança no nivel do mar será notada, pois ele é somente uma calota de gelo flutuando na água. O inverso ocorreria se o polo sul derreter, pois alí todas as geleiras estão sobre as terras do continente antártico.
o problema é que se o polo norte derreter o sul também vai derreter, porque o aquecimento global acontece em todo o planeta.
Pô pedro me ajudou muito,muito obrigado e sucesso com o canal
A e claro que quero que vc continue sendo essa pessoa maravilhosa que você é
Só consigo aprender física nesse canal 😳,por favor continue fazendo esses vídeos incríveis!
Para ver se compreendi: imagino que o volume continua igual.
Quando o gelo atinge 90% da densidade da água, ele consegue empuxo para suspender 10% de seu volume acima da água.
Quando o gelo derrete, ele atinge 90% de seu volume anterior, o que é equivalente ao volume que já estava submerso.
Obs: obviamente ele explicou com muito mais praticidade e usando o tema do vídeo com maestria, encerrando o assunto de maneira muito melhor para tirar as dúvidas restantes, incluindo a minha que estava focado demais no desafio para entender. Que cara bom! kkkkkkkk
8:40 depois da explicação sobre empuxo, densidade, etc... acredito que o volume no copo fica igual.
O volume muda, o nível não.
@@kleonilsonavc5596 Na verdade, se o nível não muda, o volume também não muda.
Pedro.... Muito bom cara, ansioso para ver ate aonde vamos, grande espectativa no avanço da série/curso
Sinto que no seus vídeos tem algo de diferente,algo que torna a física simples e muito mais interessante. Muito bom como sempre
Estou estudando para o vestibular e estava apanhando para entender empuxo e agora entendi. Obrigada!
O curso está maravilhoso! Parabéns Pedro!
5:15 eu nunca pensei desse jeito, nos meus cálculos sempre imaginava o espaço onde deveria ter a água mas ocupada por ar, e fazia média de densidade desse espaço com ar e a panela.
Ao aquecer o gelo e transformar em água, a partir dos 4 °C, ela sofre dilatação térmica que por consequência ocuparia um maior volume sem alterar a massa. Logo, ainda que pequena, aumentaria o nível da água.
Isto não deveria ser considerado, Pedro?
A massa permaneceria, porém o volume ocupado seria maior.
Peço q responda. Abraços e excelentes os vídeos... Não perco um.
Exatamente.
densidade=m/V;
Se o gelo é menos denso que a água e ambos possuem mesma massa, logo o volume do gelo seria maior.
@@jonatascampos6625 inclusive, a temperatura na qual a água se encontra com o menor volume é 4°C, certo?
@@davidbreuer7446 parece que sim. Porquê perguntou?
* Entendi agora...
Ele disse muita coisa com poucas palavras e acabei me confundindo na interpretação.... que parece ambígua.
Professor Jander, a água é a exceção a regra da dilatação térmica.
1 metro cubico de água tem 1000 quilos, já 1 metro cubico de gelo tem apenas 917 quilos.
Ou seja, ao derreter o gelo (se tornando água) ira ocupar 91,7% a área que ocupava antes. A parte que boiava compensa esses 8,3%
(No vídeo os valores foram arredondados)
Uma coisa de cada vez kkk carma kkk, ele se refere no ponto de vista do expuxo e da hidrostática
quero aqui expressar meu contentamento com o canal, pois tenho relembrado minhas aulas e mais importante, tenho repassado para meu filho de 12 anos acompanhar e aprender, e diga-se de passagem ele tem adorado
Deus abençoe sua vida Pedro, maravilhoso o vídeo, ótimo trabalho e sucesso "acompanhando a um ano e meio conhecimento em abundância"
Errei!! Pensei que fosse subir um pouco o nível da água. Como nos demais vídeos, suas explicações são muito boas!! Parabéns e obrigado!
hoje com 32 anos to aprendendo muito mais do que no ensino fundamental. Obrigado!
Pergunta sincera, baseada no volume da água aumentar quando colocamos um objeto lá dentro: Se pensarmos na quantidade DE TUDO que nós colocamos no mar PROPOSITALMENTE (Submarinos, navios funcionais e naufragados, lixos, combustível que aviões jogam no mar e etc) ou até mesmo coisas naturais, como uma nova baleia, tubarões ou milhares de peixes, não seria possível que o mar subisse o nível? Desconsiderando as geleiras.
Excelente. De forma simples e clara disse tudo. Desde criança lia sobre isso, mas agora ficou claro.
É incrível sua capacidade de abordar assuntos tão complexo de maneira simples. Sempre aprendo com os seus vídeos. Fiquei curioso numa questão. Porquê dizem que o derretimento das geleiras vai aumentar o nível do mar alagando cidades costeiras? Assistindo a este vídeo entendi que não é verdade. Que dúvida.
mas para o gelo boiar na água alguém tem que pegar água de outra fonte congelar e colocar no copo, mudando o nível na hora que o gelo é COLOCADO na água, e NÃO QUANDO ele derrete kkkk.
ou seja, o volume varia MAS não no ponto em questão da pergunta, grande pedro, style demais cara
O cálculo foi feito a partir do cubo de gelo já dentro do copo.
Mas a pergunta não começou com "O gelo foi colocado na água", mas sim "O gelo JÁ estava na água". Ou seja, o nível após o gelo está na água é por onde começa o exemplo.
A resposta pra pergunta do gelo já sabia, mais o jeito que vc explica o pq que fez admirar seu trabalho muito bom vídeo
Que vídeo incrível , perfeito dms para estudar nesse ensino remoto
Deus é maravilhoso, criou tudo nos mínimos detalhes.
3 dias seguidos de vídeo, me acostumando mal já
9:20 Realmente, lembrei disso durante minha prova do IME. Me salvou uma questão. ;D
QUE CANAL INCRÍVEL
Respondendo a pergunta do início do vídeo, minha resposta é que aumenta. Para chegar a essa conclusão usei como base o derretimento das geleiras pois, já ouvi falar que derrentimento causaria o aumento do nível dos oceanos então a água no copo também aumentaria de nível , agora vou assistir o resto .
Cheguei ouvindo vídeo e descobri que estava errado ou seja fui tapeado pela sociedade, mas agora sei a resposta verdadeira obrigado Pedro
Só agora q o youtube me mandou este vídeo... Mas só pra esclarecer: se as geleiras estiverem sobre terra firme, a água do derretimento aumentará o nível dos oceanos; se a geleira estiver boiando, o aumento do nível do oceano não será zero (como o vídeo pode levar as pessoas a pensarem) pois a água do oceano é salgada (mais densa) e a água do derretimento é doce (menos densa) e que ocupará mais volume derretida do que o volume submerso do gelo. Mas essa diferença é bem pequena, alguns % do volume deslocado inicial.
Quando esse curso de física básica acabar, pretende continuar subindo o nível? Algo como, curso de física intermediário.
Cursa física.
A forma do objeto é tudo, talvez o detalhe mais importante, pragmaticamente falando, a respeito do empuxo. Por meio da forma, pode-se gerar " sólidos geométricos" capazes de deslocar um volume exponencialmente grande de fluido em relação ao deslocamento de fluido de um objeto, com mesma massa, porém, denso e compacto. O exemplo da chapa traduz fielmente esse entendimento. No caso de um navio, o projeto da forma tem como ponto de partida a massa do navio com sua carga máxima.
Vim mais rápido que a notificação , esse curso tá muito foda
Adoro esse canl, estudando pro enem e a fisica parece super uma incrivel curiosidade, prabens pelo excelente trabalho
Obrigada por ensinar de forma simples um assunto que é tão confuso (pelo menos p/ mim) hahaha 😍
00😊
😊L
Essa reflexão do empuxo e o manto da Terra realmente foi nova pra mim. Nunca havia prestado a atenção nisso. Inscrito
fiz uma pesquisa e descobri que a relação com derretimento das calotas devido o aquecimento global, na verdade tem haver com gelo continental ,fazendo com que ele derreta e assim ele entre contato com o mar, ai sim isso afeta o nível dos mares . Esse vídeo me fez embarcar uma pesquisa muito interessante sobre a relação do aquecimento global algo que já venho estudando a meses .
Menino tudo que você fala é excepcional.😍😍😍
''Montanhas são icebergs de rocha boiando no manto terrestre, que é feito de rocha derretida".
Eu discordo dessa parte, seria se a densidade da montanha fosse menor q a do solo ao seu redor, mas acredito que seja a mesma coisa, inclusive, já maioria das vezes, o mesmo material no mesmo estado
o manto é solido meu caro :D
@@TalesCembraneliDantas esse processo se chama isostasia, a densidade da crosta continental é bem menor que a do manto, por isso de certa forma ela estaria "boiando". nesse processo de isostasia áreas altas (montanhas) tem raízes profundas, e áreas rebaixadas são mais "rasas" em profundidade.
@@Geologando o mando não é totalmente sólido, nem totalmente líquido
@@LucasOliveira-dy4vh não é bem assim cara. precisamos observar a geologia em diferentes escalas de tempo. Em períodos de tempo muito curtos, o manto astenosférico é um solido elástico. Em períodos de tempo mais longos, como por exemplo os movimentos de convecção, o manto astenosférico é capaz de fluir plasticamente no estado sólido. Isso ocorre pq os mecanismos de deformação das rochas no manto superior deformam em micro escala o interior dos cristais de olivina e piroxênio e outros minerais de mais alta pressão. Cada cristal deforma-se no estado sólido, acompanhado de uma lenta deformação do conjunto do manto. Por isso que dizemos que o manto tem um comportamento plastico, ele é solido, mas vai deformar-se plasticamente ao longo do tempo geológico.
Muito bom! Cada vídeo é uma explosão de conhecimento.
Meu amigo, longe de mim criar dúvida mas se o volume aumenta, o nível também irá aumentar de modo proporcional.
pois eh, foi o que pensei....
mas o volume do cubo, ao derreter, diminui, correto? Passando a ocupar o volume inicial. O aumento de volume proporcionado pelo estado sólido é compensado pela parte do gelo que fica acima da superfície. Foi assim que eu pensei, pelo menos.
a água tem uma anomalia devido à distribuição das pontes de hidrogênio. isso faz com que ela diminua de volume ao derreter, e continue diminuíndo até atingir 4 C (à pressão de 1 atm). por isso a água no fundo do oceano deve estar nessa temperatura.
como a água perde volume ao derreter, ela ocupa exatamente o volume liberado pelo gelo. se a água for pura. pense no que acontece com um iceberg flutuando em água salgada.
SENSACIONAL!! Finalmente entendi, muito obrigado!
Esse Pedro é o Carl Segan do século XXI
Carl Sagan? Calma aí brother .. kkk tbm né assim n
@@am_Pit pq não? O cara tem um grandíssimo conhencimento na área científica.
@@manoelinacio8178 Bem, qualquer pessoa que dedique parte de seu tempo para fazer divulgação científica e ao menos incentivar 1 pessoa a se interessar mais por algo, já está sendo tão importante quanto alguém como Sagan. Não estou aqui diminuindo a importância do Sagan na divulgação científica, só acho necessário não ranckear as pessoas pelo seu nível de formação, número de publicação ou número de seguidores, porque ao meu ver isso cria um ruído inútil e estúpido ao que realmente interessa, que é divulgar a ciência e incentivar que mais pessoas façam isso. Dito isso, o Pedro não precisa ser um "Sagan", ser apenas o Pedro já está perfeito, pois cada pessoa terá a capacidade de alcançar pessoas que não foram alcançadas por outros.
kkkkkkkkkkkk
O Pedro nasceu no século 11? Kkkk
Continuaria o mesmo? Segundo a parte do iceberg, o gelo formado em baixo da água iria subir por causa do empuxo e por conta da densidade, ficaria apenas com 10% para fora. O cubo com seu volume, já "elevou" o nível da água, igual o Pedro falou sobre entrar na banheira e a água sair por causa do volume adicionado. O cubo quando colocado na água, já elevou o nível, e quando ele derrete, esse desnível vai ser compensado pelo acréscimo da agua que está presente naqueles 10%.
9:25 acertei ±, a explicação dele tem haver com o peso, o gelo ocupa 10g de agua e quando derrete, a água resultante também oculpa 10g, a massa é uma constante e o volume e a densidade são inversamente proporcionais, se aumenta o volume com uma mesma massa, abaixa a densidade.
8:34 para mim o volume de água continua igual.
Esse vídeos estão salvando minha vida colegial tenho muito que agradecer
O quê é uma régua feita de ar ?
Um Ar qui medes (Arquimedes).
😁
Desculpa
Kkkkkkk que merda
Kkkkkkkkkkkk
Some daqui meu kkkk... Mito
Kakakakkaka isso foi horrível
Isso é tão ruim que é bom kkkkkkkkkkj
Antes de ouvir a resposta final dele , eu acho que o copo de água mantém a msm coisa , pós o gelo dps de derretido ocupa o msm espaço de quando ele era sólido , só muda a forma que ele estava presente.
A pergunta é: Rose foi salva por estar na prancha de madeira; Jack morreu como herói ou um tolo?
Jack morreu como um gado
@@viniciuslourenzettiferreira kkkk
@@viniciuslourenzettiferreira KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
@@viniciuslourenzettiferreira 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Se você prestar atenção, os dois caberiam na prancha, se estivessem abraçados. Mas e a prancha aguentaria o peso dos dois? Bem, acho que os produtores de filmes deveriam contratar um físico para lhes darem sugestões acerca de cenas assim. Mas não! O Jack tinha que morrer, e a produção nem pensou que a gente perceberia esses detalhes...
Muito bom. Aqueles tipo de pergunta q lembrava a resposta da época do colégio, mas não lembrava o motivo. Valeu Pedro!!
"Ou quando você entra na banheira "eu não tenho banheira que pena
Nem eu kkk
Piscina , então
Nem que seja aquelas de borracha
Já tinhs estudado na época do cursinho pra o vestibular. Mas vim dar uma olhada pra ver como a física é linda! :) A explicação muito boa tb!
Se o gelo estiver todo submerso o volume diminui...se o selo estiver de flutando o volume permanece constante após o derretimento.
Agora vou voltar ao vídeo...rsrs
Exatamente.
Essa da montanha me quebrou. Meu filho estava estudando sobre manto, crosta e das placas (líquidas e pastosas), mas jamais considerei montanha abaixo ou empuxo nessa história.
Olá! Poderia fazer um sobre como funciona um estabilizador de embarcações? Obrigada!!
Sua aula é muito esclarecedora Pedro.
Parabéns!
A analogia comparando iceberg com montanha viajou completamente o restante e excelente ótimo vídeo.
Top! Parabéns e obrigado por compartilhar seu conhecimento com a gente!
Excelente aula.
Cara, muito boa essa série de vídeos. Eu sabia que era densidade que fazia boiar mas agora tudo faz sentido
Muito bom ! Fisica ou ciencias basica e pratica para uso do dia a dia !
video muito bom!! finalmente entendi o que é o empuxo.. Muito obrigada!
Nice Pedro! Tô cursando Física. Realmente em alguns momentos não conseguimos ministrar o conteúdo completo e bem feito. Mas seu canal é uma forte recomendação!
Excelente explicação!!!!Obrigada.
aula muito didática e muito bem editada, parabens!!!
Esse foi um dos meus preferidos até agora, muito interessante. Parabéns
Vc é TOP pra caramba vei, eu aprendi uma coisa que eu não aprendia com muita facilidade de em 10 minutos GANHOU UM INSCRITO
E a nível macro, como no planeta Terra, o derretimento das geleiras dos polos, teria alguma relação com o avanço das marés?
eu estou estudando ciencias da natureza para o enem por aqui. Amo seu canal
Tinha acabado de ler sobre o princípio de Arquimedes e bem na hora seu vídeo aparece pra complementar com mais conhecimento :)
Ei tenho uma ótima sujestão de vídeo vc poderia explicar para as pessoas se é possível criar um raio laser a partir da luz , com alguma concentração ou algo do tipo seria muito interessante
Como sempre seus vídeos são impecáveis!
Parabéns pelo seu canal, te desejo o melhor. Abraços!
Essa da montanha foi nova pra mim... E tbm explica muita coisa.
Muito bom.
imagine o que acontece quando uma região está comprimida, por milhares de anos, por geleiras enormes, tipo 2 a 4 km de altura. se essas geleiras derreterem, o que você acha que acontece com o terreno onde elas ficavam? isso está acontecendo neste momento na escandinavia, por exemplo.
Bom mas aí eu entendi a pergunta também se o gelo já estiver dentro do copo e considerar esse momento inicial, realmente não aumenta... Muito legal. Parabéns