Jaraguá do Sul - SC - 104 Anos - Associação Recreativa e Cultural Rio da Luz “Salão Barg” - 08

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 18 ส.ค. 2019
  • A celebração dos 104 anos da Associação Recreativa e Cultural Rio da Luz “Salão Barg” (antigo Salão Mathias/Voigt), de Jaraguá do Sul (SC), no Rio da Luz (o vale acautelado e de paisagem única), promoveu no dia 17 de agosto, festa de rei e rainha - celebração do schützenverein.
    O Rio da Luz faz parte do Roteiro Nacional da Imigração e trata-se do território, que no passado foi local de assentamento dos povos não iberos, pomeranos, alemães e suecos.
    Destarte, a comunidade forma o Conjunto Rural do Rio da Luz, uma rica paisagem cultural, cuja comunidade preserva as referências do seu patrimônio edificado (enxaimel, teuto-brasileiro, autoportante), funerário, religioso, linguístico (pomerano e alemão) folclórico (schützenverein, kegelfest) e gastronômico.
    No sábado, às 17h aconteceu o desfile folclórico em busca das majestades do tiro rei e rainha, Valmir e Jane Luy Buettgen; 1° Cavalheiro e 1ª Princesa Valdemar e Marli Boeder; 2º Cavalheiro e 2ª Princesa, Adalberto e Marli Rengel;
    A Banda Diversom do distrito de Vila Itoupava, Município de Blumenau (SC) abrilhantou o cortejo, no entorno da sede social do Barg.
    O jovem Andersom Michel Hornburg, presidente da entidade associativista conduziu a sessão de homenagem às majestades. Assim, como orador discorreu sobre a trajetória do Salão Barg, as pessoas que construíram a trajetória centenária e o público fiel, que compareceu e comparece para prestigiar a tradição germânica (pomerana e alemã), no ponto de sociabilidade e de cultura.
    Em seguida as atrações folclóricas aconteceram na pista de danças, Sunnros Volkstanzgruppe (Colégio Evangélico Jaraguá) e Norden Tal (EEB- Professor José Duarte Magalhães).
    Durante à noite de celebrações de fundação do Barg, também o público participou do jantar festivo, competições do tiro ao alvo e do baile social.
    As novas majestades do tiro ao alvo, para celebrar em 2020, os 105 anos de fundação foram proclamadas, sendo feito a realização das trocas de faixas, bem como foi proclamada o resultado da escolha da rainha e princesas do concurso, na Festa do Atiradores (31ª Schützenfest), edição de 2019.
    Através deste evento de celebração, o antigo Salão Barg, a diretoria revelou o compromisso de salvaguardar o patrimônio, segundo Art. 216 (Constituição), que discorre a seguinte reflexão: “Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”.
    Portanto, fica o registro para os anais da história regional do schützenverein, a celebração dos 104 anos de fundação do antigo Salão Mathais e Voigt, atual Salão Barg.
    Ademir Pfiffer - Historiador

ความคิดเห็น •