Rota do Ferro - Cachoeira da Água Fria e Cachoeira do Túnel em Barão de Cocais/MG

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 9 ธ.ค. 2024
  • Iniciando na portaria da Gerdau, em Barão de Cocais/MG, a trilha realizada corta trechos da Rota do Ferro, que tem 90km em sua totalidade, partindo de Sabará até Santa Bárbara/MG, pela antiga e desativada linha de trem.
    Percorri cerca de 15km da rota, passando por algumas cachoeiras que são quase "dentro" da cidade, o que é sensacional.
    Importante dizer, que eu considero uma trilha de nível fácil, já tendo percorrido o mesmo trecho a pé, em outras oportunidades, tendo uma leve inclinação positiva na ida, o que a torna mais difícil, mas nada anormal, sendo a volta muito mais leve e rápida por isso.
    Voltando ao assunto, logo nas primeiras pedaladas pela avenida do contorno, início da rota, chegamos num trevo que, subindo a direita, se tem acesso a região da Serra de Cambotas, Serra do Garimpo e Complexo de Cachoeiras de Cocais/MG, mas seguimos em frente rumo ao objetivo.
    Poucos metros adiante, logo após atravessar uma pequena ponte de madeira, nos deparamos com outro cruzamento, devendo novamente seguir em frente, havendo sinalização no local que, virando a direita da acesso a cidade de Caeté e a esquerda, se trata de outro acesso a cidade de Barão de Cocais.
    Após alguns KM seguindo em frente está o primeiro ponto da trilha, a cachoeira da Água Fria, que conta com um poço raso e pequeno, mas excelente para refrescar podendo, ainda, por uma trilha lateral, visitar a parte alta da cachoeira, onde existem outros poços para nado, também pequenos, mas que garantem uma vista incrível da cidade.
    Em frente, após poucos metros, existe um mirante logo ao lado do pontilhão que passa o trem, devendo subir a direita, que garantem uma vista da Serra do Caraça e parte de Barão de Cocais, além de ser uma obra bonita de engenharia. obs: Atente-se aos avisos de segurança constantes no local.
    Passado o mirante, você começará a pedalar lado a lado com a linha férrea, e atravessará o primeiro túnel da trilha, que é curto, sem iluminação, mas que é de um visual muito massa e histórico.
    Adiante, você chegará a parte que terá que atravessar a linha de trem, tudo bem sinalizado e, logo após, chegará a um novo cruzamento (no local existirá uma ponte à sua esquerda) onde, novamente, seguirá em frente.
    Passo dado, chegará a um local parecendo um estacionamento, sendo que, se estiver indo de carro, aconselho a deixar o veículo ali, já que, cerca de 2,5 a 3km adiante na estrada plana, estará a famosa Cachoeira do Túnel.
    Tal conselho eu dou pois, poucos metros à frente, a estrada fica bastante fechada e você poderá ter o seu carro totalmente arranhado, estragando a pintura e, principalmente, por ser uma estrada estreita e frequentada por diversos ciclistas, um acidente poderá acontecer.
    Agora, você passará por duas porteiras idênticas, amarelas e com uma placa da Gerdau. Na primeira, existe a possibilidade de pegar uma trilha de poucos metros a direita onde tem um ponto de água, devendo retornar para a estrada principal e seguir em frente, caso queira chegar à Cachoeira do Túnel.
    Quando avistar a segunda porteira, você estará exatamente acima da Cachoeira do Túnel, podendo alcançá-la por uma trilha lateral, de poucos metros, mas bastante íngreme.
    Como eu já estava cansado e o tempo ia fechando, decidi voltar dali mesmo, totalizando 29 km (ida e volta) de trilha.
    Caso tenha vontade, seguindo a estrada principal (única), num esforço final, poucos KM à frente você passará por dois túneis e chegará à um mirante onde é possível ver o muro construído pela Vale, ainda que distante e um pedaço da localidade de Socorro, evacuada por risco de rompimento da barragem.
    Durante o percurso é possível ver marcações feitas pelos idealizadores da Rota do Ferro.
    Todo o trajeto foi feito em algumas horas, já que a paisagem é sensacional e me faz querer parar sempre para registrar o momento.
    Para quem se interessa pela Rota do Ferro, percorrer o trecho é obrigatório e inegociável.
    Link da Trilha no Wikiloc: www.wikiloc.co...

ความคิดเห็น • 12

  • @wendersonaugusto
    @wendersonaugusto 2 ปีที่แล้ว

    Excelente vídeo! Obrigado pelas dicas.

  • @rotadoferro2491
    @rotadoferro2491 2 ปีที่แล้ว +1

    Top!

  • @marcelojunior3616
    @marcelojunior3616 2 ปีที่แล้ว

    Amigo seguindo nessa estrada aí que sai nas cachoeiras de cocais tem alguma placa sinalizando?

    • @Poloapoloviagens
      @Poloapoloviagens  2 ปีที่แล้ว +1

      Estive caminhando por lá, recentemente e percebi uma sinalização bem apagada, mas não é mt dificil de chegar. No final de semana devo ir lá e vou fazer um vídeo explicando.

    • @marcelojunior3616
      @marcelojunior3616 2 ปีที่แล้ว +1

      @@Poloapoloviagens show!! Eu liguei lá na cachoeira de cocais outro dia e me falaram que tem uma ponte que caiu devido as chuvas e com isso não dá pra acessar a estrada de terra da cambota que liga a cacais, falou que não dá pra passar de moto...se possível você consegue verificar a situação da estrada e ver se eles já arrumadam?

    • @Poloapoloviagens
      @Poloapoloviagens  2 ปีที่แล้ว +1

      @@marcelojunior3616 amigo, estive de carro lá essa semana (4x4) e não consegui passar. As chuvas castigaram bastante a estrada. Até onde fui, uma moto passaria tranquilamente, mas um ciclista me alertou da ponte que caiu e da piora na estrada pra frente de onde eu estava.

    • @marcelojunior3616
      @marcelojunior3616 2 ปีที่แล้ว +1

      @@Poloapoloviagens huumm entendi, deve tá foda então, muito obrigado pela atenção

    • @Poloapoloviagens
      @Poloapoloviagens  2 ปีที่แล้ว

      @@marcelojunior3616 por nada.. assim que consertarem a estrada eu te dou um toque aqui!

  • @marcelojunior3616
    @marcelojunior3616 2 ปีที่แล้ว

    Consigo ter acesso em alguma cachoeira de cocais que não paga taxa de visitação e que é possível ir até ela de moto de trilha sem precisar de arriscar e ter que deixa a moto parada no meio do caminho?

    • @Poloapoloviagens
      @Poloapoloviagens  2 ปีที่แล้ว +1

      Boa tarde. Existe uma cachoeira, próxima da Pedra Pintada que você não paga pra acessar e, se conversar com os donos do sítio arqueológico da pedra pintada, provável que permitirão que você deixe a moto lá. Aconselho a ligar antes, pois não me veio nenhuma à cabeça desse jeito que vc falou! Qualquer ajuda me fala que eu te dou uma mão!

    • @marcelojunior3616
      @marcelojunior3616 2 ปีที่แล้ว +1

      @@Poloapoloviagens muito obrigado! Você sabe o telefone de lá?

    • @Poloapoloviagens
      @Poloapoloviagens  2 ปีที่แล้ว

      @@marcelojunior3616 achei o telefone 31 997182923 no google - sítio arqueológico da Pedra Pintada - pro sítio também é cobrada a entrada, mas talvez você consegue conversar, deixar a moto lá e ir á cachoeira.