Conheço sim as músicas do Chico e de outros músicos que eram bálsamo p uma juventude sob a Ditadura Militar e seu AI-5. Sem arte de protesto e seus artistas sensíveis a gente não ia aguentar. Não é sem motivo que todos os governantes autoritários, com inspiração facista atacam a arte e a educação imediatamente após chegarem ao poder...
mulher, tem o novo álbum do Bacu Exu do Blues que, ao meu ver, descreve bem esse período de pandemia. há menções de elementos fortemente presentes nesta conjuntura em que vivemos.
Não sabia sobre essa relação do romance da Lygia com esses temas, mais uma razão para dar prioridade pra ele quando for ler uma das obras dela. Essa obra do Sérgio Sant'anna também não conhecia, li contos dele e gostei do tratamento. Comecei a gostar das canções da MPB pelo Chico, depois fui conhecendo os demais parceiros, curtia na TV Cultura os programas sobre os festivais, deu pra ter um gostinho da criatividade daquele tempo e espaço genial de nossa cultura. Parabéns por lembrarem e nos fazer lembrar desses artistas e o poder transformador da cultura.
Segundo um sobrinho meu, caboclo porreta, a tar ditadura não existiu! Posto que seu nobre pai um pastor de caprinos numa área remota do país (e nada de desonroso nisso, diga-se), ele jamais sofrera repressão alguma! Toda essa arte torrencial foi fruto de uma ilusão triste, segundo "os outros" como ele... Obrigado pela postagem, mais uma vez!
Muito importante esse vídeo nesse momento de negacionismo histórico. Parabéns a Antofágica 👏👏👏👏👏 Espero que tenha a parte 2 sobre cinema durante esse mesmo período 😀
Um livro muito interessante sobre esse tema e que traz um viés totalmente diferenciado e pouco comentado desse período da História do Brasil é "EU NÃO SOU CACHORRO, NÃO - Música Popular Cafona e Ditadura Militar" de Paulo César de Araújo. Vale muito conhecer!
Façam o vídeo das Artes Visuais, sim! Por favor! Aliás, minhas obras favoritas deste período são, na música, Construção e O Bêbado e o Equilibrista; no cinema, Terra em Transe, Deus e o Diabo na Terra do Sol e a adaptação de Macunaima; nas artes plásticas, sempre adorei as obras de Hélio Oiticica!
@@0iogodenazare Tropicalista com orgulho! Kkkkk Construção é uma obra prima da MPB. O álbum é um dos discos que marcou (marca!) a minha vida. Os arranjos orquestrais que Rogério Duprat fez para a faixa-titulo me causam arrepios toda vez que eu os escuto, sem contar com a letra: perfeita na fonética e no conteúdo.
Sensacional, como de praxe, pessoal! Sempre importante lembrar da história, que vira e mexe, teima em se repetir. Segue uma playlist de músicas sobre o nosso período, que acredito condizer com o tema do vídeo: th-cam.com/video/AwpLt45v2eg/w-d-xo.html
Esperando já o próximo vídeo com esse tema!!! Muito ardiloso esse trabalho do Chico e outros autores no cuidado com as composições para o duplo sentido e o drible da censura. Dessas obras, a da Lygia Fagundes Telles foi a que eu já li e conhecia. A diversidade de obras dentro do tema é maravilhosa, consigo ter uma percepção muito maior sobre um determinado tema a partir do momento que consigo relacionar elas com a minha própria realidade. Obrigada pelo trabalho de vocês!
Maravilhoso seu vídeo, sou professora de Arte e quero falar sobre o assunto com meus alunos, amo a música do Caetano Debaixo dos Caracóis, escrita nessa época
Siiim! Adoraria um vídeo sobre cinema e artes visuais no período da ditadura no Brasil. Parabéns pelo conteúdo tão importante e de qualidade. O trabalho de vocês é um suporte e um alento.
Assunto mais do que necessário de ser abordado. Parabéns pelo video. Ditadura nunca mais! E sim, ia adorar um video sobre cinema e artes plásticas no periodo ditatorial!
Li Batismo de Sangue e praticamente todas a obras de José Louzeiro quando era adolescente. Meus irmãos mais velhos nos permitiam ler o que quisessemos. Isso contribuiu para minha formação e sempre alerto os meus alunos: a ditadura acabou, mas o pensamento fascista é ainda muito presente no Brasil e no mundo, infelizmente sendo percebido em um crescendo vertiginoso. A história não é cíclica, mas a humanidade é previsível. A democracia é uma luta constante.
Feliz ano velho é ótimo! Li ainda adolescente! O Marcelo Rubens Paiva tem um outro chamado Ainda estou aqui, em que retrata a perda do pai, morto pela ditadura!
Mais um excelente vídeo. Trabalho perfeito de pesquisa. Parabéns à equipe. Pra variar, fiquei com vontade de comprar pelo menos 3 livros. Dos livros citados eu só conhecia Feliz Ano Velho. Abraço.
Adorei o vídeo, bem Antifa, as músicas, a arte e a literatura sobre esse período são ótimos para entender como é errado esse posicionamento do governo com seu povo. Em relação a filmes e documentários tem vários... é um leque enorme e até os mais atuais meio futurista faz referência... Uma série da Netflix, "Coisa Mais Linda" me lembrou esse livro "As Meninas" ♥️👊✨😎 #FiquemBemAntofágicos
Dentro desse tema, alguns livros que já. 1968 o ano que não terminou, Zenuir Ventura, Meninos sem Pátria (infanto juvenil), Luiz Puntel, O que é isso companheiro, Fernando Gabeira.
Esse é o terceiro romance da Lygia que leio, estou amando e o que senti nele em relação aos outros que é o que ela mais trabalha o fluxo de consciência (posso estar equivocado pois faz tempo que li Ciranda de pedra e As horas nuas, mas isso foi um dos aspectos desse romance que mais me chamou a atenção desde o início da leitura). Essa alteração de vozes no texto pra mim não é novidade, pois ela tbm faz isso em As horas nuas e a maneira como ela altera os narradores enriquece demais o texto. Enfim, amo a Lygia ❤️❤️❤️❤️❤️
se tiver interesse, posso lhe ajudar na pesquisa sobre a relação das artes plásticas na ditadura. temos grandes acontecimentos como as exposições Opinião 65, Opinião 66 e a Nova Objetividade Brasileira. além das propostas artísticas participativas e críticas nas obras de Hélio Oiticica , Lygia Clark. Lygia Pape, Rubens Gerchman, Antonio Manuel, Barrio , Cildo Meirelles, etc.
PAGU CADEIRANTE Mexo, remexo, Igual posição. Só quem já morreu na cadeira Encontra seu céu no chão. Deus dá asa à sua cobra, Rita? À minha, ele deu só rodas! Sempre um anjo, nunca adulta. Que dirá ser bruxa ou puta? (REFRÃO): Nem um ser sem tesão ou beleza, Nem uma bonequinha indefesa! A força-mulher não vem das pernas! A vagina é interna! (REPETE 1X) Que a cadeira nunca estanque A ira da Pagu sem rampa pro palanque! É minha vida apenas, e não tem Que ser inspiração pra ninguém! Quis ser atriz, modelo ou dançarina. Mas o palco sempre é lá em cima! REPETE REFRÃO 3x.
Como disse Franklin Martins, "não estávamos lutando contra a ditadura! Estávamos lutando contra a ditadura militar, mas pela ditadura do proletariado, aos moldes cubano, que era muito pior que a que estava." E Gabeira disse, não lutávamos por democracia, lutávamos por outra ditadura, a ditadura do proletariado!" Graças aos militares e a Deus, que o 'redator do America Libre' e sua caterva de comunistas não logrou êxito! Do contrário, você estaria como Iona Sanches, pedindo licença ao governo ditatorial cubano toda vez que quisesse postar um vídeo. Mas há quem goste de ditadura, a ditadura alheia. A minha dica de livro é Arquipélago Gulag de Alexander Souzenitsyn, para saber a que ponto pode chegar a caterva comunista contra seus próprios membros, A fome de Mao, pra entender que reforma agrária terminou em holodomor e As 4 Etapas da Revolução de Yuri Bersmenov, pra descobrir que no "clima do nosso tempo", a pior parte já passou, agora é só ladeira a baixo... Já ia esquecendo! O Ouro de Moscou também é de enorme importância histórica. Com esses livros, o resto é narrativa vazia. Hoje vemos esses lixos fazendo apologia a drogas, sexos livre como era pregado por Karl Radek, rebeldia sem sentido e a regimes totalitários como Cuba, China Rússia e Coréia do Norte. A próxima vez seja mais sincera em seus textos e cite pessoas que não façam parte do movimento comunista, pois você só citou a caterva da esquerda. Como posso levar isso a sério?
me chamo Zelda, como amo Ler, cheguei a me inscrever no teu canal, mas você chamar estas aberrações de artistas maravilhosos, para nós ( os que tem olhos para ver e ouvidos para ouvir as verdades) assistimos eles ajudarem a destruir nosso país, me deu náusea......credo!!!!!!!!!! Fui !!!!!!!!!!!!!!!!!
Está menina é um gênio , fala bem e seus vídeos são ótimos , o problema é q ela é uma esquerdista 😂 a ponte de chamar estas bostas de comunistas encubados de artistas 🤮 este vídeo dela da até Náusea 🤮🤮🤮. Mais não saindo do canal dela não ...... Ela é ótima mais nem tudo é perfeito 😊
Mesmo que não seja da época da ditadura, a música "Perfeição", da Legião Urbana é uma bela música de protesto que retrata nossa realidade.
Os que bebem como cães, de Assis Brasil, é um excelente livro sobre esse contexto da Ditadura Militar
Obrigada pela recomendação, Breno!
Sempre com os temais mais essenciais! E é claro que gostaríamos de um vídeo sobre o cinema da época. Aposto que seria tão espetacular quanto este 💕
Ah, que bom que você gostou! Ficamos motivados a fazer sobre o cinema e as artes plásticas da época 😊💕
Véi, nem consigo descrever a preciosidade que é a existência dessa editora no Brasil. Só amores s2
Preciosidade é esse carinho! 💖
Conheço sim as músicas do Chico e de outros músicos que eram bálsamo p uma juventude sob a Ditadura Militar e seu AI-5. Sem arte de protesto e seus artistas sensíveis a gente não ia aguentar. Não é sem motivo que todos os governantes autoritários, com inspiração facista atacam a arte e a educação imediatamente após chegarem ao poder...
Adorei ver nesse vídeo tantos artistas que eu admiro, façam uma versão dedicada às artes visuais.
Vamos providenciar! 😍
mulher, tem o novo álbum do Bacu Exu do Blues que, ao meu ver, descreve bem esse período de pandemia. há menções de elementos fortemente presentes nesta conjuntura em que vivemos.
Zeitgeist, espírito do tempo! É proibido proibir, a expressão artística deve ser livre e a censura não deve existir!
Não sabia sobre essa relação do romance da Lygia com esses temas, mais uma razão para dar prioridade pra ele quando for ler uma das obras dela. Essa obra do Sérgio Sant'anna também não conhecia, li contos dele e gostei do tratamento. Comecei a gostar das canções da MPB pelo Chico, depois fui conhecendo os demais parceiros, curtia na TV Cultura os programas sobre os festivais, deu pra ter um gostinho da criatividade daquele tempo e espaço genial de nossa cultura. Parabéns por lembrarem e nos fazer lembrar desses artistas e o poder transformador da cultura.
Esse canal é maravilhoso, traz um sentido pra vários caos
ahhh, que bonito isso! 💖
Muito bem organizado e impactante. Muito bom
Segundo um sobrinho meu, caboclo porreta, a tar ditadura não existiu! Posto que seu nobre pai um pastor de caprinos numa área remota do país (e nada de desonroso nisso, diga-se), ele jamais sofrera repressão alguma! Toda essa arte torrencial foi fruto de uma ilusão triste, segundo "os outros" como ele...
Obrigado pela postagem, mais uma vez!
Muito importante esse vídeo nesse momento de negacionismo histórico. Parabéns a Antofágica 👏👏👏👏👏 Espero que tenha a parte 2 sobre cinema durante esse mesmo período 😀
Um amor imensurável por Chico💜
Um livro muito interessante sobre esse tema e que traz um viés totalmente diferenciado e pouco comentado desse período da História do Brasil é "EU NÃO SOU CACHORRO, NÃO - Música Popular Cafona e Ditadura Militar" de Paulo César de Araújo. Vale muito conhecer!
Façam o vídeo das Artes Visuais, sim! Por favor! Aliás, minhas obras favoritas deste período são, na música, Construção e O Bêbado e o Equilibrista; no cinema, Terra em Transe, Deus e o Diabo na Terra do Sol e a adaptação de Macunaima; nas artes plásticas, sempre adorei as obras de Hélio Oiticica!
Um tropicalista basicamente kkk Eamo Terra em Transe e Oiticica, e COnstrução não só a música como o disco são top of the pops =DDD
@@0iogodenazare Tropicalista com orgulho! Kkkkk
Construção é uma obra prima da MPB. O álbum é um dos discos que marcou (marca!) a minha vida. Os arranjos orquestrais que Rogério Duprat fez para a faixa-titulo me causam arrepios toda vez que eu os escuto, sem contar com a letra: perfeita na fonética e no conteúdo.
Sensacional, como de praxe, pessoal! Sempre importante lembrar da história, que vira e mexe, teima em se repetir.
Segue uma playlist de músicas sobre o nosso período, que acredito condizer com o tema do vídeo:
th-cam.com/video/AwpLt45v2eg/w-d-xo.html
Faltou citar o livro - De mim já nem se lembra - Luiz Rufatto, - excelente vídeo!!!!! ♥️
Opa, obrigada pela recomendação, Rodolfo! 🥰
Que vídeo excelente!!!! Parabéns pela produção desse material! Já indiquei para meus alunos. Bem explicado, didático, claro e recheado de informação!
Vídeo excelente! Parabéns! Indicarei aos meus alunos. Aguardamos a versão sobre as artes visuais no Período da Ditadura.
Seu canal e maravilhoso, informativo e inspirador. Muito obrigada por isso. ❤️❤️❤️
Esperando já o próximo vídeo com esse tema!!!
Muito ardiloso esse trabalho do Chico e outros autores no cuidado com as composições para o duplo sentido e o drible da censura. Dessas obras, a da Lygia Fagundes Telles foi a que eu já li e conhecia. A diversidade de obras dentro do tema é maravilhosa, consigo ter uma percepção muito maior sobre um determinado tema a partir do momento que consigo relacionar elas com a minha própria realidade. Obrigada pelo trabalho de vocês!
Maravilhoso seu vídeo, sou professora de Arte e quero falar sobre o assunto com meus alunos, amo a música do Caetano Debaixo dos Caracóis, escrita nessa época
Debaixo dos caracóis é do Roberto Carlos que fez para o Caetano que estava no exílio na época.
Que video excelente.
Eu adoro a edição dos videos, é tudo genial e agradável, a forma como é feito e produzido
Siiim! Adoraria um vídeo sobre cinema e artes visuais no período da ditadura no Brasil. Parabéns pelo conteúdo tão importante e de qualidade. O trabalho de vocês é um suporte e um alento.
Obrigada!!
Assunto mais do que necessário de ser abordado. Parabéns pelo video. Ditadura nunca mais!
E sim, ia adorar um video sobre cinema e artes plásticas no periodo ditatorial!
Li Batismo de Sangue e praticamente todas a obras de José Louzeiro quando era adolescente. Meus irmãos mais velhos nos permitiam ler o que quisessemos. Isso contribuiu para minha formação e sempre alerto os meus alunos: a ditadura acabou, mas o pensamento fascista é ainda muito presente no Brasil e no mundo, infelizmente sendo percebido em um crescendo vertiginoso. A história não é cíclica, mas a humanidade é previsível. A democracia é uma luta constante.
Uma banda que fala muito sobre o nosso tempo é BRAZA. Vale a pena ouvir (:
Feliz ano velho é ótimo! Li ainda adolescente! O Marcelo Rubens Paiva tem um outro chamado Ainda estou aqui, em que retrata a perda do pai, morto pela ditadura!
A live de aniversário de Gil foi incrível, uma real fonte de criatividade que rendeu este vídeo igualmente incrível 🥰
Sempre com temas pertinentes ao nosso tempo. Que canal maravilhoso. Que editora maravilhosa, também. AMO!!! Bravo!!!
💖
Mais um excelente vídeo. Trabalho perfeito de pesquisa. Parabéns à equipe. Pra variar, fiquei com vontade de comprar pelo menos 3 livros. Dos livros citados eu só conhecia Feliz Ano Velho. Abraço.
esse canal é muito bom! tô viciado nos vídeos! já era fã da editora, agora fã do canal!
Realmente, na época do Regime, as músicas tinham duplo sentido.
Sim. Gostaria que você mostrasse a análise das artes visuais dessa época e tb das performances e instalações
Vídeo bacana! Parabéns pela atitude 😍👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Legal saber que você curtiu o vídeo, Patrícia! Abraços ❤😍
@ , pra vocês do canal também. Ótima pesquisa e de muita qualidade.
O punk feminista underground brasileiro ta cheio de canções maravilhosas de protesto
Total! Desde Mercenárias até Mau Sangue...só pedrada
Que maravilha!!!
Não sei por que ainda não tinha assistido a esse vídeo 🤨
Foi nesse contexto que começaram a surgir as noitadas de música popular brasileira no Teatro Paramount
ÓTIMO VÍDEO!! Canal Maravilhoso!!💚💛
Excelente trabalho!!! O canal só tende a crescer.
Vocês sempre arrasam nos temas 💖 Já quero o próximo sobre o cinema da época!
Parabéns! Excelente.
Parabéns pelo trabalho a todos os envolvidos 👏👏👏
maravilhosa obrigadaaa
Acabei de conhecer o canal através desse vídeo! Conteúdo maravilhoso, meus parabéns!!!!
A música Brasiliano, do Baianasystem com Gil fala demais sobre o clima político atual
Uauuuuuu que vídeo amg. Vcs arrasam
Adorei o vídeo, bem Antifa, as músicas, a arte e a literatura sobre esse período são ótimos para entender como é errado esse posicionamento do governo com seu povo.
Em relação a filmes e documentários tem vários... é um leque enorme e até os mais atuais meio futurista faz referência... Uma série da Netflix, "Coisa Mais Linda" me lembrou esse livro "As Meninas" ♥️👊✨😎 #FiquemBemAntofágicos
Verdade, lembra mesmo! ❤️✨
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Ótimo vídeo.
eu so quero que vcs publiquem Lygia Fagundes Telles rs
Ótimo vídeo!
Amo essa editora!
Essa editora te ama!
Adorei o vídeo.
Dentro desse tema, alguns livros que já. 1968 o ano que não terminou, Zenuir Ventura, Meninos sem Pátria (infanto juvenil), Luiz Puntel, O que é isso companheiro, Fernando Gabeira.
Que delícia esse vídeo sair enquanto estou lendo As meninas ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Parece até coisa do destino, né? ❤️ Depois conta pra gente o que você achou do livro!
Esse é o terceiro romance da Lygia que leio, estou amando e o que senti nele em relação aos outros que é o que ela mais trabalha o fluxo de consciência (posso estar equivocado pois faz tempo que li Ciranda de pedra e As horas nuas, mas isso foi um dos aspectos desse romance que mais me chamou a atenção desde o início da leitura). Essa alteração de vozes no texto pra mim não é novidade, pois ela tbm faz isso em As horas nuas e a maneira como ela altera os narradores enriquece demais o texto. Enfim, amo a Lygia ❤️❤️❤️❤️❤️
Adorei!!!
Faz um tempo que eu li, mas lembro de ter gostado de “1968 o ano que não terminou” do Zuenir Ventura.
Li Feliz Ano Velho. Recomendo!
Interessante!
❤❤
Excelente
🥰♥️
se tiver interesse, posso lhe ajudar na pesquisa sobre a relação das artes plásticas na ditadura. temos grandes acontecimentos como as exposições Opinião 65, Opinião 66 e a Nova Objetividade Brasileira. além das propostas artísticas participativas e críticas nas obras de Hélio Oiticica
, Lygia Clark. Lygia Pape, Rubens Gerchman, Antonio Manuel, Barrio , Cildo Meirelles, etc.
Faz o vídeo sobre a arte visual no período
Oba! Vamos fazer, Yuri ✨
💙
💙
Fala da Elis Regina, e a postura dela em plena ditadura🕯
Menos Lya e mais Lygia.
faz cinema e as artes plásticas do período
PAGU CADEIRANTE
Mexo, remexo,
Igual posição.
Só quem já morreu na cadeira
Encontra seu céu no chão.
Deus dá asa à sua cobra,
Rita? À minha, ele deu só rodas!
Sempre um anjo, nunca adulta.
Que dirá ser bruxa ou puta?
(REFRÃO):
Nem um ser sem tesão ou beleza,
Nem uma bonequinha indefesa!
A força-mulher não vem das pernas!
A vagina é interna!
(REPETE 1X)
Que a cadeira nunca estanque
A ira da Pagu sem rampa pro palanque!
É minha vida apenas, e não tem
Que ser inspiração pra ninguém!
Quis ser atriz, modelo ou dançarina.
Mas o palco sempre é lá em cima!
REPETE REFRÃO 3x.
8:15
Faz vídeo de Free fire Por favor ?!
???? Kidzão
24 protofascistas deram dislike.
Que duro ser "exilado" em Paris.
Como disse Franklin Martins, "não estávamos lutando contra a ditadura! Estávamos lutando contra a ditadura militar, mas pela ditadura do proletariado, aos moldes cubano, que era muito pior que a que estava." E Gabeira disse, não lutávamos por democracia, lutávamos por outra ditadura, a ditadura do proletariado!"
Graças aos militares e a Deus, que o 'redator do America Libre' e sua caterva de comunistas não logrou êxito!
Do contrário, você estaria como Iona Sanches, pedindo licença ao governo ditatorial cubano toda vez que quisesse postar um vídeo.
Mas há quem goste de ditadura, a ditadura alheia.
A minha dica de livro é Arquipélago Gulag de Alexander Souzenitsyn, para saber a que ponto pode chegar a caterva comunista contra seus próprios membros, A fome de Mao, pra entender que reforma agrária terminou em holodomor e As 4 Etapas da Revolução de Yuri Bersmenov, pra descobrir que no "clima do nosso tempo", a pior parte já passou, agora é só ladeira a baixo...
Já ia esquecendo! O Ouro de Moscou também é de enorme importância histórica. Com esses livros, o resto é narrativa vazia.
Hoje vemos esses lixos fazendo apologia a drogas, sexos livre como era pregado por Karl Radek, rebeldia sem sentido e a regimes totalitários como Cuba, China Rússia e Coréia do Norte.
A próxima vez seja mais sincera em seus textos e cite pessoas que não façam parte do movimento comunista, pois você só citou a caterva da esquerda. Como posso levar isso a sério?
Estes "grandes cantores" não cantam mais seus "protestos"...ou estão felizes por ver a situação atual!!!
A senhora deve estudar um pouco mais a história, pois não houve ditadura militar.
Se não fosse 1964 hoje seriamos igual Coréia do Norte ou Venezuela, viva esses heróis! Morreu muita gente dos 2 lados!!!
me chamo Zelda, como amo Ler, cheguei a me inscrever no teu canal, mas você chamar estas aberrações de artistas maravilhosos, para nós ( os que tem olhos para ver e ouvidos para ouvir as verdades) assistimos eles ajudarem a destruir nosso país, me deu náusea......credo!!!!!!!!!! Fui !!!!!!!!!!!!!!!!!
Está menina é um gênio , fala bem e seus vídeos são ótimos , o problema é q ela é uma esquerdista 😂 a ponte de chamar estas bostas de comunistas encubados de artistas 🤮 este vídeo dela da até Náusea 🤮🤮🤮. Mais não saindo do canal dela não ...... Ela é ótima mais nem tudo é perfeito 😊
Adorei o vídeo.