Elbachellor of Commanders, estou muito feliz com seus vídeos, montei um deck com as caixas de sapato e a coleção de dragões vermelhos, baseado no seu vídeo de como montar deck Commander. Ficou uma belezura, redondinho e eficaz, todo mundo elogiou! Agora vendo esse, fiquei bem orgulhoso de que intuí as coisas que você explica tão bem. Joguei um pouco no final dos anos 90 e só retornei em 2018, mas aí fui forjado nas fileiras do pauper, onde qualquer erro leva à derrota - ou você torce pro oponente errar mais que você. Muito obrigado, finalmente me sinto nos anos 90 jogando com os amigos! Muito obrigado mesmo por proporcionar essa nostalgia boa e interações engraçadíssimas com novos amigos! ❤ Já estou no 3° deck barato, bem eficaz, sinérgico e elogiado, suas dicas foram preciosas Edit: e sem edhrec! Copiar lista faz perder metade da diversão, que é pesquisar as possibilidades no Scryfall!
É doido, mano, Tempestade de Telhado é bom demais! Cê guarda as manas pra fazer outras mágicas (PRA COUNTER, TUTOR, DRAW, ETC.), enquanto os zumbis entram de graça, se deixar o comandante no grave e voltar pra mão, ele sempre entra de graça ou quase! Já ganhei muito jogo baseado nessa carta, PRINCIPALMENTE com Mercador e Gravecrawler. Com ela, dá pra desencadear INÚMEROS efeitos sacrificando o gravecrawler e voltando pro jogo, ou com qualquer carta que quando entra em jogo, desencadeia habilidade. Sacrifica Mercador, volta pra mão e bota na mesa. Bota Sidisi na mesa, ele se sacrifica e cê tutora qualquer coisa DE GRAÇA! Se tiver qualquer forma permanente de voltar o Sidisi pra mão (TRIVIAL pro preto), cê tutora o DECK TODO praticamente kkkkk Já ganhei muitas vezes por ela e não necessariamente combando. É clássico: Compra uma PANCADA de carta (trivial p/ Dimir), baixa tempestade, baixa a mão toda eai é só bicho desencadeando habilidade, tutor, drenagem de vida, tem mana pra proteger suas criaturas, nossa, muito versátil. Essa carta é MUITO BOA!
Analisar tempestade no telhado apenas pensando que não tem zumbi suficiente de 5 ou mais manas é subestimar muito a carta. Também joguei muito de zumbi e compartilho que a carta é bem menos do que parece, mas tem muito mais usos que os citados. Dá para capitalizar ela de muito mais maneiras do que simplesmente comprar zumbi, fazer zumbi..... você faz um bounce global e devolve todas as criaturas para a mão dos donos e devolve as suas para o campo no mesmo turno, gg. Se o deck é bem montado e você compra muita carta, dá pra vomitar a mão na mesa todo turno e ficar aberto pra resposta. Deck de zumbi tem muito sac outlet, muita coisa que desencadeia quando algo morre, e muita maneira de tutorar o gravecrawler pro grave, concordo que seja muita carta envolvida para um combo decente de qualquer deck, mas para um tribal não.
Olha, pelo menos ele deu motivos tipo "por A + B isso dá merda", então depois de algum tempo você começa a pensar pela lógica dele, eu tenho jogado magic online piratão no tabletop simulator e pus poucas staples no meu deck, pq eu finalmente entendi que msm que a carta seja cara(e no jogo eu possa usar de graça) não quer dizer que ela vai funcionar bem no deck
Ele anda meio revoltadinho nesses últimos vídeos, nesse vídeo ele praticamente chama de idiotas um monte de gente que não liga para decks ultra eficientes e que querem usar groselhas nos baralhos.
Mas é exatamente o contrário. Eu estou chamando de idiotas as pessoas que não pensam nas cartas que vão colocar no deck, e colocam a carta caríssima que todo mundo usa porque acreditam que "se todo mundo usa, é claro que ela é sempre boa!"
Eu to curtindo bastante o Pyre of Heroes no Krenko, geralmente eu sacrifico uma ficha pra tutorar o goblin cirurgião (uma das maiores fraquezas do deck é boardwipe, então assim mantenho os goblins principais na mesa) e também posso tutorar os goblins wincon, (Skirk Prospector e Goblin Engineer pra tutorar o Manto Umbral).. Enfim ainda mais que vermelho não tem taanto card draw, é legal transformar as fichas em uma outra permanente.
@@insanidadevirtual Exatamente! Eu vi alguns decks de Magda cedh que usam também, vc troca o qualquer anão pra um shapeshifter artefato que usa pra combar hehe, mas da pra usar esse card em mesas low-power e otimizadas tbm, só tomar cuidado no deckbuilding pra n exagerar nesses motores no deck :)
@@insanidadevirtual eu ia falar exatamente isso. Tenho um deck da Marwyn e é MARAVILHOSO poder tutorar um quirion ranger (jogando fora uma ficha ou arvoredo driade), priest of titania, ou ezuri.
@@satierfoira pse, me cocei kkkkk. Mas ele não gosta de decks muito otimizados então a critica dele faz sentido. A carta sem planejamento n faz sentido. Mas ela é uma maquina nos elfos sim!
Elba, excelente vídeo! Concordo com o que você falou sobre Pyre of Heroes. Uso ela no meu deck tribal de humanos (Sylvar/Trynn), onde tem muitas criaturas utilitárias que me ajudam a desenvolver o jogo, a carta tem entregado resultados legais nesse caso específico.
Fico feliz que os seus vídeos esteja me atingindo em um nível que consigo "antecipar" o que você vai recomendar de uso de carta =) Valeu mesmo pelas informações Elba!
A corneta funciona sim em deck de elfos! Ediçao: tinha comentado antes, mas diante de caminho dos descendentes tive de comentar, elba ta doidão! Caminho é muito bom, mesmo sem manipulaçao! Eu uso e um darw a mais pq isso ocorre na manutenção, vc ainda compra a carta da vez!!!
é, é um draw a mais. Por três mana e 22 reais. Por cinco reais a menos e um mana a mais, eu usaria Projeto Guardião e ao invés de um draw a mais, eu compro até o mana acabar.
Jogo com uma tribo meio incomum, de sátiros kkkk e mímico metálico e automaton adaptável são ótimos na minha gallia! Preciso justamente fortalecer um pouco as criaturas pra evitar que morram em block e todo turno ativando o efeito da comandante conta, então criaturas como essas acabam sendo mais úteis que encantamentos!
Eu já uso Herald's Horn no meu tribal de dragões... meu comandante é o Klauth e a carta ajuda demais é comum eu fazer 3 dragões por turno, aí vi o vídeo e tinha esquecido que existe estandarte do vitorioso e já vou achar um slot pra carta, pq eu quero muito card draw no deck, as vezes tenho 19 manas na pool e nada pra fazer com elas... se os dragões se repõem eu sempre vou ter o que fazer!
E deve funcionar bem que só pq o orah reanima clérigos de custo menor e a pyra pega de custo maior, aí quando oq vê tutorou morrer vc retorna oq sacrificou, gostei dessa interação acho que vou ressuscitar o meu orah kkkkkkkk
Tbm comprei super barato, uso ela pra "combar" com a Liliana que casta zumbi do grave e aquele 3 mana 3/1 que sacrifica, além de ficar muito bom com cidadela de nikolbolas.
O pouco que sei de Commander aprendi com o Elba e cada vídeo dele com "isso não funciona por causa disso, disso e disso" me fez perceber como a gente se emociona com staples, tipo, o povo falando "ah todo deck branco precisa de dízimo sufocante" e na verdade não, ou "sol ring" e na verdade não. Jogando magic online no Tabletop Simulator com acesso a todas as staples eu vi que mts vezes a teoria é linda, mas na prática não, tipo o que ele falou "vc vai reduzir mana incolor de um deck que quase não tem isso nos custos"
Muito bacana esse vídeo, há um tempo atrás montei um tribal de Elemental e pensei em algumas dessas cartas, mas felizmente não comprei pois via que não valia o investimento e tinha espaço para colocar outras cartas muito mais eficazes e baratas, eu tenho inclusive a 1º colocada e utilizo apenas no meu talrand pois é um deck que eu fiz com minhas cartas azuis que eu deixava jogado na caixa. Muito obrigado pelo vídeo Elba!
sobre caminho do descendente: Num deck de criaturas, muitas vezes o que faz falta comprar é a carta que não seja criatura. Jogar essas para o fundo na hora errada é frustrante
Corneta do arauto acho mt bom em ter pelo menos em comparação a incubadora de urza, infelizmente meu deck de dragões passa para uma dificuldade do carai em dar draw, ent no papo da melodia distante eu lembrei q existe spells em instant speed q dão draw igual poder, ou cmc, ou qualquer outra merda
3° lugar uso no meu Marisi tribal de felinos por usar muita ficha e ser 3 cores. 2° lugar usava na Varina pq dar mais de 10 draws por turno e ter vários volta pra mão a tempestade vinha a ajudar bem, fora a possibilidade de mana aberta para algumas habilidades. Agr... O número 1 kkkk uso mto, no pauper apenas xD Parabéns pela lista e concordo apesar d usar boa parte das cartas por gostar d fazer tribal q quase ngm vê.
Elba, super concordei com seu ponto sobre a tempestade no telhado, eu amo meu deck de zumbi e vou tirar ela pra colocar mais uma criatura, acho que vai ficar melhor assim! Muito obrigado pela dica!
Opa, um Piores Cartas Boas de Tribal! Woohoo! 10 - CULPADO. Eu uso no meu Ur-Dragon, porque foi barato na época que saiu e porque o meu deck de Ur-Dragon tem muitos efeitos de "quando castar uma criatura, compre um card" pra manter o fluxo de dragões e não ficar sem mão. Talvez desse pra trocar por um Projeto Guardião, mas a carta tá cara, e eu gosto do +1/+1 mesmo sendo um pouco desnecessário. Mas sim, você tem um bom ponto - por exemplo, no meu tribal de Esfinge, eu não uso ela. 9 - Essa carta só vale a pena se você conseguir fazer bom uso dela a longo prazo. E é o máximo que eu consigo dizer. Não gosto desse tipo de efeito, tbh. 8 - Outra que eu sou culpado nos meus dragões, mas eu uso 27, então depois que tira umas lands do deck, é mais ou menos 1/3 de chance de acertar, o que é mais aceitável. Eu gosto da carta, talvez o preço seja o maior complicador hoje em dia, e NÃO USEM ESSA PORRA EM ELFOS. 7 - PREÇO. PREÇO. PREÇO. Olha o preço dessa porra, mano! A carta é boa em tribos grandes, mas... 110 reais? (Fun fact: ela reduz o custo de TODAS as criaturas do tipo de TODOS os jogadores. Eu espero que você não caia na lendária mirror match de tribal de Zubera com ela!) 6 - Efeitos de Pod em geral são chatinhos de fazer usar no Commander. Em 90% dos decks é mais fácil meter um Chamado de Eladamri e buscar a criatura que você quer diretamente. Não gosto dessa carta. 5 - NOSSA, essa eu botava top 1 brincando. Só imagina quantas mil vezes a pessoa vai ficar com o campo vazio no passe e isso vai ser 3 mana: conta história. 4 - Disse tudo, não digo mais nada. 3 - Eu ainda acho ele melhor do que o Mímico pelo simples fato de ser 5x mais barato. De resto, é exatamente a mesma coisa. 2 - OK, essa me pegou de surpresa. Não esperava ver ela no top. O seu argumento é extremamente convincente e bem-elaborado, e vai ser sumariamente ignorado porque "MUH ZOMBIES CUSTANDO 0 SUCH VALUE WOW", o que não é uma coisa ruim. Pode não ser uma carta boa... mas eu também não resistiria à tentação de usar ela, porque jogar sua mão inteira na mesa sem pagar nada é uma sensação muito satisfatória. 1 - De fato. Existem dois tipos de tribais no Commander: os que apanham de board wipe por serem go-wide e os que apanham de board wipe mesmo sem ser go-wide. Ironicamente, o caso da Bitterblossom que você mencionou talvez seja a ÚNICA situação em que eu consideraria usar essa carta, porque ela conta a Bitterblossom como uma permanente de Fada... mas mesmo assim, ainda é um combo de duas cartas muito específicas.
Primeiro , tribal é vida , commander deveria ser proibido jogar se não for tribal kkkkkk... Brincadeira a parte , ótimo vídeo ,parabéns pelo trabalho , honesto e bem feito .
se tem uma que eu uso muito nos meus tribais é a destino radiante, foi uma das primeiras cartas que consegui no arena quando comecei a jogar magic. Amo essa carta.
sou obrigado a concordar com o palestrinha! Muitas dessas cartas eu ja coloquei em vários tribais, mas hj em dia até penso em colocar elas, mas são as primeiras a cair quando to montando o deck e já escolhi cartas demais, pq raramente elas adicionavam o valor esperado em partida, e muitas vezes eu preferia ter comprado uma criatura boa na tribo do q uma dessas cartas
No Distant Melody eu sinto a mesma coisa jogando pauper com Elfos quanto toma uma limpeza fica uma carta morta na mão que sente a vontade de rasgar ela ali kkkkkkkkk
Sobre a melodia, ela só serviu em um deck meu, talrand onde quando eu chego ao ponto de controle da mesa, e compro uma porrada de carta e os amigos quitam
Sempre usei tempestade de telhado por puro flavor. Era muito barata quando comprei. E sempre é divertido ver novato pulando da cadeira quando ouve o que a carta faz kkkkk. Mas em questão de Power level ela é bem limitada mesmo.
@@FazendoNerdice no caso ela foi reprintada e tá barata hj em dia, mas pensando da pra fazer vários combos utilizando ela, se tiver por exemplo um massacre do gancho de carne em campo, e vc tiver por exemplo um altar de ashnod em campo, ou algo que sacrifique, com o gravecrawler você vence a mesa, isso só pensando em algum dos combos, e vc só precisaria ter o massacre em campo já,grave cairia junto com o telhado, se vc tiver aquele zumbi que sacrifica outro pra ganhar marcador em campo, também é GG, e não acho que seria um deck combo, seria uma forma de ganhar combando, porque se for depender só do fator tribal de colocar bichos na mesa, em uma mesa competitiva fica mais complicado de jogar com ele.
Eu sei que é o oposto da idéia do vídeo Meu tribal de golem não tem nenhuma dessas maaas mimico metalico, e adaptive automaton funfam bem, golem de custo baixo, ajuda os golens que vão vir, e melhor ainda É artefato batendo no campo e no grave Pilha dos heróis entra nessas, faço bater no grave o que preciso, puxo outro, além de ela mesmo sendo artefato
Acho que pira dos heróis cai bem num deck q se beneficia de sacrificio, tipo sla, demônios... além de ter efeitos interessantes quando o jogador sacrifica algo, tem mto demonio que faz sacanagem se ficar na mesa mto tempo, e faz todo sentido sacrificar pra tutorar um melhor
Distant melody faz bastante sentido num deck de fadas pelo flavor da arte... os outros exemplos de draw que vc deu não tem esse "tcham" da arte pra quem monta tribal for fun
Tem um deck tribal for Fun montado muito bom que chama "ladies looking left" e é exatamente isso. Um deck "tribal" que todas as artes das cartas são mulheres olhando pra esquerda kkkkkk
e ai elba blz hehe vídeo antigo mas to revendo pq é sempre bom. no meu commander de minotauro, O Neheb, o Digno. e eu uso o Estandarte do Vitorioso, Corneta do Arauto, e cara ainda bem q tenho pq sempre me ajudo no mesão. as cartas acaba muito rápido. tenho o deck quase fechadinho falta uma ou outra cartinha. um salve elba o/
Pergunta de um jogador aposentado desde Innistrad -- O Portal de Belbe não continua sendo uma carta boa por permitir que baixemos uma criatura no turno do oponente / no passe? Já que não é um cast, isso seria possível, certo? (O que acabaria por compensar um pouco do custo)
Sim, e esse argumento de "só vale a pena se a criatura custar o valor da carta+custo" n se sustenta qnd vc pode fazer duas magicap no turno pq o portal reduziu um custo, alem de poder usar no passe, etc O mesmo pra arco do dragão O portal realmente não é legal pra tribo que custa mt pouco (ja tem carta tipo vivien de guerra da centelha que permite que vc jogue criatura com lampejo), e dependendo da cor do deck acho arco do dragao mt melhor, mas vc no turno 6 fazer uma magica de custo 3 e um bichão é ótimo
Esse é o tipico o vídeo que boa parte das pessoas precisam assistir 2 vezes antes de comentar, porque vai ferir muita gente com suas ~super cartas que rodam em tudo sempre~
Eu tenho uma super carta que roda em tudo sempre e é elmo multiplicador. Eu simplesmente amo a carta e na maioria das vezes é pra fazer coisas menos absurdas do que deveria tipo um clone de ghalta. É o pico do poder do elmo? Não. É muito divertido ter uma prole de ghaltas? Sim
Fala, Elba, eu tô acostumado a jogar card game no geral MENOS magic e, não sei se é uma boa, mas acho interessante fazer recomendação de deck zombie ou algo do gênero pra iniciante.
Eae Elba, eu to comecando agora a consumir mais seus conteudos e tenho assinatura na amazon, por acaso voce faz live na twitch ? pq sei que assim posso te ajudar te dando follow la
A primeira carta salva muito o Markov A segunda tem uma parecida em meu combo com intruder alarm na azami. Custa 5 viro duas criaturas do tipo escolhido e coloco uma do mesmo tipo virada em campo kkkkk
Elba poderia fazer um vídeo sobre a Blacker Lotus? E tbm poderia incluir nesse vídeo curiosidades sobre a reserved list e etc? Muito obrigado e te desejo todo sucesso, espero um dia jogar Hora do Mesão contigo haha! Vlw !
Eu acho o efeito de reduzir 1 do Herald Horn bem útil em commander de dragão, ainda mais se o comandante for o Ur de 9 mana Vc tá reduzindo 2 de mana incolor de todos os dragões, e isso auxilia muito a conseguir por os bichos em curvas poderosas
Auxilia. Mas auxilia mais que uma Pedra de Energia Gasta? A menos que você faça mais do que um dragão por turno, até Esfera do Comandante auxilia o mesmo tanto!
@@FazendoNerdice definitivamente eu não entendo 1% de magic do que você entende, porém, nesse caso, a matemática não bate. Vamos às contas 3 mana na pedra de energia= 2 de mana incolor todo turno 3 mana na corneta, com o Ur comandante: 2 mana incolor todo turno, com cerca de 33% de chance de possuir um draw extra. Assumindo que uma partida de commander tenha em média 12 rodadas: Pedra de energia: 2 mana Corneta: 2 mana + a compra de aproximadamente 2-3 cartas ao longo da partida Mesmo desconsiderando qualquer uso de 2 dragões no mesmo turno, há, inatamente, a vantagem de compre 2-3 ao longo da partida (desconsiderando qualquer manipulação de deck que se possa usar que fortalece essa estatística, afinal é um five mana) O ponto em que é passível de argumentar é que a mana da pedra gasta pode ser usada pra coisas que não são dragões, porém, num TRIBAL, isso provavelmente não vai ter tanta relevância. Quanto a possibilidade de draw 3, 4 ou quiçá 5. Fora isso, na minha visão, se você está jogando de dragão sem conseguir fazer mais de um dragão por turno, você provavelmente vai perder (afinal provavelmente um ou dois board wipes vão destruir sua mesa, logo todas as suas cartas). Dragão precisa fazer token de tesouro pra fazer mana mais rápido, ou pelo menos rampar ao ponto em que você faça pelo menos 2 dragões em um a cada 2 turnos (dá pra fazer isso de algumas formas, convenhamos) Em 2 dragões, a redução é de 4 mana Se você segue esse padrão, partindo do turno 3 e indo até o turno 16, considerando que você comecr a jogar dragões no turno 4 Pedra de energia: 0,0,0(vem virado)2,2... 2= 13x2=26 potenciais manas Corneta: 0,0,0,2,4,2,4... 2x7=14+ 4x6= 24, 24+14= 38 Isso considerando que você não ponha mais que dois, porque se você põe 3 ou mais em late game isso se torna ainda mais discrepante. Espero que dê pra entender meu ponto de vista
Analise histórica morreu totalmente. Não é de surpreender, videos longos, trabalhosos e que dão pouco retorno. Mas foi bom enquanto existiu, obrigado Elba.
Mano, eu comprei meu Ur-Dragão do meu amigo pq ele tava precisando de grana e eu ainda não conhecia Magic direito. Já veio com a incubadora de Urza e foi basicamente o valor dela q eu paguei no deck inteiro. E ela salva DMS o deck kkkkkk
O Elba tem uma visão do magic muito mais avançado que muito jogadores por isso alguns podem não alcançar seu ponto de vista, façam proxy teste a carta e veja que ela não é tudo isso, o Elba ja esta te adianto isso, que a carta não é tudo isso e em alguns decks ou situação pode ser máquina
Apesar de não ter o Pyre of Heroes acho que possa rodar no Orah, Hierofante do Enclave Celeste, talvez ele ajude a mover o deck pois tutora um Clérigo de custo maior e alimenta o motor de recursão do deck?
Opa, claro que pode. Mas perceba a diferença entre "é uma carta boa no tribal de clérigo do Orah" e "é uma carta ótima que deve entrar em qualquer deck tribal!"
@@joaomarcosmostisoares7057 Baixar o Acererak, o Archlich. É combo infinito, não? Só que eu não jogo commander. A minha dúvida é se funcionaria em formato singleton. São poucas cartas pra baixar o custo de encantamento...
@@FazendoNerdice Sim. De qualquer forma tu tá certo. Mas é que tu falou que nem pra fazer um deck de combo a Tempestade no Telhado serviria por causa do custo.
Tempestade do telhado + Decreto de aniquilação??? Se bobu fio, Tempestade do Telhado com qq coisa que limpe a mesa ( menos ele por óbvio) é muito bom quando se tem zumbi de comandante
Rooftop Storm é boa no Moritte, mas aí não é tribal, é engenhoca de copia, triggar etb, ficar voltando ele pra mao e fazendo de graça kk as vezes vira um combo de 4 carta q pode n ser o mais eficiente, mas com certeza tem um lugarzinho no deck
rooftop storm, moritte, eternal witness, walk the aeons, sanctum of eternity / riptide laboratory. (funciona sem rooftop, mas rooftop deixa bem mais viavel) e como no moritte é bom voltar ele proprio pra mao com crystal shard, portal of sanctuary e coisa assim, fazer ele custar 0 pode deixar as coisas bem divertidas, tipo triggando multiplas vezes a copia em um Risen reef sem pagar nada.. Mas aí não é tribal kk é só um deck combeirozinho divertido, e se eu ja n tivesse a carta n ia pagar pra ter ela tb
Sou um homem simples, vejo que saiu um vídeo novo do elba com "top 10 cartas...", já preparo meu almoço e reservo 1 hora de sossego.
O pouco que sei de commander aprendi com os vídeos do Elba
Elbachellor of Commanders, estou muito feliz com seus vídeos, montei um deck com as caixas de sapato e a coleção de dragões vermelhos, baseado no seu vídeo de como montar deck Commander. Ficou uma belezura, redondinho e eficaz, todo mundo elogiou! Agora vendo esse, fiquei bem orgulhoso de que intuí as coisas que você explica tão bem. Joguei um pouco no final dos anos 90 e só retornei em 2018, mas aí fui forjado nas fileiras do pauper, onde qualquer erro leva à derrota - ou você torce pro oponente errar mais que você. Muito obrigado, finalmente me sinto nos anos 90 jogando com os amigos! Muito obrigado mesmo por proporcionar essa nostalgia boa e interações engraçadíssimas com novos amigos! ❤ Já estou no 3° deck barato, bem eficaz, sinérgico e elogiado, suas dicas foram preciosas
Edit: e sem edhrec! Copiar lista faz perder metade da diversão, que é pesquisar as possibilidades no Scryfall!
É doido, mano, Tempestade de Telhado é bom demais! Cê guarda as manas pra fazer outras mágicas (PRA COUNTER, TUTOR, DRAW, ETC.), enquanto os zumbis entram de graça, se deixar o comandante no grave e voltar pra mão, ele sempre entra de graça ou quase! Já ganhei muito jogo baseado nessa carta, PRINCIPALMENTE com Mercador e Gravecrawler. Com ela, dá pra desencadear INÚMEROS efeitos sacrificando o gravecrawler e voltando pro jogo, ou com qualquer carta que quando entra em jogo, desencadeia habilidade. Sacrifica Mercador, volta pra mão e bota na mesa. Bota Sidisi na mesa, ele se sacrifica e cê tutora qualquer coisa DE GRAÇA! Se tiver qualquer forma permanente de voltar o Sidisi pra mão (TRIVIAL pro preto), cê tutora o DECK TODO praticamente kkkkk
Já ganhei muitas vezes por ela e não necessariamente combando. É clássico: Compra uma PANCADA de carta (trivial p/ Dimir), baixa tempestade, baixa a mão toda eai é só bicho desencadeando habilidade, tutor, drenagem de vida, tem mana pra proteger suas criaturas, nossa, muito versátil. Essa carta é MUITO BOA!
11:22 Mickey achando q manja mais q o Elbinha
Analisar tempestade no telhado apenas pensando que não tem zumbi suficiente de 5 ou mais manas é subestimar muito a carta. Também joguei muito de zumbi e compartilho que a carta é bem menos do que parece, mas tem muito mais usos que os citados. Dá para capitalizar ela de muito mais maneiras do que simplesmente comprar zumbi, fazer zumbi..... você faz um bounce global e devolve todas as criaturas para a mão dos donos e devolve as suas para o campo no mesmo turno, gg. Se o deck é bem montado e você compra muita carta, dá pra vomitar a mão na mesa todo turno e ficar aberto pra resposta. Deck de zumbi tem muito sac outlet, muita coisa que desencadeia quando algo morre, e muita maneira de tutorar o gravecrawler pro grave, concordo que seja muita carta envolvida para um combo decente de qualquer deck, mas para um tribal não.
Incrível como o Elba me faz assistir vídeo de Magic com um sorriso msm só tendo jogado 1 partida na minha vida( graças a ele)
Elba em toda coleção: não consigo ver um deck q não roda essa carta, todo deck deve ir uma cópia
Also Elba: 😤 sem staples!
Kskskksks
Sacanagem
Olha, pelo menos ele deu motivos tipo "por A + B isso dá merda", então depois de algum tempo você começa a pensar pela lógica dele, eu tenho jogado magic online piratão no tabletop simulator e pus poucas staples no meu deck, pq eu finalmente entendi que msm que a carta seja cara(e no jogo eu possa usar de graça) não quer dizer que ela vai funcionar bem no deck
Ele anda meio revoltadinho nesses últimos vídeos, nesse vídeo ele praticamente chama de idiotas um monte de gente que não liga para decks ultra eficientes e que querem usar groselhas nos baralhos.
Mas é exatamente o contrário. Eu estou chamando de idiotas as pessoas que não pensam nas cartas que vão colocar no deck, e colocam a carta caríssima que todo mundo usa porque acreditam que "se todo mundo usa, é claro que ela é sempre boa!"
@@brunomattos2358 você joga usando alguma mesa scriptada?
O áudio parece bom. Mais abafado que o normal mas ainda assim muito bom
Eu to curtindo bastante o Pyre of Heroes no Krenko, geralmente eu sacrifico uma ficha pra tutorar o goblin cirurgião (uma das maiores fraquezas do deck é boardwipe, então assim mantenho os goblins principais na mesa) e também posso tutorar os goblins wincon, (Skirk Prospector e Goblin Engineer pra tutorar o Manto Umbral).. Enfim ainda mais que vermelho não tem taanto card draw, é legal transformar as fichas em uma outra permanente.
Ela nos elfos pode ajudar se vc quiser um deck otimizado de combo. O ddxko do cedh usa. Mas realmente pode ser muito meme
@@insanidadevirtual Exatamente! Eu vi alguns decks de Magda cedh que usam também, vc troca o qualquer anão pra um shapeshifter artefato que usa pra combar hehe, mas da pra usar esse card em mesas low-power e otimizadas tbm, só tomar cuidado no deckbuilding pra n exagerar nesses motores no deck :)
@@insanidadevirtual eu ia falar exatamente isso. Tenho um deck da Marwyn e é MARAVILHOSO poder tutorar um quirion ranger (jogando fora uma ficha ou arvoredo driade), priest of titania, ou ezuri.
@@satierfoira pse, me cocei kkkkk. Mas ele não gosta de decks muito otimizados então a critica dele faz sentido. A carta sem planejamento n faz sentido. Mas ela é uma maquina nos elfos sim!
Achei a pior carta dessa lista, até ele revela a do primeiro lugar
Vídeos do Elba pistola são os melhores vídeos haha
Elba, excelente vídeo! Concordo com o que você falou sobre Pyre of Heroes. Uso ela no meu deck tribal de humanos (Sylvar/Trynn), onde tem muitas criaturas utilitárias que me ajudam a desenvolver o jogo, a carta tem entregado resultados legais nesse caso específico.
Fico feliz que os seus vídeos esteja me atingindo em um nível que consigo "antecipar" o que você vai recomendar de uso de carta =)
Valeu mesmo pelas informações Elba!
A corneta funciona sim em deck de elfos!
Ediçao: tinha comentado antes, mas diante de caminho dos descendentes tive de comentar, elba ta doidão! Caminho é muito bom, mesmo sem manipulaçao! Eu uso e um darw a mais pq isso ocorre na manutenção, vc ainda compra a carta da vez!!!
é, é um draw a mais. Por três mana e 22 reais. Por cinco reais a menos e um mana a mais, eu usaria Projeto Guardião e ao invés de um draw a mais, eu compro até o mana acabar.
Thank You Elba! Portal de Belbe era o que faltava pra dar sustância pro meu tribal de gigantes
0:00 Ahh... É por isso que os últimos vídeos estavam com o áudio abafado. Bem, se for pra não ouvir barulhos irritantes tá valendo.
Jogo com uma tribo meio incomum, de sátiros kkkk e mímico metálico e automaton adaptável são ótimos na minha gallia! Preciso justamente fortalecer um pouco as criaturas pra evitar que morram em block e todo turno ativando o efeito da comandante conta, então criaturas como essas acabam sendo mais úteis que encantamentos!
Eu já uso Herald's Horn no meu tribal de dragões... meu comandante é o Klauth e a carta ajuda demais é comum eu fazer 3 dragões por turno, aí vi o vídeo e tinha esquecido que existe estandarte do vitorioso e já vou achar um slot pra carta, pq eu quero muito card draw no deck, as vezes tenho 19 manas na pool e nada pra fazer com elas... se os dragões se repõem eu sempre vou ter o que fazer!
Eu uso pyre of heroes, no meu orah,"deck de clerigo", é fico abusando da abilidade do orah com a pyre
E deve funcionar bem que só pq o orah reanima clérigos de custo menor e a pyra pega de custo maior, aí quando oq vê tutorou morrer vc retorna oq sacrificou, gostei dessa interação acho que vou ressuscitar o meu orah kkkkkkkk
Eu também uso ela, muito boa
Boa , interação muito massa
Eu uso Rooftop Storm na varina pelo flavor e pq comprei quando era mto barato!
Tbm comprei super barato, uso ela pra "combar" com a Liliana que casta zumbi do grave e aquele 3 mana 3/1 que sacrifica, além de ficar muito bom com cidadela de nikolbolas.
@@hideano8777 Por um segundo achei que era o Raphael Hide! AHAHAAH que susto!
portal de belbe e incubador de urza é muito bom em deck de anjo ... difícil é um deck de anjo ser bom! hauhauuha
O meu roda fino... campeão do tribal wars de Curitiba é anjos.
@@viniciusportes9654 show! que comandante vc usa? Eu usava a kaalia de comandante.
O pouco que sei de Commander aprendi com o Elba e cada vídeo dele com "isso não funciona por causa disso, disso e disso" me fez perceber como a gente se emociona com staples, tipo, o povo falando "ah todo deck branco precisa de dízimo sufocante" e na verdade não, ou "sol ring" e na verdade não.
Jogando magic online no Tabletop Simulator com acesso a todas as staples eu vi que mts vezes a teoria é linda, mas na prática não, tipo o que ele falou "vc vai reduzir mana incolor de um deck que quase não tem isso nos custos"
21:35 com o artefato Pira dos Heróis, seria possível sacrificar uma ficha de elfo (já que não tem custo), para buscar elfo de custo 1?
100%!!
@@marceloquejinho valeu! Então acho que vale a pena. 😅
Tem muita carta que a galera se emociona, pq nos outros formatos ela funciona, tipo a pira dos heróis ou a caverna das almas.
Muito bacana esse vídeo, há um tempo atrás montei um tribal de Elemental e pensei em algumas dessas cartas, mas felizmente não comprei pois via que não valia o investimento e tinha espaço para colocar outras cartas muito mais eficazes e baratas, eu tenho inclusive a 1º colocada e utilizo apenas no meu talrand pois é um deck que eu fiz com minhas cartas azuis que eu deixava jogado na caixa.
Muito obrigado pelo vídeo Elba!
sobre caminho do descendente: Num deck de criaturas, muitas vezes o que faz falta comprar é a carta que não seja criatura. Jogar essas para o fundo na hora errada é frustrante
Corneta do arauto acho mt bom em ter pelo menos em comparação a incubadora de urza, infelizmente meu deck de dragões passa para uma dificuldade do carai em dar draw, ent no papo da melodia distante eu lembrei q existe spells em instant speed q dão draw igual poder, ou cmc, ou qualquer outra merda
3° lugar uso no meu Marisi tribal de felinos por usar muita ficha e ser 3 cores.
2° lugar usava na Varina pq dar mais de 10 draws por turno e ter vários volta pra mão a tempestade vinha a ajudar bem, fora a possibilidade de mana aberta para algumas habilidades.
Agr... O número 1 kkkk uso mto, no pauper apenas xD
Parabéns pela lista e concordo apesar d usar boa parte das cartas por gostar d fazer tribal q quase ngm vê.
Já usei estandarte do vitorioso em deck de dragão kkkk
Mas já tinha tirado, a gente vai aprendendo né kkkk
Top 10 cartas para não usar no seu deck tribal de elfos, dragões ou fractius XD
"Quantos dragões vai ter no seu deck de dragões? Uns 20, 22, 18..."
Eu aqui com meu deck de ur-dragon com 26 dragões e achando pouco haha
O meu tem 30 kkkk
Elba, super concordei com seu ponto sobre a tempestade no telhado, eu amo meu deck de zumbi e vou tirar ela pra colocar mais uma criatura, acho que vai ficar melhor assim! Muito obrigado pela dica!
Opa, um Piores Cartas Boas de Tribal! Woohoo!
10 - CULPADO. Eu uso no meu Ur-Dragon, porque foi barato na época que saiu e porque o meu deck de Ur-Dragon tem muitos efeitos de "quando castar uma criatura, compre um card" pra manter o fluxo de dragões e não ficar sem mão. Talvez desse pra trocar por um Projeto Guardião, mas a carta tá cara, e eu gosto do +1/+1 mesmo sendo um pouco desnecessário. Mas sim, você tem um bom ponto - por exemplo, no meu tribal de Esfinge, eu não uso ela.
9 - Essa carta só vale a pena se você conseguir fazer bom uso dela a longo prazo. E é o máximo que eu consigo dizer. Não gosto desse tipo de efeito, tbh.
8 - Outra que eu sou culpado nos meus dragões, mas eu uso 27, então depois que tira umas lands do deck, é mais ou menos 1/3 de chance de acertar, o que é mais aceitável. Eu gosto da carta, talvez o preço seja o maior complicador hoje em dia, e NÃO USEM ESSA PORRA EM ELFOS.
7 - PREÇO. PREÇO. PREÇO. Olha o preço dessa porra, mano! A carta é boa em tribos grandes, mas... 110 reais? (Fun fact: ela reduz o custo de TODAS as criaturas do tipo de TODOS os jogadores. Eu espero que você não caia na lendária mirror match de tribal de Zubera com ela!)
6 - Efeitos de Pod em geral são chatinhos de fazer usar no Commander. Em 90% dos decks é mais fácil meter um Chamado de Eladamri e buscar a criatura que você quer diretamente. Não gosto dessa carta.
5 - NOSSA, essa eu botava top 1 brincando. Só imagina quantas mil vezes a pessoa vai ficar com o campo vazio no passe e isso vai ser 3 mana: conta história.
4 - Disse tudo, não digo mais nada.
3 - Eu ainda acho ele melhor do que o Mímico pelo simples fato de ser 5x mais barato. De resto, é exatamente a mesma coisa.
2 - OK, essa me pegou de surpresa. Não esperava ver ela no top. O seu argumento é extremamente convincente e bem-elaborado, e vai ser sumariamente ignorado porque "MUH ZOMBIES CUSTANDO 0 SUCH VALUE WOW", o que não é uma coisa ruim. Pode não ser uma carta boa... mas eu também não resistiria à tentação de usar ela, porque jogar sua mão inteira na mesa sem pagar nada é uma sensação muito satisfatória.
1 - De fato. Existem dois tipos de tribais no Commander: os que apanham de board wipe por serem go-wide e os que apanham de board wipe mesmo sem ser go-wide. Ironicamente, o caso da Bitterblossom que você mencionou talvez seja a ÚNICA situação em que eu consideraria usar essa carta, porque ela conta a Bitterblossom como uma permanente de Fada... mas mesmo assim, ainda é um combo de duas cartas muito específicas.
Ajudou muito Elba! Tava querendo fazer um commander de Darien faz um tempo já e algumas cartas que você comentou estavam na minha lista.
Primeiro , tribal é vida , commander deveria ser proibido jogar se não for tribal kkkkkk... Brincadeira a parte , ótimo vídeo ,parabéns pelo trabalho , honesto e bem feito .
Tempestade de telhado é bem legal com o Nevinyrral, dá pra fazer um porrilhão de zumbis num turno e arrebentar com o campo de geral, mó divertido kkkk
4 anos sendo inscrito do Elba nesses anos todos a reforma ou construção ao lado sempre reside com ele kkkkkkk
Nah. Começou no fim de 2019!
se tem uma que eu uso muito nos meus tribais é a destino radiante, foi uma das primeiras cartas que consegui no arena quando comecei a jogar magic. Amo essa carta.
Gostei muito do vídeo, ótimas recomendações de cartas pra colocar no meu tribal.
Agora faz um inverso, cartas que seriam boas em qualquer tribal
sou obrigado a concordar com o palestrinha!
Muitas dessas cartas eu ja coloquei em vários tribais, mas hj em dia até penso em colocar elas, mas são as primeiras a cair quando to montando o deck e já escolhi cartas demais, pq raramente elas adicionavam o valor esperado em partida, e muitas vezes eu preferia ter comprado uma criatura boa na tribo do q uma dessas cartas
Muito bom, Elba! Seria legal uma parte 2. Gostaria de saber o que acha de porta dos destinos.
No Distant Melody eu sinto a mesma coisa jogando pauper com Elfos quanto toma uma limpeza fica uma carta morta na mão que sente a vontade de rasgar ela ali kkkkkkkkk
Eu concordo com o seu jeito. Já entrei em discussão com amigos, pq eles acham que eu devia sempre escolher a melhor carta possível pra cada deck...
Usava caminho dos descendentes no meu tribal de changeling e era triste. Troquei por Call to the Kindred. Sou uma pessoa mais feliz agora.
Sobre a melodia, ela só serviu em um deck meu, talrand onde quando eu chego ao ponto de controle da mesa, e compro uma porrada de carta e os amigos quitam
Sempre usei tempestade de telhado por puro flavor. Era muito barata quando comprei. E sempre é divertido ver novato pulando da cadeira quando ouve o que a carta faz kkkkk. Mas em questão de Power level ela é bem limitada mesmo.
Ah, sim, enquanto flavor? Linda.
Quando custava 2 reais? Maravilhosa!
Pagar quase cinquenta conto nela? Prefiro uma pizza!
@@FazendoNerdice a minha pode ser portuguesa por favor.
@@FazendoNerdice no caso ela foi reprintada e tá barata hj em dia, mas pensando da pra fazer vários combos utilizando ela, se tiver por exemplo um massacre do gancho de carne em campo, e vc tiver por exemplo um altar de ashnod em campo, ou algo que sacrifique, com o gravecrawler você vence a mesa, isso só pensando em algum dos combos, e vc só precisaria ter o massacre em campo já,grave cairia junto com o telhado, se vc tiver aquele zumbi que sacrifica outro pra ganhar marcador em campo, também é GG, e não acho que seria um deck combo, seria uma forma de ganhar combando, porque se for depender só do fator tribal de colocar bichos na mesa, em uma mesa competitiva fica mais complicado de jogar com ele.
Eu sei que é o oposto da idéia do vídeo
Meu tribal de golem não tem nenhuma dessas
maaas mimico metalico, e adaptive automaton funfam bem, golem de custo baixo, ajuda os golens que vão vir, e melhor ainda
É artefato batendo no campo e no grave
Pilha dos heróis entra nessas, faço bater no grave o que preciso, puxo outro, além de ela mesmo sendo artefato
eu usava rooftop storm no deck de zumbi pq altar phyrexiano é 19743764798473 reais
Cara,você é o canal que eu mais me divirto. Muito obrigado por existir! Um dia eu vou conseguir retribuir o seu trabalho!
Dps de 2 meses vendo video do fazendo nerdice, vo montar meu tribal de demonio,mr obrigado elba🙏
Acho que pira dos heróis cai bem num deck q se beneficia de sacrificio, tipo sla, demônios... além de ter efeitos interessantes quando o jogador sacrifica algo, tem mto demonio que faz sacanagem se ficar na mesa mto tempo, e faz todo sentido sacrificar pra tutorar um melhor
Distant melody faz bastante sentido num deck de fadas pelo flavor da arte... os outros exemplos de draw que vc deu não tem esse "tcham" da arte pra quem monta tribal for fun
Tem um deck tribal for Fun montado muito bom que chama "ladies looking left" e é exatamente isso. Um deck "tribal" que todas as artes das cartas são mulheres olhando pra esquerda kkkkkk
e ai elba blz hehe vídeo antigo mas to revendo pq é sempre bom.
no meu commander de minotauro, O Neheb, o Digno.
e eu uso o Estandarte do Vitorioso, Corneta do Arauto, e cara ainda bem q tenho pq sempre me ajudo no mesão. as cartas acaba muito rápido. tenho o deck quase fechadinho falta uma ou outra cartinha.
um salve elba o/
O áudio tá muito bom, só um pouquinho abafado
Sabe o que mais loco sobre esse rolê do telhado , os melhores comandantes de zumbi nem são zumbis kkkkkkk, o que torna essa carta mais inútil ainda
Pergunta de um jogador aposentado desde Innistrad -- O Portal de Belbe não continua sendo uma carta boa por permitir que baixemos uma criatura no turno do oponente / no passe? Já que não é um cast, isso seria possível, certo? (O que acabaria por compensar um pouco do custo)
Sim, e esse argumento de "só vale a pena se a criatura custar o valor da carta+custo" n se sustenta qnd vc pode fazer duas magicap no turno pq o portal reduziu um custo, alem de poder usar no passe, etc
O mesmo pra arco do dragão
O portal realmente não é legal pra tribo que custa mt pouco (ja tem carta tipo vivien de guerra da centelha que permite que vc jogue criatura com lampejo), e dependendo da cor do deck acho arco do dragao mt melhor, mas vc no turno 6 fazer uma magica de custo 3 e um bichão é ótimo
Sim, seria!
Daí o cara faz a brilhante jogada de baixar um Elfo de Llanowar no passe. Valeu muito a pena.
31:50 ele pode jogar na Alela kkkk mas é bem específico.
Estava lembrando nossa tem o chamado aos parentes, ai fui ver a carta cai na mesma coisa do que o caminho dos descendentes
Caraii mano... eu até suspeitava que a carta não funvava bem.. pra precisei levar essa na cara pra poder tirar algumas do deck
A vantagem do portal de Belbe é não ser anulado, mas concordo por nao ser pra qualquer deck
Buscar alternativas = nunca vi ganhar um mesão de commander...
Caminho dos Descendentes no meu tribal de golens branco e verde parece interessante...
Esse é o tipico o vídeo que boa parte das pessoas precisam assistir 2 vezes antes de comentar, porque vai ferir muita gente com suas ~super cartas que rodam em tudo sempre~
Eu tenho uma super carta que roda em tudo sempre e é elmo multiplicador. Eu simplesmente amo a carta e na maioria das vezes é pra fazer coisas menos absurdas do que deveria tipo um clone de ghalta. É o pico do poder do elmo? Não. É muito divertido ter uma prole de ghaltas? Sim
Melodia distante eu uso no Deus Gafanhoto. Porém ele não é um tribal, então concordo contigo.
Fala, Elba, eu tô acostumado a jogar card game no geral MENOS magic e, não sei se é uma boa, mas acho interessante fazer recomendação de deck zombie ou algo do gênero pra iniciante.
Eae Elba, eu to comecando agora a consumir mais seus conteudos e tenho assinatura na amazon, por acaso voce faz live na twitch ? pq sei que assim posso te ajudar te dando follow la
Sugestão de video Cartas que "Não deveriam existir"/"deveriam ser removidas ou refeitas"
fácil, todas as coleções dos últimos 2 T2
6:09 Elba você não precisa disso
A primeira carta salva muito o Markov
A segunda tem uma parecida em meu combo com intruder alarm na azami. Custa 5 viro duas criaturas do tipo escolhido e coloco uma do mesmo tipo virada em campo kkkkk
Depois q Elba mandou um "tenho 40 old duals", a primeira coisa q veio na minha cabeça foi "Aposentadoria garantida com sucesso".
o audio ta de boa, quand eu escutei da primeira vez me causou um pouco de incomodo mas dada as circunstancias está ótimo!
Comprei um kit inicial de Magic ontem na amazon. Parabéns, Elba. Vc e sua eloquência me convenceram a aprender e jogar magic.
Baixa o Magic Arena, é bom pra aprender também.
@@fabiogfox6751 Vlw mano, irei.
Valeu pela dica estou fazendo um tribal de CLÉRIGOS
Eu honestamente prefiro o audio assim do que o mínimo barulho de construção audível; eu morava de janela pro lado de construção, tenho ptsd
Eu tenho Melodia distante no meu tribal de ladinos kkkkk tá lá desde que comprei o pré-con, nunca castei msm
Elba poderia fazer um vídeo sobre a Blacker Lotus? E tbm poderia incluir nesse vídeo curiosidades sobre a reserved list e etc? Muito obrigado e te desejo todo sucesso, espero um dia jogar Hora do Mesão contigo haha! Vlw !
Sobre pyre of heros não cabe no vampiros ? Sei lá eu conheço pco mas sei que os custos são bem variados
29:23 eu coloquei autômato adaptável no meu tribal de pirata, é uma boa ou tem carta melhor?
Eu acho o efeito de reduzir 1 do Herald Horn bem útil em commander de dragão, ainda mais se o comandante for o Ur de 9 mana
Vc tá reduzindo 2 de mana incolor de todos os dragões, e isso auxilia muito a conseguir por os bichos em curvas poderosas
Auxilia. Mas auxilia mais que uma Pedra de Energia Gasta?
A menos que você faça mais do que um dragão por turno, até Esfera do Comandante auxilia o mesmo tanto!
@@FazendoNerdice definitivamente eu não entendo 1% de magic do que você entende, porém, nesse caso, a matemática não bate. Vamos às contas
3 mana na pedra de energia= 2 de mana incolor todo turno
3 mana na corneta, com o Ur comandante: 2 mana incolor todo turno, com cerca de 33% de chance de possuir um draw extra. Assumindo que uma partida de commander tenha em média 12 rodadas:
Pedra de energia: 2 mana
Corneta: 2 mana + a compra de aproximadamente 2-3 cartas ao longo da partida
Mesmo desconsiderando qualquer uso de 2 dragões no mesmo turno, há, inatamente, a vantagem de compre 2-3 ao longo da partida (desconsiderando qualquer manipulação de deck que se possa usar que fortalece essa estatística, afinal é um five mana)
O ponto em que é passível de argumentar é que a mana da pedra gasta pode ser usada pra coisas que não são dragões, porém, num TRIBAL, isso provavelmente não vai ter tanta relevância. Quanto a possibilidade de draw 3, 4 ou quiçá 5.
Fora isso, na minha visão, se você está jogando de dragão sem conseguir fazer mais de um dragão por turno, você provavelmente vai perder (afinal provavelmente um ou dois board wipes vão destruir sua mesa, logo todas as suas cartas). Dragão precisa fazer token de tesouro pra fazer mana mais rápido, ou pelo menos rampar ao ponto em que você faça pelo menos 2 dragões em um a cada 2 turnos (dá pra fazer isso de algumas formas, convenhamos)
Em 2 dragões, a redução é de 4 mana
Se você segue esse padrão, partindo do turno 3 e indo até o turno 16, considerando que você comecr a jogar dragões no turno 4
Pedra de energia: 0,0,0(vem virado)2,2... 2= 13x2=26 potenciais manas
Corneta: 0,0,0,2,4,2,4... 2x7=14+ 4x6= 24, 24+14= 38
Isso considerando que você não ponha mais que dois, porque se você põe 3 ou mais em late game isso se torna ainda mais discrepante. Espero que dê pra entender meu ponto de vista
Esse portal de belbe roda legal em um deck five color que tudo tem cor específica
Analise histórica morreu totalmente.
Não é de surpreender, videos longos, trabalhosos e que dão pouco retorno.
Mas foi bom enquanto existiu, obrigado Elba.
??
@@FazendoNerdice akkakakaka tanto comentário que eu faço e, justo no que eu to chorando as mágoas, é esse Elba lê.
Kakkakakakkakakakakak.
pyre é bom em malcolm e breeches, onde tu sacrifica o breeches para kiki jiki
Mano, eu comprei meu Ur-Dragão do meu amigo pq ele tava precisando de grana e eu ainda não conhecia Magic direito. Já veio com a incubadora de Urza e foi basicamente o valor dela q eu paguei no deck inteiro. E ela salva DMS o deck kkkkkk
Uso melodia distante no meu Deus Gafanhoto, único lugar que essa coisa chega a prestar, mas é basicamente porque uso isso e ganho.
O Elba tem uma visão do magic muito mais avançado que muito jogadores por isso alguns podem não alcançar seu ponto de vista, façam proxy teste a carta e veja que ela não é tudo isso, o Elba ja esta te adianto isso, que a carta não é tudo isso e em alguns decks ou situação pode ser máquina
Apesar de não ter o Pyre of Heroes acho que possa rodar no Orah, Hierofante do Enclave Celeste, talvez ele ajude a mover o deck pois tutora um Clérigo de custo maior e alimenta o motor de recursão do deck?
Opa, claro que pode.
Mas perceba a diferença entre "é uma carta boa no tribal de clérigo do Orah" e "é uma carta ótima que deve entrar em qualquer deck tribal!"
Eu usaria Melodia Distante num tribal de fadas porque tem duas fadas na arte¯\_(ツ)_/¯ USAHUASHSAUHUAS ...Sacanagem
Eu já pensei eu usar pira dos heróis no meu tribal de aliados que é um Toolbox com efeitos de etb
34:25 E se colocar Abre-nuvem, Místico do Campo Estrelado e Corcel de Starnheim pra poder conjurar a Tempestade de Telhado mais cedo e combar?
Olha, pra gastar esse tanto de carta teria que ser um combo muito bom, pq vc vai fazer tudo isso pra baixar o que??
@@joaomarcosmostisoares7057 Baixar o Acererak, o Archlich. É combo infinito, não? Só que eu não jogo commander. A minha dúvida é se funcionaria em formato singleton. São poucas cartas pra baixar o custo de encantamento...
Mas aí é um deck de combo infinito, não é um tribal :p
@@FazendoNerdice Sim. De qualquer forma tu tá certo. Mas é que tu falou que nem pra fazer um deck de combo a Tempestade no Telhado serviria por causa do custo.
Muito bom o vídeo. Parabéns pelo trabalho e muito obrigado!
Vejo "tribal" na thumb e eu clico na hora
Adorei o video elba ,podia ter mais videos sobre cartas que NAO usar
Portal de belbe é o cálice de éter budget, Elba
Tempestade do telhado + Decreto de aniquilação???
Se bobu fio, Tempestade do Telhado com qq coisa que limpe a mesa ( menos ele por óbvio) é muito bom quando se tem zumbi de comandante
Eu jurava que o primeiro lugar seria “território não reivindicado”
Cara eu tenho um deck que eu montei e gostaria muito que vc desse sua opinião de como melhorar , será que teria como?
eu uso mímico metálico em tribal de ratos no MTG Arena, será que é uma boa escolha?
Pensa que se for um tribal de rstos com base em colônia de ratos.... A colonia não vai mais morrer pra chainweeler ou outro 1 de dano global kkkk
Rooftop Storm é boa no Moritte, mas aí não é tribal, é engenhoca de copia, triggar etb, ficar voltando ele pra mao e fazendo de graça kk as vezes vira um combo de 4 carta q pode n ser o mais eficiente, mas com certeza tem um lugarzinho no deck
rooftop storm, moritte, eternal witness, walk the aeons, sanctum of eternity / riptide laboratory. (funciona sem rooftop, mas rooftop deixa bem mais viavel) e como no moritte é bom voltar ele proprio pra mao com crystal shard, portal of sanctuary e coisa assim, fazer ele custar 0 pode deixar as coisas bem divertidas, tipo triggando multiplas vezes a copia em um Risen reef sem pagar nada.. Mas aí não é tribal kk é só um deck combeirozinho divertido, e se eu ja n tivesse a carta n ia pagar pra ter ela tb
Belbe's portal parece legal pra tribal de Eldrazi 👀
Valeeeu manooo!! Economizei 100conto no fractius só pelas dicas já kksksk